Emerson Domingos da Silva

Possui graduação em Direito pela Faculdade Estácio de Sá, Formação de Executivos-UNP (2004), pós graduação em gestão da qualidade total pela UFRN, Gestão da qualidade em serviços pela FGV, Gestão de projetos pela UFRN, especialista em direito educacional e gestão de instituições educacionais UNINTER. Atuou na gestão da qualidade no Grupo Vila desde de 2013, responsável pela sistematização da gestão da qualidade na organização e implementação do sistema integrado de melhorias em processos realizando pesquisas exploratórias para implementação de novos negócios e novas tecnologias. Trabalhou na empresa Guararapes Confecções (2011-2013). Foi coordenador da Gestão da Qualidade na Coteminas (2003/2011). Coordenou, de 2005 a 2011, a implantação da Gestão do Conhecimento na Coteminas. Responsável pela coordenação do Programa de Desenvolvimento de Gestores - PDG (2008/2011). Responsável pela implantação e coordenação do Núcleo de Desenvolvimento Humano nas Coteminas do RN com atuação no projeto FORMARE lecionando as disciplinas de orientação e Saúde Mental e Orientações sobre drogas nas cidades de Natal, São Gonçalo do Amarante e Macaíba. Auditor líder da Qualidade pelo BVQI. Coordenou a equipe de auditores da Qualidade na implantação do sistema da Qualidade na Coteminas. Tem experiência na área de Recursos Humanos, com ênfase em Desenvolvimento Humano. Desenvolve trabalhos na área de desenvolvimento humano junto ao IEL-FIERN. Consultor e palestrante pela FIERN-IEL Atuou como supervisor da qualidade da Qualidade na empresa Guararapes confecções e responsável pela implantação da padronização, treinamento técnico operacional e implantação da filosofia do Programa 5S para toda a liderança da empresa. Desenvolve atividades voluntárias na grande Natal com pessoas carentes através de educação sócio-cultural e atividades esportivas.

Informações coletadas do Lattes em 23/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em DIREITO EDUCACIONAL E GESTÃO DE INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

2023 - Atual

Centro Universitário Internacional

Especialização em Gestão de Projetos

2014 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: EMPRESA DO SETOR DE FUNERÁRIAS
Orientador: Jefferson Ferreira Barbosa

Especialização em GESTÃO DA QUALIDADE

2006 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: PORTAL CORPORATIVO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: ESTUDO DOS IMPACTOS NUMA INDÚSTRIA TÊXTIL
Orientador: Francisco José Pandolphi Pereira

Aperfeiçoamento em GESTÃO PELAS DIRETRIZES

2020 - 2020

GESTÃO DESCOMPLICADA
Título: Otimização e estruturação de metas. Ano de finalização: 2020
Orientador: Jayme de Andrade Júnior

Aperfeiçoamento em LÍDER COACHING

2012 - 2012

CONFECÇÕES GUARARAPES
Título: NÃO APLICAVEL. Ano de finalização: 2012
Orientador: NÃO APLICÁVEL

Aperfeiçoamento em AUDITOR LÍDER DA QUALIDADADE

2010 - 2010

Bureau Veritas Brasil
Título: NÃO APLICAVEL. Ano de finalização: 2010
Orientador: NÃO APLICÁVEL

Aperfeiçoamento em GESTÃO POR COMPETÊNCIA

2008 - 2008

Fundação Getúlio Vargas
Título: NÃO APLICÁVEL. Ano de finalização: 2008
Orientador: NÃO APLICÁVEL

Aperfeiçoamento em GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS

2007 - 2007

Fundação Getúlio Vargas
Título: NÃO HOUVE MONOGRAFIA. Ano de finalização: 2007
Orientador: NÃO APLICÁVEL

Graduação em Direito

2013 - 2018

Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte, Estácio FATERN
Título: ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: O AVILTAMENTO DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DO TRABALHADOR
Orientador: CARLA SENDON AMEIJEIRAS VELOSO, Me

Graduação em Gestão Comercial

2003 - 2006

Universidade Potiguar, UnP

Formação complementar

2020 - 2020

GESTÃO PELAS DIRETRIZES. (Carga horária: 40h). , GESTÃO DESCOMPLICADA, GD, Brasil.

2019 - 2019

AUDITOR LÍDER ISO 9001 | GESTÃO DA QUALIDADE | IRCA. (Carga horária: 40h). , BUREAU VERITAS BRASIL, BVQI, Brasil.

2016 - 2016

Green Belt. (Carga horária: 32h). , Convictus Consultoria, Convictus, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Garantia de Controle de Qualidade.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Processos de Trabalho.

Organização de eventos

SILVA, E. D. . Semana da inovação e tecnologia. 2019. (Outro).

SILVA, E. D. . FORMAÇÃO DE JOVENS - FORMARE. 2008. (Outro).

RENE RICARDO ALVES ; SILVA, E. D. ; SILVA, J. S. . I e II Semana da Qualidade. 2003. (Outro).

Participação em eventos

CIDC 2022 ? XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO CONSTITUCIONAL. Injustiça Inconsciente: o impacto dos vieses cognitivos na concretização de direitos fundamentais.. 2022. (Exposição).

Premiação NFDA.Apresentação das melhores práticas de gestão da empresa. 2021. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SILVA, E. D. . X Seminário ABQ Qualidade Século XXI. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, E. D. . O assédio moral e as relações de trabalho. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, E. D. . A gestão de serviços de empresas vencedoras. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

SILVA, E. D. ; RENE RICARDO ALVES . Implantação da gestão de serviços. 2023.

SILVA, E. D. . Curso sobre gestão de projetos. 2021. .

SILVA, E. D. . Procedimento para otimização do processo de marcação de malhas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Procedimento Técnico Operacional).

SILVA, E. D. . CURSO SOBRE A METODOLOGIA DO INDG. 2011. .

SILVA, E. D. ; RENE RICARDO ALVES . Saúde Mental e Orientações sobre drogas. 2008. .

SILVA, E. D. ; RENE RICARDO ALVES . FORMAÇÃO DE AUDITORES DA QUALIDADE. 2007. .

SILVA, E. D. . 5S - IMPLANTAÇÃO E AUDITORIA. 2006. .

SILVA, E. D. . CURSO SOBRE O PORTAL DO CONHECIMENTO. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2019

    Diagnóstico operacional das unidades de serviços, Descrição: Estruturação de diagnóstico para implementação de novas unidades nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Levantamento de informações sobre os diversos fatores para alavancar as vendas e o market share da instituição. O trabalho serviu de base para escolha do modelo de gestão e implementação dele na instituição. Após a realização deste trabalho a empresa foi reconhecida seis vezes consecutivas, no maior prêmio internacional do seu segmento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) . , Integrantes: Emerson Domingos da Silva - Coordenador.

Prêmios

2020

National Funeral Directors Association, NFDA.

2019

National Funeral Directors Association, NFDA.

2018

National Funeral Directors Association, NFDA.

2016

National Funeral Directors Association, NFDA.

2015

National Funeral Directors Association, NFDA.

2012

Avaliação de Desempenho de Gestores, Guararapes Confecções.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Grupo Vila, Grupo Vila. , Avenida Presidente Bandeira - de 401 a 965 - lado ímpar, Alecrim, 59031200 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 32135005, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - 2008

Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20

2011 - 2013

CONFECÇÕES GUARARAPES

Vínculo: SUP. DA QUALIDADE, Enquadramento Funcional: TRABALHADOR, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuei como supervisor das atividades de gestão da qualidade na unidade Têxtil deste instituição.

2013 - 2023

Grupo Vila

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TRABALHADOR, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuei como gerente de qualidade e meio ambiente das unidades desta empresa, com atuação em todas as unidades que existem nos três estados do nordeste. Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

2013 - 2013

RIACHUELO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação com gestor de logística e estruturação dos processos da cadeia logístca. Desenvolmento da equipe e implementação da filosofia da padronização na empresa.

2004 - 2011

Companhia de Tecidos Norte de Minas Coteminas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 40

Outras informações:
Saúde Mental e Orientações sobre drogasParticipação sistemática no programa de qualificação profissional voltado para jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social. É baseado numa prática pedagógica inovadora, sintonizada com as transformações do mundo e as demandas do mercado de trabalho tendo como eixo o voluntariado empresarial.A atuação foi nos municípios de São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Natal. Mais de 800 pessoas foram impactadas no programa que contava com aulas práticas e visitas às comunidades carentes destes municípios.