Raul Inácio Busarello

Doutor e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC (2011), na área de pesquisa Mídia e Conhecimento. Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005). É Pós-graduado em Design Gráfico e Estratégia Corporativa pela Universidade do Vale do Itajaí (2008). Faz parte do Comitê Editorial Científico da Editora Pimenta Cultural. Tem vivencia acadêmica e profissional no exterior, tendo estudado Cinema em Nova Iorque, EUA (2012), e tendo roteirizado e dirigido dois curtas metragens, e participada da produção de outra dezena de curtas e um longa. Exerce a atividade de Diretor de Criação/Arte, Designer, Diretor e Roteirista de Cinema e Ilustrador. Desenvolveu protótipo de objeto de aprendizagem que permite à pessoas surdas aprenderem conceitos de Representação Gráfica através de Histórias em Quadrinhos. Tem experiência na área de Comunicação com ênfase em Arte, Cinema e Design, atuando principalmente nos seguintes temas: Narrativa hipermidiática, artes visuais, animação gráfica e audiovisual, cinema, história em quadrinhos, design gráfico, gestão de marcas, indústria cultural, publicidade, mercadologia e criação/produção publicitária. Já atuou como docente no curso de Publicidade e Propaganda da Fundação Estácio de Sá em São José-SC, e nos cursos Superior de Tecnologia em Produção Publicitária e Superior de Tecnologia em Design Gráfico e Design de Interiores na Univali em Florianópolis-SC. Atualmente é docente da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo-SP. É integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas da UFSC. Portifólio em: www.raulbusarello.com

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento

2013 - 2016

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Gamificação em histórias em quadrinhos hipermídia: Diretrizes para construção de objeto de aprendizagem acessível.
Vania Ribas Ulbricht.

Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento

2010 - 2011

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: GERAÇÃO DE CONHECIMENTO PARA USUÁRIO SURDO BASEADA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS HIPERMIDIÁTICAS,Ano de Obtenção: 2011
Vania Ribas Ulbricht.Palavras-chave: Surdo; Aprendizagem; Educação Inclusiva; História em Quadrinhos; Hipermídia.

Especialização em Design Gráfico e Estratégia Corporativa

2007 - 2008

Universidade do Vale do Itajaí
Título: Elaboração de Identidade Corporativa e Projeto Gráfico e Digital para papelaria Papelmar

Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda

1998 - 2005

Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Cultura X Marketing: utilização da cultura como ferramenta de marketing
Orientador: Valmir dos Passos
Bolsista do(a): Artigo 170 do Governo, ARTIGO 170, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Design Gráfico: Estratégias de Comunicação. (Carga horária: 3h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2013 - 2013

O Estudo de Casos como Ferramenta Ativa de Ensino. (Carga horária: 3h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2013 - 2013

A Linguagem Fotográfica e os Sentidos. (Carga horária: 3h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2013 - 2013

Como Elaborar um Projeto Cultural. (Carga horária: 3h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.

2011 - 2012

Extensão universitária em 8 Weeks Filmmaking Workshop. (Carga horária: 170h). , New York Film Academy, NYFA, Estados Unidos.

2007 - 2007

Disciplina Mestrado: O Urbano e suas Intersemioses. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2007 - 2007

Discip. Mest.: Artes Imersivas: Inter. Est. Polit.. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2006 - 2006

Como Ger Marcas p Conquistar Mercados e Valorizar. (Carga horária: 15h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2006 - 2006

3d Efeitos Especiais Publicidade e Cinema. (Carga horária: 80h). , Data 3d, DATA 3D, Brasil.

2005 - 2005

Proj de Ext Arte na Escola - O Ensino da Arte.... (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2004 - 2004

Interface Acad de Rp e da Pp. (Carga horária: 2h). , Festival Multimeios Unisul, MULTIMEIOS, Brasil.

2004 - 2004

Produzindo Desenho Animado. (Carga horária: 8h). , Festival Multimeios Unisul, MULTIMEIOS, Brasil.

2004 - 2004

Criatividade e Produção Textual. (Carga horária: 4h). , Festival Multimeios Unisul, MULTIMEIOS, Brasil.

2004 - 2004

Básico em Cartunismo. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.

1997 - 1997

Designer com Editoração Eletrônica. (Carga horária: 100h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Direção de Arte.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design Gráfico.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

AQUINO, Victor ; BIEGING, Patricia ; BUSARELLO, R. I. . Seminário Horizontes Midiáticos. 2016. (Outro).

BUSARELLO, Raul Inácio . X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem. 2015. (Congresso).

AQUINO, Victor ; BIEGING, Patricia ; BUSARELLO, R. I. . Seminário Apreensões do Cotidiano. 2015. (Outro).

BIEGING, Patricia ; AQUINO, Victor ; BUSARELLO, Raul Inácio . Seminário Internacional Dimensões Estéticas e Tecnológicas emComunicação e Aprendizagem. 2014. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

16o Ergodesign e USICH, CINAHPA 2017. Objetos de Aprendizagem Acessíveis. 2017. (Congresso).

XII Conferência Latinoamericana de Objetos e Tecnologia de Aprendizagem. The Deaf Student Motivation in a Gamified Comics Learning Object. 2017. (Congresso).

4o Congresso Científico Têxtil e Moda. Fast fashion e Slow fashion - análise do processo criativo. 2016. (Congresso).

Congresso Internacional de Comunicação e Consumo - Comunicon 2016. MOTIVAÇÃO E ENGAJAMENTO NO ENSINO: ESTRUTURA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS GAMIFICADA COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM. 2016. (Congresso).

II Simpósio Internacional de Games, Gamification e Tecnologias na Educação.Roda de Conversa Temática: Uso de Tecnologias na Educação Sala de Aula Invertida e Gamification. 2016. (Simpósio).

1o. Congresso Internacional de Novas Narrativas. Práticas em iCinema: abordagens sobre a construção de roteiro ficcional interativo. 2015. (Congresso).

3as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. QUADRINHOS HIPERMÍDIA NA APRENDIZAGEM: ABORDAGENS COMPARATIVAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. 2015. (Congresso).

7o. CONAHPA - Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. Explorando as estruturas de quadrinhos hipermídia para aprendizagem de geometria descritiva. 2015. (Congresso).

7th Information Design International Conference. Diretrizes da construção de histórias em quadrinhos hipermídia para aprendizagem do aluno surdo. 2015. (Congresso).

X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem.Comparando a estrutura de objetos de aprendizagem em histórias em quadrinhos hipermídia. 2015. (Outra).

XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. Experiência estética de pessoas surdas com história em quadrinhos. 2015. (Congresso).

11º P&D Design - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento e Design 2014.. Ensino Quadro a Quadro: produção de histórias em quadrinhos hipermídia como objeto de aprendizagem. 2014. (Congresso).

14º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia Produto, Informações, Ambiente Construído e Transporte. AUDIODESCRIÇÃO COMO TECNOLOGIA DE ACESSIBILIDADE PARA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS HIPERMIDIÁTICAS. 2014. (Congresso).

Seminário Internacional Dimensões Estéticas e Tecnológicas emComunicação e Aprendizagem.Implicações tecnológicas no processo de aprendizagem.. 2014. (Simpósio).

The colors of care : 9th International Conference on Design & Emotion. Construction Parameters for Hypermedia Comics to Learning Based on Gamification Concept. 2014. (Congresso).

13º Ergodesign Usihc - Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produto, Informação, Ambiente Construído e Transporte. Navegando em Histórias em Quadrinhos Acessíveis para Surdos. 2013. (Congresso).

2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos.Quadrinhos e Acessibilidade: histórias em quadrinhos hipermídia como alternativa na aprendizagem do aluno surdo. 2013. (Outra).

6o. CONAHPA - Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia de Aprendizagem. Ensino quadro a quadro: histórias em quadrinhos como narrativa de aprendizagem. 2013. (Congresso).

Octava Conferencia Latinoamericana de Objetos y Tecnologías de Aprendizaje - LACLO 2013.Objeto de Aprendizagem em História em Quadrinhos Hipermídia para Surdos. 2013. (Outra).

X International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design - GRAPHICA 2013.Representação Gráfica do Conhecimento: Análise de Histórias em Quadrinhos para EaD por Meio de Mapa Cognitivo. 2013. (Outra).

Congresso Internacional Comunicação e Consumo - Comunicon 2012. Da Televisão à Internet: audiência e participação na crossmedia da telenovela Malhação. 2012. (Congresso).

XV Festival 5 Minunos.Relato sobre Roteirização, Direção e Produção do Curta-Metragem. 2012. (Outra).

5º Congresso Internacinal de Design da Informação, 4º InfoDesign Brasil, 5º congresso Brasileiro de Iniciação Científica e, Design da Informação. Não-linearidade em quadrinhos: uma proposta para modelo do domínio de ambiente de aprendizagem hipermidiáticos. 2011. (Congresso).

Congresso Internacional do Conhecimento e Inovação - CIKI 2011. 2011. (Congresso).

IV World Congress on Communication and Arts, WCCA'2011. A Audiodescrição Aplicada aos Quadrinhos: em busca da Educação Inclusiva / Histórias em Quadrinhos e Educação Inclusiva: uma proposta para o aprendizado de indivíduos surdos. 2011. (Congresso).

Reflexões: curadoria e crítica. 2011. (Seminário).

Seminário - Mídia, Educação e Subjetividade. 2011. (Seminário).

7º Workshop do EGC. 2010. (Encontro).

Congresso Panamericano de Comunicação 2010. Narrativas interativas: imersão, participação e transformação no caso da nova tecnologia para games ?kinect?. 2010. (Congresso).

Congresso Panamericano de Comunicação 2010. Narrativas transmidiáticas: reflexões sobre subjetividades no produto cultural Hannah Montana. 2010. (Congresso).

IV Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura.Aplicação da realidade virtual como recurso de aprendizagem em AVA: percepções na interface usuário-ambiente e narrativas hipermidiáticas.. 2010. (Encontro).

VII Poscom PUC-Rio: Comunicação Contemporânea e Dispositivos Midiáticos: Convergência, Compartilhamento e Consumo. Revolução cultural nos quadrinhos: desconstruindo as histórias em quadrinhos da contracultura. 2010. (Congresso).

XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Narrativas Voltadas para Ambientes Hipermidiáticos com Acessibilidade. 2010. (Congresso).

Clube de Prop e Mkt: CANNES: de 29 a 21 de julho. 2009. (Encontro).

Fórum de Inovação - Novas Fronteiras da Criação e Competitividade. 2009. (Encontro).

O Brasil em Debate na Assembléia Legislativa: Civilizações, Cultura, Religião e Sexualidade. 2008. (Encontro).

O Brasil em Debate na Assembléia Legislativa: Talento e Criatividade. 2007. (Encontro).

UDESC: O Mal Estar nas Artes e o Esgotamento da Energia Libidinal. 2007. (Oficina).

ANIMAMUNDI: A Arte e a Magia de Mary Blair. 2006. (Oficina).

ANIMAMUNDI: Papo Animado - John Canemaker. 2006. (Oficina).

ANIMAMUNDI: Papo Animado - Kihachiro Kawamoto. 2006. (Oficina).

Clube de Prop e Mkt: A importÂncia do Mkt Promocional p/ Expocição positiva da marca. 2006. (Encontro).

Clube de Prop e Mkt: Comunicação Total. 2006. (Encontro).

Clube de Prop e Mkt: Iroman Brasil Telecom Um Case de Sucesso. 2006. (Encontro).

Clube de Prop e Mkt: Marketing da Indústria Cerâmica. 2006. (Encontro).

Clube de Prop e Mkt: Marketing Esportivo. 2006. (Encontro).

Clube de Prop e Mkt: O Que Fazer Quando Descobrem o Novo. 2006. (Encontro).

Clube de Prop e Mkt: Responsabilidade Social como Estrategia. 2006. (Encontro).

Case Brasil: Experiências e Idéias de Grandes Nomes. 2005. (Encontro).

Clube de Prop e Mkt: Além do Perfil Sócio Econômico. 2005. (Encontro).

Clube de Prop e Mkt: O Palco Criativo e Seus Limites. 2005. (Encontro).

Clube de Prop e Mkt: Propaganda: Poderosa Ferramento de Marketing. 2005. (Encontro).

Clube de Prop e Mkt: Propaganda e Marketing no Varejo. 2005. (Encontro).

Clube de Prop e Mkt: Quem Sua Empresa Pensa Que é. 2005. (Encontro).

Clube de Prop e Mkt: Sobrevivência dos Negócios. 2005. (Encontro).

Posigraf: Produção Gráfica na Era Digital. 2000. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mariângela Barichello Baratto

ALBERTI, T. F.; BERNARDI, G.;BUSARELLO, R. I.. Curtir, compartilhar, aprender e ensinar: possibilidades de uso do facebook como ambiente de ensino-aprendizagem no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede-CE-UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Adilson Fernandes Gomes

REIS, S. C.; PINTO, C. M.;BUSARELLO, R. I.. Material Didático Digital, Games e Gamification: conexões no design para implementação de cursos online. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Priscilla Maria Cardoso Garone

GALLO, S. N.; MATTAR, J.;BUSARELLO, R. I.. JOGO, DESIGN E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Reflexões sobre soluções, sujeitos e práticas no contexto brasileiro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Desing) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Adilson Fernandes Gomes,

REIS, S. C.;BUSARELLO, R. I.; PINTO, C. M.; BERNARDI, G.. MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL, GAMES E GAMIFICATION: CONEXÃO NO DESIGN PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS ONLINE. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Mariângela Barichello Baratto

ALBERTI, T. F.; BERNARDI, G.;BUSARELLO, R. I.. CURTIR, COMPARTILHAR, APRENDER E ENSINAR: POSSIBILIDADES DE USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO AMBIENTE DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Gabriel Muniz Antonio

BUSARELLO, Raul InácioBIEGING, Patricia. User experience em sistemas automotivos: como melhorar a experiência e segurança dos motoristas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Digital e Novas Mídias) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Aluno: ALVES, Allan Cardoso da Silva et al

FARIA, J. N.; CASSON, M.; NACIF, M.;BUSARELLO, Raul Inácio. . Projeto em Direção de Arte para Meios e Mídias Contemporâneas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção de Arte para Meios e Mídias Contemporâneas) - Universidade Anhembi Morumbi.

Aluno: Nastassja Verônica Lousada Gomes

SAISI, Katia;BIEGING, PatriciaBUSARELLO, Raul Inácio. Estudo de Caso: Posicionamento da Marca Honda Automóveis do Brasil no Facebook. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Publicidade e Mercado) - Universidade de São Paulo.

Aluno: MATTIJE, G; RIGOTTI, P

BADIN, Cristiane do Carmo; CELLA, Romina;BIEGING, PatriciaBUSARELLO, Raul Inácio. .Campanha Publicitária Aronn Dayan Braga Soutomaior (Open Bar). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: SILVA, C; DOMINGOS, G; BADURA, L; SANTOS, R; WILLRICH, R

BADIN, Cristiane do Carmo; XAVIER, Paulo Schmitt da Silva;BIEGING, PatriciaBUSARELLO, Raul Inácio. .Campanha Publicitária Angel Confecções Ltda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: MERGEN, A; MALVEIRA, A; SILVA, N; VIEIRA, S

JUCHEM, Marcelo; MAXIMO, Marcus; BARNI, Fernando Hercílio;BUSARELLO, Raul Inácio. .Campanha Publicitária Trampolim Academia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: BAUMGARTNER, A; EHLKE, J; SANTOS S; PFEILSTICKER, V

BEHLING, Hans Peder; AJALA, Giliane Luiza;BIEGING, PatriciaBUSARELLO, Raul Inácio. .Campanha Publicitária ZAC Fisioterapia Dermato Funcional Ltda(Clínica Fidelitá). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Bruno Dalla Porta

PORTA, Bruno Dalla; ANDRADE, Lisandra; SANTOS, Marco Aurélio dos;BUSARELLO, Raul Inácio. Identidade Corporativa Clínica Valens. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - Universidade do Vale do Itajaí.

BUSARELLO, Raul Inácio. Prêmio ABED Belas Artes. 2017. Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

BUSARELLO, R. I.. Júri Oficial no Grand Prix São Paulo do Festival Internacional de Animação Estudantil do Brasil - Anim!arte. 2016. Universidade Anhembi Morumbi.

SOUZA, Gabriela Cristina de; SOARES, Luana; ROSA, Regina Alpini; ALVES, Márcia;BUSARELLO, Raul Inácio; PALERMO, Fernando. Simulação de campanha publicitária para os clientes: Lilica Ripilita e Tigor T. Tigre. 2009. Faculdade Estácio de Sá.

BENDER, Estefanie de Almeida; SOUZA, Carlos Alberto; SOUZA, Carlos Eduardo; NUNES, Débora da Silva; ALVES, Márcia;BUSARELLO, Raul Inácio; PALERMO, Fernando. Simulação de campanha publicitária para os clientes: Lilica Ripilita e Tigor T. Tigre. 2009. Faculdade Estácio de Sá.

MARTINS, Eduardo de Faria; MARTINS, Luiz Gustavo Silveira; OLIVEIRA, Paulo Renê; PEDROSO, Levi Steinmetz; ALVES, Márcia;BUSARELLO, Raul Inácio; PALERMO, Fernando. Simulação de campanha publicitária para os clientes: Lilica Ripilita e Tigor T. Tigre. 2009. Faculdade Estácio de Sá.

PIANA, Marcelo Fauth; PROLICO, Gustavo; ROCHA, Thayze Daniel; SANTOS, Ricardo Martins; ALVES, Márcia;BUSARELLO, Raul Inácio; PALERMO, Fernando. Simulação de campanha publicitária para os clientes: Lilica Ripilita e Tigor T. Tigre. 2009. Faculdade Estácio de Sá.

BARCELLOS, Guilherme; HORN, Ulysses Jorge; FAORO, Diane, Cristina; FEY, Camila Regiani; ALVES, Márcia;BUSARELLO, Raul Inácio; PALERMO, Fernando. Simulação de campanha publicitária para os clientes: Lilica Ripilita e Tigor T. Tigre. 2009. Faculdade Estácio de Sá.

ANDRADE, Gabriela Nagel; BUNN, Mônica Lopes; MOLINETT, Karina Favaretto; SILVEIRA, Maria Eduarda Silveira e; ALVES, Márcia;BUSARELLO, Raul Inácio; PALERMO, Fernando. Simulação de campanha publicitária para os clientes: Lilica Ripilita e Tigor T. Tigre. 2009. Faculdade Estácio de Sá.

AZEVEDO, Laura Silveira; FLAMIA, Ana Luiza Trentini; LAVOR, Daniela Martins; SANTOS, Carolina Marcon; ALVES, Márcia;BUSARELLO, Raul Inácio; DALSASSO, Dagoberto. Simulação de campanha publicitária para os clientes: Lilica Ripilita e Tigor T. Tigre. 2009. Faculdade Estácio de Sá.

BROGNOLI, Arthur; DIAS, Raphael Lamin Cherem; NUNES, Marcelo; PIRES, Ivo Sant'Ana; ALVES, Márcia;BUSARELLO, Raul Inácio; DALSASSO, Dagoberto. Simulação de campanha publicitária para os clientes: Lilica Ripilita e Tigor T. Tigre. 2009. Faculdade Estácio de Sá.

MARQUES, Rejane da Silva; REOLÃO, Leonardo Zardo; ALVES, Márcia;BUSARELLO, Raul Inácio; DALSASSO, Dagoberto. Simulação de campanha publicitária para os clientes: Lilica Ripilita e Tigor T. Tigre. 2009. Faculdade Estácio de Sá.

LORENZETTO, Clecio; STURM, Willyan; VASSALO, Roberto; ALVES, Márcia;BUSARELLO, Raul Inácio; DALSASSO, Dagoberto. Simulação de campanha publicitária para os clientes: Lilica Ripilita e Tigor T. Tigre. 2009. Faculdade Estácio de Sá.

OLIVEIRA, Dandara de; SILVA, Mayara Peretti; SILVEIRA, Liana Clara Pra Daldi da; SOUZA, Raquel Martins; ALVES, Márcia;BUSARELLO, Raul Inácio; DALSASSO, Dagoberto. Simulação de campanha publicitária para os clientes: Lilica Ripilita e Tigor T. Tigre. 2009. Faculdade Estácio de Sá.

AZEVEDO, Luise Seemann; GEYER, Filipe; LODETTI, Mariana de Azambuja; ALVES, Márcia;BUSARELLO, Raul Inácio; DALSASSO, Dagoberto. Simulação de campanha publicitária para os clientes: Lilica Ripilita e Tigor T. Tigre. 2009. Faculdade Estácio de Sá.

CLERICI, Gabriela Ramos; MADEIRA, Mariana; SANTOS, Mayara da Luz; ALVES, Márcia;BUSARELLO, Raul Inácio; DALSASSO, Dagoberto. Simulação de campanha publicitária para os clientes: Lilica Ripilita e Tigor T. Tigre. 2009. Faculdade Estácio de Sá.

SCHERER, Caliu Jacques; SILVESTRE, Vinicius da Silva; RICARDO, Paulo; ALVES, Márcia;BUSARELLO, Raul Inácio; DALSASSO, Dagoberto. Simulação de campanha publicitária para os clientes: Lilica Ripilita e Tigor T. Tigre. 2009. Faculdade Estácio de Sá.

BRUNO, Stefani Marcinichen; SILVA, Barbarah Regina Rios; MARCO, Roberta Rocha de; MIRANDA, Shauanny Inacio; ALVES, Márcia;BUSARELLO, Raul Inácio; DALSASSO, Dagoberto. Simulação de campanha publicitária para os clientes: Lilica Ripilita e Tigor T. Tigre. 2009. Faculdade Estácio de Sá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Albertina Pereira Medeiros

ULBRICHT, Vânia RibasMEDEIROS, Albertina Pereira; SOUZA, R. P. L.; DANDOLIN, G. A.. Geração de conhecimento para usuário surdo em história em quadrinhos hipermidiáticas. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Luciano Gonçalves Bitencourt

BITENCOURT, Luciano G.; GRILLO, Karla; PASSOS, Valmir dos. Cultura e Marketing. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Francisco Antonio Pereira Fialho

ULBRICHT, V. R.; FADEL, L. M.;FIALHO, F. A. P.; GONÇALVES, Berenice Santos; AMARAL, M. A.; HEEMANN, A.. Gamificação em Histórias em Quadrinhos Hipermídia: Diretrizes para Construção de Objeto de Aprendizagem Acessível. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria José Baldessar

ULBRICHT, V. R.; GONCALVES, B. S.; DANDOLINI, G. A.;BALDESSAR, M. J.; AMARAL, M. A.. Gamificação em Histórias em Quadrinhos Hipermídia: Diretrizes para Construção de Aprendizagem Acessível. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Vânia Ribas Ulbricht

ULBRICHT, V. R.GONCALVES, B.DANDOLINI, G. A.; MARIA JOSÉ BALDESSAR; AMARAL, M. A.. GAMIFICAÇÃO EM HQ HIPERMÍDIA: DIRETRIZES PARA A CONSTRUÇÃO DE OA ACESSÍVEIS. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Richard Perassi Luiz de Sousa

ULBRICHT, V.; MEDEIROS, A.;Perassi, R.; DANDOLINI, G.. Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticas. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Gertrudes Aparecida Dandolini

ULBRICHT, V. R.; GONÇALVES, B. S.; BALDESSAR, M. J.; AMARAL, M. A.;DANDOLINI, G. A.. Gamificação em Histórias em Quadrinhos Hipermídia: Diretrizes para Construção de Objeto de Aprendizagem Acessível. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Samantha Pereira da Silva

Fast Fashion e Slow Fashion: o processo criativo na hipermodernidade; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção de Arte em Comunicação) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Orientador: Raul Inácio Busarello;

Leandro Cassa

Desafios da usabilidade em domínios complexos: um estudo de caso; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Digital e Novas Mídias) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Orientador: Raul Inácio Busarello;

Raphael Ayala Medeiros

Plataforma de publicação digital de quadrinhos; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Digital e Novas Mídias) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Orientador: Raul Inácio Busarello;

Ricardo Miranda Azarite

Opina SP: canal de comunicação do cidadão via aplicativo móvel para práticas públicas de acessibilidade; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Político e Propaganda Eleitoral) - Universidade de São Paulo; Orientador: Raul Inácio Busarello;

Gabriel Muniz Antonio

User experience em sistemas automotivos: como melhorar a experiência e segurança dos motoristas; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Digital e Novas Mídias) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Orientador: Raul Inácio Busarello;

Daniel F

R; SILVA; VINICIUS A; SILVA; VINICIUS A; CAETANO; Projeto Experimental em Animação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tec; Produção Multimídia - Design de Animação) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Raul Inácio Busarello;

CAROLINE DADARIO DE ARAUJO et al

; Projeto Experimental em Animação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tec; Produção Multimídia - Design de Animação) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Raul Inácio Busarello;

CARLOS EDUARDO G

DE ALMEIDA; LUIZA GIMENEZ DE MELLO; Projeto Experimental em Animação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tec; Produção Multimídia - Design de Animação) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Raul Inácio Busarello;

A

B; S; PIRES; B; N; JACOB; E; M; A; LIMA; R; R; MAROCCOLA; Projeto Experimental em Animação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tec; Produção Multimídia - Design de Animação) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Raul Inácio Busarello;

GABRIELA Q

BITTAR; MARIANA MARCHI; MARIANA M; MACEDO; Projeto Experimental em Animação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tec; Produção Multimídia - Design de Animação) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Raul Inácio Busarello;

AFONSO HENRIQUE ARRUDA NEPOMUCENO; ERIK FRANCHI; LIVE GABRIE

Projeto Experimental em Animação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tec; Produção Multimídia - Design de Animação) - Universidade Anhembi Morumbi; Orientador: Raul Inácio Busarello;

Ismael Alberto Schonhorst

Sexo no Cinema: Uma Análise de Filmes e Suas Mensagens; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdade Estácio de Sá; Orientador: Raul Inácio Busarello;

Lucas Menezes Pires

A Importância da Tipografia na Construção de um Layout de Página Impressa: um olhar sobre a tipografia utilizada nos anúncios da NIKE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Fundação Estácio de Sá; Orientador: Raul Inácio Busarello;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

FERNANDO ALVARO OSTUNI GAUTHIER

Gamificação em histórias em quadrinhos hipermídia: Diretrizes para construção de objeto de aprendizagem acessível; 2016; Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Coorientador: Fernando Alvaro Ostuni Gauthier;

João Artur de Souza

GERAÇÃO DE CONHECIMENTO PARA USUÁRIO SURDO BASEADA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS HIPERMIDIÁTICAS; 2011; Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Coorientador: João Artur de Souza;

Vânia Ribas Ulbricht

Geração do Conhecimento para usuário surdo baseada em História em Quadrinho Hipermidiática; 2011; Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Vania Ribas Ulbricht;

Vânia Ribas Ulbricht

Gamifica; 2016; Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Vania Ribas Ulbricht;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GIGLIO, K. ; BUSARELLO, R. I. ; SOUZA, R. P. L. . Marcas na pós-moderniade: razão e emoção na marca política. Actas de Diseño , v. 1, p. 83-90, 2017.

  • PEREIRA, S. ; BUSARELLO, R. I. . Fast fashion e slow fashion: o processo criativo na contemporaneidade. Estética , v. 1, p. 1, 2016.

  • Rodrigues, T. N. ; BUSARELLO, R. I. . Realidade Virtual e Gamificação: um estudo sobre realidades imersiva no processo de aprendizagem. Estética , v. 1, p. 1-16, 2016.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas . Narrativa Hipermidiática a Partir de Quadrinhos: uma proposta de criação de história em quadrinhos hipermídia. Revista Hipertexto , v. 4, p. 1-21, 2014.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas ; GONCALVES, M. M. . COMICS INTERACTION IN HYPERMEDIA ENVIROMENT. Proceedings of World Congress on Communication and Arts , v. 7, p. 26-30, 2014.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas . PROJEÇÃO CILÍNDRICA ORTOGONAL EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS VOLTADA PARA ALUNOS SURDOS. Revista Brasileira de Expressão Gráfica , v. 2, p. 23-40, 2014.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia ; ULBRICHT, V. R. . Narrativas interativas: imersão, participação e transformação no caso da nova tecnologia para games ?kinect?. Rumores (USP) , v. 11, p. 1, 2012.

  • NUNES, Elton Vergara ; BUSARELLO, Raul Inácio ; DANDOLINI, G. A. ; SOUZA, João Artur ; ULBRICHT, V. R. ; VANZIN, T. . Construção de objetos de aprendizagem acessível: foco na aprendizagem significativa. Cadernos de Informática (UFRGS) , v. 6, p. 1, 2011.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas ; SOUZA, João Artur . HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PROPOSTA PARA O APRENDIZADO DE INDIVÍDUOS SURDOS. PROCEEDINGS OF WORLD CONGRESS ON COMMUNICATION AND ARTS , v. 4, p. 264-268, 2011.

  • NUNES, Elton Vergara ; BUSARELLO, Raul Inácio . A AUDIODESCRIÇÃO APLICADA AOS QUADRINHOS: EM BUSCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. PROCEEDINGS OF WORLD CONGRESS ON COMMUNICATION AND ARTS , v. 4, p. 237-241, 2011.

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Revolução cultural nos quadrinhos: desconstruindo as histórias em quadrinhos da contracultura. Entre.Meios , v. 1, p. 296-307, 2010.

  • Yara Guasque ; BUSARELLO, Raul Inácio ; Rosangela Becker ; Márcia Sousa ; Rosana Soares ; Vanessa Schultz ; Talita Esquivel ; gabrielparachen . Vida Crua. ARTCIENCIA.COM , v. 01, p. 393, 2008.

  • Eyng, Leia Mayer (Org.) ; BIEGING, Patricia (Org.) ; BUSARELLO, Raul Inácio (Org.) ; ULBRICHT, Vania Ribas (Org.) . A aprendizagem na atualidade: dos saberes às práticas. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2018.

  • BIEGING, Patricia (Org.) ; BUSARELLO, Raul Inácio (Org.) . Cultura, história de vida e memória: lugares de enunciação. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2018.

  • BEZERRA, B. B. (Org.) ; BIEGING, Patricia (Org.) ; BUSARELLO, R. I. (Org.) . Cultura imagética e consumo midiático.. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017. v. 1. 113p .

  • SILVA, Andreza Regina Lopes da (Org.) ; BIEGING, Patricia (Org.) ; BUSARELLO, Raul Inácio (Org.) . Metodologia ativa na educação. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017. v. 1. 150p .

  • GOBBO, A. (Org.) ; BIEGING, Patricia (Org.) ; BUSARELLO, R. I. (Org.) . Novas narrativas para o ensino-aprendizagem. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017. v. 1. 199p .

  • BUSARELLO, R. I. . Gamification: princípios e estratégias. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016. v. 1. 140p .

  • BIEGING, Patricia (Org.) ; BUSARELLO, R. I. (Org.) ; AQUINO, Victor (Org.) . Televisão e narrativas digitais: práticas culturais e de consumo na contemporaneidade.. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016. v. 1. 274p .

  • BIEGING, Patricia (Org.) ; BUSARELLO, R. I. (Org.) ; ULBRICHT, V. R. (Org.) ; AQUINO, Victor (Org.) . Formação de professores e práticas educativas. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016. v. 1. 589p .

  • BIEGING, Patricia (Org.) ; BUSARELLO, R. I. (Org.) ; ULBRICHT, V. R. (Org.) . Educação no plural: da sala de aula às tecnologias digitais.. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016. v. 1. 330p .

  • BIEGING, Patricia (Org.) ; BUSARELLO, R. I. (Org.) ; AQUINO, Victor (Org.) . Perspectivas na comunicação: audiovisual, publicidade e rede social. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016. v. 1. 1p .

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia (Org.) ; ULBRICHT, Vania Ribas (Org.) . Inovação em práticas e tecnologias para aprendizagem. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2015. v. 1. 410p .

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia (Org.) ; ULBRICHT, Vania Ribas (Org.) . Sobre educação e tecnologia: conceitos e aprendizagem.. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2015. v. 1. 296p .

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia (Org.) ; ULBRICHT, Vania Ribas (Org.) . Sobre educação e tecnologia: processos e aprendizagem. São Paulo: Pimenta Cultural, 2015.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas (Org.) . Práticas e geração de conhecimento frente às novas mídias. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. v. 1. 154p .

  • BIEGING, Patricia (Org.) ; BUSARELLO, Raul Inácio (Org.) . Interatividade nas TICs: abordagens sobre mídias digitais e aprendizage. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. v. 1. 253p .

  • BIEGING, Patricia (Org.) ; BUSARELLO, Raul Inácio (Org.) . Experiências de consumo contemporâneo: pesquisas sobre mídia e convergência. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2013. v. 1. 221p .

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia (Org.) ; ULBRICHT, V. R. (Org.) . Mídia e Educação: novos olhares para a aprendizagem sem fronteiras. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2013. 172p .

  • BIEGING, Patricia (Org.) ; BUSARELLO, Raul Inácio (Org.) ; ULBRICHT, Vania Ribas (Org.) ; OLIVEIRA, Lídia (Org.) . Tecnologia e Novas Mídias: da educação às práticas culturais e de consumo. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2013. v. 1. 274p .

  • BIEGING, Patricia ; BUSARELLO, Raul Inácio . Experiências e memórias: as grandes enchentes de Blumenau na voz de Maria. In: Patricia Bieging; Raul Inácio Busarello. (Org.). Cultura, história de vida e memória: lugares de enunciação. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2018, v. , p. 146-168.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia ; ULBRICHT, Vania Ribas . O discurso de alunos surdos sobre objeto de aprendizagem em história em quadrinhos gamificado. In: Leia Mayer Eyng; Patricia Bieging; Raul Inácio Busarello; Vania Ribas Ulbricht. (Org.). A aprendizagem na atualidade: dos saberes às práticas. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2018, v. , p. 26-46.

  • BUSARELLO, R. I. . Contribuições da Gamificação para a Aprendizagem. In: Vania Ribas Ulbricht, Vilma Villarouco, Luciane Fadel. (Org.). Protótipos funcionais de objetos de aprendizagem gamificados e acessíveis.. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017, v. 1, p. 10-44.

  • BUSARELLO, R. I. . Gamificação como estratégia na construção de objeto de aprendizagem em história em quadrinhos. In: Vania Ribas Ulbricht; Luciane Fadel; Claudia Regina Batista. (Org.). Design para acessibilidade e inclusão. 1ed.São Paulo: Blucher, 2017, v. 1, p. 199-209.

  • PEREIRA, S. ; BUSARELLO, Raul Inácio . Fast Fashion e Slow Fashion: o processo criativo na contemporaneidade. In: SATORI, Élcio; RABELLO, Leira; AURIANI, Mácia. (Org.). Direção de Arte em Comunicação. 1ed.São Paulo: Reflexão, 2016, v. 1, p. 169-191.

  • BUSARELLO, R. I. ; BIEGING, Patricia . Laços afetivos a partir da recepção de histórias em quadrinhos hipermídia por pessoas surdas. In: BIEGING, Patricia; BUSARELLO, Raul Inácio; AQUINO, Victor. (Org.). Televisão e narrativas digitais: práticas culturais e de consumo na contemporaneidade.. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2016, v. 1, p. 216-239.

  • BUSARELLO, R. I. . Quadrinhos hipermídia para alunos surdos: diretrizes para construção de objeto de aprendizagem. In: BIEGING, Patricia; BUSARELLO, Raul Inácio; ULBRICHT, Vania Ribas. (Org.). Educação no plural: da sala de aula às tecnologias digitais. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2016, v. 1, p. 130-146.

  • BIEGING, Patricia ; BUSARELLO, R. I. . Olhares sobre Sirena: significados da recepção por profissionais em audiovisual. In: BIEGING, Patricia; BUSARELLO, Raul Inácio; AQUINO, Victor. (Org.). Perspectivas na comunicação: audiovisual, publicidade e rede social. 1ed.São Pauilo: Pimenta Cultural, 2016, v. 1, p. 27-43.

  • BIEGING, Patricia ; BUSARELLO, R. I. . Cognitive Processes in the Reception of Interactive Short Film Script: Mental Representations by Audiovisual Specialists. In: Rachel Zuanon. (Org.). Projective Processes and Neuroscience in Art and Design. 1ed.: IGI Global, 2016, v. 1, p. 223-238.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas ; FADEL, Luciane Maria ; LOPES, Andiara Valentina de Freitas . Gamification Approaches to Learning and Knowledge Development: a theorical review. In: Rocha, A; Correia, A M; Adeli, H; Reis, L P; Teixeira M M. (Org.). Advances in Intelligent Systems and Computing. 1ed.Switzerland: Springer, 2016, v. 444, p. 1107-1116.

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Quadrinhos hipermídia na aprendizagem: alunos surdos e ouvintes abordam esta prática. In: Cláudia Regina Batista, Rosane de Fátima Antunes Obregon, Vania Ribas Ulbricht, Teruyuki Morita. (Org.). Hipermídia e interdisciplinaridade na geração de conhecimento. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2015, v. 1, p. 388-411.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas . Motivação do surdo para aprendizagem: uma abordagem sobre tecnologias e processos. In: Raul Inácio Busarello, Patricia Bieging, Vania Ribas Ulbricht. (Org.). Sobre Educação e Tecnologia: conceitos e aprendizagem.. São Paulo: Pimenta Cultural, 2015, v. , p. 222-239.

  • ULBRICHT, Vania Ribas ; VANZIN, T. ; QUEVEDO, Sílvia Regina P. ; LAPOLLI, Mariana ; BUSARELLO, Raul Inácio . Usabilidade e Acessibilidade em Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem. In: José Guilherme Santa Rosa. (Org.). Ergotrip Design: Investigação e reflexão sobre design, usabilidade & ergonomia. 1ed.Rio de Janeiro: Rio Book's, 2014, v. 1, p. 84-96.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas . Narrativa Hipermidiática a partir de Quadrinhos: uma proposta de criação de histórias em quadrinhos hipermídia. In: Cristina Jasbinschek Haguenauer, Vania Ribas Ulbricht, Luciana Guimarães Rodrigues de Lima. (Org.). Pesquisas em Linguagem e Educação no Contexto das Tecnologias Digitais. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2014, v. 1, p. 73-86.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas . A experiência da aprendizagem para surdos através de quadrinhos hipermídia: abordagem sobre o processo de aprendizagem acessível. In: Raul Inácio Busarello; Vania Ribas Ulbricht. (Org.). Práticas e geração de conhecimento frente às novas mídias. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2014, v. 1, p. 129-144.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas . Aplicação de histórias em quadrinhos no ensino. In: Vania Ribas Ulbricht; Tarcísio Vanzin; Sílvia R. P. de Quevedo. (Org.). Conceitos e Práticas em Ambiente Virtual de Aprendizagem Inclusivo. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2014, v. 1, p. 105-133.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas ; FADEL, Luciane Maria . A Gamificação e a Sistemática de Jogo: conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional. In: Luciane Maria Fadel, Vania Ribas Ulbricht, Claudia Regina Batista e Tarcísio Vanzin. (Org.). Gamificação na educação. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2014, v. 1, p. 11-37.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; FADEL, Luciane Maria ; ULBRICHT, Vania Ribas . Gamificação na construção de histórias em quadrinhos hipermídia para a aprendizagem. In: Luciane Maria Fadel, Vania Ribas Ulbricht, Claudia Regina Batista e Tarcísio Vanzin. (Org.). Gamificação na educação. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2014, v. 1, p. 164-189.

  • BIEGING, Patricia ; BUSARELLO, Raul Inácio . Telenovela e transmidiação: o caso da temporada Malhação Conectados. In: Patricia Bieging; Raul Inácio Busarello. (Org.). Experiências de consumo contemporâneo: pesquisas sobre mídia e convergência. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2013, v. 1, p. 191-211.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, V. R. . Aprendendo por quadrinhos hipermídia: o discurso de alunos surdos sobre essa proposta de aprendizagem. In: Raul Inácio Busarello; Patricia Bieging; Vania Ribas Ulbricht. (Org.). Mídia e Educação: novos olhares para a aprendizagem sem fronteiras. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2013, v. , p. 148-164.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas ; BIEGING, Patricia ; VILLAROUCO, Vilma . Deaf Studentsand Comic Hypermedia: Proposalof Accessible Learning Object. In: Constantine Stephanidis, Greece; Margherita Antona, Greece. (Org.). (Org.). Universal Access in Human Computer Interaction. 1ed.London NewYork: Springer Heidelberg Dordrecht London NewYork, 2013, v. 8, p. 133-142.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas . Ensino quadro a quadro: histórias em quadrinhos como narrativa de aprendizagem. In: Luciane Maria Fadel; Vania Ribas Ulbricht; Mariano Castro Neto. (Org.). Hipermídia e Acessibilidade na Era da Inclusão. 1ed.João Pessoa - PB: Ideia Editora, 2013, v. 1, p. 144-172.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas ; BATISTA, Cláudia Regina . Aplicações de História em Quadrinhos no Ensino. In: Vania Ribas Ulbricht; Tarcísio Vanzin; Andreza Regina Lopes da Silva; Cláudia Regina Batista. (Org.). Contribuições da Criatividade em Diferentes Áreas do Conhecimento. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2013, v. 01, p. 98-117.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia ; ULBRICHT, Vania Ribas . A narrativa hipermídia no cinema e o espectador como co-diretor: um estudo de caso do filme de terror Last Call. In: Patricia Bieging; Raul Inácio Busarello; Vania Ribas Ulbricht; Lídia Oliveira. (Org.). Tecnologia e Novas Mídias: da educação às práticas culturais e de consumo. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2013, v. 1, p. 123-141.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; SOUZA, João Artur ; ULBRICHT, V. R. . Mensagens Quadro a Quadro: histórias em quadrinhos como meio de veiculação de mensagens. In: Tarcísio Vanzin, Gertrudes Aparecida Dandolini. (Org.). Mídias do Conhecimento. 1ed.Florianópolis - SC: Pandion, 2011, v. , p. 223-247.

  • LAPOLLI, M. ; BUSARELLO, Raul Inácio ; LUZ FILHO, Sílvio S. ; VANZIN, T. ; ULBRICHT, V. R. . Subjetividade na Construção de Narrativas Hipermidiáticas: o caso da banda Hail The Villain. In: Edemir Costa, Júlio Cesar da Costa Ribas, Sílvio Serafim da Luz Filho. (Org.). Mídia, Educação e Subjetividade: disseminando o conhecimento. 1ed.Florianópolis - SC: Tribo da Ilha, 2011, v. 2, p. 229-252.

  • LAPOLLI, Mariana ; BUSARELLO, Raul Inácio . Narrativas Hipermidiáticas para EaD Inclusiva: democratizando o acesso ao conhecimento. In: ULBRICHT, Vania Ribas; VANZIN, Tarcísio; VILLAROUCO, Vilma. (Org.). Ambiente Virtual de Aprendizagem Inclusivo. 1ed.Florianópolis: Pandion, 2011, v. , p. 71-97.

  • QUEVEDO, Sílvia Regina P. ; BUSARELLO, Raul Inácio ; VANZIN, T. . A Comunicação com o Aluno Surdo. In: ULBRICHT, Vania Ribas; VANZIN, Tarcísio; VILLAROUCO, Vilma. (Org.). Ambiente Virtual de Aprendizagem Inclusivo. 1ed.Florianópolis: Pandion, 2011, v. , p. 101-152.

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Crianças e estereótipos (resenha de livro). Revista Inovcom, São Paulo, , v. 4, p. 1 - 1, 18 mar. 2013.

  • VECCHIO, MARILU DONADELI ; BUSARELLO, Raul Inácio . A CONTRIBUIÇÃO DA EXPERIÊNCIA SENSORIAL NA CONSTRUÇÃO DAS INTERFACES DIGITAIS ACESSÍVEIS AOS DEFICIENTES VISUAIS. In: 16° Ergodesign - Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica, 2017, Santa Catarina. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2017. p. 2484.

  • RODRIGUES, TIAGO ; BUSARELLO, RAUL . REALIDADE VIRTUAL E GAMIFICAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE REALIDADES IMERSIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. In: 16° Ergodesign - Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica, 2017, Santa Catarina. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2017. p. 325.

  • BUSARELLO, R. I. ; ULBRICHT, V. R. . The Deaf Student Motivation in a Gamified Comics Learning Object. In: XII Conferência Latinoamericana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2017, La Plata - Argentina. Anais XII Conferência Latinoamericana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem. La Plata - Argentina: Universidad Nacional de La Plata, 2017.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia . Motivação e Engajamento no Ensino: estrutura de história em quadrinhos gamificada como objeto de aprendizagem. In: Congresso Internacional de Comunicação e Consumo - Comunicon 2016, 2016, São Paulo. Anais do Congresso Internacional de Comunicação e Consumo - Comunicon 2016. São Paulo - SP: PPGCOM - ESPM, 2016. v. 1. p. 1-15.

  • BIEGING, Patricia ; BUSARELLO, Raul Inácio . Os Significados de Sirena: estudo de perceção de roteiro ficcional multilinear interativo com especialistas em audiovisual. In: Congresso Internacional de Comunicação e Consumo - Comunicon 2016, 2016, São Paulo - SP. Anais do Congresso Internacional de de Comunicação e Consumo - Comunicon 2016. São Paulo - SP: PPGCOM - ESPM, 2016. v. 1. p. 1-15.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas . Explorando as estruturas de quadrinhos hipermídia para aprendizagem de geometria descritiva. In: 7o. CONAHPA - Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2015, São Luis - Maranhão. Anis do 7o. CONAHPA - Hipermídia e Interdisciplinaridade na Geração de Conhecimento. São Paulo: Pimenta Cultural, 2015.

  • BIEGING, Patricia ; BUSARELLO, Raul Inácio . Práticas em iCinema: abordagens sobre a construção de roteiro ficcional interativo. In: 1o. Congresso Internacional de Novas Narrativas, 2015, São Paulo. Anais do 1o. Congresso Internacional de Novas Narrativas. São Paulo: Grupo de Estudos de Novas Narrativas, 2015. v. 1. p. 1068-1078.

  • BIEGING, Patricia ; BUSARELLO, Raul Inácio . Estruturação de roteiro ficcional para o gerenciamento das experiências em iCinema. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2015, Rio de Janeiro - RJ. ANAIS XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. São Paulo: Intercom, 2015. v. 1. p. 1-15.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia . Experiência estética de pessoas surdas com história em quadrinhos. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2015, Rio de Janeiro. ANAIS XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. São Paulo: INTERCOM, 2015. v. 1. p. 1-12.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas ; FADEL, Luciane Maria . Diretrizes da construção de histórias em quadrinhos hipermídia para aprendizagem do aluno surdo. In: VII Congresso Internacional de Design da Informação, 2015, Brasília - DF. Proceedings VII Congresso Internacional de Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2015. v. 1. p. 271-280.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas ; FADEL, Luciane Maria . Comparando a estrutura de objetos de aprendizagem em histórias em quadrinhos hipermídia. In: X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO 2015), 2015, Maceió - AL. Anais da X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO 2015). Maceió - AL: CBIE-LACLO 2015, 2015. p. 158-167.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; NUNES, Elton Vergara ; ULBRICHT, Vania Ribas ; VANZIN, T. . AUDIODESCRIÇÃO COMO TECNOLOGIA DE ACESSIBILIDADE PARA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS HIPERMIDIÁTICAS. In: 14º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia Produto, Informações, Ambiente Construído e Transporte, 2014, Joinville - SC. Anais do XIV 14º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia Produto, Informações, Ambiente Construído e Transporte. Joinville - SC: Univille, 2014. v. 1.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; FADEL, Luciane Maria ; ULBRICHT, Vania Ribas ; BIEGING, Patricia . Construction Parameters for Hypermedia Comics to Learning Based on the Gamification Concept. In: International Conference on Design and Emotion (9th : 2014 : Colombia), 2014, Bogotá. The colors of care : 9th International Conference on Design & Emotion. Bogotá - Colômbia: Ediciones Uniandes, 2014. v. 1. p. 616-622.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, V. R. . Navegando em Histórias em Quadrinhos Acessíveis para Surdos. In: 13º Ergodesign Usihc - Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produto, Informação, Ambiente Construído e Transporte, 2013, Juiz de Fora - MG. 13º Ergodesign Usihc. Juiz de Fora - MG: Ergodesign Usihc, 2013.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas . Ensino Quadro a Quadro: histórias em quadrinhos como narrativa de aprendizagem. In: 6o. CONAHPA - Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia de Aprendizagem, 2013, João Pessoa - PB. Anais do 6º Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, de 04 a 06 de setembro de 2013 [recurso eletrônico]: Tecnologias Contemporâneas: Acessibilidade Digital e seus Desafios. João Pessoa - PB: Ideia Editora, 2013. v. 1.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas . Objeto de Aprendizagem em Histórias em Quadrinhos Hipermídia para Surdos. In: Octava Conferencia Latinoamericana de Objetos y Tecnologías de Aprendizaje - LACLO 2013, 2013, Valdívia - Chile. LACLO 2013 - Octava Conferencia Latinoamericana de Objetos y Tecnologías de Aprendizaje - LACLO 2013. Valdívia - Chile: Universidad Austral de Chile, 2013. v. 4.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; SILVA, Andreza Regina Lopes da ; SANTOS, Neri dos ; FIALHO, Francisco Antônio Pereira ; ULBRICHT, Vania Ribas ; SPANHOL, Fernando José . Representação Gráfica do Conhecimento: Análise de Histórias em Quadrinhos para EaD por Meio de Mapa Cognitivo. In: X Interntional Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2013, Florianópolis - SC. Anais - Expressão Gráfica - Tecnologia e Arte para Inovação. Florianópolis - SC: Graphica'13, 2013.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; QUEVEDO, Sílvia Regina P. ; ULBRICHT, V. R. . Material Didático Hipermidiático para AVEA Inclusivo. In: 18o. Congresso Internacional de Comunicação a Distância, 2012, Sao Luís - MA. Anais 18o. Congresso Internacional de Comunicação a Distância. São Luís - MA: ABED, 2012.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, V. R. ; FLORES, Angela. R. Benedetto ; VANZIN, T. . Los Comics Auxiliando a Los Minusválidos Auditivos. In: V Congresso internacional educação superior, discapacidades e direitos humanos, 2012, Cidade do Panmá. Anais do V Congresso internacional educação superior, discapacidades e direitos humanos. Cidade do Panamá: Universidad TECNOLOGICA DE PANAMA, 2012.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, V. R. . Deficientes Auditivos e Histórias em Quadrinhos como Narrativa de Aprendizagem. In: 12 Congresso Internacional de ERGONOMIA E usabilidade de INTERFACES E XII Congresso internacional de Ergonomia e Usabilidade, 2012, Natal - RN. Anais do 12 Congresso Internacional de ERGONOMIA E usabilidade de INTERFACES E XII Congresso internacional de Ergonomia e Usabilidade. Natal - RN, 2012. p. 40-51.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, V. R. . Histórias em Quadrinhos Hipermidiáticas. In: 4 Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2012, Recife - PE. Anais do 4 Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. Recife - PE: Editora da Universidade Federal do Recife, 2012.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia . Da Televisão à Internet: audiência e participação na crossmedia da telenovela Malhação. In: Congresso Internacional de Criatividade e Inovação - Comunicon 2012, 2012, São Paulo. Comunicon 2012. São Paulo: ESPM, 2012.

  • NUNES, Elton Vergara ; BUSARELLO, Raul Inácio . A Audiodescrição Aplicada aos Quadrinhos: em busca da Educação Inclusiva. In: IV World Congress on Communication and Arts - WCCA'2011, 2011, São Paulo. WCCA 2011 - IV World Congress on Communication and Arts. São Paulo: COPEC - Science and Education Research Council, 2011.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, V. R. ; SOUZA, João Artur . Histórias em Quadrinhos e Educação Inclusiva: uma proposta para o aprendizado de indivíduos surdos. In: IV World Congress on Communication and Arts - WCCA'2011, 2011, São Paulo. WCCA 2011 - IV World Congress on Communication and Arts. São Paulo: COPEC - Science and Education Research Council, 2011.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; LAPOLLI, M. ; ULBRICHT, V. R. ; VANZIN, T. . Aprendizado Situado na Web: a construção de narrativas no site Cybershase. In: 40th IGIP - International Symposium onEngineering Education, 2011, Santos - SP. Book of Abstracts, International Symposium on Engineering Education, IGIP 2011. São Paulo: COPEC - Science and Education Research Council, 2011.

  • NUNES, Elton Vergara ; BUSARELLO, Raul Inácio ; DANDOLINI, G. A. ; SOUZA, João Artur ; ULBRICHT, V. R. ; VANZIN, T. . Construção de objetos de aprendizagem acessível: foco na aprendizagem significativa. In: VI Congresso Ibero-Americano de Telemática, CITA 2011, 2011, Gramado - RS. Cadernos de Informática. Porto Alegre - RS: Instituto de Informática UFRGS, 2011. v. 6. p. 245-248.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, V. R. ; SOUZA, João Artur . Não-linearidade em quadrinhos: uma proposta para modelo do domínio de ambientes de aprendizagem hipermidiáticos. In: 5º Congresso Internacional de Design da Informação, 4º InfoDesign Brasil, Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação, 2011, Florianópolis - SC. 5º Congresso Internacional de Design da Informação, 2011.

  • MORETTO, Luis Augusto Machado ; QUEVEDO, Sílvia Regina P. ; BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, V. R. . Características para o Aprendizado do Aluno Surdo em Ambiente Web com Base no Moodle. In: 5º Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem - CONAHPA, 2011, Pelotas - RS. 5º CONAHPA, 2011.

  • LAPOLLI, M. ; BUSARELLO, Raul Inácio ; QUEVEDO, Sílvia Regina P. ; VANZIN, T. ; ULBRICHT, V. R. . Criatividade e Inovação na Educação a Distância: o uso de narrativas hipermidiáticas em AVEA inclusivo. In: I Congresso Internacional de Criatividade.Inovação, 2011, Manaus - AM. I Congresso Internacional de Criatividade.Inovação - Visão e Prática em Diferentes Contextos, 2011.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, V. R. ; SOUZA, João Artur . O Surdo e as Histórias em Quadrinhos: uma nova Proposta no Processo de Aprendizagem.. In: IX INTERNACIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN. Graphica 2011; XX SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 2011, Rio de Janeiro - RJ. Anais - Graphica 2011. Rio de Janeiro - RJ: UFRJ, 2011.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, V. R. ; SOUZA, João Artur . História em Quadrinhos Hipermidiática como Objeto de Aprendizagem Acessível. In: III CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA e I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2011, Salvador - BA. Anais - III CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA e I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Salvador - BA: UFBA, 2011.

  • LAPOLLI, M. ; BUSARELLO, Raul Inácio ; BRAGLIA, Israel ; VANZIN, T. ; ULBRICHT, V. R. ; PEREIRA, A. T. C. ; FIALHO, Francisco Antônio Pereira . Narrativas Voltadas para Ambientes Hipermidiáticos com Acessibilidade. In: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicaçao: Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicação, 2010.

  • BIEGING, Patricia ; BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, V. R. . Narrativas transmidiáticas: reflexões sobre subjetividades no produto cultural Hannah Montana. In: Congresso Panamericano de Comunicação, 2010, Brasília. Congresso Panamericano de Comunicação 2010. Brasília, 2010. v. 1. p. 1-15.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia ; ULBRICHT, V. R. . Narrativas interativas: imersão, participação e transformação no caso da nova tecnologia para games ?kinect?. In: Congresso Panamericano de Comunicação, 2010, Brasília. Congresso Panamericano de Comunicação 2010. Brasília, 2010. v. 1. p. 1-13.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas . Quadrinhos e Acessibilidade: histórias em quadrinhos hipermídia como alternativa na aprendizagem do aluno surdo. In: 2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2013, São Paulo - SP. 2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos - Caderno de Resumos. São Paulo - SP: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de SP, 2013. v. 1. p. 48-48.

  • LAPOLLI, M. ; BUSARELLO, Raul Inácio ; QUEVEDO, Sílvia Regina P. ; GONCALVES, M. M. ; VANZIN, T. ; ULBRICHT, V. R. . O Uso de Narrativas Hipermidiáticas em AVEA Inclusivo. In: I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação - Visão e Prática em Diferente Contextos, 2011, Manaus - AM. Anais do I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação - Visão e Prática em Diferente Contextos. Manaus - AM: Criabrasilis, 2011.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; DIAS, Álvaro Roberto ; PEREIRA, A. T. C. ; ULBRICHT, V. R. . Aplicação da realidade virtual como recurso de aprendizagem em AVA: percepções na interface usuário-ambiente e narrativas hipermidiáticas.. In: IV Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura, 2010, Sorocaba. IV Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura.. Sorocaba: Tec Art Editora, 2010. p. 17-18.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas ; FADEL, Luciane Maria . Diretrizes da construção de histórias em quadrinhos hipermídia para aprendizagem do aluno surdo. In: Information Design International Conference - CIDI 2015, 2015, Brasília - DF. Research abstract or the 7th Information Design International Conference. Brasília - DF: SBDI, 2015. v. 1. p. 45-45.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas . QUADRINHOS HIPERMÍDIA NA APRENDIZAGEM: ABORDAGENS COMPARATIVAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. In: 3as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2015, São Paulo - SP. 3as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos ? Caderno de Resumos.. São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Pau, 2015. v. 1. p. 49-49.

  • SOUSA, Raul Félix de ; BUSARELLO, Raul Inácio . ENTRE O ROTEIRO E A ILUSTRAÇÃO: O ESTILO ARTÍSTICO DO AUTOR NA TRADUÇÃO DA HISTÓRIA ESCRITA. In: 3as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2015, São Paulo. 3as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos ? Caderno de Resumos.. São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Pau, 2015. v. 1. p. 49-49.

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Revolução cultural nos quadrinhos: desconstruindo as histórias em quadrinhos da contracultura. In: VII Poscom PUC-Rio: Comunicação Contemporânea e Dispositivos Midiáticos: Convergência, Compartilhamento e Consumo, 2010, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010. p. 21-22.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas . PROJEÇÃO CILÍNDRICA ORTOGONAL EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS VOLTADA PARA ALUNOS SURDOS. Revista Brasileira de Expressão Gráfica , 2014.

  • BUSARELLO, R. I. . Gamificação: princípios e estratégias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Gamification: Princípios e Estratégias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Fundamentos da Gamificação para Geração e Mediação do Conhecimento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia . Motivação e Engajamento no Ensino: estrutura de história em quadrinhos gamificada como objeto de aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BIEGING, Patricia ; BUSARELLO, Raul Inácio . Os Significados de Sirena: estudo de perceção de roteiro ficcional multilinear interativo com especialistas em audiovisual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas . Explorando as estruturas de quadrinhos hipermídia para aprendizagem de geometria descritiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Quadrinhos Hipermídia na aprendizagem: a criação de objeto de aprendizagem lúdico para o ensino de geometria descritiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BIEGING, Patricia ; BUSARELLO, Raul Inácio . Práticas em iCinema: abordagens sobre a construção de roteiro ficcional interativo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; NUNES, Elton Vergara ; ULBRICHT, Vania Ribas ; VANZIN, T. . AUDIODESCRIÇÃO COMO TECNOLOGIA DE ACESSIBILIDADE PARA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS HIPERMIDIÁTICAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, V. R. . Navegando em Histórias em Quadrinhos Acessíveis para Surdos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas . Quadrinhos e Acessibilidade: histórias em quadrinhos hipermídia como alternativa na aprendizagem do aluno surdo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas . Ensino Quadro a Quadro: histórias em quadrinhos como narrativa de aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas . Objeto de Aprendizagem em História em Quadrinhos Hipermídia para Surdos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, Vania Ribas . Objeto de Aprendizagem: História em Quadrinhos Hipermídia Acessível sobre Geometria Descritiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; SILVA, Andreza Regina Lopes da ; SANTOS, Neri dos ; FIALHO, Francisco Antônio Pereira ; ULBRICHT, Vania Ribas ; SPANHOL, Fernando José . Representação Gráfica do Conhecimento: Análise de Histórias em Quadrinhos para EaD por Meio de Mapa Cognitivo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia . Da Televisão à Internet: audiência e participação na crossmedia da telenovela Malhação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NUNES, Elton Vergara ; BUSARELLO, Raul Inácio . A Audiodescrição Aplicada aos Quadrinhos: em busca da Educação Inclusiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, V. R. ; SOUZA, João Artur . Histórias em Quadrinhos e Educação Inclusiva: uma proposta para o aprendizado de indivíduos surdos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, V. R. ; SOUZA, João Artur . Não-linearidade em quadrinhos: uma proposta para modelo do domínio de ambientes de aprendizagem hipermidiáticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Aplicação da realidade virtual como recurso de aprendizagem em AVA: percepções na interface usuário-ambiente e narrativas hipermidiáticas.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Revolução cultural nos quadrinhos: desconstruindo as histórias em quadrinhos da contracultura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia ; ULBRICHT, V. R. . Narrativas interativas: imersão, participação e transformação no caso da nova tecnologia para games ?kinect?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BIEGING, Patricia ; BUSARELLO, Raul Inácio ; ULBRICHT, V. R. . Narrativas transmidiáticas: reflexões sobre subjetividades no produto cultural Hannah Montana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BIEGING, Patricia ; BUSARELLO, R. I. ; EYNG, L. M. ; ULBRICHT, V. R. . As estratégias em sala de aula: algumas discussões. São Paulo, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BIEGING, Patricia ; BUSARELLO, R. I. . Memórias e negociação de vida. São Paulo, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BIEGING, Patricia ; BUSARELLO, Raul Inácio . Experiências práticas de conhecimento frente às novas tecnologias. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia ; ULBRICHT, V. R. . Prefácio. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BIEGING, Patricia ; BUSARELLO, Raul Inácio . Prefácio. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Sucesso de Crítica!!! 2011 (Coluna para o Blog - Agência Criação).

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Pop art de Keith Haring. 2011 (Coluna para o Blog - Agência Criação).

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Um bate-papo sobre Branding? 2011 (Coluna para o Blog - Agência Criação).

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Uma Questão de Identidade. 2010 (Coluna para o Blog - Agência Criação).

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Uma boa ideia vale ouro (ou prata, bronze?). 2010 (Coluna para o Blog - Agência Criação).

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Making of ?Sonho? Badesc. 2010 (Coluna para o Blog - Agência Criação).

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Quadrinhos Quadro a Quadro! 2010 (Coluna para o Blog - Agência Criação).

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Comunicação, significado, mensagem e? hã?!?! O que ele disse??? 2010 (Coluna para o Blog - Agência Criação).

  • BUSARELLO, Raul Inácio . De uma folha de papel para a televisão. 2010 (Coluna para o Blog - Agência Criação).

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Mais propaganda para o Design! 2009 (Coluna para o Blog - Agência Criação).

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Importância da Gestão de Marca 2009 (Coluna para o Blog - Agência Criação).

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Não basta criar, tem que participar!!! ? I. 2009 (Coluna para o Blog - Agência Criação).

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Não basta criar, tem que participar!!! ? II. 2009 (Coluna para o Blog - Agência Criação).

  • BUSARELLO, Raul Inácio . Não basta criar, tem que participar!!! ? III. 2009 (Coluna para o Blog - Agência Criação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BUSARELLO, R. I. . Avaliador no Computer on the Beach 2016. 2016.

BUSARELLO, R. I. . Membro de Comitê Científico. 2016.

BUSARELLO, R. I. . Objeto de Aprendizagem em História em Quadrinhos Gamificada. 2015.

BUSARELLO, R. I. . Objeto de Aprendizagem em História em Quadrinhos Hipermídia. 2011.

BUSARELLO, Raul Inácio . Projeto gráfico de livro: Experiências de consumo contemporâneo. 2013.

BUSARELLO, Raul Inácio . Projeto gráfico de livro: Mídia e Educação. 2013.

BUSARELLO, Raul Inácio ; SOUSA, Fabiano Roberto ; SILVEIRA, Valdemir . Reflexões: curadoria e crítica. 2011.

BIEGING, Patricia ; BUSARELLO, Raul Inácio . Projeto gráfico para livro Populares e Perdedores. 2011.

VEIGA, Ana Maria ; BUSARELLO, Raul Inácio . Revisão gramatical do livro Populares e Perdedores. 2011.

BUSARELLO, Raul Inácio ; MURAKAMI, Osvaldo ; FILOMENO, Thiago . Campanha: Força Profissional, Bem-estar Social - CREA-SC. 2010.

BUSARELLO, Raul Inácio ; ALTARRIBA, Javier ; DOURADO, Antônio ; FILOMENO, Onor . Campanha Linhas Crédito Badesc. 2009.

BUSARELLO, Raul Inácio . Criação de novo layout para o site Ateliê da Aurora. 2009.

BUSARELLO, Raul Inácio ; DOURADO, Antônio ; FILOMENO, Onor ; ALTARRIBA, Javier . Campanha: Um projeto chamado futuro - Crea-SC. 2009.

BUSARELLO, Raul Inácio . Marca comemorativa 60 anos MASC. 2009.

BUSARELLO, Raul Inácio . Marca e Mascotes - Centro de Referência Ontológica Pediátrica. 2009.

BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia ; DANTAS, Wagner Saback . Projeto e criação do site do Pontão e Cultura da UFSC. 2009.

BUSARELLO, Raul Inácio ; DOURADO, Antônio ; FILOMENO, Onor ; ALTARRIBA, Javier . Criação de campanha para Procrer - Casan. 2008.

BUSARELLO, Raul Inácio ; ALTARRIBA, Javier ; DOURADO, Antônio ; FILOMENO, Onor . Criação de campanha para Unidavi. 2008.

BUSARELLO, Raul Inácio ; ALTARRIBA, Javier ; DOURADO, Antônio ; FILOMENO, Onor . Camapanha Crea-SC 50 anos. 2008.

BUSARELLO, Raul Inácio ; FILOMENO, Onor . Layout Site - Badesc. 2008.

BUSARELLO, Raul Inácio ; ALTARRIBA, Javier ; DOURADO, Antônio ; FILOMENO, Onor . Criação da campanha Gestão de Negócios do Surf - Univali. 2007.

BUSARELLO, Raul Inácio ; ALTARRIBA, Javier ; DOURADO, Antônio ; FILOMENO, Onor . Criação da campanha - Processo Seletivo Univali. 2007.

BUSARELLO, Raul Inácio ; DOURADO, Antônio ; FILOMENO, Onor . Criação de campanha para CAU - Colégio Aplicação Univali. 2007.

BUSARELLO, Raul Inácio ; CARDOSO, Cristina . Criação da campanha Balanço Geral - Record SC. 2006.

BUSARELLO, Raul Inácio ; CARDOSO, Cristina . Criação da campanha Transamérica Esportes. 2005.

BUSARELLO, Raul Inácio ; CARDOSO, Cristina . Criação da campanha da Transamérica FM. 2005.

BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia . Criação da campanha Programas TVCOM. 2005.

BUSARELLO, Raul Inácio . Criação de ilustração capa para Revista ACP n9. 2005.

BUSARELLO, Raul Inácio . Criação de ilustrações para AMHOR. 2004.

BUSARELLO, Raul Inácio . Criação de gibi - Não Faça Queimadas no. 2. 2004.

BUSARELLO, Raul Inácio . Criação de tiras mensais Dip&Dop para Revista ACP. 2004.

BUSARELLO, Raul Inácio . Criação de ilustraçao capa para Revista ACP n7. 2004.

BUSARELLO, Raul Inácio . Criação de gibi - Não Faça Queimadas. 2003.

BUSARELLO, Raul Inácio . Criação de estampas para Cativa. 2002.

BUSARELLO, Raul Inácio . Criação para projeto: Ferrovia Curitiba-Paranaguá. 2002.

BUSARELLO, R. I. ; LAPOLLI, M. ; FADEL, Luciane Maria . Objetos de Aprendizagem Acessíveis. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BUSARELLO, Raul Inácio . Publicitário catarinense, que atua em São Paulo, recebe prêmio Latinoamericano por criação de Objeto de Aprendizagem. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BUSARELLO, Raul Inácio . Doutorando da UFSC é premiado no Chile pela criação de objeto de aprendizagem. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BUSARELLO, Raul Inácio . Doutorando do PPGEGC é premiado no Chile pela criação de objeto de aprendizagem. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BUSARELLO, Raul Inácio . Sesi desenvolve curso de desenhos em quadrinhos em Itapetininga. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia . Publicitários catarinenses produzem curta metragem em Nova Iorque. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BUSARELLO, Raul Inácio . Raul Busarello com 'Blind Date'. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BUSARELLO, Raul Inácio . Mesa com Cineastas - XV Festival 5 Minutos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BUSARELLO, Raul Inácio . Publicitários catarinenses produzem curta metragem em Nova Iorque. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BUSARELLO, Raul Inácio . Publicitário Catarinense apresenta artigo sobre acessibilidade em Congresso Internacional de Comunicação. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

BUSARELLO, Raul Inácio ; VANZIN, T. ; ULBRICHT, V. R. ; DANDOLINI, G. A. ; ZANDOMENEGHI, A. L. A. O. . Publicitário Raul Busarello tem capítulos publicados em dois livros sobre mídias. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

BUSARELLO, Raul Inácio ; FILOMENO, Onor . Tour film. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

BUSARELLO, Raul Inácio ; FILOMENO, Onor . Tour Film. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

BUSARELLO, Raul Inácio . Raul Busarello vence concurso pela logomarca do MASC. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

BUSARELLO, Raul Inácio . Concursos para logomarcas da FCC e Masc. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

BUSARELLO, Raul Inácio . Concursos para logomarcas da FCC e Masc já tem os vencedores. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

BUSARELLO, Raul Inácio . Concursos para logomarcas da FCC e Masc já têm os vencedores. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MOREAU, Diego ; BUSARELLO, Raul Inácio ; SCHONHORST, Ismael Alberto ; MANFROI, Luciana ; VALENTE, Murilo . Trilha Sonora na publicidade, no cinema e na vida.. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia . WebDesing para Pimenta Cultural. 2012; Tema: WebDesign para Pimental Cultural - Empresa de projetos culturais. (Site).

BUSARELLO, R. I. . Gamificação como estratégia na criação de objetos de aprendizagem. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BUSARELLO, R. I. . Gamificação como estratégia na criação de objetos de aprendizagem. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BUSARELLO, R. I. . Mídia, experiência e interação: leituras críticas sobre a comunicação. 2017. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Comunicação e Infância: processos em perspectiva. 2017. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Protótipos funcionais de objetos de aprendizagem gamificados e acessíveis. 2017. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Novas narrativas para o ensino-aprendizagem. 2017. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Cultura imagética e consumo midiático. 2017. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Metodologia ativa na educação. 2017. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Horizontes midiáticos: aspectos da comunicação na era digital. 2016. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Gamification: princípios e estratégias. 2016. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Perspectivas na comunicação: audiovisual, publicidade e rede social. 2016. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Educação no plural: da sala de aula às tecnologias digitais. 2016. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Televisão e narrativas digitais: práticas culturais e de consumo na contemporaneidade. 2016. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Formação de professores e práticas educativas. 2016. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, Raul Inácio . AVA Inclusivo: recomendações para design instrucional na perspectiva da alteridade. 2015. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Victor Aquino entre ciência e ficção. 2015. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Autoconceito: a construção de um novo ethos para o consumidor de baixa renda. 2015. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Inovação em práticas e tecnologias para aprendizagem. 2015. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Hipermídia e interdisciplinaridade na geração de conhecimento. 2015. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Criatividade e Inovação na Educação. 2015. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Gestão do conhecimento na educação a distância: práticas para o sucesso. 2015. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Consumo: imaginário, estratégia e experiência. 2015. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Sobre educação e tecnologia: processos e aprendizagem. 2015. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Sobre educação e tecnologia: conceitos e aprendizagem. 2015. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, Raul Inácio . Ensino Quadro a Quadro: produção de histórias em quadrinhos hipermídia como objeto de aprendizagem. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BUSARELLO, R. I. . Conceitos e Práticas em Ambiente Virtual de Aprendizagem Inclusivo. 2014. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Olhares do sensível: experiências e dimensões estéticas em comunicação. 2014. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Práticas e geração de conhecimento frente às novas mídias. 2014. (projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, Raul Inácio . Culturas infantis do consumo: práticas e experiências contemporâneas. 2014. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Gamificação na Educação. 2014. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Interatividade nas TICs: abordagens sobre mídias digitais e aprendizagem. 2014. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Apreensões do cotidiano: por um olhar da comunicação. 2014. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, Raul Inácio . Ensino quadro a quadro: histórias em quadrinhos como narrativa de aprendizagem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BUSARELLO, Raul Inácio . Técnicas de Histórias em Quadrinhos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BIEGING, Patricia ; BUSARELLO, Raul Inácio . Experiências de consumo contemporâneo: pesquisas sobre mídia e convergência. 2013. (Avaliação e revisão de artigos para publicação em livro).

BUSARELLO, Raul Inácio . Experiências de consumo contemporâneo: pesquisas sobre mídia e convergência. 2013. (Capa de livro).

BUSARELLO, Raul Inácio . Mídia e Educação: novos olhares para a aprendizagem sem fronteiras. 2013. (Avaliação e revisão de artigos para publicação em livro).

BUSARELLO, Raul Inácio . Mídia e Educação: novos olhares para a aprendizagem sem fronteiras. 2013. (Capa de livro).

BUSARELLO, Raul Inácio . Mídia e Educação: novos olhares para a aprendizagem sem fronteiras. 2013. (Capa de livro).

BUSARELLO, R. I. . Contribuições da criatividade em diferentes áreas do conhecimento. 2013. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, R. I. . Tecnologia e novas mídias: ​ da educação às práticas culturais e de consumo. 2013. (Projeto Gráfico e Capa).

BUSARELLO, Raul Inácio . Oficina: HQ. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BUSARELLO, Raul Inácio . Oficina: Desenho do Corpo Humano. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia . Blind Date. 2012. (Curta Metragem).

BIEGING, Patricia ; BUSARELLO, Raul Inácio . Populares e Perdedores: crianças falam sobre os estereótipos da mídia. 2011. (Editoração/Livro).

BUSARELLO, Raul Inácio . Populares e Perdedores: crianças falam sobre os estereótipos da mídia. 2011. (Capa e ilustrações).

BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia ; Wagner Saback Dantas ; Yuri Gomes Cardenas . Reeditoração do site Ateliê da Aurora. 2010. (Editoração/Outra).

BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia ; Wagner Saback Dantas ; Yuri Gomes Cardenas . Editoração do Site NICA - Núcleo Infância, Comunicação e Arte. 2010. (Editoração/Outra).

BUSARELLO, R. I. ; BIEGING, Patricia . Roteiro Curta-Metragem Interativo - Títere. 2016. Outra.

BUSARELLO, R. I. . História em Quadrinhos para OA sobre Sólidos. 2015. Outra.

BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia . Blind Date. 2012. Filme.

BUSARELLO, R. I. . Roteiro - Blind Date. 2012. Outra.

BUSARELLO, R. I. ; BIEGING, Patricia . Roteiro curta-metragem Free Jazz. 2012. Outra.

BUSARELLO, R. I. . Marca e identidade visual Pimenta Cultural. 2012. Programação Visual.

BUSARELLO, R. I. . Histórias em Quadrinhos para OA sobre projeção cilíndrica ortogonal. 2011. Outra.

BUSARELLO, R. I. . Marca Comemorativa 60 anos MASC. 2009. Programação Visual.

BUSARELLO, Raul Inácio . Análise de capa do livro fictício "A História do Design: O design gráfico no mundo". 2007.

BUSARELLO, Raul Inácio ; Fernanda de Souza Scavém . Análise semiótica da embalagem da vodka Absolut. 2007.

BUSARELLO, Raul Inácio . O Estereótipo de Fagin - O Judeu. 2007.

BUSARELLO, Raul Inácio . A gestão de produção e processos gráficos.. 2007.

BUSARELLO, Raul Inácio . Conceituação de desing gráfico estratégico.. 2007.

BUSARELLO, Raul Inácio . Gestão do design como diferencial publicitário.. 2007.

BUSARELLO, Raul Inácio . Marketing X Cultura: Utilização da Cultura como Ferramenta Mercadológica. 2004 (Demais trabalhos relevantes) .

BUSARELLO, Raul Inácio ; BIEGING, Patricia ; LIMA, Raquel . A Ética na Propaganda veiculada na Revista Capricho. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

BUSARELLO, Raul Inácio . A Ilustração na Publicidade. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (9) . , Integrantes: Raul Inácio Busarello - Integrante / Tarcísio Vanzin - Integrante / Alice T. Cybis Pereira - Integrante / Marília Matos Gonçalves - Integrante / Douglas Kaminski - Integrante / Angela Rossane Benedetto Flores - Integrante / Vania Ribas Ulbricht - Coordenador / Luciane Maria Fadel - Integrante / Daniela Satomi Saito - Integrante / Carlos Henrique Berg - Integrante / Elisa Maria Pivetta - Integrante / Guilherme de Campos Martins - Integrante / Luís Henrique Lindner - Integrante / Paulo Roberto Alves de Almeida - Integrante / Rodrigo Souza Nascimento - Integrante / Urbano Arnildo Eitelwein Filho - Integrante / Viviane Helena Kuntz - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2013

    Educação inclusiva: ambiente web com objetos de aprendizagem para representação gráfica, Descrição: O objetivo central da pesquisa é a concepção e construção de um ambiente virtual acessível utilizando objetos de aprendizagem, com a proposta de servir como ferramenta de apoio ao trabalho do professor, notadamente para a realização de cursos em Ensino a Distância (EAD) respeitando os princípios da educação inclusiva. O conteúdo a ser trabalhado é o de representação gráfica, área do conhecimento imprescindível para o desenvolvimento da visualização espacial e que não é abordada no nível de ensino básico e muito superficialmente no nível médio. A adoção de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) se justifica com o incremento de EAD devido à interiorização da educação superior que ocorre largamente no Brasil. Estudos referentes à interface e teorias pedagógicas aplicadas a ambientes informatizados crescem, mas o que predomina é o ambiente virtual de aprendizagem voltado para públicos-alvo específicos. A concepção desta pesquisa é construir ambientes adaptativos que possam ser utilizados por um maior número de pessoas, incluindo-se deficientes auditivos e visuais. Daí a importância da apresentação de conteúdos sob a forma de objetos de aprendizagem, pois estes caracterizam-se por serem reutilizáveis, adaptáveis a diferentes plataformas e ambientes de ensino. Prevê-se acessibilidade com relação a estes e ao ambiente instrucional. Esta pesquisa aponta como principais resultados: a criação de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) acessível em Representação Gráfica;objetos de aprendizagem acessíveis na área em questão, disponibilizados em repositório; publicação de artigos em anais de congressos e revistas da área, curso a distância inclusivo na área de Representação Gráfica e o relatório final de pesquisa. As metas com relação à formação e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores estabelecem: a concepção e construção do Ambiente Web Acessível para Representação Gráfica, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Raul Inácio Busarello - Integrante / Tarcísio Vanzin - Coordenador / Vania Ribas Ulbricht - Integrante / Alice T. Cybis Pereira - Integrante / Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi - Integrante / Cláudia Regina Batista - Integrante / João Artur de Souza - Integrante / Gertrudes Dandolini - Integrante / Marília Abrahão Amaral - Integrante / Marília Matos Gonçalves - Integrante / Cláudia Scudelari de Macedo - Integrante / Douglas Kaminski - Integrante / Elton Vergara Nunes - Integrante / Mariana Lapolli - Integrante / Marta Cristina Goulart Braga - Integrante / Rafael Zanelato Ledo - Integrante / Rosane de Fátima Antunes Obregon - Integrante / Silvia Regina Pochmann de Quevedo - Integrante / Aline Mendes Vasco - Integrante / Angela Rossane Benedetto Flores - Integrante / Charles Cesconetto - Integrante / Elton Schneider - Integrante / Patrícia Aparecida Gabardo - Integrante / Lucas Ernesto Nery - Integrante / Ricardo Cecílio - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2013

    Educação inclusiva: ambiente web com objetos de aprendizagem para representação gráfica, Descrição: O objetivo central da pesquisa é a concepção e construção de um ambiente virtual acessível utilizando objetos de aprendizagem, com a proposta de servir como ferramenta de apoio ao trabalho do professor, notadamente para a realização de cursos em Ensino a Distância (EAD) respeitando os princípios da educação inclusiva. O conteúdo a ser trabalhado é o de representação gráfica, área do conhecimento imprescindível para o desenvolvimento da visualização espacial e que não é abordada no nível de ensino básico e muito superficialmente no nível médio. A adoção de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) se justifica com o incremento de EAD devido à interiorização da educação superior que ocorre largamente no Brasil. Estudos referentes à interface e teorias pedagógicas aplicadas a ambientes informatizados crescem, mas o que predomina é o ambiente virtual de aprendizagem voltado para públicos-alvo específicos. A concepção desta pesquisa é construir ambientes adaptativos que possam ser utilizados por um maior número de pessoas, incluindo-se deficientes auditivos e visuais. Daí a importância da apresentação de conteúdos sob a forma de objetos de aprendizagem, pois estes caracterizam-se por serem reutilizáveis, adaptáveis a diferentes plataformas e ambientes de ensino. Prevê-se acessibilidade com relação a estes e ao ambiente instrucional. Esta pesquisa aponta como principais resultados: a criação de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) acessível em Representação Gráfica;objetos de aprendizagem acessíveis na área em questão, disponibilizados em repositório; publicação de artigos em anais de congressos e revistas da área, curso a distância inclusivo na área de Representação Gráfica e o relatório final de pesquisa. As metas com relação à formação e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores estabelecem: a concepção e construção do Ambiente Web Acessível para Representação Gráfica, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Raul Inácio Busarello - Integrante / Tarcísio Vanzin - Coordenador / Vania Ribas Ulbricht - Integrante / Alice T. Cybis Pereira - Integrante / Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi - Integrante / Cláudia Regina Batista - Integrante / João Artur de Souza - Integrante / Gertrudes Dandolini - Integrante / Marília Abrahão Amaral - Integrante / Marília Matos Gonçalves - Integrante / Cláudia Scudelari de Macedo - Integrante / Douglas Kaminski - Integrante / Elton Vergara Nunes - Integrante / Mariana Lapolli - Integrante / Marta Cristina Goulart Braga - Integrante / Rafael Zanelato Ledo - Integrante / Rosane de Fátima Antunes Obregon - Integrante / Silvia Regina Pochmann de Quevedo - Integrante / Aline Mendes Vasco - Integrante / Angela Rossane Benedetto Flores - Integrante / Charles Cesconetto - Integrante / Elton Schneider - Integrante / Patrícia Aparecida Gabardo - Integrante / Lucas Ernesto Nery - Integrante / Ricardo Cecílio - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2013

    Educação inclusiva: ambiente web com objetos de aprendizagem para representação gráfica, Descrição: O objetivo central da pesquisa é a concepção e construção de um ambiente virtual acessível utilizando objetos de aprendizagem, com a proposta de servir como ferramenta de apoio ao trabalho do professor, notadamente para a realização de cursos em Ensino a Distância (EAD) respeitando os princípios da educação inclusiva. O conteúdo a ser trabalhado é o de representação gráfica, área do conhecimento imprescindível para o desenvolvimento da visualização espacial e que não é abordada no nível de ensino básico e muito superficialmente no nível médio. A adoção de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) se justifica com o incremento de EAD devido à interiorização da educação superior que ocorre largamente no Brasil. Estudos referentes à interface e teorias pedagógicas aplicadas a ambientes informatizados crescem, mas o que predomina é o ambiente virtual de aprendizagem voltado para públicos-alvo específicos. A concepção desta pesquisa é construir ambientes adaptativos que possam ser utilizados por um maior número de pessoas, incluindo-se deficientes auditivos e visuais. Daí a importância da apresentação de conteúdos sob a forma de objetos de aprendizagem, pois estes caracterizam-se por serem reutilizáveis, adaptáveis a diferentes plataformas e ambientes de ensino. Prevê-se acessibilidade com relação a estes e ao ambiente instrucional. Esta pesquisa aponta como principais resultados: a criação de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) acessível em Representação Gráfica;objetos de aprendizagem acessíveis na área em questão, disponibilizados em repositório; publicação de artigos em anais de congressos e revistas da área, curso a distância inclusivo na área de Representação Gráfica e o relatório final de pesquisa. As metas com relação à formação e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores estabelecem: a concepção e construção do Ambiente Web Acessível para Representação Gráfica, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Raul Inácio Busarello - Integrante / Tarcísio Vanzin - Coordenador / Vania Ribas Ulbricht - Integrante / Alice T. Cybis Pereira - Integrante / Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi - Integrante / Cláudia Regina Batista - Integrante / João Artur de Souza - Integrante / Gertrudes Dandolini - Integrante / Marília Abrahão Amaral - Integrante / Marília Matos Gonçalves - Integrante / Cláudia Scudelari de Macedo - Integrante / Douglas Kaminski - Integrante / Elton Vergara Nunes - Integrante / Mariana Lapolli - Integrante / Marta Cristina Goulart Braga - Integrante / Rafael Zanelato Ledo - Integrante / Rosane de Fátima Antunes Obregon - Integrante / Silvia Regina Pochmann de Quevedo - Integrante / Aline Mendes Vasco - Integrante / Angela Rossane Benedetto Flores - Integrante / Charles Cesconetto - Integrante / Elton Schneider - Integrante / Patrícia Aparecida Gabardo - Integrante / Lucas Ernesto Nery - Integrante / Ricardo Cecílio - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2013

    Educação inclusiva: ambiente web com objetos de aprendizagem para representação gráfica, Descrição: O objetivo central da pesquisa é a concepção e construção de um ambiente virtual acessível utilizando objetos de aprendizagem, com a proposta de servir como ferramenta de apoio ao trabalho do professor, notadamente para a realização de cursos em Ensino a Distância (EAD) respeitando os princípios da educação inclusiva. O conteúdo a ser trabalhado é o de representação gráfica, área do conhecimento imprescindível para o desenvolvimento da visualização espacial e que não é abordada no nível de ensino básico e muito superficialmente no nível médio. A adoção de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) se justifica com o incremento de EAD devido à interiorização da educação superior que ocorre largamente no Brasil. Estudos referentes à interface e teorias pedagógicas aplicadas a ambientes informatizados crescem, mas o que predomina é o ambiente virtual de aprendizagem voltado para públicos-alvo específicos. A concepção desta pesquisa é construir ambientes adaptativos que possam ser utilizados por um maior número de pessoas, incluindo-se deficientes auditivos e visuais. Daí a importância da apresentação de conteúdos sob a forma de objetos de aprendizagem, pois estes caracterizam-se por serem reutilizáveis, adaptáveis a diferentes plataformas e ambientes de ensino. Prevê-se acessibilidade com relação a estes e ao ambiente instrucional. Esta pesquisa aponta como principais resultados: a criação de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) acessível em Representação Gráfica;objetos de aprendizagem acessíveis na área em questão, disponibilizados em repositório; publicação de artigos em anais de congressos e revistas da área, curso a distância inclusivo na área de Representação Gráfica e o relatório final de pesquisa. As metas com relação à formação e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores estabelecem: a concepção e construção do Ambiente Web Acessível para Representação Gráfica, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Raul Inácio Busarello - Integrante / Tarcísio Vanzin - Coordenador / Vania Ribas Ulbricht - Integrante / Alice T. Cybis Pereira - Integrante / Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi - Integrante / Cláudia Regina Batista - Integrante / João Artur de Souza - Integrante / Gertrudes Dandolini - Integrante / Marília Abrahão Amaral - Integrante / Marília Matos Gonçalves - Integrante / Cláudia Scudelari de Macedo - Integrante / Douglas Kaminski - Integrante / Elton Vergara Nunes - Integrante / Mariana Lapolli - Integrante / Marta Cristina Goulart Braga - Integrante / Rafael Zanelato Ledo - Integrante / Rosane de Fátima Antunes Obregon - Integrante / Silvia Regina Pochmann de Quevedo - Integrante / Aline Mendes Vasco - Integrante / Angela Rossane Benedetto Flores - Integrante / Charles Cesconetto - Integrante / Elton Schneider - Integrante / Patrícia Aparecida Gabardo - Integrante / Lucas Ernesto Nery - Integrante / Ricardo Cecílio - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2013

    Educação inclusiva: ambiente web com objetos de aprendizagem para representação gráfica, Descrição: O objetivo central da pesquisa é a concepção e construção de um ambiente virtual acessível utilizando objetos de aprendizagem, com a proposta de servir como ferramenta de apoio ao trabalho do professor, notadamente para a realização de cursos em Ensino a Distância (EAD) respeitando os princípios da educação inclusiva. O conteúdo a ser trabalhado é o de representação gráfica, área do conhecimento imprescindível para o desenvolvimento da visualização espacial e que não é abordada no nível de ensino básico e muito superficialmente no nível médio. A adoção de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) se justifica com o incremento de EAD devido à interiorização da educação superior que ocorre largamente no Brasil. Estudos referentes à interface e teorias pedagógicas aplicadas a ambientes informatizados crescem, mas o que predomina é o ambiente virtual de aprendizagem voltado para públicos-alvo específicos. A concepção desta pesquisa é construir ambientes adaptativos que possam ser utilizados por um maior número de pessoas, incluindo-se deficientes auditivos e visuais. Daí a importância da apresentação de conteúdos sob a forma de objetos de aprendizagem, pois estes caracterizam-se por serem reutilizáveis, adaptáveis a diferentes plataformas e ambientes de ensino. Prevê-se acessibilidade com relação a estes e ao ambiente instrucional. Esta pesquisa aponta como principais resultados: a criação de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) acessível em Representação Gráfica;objetos de aprendizagem acessíveis na área em questão, disponibilizados em repositório; publicação de artigos em anais de congressos e revistas da área, curso a distância inclusivo na área de Representação Gráfica e o relatório final de pesquisa. As metas com relação à formação e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores estabelecem: a concepção e construção do Ambiente Web Acessível para Representação Gráfica, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Raul Inácio Busarello - Integrante / Tarcísio Vanzin - Coordenador / Vania Ribas Ulbricht - Integrante / Alice T. Cybis Pereira - Integrante / Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi - Integrante / Cláudia Regina Batista - Integrante / João Artur de Souza - Integrante / Gertrudes Dandolini - Integrante / Marília Abrahão Amaral - Integrante / Marília Matos Gonçalves - Integrante / Cláudia Scudelari de Macedo - Integrante / Douglas Kaminski - Integrante / Elton Vergara Nunes - Integrante / Mariana Lapolli - Integrante / Marta Cristina Goulart Braga - Integrante / Rafael Zanelato Ledo - Integrante / Rosane de Fátima Antunes Obregon - Integrante / Silvia Regina Pochmann de Quevedo - Integrante / Aline Mendes Vasco - Integrante / Angela Rossane Benedetto Flores - Integrante / Charles Cesconetto - Integrante / Elton Schneider - Integrante / Patrícia Aparecida Gabardo - Integrante / Lucas Ernesto Nery - Integrante / Ricardo Cecílio - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2013

    Educação inclusiva: ambiente web com objetos de aprendizagem para representação gráfica, Descrição: O objetivo central da pesquisa é a concepção e construção de um ambiente virtual acessível utilizando objetos de aprendizagem, com a proposta de servir como ferramenta de apoio ao trabalho do professor, notadamente para a realização de cursos em Ensino a Distância (EAD) respeitando os princípios da educação inclusiva. O conteúdo a ser trabalhado é o de representação gráfica, área do conhecimento imprescindível para o desenvolvimento da visualização espacial e que não é abordada no nível de ensino básico e muito superficialmente no nível médio. A adoção de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) se justifica com o incremento de EAD devido à interiorização da educação superior que ocorre largamente no Brasil. Estudos referentes à interface e teorias pedagógicas aplicadas a ambientes informatizados crescem, mas o que predomina é o ambiente virtual de aprendizagem voltado para públicos-alvo específicos. A concepção desta pesquisa é construir ambientes adaptativos que possam ser utilizados por um maior número de pessoas, incluindo-se deficientes auditivos e visuais. Daí a importância da apresentação de conteúdos sob a forma de objetos de aprendizagem, pois estes caracterizam-se por serem reutilizáveis, adaptáveis a diferentes plataformas e ambientes de ensino. Prevê-se acessibilidade com relação a estes e ao ambiente instrucional. Esta pesquisa aponta como principais resultados: a criação de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) acessível em Representação Gráfica;objetos de aprendizagem acessíveis na área em questão, disponibilizados em repositório; publicação de artigos em anais de congressos e revistas da área, curso a distância inclusivo na área de Representação Gráfica e o relatório final de pesquisa. As metas com relação à formação e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores estabelecem: a concepção e construção do Ambiente Web Acessível para Representação Gráfica, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Raul Inácio Busarello - Integrante / Tarcísio Vanzin - Coordenador / Vania Ribas Ulbricht - Integrante / Alice T. Cybis Pereira - Integrante / Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi - Integrante / Cláudia Regina Batista - Integrante / João Artur de Souza - Integrante / Gertrudes Dandolini - Integrante / Marília Abrahão Amaral - Integrante / Marília Matos Gonçalves - Integrante / Cláudia Scudelari de Macedo - Integrante / Douglas Kaminski - Integrante / Elton Vergara Nunes - Integrante / Mariana Lapolli - Integrante / Marta Cristina Goulart Braga - Integrante / Rafael Zanelato Ledo - Integrante / Rosane de Fátima Antunes Obregon - Integrante / Silvia Regina Pochmann de Quevedo - Integrante / Aline Mendes Vasco - Integrante / Angela Rossane Benedetto Flores - Integrante / Charles Cesconetto - Integrante / Elton Schneider - Integrante / Patrícia Aparecida Gabardo - Integrante / Lucas Ernesto Nery - Integrante / Ricardo Cecílio - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2013

    Educação inclusiva: ambiente web com objetos de aprendizagem para representação gráfica, Descrição: O objetivo central da pesquisa é a concepção e construção de um ambiente virtual acessível utilizando objetos de aprendizagem, com a proposta de servir como ferramenta de apoio ao trabalho do professor, notadamente para a realização de cursos em Ensino a Distância (EAD) respeitando os princípios da educação inclusiva. O conteúdo a ser trabalhado é o de representação gráfica, área do conhecimento imprescindível para o desenvolvimento da visualização espacial e que não é abordada no nível de ensino básico e muito superficialmente no nível médio. A adoção de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) se justifica com o incremento de EAD devido à interiorização da educação superior que ocorre largamente no Brasil. Estudos referentes à interface e teorias pedagógicas aplicadas a ambientes informatizados crescem, mas o que predomina é o ambiente virtual de aprendizagem voltado para públicos-alvo específicos. A concepção desta pesquisa é construir ambientes adaptativos que possam ser utilizados por um maior número de pessoas, incluindo-se deficientes auditivos e visuais. Daí a importância da apresentação de conteúdos sob a forma de objetos de aprendizagem, pois estes caracterizam-se por serem reutilizáveis, adaptáveis a diferentes plataformas e ambientes de ensino. Prevê-se acessibilidade com relação a estes e ao ambiente instrucional. Esta pesquisa aponta como principais resultados: a criação de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) acessível em Representação Gráfica;objetos de aprendizagem acessíveis na área em questão, disponibilizados em repositório; publicação de artigos em anais de congressos e revistas da área, curso a distância inclusivo na área de Representação Gráfica e o relatório final de pesquisa. As metas com relação à formação e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores estabelecem: a concepção e construção do Ambiente Web Acessível para Representação Gráfica, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Raul Inácio Busarello - Integrante / Tarcísio Vanzin - Coordenador / Vania Ribas Ulbricht - Integrante / Alice T. Cybis Pereira - Integrante / Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi - Integrante / Cláudia Regina Batista - Integrante / João Artur de Souza - Integrante / Gertrudes Dandolini - Integrante / Marília Abrahão Amaral - Integrante / Marília Matos Gonçalves - Integrante / Cláudia Scudelari de Macedo - Integrante / Douglas Kaminski - Integrante / Elton Vergara Nunes - Integrante / Mariana Lapolli - Integrante / Marta Cristina Goulart Braga - Integrante / Rafael Zanelato Ledo - Integrante / Rosane de Fátima Antunes Obregon - Integrante / Silvia Regina Pochmann de Quevedo - Integrante / Aline Mendes Vasco - Integrante / Angela Rossane Benedetto Flores - Integrante / Charles Cesconetto - Integrante / Elton Schneider - Integrante / Patrícia Aparecida Gabardo - Integrante / Lucas Ernesto Nery - Integrante / Ricardo Cecílio - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2013

    Educação inclusiva: ambiente web com objetos de aprendizagem para representação gráfica, Descrição: O objetivo central da pesquisa é a concepção e construção de um ambiente virtual acessível utilizando objetos de aprendizagem, com a proposta de servir como ferramenta de apoio ao trabalho do professor, notadamente para a realização de cursos em Ensino a Distância (EAD) respeitando os princípios da educação inclusiva. O conteúdo a ser trabalhado é o de representação gráfica, área do conhecimento imprescindível para o desenvolvimento da visualização espacial e que não é abordada no nível de ensino básico e muito superficialmente no nível médio. A adoção de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) se justifica com o incremento de EAD devido à interiorização da educação superior que ocorre largamente no Brasil. Estudos referentes à interface e teorias pedagógicas aplicadas a ambientes informatizados crescem, mas o que predomina é o ambiente virtual de aprendizagem voltado para públicos-alvo específicos. A concepção desta pesquisa é construir ambientes adaptativos que possam ser utilizados por um maior número de pessoas, incluindo-se deficientes auditivos e visuais. Daí a importância da apresentação de conteúdos sob a forma de objetos de aprendizagem, pois estes caracterizam-se por serem reutilizáveis, adaptáveis a diferentes plataformas e ambientes de ensino. Prevê-se acessibilidade com relação a estes e ao ambiente instrucional. Esta pesquisa aponta como principais resultados: a criação de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) acessível em Representação Gráfica;objetos de aprendizagem acessíveis na área em questão, disponibilizados em repositório; publicação de artigos em anais de congressos e revistas da área, curso a distância inclusivo na área de Representação Gráfica e o relatório final de pesquisa. As metas com relação à formação e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores estabelecem: a concepção e construção do Ambiente Web Acessível para Representação Gráfica, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Raul Inácio Busarello - Integrante / Tarcísio Vanzin - Coordenador / Vania Ribas Ulbricht - Integrante / Alice T. Cybis Pereira - Integrante / Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi - Integrante / Cláudia Regina Batista - Integrante / João Artur de Souza - Integrante / Gertrudes Dandolini - Integrante / Marília Abrahão Amaral - Integrante / Marília Matos Gonçalves - Integrante / Cláudia Scudelari de Macedo - Integrante / Douglas Kaminski - Integrante / Elton Vergara Nunes - Integrante / Mariana Lapolli - Integrante / Marta Cristina Goulart Braga - Integrante / Rafael Zanelato Ledo - Integrante / Rosane de Fátima Antunes Obregon - Integrante / Silvia Regina Pochmann de Quevedo - Integrante / Aline Mendes Vasco - Integrante / Angela Rossane Benedetto Flores - Integrante / Charles Cesconetto - Integrante / Elton Schneider - Integrante / Patrícia Aparecida Gabardo - Integrante / Lucas Ernesto Nery - Integrante / Ricardo Cecílio - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2013

    Educação inclusiva: ambiente web com objetos de aprendizagem para representação gráfica, Descrição: O objetivo central da pesquisa é a concepção e construção de um ambiente virtual acessível utilizando objetos de aprendizagem, com a proposta de servir como ferramenta de apoio ao trabalho do professor, notadamente para a realização de cursos em Ensino a Distância (EAD) respeitando os princípios da educação inclusiva. O conteúdo a ser trabalhado é o de representação gráfica, área do conhecimento imprescindível para o desenvolvimento da visualização espacial e que não é abordada no nível de ensino básico e muito superficialmente no nível médio. A adoção de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) se justifica com o incremento de EAD devido à interiorização da educação superior que ocorre largamente no Brasil. Estudos referentes à interface e teorias pedagógicas aplicadas a ambientes informatizados crescem, mas o que predomina é o ambiente virtual de aprendizagem voltado para públicos-alvo específicos. A concepção desta pesquisa é construir ambientes adaptativos que possam ser utilizados por um maior número de pessoas, incluindo-se deficientes auditivos e visuais. Daí a importância da apresentação de conteúdos sob a forma de objetos de aprendizagem, pois estes caracterizam-se por serem reutilizáveis, adaptáveis a diferentes plataformas e ambientes de ensino. Prevê-se acessibilidade com relação a estes e ao ambiente instrucional. Esta pesquisa aponta como principais resultados: a criação de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) acessível em Representação Gráfica;objetos de aprendizagem acessíveis na área em questão, disponibilizados em repositório; publicação de artigos em anais de congressos e revistas da área, curso a distância inclusivo na área de Representação Gráfica e o relatório final de pesquisa. As metas com relação à formação e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores estabelecem: a concepção e construção do Ambiente Web Acessível para Representação Gráfica, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Raul Inácio Busarello - Integrante / Tarcísio Vanzin - Coordenador / Vania Ribas Ulbricht - Integrante / Alice T. Cybis Pereira - Integrante / Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi - Integrante / Cláudia Regina Batista - Integrante / João Artur de Souza - Integrante / Gertrudes Dandolini - Integrante / Marília Abrahão Amaral - Integrante / Marília Matos Gonçalves - Integrante / Cláudia Scudelari de Macedo - Integrante / Douglas Kaminski - Integrante / Elton Vergara Nunes - Integrante / Mariana Lapolli - Integrante / Marta Cristina Goulart Braga - Integrante / Rafael Zanelato Ledo - Integrante / Rosane de Fátima Antunes Obregon - Integrante / Silvia Regina Pochmann de Quevedo - Integrante / Aline Mendes Vasco - Integrante / Angela Rossane Benedetto Flores - Integrante / Charles Cesconetto - Integrante / Elton Schneider - Integrante / Patrícia Aparecida Gabardo - Integrante / Lucas Ernesto Nery - Integrante / Ricardo Cecílio - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2013

    Educação inclusiva: ambiente web com objetos de aprendizagem para representação gráfica, Descrição: O objetivo central da pesquisa é a concepção e construção de um ambiente virtual acessível utilizando objetos de aprendizagem, com a proposta de servir como ferramenta de apoio ao trabalho do professor, notadamente para a realização de cursos em Ensino a Distância (EAD) respeitando os princípios da educação inclusiva. O conteúdo a ser trabalhado é o de representação gráfica, área do conhecimento imprescindível para o desenvolvimento da visualização espacial e que não é abordada no nível de ensino básico e muito superficialmente no nível médio. A adoção de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) se justifica com o incremento de EAD devido à interiorização da educação superior que ocorre largamente no Brasil. Estudos referentes à interface e teorias pedagógicas aplicadas a ambientes informatizados crescem, mas o que predomina é o ambiente virtual de aprendizagem voltado para públicos-alvo específicos. A concepção desta pesquisa é construir ambientes adaptativos que possam ser utilizados por um maior número de pessoas, incluindo-se deficientes auditivos e visuais. Daí a importância da apresentação de conteúdos sob a forma de objetos de aprendizagem, pois estes caracterizam-se por serem reutilizáveis, adaptáveis a diferentes plataformas e ambientes de ensino. Prevê-se acessibilidade com relação a estes e ao ambiente instrucional. Esta pesquisa aponta como principais resultados: a criação de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) acessível em Representação Gráfica;objetos de aprendizagem acessíveis na área em questão, disponibilizados em repositório; publicação de artigos em anais de congressos e revistas da área, curso a distância inclusivo na área de Representação Gráfica e o relatório final de pesquisa. As metas com relação à formação e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores estabelecem: a concepção e construção do Ambiente Web Acessível para Representação Gráfica, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Raul Inácio Busarello - Integrante / Tarcísio Vanzin - Coordenador / Vania Ribas Ulbricht - Integrante / Alice T. Cybis Pereira - Integrante / Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi - Integrante / Cláudia Regina Batista - Integrante / João Artur de Souza - Integrante / Gertrudes Dandolini - Integrante / Marília Abrahão Amaral - Integrante / Marília Matos Gonçalves - Integrante / Cláudia Scudelari de Macedo - Integrante / Douglas Kaminski - Integrante / Elton Vergara Nunes - Integrante / Mariana Lapolli - Integrante / Marta Cristina Goulart Braga - Integrante / Rafael Zanelato Ledo - Integrante / Rosane de Fátima Antunes Obregon - Integrante / Silvia Regina Pochmann de Quevedo - Integrante / Aline Mendes Vasco - Integrante / Angela Rossane Benedetto Flores - Integrante / Charles Cesconetto - Integrante / Elton Schneider - Integrante / Patrícia Aparecida Gabardo - Integrante / Lucas Ernesto Nery - Integrante / Ricardo Cecílio - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2013

    Educação inclusiva: ambiente web com objetos de aprendizagem para representação gráfica, Descrição: O objetivo central da pesquisa é a concepção e construção de um ambiente virtual acessível utilizando objetos de aprendizagem, com a proposta de servir como ferramenta de apoio ao trabalho do professor, notadamente para a realização de cursos em Ensino a Distância (EAD) respeitando os princípios da educação inclusiva. O conteúdo a ser trabalhado é o de representação gráfica, área do conhecimento imprescindível para o desenvolvimento da visualização espacial e que não é abordada no nível de ensino básico e muito superficialmente no nível médio. A adoção de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) se justifica com o incremento de EAD devido à interiorização da educação superior que ocorre largamente no Brasil. Estudos referentes à interface e teorias pedagógicas aplicadas a ambientes informatizados crescem, mas o que predomina é o ambiente virtual de aprendizagem voltado para públicos-alvo específicos. A concepção desta pesquisa é construir ambientes adaptativos que possam ser utilizados por um maior número de pessoas, incluindo-se deficientes auditivos e visuais. Daí a importância da apresentação de conteúdos sob a forma de objetos de aprendizagem, pois estes caracterizam-se por serem reutilizáveis, adaptáveis a diferentes plataformas e ambientes de ensino. Prevê-se acessibilidade com relação a estes e ao ambiente instrucional. Esta pesquisa aponta como principais resultados: a criação de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) acessível em Representação Gráfica;objetos de aprendizagem acessíveis na área em questão, disponibilizados em repositório; publicação de artigos em anais de congressos e revistas da área, curso a distância inclusivo na área de Representação Gráfica e o relatório final de pesquisa. As metas com relação à formação e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores estabelecem: a concepção e construção do Ambiente Web Acessível para Representação Gráfica, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Raul Inácio Busarello - Integrante / Tarcísio Vanzin - Coordenador / Vania Ribas Ulbricht - Integrante / Alice T. Cybis Pereira - Integrante / Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi - Integrante / Cláudia Regina Batista - Integrante / João Artur de Souza - Integrante / Gertrudes Dandolini - Integrante / Marília Abrahão Amaral - Integrante / Marília Matos Gonçalves - Integrante / Cláudia Scudelari de Macedo - Integrante / Douglas Kaminski - Integrante / Elton Vergara Nunes - Integrante / Mariana Lapolli - Integrante / Marta Cristina Goulart Braga - Integrante / Rafael Zanelato Ledo - Integrante / Rosane de Fátima Antunes Obregon - Integrante / Silvia Regina Pochmann de Quevedo - Integrante / Aline Mendes Vasco - Integrante / Angela Rossane Benedetto Flores - Integrante / Charles Cesconetto - Integrante / Elton Schneider - Integrante / Patrícia Aparecida Gabardo - Integrante / Lucas Ernesto Nery - Integrante / Ricardo Cecílio - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2013

    Educação inclusiva: ambiente web com objetos de aprendizagem para representação gráfica, Descrição: O objetivo central da pesquisa é a concepção e construção de um ambiente virtual acessível utilizando objetos de aprendizagem, com a proposta de servir como ferramenta de apoio ao trabalho do professor, notadamente para a realização de cursos em Ensino a Distância (EAD) respeitando os princípios da educação inclusiva. O conteúdo a ser trabalhado é o de representação gráfica, área do conhecimento imprescindível para o desenvolvimento da visualização espacial e que não é abordada no nível de ensino básico e muito superficialmente no nível médio. A adoção de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) se justifica com o incremento de EAD devido à interiorização da educação superior que ocorre largamente no Brasil. Estudos referentes à interface e teorias pedagógicas aplicadas a ambientes informatizados crescem, mas o que predomina é o ambiente virtual de aprendizagem voltado para públicos-alvo específicos. A concepção desta pesquisa é construir ambientes adaptativos que possam ser utilizados por um maior número de pessoas, incluindo-se deficientes auditivos e visuais. Daí a importância da apresentação de conteúdos sob a forma de objetos de aprendizagem, pois estes caracterizam-se por serem reutilizáveis, adaptáveis a diferentes plataformas e ambientes de ensino. Prevê-se acessibilidade com relação a estes e ao ambiente instrucional. Esta pesquisa aponta como principais resultados: a criação de um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) acessível em Representação Gráfica;objetos de aprendizagem acessíveis na área em questão, disponibilizados em repositório; publicação de artigos em anais de congressos e revistas da área, curso a distância inclusivo na área de Representação Gráfica e o relatório final de pesquisa. As metas com relação à formação e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores estabelecem: a concepção e construção do Ambiente Web Acessível para Representação Gráfica, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Raul Inácio Busarello - Integrante / Tarcísio Vanzin - Coordenador / Vania Ribas Ulbricht - Integrante / Alice T. Cybis Pereira - Integrante / Ana Lucia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi - Integrante / Cláudia Regina Batista - Integrante / João Artur de Souza - Integrante / Gertrudes Dandolini - Integrante / Marília Abrahão Amaral - Integrante / Marília Matos Gonçalves - Integrante / Cláudia Scudelari de Macedo - Integrante / Douglas Kaminski - Integrante / Elton Vergara Nunes - Integrante / Mariana Lapolli - Integrante / Marta Cristina Goulart Braga - Integrante / Rafael Zanelato Ledo - Integrante / Rosane de Fátima Antunes Obregon - Integrante / Silvia Regina Pochmann de Quevedo - Integrante / Aline Mendes Vasco - Integrante / Angela Rossane Benedetto Flores - Integrante / Charles Cesconetto - Integrante / Elton Schneider - Integrante / Patrícia Aparecida Gabardo - Integrante / Lucas Ernesto Nery - Integrante / Ricardo Cecílio - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Prêmio Mérito Discente, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC.

2014

Finalista ao Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional - Produção de conhecimento acadêmico - Mestrado, Ministério da Integração Nacional - MI e Secretaria de Desenvolvimento Regional - SDR.

2013

Finalista Concurso Objeto de Aprendizagem, Oitava Conferência Latinoamericana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem - LACLO.

2013

Curta-metragem "Blind Date" exibido em Mostra de Cinema, Mostra Cinema Conquista - Vitória da Conquista - BA.

2013

Concurso de Objeto de Aprendizagem, Conferência Latinoamericana de Objetos e Tecnologia de Aprendizagem - LACLO.

2012

Filme "Blind Date" selecionado para a Mostra Competitiva XV Festival 5 Minutos, DIMAS - Diretoria de Audiovisual da Bahia.

2012

Filme "Blind Date" selecionado para a Mostra Competitiva do Festival Internacional de Cortometrajes Vagón 2012, FIC/Vagón 2012 - Ciudad Juárez. México, FIC/Vagón.

2012

Filme "Blind Date" selecionado para a Mostra de Vídeos Catarinenses Catavídeo, Funcine - SC.

2009

Concurso de Logomarca Comemorativa MASC 60 Anos, Fundação Catarinense de Cultura.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor da Disciplina de Acessibilidade, Usabilidade e Ergonomia do Curso de Pós-Graduação Lato Sensus Design Digital e Novas Mídias.

    Atividades

    • 04/2015

      Ensino, Direção de Arte em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Criatividade e Criação

    • 04/2015

      Ensino, Direção de Arte em Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Criatividade e Criação

    • 10/2014

      Ensino, Design Digital e Novas Mídias, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Acessibilidade, Usabilidade e Ergonomia

  • 2016 - Atual

    Universidade Anhembi Morumbi

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Colegiado, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Colegiado do Curso Superior de Tecnologia Multimídia: Design de Animação

  • 2016 - Atual

    Universidade Anhembi Morumbi

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro NDE, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Núcleo Desenvolvimento Estruturante do Curso de Gradução em Design Gráfico com ênfase em Tipografia.

  • 2012 - Atual

    Universidade Anhembi Morumbi

    Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Professor da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda.

    Atividades

    • 02/2016

      Ensino, Ilustração, infografia e motion graphics, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Design de Informação

    • 08/2015

      Ensino, Tec. Produção Multimídia - Design de Animação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direção de Arte

    • 02/2015

      Ensino, Design Digital, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LABORATORIO DE CINEMA E TVI

    • 08/2014

      Ensino, Design de Games, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Interdisciplinar Design de Animação, Desenho

    • 08/2014

      Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Design de Informação e Infografia

    • 02/2014

      Ensino, Tec. Produção Multimídia - Design de Animação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Curta Metragem em Animação, Linguagem dos Meios Audiovisuais, Roteiro e Storyboard

    • 10/2012

      Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ergonomia e Usabilidade

    • 02/2012

      Ensino, Produção Multimídia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Roteiro e Storyboard

    • 02/2015 - 12/2015

      Ensino, Design Digital, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ergonomia

    • 02/2015 - 07/2015

      Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Design de Sinalização, Design Editorial - Impresso

    • 02/2014 - 07/2014

      Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ergonomia, Linguagem Visual

    • 02/2014 - 07/2014

      Ensino, Design Digital, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem Visual, Meios Audiovisuais e Novas Tecnologias

    • 02/2014 - 07/2014

      Ensino, Design de Games, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cinema, Vídeo e Novas Mídias

    • 02/2014 - 07/2014

      Ensino, Fotografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Criação em Vídeo

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Design de Identidade Visual, Ergonomia, Trabalho de Conclusão de Curso Produção em Design Gráfico, Projeto Interdisciplinar - Design e Cultura

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Tec. Produção Multimídia - Design de Animação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Experimental em Animação

    • 08/2012 - 12/2013

      Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Design de Embalagem

    • 02/2013 - 07/2013

      Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ilustração Digital, Pesquisa e Projeto Transdisciplinar

    • 10/2012 - 01/2013

      Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Design de Sinalização

    • 10/2012 - 01/2013

      Ensino, Design de Games, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ergonomia e Usabilidade

  • 2012 - Atual

    Pimenta Comunicação e Projetos Culturais

    Vínculo: Empresário, Enquadramento Funcional: Diretor de Criação

    Outras informações:
    A Pimenta Cultural é especializada na criação, desenvolvimento e execução de Projetos nas áreas de Comunicação e Cultura. Presta consultoria na elaboração, na adequação e na gestão de projetos voltados ao cinema, à música, à dança, ao teatro, à literatura e às artes visuais, com foco em Leis de Incentivos Fiscais, Editais e Prêmios. Trabalha também com criação e direção cinematográfica e audiovisual, com edição de livros, com pré-produção, produção e pós-produção de projetos e eventos culturais e corporativos. www.pimentacultural.com

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 8

  • 2009 - 2011

    Universidade do Vale do Itajaí

    Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Docente na área de Publicidade e Design Gráf., Carga horária: 8

    Atividades

    • 07/2011 - 12/2011

      Ensino, Design de Interiores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Plástica e Métodos Visuais

    • 07/2011 - 12/2011

      Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Plástica e Métodos Visuais

    • 07/2010 - 12/2011

      Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ilustração

    • 07/2009 - 07/2011

      Ensino, Produção Publicitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Computação Gráfica

  • 2006 - 2011

    Criação Desing da Comunicação

    Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 09/2006 - 04/2011

      Serviços técnicos especializados , Criação Desing da Comunicação, .,Serviço realizado, Direção de Arte; Coordenador de Criação.

  • 2009 - 2010

    Fundação Estácio de Sá

    Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Docente na área de Produção Gráfica, Carga horária: 4

    Atividades

    • 02/2009 - 02/2010

      Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção Gráfica

  • 2005 - 2006

    Industria Gráfica e Editora Flores Ltda Me

    Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 10/2005 - 09/2006

      Serviços técnicos especializados , Industria Gráfica e Editora Flores Ltda Me, .,Serviço realizado, Diretor de Arte.

  • 2002 - 2005

    Asia Importanção e Comércio Exterior Ltda

    Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Assessor de Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2002 - 04/2005

      Serviços técnicos especializados , Asia Importanção e Comércio Exterior Ltda, .,Serviço realizado, Assessor de Marketing.

  • 2000 - 2001

    Benner Serviços Ltda

    Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação e Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 05/2000 - 03/2001

      Serviços técnicos especializados , Benner Serviços Ltda, .,Serviço realizado, Assessor de Comunicação e Marketing.

  • 1996 - 2000

    Fácil Informática Ltda

    Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Atendente Técnico Júnior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/1996 - 03/2000

      Serviços técnicos especializados , Fácil Informática Ltda, .,Serviço realizado, Atendente técnico.

  • 2017 - Atual

    FAM CENTRO UNIVERSITARIO

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professor dos Cursos: Design Gráfico Audiovisual Design de Jogos

    Atividades

    • 07/2017

      Ensino, Design de Jogos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Artes e Ilustração Digital

    • 06/2017

      Ensino, Design de Jogos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Computação Gráfica e Inteligência Artificial

    • 02/2017

      Ensino, Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Concepção e Planejamento em Áudio e Vídeo

    • 02/2017

      Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Unidade Edição e Produção para Impressos e Web