André Luís Silva

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016) com doutorado sanduíche na Universite de Montreal (Canadá). Atualmente é professor da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Engenharia de Produção atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa operacional, otimização de sistemas computacionais e empreendedorismo.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Elétrica

2011 - 2016

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Cálculo de rotas com carregamento uni dimensional em múltiplas pilhas
Orientador: em Université de Montreal ( Jean-Yves Potvin)
com Felipe Campelo. Coorientador: Jaime A. Ramírez. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: optimization; heuristics; roting.Grande área: Engenharias

Mestrado em Engenharia de Produção

2004 - 2006

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: CONCEPÇÃO DE SISTEMAS INFORMATIZADOS SOB A PESPECTIVA DA ATIVIDADE DE TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR,Ano de Obtenção: 2006
Francisco de Paula Antunes Lima.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Engenharia de Software; ergonomia; sistemas informatizados; teoria da atividade.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto / Especialidade: Ergonomia. Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software); Desenvolvimento de Programas (Software) e Prestação de Serviços em Informática.

Graduação em Ciência da Computação

1997 - 2002

Universidade Federal de Viçosa
Título: DESIGN PARA WEB
Orientador: Alcione de Paiva Oliveira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, A. L. . II Start Day - Ouro Preto. 2018. .

SILVA, A. L. . III Start Day - Ouro Preto. 2018. .

SILVA, A. L. ; PEREIRA JR, A. . Empreenda. Em ação!. 2017. .

SILVA, A. L. . I Start Day - Ouro Preto. 2017. .

SILVA, A. L. . XII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. 2016. (Congresso).

SILVA, A. L. . Empreenda. Em ação!. 2016. .

SILVA, A. L. . 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2016. (Congresso).

SILVA, A. L. . I Encontro interestadual de Engenharia de Produção. 2015. (Congresso).

SILVA, A. L. . X Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. 2014. (Congresso).

SILVA, A. L. . IX Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. 2013. (Congresso).

SILVA, A. L. . VIII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. 2012. (Congresso).

SILVA, A. L. . XX Seminário de Iniciação Científica. 2012. (Congresso).

SILVA, A. L. . VII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Semana Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação.Empresa Júnior: Processo de Implantação e Relatos de Experiência. 2010. (Encontro).

II Semana Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação.Como elaborar um Plane de Negócios. 2010. (Encontro).

VI Encontro Mineiro de Engenharia de Produção.http://www.emepro.org/. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Thaís Souza Liberato

BIANCHI, R. F.;SILVA, A. L.; ASSIS, P. S.. Compostos cimentícios reforçados com fibras de PEAD para aplicações em placas de isolamento acústico sustentáveis. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Débora Borges Alves Rezende

SILVA, A. L.; GOMES, H. C.; RODRIGUES, L. F.. Abordagem heurística através da Busca Adaptativa em Vizinhança de Grande Porte ao problema de Carregamento de Múltiplas-Pilhas com Roteirização de Veículos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Korahi Ferreira Penina

SILVA, A. L.; MENEZES, M. R.; VIANA, F. D. F.. Análise do uso de jogos de empresas no ensino de disciplinas na graduação em administração: caso da Universidade Federal de Ouro Preto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Luís Ferando da Silva Coelho

RODRIGUES, L. F.; GOMES, H. C.;SILVA, A. L.; GOMES JUNIOR, A. C.. Otimização da Localização de servidores emergenciais de manuteção em lavouras de cana-de-açúcar incorporando o modelo de hipercubo de filas à metaheurística Iterated Local Search. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Daniel Lucas Santos Rocha

SILVA, A. L.; GOMES, H. C.; PENNA, P. H. V.. Prog Crimes: um jogo de tabuleiro no auxílio do ensino de programação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Lucas Fagundes

SILVA, A. L.; SILVA, C. L. T. F. E.; VIANA, F. D. F.. Elaboração de um plano de negócio: estudo de caso para um marketplace de tatuagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: BRUNO MORAIS DA FONSECA

SILVA, A. L.; RODRIGUES, L. F.; GOMES JUNIOR, A. C.; GOMES, H. C.. Criação de material didático computacional sobre a heurística Iteracted Local Search aplicada ao Problema de Roteirização de veículos Capacitados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Lucas Martins Barbosa

MACEDO, N. L. F.; SILVA, C. L. T. F. E.;SILVA, A. L.. Aplicabilidade das áreas do conhecimento de gerenciamento de projetos em uma startup. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Helbert Cristelli Gilbert

SILVA, A. L.; RODRIGUES, L. F.; GOMES, H. C.. Modelagem e solução do problema de roteirização de veículo de entregas na cidade de Ouro Preto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Christiane Oliveira Moraes de Andrade

Rabelo, L. B. C.;SILVA, A. L.; CASTRO, M. L. G. L.. Do prescrito ao real: um estudo sobre o trabalho dos inspetores ferroviários em Minas Gerais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Luís Henrique Leão do Nascimento

CARVALHO, M. A. M.; SILVA, M. L.;SILVA, A. L.. Um algoritmo heurístico aplicado a homogeneização das características físicas de produto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Leonardo Pedroxa Xavier

SILVA, C. L. T. F. E.; NEVES, D. C.;SILVA, A. L.. Um estudo de caso de viabilidade para abertura de uma pequena empresa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Vinícius Gandra Martins Santes

CARVALHO, M. A. M.; Coelho, D.G.;SILVA, A. L.. Busca adaptativa em grandes vizinhanças aplicada à determinação de leiautes de circuitos eletrônicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Vinícius Rossi Oliveira

SILVA, A. L.; CARVALHO, M. A. M.; CAMPOS, M. S.. Criação de um processo para elaboração de material didático computacional para ensino de heurísticas em Pesquisa Operacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Gilberto Magno Ferreira de Andrade Filho

SILVA, A. L.; SILVA, C. L. T. F. E.; OLIVEIRA, R. C.. Investigação da viabilidade de um empreendimento envolvendo as áreas de tecnologia e hospedagem estudantil via plano de negócios. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Weder Cézar Neto

SILVA, A. L.; SILVA, C. L. T. F. E.; OLIVEIRA, R. C.. Um estudo comparativo de softwares de planos de negócios. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: OTAVIO ROCHA GERALDO

SILVA, A. L.; CAMELO, C. S. V.; GOMES, H. C.. Problema de alocação de salas em uma universidade brasileira: aplicação e criação de ferramentas de trabalho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Mateus Meirelles Roberto

GOMES, H. C.; NEVES, D. C.;SILVA, A. L.. Métodos heurísticos para o planejamento de rotas para VANT's considerando a identificação de marcos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Matheus Guerra Costa

SILVA, A. L.; SILVA, C. L. T. F. E.; BRITO, J. A. S.. Estratégias de inbound marketing para empresas do setor de serviços: um estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Eduardo Viera Pompeu

SILVA, A. L.; VIANA, F. D. F.; MOURA, R. R. C.. O contexto do mercado de games nacional e internacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Otátivo Medeiros Fernandes

SILVA, A. L.; RODRIGUES, L. F.; SILVA, C. L. T. F. E.. Teoria das filas: uma aplicação em uma lanchonete. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Mateus Santana Estevão

SILVA, A. L.; Faria, G. A.; Tavares, W.. Elaboração de um plano de negócios: estudo de caso para um aplicativo de agendamento de consultas odontológicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Thiago Lomas Bretas

SILVA, A. L.; CAMPOS, M. S.; Neto, A. F.. Problema da Mochila Inteira aplicado em decisões de compra de aparelhos de atividades desportivas: modelo e aplicação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Carlos Alberto de Faria Ferreira

Rabelo, L. B. C.;SILVA, A. L.; Chagas, T. T. R.. Terceirização e precarização do trabalho: um estudo de caso da limpeza em uma universidade pública do estado de Minas Gerais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Vinícios de Souza Bandeira

Araújo, S. R.;SILVA, A. L.; Reis, B. C. M.; NEVES, D. C.. Aperfeiçoamento do planejamento estratégico da tecnologia de informação na EMATER-MG através de novos indicadores de desempenho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Hugo Gonçalves Garcia de Oliveira

SILVA, A. L.; Tavares, W.; Faria, G. A.. Elaboração de um plano de negócios: estudo de caso para abertura de uma clínica odontológica popular. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Thiago Candido Alves Rocha Silva

SILVA, A. L.; Faria, G. A.; Tavares, W.. Elaboração de um plano de negócios: estudo de caso para uma loja on-line de skate. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Luís Henrique Leão do Nascimento

SILVA, A. L.; CARVALHO, M. A. M.; SILVA, M. L.. Um algoritmo heurístico aplicado a homogeneização das características físicas de produtos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Pedro Henrique Lombardi dos Santos

SILVA, A. L.; NEVES, D. C.; VIANA, F. D. F.. Comércio exterior do setor cafeeiro brasileiro: uma análise a partir de indicadores de competitividade para um período de 1997 a 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Junior Rhis Lima

SILVA, A. L.; CARVALHO, M. A. M.; LIMA, J. C.. Algoritmos metaheurísticos aplicados ao problema de minimização de pilhas abertas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Philipe Jorge e Silva

SILVA, A. L.; VIEIRA, C. S.; NEVES, D. C.. Modelagem e solução de problemas de sequenciamento de atividades em projetos com restrição de recursos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Filipe Vilela Andrade

SILVA, A. L.; Murta, J. L. B.; ALVES, L. F. R.; Melo, E. S.. A IMPORTÂNCIA E ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO DE CASO DO SETOR VAREJISTA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Marcelo Felisberto Rodrigues

SILVA, A. L.; Ferreira, K. A.; Souza, G. P.; GONCALVES, F. A. C. A.. MODELAGEM DE SOFTWARE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO DE FRUTAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Paula Moreira Mol Pereira

SANTOS, Z.A.S.;SILVA, A. L.; SILVA, W.L.V.. PROJETOS SEIS SIGMA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DO SETOR MINERAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Allexandre Fortes da Silva Reis

SILVA, G. P.;SILVA, A. L.; CAMPOS, M.S.. UM ESTUDO DE DIFERENTES METAHEURÍSTICAS PARA OTIMIZAR A ESCALA DE MOTORISTAS DO TRANSPORTE PÚBLICO URBANO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Débora Regina de São José

SILVA, W.L.V.;SILVA, A. L.; SANTOS, Z.A.S.. ANÁLISE DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMO METODOLOGIA DE APOIO PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Jessica A

RODRIGUES, L. F.;SILVA, A. L.; CAMPOS, M.S.. S. Brito.DESENVOLVIMENTO DE MODELAGENS MATEMÁTICAS PARA O TRANSPORTE DO FESTIVAL DE INVERNO DE OURO PRETO E MARIANA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Renan Santos Mendes

CAMPOS, M.S.; SILVA, C. L. T. F. E.;SILVA, A. L.. Teste de vida acelerado aplicado ao estudo de falhas de um componente eletrônico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Nilo José Ferreira Azevedo

CAMPOS, M.S.; SILVA, C. L. T. F. E.;SILVA, A. L.. Breve revisão sobre a AHP e algumas potenciais aplicações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Vanessa Mares Porto

CAMPOS, M.S.; SILVA, C. L. T. F. E.;SILVA, A. L.. Análise dos processos e propostas de melhoria da qualidade do leite em uma propriedade rural no município de Teófilo Otoni. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Paulo Antonio Atanazio Jr

SILVA, A. L.; CAMPOS, M.S.; SOUZA, H. A.. .MODELAGEM DE UM PROBLEMA DE PROGRAMAÇÃO BINARIA PARA AUXILIO NA ALOCAÇÃO DE MÃO DE OBRA DE MANUTENÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Marco Túlio da Silva Gomes

SILVA, A. L.; SANTOS, Z.A.S.; CAMARGOS, S.P.. TESTE E QUALIDADE EM SOFTWARE: UM ESTUDO DE CASO EM UM SISTEMA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Eduardo henrique Reis Montalvão

SILVA, A. L.; RODRIGUES, L. F.; SOUZA, M. J. F.; VIEIRA, C.S.. MODELO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA MISTA PARA O PROBLEMA DE SEQÜENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO COM RESTRIÇÕES DE RECURSOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Rafael Quintão Andrade

CAMPOS, M.S.;SILVA, A. L.; ALVES, L. F. R.. PROPOSTA DE ROTEIRIZAÇÃO DE VEÍCULOS COLETORES DE RESÍDUOS URBANOS EM ITABIRA-MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: César Seixas Salomão

SANTOS, Z.A.S.;SILVA, A. L.; GUIMARÃES, I. F. G.. SEIS SIGMA: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DMAIC NO SISTEMA PRODUTIVO DE UMA INDÚSTRIA DE CALÇADOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Tiago de Andrade Ferreira

SILVA, A. L.; CAMARGOS, S.P.; CAMPOS, M.S.. ESTRATÉGIA DE DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS: UM ESTUDO DE CASO DA MUTARE COSMÉTICOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Vanessa Fonseca Martins

SANTOS, Z.A.S.; PALMIERI, M.P.S.M.P;SILVA, A. L.; SILVA, W.L.V.. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: OS DESAFIOS PARA CERTIFICAÇÃO NA NORMA ISSO 9001:2008 EM UMA FUNDAÇÃO DE APOIO À UFOP. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Rodrigo Antunes Mota e Silva

SILVA, W.L.V.; CAMARGOS, S.P.; SANTOS, Z.A.S.;SILVA, A. L.. UM ESTUDO SOBRE O PROCEDIMENTO ADOTADO NA ANÁLISE DAS AÇÕES DE UMA EMPRESA DO SETOR DE COSMÉTICOS USANDO O MÉTODO DOS MULTIPLOS RELATIVOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Hugo de Carvalho Silveira

SILVA, A. L.; CAMARGOS, S.P.; SILVA, W.L.V.; SANTOS, Z.A.S.. ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS APLICADO A UMA EMPRESA DE ELETRÔNICA ORGÂNICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Rodrigo César Pedrosa Silva

GUIMARES, F. G.; SOUZA, M. J. F.;SILVA, A. L.; PRADO, R. S.. UM ESTUDO SOBRE A AUTOADAPTAÇÃO DE PARÂMETROS NA EVOLUÇÃO DIFERENCIAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Lucas Bicalho Barbosa Silva

SILVA, W.L.V.;SILVA, A. L.; FLAUSINIO, B. F. P. G.. GESTÃO DA MANUTENÇÃO: DIAGNÓSTICO DO PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO PARA LABORATÓRIOS DE UMA UNIDADE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Leonardo Soares Barbosa Mendes

SILVA, A. L.. DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO WEB PARA INTEGRAÇÃO DE MEIOS DE PAGAMENTO NA INTERNETE E ADMINISTRAÇÃO DE CONTAS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thiago Boaventura Grandchamp Serafim

SILVA, A. L.. MÓDULO DE AUTOMAÇÃO DO FLUXO DE PROJETO E GESTÃO DE EQUIPES INTEGRADOS AO PMS - PROJECT MANAGEMENT SYSTEM. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ricardo Vinícius rezende lara

SILVA, A. L.; Ladeira. ANÁLISE ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DE UTILIZAÇÃO DO SOL-SERVIÇOS ON LINE DO UNI-BH. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: Jakson Batista de Lima

SILVA, A. L.; GUIMARAES, C.. SISTEMA DE APOIO DE DECISAO EM PROBLEMAS DE FLUXOS EM REDES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Aluno: MARCO TULIO ALVES RODRIGUES

SILVA, A. L.; GUIMARAES, C.. ANÁLISE ERGONÔMICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

OLIVEIRA, M.; VIEIRA, J. M.;SILVA, A. L.. Concurso Público para o cargo de professor de 3° grau. 2015. Universidade Federal de Juiz de Fora.

SILVA, A. L.; SILVA, F. M.; SHIH, H. H. O. M.. Concurso Público para o cargo de professor de 3° grau. 2013. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

SILVA, A. L.. Seleção de Corpo Tecnico Administrativo. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.

SILVA, A. L.. avaliação de projeto editorial do livro GRAFOS. 2010. PEARSON.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gregorio Saravia Atuncar

GOMES, A. E.; VIEIRA, A.;ATUNCAR, G. S.. Estimação da Função Quantílica para dados com censura intervalar. 2010. Dissertação (Mestrado em Estatistica) - Universidade de Brasília.

Aleixina Maria Lopes Andalécio

LIMA, F. P. A;ANDALÉCIO, Aleixina Maria Lopes; MESQUITA, R. C.; CUKIERMAN, H. L.. Concepção de Sistemas Informatizados sob a Perspectiva da Atividade de Trabalho: um estudo de caso em uma instituição pública de ensino superior. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria Ester de Freitas

Freitas, Maria Ester de; SILVEIRA, Rafael Alcadipani; TONELLI, M. J.; SANTOS, A. C. A.; valadão jr., valdir machado. A ilusão de uma nova classe média brasileira: conhecendo a trajetoria de jovens trabalhadores. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Administração de Empresas) - Fundação Getulio Vargas - EAESP.

Felipe Campelo França Pinto

CAMPELO, F.RAMIREZ, J. A.CARRANO, E. G.BATISTA, L. S.GUIMARAES, F. G.CARDOSO, R. T. N.WANNER, E. F.. Cálculo de Rotas com carregamento uni dimensional em múltiplas pilhas. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Felipe Campelo França Pinto

RAMIREZ, J. A.CAMPELO, F.CARDOSO, R. T. N.CARRANO, E. G.GUIMARAES, F. G.. Análise e adaptação do algoritmo evolução diferencial para a solução do problema de roteirização de veículos capacitados. 2013.

Elizabeth Fialho Wanner

F. Campelo;J.A. RamirezCARRANO, E. G.; BATISTA, L. S.;Guimarães, F. G.CARDOSO, R. T. N.WANNER, E. F.. Cálculo de Rotas com Carregamento Uni dimensional em Múltiplas Pilhas. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Adriana Campos Silva

CAMPOS, Adriana. A PROPAGANDA ELEITORAL VEICULADA NA INTERNET: CARACTERISTICAS E REGULAMENTAÇOES. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito da UFMG.

Elisa Yoshie Ichikawa

SACHUK, M. I.VIEIRA, S. F. A.ICHIKAWA, E. Y.. O processo de transformação dos fatores de proteção em mecanismos de defesa em contexto organizacional. 2010. Dissertação (Mestrado em Consórcio UEM-UEL) - Universidade Estadual de Londrina.

Eduardo Gontijo Carrano

CAMPELO, F.; RAMIREZ, J. A.;CARRANO, E.; BATISTA, L. S.;GUIMARAES, F. G.CARDOSO, R. T. N.WANNER, E. F.. Cálculo de rotas com carregamento uni dimensional em múltiplas pilhas. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Eduardo Gontijo Carrano

RAMIREZ, J. A.;CAMPELO, F.CARDOSO, R. T. N.CARRANO, E. G.GUIMARAES, F. G.. Análise e adaptação do algoritmo evolução diferencial para a solução do problema de roteirização de veículos capacitados. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Francisco de Paula Antunes Lima

LIMA, F. P. A.. Concepção de Sistemas Informatizados sob a Perspectiva da Atividade de Trabalho: um estudo de caso em uma instituição pública de ensino superior. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Frederico Gadelha Guimaraes

CAMPELO, F.RAMÍREZ, J. A.CARRANO, E. G.BATISTA, L. S.GUIMARÃES, F. G.CARDOSO, R. T. N.WANNER, E. F.. Cálculo de Rotas com Carregamento Uni Dimensional em Múltiplas Pilhas. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Frederico Gadelha Guimaraes

RAMÍREZ, J. A.CAMPELO, F.CARDOSO, R. T. N.CARRANO, E. G.GUIMARAES, F. G.. Análise e Adaptação do Algoritmo de Evolução Diferencial para a Solução do Problema de Roteirização de Veículos Capacitados. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Afrânio Márcio Corrêa Vieira

GOMES, A. E.;VIEIRA, A. M. C.; ATUNCAR, G. S.. Estimação da função quantílica pra dados com censura intervalar. 2010. Dissertação (Mestrado em Estatistica) - Universidade de Brasília.

Rodrigo Tomas Nogueira Cardoso

CAMPELO, F.; RAMIREZ, J. A.; CARRANO, E. G.; BATISTA, L. S.; GUIMARAES, F. G.;CARDOSO, R. T. N.WANNER, E. F.. Cálculo de Rotas com Carregamento Unidimensional em Múltiplas Pilhas. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Rodrigo Tomas Nogueira Cardoso

RAMIREZ, J. A.; CAMPELO, F.;CARDOSO, R. T. N.; CARRANO, E. G.; GUIMARAES, F. G.. Análise e Adaptação do Algoritmo Evolução Diferencial para a Solução do Problema de Roteirização de Veículos Capacitados. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Lucas de Souza Batista

CAMPELO, F.RAMIREZ, J. A.; Carrano, E. G.;Batista, L. S.GUIMARAES, F. G.; CARDOSO, R. T. N.; WANNER, E. F.. Cálculo de rotas em carregamento uni dimensional em múltiplas pilhas. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Renato Cardoso Mesquita

MESQUITA, R. C.. Concepção de Sistemas Informatizados sob a perspectiva da atividade de trabalho: um estudo de caso em uma instituição pública de ensino superior. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Osmar Norberto de Souza

Norberto de Souza O.; Amorim, H. L. N.; Ruiz, D. D. Uma aplicação para automação de experimentos de docagem molecular. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Antonio Eduardo Gomes

Gomes, A. E.; VIEIRA, A. M. C.; ATUNCAR, G.S.. Estimação da função quantílica para dados com censura intervalar. 2010. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Luiz Felipe Campelo Nonato

Criação e aplicação de jogos para ensino de projeto de fábrica; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Daniel Moraes Falcão

Avaliação do impacto da utilização de material gráfico-informatizado para o ensino de heurísticas em cursos de otimização; ; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Hiago Miranda Branquinho

Estudo da viabilidade de implantação de uma construtora em Ouro Preto; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Tulio de Oliveira Parreiras

Aplicativo da Escola de Minas: tecnologia e comunicação; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Marina Hott Ricardo

Cultura e formação em empreendedorismo; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Luiz Felipe Campelo Nonato

Monitoria de disciplina de Empreendedorismo; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

FELIPE DIAMANTINO FERREIRA

Monitoria da discplina de Empreendedorismo; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; Pró-Reitoria de Graduação - UFOP; (Orientador);

Breno F

G; GONÇALVES; Cultura e formação em empreendedorismo; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Julia Oliveira Silva

Cultura e formação em empreendedorismo; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

ALYSSON DA SILVA ROICE SOUZA OLIVEIRA

Diagnóstico e formulação de soluções para novos empreendimentos; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Hiago Miranda Branquinho

Cultura e formação em empreendedorismo; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Abdon da Costa Lima Júnior

Gestão de projetos computacionais do Núcleo de Tecnologia de Informação; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; Núcleo de Tecnologia de Informação; (Orientador);

FELIPE ZOLINI MEDEIROS

Cultura e formação em empreendedorismo; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

RAQUEL MACHADO CARNEIRO

Diagnóstico e formulação de soluções para novos empreendimentos; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; Pró-Reitoria de Extensão - UFOP; (Orientador);

ANNA CLARA MARTINS DO VAL

Diagnóstico e formulação de soluções para novos empreendimentos; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

ANA CLARA CAPUTO DE SERPA

Cultura e formação em empreendedorismo; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Caio A

F; DE SOUZA; Diagnóstico e formulação de soluções para novos empreendimentos; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

LUIZA CARDOSO SANTOS

Cultura e formação em empreendedorismo; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

LUISA FIQUEIREDO L LIMA

Diagnóstico e formulação de soluções para novos empreendimentos; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

DAVID MARTINS DE JORZE FIUZA

Cultura e formação em empreendedorismo; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

LAURO C DRUMMOND

"Diagnóstico e formulação de soluções para novos empreendimentos; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Daniel M Silva

Cultura e formação em empreendedorismo; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Alexandre H

MUCIDA; Cultura e formação em empreendedorismo; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

ANDRE LUIS ROBINE DE SOUZA

Diagnóstico e formulação de soluções para novos empreendimentos; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Emanuel Ricardo Silveira

Diagnóstico e formulação de soluções para novos empreendimentos; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Gabriela Canudo

Gestão de projetos computacionais do Núcleo de Tecnologia de Informação; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; Núcleo de Tecnologia de Informação; (Orientador);

Luiz Felipe Campelo Nonato

Cultura e formação em empreendedorismo; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

FELIPE DIAMANTINO FERREIRA

Diagnóstico e formulação de soluções para novos empreendimentos; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Micael M

DE OLIVEIRA; Diagnóstico e formulação de soluções para novos empreendimentos; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

THAIS SALES FREITAS

Diagnóstico e formulação de soluções para novos empreendimentos; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; (Orientador);

Renata Ambrósio de Carvalho

Gestão de projetos computacionais do Núcleo de Tecnologia de Informação; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Ouro Preto; Núcleo de Tecnologia de Informação; (Orientador);

Débora Borges Alves Rezende

Abordagem heurística através da Busca Adaptativa em Vizinhança de Grande Porte ao Problema de Carregamento de Multiplas-Pilhas com Roteirização de Veículos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Daniel Lucas Santos Rocha

Prog Crimes: um jogo de tabuleiro no auxílio do ensino de programação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Lucas Fagundes

Elaboração de um plano de negócio: estudo de caso para um marketplace de tatuagem; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Korahi Ferreira Penina

Análise do uso de jogos de empresas no ensino de disciplinas na graduação em administração: caso da universidade federal de ouro preto; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

BRUNO MORAIS DA FONSECA

Criação de material didático computacional sobre a heurística Iteracted Local Search aplicada ao Problema de Roteirização de veículos Capacitados; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Gilberto Magno Ferreira de Andrade Filho

Investigação da viabilidade de um empreendimento envolvendo as áreas de tecnologia e meios de hospedagem via Plano de Negócios; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Helbert Cristelli Gilbert

Modelagem e solução do problema de roteirização de veículo de entregas na cidade de Ouro Preto; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Vinícius Rossi Oliveira

Material grafico informatizado para o ensino de otimização; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Weder Cézar Neto

Um estudo comparativo de softwares de planos de negócios; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

OTAVIO ROCHA GERALDO

Problema de alocação de salas em uma universidade brasileira: aplicação e criação de ferramentas de trabalho; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Gorceix; Orientador: André Luís Silva;

Otávio Antônio Medeiros Fernandes

Teoria da filas: uma aplicação em uma lanchonete; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Matheus Gerra Costa

Estratégias de inbound marketing para empresas do setor de serviços: um estudo de caso; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Mateus Santana Estevão

Elaboração de um Plano de Negócios: estudo de caso para um aplicativo de agendamento de consultas odontológicas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Thiago Candido Alves Rocha Silva

Elaboração de um Plano de Negócios: estudo de caso para uma loja on-line de skate; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Elaboração de um plano de negócios: estudo de caso para abertura de uma clínica odontológica popular; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Vinícius de Souza Bandeira

Aperfeiçoamento do planejamento estratégico da tecnologia de informação da EMATER-MG através de novos indicadores de desempenho; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

CARLOS ALBERTO FARIA FERREIRA

Terceirização e precarização do trabalho: um estudo de caso da limpeza em uma universidade pública do estado de Minas Gerais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Thiago Lomas Bretas

Problema da mochila inteira aplicado em decisões de compra de aparelhos de atividades desportivas: modelo e aplicação; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Guilherme Henrique Gerra Gomes

Análise de desempenho do Algoritmo Genético em diferentes linguagens e ambientes de programação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Igor Norberto Bedeti Dias

Alocação de sessões de artigos em eventos acadêmicos: modelo e estudo de caso; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Gorceix; Orientador: André Luís Silva;

Bruno Hostt Miconi

Roteamento de veículos: estudo de caso de rotas de entrega de material de consumo em Ouro Preto; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Jessica A

S; Brito; Desenvolvimento de modelagens matemáticas para o transporte do festival de inverno de Ouro Preto e Mariana; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Eron Martins Xavier

Estudo de caso de um problema de programação de horários: timetabling problem na Escola de Minas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Gorceix; Orientador: André Luís Silva;

Marcelo Felisberto Rodrigues

Modelagem de software: um estudo de caso em uma empresa de distribuição de frutas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Filipe Vilela Andrade

A importância e etapas para elaboração de um plano de negócios: um estudo de caso do setor varejista de hortifrutigranjeiros; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Marco Túlio da Silva Gomes

Teste e qualidade em software: um estudo de caso em um sistema de planejamento e controle de produção; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Paulo Antonio Atanazio Jr

; Modelagem de um problema de programação binaria para auxilio na alocação de mão de obra de manutenção: um estudo de caso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Eduardo henrique Reis Montalvão

MODELO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA MISTA PARA O PROBLEMA DE SEQUENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL COM RESTRIÇÃO DE RECURSOS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Gorceix; Orientador: André Luís Silva;

Hugo de Carvalho Silveira

ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS APLICADO A UMA EMPRESA DE ELETRÔNICA ORGÂNICA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Ricardo Vinícius rezende lara

Análise ergonômica da atividade de utilização do SOL - Serviços On-line do UNI-BH; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: André Luís Silva;

MARCO TULIO ALVES RODRIGUES

Análise Ergonômica do Sistema de Controle de Padrões da Companhia Siderúrgica de Tubarão; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário de Belo Horizonte; Orientador: André Luís Silva;

Jefferson Luis Kelles Procopio

Criação e aplicação de jogos de tabuleiro para o debate sobre discriminações; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantís; Orientador: André Luís Silva;

Helbert de Oliveira Almeida

Criação e aplicação de jogos de tabuleiro para o debate sobre discriminações; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantís; Orientador: André Luís Silva;

Tatiane Braga Pinheiro

Criação e aplicação de jogos de tabuleiro para o debate sobre discriminações; 2018; Iniciação Científica - Universidade Federal de Ouro Preto, Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantís; Orientador: André Luís Silva;

Lucas de Oliveira

Criação, analise e aplicação de jogos de empreendedorismo destinados ao ensino e a avaliação de conteúdo em cursos técnicos; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: André Luís Silva;

João Pedro do Espírito Santo

Criação, analise e aplicação de jogos de empreendedorismo destinados ao ensino e a avaliação de conteúdo em cursos técnicos; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: André Luís Silva;

Gabriel Ribeiro de Oliveira

Criação, analise e aplicação de jogos na disciplina PRO607 - Inovação e Empreendedorismo; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Pró-Reitoria de Graduação - UFOP; Orientador: André Luís Silva;

Daniel Lucas Santos Rocha

Criação e aplicação de jogos na disciplina BCC701 Programação de Computadores I e BCC702 Programação de Computadores II; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Pró-Reitoria de Graduação - UFOP; Orientador: André Luís Silva;

Filipe Alves Bento

Criação, analise e aplicação de jogos de cálculo destinados ao ensino e a avaliação de conteúdo na universidade; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: André Luís Silva;

Fillipe de Souza Teixeira

Criação, analise e aplicação de jogos de empreendedorismo destinados ao ensino e a avaliação de conteúdo em cursos técnicos; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: André Luís Silva;

Ullysses Henrique Machado Ribas

Criação de horários de forma otimizada: modelagem, solução e um estudo de caso na Escola de Minas da UFOP; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Gorceix; Orientador: André Luís Silva;

Matheus Guerra Costa

Escola de Minas on-line: produção e desenvolvimento de plataforma móvel de gestão de recursos e de comunicação; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Gorceix; Orientador: André Luís Silva;

Cesar Olimpio Antunes Lima

Escola de Minas on-line: produção e desenvolvimento de plataforma móvel de gestão de recursos e de comunicação; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Gorceix; Orientador: André Luís Silva;

DANIEL MORAIS FALCÃO

Avaliação do impacto da utilização de material gráfico-informatizado para o ensino de heurísticas em cursos de otimização; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Vinícius Rossi Oliveira

Avaliação do impacto da utilização de material gráfico-informatizado para o ensino de heurísticas em cursos de otimização; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Ana Luíza de Souza Morais

Ferramenta computacional destina a modelagem de modelos matemáticos na disciplina Pesquisa Operacional; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Ullysses Henrique Machado Ribas

Heurística Iterated Local Search aplicada ao problema de Carregamento de Múltiplas-Pilhas com Roteirização de Veículos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Vinicius Soleiro

Algoritmos heurísticos para o Problema de Roteamento de Veículos para o Transporte de Funcionários; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: André Luís Silva;

Tatiane Braga Pinheiro

Análise do perfil empreendedor dos pós-juniores da UFOP; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Cécy Vardiero

Análise do perfil empreendedor dos pós-juniores da UFOP; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Gabrielle Christina de Carvalho Campolina

Análise do perfil empreendedor dos pós-juniores da UFOP; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Beatriz Mendanha Reis

Análise histórico-metodológico-gerencial de uma incubadora: O caso do INCULTEC; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Matteus Augusto Ferreira de Oliveira

Análise histórico-metodológico-gerencial de uma incubadora: O caso do INCULTEC; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Maria Tereza Arantes

Análise histórico-metodológico-gerencial de uma incubadora: O caso do INCULTEC; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Weder Cézar Neto

Um estudo comparativo e implementação de software de Plano de Negócios; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Matteus Augusto Ferreira de Oliveira

Análise histórico-metodológico-gerencial de uma incubadora: O caso do INCULTEC; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Maria Tereza Arantes

Análise histórico-metodológico-gerencial de uma incubadora: O caso do INCULTEC; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Helbert Cristelli Gilbert

Modelagem e solução do problema de roteirização de veículo de entregas na cidade de Ouro Preto; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Luís Silva;

Rafael Santos Pires

Análise de desempenho de heurísticas em diferentes linguagens e ambientes de programação; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Ana Luiz de Souza Morais

Otimização de sistemas via heurísticas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Luís Silva;

BRUNO MORAIS DA FONSECA

Criação de material gráfico-informatizado para a diciplina de Pesquisa Operacional; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Pró-Reitoria de Graduação - UFOP; Orientador: André Luís Silva;

Débora Borges Alves Rezende

Aborgagem heurística através da Busca Adaptativa em Vizinhança de Grande Porte ao problema de Carregamento de Múltiplas-Pilhas com Roteirização de Veículos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Luís Silva;

QUANHUI YAN

Aborgagem heurística através da Busca Adaptativa em Vizinhança de Grande Porte ao problema de Carregamento de Múltiplas-Pilhas com Roteirização de Veículos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Industrial Engineering) - Shanghai University, The International Association for the Exchange of Students for Tec; Exp; ; Orientador: André Luís Silva;

Luan Pompeu

Criação de tecnologia de informação móvel para Escola de Minas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Gorceix; Orientador: André Luís Silva;

PEDRO D'ANGELO SEABRA EIRAS MARQUES

Criação de tecnologia de informação móvel para Escola de Minas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Gorceix; Orientador: André Luís Silva;

DANIEL MORAIS FALCÃO

Criação de material gráfico-informatizado para a diciplina de Pesquisa Operacional; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Pró-Reitoria de Graduação - UFOP; Orientador: André Luís Silva;

Francisco de Sales Gregório Neto

Criação de material gráfico-informatizado para a diciplina de Pesquisa Operacional; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Pró-Reitoria de Graduação - UFOP; Orientador: André Luís Silva;

VINÍCIUS ROSSI OLIVERIA

Criação de material gráfico-informatizado para a diciplina de Pesquisa Operacional; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Pró-Reitoria de Graduação - UFOP; Orientador: André Luís Silva;

Ana Luíza de Souza Morais

Problemas de Sequenciamento de Atividades em Projetos com Restrições de Recursos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Luís Silva;

Bruno Morais de Fonseca

Carregamento Unidimensional e Roteirização de Veículos Capacitados com Múltiplas Pilhas: modelagem matemática e solução exata; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Luís Silva;

Gabriel Jugni Silvestrin

Modelagem e solução do problema de alocação de salas da Escola de Minas da UFOP; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Gorceix; Orientador: André Luís Silva;

OTAVIO ROCHA GERALDO

Modelagem e solução do problema de alocação de salas da Escola de Minas da UFOP; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Goicex; Orientador: André Luís Silva;

Bruno Morais de Fonseca

Otimização de sistemas via heurísticas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Luís Silva;

PEDRO CORDEIRA FERREIRA

Otimização de sistemas via heurísticas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Luís Silva;

Lucas Fagundes

Monitoria da disciplina Empreendedorismo; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Pró-Reitoria de Graduação - UFOP; Orientador: André Luís Silva;

Lucas Fagundes

Gestão de projetos computacionais do Núcleo de Tecnologia de Informação; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Núcleo de Tecnologia de Informação; Orientador: André Luís Silva;

Vitor Pedroza e Silva

Gestão de projetos computacionais do Núcleo de Tecnologia de Informação; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Núcleo de Tecnologia de Informação; Orientador: André Luís Silva;

Lucas Fagundes

Diagnóstico e formulação de soluções para novos empreendimentos; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

GABRIELLE DE CARVALHO MACIEL

Diagnóstico e formulação de soluções para novos empreendimentos; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Maria Fernanda Vasques Silva

Diagnóstico e formulação de soluções para novos empreendimentos; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Sthefany Leticia Pereira Carvalho

Diagnóstico e formulação de soluções para novos empreendimentos; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Fillipe de Souza Teixeira

Diagnóstico e formulação de soluções para novos empreendimentos; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Aline de Paula Rafael

Diagnóstico e formulação de soluções para novos empreendimentos; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

LUCCA BAHIA RIBEIRO

Diagnóstico e formulação de soluções para novos empreendimentos; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Luiza Alves Clementino Coimbra

Cultura e formação em empreendedorismo; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

JULIA D AVILA ALEVATO SABINO

Cultura e formação em empreendedorismo; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

WALLACE ALEXANDRE CARNEIRO ALVES JUNIOR

Cultura e formação em empreendedorismo; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

VITORIA CAROLINA SILVA DE PAULA

Cultura e formação em empreendedorismo; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Daniela de Oliveira Teotônio

Monitoria da disciplina de Empreendedorismo; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Luana Maria Miranda Lima

Monitoria de disciplina de Empreendedorismo; 2017; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Sandro Aparecido Fermino

Monitoria de disciplina de Empreendedorismo; 2017; Orientação de outra natureza; (Farmácia) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

RAFAELA CARVALHO DE OLIVEIRA DANGELO

Projeto de extensão: Informatização de processos administrativos da APAE; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

NAGILLA MARIA GRAYZE HUDSON MACHADO

Projeto de extensão: Informatização de processos administrativos da APAE; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Ana Beatriz Magalhães Malheiros

Projeto de extensão: Informatização de processos administrativos da APAE; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Gabriel Magalhães Matheus e Souza

Projeto de extensão: APAE e tecnologia - incluir é excepcional; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

Helbert Cristelli Gilbert

Projeto de extensão: APAE e tecnologia - incluir é excepcional; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

WALLISSON HUGO DE PAULA

Projeto de extensão: APAE e tecnologia - incluir é excepcional; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

GUILHERME ANDRADE VICENTE

INFORMATIZAÇÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DA APAE; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Pró-Reitoria de Extensão - UFOP; Orientador: André Luís Silva;

Mariana Gonçalves Jales

INFORMATIZAÇÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DA APAE; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Pró-Reitoria de Extensão - UFOP; Orientador: André Luís Silva;

Wilson do Carmo

APAE E TECNOLOGIA: INCLUIR É EXCEPCIONAL; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Pró-Reitoria de Extensão - UFOP; Orientador: André Luís Silva;

RAFAELA CARVALHO DE OLIVEIRA DANGELO

INFORMATIZAÇÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DA APAE; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Pró-Reitoria de Extensão - UFOP; Orientador: André Luís Silva;

LUCIANA APARECIDA DUTRA DE SOUZA

INFORMATIZAÇÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DA APAE; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Pró-Reitoria de Extensão - UFOP; Orientador: André Luís Silva;

LUCAS MONTESSO BRAGA

INFORMATIZAÇÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DA APAE; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Pró-Reitoria de Extensão - UFOP; Orientador: André Luís Silva;

JORDANA DUMAS SIQUEIRA VIANA

INFORMATIZAÇÃO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DA APAE; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Pró-Reitoria de Extensão - UFOP; Orientador: André Luís Silva;

Fernando Andrade da Silva

Monitoria de disciplina de empreendedorismo; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: André Luís Silva;

PEDRO CORDEIRO FERREIRA

APAE E TECNOLOGIA: INCLUIR É EXCEPCIONAL; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: André Luís Silva;

WALLISSON HUGO DE PAULA

APAE E TECNOLOGIA: INCLUIR É EXCEPCIONAL; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Pró-Reitoria de Extensão - UFOP; Orientador: André Luís Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sílvio Dias Pereira Neto

Modernização da infra-estrutura de Metrologia e Ensaios do CETEC; 2007; Orientação de outra natureza - Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sílvio Dias Pereira Neto;

Giani David Silva

?ESTAMOS AO VIVO?: uma análise das estratégias semiótico-discursivas da transmissão direta televisiva; Início: 2015; Tese (Doutorado em Estudos de Lingagens) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; (Orientador);

Carla Rodrigues Figueiredo Lara

Orientação Docente; 2008; Orientação de outra natureza; (Sistema de Informação) - COLEGIO E FACULDADE KENNEDY LTDA; Orientador: Carla Rodrigues Figueiredo Lara;

Felipe Campelo França Pinto

Cálculo de rotas com carregamento uni dimensional em múltiplas pilhas; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Coorientador: Felipe Campelo Franca Pinto;

Francisco de Paula Antunes Lima

Concepção de sistemas informattizados sob a perspectiva da atividade de trabalho; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Francisco de Paula Antunes Lima;

Alcione de Paiva Oliveira

O Design na Web; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Alcione de Paiva Oliveira;

Jaime Arturo Ramirez

Cálculo de rotas com carregamento uni-dimensional em múltiplas pilhas; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Jaime Arturo Ramírez;

Antonio Eduardo Gomes

Estimação da função quantílica para dados com censura intervalar; 2010; Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade de Brasília,; Orientador: Antonio Eduardo Gomes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Silva, P. J. ; ARANTES, M. T. ; OLIVEIRA, M. A. F. ; SILVA, A. L. . Análise de desempenho em uma incubadora: o caso da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Viçosa. Empreendedorismo, Gestão e Negócios , v. 8, p. 192-206, 2019.

  • ARANTES, M. T. ; RODRIGUES, L. F. ; SILVA, A. L. . A GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO: UMA PERSPECTIVA DOS DISCENTES E DOS DOCENTES. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão (ISSN: 2525-4782) , v. 4, p. 1-1, 2019.

  • CEZAR NETO, W. ; SILVA, A. L. . Um estudo comparativo de softwares de plano de negócios. Revista Petra , v. 4, p. 93-113, 2018.

  • Silva, P. J. ; VIEIRA, C. S. ; SILVA, A. L. . MODELAGEM E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE SEQUENCIAMENTO EM PROJETOS COM RESTRIÇÃO DE RECURSOS. PRODUTO E PRODUÇÃO , v. 18, p. 12-24, 2017.

  • Silva, P. J. ; DIAS, I. N. B. ; ALVARENGA, L. A. ; CAMPOS, M.S. ; SILVA, A. L. . Alocação de sessões de artigos em eventos acadêmicos: modelo e estudo de caso. Pesquisa operacional para o desenvolvimento , v. 6, p. 54-66, 2014.

  • LOURENCO, A. A. ; GOMES, G. H. G. ; CARVALHO, P. A. M. ; MAFRA, R. S. C. ; BRETAS, T. L. ; SILVA, A. L. . Apresentação de material pedagógico-computacional para o ensino do método simplex. Pesquisa operacional para o desenvolvimento , v. 6, p. 67-80, 2014.

  • SILVA, W.L.V. ; SANTOS, Z.A.S. ; SILVA, A. L. ; COSTA, A. R. . Desenvolvimento de Modelo de Seleção de Materiais Metálicos aplicando uma abordagem Logística ? O caso de empresas do setor minero metalúrgico. Revista da Escola de Minas (Impresso) , v. 65, p. 225-231, 2012.

  • VIEIRA, C. S. ; MORAIS, A. L. S. ; SILVA, A. L. . Uma ferramenta computacional para auxiliar a aprendizagem da pesquisa operacional. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2018, Rio de Janeiro. Anais do SBPO, 2018.

  • SOLEIRO, V. ; SILVA, A. L. ; PENNA, P. H. V. . Problema de roteirização de veículos com transporte de funcionários: uma aplicação em uma empresa de mineração. In: XIX Latin-iberoamerican conference on operations research, 2018, Lima. Anais do XIX CLAIO, 2018.

  • BRETAS, T. L. ; MAFRA, R. S. C. ; CARVALHO, P. A. M. ; LOURENCO, A. A. ; GOMES, G. H. G. ; SILVA, A. L. . Problema da mochila inteira aplicado em decisões de compra de aparelhos de atividades desportivas: modelo e aplicação. In: X Congreso del Instituto Chileno de Investigación Operativa Optima, 2013, Conceptión. Anais do X OPTIMA. Conceptión, 2013.

  • SILVA, A. L. ; Silva, P. J. . Modelagem computacional do problema de alocação de mercadorias. In: Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste, 2012, Mossoró. Anais do VII SEPRONe. Mossoró, 2012.

  • SILVA, A. L. ; GONCALVES, C. H. ; PEREIRA, P. M. M. . Estudo comparativo entre módulos de sistemas de informação empregados na gestão de estoque. In: Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2012, Itajubá. Anais do VIII EMEPRO. Itajubá, 2012.

  • AMPARO, L. R. ; CORREIA, E. M. ; MELLO, F. B. M. ; SILVA, A. L. ; CAMPOS, M.S. . Organização e gestão de filas. In: VII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2011, São João del Rey. Anais do VII EMEPRO, 2011.

  • SILVA, A. L. ; ANDRADE, R. Q. . Metodologia quantitativa empregada na seleção de local para implantação de uma fábrica de camisas no Brasil. In: VI Congresso Luso Moçambicano de Engenharia, 2011, Maputo. Anais do VI CLME, 2011.

  • SILVA, A. L. ; OLIVEIRA, L. M. ; SOUZA, R. B. . Seleção de pontos para instalação de sensores: um estudo de caso. In: VI Congresso Luso Moçambicano de Engenharia, 2011, Maputo. Anais do VI CLME, 2011.

  • MICONI, B.H. ; ALMEIDA, G.V.A. ; PARREIRAS, R.L. ; SILVA, A. L. . Criação de interface de sistemas informatizados. In: VII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2011, São João del Rey. Anais do VII EMEPRO, 2011.

  • OLIVEIRA, L. C. ; CARARA, L. H. D. ; SILVA, A. L. . A realização de testes em softwares: literatura versus realidade. In: VII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2011, São João del Rey. Anais do VII EMEPRO, 2011.

  • ANDRADE, R. Q. ; MONTALVAO, E. H. R. ; SILVA, A. L. . Aplicação de métodos de otimização a problemas de localização de postos de serviços na Bacia do Rio São Francisco. In: VII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2011, São João del Rey. Anais do VII EMEPRO, 2011.

  • FERREIRA, G. B. ; MENDES, M. M. ; SILVA, A. L. ; CAMARGOS, S.P. . Aplicação da curva abc em estoque na construção civil. In: VII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2011, São João Del Rey. Anais do VII EMEPRO, 2011.

  • GURGEL, T. R. ; COELHO, M. P. ; SILVA, W.L.V. ; SILVA, A. L. . Um estudo sobre os fatores que afetam o valor das ações de uma empresa brasileira do setor de petróleo e gás. In: VII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2011, São João Del Rey. Anais do VII EMEPRO, 2011.

  • MICONI, B.H. ; ALMEIDA, G.V.A. ; PARREIRAS, R.L. ; SILVA, A. L. . Correção de interface de sistemas informatizados utilizando um sistema de gerenciamento de dados open source: um estudo de caso. In: VI Simpósio de Engenharia de Produção da Região Nordeste, 2011, Campina Grande. Anais do VI SEPRONe, 2011.

  • MONTALVAO, E. H. R. ; SILVA, A. L. ; RODRIGUES, L. F. ; CAMPOS, M.S. . Metodologia quantitativa aplicada ao problema de sequenciamento da atividade de manutenção. In: IX Congreso Chileno de Investigación Operativa, 2011, Pucón. Anais do OPTIMA, 2011.

  • ANDRADE, R. Q. ; OLIVEIRA, L. M. ; Silva, P. J. ; SILVA, A. L. . Aplicação do Algoritmo de Branch & Bound na resolução do problema de alocação de salas da Escola de Minas (UFOP). In: III Encontro Fluminense de Engenharia de Produção, 2011, Rio de Janeiro. Anais do III ENFEPro, 2011.

  • OLIVEIRA, L. M. ; SILVA, A. L. ; RODRIGUES, L. F. . Aplicação do Algoritmo de Branch & Bound na distribuição de lixeiras urbanas. In: III Encontro Fluminense de Engenharia de Produção, 2011, Rio de Janeiro. Anais do III ENFEPro, 2011.

  • ANDRADE, R. Q. ; SILVA, A. L. . Metodologia baseada na resolução do problema dasp-medianas para localização de sedes de vestibulares da UFOP. In: XLIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2011, Ubatuba. Anais do XLIII SBPO, 2011.

  • SILVA, A. L. . Remuneração. In: VI Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2010, Coronel Fabriciano. Anais do VI EMEPRO, 2010.

  • SILVA, A. L. ; MICONI, B.H. ; ALMEIDA, G.V.A. ; PARREIRAS, R.L. . Análise Ergonômica do Trabalho como metodologia para melhorar interfaces de sistemas informatizados: um estudo de caso em uma biblioteca. In: VI Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2010, Coronel Fabriciano. VI Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2010.

  • SILVA, A. L. ; MONTALVAO, E. H. R. ; SOUZA, R. B. . Aplicação do Algoritmo de Vogel ao problema de transporte de combustível. In: VI Simpósio Acadêmico de Engenharia de Produção, 2010, Viçosa. Anais do VI SAEPRO, 2010.

  • OLIVEIRA, L. M. ; ANDRADE, R. Q. ; SILVA, A. L. . Metodologia baseada no Algoritmo de Dijkstra para roteirização de pontos turísticos em Ouro Preto. In: VI Simpósio Acadêmico de Engenharia de Produção, 2010, Viçosa. Anais do VI SAEPRO, 2010.

  • SILVA, A. L. . Concepção de uma ferramenta de trabalho sob a perspectiva ergonômica: um estudo de caso. In: IV Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2008, Ouro Preto. Anais do IV EMEPRO, 2008.

  • SILVA, A. L. ; LIMA, F. P. A. . Análise de Requisitos de Software e Análise da Atividade de Trabalho. In: I WORKSHOP: Um olhar sociotécnico sobre a engenharia de software, 2005, Rio de Janeiro. WOSES. RIO DE JANERIO: BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL, 2005. v. 1. p. 31-44.

  • SILVA, A. L. ; RAMIREZ, J. A. ; CAMPELO, F. . A statistical study of discrete differential evolution approaches for the capacitated vehicle routing problem. In: Genetic and Evolutionary Computation Conference, 2013, Amsterdam. Proceedings of the 15th annual conference on Genetic and evolutionary computation. Amsterdam, 2013.

  • PINHEIRO, T. B. ; CAMPOLINA, G. C. C. ; SILVA, A. L. . Mulheres universitárias nas empresas júniores: perfil, perspectivas e dilemas na Universidade Federal de Ouro Preto.. Revista de Administração da UEG , 2019.

  • CAMPOLINA, G. C. C. ; PINHEIRO, T. B. ; SILVA, A. L. . Estudo e análise do perfil de ex membros das empresas juniores da Universidade Federal de Ouro Preto. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO E ENGENHARIA , 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, A. L. . Introdução ao Maple. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de uso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    O quão é (e está sendo) aplicável a Resolução CEPE 7000 entre os docentes do curso do DEMIN?, Descrição: A Resolução CEPE 7000 da Universidade Federal de Ouro Preto é o texto mais atual que legisla sobre a participação de docentes, técnicos administrativos e discentes em projetos com suporte das fundações de apoio. Nele há os procedimentos a serem executados, as porcentagens financeiras a serem pagas, e outros. É interessante observar que este texto é de 2016 e a sua aplicação ainda não foi analisada. Esta ponderação instigou a realização deste projeto que tem por objetivo: Analisar como se deu a aplicação da Resolução CEPE 7000 entre os docentes da Departamento de Engenharia de Minas (DEMIN). Irá se valer de pesquisa direta com a aplicação de questionários como metodologia para se atingir este objetivo. A principal razão para a realização deste projeto refere-se ao pouco (ou nenhum) conhecimento que se tem sobre a aplicação desta legislação e o quanto ela promove (ou atrapalha) o empreendedorismo entre os docentes. Por fim, como resultados esperado com a realização desta pesquisa pretende-se ter a mensuração das restrições e vantagens da CEPE 7000.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador.

  • 2019 - Atual

    O quão longe do cenário brasileiro está Resolução CEPE 7000 quando comparada com as regras existentes em outras universidades públicas?, Descrição: A Resolução CEPE 7000 da Universidade Federal de Ouro Preto é o texto mais atual que legisla sobre a participação de docentes, técnicos administrativos e discentes em projetos com suporte das fundações de apoio. Nele há os procedimentos a serem executados, as porcentagens financeiras a serem pagas, e outros. É interessante observar que este texto possui equivalentes em outras universidades públicas brasileiras. Mas, o quão distante esta legislação da UFOP está das outras universidades? Quais são as diferenças entre a CEPE 7000 e os textos das outras instituições? Estas questões foram aquelas que instigaram a realização deste projeto que tem por objetivo dois itens: 1 - Analisar e avaliar os textos referentes a regulamentação da participação de docentes, técnicos administrativos e discentes em projetos com suporte das fundações de apoio das universidades brasileiras. 2 - Comparar a Resolução CEPE 7000/ UFOP com estas outras regulamentações existentes. Irá se valer de pesquisa documental como metodologia para se atingir este objetivo. A principal razão para a realização deste projeto refere-se ao fato de haver na literatura pouco debate sobre este assunto. Por fim, como resultados esperado (com a realização desta pesquisa) pretende-se ter mensuração do tamanho da variação existe entre as regulamentações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador.

  • 2018 - 2019

    Criação, analise e aplicação de jogos de cálculo destinados ao ensino e a avaliação de conteúdo na universidade., Descrição: A realidade atual do ensino e avaliação de conteúdo estudado no contexto de cálculo na universidade possui números de difícil tratamento. Por um lado, há grandes volumes de recursos destinados ao ensino de cálculo (recursos humanos, financeiros, estruturais, etc). De outro lado há um elevado número de reprovações nas disciplinas que tratam do cálculo. Esta realidade abre espaço para investigar diferentes possibilidade. Uma desta possibilidade é repensar os instrumentos de trabalho dos professores, sendo este o viez desta pesquisa. Na literatura este tipo de abordagem também é percebida: Masumoto e Ikegami(2005); Férée (2017); Lekshmy e Bhaskar (2015). O objetivo pode ser descrito como: a criação de jogos de tabuleiro de cálculo destinados ao ensino e avaliação do conteúdo estudado. Além da criação propriamente dita do jogo, pretende-se ter como resultado final a redação e depósito da patente do mesmo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador / FILIPE ALVES BENTO - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2018 - 2019

    Criação, analise e aplicação de jogos de empreendedorismo destinados ao ensino e a avaliação de conteúdo em cursos técnicos., Descrição: O ensino técnico permite ao estudante conhecer ferramentas e métodos vinculados a sua formação. Porém, o seu egresso possui diferentes possibilidades de atuação, sendo a atividade de empreender uma delas. Nesta perspectiva há como incluir disciplinas de empreendedorismo para auxiliar este estudante a entender as diferentes faces do empreendedorismo como carreira. Logo, uma questão nesta realidade é: há como incluir um jogo como forma de ensinar empreendedorismo em cursos técnicos? Esta questão abrigou espaço para o desenvolvimento deste projeto, que tem como objetivo o seguinte item: criar, analisar e aplicar jogos de empreendedorismo em tabuleiro destinado ao ensino e avaliação de conteúdo em cursos técnicos. Como resultado pretende-se ter ao final o protótipo do jogo propriamente dito, a redação da patente e o seu deposito.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador / LUCAS DE OLIVEIRA - Integrante / JOÃO PEDRO DO ESPÍRITO SANTO - Integrante / FILLIPE DE SOUZA TEIXEIRA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2018 - 2019

    Criação, analise e aplicação de jogos de administração financeira destinados ao ensino e a avaliação de conteúdo na universidade., Descrição: O ensino de administração financeira no contexto universitário está presente na formação em administração de empresas e também em outra áreas (ex: engenharia de produção). A demanda/oferta por este debate/aulas não foi o bastante para instigar a criação de instrumentos pedagógicos inovadores. Atualmente, existem professores que ainda utilizam somente de giz, quadro e aulas expositivas para ministrar suas aulas. Logo, uma questão neste contexto é: há como incluir um jogo como forma para ensinar administração financeira em disciplinas universitárias? Esta indagação abriu espaço para o desenvolvimento deste projeto, sendo o seu objetivo: criar, analisar e aplicar jogos de administração financeira em tabuleiro destinado ao ensino e avaliação de conteúdo em disciplinas universitárias. Como resultado pretende-se ter o protótipo do jogo propriamente dito, a redação da patente e o seu deposito.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador / MATEUS ROCHA MENEZES - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Criação, analise e aplicação de jogos de empreendedorismo destinados ao ensino e a avaliação de conteúdo na universidade, Descrição: O ensino de empreendedorismo no contexto universitário está presente em diferentes formações. A demanda por este ensino, mesmo sendo vista positivamente em um primeiro momento, não foi suficientes para viabilizar a criação de instrumentos pedagógicos inovadores para sua oferta. Na atualidade, há muitos professores que ainda se valem somente de giz, quadro e aulas expositivas para fazer frente ao conteúdo demandado. Logo, uma questão nesta realidade é: há como incluir um jogo como forma para ensinar empreendedorismo em disciplinas universitárias? Esta questão abrigou espaço para o desenvolvimento deste projeto, que tem como objetivo o seguinte item: criar, analisar e aplicar jogos de empreendedorismo em tabuleiro destinado ao ensino e avaliação de conteúdo em disciplinas universitárias. Como resultado pretende-se ter o protótipo do jogo propriamente dito, a redação da patente e o seu deposito.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador.

  • 2018 - 2019

    Criação, analise e aplicação de jogos na disciplina PRO607 - Inovação e Empreendedorismo, Descrição: O ensino universitário permite ao estudante conhecer ferramentas e métodos vinculados a sua formação. Porém, o seu egresso possui diferentes possibilidades de atuação, sendo a atividade de empreender uma delas. Na graduação em Engenharia de Produção na UFOP não é diferente do contexto dito e em sua grade curricular há a disciplina ?PRO607 - Inovação e Empreendedorismo? para fazer frente ao ponto mencionado. Logo, uma questão nesta realidade é: há como criar e aplicar um jogo como forma de ensinar empreendedorismo e inovação? Esta questão abrigou espaço para o desenvolvimento deste projeto, que tem como objetivo o seguinte item: criar, analisar e aplicar jogos em tabuleiro e/ou digital na disciplina ?PRO607 - Inovação e Empreendedorismo?. Como resultado pretende-se ter ao final: o protótipo do jogo propriamente dito; a sua aplicação na disciplina citada e também em outras de empreendedorismo; a redação da patente; e, por fim, o seu deposito em órgãos competentes. Vale destacar que outros pesquisadores já se dispuseram a trabalhar com temas semelhantes, tal como Gottfried e Bernardi (2007); D´Ipolitto (2012); e Pastana e Tavares(2015).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador / GABRIEL RIBEIRO DE OLIVEIRA - Integrante., Financiador(es): Pró-reitoria de Graduação - Bolsa.

  • 2018 - 2018

    Criação e aplicação de jogos de tabuleiro para o debate sobre discriminações, Descrição: Objetivos Os objetivos deste projeto podem ser elencados em dois tópicos principais, a saber: O primeiro é criar um jogo de tabuleiro simulando a carreira/sucesso profissional entre competidores (competidores=peças caracterizadas no tabuleiro), cujas regras deste jogo expressando as questões sobre discriminações (racismo, sexismo, machismo, homofobia, transfobia, e capacitismo) e impactam diretamente no seu resultado. O segundo objetivo é levar este jogo de tabuleiro para aulas na UFOP para que os estudantes, professores e técnicos que jogarem reflitam sobre as questões de discriminação que o jogo impõem aos jogadores. Natureza multidisciplinar e abrangência do público alvo das ações O projeto descrito neste texto abordará inicialmente carreira profissional e o sucesso decorrente dela. Tratará de um jogo de tabuleiro com competidores (caracterizados pelas peças) que buscam a sua empregabilidade. As etapas do jogo irão refletir as etapas da vida de cada jogador. Descrito desta forma o jogo se aplica a todas as carreiras possíveis. Porém, o debate a ser suscitado no jogo não é carreira propriamente dita, mas sim as discriminações (racismo, sexismo, machismo, homofobia, transfobia, e capacitismo). As etapas/regras são diferenciadas para cada peça dos tabuleiros (a mulher, a/o negrx, a/o homossexual, a/o trans., etc.). Desta forma ficarão caracterizadas os possíveis reflexos referentes às discriminações. Este jogo poderá ser aplicado/jogado, portanto, em todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFOP. Também poderá ser aplicado em treinamentos a serem realizados pela administração da universidade (novos técnicos e novos professores). Não menos importante refere-se aos eventos realizados na UFOP (congressos, seminários, simpósios etc). Desta forma trata-se em uma abrangências e aplicabilidade muito grande. Justificativa A justificativa para a realização deste projeto se dá em diferentes perspectivas, sendo elas: A primeira diz sobre a criação de formas de se abordar o tema (discriminações) em tipos diferentes de disciplinas. Ou seja, está se criando uma maneira de fomentar o debate no ambiente da sala, seja qual for a matéria. A segunda refere-se ao baixo custo para a realização deste projeto, posto que os itens demandados para sua realização possuam pequeno valor financeiro. Outra justificativa refere-se às possibilidades de se aplicar o jogo criado em outros ambientes, tais como: treinamento para novos funcionários na UFOP, treinamento para professores novos, etc. Por fim, também é pontuado como justificativa para se realizar este projeto a existência de iniciativa semelhante. Há, por exemplo, em diferentes canais de comunicação, a realização de jogos que viabilizam vários tipos de debates. Uma forma é apresentada no youtube (https://www.youtube.com/watch?v=vwx5IvypC5Q). No jogo citado os jogadores são instigados ao debate sobre privilégios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador / Tatiane Braga Pinheiro - Integrante / JEFFERSON LUIS KELLES PROCOPIO - Integrante / HELBERT DE OLIVEIRA ALMEIDA - Integrante / Luís Cláudio Gabriel - Integrante., Financiador(es): Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantís - Bolsa.

  • 2018 - 2018

    Criação e aplicação de jogos na disciplina BCC701 Programação de Computadores I e BCC702 Programação de Computadores II, Descrição: O curso de Engenharia de Produção (campus Ouro Preto) possui duas disciplinas que abordam o aprendizado de Programação de Computadores I e Programação de Computadores II. Entretanto, o desempenho deste aluno não é satisfatório quando se observam suas notas nas disciplinas e o número de reprovações ocorridas ao longo dos anos de funcionamento do curso. Além disso, há disciplinas no curso que dependem do conhecimento ali trabalhado. Ou seja, o aluno de Engenharia de Produção carece de conhecimento real dos conteúdos abordados por estas disciplinas para se sair bem em outros conteúdos do próprio curso. Logo, uma questão nesta realidade é: há como criar e aplicar um jogo como forma de ensinar Programação de Computadores? Esta questão abrigou espaço para o desenvolvimento deste projeto, que tem como objetivo o seguinte item: criar, analisar e aplicar jogos em tabuleiro e/ou digital nas disciplinas ?BCC701 Programação de Computadores I e BCC702 Programação de Computadores II?. Como resultado pretende-se ter ao final: o protótipo do jogo propriamente dito; a sua aplicação nas disciplinas citadas; a redação da patente; e, por fim, o seu deposito em órgãos competentes. Vale destacar que outros pesquisadores já se dispuseram a trabalhar com temas semelhantes, tal como. Barbosa et al (2011); de Souza et al (2013); Souza et al (2015); e Rapkiewicz et al (2007).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador / Lasara Ferreira Rodrigues - Integrante / DANIEL LUCAS SANTOS ROCHA - Integrante., Financiador(es): Pró-reitoria de Graduação - Bolsa.

  • 2017 - 2018

    Um estudo comparativo e implementação de software de Plano de Negócios, Descrição: Empreender é uma atividade que requer muito planejamento e dimensionamento de recursos, pessoas, metas dentre outros. Fazer tal planejamento sem um software, mesmo sendo possível, não é uma ação fácil. Nesta perspectiva, algumas empresas desenvolvedoras de softwares viram um nicho de mercado e colocaram seus produtos à disposição dos empreendedores. Mas qual dos diversos produtos (softwares de Plano de Negócios) utilizar para o planejamento de uma empresa? Há diferenças entre estes? O primeiro objetivo do trabalho aqui descrito é analisar e compreender os softwares destinados à criação de arquivos de Plano de Negócios. Para tanto, irá se valer de uma comparação de cinco softwares como metodologia. O segundo objetivo é a implementação de um Plano de Negócios adaptado a realidade das disciplinas de Empreendedorismo oferecidas na UFOP. Para este segundo objetivo será feita a análise de requisitos e implementação do sistema como metodologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador / Weder Cézar Neto - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Criação de material gráfico-informatizado para as diciplinas de Pesquisa Operacional e Otimização Combinatória, Descrição: A Otimização Combinatória e a Pesquisa Operacional são áreas do conhecimento muito abrangentes, com grande diversidade de técnicas e aplicações, com várias características epistemológicas e ontológicas.alvez por conta destas características tão amplas, a questão do seu ensino se coloca de forma muito crítica. Como ilustração desta afirmativa, o Journal of Operational Research Society dedicou recentemente um número inteiramente a esta discussão. Além disso, é possível encontrar textos que discutem o ensino da Pesquisa Operacional em formações específicas como as áreas de Engenharia de Produção e Ciência da Computação, dentre outras. Muito se fala da crise no ensino da Pesquisa Operacional, e neste contexto consideramos duas abordagens fundamentais: primeiro, que esta crise ocorre em paralelo à crise da própria matemática moderna. Além disso, deve-se enfatizar que a crise restringe-se apenas ao ensino da Pesquisa Operacional, não atingindo a produção científica, exatamente como ocorreu com a matemática. Em particular, na UFOP, há hoje vinte diferentes disciplinas de graduação relacionadas à otimização combinatória e pesquisa operacional nos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Produção. Este projeto visa desenvolver ferramentas informatizadas para o ensino de conteúdo relacionado à otimização combinatória e pesquisa operacional nestas disciplinas, contribuindo assim para o processo de ensino e aprendizado de um público alvo significativo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: André Luís Silva - Integrante / DANIEL MORAES FALCÃO - Integrante / VINÍCIUS ROSSI OLIVEIRA - Integrante / Marco Antonio Moreira de Carvalho - Coordenador., Financiador(es): Pró-Reitoria de Graduação - UFOP - Bolsa.

  • 2017 - 2018

    Criação de horários de forma otimizada: modelagem, solução e um estudo de caso na Escola de Minas da UFOP, Descrição: Este trabalho aborda o problema de otimização de criação de quadro de horários de aula, conhecido na literatura especializada como school timetabling. Este problema é classificado como NP-Difícil, ou seja, não se conhece métodos eficientes para sua solução. Logo, este cenário abriga espaço para que métodos sejam estudados/criados para geração de horários otimizados em um tempo de execução aceitável. O trabalho tem como objetivo o estudo do school timetabling e métodos/modelos para a sua solução. Também se pleiteia a criação de uma ferramenta computacional de otimização para a criação de quadro de horários na Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto derivados dos estudos citados. A justificativa para a realização dos estudos sobre o school timetabling refere-se a necessidade de entender melhor a natureza do problema e dos métodos para a sua solução. Já a justificativa para a criação da ferramenta de otimização se faz pelo fato de hoje estes horários serem feitos manualmente por meio de tentativa e erro, e sem nenhuma tecnologia empregada. Este projeto tem como resultado pretendido, portanto, um maior entendimento sobre o assunto abordado e também garantir que os horários da instituição sejam gerados de maneira mais eficiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador / Ricardo Vieira de Azevedo Dias - Integrante / Marco Antonio M. Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação Gorceix - Bolsa.

  • 2017 - 2018

    Abordagens não estacionárias em sistemas com filas espacialmente distribuídas, Descrição: O presente trabalho pretende adaptar a abordagem SBC (Stationary backlog-carryover) para lidar com sistemas de filas espacialmente distribuídas. A SBC é uma abordagem para análise não estacionária e estocástica de sistemas de filas. Para isso, serão utilizados os dados do serviço emergencial de Borracharia na etapa agrícola da indústria canavieira de Rodrigues (2014). Como resultados, pretende-se comparar o SBC com a análise em equilíbrio em aplicações reais e desenvolver cenários alternativos para o sistema estudado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Luís Silva - Integrante / Lasara Ferreira Rodrigues - Coordenador / CAROLINA REIS GUARBERTO - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Heurística Iterated Local Search aplicada ao problema de Carregamento de Múltiplas-Pilhas com Roteirização de Veículos, Descrição: O problema de otimização Carregamento de Múltiplas-Pilhas com Roteirização de Veículos (MP-VRP) é um problema que aborda duas atividades de difícil solução: o primeiro, alocar carga dentre de caminhões; e o segundo, estabelecer rotas para estes caminhões. O MP-VRP foi primeiramente narrado na literatura em 2007 o que o caracteriza como sendo relativamente novo. A solução deste problema foi implementada utilizando diferentes métodos, sendo alguns: Busca tabu e Colônia de formigas (Doerner et al. 2007) e Busca em vizinhança variável (Tricoire et al., 2011). Porém, estas soluções não incluem a heurística Iterated Local Search (ILS). A ILS foi aplicada a problemas de otimização relacionados ao cálculo de rotas, apresentando bons resultados (Vansteenwegen e Mateo, 2014) . Diante dos itens listados este trabalho se propõe a aplicar a ILS ao MP-VRP. Irá se valer experimentação estatística com os resultados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador / Lasara Ferreira Rodrigues - Integrante / Ullysses Henrique Machado Ribas - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Análise histórico-metodológico-gerencial de uma incubadora: O caso do INCULTEC, Descrição: O Centro de Referência em Incubação de Empresas de Ouro Preto, o INCULTEC, é uma incubadora de empresas de base tecnológica da UFOP e de Ouro Preto. O INCULTEC nasceu com o objetivo de promover a disseminação tecnológica na região em 20 de junho de 2006. Mesmo com uma história de mais de dez anos, quais foram as ações e resultados feitos? Esta questão motivou a realização deste projeto. Logo, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, realizado por meio de questionários aplicados ao gestores do INCULTEC e às empresas por ele incubadas, visando identificar os fatores chave para avaliar o sucesso dos empreendimentos, tal como da incubadora em si.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador / MARIA TEREZA ARANTES - Integrante / MATTEUS AUGUSTO FERREIRA DE OLIVEIRA - Integrante / BEATRIZ MENDANHA REIS - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Escola de Minas on-line: produção e desenvolvimento de plataforma móvel de gestão de recursos e de comunicação., Descrição: Os Sistemas de Informação auxiliam nos processos internos de organizações. Porém, estes sistemas são acessados, em sua grande maioria por dispositivos móveis (celulares). Esta realidade serviu para criar ambiente necessário e suficientes para o desenvolvimento de um aplicativo para a Escola de Minas. Neste sistema haverá as informações das salas de aulas com os horários das disciplinas a serem lecionadas e também o suporte para a as comunicações internas. Pretende-se ter este sistemas como protótipo inicial para outras (e futuras) aplicações também.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador / Cristiano Luís Turbino Franca e Silva - Integrante / MATHEUS GUERRA COSTA - Integrante / CESAR OLIMPIO ANTUNES LIMA - Integrante / Conrado Carneiro - Integrante., Financiador(es): Fundação Gorceix - Bolsa.

  • 2017 - 2018

    Ferramenta computacional destina a modelagem de modelos matemáticos na disciplina Pesquisa Operacional, Descrição: Pretende-se com esse projeto desenvolver uma ferramenta computacional capaz de facilitar o processo de aprendizagem do aluno tornando-o apto e motivado a resolver e compreender problemas reais, da disciplina Pesquisa Operacional I, modelados matematicamente e computacionalmente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Luís Silva - Integrante / Clarisse da Silva Vieira - Coordenador / ana luiza de souza morais - Integrante., Financiador(es): Pró-Reitoria de Graduação - UFOP - Bolsa.

  • 2017 - 2018

    Análise do perfil empreendedor dos pós-juniores da UFOP, Descrição: O empreendedorismo vem se tornando um tema popular ao redor do mundo. Reconhecido como ferramenta de transformação social, o movimento empreendedor vem engajando jovens a transformarem problemas sociais em oportunidades de negócio. Um exemplo desta transformação são as empresas juniores (EJ). Capazes de alavancar um jovem tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal, as chamadas EJs são ferramentas vivas de proliferação da cultura empreendedora em nosso país. Porém, este campo de conhecimento ainda continua uma área nova e carente de informações confiáveis. O presente projeto visa analisar o perfil empreendedor em estudantes já graduados após estes terem participado de uma empresa júnior na Universidade Federal de Ouro Preto. Serão aplicados questionários para analisar o referido perfil, sendo esta uma pesquisa qualitativa/quantitativa. Os resultados estatísticos e qualitativos poderão ser utilizados para políticas de desenvolvimento de ações empreendedoras para este público.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador / GABRIELLE CHRISTINA DE CARVALHO CAMPOLINA - Integrante / Tatiane Braga Pinheiro - Integrante / Cécy Vardiero - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Alocação de Turmas de Disciplinas de Forma Otimizada: Modelagem, Solução e Estudo de Caso, Descrição: Alocação de turmas de disciplinas de forma otimizada. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Luís Silva - Integrante / Marco Antonio Moreira de Carvalho - Coordenador / Ullysses Henrique Machado Ribas - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Algoritmos heurísticos para o problema de roteamento de veículos para o transporte de funcionários, Descrição: Como tornar eficiente e otimizadas as rodas que são feitas para transportar funcionários de uma empresa? Este questionamento não é recente e já foi objeto de pesquisa e trabalho dentro e fora de empresas e centro de pesquisas. O cálculo de rotas, abordado por muitos pesquisadores, é também o foco deste projeto que tem meta principal executar uma aplicação com dados baseados na realidade para transportar funcionários de um empresa de mineração em Minas Gerais. Pretende-se modelar matematicamente o problema e aplicar métodos heurísticos para solucionar as instâncias do problema. Os resultados gerados serão apresentados à empresa bem como publicados em periódicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador / Puca Huachi Vaz Penna - Integrante / Vinicius Soleiro - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Criação de material gráfico-informatizado para a diciplina de Pesquisa Operacional, Descrição: Este projeto visa a implementação de métodos de otimização das disciplinas de Pesquisa Operacional em excel com interface gráfica. Avaliar os métodos de otimização implementados no excel com interface gráfica junto aos alunos de Engenharia de Produção matriculados nas disciplinas de Pesquisa Operaciona I e Pesquisa Operacional II. A justificativa para a sua realização se dá por algumas razões: O curso de Engenharia de Produção possui algumas disciplinas que abordam conteúdos de otimização, sendo esta uma primeira justificativa para a realização deste projeto. Além disso, este projeto se justifica pela carência de ferramenta informatizada destinada ao ensino do conteúdo de otimização. Isto é colocado pois as ferramentas encontradas não são destinadas ao ensino propriamente dito. O que se percebe é a existência de versões reduzidas dos sistemas informatizados cujo nome é vinculado a educação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador / BRUNO MORAIS - Integrante / DANIEL MORAES FALCÃO - Integrante / FRANCISCO DE SALES GREGÓRIO NETO - Integrante / VINÍCIUS ROSSI OLIVEIRA - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2016 - 2017

    Problemas de Sequenciamento de Atividades em Projetos com Restrições de Recursos, Descrição: Uma área de relevante interesse no meio de gerenciamento de projetos é a otimização do sequenciamento das atividades e da alocação dos recursos utilizados. Várias formulações matemáticas já foram realizadas para tentar solucionar problemas desse tipo. O presente trabalho de pesquisa visa apresentar um modelo de Programação Linear Inteira Mista que trata Problema de Sequenciamento em Projetos com Restrição de Recursos (PSPRR). O modelo proposto deverá ser implementado computacionalmente e utilizado no processo de otimização de problemas de sequenciamento de atividades em projetos com restrições de recursos.A solução ótima dos problemas e os resultados a serem obtidos devem ser condizentes com os objetivos iniciais, indicando a relevância da pesquisa face ao tema abordado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador / Clarisse da Silva Vieira - Integrante / ana luiza de souza morais - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Abordagem heurística através da Busca Adaptativa em Vizinhança de Grande Porte ao problema de Carregamento de Múltiplas-Pilhas com Roteirização de Veículos, Descrição: O problema de otimização Carregamento de Múltiplas-Pilhas com Roteirização de Veículos (MP-VRP) é um problema que inclui duas partes, sendo estas: carregamento de cargas dentro de veículos e o cálculo de rotas deste veículos (Doerner et al., 2007). Trata-se de um problema relativamente novo por ter sido inicialmente descrito em 2007. Na literatura é possível encontrar algumas soluções deste problema, tais como Busca tabu e Colônia de formigas (Doerner et al. 2007) e Busca em vizinhança variável (Tricoire et al., 2011). Entretanto, estas soluções não incluem a heurística Busca Adaptativa em Vizinhança de Grande Porte (ALNS). A ALNS foi aplicada a problemas de otimização correlatos, apresentando bons resultados (Ropke e Pisinger, 2006). Frente aos pontos listados este trabalho se propõe a aplicar a referida heurística ao problema citado. Irá se valer de simulação numérica e experimentação estatística para a comparação do desempenho obtido com os resultados já publicados na literatura. As instancias de problema a serem empregadas nos testes são duas. A primeira será derivada da literatura e a segunda criada neste projeto. Com a realização deste trabalho pretende-se conhecer e divulgar o desempenho da heurística e o MP-VRP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador / Lasara Ferreira Rodrigues - Integrante / DEBORA BORGES ALVES REZENDE - Integrante / Qianhui Yan - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / The International Association for the Exchange of Students for Tec. Exp. - Bolsa.

  • 2015 - 2017

    Modelagem e solução do problema de roteirização de veículo de entregas na cidade de Ouro Preto., Descrição: O cálculo de rotas é um problema de otimização que possui natureza complexa. Isto pode ser traduzido em um problema com um número grande de variáveis envolvidas bem como as relações existentes. Nesta perspectiva, este trabalho irá abordar o referido problema em uma aplicação de entrega de produtos na cidade Ouro Preto. O objetivo é modelar matematicamente as rotas de entrega de um produto específico na cidade de Ouro Preto e selecionar as rotas através de uma heurística. A realização deste trabalho se justifica pois, Ouro Preto oferece restrições que dificultam o referido cálculo. Por fim, os resultados pretendidos neste trabalho são o melhor e maior conhecimento sobre modelagem de rotas e a sua solução em Ouro Preto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador / Magno Silvério Campos - Integrante / HELBERT CRISTELLI GILBERT - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2015 - 2017

    Modelagem e solução do problema de alocação de salas da Escola de Minas da UFOP, Descrição: A alocação de recursos otimizada é algo possível de ser feita em algumas atividades, sendo a alocação de disciplinas em sala de aulas uma delas. Na Escola de Minas da UFOP esta atividade é feita atualmente de forma manual na tentativa e erro. Logo, há um precedente para que haja perdas de recursos. Sendo assim, o objetivo deste projeto é otimizar a atividade de alocação das disciplinas às salas da Escola de Minas da UFOP. Pretende-se utilizar a modelagem matemática do problema e métodos de otimização para o tratamento desta atividade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador / GABRIEL JUGNI SILVESTRIN - Integrante / OTAVIO ROCHA GERALDO - Integrante., Financiador(es): Fundação Gorceix - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    Análise de desempenho de heurísticas em diferentes linguagens e ambientes de programação, Descrição: Uma das etapas em processo de otimização é a escolha da linguagem de programação a ser utilizada para a implementação da solução, bem como qual o ambiente para se programá-la. Pensando nesta questão o objetivo deste trabalho é investigar qual linguagem e ambiente de programação viabiliza melhor desempenho em processos de otimização. O escopo do estudo se dará na implementação de heurísticas. Já o escopo das linguagens a serem analisadas serão: C++(DEV-C++ e Code:Blocks) e Java (Eclipse e NetBeans). A realização deste trabalho se justifica por duas razões: primeiro, o pouco material publicado sobre o tema, e segundo, a grande pertinência desta questão na área de otimização. A comparação e análise a ser realizada será baseada em planejamento e análise estatística. Por fim, o resultado pretendido deste trabalho será um maior entendimento sobre o efeito das linguagens e ambientes de programação no desempenho final de heurísticas em processos de otimização.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador / HELTON CRISTIANO GOMES - Integrante / RAFAEL SANTOS PIRES - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Programa Jovens Talentos para a Ciência, Descrição: O Programa Jovens Talentos para a Ciência foi criado em fevereiro de 2012, por uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tendo o objetivo de inserir precocemente os estudantes de graduação no meio científico. Implementado inicialmente em formato piloto, o Programa destina-se exclusivamente aos estudantes ingressantes na graduação, nas universidades e instituições federais de educação, ciência e tecnologia. A Universidade Federal de Ouro Preto aderiu ao Programa Bolsa Jovens Talentos para a Ciência (PJT‐IC), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A realização da seleção de bolsistas tem como objetivo preparar os estudantes para participarem do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES, Programa Ciência sem Fronteiras ou Programas de Iniciação Científica (PIBIQ/CNPq), ou outros de iniciativa da instituição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: André Luís Silva - Coordenador / BRUNO MORAIS - Integrante / Pedro Cordeiro Ferreira - Integrante / ana luiza de souza morais - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Minas, Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia. , Campus Morro do Cruzeiro/Escola de Minas/ Sala 121, Bauxita, 35400000 - Ouro Preto, MG - Brasil, Telefone: (31) 35591540, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 05/2017

      Direção e administração, Escola de Minas, Centro de Referência em Inovação e Empreendedorismo.,Cargo ou função, Coordenador.

    • 01/2015

      Extensão universitária , Escola de Minas, Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia.,Atividade de extensão realizada, Projetos de extensão.

    • 09/2009

      Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Empreendedorismo, Inovação e Empreendedorismo, Ações Empreenderas, Monografia, Projeto de Fábrica, Sistemas computacionais para a manufatura

    • 08/2009

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Minas, Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia.,Linhas de pesquisa

    • 06/2016 - 07/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Ciência da Computação.,Cargo ou função, Membro de colegiado.

    • 08/2016 - 01/2018

      Direção e administração, Escola de Minas, .,Cargo ou função, Coordenador da seção de Tecnologia de Informação.

    • 06/2016 - 07/2016

      Direção e administração, Escola de Minas, Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 2006 - 2007

    Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais

    Vínculo: Scholarship, Enquadramento Funcional: Research and Development, Carga horária: 40

  • 2007 - 2007

    Fundação Christiano Ottoni

    Vínculo: Scholarship, Enquadramento Funcional: Research and Development, Carga horária: 4

  • 2006 - 2007

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Civil servant, Enquadramento Funcional: Professor Part-time, Carga horária: 20

    Atividades

    • 12/2006 - 12/2007

      Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, .