Luis Carlos Claro

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em Física pela Universidade de São Paulo - USP -SP, especialização em Ensino de Física para o Ensino Médio ? UNICAMP ?SP, Mestre em Educação na Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP-SP na área de Práticas educativas e relações sociais no espaço escolar e não escolar. Atualmente é Professor de Ensino Superior nos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção das disciplinas: Física I, Mecânica Aplicada e Cálculo; na Faculdade de Tenologia de Piracicaba - (Fatep). Foi professor por 3 semestres na Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, nas disciplinas Laboratório de Física I e Física III. Atua como Professor de Física no Colégio Técnico e Industrial de Piracicaba (Cotip) e possui um cargo efetivo de Física na Rede estadual de Ensino de São Paulo. Professor de Física para o Ensino Médio e Tecnico da ETEC - José Dagnoni- Centro Paula Souza.

Informações coletadas do Lattes em 24/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2015 - 2017

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE FÍSICA NA ESCOLA DE ENSINO INTEGRAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA
Orientador: Maria Guiomar C. Tommasiello
, Ano de Obtenção: 2017.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Especialização para o ensino de Fisica

2011 - 2013

Universidade Estadual de Campinas
Título: O Uso da Ficção Científica na Abordagem do Ensino Contextualizado de Física
Orientador: Prof.Dr.Mauro Monteiro Garcia de Carvalho

Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas

2002 - Atual

Universidade de São Paulo

Participação em eventos

13º Congresso de Pós Graduação da Unimep. Jogos e Brincadeiras em Matemática: Uma análise da produção acadêmica em Revistas de educação matemática.. 2015. (Congresso).

VIII ENFOCO.Tubos Sonoros - Física e Música. 2015. (Encontro).

Capacitação em Noções de 5"S". 2012. (Oficina).

Metodologia no Ensino da Astronomia.Astronomia para o Ensino Fndamental II e Médio. 2012. (Oficina).

Coordenador das Olimpiadas - 1ª fase Região de Rio das Pedras. Coordenador regional da olimpiada brasileira d efisica 2010.. 2010. (Olimpíada).

Curso de Extensão Universitária. 2009. (Oficina).

Correção das provas da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física 208. Correção das Provas da 2ª fase da Olimpiada de Fisica 2008 - Convidado como corretor.. 2008. (Olimpíada).

Oficina com Autores.Análise de livros didáticos.. 2005. (Oficina).

Mini Curso de Astronomia.Astronomia para o Ensino Médio. 2001. (Encontro).

6º Simpósio de Iniciação Científica da Escola de Engenharia de São Carlos XVI.Confecção e Avaliação de Filtros de fibra de vidro apropriados ao depósito de material bioativo. 1998. (Simpósio).

Estágio no Centro Nacional de Pesquisa e desenvolvimento de Instrumentação Agropecuária.Estágio em Instrumentação Agropecuária - Tecnico de laboratório Especializado.. 1998. (Outra).

Programa de educação continuada - PEC - Unicamp.Informática na Educação do 1º Grau da Rede Pública do Estado de São Paulo. 1998. (Oficina).

XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnol. em Engenhariaaria. Confecção e Avaliação de filtros de fibra de vidro apropriados ao depósito de material bioativo. 1998. (Congresso).

2º Encontro Brasileiro sobre Substâncias Húmicas.Encontro sobre Substâncias Húmicas. 1997. (Encontro).

XXV Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados. Painel: Confecção e avaliação de filtros de fibra de vidro apropriados ao depóstio de material bioativo. 1997. (Congresso).

Curso de Difusão Cultural do Instituto de Matematica de São Carlos.Como ler e fazer demosntrações matemáticas. 1996. (Oficina).

Curso - Oratória : Desinibição ao falar em público.Desinibição ao falar em público. 1996. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • CLARO, L. C. . Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CLARO, L. C. . Jogos e brincadeiras em matemática: uma análise da produção acadêmica em revistas de educação matemática.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba. , Av: Monsenhor Matinho Salgot,560, Vila Areão, 99999-999 - Piracicaba, SP - Brasil, Telefone: (019) 34121105, URL da Homepage:

Experiência profissional

2015 - Atual

Faculdade de Tecnologia de Piracicaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Outras informações:
Ministra aula de Mecânica Aplicada para o 4º semestre do Curso de Engenharia de Produção.

2013 - 2014

Escola de Engenharia de Piracicaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Superior, Carga horária: 8

Outras informações:
Leciona Laboratório de Física I para os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, Física Aplicada para Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica.

2015 - 2020

Colégio Técnico de Piracicaba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de ensino médio, Carga horária: 11

2009 - Atual

Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de ensino médio, Carga horária: 24

Outras informações:
Possu cargo efetivo como professor de ensino médio em escola estadual. Atua na EE Prof. Manoel da Costa Neves no Município de Rio das Pedras - SP.

2005 - 2008

Colégio Metropolitano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio

Outras informações:
Lecionar Fisica para ensino médio

2023 - Atual

ETEC - CPS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO, Carga horária: 14