PABLO GARCIA SCHUABB

Formado em Engenharia Nuclear pela UFRJ, com conhecimento nas disciplinas: Termo Hidráulica, Análise de Risco, Engenharia de Fatores Humanos, Física Nuclear, Radioproteção, Física dos Reatores e áreas comuns a Engenharia Mecânica. Como estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aprendeu as linguagens de programação Python e MatLab tal como outros conhecimentos em AutoCAD, NavisWorks e Pacote Office. Realizou pesquisas acadêmicas como estudante de iniciação científica em 2011 a 2013 e mestrado de 2015 a 2017. Foi utilizado o software MCNP-X para simulação da interação da radiação com a matéria para simulação de dose recebida em tratamentos de câncer e atenuação de feixes de radiação em escoamentos bifásicos. Realizou seu projeto de graduação e pesquisa de mestrado em Engenharia de Fatores Humanos, aplicando técnicas de inteligência artificial na avaliação e tratamento dos dados obtidos através de modelagem de escoamentos e transporte de radiações. Trabalhou como Engenheiro Nuclear de 2017 a 2025 na AMAZUL, participando no projeto e licenciamento de diversos tipos de instalações nucleares com foco nas áreas de Proteção Radiológica e Segurança e combate a Incêndio. De 2019 a 2024 atuou no projeto de Extensão de Vida Útil de Angra 1, atuando no gerenciamento de envelhecimento, planejando e executando inspeção em serviço e liderando equipe de inspetores.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Nuclear

2015 - 2017

Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia
Título: Modelo de Identificação e Classificação de Escoamento de Taylor utilizando Inteligência Artificial., Ano de Obtenção: 2017
Orientador: José Antonio Carlos Canedo Medeiros
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Rede Neural; Inteligência Artificial; Monte Carlo; Bolha de Taylor.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Nuclear / Subárea: Física Nuclear.

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2022 - 2024

PUC Minas EAD
Título: ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO EM USINAS NUCLEARES
Orientador: Sérgio de Morais Henriot

Graduação em Engenharia Nuclear

2009 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: CRIAÇÃO DE REDES NEURAIS PARA CLASSIFICAÇÃO DE BOLHAS DE TAYLOR EM ESCOAMENTOS ASCENDENTES UTILIZANDO SIMULAÇÕES EM MONTE CARLO NA ETAPA DE TREINAMENTO.
Orientador: Roberto Schirru

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Proteção Contra Incêndio.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Nuclear / Subárea: Engenharia de Fatores Humanos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Nuclear / Subárea: Proteção Radiológica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Nuclear / Subárea: Engenharia Nuclear.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Nuclear / Subárea: Gestão de Envelhecimento.

Organização de eventos

SCHUABB, P. G. . II Semana de engenharia Nuclear da UFRJ. 2012. (Congresso).

Participação em eventos

XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica da UFRJ.Otimização das alterações do plano lattice do arquivos de entrada do código Monte Carlo MCNPX para eliminação de erro?,. 2013. (Outra).

XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica da UFRJ.Manipulação e comparação dos planos constituintes das estruturas lattice dos arquivos de entrada do código Monte Carlo MCNPX. 2012. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SCHUABB, P. G. ; MEDEIROS, J. A. C. C. ; SCHIRRU, R. . ELABORATION OF A NEURAL NETWORK FOR CLASSIFICATION OF TAYLOR?S BUBBLES IN VERTICAL PIPES USING MONTE CARLO SIMULATION FOR THE TRAINING PHASE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2015

Eletronuclear

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio realizado na empresa Eletrobras Termonuclear S.A.- Eletronuclear. Lotado na seção de suportes da Gerência de Tubulação e Layout, trabalhando com softwares de modelagem 3D (PDS-3D e Navis Work), pacotes Office e AutoCad. Atividades na construção da terceira Usina Nuclear do Brasil envolvem: Seleção de peças de suportes de Angra 3 e manejo e organização do banco de dados de arquivos eletrônicos. Responsável pelo Estagiário: Marcos V. Elias (mvelias@eletronuclear.gov.br)

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsita PIBIC, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista (UFRJ/PIBIC) de Iniciação Científica orientado pelo professor Ademir Xavier da Silva na área da Física Nuclear; Autor de dois trabalhos apresentados na Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica da UFRJ.

2017 - Atual

AMAZÔNIA AZUL TECNOLOGIAS DE DEFESA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Nuclear, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou na equipe de Proteção Radiológica durante 2017 a 2019;Atuou no projeto de Extensão de Vida de Angra 1 de 2020 a 2023;Atualmente lotado na Gerência Técnica, integrante da equipe de Proteção e Combate a Incêndio