Marília de Lima Marques

JORNALISTA graduada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atuou como assessora de comunicação durante as Eleições 2014. Colabora para o site da Academia de Letras da Bahia. Esteve em MOBILIDADE ACADÊMICA pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em PORTUGAL (2011 - 2012). Foi repórter estagiária da Rádio Educadora FM (107.5). Já atuou como estagiária numa empresa de rádio (RBA) em Portugal (2012).Foi assessora da ONG Casa de Barro em Cachoeira- Ba (2012) e repórter estagiária do Portal de notícias Recôncavo Online. Participou do grupo de pesquisa de Jornalismo Literário e Audiovisual (2010), como também foi bolsista do projeto de extensão, PLUG! (2009-2010), que propõe a disseminação de softwares livres em escolas públicas da cidade de Cachoeira - Ba. Foi integrante voluntária do grupo de extensão Expresso Recôncavo (TV universitária da UFRB). Assumiu em 2009-2010 a coordenadoria de finanças do Centro Acadêmico de Jornalismo (CAJ) da universidade. Interessa-se por abrangentes áreas da Comunicação e de Empreendedorismo.

Informações coletadas do Lattes em 23/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em jornalismo

2009 - 2013

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Mattos

Formação complementar

2009 - 0000

Extensão universitária em Programa de Disseminação de Software Livre (PDSL). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2011 - 2012

Extensão universitária em Comunicação. , Instituto Politécnico de Bragança.

2011 - 2012

Extensão universitária em Francês I. , Instituto Politécnico de Bragança.

2011 - 2012

Extensão universitária em Alemão II. , Instituto Politécnico de Bragança.

2011 - 2012

Marketing do Desporto. , Instituto Politécnico de Bragança.

2011 - 2011

Extensão universitária em Fotografia e Vídeo. , Instituto Politécnico de Bragança.

2011 - 2011

Extensão universitária em Ciência política. , Instituto Politécnico de Bragança.

2011 - 2011

Extensão universitária em Teoria das Relações Internacionais. , Instituto Politécnico de Bragança.

2011 - 2011

Extensão universitária em Princípios Gerais de Economia. , Instituto Politécnico de Bragança.

2011 - 2011

Extensão universitária em Empreendedorismo. , Instituto Politécnico de Bragança.

2011 - 2011

Extensão universitária em Psicossociologia das Organizações. , Instituto Politécnico de Bragança.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Assessoria.

Participação em eventos

VIII Taller Internacional de Pedagogía de la Educación. Identidade de autoria e abordagens à escrita: percepção dos alunos do Ensino Superior em mobilidade internacional. 2012. (Congresso).

Fórum Resvistas ano 200. 2012. (Outra).

Seminário Internacional: Áfricas: identidades, diversidade e desafios para cooperação. 2011. (Seminário).

TendArmada: a arte em campus. 2011. (Oficina).

Encontro das Universidades de Língua Portuguesa. 2011. (Encontro).

1ª feira Ibérica de Sustentabilidade urbana. 2011. (Outra).

XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Questões éticas, entretenimento e jornalismo no Fantástico. 2010. (Congresso).

I Seminário de Estudos da Mídia. 2010. (Seminário).

II Ciclo de Ética. 2010. (Seminário).

Seminário de Jornalismo 2.0. 2010. (Seminário).

Seminário de Jornalismo 2.0. 2010. (Seminário).

O Pólo Naval no Recôncavo da Bahia. 2010. (Seminário).

Curso de Homilética. 2010. (Oficina).

Festival de Intervenções Audiovisuais do Recôncavo. 2010. (Oficina).

III Bahia Afro Film Festival. 2010. (Oficina).

'' Ética Hacker e a Sociedade Livre ''. 2009. (Seminário).

'' Corpo, Moda e Performance ''. 2009. (Seminário).

Projeto de capacitaçaõ e multiplicação em software Livre. 2009. (Oficina).

'' Encontro Baiano de Estudos em Cultura (EBECULT) ''.É possível fazer diferente: Será o fim do Carlismo?. 2009. (Encontro).

Conferência Territorial de Cultura - III Conferência Estadual de Cultura. 2009. (Encontro).

'' Revisitando o 13 de maio ''. 2009. (Outra).

'' Forum Nacional de Comunicação ''. 2009. (Outra).

Produções bibliográficas

  • MARQUES, M. L. . Hansen Bahia e IPAC oferecem oficina de conservação em papel em Cachoeira. Reverso Online, 19 nov. 2010.

  • MARQUES, M. L. . Rádio-poste comunitária é meio de comunicação em Jaguaripe. Reverso Online, 09 nov. 2010.

  • MARQUES, M. L. . Abrem-se as cortinas. Reverso Online, 31 out. 2010.

  • MARQUES, M. L. . Candidatos ao governo da Bahia visitam o Recôncavo. Reverso Online, 27 set. 2010.

  • MARQUES, M. L. . São boas as condições sanitárias em São Félix, mas ainda há problemas para a saúde pública. Reverso, p. 4 - 4, 20 ago. 2010.

  • MARQUES, M. L. . Dedicação e ética são a alma do fotojornalista. Jornal A Tarde, Caderno Vestibular, p. 3 - 3, 03 dez. 2007.

  • MARQUES, M. L. . Novos olhares sobre a vida. Jornal Folha Dirigida, Salvador.

  • MARQUES, M. L. . O limiar da razão. Jornal Folha Dirigida, Salvador.

  • MARQUES, M. L. . Cachoeira não tem aparelho para medir poluição sonora. Reverso, p. 10 - 10.

  • MARQUES, M. L. . Jornalista Paulo Henrique Amorim debate o papel da mídia nas eleições. Reverso, Reverso, p. 7 - 7.

  • MARQUES, M. L. ; LUZ, Lenise . Curso de Jornalismo da UFRB é reconhecido com ótimo conceito. Reverso, p. 6 - 7.

  • MARQUES, M. L. . Cachoeira realiza sua primeira parada da diversidade sexual. Reverso, p. 6 - 7.

  • MARQUES, M. L. . Tempero novo no Caruru dos Sete Poetas. Reverso e Blog Abre Aspas, p. 12 - 12.

  • MARQUES, M. L. ; RIBEIRO, I. ; BENTO, A. ; FERNANDES, A. . Identidade de autoria e abordagens à escrita: percepção dos alunos do Ensino Superior em mobilidade internacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARQUES, M. L. ; Cristiano Contreiras ; Antônio HelenoCaldas . Questões éticas, entretenimento e jornalismo no Fantástico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMILO, Cirlânio ; MARQUES, M. L. ; LUZ, Renato ; MOTA, T. . É possível fazer diferente: Será o fim do Carlismo?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

MARQUES, M. L. . A vida de um intercambista. 2012. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MARQUES, M. L. . Vox Populis. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARQUES, M. L. . Reportagem: Manifestação pela diversidade cultural na cidade. 2012. (Programa de rádio ou TV/Outra).

MARQUES, M. L. . Tempero novo no Caruru dos Sete Poetas. 2010. (Editoração/Periódico).

MARQUES, M. L. . "Abre Aspas. 2009. (Blog).

MARQUES, M. L. . Aulas de inglês. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARQUES, M. L. . I Mostra de talentos do colégio São Bento. 2008. Composição (estréia).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - Atual

    Pesquisa em Jornalismo Literário e Audiovisual, Descrição: Grupo de pesquisa que enfoca a produção e teorias em Jornalismo literário e áreas do Audiovisual. Denominado ''Palavras de Luz, imagens de nanquim" o gupo é subdividido em pequenos projetos que visam a produção finale conjunta de um produto audiovisual (documentário) e um livro-reportagem. Especificamente, me proponho a pesquisar e coletar histórias orais de personagens em portas de casas e janelas, forte marca da cidade de Cachoeira, para a partir daí elaborar o produto final do projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marília de Lima Marques - Coordenador.

Prêmios

2008

Concurso Jornalista do Futuro - 2º lugar categoria Reportagem, Jornal Flha Dirigida.

2007

Concurso Jornalista do Futuro - 2º lugar categoria Entrevista., Jornal Folha Dirigida.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. , Rua Maestro Irineu Sacramento, S/N., centro, 44300000 - Cachoeira, BA - Brasil, Telefone: (75) 34252729, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - Atual

Rádio Educadora FM 107.5

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estagiária na redação da Rádio Educadora FM.

2014 - 2014

Robinson Almeida

Vínculo: Assessora de Comunicação, Enquadramento Funcional: Assessora/jornalista, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Jornalista na campanha do candidato a deputado federal durante as Eleições 2014

2013 - Atual

Academia de Letras da Bahia

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora

Outras informações:
Colaborado na produção de conteúdo do site da ALB.

2012 - 2012

Rádio de Bragança

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 15

Outras informações:
Estagiária de jornlaismo durante o período de 1mês (jan/2012) na Rádio de Bragança - RBA - em Portugal.

2012 - 2012

ONG Casa de Barro - Cultura Arte e Educação

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio em Assessoria de Comunicação da ONG Casa de Barro.

2009 - Atual

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: Graduanda, Enquadramento Funcional: Estudante graduanda