Maria Aparecida Tardin Cassab
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1977), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1983) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1999). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, do Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, Membro de corpo editorial da Agenda Social, Membro de corpo editorial da Libertas (Juiz de Fora) e Membro de corpo editorial do Serviço Social & Sociedade. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social. Atuando principalmente nos seguintes temas:jovens pobres, subjetividade, cidade.
Informações coletadas do Lattes em 02/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)
1995 - 1999
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Jovens pobres e o futuro: a construçaõ da subjetividade na instabilidade e incerteza
Orientador: Esther Maria Arantes
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: jovens pobres; subjetividade; cidade.Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Mestrado em Serviço Social
1981 - 1983
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: José Sotero Caio
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: trabalho social; totalidade.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Fundamentos do Serviço Social.
Pós-doutorado
2009 - 0000
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende BemLê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Fundamentos do Serviço Social/Especialidade: Pobreza Urbana.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Fundamentos do Serviço Social/Especialidade: Formação Profissional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Fundamentos do Serviço Social/Especialidade: Trabalho do Assistente Social.
Participação em eventos
Jornada Nacional de Iniciação Científica - 64º Reunião Anual da SBPC.Jovens Trabalhadores: Experiência do Trabalho e Condição Juvenil. 2012. (Outra).
XVII Seminário de Iniciação Científica da UFJF.Jovens Trabalhadores: Experiência do Trabalho e Condição Juvenil. 2011. (Seminário).
Jornada Nacional de Iniciação Científica - 63º Reunião Anual da SBPC.Jovens Pobres: De Quem se Fala? Abordagem: "Juventude e Cultura: Algumas Reflexões sobre a Influência da "Cultura Juvenil" na Formação Política da Juventude. 2011. (Outra).
IV Simpósio do IDF.Juventudes Contemporâneas: sujeitos de direitos e produtores de cultura. 2010. (Simpósio).
Fórum de Debates Adolescência: Construção da Identidade, Valores e Limites.Políticas Sociais para jovens no Brasil hoje. 2010. (Outra).
XIV Seminário de Iniciação Científica e IV Seminário de Iniciação Científica Jr."Jovens Pobres: de quem se fala?". 2008. (Seminário).
III Simpósio Internacional sobre a juventude brasileira - Juventudes no mundo contemporâneo: desafios e perspectivas.Processos de subjetivação na adolescência e juventude. 2008. (Simpósio).
II Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social da ABEPSS - Leste/II Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social da FSS/UFJF.Políticas para a Juventude e a Construção do Espaço Público. 2008. (Encontro).
II Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social da ABEPSS - Leste/II Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social da FSS/UFJF.De Revolucionários a Violentos: a questão da ação política da juventude na literatura. 2008. (Encontro).
I Conferência Municipal da Juventude de Juiz de Fora/I Conferência Regional da Juventude da Zona da Mata Mineira.Participação na mesa redonda. 2008. (Outra).
II Colóquio de Culturas e Diásporas Africanas.Desigualdades Sociais e Ações Afirmativas. 2008. (Outra).
Ser jovem no século XXI: desafios e possibilidades.Ser jovem no século XXI: desafios e possibilidades. 2007. (Outra).
Seminário: Universalidade, Sociedade e Produção de conhecimento.Trabalho: grupo de Trabalho, juventude e Políticas públicas. 2006. (Outra).
XXV C ongresso ALAS. XXV Congresso ALAS. 2005. (Congresso).
Seminário Nacional de Pós-Graduação em Serviço Social.Seminário Nacional de Pós-Graduação em Serviço Social. 2005. (Seminário).
Mestrado em Serviço Social/UFF.Seminário latino-americano e caribenho sobre Questão Socia, Políticas Públicas e formação em Serviço Sociall. 2005. (Seminário).
II Jornada Internacional de Políticas Públicas - Mundialização e Estados Nacionais: a questão da emancipação e da soberania.II Jornada Internacional de Políticas Públicas. 2005. (Outra).
VIII Seminário da Faculdade de Serviço Social.Palestra Tendências de um diálogo possível: Serviço Social no Brasil e na América Latina. 2005. (Outra).
Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. XI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 2004. (Congresso).
1ª JORNADA DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL - ABEPSS LESTE.Encontro regional de pesquisadores em Serviço Social ABEPSS - Leste. 2004. (Encontro).
AVALIAÇÃO DA REDE DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA - MG.AVALIAÇÃODA SECRETARIA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS - SUBSECRETARIA NACIONAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. 2004. (Outra).
Seminário Latino-Americano de Serviço Social - Articulação Americana e Formação Profissional e Oficina Nacional da ABEPSS.Reforma curricular: a particularidade e a experiência de Juiz de Fora. 2003. (Seminário).
I Jornada Internacional de Políticas Públicas.Universalização e focalização: notas introdutórias. 2003. (Encontro).
Oficina regional da ABEPSS.Apresentação da nova proposta curricular do curso de serviço Social da UFJF - Oficina Regional da ABEPSS. 2002. (Oficina).
Oficina nacional da ABEPSS.Condições de implementação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS para os cursos de Serviço Social. 2002. (Oficina).
.Palestra sobre o Trabalho do Serviço social na Fundação Leão XIII. 2002. (Outra).
.Palestra sobre o mercado de trabalho do Supervisores promovido pela Coordenação de Graduação FSS/UFJF. 2002. (Outra).
10º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 10º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. 2001. (Congresso).
10º CBAS - CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS. ASSESSORA DE SESSÃO TEMÁTICA - 10º CBAS. 2001. (Congresso).
. Palestra O projeto ético-político do Serviço Social, aula inaugural, ESS/UFRJ. 2001. (Congresso).
11º seminário de Iniciação Científica.Orientadora do trabalho apresentado no 11ºSeminário de Iniciação Científica. 2001. (Seminário).
XI Seminário Nacional de Formação Profissional e Movimento Estudantil em Serviço Social.Palestra Fundamentos das diretrizes curriculares do curso de Serviço Social. 2001. (Seminário).
Seminário Violência, Gênero e Subjetividade.Conferência memória e produção de sujeitos. 2001. (Seminário).
Fórum de Estágio.Fórum de Estágio - UFRJ. 2001. (Simpósio).
Oficina Regional da ABEPSS.Oficina Regional da ABEPSS - palestra Avaliação Institucional dos Cursos de Serviço Social. 2001. (Oficina).
Oficina Regional da ABEPSS.Oficina Regional da ABEPSS - Palestra: O trabalho do assistente social: (Re)construindo o processo de ensino-aprendizagem na formação professional. 2001. (Oficina).
Oficina Regional da ABEPSS.Avaliação Institucional nos cursos de Serviço Social; estratégias de consolidação da pesquisa e da pós-graduação no Nordeste e (RE) construindo o processo de ensino-aprendizagem na formação profissional. 2001. (Oficina).
Oficina Estadual da ABEPSS.Palestra Implantação das diretrizes e avaliação institucional nos cursos de Serviço Social - RS. 2001. (Oficina).
Oficina Regional da ABEPSS.Palestra Implantação das diretrizes e avaliação institucional nos cursos de Serviço Social - SP. 2001. (Oficina).
Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social.Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social - Palestra: Estratégias da Consolidação da Pesquisa e da Pós-Graduação no Nordeste. 2001. (Encontro).
XXIII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL.Encontro Nacional dos estudantes de Serviço Social. 2001. (Encontro).
XXIII Encontro nacional de estudantes de Serviço Social.Palestra Implantação das diretrizes curriculares e a avaliação institucional do curso de Serviço Social. 2001. (Encontro).
Anaálise da proposta de revisão curricular da ESS/UFRJ.CONFERÊNCIA - VELHICE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. 2001. (Outra).
OFICINADE EDUCAÇÃO POPULAR.PALESTRA - OFICINA DE TRABALHO EM EDUCAÇÃO POPULAR. 2001. (Outra).
INFÂNCIA A ADOLESCÊNCIA CONTEMPORÂNEAS.PALESTRA - INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA CONTEMPORÂNEAS. 2001. (Outra).
I ENCONTRO DE SERVIÇO SOCIAL DE NITERÓI.PALESTRA - ENCONTRO DE SERVIÇO SOCIAL DE NITERÓI. 2001. (Outra).
9º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UFF.ORIENTADOR DE TRABALHO NO 9º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UFF. 2001. (Outra).
XIX ENCONTRO REGIONAL DA ABEPSS.CONFERENCISTA NA MESA O ENSINO DA PRÁTICA. 2001. (Outra).
Fórum Nacional sobre Avaliação Institucional.Palestra A posição da ABEPSSsobre a avaliação institucional nos cursos de Serviço Social, no Fórum nacional sobre Avaliação Institucional. 2001. (Outra).
Fórum de estágio do SSN/UFF.Apresentação do campo de setágio no DESIPE/RJ, no Fórum de estágio do SSN/UFF. 2001. (Outra).
.Conferência Análise da proposta de revisão curricular da ESS/UFRJ. 2001. (Outra).
.Palestra na semana Acadêmica do Serviço Social - discutindo a formação do assistente Social: conjuntura, compromisso e ética. 2001. (Outra).
SEMINÁRIO SOBRE POLÍTICA DE ESTÁGIO E SUPERVISÃO.SEMINÁRIO SOBRE POLÍTICA DE ESTÁGIO E SUPERVISÃO - UFJF. 2000. (Seminário).
Oficina Nacional de Diretrizes Curriculares.Oficina Nacional de Diretrizes Curriculares. 2000. (Oficina).
Refletindo a Ética.Mesa Redonda - Refletindo a Ética. 2000. (Outra).
Participação em bancas
CASSAB, M. A. T.; PEREIRA, V.; MENEGAT, E.. Entre palmos e medidas: memórias sobre a apropriação das terras no Quilombo de Santo Antonio do Morro Grande. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, M. A. T.. Fala Galera! Produção de fanzines com jovens de periferia de Juiz de Fora em processo de educomunicação para a cidadania. 2011. Dissertação (Mestrado em PPG Comunicação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, M. A. T.; MENEGAT, E.; MENEGAT, M.. Prisão e Exterminio: um estudo sobre as formas de controle social em tempos de barbárie. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, M. A. T.; GOMES, M. F. C. M.; MENEGAT, E.. O lugar dos negros pobres na cidade: estudo na área de risco no Bairro Dom Bosco. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, M. A. T.; ACSELRAD, H.; LIMA JUNIOR, P. N.. O debate ambiental no Serviço Social:construindo novos caminhos ou reatualizando velhos paradigmas. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, M. A. T.; CASTRO, Lucia Rabelo de; PRADO, M. A. M.. A participação de jovens no trabalho social: em busca de uma "política sem rótulo". 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.; PINTO, M. B.;BATISTONI, M. R.. Serviço Social e Privatização do Ensino A precarização do trabalho docente nas instituições privadas de ensino superior na Zona da Mata Mineira. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, M. A. T.; MENEGAT, E.; OLIVEIRA, M. P.. Favela e remoção em Juiz de Fora: um estudo sobre a Vila da Prata. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, M. A. T.; RIBEIRO, A. C. T.; EGLER, T.; SILVA, C. A.. Sentidos da discriminação: movimentos sociais e políticas públicas no Rio de Janeiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regi) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.; ALENCAR, M. M. T.;BATISTONI, M. R.. Questão Social e Migração: um estudo na área da infância e juventude da Comarca de Tarumirim. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, M. A. T.; NASCIMENTO, A. P. do; PEREIRA, V.. Entre sonhos e lutas: as vivências quilombolas em Barro Preto. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, M. A. T.; LOPES, J. J. M.; MENEGAT, E.. Entre o urbano e o rural: limites e fronteiras em transição no município de Juiz de Fora. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, M. A. T.; VIEIRA, M. A. C.; MENEGAT, E.. População de rua em Juiz de Fora: uma reflexão a partir da questão social. 2007. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, M. A. T.BATISTONI, M. R.; YASBEK, M. C.. Política de Assistência Social e Programas de Transferência de Renda: particularidades da realidade de Juiz de Fora. 2007. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, M. A. T.. Obsecinidades pós-Modernas: Resíduos e vestigios em A Caverna de José Saramago. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, M. A. T.; ROCHA, M. B. M.; SCOTTON, M. T.; BORGES, E. M.. Política social para a infância em Juiz de Fora: o dia-a-dia do Projeto Curumim. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, M. A. T.; CASTRO, Lucia Rabelo de; BARROS, Mírian Lins de. Jovens Pobres e a Construção do Projeto de Vida. 2005 - Programa de Pós do Instituto de Psicologia.
CASSAB, M. A. T.. Jovens em conflito com a lei e integração social: uma análise da medida sócio-educativa à comunidade. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. Juventude e criminalidade: um estudo da participação social de jovens do cumprimento de medida sócio-educativa. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. Elegibilidade e pobreza. 2000. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. Adolescente infrator: esse velho desconhecido. 1999. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. Adolescente infrator: esse velho desconhecido. 1999. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. O processo de elegibilidade na política de assistência da SMDS. 1999. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. TRABALHO E SUBJETIVIDADE: UM ESTUDO TEÓRICO-ANALÍTICO DAS LEITURAS DE SUBJETIVIDADE MAIS CORRENTES NO DEBATE CONTEPORÂNEO DO TRABALHO. 1997. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. Trabalho e subjetividade: um estudo teórico-analítico das leituras de subjetividade mais correntes no debate contemporâneo do trabalho. 1997. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. Trabalho e subjetividade: um estudo teórico-analítico das leituras de subjetividade mais correntes no debate contemporâneo do trabalho. 1997. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. Homens de açucar; a experiência de cortadores de cana. 2004. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CASSAB, M. A. T.. Trabalho e Formação da Identidade Juvenil: Reconhecimento de Trajetórias de Jovens Pobres. 2001. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. Trabalho e formação da identidade juvenil: reconhecimento de trajetórias de jovens pobres. 2001. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. Trabalho e Formação da Identidade Juvenil: Reconhecimento de Trajetórias de Jovens Pobres. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. O câncer de mama e a mastectomia. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, M. A. T.. Pimentel.Reforma do Estado e uma nova concepção de voluntariado. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, M. A. T.. V. Lima Lopes.Reveses culturais, a importância do simbólico e a constituição da identidade cidadã. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, M. A. T.. Carreiro.A omissão do Estado contribuindo para o uso de drogas entre adolescentes. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, M. A. T.. Análise de uma prática: aperspectiva de atuação. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, M. A. T.. Juventuda e comunidade: Um estudo da participação. 2001. Outra participação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. Concurso Público para Professor Adjunto - Departamento de Fundamentos do Serviço Social/ESS/UFRJ. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.; BARROS, M. M. L.; GOMES, M. F. C. M.; QUIROGA, C.; LOBATO, L. V. C.. Concurso para Professor Adjunto do Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. Banca Examinadora para Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos das Ciências da Sociedade. 2009. Universidade Federal Fluminense / Campos dos Goytacazes.
CASSAB, M. A. T.; POUGY, L. G.; LEHER, R.; DELGADO, I. J. G.; RODRIGUES, J. S.. Concurso Público para Professor Adjunto, Setor Direitos Humanos, Movimentos Sociais e Organizações da Sociedade Civil. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. Concurso para Professor Adjunto do Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado. 2008. Escola de Serviço Social/Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.; BARROS, M. M. L.; NETTO, J. P.; MATOS, M. B.; HOCHMAN, G.. Concurso para Professor Adjunto do Departamento de Politica Social e Serviço Social Aplicado. 2008. Escola de Serviço Social/Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. Membro titular da banca examinadora do concurso público para Professor Adjunto. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. Membro titular da banca examinadora do concurso público para professor Professor Adjunto. 2006. Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, M. A. T.. Membro titular da banca examinadora do concurso público para professor assistente do departamento de Métodos e Técnicas do Serviço Social. 1999. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. Membro da banca de concurso público para professor da Escola de Serviço Social, departamento de Métodos e Técnicas.. 1997. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. Membro da banca de concurso público para professor da Escola de Serviço Social , departamento de Política Social. 1994. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. Membro da banca de seleção do concurso público para bolsistas acadêmicos da rede hospitalar do estado-RJ. 1992. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. Membro da banca de concurso público para professor da Escola de Serviço Social. 1990. Universidade Federal Fluminense.
CASSAB, M. A. T.. Membro, designada por Portaria do Ministro da Educação, da Comissão Avaliadora para autorização de funcionamento do Curso de Serviço Social da Faculdade Santa Luzia. 1993. Faculdade de Santa Luzia.
CASSAB, M. A. T.. Presidente, designada por portaria do Ministro da Educação, da Comissão avaliadora para funcionamento do curso de Serviço Social da Faculdade de Caratinga. 1992. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CASSAB, M. A. T.. Membro titular da banca examinadora da Seleção para Professor Substituto. 2004. Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, M. A. T.. Membro titular da banca examinadora para Seleção de Professor Substituto. 2003. Universidade Federal de Juiz de Fora.
CASSAB, M. A. T.. Membro da banca de seleção para professor substituto da Escola de Serviço Social. 1994. Universidade Federal Fluminense.
Orientou
A DISPUTA PELO ESPAÇO URBANO EM JUIZ DE FORA E A AÇÃO DO PODER PÚBLICO; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);
Sentidos da resolutividade no âmbito da gestão em saúde; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);
Formação dos jovens operários: caminhos para Ação Política?; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);
Os jovens do campo e da cidade: organização, ação política e enfrentamento das questões vivenciadas pelas juventudes que ocupam diferentes espaços; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);
Questão Social e Meio Ambiente: apropriação do território e os impacyos ambientais em Juiz de Fora/MG; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Formação profissional de jovens: entre a educação e a assistência; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Dinâmicas sócio-espaciais e as experiências dos jovens na cidade desigual; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
A INVASÃO DO DISCURSO NA NOVA GESTÃO PÚBLICA: A ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO ALBERTO BEJANI NO CONTEXTO INFORMACIONAL DAS POLÍTICAS SOCIAIS DE JUIZ DE FORA; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Direitos Sociais e Favor: Trabalho e Propriedade em Belo Oriente - MG; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
O Lugar dos Trabalhadores na Cidade Intervenções Urbanas em Juiz de Fora/MG; 2008; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Mendes; O Projeto de Vida dos Jovens Pobres na Vivência do Tempo Presente; 2008; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Trajetórias Urbanas: A experiência de Classe na Cidade Capitalista; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
FILANTROPIA EMPRESARIAL; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Jovens: horizonte de experiência e pobreza; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Ação Política da Juventude: uma abordagem do campo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Criminalização da questão social: uma leitura das penas alternativas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Caracterização do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente em Juiz de Fora; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universiade Federal de Juiz de Fora - BIC; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Políticas Públicas para as vítimas de violência doméstica do município de Juiz de Fora; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Cultura e ação política no trabalho do assistente social na esfera pública; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Pobreza e Desenvolvimento Urbano; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Cultura e ação política no trabalho do assistente social na esfera pública; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Mapeamento dos Conflitos Envolvendo Jovens no Município de Juiz de Fora; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Mapeamento dos Conflitos Envolvendo Jovens no Município de Juiz de Fora; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Trabalho do Assistente Social e Território: Possibilidades de Ação Profissional; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Política Urbana em Juiz de Fora: Intervenções nas Configurações do Território com a Implantação do Planejamento Estratégico; O Programa JF bairros na Vila Sô Neném/ Bairro Santa Rita; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Política Urbana em Juiz de Fora: Intervenções nas Configurações do Território com a Implantação do Planejamento Estratégico; O Programa JF bairros na Vila Sô neném/ Bairro Santa Rita; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Cultura e ação politica no trabalho do assistente social na esfera pública; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universiade Federal de Juiz de Fora - BIC; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Tavares Moniz; A política de seguridade social de Cabo Verde: a previdência social - da constituição do Estado 'a segunda República; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
A implantação do ECA: indicação para análise de medidas sócio-educativas de liberdade assistida em Juiz de Fora; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Elias, Erica de M; C; e Virginia C; Pinheiro; As particularidades do benefício de prestação continuada - BPC no cotidiano de trabalho do assistente social do INSS; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
HOMOSSEXUALIDADE - TRANSGRESSÃO OU LIBERDADE DO SER?; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
TRÁFICO DE DROGAS, PROGRAMAS DE PREVENÇÃO; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
A DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA RELAÇÃO CAPITAL -TRABALHO; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
INEFICIÊNCIA DAS POLÍTICAS SOCIAIS: O CASO DA INSERÇÃO DE ADOLESCENTES NO TRÁFICO DE DROGAS; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
INSERÇÃO DOS JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
ADOLESCENTES INFRATORES: IMPASSES NA FAMÍLIA NA CONTEPORANEIDADE; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
ADOLESCENTE INFRATOR, PROCESSOR DE EXCLUSÃO NO ESPAÇO SOCIAL; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL EM UMA INSTITUIÇÃO PSIQUIÁTRICA; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
UM ESTUDO DE AVALIAÇÃO DE OBJETIVOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: IMA EXPERIÊNCIA NO GRUPO DE DIABÉTICOS NO HUAP; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Bola pra frente - um um olhar sobre programas que se utilizam do esporte como instrumento sócio-educativo; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Especificidade no Serviço Social? Reflexão sobre o processo de trabalho do Serviço Social na saúde mental; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
DE SOUZA; Conhecimento popular e conhecimento científico em confronto no grupo de diabéticos do HUAP; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
ADOLESCENTES ENVOLVIDOS COM O TRÁFICO DE DROGAS: UM RETRATO DA EXCLUSÃO; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
COLOCAÇÃO DE JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO:FILANTRPOIA E REPRODUÇÃO SOCIAL; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Jovens Pobres: de quem se fala?; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Jovens pobres: de quem se fala?; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora - PIBIC; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Jovens Pobres: de quem se fala?; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Jovens Pobres: de quem se fala?; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Jovens pobres: de quem se fala?; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universiade Federal de Juiz de Fora - BIC; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Jovens Pobres: de quem se fala?; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Jovens Pobres: de quem se fala?; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Mapeamento dos Conflitos envolvendo jovens de 2000 à 2004 em Juiz de Fora/MG; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universiade Federal de Juiz de Fora - BIC; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Mapeamento dos Conflitos Envolvendo jovens em Juiz de Fora a partir do ano 2000; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universiade Federal de Juiz de Fora - BIC; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Mapeamento dos Conflitos Envolvendo Jovens no Município de Juiz de Fora a partir do ano 2000; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Mapeamento dos Conflitos Envolvendo jovens no município de Juiz de Fora a partir do ano 2000; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Mapeamento dos conflitos envolvendo jovens no município de Juiz de Fora a partir do ano 2000; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Universalidade e seletividade das políticas sociais: a gestão do território; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universiade Federal de Juiz de Fora - BIC, Universiade Federal de Juiz de Fora - BIC; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Universalidade e seletividade das políticas sociais: a gestão do território; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora - PIBIC, Universidade Federal de Juiz de Fora - PIBIC; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Universalidade e seletividade em políticas sociais: a gestão do território:; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universiade Federal de Juiz de Fora - BIC; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ESFERA PÚBLICA: NATUREZA, ATRIBUIÇÕES E PARTICULARIDADES; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Universalidade e Seletividade em Políticas Sociais: a gestão do território; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
O Trabalho do Assistente Social na Esfera Pública: natureza, atribuições e particularidades; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
INDICADORES DE POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NO MUNICÍPIO DE NITERÓI HOJE; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
INDICADORES DE POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NO MUNICÍPIO DE NITERÓI HOJE; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Disciplina Metodologia do Serviço Social lIII; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria Aparecida Tardin Cassab;
Produções bibliográficas
-
CASSAB, M. A. T. ; NEGREIROS, A. ; MELO, C. M. S. ; SEVERIANO, R. . Jovens Autores de Atos Infracionais em Juiz de Fora (2006 2009): Considerações sobre os Atos e a Cidade. Libertas (UFJF. Online) , v. 11, p. 5, 2011.
-
CASSAB, M. A. T. . Abepss, gestão 2001/2002. Temporalis (Brasília) , v. 2, p. 43-48, 2011.
-
CASSAB, M. A. T. ; ANDRADE, A. N. . Jovens trabalhadores e o debate da redução da jornada de trabalho. Versus : Revista de Ciências Sociais Aplicadas do CCJE/UFRJ (Impresso) , v. 4, p. 85-91, 2010.
-
CASSAB, M. A. T. ; MATTOSO, Francinelly Aparecida . Cidade, Trabalho e Consumo: a experiência dos jovens pobres na contemporaneidade. Revista de Politicas Publicas (UFMA) , v. 14, p. 121-130, 2010.
-
CASSAB, M. A. T. . Juventude e cidade: um debate sobre regulação do território. Praia Vermelha (UFRJ) , v. 19, p. x-x, 2009.
-
CASSAB, M. A. T. ; CAMARGO, F. G. ; VIEIRA, L. R. ; ESTEVES, C. C. M. ; SOUZA, C. R. ; PONTES, R. A. . Imagens e Políticas para jovens pobres: interações na ordenação da cidade. Libertas (Juiz de Fora) , v. 2 n1, p. 1, 2007.
-
CASSAB, M. A. T. ; RIBEIRO, L. C. ; COSTA, Flávia Albuquerque ; SCHETTINO, P. . JUVENTUDE E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL NOS ANOS 1990. NOTAS DE UMA PESQUISA SOBRE JOVENS EM JUIZ DE FORA-MG. Libertas (Juiz de Fora) , v. 1, p. 1, 2006.
-
CASSAB, M. A. T. ; RIBEIRO, L. C. ; SCHETTINO, P. ; COSTA, Flávia Albuquerque . Jovens e Cidade: mídias e políticas na ordenação do espaço. Ser Social (UnB) , v. v1, p. 251-274, 2006.
-
CASSAB, M. A. T. ; CASSAB, C. . Jovens e oportunidades: a desnaturalização da cidade desigual. Serviço Social e Sociedade , 2005.
-
CASSAB, M. A. T. . A política na política social de assistência: crítica a focalização. Revista Libertas, 2004.
-
CASSAB, M. A. T. . Balanço crítico da gestão 2001-2002. Temporalis, Porto Alegre, v. 7, p. 144-156, 2004.
-
CASSAB, M. A. T. ; BATISTONI, M. R. . Proposta de criação de curso de graduação de Serviço Social - USP. Temporalis Suplemento , Brasilia, v. III, p. 129-149, 2002.
-
CASSAB, M. A. T. ; LIMA, K. R. S. . O ensino de graduação no Serviço Social - principais impasses e importantes potencialidades. Temporalis Suplemento , Brasilia, v. III, p. 77-88, 2002.
-
CASSAB, M. A. T. . AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DOS CURSOS DE SERVIÇO SOCIAL - A POSIÇÃO DA ABEPSS. Revista Temporalis, NITERÓI, v. SUPLEM, 2001.
-
CASSAB, M. A. T. . Indicações para uma agenda de debates sobre o esino da prática a partir do novo currículo. Temporalis (Brasília) , Brasilia, v. 2, p. 121-133, 2000.
-
CASSAB, M. A. T. . Invertendo a lógica: uma experiência de revisão curricular em tempos de LDB. Cadernos do CES (UFF) , Niteroi, v. 8, p. 27-35, 2000.
-
CASSAB, M. A. T. (Org.) . Para construir espaços solidários: metodologia de trabalho com jovens e família. Juiz de fora: , 2006.
-
CASSAB, M. A. T. (Org.) . Libertas. Juiz de Fora: UFJF, 2006. v. 2,3. 242p .
-
CASSAB, M. A. T. . Jovens pobres e o futuro: a produção da subjetividade na instabilidade e incerteza. 1. ed. Niterói: Intertexto, 2001. v. 1. 208p .
-
CASSAB, M. A. T. (Org.) ; IAMAMOTO, M. V. (Org.) . Currículo do curso de graduação em Serviço Social. 1. ed. Niteroi: EDUFF, 2000. v. 1. 110p .
-
CASSAB, M. A. T. . Processo de subjetivação da juventude na contemporaneidade: ação política em tempos de não política. In: Maria Tereza Canezin Guimarães; Sônia M. Gomes Sousa. (Org.). Juventude e Contemporaneidade: desafios e perspectivas. 1ed.Goiânia: Canone Editorial, 2009, v. 1, p. 183-198.
-
CASSAB, M. A. T. ; CASSAB, C. . Juventude: técnica e território. In: Castro, Lucia Rabelo; Correa,Jane; Besset, Vera Lopes. (Org.). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. 1ªed.Rio de Janeiro: Nau Editora, 2008, v. 1, p. 244-266.
-
CASSAB, M. A. T. . Trabalho com Famílias Pauperizadas: o trabalho em uma dimensão de classe. Para construir espaços solidários: metodologia de trabalho com jovens e famílias. Juiz de Fora: , 2006, v. , p. -.
-
CASSAB, M. A. T. . O projeto UFJF- Teritório de Oportunidades em sua arquitetura. Para construir espaços solidários: metodologia de trabalho com jovens e família. : , 2006, v. , p. -.
-
CASSAB, M. A. T. . A política e os programas de transferência de renda. In: Instituto de Estudos Estratégicos:PUC SP. (Org.). Trabalho com famílias: metodologia e monitoramento. 1ed.São Paulo: IEE, 2004, v. 2, p. -.
-
CASSAB, M. A. T. . Les jeunes pauvres et la ville: une relation dangereuse. In: Amorim, Marilia. (Org.). Images et dicours sur la banlieu. Paris: Éditions érès / Obvies, 2002, v. , p. 121-138.
-
CASSAB, M. A. T. . Jovens pobres e a cidade: a construção da subjetividade na desiguladade. In: Lucia Rabello da Castro. (Org.). Crianças e jovens na construção da cultura. 01ed.Rio de Janeiro: FAPERJ, 2001, v. 1, p. 209-226.
-
CASSAB, M. A. T. . Subjetividades na Cidade. In: CECÍLIA COIMBRA. (Org.). Série de Estudos e Pesquisas. Niterói: , 1999, v. 5, p. 40-52.
-
CASSAB, M. A. T. . A CIDADE E A SUBJETIVIDADE - AS MUITAS VOZES DA VIDA URBANA. SOLIDARIEDADE - REVISTA DA CÁRITAS BRASILEIRA, p. 08 - 09.
-
CASSAB, M. A. T. ; MATTOSO, Francinelly Aparecida ; REIS, J. R. . Juventude na contemporaneidade: ação política em tempos de não política. In: IV Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2009, São Luis. IV Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2009. v. 1.
-
CASSAB, M. A. T. ; MATTOSO, Francinelly Aparecida ; SILVA, B. M. S. ; REIS, J. R. ; LOPES, O. V. ; MELO, T. P. R. ; ALMEIDA, T. A. . JOVENS POBRES: DE QUEM SE FALA?. In: XIX Seminário Latino-Americano de Escolas de Serviço Social, 2009, Guayaquil. XIX Seminário Latino-Americano de Escolas de Serviço Social. Guayaquil, 2009. v. 1.
-
CASSAB, M. A. T. ; ANDRADE, A. N. ; MATTOSO, Francinelly Aparecida . PROJETOS "TERRITÓRIOS DE OPORTUNIDADES" E "CONVIVER". In: Seminário Internacional O Trabalho social França Brasil, 2009, São Paulo. Seminário Internacional O Trabalho Social França Brasil. São Paulo, 2009. v. 1.
-
CASSAB, M. A. T. ; REIS, J. R. ; ROSA, L. B. P. ; MATTOSO, Francinelly Aparecida . De Revolucionários a Violentos: A questão da ação política da juventude na literatura. In: II Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social da ABEPSS - Leste/II Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social da FSS/UFJF, 2008, Juiz de Fora. II Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social da ABEPSS - Leste/II Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social da FSS/UFJF. Juiz de Fora, 2008. v. 1.
-
CASSAB, M. A. T. ; MENDES, J. T. N. ; MATTOSO, Francinelly Aparecida ; REIS, J. R. ; ROSA, L. B. P. . Políticas para a Juventude e a construção do espaço público. In: II Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social da ABEPSS - Leste/II Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social da FSS/UFJF, 2008, Juiz de Fora. II Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social da ABEPSS - Leste/II Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social da FSS/UFJF. Juiz de Fora, 2008. v. 1.
-
CASSAB, M. A. T. ; REIS, J. R. ; ROSA, L. B. P. . Jovens Pobres: de quem se fala?. In: XIV Seminário de Iniciação Científica e IV Seminário de Iniciação Científica Jr, 2008, Juiz de Fora. XIV Seminário de Iniciação Científica e IV Seminário de Iniciação Científica Jr. juiz de Fora: UFJF, 2008. v. 1.
-
CASSAB, M. A. T. ; MENDES, J. T. N. ; MATTOSO, Francinelly Aparecida ; REIS, J. R. ; ROSA, L. B. P. . Políticas para a Juventude e a construção do espaço público. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL - XI ENPESS, 2008, São Luis. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL - XI ENPESS, 2008. v. 1.
-
CASSAB, M. A. T. ; RIBEIRO, L. C. ; SCHETTINO, P. ; COSTA, Flávia Albuquerque . JUVENTUDE E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL NOS ANOS 1990. In: XXVI Congreso de ALAS / Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociologia, 2007, Guadalajara/México. Anais do XXVI Congreso de ALAS. Guadalajara / México, 2007. v. 1.
-
CASSAB, M. A. T. . Juventude e Políticas Públicas nos anos 1990: a produção de territórios em Juiz de Fora-MG. In: III JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 2007, Maranhão. Anais da III JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 2007. v. 3.
-
CASSAB, M. A. T. ; CASSAB, C. . Jovens e cidade: apropriação e ação política no espaço. In: II Congreso Nacional de Trabajo Social, 2007, Tandil. II Congreso Nacional de Trabajo Social, 2007. v. 2.
-
CASSAB, M. A. T. ; CASSAB, C. ; LOPES, G. . JOVENS E CIDADE: UMA EXPERIENCIA DE TRABALHO COM JOVENS EM JUIZ DE FORA. In: XII Congresso Brasileiro de Serviço Social e IV Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade, 2007, Foz do Iguaçu. XII Congresso Brasileiro de Serviço Social e IV Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade, 2007. v. XII.
-
CASSAB, M. A. T. . Programa de Pos-graduação em Serviço Social - Mestrado em Serviço Social. In: 33 Congreso Mundial de Escuelas de Trabajo Social 2006, 2006, Santiago do Chile. Anais do 33 Congreso Mundial de Escuelas de Trabajo Social 2006, 2006. v. 33. p. 1.
-
CASSAB, M. A. T. ; SCHETTINO, P. ; RIBEIRO, L. C. . Desigualdade Social e Território: uma breve reflexão. In: II Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2005, Maranhão. II Jornada Internacional de Políticas Públicas - Mundialização e Estados Nacionais: a questão da emancipação e da soberania, 2005.
-
CASSAB, M. A. T. . O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ESFERA PÚBLICA. In: 1ª JORNADA DE PESQUISADORES EM SERVIÇO SOCIAL DA ABEPSS LESTE, 2004, RIO DE JANEIRO. O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ESFERA PÚBLICA, 2004.
-
CASSAB, M. A. T. . Notas sobre a formação profissional do assistente social: algumas considerações sobre a realidade profissional de Juiz de Fora. In: XI Congresso brasileiro de assistentes sociais, 2004, Fortaleza. XI Congresso brasileiro de assistentes sociais, 2004.
-
CASSAB, M. A. T. . Processo de implantação curricular. A particularidade de Juiz de Fora. In: Seminário Latino Americano de Serviço Social, 2003, Porto Alegre. Anais do Seminário Latino-Americano de Serviço Social, 2003.
-
CASSAB, M. A. T. . Universalizaação e focalização: notas introdutórias. In: I Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2003, São Luis. Anais da I Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2003.
-
CASSAB, M. A. T. . Estratégia de Consolidação da Pesquisa e da Pós-Graduação no Nordeste. In: Encontro Regional de Pesquisadores em Serviço Social, 2001, Maceió, 2001.
-
CASSAB, M. A. T. . Para além da distribuição de rendas no combate à pobreza. In: VII Encontro nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2000, Brasilia. O serviço Social e a questão social: direitos e cidadania. Brasilia: ABEPSS, 2000. v. II. p. 37-43.
-
MELO, T. P. R. ; CASSAB, M. A. T. . Cultura e ação política: um caminho possível para o "ser jovem"?. In: III Seminário Internacional Violência e conflitos sociais: ilegalismos e lugares morais, 2011, Ceará. III Seminário Internacional Violência e conflitos sociais: ilegalismos e lugares morais. Ceará: Laboratório de Estudos da Violência, 2011. p. 7-229.
-
CASSAB, M. A. T. ; RIBEIRO, L. C. ; SCHETTINO, P. ; COSTA, Flávia Albuquerque . A criminalização de jovens como forma de segregação na cidade. In: 33º Congreso Mundial de Escuelas de Trabajo Social, 2006, Santiago do Chile. 33º Congreso Mundial de Escuelas de Trabajo Social, 2006. v. 1.
-
CASSAB, M. A. T. ; COSTA, Flávia Albuquerque . Uma Reflexão Sobre a Intervenção dos Assistentes Sociais da área Sócio-Jurídica do Município de Juiz de Fora nos Conflitos Interpessoais. In: II Mostra de Graduação da UFJF/XII Seminário de Iniciação Científica, 2006, Juiz de Fora. II Mostra de Graduação da UFJF/XII Seminário de Iniciação Científica. Juiz de Fora: UFJF, 2006. v. 2.
-
CASSAB, M. A. T. . A atuação do Assistente social nos pequenos da zona da mata minera em uma perspectiva de classe. In: II Mostra de Graduação da UFJF/XII Seminário de Iniciação Científica, 2006, Juiz de Fora. II Mostra de Graduação da UFJF/XII Seminário de Iniciação Científica. Juiz de Fora: UFJF, 2006. v. 2.
-
CASSAB, M. A. T. . A Compreensão acerca da Política Social da zona da mata mineira : uma análise da política e a intervenção profissional no programa liberdade assistida. In: II Mostra de Graduação da UFJF/XII Seminário de Iniciação Científica, 2006, Juiz de Fora. II Mostra de Graduação da UFJF/XII Seminário de Iniciação Científica. Juiz de Fora: UFJF, 2006. v. 2.
-
CASSAB, M. A. T. . O que representa o programa habitar Brasil dentro da nova ótica de gestão urbana. In: II Mostra de Graduação da UFJF/XII Seminário de Iniciação Científica, 2006, Juiz de Fora. II Mostra de Graduação da UFJF/XII Seminário de Iniciação Científica. Juiz de Fora: UFJF, 2006. v. 2.
-
CASSAB, M. A. T. . O Trabalho do Assistente Social na esfera pública da zona da mata minera. In: II Mostra de Graduação da UFJF/XII Seminário de Iniciação Científica, 2006, Juiz de Fora. II Mostra de Graduação da UFJF/XII Seminário de Iniciação Científica. Juiz de Fora: UFJF, 2006. v. 2.
-
CASSAB, M. A. T. . Valores Vinculados pelas Assistentes Sociais em seu Exercício Profissional. In: II MOstra da UFJF/XII Seminário de Iniciação Científica, 2006, Juiz de Fora. II MOstra da UFJF/XII Seminário de Iniciação Científica. Juiz de Fora: UFJF, 2006. v. 2.
-
CASSAB, M. A. T. . Deliqüência e criminalização juvenis. In: XXV Congresso ALAS, 2005, Porto Alegre. XXV Congresso ALAS, 2005.
-
CASSAB, M. A. T. . Juventude e movimento social. In: SIMPOSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA: PERSPECTIVAS E ACOES EM SAUDE, EDUCACAO E CIDADANIA, 2004, RIO DE JANEIRO. SIMPOSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA: PERSPECTIVAS E ACOES EM SAUDE, EDUCACAO E CIDADANIA. RIO DE JANEIRO, 2004.
-
CASSAB, M. A. T. . De revolucionários a violentos: a questão da ação política da juventude na literatura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CASSAB, M. A. T. ; MATTOSO, Francinelly Aparecida ; MENDES, J. T. N. ; REIS, J. R. ; ROSA, L. B. P. . Políticas para a Juventude e a construção do espaço público. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CASSAB, M. A. T. ; REIS, J. R. ; ROSA, L. B. P. ; MATTOSO, Francinelly Aparecida . De Revolucionários a Violentos: A questão da ação política da juventude na literatura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CASSAB, M. A. T. ; REIS, J. R. ; ROSA, L. B. P. . "Jovens Pobres: de quem se fala?". 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SCHETTINO, P. ; CASSAB, M. A. T. ; COSTA, Flávia Albuquerque ; RIBEIRO, L. C. . A criminalização de jovens como forma de segregação na cidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CASSAB, M. A. T. . JUVENTUDE E MOVIMENTO SOCIAL. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CASSAB, M. A. T. . Formação profissional e movimento estudantil em Serviço Social. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASSAB, M. A. T. . Análise da proposta de revisão curricular da ESS/UFRJ. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASSAB, M. A. T. . Discutindo a formação do (a) assistente social: conjuntura, compromisso e ética. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASSAB, M. A. T. . Violência, gênero e subjetividade. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASSAB, M. A. T. . O projeto ético-político do Serviço Social. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASSAB, M. A. T. . O trabalho do assistente social: (Re) construindo o processo de ensino-aprendizagem na formação profissional. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASSAB, M. A. T. . Avaliação institucional dos cursos de Serviço Social. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASSAB, M. A. T. . Serviço Social: contra a desigualdade - pela cidadania. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASSAB, M. A. T. . A prática profissional hoje e as recomendações para uma política de estágio e supervisão. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASSAB, M. A. T. . O diagnóstico da implantação das diretrizes curriculares na região. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASSAB, M. A. T. . A questão social em 500 anos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASSAB, M. A. T. . Ética e sociedade. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASSAB, M. A. T. . Jovens pobres e o futuro: a construção da subjetividade na instabilidade e incerteza. PUC -RJ, 1999 (tese de doutorado).
Outras produções
CASSAB, M. A. T. . AVALIAÇÃO DA REDE DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA - MG. 2004.
CASSAB, M. A. T. . Comitê assessor da PROPP. 2002.
CASSAB, M. A. T. . Viabilização do curso de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde da Universidade Federal Fluminense. 2000.
CASSAB, M. A. T. . 13º ENPSS. 2012.
CASSAB, M. A. T. . I Seminário de Pesquisa Juventudes e Cidade. 2011.
CASSAB, M. A. T. . Avaliação da Medida Sócio-educativa de Liberdade Assistida no Estado de Minas Gerais. 2008.
CASSAB, M. A. T. . Avaliação da Medida Sócio-educativa de Liberdade Assistida no Estado de Minas Gerais. 2007.
CASSAB, M. A. T. . Redes de Proteção a Infância e Juventude. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CASSAB, M. A. T. . Mapeamento dos conflitos envolvendo jovens no município de Juiz de Fora 2000 2005. 2008. (Relatório de pesquisa).
CASSAB, M. A. T. ; BATISTONI, M. R. ; SANTOS, C. M. ; DURIGUETTO, M. L. . A Pesquisa na Faculdade de Serviço Social UFJF. 2007. (SEMINÁRIO).
CASSAB, M. A. T. . Ser jovem no século XXI: desafios e possibilidades. 2007. (Palestra).
CASSAB, M. A. T. . Estatuto da Criança e do Adolescente nas Escolas/ECA nas Escolas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CASSAB, M. A. T. . Revista Serviço Social e Sociedade. 2005. (Editoração/Periódico).
CASSAB, M. A. T. . Revista Libertas. 2004. (Editoração/Periódico).
CASSAB, M. A. T. . I Seminário Internacional Sobre a Juventude Brasileira. 2004. (Comissão Científica do I Seminário Internacional sobre a juventude brasileira).
CASSAB, M. A. T. . Editoria da revista TEMPORALIS, da ABEPSS, sistema Qualis da CAPES, N 5 e 6, suplemento 2002. 2002. (Editoração/Periódico).
CASSAB, M. A. T. . Editoria da revista TEMPORALIS, da ABEPSS, sistema Qualis da CAPES, N 5 e 6, suplemento 2002. 2002. (Editoração/Periódico).
CASSAB, M. A. T. . Home page da Escola de Serviço Social da UFF. 2000. (Editoração/Outra).
CASSAB, M. A. T. . Home page da Escola de Serviço Social da UFF. 2000. (Editoração/Outra).
CASSAB, M. A. T. . Assessora no grupo de trabalho para estudar a viabilidade de criação do curso de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde da UFF. 2000. (Assessora no grupo de trabalho de pós graduação - UFF).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2012
Jovens trabalhadores: experiência do trabalho e condição juvenil., Descrição: O projeto discute a condição juvenil. Ele é a linha de continuidade de uma preocupação mais ampla que trata da inflexão nos sujeitos dos processos sociais. De qualquer perspectiva da qual se parta para o debate sobre o destino de jovens é necessário escapar de certa generalidade que atravessa o tema. Em razão da imensa desigualdade social e isolamento entre classes, e aqui se fala do Brasil contemporâneo, não há como se pensar a juventude como uma experiência ou mesmo um fenômeno social em si. Porém, é necessário também reconhecer que se, a grande diversidade e desigualdade social implicada nas trajetórias biográficas de jovens desenha muitas juventudes, também carrega traços que as unificam e conferem sentidos comuns ao que aparentemente não traz identidades entre si. A partir da consideração dos destinos postos aos jovens pobres hoje no Brasil são identificados três possibilidades que correspondem a inserções diferenciadas na vida social. Um primeiro grupo de jovens é aquele que está capturado nas redes ilegais do narcotráfico e do crime organizado, circunscritos ao imediato dentro da imediaticidade. O outro grupo é o dos usuários da assistência. Sua condição de usuários das políticas de assistência, seja através de programas de transferência de renda, tais como os que distribuem bolsas, seja através do atendimento na rede de prestação de serviços assistenciais, os definem como pobres. Um terceiro grupo é aquele que formará o segmento dos trabalhadores. Sobre eles é preciso discutir suas possibilidades de produção como sujeitos da ação, em sua inserção, de variadas formas, no mundo do trabalho O projeto inicia uma linha de estudos sobre esses destinos ocupando-se dos jovens trabalhadores. A questão é conhecê-lo em sua condição de trabalhador, sua experiência e consciência, e as possibilidades de construção de uma condição operária para esses jovens. Para isso propõe-se uma pesquisa junto a jovens trabalhadores metalúrgicos em uma cidade média.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Aparecida Tardin Cassab - Coordenador / Anete Negreiros - Integrante / Carolina Morais Simões de Melo - Integrante / Paula de Oliveira Purgato - Integrante / Eduarda Coelho - Integrante.
-
2007 - 2010
Jovens pobres: de quem se fala?, Descrição: A pesquisa trata da construção teórica da categoria jovens pobres. Apesar de longamente discutida a condição juvenil ainda está a desafiar pesquisadores em sua compreensão. Descritos como empiria são os jovens, filhos de trabalhadores, assalariados ou não, e que reproduzem sua vida em condições de precariedade, vivendo em bairros de periferia e favelas, sobrevivendo em estágios ou em trabalhos informais e intermitentes, com baixa escolaridade ou em grande descompasso entre série e idade. São ainda os destinatários de programas sociais neles definidos por seus déficits de inclusão social futura, sempre com caráter de individualização e de incidência sobre seu corpo das formas de domínio social. A construção da categoria jovens pobres é um percurso intelectual de apropriação da condição juvenil na sociedade contemporânea. Para a realização deste estudo três categorias teóricas são fundamentais: geração, pobreza e posição de classe.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Maria Aparecida Tardin Cassab - Coordenador / Olívia Veloso Lopes - Integrante / Brena Maria Sampaio Silva - Integrante / Tatiane Alves de Almeida - Integrante / Édna Maria Carvalho Moreira - Integrante / Anete Negreiros - Integrante / Michelle neves Capuchinho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 5
-
2005 - 2007
Mapeamento dos Conflitos Envolvendo Jovens No Município de Juiz de Fora a partir do ano 2000., Descrição: Esta pesquisa busca identificar a contribuição da mídia e das políticas para a ordenação do espaço. Serão levantadas as ações de política social que a esfera pública do município de Juiz de Fora vem desenvolvendo junto aos segmentos populares e que com o auxílio da imprensa local vem construindo a segregação da cidade. O estudo também expõe a crescente criminalização dos jovens pobres por parte da imprensa e demonstra a relação fabricada entre violência e território.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Aparecida Tardin Cassab - Coordenador / FLÁVIA ALBUQUERQUE COSTA - Integrante / Priscila Schettino - Integrante / Carla Resende de Souza - Integrante / Carla Cecília Moraes Esteves - Integrante / Fernanda Gonçalves de Camargo - Integrante / Liydimara Lamarca Ennes - Integrante / Lívia Ribeiro Vieira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
Prêmios
2011
Premiação do trabalho "Jovens Trabalhadores: Experiência do Trabalho e Condição Juvenil" na XVII Seminário de Iniciação Científica, PROPESQ/UFJF.
2010
Premiação do trabalho "Juventude e Cultura: Algumas Reflexões Sobre a Influência da "Cultura Juvenil" na Formação Política da Juventude" no XVI Seminário de Iniciação Científica, PROPESQ/UFJF.
2008
Menção Honrosa do trabalho "Jovens Pobres: de quem se fala?" apresentado na XIV Seminário de Iniciação Científica, PROPESQ/UFJF.
2007
Menção Honrosa de Comunicação Oral em Ciências Sociais Aplicadas do Seminário de Iniciação Científica, UFJF - PIBIC/CNPq.
2006
1º lugar de Comunicação Oral em Ciências Sociais Aplicadas do Seminário de Iniciação Científica, UFJF - PIBIC/CNPq.
2006
Menção Honrosa de Pôster em Ciências Sociais Aplicadas do Seminário de Iniciação Científica, UFJF/ PIBIC-CNPq.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Serviço Social. , Campus universitário, Martelos, 36036-900 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 32293561, Fax: (32) 32293560
Experiência profissional
2002 - Atual
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2005
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Política Social e Gestão Pública, Seminário de Pesquisa, Serviço Social, Serviço Social e Território, Tópicos especiais em Serviço Social e Sujeitos Sociais
-
07/2005
Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.
-
09/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro Reitoria de Pós Graduação, .,Cargo ou função, Coordenadora do PQI/Capes.
-
05/2003
Extensão universitária , Faculdade de Serviço Social, Núcleos de Sujeitos Coletivos e Cidadania e Trabalho e Seguridade.,Atividade de extensão realizada, projeto de socialização de informações produzidas nos núcleos de pesquisa junto aos movimnentos sociais na cidade de Juiz de Fora.
-
03/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro Reitoria de Pesquisa, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Assessor na área de Ciências Sociais Aplicadas.
-
03/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Serviço Social, .,Cargo ou função, Comissão para elaboração de projeto de Pós graduação stricto sensu.
-
09/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Serviço Social, .,Linhas de pesquisa
-
08/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Serviço Social, .,Cargo ou função, Comitê Assessor do Conselho setorial de pós-graduação e pesquisa.
-
05/2002
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Serviço Social, Oficina de Supervisão Profissional, Estratégias de Intervenção, Metodologia do Serviço Social III, Pensamento Social Brasileiro, Trabalho e Serviço Social, Áreas de Intervenção do Serviço Social - Previdência e Assistência, Ética e serviço Social, Laboratório em /Serviço Social III
-
03/2003 - 12/2003
Estágios , Faculdade de Serviço Social, .,Estágio realizado, Supervisão na Diretoria de Política Social da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.
1999 - Atual
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Outras informações:
Consultor Ad Hoc para projetos de Serviço Social
Atividades
-
03/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Consultor Ad-hoc.
1987 - 2002
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ProfessorAdjunto III, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2001 - 12/2002
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Escola de Serviço Social.,Atividade realizada, Presidente da Associação Brasileira de ensino e Pesquisa em Serviço Social.
-
03/1999 - 05/2002
Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Escola de Serviço Social.,Cargo ou função, Comissao gestora da Biblioteca Central do Gragoatá.
-
03/1999 - 05/2002
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pensamento social I, Estudos Complementares III, Estudos Complementares IV, Questão social no Brasil, Processos de trabalho e serviço social I, Ética e Serviço Social, Estagio Supervisionado
-
03/1999 - 05/2002
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Escola de Serviço Social.,Atividade realizada, Comite assessor do PIBIC - CNPq.
-
03/1999 - 12/1999
Extensão universitária , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Servico Social de Niterói.,Atividade de extensão realizada, Estudo de populaçao alvo potencial do programa bolsa escola no municipio de niteroi.
-
03/1997 - 03/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Servico Social de Niterói.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Aparecida Tardin Cassab e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?