Fábio Ferreira Lins Mosaner
Arquiteto e urbanista, é professor adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Comunidade Interdisciplinar de Ação, Pesquisa e Aprendizagem - CIAPA (UFPE) e Observatório Pernambuco - Núcleo Recife do Observatório das Metrópoles (UFPE), onde atua nas linhas de pesquisa "Educação, cidadania e participação popular" e "Produção social do habitat"; FABER - Laboratório de Arquitetura, Construção, Tecnologia e Patrimônio (UFBA), onde atua na linha de pesquisa "A obra de Joao Filgueiras Lima, Lelé: arquitetura através da indústria". É graduado (1999), mestre (2012) e doutor (2021) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou como arquiteto e urbanista no desenvolvimento de projetos de edificação e supervisão de obras em São Paulo, SP (1999-2016); atuou também no desenvolvimento de projetos de arquitetura no escritório LGA Architectural Partners em Toronto, Canadá (2013). Lecionou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Escola da Cidade, em São Paulo (2009 a 2016) e no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Florianópolis (2016 a 2023), onde participou e supervisionou o Laboratório de Projetos - Labproj. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em projeto de edificação, desenho, pré-fabricação, técnicas construtivas.
Informações coletadas do Lattes em 02/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em ARQUITETURA E URBANISMO
2017 - 2021
Universidade de São Paulo
Título: O desenho e o processo de produção da arquitetura: João Filgueiras Lima (Lelé) e o Centro de Tecnologia da Rede Sarah (CTRS)
, Ano de obtenção: 2021. Anália Maria Marinho de Carvalho Amorim. Palavras-chave: projeto de arquitetura; desenho; Metodologia de Projeto; processos de produção; João Filgueiras Lima.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
2010 - 2012
Universidade de São Paulo
Título: O desenho como método de estudo: Antônio Luiz Dias de Andrade e A arquitetura do Vale do Paraíba
, Ano de Obtenção: 2012.Anália Maria Marinho de Carvalho Amorim.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: arquitetura; desenho; Método de estudo; Patrimônio cultural; Técnicas construtivas; Vale do Paraíba. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Setores de atividade: Educação.
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
1993 - 1999
Universidade de São Paulo
Título: Orla Ferroviária da Lapa
Orientador: Regina Maria Prosperi Meyer
Formação complementar
2023 - 2023
Curso de Integração para Docentes 2023.2. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Gerenciadores Bibliográficos: Mendeley. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Plataforma Moodle - Formação Pedagógica. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Integração Institucional aos Novos Docentes. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Educação Ambiental no Âmbito Organizacional. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Gestão Integrada e participativa de resíduos sólidos na UFSC. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Capacitação de Coordenadores de Ações de Extensão. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Curricularização da Extensão. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Legislação da Carreira do Magistério Federal. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
Gerenciamento de Obras. (Carga horária: 16h). , Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB, Brasil.
2006 - 2006
Desenho. (Carga horária: 64h). , Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM, Brasil.
1998 - 1999
Extensão universitária em Intercâmbio de Graduação. , Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, FAUP, Portugal.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projetos da Edificação.
Organização de eventos
MOSANER, F. F. L. . Viagem de estudo de arquitetura a São Paulo 2018_1. 2018. (Outro).
REBELLO, Y. C. P. ; MOSANER, F. F. L. . Ensino de estruturas para Arquitetura: Aula Magna com o Eng. Civil Yopanan Rebello. 2017. (Outro).
MOSANER, F. F. L. ; ISHIDA, A. . Exposição dos trabalhos final de Ateliê de Projeto de arquitetura P1 2017.1. 2017. (Exposição).
MOSANER, F. F. L. ; WESTPHAL, E. . Viagem de estudo de arquitetura a São Paulo 2017_2. 2017. (Outro).
Participação em eventos
II Seminário Recife Cidade Parque - Os Desafios da Habitabilidade no Recife.Laboratório de Projetos na Graduação DAU/UFPE. 2025. (Seminário).
III Seminário Canteiro Experimental em Arquitetura e Urbanismo e I Encontro Nacional de Canteiros Experimentais.Do desenho ao canteiro de obras. Parque Cidade das Abelhas e Espaço do Fogo: duas experiências extensionistas em Florianópolis ? SC. 2024. (Seminário).
Seminário Internacional Fazendo Gênero 13 contra o Fim do Mundo: Anticolonialismo, Antifascismo e Justiça Climática.Vida acadêmica e maternagem no projeto para a moradia estudantil indígena da UFSC. 2024. (Seminário).
11ª Edição do Seminário Internacional PROJETAR 202311ª Edição do Seminário Internacional PROJETAR 2023.Moradia estudantil indígena: processo de projeto participativo. 2023. (Seminário).
Festival Jane's Walk Recife 2023: Campus para Pessoas - patrimônio moderno, desafios contemporâneos. 2023. (Oficina).
DOCO30 + LELÉ90: FÁBRICA E PATRIMÔNIO. 2022. (Seminário).
DOCO30 + LELÉ90: FÁBRICA E PATRIMÔNIO - OFICINA 1 - Pré- fabricação com formas metálicas.Pré- fabricação com formas metálicas - Aproximação e Experimentos. 2022. (Oficina).
XL Encontro e XXV Congresso ARQUISUR - Associação das Escolas e Faculdades Públicas da América do Sul. Parque Ecológico Cidade das Abelhas: extensão universitária como processo de projeto contínuo e reflexivo. 2022. (Congresso).
II Seminario Pesquisa em Projeto FAU-USP.O desenho e o processo de produção da arquitetura. 2019. (Seminário).
V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - ENAMPARQ.O desenho e o processo de produção da arquitetura - a sede do TCU em Salvador, projeto de João Filgueiras Lima (Lelé). 2018. (Encontro).
XVII Semana da pesquisa, ensino e extensão da UFSC. Permanência estudantil e os espaços universitários na UFSC: arquitetura, projeto e debate. 2018. (Feira).
III Encontro Nacional de Ensino de Estruturas em Escolas de Arquitetura.Estratégias didático-pedagógicas no ateliê de projeto: tectônica e materialidade. 2017. (Encontro).
Palestra Curricularização da Extensão. 2017. (Outra).
VIII Jornada de Iniciação Científica da Escola da Cidade.Mesa 3 - Memória e Cidade. 2016. (Seminário).
Colóquio Sociotramas 2015: Cidades Inteligentes, por que, para quem?.Ocupe Estelita: um caso para se refletir sobre cidade inteligente. 2015. (Simpósio).
XII Congresso Internacional de Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico e Edificado. O desenho como registro: Antônio Luiz Dias de Andrade e o Levantamento das Técnicas Construtivas do Vale do paraíba. 2014. (Congresso).
Conferência na Disciplina TFG-Fundamentação e Crítica - FAU Mackenzie.Questões acerca do Restauro como campo disciplinar e a atuação do arquiteto.. 2012. (Outra).
Memória, Trabalho e Arquitetura - CPC-USP. 2010. (Simpósio).
Estudo de caso de projeto de escolas - Disciplina de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.Metodologia de Projeto - Arquitetura escolar. 2006. (Outra).
Ciclo de Depoimentos - Gerações de Arquitetos - IAB-SP.Experiência Profissional dos arquitetos com até cinco anos de formatura.. 2000. (Seminário).
Participação em bancas
ANDRADE JUNIOR, N. V.;MOSANER, F. F. L.; CUNHA, M. C.; CAMPOS, M. C.; EKERMAN, S. K.. Arquitetura de João Filgueiras Lima, Lelé: Industrialização e Recorrência nas Passarelas de Salvador. 2025. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.
ROZESTRATEN, A. S.;MOSANER, F. F. L.; SILVA, H. A. A.; PIZARRO, E.. Projeto e Arquivo: a coleção de Projetos da FAU-USP e o papel do acervo na formação do imaginário e da memória na arquitetura. 2025. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.
ROZESTRATEN, A. S.;MOSANER, F. F. L.; SILVA, H. A. A.. Projeto e Arquivo: Acervos e o papel do desenho na formação do imaginário da arquitetura. 2024.
BASTOS, R. A.;MOSANER, F. F. L.; TEIXEIRA, L. E. F.; CONCEICAO, M. L.; VIANA, A.. A Poética da Construção na Obra de João Filgueiras Lima: uma abordagem tectônica. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MEDINA, L. L.;MOSANER, F. F. L.; MONTE, L. A. D. S.. Habitação de Interesse Social: Um anteprojeto para relocação da comunidade Roque Santeiro. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
MEDINA, L. L.;MOSANER, F. F. L.; MONTE, L. A. D. S.. Arquitetura efêmera: abrigos temporários para emergências climáticas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
PIZZOLATO, P. P.;MOSANER, F. F. L.; FREIRE, V. C. C.. Anteprojeto para Unidade Básica de Saúde no Bairro de Campo Grande - Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
DINIZ, F. R.;MOSANER, F. F. L.; PATRIOTA, Y.. REURB-S e direito à cidade: proposta de plano urbanístico-ambiental para a Vila Sul, Afogados, Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
MOSANER, F. F. L.; VERAS, L. M. S. C.; TORRES, S. C.. Arquitetura Contemporânea no Nordeste: reflexões acerca de projetos residenciais unifamiliares (2004-2024) a partir do 'Roteiro' de Armando de Holanda e da NBR 15.220-3:2005. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
MOSANER, F. F. L.; CALDAS, R. M. V.; FREITAS, R.. Requalificação de Edifício-Garagem : Um Espaço Comunitário Pedagógico no Shopping Recife. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
MOSANER, F. F. L.; SCAVUZZI, L. V. X. C.; CORDEIRO, M. R.. Centro cultural popular de Arcoverde-PE: requalificação da antiga estação ferroviária. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
BORBA, A. C. A.;MOSANER, F. F. L.; MONTEIRO, F. F.. Entre Pontes: Anteprojeto de Habitação de Interesse Social para a antiga Comunidade de Palafitas do Pina, pós incêndio de 2022. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
MARTINS, D. L.;MOSANER, F. F. L.; MONTE, L. A. D. S.. SEMEAR: Projeto de um centro educacional em Primavera-PE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
RAPOSO, P.;MOSANER, F. F. L.; LAMOUR FILHO, R. C.. Empresarial Mescla: Anteprojeto de um edifício empresarial no Paissandu, Recife. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
MEDINA, L. L.;MOSANER, F. F. L.; FIRMINO, B.. Centro de Atenção Integrada à Saúde da Criança. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
MOSANER, F. F. L.; NOR, S.; WIESE, R. S.; PROMPT, C. H.. Quem tem fome, tem pressa - arquitetura como suporte para Rede Agroalimentar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSANER, F. F. L.; SILVEIRA, L. R.; DIAS, L. S.; RAMOS, F. M.. Centro Integrado de Artes e Expressão: ressignificando o cenário de incentivo artístico em Florianópolis. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSANER, F. F. L.; WIESE, R. S.; KOS, J. R.; KAESTNER NETO, G. P.. Complexo de apoio ao ensino de Blumenau: proposta à demanda acadêmica e integração do urbano local. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
DIAS, L. S.;MOSANER, F. F. L.; SCHWERZ, J.; SANTOS, L. L. F.. Centro de ofícios e memória na cidade de Nova Trento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
NOBREGA, L. M.;MOSANER, F. F. L.; PIZZOLATO, P. P.; FIRMINO, B.. COMPAZ Lenira Regueira: socioeducação por meio do convívio e da cultura no "Bairro dos Artistas". 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
BORBA, A. C. A.;MOSANER, F. F. L.; ALVES, M.. Renascendo das cinzas, anteproposta para uma biblioteca parque em São Bento do Una - PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
LIMA, B. A. F.; GALERA, I.;MOSANER, F. F. L.; ROCHA, D. M.; SILVA, L. M.. Pesquisar é intervir: um estudo metodológico e projetual participativo para a cozinha solidária da Torre em Recife-PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
DINIZ, F. R.;MOSANER, F. F. L.; BAIARDI, Y. C. L.; BAPTISTA, A.. São Pedro pede passagem. intervenção urbana de requalificação e mobilidade micro para conectar a rua de São Bento com a rua Treze de Maio em Olinda -PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
BORBA, A. C. A.;MOSANER, F. F. L.; ARAUJO, C. P.; MONTEIRO, F. F.. CARE - Centro de Acolhimento Animal do Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
GALERA, I.;MOSANER, F. F. L.; MARTINS, D. L.; BRANDAO, M.. Entre o Brincar e a Luta por terra: a experiência da construção de parques nas ocupações do MTST- PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco.
PIMENTA, A. F. P. S.;MOSANER, F. F. L.; FAGUNDES, T.; MANARA, A. A.. Arquitetura em Ambientes de Trabalho: um Coworking para Novos Arquitetos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSANER, F. F. L.; WESTPHAL, E.; SANTOS, S. S.; DILL, F. M.. Crematório e Parque Memorial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSANER, F. F. L.; PIMENTA, A. F. P. S.; DIAS, L. S.; DILL, F. M.. Centro Ambiental Lagoa Viva - um espaço de lazer e conscientização no Parque Estadual do Rio Vermelho. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
DIAS, L. S.;MOSANER, F. F. L.; PIMENTA, A. F. P. S.; DILL, F. M.. ÁGORA CDS/UFSC como mediação entre a cidade e a universidade. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CARVALHO, R. S.;MOSANER, F. F. L.; DIAS, L. S.; LOPES, R. F.. Desenhos de uma (quase) arquiteta: experienciações e apreensão do espaço na Praia do Matadeiro, Florianópolis ? SC. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
WESTPHAL, E.;MOSANER, F. F. L.; FELIPPE, M. L.; MACHADO, J. S.. Moradia Independente para o novo amanhã. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
WESTPHAL, E.;MOSANER, F. F. L.; PIMENTA, A. F. P. S.; FAVERO, G. F.. Recomeços: Proposta de abrigos temporários para fase de reestruturação urbana em cenários de desastres socionaturais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SANTOS, S. S.;MOSANER, F. F. L.; SIQUEIRA, M. T.; NOGUEIRA, M. E.. Habitar o centro: Um ensaio sobre o uso funcional de edificações subutilizadas no Centro de Florianópolis. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
DIAS, L. S.;MOSANER, F. F. L.; SANTOS, S. S.; VIEIRA FILHO, D.. Uma Ilha e Suas Baias. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
FELIPPE, M. L.;MOSANER, F. F. L.; WESTPHAL, E.; VICARI, C. N. O.. A sede do Projeto Adote um Ronrom a partir da escala felina. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
FELIPPE, M. L.;MOSANER, F. F. L.; PIMENTA, A. F. P. S.; ARGENTA, V. M.. CENTRO DE APOIO À COMUNIDADE ACADÊMICA: Integração e saúde mental no ambiente acadêmico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
FELIPPE, M. L.;MOSANER, F. F. L.; VAZ, C. E. V.; VILLELA, M. S.. Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil: Contribuições da arquitetura para o cuidado com a saúde mental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSANER, F. F. L.; SANTOS, S. S.; PIMENTA, A. F. P. S.; VICARI, C. N. O.. Habitar na Velhice. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSANER, F. F. L.; WIESE, R. S.; NOR, S.; ISHIDA, A.. Habitar o centro de Guarulhos: Requalificação de um edifício não concluído. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
FELIPPE, M. L.;MOSANER, F. F. L.; PIMENTA, A. F. P. S.; RESENDE, D. G.. Centro de iniciação esportiva para crianças e adolescentes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PIMENTA, A. F. P. S.;MOSANER, F. F. L.; FELIPPE, M. L.; CASTRO, L. L. P.. Criança e sala de aula: o ambiente como facilitador do desenvolvimento cognitivo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSANER, F. F. L.; PIMENTA, A. F. P. S.; FELIPPE, M. L.; ISHIDA, A.. Comunidade Terapêutica: Um espaço para o tratamento da dependência química em Florianópolis. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CONCEICAO, M. L.;MOSANER, F. F. L.; KOS, J. R.; ISHIDA, A.. Espaço Religioso em Brusque - SC. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
WIESE, R. S.;MOSANER, F. F. L.; EDELWEISS, R. K.. Museu e Borboletário Fritz Plaumann. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
BARBOSA, M. C.;MOSANER, F. F. L.; DOMSCHKE, V. L.. Projeto Ecovila ? sustentabilidade e permacultura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
BARBOSA, M. C.;MOSANER, F. F. L.; DOMSCHKE, V. L.. Requalificação do complexo Canindé - Futebol como Associacionismo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
BARBOSA, M. C.;MOSANER, F. F. L.; DOMSCHKE, V. L.. Gastronomia como indutor de melhoria da qualidade de vida em comunidades vulneráveis. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
DIAS, L. S.;MOSANER, F. F. L.; SUGAI, M. I.; VIEIRA, J. L.. O custo do convencional: mais um projeto de habitação social. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
WESTPHAL, E.;MOSANER, F. F. L.; SANTOS, S. S.; ISHIDA, A.; HILGERT, M. C.. Uma praça para o Movimento em Florianópolis. E algumas reflexões sobre corpo&cidade, desenho&movimento.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SANTOS, S. S.;MOSANER, F. F. L.; WIESE, R. S.; NOGUEIRA, M. E.. Adaptação dos espaços da Escola Baréa ao modelo pedagógico de educação democrática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
WIESE, R. S.;MOSANER, F. F. L.; SANTOS, S. S.; PROMPT, C. H.. Educação, Cidade e Meio Ambiente: Proposta de Educação Integral no Bairro Rio Vermelho. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
DIAS, L. S.;MOSANER, F. F. L.; SANTOS, S. S.; ANDRADE, E. J. O.. Espaço de Cultura e Vida no Centro de Florianópolis. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
BARBOSA, M. C.;MOSANER, F. F. L.; SOARES, L. M.. Equipamento transposição: para além de barreiras geográficas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
BARBOSA, M. C.;MOSANER, F. F. L.; CECCO JR., A.. Hotel em estrutura de madeira na região de Itapema/SC e a intervenção antrópica local. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
ISHIDA, A.;MOSANER, F. F. L.; LIBRELOTTO, L. I.; NUNES, A. C.. O Dilema do Arquiteto - do Projeto ao Canteiro de Obras. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
WESTPHAL, E.;MOSANER, F. F. L.; BUENO, A.; PFUTZENREUTER, A. H.. Reconstruindo o Envelhecer: Uma nova arquitetura para o Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSANER, F. F. L.; KOS, J. R.; SILVEIRA, L. R.; FINGER, F.. Conectando memórias, construindo o futuro: um novo olhar para o espaço público. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSANER, F. F. L.; ISHIDA, A.; KOS, J. R.; SOUZA, F. K.. Centro Social: equipamentos de acolhimento voltados à população em situação de rua no centro de Florianópolis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSANER, F. F. L.; PIMENTA, A. F. P. S.; VICARI, C. N. O.; DIAS, L. S.. Cidade Educadora: Um novo olhar para o Monte Cristo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SANTOS, S. S.;MOSANER, F. F. L.; WIESE, R. S.; VECCHI, R.. Refuncionalização de Galpões Subutilizados para Produção de HIS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
WESTPHAL, F.;MOSANER, F. F. L.; PIMENTA, A. F. P. S.; TRIANA, M. A.. Ventilação Natural e Desempenho Térmico de Habitações de Interesse Social - Garantia da Qualidade Pelas Legislações, Regulamentos e Normas Vigentes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
WESTPHAL, F.; NOME, N. Q.;MOSANER, F. F. L.; PIMENTA, A. F. P. S.; BRANDALISE, M. P.. Elementos de sombreamento: ferramenta de apoio projetual. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
BASTOS, R. A.;MOSANER, F. F. L.; SANTOS, R. G.; SANTOS, C. F.. A UFSC como parque cultural: ensaios de desconstrução expositiva. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
WESTPHAL, E.;MOSANER, F. F. L.; NOR, S.; SILVESTRE, S. M. S.. Rede de Acolhimento Infantojuvenil no bairro Santa Mônica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
KOS, J. R.;MOSANER, F. F. L.; ISHIDA, A.; DECKE, L.. A prática e o arranjo: uma proposta para a clínica-escola da odontologia na UFSC. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSANER, F. F. L.; DIAS, L. S.; ISHIDA, A.; FAVERO, G. F.. Entre a orla e o mar : Espaço de troca e convivência em Florianópolis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSANER, F. F. L.; CARVALHO, R. S.; DIAS, L. S.; FAVERO, G. F.. Caminhos de Visibilidade: proposta de integração de migrantes de deslocamento forçado em Itajaí. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSANER, F. F. L.; SCHWERZ, J.; WIESE, R. S.; PROMPT, C. H.. RE: Barreiros. Quadra Urbana Multidisciplinar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSANER, F. F. L.; WIESE, R. S.; FELIPPE, M. L.; CASTRO, L. L. P.. Arquitetura e (re)socialização: uma proposta para o complexo penitenciário da Agronômica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSANER, F. F. L.; VAZ, C. E. V.; REIS, A. F.; NOME, N. Q.. A Ponte Hercílio Luz como Espaço Público de Memória. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSANER, F. F. L.; VAZ, C. E. V.; REIS, A. F.; PAIM, D. T.. Requalificação Urbana do Núcleo Ferroviário de Erechim (RS): A Inserção da Vida Universitária no Contexto Patrimonial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
VAZ, C. E. V.;MOSANER, F. F. L.; ROSSETTO, A. M.; TRIANA, M. A.. Inovação e Fabricação em Espaços Ferroviários. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSANER, F. F. L.; REIS, A. F.; WESTPHAL, E.; VILLELA, M. S.. Chegar e Estar no Hospital Infantil Joana de Gusmão - Florioanópolis - SC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SUGAI, M. I.;MOSANER, F. F. L.; NOR, S.; SILVESTRE, S. M. S.. A escola da vida e a vida na escola - Educação Integral na comunidade do Frei Damião, em Palhoça - SC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SANTOS, S. S.;MOSANER, F. F. L.; BARTH, F.; SILVESTRE, S. M. S.. Habitação Social e Nova Centralidade no Bairro Fabrício - Santo Amaro da Imperatriz. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSANER, F. F. L.; ISHIDA, A.; WESTPHAL, E.; OLIVEIRA, L. C.. Casa de Apoio para o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria em Joinville - SC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSANER, F. F. L.; WIESE, R. S.; SUGAI, M. I.; MARIANO, P. O. P.. Costurando Memórias: Caravelas Praia Shopping e a ressignificação de edifícios abandonados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
VAZ, C. E. V.;MOSANER, F. F. L.; MATTANA, L.; PIMENTA, A. F. P. S.. O Fenômeno da vida na terceira idade - ILPI no município de Biguaçu. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSANER, F. F. L.; WESTPHAL, E.; FAGUNDES, T.; SILVESTRE, S. M. S.. O Espaço Entre: Uma proposta de incentivo ao convívio intergeracional.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
WIESE, R. S.;MOSANER, F. F. L.; REIS, A. F.; PIMENTA, A. F. P. S.. Cultura Serrana: Um Resgate do Campo na Cidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SANTOS, S. S.;MOSANER, F. F. L.; REIS, A. F.; SCHWERZ, J.. Lagoa da Conceição: entre praça e praia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CAVALCANTI, P.;MOSANER, F. F. L.; REIS, A. F.; VILLELA, M. S.. Projeto de ampliação do Hemocentro de Santa Catarina - HEMOSC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
FAGUNDES, T.;MOSANER, F. F. L.; WESTPHAL, E.; VILLELA, M. S.. Centro de ensino e desenvolvimento do autista em Brusque-SC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ALMEIDA, M.;MOSANER, F. F. L.; SILVEIRA, L. R.; TRIANA, M. A.. Comunidade Terapêutica Lagoa da Conceição. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SILVEIRA, L. R.;MOSANER, F. F. L.; BUENO, A.; KIELWAGEN, C. W.. Ponto de Cultura - proposta de integração entre educação e cultura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
WESTPHAL, E.;MOSANER, F. F. L.; WESTPHAL, F.; GEBARA, M. F.. Moradia é Central: Aluguel e Inserção Social no Novo Centro de Maringá-PR.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOSANER, F. F. L.; FOSSATI, M.; WIESE, R. S.; TONDELO, P. G.. SESC Trindade: Espaço da Cultura e Lazer. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
WESTPHAL, E.;MOSANER, F. F. L.; BUENO, A.; PEREIRA, V. C.. Com(partilhar) - Um Olhar Gentil Sobre Os Espaços de Aprendizagem e o Direito à Rua. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
KOS, J. R.;MOSANER, F. F. L.; ISHIDA, A.; PAIM, D. T.. Hub de Modais, Transporte e Praça Elevada no Aterro da Baía Sul. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
VAZ, C. E. V.;MOSANER, F. F. L.; FOSSATI, M.; DIAS, L. S.. Desenvolvimento de um Sistema Habitacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
DAUFENBACH, K.;MOSANER, F. F. L.; OLIVEIRA, L. C.; SCHWERZ, J.. Casa de Acolhimento ao Migrante. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ROSA, V. L.;MOSANER, F. F. L.; MARINGONI, H. M.. Pré-fabricação em argamassa armada. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
SUMMER, A. M.; RAMOS, R. C. L.;MOSANER, F. F. L.. A suavização das tensões. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
SUMMER, A. M.; RAMOS, R. C. L.;MOSANER, F. F. L.. O abandono da região central de São Paulo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
SILVA, J. M. C. E.; CASTRO, A. C. S. V.;MOSANER, F. F. L.. A praia do Léo: o ofício da construção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
RAMOS, R. C. L.; SUMMER, A. M.;MOSANER, F. F. L.. História das Cidades. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
RAMOS, R. C. L.; SUMMER, A. M.;MOSANER, F. F. L.. Richard Neutra. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
HADLICH, F.; TAVARES, R. M.;MOSANER, F. F. L.. SESC Pirituba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário.
HADLICH, F.; COUTO, E. T. D.;MOSANER, F. F. L.. Centro esportivo em São Bernardo do Campo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário.
TAVARES, R. M.; HADLICH, F.;MOSANER, F. F. L.. Terminal de Passageiros do Aeroporto de Sorocaba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário.
COUTO, E. T. D.; HADLICH, F.;MOSANER, F. F. L.. Centro Estadual de Artes Visuais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - FIAM-FAAM Centro Universitário.
HERENU, P. E.;MOSANER, F. F. L.; MACEDO, J. M.; GURIAN, E.. Conservatório Musical e Fábrica de Instrumentos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
HERENU, P. E.;MOSANER, F. F. L.; MACEDO, J. M.; GURIAN, E.. Conservatório Musical e Fábrica de Instrumentos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
RAMOS, R. C. L.;MOSANER, F. F. L.; BEDENDO, I. A.. Arquitetura e Turismo - centro para Convenções e Cultura. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
RAMOS, R. C. L.;MOSANER, F. F. L.; BEDENDO, I. A.. Cobertura como geradora do espaço. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
RAMOS, R. C. L.;MOSANER, F. F. L.; BEDENDO, I. A.. Revitalização de um Espaço Público. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
RAMOS, R. C. L.;MOSANER, F. F. L.; BEDENDO, I. A.. O Desafio da Construção Sustentável para Habitações de Baixo Custo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
GALLINARO, C.;MOSANER, F. F. L.; LIMA, A. G. G.. Os Edifícios industriais como Preservação da Memória e da Identidade da Cidade de São Paulo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
RAMOS, R. C. L.;MOSANER, F. F. L.. O desenvolvimento da Arquitetura Escolar Paulista - Levantamento de Projetos 1998/2010. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.
NOBREGA, L. M.;MOSANER, F. F. L.; CORDEIRO, M. R.. Concurso público para professor substituto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE (Edital 05/2025) para a área Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. 2025. Universidade Federal de Pernambuco.
Orientou
Creche-escola para a Primeira Infância: Anteprojeto de um espaço para o desenvolvimento infantil em Arcoverde - PE; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Habitação de Interesse Social na ZEIS Cooelhos, Recife-PE; ; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Arquitetura Popular: às margens do Rio Beberibe; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Arquitetura Contemporânea no Nordeste: reflexões acerca de projetos residenciais unifamiliares (2004-2024) a partir do ?Roteiro? de Armando de Holanda; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Requalificação de Edifício-Garagem : Um Espaço Comunitário Pedagógico no Shopping Recife; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Centro cultural popular de Arcoverde-PE: requalificação da antiga estação ferroviária; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Comunidade Terapêutica: Um espaço para o tratamento da dependência química em Florianópolis; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Habitar o centro de Guarulhos: Requalificação de um edifício não concluído; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Habitar na Velhice; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Centro Integrado de Artes e Expressão: ressignificando o cenário de incentivo artístico em Florianópolis; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Quem tem fome tem pressa - arquitetura como suporte para Rede Agroalimentar; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Complexo de apoio ao ensino de Blumenau; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Centro Ambiental Lagoa Viva no Parque Estadual do Rio Vermelho; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Espaço de despedida e memória - crematório em Florianópolis; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Centro Social: uma rede equipamentos voltados à população em situação de rua no centro de Florianópolis; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Conectando memórias, construindo o futuro: um novo olhar para o espaço público; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Cidade Educadora: Um novo olhar para o Monte Cristo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Entre a orla e o mar : Espaço de troca e convivência em Florianópolis; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Caminhos de Visibilidade: proposta de integração de migrantes de deslocamento forçado em Itajaí; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Barreiros; Quadra Urbana Multidisciplinar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Arquitetura e a (re)socialização das pessoas privadas de liberdade: Uma proposta para o Complexo Penitenciário da Agronômica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
O Espaço Entre: Uma proposta de incentivo ao convívio intergeracional em Florianópolis; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Costurando Memórias: Caravelas Praia Shopping e a ressignificação de edifícios abandonados; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
A Ponte Hercílio Luz como Espaço Público de Memória; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Chegar e Estar no Hospital Infantil Joana de Gusmão - Florioanópolis - SC; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Casa de Apoio para o Hospital Infantil Dr; Jeser Amarante Faria em Joinville; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Requalificação Urbana do Núcleo Ferroviário de Erechim (RS): A Inserção da Vida Universitária no Contexto Patrimonial; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
SESC Trindade: Espaço da Cultura e Lazer; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Estágio; 2021; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Estágio; 2021; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Estágio Curricular Supervisionado; 2021; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Estágio obrigatório; 2021; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Estágio não obrigatório; 2021; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Estagio curricular obrigatório; 2021; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Estágio curricular não obrigatório; 2021; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Orientação de estágio não-obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Orientação de estágio não-obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Orientação de estágio obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Projeto e processo de produção da arquitetura: três edifícios de João Filgueiras Lima (Lelé); ; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina, Pró-reitoria de Extensão / UFSC; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Estágio não obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Estágio obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Supervisão de estágio obrigatório; 2018; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Supervisão de Monitoria da disciplina ARQ5634 - Projeto Arquitetônico e Programação Visual II / Arquitetura e Urbanismo; 2018; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina, Pró-reitoria de Graduação/UFSC; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Projeto e processo de produção da arquitetura: três edifícios de João Filgueiras Lima (Lelé); ; 2018; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Educação Tutorial - Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Projeto e processo de produção da arquitetura: três edifícios de João Filgueiras Lima (Lelé); ; 2018; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Educação Tutorial - Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Estágio em escritório de arquitetura; 2017; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Estágio em escritório de arquitetura; 2017; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fábio Ferreira Lins Mosaner;
Produções bibliográficas
-
MOSANER, F. F. L. ; AMORIM, A. M. M. C. . O desenho e o processo de produção da arquitetura a sede do TCU em salvador, projeto de João Filgueiras Lima (Lelé). REVISTA THÉSIS , v. 3, p. 141-160, 2023.
-
FERREIRA-LINS MOSANER, FÁBIO ; MACHADO-DILL, FERNANDA ; SOCAS-WIESE, RICARDO . Casa de Passagem Indígena em Florianópolis: Projeto participativo e ações do Estado. ARQUITECTURAS DEL SUR , v. 41, p. 08-21, 2023.
-
MOSANER, F. F. L. ; AMORIM, A. M. M. C. . Conceber e construir na atuação profissional de João Filgueiras Lima. Revista Jatobá , v. 4, p. 1-28, 2022.
-
MOSANER, F. F. L. . Como garantir a qualidade socioambiental nos conjuntos habitacionais do Recife?. In: DINIZ, F.R; ROCHA, D.M; SOUZA, M.A.A.. (Org.). Observatório das Metrópoles nas eleições: Um outro futuro é possível ? Recife. 1ed.Rio de Janeiro: Observatório das Metrópoles: Letra Capital, 2024, v. , p. 82-86.
-
MOSANER, F. F. L. ; MENDONCA, M. C. ; AMARAL, I. . Occupy Estelita: Postcards from Recife, Brazil.. In: Christie Pearson; Nasrin Himada. (Org.). Scapegoat. 9ed.Toronto: Scapegoat Publications, 2016, v. 9, p. 175-182.
-
MOSANER, F. F. L. ; MENDONCA, M. C. ; FARIA, E. D. . #Ocupe Estelita: da cidade inteligente ao cidadão inteligente. In: Lúcia santaella. (Org.). Cidades Inteligentes: Por Que, Para Quem?. 1ed.São Paulo: Estação das letras e Cores, 2016, v. 1, p. 194-215.
-
MOSANER, F. F. L. . O desenho como registro: Antônio Luiz Dias de Andrade e o levantamento das técnicas construtivas do Vale do Paraíba. In: SALCEDO, Rosio F.B; BENINCASA, V.; CHAMMA, P.V.C.;FARIA, O.B.. (Org.). Reabilitação do patrimônio Arquitetônico e edificado e sua dimensão cotidiana. 1ed.Bauru: Cultura Acadêmica, 2016, v. 1, p. 111-120.
-
MOSANER, F. F. L. . Como garantir a qualidade socioambiental nos conjuntos habitacionais do Recife?. Marco Zero Conteúdo, Receife - PE, 13 jun. 2024.
-
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Casa Bocaina-Paraty / Cicero Ferraz Cruz + Fábio Mosaner. ArchDaily Brasil, Brasil, 18 dez. 2022.
-
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . This Brazil mountain retreat is a ?timeless ruin?. Wallpaper, Lodres, Ingalterra, 22 nov. 2022.
-
KOVACS, V. ; MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Só 3,45 m de largura!. Arquitetura & Construção, São Paulo, p. 68 - 75, 01 maio 2011.
-
SERAPIAO, F. ; MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Junto do acesso, adro externo frontal cria área de convivência.. Projeto Design, São Paulo, p. 50 - 55, 01 maio 2009.
-
FIGUEROLA, V. N. ; MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Superfície em Movimento. AU-Arquitetura & Urbanismo, São Paulo, p. 30 - 33, 01 out. 2008.
-
SERAPIAO, F. ; BARBOSA, M. C. ; CORBUCCI, J. C. ; MOSANER, F. F. L. ; MELLO, A. C. S. P. ; RIVERA, C. ; SILVA, H. C. V. ; CREPALDI, L. F. ; TELLES, S. . Concurso Sede Petrobrás em Vitória - 3º Lugar - Parque preservado. Projeto Design, São Paulo, p. 39 - 39, 01 set. 2005.
-
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Jabuticabeiras e geometria criam local de refúgio em área Pública. Projeto Design, São Paulo, p. 37 - 37, 01 out. 2004.
-
SERAPIAO, F. ; BARBOSA, M. C. ; CORBUCCI, J. C. ; MOSANER, F. F. L. ; SILVA, H. C. V. ; RIVERA, C. ; ROSSI JR., A. C. ; MELLO, A. C. S. P. . Concurso Aeroporto de Florianópolis - 2º Lugar - Nova topografia e cobertura plana. Projeto Design, São Paulo, p. 40 - 40, 01 set. 2004.
-
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . 6º Prêmio Jovens Arquitetos IAB-SP 2004 - Destaque. AU-Arquitetura & Urbanismo, São Paulo, p. 72 - 72, 01 jul. 2004.
-
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Prêmio Jovens Arquitetos - Destaque 'Praça Max Define'. Boletim Informativo IAB-SP, São Paulo, p. 10 - 10, 01 jun. 2004.
-
SERAPIAO, F. ; BARBOSA, M. C. ; CORBUCCI, J. C. ; MOSANER, F. F. L. ; MELLO, A. C. S. P. ; ROSSI JR., A. C. ; RIVERA, C. ; SILVA, H. C. V. ; CREPALDI, L. F. . Esbeltas Plataformas ajudarão a diminuir tráfego de ônibus. Projeto Design, São Paulo, p. 58 - 62, 01 maio 2004.
-
SERAPIAO, F. ; FERRAZ, M. C. ; FANUCCI, F. ; FREITAS, A. F. ; AVILA, C. L. T. ; BARROS, P. A. ; ANTUNES, J. A. ; MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. ; ALVES, P. ; SUGAI, A. ; LEVY, B. . Recuperados armazéns transformam-se em centro de informação e cultura. Projeto Design, São Paulo, p. 40 - 46, 01 mar. 2002.
-
SERAPIAO, F. ; MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Composição marca identidade com colagem de arquiteturas de Minas e Portugal. Projeto design, São Paulo, p. 73 - 75, 01 nov. 2000.
-
MOSANER, Fábio Ferreira Lins ; WIESE, RICARDO SOCAS ; DILL, FERNANDA MACHADO . Moradia estudantil indígena: processo de projeto participativo. In: 11ª Edição do Seminário Internacional PROJETAR 2023, 2024, João Pessoa. Anais do Seminário Internacional PROJETAR: Projetar para quem? Projetar para quê? Projetar como?. João Pessoa: Even3, 2023.
-
MOSANER, F. F. L. ; WIESE, R. S. ; DILL, F. M. . Potencialidades e desafios no processo de projeto para a casa de passagem indígena em Florianópolis, SC.. In: IX Congresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil ? TerraBrasil 2024, 2024, Salvador - BA. Anais doCongresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil ? TerraBrasil 2024. Salvador: Terra Brasil, 2024. v. 1. p. 420-430.
-
MOSANER, F. F. L. ; WIESE, R. S. ; DILL, F. M. . Vida acadêmica e maternagem no projeto para a Moradia Estudantil Indígena da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 13, 2024, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 13 (Anais Eletrônicos). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2024. p. 1-12.
-
EDELWEISS, R. K. ; MOSANER, F. F. L. ; WIESE, R. S. . Parque Ecológico Cidade das Abelhas: extensão universitária como processo de projeto contínuo e reflexivo. In: XL ENCONTRO E XXV CONGRESSO DE ESCOLAS E FACULDADES PÚBLICAS DE ARQUITETURA DA AMÉRICA DO SUL (ARQUISUR), 2022, Porto Alegre. Anais do XL ENCONTRO E XXV CONGRESSO DE ESCOLAS E FACULDADES PÚBLICAS DE ARQUITETURA DA AMÉRICA DO SUL (ARQUISUR). Porto Alegre: Faculdade de Arquitetura UFRGS, 2022. v. 1. p. s/p-s/p.
-
MOSANER, F. F. L. ; AMORIM, A. M. M. C. . O desenho e o processo de produção da arquitetura - a sede do TCU em Salvador, projeto de João Filgueiras Lima (Lelé). In: V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - ENAMPARQ, 2018, Salvador. Anais do V ENANPARQ. Salvador: FAUFBA, 2018. v. 1. p. 2282-2299.
-
MOSANER, F. F. L. . Estratégias didático-pedagógicas no ateliê de projeto: tectônica e materialidade. In: III Encontro Nacional de Ensino de Estruturas em Escolas de Arquitetura (III ENEEEA), 2017, Ouro Preto. Anais do III Encontro Nacional de Ensino de Estruturas em Escolas de Arquitetura.
-
MOSANER, F. F. L. . O desenho como registro: Antônio Luiz Dias de Andrade e o Levantamento das Técnicas Construtivas do Vale do paraíba. In: XII Congresso Internacional de Reabilitação do Patrimônio arquitetônico e Edificado, 2014, Bauru - SP. A Dimensão do Cotidiano do Patrimônio e os Desafios para sua Preservação. Bauru - SP: FAAC-Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações-UNESP, 2014. v. 1. p. 578-586.
-
MOSANER, F. F. L. ; WIESE, R. S. . Do desenho ao canteiro de obras. Parque Cidade das Abelhas e Espaço do Fogo: duas experiências extensionistas em Florianópolis ? SC. In: III Seminário Canteiro Experimental em Arquitetura e Urbanismo e I Encontro Nacional de Canteiros Experimentais, 2024, São Paulo. III Seminário Canteiro Experimental em Arquitetura e Urbanismo - caderno de resumos Expandidos. São Paulo: Rede Nacional de Canteiros Experimentais, 2024. p. 90-93.
-
MOSANER, F. F. L. ; WIESE, R. S. ; DILL, F. M. . Potencialidades e desafios no processo de projeto para a casa de passagem indígena em Florianópolis, SC.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOSANER, F. F. L. ; WIESE, RICARDO SOCAS . Moradia Estudantil Indígena na UFSC: Processo participativo de projeto. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOSANER, F. F. L. ; WIESE, R. S. . Do desenho ao canteiro de obras. Parque Cidade das Abelhas e Espaço do Fogo: duas experiências extensionistas em Florianópolis ? SC.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOSANER, F. F. L. ; WIESE, R. S. ; DILL, F. M. . Vida acadêmica e maternagem no projeto para a moradia estudantil indígena da UFSC. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOSANER, F. F. L. ; WIESE, R. S. . Moradia Estudantil Indígena na UFSC: Processo participativo de projeto. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOSANER, F. F. L. . (Re) desenho como método de estudo: dissecando o sistema construtivo adotado no CTRS por Lelé. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOSANER, F. F. L. . Conservação da obra de Lelé: uma biblioteca produzida pela FAEC em Florianópolis ? SC. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOSANER, F. F. L. ; WIESE, R. S. ; DILL, F. M. . Moradia estudantil indígena: processo de projeto participativo. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOSANER, F. F. L. . As fábricas como centro de pesquisas e ensino da arquitetura e da construção civil. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOSANER, F. F. L. . Metodologia de pesquisa na tese? O desenho e o processo de produção da arquitetura João Filgueiras Lima (Lelé) e o Centro de Tecnologia da Rede Sarah (CTRS). 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOSANER, F. F. L. . Pré- fabricação com formas metálicas - Aproximação e Experimentos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
EDELWEISS, R. K. ; MOSANER, F. F. L. ; WIESE, R. S. . Parque Ecológico Cidade das Abelhas: extensão universitária como processo de projeto contínuo e reflexivo. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOSANER, F. F. L. . O concreto na obra de João Filgueiras Lima (Lelé): relações entre o material, o projeto e execução em obra. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOSANER, F. F. L. . Diálogos ecológicos construtivos: As Fábricas na prática profissional do arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé) . 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOSANER, F. F. L. . Atuação profissional em Arquitetura e Urbanismo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOSANER, F. F. L. . As Fábricas de Lelé: O Centro de Tecnologia da Rede Sarah (CTRS). 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOSANER, F. F. L. . O que aprendemos com Lina Bo Bardi. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOSANER, F. F. L. . Conceber e Construir: João Filgueiras Lima (Lelé) e o Centro de Tecnologia da Rede Sarah. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOSANER, F. F. L. . O desenho e o processo de produção da arquitetura.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOSANER, F. F. L. ; AMORIM, A. M. M. C. . O desenho e o processo de produção da arquitetura - a sede do TCU em Salvador, projeto de João Filgueiras Lima (Lelé). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOSANER, F. F. L. . Mesa Redonda sobre experiências de ateliês integrados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOSANER, F. F. L. . O Desenho E O Processo de Produção da Arquitetura: João Filgueiras Lima (Lelé) e o Centro de Tecnologia da Rede Sarah. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOSANER, F. F. L. . Estratégias didático-pedagógicas no ateliê de projeto: tectônica e materialidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOSANER, F. F. L. . Organização do arquivo Lina Bo Bardi - 1994-1997 - Estágio e formaçã.o. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOSANER, F. F. L. . Prática Profissional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOSANER, F. F. L. . O desenho como método de estudo no Vale do Paraíba. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOSANER, F. F. L. ; MENDONCA, M. C. ; FARIA, E. . Ocupe Estelita: um caso para se refletir sobre cidade inteligente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOSANER, F. F. L. . O desenho como registro: Antônio Luiz Dias de Andrade e o Levantamento das Técnicas Construtivas do Vale do paraíba. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOSANER, F. F. L. . O desenho como registro: Antônio Luiz Dias de Andrade e o Levantamento das Técnicas Construtivas do Vale do Paraíba. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOSANER, F. F. L. . Questões acerca do Restauro como campo disciplinar e a atuação do arquiteto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOSANER, F. F. L. . Caderno de desenho realizado para a disciplina História da Arquitetura Portuguesa da Faculdade de Arquietura da Universidade do Porto, Portugal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Elaboração de projetos de escolas - Caso Escola Estadual de Itapevi-SP. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOSANER, F. F. L. . Depoimento. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
MOSANER, F. F. L. . Revista Brasileira de Geografia Fisica. Parecer Ad Hoc de artigo. Processo núm. 266092.. 2025.
MOSANER, F. F. L. . Revista Brasileira de Geografia Fisica. Parecer Ad Hoc de artigo. Processo núm. 264382.. 2024.
MOSANER, F. F. L. . Oculum Ensaios. Parecer Ad Hoc de artigo. Processo núm. 12081.. 2024.
MOSANER, F. F. L. ; WIESE, R. S. ; ISHIDA, A. . Projeto arquitetônico para Moradia Estudantil Indígenana UFSC - Campus Florianópolis. 2023.
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Projeto de arquitetura para residência em Cunha - SP (construída). 2021.
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Projeto de arquitetura para requalificação do edifício residencial Sabará, São Paulo - SP (construído). 2017.
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Projeto de arquitetura para residência na praia do Félix - Ubatuba-SP. 2015.
MOSANER, F. F. L. . Projeto de arquitetura para residência em Campo Grande - MS (construído). 2015.
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. ; POLLARA, D. C. . Projeto de arquitetura para requalificação do edifício comercial B. Pedra Negra, São Paulo - SP (construído). 2013.
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Projeto de arquitetura para residência da praia do Félix, Ubatuba, SP.. 2013.
MOSANER, F. F. L. ; POLLARA, D. C. ; ALMEIDA, M. R. O. L. . Projeto de arquitetura para requalificação do edifício residencial Ouro Fino, São Paulo - SP (construído). 2012.
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. ; POLLARA, D. C. ; ALMEIDA, M. R. O. L. . Projeto de arquitetura para requalificação do edifício residencial Edifício Monte Claro, São Paulo - SP (construído). 2012.
MOSANER, F. F. L. ; ALMEIDA, M. R. O. L. . Projeto de arquitetura para estande do SESC na Bienal Internacional do Livro em São Paulo - SP (construído). 2010.
MOSANER, F. F. L. ; ALMEIDA, M. R. O. L. . Projeto de arquitetura para central de Atendimento do SESC- São Caetano (construído). 2009.
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. ; POLLARA, D. C. . Readequação e ampliação da área de acervo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB-USP).. 2009.
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. ; POLLARA, D. C. . Projeto de arquitetura para escritório Empresa Significa-Atitude de Marca, São Paulo - SP (construído). 2009.
MOSANER, F. F. L. . Projeto de arquitetura e mobiliário para consultório Médico, São Paulo - SP (construído). 2008.
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Projeto de arquitetura para reforma de residência em São Paulo - SP (construído). 2008.
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Projeto de arquitetura para reforma de residência Rosely e Deodato , São Paulo - SP (construído). 2008.
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Projeto de arquitetura para reforma da residência Ana e Marcus em São Paulo-SP (construído). 2008.
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Projeto de arquitetura para Escola Estadual em Itapevi para a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (construído). 2007.
MOSANER, F. F. L. ; ALMEIDA, M. R. O. L. ; VERNA, C. . Projeto de arquitetura para requalificação da Praça Matriz, Gonçalves ? MG (construído). 2007.
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Projeto de arquitetura para Showroom Industrial, São Paulo-SP (construído). 2007.
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Projeto de arquitetura para reforma de residência em vila, São Paulo - SP (construído). 2007.
MOSANER, F. F. L. . Projeto de arquitetura para residência em Cotia - SP.. 2007.
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Projeto de arquitetura para reforma de Loja de Fábrica (Drastosa), São Paulo - SP (construído). 2007.
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Projeto de arquitetura para Clínica Infantil Espaço Leve (construído). 2004.
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Projeto paisagístico paraJardim Residência Eduardo Define, Orlândia - SP (executado). 2004.
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Projeto de arquitetura e paisagismo paraPraça Max Define, Orlândia, SP (construído). 2003.
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Projeto de arquitetura para reforma do restaurante Z-Deli, São Paulo - SP (construído). 2001.
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Projeto de arquitetura para casa em Ilhabela, Ilhabela, SP (construído). 2000.
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . O Melhor da Arquitetura 2011. 2011 (Exposição).
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Projeto Praça Max Define. 2006 (Exposição).
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Anteprojeto Escola Estadual de Itapevi. 2005 (Exposição).
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Projeto Praça Max Define. 2004 (Exposição).
MOSANER, F. F. L. ; CRUZ, C. F. . Projeto da Casa em Ilhabela. 2000 (Exposição).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2019
Projeto e processo de produção da arquitetura: três edifícios de João Filgueiras Lima (Lelé)., Descrição: Esta pesquisa investigou os processos de produção da arquitetura através da análise de edifícios existentes, abordando principalmente as relações entre sua produção (projeto e construção), materialidade e espaços obtidos. Para tanto elegemos três edifícios projetados pelo arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé); a Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho ? localizada no bairro Estreito em Florianópolis; o edifício do Centro de Tecnologia da Rede Sarah (CTRS), localizado em Salvador; a sede do Tribunal de Contas da União (TCU) em Salvador. A principal metodologia utilizada será o redesenho destes edifícios em plataforma BIM (Building Information Modeling), pois esta plataforma permite, além da documentação gráfica, inserir dados que possibilitam compreender e analisar os processos de produção, construção e etapas de obra. Os objetivos específicos são: explorar as potencialidades no campo do ensino e aprendizagem da ferramenta BIM; registrar digitalmente, organizar e sistematizar o conhecimento acumulado, expandindo o aprendizado dos alunos através das práticas de registro e organização; aprofundar o conhecimento da obra de Filgueiras Lima. Esta pesquisa faz parte da pesquisa-chapéu ?Estratégias de ensino no ateliê de projeto: tectônica e materialidade?. Pesquisa contemplada com bolsa do PET - ARQ E URB - Programa de Educação Tutorial - Arquitetura e Urbanismo - edital 2018 para dois estudantes e Edital Pró-bolsas 2019 (Pró-reitoria de Extensão / UFSC) para um estudante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Fábio Ferreira Lins Mosaner - Coordenador / Eduardo Westphal - Integrante / Ricardo Socas Wiese - Integrante / Eliton Renan Kutas - Integrante / Laize Pereira Pickler - Integrante / Raquel Pereira Neves - Integrante.
-
2018 - 2018
Os espaços de acolhimento dos estudantes indígenas na universidade: Moradia Estudantil indígena na UFSC, Descrição: As recentes políticas de ampliação do acesso à universidade e a criação de novos cursos universitários, oportunizaram o ingresso de um número significativo de estudantes e que ampliam a diversidade étnica, racial e social de seus estudantes. Dentre tantos, a presente pesquisa destaca as condições dos estudantes provenientes dos povos originários das terras brasileiras, estudantes indígenas, que deixam temporariamente suas aldeias e sua realidade cultural, enfrentando grandes desafios, para ampliarem seu aprendizado e formação. Considerando o atual contexto de interação entre a universidade e os povos indígenas surgem novos questionamentos acerca desta relação e os espaços universitários, como: De quais maneiras e em qual profundidade a universidade está se reparando para receber estudantes provenientes de diversos povos e etnias indígenas, garantindo condições de valorização e preservação da diversidade cultural, assim como, minimizando os conflitos e preconceitos enfrentados? Os modelos de alojamento e moradia estudantil mais difundidos atualmente nas universidades brasileiras são adequados às novas demandas estudantis e da própria universidade? O quanto as universidades brasileiras estão se preparando para garantir o acolhimento e a permanência dos estudantes com maiores necessidades, em especial, os estudantes indígenas? Partindo destes questionamentos é preciso ampliar o olhar sobre a história e a cultura dos povos originários do Brasil e buscar compreender a diversidade dos povos indígenas e sua cultura. Esta pesquisa tem por objetivo principal desenvolver estudos capazes de contribuir para as condições de acolhimento e permanência dos estudantes indígenas da UFSC, buscando estabelecer uma relação entre os novos conceitos de moradia estudantil e espaços universitários com a diversidade cultural dos povos indígenas. Através desta pesquisa busca-se ampliar o olhar sobre a cultura dos povos originários do Brasil, em específico os aspectos relacionados aos povos indígenas do sul do país, como os povos Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng. Paralelamente, a pesquisa pretende reunir novos conceitos e questionamentos acerca dos espaços estudantis universitários na atualidade, sobretudo no que tange a moradia estudantil e os espaços de acolhimento. A partir dos conceitos estabelecidos, buscar relacionar o mesmo com as atuais necessidades para o acolhimento e garantia de permanência dos estudantes indígenas na universidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Fábio Ferreira Lins Mosaner - Integrante / Ricardo Socas Wiese - Coordenador / Bárbara Maria Amaral - Integrante / Milena de Oliveira Silva - Integrante / Thayse Menezes Reis - Integrante.
-
2016 - 2019
Estratégias de ensino no ateliê de projeto: tectônica e materialidade, Descrição: Tendo em vista a contradição entre os enunciados pedagógicos que indicam uma formação generalista / transdisciplinar e a estrutura fragmentada da maioria dos cursos de graduação de arquitetura no Brasil, a separação dos conteúdos de conhecimento tecnológico das práticas projetuais é particularmente prejudicial para o ensino de arquitetura, pois contribui para a ideia socialmente construída de independência entre a concepção do projeto (trabalho relacionado ao pensar) e sua execução (relacionado ao fazer). Assim, é imprescindível a efetiva integração dos conteúdos de conhecimento tecnológico com as práticas projetuais, visando a qualificação, por parte dos estudantes, das relações entre a concepção dos edifícios, a produção dos desenhos e os processos de construção. A presente pesquisa tem como objetivos identificar, registrar e analisar práticas de ensino e processos de produção da arquitetura que propiciem a (re) aproximação entre o projeto e a construção dos edifícios, com ênfase em sua tectônica e materialidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Fábio Ferreira Lins Mosaner - Coordenador / Eliton Renan Kutas - Integrante / Laize Pereira Pickler - Integrante / Raquel Pereira Neves - Integrante.
Prêmios
2025
1ª COLOCAÇÃO do 4º Prêmio CAU/PE Docentes ? Práticas Inovadoras no Ensino, com o ?Projeto extensionista participativo de apoio à horta comunitária do Conjunto Habitacional Ruy Frazão (Recife-PE)?, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco - CAU/PE.
2024
3º lugar na Categoria TFG (TCC), como orientador, do Premiação Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, Conselho de Arquitetura e Urbanismo - Pernambuco (CAU/PE).
2023
Paraninfo da turma de formandos de graduação em Arquitetura e Urbanismo 2022-2, Universidade Federal de Santa Catarina.
2023
Professor orientador de TCC Premiado - Premiação Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, Conselho de Arquitetura e Urbanismo - Santa Catarina (CAU/SC).
2023
1º lugar Categoria Edificações e Projetos - Premiação IAB-SC 2023 - Projeto Moradia Estudantil Indígena da UFSC, Instituto de Arquitetos do Brasil - Santa Catarina (IAB-SC).
2022
Patrono da turma de formandos de graduação em Arquitetura e Urbanismo 2022-1, Universidade Federal de Santa Catarina.
2018
Menção Honrosa no 6º Prêmio para estudantes de arquitetura e urbanismo de Santa Catarina (orientação de TCC de Stefania de Medeiros Stakosky)), CAU/SC e IAB/SC.
2011
O Melhor da Arquitetura - 1º Prêmio na categoria Residencial - Reforma de Casa, Editora Abril.
2005
Concurso Público Nacional para a nova sede da Petrobrás em Vitória, ES, em colaboração com Barbosa & Corbucci Arquitetos Associados. 3º prêmio., IAB / Petrobrás.
2004
Destaque na categoria Urbanismo no IV Prêmio Jovens Arquitetos com o projeto Praça Max Define em Orlândia-SP, IAB-SP.
2004
Concurso Público para o novo Aeroporto Internacional de Florianópolis, SC, em colaboração com Barbosa & Corbucci Arquitetos Associados. 2º prêmio., IAB/Infraero.
2002
Premiação IAB-SP 2002. 1º Prêmio na categoria Revitalização de Edifícios com a obra Conjunto KKKK em registro, SP, em colaboração com Brasil Arquitetura, IAB-SP.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Arquitetura e Urbanismo. , Universidade Federal de Pernambuco UF/PE, Cidade Universitária, 50670901 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 21268771, URL da Homepage:
Experiência profissional
2023 - Atual
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
09/2025
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, AQ 435/438/440 - Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II/ Segno II / Coda II (2025-2), AQ 456/465/469/477 - Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo III / Capo II / Segno III / Coda III (2025-2)
-
02/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.Cargo ou função, Membro da Comissão de Apoio às Intervenções do Centro de Artes e Comunicação. Portaria n. 004/2024-CAC, de 21/2/2024..
-
09/2023
Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.Cargo ou função, Representante suplente de Extensão do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE (Portaria DAU n.09 de 1/9/2023).
-
05/2025 - 08/2025
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, AQ 434/436/437/439 - Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I / Capo I / Segno I / Coda I (2025-1), AQ 457/470/478 - Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo IV / Segno IV / Coda IV (2025-1), AQ 573 - Oficina 6 (eletiva) - Habitação de Interesse Social na Vila Sul (2025-1)
-
11/2024 - 04/2025
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, AQ 435/438/440 - Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II/ Segno II / Coda II (2024-2), AQ 456/465/469/477 - Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo III / Capo II / Segno III / Coda III (2024-2), AQ 476 - Segno da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo X (2024-2)
-
11/2023 - 11/2024
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.Cargo ou função, Membro da Comissão de Acreditação da Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo (ARCU-SUL), Portaria n.16/2023 DAU/UFPE.
-
04/2024 - 10/2024
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, AQ 434/436/437/439 - Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I / Capo I / Segno I / Coda I (2024-1), AQ 457/470/478 - Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo IV / Segno IV / Coda IV (2024-1), AQ 476 - Segno da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo X (2024-1)
-
10/2023 - 03/2024
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, AQ 435/438/440 - Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II/ Segno II / Coda II (2023-2), AQ 456/465/469/477 - Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo III / Capo II / Segno III / Coda III (2023-2), AQ 476 - Segno da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo X (2023-2)
-
04/2023 - 10/2023
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, AQ 434/436/437/439 - Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I / Capo I / Segno I / Coda I (2023-1), AQ 457/470/478 - Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo IV / Segno IV / Coda IV (2023-1), AQ 476 - Segno da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo X (2023-1)
-
08/2023 - 08/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.Cargo ou função, Membro da Comissão de seleção de Trabalhos de Conclusão de Curso para o 7 Prêmio Rosa Kliass de Arquitetura da Paisagem.
2016 - 2023
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor do Magistério Superior, Adjunto C, nível 1.
Atividades
-
07/2021 - 04/2023
Direção e administração, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.Cargo ou função, Supervisor do Laboratório de Projetos - LabProj.
-
02/2018 - 04/2023
Outras atividades técnico-científicas , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.Atividade realizada, Membro do Laboratório de Projetos - LabProj.
-
01/2023 - 03/2023
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ARQ5633 - Projeto Arquitetônico e Paisagismo I
-
07/2019 - 03/2023
Direção e administração, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.Cargo ou função, Coordenador do Núcleo de Disciplinas de Projeto do Curso de Graduação de Arquitetura e Urbanismo.
-
03/2019 - 03/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.Cargo ou função, Membro Titular do Núcleo Docente Estruturante (NDE).
-
07/2022 - 12/2022
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ARQ5637 - Projeto Arquitetônico V
-
01/2022 - 06/2022
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ARQ5638 - Projeto Arquitetônico VI
-
07/2021 - 12/2021
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ARQ5637 - Projeto Arquitetônico V, ARQ5683 - Trabalho Supervisionado
-
01/2021 - 06/2021
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ARQ5638 - Projeto Arquitetônico VI, ARQ5683 - Trabalho Supervisionado
-
03/2019 - 03/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.Cargo ou função, Membro Suplente do Colegiado do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
-
03/2017 - 02/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.Cargo ou função, Membro Titular da Comissão de Extensão do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.
-
07/2019 - 12/2019
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ARQ5637 - Projeto Arquitetônico V
-
08/2019 - 08/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.Cargo ou função, Membro da Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto no campo do conhecimento em Arquitetura e Urbanismo/Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo (Processo n.23080.049061/2019-46).
-
01/2019 - 06/2019
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ARQ5633 - Projeto Arquitetônico e Paisagismo I
-
07/2018 - 12/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ARQ5633 - Projeto Arquitetônico e Paisagismo I, ARQ5634 - Projeto Arquitetônico e Programação Visual II
-
01/2018 - 06/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ARQ5633 - Projeto Arquitetônico e Paisagismo I, ARQ5634 - Projeto Arquitetônico e Programação Visual II
-
07/2017 - 12/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ARQ5633 - Projeto Arquitetônico e Paisagismo I, ARQ5634 - Projeto Arquitetônico e Programação Visual II
-
01/2017 - 06/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ARQ5633 - Projeto Arquitetônico e Paisagismo I, ARQ5634 - Projeto Arquitetônico e Programação Visual II
-
05/2017 - 05/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.Cargo ou função, Membro da Comissão para Seleção de Projetos para o 28º Prêmio Opera Prima.
-
10/2016 - 12/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ARQ5633 - Projeto Arquitetônico e Paisagismo I - 2 período da graduação
2009 - 2016
Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e UrbanismoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 3
Outras informações:
Afastamento por motivo de Bolsa de Mestrado de 02/2011 a 08/2012.
Atividades
-
08/2009 - 09/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Técnicas Retrospectivas
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História, Teoria e crítica da arquitetura e urbanismo II (1º ano)
-
01/2014 - 12/2014
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Canteiro de Obras (3º ano), Sistemas Estruturais (3º ano), Tecnologia da Construção IV (3º ano)
-
03/2012 - 04/2012
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Escola Itinerante - Rio de Janeiro 2012
-
09/2010 - 10/2010
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Escola Itinerante - Salvador e Recife 2010
-
03/2010 - 04/2010
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Escola Itinerante - Brasília 2010
-
09/2009 - 10/2009
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Escola Itinerante - Vale do Paraíba 2009
2016 - 2016
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas UnidasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações:
Professor no curso de pós-graduação de Gestão de Projetos de Arquitetura
Atividades
-
01/2016 - 05/2016
Ensino, Gestão de Projetos de Arquitetura, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico, Projeto: Processo de Concepção
2013 - 2016
Consórcio PDJVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteto Sênior - Analisa de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações:
Gestão de projetos, coordenação e análise de projetos de edificações escolares do estado de São Paulo (obras novas com certificação AQUA e Procel; adequações para atendimento à norma de acessibilidade; intervenções de restauro).
2013 - 2013
Levitt Goodman ArchitectsVínculo: Architect "on Contract", Enquadramento Funcional: Arquiteto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desenvolveu projeto de arquitetura na fase de Schematic Design para o a remodelação de área comercial para área de uso misto, Humbertown Re-Development (100.000 m2), situado na região noroeste de da cidade de Toronto, Canadá.
2003 - 2007
Barbosa & Corbucci arquitetos associadosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenou projeto de grande porte e de infra-estrutura pública tais como: Aeroporto de Vitória (Vitória, ES, 39.000 m2),Projeto-tipo para Estações de Transferência do sistema municipal de transporte - SP Trans (São Paulo-SP) e Centro de Distribuição da indústria de bebidas AmBev (Diadema-SP, 24.600 m2).
Atividades
-
03/2004 - 03/2007
Serviços técnicos especializados , Projetos.Serviço realizado, Desenvolvimento e coordenação de projetos de arquitetura e urbanismo, fiscalização técnica de obras.
1995 - 1997
Brasil Arquitetura Ltda.Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10
Atividades
-
03/1997 - 08/1997
Estágios , Projeto.Estágio realizado, Desenvolvimento de projeto executivo e acompanhamento técnico de obra da casa Ubiracica, São Paulo-SP.
-
05/1995 - 05/1996
Estágios , Projeto.Estágio realizado, Desenvolvimento do levantamento cadastral, estudo preliminar e anteprojeto do Conjunto KKKK, Registro-SP.
2002 - 2003
Teúba Arquitetura e UrbanismoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2002 - 02/2003
Serviços técnicos especializados , Projeto.Serviço realizado, Desenvolvimento e coordenação de projetos de arquitetura e urbanismo; fiscalização técnica de obras.
1997 - 1997
Centro de Tecnologia da Rede SarahVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Atividades
-
01/1997 - 03/1997
Estágios , Fábrica.Estágio realizado, Estágio realizado nos setores de: projetos, metalurgia, argamassa armada.
1994 - 1997
Instituto Lina Bo e P. M. BardiVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2004 - 06/2007
Serviços técnicos especializados , Projetos.Serviço realizado, Organização e catalogação do arquivo Lina Bo Bardi; projeto e montagem de exposições; apoio à coordenação dos projetos editoriais da instituição no período.
-
02/2001 - 10/2001
Outras atividades técnico-científicas , Exposição, Exposição.Atividade realizada, Coordenação, projeto e montagem das exposições em comemoração ao centenário de Pietro Maria Bardi..
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fábio Ferreira Lins Mosaner e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?