Diego Henrique de Araujo Tonhoque

Graduado em Farmácia-Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrando no programa de Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Experiência acadêmica com dosagem proteica em material fermentativo e síntese de híbridos orgânicos-inorgânicos para liberação controlada de fármacos (UNESP) e avaliação econômica do tratamento medicamentoso no controle e prevenção do diabetes (USP). Experiência profissional com tecnologias de embalagens voltadas para o mercado farmacêutico e cosmético.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Nutrição em Saúde Pública

2016 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Análise custo-efetividade do tratamento medicamentoso de diabetes entre indivíduos adultos residentes no município de São Paulo.,Orientador:
Flávia Mori Sarti.Palavras-chave: diabetes mellitus; diabetes tipo 2; morbidade; absenteísmo; custo-efetividade.Grande área: Ciências da Saúde

Graduação em Farmácia-Bioquímica

2009 - 2013

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Embalagens Farmacêuticas.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Embalagens Cosméticas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Produção.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Farmacotecnia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Farmacoeconomia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MONTAGNANI, O. T. ; TONHOQUE, D. H. A. . Congresso Farmacêutico da UNESP. 2011. (Congresso).

TONHOQUE, D. H. A. . 58º Jornada Farmacêutica da UNESP. 2011. (Congresso).

TONHOQUE, D. H. A. . Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

11º Congresso Brasileiro de Polímeros. Formadores de Filmes Híbridos Orgânico Inorgânico para a Liberação Controlada de Fármacos. 2011. (Congresso).

Congresso Farmacêutico da UNESP. Síntese e Caracterização de Sistemas Híbridos Orgânicos Inorgânicos Formadores de Filmes. 2011. (Congresso).

XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Formadores de Filmes Híbridos Orgânicos Inorgânicos. 2011. (Congresso).

56º Jornada Farmacêutica da UNESP. Curso de Cosmetologia (36 horas). 2010. (Congresso).

57º Jornada Farmacêutica da UNESP. Curso Forças Armadas (2 horas); Curso Farmácia Hospitalar: histórico, práticas atuais e perspectivas (4 horas); Curso Estudo e Consolidação da Memória (4 horas). 2010. (Congresso).

I International Meeting of Pharmaceutical Care (8 hours).I International Meeting of Pharmaceutical Care. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gustavo Rossanezi

CHIAVACCI, L.A.;ROSSANEZI, G.; LOPES, L.. Síntese de membranas a base de híbridos orgânico-inorgânicos para implantes odontológicos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara.

Flávia Mori Sarti

SARTI, F. M.; NISHIJIMA, M.; SALES, C. H.. Análise custo-efetividade do tratamento medicamentoso de diabetes entre indivíduos adultos residentes no município de São Paulo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Cristiane Hermes Sales

NISHIJIMA M;SALES CH; SARTI FM. Análise custo-efetividade do tratamento medicamentoso de diabetes entre indivíduos adultos residentes no município de São Paulo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Nutrição em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Leila Aparecida Chiavacci

CHIAVACCI, L. A.; ROSSANEZI, G.;LOPES, L.. Síntese de membranas a base de híbridas orgânico-inorgânicas para implantes odontológicos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia e Bioquímica) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP - Araraquara.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edwil Aparecida de Lucca Gattas

Dosagens de proteínas de material fermentado a partir de Pichia pastoris; ; 2009; Orientação de outra natureza; (Farmácia Bioquímica) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas Unesp; Orientador: Edwil Aparecida de Lucca Gattas;

Leila Aparecida Chiavacci

Síntese de membranas a base de híbridas orgânico-inorgânicas para implantes odontológicos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia e Bioquímica) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP - Araraquara, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leila Aparecida Chiavacci;

Leila Aparecida Chiavacci

Formadores de filmes híbridos orgânico-inorgânicos para liberação controlada de fármacos; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP - Araraquara, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leila Aparecida Chiavacci;

Leila Aparecida Chiavacci

Avaliação da influência da natureza química do solvente na obtenção de polímeros híbridos silxano-polioxipropileno; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia e Bioquímica) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP - Araraquara; Orientador: Leila Aparecida Chiavacci;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TONHOQUE, D. H. A. ; MENDES, J. F. ; LOPES, L. ; CHIAVACCI, L. A. . Formadores de Filmes Híbridos Orgânicos Inorgânicos para liberação controlada de Fármacos.. In: 11º Congresso Brasileiro de Polímeros, 2011, Campos do Jordão -SP. Livro de resumos do 11º Congresso Brasileiro de Polímeros (CBPol), 2011. p. 3-288.

  • TONHOQUE, D. H. A. ; CHIAVACCI, L. A. ; MENDES, J. F. ; LOPES, L. . Síntese e Caracterização de Sistemas Híbridos Orgânicos Inorgânicos Formadores de Filmes. In: Congresso Farmacêutico da UNESP, 2011, Araraquara -SP. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Análise custo-efetiva do tratamento medicamentoso de diabetes entre indivíduos adultos residentes no município de São Paulo., Descrição: Avaliar a aderência ao tratamento medicamentoso de diabetes na atenção básica em comparação com ausência de tratamento regular, em relação às complicações relacionadas à doença e absenteísmo ao trabalho por motivo de saúde, entre indivíduos adultos residentes o município de São Paulo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Diego Henrique de Araujo Tonhoque - Coordenador / Flávia Mori Sarti - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Síntese de Hibridos Orgânico-Inorgânico para Implante Subcutâneo., Descrição: Um dos o obstáculos na implantodontia é a qualidade e a quantidade de tecido ósseo disponível na região receptora dos implantes. Na ausência de tecido ósseo suficiente, deve-se obrigatoriamente utilizar uma técnica de enxertia óssea, a fim de recuperar o tecido perdido e permitir a reabilitação da área através de implantes. Dentro das técnicas e materiais disponíveis, destacam-se o enxerto ósseo autólogo, homólogo, xenogênico e os biomaterais. A utilização de materiais nanoestruturados capazes de liberar substâncias que podem promover a reconstituição do tecido ósseo é uma alternativa promissora e pouco explorada. Desta forma, este projeto tem como objetivo desenvolver membranas poliméricas a base de nanomateriais híbridos orgânico-inorgânicos do tipo ureasil-poliéter para implante subcutâneo. As características estruturais e mecânicas das membranas híbridas dependem fortemente da natureza química do poliéter utilizado na síntese dos materiais híbridos. Assim sendo, neste projeto as condições de síntese dessas membranas serão estudadas e as propriedades estruturais e mecânicas serão controladas pela mistura em diferentes proporções, de poliéters com alto grau de hidrofilia e intumescimento (ureasil-polioxietileno) e de outros com baixo grau de hidrofilia e intumescimento (ureasil-polioxipropileno) com diferentes massas moleculares. Através dessas misturas pretende-se obter membranas biocompatíveis, com flexibilidade e alta resistência mecânica, características adequadas para o uso em implantes sub-cutâneos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Diego Henrique de Araujo Tonhoque - Coordenador / Leila Aparecida Chiavacci - Integrante / Adriana Chiérici Marcantonio - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Formadores de Filmes Híbridos Orgânico-Inorgânico para a Liberação Controlada de Fármacos., Descrição: A cada ano que passa aumenta o interesse em novos sistemas de liberação controlada, abrangendo tanto a área da saúde quanto outras áreas tecnológicas em crescimento, tais como química, agricultura e engenharia. Matrizes poliméricas são muito usadas como plataforma para os sistemas de liberação controlada de fármacos com o objetivo de controlar a quantidade, perfil e o local de liberação do fármaco. Contudo, nem sempre as propriedades ópticas e mecânicas dos materiais poliméricos permitem a sua utilização em novos dispositivos de administração controlada de fármaco, como os formadores de filmes.Na premissa de aprimorar essa tecnologia, já que o uso de sistemas poliméricos em materiais formadores de filmes esta limitado a aplicação no tratamento de cortes cirúrgicos e pequenos ferimentos, o intuito desse trabalho é desenvolver e caracterizar materiais formadores de filmes a base de matrizes poliméricas híbridas orgânico-inorgânicas, determinar e controlar suas características ópticas e mecânicas, o tempo de formação do filme e aprimorar o perfil de liberação do fármaco com modificações tanto nas proporções das matrizes POE?POP, como também na razão entre precursor/catalisador. Esse projeto faz parte de um projeto de mestrado apoiado pela FAPESP (proc. n° 2010/03335-5 ) que visa obter sistemas formadores de filmes a base de polímeros híbridos orgânico-inorgânicos que sejam biocompatíveis e que apresentem propriedades mecânicas e ópticas adequadas para o uso como sistema protetor da pele e de feridas e que ainda seja capaz de liberar de forma controlada fármacos com diferentes aplicações Dessa forma serão desenvolvidos materiais multifuncionais, que simultaneamente atuem na proteção física da pele e na liberação controlada do principio ativo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Diego Henrique de Araujo Tonhoque - Coordenador / Leila Aparecida Chiavacci - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Aché Laboratórios Farmacêuticos. , Rodovia Presidente Dutra ? KM 222,2, Porto da Igreja, 07034904 - Guarulhos, SP - Brasil, Telefone: (11) 26086318

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional