CRISNA TALITA SOUSA DE SOUSA
Atualmente, mestranda do curso de Mestrado em Educação e Cultura do PPGEDUC/ UFPA-CAMETÁ, Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens, tendo como pesquisa de campo "Autismo em Territórios Etnoeducacionais: Interfaces entre Educação Especial Inclusiva e Educação Escolar Quilombola no Município de Cametá- PA". Trabalhou na Secretaria Municipal de Educação no Município de Goianésia do Pará, no Departamento de Formação Continuada (DEFOR) como Professora Formadora do segmento da Educação Infantil e Anos Iniciais. Sou pós-Graduada em Educação Especial Inclusiva, Educação Infantil e Anos Iniciais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena pela Universidade Federal do Pará/ Campus Universitário do Tocantins Cametá, Graduada no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará,/ Campus Universitário do Tocantins Cametá. Participei como bolsista voluntaria do Grupo de Pesquisa de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo da Região Tocantina (GEPECART), do Projeto Pesquisa e Inclusão no processo de Ensino-aprendizagem a partir da Reconstituição da História, memoria e cultura Quilombola na Região Tocantina no Pará (PADRC-EDITAL 05/2009), vinculado ao subprojeto de pesquisa" Cultura Negra Trabalho e Educação Quilombola: Experiências vividas no povoado de Boa Esperança, coordenado pela Prof. Dr. Benedita Celeste de Moraes Pinto, com apoio dos grupos de Pesquisas Quilombolas e Mocambeira: história da resistência negra na Amazônia (GP QUIMOHRENA) e História, Educação e Linguagem na Região Amazônica (GP HELRA).
Informações coletadas do Lattes em 02/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Educação e Cultura
2024 - Atual
Universidade Federal do Pará
Título: O Autismo em territórios etnoeducacionais: interfaces entre educação especial inclusiva e educação escolar quilombola no município de Cametá - Pará
Drª Benedita Celeste de Moraes Pinto.
Especialização em andamento em CURSO DE HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
2012 - Atual
UFPA-Campus Universitário do Tocantins
Título: A LEI 11.645/08 E A FORMAÇÃO DOCENTE: DIREITOS ASSEGURADOS E O COTIDIANO ESCOLAR DA POVOAÇÃO REMANESCENTE DE QUILOMBOLA DE BOA ESPERANÇA NO MUNÍCIPIO DE CAMETÁ-PA
Orientador: Benedita Celeste de Moraes Pinto
Especialização em Educação Especial Inclusiva
2018 - 2019
Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: A IMPORTÂNCIA DO JOGO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTA LUZIA
Orientador: MARIA HELENA LUCENA
Graduação em Pedagogia
2008 - 2012
Universidade Federal do Pará
Título: CULTURA NEGRA E EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: um Estudo sobre o povoado remanescente de quilombolas de Boa Esperança no Município de Cametá-PA
Orientador: Benedita Celeste de Moraes Pinto
Organização de eventos
SOUSA, C. T. S. . acolhimento das turmas 2024 e 2025 do Programa de Pós- Graduação em Educação e Cultura da Universidade Federal do Pará,. 2025. (Outro).
SOUSA, C. T. S. . IX COLÓQUIO ACADÊMICO DE MOCAJUBA: TERRITÓRIO, SABERES E SOCIOBIDIVERSIDADE NA AMAZÔNIA. 2025. (Outro).
SOUSA, C. T. S. . IX COLÓQUIO ACADÊMICO DE LIMOEIRO DO AJURU: TERRITÓRIO, SABERES E SOCIOBIDIVERSIDADE NA AMAZÔNIA,. 2025. (Outro).
SOUSA, C. T. S. . VI Colóquio da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens. 2025. (Outro).
SOUSA, C. T. S. . Práticas e Politicas Públicas Municipais Educacionais voltadas á Edificação Humana, Equidade,Afetividade e Desenvolvimento Socioambiental. 2024. (Outro).
SOUSA, C. T. S. . IX Seminário Nacional de Pós-graduação em Educação e Cultura do Campus Universitário do Tocantins/Cametá e IV Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico. 2024. (Outro).
SOUSA, C. T. S. . II Encontro dePesquisa em Educação do Campo do Estado do Para. 2010. (Outro).
SOUSA, C. T. S. . I Encontro de História e Educação da Amazonia Tocantina. 2010. (Outro).
SOUSA, C. T. S. . IV Seminário sobre Trabalho e Educação. 2010. (Outro).
SOUSA, C. T. S. . II Encontro de Pedagogia do Campus Universitário do Tocantins-EPECUT. 2010. (Outro).
SOUSA, C. T. S. . O Lúdico como recurso didatico na educação das crianças. 2009. (Outro).
SOUSA, C. T. S. . II Semana da Extensão, I Feira do Livro e I Semana do Núcleo de Arte e Cultura. 2008. (Outro).
Participação em eventos
42ª Reunião Nacional da ANPEd & WERA Focal Meeting.AUTISMO EM FOCO: interfaces da educação especial no contexto da educação escolar quilombola na localidade de Itapocu, Município de Cametá-PA. 2025. (Outra).
VI Colóquio da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens - Travessias e pesquisas e(em) Territórios Educacionais e Socioculturais das Amazônias. 2025. (Outra).
Autismo: do diagnóstico ao acompanhamento. 2024. (Outra).
IX Seminário Nacional de Pós-Graduação em Educação e Cultura e IV Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico PPGEDUC. 2024. (Seminário).
Conferência Municipal de Educação Extraordinária. 2023. (Outra).
Curso de Formação para Profissionais da Educação Infantil. 2023. (Outra).
Formações do Departamento de Formação Continuada DEFOR. 2023. (Encontro).
Semana dos Registros Potentes. 2023. (Outra).
Lançamento do Projeto e Fortalecimento do Ensino Aprendizagem. 2022. (Outra).
Miniconferências Municipal de Educação de Goianésia do Pará.Inclusão, Equidade e Qualidade, Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira:Avaliação das Diretrizes e Metas do Plano Municipal de Educação. 2022. (Outra).
Curso de Formação Continuada."Adapatção Curricular para o Ensino de Alunos com TEA". 2021. (Encontro).
I Seminário Estadual de Politicas Públicas para o Autismo.O Contexto do Aluno com TEA na Escola: Desafios e perspectivas. 2021. (Seminário).
Capacitação ENEM 2019. 2019. (Outra).
Curso de Capacitação de Aplicadores SAEB 2019. 2019. (Outra).
I Formação para Professores sobre a Base Nacional Comum Curricular.Discussão, orientação e implantação do curriculo Escolar de Goianésia do Pará. 2019. (Encontro).
Seminário Municipal de Boas Práticas em Saúde do Adolescente e Jovem de Goianésia do Pará. 2018. (Seminário).
Curso Básico em Libras "Mãos que falam". 2016. (Encontro).
Formação SEDUC Digital e Computador Interativo. 2016. (Encontro).
3º Encontro de Pedagogia do Campus Universitário do Tocantins-EPECUT. 2011. (Encontro).
III Seminário Nacional e V Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais. 2011. (Seminário).
III Seminário Nacional e V Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais. 2011. (Seminário).
I Seminário de Educação e Desenvolvimento Regional. 2011. (Seminário).
I Seminário Internacional de Relações Raciais na Amazônia: Memória, Cultura e Linguagem, III Semana da Consciência Negra do Campus Universitário do Tocantins / UFPA-Cametá. 2011. (Seminário).
I Seminário Internacional de Relações Raciais na Amazônia: Memória, Cultura e Linguagem, III Semana da Consciência Negra do Campus Universitário do Tocantins / UFPA-Cametá. 2011. (Oficina).
IX Encontro Norte Nordeste dos Estudantes de Pedagogia. 2011. (Encontro).
IX Encontro Norte Nordeste dos Estudantes de Pedagogia.A Importancia da Cultura Negra para o Brasil. 2011. (Encontro).
Oficina de Elaboração de Projetos Culturais. 2011. (Oficina).
V Seminário de Extensão do Campus Universitário do Tocantins. 2011. (Seminário).
XVI Encontro Paraense dos Estudantes de Pedagogia: Trabalho e Educação: A Formação do Pedagogo em Questão. 2011. (Encontro).
30º Encontro Nacional de Estudantes de pedagogia - ENEPe - Educação Básica e Práticas Pedagogicas: Relações Possíveis. 2010. (Encontro).
8º Encontro Norte Nordeste dos Estudantes de Pedagogia. 2010. (Encontro).
Elaboração de Projetos Acadêmicos. 2010. (Seminário).
I Encontro de Historia e Educaçao na Amazonia Tocantina. Cidade e Campo na Amazonia: Pesquisa social, Historia e politica em educaçao.Memoria, Cultura e Educaçao no Povoado Remanescente de Quilombola Bom Fim, na Regiao do Tocantins. 2010. (Encontro).
II Encontro de Pedagogia do Campus Universitario do Tocantins - EPECUT.O curso de Pedagogia: Identidade profissional nos debates atuais. 2010. (Encontro).
III Encontro Nacional de pesquisa em Educação do Campo III Seminario sobre educação superior e as politicas Publicas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro I Encontro Internacional de Educação do campo.Educação Escolar Indigena: Desafios da relação entre Trabalho e Educação na Tribo Indigena Asurini do Trocara Transcameta Tucurui-Para. 2010. (Encontro).
II Semana da Consciencia Negra - Identidade e Resistencia Negra na Amazonia Tocantina.Memória, Cultura e Educação no Povoado Remanescente de Quilombola Bom Fim, na Região do Tocantins. 2010. (Outra).
II Semana da Consciencia Negra - Identidade e Resistencia Negra na Amazonia Tocantina.Cultura Negra e Educação Quilombola em Cameta. 2010. (Outra).
IV Seminario Estadual de Educação do Campo e II Seminario Estadual de Juventude do campo. 2010. (Seminário).
Jogos Infantis Africanos e Afro- Brasileiros. 2010. (Oficina).
O saber construido a partir dos Movimentos Sociais. 2010. (Seminário).
Seminario Educacao e Desenvolvimento Regional: Uma Universidade na Amazonia Tocantina. 2010. (Seminário).
Sindrone de Down. 2010. (Oficina).
VI Seminario sobre Trabalho e Educação - Tecnologias e desenvolvimento regional no contexto da Amazonia Tocantina. 2010. (Seminário).
Workshop "O Jogo como Processo Criativo - Uma experiencia no Espetaculo Catole e Caraminguas". 2010. (Outra).
Acessibilidade. 2009. (Outra).
Curso de Capacitacao de professores do ensino fundamental de 1ª a 4ª série e 5ª a 8ª serie. 2009. (Outra).
Curso de Capacitaçao de Professores do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª serie e 5ª a 8ª serie. 2009. (Outra).
Forum Social Mundial. 2009. (Outra).
III Encontro de Historia da Amazonia Tocantina Cultura, Trabalho e Educacao nas Amazonia. 2009. (Encontro).
O Ludico como Recurso Didatico na Educação Infantil.O Ludico como Recurso Didatico na Educação Infantil. 2009. (Oficina).
Cameta: Terra de Quilombolas. 2008. (Outra).
Curso de aperfeiçoamento e da vivencia do programa de Vivencia Estudantil - Camponesa - PROCAMPO. 2008. (Outra).
I Encontro de Pedagogia. 2008. (Encontro).
Seminario de Apresentaçao do Programa de Vivencia estudantil - Camponesa-Procampo. 2008. (Seminário).
Simposio de Filosofia: Educaçao e Formaçao do Professor. 2008. (Simpósio).
Oficina de Redaçao: Acao red. 2006. (Outra).
I Jornada de Projetos Pedagogicos para o Ensino de Potugues. 2003. (Outra).
Didatica no Cotidiano Escolar. 2002. (Outra).
Participação em bancas
PINTO, B. C. M.; SOUZA, S. B.;SOUSA, C. T. S.. SABERES DA MEDICINA TRADICIONAL NO ÂMBITO DO PARTEJAR NO RIO CUPIJÓ NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO AJURU/PA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM HISTÓRIA) - Universidade Federal do Pará/ Campus Universitário do Tocantins Cametá.
SOUSA, C. T. S.. HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E SABERES DE MULHERES PARTEIRAS E CURANDEIRAS DA VILA GUAJARÁ DE NAZARÉ, NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM HISTÓRIA) - Universidade Federal do Pará/ Campus Universitário do Tocantins Cametá.
SOUSA, C. T. S.. A MEDICINA TRADICIONAL E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS INDIGENISTAS: DESAFIOS DA SAÚDE INDÍGENA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM HISTÓRIA) - Universidade Federal do Pará/ Campus Universitário do Tocantins Cametá.
SOUSA, C. T. S.. Desafios Educacionais Enfrentados na Escola Ribeirinha da Localidade de Guajará de Cima, no Município de Cametá/PA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM HISTÓRIA) - Universidade Federal do Pará/ Campus Universitário do Tocantins Cametá.
SOUSA, C. T. S.. Processo Seletivo para a Escolha Democrática dos Gestores Escolares. 2023.
Produções bibliográficas
-
Crisna Talita Sousa de Sousa ; SOUSA, C. T. S. . "Trabalhando Rezando e Dançando Muito": histórias dos habitantes da povoação de Boa Esperança, Cametá - Pará. 1ª. ed. Cametá - Pará: Labour/BCMP editora, 2021. v. 1000. 86p .
-
PINTO, B. C. M. ; SOUSA, C. T. S. ; MARQUES, C. M. B. ; PROCOPIO, M. G. C. ; SOUZA, S. B. . "Falaram em Extinção, mas nós Resistimos". 1ª. ed. Cametá - Pará: Editora dUFPA/Campus Universitário do Baixo Tocantins, 2014. v. 500. 60p .
-
SOUSA, C. T. S. ; PINTO, B. C. M. . Os desafios da educação na contemporaneidade: educação especial inclusiva e educação escolar quilombola. Revista Caderno Pedagógico - Studies Publicações e Editora Ltda., Curitiba, p. 01 - 20, 12 maio 2025.
-
SOUSA, C. T. S. ; PINTO, B. C. M. . ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA EMEIF DE ITAPOCU, MUNICÍPIO DE CAMETÁ - PARÁ. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, C. T. S. . ?EDUCAÇÃO E SABERES: TECENDO CONHECIMENTOS EM TERRITÓRIOS AMAZÔNICOS. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, C. T. S. . EDUCAÇÃO E CULTURA: DESAFIOS EM TEMPOS DE COP 30. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, C. T. S. . A Brinquedoteca como Espaço Educacional: um dispositivo pedagógico no processo do aprender. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, C. T. S. . Autismo: Do Diagnóstico ao Acompanhamento. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, C. T. S. ; PINTO, B. C. M. . Educação Especial Inclusiva e Educação Escolar Quilombola no Municipio de Cametá, Pará. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, C. T. S. . Programa Primeira Infância. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, C. T. S. . Projeto Político Pedagógico P.P.P: quais as dimensões no espaço escolar. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, C. T. S. . Legislação e educação Contemporânea: redimensionando saberes e práticas para equidade educacional no Município de Goianésia do Pará. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, C. T. S. . Organização do Espaço Escolar com Intencionalidade Pedagógica. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, C. T. S. . Sistematização do Plano de Curso da Educação Infantil: creche e pré-escola. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, C. T. S. . Jogos Estudantis da Educação Infantil: o circuito motor na escola - Jeigopinha. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, C. T. S. . Jogos Estudantis da Educação Infantil: o circuito motor na escola - Projeto Jeigopinha. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, C. T. S. . Conversando sobre a BNCC: creche e pré-escola. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, C. T. S. . O Atendimento em creche. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, C. T. S. . A PNA na Educação Infantil e o Programa Tempo de Aprender: formações e informações mediadas pelo diálogo. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, C. T. S. . Literacia e Numeracia na Educação Infantil. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, C. T. S. . O dia a dia na creche e práticas lúdicas recreativas na pré-escola. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, C. T. S. . A Importância de Práticas Lúdicas Recreativas com Intencionalidade Pedagógica na Educação Infantil. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, C. T. S. . Cultura Negra e Educação Quilombola: Um estudo sobre o povoado remanescente de quilombolas de Boa Esperança no Município de Cametá-Pá. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, C. T. S. . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, C. T. S. . Projeto Pedagógico: uma resposta a cobrançaou tomada de consciência coletiva? 2012 (Oficina).
-
SOUSA, C. T. S. . Educar para as Relações Ètnico-Raciais 2012 (Comunicação).
-
SOUSA, C. T. S. . A Lei 10.639 e seus Desdobramentos na Educação 2011 (Comunicação).
-
SOUSA, C. T. S. . A Lei 10.639 e seus desdobramentos na Educação 2011 (Comunicação).
-
SOUSA, C. T. S. . DANÇANDO A CULTURA POPULAR DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS DA AMAZÔNIA TOCANTINA 2011 (Minicurso).
-
SOUSA, C. T. S. . Educação Étnica Raciais: a temática indigena e negra na sala de aula 2011 (Comunicação).
-
SOUSA, C. T. S. . Cultura Negra, Trabalho e Educação Quilombola: experiências vividas no povoado de Boa Esperança, na Região do Tocantins (PA) 2010 (Poster).
-
SOUSA, C. T. S. . Curso de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). 2024. .
-
SOUSA, C. T. S. . Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2024 (Curso de Formação) .
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Aluna regular, Enquadramento Funcional: Aluna de mestrado
Outras informações:
Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação e Culturas (PPGEDUC), do Campus Universitário do Tocantins/Cametá (CUTINS), da Universidade Federal do Pará 9UFPA) na linha de pesquisa Culturas e Linguagens.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de CRISNA TALITA SOUSA DE SOUSA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?