Raimundo Cosme de Araújo
É Mestre em Logísitica pela Universidade Federal da Bahia (2001), graduado em Administração pela Universidade Federal do Pará (1986) e em Licenciatura em ciências - 1º Grau pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1982). É atualmente professor assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz e vice-diretor do departamento de administração. Tem experiência na área de administração de recursos materiais e patrimoniais, atuando principalmente nas seguintes áreas: gestão de compras (licitação), logística, custos logísticos, cadeia de suprimento, cadeia de valores, operadores logístico. Atua também na área de Marketing pela UESC.
Informações coletadas do Lattes em 23/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Administração
1999 - 2001
Universidade Federal da Bahia
Orientador: Dr. Wellington Newton Félix Martins
Palavras-chave: CADEIA DE SUPRIMENTO, LOGÍSTICA; CADEIA DE VALORES; OPERADORES LOGÍSTICOS.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Logística e Distribuição. Setores de atividade: Transporte, Armazenagem e Comunicações; Transporte Terrestre.
Aperfeiçoamento em Re-administrando o curso de administração
1999 - 2000
Aperfeiçoamento em Programa Avançado de Marketing
1997 - 1997
Aperfeiçoamento em Extensão Em Gestão de Qualidade
1996 - 1996
Universidade Federal da Bahia
Orientador: MARCOS LARA
Graduação em Licenciatura Em Ciências 1º Grau
1978 - 1982
Universidade Estadual de Santa Cruz
Orientador: LITZA CÂMARA
Formação complementar
1999 - 2000
Readministrando o curso de administração. (Carga horária: 390h). , Universidade Estadual de Santa Cruz.
1997 - 1997
Programa avançado de marketing. , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
1997 - 1997
Licitação e contrato administrativo. (Carga horária: 30h). , Instituto Brasileiro de Administração Municipal.
1996 - 1996
Curso de extensão em gestão de qualidade. (Carga horária: 170h). , Centro Educacional de Tecnologia em Administração.
1991 - 1991
Gerência, planejamento e controle de limp. urbana. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
1988 - 1988
Curso de Curta Duração. , Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira BA.
1988 - 1988
Administração de frota de veículos. (Carga horária: 16h). , Assessoria e Treinamento LTDA.
1986 - 1986
Análise transacional aplicada a administração. (Carga horária: 15h). , Internacional Business Bureau.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Materiais E Patrimoniais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Logística e Distribuição.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Vendas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Comunicação Empresarial.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing Digital.
Participação em eventos
Curso de Extensão e Getão de IES - Instituição de Ensino Superior.Extensão em Gestão de IES. 2009. (Outra).
Expo Management. 2008. (Congresso).
Educar.participante. 2008. (Seminário).
Seminário: Administrar para crescer com sustentabilidade. 2007. (Seminário).
Ciclo de Curso em Logística. 2003. (Seminário).
Seminário: Redução de Custos na Cadeia de Abastecimentos SCM.A tecnologia da informação aplicada ao suplly chain management. 2003. (Seminário).
ENAAC - Encontro Nacional de Administradores Acadêmicos.Encontro Nacional de Administradores Acadêmicos. 2002. (Encontro).
VII Fórum Nacional de Logística e Seminário Internacional de Logística. 2001. (Congresso).
Seminário: Projeto pedagógico dos cursos de graduação da UESC. 2001. (Seminário).
Curso de capacitação em Gestão Agroindustrial. 2001. (Outra).
2 Fórum de Marketing e Vendas. 2000. (Seminário).
II Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. 2000. (Simpósio).
11 Seminário de Marketing e Propaganda do Sul da Bahia. 1999. (Seminário).
I Congresso Nacional do Meio Ambiente na Bahia. 1998. (Congresso).
Curso: Educação Ambiental como Instrumento de Apoio ao Professor. 1998. (Congresso).
4 Congresso Nacional de Marketing para Pequenas Empresas. 1998. (Congresso).
Seminário a graduação na UESC.Graduação em administração. 1998. (Seminário).
2 Semana do Administrador / 1 Fórum de Cooperação Universidade & Empresa. 1998. (Seminário).
Curso: Almoxarifado.Almoxarifado. 1996. (Outra).
Curso de Administração e Gerência Hoteleira. 1994. (Outra).
III Congresso Brasileiro de Marketing. 1992. (Congresso).
I FORBRAV. 1992. (Congresso).
Curso: Formação de Instrutores. 1986. (Outra).
Curso: Administração Prática de Empresas. 1985. (Outra).
Curso: O Gerente e a Organização. 1984. (Outra).
Programa de Gerencia de Comportamento Interpessoal. 1983. (Outra).
Participação em bancas
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Ética e Comunicação nos Processos das Organizações Contemporâneas. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Formação do Preço de Vendas. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Avançado de Marketing) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Estratégia de comunicação da rede Smart varejos ltda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. A motivação como base de desenvolvimento humano. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Produção artesanal do óleo de dendê no baixo sul da Bahia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Impacto econômico e social da terceirização na área de segurança em Itabuna. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Diagnóstico das atividades de um líder em busca de aprimoramento em uma indústria. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. A Logística : aplicações na empresa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Endomarketing : Ferramentas estratégicas para promoção da satisfação do cliente interno da empresa Brasilgas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Qualidade do seguro auto Bradesco em Camacan. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Entraves na exportação de derivados de cacau pelo porto de Ilhéus. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Desafio do setor logístico em trabalhar com níves mínimos de estoques. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Cartão de Crédito próprio na Micro Empresa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) .
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Planejamento Estratégico na Empresa Familiar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Marketing de Relacionamento como ferramenta para fidelização de clientes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) .
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. O atendimento como ferramenta para a fidelização do consumidor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. A motivação dentro do contexto de trabalho: essencial para competitividade e lucratividade das organizações. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Qualidade no atendimento: Busca na satisfação do cliente da Cabana do Rubão em Serra Grande-Ba. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. A Qualidade das estradas que interligam o oeste baiano e o Porto de Ilhéus, de acordo com a ótica dos caminhoneiros. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Análise sobre o grau de satisfação dos usuários de transporte coletivo de Itabuna. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Admiinistração) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. CÉDULA DE PRODUTO RURAL: IMPORTÂNCIA NO FINANCIAMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Drawback e suas diferentes modalidades. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. O marketing de relacionamento como elemento fidelizador de clientes bancários. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Administração de Empresas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Drogaria Velanes: Análise do nível da qualidade no atendimento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Administração de Empresas) - Universidade Estadual de Santa Cruz.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. BRADESCO E SOCIEDADE: UMA PARCERIA ATRAVÉS DO BALANÇO SOCIAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. REFLEXO DO EMBARGO COMERCIAL DE SOJA IMPOSTO PELA CHINA: UM ESTUDO DE CASO NO PORTO DE ILHÉUS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. A SUSTENTABILIDADE DO PÓLO DE INFORMÁTICA DE ILHÉUS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. DIAGNOSTICAR AS TÉCNICAS DE PRODUÇÃO DE PÓLEN NA CIDADE DE ILHÉUS, SITUADA NO SUL DA BAHIA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DA LOGISTICA NOS PROCESSOS GERENCIAIS, ATRAVÉS DO JUST-IN-TIME: UM ESTUDO DE CASO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. A EXPANSÃO DA PREVIDÊNCIA PRIVADA COMO INSTRUMENTO DE POUPANÇA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. A CÉDULA DE PRODUTO RURAL (CRP) COMO ALTERNATVA DE FINANCIAMENTO PARA AGROPECUÁRIA E PARA A APLICAÇÃO DE INVESTIDORES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. GESTÃO DA QUALIDADE ENQUANTO FILOSOFIA: ESTRATÉGIAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE QUALIDADE NA EMPRESA X EM ITABUNA-BAHIA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. REMUNERAÇÃO VARIÁVEL: UMA NOVA FORMA DE MOTIVAR E RETER TALENTOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. DECISÃO JUDICIAL EM FACE DE INADIMPLÊNCIA NOS CONDOMÍNIOS- SALVADOR - BAHIA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. QUALIDADE NO ATENDIMENTO NO POLO DE PNEUS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. SUCESSÃO FAMILIAR: O EQUILIBRIO ENTRE A TRADIÇÃO E A INOVAÇÃO NA EMPRESA ALASKA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS ACADÊMICOS DA FTC DE ITABUNA-BAHIA, COM RELAÇÃO AO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM HABILITAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. COMPORTAMENTO E CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. PERCEPÇÃO DOS CLIENTES QUANTO AO SERVIÇO DE AUTO-ATENDIMENTO NA AGÊNCIA DO BRADESCO (ITABUNA-BAHIA). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS NA CIDADE DE ITABUNA - BAHIA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. RELAÇÃO DE CONSUMO: A IMPORTÂNCIA DE CONHECER OS SEUS DIREITOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. A IMPORTÂNCIA DA PROPAGANDA PARA A PEQUENA EMPRESA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. QUALIDADE NO ATENDIMENTO: UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA NA SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: UMA REFLEXÃO EVOLUTIVA E TEÓRICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. MARKETING: DIFERENCIAL PARA ASSEGURAR O SUCESSO DA BANDA PLANETA AXÉ NO MERCADO COMPETITIVO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. MARKETING PESSOAL: FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA CONDUÇÃO DE UMA MARCA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. DIAGNÓSTICO DA CULTURA DO PLANO DE SEGURO DE VIDA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. GESTOR FINANCEIRO: FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SETOR BANCÁRIO DE ILHÉUS E ITABUNA-BAHIA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. DIAGNOSTICO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO, NO SETOR DE SERVIÇO (OFICINA):UM ESTUDO DE CASO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. PERFIL DO APLICADOR EM FUNDOS DE INVESTIMENTO NO BANCO DO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO NA AGÊNCIA ITABUNA-BAHIA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. RELAÇÕES INTERPESSOAIS DOS COLABORADORES DO BANCO BRADESCO, ITABUNA - CENTRO, COMO FATOR PREDOMINANTE NA EXCELÊNCIA DE DESEMPENHO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. A DOENÇA OCUPACIONAL: UM ESTUDO DE CASO LER/DORT DE FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL S.A., EM COARACI/BA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. ANÁLISE DA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DOS EGRESSOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NA UESC EM 2003. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. ASSÉDIO MORAL - TRABALHANDO COM O INIMIGO . 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. ANÁLISE COMPORTAMENTAL NO ATENDIMENTO EM BUSCA DA SATISFAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. A MOTIVAÇÃO COMO FATOR IMPORTANTE PARA A QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE EM TRAILER PARA LANCHES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. FATORES QUE INFLUENCIAM NA OPÇÃO DO CLIENTE PELOS PRODUTOS E SERVIÇOS DE UM SHOPPING CENTER: ESTUDO DE CASO - JEQUITIBÁ PLAZA SHOPPING. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. MELHORIA DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE DO INSS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. MARKETING DE RELACIONAMENTO: A BUSCA PELA FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE NUMA RELAÇÃO DURADOURA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. ESTUDO COMPARATIVO DA MOTIVAÇÃO EM GESTÃO BASEADO NAS TEORIAS DE ABRAHAM MASLOW. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. A MOTIVAÇÃO COMO FORÇA IMPULSIONADORA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: O CASO HIPER BOMPREÇO - ITABUNA (BA). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. ACIDENTES DO TRABALHO NA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICIPIO DE ITABUNA . 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. A TERCEIRIZAÇÃO E A PARCERIA NA EMPRESA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. O COMPORTAMENTO DO LÍDER COMO FATOR DE SUCESSO NA ORGANIZAÇÃO MODERNA: UM ESTUDO DE CASO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. INFLUÊNCIA DOS MEDICAMENTOS GENÉRICOS NO MERCADO FARMACÊUTIVO BRASILEIRO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Professor efetivo da FTC - Itabuna - Portaria DG 15/2003. 2004. Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Professor efetivo da FTC - Itabuna - Portaria DG 015/2003 (2). 2004. Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Professor efetivo da FTC - Itabuna/ Portaria DG 015/200 (1). 2004. Faculdade de Tecnologia e Ciências.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Seleção Pública para Professor Substituto. Edital 113/01 UESC/PROGRAD. 2001.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Professor Efetivo da UESB, Edital num 007/2001 UESB/PROGRAD. 2001. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ARAÚJO, Raimundo Cosme de. Seleção pública para Professor Substituto. Edital 054/00 UESC/PROGRAD. 2000. Universidade Estadual de Santa Cruz.
Orientou
Inovação na Gestão Publica do Brasil: Uma Adequação das Esferas sub-nacionais com a participação social do século XX ao momento atual; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Administação Pública) - IUNI Educacional Unime Itabuna; Orientador: Raimundo Cosme de Araújo;
Serviço de Atendimento ao Cliente como ferrramenta de fidelização; O caso dop SESI Unidade de Ilhéus-Ba; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração) - Faculdade Madre Thais; Orientador: Raimundo Cosme de Araújo;
Diagnóstico sobre oprocesso de compras na atividade comercial das Lojas Back-Door Surf Ware: Um estudo de caso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Madre Thais; Orientador: Raimundo Cosme de Araújo;
O fluxo de caixa como ferramenta da gestão financeira e estratégica em uma organização; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Madre Thais; Orientador: Raimundo Cosme de Araújo;
Reestruturação física como estratégia de captação e fidelização de clientes; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Madre Thais; Orientador: Raimundo Cosme de Araújo;
A utilização do Surface como ferramenta de escoamento; uma opção de viabilidade logística - Estudo de caso da TAM Cargas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Madre Thais; Orientador: Raimundo Cosme de Araújo;
A utilização do marketing de serviços em faculdades particulares: caso FTC Itabuna; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração em Marketing) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Raimundo Cosme de Araújo;
Diagnóstico da satisfação dos clientes com relação ao atendimento em uma clínica popular; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração em Marketing) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Raimundo Cosme de Araújo;
Diagnóstico de satisfação dos colaboradores de uma empresa de distribuíção de energia elétrica em processo de fusão; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Raimundo Cosme de Araújo;
Diagnóstico sobre os tipos de lideranças e o seu desenvolvimento nas organizações; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Raimundo Cosme de Araújo;
Contratos de trabalhos usados como estratégia motivacional; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Raimundo Cosme de Araújo;
Perfil financeiro dos produtores ex produtores pós-crise econômica da região cacaueira como a disseminação da vassoura de bruxa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Raimundo Cosme de Araújo;
Incentivo Educacional: Processo de desenvolvimento e valorização das pessoas na CAIXA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Em Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Raimundo Cosme de Araújo;
Gestão de Pessoas por competência na Caixa Econômica Federal; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Raimundo Cosme de Araújo;
Relações interpessoais no setor de atendimento de uma empresa aérea; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Raimundo Cosme de Araújo;
Motivação: Diagnóstico dos fatores motivacionais dos colaboradores numa distribuidora de cosméticos em Itabuna-Ba; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Raimundo Cosme de Araújo;
Outras produções
ARAÚJO, Raimundo Cosme de . Curso: Formação de Vendedor. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, Raimundo Cosme de . Curso; Formação de Vendedor II. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, Raimundo Cosme de . Curso: Almoxarifado. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ARAÚJO, Raimundo Cosme de . Redução de Custos na Cadeia de Abastecimento. 2003 (Palestra) .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade Madre Thais, Coodenação de Administração. , Av. Itabuna, 1491, Centro, 45650000 - Ilhéus, BA - Brasil, Telefone: (73) 32222330
Experiência profissional
2006 - 2007
Faculdade de Tecnologia e CiênciasVínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador
Outras informações:
Coordenador do curso de Administração na FTC
Atividades
-
04/2006
Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Administração.
-
04/2006
Ensino, Administração em Finanças, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ARMP, Estágio Supervisionado I e II
-
08/2004 - 12/2005
Ensino, Administração Em Comércio Exterior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação gerencial, Administração de Vendas, Logistica, Adm Mercadologica
-
08/2003
Ensino, Administração em Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ARMP, Comunicação Gerencial, Administração de Vendas
2002 - 2002
FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIAVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 2
Outras informações:
Professor da disciplina Administração Mercadológica I
Atividades
-
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Mercadológica
1991 - Atual
Universidade Estadual de Santa CruzVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2010
Direção e administração, Departamento de Administração, .,Cargo ou função, Vice-diretor de Departamento.
-
Ensino, Lingua Estrangeira Aplicada, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Logística, Administração de Marketing, ARMP
-
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Vendas, ARMP
-
04/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Membro de Conselho Superior de Graduação.
-
06/1991
Ensino, Bacharelado Em Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de recursos materiais e patrimoniais, Administração mercadológica, Estágio Supervisionado, Logistica, OSM
-
04/2006 - 09/2007
Direção e administração, Colegiado de Administração, .,Cargo ou função, Coordenador dos Cursos de Administração- RH,MKT,Agro.Comex.Fin FTC.
-
Direção e administração, Colegiado de Líguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
04/2002 - 03/2003
Direção e administração, Colegiado de Administração, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
11/2000 - 03/2002
Direção e administração, Colegiado de Administração, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
02/1996 - 04/1997
Direção e administração, Pró Reitoria Administrativa e Financeira, Gerência administrativa do Setor de Compras.,Cargo ou função, Gerente administrativo do setor de compras.
-
03/1996 - 03/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria Administrativa e Financeira, Gerência administrativa do Setor de Compras.,Cargo ou função, Presidente da comissão de licitação da UESC.
1970 - 1990
Comissão Executiva do Plano da Lavoura CacaueiraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
03/1988 - 02/1990
Direção e administração, .,Cargo ou função, Chefe Setor.
-
05/1987 - 10/1987
Direção e administração, .,Cargo ou função, Chefe Divisão.
-
05/1985 - 04/1987
Direção e administração, .,Cargo ou função, Chefe Divisão.
-
10/1983 - 04/1985
Direção e administração, .,Cargo ou função, Chefe Divisão.
-
01/1983 - 10/1983
Direção e administração, .,Cargo ou função, Chefe Setor.
-
10/1976 - 06/1978
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Agente Setorial.
-
10/1974 - 09/1976
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Agente Setorial.
-
09/1972 - 09/1974
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Auxiliar serviço.
-
09/1970 - 08/1972
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Auxiliar serviço.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Raimundo Cosme de Araújo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?