Alexandre Alberto Silva Andrade

ALEXANDRE ANDRADE é Doutorado em Música (Flauta Transversal) pela Universidade de Aveiro (Departamento de Comunicação e Arte) em 2005. Iniciou seus estudos no instrumento com o professor Mauricio Dias Noites, na Academia de Música de Santa Maria da Feira. Tendo ainda estudado com Olavo Barros, Jorge Caryebsky, Jorge Castro Correia, Pedro Couto Soares, Elish Osullivan e Rachel Browm. É licenciado em Ensino de Música (Flauta transversal) pela Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte, e Mestre (Master of Arts in Music Performance) pela Waterford Institute of Technology Irlanda. A sua actividade como interprete reparte-se entre apresentações a solo e em diversas formações de câmara Waterford Chamber Orchestra, Orquestra de Câmara Piaget Viseu e Grupo de Música Antiga Goliardo D´El Rey. Utilizando um repertório vasto cronologicamente, destaca-se uma especial incidência na Música Portuguesa dos séc. XVIII e XIX para flauta.É director artístico, instrumentista e fundador da Orquestra de Câmara Piaget, desde 2005, desenvolvendo um trabalho centrado no repertório dos séc. XVIII e XIX, dos principais compositores europeus, e nomeadamente nacionais. É Professor Auxiliar do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Viseu. E, coordena o Núcleo de Investigação em Estudos Musicais do Instituto Piaget. Participa de Grupo de pesquisa no Brasil denominado Metodologia e Concepção Social no Ensino Coletivo Instrumental, na Universidade Federal de Alagoas.

Informações coletadas do Lattes em 06/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutoramento em Música

2001 - 2005

Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte
Título: A Flauta Traversa em Portugal de 1750 a 1850
Orientador: Nancy L. Harper
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Mestrado em MASTER OF ART IN MUSIC PERFORMANCE

1995 - 1997

WATERFORD INSTITUTE OF TECHNOLOGY
Orientador: David Rhodes
Palavras-chave: Flauta; Performance; Musicologia.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Setores de atividade: Educação.

Especialização em LICENCIATURA EM ENSINO DE MÚSICA

1990 - 1995

Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte
Orientador: Pedro Couto Soares

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1994 - 1995

Extensão universitária em Prática Pedagógica integrado no curso de Licenciat. (Carga horária: 600h). , Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian.

1983 - 1990

Extensão universitária em Curso Complementar de Flauta Transversal (8º grau). (Carga horária: 600h). , Academia de Música de Santa Maria da Feira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentistas e Musicologia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: INSTRUMENTO-FLAUTA.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Antonio Dias dos Santos

O Ensino do Trombone em Portugal; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PEDAGOGIA DO INSTRUMENTO) - INSTITUTO PIAGET; (Orientador);

Sérgio Carvalho

Proposta de adequação para o Programa do Curso Básico de Trompete; Início: 2009; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PEDAGOGIA DO INSTRUMENTO) - Universidade Piaget; (Orientador);

Joana Correia

A influência de algumas substâncias naturais no controlo da ansiedade e da boa predisposição para a performance; ; Início: 2009; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM PEDAGOGIA DO INSTRUMENTO) - Universidade Piaget; (Orientador);

Manuel Nunes

ORQUESTRA DE SOPROS NO ENSINO VOCACIONAL DA MÚSICA A SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE; Início: 2009; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM DIRECÇÃO / ORQUESTRA DE SOPROS) - Universidade Piaget; (Orientador);

Jonathan Costa

BANDA RECREATIVA UNIÃO PINHEIRENSE: CONTRIBUTO PARA A HISTÓRIA DA CULTURA ALBERGARIENSE; Início: 2009; Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM DIRECÇÃO / ORQUESTRA DE SOPROS) - Universidade Piaget; (Orientador);

Marcos dos Santos Moreira

Mulheres em Bandas de Música: Relações em Bandas Nordestinas e Norte Portuguesas (1990 a 2010); Início: 2010; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia; (Coorientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, A. A. S. . António Rodil (c.1710-1788); Flautista, Compositor e Professor. RELAFARE , v. 02, p. 130-137, 2007.

  • ANDRADE, A. A. S. . História do Ensino da Flauta traversa em Portugal de 1800-50. Revista da ABEM , v. 19, p. 25-30, 2007.

  • ANDRADE, A. A. S. . A inserção da flauta traversa em Portugal nas décadas de 1800-40 e o contributo do flautista José Maria Ribas (1796-1861). Trans (Barcelona) , v. 15, p. 22-30, 2007.

  • ANDRADE, A. A. S. . Conferência sobre Investigação em Música. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, A. A. S. . A flauta traversa e o clarinete em Portugal (1753-1893. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, A. A. S. . A flauta traversa em Portugal, percursos do séc. XVIII ao XIX . 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, A. A. S. . O processo de Bolonha e os cursos de Música no Instituto Piaget. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, A. A. S. . 1840: A década de ouro da flauta em Portugal. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, A. A. S. . Masterclasse de Instrumento Flauta Transversal. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANDRADE, A. A. S. . The development of the flute and is music in Portugal during the 18th century. Irlanda: Waterford Institute of Technology, Biblioteca Universitária, 1997 (Artigo).

  • ANDRADE, A. A. S. . Johanm Sebastian Bach and the flute music,. Irlanda: Waterford Institute of Technology, Biblioteca Universitária, 1997 (Artigo).

  • ANDRADE, A. A. S. . The Avant-Garde flute techniques in Le Mer Noir and Lookout". Irlanda: Biblioteca Universitária, 1997 (Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    O contributo português no processo de criação de bandas amadoras no Brasil Imperial:o caso particular do nordeste brasileiro, Descrição: Objectivos: Analisar e rectificar a existência das relações históricas das formações entre Bandas de Música do Brasil e de Portugal entre 1808 e 1889. A priori, o plano de trabalho de pesquisa pretende desenvolver os seguintes pontos: - Levantamento de fontes documentais referentes à prática musical, especificamente Bandas Filarmónicas nos arquivos públicos e privados, Biblioteca Nacional de Lisboa, Arquivo Histórico Torre do Tombo, Arquivo Histórico do Ministério das Finanças e Comercio, Arquivo Histórico e Militar de Lisboa, Arquivos das Bandas de Música em Portugal e Brasil; - Levantamento das exportações de instrumentos de música provenientes das fábricas nacionais, da família HAUPT e da família SILVA, para o Brasil; - A exportação de instrumentos musicais de outras partes da Europa para o Brasil, via Portugal; - Músicos portugueses ao serviço da Banda da Brigada Real do monarca D. João VI e seus descendentes; PROJECTO INVESTIGAÇÃO UFAL - BRASIL / PIAGET - PORTUGAL MÚSICA E MUSICOLOGIA 2011 2012 - Levantamento dos mais variados documentos: cartas, ofícios, fotografias, relatórios, portarias, decretos, programas de ensino, diários, manuais pedagógicos de Bandas, partituras de músicas, em Bandas Luso-Brasileiras, - Coligir depoimentos de pessoas, mestres de bandas das instituições centenárias no Brasil, bem como o contacto com alunos de gerações diferentes e verificar aspectos de relações entre professores e o público discente nas Instituições filarmónicas seleccionadas para a pesquisa. - Levantamento de livros, teses, dissertações e monografias que versam sobre a influência portuguesa no ensino da Banda de Música no Brasil, bem como sobre a História da Educação, História das Disciplinas Escolares, Cultura Escolar, História da Profissão Docente e Educação no período investigado; - Pesquisa em jornais nacionais (notícias, artigos, entrevistas, notas sociais, dentre outros) sobre as apresentações das bandas de música luso-brasile. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Alberto Silva Andrade - Coordenador / Marcos dos Santos Moreira - Integrante., Financiador(es): Instituto Superior de Educação PIAGET - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    Do Coreto ao Auditório - Evolução do paradigma estético e performativo das Bandas Filarmónicas Portuguesas., Descrição: Descrição: Investigação da relevancia dos coretos de Portugal para a história da Música deste País. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre Alberto Silva Andrade - Coordenador / Marcos dos Santos Moreira - Integrante.

  • 2008 - Atual

    Metodologia e Cognição Social no Ensino Coletivo Instrumental, Descrição: O Grupo Metodologia e concepção social no ensino coletivo instrumental tem como meta principal analisar e desenvolver pesquisa na área de ensino coletivo de determinados instrumentos musicais: Piano,Violão e instrumentos de Banda de Música. Visa também realizar paralelamente um estudo musicologico e social sobre a relevância da Música na sociedade e nos grupos envolvidos no estado de Alagoas e Sergipe, em sentido amplo. As vertentes propostas estão baseadas nos seguintes fatores: 1-A Música e os aspectos pedagógicos, tecnicos e afetivos de ensino em grupo. 2-A Música e a cognição coletiva. 3-A Música e sua função social na comunidade. 2008: 1. Outubro-Encontro de Bandas na UFAL. Local-Tabuleiro dos Martins/ Campus Maceió. 2009: 1. Premiação no Proinart/Proex Projeto de Musicalização em Grupo Através do Piano e Teclado.Bolsa de Monitoria 2. I Jornada Pedagógica para Músicos de Banda, com a presença do Professor José Alípio Martins, nos dias 2 e 3 de Junho, com a presença de 150 músicos participantes. 3.II Jornada Pedagógica para Músicos de Banda, com a presença do Prof. Dr. Joel Barbosa, nos dias, 23 e 24 de Outubro, com a presença de 190 músicos participantes. 2009: Lançamento da revista eletronica MUSIFAL, segunda revista do gênero publicada na História da Universidade Federal de Alagoas. 2010: Em 16 e 17 de abril; III Jornada Pedagógica para Músicos de Banda, com a presença do Profº Bohumil Med (UNB). Eventos de participação do Grupo este ano de 2010: *III Forum de Editores de Periódicos de Música na UFRJ, Universidade Federal de Rio de Janeiro.(revista MUSIFAL) *Participação do GRUPO em 25 a 30 de setembro de 2010, em relato no Congresso Internacional Auto-biográfico, USP-São Paulo. *SIMPOM Simpósio de Pós Graduandos em Música, Rio de Janeiro 8 a 10 de Novembro de 2010(Bandas Alagoanas). *Lançamento do Grupo de discussão na WEB/GOOGLE (37 integrantes) 2011: IV Jornada Pedagógica para Músicos de Banda, 5 a 9 de Abril.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Alexandre Alberto Silva Andrade - Integrante / Marcos dos Santos Moreira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • INSTITUTO PIAGET, Instituto Piaget. , Estrada do Alto do Gaio 3515-776 Galifonge, Lordosa, 2040.7367 - Viseu, - Portugal, Telefone: () 232910180, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - Atual

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Grupo de Pesquisa

  • 2005 - Atual

    Instituto Piaget

    Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    É coordenador dos cursos de Mestrado em Pedagogia do Instrumento (Música), e Mestrado em Direcção, desde 2008.

  • 2004 - Atual

    Conservatório de Música da JOBRA (Albergaria)

    Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Flauta e História da Música, Carga horária: 12

  • 2001 - 2003

    Academia de Música do Orfeão de Ovar

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Flauta transversal e Diretor, Carga horária: 40

  • 1997 - 2000

    Conservatório de Música de Águeda

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Instrumento, Carga horária: 20

  • 1997 - Atual

    Instituto Superior de Educação PIAGET

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação, Carga horária: 40

    Atividades

    • 01/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Unidade de Música, .,Linhas de pesquisa

    • 01/1997

      Ensino, Licenciatura em Educação Musical, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Música 4º ano, Atelier de Prática Instrumental 1º, 2º e 3º anos, Atelier de Coro e Música de Conjunto - 1º, 2º e 3º anos.

    • 01/1997

      Ensino, Licenciatura em Educação Musical, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Complementos de Formação Educação Musical e Atelier de Prática Instrumental, Animação Sociocultural;, Formação de Profs. do Ensino Básico e Educação de Infância;

    • 01/2005 - 01/2009

      Direção e administração, Unidade de Música, .,Cargo ou função, Coordenador de curso de Licenciatura.

  • 1992 - 1992

    Academia de Música de Espinho

    Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Instrumento, Carga horária: 20

  • 1990 - 1991

    Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian

    Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Instrumento, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/1994 - 01/1995

      Ensino, Flauta Transversal, Nível: Ensino Médio,Disciplinas ministradas, Flauta Transversal