Marcos Rafael Nanni

Marcos Rafael Nanni concluiu o doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) [Esalq] pela Universidade de São Paulo em 2000. Atualmente é PROFESSOR TITULAR do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá. Publicou mais de 70 artigos em periódicos especializados e 80 trabalhos em anais de eventos. Possui 4 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 3 softwares e outros 34 itens de produção técnica. Participou de 8 eventos no Brasil e 3 no Exterior. Orientou 14 dissertações de mestrado, 4 de Doutorado e 1 Pós-Doutorado. Orienta, atualmente, 1 mestrando e 6 doutorandos, além de ter orientado 15 trabalhos de iniciação científica e 30 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Agronomia, Geociências, Engenharia Agrícola, Geografia e Meio Ambiente. Recebeu 1 prêmio como melhor trabalho em evento internacional. Participa de 15 projetos de pesquisa, sendo que coordena 9 destes. Atua na área de Pedologia e Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto aplicado ao levantamento pedológico e Meio Ambiente. Coordena o Grupo Aplicado em Levantamento e Espacialização dos Solos (GALeS/UEM) e a Central de Estudos em Mudanças Globais (CMG/UEM). Em suas atividades profissionais interagiu com 153 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Sistema de Informações Geográficas, Levantamento e Cartografia de solos, Diagnostico e Planejamento de Unidades de Conservação, Arqueologia, Diagnóstico e Planejamento Agrícola e Agricultura de Precisão. Participa como revisor de vários periódicos nacionais e internacionais. Atualmente está como coordenador adjunto do Programa de Pós Graduação em Agronomia (conceito 6) da UEM. Maiores informações acessar www.gales.uem.br

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)

1997 - 2000

Universidade de São Paulo
Título: DADOS RADIOMÉTRICOS OBTIDOS EM LABORATÓRIO E NO NÍVEL ORBITAL NA CARACTERIZAÇÃO E MAPEAMENTO DE SOLOS
Orientador: JOSE ALEXANDRE MELO DEMATTÊ
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Imagens Orbitais; Geoprocessamento; Cartografia de solos; Reflectância dos Solos; Sensoriamento Remoto; SISTEMAS DE INFORMACOES GEOGRAFICAS. Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Informática.

Mestrado em Ciências do Solo

1992 - 1995

Universidade Federal do Paraná
Título: DELIMITACAO DE UNIDADES FISIOGRAFICAS PARA ESTUDOS DE SOLOS UTILIZANDOANALISE MULTIVARIADA E TECNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO.,Ano de Obtenção: 1995
Orientador: HELIO OLYMPIO DA ROCHA
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cartografia de solos; Geoprocessamento; ANALISE DE AGRUPAMENTOS; Sensoriamento Remoto.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Informática; Desenvolvimento Rural.

Graduação em Agronomia

1982 - 1986

Universidade Estadual de Maringá

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2005

Treinamento para GPS e Estação Total. (Carga horária: 10h). , Manfra e Cia Ltda, MANFRA, Brasil.

2002 - 2002

Leitura e Interpretação da Nbr Iso 14001 1996 Sist. (Carga horária: 16h). , Boehme News Consulting, BOEHME NEWS, Brasil.

2000 - 2000

SAS Estatística Básica. (Carga horária: 10h). , Centro de Informática do Campus Luiz de Queiroz, CIAGRI, Brasil.

2000 - 2000

Introdução ao SAS. (Carga horária: 10h). , Centro de Informática do Campus Luiz de Queiroz, CIAGRI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

, Lê Razoavelmente.

Espanhol

, Lê Bem.

Italiano

, Lê Razoavelmente.

Francês

, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica/Especialidade: Sensoriamento Remoto.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: Geoprocessamento.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: Pedologia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia/Especialidade: Cartografia Básica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: Geocartografia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Emprego de técnicas geofísicas no estudo de solos e sua correlação com métodos laboratoriais. 2011. (Simpósio).

Cooperativismo, Desarrollo Sostenible y Medio Ambiente. Uso y Ocupación del Suelo en Brasil: las Nuevas Perpectivas Ambientales. 2007. (Congresso).

29 Encontro Regional de Rizicultores.Estudo do Leito Maior Sazonal do Rio Ivaí (Estudo de Caso). 2006. (Encontro).

Curso de Capacitação de Voluntários na Estação Ecológica do Caiuá.Uso e Ocupação do Solo. 2006. (Oficina).

Curso de Capacitação de Voluntários na Estação Ecológica do Caiuá.O Homem e o Ambiente. 2006. (Encontro).

II Curso Internacional de Cooperativismo y Desarrollo Rural.Unidades de conservação ambiental do estado do Paraná: projetos e experiências. 2006. (Simpósio).

II Encontro Paranaense de Estudos Agronômicos.Agricultura de Precisão - GPS. 2006. (Encontro).

IV SEAGRO e II Mostra de Trabalhos Científicos.Aplicações do Geoprocessamento na Agricultura. 2006. (Seminário).

IV SEAGRO e II Mostra de Trabalhos Científicos.Princípios do Geoprocessamento. 2006. (Seminário).

Solos - Utilizaçào e Preservação.Uso de Sensoriamento Remoto em Estudos de Solos. 2006. (Seminário).

V Simpósio Regional de Mata Ciliar.Técnicas de Monitoramento de Bacias Hidrográficas. 2006. (Simpósio).

XXII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doenças de Chagas e X Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses.Sensoriamento remoto como recurso para análise do tipo de vegetação e dos locais de ocorrência de Leishmaniose Tegumentar Americana em municípios da 15a regional de saúde, PR.. 2006. (Simpósio).

Fórum Futuro 10 Paraná. 2005. (Oficina).

I Curso Internacional de Cooperativismo y Desarrolo Rural.Planejamento ambiental das propriedades rurais. 2005. (Simpósio).

I Encontro Paranaense de Estudos Agronômicos.GPS: Uso e Aplicação. 2005. (Encontro).

I Encontro Paranaense de Geotecnologias. 2005. (Encontro).

II Workshop Pesquisa em Biodiversidade na Estação Ecológica do Caiuá - subsídios para a revisão do Plano de Manejo.Plano de Manejo da Estação Ecológica do Caiuá. 2005. (Simpósio).

XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Resposta espectral na análise discriminante dos solos. 2005. (Simpósio).

XXII Ciclo de Debates Agronômicos de Maringá.Agricultura de Precisão. 2005. (Oficina).

XXIII Ciclo de Debates Agronômicos de Maringá.GPS - Uso e Aplicação. 2005. (Encontro).

XXII Ciclo de Debates Agronômicos de Maringá.Agricultura de Precisão. 2004. (Encontro).

I ENCONTRO REGIONAL DE GESTÃO AMBIENTAL.Gestão Ambiental. 2003. (Encontro).

II Forum Ambiental de Maringá.Bacia Hidrográfica do Rio Pirapó. 2002. (Oficina).

Seminários do Grupo PET.Sistema de Posicionamento Global. 2002. (Encontro).

I Forum Ambiental de MAringá.Implantação da Agenda 21 no Município de Maringá. 2001. (Outra).

Seminários do Grupo PET.Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto na Agricultura. 2001. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Guilherme Okuda Landgraf

CAMPOS, J. B.Marcos Rafael Nanni; MARQUES, M. C. M.. Caracterização da vegetação em remanescentes de floresta estacional semidecidual no extremo noroeste do Paraná e influência da fragmentação sobre a comunidade de espécies arbóreas. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Franciele Romagnoli

NANNI, M. R.FIORIO, Peterson Ricardo; GONÇALVES, A. C. A.. Espectrorradiometria e análise multivariada na predição dos atributos químicos e físicos dos solos no noroeste do Paraná. 2012. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Juliano Araujo Martins

FIORIO, Peterson RicardoNANNI, M. R.DEMATTÊ, J. A. M.. Resposta espectral do nitossolo submetido a diferentes doses de vinhaça. 2012. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Everson Cezar

NANNI, M. R.TORMENA, C. A.; PRADO, R. L.. Aplicação de sistema GPR (Ground Penetrating Radar) para avaliação de atributos físicos de um Latossolo Vermelho eutroférrico. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UEM) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Tarcisio Miguel TEixeira

NANNI, M. R.; SILVA, Osvaldo Hidalgo da; STRASSBURG, R. C.. Avaliação do Sistema de Informação Geográfica e Sensoriamento Remoto no Estudo do Potencial de Turismo Rural no Município de Corumbataí do Sul - Paraná. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: José Geraldo de Abreu Sousa Junior

DEMATTÊ, J. A. M.NANNI, M. R.; MAZZA, J. A.. Sensoriamento remoto e sistema de informações geográficas na caracterização de solos e quantificação de seus atributos. 2006. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fabiano Hugo Borsato

NANNI, M. R.; MARTONI, A. M.; GALVANI, E.. Caracterização Física das Bacias de Drenagem do Município de Maringá e os Postos de Combustíveis como Potenciais Poluidores. 2005. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós Graduação Mestrado Em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Ester Langowski Terezan

NANNI, M. R.; FORTES, E.;FIORIO, Peterson Ricardo. Delimitação do leito maior do baixo rio Ivaí e estabelecimento de sua sazonalidade. 2005. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós Graduação Mestrado Em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Karina Maria Vieria Cavalieri

TORMENA, C. A.NANNI, M. R.; PINTRO, J. C.; GIAROLA, Neyde Fabíola Balarezo. Efeito de sistemas de preparo nas propriedades físicas de um Latossolo Vermelho distrófico textura média. 2004. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Lysias Vellozo da Costa Filho

NANNI, M. R.; MARTINS, Sueli Sato;CAMPOS, J. B.. Análise das relações florísticas e edáficas da Floresta Estacional Semidecidual na Estação Ecológica do Caiuá, Paraná.. 2004. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Wagner Antônio Borghi

MARTINS, Sueli Sato;NANNI, M. R.; SILVA, I. C.; SAKURAGUI, C. M.. Caracterização e avaliação da mata ciliar na Estação Ecológica do Caiuá. 2003. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Éder Comunello

NANNI, M. R.SOUZA FILHO, E. E.; FIORI, A. P.. Dinâmica de inundação de áreas sazonalmente alagáveis na planície aluvial do alto rio Paraná. 2001. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Clélia Franco

NANNI, M. R.SOUZA FILHO, E. E.; RODRIGUES, C.. Aplicação de técnicas de realce e classificação de imagens digitais de sensoriamento remoto ao estudo da cobertura vegetal das ilhas do arquipélago Mutum - Porto Rico - Alto Rio Paraná, (PR/MS). 2001. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós Graduação Mestrado Em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Suzana Romeiro Araújo

DEMATTÊ, J. A. M.Marcos Rafael NanniFORMAGGIO, A. R.; DALMOLIN, R. S. D.; AZEVEDO, A. C.. Reflectance spectroscopy nivs-nir and mid-ir applied for soil studies.. 2013. Tese (Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Everton da Silva Neiro

NANNI, M. R.; da MATA, J. D. V.;GENÚ, A. M.SOUZA FILHO, E. E.; MUNIZ, A.S.. Geotecnologias na discriminação e estimativa da produtividade agroindustrial da cana-de-açúcar. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Fabrício Pinheiro Povh

MOLIN, J. P.;NANNI, M. R.. Manejo do Nitrogênio em Milho Utilizando Sensoriamento Remoto. 2012. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Everson Cezar

NANNI, M. R.GENÚ, A. M.da COSTA, A. C. S.; MUNIZ, A.S.;SOUZA FILHO, E. E.. Discriminação de classes de solo, quantificação de atributos e determinação do comportamento espectral de minerais de ferro e argila esmectítica utilizando espectrorradiometria difusa. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Ivan Granemann de Souza Filho

da COSTA, A. C. S.NANNI, M. R.; da MATA, J. D. V.; ZAIA, D. A. M.; AZEVEDO, A. C.. Mineralogia da fração argila e a distribuição de elementos-traço associados aos óxidos de ferro do horizonte B de solos do Estado do Paraná. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Marcelo Batista

da COSTA, A. C. S.NANNI, M. R.; GONÇALVES, Maria Anita; AZEVEDO, A. C.. Atributos mineralógicos, físicos, químicos e cinética de dissolução de maghemitas aluminosas sintéticas. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Nardel Luiz Soares da Silva

SILVA, Osvaldo Hidalgo da;NANNI, M. R.; MICHELLON, E.; ALVES, A. F.; FAIDEN, A.. Indicadores de Desenvolvimento Rural. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: José Antonio Maior Bono

TORMENA, C. A.NANNI, M. R.; REZENDE, R.; GONÇALVES, A. C. A.; GOMES, E. P.. Alterações em propriedades físicas de um Latossolo da região sudoeste dos cerrados por diferentes sistemas de uso e manejo. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UEM) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Erci Marcos Del Quiqui

MARTINS, Sueli Sato;NANNI, M. R.; SILVA, I. C.; SILVA, Osvaldo Hidalgo da; SAKURAGUI, C. M.. Espécies de Potencial Econômico para Restauração de Reserva Florestal Legal para a Região Noroeste do Paraná. 2005. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Wilson Sachchi Peternele

da COSTA, A. C. S.NANNI, M. R.; ALLEONI, L. R. F.; GASPARETO, Nelson Vicente Lovatto; GONÇALVES, Maria Anita. Cinética de adsorção e fitodisponibilidade do Cr(III) e Cu(II) em uma topossequencia de solos derivados de Basalto.. 2004. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Peterson Ricardo Fiorio

DEMATTÊ, J. A. M.NANNI, M. R.; MAZZA, J. A.; TORRADO, P. V.; JÚNIO, J. M.. Dados radiométricos obtidos nos níveis terrestre e orbital na avaliação de solos.. 2002. Tese (Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Adonai Pinheiro de Ulhôa Cintra

da COSTA, A. C. S.NANNI, M. R.; BERTONHA, A.;MUNIZ, A. S.. Disponibilidade de nutrientes e metais pesados em milho cultivado com lodo de lavanderias industriais em Latossolo Vermelho distrófico. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Rachel Muylaert Locks Guimarães

TORMENA, C. A.NANNI, M. R.; GONÇALVES, A. C. A.; FIDALSKI, J.. Indicadores quantitativos e semiquantitativos da qualidade física do solo. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Ivan Grannemann de Souza Júnior

NANNI, M. R.; GONÇALVES, Maria Anita; da MATA, J. D. V.;da COSTA, A. C. S.. Distribuição de elementos químicos metálicos associados aos óxidos de ferro presentes na fração argila do horizonte B de solos do estado do Paraná. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Nardel Luiz Soares da Silva

SILVA, Osvaldo Hidalgo da;NANNI, M. R.; MICHELLON, E.; ALVES, A. F.; FAIDEN, A.. Indicadores de Desenvolvimento Rural. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Marcelo augusto Batista

NANNI, M. R.. Comportamento de maghemitas sintéticas aluminosas expostas a diferents ambientes químicos. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: José Antonio Maior Bono

TORMENA, C. A.NANNI, M. R.; GOMES, E. P.; REZENDE, R.; GONÇALVES, A. C. A.. Alterações em propriedades físicas de um Latossolo da região sudoeste dos cerrados por diferentes sistemas de uso e manejo. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UEM) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: José Alexandre Sambatti

da COSTA, A. C. S.NANNI, M. R.TORMENA, C. A.; PINTRO, J. C.. Relações entre as propriedades químicas e mineralógicas de latossolos derivados de rochas eruptivas do terceiro planalto paranaense.. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Erci Marcos Del Quiqui

MARTINS, Sueli Sato;NANNI, M. R.TORMENA, C. A.MUNIZ, A. S.; SILVA, Osvaldo Hidalgo da. Definição de parâmetros para estabelecimento de reserva legal. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Edson Cristiano Groff

NANNI, M. R.da COSTA, A. C. S.. Utilização de imagens do satélite CBERS na estimativa de áreas de soja no município de Floresta - PR. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Solos e Nutrição de Plantas) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Marcio Rocha

NANNI, M. R.; SANTOS, H. S.; SOUTO, E. R.. Levantamento, diagnóstico e planejamento de uma propriedade agrícola. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Odair Coleglian Carvalho

NANNI, M. R.. Levantamento, dianóstico e planejamento de uma propriedade agrícola. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Geovani Inácio da Silva

SCAPIM, C. A.;NANNI, M. R.; VIDIGAL, Pedro Soares. Levantamento, Diagnóstico e Planejamento de uma Propriedade Rural. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Wilson Andrey Boico

NANNI, M. R.; OLIVEIRA JÚNIOR, R. S.; CONSTANTIN, J.. Levantamento da Fazenda Maringaense. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Paulo R

NANNI, M. R.; MARTINS, Sueli Sato; SCHAFFRATH, V. R.. Justi.Levantamento, diagnóstico e planejamento da propriedade agrícola: Sítio Santa Inês. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Fernando de Medeiros Ledesma

NANNI, M. R.; SCAPIM, C. A.; VIDIGAL, M. C. G.. Levanamento, diagnóstico e planejamento da propriedade Pesqueiro do Português. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Lisah Kutsunugi

NANNI, M. R.; CONSTANTIN, J.; RUPP, M. M. M.. Levantamento, diagnóstico e planejamento do sítio Nossa Senhora de Lourdes. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Orivaldo Marchiori Junior

NANNI, M. R.TORMENA, C. A.; OLIVEIRA JÚNIOR, R. S.. Levantamento, diagnóstico e planejamento do sítio São Marcos. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Marcos Massuo Kashiwaqui

NANNI, M. R.; ANDRADE, J. M. B.. Planejamento do sítio Boa Esperança. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Camila Regina Silva Baleroni

NANNI, M. R.; BRACCINI, A. L. E.. Levantamento e diagnóstico de uma propriedade agrícola no município de Andradina - SP.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: SANDRA REGINA DE FREITAS

NANNI, M. R.; TONIN, T. A.. Levantamento, diagnóstico e planejamento de uma propriedade agrícola. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Adriano Marcos Vivian

NANNI, M. R.; TONIN, T. A.; MARTINS, Sueli Sato. Levantamento, diagnóstico e planejamento de uma propriedade agrícola. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Kazuhiro Osmar Uemura

NANNI, M. R.; GUASQUE, L. K.. Levantamento, diagnóstico e planejamento da propriedade agrícola: Chácara Nakata. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Alexandre Garcez

NANNI, M. R.; LOURENÇO, P. S. F.; BRANDÃO FILHO, J. U. T.. Levantamento e planejamento do sítio São Bento. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Marcos Waldemir Buche

NANNI, M. R.; NÓBREGA, M. T.. Zoneamento geoambiental para a cultura da soja nas regiões (SEAB) de Londrina, Apucarana e Maringá. 2001. Outra participação, Universidade Estadual de Maringá.

NANNI, M. R.TORMENA, C. A.da COSTA, A. C. S.. Concurso para porfessor colaborador. 2009. Universidade Estadual de Maringá.

NANNI, M. R.; da SILVA, R. P.; PISSARRA, T. C. T.. Concurso Público Para professor Não-Titular na Área de Engenharia Agrícola. 2008. Universidade Estadual de Maringá.

NANNI, M. R.; FEIDEN, A.; COSTA, M. S. S. M.. 29º Concurso Público de provas e títulos para o cargo de Professor de Ensino. 2008. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

NANNI, M. R.; da MATA, J. D. V.; SENGIK, E.. Concurso para professor colaborador. 2005. Universidade Estadual de Maringá.

NANNI, M. R.; PINHEIRO NETO, R.; ANDRADE, C. A. B.. CONCURSO PARA PROFESSOR COLABORADOR. 2002. Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jairo Antonio Mazza

MAZZA, J. A.. Dados radiométricos obtidos em laboratório e no nível orbital na caracterização e mapeamento de solos. 2000. Tese (Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Iraci Scopel

NANNI, M. R.;SCOPEL, I.; ROCHA, H. O.. Delimitação de unidades fisiográficas para estudo de solos utilizando análise multivariada e técnicas de sensoriamento remoto. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciências do Solo) - Universidade Federal do Paraná.

Antonio Roberto Formaggio

NANNI, M. R.FORMAGGIO, A. R.DEMATTÊ, J. A. M.. Dados radiométricos obtidos em laboratório e no nível orbital na caracterização e mapeamento de solos.. 2000. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade de São Paulo.

Antonio Roberto Formaggio

FORMAGGIO, A. R.DEMATTÊ, J. A. M.. Dados radiométricos obtidos em laboratório e no nível orbital, na caracterização e mapeamento de solos.. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade de São Paulo.

Rubens Angulo Filho

ANGULO FILHO, R.; DEMATTE, J. A.; MAZZA, J. A.; FORMAGGIO, A. R.; GARCIA, Gilberto José. Dados radiométricos obtidos em laboratório e no nível orbital na caracterização e mapeamento de solos. 2000. Tese (Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Universidade de São Paulo.

José Alexandre Melo Demattê

DEMATTÊ, JOSÉA.M.. Dados radiométricos obtidos em laboratório e no nível orbital na caracterização e mapeamento de solos. 2001 - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".

José Alexandre Melo Demattê

DEMATTÊ, J. A. M.. Qualificação. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Solos e nutrição de plantas) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Karym Mayara de Oliveira

Modelos Tridimensionais obtidos por LIDAR na avaliação da erosão de solos; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

LUIS GUILHERME TEIXEIRA CRUSIOL

Avaliação de cultivares de soja resistentes a seja por meio de sensores remotos; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Glaucio Leboso

Imageamento de solos cultiváveis do estado do Paraná; Uma nova abordagem; ; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Renato Herrig Furnaletto

Avaliação dos teores de K nas culturas de milho e soja por meio de espectrorradiometria difusa; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Marlon Rodrigues

Uso de rochagem no cultivo da cana de açúcar; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Amanda Silveira Reis

Modelagem de sistemas de erosão por sensoriamento remoto; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Mônica Sacioto Chicati

Mapeamento de matéria orgânica e argila por meio de imagens hiperespectrais; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Guilherme Fernando Capristo da Silva

Imageamento hiperespectral na delimitação de horizontes pedogenéticos; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Anderson Antonio da Silva Gualberto

Início: 2016; Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

Taiana Loan de Lima Campos

Identificação de espécies exóticas em áreas de preservação permanente por meio de sensores hiperespectrais; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UEM) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Jéssica Saldanha Souza

Sistemas hiperespectrais aerotransportados; Procedimentos de calibração; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UEM) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Renato Herrig Furnaletto

Avaliação de ferrugem asiática na cultura da soja por meio de sensores hiperespectrais; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UEM) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

LUIS GUILHERME TEIXEIRA CRUSIOL

Avaliação da produção da cultura da soja por meio de sensores multi e hiperespectrais; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UEM) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Aline de Carvalho Gasparotto

Obtenção de imagaens digitais e espectrometria da cultura do milho e sua relação com produtividade em diferentes doses de nitrogênio; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UEM) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Mônica Sacioto Chicati

Resposta espectral da cultura do feijão e sua relação com parâmetros biofísicos em diferentes doses de nitrogênio; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UEM) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Anderson Antonio da Silva Gualberto

Estudo de diferentes grades regulares de amostragem para avaliação de atributos químicos do solo e de mapas de fertilidade em área de cultivo de cana de açúcar; 2013; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Rafael Moreno Campos

Análise quantitativa e temporal da área de vegetação ciliar de trechos da bacia do rio Ivaí - Paraná - Brasil; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Carlos Antonio da Silva Junior

Estimativa e discriminação de áreas de soja [Glycine max L; ] no estado do Paraná com dados mono e multitemporais do sensor MODIS; 2013; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Franciele Romagnoli

Espectrorradiometria e análise multivariada na predição dos atributos químicos e físicos dos solos no noroeste do Paraná; 2012; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Edson Cristiano Groff

Comportamento do NDVI da cultura da soja e sua relação com as variáveis agronômicas; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Everson Cezar

Aplicação de sistema GPR (Ground Penetrating Radar) para avaliação de atributos físicos de um Latossolo Vermelho eutroférrico; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia/UEM) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Edna Sueli Pontalti

SUBSÍDIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE PLANO DE MANEJO EM PARQUE MUNICIPAL POR MEIO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Niniy Johana Velandia Valero

Indução eletromagnética (IEM) para estimar a densidade de um Argissolo Vermelho distrófico sob diferentes cargas; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Tarcisio Miguel TEixeira

Avaliação do sistema de informação geográfica e sensoriamento remoto no estudo do potencial de turismo rural no município de Corumbataí do Sul - Paraná; 2008; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Roney Berti de Oliveira

Avaliação de Atributos do Solo para Fins de Levantamento Pedológico em área de Produção de Cana-de-Acúcar; 2007; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Marcelo Luiz Chicati

Caracterização dos Solos na Porção Alagável de Querência do Norte e Validação de um MOdelo de Inundação por meio de Sistema de Informações Geográficas; 2007; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Ester Langowski Terezan

Delimitação do leito maior do baixo rio Ivaí e estabelecimento de sazonalidade; 2005; 70 f; Dissertação (Mestrado em Curso de Pós Graduação Mestrado Em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Lysias Velloso da Costa Filho

Análise das relações florísticas e edáficas da floresta estacional semidecidual na Estação ecológica do Caiuá, Paraná; 2004; 120 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Elaine Aparecida Rodrigues

Ecologia de Barragens do Alto e Médio Rio Iguaçú; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Curso de Pós Graduação Mestrado Em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá,; Coorientador: Marcos Rafael Nanni;

Aline de Carvalho Gasparotto

Modelos de predição de teores totais de Al2O3, Fe2O3 e SiO2 de solos paranaenses utilizando espectrorradiometria Vis-NIR-SWIR e técnica spiking; 2018; Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Rafael Moreno Campos

Discriminação de espécies arbóreas nativas da Floresta Estacional Semidecidual utilizando dados hiperespectrais; 2017; Tese (Doutorado em Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Franciele Romagnoli

Estratégias para a recalibração de modelos com aplicabilidade na escala local e regional na estimativa de atributos do solo por meio de espectrorradiometria vis/NIR; 2016; Tese (Doutorado em Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Carlos Antonio da Silva Junior

Identificação de variedades de soja [Glycine max L; ] por meio de sensores remotos; 2016; Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Anderson Antonio da Silva Gualberto

Sensores multi e hiperespectrais na estimativa de biomassa de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L; ); 2015; Tese (Doutorado em Pós Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Everton da Silva Neiro

Geotecnologias na discriminação e estimativa da produtividade agroindustrial da cana-de-açúcar; 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Everson Cezar

Discriminação de classes de solo, quantificação de atributos e determinação do comportamento espectral de minerais de ferro e argila esmectítica utilizando espectrorradiometria difusa; 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Roney Berti de Oliveira

Avaliação de atributos de solos a partir da análise das suas respostas espectrais; 2011; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Marcelo Luiz Chicati

Avaliação espectral de solos de áreas alagáveis do noroeste do Paraná; 2010; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Everson Cezar

2013; Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Marcos Rafael Nanni;

Franciane Teodoro Peres

Cadastro técnico multifinalitário em cidades de pequeno porte - estudo de caso; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Cadastro Técnico Multifinalitário Urbano) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Edson Cristiano Groff

Utilização de imagens do satélite CBERS na estimativa de áreas de soja no município de Floresta - PR; 2006; 28 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Solos e Nutrição de Plantas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Gabriel Santini Dematte

Utilização do SIG na agricultura; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Cadastro Técnico Multifinalitário Urbano) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Américo José Marques

Utilização do aplicativo spring no cadastramento de imóveis rurais no município de Ivatuba,PR; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Cadastro Técnico Multifinalitário Urbano) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Marcelo Luiz Chicati

Levantamento, Diagnóstico e Planejamento do Sítio Perin; 2004; 75 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Roney Berti de Oliveira

Levantamento, Diagnóstico e Planejamento do Sítio São Joaquim; 2004; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Dionatam Maurício Massariol

Levanamento, Diagnóstico e Planejamento do Sítio Santa Isabel, Moreira Sales - PR; 2004; 74 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Marcio Rocha

Levantamento, Diagnóstico e Planejamento de uma Propriedade Agrícola; 2003; 270 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Odair Coneglian Carvalho

Levantamento, Diagnóstico e Planejamento de uma Propriedade Agrícola; 2003; 135 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Paulo Roberto Justi

Levantamento e planejamento de uma propriedade agrícola; 2001; 72 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

KAZUHIRO OSMAR HUMEMURA

Levanamento, diagnóstico e planejamento da propriedade agrícola: Chácara Nakata; 1996; 64 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Adriano Marcos Vivian

Levantamento, diagnóstico e Planejamento de uma propriedade agrícola; 1996; 106 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Everson Cesar

Registro e Armazenamento Digital e Vetorial de Informações Ambientais; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Fundo Nacional do Meio Ambiente; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Wagner de Proença Janjacomo

Estabelecimento de um Programa de Manejo para Culturas Familiares Indígenas por meio de um Sistema de Informações Geográficas; ; 2005; 14 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Marcelo Luiz Chicati

Implantação de um banco de dados georreferenciado em área de proteção ambiental; 2004; 85 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Marcelo Luiz Chicati

IMPLANTAÇÃO DE UM BANCO DE DADOS GEORREFERENCIADO EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL; 2003; 52 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Dionatam Maurício Massariol

Espacialização dos Atributos dos Solos de Áreas Agrícolas e Reserva Legal; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Roney Berti de Oliveira

Implantação do Plano de Manejo da T; I; Ivaí - PR; Atividade II - PLANO DE USO E OCUPAÇÃO DOS SOLOS DA T; I; IVAÍ; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Fundo Nacional do Meio Ambiente; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

FÁBIO HIDEO YSHIOKA

Implantação do Plano de Manejo da T; I; Ivaí - PR; Atividade II - PLANO DE USO E OCUPAÇÃO DOS SOLOS DA T; I; IVAÍ; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Fundo Nacional do Meio Ambiente; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Irinaldo Salvalagio Junior

Implantação do Plano de Manejo da T; I; Ivaí - PR; Atividade II - PLANO DE USO E OCUPAÇÃO DOS SOLOS DA T; I; IVAÍ; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Fundo Nacional do Meio Ambiente; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

André Aparecido da Silva

Implantação do Plano de Manejo da T; I; Ivaí - PR - ATIVIDADE III - PROGRAMA DE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS DA T; I; IVAÍ; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual de Maringá, Fundo Nacional do Meio Ambiente; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Fabio Junior Bombarda

Implantação do Plano de Manejo da T; I; Ivaí - PR; Atividade II - PLANO DE USO E OCUPAÇÃO DOS SOLOS DA T; I; IVAÍ; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Fundo Nacional do Meio Ambiente; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Daniel Coldebella Filho

Comparação entre dados vetoriais e matriciais na composição de um banco de dados para estudo ambiental; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Diego Ferreira de Castro

Monitoria da Disciplina de Classificação, Manejo e Conservação do Solo e Água; 2006; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Meirielli da Silva Carpejane

Implantação do Plano de Manejo da T; I; Ivaí - PR; Atividade II - PLANO DE USO E OCUPAÇÃO DOS SOLOS DA T; I; IVAÍ; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá, Fundo Nacional do Meio Ambiente; Orientador: Marcos Rafael Nanni;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Alexandre Melo Demattê

Dados radiométricos obtidos em laboratório e no nível orbital na caracterização e mapeamento de solos; 2000; Tese (Doutorado em Solos e nutrição de plantas) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Alexandre Melo Demattê;

José Alexandre Melo Demattê

Weathering sequence of soils developed from basalt as evaluated by laboratory (IRIS), airborne (AVIRIS) and orbital TM sensors; 2003; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"; Orientador: José Alexandre Melo Demattê;

José Alexandre Melo Demattê

Remote Sensing on the Recognition and Mapping of Tropical SoilsDeveloped on Toposequences; 2001; 25 f; Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo; Orientador: José Alexandre Melo Demattê;

José Alexandre Melo Demattê

Levels of soils survey and its adaptation to land use planning; 2000; 30 f; Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo; Orientador: José Alexandre Melo Demattê;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MORIWAKI, THAISE ; FALCIONI, RENAN ; TANAKA, FRANCISCO ANDRÉ OSSAMU ; CARDOSO, KÁTIA APARECIDA KERN ; SOUZA, L.A. ; BENEDITO, EVANILDE ; Nanni, Marcos Rafael ; BONATO, CARLOS MOACIR ; ANTUNES, WERNER CAMARGOS . Nitrogen-improved photosynthesis quantum yield is driven by increased thylakoid density, enhancing green light absorption. PLANT SCIENCE , v. 278, p. 1-11, 2019.

  • CEZAR, Everson ; NANNI, M. R. ; GUERRERO, C. ; S. JUNIOR, C. A. ; CRUSIOL, L. G. T. ; CHICATI, M. L. ; SILVA, G. F. C. . Organic matter and sand estimates by spectroradiometry: Strategies for the development of models with applicability at a local scale. GEODERMA , v. 340, p. 224-233, 2019.

  • DEMATTÊ, JOSÉ A.M. DOTTO, ANDRÉ CARNIELETTO PAIVA, ARIANE F.S. SATO, MARCUS V. DALMOLIN, RICARDO S.D. DE ARAÚJO, MARIA DO SOCORRO B. DA SILVA, ELISÂNGELA B. NANNI, MARCOS R. TEN CATEN, ALEXANDRE NORONHA, NORBERTO C. LACERDA, MARILUSA P.C. DE ARAÚJO FILHO, JOSÉ COELHO RIZZO, RODNEI BELLINASO, HENRIQUE FRANCELINO, MÁRCIO R. SCHAEFER, CARLOS E.G.R. VICENTE, LUIZ E. DOS SANTOS, UEMESON J. DE SÁ BARRETTO SAMPAIO, EVERARDO V. MENEZES, RÔMULO S.C. DE SOUZA, JOSÉ JOÃO L.L. ABRAHÃO, WALTER A.P. COELHO, RICARDO M. GREGO, CÉLIA R. LANI, JOÃO L. , et al. FERNANDES, ANTONIO R. GONÇALVES, DEYVISON A.M. SILVA, SÉRGIO H.G. DE MENEZES, MICHELE D. CURI, NILTON COUTO, EDUARDO G. DOS ANJOS, LÚCIA H.C. CEDDIA, MARCOS B. PINHEIRO, ÉRIKA F.M. GRUNWALD, SABINE VASQUES, GUSTAVO M. MARQUES JÚNIOR, JOSÉ DA SILVA, AIRON J. BARRETO, MARCOS C. DE VASCONCELOS NÓBREGA, GABRIEL N. DA SILVA, MARCELO Z. DE SOUZA, SARA F. VALLADARES, GUSTAVO S. VIANA, JOÃO HERBERT M. DA SILVA TERRA, FABRICIO HORÁK-TERRA, INGRID FIORIO, PETERSON R. DA SILVA, RAFAEL C. FRADE JÚNIOR, ELIZIO F. LIMA, RAIMUNDO H.C. ALBA, JOSÉ M. FILIPPINI DE SOUZA JUNIOR, VALDOMIRO S. BREFIN, MARIA DE LOURDES MENDONÇA SANTOS RUIVO, MARIA DE LOURDES P. FERREIRA, TIAGO O. BRAIT, MARNY A. CAETANO, NORTON R. BRINGHENTI, IDONE DE SOUSA MENDES, WANDERSON SAFANELLI, JOSÉ L. GUIMARÃES, CLÉCIA C.B. POPPIEL, RAUL R. E SOUZA, ARNALDO BARROS QUESADA, CARLOS A. DO COUTO, HILTON T. ZARATE ; The Brazilian Soil Spectral Library (BSSL): A general view, application and challenges. GEODERMA , v. 1, p. 113793, 2019.

  • ASADZADEH, SAEID ; SOUZA FILHO, CARLOS ROBERTO DE ; NANNI, MARCOS R. ; BATEZELLI, ALESSANDRO . Multi-scale mapping of oil-sands in Anhembi (Brazil) using imaging spectroscopy. International Journal of Applied Earth Observation and Geoinformation , v. 82, p. 101894, 2019.

  • SILVA JUNIOR, CARLOS ANTONIO DA ; Nanni, Marcos Rafael ; OLIVEIRA-JÚNIOR, JOSÉ FRANCISCO DE ; CEZAR, Everson ; TEODORO, PAULO EDUARDO ; DELGADO, RAFAEL COLL ; SHIRATSUCHI, LUCIANO SHOZO ; SHAKIR, MUHAMMAD ; Chicati, Marcelo Luiz . Object-based image analysis supported by data mining to discriminate large areas of soybean. International Journal of Digital Earth , v. 1, p. 1-23, 2018.

  • DA SILVA JUNIOR, CARLOS ANTONIO ; Nanni, Marcos Rafael ; SHAKIR, MUHAMMAD ; TEODORO, PAULO EDUARDO ; DE OLIVEIRA-JÚNIOR, JOSÉ FRANCISCO ; CEZAR, Everson ; DE GOIS, GIVANILDO ; LIMA, MENDELSON ; WOJCIECHOWSKI, JULIO CESAR ; SHIRATSUCHI, LUCIANO SHOZO . Soybean varieties discrimination using non-imaging hyperspectral sensor. INFRARED PHYSICS & TECHNOLOGY , v. 89, p. 338-350, 2018.

  • SAYÃO, VERIDIANA MARIA ; DEMATTÊ, JOSÉ A.M. ; BEDIN, LUIS GUSTAVO ; Nanni, Marcos Rafael ; RIZZO, RODNEI . Satellite land surface temperature and reflectance related with soil attributes. GEODERMA , v. 325, p. 125-140, 2018.

  • DEMATTÊ, J. L. I. ; NANNI, M. R. . Opções de Manejo nos Solos Arenosos. BOLETIM INFORMATIVO (SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO) , v. 44, p. 16-21, 2018.

  • CHICATI, MARCELO LUIZ ; NANNI, M. R. ; CEZAR, EVERSON ; OLIVEIRA, R. B. ; SACIOTO, M. . SOIL SPECTRAL MAPPING AND ITS CORRELATION WITH THE TRADITIONAL METHODOLOGY. Boletim de Ciências Geodésicas , v. 24, p. 202-216, 2018.

  • CRUSIOL, L. G. T. ; PEREIRA NETO, O. C. ; NANNI, M. R. ; SILVA, A. A. ; FURLANETTO, R. H. ; SILVA JUNIOR, C. A. . Mapeamento de áreas agrícolas na safra de verão a partir de imagens Landsat frente aos dados oficiais. Agro@mbiente On-line , v. 10, p. 287-298, 2017.

  • CAMPOS, JOSÉ RICARDO DA ROCHA ; CHRISTÓFARO SILVA, ALEXANDRE ; Nanni, Marcos Rafael ; DOS SANTOS, MARCILENE ; VIDAL-TORRADO, PABLO . Influence of the structural framework on peat bog distribution in the tropical highlands of Minas Gerais, Brazil. CATENA , v. 156, p. 228-236, 2017.

  • Chicati, Marcelo Luiz ; Nanni, Marcos Rafael ; CEZAR, Everson ; DE OLIVEIRA, RONEY BERTI ; CHICATI, MÔNICA SACIOTO . Spectral classification of soils: A case study of Brazilian flooded soils. Remote Sensing Applications: Society and Environment , v. 6, p. 39-45, 2017.

  • SILVA JUNIOR, C. A. ; NANNI, M. R. ; TEODORO, P. E. ; SILVA, G. F. C. . Vegetation Indices for Discrimination of Soybean Areas: A New Approach. AGRONOMY JOURNAL , v. 109, p. 1, 2017.

  • Nanni, Marcos Rafael ; Cezar, Everson ; SILVA JUNIOR, CARLOS ANTONIO DA ; SILVA, GUILHERME FERNANDO CAPRISTO ; DA SILVA GUALBERTO, ANDERSON ANTONIO . Partial least squares regression (PLSR) associated with spectral response to predict soil attributes in transitional lithologies. Archives of Agronomy and Soil Science , v. 7, p. 1-14, 2017.

  • FALCIONI, RENAN ; MORIWAKI, THAISE ; BONATO, CARLOS MOACIR ; DE SOUZA, LUIZ ANTÔNIO ; Nanni, Marcos Rafael ; ANTUNES, WERNER CAMARGOS . Distinct growth light and gibberellin regimes alter leaf anatomy and reveal their influence on leaf optical properties. ENVIRONMENTAL AND EXPERIMENTAL BOTANY , v. 140, p. 86-95, 2017.

  • SILVA, G. F. C. ; GONÇALVES, A. C. A. ; SILVA JUNIOR, C. A. ; NANNI, M. R. ; FACCO, C. U. ; CEZAR, EVERSON ; SILVA, A. A. . NDVI Response to Water Stress in Different Phenological Stages in Culture Bean. Journal of Agronomy (Print) , v. 15, p. 1-10, 2016.

  • CAMPOS, J. R. R. ; SILVA, A. C. ; SLATER, L. ; NANNI, M. R. ; TORRADO, P. V. . Stratigraphic control and chronology of peat bog deposition in the Serra do Espinhaço Meridional, Brazil. Catena (Cremlingen) , v. 143, p. 167-173, 2016.

  • FIORIO, Peterson Ricardo ; BARROS, PEDRO PAULO DA SILVA ; OLIVEIRA, JULIO STORION DE ; Nanni, Marcos Rafael . Estimates of soil loss in a GIS environment using different sources of topographic data. Ambiência (UNICENTRO) , v. 12, p. 203-216, 2016.

  • CHICATI, M. L. ; NANNI, M. R. ; CEZAR, E. ; OLIVEIRA, R. B. ; CHICATI, M. S. . Diffuse reflectance spectroscopy to estimate soil attributes of Brazilian wetlands. International Journal of Environmental & Agriculture Research , v. 2, p. 62-66, 2016.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; RAMIREZ-LOPES, L. ; RIZZO, R. ; NANNI, M. R. ; FIORIO, Peterson . Remote Sensing from Ground to Space Platforms Associated with Terrain Attributes as a Hybrid Strategy on the Development of a Pedological Map. Remote Sensing , v. 8, p. 826, 2016.

  • SILVA JR., C. A. ; NANNI, M. R. ; TEODORO, P. E. ; SILVA, G. F. C. ; LIMA, M. G. ; ERI, M. . Comparison of mapping soybean areas in Brazil through perceptron neural networks and vegetation indices. African Journal of Agricultural Research , v. 11, p. 4413-4424, 2016.

  • SILVA, A. A. ; NANNI, M. R. ; SILVA JR., C. A. ; CEZAR, E. ; CRUSIOL, L. G. T. ; SILVA, G. F. C. ; GASPAROTTO, A. C. . Spatial distribution of soil chemicals attributes in sugar cane crop area. African Journal of Agricultural Research , v. 11, p. 4886-4893, 2016.

  • CRUSIOL, LUÍS GUILHERME TEIXEIRA ; Nanni, Marcos Rafael ; SILVA, GUILHERME FERNANDO CAPRISTO ; FURLANETTO, RENATO HERRIG ; GUALBERTO, ANDERSON ANTONIO DA SILVA ; GASPAROTTO, ALINE DE CARVALHO ; DE PAULA, MARIANA NUNES . Semi professional digital camera calibration techniques for Vis/NIR spectral data acquisition from an unmanned aerial vehicle. International Journal of Remote Sensing (Print) , v. 38, p. 1-20, 2016.

  • SILVA JUNIOR, C. A. ; NANNI, M. R. ; CEZAR, E. ; GASPAROTTO, A. C. ; SILVA, A. A. ; SILVA, G. F. C. ; FACCO, C. U. ; DEMATTÊ, J. A. M. . Principal Component Analysis in Monitoring Soybean Fields of Brazil through the MODIS Sensor. Journal of Agronomy (Print) , v. 14, p. 72-79, 2015.

  • GASPAROTTO, A. C. ; NANNI, M. R. ; SILVA JR., C. A. ; CEZAR, E. ; ROMAGNOLI, F. ; SILVA, A. A. ; GUIRADO, G. C. . Using GNIR and RNIR Extracted by Digital Images to Detect Different Levels of Nitrogen in Corn. Journal of Agronomy (Print) , v. 14, p. 62-71, 2015.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; ARAUJO, S. R. ; FIORIO, Peterson ; NANNI, M. R. . VIS-NIR-SWIR spectroscopy in soil evaluation along a toposequence in Piracicaba. Revista Ciência Agronômica (UFC. Online) , v. 46, p. 679-688, 2015.

  • ROMAGNOLI, F. ; NANNI, M. R. ; SILVA JR., C. A. ; SILVA, A. A. ; CEZAR, EVERSON . PREDIÇÃO DO CARBONO ORGÂNICO DO SOLO UTILIZANDO ESPECTROSCOPIA Vis-NIR, PLSR E REGRESSÃO STEPWISE. Agrarian Academy , v. 1, p. 251-258, 2014.

  • SILVA, A. A. ; Marcos Rafael Nanni ; ROMAGNOLI, F. ; CHICATI, M. L. ; GASPAROTTO, A. C. . DIFERENTES GRADES DE AMOSTRAGEM PARA AVALIAÇÃO DE ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO NA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL EM ÁREAS DE CANA-DE-AÇÚCAR. Agrarian Academy , v. 1, p. 159-171, 2014.

  • CARVALHO, L. A. ; SILVA JR., C. A. ; MEURER, I. ; SILVA, G. F. C. ; Marcos Rafael Nanni . INFLUENCE OF DIFFERENT SPECIES OF CROTALARIA IN INDICATORS OF QUALITY OF SUGARCANE. Agrarian Academy , v. 1, p. 228-233, 2014.

  • NANNI, M. R. ; DEMATTÊ, J. A. M. ; SILVA JR., C. A. ; ROMAGNOLI, F. ; SILVA, A. A. ; CEZAR, EVERSON . Soil Mapping by Laboratory and Orbital Spectral Sensing Compared with a Traditional Method in a Detailed Level. Journal of Agronomy (Print) , v. 13, p. 100-109, 2014.

  • CHICATI, M. L. ; NANNI, M. R. ; SACIOTO, M. ; SILVA JR., C. A. ; SILVA, A. A. . APLICAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA NA ELABORAÇÃO DE MAPAS DE FERTILIDADE PARA A REGIÃO OESTE DA BAHIA. Agrarian Academy , v. 1, p. 61-71, 2014.

  • SILVA JUNIOR, C. A. ; NANNI, M. R. ; SILVA, A. A. ; CEZAR, E. ; ROMAGNOLI, F. . Conversion of land use and cover in northwest Amazon (Brazil). Pesquisa Agropecuária Tropical (Online) , v. 44, p. 230-237, 2014.

  • SILVA, A. A. ; NANNI, M. R. ; SILVA JUNIOR, C. A. ; CEZAR, E. ; CAMPOS, R. M. ; WEBER, H. ; DAROS, E. . Efeito de doses crescente de gesso agrícola na produtividade de biomassa e qualidade tecnológica da cana-de-açúcar. Journal of Agronomic Sciences , v. 3, p. 100-108, 2014.

  • FIORIO, PETERSON RICARDO ; Demattê, José Alexandre Melo ; NANNI, M. R. ; GENÚ, A. M. ; MARTINS, JULIANO ARAUJO . In situ separation of soil types along transects employing Vis-NIR sensors: a new view of soil evaluation. Revista Ciência Agronômica (UFC. Online) , v. 45, p. 433-442, 2014.

  • CEZAR, EVERSON ; Marcos Rafael Nanni ; CHICATI, MARCELO LUIZ ; Oliveira, Roney Berti ; Demattê, José A. M. . Discriminação entre solos formados em região transicional por meio de resposta espectral.. Bioscience Journal (Online) , v. 29, p. 644-654, 2013.

  • CEZAR, E. ; NANNI, M. R. ; DEMATTÊ, J. A. M. ; CHICATI, M. L. ; OLIVEIRA, R. B. . Estimativa de atributos do solo por meio de espectrorradiometria difusa. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 37, p. 858-868, 2013.

  • CHICATI, M. L. ; NANNI, M. R. ; CEZAR, E. . LINHA DO SOLO APLICADA AO ESTUDO DE VÁRZEA POR MEIO DE DADOS ORBITAIS E LABORATORIAIS. Journal of Agronomic Sciences , v. 2, p. 148-160, 2013.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; GENÚ, Aline Marques ; NANNI, M. R. . Caracterização e comparação do comportamento espectral de atributos do solo obtidos por sensores orbitais (ASTER e TM) e terrestre (IRIS) / Characterization and comparison of soil spectral response obtained from orbital (ASTER and TM) and terrestrial (IRIS) sensors. Ambiência (Online) , v. 9, p. 279-288, 2013.

  • NANNI, M. R. ; Demattê, José Alexandre Melo ; Chicati, Marcelo Luiz ; FIORIO, Peterson Ricardo ; Cézar, Everson ; Oliveira, Roney Berti . Soil surface spectral data from Landsat imagery for soil class discrimination. Acta Scientiarum. Agronomy (Online) , v. 34, p. 103-112, 2012.

  • BLAINSKI, E. ; TORMENA, C. A. ; GUIMARÃES, R. M. L. ; NANNI, M. R. . Qualidade física de um latossolo sob plantio direto influenciada pela cobertura do solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , p. 79-87, 2012.

  • Cezar, Everson ; NANNI, M. R. ; Chicati, Marcelo Luiz ; Oliveira, Roney Berti . Emprego de GPR no estudo de solos e sua correlação com métodos laboratoriais. Semina. Ciências Agrárias (Online) , v. 33, p. 979-988, 2012.

  • Chicati, Marcelo Luiz ; Nanni, Marcos Rafael ; CEZAR, Everson . Chemical contamination of water in irrigated rice on Paraná State, Brazil. Semina. Ciências Agrárias (Online) , v. 33, p. 1455-1462, 2012.

  • BONO, J. A. M. ; MACEDO, M. C. M. ; TORMENA, C. A. ; NANNI, M. R. ; GOMES, E. P. ; MULLER, M. M. L. . Infiltração de água no solo em um latossolo vermelho da região sudoeste dos cerrados com diferentes sistemas de uso e manejo. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 36, p. 1845-1853, 2012.

  • CEZAR, EVERSON ; NANNI, M. R. ; CHICATI, MARCELO LUIZ ; Souza Junior, Ivan Granemann de ; Costa, ACSda ; Costa, Antonio Carlos Saraiva da . Avaliação e quantificação das frações silte, areia e argila por meio de suas respectivas reflectâncias. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 36, p. 1157-1166, 2012.

  • CHICATI, M. L. ; NANNI, M. R. ; CEZAR, E. . Determinação da variabilidade espacial de alumínio em função da distribuição de argila em solos de Querência do Norte/Paraná, Brasil. Semina. Ciências Agrárias (Online) , v. 32, p. 1335-1344, 2011.

  • Nanni, Marcos Rafael ; Povh, Fabrício Pinheiro ; Demattê, José Alexandre Melo ; OLIVEIRA, Roney Berti de ; Chicati, Marcelo Luiz ; Cezar, Everson ; NANNI, M. R. . Optimum size in grid soil sampling for variable rate application in site-specific management. Scientia Agrícola (USP. Impresso) , v. 68, p. 386-392, 2011.

  • NANNI, M. R. ; DEMATTÊ, J. A. M. ; CHICATI, M. L. ; OLIVEIRA, Roney Berti de ; CEZAR, E. . Spectroradiometric data as support to soil classification. International Research Journal of Agricultural Science and Soil Science , v. 1, p. 109-117, 2011.

  • GENÚ, A. M. ; DEMATTÊ, J. A. M. ; NANNI, M. R. . Geoprocessamento na avaliação espacial de variáveis do solo da região de Rafard-SP. Pesquisa Aplicada & Agrotecnologia (Impresso) , v. 4, p. 7-29, 2011.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; NANNI, M. R. ; da SILVA, Á. P. ; M FILHO, J. F. ; SANTOS, W. C. ; CAMPOS, Rogério Costa . Soil density evaluated by spectral reflectance as an evidence of compaction effects. International Journal of Remote Sensing (Print) , v. 31, p. 403-422, 2010.

  • Chicati, Marcelo Luiz ; NANNI, M. R. ; OLIVEIRA, Roney Berti de ; Cezar, Everson . Modelagem de um complexo de inundação por meio de sistema de informações geográficas. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso) , v. 69, p. 485-491, 2010.

  • FIORIO, Peterson Ricardo ; Demattê, José A. M. ; NANNI, M. R. ; Formaggio, Antonio Roberto . Diferenciação espectral de solos utilizando dados obtidos em laboratório e por sensor orbital. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso) , v. 69, p. 453-466, 2010.

  • Cezar, Everson ; NANNI, M. R. ; Chicati, Marcelo Luiz ; Fabrio, Felipe Derbocio ; Hata, Fernando Teruhiko ; Oliveira, Roney Berty de . Uso de sistema GPR (Ground Penetring Radar) na avaliação de atributos de um solo sob plantio de cana-de-açúcar. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 34, p. 291-297, 2010.

  • NANNI, M. R. ; Cézar, Everson ; Chicati, Marcelo Luiz ; Hata, Fernando Teruhiko ; Oliveira, Roney Berti ; Demattê, José Alexande . Discriminação de unidades de paisagem para fins de levantamentos pedológicos por meio da resposta espectral orbital. Acta Scientiarum. Agronomy (Online) , v. 32, p. 555-561, 2010.

  • Cezar, Everson ; NANNI, M. R. ; CHICATI, M. L. . Avaliação da densidade em Latossolo Vermelho eutroférrico por meio de georradar. Agropecuária Técnica (UFPB) , v. 31, p. 37-43, 2010.

  • CHICATI, M. L. ; NANNI, M. R. ; CEZAR, E. . Indicadores físico-químicos e bacteriológicos da qualidade da água para consumo humano e animal em área orizícola irrigada. Agropecuária Técnica (UFPB) , v. 31, p. 126-136, 2010.

  • FURTADO, C.E. ; CAMPOS, M.C. ; SOUZA, V.L.F. ; GASPARINO, E. ; BOSO, K.M.O. ; NANNI, M. R. . Influência do peso vivo, da idade e do sexo sobre características de carcaças de equinos. Revista brasileira de zootecnia (Online) , v. 39, p. 2683-2686, 2010.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; HUETE, A. R. ; GUIMARÃES JR. L. F. ; NANNI, M. R. ; ALVES, M. C. ; FIORIO, Peterson Ricardo . Metodology for bare soil detection and discrimination by Landsat Tm image. The Open Remote Sensing Journal , v. 2, p. 24-35, 2009.

  • CHICATI, M. L. ; NANNI, M. R. ; OLIVEIRA, Roney Berti de ; CEZAR, E. . Levantamento e caracterização dos solos em uma região de várzeas da APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. Agropecuária Técnica (UFPB) , v. 30, p. 69-75, 2009.

  • CHICATI, M. L. ; NANNI, M. R. ; CEZAR, E. ; FABRO, F. D. . Variabilidade espacial de pH no solo e sua relação com cálcio e magnésio. Agropecuária Técnica (UFPB) , v. 30, p. 90-95, 2009.

  • Arraes, Sandra Mara Alessi Aristides ; Marini, Mirela Teixeira ; Martello, Daiane ; Silveira, Thaís Gomes Verzignassi ; Lonardoni, Maria Valdrinez Campana ; NANNI, M. R. ; Nanni, Marcos Rafael . Investigação sorológica de casos subclínicos de leishmaniose tegumentar após um surto em uma localidade endêmica. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 41, p. 205, 2008.

  • Arraes, Sandra Mara Alessi Aristides ; Veit, Renata Tonon ; Bernal, Marcos Vinícius Zandonadi ; Becker, Tânia Cristina Alexandrino ; NANNI, M. R. . Leishmaniose tegumentar americana em municípios da região noroeste do estado do Paraná: utilização de sensoriamento remoto para análise do tipo de vegetação e os locais de ocorrência da doença. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 41, p. 642-647, 2008.

  • Chicati, Marcelo Luiz ; NANNI, M. R. ; Cézar, Everson ; Demattê, José Alexandre Melo ; OLIVEIRA, Roney Berti de . Caracterização de alguns atributos do solo e sua correlação com a paisagem em uma porção do noroeste do Estado do Paraná. Acta Scientiarum. Agronomy (Online) , v. 30, p. 719, 2008.

  • CEZAR, E. ; NANNI, M. R. ; CHICATI, M. L. ; DEMATTÊ, J. A. M. ; OLIVEIRA, Roney Berti de . Uso de sistemas de informações geográficas na comparação de levantamentos de solos. Agropecuária Técnica (UFPB) , v. 29, p. 35-40, 2008.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; NANNI, M. R. ; FORMAGGIO, A. R. ; EPIPHANNIO, J. C. N. . Spectral reflectance for the mineralogical evaluation of Brazilian low clay activity soils. International Journal of Remote Sensing , v. 28, n.p/, p. 4537-4559, 2007.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; GALDOS, M. V. ; GALVANI, E. ; GENÚ, A. M. ; NANNI, M. R. ; ZULLO, J. J . Quantification of soil atributes from ETM+/Landsat data. International Journal of Remote Sensing , v. 28, p. 3813-3829, 2007.

  • FAUSTINO, R. C. ; CHAVES, M. ; TOLEDO, M. J.O. ; MOTA, L. T. ; ANGELIS NETO, Generoso ; NANNI, M. R. . Intervenções pedagógicas em educação para a saúde realizadas junto aos grupos indígenas Kaingang de Ivaí e Faxinal no Paraná. Ciência, Cuidado e Saúde , v. 6, p. 433-441, 2007.

  • da COSTA, A. C. S. ; NANNI, M. R. . Classification, Brazilian. Encyclopedia Of Soil Science, http://www.dekker.com/index.js, v. 1, p. 234-238, 2006.

  • NANNI, M. R. ; DEMATTÊ, J. A. M. . Spectral Reflectance Methodology in Comparison to Traditional Soil Analysis. Soil Science Society of America Journal , EUA, v. 70, n.2, p. 393-407, 2006.

  • NANNI, M. R. ; DEMATTÊ, J. A. M. . Comportamento da linha do solo obtida por espectrorradiometria laboratorial para diferentes classes de solo. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , Viçosa, v. 30, n.para, p. 1031-1038, 2006.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; SOUZA, A. A. ; ALVES, M. C. ; NANNI, M. R. ; FIORIO, Peterson Ricardo ; CAMPOS, Rogério Costa . Determining soil water status and other soil characteristics by spectral proximal sensing. Geoderma (Amsterdam) , Netherland, v. 135, p. 179-195, 2006.

  • COSTA FILHO L V ; NANNI, M. R. ; CAMPOS, J. B. . Floristic and phytosociological description of a riparian forest and the relationship with the edaphic environment in Caiuá Ecological Station - Paraná - Brazil. Brazilian Archives of Biology and Technology (Impresso) , Curitiba, v. 49, n.5, p. 785-798, 2006.

  • NANNI, M. R. ; NEIRO, E. S. ; NUNES, E. S. ; COMUNELLO, É. ; DEMATTÊ, J. A. M. . Estabelecimento da capacidade de uso das terras como subsídio para o zoneamento ecológico-econômico da área de proteção ambiental federal das ilhas e várzeas do rio Paraná. Revista de Ciências Agro-Ambientais , v. 3, p. 1-14, 2005.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; CAMPOS, Rogério Costa ; ALVES, M. C. ; FIORIO, Peterson Ricardo ; NANNI, M. R. . Visible - NIR reflectance: a new approach on soil evaluation. Geoderma (Amsterdam) , Netherland, v. 121, n.1-2, p. 95-112, 2004.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; GAMA, M. A. P. ; COOPER, M. ; ARAÚJO, J. C. ; NANNI, M. R. ; FIORIO, Peterson Ricardo . Effect of fermentation residue on the spectral reflectance properties of soils. Geoderma (Amsterdam) , Netherland, v. 120, n.3, p. 187-200, 2004.

  • NANNI, M. R. ; DEMATTÊ, J. A. M. ; FIORIO, Peterson Ricardo . Análise discriminante dos solos por meio da resposta espectral no nível terrestre. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , Brasília, v. 39, n.10, p. 995-1006, 2004.

  • BORGHI, Wagner Antonio ; MARTINS, Sueli Sato ; QUIQUI, E. M. D. ; NANNI, M. R. . Caracterização e avaliação da mata ciliar à montante da hidrelétrica de Rosana, na Estação Ecológica do Caiuá, Diamante do Norte, PR. Cadernos da Biodiversidade (Maringá) , Curitiba, v. 4, n.2, p. 9-18, 2004.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; PEREIRA, H. S. ; NANNI, M. R. ; FIORIO, Peterson Ricardo ; COOPER, M. . SOIL CHEMICAL ALTERATIONS PROMOTED BY FERTILIZER APPLICATION ASSESSED BY SPECTRAL REFLECTANCE. Soil Science , USA, v. 168, n.10, p. 730-747, 2003.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; NANNI, M. R. . Weathering sequence of soils developed from basalt as evaluated by laboratory (IRIS), airborne (AVIRIS) and orbital (TM) sensors.. International Journal of Remote Sensing , Inglaterra, v. 24, n.23, p. 4715-4738, 2003.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; FIORIO, Peterson Ricardo ; NANNI, M. R. ; CLEMENTE, C. . Sensoriamento remoto na avaliação intempérica de solos desenvolvidos sobre granodiorito e gnaisse pofirítico. Magistra , Cruz das Almas - Bahia, v. 15, n.1, p. 33-43, 2003.

  • NOELLI, F. S. ; MOTA, L. T. ; NANNI, M. R. ; LAVADO, Margarida Cardozo ; de OLIVEIRA, E. R. ; PANEK JÚNIOR, C. A. ; SIMÃO, A. P. ; MARQUES, A. J. ; da SILVA, J. B. ; JERÔNIMO, F. . Agricultores guarani na pré-história da região noroeste do Paraná. Universidade e Sociedade (UEM) , Maringá, v. 19, n.1, p. 63-69, 2003.

  • 2003 NANNI, M. R. ; MOTA, L. T. ; LAVADO, Margarida Cardozo ; de OLIVEIRA, E. R. ; PANEK JÚNIOR, C. A. ; SIMÃO, A. P. ; JERÔNIMO, F. ; CASTILHO, Washington ; da SILVA, J. B. . Levantamento Arqueológico no Noroeste do Paraná, entre a foz dos rios Paranapanema e Ivaí.. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia , São Paulo, v. 13, n.1, p. 313-317, 2003.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; FIORIO, Peterson Ricardo ; CAMPOS, Rogério Costa ; NANNI, M. R. ; LIMA, J. C. ; LIMA, Valmiqui Costa . Soil Survey Scale and its Effect on Land use Planning. Mapping Sciences and Remote Sensing (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1548-1603 GIScience and Remote Sensing) , Washington - DC, v. 39, n.3, p. 258-272, 2002.

  • NOELLI, F. S. ; MOTA, L. T. ; NANNI, M. R. ; LAVADO, Margarida Cardozo ; de OLIVEIRA, E. R. ; PANEK JÚNIOR, C. A. ; SIMÃO, A. P. ; NOVAK, É. ; CASTILHO, Washington . Primeira etapa de reconhecimento arqueológico do médio/baixo vale do rio Pirapó, Paraná.. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia , São Paulo, v. 12, p. 313-316, 2002.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; DEMATTÊ, J. L. I. ; CAMARGO, W. P. ; FIORIO, Peterson Ricardo ; NANNI, M. R. . Remote Sensing in the recognition and mapping of tropical soil developed on topographic sequences. Mapping Sciences and Remote Sensing (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1548-1603 GIScience and Remote Sensing) , USA, v. 38, n.2, p. 79-102, 2001.

  • NANNI, E. L. ; NANNI, M. R. . Geração de grades regulares no SGI pela importação de dados produzidos por softwares construídos em linguagem C. Geociências (São Paulo) , São Paulo, v. 17, n.2, p. 511-525, 1999.

  • NANNI, M. R. ; NANNI, E. L. . Produção de um software para interfaciamento entre um Sistema de Informações Geográficas e um banco de dados Dbase III Plus. Revista do Setor de Ciências Agrárias. Universidade Federal do Paraná , Curitiba - PR, v. 18, n.1-2, p. 55-62, 1999.

  • FRANCA, V. ; SOUZA FILHO, E. E. ; NANNI, M. R. . ANALISE DAS INTERACOES HIDRODINAMICAS NO ARQUIPELAGO FLUVIAL E PLANICIE DE INUNDACAO NA SUB-BACIA HIDROGRAFICA DO ALTO-PARANA ATRAVES DO SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO.. ANUARIO DO CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS, Maringá - PR, v. 2, n.1, p. 9-12, 1998.

  • NANNI, M. R. ; COMUNELLO, É. ; NANNI, E. L. . Implementação de programas e rotinas para conversão, edição e produção de MNTs para SIGs. Boletim Paranaense de Geociências , Curitiba-PR, v. 46, p. 97-104, 1998.

  • NANNI, M. R. ; ROCHA, H. O. . INTEGRATION OF GIS TECNOLOGY, REMOTE SENSING AND MULTIVARIATE ANALYSIS IN THE DELIMITATION OF PHYSIOGRAPHIC UNITS FOR PEDOLOGICAL MAPPING.. Boletim IG-USP. Série Científica , v. 28, n.1, p. 129-143, 1997.

  • da COSTA, A. C. S. ; NANNI, M. R. ; JESKE, E. . DETERMINACAO DA UMIDADE NA CAPACIDADE DE CAMPO E PONTO DE MURCHAMENTO PERMANENTE POR DIFERENTES METODOLOGIAS. Revista Unimar, Maringá - PR, v. 19, n.3, p. 827-844, 1997.

  • NANNI, M. R. . AVALIACAO DO USO DE FILTROS ESPACIAIS PARA MELHORIA DA QUALIDADE VISUAL DE UMA CENA HRV-SPOT PARA FINS GEOMORFOLOGICOS. Sociedade & Natureza , Uberlândia, v. 8, n.15, p. 214-218, 1996.

  • NANNI, M. R. ; SENGIK, E. ; VIVIAN, A. M. ; TORMENA, C. A. ; NANNI, M. R. ; COSSICH, R. . SUBSTITUICAO DE UMA ADUBACAO NPK POR VERMICOMPOSTO PRODUZIDO POR MINHOCA.. ANUARIO DO CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS, v. 1, n.1, p. 175-177, 1996.

  • GHANI, N. L. B. ; ROCHA, H. O. ; SCHMIDLIN, D. ; NANNI, M. R. ; ROCHA, C. H. . LEVANTAMENTO DE SOLOS DO PARQUE ESTADUAL PICO DO MARUMBI ATRAVES DA INTEGRACAO DE TECNICAS CONVENCIONAIS COM GEOPROCESSAMENTO - SERRA DO MAR - PR.. REVISTA DO SETOR DE CIENCIAS AGRARIAS, v. 14, n.1 E 2, p. 197-200, 1995.

  • NANNI, M. R. . LEVANTAMENTO PEDOLOGICO SEMIDETALHADO DO MUNICIPIO DE IVATUBA -PR.. MARINGA - PR.: EDICAO DO AUTOR, 1997. 66p .

  • NANNI, M. R. . AULAS TEORICAS DA DISCIPLINA EDAFOLOGIA. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARIN: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA, 1990. 260p .

  • da COSTA, A. C. S. ; NANNI, M. R. . APOSTILA DE AULAS PRATICAS DA DISCIPLINA EDAFOLOGIA. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARIN: , 1987. 170p .

  • NANNI, M. R. . Capítulo II. Aspectos geomorfológicos da T.I. Ivaí. In: Lúcio Tadeu Mota; Marcos Rafael Nanni. (Org.). Diagnóstico Etno-Ambiental da Terra Indígena Ivaí - PR.. 1ed.Maringá: Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações, 2003, v. 1, p. 201-208.

  • NANNI, M. R. . Capítulo III. Aspectos hidrológicos da Terra Indígena Ivaí. In: Lúcio Tadeu Mota; Marcos Rafael Nanni. (Org.). Diagnóstico Etno-Ambiental da Terra Indígena Ivaí - PR.. 1ed.Maringá: Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações, 2003, v. 1, p. 209-217.

  • NANNI, M. R. . Capítulo V. Uso atual e aptidão agrícola das terras indígenas da T.I. Ivaí.. In: Lúcio Tadeu Mota; Marcos Rafael Nanni. (Org.). Diagnóstico Etno-Ambiental da Terra Indígena Ivaí - PR.. 1ed.Maringá: Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações, 2003, v. 1, p. 241-260.

  • NANNI, M. R. . Capítulo IV. Aspectos pedológicos da Terra Indígena Ivaí.. In: Lúcio Tadeu Mota; Marcos Rafael Nanni. (Org.). Diagnóstico Etno-Ambiental da Terra Indígena Ivaí - PR.. 1ed.Maringá: Programa Interdisciplinar de Estudos de Populações, 2003, v. 1, p. 218-240.

  • CRUSIOL, L. G. T. ; NANNI, M. R. ; FURLANETTO, R. H. ; CEZAR, E. . Assinatura espectral de cultivares de soja submetidas a diferentes níveis de disponibilidade hídrica. In: VIII Congresso Brasileiro de Soja, 2018, Goiania. VIII Congresso Brasileiro de Soja, Goiânia, GO - 2018 : inovação, tecnologias digitais e sustentabilidade da soja: anais. Brasília: Embrapa, 2018. v. 1. p. 293-295.

  • CRUSIOL, L. G. T. ; NANNI, M. R. ; FURLANETTO, R. H. . NDVI e imagem termal obtidos por vant aplicados ao monitoramento da condição hídrica da cultura da soja. In: VIII Congresso Brasileiro de Soja, 2018, Goiania. VIII Congresso Brasileiro de Soja, Goiânia, GO - 2018 : inovação, tecnologias digitais e sustentabilidade da soja: anais. Brasília: Embrapa, 2018. v. 1. p. 296-298.

  • CRUSIOL, L. G. T. ; NANNI, M. R. ; FURLANETTO, R. H. . Sensoriamento remoto como suporte ao monitoramento do déficit hídrico na cultura da soja. In: VIII Congresso Brasileiro de Soja, 2018, Goiania. VIII Congresso Brasileiro de Soja, Goiânia, GO - 2018 : inovação, tecnologias digitais e sustentabilidade da soja: anais. Brasília: Embrapa, 2018. v. 1. p. 299-301.

  • FURLANETTO, R. H. ; NANNI, M. R. ; CRUSIOL, L. G. T. ; OLIVEIRA JUNIOR, A. . Índices de vegetação obtido por sensor hiperespectral terrestre na identificação da deficiência de potássio na cultura da soja. In: VIII Congresso Brasileiro de Soja, 2018, Goiania. VIII Congresso Brasileiro de Soja, Goiânia, GO - 2018 : inovação, tecnologias digitais e sustentabilidade da soja: anais. Brasília: Embrapa, 2018. v. 1. p. 820-822.

  • SILVA, G. F. C. ; NANNI, M. R. ; SILVA JR., C. A. ; CRUSIOL, L. G. T. ; FURLANETTO, R. H. ; FACCO, C. U. ; CAMPOS, T. L. L. ; SACIOTO, M. . Comportamento espectral dos diferentes estágios fenológicos na cultura do feijão. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2017, Santos. Anais do XVIII SBSR, 2017. p. 6490-6497.

  • CRUSIOL, L. G. T. ; Marcos Rafael Nanni ; FURLANETTO, RENATO HERRIG ; SILVA, G. F. C. ; GUALBERTO, ANDERSON ANTONIO DA SILVA ; GASPAROTTO, ALINE DE CARVALHO ; DE PAULA, MARIANA NUNES . Calibração radiométrica de câmera fotográfica digital Vis/NIR para uso em sensoriamento remoto. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2017, Santos. Anais do XVIII SBSR, 2017. p. 2968-2973.

  • Marcos Rafael Nanni ; CHICATI, MARCELO LUIZ ; GASPAROTTO, ALINE DE CARVALHO ; CAMPOS, T. L. L. ; SOUZA, J. S. ; CRUSIOL, LUÍS GUILHERME TEIXEIRA ; SILVA, G. F. C. ; FURLANETTO, RENATO HERRIG ; CHICATI, M. S. ; Oliveira, Roney Berti ; CEZAR, EVERSON ; CAMPOS, R. M. ; GUALBERTO, ANDERSON ANTONIO DA SILVA . Sensor hiperespectral AisaFENIX: um novo produto disponível para pesquisa e desenvolvimento. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2017, Santos. Anais do XVIII SBSR, 2017.

  • FURLANETTO, RENATO HERRIG ; Marcos Rafael Nanni ; CRUSIOL, LUÍS GUILHERME TEIXEIRA ; SILVA, G. F. C. ; GUALBERTO, ANDERSON ANTONIO DA SILVA ; CHICATI, MÔNICA SACIOTO ; SOUZA, J. S. ; CAMPOS, T. L. L. . Comportamento espectral de diferentes tipos de vegetaçãoes obtidos pelo sensor hiperespectral AisaFENIX em aerolevantamento. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2017, Santos. Anais do XVIII SBSR, 2017. p. 2876-2883.

  • CAMPOS, T. L. L. ; Marcos Rafael Nanni ; SOUZA, J. S. ; CAMPOS, R. M. ; CRUSIOL, LUÍS GUILHERME TEIXEIRA ; FURLANETTO, RENATO HERRIG ; CHICATI, M. S. ; SILVA, G. F. C. . Avaliação temporal de dados hiperespectrais obtidos pelo sensor AisaFENIX após processos de calibração. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2017, Santos. Anais do XVIII SBSR, 2017. p. 3774-3281.

  • FURLANETTO, RENATO HERRIG ; Marcos Rafael Nanni ; CRUSIOL, LUÍS GUILHERME TEIXEIRA ; SILVA, G. F. C. ; GUALBERTO, ANDERSON ANTONIO DA SILVA ; SACIOTO, M. ; SOUZA, J. S. ; CAMPOS, T. L. L. . Feições espectrais de solos obtidos pelo sensor hiperespectral AisaFENIX por aerolevantamento. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2017, Santos. Anais do XVIII SBSR, 2017. p. 2822-2828.

  • SOUZA, J. S. ; Marcos Rafael Nanni ; CAMPOS, T. L. L. ; CAMPOS, R. M. ; CRUSIOL, LUÍS GUILHERME TEIXEIRA ; SILVA, G. F. C. ; FURLANETTO, R. H. . Comparação de sensores hiperespectrais terrestre e aéreo para estudos ambientais. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2017, Santos. Anais do XVIII SBSR, 2017. p. 4605-4611.

  • SILVA, G. F. C. ; Marcos Rafael Nanni ; CRUSIOL, LUÍS GUILHERME TEIXEIRA ; FURLANETTO, RENATO HERRIG ; SOUZA, J. S. ; CAMPOS, T. L. L. ; SACIOTO, M. . Estudos pedológicos e geológicos: uma nova perspectiva com imageadores hiperespectrais. In: XVII Simposio Internacional SELPER, 2016, Puerto Iguazú. XVII Simposio Internacional SELPER. ,: ,, 2016. v. .. p. ,-,.

  • CRUSIOL, L. G. T. ; Marcos Rafael Nanni ; DE PAULA, MARIANA NUNES . Avaliação espectral de filtros ópticos para uso em câmeras fotográficas em sensoriamento remoto. In: XVII Simposio Internacional SELPER, 2016, Puerto Iguazú. XVII Simposio Internacional SELPER, 2016.

  • CRUSIOL, L. G. T. ; Marcos Rafael Nanni ; SILVA, G. F. C. ; FURLANETTO, R. H. ; GUALBERTO, ANDERSON ANTONIO DA SILVA ; MINATO, E. A. ; BATISTA, M. A. . Avaliação temporal da espectroscopia de plantas de soja. In: XVII Simposio Internacional SELPER, 2016, Puerto Iguazú. XVII Simposio Internacional SELPER, 2016.

  • CRUSIOL, L. G. T. ; Marcos Rafael Nanni ; DE PAULA, MARIANA NUNES ; SILVA, G. F. C. ; FURLANETTO, R. H. ; GASPAROTTO, A. C. ; GUALBERTO, ANDERSON ANTONIO DA SILVA . Calibração, aquisição e processamento digital de imagens infravermelho com uso de câmera fotográfica. In: XVII Simposio Internacional SELPER, 2016, Puerto Iguazú. XVII Simposio Internacional SELPER, 2016.

  • CRUSIOL, L. G. T. ; Marcos Rafael Nanni ; DE PAULA, MARIANA NUNES ; SOUZA, J. S. ; CAMPOS, T. L. L. ; CHICATI, M. S. ; CAMPOS, R. M. . Calibração radiométrica de câmera fotográfica nas bandas R, G e B a partir de filtros ópticos de cor vermelha, verde e azul. In: XVII Simposio Internacional SELPER, 2016, Puerto Iguazú. XVII Simposio Internacional SELPER, 2016.

  • CRUSIOL, L. G. T. ; Marcos Rafael Nanni ; SILVA, G. F. C. ; FURLANETTO, R. H. ; GUALBERTO, ANDERSON ANTONIO DA SILVA ; MINATO, E. A. ; BATISTA, M. A. . Comportamento temporal de índices de vegetação na cultura da soja. In: XVII Simposio Internacional SELPER, 2016, Puerto Iguazú. XVII Simposio Internacional SELPER, 2016.

  • CRUSIOL, L. G. T. ; Marcos Rafael Nanni ; DE PAULA, MARIANA NUNES . Obtenção de funções de calibração de reflectância em imagens fotográficas multiespectrais Vis/NIR por meio de espectrorradiometria. In: XVII Simposio Internacional SELPER, 2016, Puerto Iguazú. XVII Simposio Internacional SELPER, 2016.

  • Marcos Rafael Nanni ; CHICATI, M. S. ; CAMPOS, T. L. L. ; SOUZA, J. S. ; CRUSIOL, L. G. T. ; SILVA, GUILHERME FERNANDO CAPRISTO ; FURLANETTO, R. H. ; GASPAROTTO, A. C. ; GUALBERTO, ANDERSON ANTONIO DA SILVA ; CAMPOS, R. M. . Sensoriamento remoto aerotransportado hiperespectral no Brasil: uma nova realidade. In: XVII Simposio Internacional SELPER, 2016, Puerto Iguazú. XVII Simposio Internacional SELPER, 2016.

  • CRUSIOL, L. G. T. ; Marcos Rafael Nanni ; CAMPOS, T. L. L. ; SOUZA, J. S. ; FURLANETTO, R. H. ; SILVA, G. F. C. ; CHICATI, M. S. ; GUALBERTO, ANDERSON ANTONIO DA SILVA ; GASPAROTTO, A. C. ; CAMPOS, R. M. . Aeroimageamento hiperespectral nos Estados do Paraná e São Paulo - Brasil. In: XVII Simposio Internacional SELPER, 2016, Puerto Iguazú. XVII Simposio Internacional SELPER, 2016.

  • CAMPOS, T. L. L. ; Marcos Rafael Nanni ; SOUZA, J. S. ; CAMPOS, R. M. ; CRUSIOL, L. G. T. ; SILVA, GUILHERME FERNANDO CAPRISTO ; CHICATI, M. S. . Avaliação temporal da integridade de dados hiperespectrais do sensor aerotransportado AisaFENIX. In: XVII Simposio Internacional SELPER, 2016, Puerto Iguazú. XVII Simposio Internacional SELPER, 2016.

  • SOUZA, J. S. ; Marcos Rafael Nanni ; CAMPOS, T. L. L. ; CAMPOS, R. M. ; CRUSIOL, L. G. T. ; SILVA, G. F. C. ; FURLANETTO, R. H. . Comparação de sensores hiperespectrais terrestre e aéreo para estudo ambientais. In: XVII Simposio Internacional SELPER, 2016, Puerto Iguazú. XVII Simposio Internacional SELPER, 2016.

  • FURLANETTO, R. H. ; Marcos Rafael Nanni ; CRUSIOL, L. G. T. ; SILVA, GUILHERME FERNANDO CAPRISTO ; CAMPOS, T. L. L. ; SOUZA, J. S. ; CHICATI, M. S. ; GUALBERTO, ANDERSON ANTONIO DA SILVA ; GASPAROTTO, A. C. . Dados hiperespectrais do sensor Aisa na determinação de alvos ambientais por aerolevantamento. In: XVII Simposio Internacional SELPER, 2016, Puerto Iguazú. XVII Simposio Internacional SELPER, 2016.

  • CAMPOS, R. M. ; Marcos Rafael Nanni ; CAMPOS, J. B. ; CAMPOS, T. L. L. . ANÁLISE QUANTITATIVA E TEMPORAL DA ÁREA DE MATA CILIAR DE TRECHOS DA BACIA DO RIO IVAÍ ? PARANÁ - BRASIL. In: XVII Simposio Selper, 2016, Puerto Iguazú. XVII Simposio Selper, 2016.

  • SILVA, G. F. C. ; Marcos Rafael Nanni ; SILVA JR., C. A. ; CRUSIOL, L. G. T. ; FURLANETTO, R. H. ; FACCO, C. U. ; GASPAROTTO, A. C. . ESTÁGIOS FENOLÓGICOS DA CULTURA DO FEIJOEIRO AVALIADOS PELO COMPORTAMENTO ESPECTRAL. In: XVII Simposio Selper, 2016, Puerto Iguazú. XVII Simposio Selper, 2016.

  • SILVA, G. F. C. ; Marcos Rafael Nanni ; FACCO, C. U. ; SILVA JR., C. A. ; SOSSAI, A. C. . Detecção de déficit hídrico na cultura do feijão utilizando índice GNDVI. In: XVII Simposio Selper, 2016, Puerto Iguazú. XVII Simposio Selper, 2016.

  • SILVA JUNIOR, C. A. ; Marcos Rafael Nanni ; CEZAR, EVERSON ; LIMA, M. G. ; SILVA, G. F. C. ; MUHAMMAD, S. . CARACTERIZAÇÃO DE VARIEDADES DE SOJA POR MEIO DE SENSOR REMOTO NÃO-IMAGEADOR HIPERESPECTRAL. In: XVII Simposio Selper, 2016, Puerto Iguazú. XVII Simposio Selper, 2016.

  • CHICATI, M. L. ; NANNI, M. R. ; CHICATI, M. S. ; CEZAR, E. ; OLIVEIRA, R. B. . Aplicação de Sistema de Informação Geográfica para mapeamentos de agricultura de precisão na região oeste da Bahia. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 582-588.

  • GASPAROTTO, A. C. ; NANNI, M. R. ; SILVA JUNIOR, C. A. ; CEZAR, EVERSON ; ROMAGNOLI, F. ; SILVA, A. A. ; MIOTTO, L. S. ; CHICATI, M. S. . Avaliação do NDVI obtido por imagens digitais e espectroradiometria na diferenciação. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 2411-2418.

  • CEZAR, EVERSON ; NANNI, M. R. ; SILVA JUNIOR, C. A. ; Oliveira, Roney Berti ; CHICATI, M.L. ; GASPAROTTO, A. C. ; SILVA, A. A. ; ROMAGNOLI, F. . Avaliação do potencial da espectrorradiometria difusa na estimativa de atributos físicos de solos da região noroeste Paranaense. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 965-975.

  • Oliveira, Roney Berti ; NANNI, M. R. ; CHICATI, M.L. ; CEZAR, EVERSON ; SILVA JUNIOR, C. A. ; SILVA, A. A. . Avaliação do tamanho da malha de amostragem de Solo em áreas de plantio de cana-de-açúcar no Noroeste do estado do Paraná. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 714-720.

  • GASPAROTTO, A. C. ; NANNI, M. R. ; SILVA JUNIOR, C. A. ; SILVA, A. A. ; ROMAGNOLI, F. ; CEZAR, E. ; CAMPOS, R. M. ; CHICATI, M. S. . Calibração de câmera fotográfica digital para uso em sensoriamento remoto. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 2365-2370.

  • CHICATI, M.L. ; NANNI, M. R. ; CHICATI, M. S. ; CEZAR, E. ; OLIVEIRA, R. B. ; BRANDELERO, W. R. . Comparação de método convencional de medida de densidade de solos e metodologia baseada em sensor de penetração no solo (GPR). In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 589-594.

  • SILVA JUNIOR, C. A. ; NANNI, M. R. ; GASPAROTTO, A. C. ; ROMAGNOLI, F. ; CEZAR, E. ; SILVA, A. A. ; CAMPOS, R. M. ; SILVA, G. F. C. . Comparação entre áreas de soja obtidas por imagens TM/Landsat-5 e MODIS/Terra. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 2582-2588.

  • SILVA, A. A. ; NANNI, M. R. ; SILVA JUNIOR, C. A. ; ROMAGNOLI, F. ; GASPAROTTO, A. C. ; CAMPOS, R. M. ; OLIVEIRA, R. B. ; CEZAR, E. . Comparação entre mapas altimétricos gerados a partir do sistema AsterDEM e Foto-estéreo restituição analógica. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 2178-2181.

  • NANNI, M. R. ; DEMATTÊ, J. A. M. ; SILVA JUNIOR, C. A. ; ROMAGNOLI, F. ; SILVA, A. A. ; CEZAR, E. ; GASPAROTTO, A. C. ; CAMPOS, R. M. ; CHICATI, M. L. ; CHICATI, M. S. ; OLIVEIRA, R. B. . Comparação entre mapas de solos obtidos por métodos tradicionais e por sensores remotos orbital e terrestre. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 5400-5407.

  • GASPAROTTO, A. C. ; NANNI, M. R. ; MIOTTO, L. S. ; GUIRADO, G. C. ; SILVA JUNIOR, C. A. ; SILVA, A. A. ; CEZAR, E. ; ROMAGNOLI, F. . Comportamento espectral de milho submetido a diferentes doses de nitrogênio. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 2371-2378.

  • SILVA JUNIOR, C. A. ; NANNI, M. R. ; GASPAROTTO, A. C. ; SILVA, A. A. ; ROMAGNOLI, F. ; CEZAR, E. ; SILVA, G. F. C. ; CAMPOS, R. M. . Conversão do uso e ocupação do solo no noroeste da Amazônia. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 2559-2566.

  • GASPAROTTO, A. C. ; NANNI, M. R. ; GUIRADO, G. C. ; ROMAGNOLI, F. ; SILVA JUNIOR, C. A. ; SILVA, A. A. ; CEZAR, E. ; CAMPOS, R. M. . Diferentes doses de nitrogênio na cultura do milho e sua relação com GNDVI. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 2395-2402.

  • CEZAR, E. ; NANNI, M. R. ; CHICATI, M. L. ; SILVA JUNIOR, C. A. ; CHICATI, M. S. ; ROMAGNOLI, F. . Discriminação de solos da região noroeste paranaense por meio de resposta espectral. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 957-964.

  • SILVA, A. A. ; NANNI, M. R. ; SILVA JUNIOR, C. A. ; ROMAGNOLI, F. ; GASPAROTTO, A. C. ; CAMPOS, R. M. ; OLIVEIRA, R. B. ; CEZAR, E. . Distribuição espacial de atributos químicos do solo em áreas canavieiras. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 2190-2197.

  • CEZAR, E. ; NANNI, M. R. ; SILVA JUNIOR, C. A. ; OLIVEIRA, R. B. ; GASPAROTTO, A. C. ; CHICATI, M. L. ; SILVA, A. A. ; ROMAGNOLI, F. . Espectrorradiometria difusa: potencial e limitações na determinação de matéria orgânica e ferro total em solos transicionais. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 973-980.

  • SILVA JUNIOR, C. A. ; CARVALHO, L. A. ; NOVACK, E. ; NANNI, M. R. ; SILVA, G. F. C. . Implicação da redução do número de amostras de densidade do solo na análise geoestatística em área canavieira. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 2907-2912.

  • SILVA JUNIOR, C. A. ; NANNI, M. R. ; CEZAR, E. ; GASPAROTTO, A. C. ; SILVA, A. A. ; SILVA, G. F. C. ; ROMAGNOLI, F. ; CAMPOS, R. M. . Índices de vegetação e análise orientada em geo-objeto na identificação de áreas de soja. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 2597-2604.

  • ROMAGNOLI, F. ; NANNI, M. R. ; GASPAROTTO, A. C. ; SILVA JUNIOR, C. A. ; CEZAR, E. ; SILVA, A. A. ; CHICATI, M. S. . Predição do carbono do solo por meio de analise multivariada e sensoriamento remoto. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 1169-1175.

  • SILVA JUNIOR, C. A. ; NANNI, M. R. ; CEZAR, E. ; GASPAROTTO, A. C. ; ROMAGNOLI, F. ; SILVA, G. F. C. ; SILVA, A. A. ; OLIVEIRA, R. B. . Rede neural artificial (perceptron) aliada a índices de vegetação na estimativa de áreas com plantas de soja. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 2613-2620.

  • ROMAGNOLI, F. ; NANNI, M. R. ; SILVA JUNIOR, C. A. ; GASPAROTTO, A. C. ; SILVA, A. A. ; CHICATI, M. S. ; CEZAR, E. . Utilização de análise multivariada plsr e espectroscopia vis_nir na predição de atributos físicos do solo. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 1153-1160.

  • GASPAROTTO, A. C. ; NANNI, M. R. ; SILVA, A. A. ; SILVA JUNIOR, C. A. ; CEZAR, E. ; ROMAGNOLI, F. ; CAMPOS, R. M. ; CHICATI, M. S. . Utilização do índice de vegetação RNIR nas diferentes doses de nitrogênio em cultura agrícola. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 2435-2442.

  • ROMAGNOLI, F. ; NANNI, M. R. ; SILVA, A. A. ; SILVA JUNIOR, C. A. ; GASPAROTTO, A. C. ; CEZAR, E. ; CAMPOS, R. M. ; CHICATI, M. S. . Utilização do sensoriamento remoto e da técnica quimiométrica PLSR na predição de atributos mineralógicos da região Noeroeste do Estado do Paraná. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2015, João Pessoa-PB. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2015. v. 1. p. 4436-4441.

  • FIORIO, Peterson Ricardo ; MARTINS, J. A. ; DEMATTÊ, J. A. M. ; BOSQUILIA, R. W. D. ; Marcos Rafael Nanni . Doses de vinhaça como base para determinação de atributos de um Nitossolo por meio de sensoriamento remoto. In: XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2013, Foz do Iguaçú. Anais XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2013. v. 1. p. 9285-9292.

  • OLIVEIRA, Roney Berti de ; Marcos Rafael Nanni ; CHICATI, M. L. ; Cezar, Everson . Utilização de espectrorradiometria na discriminação de solos oriundos da intecessão Basalto/Arenito no Noroeste do Paraná. In: XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2013, Foz do Iguaçú. Anais XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2013. v. 1. p. 8988-8995.

  • ROMAGNOLI, F. ; Marcos Rafael Nanni ; NEIRO, E. S. ; OLIVEIRA, R. B. ; CHICATI, M. L. ; CEZAR, E. ; DEMATTÊ, J. A. M. . Utilização de Análise multivariada PLSR e espectroscopia Vis_NIR na predição de atributos físicos do solo. In: XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2013, Foz do Iguaçú. Anais XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2013. v. 1. p. 8877-8884.

  • ROMAGNOLI, F. ; Marcos Rafael Nanni ; NEIRO, E. S. ; OLIVEIRA, R. B. ; CHICATI, M. L. ; CEZAR, E. ; DEMATTÊ, J. A. M. . Predição do Carbono Orgânico do solo por meio do Sensoriamento Remoto e duas técnicas de Análise multivariada. In: XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2013, Foz do Iguaçú. Anais XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2013. v. 1. p. 8869-8876.

  • CHICATI, M. L. ; Marcos Rafael Nanni ; CEZAR, E. ; OLIVEIRA, R. B. ; DEMATTÊ, J. A. M. . Análise comparativa da determinação da ?linha do solo? em área de várzea nos níveis orbital e laboratorial. In: XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2013, Foz do Iguaçú. Anais XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2013. v. 1. p. 9271-9276.

  • CHICATI, M. L. ; Marcos Rafael Nanni ; OLIVEIRA, R. B. ; CEZAR, E. ; DEMATTÊ, J. A. M. . Comparação de métodos estatísticos para avaliação espectral de atributos de solo. In: XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2013, Foz do Iguaçú. Anais XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2013. v. 1. p. 9277-9284.

  • NEIRO, E. S. ; Marcos Rafael Nanni ; ROMAGNOLI, F. ; CAMPOS, R. M. ; CEZAR, E. ; CHICATI, M. L. ; OLIVEIRA, R. B. . Análise de cor de para discriminação de seis variedades de cana-de-açúcar em quatro épocas de colheita no ano. In: XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2013, Foz do Iguaçú. Anais XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2013. v. 1. p. 274-281.

  • NANNI, M. R. ; CEZAR, E. ; OLIVEIRA, R. B. ; CHICATI, M. L. ; NEIRO, E. S. ; SILVA JR., C. A. . Quantificação dos teores de areia e argila por meio de sua energia refletida. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013. v. 1. p. 1-4.

  • NANNI, M. R. ; CEZAR, E. ; CHICATI, M. L. ; OLIVEIRA, R. B. ; NEIRO, E. S. ; SILVA JR., C. A. . Estimativa de atributos do solo por meio de espectrorradiometria difusa. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013. v. 1. p. 762-766.

  • Chicati, Marcelo Luiz ; Marcos Rafael Nanni ; Cezar, Everson ; Oliveira, Roney Berti ; ROMAGNOLI, F. ; NEIRO, E. S. . Classificação de solos de várzea por meio de equações discriminantes obtidas com a utilização de dados de sensoriamento remoto espectral. In: XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2011, Curitiba. Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2011. v. 1. p. 9211-9218.

  • CHICATI, MARCELO LUIZ ; Marcos R. Nanni ; CEZAR, Everson ; OLIVEIRA, Roney Berti de ; ROMAGNOLI, F. ; NEIRO, E. S. . Comparação de mapeamentos de solos de várzea por metodologias convencional e espectral. In: XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2011, Curitiba. Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2011. v. 1. p. 2415-2421.

  • CEZAR, Everson ; Marcos R. Nanni ; Chicati, Marcelo Luiz ; Oliveira, Roney Berti . Emprego de técnicas geofísicas no estudo de solos e sua correlação com métodos laboratoriais. In: XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2011, Curitiba. Anais XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. v. 1. p. 9112-9119.

  • CHICATI, M. L. ; NANNI, M. R. ; CEZAR, E. ; GROFF, E. C. . Uso de sensoriamento remoto no estudo da planície de inundação na margem esquerda do Rio Paraná. In: XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009, Natal. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE/SELPER, 2009. v. 1. p. 1-5.

  • CEZAR, E. ; CHICATI, M. L. ; FABRO, F. D. ; HATA, F. T. ; NANNI, M. R. . Uso de GPR na avaliação de atributos de solo em área sob plantio de cana-de-açúcar. In: XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009, Natal. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE/SELPER, 2009. v. 1. p. 1-5.

  • HATA, F. T. ; CEZAR, E. ; CHICATI, M. L. ; FABRO, F. D. ; NANNI, M. R. . Discriminação de unidades de paisagem para levantamentos de solo por meio de spectrorradiometria difusa. In: XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009, Natal. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE/SELPER, 2009. v. 1. p. 1-5.

  • CHICATI, M. L. ; NANNI, M. R. ; CEZAR, E. ; FABRO, F. D. . Implantação de banco de dados georreferenciados no gerenciamento de áreas úmidas. In: 2º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, 2009, Corumbá. Anais do 2º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal. São José dos Campos: Embrapa Informática Agropecuária/INPE, 2009. v. 1. p. 107-1141.

  • CHICATI, M. L. ; NANNI, M. R. ; CEZAR, E. ; FABRO, F. D. . Aplicação de sensoriamento remoto no estudo de áreas alagáveis na região de Querência do Norte. In: 2º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, 2009, Corumbá. Anais do 2º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal. São José dos Campos: Embrapa Informática Agropecuária/INPE, 2009. v. 1. p. 756-764.

  • CHICATI, M. L. ; NANNI, M. R. ; CEZAR, E. ; FABRO, F. D. . Avaliação da susceptibilidade de áreas de cultivo de arroz irrigado do Paraná a enchentes sazonais. In: VI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2009, Porto Alegre. Anais do VI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. Porto Alegre: SOSBAI, 2009. v. 1. p. 1-4.

  • NANNI, M. R. ; CHICATI, M. L. ; CEZAR, E. ; FABRO, F. D. . Determinação dos índices de contaminantes presentes nas águas de irrigação de arroz em Querência do Norte/PR. In: VI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2009, Porto Alegre. Anais do VI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. Porto Alegre: SOSBAI, 2009. v. 1. p. 1-4.

  • NANNI, M. R. ; CHICATI, M. L. ; CEZAR, E. ; FABRO, F. D. . Avaliação da qualidade físico-química e bacteriológica da água de consumo humano, animal e irrigação de arroz para Querência do Norte/PR. In: VI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2009, Porto Alegre. Anais do VI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. Porto Alegre: SOSBAI, 2009. v. 1. p. 1-4.

  • CEZAR, E. ; NANNI, M. R. ; CHICATI, M. L. . Comparação de três levantamentos de solos independentes por meio de sistema de informações geográficas. In: XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007, Florianópolis. Anais XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2007. v. 1. p. 119-124.

  • GENÚ, A. M. ; DEMATTÊ, J. A. M. ; NANNI, M. R. ; BORTOLETTO, M. A. M. ; RIZZO, R. . Caracterização e comparação do comportamento espectral de atributos do solo obtidos por sensor orbital (ASTER e TM-Landsat) e terrestre (IRIS). In: XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007, Florianópolis. Anais XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2007. v. 1. p. 205-212.

  • OLIVEIRA, Roney Berti de ; NANNI, M. R. ; CHICATI, M. L. . Distribuição espacial de alguns atributos dos solos e caracterização da paisagem em uma porção do município de Lobato ? PR. In: XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007, Florianópolis. Anais XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2007. v. 1. p. 313-320.

  • NANNI, M. R. ; GROFF, E. C. ; CHICATI, M. L. . Utilização de imagens de satélite na estimativa de produtividade em áreas de soja. In: XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007, Florianópolis. Anais XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2007. v. 1. p. 985-992.

  • GENÚ, A. M. ; ROBERTS, D. A. ; DEMATTÊ, J. A. M. ; NANNI, M. R. ; SOUZA JUNIOR, J. G. ; LIMA, K. N. S. . Mapping Soil Attributes Content Using Multiple Endmember Spectral Mixture Analysis. In: International Geoscience Remote Sensing Simposium, 2006, Denver, CO. 2006 IEEE International Geoscience And Remote Sensing Symposium & 27th Canadian Symposium on Remote Sensing. New Jersey: Geoscience and Remote Sensing Society, 2006. v. 1. p. 1-1.

  • NANNI, M. R. ; DEMATTÊ, J. A. M. ; FIORIO, Peterson Ricardo . Resposta espectral na análise discriminante dos solos. In: XII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 2005, Goiania. Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR). São José dos Campos: INPE, 2005. v. 12. p. 407-414.

  • FIORIO, Peterson Ricardo ; DEMATTÊ, J. A. M. ; NANNI, M. R. ; FORMAGGIO, A. R. ; EPIPHANNIO, J. C. N. . Equações discriminantes para solos, utilizando variáveis espectrais. In: XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), 2005, Goiania. Anais do XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2005. v. 12. p. 111-118.

  • MOTA, L. T. ; TOMASINO, K. ; NANNI, M. R. ; NOELLI, F. S. . Monumentos arqueológicos na Serra do Cadeado no Paraná. In: XIII Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira, 2005, Campo Grande. Anais do XIII Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira. Campo Grande: Sociedade de Arqueologia Brasileira, 2005. v. 1. p. 591.

  • COSTA FILHO, L. V. ; CAMPOS, J. B. ; NANNI, M. R. . Relação solo x planta na determinação de espécies para recuperação de áreas degradadas ? estação ecológica do caiuá - Paraná ? Brasil. In: Congresso Latino Americano de recuperação de áreas degradadas, 2005, Curitiba. Anais do Congresso Latino Americano de recuperação de áreas degradadas. Curitiba: SOBRADE, 2005. v. 1.

  • NANNI, M. R. ; DEMATTÊ, J. A. M. ; FIORIO, Peterson Ricardo . Equações discriminantes de solos utilizando-se características espectrais orbitais. In: XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), 2005, Goiania. Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE, 2005. v. 12. p. 119-126.

  • MOURA, L. P. P. ; NOGUEIRA-COUTO, Regina Helena ; BETT, Vanderlei ; FRANCO, Selma Lucy ; SILVA, A. A. ; RAMOS, F.L. ; ALVAREZ, Roberto ; NANNI, M. R. . Desenvolvimento de colméias de Apis mellifera africanizada e a produção de própolis, total e por partes da caixa, submetidas a avaliação por meio de quatro técnicas de coleta em quatro períodos do ano. In: ZOOTEC2004, 2004, Brasília-DF. Anais do ZOOTEC2004. Presidente Prudente: Faculdades UPIS, 2004. v. 1. p. CD-ROM.

  • FIORIO, Peterson Ricardo ; DEMATTÊ, J. A. M. ; NANNI, M. R. ; GENÚ, A. M. . Regressões lineares múltiplas utilizando-se dados espectrais obtidos por sensores em laboratório e orbital na estimativa de atributos do solo.. In: XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2003, Belo Horizonte. Anais do XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE/SELPER, 2003. v. 1. p. 85-92.

  • FIORIO, Peterson Ricardo ; DEMATTÊ, J. A. M. ; FORMAGGIO, A. R. ; NANNI, M. R. . Estimativa de aributos dos solos usando dados espectrais obtidos por sensores em laboratório e em satélites.. In: XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2003, Belo Horizonte. Anais do XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE/SELPER, 2003. v. 1. p. 2335-2342.

  • COMUNELLO, É. ; ROCHA, Paulo Cesar ; NANNI, M. R. . Dinâmica de inundaçzao de áreas sazonalmente alagáveis na planície aluvial do alto rio Paraná: estudo preliminar.. In: XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2003, Belo Horizonte. Anais do XI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE/SELPER, 2003. v. 1. p. 2459-2466.

  • NOELLI, F. S. ; MOTA, L. T. ; NANNI, M. R. ; LAVADO, Margarida Cardozo ; de OLIVEIRA, E. R. ; PANEK JÚNIOR, C. A. ; SIMÃO, A. P. ; CASTILHO, Washington . Reconhecimento arqueológico do médio/baixo vale do rio Pirapó no município de Lobato Pr.. In: VIII Encontro Regional da ANPUH-PR, 2002, Curitiba. Anais do VIII Encontro Regional da ANPUH-PR. Curitiba: Associação Nacional de História, 2002. v. 1. p. 306-314.

  • NOELLI, F. S. ; MOTA, L. T. ; NANNI, M. R. ; LAVADO, Margarida Cardozo ; de OLIVEIRA, E. R. ; PANEK JÚNIOR, C. A. ; SIMÃO, A. P. ; MARQUES, A. J. ; da SILVA, J. B. . Pesquisas arqueológicas na região noroeste do Paraná, entre os rios Paranapanema e Ivaí. In: VIII Encontro Regional da ANPUH-PR, 2002, Curitiba. Anais do VIII Encontro Regional da ANPUH-PR. Marília: Associação Nacional de História, 2002. v. 1. p. 291-300.

  • FIORIO, Peterson Ricardo ; DEMATTÊ, J. A. M. ; NANNI, M. R. . Dados radiométricos obtidos nos níveis laboratório, campo e orbital na discriminação de solos desenvolvidos numa toposequência. In: X SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 2001, FOZ DO IGUAÇÚ. ANAIS DO X SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO. SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: INPE/SELPER, 2001. v. 1.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; CAMARGO, W. P. ; FIORIO, Peterson Ricardo ; NANNI, M. R. . Diferentes produtos do sensoriamento remoto como auxílio no mapeamento de solos. In: X SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 2001, Foz do Iguaçú. Anais do X SimpósioBrasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE/SELPER, 2001. v. 1.

  • NANNI, M. R. ; DEMATTÊ, J. A. M. . Spectral characterization of two soils developed from basalt as evaluted by terrestrial and orbital sensor. In: X SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 2001, Foz do Iguaçú. Anais do X Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: INPE/SELPER, 2001. v. 1.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; NANNI, M. R. . Chemical alterarions of a soil promoted by the application of agriculture products as assessed by spectral reflectance. In: Third International conference on Geospatial Information in Agriculture and Forestry, 2001, Denver, Colorado. Proceesings of the Third International conference on Geospatial Information in Agriculture and Forestry. Ann Arbor, MI: Veridian, 2001. v. 1.

  • NANNI, M. R. ; DEMATTÊ, J. A. M. . Is it possible to estimate physical-chemical soil attributes by using laboratory and orbital sensors. In: Third International conference on Geospatial Information in Agriculture and Forestry, 2001, Denver, Colorado. Proceedings of the Third International conference on Geospatial Information in Agriculture and Forestry. Ann Arbor, MI: Veridian, 2001. v. 1.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; GAMA, M. A. P. ; ARAÚJO, J. C. ; NANNI, M. R. ; FIORIO, Peterson Ricardo ; COOPER, M. . Use of remote sensing to detect soil chemical alterations promoted by the application of agroindustrial residues. In: Third International conference on Geospatial Information in Agriculture and Forestry, 2001, Denver, Colorado. Proceedings of the Third International conference on Geospatial Information in Agriculture and Forestry. Ann Arbor, MI: Veridian, 2001. v. 1.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; M FILHO, J. F. ; SANTOS, W. C. ; da SILVA, Á. P. ; NANNI, M. R. . Soil compaction as evaluated by spectral reflectance. In: Third International conference on Geospatial Information in Agriculture and Forestry, 2001, Denver, Colorado. Proceedings of the Third International conference on Geospatial Information in Agriculture and Forestry. Ann Arbor, MI: Veridian, 2001. v. 1.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; FERREIRA JÚNIOR, L. G. ; ALVES, M. C. ; NANNI, M. R. ; CERRI, C. E. . Evaluation of tropical soils through ground and orbital sensor. In: II INTERNATIONAL ON GEOSPATIAL INFORMATION IN AGRICULTURE AND FORESTRY CONFEENCE, 2000, FLÓRIDA. II INTERNATIONAL ON GEOSPATIAL INFORMATION IN AGRICULTURE AND FORESTRY CONFEENCE. Ann Arbor: ERIM-International, 2000.

  • ZERMIANNI, M. J. ; NANNI, M. R. ; COMUNELLO, É. ; DEMATTÊ, J. A. M. . Analysis of the ocupation and land use in medium terrace of the Paraná river - Brazil by GIS and remote sensing. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON APPLIED GEOLOGIC REMOTE SENSING, 1999, Vancouver. THIRTHENN INTERNATIONAL CONFERENCE ON APPLIED GEOLOGIC REMOTE SENSING. Ann Arbor: ERIM, 1999. v. II. p. 161-167.

  • NANNI, M. R. ; NANNI, E. L. ; COMUNELLO, É. ; DEMATTÊ, J. A. M. . Software implementation for conversion, edition and production of numerical models for GIS. In: THIRTEENTH INTERNATIONAL CONFERENCE ON APPLIED GEOLOGIC REMOTE SENSING, 1999, VANCOUVER. THIRTEENTH INTERNATIONAL CONFERENCE ON APPLIED GEOLOGIC REMOTE SENSING. Ann Arbor: ERIM INTERNATIONAL, INC.. v. II. p. 345-352.

  • ZERMIANNI, M. J. ; NANNI, M. R. ; COMUNELLO, É. ; DEMATTÊ, J. A. M. . Avaliação das mudanças ambientais ocorridas entre 1963 e 1996 no terraço médio do rio Paraná por meio de SIG e sensoriamento remoto. In: XIV Congresso Latinoamericano de la ciencia del suelo, 1999, Temuco. CLACS 99. Temuco: Univerdidad de la Frontera, 1999. v. 1.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; FIORIO, Peterson Ricardo ; NANNI, M. R. ; LEITE, A. T. A. B. ; CAMPOS, Rogério Costa . Intensidade do uso da terra na fazenda Santa Rita no Município de Piracicaba - SP. In: Simpósio de Iniciação Científica - USP, 1998, Piracicaba. VI Simpósio de Iniciação cienífica - USP. São Paulo: EDUSP, 1998. v. 1. p. 515-515.

  • NANNI, M. R. ; NANNI, E. L. . Geração de grades regurales no SGI pela imporação de dados produzidos por softwares construídos em linguagem C.. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 1998, Santos. IX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento remoto. São José dos Campos: SELPER/INPE, 1998. v. 1.

  • NANNI, M. R. ; ROCHA, H. O. . Geração de polígonos guias para delimitação de unidades de paisagem em imagens orbitais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 1998, Santos. IX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: SELPER/INPE, 1998. v. 1.

  • NANNI, M. R. ; ROCHA, H. O. . Integração da tecnologia de geoprocessamento, sensoriamento remoto e análise multivariada na delimitação de unidades fisiográficas para mapeamentos pedológicos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 1998, Santos. IX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: SELPER/INPE, 1998. v. 1.

  • NANNI, M. R. ; ARANTES, P. A. Z. ; CASTRO, L. L. ; KASHIWAQUI, M. M. ; KAGEYAMA JÚNIOR, J. ; SUZUKI, F. F. . Levantamento pedológico semidetalhado de duas áreas de assentamento do município de Mangueirinha - PR. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1997, Rio de Janeiro. XXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Rio de Janeiro: SBCS, 1997. v. 1.

  • FRANCA, V. ; SOUZA FILHO, E. E. ; NANNI, M. R. . Análise das interações hidrodinâmicas no arquipélago fluvial e planície de inundação na sub-bacia hidrográfica do alto Paraná, através do sensoriamento remoto e geoprocessamento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 1996, Salvador. XXXIX Congresso Brasileiro de Geologia - Geologia e Sociedade. Salvador: SBG/Núcleo Bahia Sergipe, 1996. v. 1. p. 93-96.

  • NANNI, M. R. . Implantação do sistema IDRISI no laboratório integrado de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento na Universidade Estadual de Maringá. In: I SIMPÓSIO DE USUÁRIOS IDRISI, 1996, Campinas. I SIDIRS. Campinas: UNICAMP/FEAGRI, 1996. v. 1. p. 25-27.

  • JACOBS, G. A. ; MAXIMIANO, G. A. ; NANNI, M. R. . Environmnetal planning of watershed to use techniques of remote sensing. In: RESOURCE AND ENVIRONMENTAL MONITORING, 1994, RIO DE JANEIRO. VII SYMPOSIUM OF RESOURCE AND ENVIRONMENTAL MONITORING. SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS, 1994. v. 30. p. 258-263.

  • ROCHA, H. O. ; CARRILHO, P. F. ; ROCHA, C. H. ; NANNI, M. R. . Aplicação da metodologia SOTER para levantamento semidetalhado de solos (1:50000) na região de Quero-Quero no município de Palmeria - PR. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 1993, Curitiba. VII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO. São José dos Campos: SELPER/INPE, 1993. v. 2. p. 304-311.

  • NANNI, M. R. ; CEZAR, EVERSON ; CHICATI, M. L. ; NEIRO, E. S. ; SILVA JR., C. A. . Quantificação dos teores de areia e argila por meio de sua energia refletida. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis-SC. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solos, 2013. v. 1. p. 751-758.

  • NANNI, M. R. ; CEZAR, EVERSON ; CHICATI, M. L. ; OLIVEIRA, R. B. ; NEIRO, E. S. ; SILVA JR., C. A. . Estimativa de atributos do solo por meio de espectrorradiometria difusa. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis - SC. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solos, 2013. v. 1. p. 762-765.

  • SILVA JR., C. A. ; NANNI, M. R. ; CEZAR, EVERSON ; NEIRO, E. S. ; ROMAGNOLI, F. ; SILVA, A. A. . Comparison between areas of soybean obtained through the TM/LANDSAT and MODIS/TERRA. In: Latin American Remote Sensing Week, 2013, Santiago - Chile. Anales del Latin American Remote Sensing Week, 2013. v. 1. p. 1-5.

  • SILVA JR., C. A. ; NANNI, M. R. ; NEIRO, E. S. ; CEZAR, EVERSON ; ROMAGNOLI, F. . Indices of vegetation in Geographic-Object-Based Image Analysis in identification of areas for soybean. In: LARS: Latin American Remote Sensing Week, 2013, Santiago. Anales del Latin American Remote Sensing Week, 2013. v. 1. p. 5-10.

  • CEZAR, EVERSON ; NANNI, M. R. ; SILVA JR., C. A. ; OLIVEIRA, R. B. ; NEIRO, E. S. ; SILVA, A. A. ; ROMAGNOLI, F. . Discrimination between soils through spectral response. In: LARS: Latin American Remote Sensing Week, 2013, Santiago. ISPRS Conference, 2013.

  • CEZAR, EVERSON ; NANNI, M. R. ; CHICATI, M. L. ; OLIVEIRA, R. B. ; NEIRO, E. S. ; SILVA, A. A. ; ROMAGNOLI, F. . Use of spectral data for estimating the relationship between iron oxides and their reflectances. In: LARS: Latin American Remote Sensing Week, 2013, Santiago. ISPRS Conference, 2013.

  • NEIRO, E. S. ; NANNI, M. R. ; ROMAGNOLI, F. ; CAMPOS, R. M. ; SILVA JR., C. A. ; Cezar, Everson . Color analysis for discrimination of six varieties of sugarcane in four harvesting times in the year and its relationship with productivity. In: LARS: Latin American Remote Sensing Week, 2013, Santiago. ISPRS Conference, 2013.

  • ROMAGNOLI, F. ; NANNI, M. R. ; NEIRO, E. S. ; SILVA JR., C. A. ; SILVA, A. A. ; CEZAR, EVERSON . Use of multivariate analysis and spectroscopy PLSR VIS_NIR in predicting physical attributes of soil. In: LARS: Latin American Remote Sensing Week, 2013, Santiago. ISPRS Conference, 2013.

  • ROMAGNOLI, F. ; NANNI, M. R. ; NEIRO, E. S. ; SILVA JR., C. A. ; SILVA, A. A. ; CEZAR, EVERSON . Prediction of soil organic carbon by means of remote sensing and two multivariate analysis techniques. In: LARS: Latin American Remote Sensing Week, 2013, Santiago. ISPRS Conference, 2013.

  • SILVA JR., C. A. ; NANNI, M. R. ; ROMAGNOLI, F. ; GASPAROTTO, A. C. ; SILVA, A. A. ; CAMPOS, R. M. . Índices de vegetação e análise baseada em geo-objeto para identificação de áreas de soja. In: XXXI Ciclo de Debates Agronômicos de Maringá - X Mostra de Trabalhos Científicos em Agronomia - IX Encontro Paranaense de Estudos Agronômicos, 2013, Maringá. ANAIS DA X MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM AGRONOMIA, 2013.

  • SILVA JR., C. A. ; NANNI, M. R. ; ROMAGNOLI, F. ; GASPAROTTO, A. C. ; SILVA, A. A. ; CAMPOS, R. M. . Conversão do uso e cobertura da terra no noroeste da Amazônia por meio de sensoriamento remoto. In: XXXI Ciclo de Debates Agronômicos de Maringá - X Mostra de Trabalhos Científicos em Agronomia - IX Encontro Paranaense de Estudos Agronômicos, 2013, Maringá. ANAIS DA X MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM AGRONOMIA, 2013.

  • CEZAR, E. ; NANNI, M. R. . Comparação de três independentes levantamentos de solos por meio de sistema de informações geográficas. In: XV Encontro Anual de Iniciação Científica, 2006, Ponta Grossa. Anais do XV EAIC e VI EPUEPG. Ponta Grossa: Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2006. v. 1. p. 1-1.

  • NANNI, M. R. ; MASSARIOL, D. M. ; VASCONCELOS, E. S. ; OLIVEIRA, Roney Berti de ; BOMBARDA, F. J. . Caracterização e classificação dos solos presentes na reserva indígena T.I. Ivaí - PR.. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2005. v. 1. p. 880.

  • NANNI, M. R. ; MASSARIOL, D. M. ; CHICATI, M. L. ; OLIVEIRA, Roney Berti de ; BOMBARDA, F. J. . Aspectos geomorfológicos da terra indígena Ivaí.. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2005. v. 1. p. 216.

  • BOMBARDA, F. J. ; NANNI, M. R. ; OLIVEIRA, Roney Berti de ; SALVALAGIO JÚNIOR, I. . Uso e ocupação regional como fatores impactantes dos sistemas hidrológicos da terra indígena Ivaí.. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2005. v. 1. p. 573.

  • NANNI, M. R. ; CHICATI, M. L. ; OLIVEIRA, Roney Berti de ; MASSARIOL, D. M. . Distribuição espacial de alguns atributos dos solos e caracterização da paisagem em uma porção do município de Lobato - PR.. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2005. v. 1. p. 878.

  • NANNI, M. R. ; OLIVEIRA, Roney Berti de ; CHICATI, M. L. ; VASCONCELOS, E. S. ; BOMBARDA, F. J. ; SALVALAGIO JÚNIOR, I. . Avaliação da aptidão agrícola das terras da reserva indígena T.I. Ivaí - PR e propostas para o uso adequado.. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2005. v. 1.

  • JANJACOMO, Wagner de Proença ; NANNI, M. R. ; OLIVEIRA, Roney Berti de ; CHICATI, M. L. . Estabelecimento de um programa de manejo para culturas familiares indígenas por meio de um sistema de informações geográficas.. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa - MG.: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2005. v. 1. p. 1267.

  • NANNI, M. R. ; NEIRO, E. S. ; NUNES, E. S. ; COMUNELLO, É. ; DEMATTÊ, J. A. M. ; GONÇALVES, Maria Anita . Capacidade de uso das terras como subsídio para o zoneamento ecológico-econômico da apa das ilhas e várzeas do rio Paraná. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Preto. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Ribeirão Preto: SBCS/UNESP. v. 1.

  • ROQUE, Salete Aparecida Tondatto ; GONÇALVES, Maria Anita ; MUNIZ, A. S. ; NANNI, M. R. ; SENGIK, E. . Utilização de resíduo orgânico e efeito nas caracterísitcas do solo e produtividade do trigo. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Preto. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Ribeirão Preto: SBCS/UNESP. v. 1.

  • PICOLLOTO, A. M. ; KURITZA, D. ; MARIUCCI, V. V. G. ; BAESSO, M. L. ; MEDINA, A. N. ; BENTO, A. C. ; CEZAR, E. ; NANNI, M. R. . Thermophisics Characterization of Soil of Paraná State in Brazil. In: 18th Intenational Conference on Photoacustic and Phototermal Phenomena, 2015, Novi Sad. ICPPP18 Books of Abstract. Belgrado: University of Belgrade, 2015. v. 1. p. 152-152.

  • FAUSTINO, R. C. ; CHAVES, M. ; MOTA, L. T. ; NANNI, M. R. ; TOLEDO, M. J.O. ; ANGELIS NETO, Generoso . Intervenções pedagógicas em educação, saúde e meio ambiente realizadas junto aos grupos indígenas Kaingang de Ivái e Faxinal no Paraná. In: II Congresso Internacional de Saúde, 2007, Maringá. Atenção à saúde: realidade e perspectivas. Maringá: EDUEM, 2007. v. 1. p. 1-2.

  • BECKER, T. C. A. ; VEIT, R. T. ; NANNI, M. R. ; ARRAES, S. M. A. A. . Leishmaniose tegumentar americana na 15ª Regional de Saúde, Paraná: utilização de sensoriamento remoto para análise do tipo de vegetação e dos locais de ocorrência da doença. In: II Congresso Científico da Região Centro Ocidental do Paraná, 2007, Campo Mourão. Anais do II Congresso Científico da Região Centro Ocidental do Paraná. Campo Mourão, 2007. v. 1. p. 15-15.

  • VEIT, R. T. ; BECKER, T. C. A. ; NANNI, M. R. ; ARRAES, S. M. A. A. . Sensoriamento remoto como recurso para análise do tipo de vegetação e dos locais de ocorrência de Leishmaniose Tegumentar Americana em municípios da 15a regional de saúde, Paraná.. In: XXII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doenças de Chagas e X Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2006, Uberaba. Anais da Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e X Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Uberaba, 2006. v. 1. p. 87-87.

  • MARINI, M. T. ; MARTELLO, D. ; LONARDONI, M. V. C. ; NANNI, M. R. ; ARRAES, S. M. A. A. . Ocorrência de casos subclínicos após surto de leishmaniose teguementar americana em localidade endêmica do noroeste do Estado do Paraná. In: XXII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e X Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2006, Uberaba. Anais da Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e X Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Uberaba, 2006. v. 1. p. 87-88.

  • VEIT, R. T. ; BECKER, T. C. A. ; NANNI, M. R. ; ARRAES, S. M. A. A. . Correlação entre o tipo de vegetação e os locais de ocorrência de leishmaniose tegumentar americana em municípios da 15ª Regional de Saúde do Paraná. In: XV Encontro Anual de Iniciação Científica e VI Encontro de Pesquisa da UEPG, 2006, Ponta Grossa. Anais do XV Encontro Anual de Iniciação Científica e VI Encontro de Pesquisa da UEPG. Ponta Grossa: Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2006. v. 1. p. 1-1.

  • NANNI, M. R. ; JANJACOMO, Wagner de Proença . Implantação de um banco de dados georreferenciados para gerenciamento agrícola familiar em áreas indígenas. In: XIV Encontro Anual de Iniciação Científica, 2005, Guarapuava. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). Guarapuava: CNPq/Fundação Araucária, 2005. v. 1. p. 10-10.

  • OLIVEIRA, Roney Berti de ; NANNI, M. R. ; MASSARIOL, D. M. ; CHICATI, M. L. . Caracterização da paisagem e levantamento dos solos por meio da geoespacialização de seus atributos diagnósticos.. In: XIV Encontro Anual de Iniciação Científica, 2005, Guarapuava. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). Guarapuava: CNPq/Fundação Araucária, 2005. v. 1. p. 45-45.

  • SILVA, A. A. ; MOURA, L. P. P. ; NOGUEIRA-COUTO, Regina Helena ; BETT, Vanderlei ; FRANCO, Selma Lucy ; NANNI, M. R. . Produção de própolis da apis melífera africanizada avaliada em quatro técnicas de coleta e quatro períodos do ano. In: XIV Encontro Anual de Iniciação Científica, 2005, Guarapuava. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). Guarapuava: CNPq/Fundação Araucária, 2005. v. 1. p. 35-35.

  • COUTO, Regina ; BETT, Vanderlei ; NANNI, M. R. ; FRANCO, Selma ; RAMOS, F. ; ALVAREZ, Roberto . Performance of africanized workers bees, Apis mellifera, hives and propolis productivity, total and by parts of the box, evaluate by four techniques of production in four season of the year.. In: INTERNATIONAL APICULTURAL CONGRESS, 2003, Ljubljana. FINAL PROGRAMME AND BOOK OF ABSTRACTS. Ljubljana, Slovenia: Apimondia International Federation of Beekeeoers´Associations, 2003. v. 1. p. 746-746.

  • BETT, Vanderlei ; COUTO, Regina ; NANNI, M. R. ; FRANCO, Selma ; RAMOS, F. ; ALVAREZ, Roberto . Longevity of africanized workers bee of Apis mellifera in lagstroth hive submitted by four techniques of propolis collection during four season in a year.. In: XXXVIIITh APIMONDIA INTERNATIONAL APICULTURAL CONGRESS, 2003, Ljubljana. FINAL PROGRAMME and BOOK OF ABSTRACTS. Ljubljana, Slovenia: Apimondia International Federation os Beekeepers´Associations, 2003. v. 1. p. 748-748.

  • COLDEBELLA FILHO, D. ; NANNI, M. R. . Comparação entre dados vetoriais e matriciais na composição de um banco de dados para estudo ambiental. In: XII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003, Foz do Iguaçú. Anais do XII Encontro Anual de Iniciação Científica. Cascavel: UNIOESTE, 2003. v. 1.

  • NOELLI, F. S. ; MOTA, L. T. ; NANNI, M. R. ; LAVADO, Margarida Cardozo ; de OLIVEIRA, E. R. ; PANEK JÚNIOR, C. A. ; SIMÃO, A. P. . Mapa arqueológico da APA federal do noroeste do Paraná. In: VII Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia, 2002, Maringá. Anais do VII Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia. Maringá: Departamento de Geografia - UEM, 2002. v. 1. p. 204-205.

  • NOELLI, F. S. ; MOTA, L. T. ; NANNI, M. R. ; SIMÃO, A. P. ; PANEK JÚNIOR, C. A. ; LAVADO, Margarida Cardozo ; de OLIVEIRA, E. R. ; NOVAK, É. . Mapa arqueológico do município de Lobato, Paraná. In: VII Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia, 2002, Maringá. Anais do VII Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia. Maringá: Departamento de Geografia - UEM, 2002. v. 1. p. 206-207.

  • NOELLI, F. S. ; MOTA, L. T. ; NANNI, M. R. ; LAVADO, Margarida Cardozo ; OLIVEIRA, J. A. ; PANEK JÚNIOR, C. A. ; SIMÃO, A. P. . O mapa arqueológico da Área de Proteção Ambiental (APA) Federal do Noroeste do Paraná. In: VIII Seminário de Pesquisa em História. História, Acervos e Fontes, 2002, Maringá. Cadernos de resumos do VIII Seminário de Pesquisa em História. História, Acervos e Fontes. Maringá: Departamento de História/UEM/Anima, 2002. v. 1. p. 29-29.

  • MORELLI, A. J. ; MOTA, L. T. ; NOELLI, F. S. ; NANNI, M. R. ; SIMÃO, A. P. ; OLIVEIRA, J. A. ; PANEK JÚNIOR, C. A. ; JERÔNIMO, F. . O mapa de sítios arqueológicos encontrados nas vilas rurais do médio rio Ivaí. In: VII Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia, 2002, Maringá. Anais doVII Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia. Maringá: Departamento de Geografia - UEM, 2002. v. 1. p. 200-201.

  • NOELLI, F. S. ; MORELLI, A. J. ; MOTA, L. T. ; NANNI, M. R. ; JERÔNIMO, F. ; OLIVEIRA, J. A. ; SIMÃO, A. P. ; PANEK JÚNIOR, C. A. . Os moradores das vilas rurais do médio Ivaí e sua relação com o patrimônio arqueológico. In: VIII Seminário de Pesquisa em História. História, Acervos e Fontes, 2002, Maringá. Cadernos do VIII Seminário de Pesquisa em História. História, Acervos e Fontes. Maringá: Departamento de História/UEM/Anima, 2002. v. 1. p. 28-29.

  • NOELLI, F. S. ; MOTA, L. T. ; NANNI, M. R. ; PANEK JÚNIOR, C. A. ; SIMÃO, A. P. ; NOVAK, É. ; de OLIVEIRA, E. R. . Pesquisa arqueológica no município de Lobato, Paraná: resultados preliminares. In: VIII Encontro regional de História da ANPUH-PR, 2002, Curitiba. Programas e resumos do VIII Encontro regional de História da ANPUH-PR. Curitiba: ANPUH-PR/Aos Quatro Ventos, 2002. v. 1. p. 73-73.

  • MOTA, L. T. ; NOELLI, F. S. ; NANNI, M. R. ; LAVADO, Margarida Cardozo ; de OLIVEIRA, E. R. ; PANEK JÚNIOR, C. A. ; SIMÃO, A. P. . Pesquisas arqueológicas e a ocupação humana na área de Porto Rico, Paraná. In: VII Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia, 2002, Maringá. Anais do VII Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia. Maringá: Departamento de Geografia - UEM, 2002. v. 1. p. 134-135.

  • MOTA, L. T. ; NANNI, M. R. ; NOELLI, F. S. ; de OLIVEIRA, E. R. ; SIMÃO, A. P. ; PANEK JÚNIOR, C. A. ; LAVADO, Margarida Cardozo ; NOVAK, É. . Primeira etapa de reconhecimento arqueológico do médio-baixo vale do rio Pirapó, Paraná. In: VII Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia, 2002, Maringá. Anais do VII Encontro Paranaense de Estudantes de Geografia. Maringá: Departamento de Geografia - UEM, 2002. v. 1. p. 95-95.

  • NOELLI, F. S. ; MOTA, L. T. ; NANNI, M. R. ; SIMÃO, A. P. ; LAVADO, Margarida Cardozo ; NOVAK, É. ; de OLIVEIRA, E. R. ; PANEK JÚNIOR, C. A. . Primeiros resultados da pesquisa arqueológica no município de Lobato, Paraná. In: VIII Seminário de Pesquisa em História. História, Acervos e Fontes, 2002, Maringá. Cadernos de resumos do VIII Seminário de Pesquisa em História. História, Acervos e Fontes. Maringá: Departamento de História/UEM/Anima, 2002. v. 1. p. 31-31.

  • NANNI, M. R. ; NEIRO, E. S. ; NUNES, E. S. ; COMUNELLO, É. ; DEMATTÊ, J. A. M. . Estudos pedológicos para fins de manejo e conservação em área de proteção ambiental. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2001, Londrina. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Londrina: SBCS/EMBRAPA/IAPAR, 2001. v. 1. p. 230-230.

  • MOTA, L. T. ; NOELLI, F. S. ; NANNI, M. R. ; MARQUES, A. J. ; da SILVA, J. B. ; SIMÃO, A. P. ; LAVADO, Margarida Cardozo ; de OLIVEIRA, E. R. ; PANEK JÚNIOR, C. A. ; OLIVEIRA, J. A. ; JERÔNIMO, F. . Levantamento arqueológico da região noroeste do estado do Paraná: Área de formação da APA. In: VII Seminário de Pesquisa em História, 2000, Maringá. Anais do VII Seminário de Pesquisa em História. Maringá: Departamento de História/UEM, 2002. v. 1. p. 54-55.

  • NANNI, M. R. ; ROCHA, H. O. . Integration of multivariate analisys, GIS technology and remote sensing in the delimitation of physiographic units for pedological mapping. In: FOURTH INTERNATIONAL AIRBORNE REMOTE SENSING CONFERENCE AND EXHIBITION, 1999, OTAWA. FOURTH INTERNATIONAL AIRBORNE REMOTE SENSING CONFERENCE PROCEEDINGS. Ann Arbor: ERIM-INTERNATIONAL, 1999.

  • NANNI, M. R. ; ROCHA, H. O. . Análise da resposta espectral ao nível orbital dos solos do noroeste do Estado do Paraná. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1999, Brasília. 27 CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO. Brasília: EMBRAPA/CPAC- SBCS, 1999.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; CAMPOS, Rogério Costa ; ALVES, M. C. ; NANNI, M. R. . Avaliação espectral de solos desenvolvidos em uma topossequencia de diabásio e folhelho da região de Piracicaba - SP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1999, BRASÍLIA. XVII Congresso Brasileiro de Ciência do solo. Brasília: EMBRAPA/CPAC - SBCS, 1999.

  • NANNI, M. R. ; TORNERO, M. T. ; BARROS, Z. X. ; COMUNELLO, É. . Ocupação do solo na bacia do ribeirão Água Fria - SP - SGI/INPE. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE INGENIARÍA RURAL, 1998, La Plata. CONGRESSO LATINOAMERICANO DE INGENIARÍA RURAL. La Plata: Universidade Nacional de La Plata, 1998. v. 1.

  • COMUNELLO, É. ; ZERMIANNI, M. J. ; NANNI, M. R. . Utilização de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto para análise do uso e ocupação do solo no teraço médio do Rio Paraná - área do Rio Baia. In: ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1998, Maringá. VII ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Maringá: EDUEM, 1998. v. 1. p. 122-122.

  • NANNI, M. R. ; COMUNELLO, É. ; NANNI, E. L. . Conversão, edição e produção de modelos numéricos de terreno no sistema de informações geográficas (SGI/INPE) através da implementação de programas computacionais. In: ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1998, Maringá. VII ENCONTRO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Maringá: EDUEM, 1998. v. 1. p. 121-121.

  • NANNI, M. R. ; ANDRADE, J. M. B. ; SILVA, Osvaldo Hidalgo da . Os assentamentos do sudoeste do Paraná e seus impactos - um estudo de caso. In: REUNIÃO ESPECIAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 1998, Maringá. VI Reunião especial da SBPC. Maringa: EDUEM, 1998. v. 1.

  • DEMATTÊ, J. A. M. ; SOUZA, A. A. ; NANNI, M. R. . Avaliação espectral de amostras de solo e argilo-minerais em função de diferentes níveis de hidratação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 1998, Santos. IX simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. São José dos Campos: SELPER/INPE, 1998. v. 1.

  • da COSTA, A. C. S. ; SENGIK, E. ; NANNI, M. R. ; PINTRO, J. C. ; RAK, G. A. . A utilização do método gráfico de Benema (1996) para o aprendizado da mineralogia de solos tropicais e subtropicais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE ENSINO DE SOLOS, 1997, Pato Branco. III Simpósio Brasileiro sobre ensino de solos. Pato Branco: SBCS/CEFET-PR, 1996. v. 1. p. 279-282.

  • SENGIK, E. ; da COSTA, A. C. S. ; MUNIZ, A. S. ; PINTRO, J. C. ; NANNI, M. R. . A magnitude do efeito da prática no aumento da aprendizagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE ENSINO DE SOLOS, 1997, Pato Branco. III Simpósio Brasilerio Sobre Ensino de Solos. Pato Branco: SBCS/CEFET-PR, 1996. v. 1. p. 302-304.

  • SENGIK, E. ; da COSTA, A. C. S. ; PINTRO, J. C. ; NANNI, M. R. . A busca da motivação da aprendizagem pelo sistema de bônus. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE ENSINO DE SOLOS, 1997, Pato Branco. III Simpósio Brasilerio Sobre Ensino de Solos. Pato Branco: SBCS/CEFET-PR, 1996. v. 1. p. 291-294.

  • PINTRO, J. C. ; NANNI, M. R. ; SENGIK, E. ; MUNIZ, A. S. ; da COSTA, A. C. S. . Informação e Formação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE ENSINO DE SOLOS, 1997, Pato Branco. III Simpósio Brasileiro Sobre Ensino de Solos. Pato Branco: SBCS/CEFET-PR, 1996. v. 1. p. 288-290.

  • NANNI, M. R. ; PINTRO, J. C. ; GUASQUE, L. K. ; SENGIK, E. ; da COSTA, A. C. S. . A disciplina de estágio como forma de resgate dos conhecimentos sobre a ciêcia do solo - uma experiência da Universidade Estadual de Maringá. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE ENSINO DE SOLOS, 1997, Pato Branco. III Simpósio Brasileiro Sobre Ensino de Solos. Pato Branco: SBCS/CEFET-PR, 1996. v. 1. p. 286-287.

  • NANNI, M. R. ; GUASQUE, L. K. ; SENGIK, E. ; MUNIZ, A. S. ; PINTRO, J. C. ; da COSTA, A. C. S. . Uso de levantamentos pedológicos como processo de aprensizagem e complementação de informações acadêmicas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE ENSINO DE SOLOS, 1997, Pato Branco. III Simpósio Brasileiro Sobre Ensino do Solos. Pato Branco: SBCS/CEFET-PR, 1996. v. 1. p. 283-285.

  • NANNI, M. R. ; SILVA, Osvaldo Hidalgo da ; FADONI, H. C. ; MACHADO, A. M. ; HUMEMURA, K. O. ; TOYOKAWA, E. . Descrição, caracterização e classificação de solos das áreas de assentamento no Município de Honório Serpa - PR. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1997, Rio de Janeiro. XXVI Congresso Brasilerio de Ciência do Solo. Rio de Janeiro: SBCS, 1997. v. 1.

  • TURRA, T. M. ; MARQUES, V. V. ; STEVAUX, J. C. ; NANNI, M. R. . Caracterização da bacia de drenagem do ribeirão S. Pedro e sua barra de desembocadura no Rio Paraná. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 1997, Curitiba. VII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA. Curitiba: Editora da UFPR/Departamento de Geografia, 1997. v. 1. p. 513-513.

  • NANNI, M. R. ; ROCHA, H. O. . Levantamento pedológico semidetalhado em porção noroeste do estado do Paraná. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1996, Águas de Lindóia. XIII Congresso Latino Americano de Ciência do Solo - Solo-Suelo 96. Piracicaba: EDUSP, 1996. v. 1.

  • NANNI, M. R. ; ROCHA, H. O. . Delimitação de unidades fisiográficas, para estudo de solos, através da associação da análise de agrupamentos e técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1995, Viçosa. XXV Congresso Brasilerio de Ciência do Solo. Viçosa: SBCS/UFV, 1995. v. 3. p. 1651-1653.

  • NANNI, M. R. ; ROCHA, H. O. . Descrição e carcterização de solos derivados de basalto em porção do noroeste do Estado do Paraná. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1995, Viçosa. XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO. Viçosa: SBCS/UFV, 1995. v. 3. p. 1654-1656.

  • NANNI, M. R. . Geoprocessamento e sensoriamento remoto - uma nova ferramenta para o curso de Agronomia na Universidade Estadual de Maringá - PR. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE ENSINO DE SOLOS, 1995, Santa Maria. II Simpósio Brasileiro Sobre Ensino de Solos. Santa Maria: SBCS/UFSM, 1995. v. 1. p. 127-129.

  • FIORIO, Peterson Ricardo ; Barros, PPS ; Oliveira, JS ; NANNI, M. R. . Estimativas de perda de solo em ambiente SIG utilizando diferentes fontes de dados topográficos. Ambiência (Online) , 2016.

  • SILVA JUNIOR, C. A. ; NANNI, M. R. ; CEZAR, Everson ; GASPAROTTO, A. C. ; SILVA, A. A. ; SILVA, G. F. C. ; FACCO, C. U. ; Demattê, José A. M. . Principal Component Analysis in Monitoring Soybean Fields of Brazil through the MODIS Sensor. Journal of Agronomy (Print) , 2015.

  • NANNI, M. R. . Uso de imagens e sensores em sistemas de produção de soja. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NANNI, M. R. . O uso do solo agrícola e os impactos ambientais, econômicos e sociais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NANNI, M. R. . Meio Ambiente e Florestas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NANNI, M. R. . Divisão de lote rural. 1993.

NANNI, M. R. ; NANNI, E. L. . Geração de grades regulares no SGI pela importação de dados produzidos por softwares construídos em limguagem C.. 1999.

NANNI, E. L. ; NANNI, M. R. . Prodsução de um software para interfaciamento entre um istema de informações geográficas e um banco de dados Dbase III plus. 1999.

NANNI, M. R. ; COMUNELLO, É. ; NANNI, E. L. . Implementação de programas e rotinas para conversão, edição e produção de MNT´s para SIG´s.. 1998.

MOTA, L. T. ; NANNI, M. R. ; OLIVEIRA, J. A. ; BRAVO, J. V. M. ; CARSTEN, A. A. ; OLIVEIRA, W. F. ; LUCIANO, S. R. ; OLIVEIRA, M. R. . Diagnóstico Arqueológico não interventivo; Relatório de vistoria arqueológica de caráter não interventivo na Fazenda Santa Filomena no Município de São Pedro do Ivaí - PR.. 2009.

NANNI, M. R. . PREENCHIMENTO DO SISLEG PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO D-IAP DEMARCAÇÃO DO LOTE E ÁREA A SER EXPLORADA ESTABELECIMENTO DO USO ATUAL DO SOLO MEMORIAL DESCRITIVO DA ÁREA DA RESERVA LEGAL. 2005.

NANNI, M. R. . PREENCHIMENTO DO SISLEG PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO D-IAP DEMARCAÇÃO DO LOTE E ÁREA A SER EXPLORADA ESTABELECIMENTO DO USO ATUAL DO SOLO. 2004.

NANNI, M. R. . Regularização de fundo de vale. 2003.

NANNI, M. R. . Regularização e recuperação de fundo de vale. 2003.

NANNI, M. R. . Recuperação de Fundo de Vale. 2003.

NANNI, M. R. ; MOTA, L. T. ; JABUR, I. C. ; CAMPOS, J. B. . Gestão Ambiental na Terra Indígena Ivaí - PR. 2002.

NANNI, M. R. ; CAMPOS, J. B. ; COSTA FILHO, L. V. ; JABUR, I. C. ; SERRA, E. ; NERY, J. T. ; MANFRINATO, M. ; SILVEIRA, S. M. . PLANO DE MANEJO DAS RPPN´S DE LOBATO-DOCUMENTO TÉCNICO. 2001.

NANNI, M. R. ; ALVES, J. A. ; JABUR, I. C. ; CAMPOS, J. B. ; SERRA, E. ; NERY, J. T. ; MANFRINATO, M. ; SILVEIRA, S. M. ; MARTINS, Z. A. ; SANTOS, V. D. . Elaboração do Plano de Manejo das RPPN de Lobato. 2001.

NANNI, M. R. ; JABUR, I. C. ; SERRA, E. ; MOTA, L. T. ; COSTA FILHO, L. V. ; CAMPOS, J. B. ; BRITTO, M. M. ; MANFRINATO, M. ; OLIVEIRA, D. R. . Zoneamento ecológico-econômico da APA das ilhas e várzeas do Rio Paraná. 2000.

NANNI, M. R. ; MOTA, L. T. ; JABUR, I. C. ; IKEDA, E. ; LENZI, E. ; SILVEIRA, S. M. ; VICENTINI, A. . Estudo da degradação do alto rio Pirapó e seus impactos no meio ambiente - suporte técnico para o gerenciamento da bacia. 2000.

Marcos Rafael Nanni ; OLIVEIRA, R. B. ; SILVA, A. A. . Levantamento Pedológico Semidetalhado da área de produção de cana de açúcar da usina Cooperval. 2014. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

BRAVO, J. V. M. ; NANNI, M. R. ; MOTA, L. T. . Levantamento Arqueológico - Fazenda Santa Filomena.. 2009. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. . Curso de Capacitação de Voluntários na Estação Ecológica do Caiuá - EEC, O Homem e o Ambiente. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NANNI, M. R. . Curso de Capacitaçào de Voluntários na Estação Ecológica do Caiuá - EEC, Uso e Ocupação do Solo. 2006. .

NANNI, M. R. . XXIII Ciclo e Debates Agronômicos de Maringá. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NANNI, M. R. ; MARTINS, Sueli Sato . I Curso Internacional de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NANNI, M. R. . Seminários - Conservação de solos e água no Paraná. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NANNI, M. R. ; MARTINS, Sueli Sato ; TORMENA, C. A. . Manejo do solo e Recursos Florestais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NANNI, M. R. . GEOPROCESSAMENTO E CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO URBANO E RURAL. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NANNI, M. R. ; BOMBARDA, F. J. ; YSHIOKA, F. H. ; VASCONCELOS, E. S. . Terra Indígena Ivaí. 2005. (Maquete).

NANNI, M. R. . XXII Ciclo de Debates Agronômicos de Maringá, GPS - Apllicação Prática. 2004. .

NANNI, M. R. . II SEAGRO - Semana da Agronomia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento Aplicados à Agricultura. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NANNI, M. R. . I Mostra de Trabalhos Científicos: Graduação e Pós-Graduação em Agronomia, Geoprocessamento. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NANNI, M. R. ; MASSARIOL, D. M. ; CEZAR, E. ; YSHIOKA, F. H. ; BOMBARDA, F. J. ; SALVALAGIO JÚNIOR, I. ; OLIVEIRA, Roney Berti de ; PAULA JÚNIOR, A. ; CAVALIERI, Sidnei Douglas ; FRAMESQUI, Vagner Pavezzi ; OZIMA, Walter Ioshiharu . Manejo de Plantas Daninhas. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

NANNI, M. R. ; SEMENSATO, A. T. ; da COSTA, A. R. ; PRINLE, F.B. ; ROSSI, G. . Erosão: Causas e Consequências. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

NANNI, M. R. . Gestão Ambiental na Terra Indígena T.I. Ivaí - Paraná - Mapa Pedológico. 1:50.0000. 2003. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. . Gestão Ambiental na Terra Indígena T.I. Ivaí - Paraná - Mapa Uso Atual. 1:50.0000. 2003. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. . Gestão Ambiental na Terra Indígena T.I. Ivaí - Paraná - Mapa de Ocupação Atual. 1:50.000. 2003. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. . Gestão Ambiental na Terra Indígena T.I. Ivaí - Paraná - Mapa de Aptidão Agrícola. 1:50.000. 2003. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. ; MOTA, L. T. . Gestão Ambiental na Terra Indígena T.I. Ivaí - Paraná - Mapa de Vulnerabilidade a Invasão. 1:50.000. 2003. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. ; MOTA, L. T. . Gestão Ambiental na Terra Indígena T.I. Ivaí - Paraná - Mapa da Evolução Histórica das Terás Indígenas do Vale do Ivaí. 1:100.000. 2003. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. . Gestão Ambiental na Terra Indígena T.I. Ivaí - Paraná - Mapa Planialtimétrico. 1:50.000. 2003. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. . Gestão Ambiental na Terra Indígena T.I. Ivaí - Paraná - Carta Clinográfica. 1:50.000. 2003. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. . Reserva Particular do Patrimônio Natural do Município de Lobato - Carta da Rede de Drenagem. 1:25.000. 2001. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. . Reserva Particular do Patrimônio Natural do Município de Lobato - Mapa de Capacidade de Uso. 1:25.000. 2001. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. ; JABUR, I. C. . Reserva Particular do Patrimônio Natural do Município de Lobato - Mapa Geológico.. 2001. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. . Zoneamento ecológico-econômico (ZEE) da APA das ilhas e várzeas do rio Paraná - Mapa de Capacidade de Uso e Manejo das Terras.1:130.000. 2001. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. . Zoneamento ecológico-econômico (ZEE) da APA das ilhas e várzeas do rio Paraná - Mapa de Ações Especiais Propostas. 1:130.000. 2001. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. . Zoneamento ecológico-econômico (ZEE) da APA das ilhas e várzeas do rio Paraná - Base Cartográfica (Mapa Planialtimétrico) 1:130.000.. 2001. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. ; MOTA, L. T. . Zoneamento ecológico-econômico (ZEE) da APA das ilhas e várzeas do rio Paraná - Mapa de Levantamento de Campo de Sítios Arqueológicos. 1:130.000. 2001. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. . Reserva Particular do Patrimônio Natural do Município de Lobato - Mapa de Zoneamento. 1:25.000. 2001. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. ; JABUR, I. C. . Reserva Particular do Patrimônio Natural do Município de Lobato - Mapa Geomorfológico.1:50.000. 2001. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. . Zoneamento ecológico-econômico (ZEE) da APA das ilhas e várzeas do rio Paraná - Mapa de Zoneamento. 1:130.000. 2001. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. . Reserva Particular do Patrimônio Natural do Município de Lobato - Mapa Planialtimétrico. 1:50.000. 2001. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. . Zoneamento ecológico-econômico (ZEE) da APA das ilhas e várzeas do rio Paraná - Levantamento Pedológico de Reconhecimento de Alta Intensidade (1:130.000).. 2001. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. . Reserva Particular do Patrimônio Natural do Município de Lobato - Mapa de Uso Atual das Terras. 1:25.00000. 2001. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

NANNI, M. R. . Reserva Particular do Patrimônio Natural do Município de Lobato - Levantamento Pedológico Detalhado. 1:25.000. 2001. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Estudo e diagnose do desenvolvimento de sistemas erosivos de pequeno (sulcos e entre sulcos) e grande porte (voçorocamento) por meio de monitoramento com sistema laser ? LIDAR acoplado em veículo aéreo não tripulado., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcelo Luiz Chicati em 20/07/2018., Descrição: As atividades de pesquisa a serem desenvolvidas resumem-se na possibilidade de geração de modelos numéricos de terreno, em diferentes escalas geográficas e temporais, com o uso de sistemas de imageamento por laser LIDAR (Light Detection And Ranging), instalados em veículos aéreos não tripulados (VANT´s). Esses modelos serão gerados com o intuito de acompanhamento de processos erosivos dentro e fora das megaparcelas em diferentes intensidades, podendo variar desde pequenos sulcos intra-terraços ou mesmo erosões de grande porte como as voçorocas. Com isso, pretende-se propor uma metodologia de análise local e regional para estabelecimento de zonas de manejo diferenciados decorrente das condições de solo, manejo, geologia e geomorfologia frente aos eventos climáticos, durante quatro anos de coleta de dados. Os dados de solo, água e sedimentos coletados nas 3 megaparcelas instaladas na microbacia escolhida, alimentarão um banco de dados geográficos que, juntamente com os modelos de elevação obtidos pelos imageamentos recorrentes, permitirá estabelecer níveis críticos de potencial de uso, possibilitando o mapeamento das áreas impróprias para atividades agrícolas que demandem constante movimentação do solo, como é o caso da cultura da cana de açúcar. As megaparcelas subsidiarão as informações hidrossedimentológicas que alimentarão o modelo a ser construído. Como o imageamento ocorrerá em intervalos regulares espera-se obter, com detalhes, as alterações do micro e macro relevo decorrentes da perda de solos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Integrante / Marcelo Luiz Chicati - Coordenador / CEZAR, EVERSON - Integrante / Mônica Sacioto - Integrante / OLIVEIRA, RONEY BERTI DE - Integrante / CRUSIOL, LUÍS GUILHERME TEIXEIRA - Integrante / FURLANETTO, RENATO HERRIG - Integrante / GUALBERTO, ANDERSON ANTONIO DA SILVA - Integrante / Marlon Rodrigues - Integrante / Glaucio Leboso Alemparte Abranrtes dos Santos - Integrante / Amanda Silveira Reis - Integrante.

  • 2017 - Atual

    IMPLANTAÇÃO DE MEGAPARCELAS PARA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO HIDROSSEDIMENTOLÓGICO EM ÁREA DE CULTIVO DA CANA DE AÇÚCAR NO NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ - MESORREGIÃO 7, Descrição: O Estado do Paraná figura, no cenário nacional, como um dos maiores produtores de alimentos, fibras e biocombustíveis. Segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social Ipardes (2015) o Paraná é o maior produtor nacional de grãos, apresentando uma pauta agrícola diversificada. A utilização de avançadas técnicas agronômicas coloca o Estado em destaque em termos de produtividade. A cana-de-açúcar, o milho, a soja, a mandioca, o trigo e a batata-inglesa sobressaem na estrutura produtiva da agricultura local observando-se, em paralelo, forte avanço de outras atividades, como a produção de hortifrutigrangeros. Na pecuária, destaca-se a avicultura, com 29,2% do total de abates do País. Nos segmentos de bovinos e suínos, a participação do Estado atinge 4,2% e 19,1%, respectivamente. Isso torna o Estado como a quarta maior economia do País respondendo, atualmente por aproximadamente 6,3% do PIB nacional, registrando renda per capita de R$ 30,3 mil em 2013, acima do valor de R$ 26,4 mil referente ao Brasil (Ipardes, 2015). Para tanto, o uso agrícola dos seus solos tem sido intenso. Durante muitos anos, os agricultores do estado têm investido em técnicas de manejo conservação dos solos. Grande esforço e recursos foram desprendidos nas décadas de 80 e 90 para que o grande mal da erosão fosse extirpado do estado. No entanto, no decorrer dos anos, muitas práticas conservacionistas têm sido abandonadas o que tem acarretado grandes prejuízos já conhecidos de longa data. O estado, que já fora referência mundial de conservação do solo e água vê, novamente, o retorno daquele que já tornou um fantasma da má conservação. Solos desprotegidos por práticas agrícolas, como plantio morro abaixo e retirada de sistemas de terraceamento, tem permitido que áreas, outrora protegidas, sejam ameaçadas com a perda de solo e poluição de seus rios. Aliado a isso tem ocorrido, nos últimos anos, o aumento na frequência de eventos climáticos extremos, como precipitações acima da média acarretando cheias não observadas anteriormente. Tais acontecimentos tem se tornado cada vez mais constante e preocupante com repercussão na imprensa, principalmente aos efeitos causados em alguns municípios do estado como queda de barreiras e pontes, contaminação de sistemas de abastecimento de água como ocorrido em Maringá e Umuarama onde seus habitantes tiveram grandes transtornos por várias semanas. Neste contexto o governo do estado, por meio da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (Senar-PR), num esforço em conjunto estabeleceu, junto aos institutos de ensino e pesquisa, uma rede estadual de integração das informações e dados de forma a permitir a sistematização dos resultados, para fundamentar a elaboração dos critérios técnicos para a implantação de práticas de controle a erosão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Cássio Antonio Tormena - Integrante / Roney Berti de Oliveira - Integrante / Everson Cezar - Integrante / Jonez Fidalski - Integrante / Antonio Carlos Saraiva da Costa - Integrante / CHICATI, MARCELO LUIZ - Integrante / Mônica Sacioto - Integrante / Guilherme Fernando Capristo Silva - Integrante / CRUSIOL, LUÍS GUILHERME TEIXEIRA - Integrante / Renato Herrig Furlanetto - Integrante / Marcelo Augusto Batista - Integrante / Marlon Rodrigues - Integrante / Glaucio Leboso Alemparte Abranrtes dos Santos - Integrante / Amanda Silveira Reis - Integrante / Katia Gobbi - Integrante / Marcelo Marques - Integrante / Mateus Carvalho Basilio de Azevedo - Integrante / Marie Luise Carolina Bartz - Integrante.

  • 2011 - 2015

    Monitoramento e Controle de Erosões Marginais de Reservatórios Hidrelétricos: Métodos de avaliação dos processos, uso de geotecnologias para seu monitoramento e experimentação de técnicas de controle, Descrição: O objetivo principal deste projeto é criar mecanismos de orientação ao tratamento de questões relativas aos processos de erosão marginal em reservatórios formados para geração de energia hidrelétrica. Para tanto, faz-se necessária a consecução dos seguintes objetivos secundários: - Verificar as condicionantes envolvidas na gênese e no desenvolvimento dos processos de erosão marginal, avaliando o peso de cada uma delas na dinâmica dos processos. - Avaliar os processos de operação de reservatórios (reservatórios à fio d`água e de acumulação) como condicionantes da dinâmica dos processos de erosão marginal. - Estabelecer uma metodologia de classificação dos níveis de criticidade dos processos erosivos em reservatórios de geração hidroelétrica, com vistas ao estabelecimento de prioridades de atuação pelas concessionárias de geração. - Desenvolver um modelo de monitoramento por meio do uso de geotecnologias (scanner tridimensional, GPS, estação total) de forma a melhorar os processos de quantificação e avaliação da evolução dos processos de erosões marginais nos reservatórios hidrelétricos. - Testar e desenvolver modelos de recuperação dos processos erosivos marginais, em dois tipos de reservatórios hidrelétricos da Bacia do Rio Paranapanema (UHE Chavantes, cujo reservatório é de acumulação, e UHE Rosana, cujo reservatório é operado no sistema fio d`água), por meio do uso da bioengenharia de solos. consolidar e fomentar as pesquisas sobre erosões marginais nos reservatórios de geração de energia hidrelétrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Cássio Antonio Tormena - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Utilização de modelos de regressão por PLSR e Stepwise para predição de atributos dos solos, Descrição: O objetivo é testar os modelos de calibração e estimativa de diferentes atributos físicos e químicos de uma série de solos localizados na interface arenito caiuá/ basalto serra geral no terceiro planalto paranaense. A utilização dos dados espectrais na quantificação dos atributos do solos necessitam de técnicas estatísticas para discriminar a resposta dos atributos do solo das características espectrais. Para isto, tem se utilizado das análises multivariadas, lincada com diversas técnicas estatísticas como a regressão por mínimos quadrados parciais (PLSR ? do inglês - Partial Least Squares Regression), Regressão por componentes principais (PCR ? do inglês ? Principal components regression), MARS (Multivariate Adaptive Regression Splines), Regressão linear múltipla, dentre outras. A regressão por mínimos quadrados parciais PLSR e a regressão Stepwise vem sendo muito utilizada por diversos pesquisadores. A regressão PLSR vem se mostrando uma ótima ferramenta para predição dos atributos do solo por meio dos dados espectrais, onde as variáveis preditoras são altamente colineares. A técnica de seleção de variáveis Stepwise realizada por meio da regressão linear múltipla, seleciona as variáveis preditoras em detrimento do coeficiente de determinação entre as variáveis dependentes e independentes. Portanto, tem-se, como objetivo geral, avaliar as duas técnicas na modelagem de atributos dos solos por meio da espectrorradiometria difusa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    Estimativa de carbono orgânico e argila em solos mediante espectrorradiometria do visível e infravermelho próximo (VIS/NIR): estratégias para o desenvolvimento de modelos com aplicabilidade na escala regional e nacional., Descrição: Este projeto apresenta uma série de estratégias para que os modelos possam oferecer predições de qualidade quando são utilizados em solos de zonas ou regiões novas (target zones). O processo destas estratégias se baseia na recalibração dos modelos (inicialmente obtidos) pela adição de um pequeno número de amostras as áreas ou zonas ?target?, num processo denominado ?spiking?. Todas as estratégias são direcionadas para se obter predições de grande qualidade quando os modelos recalibrados (?spiked models?) são utilizados no restante das amostras da região ?target e, em essência são: i) identificar que tipo de amostras da área ou região alvo (?target?) devem ser selecionadas para que os modelos recalibrados ofereçam predições de grande qualidade nestas zonas ou regiões; ii) elevar a importância relativa (dentro dos modelos) das amostras adicionadas para que esses sejam mais precisos e exatos para este tipo de amostras e, consequentemente, no restante daquelas das áreas ou regiões alvos (?target?); iii) utilizar espectros radiométricos híbridos para dar mais relevância ao espaço espectral situado entre as amostras dos modelos e as amostras regiradas das zonas ou regiões alvos (?target?) e que, desta forma, o modelo se apresentará mais robusto sendo mais preciso no resto das amostras da área alvo (?target?).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Everton da Silva Neiro - Integrante / Marcelo Luiz Chicati - Integrante / Everson Cezar - Integrante / Franciele Romagnoli - Integrante / César Maestre Guerrero - Integrante / Roney Berti de Oliveira - Integrante.

  • 2010 - 2014

    Avaliação de áreas com potencial para implantação de Parques Aqüícolas e Áreas de Preferências no Reservatório Sérgio Motta na área de identificação do objeto e suporte técnico à regularização, Descrição: O presente Instrumento tem por objeto efetivar o conjunto de estudos e serviços necessários ao planejamento e ordenamento da aqüicultura no lago da Usina Hidroelétrica Sérgio Motta, por meio da identificação de áreas tecnicamente adequadas, definição de poligonais passíveis de instalação de parques aqüícolas, áreas de preferências, relatórios que consubstanciem a obtenção das conseqüentes licenças, permissões, autorizações e outorgas necessárias à regularização da aqüicultura nas áreas selecionadas de forma ambientalmente, socialmente e economicamente sustentável, com o intuito de atingir o aumento da produção regional de pescado, à inclusão social e a segurança alimentar no Reservatório Sérgio Motta, Município de Guarani D?Oeste ? SP, às margens dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Integrante / Ricardo Pereira Ribeiro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Espectrorradiometria difusa para a discriminação e quantificação de atributos dos solos e minerais de ferro e esmectitas de solos do Noroeste do Estado do Paraná, Descrição: Com este projeto busca-se estudar as frações silte, areia e argila de três Latossolos Paranaenses, assim como, os minerais hematita, goethita e bentonita de maneira separada, devido à escassez de informações a cerca da reflectância dos mesmos. Os trabalhos realizados até o momento têm utilizado amostras de solo no estado natural, contendo todos os elementos agrupados. Porém, como cada elemento apresenta comportamento espectral característico, surge à necessidade de se conhecer de maneira detalhada, a real contribuição que cada um fornece, para que se posa evitar erros de subestimação ou superestimação da reflectância quando da utilização de amostras não fracionadas. Frente a esta necessidade, duas hipóteses serão testadas sendo a primeira de que os óxidos de ferro, assim como a bentonita, apresentam comportamento espectral linear, à medida que ocorre aumento nas suas quantidades em um determinado meio. A escolha dos óxidos e da bentonita representativa dos minerais 2:1, reside no fato de que os solos brasileiros são formados a partir de várias condições, onde são encontrados em diferentes níveis de intemperismo. Assim, independente do tipo ou estágio de alteração do material de origem, um ou outro mineral estará presente no solo causando alteração significativa na curva espectral. A segunda hipótese será a de que é possível se estabelecer modelos de estimação mais robustos do que aqueles apresentados nos trabalhos contemporâneos, de tal forma que sejam capazes de estimar os atributos silte, areia e argila com maior confiabilidade quando utilizada a reflectância de amostras naturais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2013

    Discriminação entre classes de solos, quantificação de atributos físicos e químicos de solos do Noroeste do Paraná, Descrição: O objetivo deste projeto é avaliar o sensoriamento remoto como técnica relativamente nova no Brasil, capaz de auxiliar nos estudos de solo, de maneira a tornar os trabalhos mais ágeis. As vantagens no uso desta tecnologia encontram-se atreladas a simplicidade na preparação das amostras, a quantidade de análises que podem ser feitas ao mesmo tempo, além de ser uma técnica não destrutiva e que permite a caracterização simultânea de várias propriedades do solo através de um simples espectro. Desta forma a hipótese testada na primeira etapa deste trabalho será de que os solos formados na região noroeste Paranaense, a qual se encontra localizada em região de transição arenito/basalto, possam ser discriminados por meio de sua energia refletida, da mesma forma que seus atributos físico-químicos podem ser quantificados. Esperasse que os resultados obtidos com a aplicação da técnica de sensoriamento remoto em diferentes condições de ensaio neste trabalho, sejam suficientes para elucidação de dúvidas, da mesma forma que possibilitem caminharmos em direção a novas metodologias de levantamento e estudo de solos de uma forma geral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Marcelo Luiz Chicati - Integrante / Roney Berti de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Estabelecimento de um banco de dados sobre cana de açúcar em área de produção industrial, Descrição: O presente tem por objetivo a implantação e implementação de um banco de dados geográfico (SIG) em plataforma ORACLE, compreendendo os dados obtidos por meio de levantamento pedológico e as informações disponíveis na área técnica/gerencial do sistema de produção agrícola de cana-de-açúcar da Cooperativa Agroindustrial Vale do Ivaí Ltda.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Roney Berti de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Cooperativa Agroindustrial Vale do Ivaí Ltda - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2013

    Geotecnologias na Estimativa da Produtividade Agroindustrial da Cana-de-Açúcar, Descrição: O objetivo principal do trabalho será o de caracterizar e discriminar espectralmente as principais variedades de cana-de-açúcar cultivadas em área industrial de produção da cana-de-açucar, coletar os parâmetros biofísicos dos dosséis e solos e posteriormente estabelecer uma metodologia que, levando em conta as limitações intrínsecas dos dados remotamente coletados, possibilite estimar a produtividade da cana de açúcar e outras características industriais importantes como Brix°, Pol% cana, Fibra%, Umidade%, Pureza% e Kg de ATR/Mg cana, por meio da utilização de Índices de Vegetação, além da caracterização física e química dos solos utilizando-se informações remotamente sensoriadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Everton da Silva Neiro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Cooperativa Agroindustrial Vale do Ivaí Ltda - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2009 - Atual

    Avaliação da cobertura pedológica de áreas inundáveis por meio de técnica GPR (Ground Penetrating Radar) e EMI (Electromagnetic Induction), Descrição: Este projeto de pesquisa tem, como principal objetivo, avaliar a capacidade de utilização do GPR (Ground Penetrating Radar) e Eletrocondutivímetro (EMI) na avaliação de atributos físicos dos solos desenvolvidos em regiões alagáveis do Noroeste do Estado do Parana, assim como, a possibilidade de aplicação em estudos investigativos de subsuperfície. As investigações geofísicas serão realizadas, inicialmente, em uma área piloto de produção da cultura de arroz irrigado por inundação e pastagens. Estas áreas têm sido utilizadas há vários anos com as atividades agrícolas acima destacadas, dentro de uma área de proteção ambiental federal. Pretende-se gerar radargramas em pontos pré-estabelecidos onde serão coletadas amostras solos para investigação das características físicas e morfogenéticas, principalmente quanto a presença de plintita e petroplintita. Amostras de solos indeformadas serão coletadas com cilindro volumétrico em diferentes profundidades, ao longo de transeptos demarcados com sistema GPS, nos locais onde serão realizadas as prospecções pedológicas para averiguação das características pedogenéticas. Das amostras serão obtidos os teores de água, densidade e porosidade. Os resultados obtidos serão utilizados para geração de modelos semi-empírico de CRIM para obtenção dos possíveis resultados geofísicos que seriam determinados pelo GPR. Serão avaliadas as reflexões geradas nos radargramas e a correlação destas com as características morfogenéticas dos solos. Espera-se que o método geofísico, com utilização do GPR, seja capaz de detectar as diferenças no perfil e deste modo, estabelecer a possibilidade de geração de mapas de solo para aplicação de uso e manejo da área.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Marcelo Luiz Chicati - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2010

    Comportamento do ndvi da cultura da soja e sua relação com as variáveis agronômicas, Descrição: A cultura da soja (Glycine max L. Merrill) destaca-se pela grande importância econômica e crescimento nos últimos anos. Com o crescente uso da agricultura de precisão (AP) a compreensão da variabilidade das variáveis agronômicas, se torna fundamental. Utilizando-se sensores terrestres é possível estabelecer relações entre as respostas espectrais da cultura e os parâmetros de crescimento. Isto é possível por meio da leitura de índices de vegetação, como o índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI). O presente trabalho foi realizado, no período de outubro de 2008 a abril de 2009, em Ponta Grossa ? PR, com o objetivo de avaliar o comportamento espectral da cultura da soja, por meio do NDVI, e sua correlação com variáveis agronômicas como altura de plantas, densidade de plantas, produtividade de massa seca, produtividade de grãos e teores foliares de nutrientes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2007 - 2012

    Espacialização dos atributos dos solos em levantamentos pedológicos semidetalhados para áreas de produção de cana-de-açúcar, Descrição: objetivo deste trabalho será o de avaliar a distribuição espacial dos atributos dos solos com a finalidade de discriminar unidades de paisagem para levantamentos pedológicos semidetalhados em áreas de produção de cana-de-açúcar na região Noroeste do Estado do Paraná. A região caracteriza-se por apresentar solos com elevada fertilidade natural estando, atualmente, ocupadas por diferentes culturas e pastagens além de áreas com remanescentes florestais da floresta estacional semi-decidual. Para avaliar a possibilidade de estabelecimento das unidades de paisagem será utilizado um sistema de informações geográficas (SIG). As amostras de terra serão coletadas em três profundidades, em pontos pré-estabelecidos, em sistema de grid, numa distância de 200 metros entre pontos. Os pontos deverão contemplar as áreas atualmente ocupadas pela monocultura. Para localização dos pontos de coleta, será utilizado o sistema de navegação do GPS. Das amostras coletadas serão realizadas análises físicas e químicas, com o intuito de se estabelecer às características dos solos presentes e, por meio da geoestatística, determinar as classes de solos presentes, estudar a dependência espacial de cada atributo distribuído em variáveis condições da paisagem, além de estabelecer limites comparativos de unidades de mapeamento entre o método tradicionalmente utilizado em levantamentos pedológicos e o proposto pelo projeto. As coordenadas geográficas de coleta, associadas às informações das análises serão incorporadas ao SIG onde serão realizadas operações para produção de modelos numéricos de terreno (mnt) para cada atributo determinado. Estes mnt s possibilitarão por meio de intervalos pré-estabelecidos, estabelecerem faixas de ocorrência de cada atributo. Com isso, pretende-se avaliar quais atributos melhor contribui para distinguir diferentes classes de solos e analisar sua dependência espacial. Pretende-se, também, auxiliar os procedimentos metodológicos de mapeamento de solos, no que se refere à. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Marcelo Luiz Chicati - Integrante / Roney Berti de Oliveira - Integrante / Felipe Deborcio Fabrro - Integrante / Fernando Teruhiko Hata - Integrante., Financiador(es): Instituto de Tecnologia Agropecuária de Maringá - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2012

    Avaliação das respostas espectrais dos solos como método para caracterização e quantificação de seus atributos., Descrição: O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a resposta espectral dos solos de forma a caracterizar e discriminar os mesmos através de sua energia refletida, bem como, poder estabelecer uma forma de quantificar os teores de seus atributos. Para tanto utilizou-se uma área agrícola no Município de Lobato, situado no Noroeste do Estado do Paraná. Uma das áreas caracteriza-se por apresentar um grande remanescente da floresta estacional semi-decidual, contornada atualmente, por áreas cujo uso do solo é destinado basicamente à cultura da cana-de-açúcar, mantendo-se um sistema agrícola de exploração extensiva. As amostras de solo foram coletadas em duas profundidades, em pontos pré-estabelecidos, em sistema de malha, numa distância de 500 metros entre pontos. O número de pontos compreendeu tanto as áreas de vegetação nativa, como aquelas atualmente ocupadas pela monocultura. Para localização dos pontos de coleta, foi utilizado o sistema de navegação do GPS (Global Positioning System). Das amostras coletadas foram realizadas análises físicas, químicas e espectrorradiométricas, com o intuito de se estabelecer às características dos solos presentes e, por meio de análise estatística, separar as classes de solos presentes e quantificar os teores de seus atributos por meio de sua resposta espectral. A área de estudo apresentou 6 classes de solos no terceiro nível categórico e por meio da análise descritiva das curvas espectrais foi possível diferenciar os solos arenosos dos argilosos apenas devido ao seu albedo. A análise descritiva das curvas espectrais também possibilitou a separação dos horizontes superficias, dos subsuperficiais principalmente devido a presença de matéria orgânica. Verificou-se também que quando utilizado as curvas espectrais para a estimativa de constituintes do solo, os atributos H++Al3+, Ca2+, SB, CTC, Areia Total e Argila apresentaram altos coeficientes de determinação, com valores de R2 acima de 0,80. Já os atributos Mg2+ e C não apresentaram coeficiente. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2009

    Indução Eletromagnética (EMI) na estimativa da densidade e umidade de um Argissolo Vermelho distrófico sob diferentes cargas, Descrição: O objetivo deste trabalho foi estudar a utilização da técnica de indução eletromagnética (EMI) para determinar da densidade do solo em áreas de ocorrência de Argissolos Vermelhos, bastante comuns na interface arenito/basalto que ocorrem em grandes áreas do terceiro planalto paranaense onde a ocorrência de processos erosivos é intensificada pelo uso inadequado de máquinas agrícolas sobre solos com diferença textural advindas da descontinuidade geológica. A idéia é avaliar o comportamento da densidade do solo sobre diferentes condições de carga produzidas pela passagem dos rodados de um trator.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2007 - Atual

    Uso de Sistema GPR (Ground Penetration Radar) na Avaliação de Atributos Físicos dos Solos Tropicais, Descrição: Este projeto de pesquisa tem, como principal objetivo, avaliar a capacidade de utilização do GPR (Ground Penetrating Radar) na avaliação de atributos físicos dos solos desenvolvidos em ambiente tropical, assim como, a possibilidade de aplicação em estudos investigativos de subsuperfície. As investigações geofísicas serão realizadas, inicialmente, em duas áreas comerciais de produção industrial da cultura de cana-de açúcar. Estas áreas têm sido utilizadas há vários anos com a cultura, as quais têm recebido os mesmos manejos ao longo do tempo. Pretende-se gerar radargramas em pontos pré-estabelecidos onde serão coletadas amostras solos indeformadas com cilindro volumétrico em diferentes profundidades, ao longo de transeptos demarcados com sistema GPS, sendo que os mesmos deverão atender as porções referentes às linhas e entrelinhas de plantio. Das amostras serão obtidos os teores de água, densidade e porosidade. Os resultados obtidos serão utilizados para geração de modelos semi-empírico de CRIM para obtenção dos possíveis resultados geofísicos que seriam determinados pelo GPR. Os valores gerados pelo georadar serão comparados com aqueles da equação CRIM para os diferentes tratamentos e profundidades. Serão avaliadas as reflexões geradas nos radargramas e a correlação destas com os atributos físicos dos solos determinadas nas amostras. Espera-se que o método geofísico, com utilização do GPR, seja capaz de detectar as diferenças de densidades no perfil, quando confrontadas linhas com entrelinhas de cana-de-açúcar, e a que profundidade se encontram essas camadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Everton da Silva Neiro - Integrante / Marcelo Luiz Chicati - Integrante / Everson Cezar - Integrante / Niniy Johana Velandia Valero - Integrante / Franciele Romagnoli - Integrante / Roney Berti de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2007 - Atual

    Desenvolvimento sustentável: propriedade e meio ambiente, Descrição: Pretende-se na execução desse projeto delinear o tratamento jurídico da propriedade, do meio ambiente e do desenvolvimento econômico. O objetivo é verificar como a propriedade, o meio ambiente e o princípio do desenvolvimento sustentável cumprem o disposto nos artigos 5º, incisos XXII e XXIII, e art. 225 da Constituição Federal, uma vez que são direitos fundamentais da pessoa humana e, ao mesmo tempo, há um possível antagonismo entre a preservação ambiental e o modo de produção capitalista, que instiga o consumismo exacerbado e a conseqüente degradação ambiental. Pretende-se na execução desse projeto delinear o tratamento jurídico da propriedade, do meio ambiente e do desenvolvimento econômico. O objetivo é verificar como a propriedade, o meio ambiente e o princípio do desenvolvimento sustentável cumprem o disposto nos artigos 5º, incisos XXII e XXIII, e art. 225 da Constituição Federal, uma vez que são direitos fundamentais da pessoa humana e, ao mesmo tempo, há um possível antagonismo entre a preservação ambiental e o modo de produção capitalista, que instiga o consumismo exacerbado e a conseqüente degradação ambiental. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Integrante / Ednaldo Michellon - Integrante / Sônia Letícia de Mello Cardoso - Coordenador / Valéria Silva Galdino - Integrante / Antônio Carlos Segatto - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Pesquisa Arqueológica na Redução Jesuítica de Santo Inácio do Ipaumbucu - PR., Descrição: Os resquícios arqueológicos do denominado Sítio Arqueológico de Santo Inácio, são compostos por material produzido por populações pré-cerâmistas (6000 a.p), populações indígenas Guarani (1610 e 1632), padres jesuítas da Redução de Santo Inácio (1632), pela população Guarani e paranaense que permaneceu na Colônia Indígena de Santo Inácio em meados do século XIX. Levantamentos preliminares mostraram a existência de material lítico em grande quantidade, composta por mão de pilão, machados, rapadores, pontas de fechas, lascas entre outros. Foram observados também a existência de material cerâmico com estilo tecnológico da cerâmica guarani, conforme, constado através dos acabamentos de superfície (liso, pintado, corrugado, ungulado etc) e do formato das vasilhas (cambuchí, yapepó, ñaetá etc) e inúmeros fragmentos diversos. Também verificou se a existência de cerâmica indígena neobrasileira, atestando o convívio entre jesuítas e indígenas. Também confeccionados com argilas foram identificados diversos tipos de cachimbos utilizados pelas populações Guarani. A todo esse material arqueológico da população indígena, soma-se o material histórico de uso dos jesuítas no período da Redução, composto por telhas, tijolos, estatuetas de ferro, talheres, objetos de louça, crucifixos e etc. Instaladas no vale do Paranapanema estavam as Reduções de Nossa Senhora do Loreto e Santo Ignácio do Ipaumbucu. Todas foram destruídas pelas invasões dos bandeirantes paulistas no final da terceira década do século XVII, menos Loreto e Santo Inácio que foram abandonadas pelos Jesuítas. Destruídas as Reduções no Guairá as populações indígenas se dispersam, parte foi para o sul junto com os padres fundar os trinta povos das missões no rio Paraná, Paraguai e Uruguai, outra parte voltou a reocupar seus os antigos territórios. O material encontra-se, atualmente, distribuído em diferentes locais tais como Museu Municipal de Santo Inácio, escolas, em poder de pessoas da comunidade que se recusam a entre. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Roney Berti de Oliveira - Integrante / José Henrique Rollo Gonçalves - Integrante / Sandra de Cássia A. Pelegrini - Integrante / Sílvia Helena Zanirato - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior - Auxílio financeiro.

  • 2005 - Atual

    Terra Indígena Pinhalzinho - PR. Implementação e condução de um aviário comunitário, Descrição: O objetivo principal desse projeto é a Implementação e condução de um aviário para produção de frangos de corte na Terra Indígena Pinhalzinho - Pr. Serão agentes implementadores do projeto membros da comunidade de Pinhalzinho e contará com o apoio técnico da Universidade Estadual de Maringá.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Kimiye Tomasino - Integrante / Alice Eiko Murakami - Integrante / Glauco Constantino Perez - Integrante / Fabrício de Oliveira Reis - Integrante / Valéria Esteves Nascimento Barros - Integrante / Luciane Kawashima Hisano - Integrante / Jaqueline Pereira - Integrante / Danielli Hirata Servilheri - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro / Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2005 - Atual

    Terra Indígena Laranjinha - PR. Implementação e condução de uma horta e um aviário comunitário., Descrição: O objetivo principal desse projeto é a produção de alimentos para consumo da comunidade de Laranjinhas por meio da implementação e condução de uma horta e um aviário comunitário. A execução do projeto na T.I. Laranjinha ficará sob responsabilidade da Associação de Mulheres da T. I. Laranjinha, e contará com o apoio técnico da Universidade Estadual de Maringá. O projeto prevê a implementação de uma horta de 10.000m2 para produção de vários tipos de verduras, frutíferas e raízes para o consumo da comunidade e um aviário de 1.250m2 para criação de galinhas poedeiras em sistema de subsistência ou semi-confinadas (caipira/colonial e/ou agroecológico/orgânico).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Integrante / Lúcio Tadeu Mota - Coordenador., Financiador(es): Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil - Auxílio financeiro / Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro.

  • 2005 - Atual

    Estudo da planície de inundação da confluência do Rio Ivaí com o Rio Paraná e delimitação do seu leito maior por meio de sistema de informação geográfica, Descrição: O trabalho tem por objetivo a observação do comportamento das inundações ocorridas devido às variações de vazão do Rio Ivaí em sua margem esquerda, próxima à confluência com o Rio Paraná. O desenvolvimento desta pesquisa terá como base, dados obtidos em uma escala de tempo que possa propiciar análises de tendências e ciclos de ocorrências. A área escolhida apresenta grande interesse científico por se tratar de uma área de Área de Proteção Ambiental (APA). Atualmente, grande parte da planície de inundação encontra-se ocupada com culturas de arroz irrigado por inundação. Os tratos culturais para implantação e manutenção da cultura podem causar problemas na qualidade física, química e biológica das águas do rio Ivaí e, conseqüentemente, do rio Paraná, uma vez que, a área encontra-se na confluência desses dois rios. No entanto, não existem informações a respeito da dinâmica de cheias, bem como se estas interferem no sistema de plantio da cultura do arroz, visto que, parte deste encontra-se implantado na porção continental. Não existe, ainda limites quanto ao leito maior do rio sazonalmente definido em Lei. Portanto, não há como estabelecer as áreas onde o cultivo do arroz é permitido e também impactante. Nessa área de estudo, serão coletadas informações por meio de visitas a campo, imagens orbitais, fotografias aéreas e entrevistas, sendo estas posteriormente incorporadas a um sistema de informações geográficas (SIG), para tratamento e manipulação dos dados. Dessa forma, pretende-se obter uma a simulação de áreas inundáveis durante os períodos sazonais de cheias dos rios Paraná e Ivaí que tendem a modificar o sistema como um todo e, a partir daí, pretende-se estabelecer a porção sazonalmente inundável pelo rio Ivaí e a delimitação das áreas de preservação permanente, além de identificar a interação entre o fluxo da parte inundável com as regiões produtoras de arroz.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Marcelo Luiz Chicati - Integrante / Roney Berti de Oliveira - Integrante / Everson Cezar - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2004 - Atual

    ESTABELECIMENTO DE UM PROGRAMA DE MANEJO PARA CULTURAS FAMILIARES INDÍGENAS POR MEIO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS., Descrição: O desenvolvimento deste trabalho tem por principal objetivo, o estabelecimento de um banco de dados georreferenciado que possa dar suporte na tomada de decisões para implantação de um plano de manejo para culturas familiares indígenas da reversa Tribo Indígena Ivaí (T.I.). A economia atual da T. I. Ivaí baseia-se principalmente em várias atividades que se complementam tais como: roças familiares denominadas coivaras; roças coletivas, onde parte da população da reserva conduz seus trabalhos; produção e comércio de artesanato de taquara. As roças familiares são de baixa produção e sem acompanhamento de manejo, tanto do ponto de vista físico como químico. A integração de informações devidamente espacializadas em um sistema de informações, será de grande valia na condução das culturas atualmente estabelecidas na reserva. Tal fato possibilitará a integração homem-ambiente de forma harmoniosa e não degradatória.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Wagner de Proença Janjacomo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1

  • 2004 - Atual

    Estudo da variação de vazão para delimitação da área de preservação permanente analisando indicadores na obtenção do leito maior por meio de sistema de informação geográfica. Estudo de caso: margem esquerda do rio Paraná na confluência com o rio Ivaí, Descrição: O trabalho a ser desenvolvido terá como foco a observação do comportamento das inundações ocorridas devido às variações de vazão do Rio Paraná, em sua margem esquerda próxima a confluência com o Rio Ivaí, abordando uma área de grande riqueza natural e fragilidade em sua manutenção. O desenvolvimento desta pesquisa terá como base, dados obtidos em uma escala de tempo que possa propiciar análises de tendências e de ciclos de ocorrências. A definição de períodos de sazonalidade das cheias, e de margem limite do leito maior do rio baseado em uma forma técnica de procedimentos é o resultado esperado de tal estudo. A área escolhida foi uma região com alguns estudos já desenvolvidos, e de bastante interesse científico por se tratar de uma área de APA - Área de Proteção Ambiental. As Áreas de Proteção Ambiental (APA's) são áreas, de maneira geral, extensas, com um certo grau de ocupação humana, e dotadas de atributos tanto bióticos como abióticos, estéticos ou culturais de especial importância para a qualidade de vida e para o bem-estar das populações que ali vivem ou transitam, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. Para a obtenção as respeito da dinâmica das cheias na área de estudo serão coletadas informações por meio de visitas a campo, imagens orbitais, fotografias aéreas e entrevistas, que serão devidamente manipuladas em um sistema de informações geográficas (SIG), para tratamento e manipulação dos dados, objetivando a simulação de áreas inundáveis durante os períodos sazonais de cheias dos rios Paraná e Ivaí, que tendem a modificar o sistema como um todo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Marcelo Luiz Chicati - Integrante / Ester Langowski Terezan - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária - Auxílio financeiro.

  • 2003 - Atual

    Implantação de um Banco de Dados Georreferenciado em área de Proteção Ambiental - Processo n. 1425/03, Descrição: O trabalho tem por objetivo estabelecer um banco de dados georreferenciado em área piloto dentro de uma área de proteção ambiental, agregando informações suficientes para modelagem ambiental dentro de um SIG, auxiliando na tomada de decisões de uso da terra estabelecendo-se uma forma de auxiliar no planejamento e gerenciamento da APA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Marcelo Luiz Chicati - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - Atual

    Espacialização dos Atributos dos Solos de Áreas Agrícolas e reserva Legal - Processo n. 2120/03, Descrição: Alguns poucos estudos tem sido realizados em relação aos solos presentes no território brasileiro, com o intuito de melhor caracterizá-los, e melhor conhecer suas características, desenvolvimento e associação. Enquanto que, nos Estados Unidos da América a taxa de mapeamento de solos varia de 120 a 240 ha por dia, para levantamentos detalhados, ou 288.000 ha levantados anualmente1, no Brasil, o mais recente material refere-se ao mapa de reconhecimento de solos do Estado de São Paulo em escala menor que 1:500.000, publicado por Oliveira et al. no ano de 1999, sendo este uma compilação de dados anteriormente cartografados. A necessidade de maior conhecimento da distribuição das propriedades dos solos em áreas pouco mapeadas é necessária, uma vez que a utilização destes, para a agricultura, têm sido constante. O conhecimento da variação e do padrão da distribuição de certos atributos dos solos torna-se importante para muitos trabalhos técnico-científicos a serem realizados com detalhes tanto dentro da própria área de trabalho como daquelas vizinhas, com padrões fisiográficos semelhantes. Os estudos e monitoramento de recursos naturais assumem grande relevância como base para a elaboração de planos para o desenvolvimento regional. Além de sua importância na promoção do desenvolvimento sustentável um conhecimento cada vez maior do meio físico natural vem sendo requerido, devido aos crescentes problemas de poluição e da necessidade de conservação e preservação ambiental, em especial nas regiões mais desenvolvidas. A distribuição espacial de alguns atributos do solo como da fração argila e da soma de bases permite entender, dentro do processo pedogenético, migração e arranjo espacial dos constituintes que compõem o solo. A avaliação da fertilidade do solo tem sido postulada ser altamente afetada pela profundidade, efeitos espaciais e temporais sobre os parâmetros individuais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Dionatam Maurício Massariol - Integrante / Roney Berti de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária - Auxílio financeiro.

  • 2003 - Atual

    Implantação do Plano de Manejo da T.I. Ivaí - PR. - Processo n. 2367/03, Descrição: Um dos mais graves problemas encontrados na TI-Ivai é a erosão do solo, agravada pela presença da agricultura de coivara e dos herbicidas e pesticidas provenientes das lavouras das fazendas do entorno da área que chegam até os riachos e ribeirões que cortam a TI-Ivaí. Outro problema que tem prejudicado a vida da comunidade na área é a poluição dos rios que se dá pela presença de matadouros, serrarias que despejam detritos nas cabeceiras dos rios Barra Preta e Borboleta. E a retirada de palmito para alimentação da comunidade, taquara para o artesanato e lenha no uso cotidiano, sem o devido reflorestamento está levando a diminuição desses importantes elementos naturais do ecosssitema da TI-Ivaí. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / José Carlos Pintro - Integrante / Lúcio Tadeu Mota - Integrante / Francisco Silva Noelli - Integrante / Maria Anita Golçalves - Integrante / José de Deus Viana da Mata - Integrante / Roney Berti de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Bolsa / Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2001 - Atual

    Avaliação Edafológica das Terras e Caracterização de sua Capacidade de Uso e Aptidão Agrícola em Área de Proteção Ambiental Federal. - Processo n. 459/2001, Descrição: Este projeto tem por finalidade a avaliação das condições edáficas e de capacidade de uso das terras inseridas em áreas de proteção ambiental federal, com o objetivo de integrar as possibilidades de uso econômico com a proteção ambiental que lhes cabe. As Áreas de Proteção Ambiental - APA's, instituídas como modalidade de unidade de conservação pela resolução no 10 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), são destinadas à protejer e conservar a qualidade ambiental e os sistemas naturais ali existentes, visando a melhoria da qualidade de vida da população local e também a proteção dos ecossistemas regionais. A área estudada compreende a porção presente no estado do Paraná da APA dos Rios e Vázeas do Rio Paraná que abrange, na sua totalidade, 1.003.059 ha e um perímetro de 821,76 Km. Na porção paranaense a área de estudo compreende parte dos municípios de Diamante do Norte, São Pedro do Paraná, Querência do Norte, Porto Rico, Santa Cruz do Monte Castelo, Nova Londrina e Marilena, com uma área de aproximadamente 1076,09 Km2 ou seja 107609 ha. O estabelecimento das características pedológicas das áreas definindo-se um zoneamento para uso agro-pecuário torna-se imprescindível para a definição de normas e regulamentos de usos e ocupação do espaço, não sendo possível estabelecer um sistema eficiente de gestão sem que haja uma pré-definição quanto a aptidão natural deste espaço em questão. Pretende-se, através de uma base de dados georreferenciados e um conjunto de mapas temáticos, descrever as características físicas, químicas e biológicas dos solos presentes, bem como estabelecer seu potencial agrícola, sua classificação e capacidade de uso. Esperamos que os resulados alcançados proporcionem melhoria da qualidade de utilização dos solos presentes nestas áreas, com reduzido impacto ao ambiente, para que as mesmos possam adequar-se as normas e regulamentos vigentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Marcelo Luiz Chicati - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Instituto de Tecnologia e Ciência Ambiental - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 3

  • 2000 - 2001

    Zoneamento Ecológico-Econômico da APA das Ilhas e Várzeas do rio Paraná, Descrição: O Objetivo deste projeto foi o de definir o Zoneamento ecológico Econômico da Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. Pra tanto, estabeleceu-se um convênio entre a Universidade Estadual de Maringá, por intermédio do Instituto de tecnologia e Ciência Ambiental - ITCA, e o consórcio COMAFEN, composto pelos municípios cujas terras estão presentes em parte ou no todo da área de proteção. Foram destabelecidas várias equipes de trabalho, no sentido de avaliar as condições de solo, geologia, geomorfologia, uso atual, manejo, condi~ções sócio econômica dos municípios, história e arqueologia, fauna e flora, que culminaram no relatório apresentado para estabelecimento das áreas passíveis ou não de utilização sustentável.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Éder Comunello - Integrante / Andréa Maria Machado - Integrante / Everton da Silva Neiro - Integrante / Emerson da Silva Nunes - Integrante / Elpídio Serra - Integrante / Lysias Velloso da Costa Filho - Integrante / João Batista Campos - Integrante / Mauro Manfrinato - Integrante / Jonas Teixeira Nery - Integrante / Lúcio Tadeu Mota - Integrante / Issa Chaiben Jabur - Integrante / Francisco Silva Noelli - Integrante / Eurides Roque de Oliveira - Integrante / Éder Novak - Integrante., Financiador(es): Consórcio Intermunicipal das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 1999 - Atual

    A planície Alagável do Rio Paraná: Estrutura e Processos Ambientais - Processo n. 230/98, Descrição: O projeto tem como objetivo o estudo da planície alagável do rio Paraná no que concerne as questões pedológicas, geológicas, morfológicas, climáticas e ciclos de inundação que interferem diuretamente na biota da região, tanto da flora como da fauna. A estrutura dos ambientes estão sendo diagnostificados, avaliados e cartografados, compondo uma base de dados georreferenciada para estudos ambientais, possibilitando enterder os processos que decorrem da flutuação constante do lençol freáico regional influenciado diretamente pelas cheias sazonais do rio e sua dinâmica. Com a base de dados é possível prever, simular e preservar o ambiente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Integrante / José Candido Stevaux - Integrante / Angelo Antonio Agostinho - Coordenador / Paulo Fernando Soares - Integrante / Roberto Cruz Lessa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2003 - Atual

    Construção de uma Home-Page para as disciplinas Edafologia (305), Classificação dos solos (SOL 003), CLassificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL 012) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambie, Descrição: O projeto pretende, por meio de ferramentas computacionais disponíveis, criar ambientes de acesso (sites), na rede mundial de computadores (Word Wide Web), para que seja disponibilizado, para os mais diversos usuários, diferentes materiais em arquivos adequadadamente preparados, com possibilidade de busca de informações a cerca das disciplinas de Edafologia (305), Classificação dos Solos (SOL 003), Classificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL ) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambiental (PGE-4014). . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Antonio Carlos Saraiva da Costa - Integrante / Erico Sengik - Integrante / José Carlos Pintro - Integrante / Cássio Antonio Tormena - Integrante / Maria Anita Golçalves - Integrante / José de Deus Viana da Mata - Integrante / ROBERTO CARLOS - Integrante / Júlio Cezar Tocacelli Collela - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2002

    Projeto Gestão Ambiental na Terra Indígena Ivaí - Paraná, Descrição: O projeto visa a produção de um diagnóstico da Terra Indígena Ivaí, localizada no Município de Manoel Ribas - PR., para apresentação de um plano de gestão ambiental. Para tanto, uma série de metas serão cumpridas objetivanto a obtenção de vários produtos, como definidos a seguir: PRODUTOS ESPERADOS DA META 1- Mapa dos sítios arqueológicos existentes na área; Relatório da história da comunidade Kaingang da Terra Indígena Ivaí; Relatório com a caracterização cultural, organização social e econômica da Comunidade Indígena Ivaí; Carta geológica e geomorfológica da área; Banco de dados da variação climática da região em estudo; Carta hidrológica das fontes e cursos d'águas e avaliação de sua potabilidade; Mapas temáticos do uso e aptidão agrícola e pedológica dos solos da área; Relatório e banco de dados sobre a cobertura vegetal da área; Relatório e banco de dados sobre a fauna existente na área; Mapa de ocupação e de identificação dos graus de vulnerabilidade da TI - Ivaí - PR; Divulgação de Documento Técnico do Diagnóstico Etno-ambiental. PRODUTOS ESPERADOS DA META 2: Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Plano de participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Relatório contendo metodologia do processo de discussão e definição da participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Andréa Maria Machado - Integrante / Lúcio Tadeu Mota - Integrante / Issa Chaiben Jabur - Integrante / Francisco Silva Noelli - Integrante / Eurides Roque de Oliveira - Integrante / Carlos Alberto Panek Júnior - Integrante / Éder Novak - Integrante / Washington Castilho - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - Atual

    Construção de uma Home-Page para as disciplinas Edafologia (305), Classificação dos solos (SOL 003), CLassificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL 012) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambie, Descrição: O projeto pretende, por meio de ferramentas computacionais disponíveis, criar ambientes de acesso (sites), na rede mundial de computadores (Word Wide Web), para que seja disponibilizado, para os mais diversos usuários, diferentes materiais em arquivos adequadadamente preparados, com possibilidade de busca de informações a cerca das disciplinas de Edafologia (305), Classificação dos Solos (SOL 003), Classificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL ) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambiental (PGE-4014). . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Antonio Carlos Saraiva da Costa - Integrante / Erico Sengik - Integrante / José Carlos Pintro - Integrante / Cássio Antonio Tormena - Integrante / Maria Anita Golçalves - Integrante / José de Deus Viana da Mata - Integrante / ROBERTO CARLOS - Integrante / Júlio Cezar Tocacelli Collela - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2002

    Projeto Gestão Ambiental na Terra Indígena Ivaí - Paraná, Descrição: O projeto visa a produção de um diagnóstico da Terra Indígena Ivaí, localizada no Município de Manoel Ribas - PR., para apresentação de um plano de gestão ambiental. Para tanto, uma série de metas serão cumpridas objetivanto a obtenção de vários produtos, como definidos a seguir: PRODUTOS ESPERADOS DA META 1- Mapa dos sítios arqueológicos existentes na área; Relatório da história da comunidade Kaingang da Terra Indígena Ivaí; Relatório com a caracterização cultural, organização social e econômica da Comunidade Indígena Ivaí; Carta geológica e geomorfológica da área; Banco de dados da variação climática da região em estudo; Carta hidrológica das fontes e cursos d'águas e avaliação de sua potabilidade; Mapas temáticos do uso e aptidão agrícola e pedológica dos solos da área; Relatório e banco de dados sobre a cobertura vegetal da área; Relatório e banco de dados sobre a fauna existente na área; Mapa de ocupação e de identificação dos graus de vulnerabilidade da TI - Ivaí - PR; Divulgação de Documento Técnico do Diagnóstico Etno-ambiental. PRODUTOS ESPERADOS DA META 2: Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Plano de participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Relatório contendo metodologia do processo de discussão e definição da participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Andréa Maria Machado - Integrante / Lúcio Tadeu Mota - Integrante / Issa Chaiben Jabur - Integrante / Francisco Silva Noelli - Integrante / Eurides Roque de Oliveira - Integrante / Carlos Alberto Panek Júnior - Integrante / Éder Novak - Integrante / Washington Castilho - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - Atual

    Construção de uma Home-Page para as disciplinas Edafologia (305), Classificação dos solos (SOL 003), CLassificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL 012) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambie, Descrição: O projeto pretende, por meio de ferramentas computacionais disponíveis, criar ambientes de acesso (sites), na rede mundial de computadores (Word Wide Web), para que seja disponibilizado, para os mais diversos usuários, diferentes materiais em arquivos adequadadamente preparados, com possibilidade de busca de informações a cerca das disciplinas de Edafologia (305), Classificação dos Solos (SOL 003), Classificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL ) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambiental (PGE-4014). . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Antonio Carlos Saraiva da Costa - Integrante / Erico Sengik - Integrante / José Carlos Pintro - Integrante / Cássio Antonio Tormena - Integrante / Maria Anita Golçalves - Integrante / José de Deus Viana da Mata - Integrante / ROBERTO CARLOS - Integrante / Júlio Cezar Tocacelli Collela - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2002

    Projeto Gestão Ambiental na Terra Indígena Ivaí - Paraná, Descrição: O projeto visa a produção de um diagnóstico da Terra Indígena Ivaí, localizada no Município de Manoel Ribas - PR., para apresentação de um plano de gestão ambiental. Para tanto, uma série de metas serão cumpridas objetivanto a obtenção de vários produtos, como definidos a seguir: PRODUTOS ESPERADOS DA META 1- Mapa dos sítios arqueológicos existentes na área; Relatório da história da comunidade Kaingang da Terra Indígena Ivaí; Relatório com a caracterização cultural, organização social e econômica da Comunidade Indígena Ivaí; Carta geológica e geomorfológica da área; Banco de dados da variação climática da região em estudo; Carta hidrológica das fontes e cursos d'águas e avaliação de sua potabilidade; Mapas temáticos do uso e aptidão agrícola e pedológica dos solos da área; Relatório e banco de dados sobre a cobertura vegetal da área; Relatório e banco de dados sobre a fauna existente na área; Mapa de ocupação e de identificação dos graus de vulnerabilidade da TI - Ivaí - PR; Divulgação de Documento Técnico do Diagnóstico Etno-ambiental. PRODUTOS ESPERADOS DA META 2: Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Plano de participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Relatório contendo metodologia do processo de discussão e definição da participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Andréa Maria Machado - Integrante / Lúcio Tadeu Mota - Integrante / Issa Chaiben Jabur - Integrante / Francisco Silva Noelli - Integrante / Eurides Roque de Oliveira - Integrante / Carlos Alberto Panek Júnior - Integrante / Éder Novak - Integrante / Washington Castilho - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - Atual

    Construção de uma Home-Page para as disciplinas Edafologia (305), Classificação dos solos (SOL 003), CLassificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL 012) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambie, Descrição: O projeto pretende, por meio de ferramentas computacionais disponíveis, criar ambientes de acesso (sites), na rede mundial de computadores (Word Wide Web), para que seja disponibilizado, para os mais diversos usuários, diferentes materiais em arquivos adequadadamente preparados, com possibilidade de busca de informações a cerca das disciplinas de Edafologia (305), Classificação dos Solos (SOL 003), Classificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL ) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambiental (PGE-4014).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Antonio Carlos Saraiva da Costa - Integrante / Erico Sengik - Integrante / José Carlos Pintro - Integrante / Cássio Antonio Tormena - Integrante / Maria Anita Golçalves - Integrante / José de Deus Viana da Mata - Integrante / ROBERTO CARLOS - Integrante / Júlio Cezar Tocacelli Collela - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2002

    Projeto Gestão Ambiental na Terra Indígena Ivaí - Paraná, Descrição: O projeto visa a produção de um diagnóstico da Terra Indígena Ivaí, localizada no Município de Manoel Ribas - PR., para apresentação de um plano de gestão ambiental. Para tanto, uma série de metas serão cumpridas objetivanto a obtenção de vários produtos, como definidos a seguir: PRODUTOS ESPERADOS DA META 1- Mapa dos sítios arqueológicos existentes na área; Relatório da história da comunidade Kaingang da Terra Indígena Ivaí; Relatório com a caracterização cultural, organização social e econômica da Comunidade Indígena Ivaí; Carta geológica e geomorfológica da área; Banco de dados da variação climática da região em estudo; Carta hidrológica das fontes e cursos d'águas e avaliação de sua potabilidade; Mapas temáticos do uso e aptidão agrícola e pedológica dos solos da área; Relatório e banco de dados sobre a cobertura vegetal da área; Relatório e banco de dados sobre a fauna existente na área; Mapa de ocupação e de identificação dos graus de vulnerabilidade da TI - Ivaí - PR; Divulgação de Documento Técnico do Diagnóstico Etno-ambiental. PRODUTOS ESPERADOS DA META 2: Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Plano de participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Relatório contendo metodologia do processo de discussão e definição da participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Andréa Maria Machado - Integrante / Lúcio Tadeu Mota - Integrante / Issa Chaiben Jabur - Integrante / Francisco Silva Noelli - Integrante / Eurides Roque de Oliveira - Integrante / Carlos Alberto Panek Júnior - Integrante / Éder Novak - Integrante / Washington Castilho - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - Atual

    Construção de uma Home-Page para as disciplinas Edafologia (305), Classificação dos solos (SOL 003), CLassificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL 012) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambie, Descrição: O projeto pretende, por meio de ferramentas computacionais disponíveis, criar ambientes de acesso (sites), na rede mundial de computadores (Word Wide Web), para que seja disponibilizado, para os mais diversos usuários, diferentes materiais em arquivos adequadadamente preparados, com possibilidade de busca de informações a cerca das disciplinas de Edafologia (305), Classificação dos Solos (SOL 003), Classificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL ) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambiental (PGE-4014).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Antonio Carlos Saraiva da Costa - Integrante / Erico Sengik - Integrante / José Carlos Pintro - Integrante / Cássio Antonio Tormena - Integrante / Maria Anita Golçalves - Integrante / José de Deus Viana da Mata - Integrante / ROBERTO CARLOS - Integrante / Júlio Cezar Tocacelli Collela - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2002

    Projeto Gestão Ambiental na Terra Indígena Ivaí - Paraná, Descrição: O projeto visa a produção de um diagnóstico da Terra Indígena Ivaí, localizada no Município de Manoel Ribas - PR., para apresentação de um plano de gestão ambiental. Para tanto, uma série de metas serão cumpridas objetivanto a obtenção de vários produtos, como definidos a seguir: PRODUTOS ESPERADOS DA META 1- Mapa dos sítios arqueológicos existentes na área; Relatório da história da comunidade Kaingang da Terra Indígena Ivaí; Relatório com a caracterização cultural, organização social e econômica da Comunidade Indígena Ivaí; Carta geológica e geomorfológica da área; Banco de dados da variação climática da região em estudo; Carta hidrológica das fontes e cursos d'águas e avaliação de sua potabilidade; Mapas temáticos do uso e aptidão agrícola e pedológica dos solos da área; Relatório e banco de dados sobre a cobertura vegetal da área; Relatório e banco de dados sobre a fauna existente na área; Mapa de ocupação e de identificação dos graus de vulnerabilidade da TI - Ivaí - PR; Divulgação de Documento Técnico do Diagnóstico Etno-ambiental. PRODUTOS ESPERADOS DA META 2: Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Plano de participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Relatório contendo metodologia do processo de discussão e definição da participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Andréa Maria Machado - Integrante / Lúcio Tadeu Mota - Integrante / Issa Chaiben Jabur - Integrante / Francisco Silva Noelli - Integrante / Eurides Roque de Oliveira - Integrante / Carlos Alberto Panek Júnior - Integrante / Éder Novak - Integrante / Washington Castilho - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - Atual

    Construção de uma Home-Page para as disciplinas Edafologia (305), Classificação dos solos (SOL 003), CLassificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL 012) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambie, Descrição: O projeto pretende, por meio de ferramentas computacionais disponíveis, criar ambientes de acesso (sites), na rede mundial de computadores (Word Wide Web), para que seja disponibilizado, para os mais diversos usuários, diferentes materiais em arquivos adequadadamente preparados, com possibilidade de busca de informações a cerca das disciplinas de Edafologia (305), Classificação dos Solos (SOL 003), Classificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL ) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambiental (PGE-4014).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Antonio Carlos Saraiva da Costa - Integrante / Erico Sengik - Integrante / José Carlos Pintro - Integrante / Cássio Antonio Tormena - Integrante / Maria Anita Golçalves - Integrante / José de Deus Viana da Mata - Integrante / ROBERTO CARLOS - Integrante / Júlio Cezar Tocacelli Collela - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2002

    Projeto Gestão Ambiental na Terra Indígena Ivaí - Paraná, Descrição: O projeto visa a produção de um diagnóstico da Terra Indígena Ivaí, localizada no Município de Manoel Ribas - PR., para apresentação de um plano de gestão ambiental. Para tanto, uma série de metas serão cumpridas objetivanto a obtenção de vários produtos, como definidos a seguir: PRODUTOS ESPERADOS DA META 1- Mapa dos sítios arqueológicos existentes na área; Relatório da história da comunidade Kaingang da Terra Indígena Ivaí; Relatório com a caracterização cultural, organização social e econômica da Comunidade Indígena Ivaí; Carta geológica e geomorfológica da área; Banco de dados da variação climática da região em estudo; Carta hidrológica das fontes e cursos d'águas e avaliação de sua potabilidade; Mapas temáticos do uso e aptidão agrícola e pedológica dos solos da área; Relatório e banco de dados sobre a cobertura vegetal da área; Relatório e banco de dados sobre a fauna existente na área; Mapa de ocupação e de identificação dos graus de vulnerabilidade da TI - Ivaí - PR; Divulgação de Documento Técnico do Diagnóstico Etno-ambiental. PRODUTOS ESPERADOS DA META 2: Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Plano de participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Relatório contendo metodologia do processo de discussão e definição da participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Andréa Maria Machado - Integrante / Lúcio Tadeu Mota - Integrante / Issa Chaiben Jabur - Integrante / Francisco Silva Noelli - Integrante / Eurides Roque de Oliveira - Integrante / Carlos Alberto Panek Júnior - Integrante / Éder Novak - Integrante / Washington Castilho - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - Atual

    Construção de uma Home-Page para as disciplinas Edafologia (305), Classificação dos solos (SOL 003), CLassificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL 012) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambie, Descrição: O projeto pretende, por meio de ferramentas computacionais disponíveis, criar ambientes de acesso (sites), na rede mundial de computadores (Word Wide Web), para que seja disponibilizado, para os mais diversos usuários, diferentes materiais em arquivos adequadadamente preparados, com possibilidade de busca de informações a cerca das disciplinas de Edafologia (305), Classificação dos Solos (SOL 003), Classificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL ) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambiental (PGE-4014).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Antonio Carlos Saraiva da Costa - Integrante / Erico Sengik - Integrante / José Carlos Pintro - Integrante / Cássio Antonio Tormena - Integrante / Maria Anita Golçalves - Integrante / José de Deus Viana da Mata - Integrante / ROBERTO CARLOS - Integrante / Júlio Cezar Tocacelli Collela - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2002

    Projeto Gestão Ambiental na Terra Indígena Ivaí - Paraná, Descrição: O projeto visa a produção de um diagnóstico da Terra Indígena Ivaí, localizada no Município de Manoel Ribas - PR., para apresentação de um plano de gestão ambiental. Para tanto, uma série de metas serão cumpridas objetivanto a obtenção de vários produtos, como definidos a seguir: PRODUTOS ESPERADOS DA META 1- Mapa dos sítios arqueológicos existentes na área; Relatório da história da comunidade Kaingang da Terra Indígena Ivaí; Relatório com a caracterização cultural, organização social e econômica da Comunidade Indígena Ivaí; Carta geológica e geomorfológica da área; Banco de dados da variação climática da região em estudo; Carta hidrológica das fontes e cursos d'águas e avaliação de sua potabilidade; Mapas temáticos do uso e aptidão agrícola e pedológica dos solos da área; Relatório e banco de dados sobre a cobertura vegetal da área; Relatório e banco de dados sobre a fauna existente na área; Mapa de ocupação e de identificação dos graus de vulnerabilidade da TI - Ivaí - PR; Divulgação de Documento Técnico do Diagnóstico Etno-ambiental. PRODUTOS ESPERADOS DA META 2: Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Plano de participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Relatório contendo metodologia do processo de discussão e definição da participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Andréa Maria Machado - Integrante / Lúcio Tadeu Mota - Integrante / Issa Chaiben Jabur - Integrante / Francisco Silva Noelli - Integrante / Eurides Roque de Oliveira - Integrante / Carlos Alberto Panek Júnior - Integrante / Éder Novak - Integrante / Washington Castilho - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - Atual

    Construção de uma Home-Page para as disciplinas Edafologia (305), Classificação dos solos (SOL 003), CLassificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL 012) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambie, Descrição: O projeto pretende, por meio de ferramentas computacionais disponíveis, criar ambientes de acesso (sites), na rede mundial de computadores (Word Wide Web), para que seja disponibilizado, para os mais diversos usuários, diferentes materiais em arquivos adequadadamente preparados, com possibilidade de busca de informações a cerca das disciplinas de Edafologia (305), Classificação dos Solos (SOL 003), Classificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL ) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambiental (PGE-4014).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Antonio Carlos Saraiva da Costa - Integrante / Erico Sengik - Integrante / José Carlos Pintro - Integrante / Cássio Antonio Tormena - Integrante / Maria Anita Golçalves - Integrante / José de Deus Viana da Mata - Integrante / ROBERTO CARLOS - Integrante / Júlio Cezar Tocacelli Collela - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2002

    Projeto Gestão Ambiental na Terra Indígena Ivaí - Paraná, Descrição: O projeto visa a produção de um diagnóstico da Terra Indígena Ivaí, localizada no Município de Manoel Ribas - PR., para apresentação de um plano de gestão ambiental. Para tanto, uma série de metas serão cumpridas objetivanto a obtenção de vários produtos, como definidos a seguir: PRODUTOS ESPERADOS DA META 1- Mapa dos sítios arqueológicos existentes na área; Relatório da história da comunidade Kaingang da Terra Indígena Ivaí; Relatório com a caracterização cultural, organização social e econômica da Comunidade Indígena Ivaí; Carta geológica e geomorfológica da área; Banco de dados da variação climática da região em estudo; Carta hidrológica das fontes e cursos d'águas e avaliação de sua potabilidade; Mapas temáticos do uso e aptidão agrícola e pedológica dos solos da área; Relatório e banco de dados sobre a cobertura vegetal da área; Relatório e banco de dados sobre a fauna existente na área; Mapa de ocupação e de identificação dos graus de vulnerabilidade da TI - Ivaí - PR; Divulgação de Documento Técnico do Diagnóstico Etno-ambiental. PRODUTOS ESPERADOS DA META 2: Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Plano de participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Relatório contendo metodologia do processo de discussão e definição da participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Andréa Maria Machado - Integrante / Lúcio Tadeu Mota - Integrante / Issa Chaiben Jabur - Integrante / Francisco Silva Noelli - Integrante / Eurides Roque de Oliveira - Integrante / Carlos Alberto Panek Júnior - Integrante / Éder Novak - Integrante / Washington Castilho - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - Atual

    Construção de uma Home-Page para as disciplinas Edafologia (305), Classificação dos solos (SOL 003), CLassificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL 012) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambie, Descrição: O projeto pretende, por meio de ferramentas computacionais disponíveis, criar ambientes de acesso (sites), na rede mundial de computadores (Word Wide Web), para que seja disponibilizado, para os mais diversos usuários, diferentes materiais em arquivos adequadadamente preparados, com possibilidade de busca de informações a cerca das disciplinas de Edafologia (305), Classificação dos Solos (SOL 003), Classificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL ) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambiental (PGE-4014).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Antonio Carlos Saraiva da Costa - Integrante / Erico Sengik - Integrante / José Carlos Pintro - Integrante / Cássio Antonio Tormena - Integrante / Maria Anita Golçalves - Integrante / José de Deus Viana da Mata - Integrante / ROBERTO CARLOS - Integrante / Júlio Cezar Tocacelli Collela - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2002

    Projeto Gestão Ambiental na Terra Indígena Ivaí - Paraná, Descrição: O projeto visa a produção de um diagnóstico da Terra Indígena Ivaí, localizada no Município de Manoel Ribas - PR., para apresentação de um plano de gestão ambiental. Para tanto, uma série de metas serão cumpridas objetivanto a obtenção de vários produtos, como definidos a seguir: PRODUTOS ESPERADOS DA META 1- Mapa dos sítios arqueológicos existentes na área; Relatório da história da comunidade Kaingang da Terra Indígena Ivaí; Relatório com a caracterização cultural, organização social e econômica da Comunidade Indígena Ivaí; Carta geológica e geomorfológica da área; Banco de dados da variação climática da região em estudo; Carta hidrológica das fontes e cursos d'águas e avaliação de sua potabilidade; Mapas temáticos do uso e aptidão agrícola e pedológica dos solos da área; Relatório e banco de dados sobre a cobertura vegetal da área; Relatório e banco de dados sobre a fauna existente na área; Mapa de ocupação e de identificação dos graus de vulnerabilidade da TI - Ivaí - PR; Divulgação de Documento Técnico do Diagnóstico Etno-ambiental. PRODUTOS ESPERADOS DA META 2: Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Plano de participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Relatório contendo metodologia do processo de discussão e definição da participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Andréa Maria Machado - Integrante / Lúcio Tadeu Mota - Integrante / Issa Chaiben Jabur - Integrante / Francisco Silva Noelli - Integrante / Eurides Roque de Oliveira - Integrante / Carlos Alberto Panek Júnior - Integrante / Éder Novak - Integrante / Washington Castilho - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - Atual

    Construção de uma Home-Page para as disciplinas Edafologia (305), Classificação dos solos (SOL 003), CLassificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL 012) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambie, Descrição: O projeto pretende, por meio de ferramentas computacionais disponíveis, criar ambientes de acesso (sites), na rede mundial de computadores (Word Wide Web), para que seja disponibilizado, para os mais diversos usuários, diferentes materiais em arquivos adequadadamente preparados, com possibilidade de busca de informações a cerca das disciplinas de Edafologia (305), Classificação dos Solos (SOL 003), Classificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL ) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambiental (PGE-4014).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Antonio Carlos Saraiva da Costa - Integrante / Erico Sengik - Integrante / José Carlos Pintro - Integrante / Cássio Antonio Tormena - Integrante / Maria Anita Golçalves - Integrante / José de Deus Viana da Mata - Integrante / ROBERTO CARLOS - Integrante / Júlio Cezar Tocacelli Collela - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2002

    Projeto Gestão Ambiental na Terra Indígena Ivaí - Paraná, Descrição: O projeto visa a produção de um diagnóstico da Terra Indígena Ivaí, localizada no Município de Manoel Ribas - PR., para apresentação de um plano de gestão ambiental. Para tanto, uma série de metas serão cumpridas objetivanto a obtenção de vários produtos, como definidos a seguir: PRODUTOS ESPERADOS DA META 1- Mapa dos sítios arqueológicos existentes na área; Relatório da história da comunidade Kaingang da Terra Indígena Ivaí; Relatório com a caracterização cultural, organização social e econômica da Comunidade Indígena Ivaí; Carta geológica e geomorfológica da área; Banco de dados da variação climática da região em estudo; Carta hidrológica das fontes e cursos d'águas e avaliação de sua potabilidade; Mapas temáticos do uso e aptidão agrícola e pedológica dos solos da área; Relatório e banco de dados sobre a cobertura vegetal da área; Relatório e banco de dados sobre a fauna existente na área; Mapa de ocupação e de identificação dos graus de vulnerabilidade da TI - Ivaí - PR; Divulgação de Documento Técnico do Diagnóstico Etno-ambiental. PRODUTOS ESPERADOS DA META 2: Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Plano de participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Relatório contendo metodologia do processo de discussão e definição da participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Andréa Maria Machado - Integrante / Lúcio Tadeu Mota - Integrante / Issa Chaiben Jabur - Integrante / Francisco Silva Noelli - Integrante / Eurides Roque de Oliveira - Integrante / Carlos Alberto Panek Júnior - Integrante / Éder Novak - Integrante / Washington Castilho - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - Atual

    Construção de uma Home-Page para as disciplinas Edafologia (305), Classificação dos solos (SOL 003), CLassificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL 012) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambie, Descrição: O projeto pretende, por meio de ferramentas computacionais disponíveis, criar ambientes de acesso (sites), na rede mundial de computadores (Word Wide Web), para que seja disponibilizado, para os mais diversos usuários, diferentes materiais em arquivos adequadadamente preparados, com possibilidade de busca de informações a cerca das disciplinas de Edafologia (305), Classificação dos Solos (SOL 003), Classificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL ) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambiental (PGE-4014).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Antonio Carlos Saraiva da Costa - Integrante / Erico Sengik - Integrante / José Carlos Pintro - Integrante / Cássio Antonio Tormena - Integrante / Maria Anita Golçalves - Integrante / José de Deus Viana da Mata - Integrante / ROBERTO CARLOS - Integrante / Júlio Cezar Tocacelli Collela - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2002

    Projeto Gestão Ambiental na Terra Indígena Ivaí - Paraná, Descrição: O projeto visa a produção de um diagnóstico da Terra Indígena Ivaí, localizada no Município de Manoel Ribas - PR., para apresentação de um plano de gestão ambiental. Para tanto, uma série de metas serão cumpridas objetivanto a obtenção de vários produtos, como definidos a seguir: PRODUTOS ESPERADOS DA META 1- Mapa dos sítios arqueológicos existentes na área; Relatório da história da comunidade Kaingang da Terra Indígena Ivaí; Relatório com a caracterização cultural, organização social e econômica da Comunidade Indígena Ivaí; Carta geológica e geomorfológica da área; Banco de dados da variação climática da região em estudo; Carta hidrológica das fontes e cursos d'águas e avaliação de sua potabilidade; Mapas temáticos do uso e aptidão agrícola e pedológica dos solos da área; Relatório e banco de dados sobre a cobertura vegetal da área; Relatório e banco de dados sobre a fauna existente na área; Mapa de ocupação e de identificação dos graus de vulnerabilidade da TI - Ivaí - PR; Divulgação de Documento Técnico do Diagnóstico Etno-ambiental. PRODUTOS ESPERADOS DA META 2: Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Plano de participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Relatório contendo metodologia do processo de discussão e definição da participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Andréa Maria Machado - Integrante / Lúcio Tadeu Mota - Integrante / Issa Chaiben Jabur - Integrante / Francisco Silva Noelli - Integrante / Eurides Roque de Oliveira - Integrante / Carlos Alberto Panek Júnior - Integrante / Éder Novak - Integrante / Washington Castilho - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - Atual

    Construção de uma Home-Page para as disciplinas Edafologia (305), Classificação dos solos (SOL 003), CLassificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL 012) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambie, Descrição: O projeto pretende, por meio de ferramentas computacionais disponíveis, criar ambientes de acesso (sites), na rede mundial de computadores (Word Wide Web), para que seja disponibilizado, para os mais diversos usuários, diferentes materiais em arquivos adequadadamente preparados, com possibilidade de busca de informações a cerca das disciplinas de Edafologia (305), Classificação dos Solos (SOL 003), Classificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL ) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambiental (PGE-4014).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Antonio Carlos Saraiva da Costa - Integrante / Erico Sengik - Integrante / José Carlos Pintro - Integrante / Cássio Antonio Tormena - Integrante / Maria Anita Golçalves - Integrante / José de Deus Viana da Mata - Integrante / ROBERTO CARLOS - Integrante / Júlio Cezar Tocacelli Collela - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2002

    Projeto Gestão Ambiental na Terra Indígena Ivaí - Paraná, Descrição: O projeto visa a produção de um diagnóstico da Terra Indígena Ivaí, localizada no Município de Manoel Ribas - PR., para apresentação de um plano de gestão ambiental. Para tanto, uma série de metas serão cumpridas objetivanto a obtenção de vários produtos, como definidos a seguir: PRODUTOS ESPERADOS DA META 1- Mapa dos sítios arqueológicos existentes na área; Relatório da história da comunidade Kaingang da Terra Indígena Ivaí; Relatório com a caracterização cultural, organização social e econômica da Comunidade Indígena Ivaí; Carta geológica e geomorfológica da área; Banco de dados da variação climática da região em estudo; Carta hidrológica das fontes e cursos d'águas e avaliação de sua potabilidade; Mapas temáticos do uso e aptidão agrícola e pedológica dos solos da área; Relatório e banco de dados sobre a cobertura vegetal da área; Relatório e banco de dados sobre a fauna existente na área; Mapa de ocupação e de identificação dos graus de vulnerabilidade da TI - Ivaí - PR; Divulgação de Documento Técnico do Diagnóstico Etno-ambiental. PRODUTOS ESPERADOS DA META 2: Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Plano de participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Relatório contendo metodologia do processo de discussão e definição da participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Andréa Maria Machado - Integrante / Lúcio Tadeu Mota - Integrante / Issa Chaiben Jabur - Integrante / Francisco Silva Noelli - Integrante / Eurides Roque de Oliveira - Integrante / Carlos Alberto Panek Júnior - Integrante / Éder Novak - Integrante / Washington Castilho - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - Atual

    Construção de uma Home-Page para as disciplinas Edafologia (305), Classificação dos solos (SOL 003), CLassificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL 012) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambie, Descrição: O projeto pretende, por meio de ferramentas computacionais disponíveis, criar ambientes de acesso (sites), na rede mundial de computadores (Word Wide Web), para que seja disponibilizado, para os mais diversos usuários, diferentes materiais em arquivos adequadadamente preparados, com possibilidade de busca de informações a cerca das disciplinas de Edafologia (305), Classificação dos Solos (SOL 003), Classificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL ) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambiental (PGE-4014).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Antonio Carlos Saraiva da Costa - Integrante / Erico Sengik - Integrante / José Carlos Pintro - Integrante / Cássio Antonio Tormena - Integrante / Maria Anita Golçalves - Integrante / José de Deus Viana da Mata - Integrante / ROBERTO CARLOS - Integrante / Júlio Cezar Tocacelli Collela - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2002

    Projeto Gestão Ambiental na Terra Indígena Ivaí - Paraná, Descrição: O projeto visa a produção de um diagnóstico da Terra Indígena Ivaí, localizada no Município de Manoel Ribas - PR., para apresentação de um plano de gestão ambiental. Para tanto, uma série de metas serão cumpridas objetivanto a obtenção de vários produtos, como definidos a seguir: PRODUTOS ESPERADOS DA META 1- Mapa dos sítios arqueológicos existentes na área; Relatório da história da comunidade Kaingang da Terra Indígena Ivaí; Relatório com a caracterização cultural, organização social e econômica da Comunidade Indígena Ivaí; Carta geológica e geomorfológica da área; Banco de dados da variação climática da região em estudo; Carta hidrológica das fontes e cursos d'águas e avaliação de sua potabilidade; Mapas temáticos do uso e aptidão agrícola e pedológica dos solos da área; Relatório e banco de dados sobre a cobertura vegetal da área; Relatório e banco de dados sobre a fauna existente na área; Mapa de ocupação e de identificação dos graus de vulnerabilidade da TI - Ivaí - PR; Divulgação de Documento Técnico do Diagnóstico Etno-ambiental. PRODUTOS ESPERADOS DA META 2: Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Plano de participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Relatório contendo metodologia do processo de discussão e definição da participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Andréa Maria Machado - Integrante / Lúcio Tadeu Mota - Integrante / Issa Chaiben Jabur - Integrante / Francisco Silva Noelli - Integrante / Eurides Roque de Oliveira - Integrante / Carlos Alberto Panek Júnior - Integrante / Éder Novak - Integrante / Washington Castilho - Integrante.Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - Atual

    Construção de uma Home-Page para as disciplinas Edafologia (305), Classificação dos solos (SOL 003), CLassificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL 012) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambie, Descrição: O projeto pretende, por meio de ferramentas computacionais disponíveis, criar ambientes de acesso (sites), na rede mundial de computadores (Word Wide Web), para que seja disponibilizado, para os mais diversos usuários, diferentes materiais em arquivos adequadadamente preparados, com possibilidade de busca de informações a cerca das disciplinas de Edafologia (305), Classificação dos Solos (SOL 003), Classificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL ) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambiental (PGE-4014).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Antonio Carlos Saraiva da Costa - Integrante / Erico Sengik - Integrante / José Carlos Pintro - Integrante / Cássio Antonio Tormena - Integrante / Maria Anita Golçalves - Integrante / José de Deus Viana da Mata - Integrante / ROBERTO CARLOS - Integrante / Júlio Cezar Tocacelli Collela - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2002

    Projeto Gestão Ambiental na Terra Indígena Ivaí - Paraná, Descrição: O projeto visa a produção de um diagnóstico da Terra Indígena Ivaí, localizada no Município de Manoel Ribas - PR., para apresentação de um plano de gestão ambiental. Para tanto, uma série de metas serão cumpridas objetivanto a obtenção de vários produtos, como definidos a seguir: PRODUTOS ESPERADOS DA META 1- Mapa dos sítios arqueológicos existentes na área; Relatório da história da comunidade Kaingang da Terra Indígena Ivaí; Relatório com a caracterização cultural, organização social e econômica da Comunidade Indígena Ivaí; Carta geológica e geomorfológica da área; Banco de dados da variação climática da região em estudo; Carta hidrológica das fontes e cursos d'águas e avaliação de sua potabilidade; Mapas temáticos do uso e aptidão agrícola e pedológica dos solos da área; Relatório e banco de dados sobre a cobertura vegetal da área; Relatório e banco de dados sobre a fauna existente na área; Mapa de ocupação e de identificação dos graus de vulnerabilidade da TI - Ivaí - PR; Divulgação de Documento Técnico do Diagnóstico Etno-ambiental. PRODUTOS ESPERADOS DA META 2: Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Plano de participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Relatório contendo metodologia do processo de discussão e definição da participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Andréa Maria Machado - Integrante / Lúcio Tadeu Mota - Integrante / Issa Chaiben Jabur - Integrante / Francisco Silva Noelli - Integrante / Eurides Roque de Oliveira - Integrante / Carlos Alberto Panek Júnior - Integrante / Éder Novak - Integrante / Washington Castilho - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - Atual

    Construção de uma Home-Page para as disciplinas Edafologia (305), Classificação dos solos (SOL 003), CLassificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL 012) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambie, Descrição: O projeto pretende, por meio de ferramentas computacionais disponíveis, criar ambientes de acesso (sites), na rede mundial de computadores (Word Wide Web), para que seja disponibilizado, para os mais diversos usuários, diferentes materiais em arquivos adequadadamente preparados, com possibilidade de busca de informações a cerca das disciplinas de Edafologia (305), Classificação dos Solos (SOL 003), Classificação, Manejo e Conservação do Solo e Água (399), Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura (SOL ) Geoprocessamento Aplicado ao Estudo Ambiental (PGE-4014).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Antonio Carlos Saraiva da Costa - Integrante / Erico Sengik - Integrante / José Carlos Pintro - Integrante / Cássio Antonio Tormena - Integrante / Maria Anita Golçalves - Integrante / José de Deus Viana da Mata - Integrante / ROBERTO CARLOS - Integrante / Júlio Cezar Tocacelli Collela - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Maringá - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2002

    Projeto Gestão Ambiental na Terra Indígena Ivaí - Paraná, Descrição: O projeto visa a produção de um diagnóstico da Terra Indígena Ivaí, localizada no Município de Manoel Ribas - PR., para apresentação de um plano de gestão ambiental. Para tanto, uma série de metas serão cumpridas objetivanto a obtenção de vários produtos, como definidos a seguir: PRODUTOS ESPERADOS DA META 1- Mapa dos sítios arqueológicos existentes na área; Relatório da história da comunidade Kaingang da Terra Indígena Ivaí; Relatório com a caracterização cultural, organização social e econômica da Comunidade Indígena Ivaí; Carta geológica e geomorfológica da área; Banco de dados da variação climática da região em estudo; Carta hidrológica das fontes e cursos d'águas e avaliação de sua potabilidade; Mapas temáticos do uso e aptidão agrícola e pedológica dos solos da área; Relatório e banco de dados sobre a cobertura vegetal da área; Relatório e banco de dados sobre a fauna existente na área; Mapa de ocupação e de identificação dos graus de vulnerabilidade da TI - Ivaí - PR; Divulgação de Documento Técnico do Diagnóstico Etno-ambiental. PRODUTOS ESPERADOS DA META 2: Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Plano de participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR; Relatório contendo metodologia do processo de discussão e definição da participação dos órgãos públicos no Plano de Gestão da TI - Ivaí - PR.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Rafael Nanni - Coordenador / Andréa Maria Machado - Integrante / Lúcio Tadeu Mota - Integrante / Issa Chaiben Jabur - Integrante / Francisco Silva Noelli - Integrante / Eurides Roque de Oliveira - Integrante / Carlos Alberto Panek Júnior - Integrante / Éder Novak - Integrante / Washington Castilho - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2001

Best of Session, Plenary, Third International Conference on Geospatial Information in Agriculture and Forestry - ERIM.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Agronomia. , AV. COLOMBO, 5790, ZONA 07, 87020900 - Maringá, PR - Brasil, Telefone: (44) 30118953, Fax: (44) 30118916, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1987 - Atual

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSOCIADO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 05/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Agrárias, .,Linhas de pesquisa

    • 06/2006

      Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Agronomia.,Treinamentos ministrados, Curso de Especialização em Solos e Nutrição de Plantas

    • 03/2006

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Classificação, Manejo e Conservação do solo e água

    • 06/2005

      Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Agronomia.,Treinamentos ministrados, Levantamento e Cartografia dos Solos

    • 06/2005

      Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Agronomia.,Treinamentos ministrados, Gestão e Gerenciamento Ambiental

    • 06/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Agronomia.,Cargo ou função, Membro da Câmara Técnica de Cartografia do Estado do Paraná.

    • 03/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Agronomia.,Cargo ou função, Membro de colegiado do curso de Pós-Graduação em Agronomia.

    • 01/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Agronomia.,Cargo ou função, Consultor "ad Doc" da Revista PAB.

    • 01/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Agronomia.,Cargo ou função, Consultor "Ad Doc" da Revista Magistra.

    • 06/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil.,Cargo ou função, Membro de colegiado do curso de Tecnologia em Meio Ambiente.

    • 01/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Agronomia.,Cargo ou função, Consultor Ad doc revista Acta Scientiarum.

    • 08/1990

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Agronomia.,Linhas de pesquisa

    • 05/2004 - 01/2006

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Levantamento, Classificação e Manejo do Solo e Água

    • 08/2005 - 12/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Agronomia.,Cargo ou função, Consultor Ad-hoc da Revista Geoderma.

    • 06/2004 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Agronomia.,Cargo ou função, Consultor Ad-hoc da Revista Ciência Rural.

    • 02/2004 - 06/2004

      Ensino, Pós Graduação em Agronomia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Classificação dos Solos

    • 08/2003 - 12/2003

      Ensino, Pós Graduação em Agronomia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sensoriamento Remoto Aplicado a Agricultura

    • 01/2003 - 12/2003

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Classificação, Manejo e Conservação do Solo e Água - 399

    • 01/2003 - 12/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Agronomia.,Cargo ou função, Consultor "Ad doc" da Revista Floresta.

    • 02/2003 - 06/2003

      Ensino, Agronomia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Classificação dos Solos

    • 06/2002 - 12/2002

      Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas de|Informações Geográficas

    • 04/2002 - 12/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Agronomia.,Cargo ou função, Comissão de promoção interníveis de Professor adjunto.

    • 01/2002 - 12/2002

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Edafologia, Classificação, Manejo e Conservação do Solo e Água - 399

    • 10/2001 - 12/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Agronomia.,Cargo ou função, Comissão organizadora 25 Anos Agronomia - UEM.

    • 06/2001 - 12/2001

      Ensino, Agronomia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura

    • 04/2001 - 12/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Agronomia.,Cargo ou função, Comissão de estudos de implantação da Estação Experimental de Umuarama/PR.

    • 01/2001 - 12/2001

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Edafologia

    • 01/2001 - 12/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Agronomia.,Cargo ou função, Consultor Ad doc Revista Acta Scientiarum.

    • 01/2001 - 06/2001

      Ensino, Agronomia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Levantamento e Classificação de Solos

    • 04/1996 - 05/1996

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Agronomia.,Cargo ou função, Comissão para eleição de chefe e vice-chefe do centro de ciências agrárias.

    • 07/1991 - 12/1991

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Agronomia.,Cargo ou função, Comissão de revisão de provas e trabalhos.

    • 06/1991 - 12/1991

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Agronomia.,Cargo ou função, Comissão de elaboração do horário geral da UEM.

    • 01/1991 - 06/1991

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Agronomia.,Cargo ou função, Comissão de revisão de provas e trabalhos.

    • 01/1991 - 06/1991

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Agronomia.,Cargo ou função, Acessor de ensino do Departamento de Agronomia.

    • 01/1991 - 06/1991

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Agronomia.,Cargo ou função, Comissão eleitoral para chefe e vice-chefe do Departamento de Agronomia.

    • 06/1990 - 12/1990

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Agronomia.,Cargo ou função, Comissão de elaboração do horário geral da UEM.

    • 06/1987 - 12/1987

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Agronomia.,Cargo ou função, Comissão de elaboração do planejamento do depart. de agronomia 1987 a 1991.

    • 01/1987 - 12/1987

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mecanização agrícola, Agricultura III

  • 1986 - 1986

    Monsanto do Brasil

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (assistência técnica e desenvolvimento, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Técnico responsável pela assistência técnica e desenvolvimento de mercado.

    Atividades

    • 06/1986 - 11/1986

      Serviços técnicos especializados , Monsanto do Brasil, .,Serviço realizado, Desenvolvimento de mercado.

    • 06/1986 - 11/1986

      Treinamentos ministrados , Monsanto do Brasil, .,Treinamentos ministrados, Treinamento de aplicação de herbicidas