Evandro Retamero Rodrigues
Mestre em Arquitetura e Urbanismo no PPU - UEM/UEL com ênfase em planejamento da paisagem, estrutura ecológica urbana e planejamento de cidades sustentáveis. Especialista em Gestão Ambiental pela Unianhanguera, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UNIARA e em Ecologia pela UNESP. Atuo principalmente nos seguintes temas: projetos de arquitetura e planejamento urbano, fiscalização de obras públicas, planejamento ambiental e paisagismo. Como funcionário público, atuei na Prefeitura de Ortigueira-PR, concursado, ocupando o cargo de Arquiteto e Urbanista e também como assessor técnico do Plano Diretor bem como coordenadoria de planejamento urbano dentre outras. Desde o ano de 2009, tenho atuando como docente no ensino superior das disciplinas de Estágio Obrigatório, Planejamento Urbano, Ética, Projeto Arquitetônico, Conforto Ambiental, Representação Gráfica e Paisagismo, onde também já realizei pesquisa financiada. Como trabalho mais importante, destaco o projeto do Parque Zoológico na cidade de Bonito-MS no Estado de Mato Groso do Sul e o parque do Lago em Ortigueira-PR. Em paralelo, atuo como autônomo na área arquitetura, paisagismo de grandes áreas e planejamento urbano, destacando a participação como profissional na Casa Cor 2009 em Campo Grande-MS. Na academia, atuei como coordenador o curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do CESCAGE em Ponta Grossa e e dos cursos de Engenharias Civil e Elétrica.
Informações coletadas do Lattes em 24/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Geografia
2019 - Atual
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: Árvores além das vias
Silvia Meri Carvalho. Coorientador: Silvia Meri Carvalho. Palavras-chave: arborização urbana; Planejamento Ambiental; Planejamento Urbano; Ecologia da Paisagem; Ecologia Urbana; Morfologia urbana.
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
2016 - 2018
Universidade Estadual de Maringá
Título: A paisagem planejada na região de Ortigueira-PR
, Ano de Obtenção: 2018.Karin Shwabe Meneghetti.Palavras-chave: Estrutura Ecológica Urbana; Planejamento Ambiental; Ecologia da Paisagem; Desenvolvimento Sustentável; arquitetura da paisagem.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo / Especialidade: Conceituação de Paisagísmo e Metodologia do Paisagismo. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Ecologia da Paisagem.
Especialização em Especialização em Gestão Ambiental
2010 - 2012
Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande
Título: Aplicação de Sistemas de Gestão Ambiental Baseados na NBR ISO 14001 como ferramenta de sustentabilidade na Arquitetura de Edificações
Orientador: Andressa Ertzogue Maciel Souza
Graduação em arquitetura e urbanismo
2002 - 2007
Universidade de Araraquara
Título: CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres no Parque do Pinheirinho em Araraquara - SP
Orientador: Cesar Elias
Bolsista do(a): financiamento estudantil, FIES, Brasil.
Graduação em Ecologia
1996 - 2000
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Analise qualitativa e quantitativa da cobertura vegetal na regiao central de Rio Claro - SP
Orientador: Celina Foresti
Formação complementar
2023 -
Psicanálise - Análise e Supervisão. (Carga horária: 2550h). , Instituto Educacional Videira, IEVI, Brasil.
2023 -
Formação em Psicanálise Integrativa. (Carga horária: 1400h). , Instituto Educacional Videira, IEVI, Brasil.
2022 -
Formação em Psicanálise Clínica. (Carga horária: 800h). , Instituto Educacional Videira, IEVI, Brasil.
2013 -
1º CURSO A DISTÂNCIA DE AUTOINSTRUÇÃO - REABILITAÇ. (Carga horária: 28h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.
2025 - 2025
METODOLOGIAS ATIVAS E EDUCAÇÃO HÍBRIDA. (Carga horária: 4h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2022 - 2024
Formação e Psicanálise Clínica. (Carga horária: 900h). , Oráculo Psicanálise, OPS, Brasil.
2022 - 2023
Cromoterapia Completo. (Carga horária: 180h). , Instituto Brasileiro de Terapias Holísticas, IBRATH, Brasil.
2022 - 2022
Cromoterapia. (Carga horária: 50h). , EDUNE Cursos, EDUNE, Brasil.
2022 - 2022
Aromaterapia. (Carga horária: 50h). , EDUNE Cursos, EDUNE, Brasil.
2021 - 2021
Oficina de Capacitação em Engenharia de Custos. (Carga horária: 30h). , Caixa Econômica Federal, CEF, Brasil.
2021 - 2021
Perícia Judicial com Ênfase em Avaliação de Imóveis. (Carga horária: 30h). , CursoBeta, CURSOBETA, Brasil.
2016 - 2016
Plano Diretor Municipal (PDM) e Parcelamento de Solo para Fins Urbanos. (Carga horária: 4h). , Secretaria de Desenvolvimento Urbano, SEDU, Brasil.
2015 - 2015
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS URBANOS. (Carga horária: 24h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.
2015 - 2015
Oficina de capacitação: SISPEHIS. (Carga horária: 12h). , Companhia de Habitação do Paraná, COHAPAR, Brasil.
2014 - 2014
Treinamento de Elaboração de Orçamentos. (Carga horária: 14h). , Caixa Econômica Federal, CEF, Brasil.
2013 - 2013
1º Curso Moderado Instrumentos Estatuto da Cidade. (Carga horária: 70h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.
2010 - 2010
AutoDesk 3D Studio Max intermediário. (Carga horária: 20h). , Graphy - computação Gráfica, GRAPHY, Brasil.
2010 - 2010
AutoDesk 3D Studio Max Fundamental. (Carga horária: 20h). , Graphy - computação Gráfica, GRAPHY, Brasil.
2005 - 2005
Capacitação Técnica em Acessibilidade e Moblilidad. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (SP), CREA SP, Brasil.
2005 - 2005
Treinamento em Primeiros Socorros. (Carga horária: 16h). , Serviço Nacional de Aprensizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2005 - 2005
Norma do sistema de Gestão Ambiental Corporativo. (Carga horária: 16h). , Serviço Nacional de Aprensizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2004 - 2004
Avaliação da Aprendizagem. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprensizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2003 - 2003
Planejando para desenvolver competências. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprensizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2003 - 2003
Qualidade na Educação. (Carga horária: 8h). , Serviço Nacional de Aprensizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2003 - 2003
A prática pedagógica do aprender aprender. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprensizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2001 - 2002
Técnico Artes Dramáticas. (Carga horária: 100h). , Escola de Teatro Ewerton de Castro, ETEC, Brasil.
2001 - 2001
Auto Cad 2000. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
2000 - 2000
Aperfeiçoamento Norma Iso 14001. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprensizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1997 - 1999
Língua Italiana. (Carga horária: 360h). , Sociedade Italiana de Beneficiência de Rio Claro, SIBRC, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Arborização Urbana. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Ecologia da Paisagem.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
Organização de eventos
RODRIGUES, E. R. . ARQVOZ - Vozes da Arquitetura. 2019. (Outro).
RODRIGUES, E. R. . SEMANA PEDAGÓGICA 2019/1. 2019. (Outro).
RODRIGUES, E. R. . 5ª Conferência Nacional das Cidades - Etapa Municipal. 2013. (Outro).
RODRIGUES, E. R. . 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente e Resíduos Sólidos. 2013. (Outro).
RODRIGUES, E. R. . I Ciclo de Palestras do Curso Técnico Ambiental do SENAC - Araraquara/SP. 2006. (Outro).
RODRIGUES, E. R. . Ecodesign. 2005. (Exposição).
RODRIGUES, E. R. . Semana do Meio Ambiente. 2005. (Outro).
RODRIGUES, E. R. . Semana do Meio Ambiente. 2004. (Outro).
RODRIGUES, E. R. . Semana do Meio Ambiente. 2003. (Outro).
Participação em eventos
ENCONTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA.?O QUE AS NOVAS NARRATIVAS TÊM A ENSINAR A PRÁTICA DOCENTE". 2019. (Encontro).
I Seminário Interinstitucional sobre o Verde Urbano.MEdidas propositivas para o verde urbano. 2019. (Seminário).
SEMANA PEDAGÓGICA 2019/1. 2019. (Encontro).
ENCONTRO PEDAGÓGICO 2018/2.PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. 2018. (Outra).
6ª Conferência Estadual das Cidades/Paraná. 2017. (Outra).
II Oficina SEL Maringá.Sistemas de Espaços Livres de Maringá-PR. 2017. (Oficina).
4º Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística. Planejamento da Paisagem a partir de Corredores Ecológicos - O caso da Bacia "C" em Ortigueira-PR. 2016. (Congresso).
Semana Pedagógica 2015/1. 2015. (Encontro).
Semana Pedagógica 2015/2. 2015. (Outra).
Semana Pedagógica - 2014/1. 2014. (Oficina).
"1 Simpósio de Sustentabilidade de Arquitetura e Urbanismo em MS". 2010. (Simpósio).
Seminário de Preservação da Memória. 2006. (Seminário).
I Congresso de Iniciação Científica. Bulevar do Comércio - Do Projeto ao Desenho Urbano. 2005. (Congresso).
Congresso Internacional de História Urbana. 2004. (Congresso).
V Semana da Arquitetura e Urbanismo. 2003. (Outra).
V Semana de Arquitetura e Urbanismo.Oficina de Desenho Arquitetônico. 2003. (Oficina).
IV semana de Arquitetura e Urbanismo. 2002. (Outra).
Workshop de Maquetes. 2002. (Oficina).
Participação em bancas
OLISKOVICS, N.;RODRIGUES, E. R.. Centro de Tratamento e Recolhimento de Animais e Cursos Profissionalizantes,. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Anhanguera - Uniderp.
OLISKOVICS, N.;RODRIGUES, E. R.. Studio de beleza. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Anhanguera - Uniderp.
OLISKOVICS, N.;RODRIGUES, E. R.. Requalificação do Mercado Municipal de Campo Grande. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Anhanguera - Uniderp.
OLISKOVICS, N.;RODRIGUES, E. R.. Projeto Social: "Dê-coração" da Igreja El Shaddai. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Anhanguera - Uniderp.
OLISKOVICS, N.;RODRIGUES, E. R.. Clínica de Fisioterapia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Anhanguera - Uniderp.
RODRIGUES, E. R.; Francisco, L.S.; Besciak, N.. PROJETO PARQUE ECOLÓGIGO CULTURAL ARROIO OLARIAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Ponta Grossa.
RODRIGUES, E. R.; Besciak, N.; Vanat, C.. PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO PARQUE ECOLÓGICO MARGHERITA SANNINI MASINI, NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Ponta Grossa.
RODRIGUES, E. R.; Vanat, C.; Ferrari, A.M.W.. PROJETO DE UMA VILA HÍPICA NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA-PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Ponta Grossa.
SANTANA, J.P.;RODRIGUES, E. R.; Besciak, N.. PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE UM CONDOMÍNIO INDUSTRIAL EM CARAMBEÍ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Ponta Grossa.
WAMBIER, N.M.;RODRIGUES, E. R.; ADIMARI, C.W.. PROPOSTA DE REQUALIFICAÇÃO DE PARQUE PÚBLICO EM PRUDENTÓPOLIS-PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Ponta Grossa.
Orientou
PENITENCIÁRIA FEMININA EM PONTA GROSSA: A HUMANIZAÇÃO DA ARQUITETURA PRISIONAL EM FAVOR DA RESSOCIALIZAÇÃO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais; Orientador: Evandro Retamero Rodrigues;
EMOÇÃO, PAISAGEM E VELOCIDADE: A REQUALIFICAÇÃO DE ESPAÇOS DE LAZER E A CRIAÇÃO DO PARQUE DA VELOCIDADE EM PONTA GROSSA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Ensino Superior de Campos Gerais; Orientador: Evandro Retamero Rodrigues;
Parque Ecológico Cultural Ponta Grossa-PR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Ponta Grossa; Orientador: Evandro Retamero Rodrigues;
Revitalização do Parque Ecológico Margherita Masini; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Ponta Grossa; Orientador: Evandro Retamero Rodrigues;
Proposta de Vila Hípica na Cidade de Ponta Grossa-PR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdades Ponta Grossa; Orientador: Evandro Retamero Rodrigues;
Processo de implantação de coleta seletiva em hotéis; 2005; Orientação de outra natureza - Serviço Nacional de Aprensizagem Comercial; Orientador: Evandro Retamero Rodrigues;
Reaproveitando Alimentos para Aproveitar a Vida; 2005; Orientação de outra natureza - Serviço Nacional de Aprensizagem Comercial; Orientador: Evandro Retamero Rodrigues;
Estação de Tratamento de Esgoto; 2005; Orientação de outra natureza - Serviço Nacional de Aprensizagem Comercial; Orientador: Evandro Retamero Rodrigues;
A coleta seletiva começa na escola; ; 2005; Orientação de outra natureza - Serviço Nacional de Aprensizagem Comercial; Orientador: Evandro Retamero Rodrigues;
Recomposição de mata ciliar no Córrego Serralhal em Araraquara ? SP; 2005; Orientação de outra natureza - Serviço Nacional de Aprensizagem Comercial; Orientador: Evandro Retamero Rodrigues;
Florestamento Educacional Fazenda Santa Cruz; 2005; Orientação de outra natureza - Serviço Nacional de Aprensizagem Comercial; Orientador: Evandro Retamero Rodrigues;
Utilização de resíduos de informática para implantação de mini-curso de montagem e manutenção de micro computadores; 2005; Orientação de outra natureza; (Técnico Ambiental) - Serviço Nacional de Aprensizagem Comercial; Orientador: Evandro Retamero Rodrigues;
Biodigestor; 2005; Orientação de outra natureza; (Técnico Ambiental) - Serviço Nacional de Aprensizagem Comercial; Orientador: Evandro Retamero Rodrigues;
Legalização de área para psicultura; 2005; Orientação de outra natureza; (Técnico Ambiental) - Serviço Nacional de Aprensizagem Comercial; Orientador: Evandro Retamero Rodrigues;
Produções bibliográficas
-
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, UEPG, PONTA GROSSA, PR, BRASIL ; MORO, ROSEMERI SEGECIN ; RODRIGUES, EVANDRO RETAMERO ; PREFEITURA MUNICIPAL DE ORTIGUEIRA, PR, BRASIL ; SOUZA, MELISSA KOCH FERNANDES DE ; MORO, RODRIGO FERNANDO ; HERBÁRIO HUPG, PONTA GROSSA, PR, BRASIL . Urban environmental filters on the movement of birds and bats in a medium-sized city in Southern Brazil. TERR@ PLURAL (UEPG. ONLINE) , v. 16, p. 1-23, 2022.
-
Slonik (2020) ; RODRIGUES, E. R. . ?ÀS MARGENS? PARQUE LINEAR SOBRE ARROIO DO PADRE EM PONTA GROSSA -PR. Revista TechnoEng , v. 20, p. 1-1, 2020.
-
Varela (2019) ; RODRIGUES, E. R. . CASA NOTURNA EM FRAIBURGO/SC: A ARQUITETURA COMO COMPLEMENTO DA NATUREZA. Revista TechnoEng , v. 1, p. 1-1, 2019.
-
RODRIGUES, E. R. ; Cavalcanti, T. P. . PENITENCIÁRIA FEMININA EM PONTA GROSSA: A HUMANIZAÇÃO DA ARQUITETURA PRISIONAL EM FAVOR DA RESSOCIALIZAÇÃO. Revista TechnoEng , v. 1, p. 1-14, 2019.
-
RODRIGUES, E. R. . A NORMA ISO 14001 APLICADA POR ARQUITETOS E URBANISTAS COMO FERRAMENTA DE SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Revista TechnoEng , v. 1, p. cescage-01, 2018.
-
MORO, R. S. ; RODRIGUES, EVANDRO RETAMERO ; MORO, RODRIGO FERNANDO . Ecologia das Cidades Tropicais, Volume I. 23. ed. Cham: Springer Cham, 2025. v. 1. 453p .
-
RODRIGUES, E. R. ; CARVALHO, S. M. . Geografia: A superfície do planeta Terra em análise 3. 1. ed. Editora Atena, 2023.
-
RODRIGUES, E. R. ; MENEGUETTI, K. S. . PLANEJAR COM A PAISAGEM: A REGIÃO DE ORTIGUEIRA -PARANÁ. In: Renata Cardoso Magagnin; Norma Regina Truppel; Constantino e Sandra Medina Benini. (Org.). PLANEJAR COM A PAISAGEM: A REGIÃO DE ORTIGUEIRA -PARANÁ. 1ªed.Tupã: ANAP, 2019, v. , p. 47-70.
-
RODRIGUES, E. R. ; CARVALHO, S. M. ; MORO, R. S. . CLASSIFICAÇÃO DE TIPOLOGIAS DE FLORESTA URBANA VISANDO A CONECTIVIDADE NA ESTRUTURA ECOLÓGICA DE PONTA GROSSA, PR. In: ENANPEGE, 2021. XIV encontro de pós-graduação e pesquisa em geografia, 2021.
-
RODRIGUES, E. R. . DESENHO URBANO DE ÁREAS CENTRAIS ? BULEVAR DO COMÉRCIO EM ARARAQUARA ? SP. In: I Congresso de Interdisciplinar Interno de Pesquisa e Extensão, 2006, Araraquara. Anais do I congresso de Iniciação Científica, 2006. v. 1. p. 63-63.
-
RODRIGUES, E. R. ; CARVALHO, S. M. ; MORO, R. S. . CLASSIFICAÇÃO DE TIPOLOGIAS DE FLORESTA URBANA VISANDO A CONECTIVIDADE NA ESTRUTURA ECOLÓGICA DE PONTA GROSSA, PR. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, E. R. . O ENSINO A DISTÂNCIA NUMA PERSPECTIVA INOVADORA E AS METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, E. R. . Paisagismo, Cidade e Ecologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, E. R. . O paisagismo na história ocidental - ressonâncias e perspectivas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, E. R. . Planejamento da paisagem a partir de corredores ecológicos - o caso da bacia 'C' em Ortigueira, PR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, E. R. ; Santi, M. G. ; Hara, S. ; Silva, L. G. . PAISAGEM URBANA NO PARQUE AMBIENTAL EM PONTA GROSSA-PR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, E. R. ; Santi, M. G. . Fauna Silvestre e Arquitetura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, E. R. ; Santi, M. G. ; Hara, S. ; Silva, L. G. . PAISAGEM URBANA NO PARQUE AMBIENTAL EM PONTA GROSSA-PR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, E. R. . Turismo em Áreas Naturais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
RODRIGUES, E. R. . Relatório Técnico de Adequação do Acervo do Curso de Arquitetura e Urbanismo. 2020.
RODRIGUES, E. R. ; Abdala, M R. . Relatório Técnico de Adequação do Acervo do Curso de Engenharia Civil das Faculdades Integradas dos Campos Gerais - CESCAGE. 2020.
RODRIGUES, E. R. . Atualização do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil das Faculdades Integradas dos Campos Gerais - CESCAGE. 2020.
RODRIGUES, E. R. ; Ferrari, A.M.W. ; Vilella, E. M. ; Abdala, M R. ; Lombardi, A.P. . Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo. 2020.
RODRIGUES, E. R. . Parque Zoológico em Bonito-MS. 2007.
RODRIGUES, E. R. . Protocolo de Kioto e Meio Ambiente. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
RODRIGUES, E. R. . Protocolo de Kioto. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
RODRIGUES, E. R. . Paisagismo I. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - EAD).
RODRIGUES, E. R. . Ética e Prática Profissional. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - EAD).
RODRIGUES, E. R. . Conforto no Ambiente. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - EAD).
RODRIGUES, E. R. . Paisagismo para Interiores. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - EAD).
RODRIGUES, E. R. . Curso de Auto Cad Básico. 2007. .
RODRIGUES, E. R. . Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS. 2007. (Trabalho Final de Graduação).
RODRIGUES, E. R. . Oficina de Educação Ambiental. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RODRIGUES, E. R. . Compostagem orgânica em apartamentos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, E. R. . Capacitação de docentes para implantação de coleta seletiva. 2005. .
RODRIGUES, E. R. . Minicurso de Cenografia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, E. R. . Oficina de Pátina em Madeira. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, E. R. . Análise Qualitativa e quantitativa da arborização urbana da região central de Rio Claro ? SP. 2000. (Monografia).
RODRIGUES, E. R. . Árvore de Natal Pimenta. 2002. Instalação.
RODRIGUES, E. R. . O projeto do centro de triagem de animais silvestres. 2010 (Palestra) .
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2014
Paisagem Urbana no Parque Ambiental em Ponta Grossa-PR, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Evandro Retamero Rodrigues - Coordenador / Sarita Hara - Integrante / Mariana Gomes De Santi - Integrante.
Prêmios
2011
3º colocado Jovens Profissionais do Estado de Mato Grosso do Sul - Campo Grande, MODAECO.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2021
Centro de Ensino Superior de Campos GeraisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso, Carga horária: 40
2018 - 2021
Centro de Ensino Superior de Campos GeraisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 11
2018 - 2021
Centro de Ensino Superior de Campos GeraisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Avaliador de Revista Universitária Tecnoenge, Carga horária: 2
2018 - 2020
Centro de Ensino Superior de Campos GeraisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Estágio, Carga horária: 4
2019 - 2019
Centro de Ensino Superior de Campos GeraisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenador do Curso de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.
2013 - 2014
Centro de Ensino Superior de Campos GeraisVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 11
Atividades
-
03/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais -Filial.,Cargo ou função, Membro do colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo.
-
01/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais -Filial.,Cargo ou função, Membro NDE Engenharia Civil.
-
07/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Prática Profissional, Paisagismo 1, Paisagismo 3, Planejamento Urbano 2, Projeto Integrado Intermediário 2, Estágio Supervisionado 1, Estágio Supervisionado 2
-
01/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais -Filial.,Cargo ou função, Membro NDE do curso superior em Arquitetura e Urbanismo.
-
01/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais -Filial.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso Superior em Arquitetura e Urbanismo.
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conforto Ambiental 1, Paisagismo 1, Ética e Prática Profissional, Planejamento Urbano 2
-
02/2015 - 12/2015
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagismo 3, Paisagismo 4, TCC 1
-
07/2014 - 12/2014
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagismo 3, Paisagismo 4
-
02/2014 - 06/2014
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagismo 1, Paisagismo 2, Paisagismo 3
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagismo 1, Paisagismo 2, Informática Aplicada 2
-
02/2013 - 06/2013
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Aplicada 1, Paisagismo 1
2015 - 2018
Faculdades Ponta Grossa, FacPGVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 11
Atividades
-
02/2016 - 04/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagismo 3, Paisagismo 4
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagismo 3, Paisagismo 4
-
02/2015 - 12/2015
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TCC - Trabalho de Conclusão de Curso - Paisagismo
-
03/2014 - 12/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdades Ponta Grossa.,Linhas de pesquisa
-
02/2015 - 06/2015
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagismo III
-
02/2015 - 06/2015
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagismo IV
-
07/2014 - 12/2014
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagismo III
-
07/2014 - 12/2014
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagismo IV
-
02/2014 - 06/2014
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagismo I
-
02/2014 - 06/2014
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagismo III
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Aplicada II
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagismo I
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagismo II
2012 - Atual
PREFEITURA MUNICIPAL DE ORTIGUEIRAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Arquiteto Urbanista, Carga horária: 40
Outras informações:
Arquiteto e Urbanista.
Projetos Urbanos, Acessibilidade, Fiscalização de Obras, Planejamento, Orçamento e Esecução.
Plano Diretor.
Desenho Urbano.
2014 - 2017
Conselho de Arquitetura e Urbanismo do ParanáVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Agente de Câmara Técnica de Meio Ambiente
2008 - 2008
Universidade Federal de Mato Grosso do SulVínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 12
2003 - 2007
Serviço Nacional de Aprensizagem ComercialVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Monitor de Educação Profissional I, Carga horária: 9
2008 - 2010
Sistema Comércio e Construções LTDAVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Arquiteto e Urbanista, Carga horária: 20
2007 - 2008
Associação Mace de EnsinoVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de curso TST, Carga horária: 8
2001 - 2001
Brasil Telecom - Brasília, BrT/DFVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2017
UnicesumarVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente de pós-graduação EAD
Atividades
-
07/2017 - 11/2017
Ensino, Projeto de Interiores, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Paisagismo para Interiores
2018 - Atual
Conselho municipal de meio ambienteVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Evandro Retamero Rodrigues e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?