José Jefferson do Carmo Azevedo

Mestrando em Tecnologia e Gestão Ambiental na área de tratamento de efluentes e reúso no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental, IFCE/Fortaleza. Graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária, IFCE/Maracanaú, com experiência na elaboração de projetos de sistemas de abastecimento de água para loteamentos. Atuei por dois anos em Consultoria ambiental como estagiário onde trabalhei na elaboração de Planos de Saneamento Básico. Tenho conhecimentos intermediários nos softwares AutoCad 2D e Civil 3D, EPANET, CREDE e Google Earth Pro.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Tecnologia e Gestão Ambiental

2018 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Orientador:Glória Maria Marinho Silva Sampaio.Coorientador: Kelly de Araújo Rodrigues Pessoa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária

2011 - 2017

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Título: ESTUDO HIDRÁULICO E DA CONCENTRAÇÃO DE CLORO NA REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE CASCAVEL ? CEARÁ
Orientador: Prof. Me. Carlos Ronald Pessoa Wanderley

Graduação interrompida em 2011 em Quimica

2008 - interrompida

Universidade Estadual do Ceará
Ano de interrupção: 2011

Curso técnico/profissionalizante em Petróleo e Gás

2009 - 2010

MICROLINS

Formação complementar

2018 -

Pré-diagnóstico e monitoramento da eficiência de sistemas elevatórios. (Carga horária: 10h). , Ministério das Cidades, MC, Brasil.

2017 - 2017

Aplicação do Consórcio EPANET + CREDE na Elaboração de Projetos de Rede d. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental, ABES, Brasil.

2015 - 2015

Sistema UFC. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2014 - 2014

ISO 14001. (Carga horária: 40h). , PORTAL EDUCAÇÃO, PE, Brasil.

2012 - 2012

Formando um profissional sustentável. (Carga horária: 4h). , INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, IFCE, Brasil.

2012 - 2012

Licenciamento Ambiental. (Carga horária: 20h). , Instituto Politécnico de Educação a Distância, IPED, Brasil.

2012 - 2012

Licenciamento e estudos ambientais. (Carga horária: 4h). , INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, IFCE, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Agentes Ambientais. (Carga horária: 120h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2011 - 2011

Energias Renováveis. (Carga horária: 4h). , INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, IFCE, Brasil.

2010 - 2010

Fundamentos da técnica de cromatografia gasosa. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2009 - 2010

Petróleo e gás. (Carga horária: 120h). , Microlins, MICROLINS, Brasil.

2009 - 2009

Mel, própolis e pólen das abelhas Apis Mellifera. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2009 - 2009

Refino de petróleo: Conceitos e processos. (Carga horária: 12h). , Associação Brasileira de Química, ABQ, Brasil.

2008 - 2008

Preparação do Biodiesel em aula prática. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2008 - 2008

Simetria molecular. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2011

Governo do Estado do Ceará

Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

2009 - 2010

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de iniciação científica, Carga horária: 20

2014 - 2016

ACQUATOOL Consultoria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 30