Luciane da Silva Lima Vieira

Licenciada em Ciências com habilitação em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (1998), possui especialização em Gestão Ambiental pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2005), licenciada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2011) e mestre em Educação em Ciências e Matemática EDUCIMAT (2017) pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória, linha de pesquisa Educação Não Formal, Diversidade e Sustentabilidade no Contexto da Educação em Ciências e Matemática. Atualmente é professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Espaços de Educação Não Formal (GEPAC)- IFES - Vitória e do Grupo de Pesquisa e Culturas Escolares, Saberes, Práticas e Processos Educacionais - IFES - Venda Nova do Imigrante e orienta alunos de pós-graduação em seus trabalhos de conclusão de curso. Com experiência na área de Ensino de Biologia-EM e Ciências-EF e orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC-TCF).

Informações coletadas do Lattes em 04/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Ma

2015 - 2017

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Título: Proposta de Circuitos educativos para o Município de Venda Nova do Imigrante: Potencialidades do Agroturismo para a Promoção da Alfabetização Científica, Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Manuella Villar Amado
Palavras-chave: Espaço de Educação Não Formal; Agroturismo; Formação de Professores; Alfabetização Científica; CTS; CTSA.

Especialização em Gestão Ambiental

2004 - 2005

Faculdades Integradas de Jacarepaguá
Título: Cuidados com o lixo e proteção dos mananciais de água potável.
Orientador: Vaneir Inocencio Bezerra

Graduação em Pedagogia

2010 - 2011

Universidade de Uberaba
Título: Aprendizagem da leitura. Asdificuldades de um processo natural.
Orientador: Karina Francisco Maia Fazoli

Graduação em Ciências Biológicas

1995 - 1998

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre
Título: Não havia necessidade de realizar monografia no ano que terminei esta faculdade.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2016

PNEM - Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensin. (Carga horária: 120h). , Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, SEDU/ES, Brasil.

2011 - 2011

elaboração de Projetos. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, SEDU/ES, Brasil.

2004 - 2007

Eologia: Estudos Intrdutórios. (Carga horária: 300h). , Centro de Atividades educacionais " Professora Josefina Gomes de Araújo', CENTRO DE ATIVID, Brasil.

2004 - 2004

Programa de Capacitação à Distância para Gestores. (Carga horária: 120h). , Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, SEDU/ES, Brasil.

2003 - 2003

pedagogia da cooperação - Jogos cooperativos. (Carga horária: 40h). , SESCOOP/ES, SESCOOP/ES, Brasil.

2002 - 2002

Programa de Desenvolvimento Profissional. (Carga horária: 200h). , Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, SEDU/ES, Brasil.

1999 - 1999

Atualização de Professores para o Ensino Médio. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

1998 - 1998

Atuação na área de biologia. (Carga horária: 25h). , Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre, FAFIA, Brasil.

1997 - 1997

Educação Ambiental. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre, FAFIA, Brasil.

1996 - 1996

àreas de Atuação do Biólogo. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre, FAFIA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Professora.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Pesquisa.

    Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VIEIRA, L. S. L. . 8ª semana Estadual de Ciência e Tecnologia- Simulação da chuva ácida.. 2011. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Simpósio de Pesquisa em Educação em Ciências do Espírito Santo.Venda Nova do Imigrante como Cidade Educativa: potencialidades do Agroturismo para a promoção da Alfabetização Científica. 2017. (Simpósio).

XI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.. Venda Nova do Imigrante como Cidade Educativa: potencialidades educativas dos espaços de educação não formal do município. 2017. (Congresso).

III Congresso Regional de Formação e Educação a Distância. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UM OLHAR SOBRE AS PESQUISAS DO GEPAC. 2016. (Congresso).

V Seminário de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.Município de Venda Nova do Imigrante como Cidade Educativa: Potencialidades do Agroturismo para a Alfabetização Científica. 2016. (Seminário).

V SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.Aprendizagem Móvel em Ciências:um relato de experiênca sobre os ecossistemas costeiros da Mata Atlântica. 2016. (Simpósio).

V SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.Venda Nova do Imigrante como Cidade Educativa: potencialidades do agroturismo para a promoção da Alfabetização Científica. 2016. (Simpósio).

8ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. Simulação da Chuva Ácida. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maria Jéssika de Oliveira Delpupo

VIEIRA, L. S. L.. Memória biocultural: a barraca agroecológica do movimento dos pequenos agricultores (MPA) e o ponto de saúde na cidade alta, centro de Vitória. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Ensino Interdisciplinar na Educação em Saúde e Meio Ambien) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Odirléa de Souza Lucas da Penha

VIEIRA, L. S. L.. O ar que respiramos: ações de educação ambiental na comunidade de Nova Rosa da Penha, Cariacica - ES. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Ensino Interdisciplinar na Educação em Saúde e Meio Ambien) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Rayane Bosi Pignaton

VIEIRA, L. S. L.. Lixo que não é lixo: construção de um jogo didático envolvendo educação ambiental no EMEF Iracy Gobbi, Cariacica, ES.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Ensino Interdisciplinar na Educação em Saúde e Meio Ambien) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Scarlat Marculano Carminate

VIEIRA, L. S. L.. Educação Ambiental como proposta para minimizar os impactos ambientais na comunidade de Baia Nova e no Rio da Prata, Guarapari - ES.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Ensino Interdisciplinar na Educação em Saúde e Meio Ambien) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Luciano Guedes

VIEIRA, L. S. L.. Sensibilização ambiental através de práticas sustentáveis para a valorização da identidade escolar.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Ensino Interdisciplinar na Educação em Saúde e Meio Ambien) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Manuella Villar Amado

AMADO, M. V.; LEITE, S. Q. M.; COSTA, D.M.V; CARNIELLI, A.. Propostas de Circuitos Educativos Para o Município de Venda Nova do Imigrante/ES: potencialidade do agroturismo para a promoção da alfabetização científica. 2017. Dissertação (Mestrado em EDUCIMAT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Manuella Villar Amado

AMADO, M. V.; CHISTE, PRISCILA DE SOUZA; CARNIELLI, A.; COSTA, D.M.V. O Município de Venda Nova do Imigrante Como Cidade Educativa: potencialidades do agroturismo para a promoção da alfabetização científica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCIMAT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Deane Monteiro Vieira Costa

AMADO, M. V.; CARNIELLI, A.;COSTA, Deane Monteiro Vieira; LEITE, S. Q. M.. Proposta de circuitos educativos para o município de Venda Nova do Imigrante/ES: potencialidade do agroturismo para a promoção da alfabetização científica. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Deane Monteiro Vieira Costa

AMADO, M. V.;COSTA, Deane Monteiro Vieira; LEITE, P. S. C.; CARNIELLI, A.. O município de Venda Nova do Imigrante como cidade educativa: potencialidades do agroturismo para a promoção da alfabetização científica. 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Laís Batista Lovate

Trabalho de Conclusão Final; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Ensino Interdisciplinar na Educação em Saúde e Meio Ambien) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; (Orientador);

Pedro José Garcia Júnior

Trabalho de Conclusão Final; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Práticas e Processos Educativos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VIEIRA, L. S. L. ; AMADO, M. V. . Venda Nova do Imigrante como Cidade Educativa: potencialidades educativas dos espaços de educação não formal da cidade. Atas do ... ENPEC , v. 1, p. 1, 2017.

  • VIEIRA, L. S. L. ; CAMPOS, C. R. P. ; ARAUJO, B. O. P. ; FADINI, G.P. ; ROLDI, M. M. C. . Aula de Campo como estratégia metodológica na formação de professores: Uma intervenção pedagógica no Sambaqui do Limão (ES). Atas do ... ENPEC , v. 1, p. 1, 2017.

  • VIEIRA, L. S. L. ; ARAUJO, B. O. P. ; RIBEIRO, G. A. M. ; ROLDI, M. M. C. ; CAMPOS, C. R. P. . Aprendendo ciências e desenvolvendo criticidade nos ambientes costeiros sul capixabas. Atas do ... ENPEC , v. 1, p. 1, 2017.

  • SANTANA, RAÍZA CARLA MATTOS ; VIEIRA, LUCIANE DA SILVA LIMA ; RIBEIRO, GUILHERME AUGUSTO MACIEL ; SONDERMANN, DANIELLI VEIGA CARNEIRO ; NOBRE, ISAURA ALCINA MARTINS . O uso de tecnologias móveis no ensino de ciências: uma experiência sobre o estudo dos ecossistemas costeiros da mata atlântica sul capixaba. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. 11, p. 2234-2244, 2016.

  • VIEIRA, L. S. L. ; AMADO, M. V. . Venda Nova do Imigrante como Cidade Educativa: potencialidades do agroturismo para a promoção da Alfabetização Científica.. II SINECT , v. 1, p. 1, 2016.

  • VIEIRA, L. S. L. ; SANTANA, R. C. M. ; RIBEIRO, G. A. M. ; SONDERMANN, D. V. C. ; NOBRE, I. A. M. . Aprendizagem Móvel em Ciências: um Relato de Experiência sobre os Ecossistemas Costeiros da Mata Atlântica. II SINECT , v. 1, p. 1, 2016.

  • VIEIRA, L. S. L. ; AMADO, M. V. . Três Circuitos Agroeducativos Para o Município de Venda Nova do Imigrante: Circuito Fermentação, Circuito Agroturismo e Circuito Histórico-Cultural. 01. ed. Vitória: Editora Ifes, 2017. v. 01. 112p .

  • VIEIRA, L. S. L. ; AMADO, M. V. . O MUNICÍPIO DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE COMO CIDADE EDUCATIVA: POTENCIALIDADES DO AGROTURISMO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. In: SECIM - Seminário de Pós-Graduação em Ciências e Matemática - Educimat - Ifes - Vitória ES, 2015. Seminário de Pós-Graduação em Ciências e Matemática - Educimat - Ifes.

  • VIEIRA, L. S. L. ; AMADO, M. V. . Venda Nova do Imigrante como Cidade Educativa: Proposta de Circuitos Agroeducativos para a Promoção Da Alfabetização Científica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VIEIRA, L. S. L. ; AMADO, M. V. . Circuito Agroeducativo Fermentação: Proposta Educativa de Espaços de Educação Não Formal para a Promoção da Alfabetização Científica com Enfoque CTSA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VIEIRA, L. S. L. ; AMADO, M. V. . Venda Nova do Imigrante como Cidade Educativa: potencialidades educativas dos espaços de educação não formal da cidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIEIRA, L. S. L. ; G. R, Gisele ; SANTANA, R. C. M. ; AMADO, M. V. ; SOUZA, M. A. V. F. . Alfabetização Científica na Perspectiva da Educação em Espaços de Educação Não Formal: um olhar sobre as pesquisas do GEPAC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIEIRA, L. S. L. ; AMADO, M. V. . VENDA NOVA DO IMIGRANTE COMO CIDADE EDUCATIVA: POTENCIALIDADES DO AGROTURISMO PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VIEIRA, L. S. L. ; SANTANA, R. C. M. ; RIBEIRO, G. A. M. ; SONDERMANN, D. V. C. ; NOBRE, I. A. M. . APRENDIZAGEM MÓVEL EM CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS ECOSSISTEMAS COSTEIROS DA MATA ATLÂNTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VIEIRA, L. S. L. ; AMADO, M. V. . Município de Venda Nova do Imigrante: Potencialidades do Agroturismo para a Alfabetização Científica. Vitória: IFES, 2016 (Caderno de Resumos:V Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - V SECIM).

  • VIEIRA, L. S. L. . Guias de Intervenção Pedagógica 2014 (Guias de Intervenção Pedagógica - SEDU - ES).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VIEIRA, L. S. L. . Espaços formais e não formais de educação: relatos de experiência educativas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, E.E.E.F.M.Fioravante Caliman. , Av. Evandi Americo Comarela, 675, Centro, 29375000 - Venda Nova do Imigrante, ES - Brasil, Telefone: (28) 35462511

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional