Nedio Antonio Seminotti

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974), Especialização em Psicodrama pela FEBRAP, Doutorado em Fundamentos y Desarrollos Psicoanalíticos pela Universidad Autónoma de Madrid - Espanha (2000) e Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidad Rey Juan Carlos, Madrid - Espanha (2011). Foi professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenou Grupo de Pesquisa no PPGPsicologia até janeiro de 2013. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia dos Grupos, atuando principalmente nos seguintes temas: complexidade sistêmica, processos e organizações dos pequenos grupos, psicodrama, equipes de trabalho e pequenos grupos. Atualmente faz parte do quadro de professores de curso de Pós-MBA da UNISINOS -RS, com foco no Desenvolvimento de Liderança, é consultor em processos criativos coletivos no CriaLab (laboratório de criatividade) do TECNOPUC - PUCRS e desenvolve capacitação, para trabalhadores da saúde coletiva, na facilitação de grupos de usuários, na SMS de Canoas RS. Neste projeto, entre setembro de 2013 e setembro de 2014, foi consultor com apoio da UNESCO/SES do RS.É consultor na Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS), Brasil, apoiando os Comitês de Psicologia da SPRGS, para elaboração de projetos de inserção social.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Fundamentos y desarrollos psicoanalíticos

1996 - 2000

Universidad Autónoma de Madrid
Título: La organización y dinámica del grupo psicológico: la multiplicidad/diversidad de organizadores del grupo
Orientador: Eugenio Fernández García
Palavras-chave: Processos e organizações dos pequenos grupos; Subgrupos Identidades e Diferenças.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Saúde Humana.

Graduação em Psicologia

1969 - 1974

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2011 - 2011

Pós-Doutorado. , Universidad Rey Juan Carlos, URJC, Espanha. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2002

Extensão universitária em Pesquisa Qualitativa. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Intervençã. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Os Grupos e As Equipes. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia dos Grupos.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Grupos Multi Espécies/Especialidade: Relação Homem Animal.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Teoria Sistêmica/Especialidade: Teoria Sistêmica Complexa.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicoterapia de Grupo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PIETROBON, R. ; SEMINOTTI, Nedio ; NUNES, Maria Lucia Tiellet ; KRISTENSEN, C. H. ; Leite, J. C. D. C. . Diálogos em Pesquisa. 2009. (Outro).

SEMINOTTI, Nedio ; MORAES, Maria Lucia ; CASTRO, Karen Bersano de ; VIEIRA, Daiana Boanova ; THOMASI, Rodrigo ; BORGES, Beatriz ; BOMANN, Eduardo . O Grupo: Instrumento de transformação. 2003. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Jornada de Psicologia da UFCSPA.Oficina de Psicodrama. 2016. (Oficina).

III Encontro Internacional de Ciências Sociais.A Complexidade da Organziação Social: A organização sistêmica hipercomplexa da microssociedade do pequeno grupo. 2012. (Encontro).

Seminário Internacional Inovação e Diversidade na Formação Docente.Inovação & Criatividade:desafios para Formação Docente. 2012. (Seminário).

XVI Encontro Nacional da Abrapso.Pequeno Grupo Sistêmico Complexo como um Método de Produção de Saúde. 2011. (Encontro).

Jornada - Quem somos e para Onde vamos?.Quem somos e para Onde vamos?. 2010. (Seminário).

Foco RH. A Dinâmica De Grupo no Processo de Educação Organizacional. 2009. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Dinâmica dos Grupos. Pesquisa com Grupos num Enfoque Sistêmico Complexo. 2009. (Congresso).

I Seminário Internacional de Psicologia & II Congresso de Psicologia.Pequeno Grupo como Método de Trabalho na Comtemporaneidade. 2008. (Seminário).

IX Salão de Iniciação Científica.Consumo de álcool e drogas ilícitas entre jovens estudantes: Estudo de Prevalência, Perspectiva de Intervenção em Saúde Mental. 2008. (Outra).

IX Salão de Iniciação Científica.Estudo sobre Resiliência e Ajustamento Social em Jogadores de Futebol, Histórias de Vida e Trabalho de Operárias da Indústria Coureiro - Calçadista do Vale dos Sinos, A Percepção do Trabalho sobre o Acidente de Trabalho, Criando Laços via Animação. 2008. (Outra).

XII Encontro Regional Sul ABRAPSO - As Práticas da Psicologia Social com(o) Movimento de Resistência e Criação.A Invenção dos Pequenos Grupos, as teorias que os explicam / compreendem e a Complexidade Sistêmica. 2008. (Encontro).

1 Congresso Iberoamericano sobre Síndrome de Down. Inclusão e Síndrome de Down: um estudo das relações interpessoais entre colegas de escola. 2007. (Congresso).

ECKM07-PROC. Development of Collective Management Competencies: an analysis of the group process. 2007. (Congresso).

VIII Salão de Iniciação Científica.ACOLHIMENTO, ACONSELHAMENTO E TRATAMENTO EM SAÚDE. 2007. (Outra).

XIII Congresso Brasileiro de Psicoterapia de Grupo e IX Encontro Luso- Brasileiro de Grupoanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo. Pesquisa em Grupoterapia. 2007. (Congresso).

XVII Congresso da FLAPAG, VI Congresso do NESME, VIII Jornada da SPAGESP. Potencialidades Vinculares Hoje. 2007. (Congresso).

8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. As Pertenças em Usuários de um Grupo Psicoterapêutico em um CAPS. 2006. (Congresso).

International Congress of Group Psychotherapy. Groups: What are the Challenges in Research. 2006. (Congresso).

International Congress of Group Psychotherapy. Sociometric Test for a Teenager Soccer Team from Porto Alegre.. 2006. (Congresso).

VII Salão de Iniciação Científica da PUCRS.Saúde Mental e religiões de Matriz Africana: um estudo de campo em uma comunidade terreiro. 2006. (Outra).

CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO - DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS. CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO - DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS. 2005. (Congresso).

IV ABRAPSO PARANAENSE. O Teatro Espontâneo na Construção da Ordem Social.. 2005. (Congresso).

2º Fórum de Interação Homem-animal, 1º Fórum Internacional de Bem-estar Animal e 1ª Jornada Latino-americanda de Etologia Clínica.2º Fórum de Interação Homem-animal, 1º Fórum Internacional de Bem-estar Animal e 1ª Jornada Latino-americana de Etologia Clínica. 2004. (Simpósio).

Acolhimento - Avaliando nossa caminhada.Acolhimento - Avaliando nossa caminhada. 2004. (Seminário).

Animales de Compania. VI Congresso Internacional Animales de compania fuente de salud. 2004. (Congresso).

V Congresso Latino-americano de Psicoterapia. Coordenador da Mesa Redonda A Psicoterapia no Uruguai. 2004. (Congresso).

XVI Congreso de la Federación Latinoamericana de Psicoterapia Analítica de Grupo e X Congreso de la Asociación Mexicana de Psicoterapia Analítica de Grupo. XVI Congreso de la Federación Latinoamericana de Psicoterapia Analítica de Grupo e X Congreso de la Asociación Mexicana de Psicoterapia Analítica de Grupo. 2004. (Congresso).

Curso de Especialização em Psicodrama.Curso de Especialização em Psicodrama em nível de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina. 2003. (Seminário).

Debate: Relações intra e inter grupais - cooperação e conflito.Debate entre Maria Pilar Gonzalez e Jorge Lopes: Relações intra e inter grupais - cooperação e conflito. 2003. (Seminário).

E agora...!? Que mundo queremos?.Psicodrama. 2003. (Oficina).

Fórum Mundial da Educação.Fórum Mundial da Educação. 2003. (Outra).

III Fórum Social Mundial.III Fórum Social Mundial. 2003. (Outra).

I Jornada Nacional de Ciências Aeronáuticas.I Jornada Nacional de Ciências Aeronáuticas. 2003. (Outra).

O grupo:instrumento de transformação.O Grupo:instrumento de transformação - ministrado pela Dra.Profª Maria Pilar Gonzáles. 2003. (Oficina).

O grupo como ferramenta no tratamento de pacientes psiquiátricos.Seminários aos alunos do Curso de Especialização em Psiquiatria da PUCRS. 2003. (Seminário).

PRIMERAS JORNADAS IBEROAMERICANAS. PRIMERAS JORNADAS IBEROAMERICANAS DE SEGURIDAD E INSTRUCCIÓN EN AVIACIÓN CIVIL. 2003. (Congresso).

Seminário O grupo como forma de atenção e acolhimento aos pacientes na comunidade da Vila Fátima.Seminário O grupo como forma de atenção e acolhimento aos pacientes na comunidade da Vila Fátima. 2003. (Seminário).

I Congresso de Psicologia: Ciência e Profissao. I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissao. 2002. (Congresso).

II Psicodrama da Cidade: Que país queremos? Movimento ética e cidadania.Psicodrama. 2002. (Oficina).

Que Mundo Queremos?.Psicodrama. 2002. (Oficina).

VI Seminário Internacional de Comunicação: Cultura, Poder e Tolerância em um mundo complexo.VI Seminário Internacional de Comunicação: Cultura, Poder e Tolerância em um mundo complexo. 2002. (Seminário).

Curso de aperfeiçoamento em psicodrama.Curso de aperfeiçoamento em psicodrama. 2001. (Oficina).

Curso de capacitação de gestores municipais da saúde.Intervenção grupal- oficina. 2001. (Oficina).

II Jornada de Pós Graduação da PUC-RS.I Jornada do Pos-Graduação em Psicologia. 2001. (Outra).

Segundo Bioética Sul. Ética na pesquisa com seres humanos. 2001. (Congresso).

VI Jornada de Psicoterapias de Grupo.Violências e grupo. 2001. (Outra).

XI Encontro da ABRAPSO.O grupo como ambiente de fomento e enterro de sonhos transformadores. 2001. (Encontro).

Primer Seminario Regional y Taller de Trabajo OACI / IATA sobre la Seguridad Aérea y Factores Humanos.Primer Seminario Regional y Taller de Trabajo OACI/IATA sobre la seguridad aérea y factores humanos. 2000. (Seminário).

VI Jornada Gaúcha de Psicoterapias de Grupos - Violências e Grupo.VI Jornada Gaúcha de Psicoterapias de Grupos - Violências e Grupo. 2000. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luciane Wolff

FAGUNDES, Patrícia Martins; LOURENÇO,; SEMINOTTI, N. A.. O Processo Grupal da Eficácia: uma compreensão sistêmica-complexa sobre a eficácia de equipes. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Luciane Wolff

FAGUNDES, Patrícia Martins; LOURENÇO,;SEMINOTTI, Nedio. Eficácia de Equipes em Empresas de Tecnologia: Uma Leitura Orientada pelo Pensamento Sistêmico-Complexo. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Dulce Maria Bedin

BEDIN, D. M.;SEMINOTTI, Nedio. Passos e Descompassos: Prática em Saúde Metal na Perspectiva da Integralidade. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paula Martyl Borba

BORBA, P. M. de;SEMINOTTI, Nedio. Equipe como um Sistema de Sistemas: uma estratégia de promoção de saúde nas empresas. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciane Najar Smeha

SEMINOTTI, Nedio. O Grupo Organizado a partir das Diferenças: Estudo das Relações entre Crianças com Síndrome de Down e seus Colegas de Classe.. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ricardo Eggers Rodrigues

RODRIGUES, Ricardo Eggers;SEMINOTTI, Nedio. A subjetividade nas relações entre terapêuticas. 2006. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Silvani Botlender Severo

SEVERO, Silvani BotlenderSEMINOTTI, Nedio. A Translógica na Integralidade da Atenção a Saúde: a organização da saúde e a saúde da organização. 2006. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cassandra Cardoso

SEMINOTTI, Nedio; MÜLLER, Marisa Campio; MORAES, Roque. As pertenças aos vínculos em usuários de um grupo psicoterapêutico em um CAPS. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Míriam Cristiane Alves

SEMINOTTI, Nedio; GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima; OLIVEIRA, Walter Ferreira de; JUNGES, José Roque. Produção e organização do sistema pequeno grupo 'Oficina de Capoeira': um estudo no contexto da reforma psiquiátrica. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social e da Personalid) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jefferson Silva Krug

SEMINOTTI, Nedio; NUNES, Maria Lúcia Tiellet; STROHSCHOEN, Flávio. A realização do desejo inconsciente num grupo terapêutico de crianças: a saída edípica e a entrada no período de latência. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alexandre Baldasso Schossler

CARLOS, Sergio Antonio;SEMINOTTI, Nedio; DALPIAZ, Luiza Helena; JACQUES, Maria da Graça Correa. Somos um grupo ou não? Uma investigação do processo grupal. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cláudia Hyala Mansilha Grupe Meira

NUNES, Maria Lúcia Tiellet;SEMINOTTI, Nedio; RAMIRES, Vera Regina Röhnelt. A busca de psicoterapia por estudantes de Psicologia no Rio Grande do Sul. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alexandre Baldasso Schossler

SEMINOTTI, Nedio; CARLOS, Sergio Antonio; JACQUES, Maria da Graça Corrêa; SILVEIRA, Nair. Produções Grupais em Tempos Individuais. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eduardo Cavalheiro Pelliccioli

GUARESCHI, Neuza;SEMINOTTI, Nedio; NARDI, Henrique Caetano; RIBEIRO, Eduardo Mendes. O trabalho do acompanhamento terapêutico em grupo: novas tecnologias na rede pública de saúde. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marta Regina Cemim

SEMINOTTI, Nedio; CARLOS, Sérgio Antônio; SCARPARO, Helena Beatriz Kochenborger. Estrutura, Gênese e Dinâmica Grupal: um estudo sobre jovens jogadores de futebol residentes em clube espotivo e revisitando Kurt Lewin- o Todo e as partes.. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social e da Personalid) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ineida Aliatti

SEMINOTTI, Nedio; NUNES, Maria Lucia Tiellet; PINTO, Flávio Strohschoen. Processos dos grupos psicológicos construtores da pertença: Vínculo da amizade, organizadores grupais e o lugar - espaço potencial. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia Social e da Personalid) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo Eduardo Pappen

FRANCO, Sérgio Roberto Kieling;SEMINOTTI, Nedio; FISCHER, Nilton Bueno; NOGUEIRA, Adriano. Omnibus - Transporte escolar: dos regramentos ao lugar de liberdade. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniela Dias Mendonça

SEMINOTTI, Nedio; TORNARÍA, María Del Luján González; BENETTI, Silvia. A Família Frente à Gravidez de sua Adolescente. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ceres Berger Faraco

SEMINOTTI, Nedio; OLIVEIRA, Carmen Silveira de; BAPTISTA, Cláudio Roberto. Animais em sala de aula: um estudo das repercussões psicossociais da intervenção mediada por animais. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Amélia Jaeger de Sousa

SEMINOTTI, Nedio; MORAES, Maria Lúcia; FALCETO, Olga. O Grupo Multifamiliar como Recurso no Tratamento dos Transtornos Alimentares. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eliane Rivero Jover

NUNES, Maria Lúcia Tiellet;SEMINOTTI, Nedio; SOUSA, Paulo Luís Rosa. Paciente descolado, clínica deslocada: mudanças que os adolescentes provocam no atendimento psicanalítico. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gisele Becker

MARQUES, Juracy Cunegatto;SEMINOTTI, Nedio; COLLA, A. L.. A família, o sub-sistema conjugal e as diferenças de gênero. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Danielle bellato

SEMINOTTI, Nedio; NUNES, Maria Lucia Tiellet; BÉRIA, J. U.. Quem és tu, psicoterapeuta em formação?. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lisiane Fachinetto

D'AGORD, M. L.;SEMINOTTI, Nedio; CAON, J. L.; LOPES, R. C. S.. A utilização do método psicanalítico na direção das aprendizagens universitárias em psicopatologia. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: MARIA ADELAIDE PESSINI

SEMINOTTI, Nedio; SARRIERA, Jorge Castellá. A inclusão dos portadores de necessidades especiais no ensino superior. 2002. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós Graduação Em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristina Di Benedetto

VAZ, C. E.;SEMINOTTI, Nedio; KROEFF, P.. Obesidade mórbida, hostilidade encoberta e suas implicações no processo de interação social. 2002. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós Graduação Em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rogério Faé

MARQUES, Juracy Cunegatto;SEMINOTTI, Nedio; NAKAYAMA, M. K.. Modos de subjetivação dos psicólogos organizacionais. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Juliano Correa

SEMINOTTI, Nedio; NUNES, Maria Lúcia Tiellet; PLASS, Angela Mynarski. Contratransferência do Psicólogo Coordenador de Grupos. 2002. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Katya de Azevedo Araújo

SEMINOTTI, Nedio; WERLANG, Blanca Guevara; WIETHAEUPER, Daniela. Alterações na técnica psicanalítica no tratamento de pacientes limítrofes.. 2002. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Flávia Aragones Almeida

MARQUES, Juracy C; TONDO, Cláudia Tatiana da Graça;SEMINOTTI, Nedio. Relações Interpessoais e Liderança em Condomínios Residenciais. 2002. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social e da Personalid) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: ADRIANO PEREIRA JARDIM

KROEFF, P.;SEMINOTTI, Nedio; LOPES, R. S.; GOMES, W. B.. Adolescência, psicoterapia e desenvolvimento. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Virginia Bergmann Avila

SEMINOTTI, Nedio; VAZ, C. E.; FRASSON, A. L.. Depressão, responsividade emocional e relações objetais com a figura materna em mulheres inférteis. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Silvana Corbellini

SEMINOTTI, Nedio. O Luto de Mães de Mortes Trágicas. 2001. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patricia Pereira Ruschel

SEMINOTTI, Nedio; ROMANO, Belkiss Wilma; DUARTE, Lúcia Severo. Quando o luto adoece o coração: luto não elaborado e infarto. 2001. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Hericka Zogbi Jorge Dias

DIAS, Hericka Zogbi Jorge; GAUER, Gabriel J. Chittó;SEMINOTTI, Nedio. Pele e psiquismo, psicossomática e relações objetais: características relacionais de pacientes portadores de dermatoses. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marli Appel da Silva

ARGIMON, I. I. de L.;SEMINOTTI, Nedio; ANDRADE, J. E. B.; ROSENFIELD, C. L.. Trabalho, Relacionamento Marital e Saúde. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mariela Schmitt

SEMINOTTI, Nedio; SANTAELLABRAGA, Maria Lúcia; SPERB, Tania; REGNER, Anna Carolina. Self Semiótico: o desenvolvimento da identidade como processo dramático. 2006. Tese (Doutorado em Instituto de Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Lúcia Andreoli de Moraes

MARQUES, Juracy Cunegatto;SEMINOTTI, Nedio; JACQUES, Maria da Graça Corrêa; STEIN, E. J.; JUSTO, H.. Uma maneira Junguiana de compreender os processos grupais. 2002. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marli Appel da Silva

SILVA, M. A.;SEMINOTTI, Nedio. Trabalho, Relacionamento Marital e Saúde do Trabalhador. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Martins Fagundes

SEMINOTTI, NedioSCARPARO, Helena; ZANELLI, J. C.. Desenvolvimento de Competências Coletivas de Gestão: uma análise sobre o Processo Grupal. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Psicologia) - Pontificia Univercidade Catolica do Rio Grande do Sul.

Aluno: André Hartmann Duhá

SEMINOTTI, Nedio; SARRIERA, Jorge Castellá; MARQUES, Juracy Cunegatto. A organização de equipes efetivas no ambiente organizacional. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mariela Michel

GOMES, William Barbosa;SEMINOTTI, Nedio; SPERB, Tania Mara; BRAGA, Maria Lúcia Santaella; REGNER, Anna Carolina. Self dialógico: o desenvolvimento da identidade como processo dramático. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ricardo Vianna Martins

SEMINOTTI, Nedio; MARQUES, Juracy Cunegatto; SKLIAR, C. B.. A língua dos surdos em municípios no interior do Rio Grande do Sul e as suas narrativas. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rodrigo de Oliveira Machado

SEMINOTTI, Nedio; SILVA, R. A. N.;PIZZINATO, A.. Construção Identitária e de Práticas em Saúde Mental em Agentes Comunitários de Saúde. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cláudia Meinerz Marques

SEMINOTTI, Nedio; PINTO, Flávio Strohschoen; RODRIGUES, Paulo Renato Lino. O psicodrama na orientação de adolescentes em conflito com a lei: relato de uma experiência. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Psicodrama) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Maria de Fátima Cristina Poças Amorim Casa Nova

SEMINOTTI, Nedio; PINTO, Flávio Strohschoen;MORAES, Maria Lúcia Andreoli de. O psicodrama na educação: um caminho para o resgate à espontaneidade. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Psicodrama) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Nara Beatriz Kreling da Rosa

SEMINOTTI, Nedio; PINTO, Flávio Strohschoen;MORAES, Maria Lúcia Andreoli de. Enfoque das teorias de Moreno e Pichon-Rivière nos trabalhos grupais. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Psicodrama) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

SEMINOTTI, Nedio; MARQUES, Juracy Cunegatto; SARRIERA, Jorge Castellá. A organização de equipes efetivas no ambiente organizacional. 2005. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

SEMINOTTI, Nedio. VI Salão de iniciação científica da PUCRS. 2005. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

SEMINOTTI, Nedio; WERLANG, Blanca Guevara; STENZEL, Lúcia Marques. V Salão de Iniciação Científica. 2004. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

SEMINOTTI, Nedio. IV Salão de Iniciação Cientifíca. 2003. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

SEMINOTTI, Nedio. III Salão de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2002. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

SEMINOTTI, Nedio. II Salão de Iniciação Científica da PUCRS. 2001. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

SEMINOTTI, Nedio. I Salão de Iniciação Científica da PUCRS. 2000. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Karen Nunes Montes D'oca

A Produção Intelectual em Artigos na Área de Psicologia Social nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS e da UFRGS; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Suporte a Pós Graduação em Instituições de Ensino Particulares; (Orientador);

Luciara Gervasio Itaqui

As Contribuições do Pensamento Complexo à Psicologia Social e aos Pequenos Grupos; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - PUCRS; (Orientador);

Lourdes Sgarabotto Scola

Desenvolvimento do processo grupal num grupo de formação de coordenadores de grupo; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Lise Mari Nitsche Ortiz

Formação de rede entre pessoas e organizações: um olhar sobre uma prática; Início: 2011; Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Celso Francisco Tondin

As Políticas Públicas de Agricultura Familiar, Habitação, Educação e Saúde e as Famílias Agricultoras; Início: 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Rodolfo Walber

Protocolo de Observação de Grupo como uma Estratégia de Estudo das Propriedades do Grupo de Trabalho; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Guilherme Silva Rebuelta Neves

Identificação de modelos de organização de grupo/equipe de trabalho mediados por Tecnologias da Informação e Comunicação; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS; (Orientador);

Mariela Ballardin Oliveira

Dialogando o Pathwork e a Complexidade, por uma visão integral de ser humano; 2012; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Ana Lucia Garcia

O processo de coaching nas organizações empresariais; 2012; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Ângelo Accorsi

Liderança e o Processo de Ensino e Aprendizagem com Equipes Estratégicas de Organizações; 2011; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Flávio Braga

Grupo Operativo: uma proposta terapêutica paracuidadores primários de familiares com AVC; 2011; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Paula Martyl de Borba

O trabalho em equipe como estratégia de produção de saúde nas organizações; 2011; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Beatriz Prange Martini

Processos Grupais em uma Organização Hospitalar; 2011; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Vinícius Sallin

As Facções e o Grupo da Segurança no Presídio Central de Porto Alegre: Relações em um Sistema Social Complexo; 2009; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Magda Kaspary

O (In)Visível e o Concreto: os processos grupais na gestão de equipes; 2008; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Miro Leopoldo Reckziegel

A pequena fraternidade: um espaço possível de partilha de vivências e da espiritualidade; 2007; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - PUCRS,; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Miro Leopoldo Reckziegel

A pequena fraternidade: um espaço possível de partilha de vivências e da espiritualidade; 2006; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Luciane Najar Smeha

Relações interpessoais na sala de aula entre alunos com Síndrome de Down e os demais colegas na rede regular do ensino fundamental; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social e da Personalid) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Cassandra Cardoso

As pertenças aos vínculos em usuários de um grupo psicoterapêutico em CAPS; 2005; 112 f; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Míriam Cristiane Alves

Produção e organização do sistema pequeno grupo 'Oficina de Capoeira': um estudo no contexto da reforma psiquiátrica; 2005; 126 f; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social e da Personalid) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Jefferson Silva Krug

A realização do desejo inconsciente num grupo terapêutico de crianças: a saída edípica e a entrada no período de latência; 2005; 141 f; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Silvani Botlender Severo

A Transdialógica na Integralidade da Atenção a Saúde: a organização da saúde e a saúde da organização; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Ricardo Eggers Rodrigues

A intersubjetividade nas relações entre terapêuticas; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Marta Regina Cemin

Revisitando Kurt Lewin: o todo e as partes - Estrutura, Gênese e Dinâmica Grupal: um estudo sobre jovens jogadores de futebol residentes em clube esportivo; 2004; 63 f; Dissertação (Mestrado em Curso de Pós Graduação Em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Ineida Aliatti

Processos dos grupos psicológicos construtores da pertença: vínculo da amizade, organizadores grupais e o lugar - espaço potencial; 2004; 205 f; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social e da Personalid) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Ceres Berger Faraco

Animais em Sala de Aula: Um estudo das repercussões psicossociais da intervenção mediada por animais; ; 2002; 157 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Daniela Dias Mendonça

A Reação da Família frente a Gravidez de sua adolescente; ; 2002; 181 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Juliano Corrêa da Silva

A Contratransferência do Psicologo Coordenador de Grupos; ; 2002; 122 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Katya de Azevedo Araújo

Alterações na Técnica Psicanalítica no Tratamento de Pacientes Limítrofes; 2002; 122 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Maria Amélia Jaeger de Sousa

Grupo Multifamiliar como Recurso no Tratamento dos Transtornos Alimentares; 2002; 124 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Patricia Pereira Ruschel

Quando o luto adoece o coração; 2001; 163 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Silvana Corbelilini

O luto de mães de mortes trágicas; 2001; 156 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Cláudia Jotz

O pequeno grupo como método de reflexão e produção de subjetividade na prática docente: um projeto de pesquisa-ação numa escola que atende a Vila Fátima; 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Miriam Alves

Saúde Mental e Religiões de Matriz africana: um estudo de caso em uma comunidade terreiro; 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Márcio Geller Marques

El Proceso Grupal de un Equipo de Fútbol Juvenil Masculino en Relación a su Cohesión; 2010; Tese (Doutorado em Ciencias Morfofuncionales del Deporte) - Universidad de Córdoba - Espanha,; Coorientador: Nedio Antonio Seminotti;

Patícia Fagundes

Desenvolvimento de competências coletivas de gestão: uma análise sobre o processo grupal; 2008; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Psicologia) - PUCRS,; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Ceres Faraco

Humano-animal: a vida no grupo multiespécie; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

André Hartmann Duhá

Grupos da Alta Administração e o Processo de Aprendizagem Organizacional; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Luana Duarte Beck

Juventude e Religião de uma matriz africana: na construção de uma identidade étnica; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Pibic; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

João Vitor Haeberle Jaeger

A pequena fraternidade: um espaço possível de partilha de vivências e da espiritualidade; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Flávia Moises Rocha

Humano-Animal: O grupo Multiespécie; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Flávia Moises Rocha

Pequenos Grupos PUCRS: Onde se realizam e quais os significados para seus membros; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Ceres Beger Faraco

Humano-Animal: A Vida no Grupo Multiespécie; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nedio Antonio Seminotti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALVES, Miriam Cristiane ; SEMINOTTI, Nedio ; JESUS, JAYRO PEREIRA DE . Produção de Saúde em uma Comunidade Tradicional de Terreiro de Matriz Africana: o sujeito bio-mítico-social. Revista ABPN , v. 9, p. 194-222, 2017.

  • JOTZ, C. B. ; SEMINOTTI, N. A. ; FRITSCH, R. . PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE E DE SAÚDE NO TRABALHO DOCENTE: O GRUPO COMO ESTRATÉGIA DE REFLEXÃO DA PRÁTICA DO PROFESSOR. Educação em Revista (UFMG. Impresso) , v. 31, p. 93-114, 2015.

  • Scola, L.,S. ; SEMINOTTI, N. A. . Processo grupal num Grupo de Formação de Coordenadores. revista sbdg , v. 06, p. 30-42, 2013.

  • KRUG, Jefferson Silva ; SEMINOTTI, Nedio . A Realização Imaginária do Desejo Inconsciente num Grupo Terapêutico de Crianças em Pré-EscolarIdade. Ágora ( PPGTP/UFRJ) , v. 01, p. 01, 2012.

  • FAGUNDES, Patrícia Martins ; SEMINOTTI, Nedio . Os Processos Grupais desde o Paradigma Sistêmico -Complexo ? uma Experiência de Intervenção Recursiva em um Grupo de Gestores. Psychologica (Coimbra) , v. 3, p. 209-227, 2012.

  • KASPARY, M. ; SEMINOTTI, Nedio . Os processos grupais e a gestão de equipes no trabalho contemporâneo: compreensões a partir do pensamento complexo. RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online) , v. 13, p. 15-43, 2012.

  • Vinícius Sallin ; SEMINOTTI, Nedio . As Relações entre as Facções e o Grupo da Administração no Presídio: co-operando pelos princípios auto-organizativo e autopoiético. Revista do Conselho Nacional de Politica Criminal e Penitenciaria , v. 01, p. 01, 2011.

  • Jaeger, Maria Amelia da Silva ; SEMINOTTI, Nedio ; Falceto, Olga Garcia . O grupo multifamiliar como recurso no tratamento dos transtornos alimentares. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (Impresso) , v. 33, p. 20-27, 2011.

  • FARACO, Ceres ; SEMINOTTI, Nedio . Sistema Social Humano-Cão a partir da Autopoiése em Maturana. Psico (PUCRS. Online) , v. 41, p. 310/316, 2011.

  • de Carvalho Leite, José Carlos ; Seminotti, Nédio ; Fontoura Freitas, Paulo ; de Lourdes Drachler, Maria ; SEMINOTTI, Nedio . The Psychosocial Treatment Expectations Questionnaire (PTEQ) for Alcohol Problems. European Journal of Psychological Assessment , v. 1, p. 1-9, 2011.

  • SALLIN, Vinicius ; SEMINOTTI, N. A. . As Facções e o Grupo da Segurança no Presidio Central de Porto Alegre: relações cooperativas de autopreservação. Revista Brasileira de Ciências Criminais , v. 19, p. 391-417, 2011.

  • PIZZINATO, A. ; SCARPARO, H. B. ; STREY, M. N. ; CARLOTTO, M. S. ; SEMINOTTI, Nedio . A Psicologia Social do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS e suas conexões com a revista Psico. Psico (PUCRS. Online) , v. 42, p. 288-294, 2011.

  • SEVERO, Silvani Botlender ; SEMINOTTI, Nedio . Integralidade e Transdisciplinaridade em Equipes Multiprofissionais na Saúde Coletiva. Ciência & Saúde Coletiva , v. 15, p. 1685-1698, 2010.

  • ALVES, Míriam ; SEMINOTTI, Nedio . Atenção à Saúde em uma Comunidade Tradicional de Terreiro. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 43, p. 85-91, 2009.

  • SEMINOTTI, Nedio ; MORAES, Maria Lucia Andreoli ; ROCHA, Flavia Moises . Pequenos grupos informais nas instituições: exercício da cidadania e da dimensão instituinte. Psico-USF , v. 14, p. 329-339, 2009.

  • FAGUNDES, Patrícia Martins ; SEMINOTTI, Nedio . A Dimensão Coletiva da Liderança. Cadernos IHU Idéias (UNISINOS) , v. 7, p. 3-37, 2009.

  • ALVES, Miriam Cristiane ; SEMINOTTI, Nedio . Atenção à saúde em uma comunidade tradicional de terreiro. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 43, p. 85-91, 2009.

  • RECKZIEGEL, Miro Leopoldo ; SEMINOTTI, Nedio ; JAEGER, J. V. H. . As pequenas fraternidades organizadas em torno da espiritualidade e da partilha de vida. Psicologia Argumento (PUCPR. Impresso) , v. 27, p. 175-190, 2009.

  • FAGUNDES, Patrícia Martins ; ROCHA, Cláudia B. da ; SEMINOTTI, Nedio . Reflexões Sobre Os Atuais Modelos De Gestão Na Produção Da (Inter)Subjetividade Dos Trabalhadores. Psico (PUCRS) , v. 39, p. 244-231, 2008.

  • SMEHA, Luciane Najar ; SEMINOTTI, Nedio . Inclusão e Síndrome de Down: Um estudo das relações interpessoais entre colegas de escola. Psicologia Argumento , v. 26, p. 73-83, 2008.

  • RECKZIEGEL, Miro Leopoldo ; SEMINOTTI, Nedio . A Espiritualidade Marista vivida pelos leigos. Grande Sinal (Petrópolis) , v. 62, p. 575-586, 2008.

  • SMEHA, Luciane Najar ; SEMINOTTI, Nedio . Educação Inclusiva: perspectivas da diferença no grupo de alunos. Educação (UFSM) , v. 33, p. 305-321, 2008.

  • SEMINOTTI, Nedio ; CARDOSO, Cassandra . As configurações vinculares no pequeno grupo potencializando e/ou limitando seu processo. Vínculo (São Paulo) , v. 04, p. 26-37, 2007.

  • SEMINOTTI, Nedio . Los pequeños grupos: el tránsito del individuo/sujeto entre los subgrupos. Clínica y Análisis Grupal , v. 29, p. 45-56, 2007.

  • SEMINOTTI, Nedio ; MARQUES, Marcio Geller ; CEMIN, Marta Regina ; BECKER JR, Benno ; LEHNEN, Alexandre M . Estudo descritivo das relações interpessoais de um time de futebol juvenil de um clube de Porto Alegre. Lecturas Educación Física y Deportes , v. 114, p. 00-01, 2007.

  • SEVERO, Silvani Botlender ; SEMINOTTI, Nedio . O sujeito e a coletividade: Um caminho transdialógico na saúde coletiva. Psicologia USP , v. 18, p. 2007-78, 2007.

  • CARDOSO, Cassandra ; SEMINOTTI, Nedio . As configurações vinculares no pequeno grupo potencializando e limitando seu processo. Vínculo (São Paulo. Impresso) , v. 4, p. 26-37, 2007.

  • CEMIN, Marta ; SEMINOTTI, Nedio . Estrutura, Gênese e Dinâmica Grupal: um estudo sobre jovens jogadores de futebol residentes em Clube Esportivo. Revista Brasileira de Psicodrama , São Paulo, v. 14, n.1, p. 47-66, 2006.

  • CARDOSO, Cassandra ; SEMINOTTI, Nedio . O grupo psicoterapêutico no CAPS. Ciência & Saúde Coletiva , v. 11, n.10, p. 775-783, 2006.

  • FARACO, Ceres Beger ; SEMINOTTI, Nedio . A crueldade com animais: como identificar seus sinais? O Médico Veterinário e a prevenção da violência doméstica. Revista CFMV (Brasília) , Brasília, v. 37, p. 66-71, 2006.

  • ALVES, Miriam Cristiane ; SEMINOTTI, Nedio . O Pequeno Grupo 'Oficina de Capoeira' no contexto da Reforma Psiquiátria. Saúde e Sociedade , v. 15, p. 58-72, 2006.

  • SEMINOTTI, Nedio ; SCARPARO, Helena ; MORAES, Maria Lúcia Andreoli de ; ALVES, Miriam Cristiane . Olhando e vivendo grupos- reflexões sobre uma prática.. Psicologia Argumento , v. 24, p. 73-80, 2006.

  • DUHÁ, André Hartman ; SEMINOTTI, Nedio . Organização de equipes efetivas: estudo de uma empresa gaúcha. Análise (PUCRS) , v. 17, p. 139-166, 2006.

  • ALVES, Miriam Cristiane ; SEMINOTTI, Nedio . O Pequeno Grupo e o Paradigma da Complexidade em Edgar Morin. Psicologia USP , v. 17, p. 113-133, 2006.

  • CORRÊA, Juliano ; SEMINOTTI, Nedio . Contratransferência do psicólogo coordenador de grupos. Psicologia Clínica , PUC-RJ, v. 17.2, p. 141-155, 2005.

  • SALLIN, Vinicius ; SEMINOTTI, N. A. . Facções na Prisão sob o olhar da Complexidade. Revista Transdisciplinar de Ciências Penitenciárias , v. 4, p. 89-103, 2005.

  • SEMINOTTI, Nedio ; BORGES, Beatriz Giacomoni ; CRUZ, Jamile Londero . O Pequeno Grupo Como Organizador do Ambiente de Aprendizagem. Psico-USF , São Paulo, v. 9, n.2, p. 181-199, 2004.

  • SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres Beger . Atividade Mediada por Animais: uma Organizadora na Sala de Aula. A Hora Veterinária , Porto Alegre, v. 141, p. 29-31, 2004.

  • FARACO, Ceres Beger ; SEMINOTTI, Nedio . A relação homem - animal e a prática veterinária. Revista CFMV (Brasília) , Porto Alegre, v. 10, n.32, p. 57-62, 2004.

  • FARACO, Ceres Beger ; SEMINOTTI, Nedio . Atividades Mediadas por animais em sala de aula: Repercussões Psicossociais. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , Rio de Janeiro, v. 24, n.2004agosto, p. 421-422, 2004.

  • MARQUES, Juracy C ; SEMINOTTI, Nedio . O grupo como esperança renovada e construção da cidadania. Psicologia Argumento , Curitiba-PR, v. 20, n.31, p. 11-19, 2002.

  • FARACO, Ceres Beger ; SEMINOTTI, Nedio . Psychosocial Effects of the Intervention with animals in the Classroom. Society For Companion Animal Studies Journal, Londres, v. 14, n.04, p. 07-12, 2002.

  • SEMINOTTI, Nedio . Primero la semejanza y luego las diferencias. Clínica y Análisis Grupal , Madri: Imago, v. 23 (1), n.86, p. 79-90, 2001.

  • SEMINOTTI, Nedio . Evolução do Grupo da Associação Sulriograndense de Psicodrama. Revista Brasileira de Psicodrama , v. 2, p. 34-35, 1980.

  • SEMINOTTI, Nedio ; PINTO, Flávio Strohschoen . Considerações sobre uma unidade funcional em regime de co-direção. Revista Brasileira de Psicodrama , v. 1, p. 38-39, 1980.

  • SEMINOTTI, Nedio . O Ato como elemento terapêutico. Revista Brasileira de Psicodrama , v. 1, p. 07-08, 1977.

  • SEMINOTTI, N. A. . O Pequeno Grupo como um Sistema Complexo: uma Estratégia Inovadora para Produção de Saúde na Atenção Básica. 1. ed. Porto Alegre, Rio Grande do Su: Rede Unida, 2016. 217p .

  • SEMINOTTI, N. A. . A vida organizada em redes e em estruturas hierárquicas: considerações sobre os paradigmas que as sustentam. In: Nelson Eduardo Estamato Rvero: Letícia Fagundes Machado. (Org.). Redes: força de produção em um serviço escola. 1ed.São Leopoldo: Casa Leiria, 2017, v. 4, p. 97-108.

  • ALVES, M. C. ; SEMINOTTI, N. A. ; JESUS, J. P. . Conhecimentos e Verdades: racionalidades em questão. In: Maria Lúcia de Moraes; Leonardo Silva. (Org.). Psicologia & Espiritualidade. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015, v. 1, p. 1-159.

  • SEMINOTTI, Nedio ; ALVES, Miriam Cristiane . El Grupo Pequeño como Sistema Complejo: Autoorganizado y Extraorganizado. In: Nicolás Caparrós; Rafael Cruz Roche. (Org.). Viaje a la Complejidad: La complejidad de lo Social. La trama de la vida. 1ªed.Madrid: Biblioteca Nueva, 2013, v. 4, p. 151-168.

  • ACCORSI, A. ; SEMINOTTI, Nedio ; FAGUNDES, Patricia . Reflexões sore o papel da liderança na gestão da cultura e aprendizagem organizacional. In: Clarissa Socal Cervo. (Org.). Cultura e clima organizacional. 1ed.São Leopoldo: UNISINOS, 2011, v. , p. 77-88.

  • SEMINOTTI, Nedio ; GUARESCHI, Neuza ; PELLICIOLI, Eduardo ; ALVES, Miriam Cristiane ; OLIVEIRA, Cathana F ; BALDI, Mariana O . Projeto Acolhimento: sensibilização de trabalhadores da rede básica de saúde através de intervenções em grupos. In: Jussara Nunes Ortiz; Milene de Oliveira Bordignon; Rosane Simas Gralha; Sandra Fagundes; Sônia Regina Coradini. (Org.). Acolhimento em Porto Alegre - Um SUS de todos para todos. 1ªed.Porto Alegre-RS: Prefeitura de Porto Alegre, 2004, v. , p. 64-66.

  • SEMINOTTI, Nedio . Psicodrama. In: David E. Zimerman e Luiz C. Osório. (Org.). Como Trabalhamos Com Grupos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, v. , p. 169-181.

  • SEMINOTTI, Nedio . A atitude Psicodramática. In: Roberto Graña. (Org.). Técnica Psicoterápica Na Adolescência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994, v. , p. 377-394.

  • SEMINOTTI, N. A. . PODER Freud e os moldes do poder. Zero Hora, Porto Alegree, p. 1 - 2, 08 fev. 2015.

  • SEMINOTTI, Nedio ; SEMINOTTI, Nedio . Crueldade com animais pode indicar violência doméstica. PUCRS Informação, Porto Alegre, p. 13 - 13, 01 mar. 2007.

  • KRUG, Jefferson Silva ; SEMINOTTI, Nedio . La Realización imaginaria del deseo inconsciente en el grupo. Revista Psicoanálisis y Grupos, San Pedro de los Pinos, p. 29 - 50, 15 jan. 2007.

  • SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres Beger . A difícil escolha em ter ou não ter um animal de estimação. Rosário em foco, Porto Alegre, p. 23 - 25, 30 jul. 2006.

  • SEMINOTTI, Nedio . O que nos move para a guerra. Jornal do Comércio, Porto Alegre, p. 5 - 5, 26 ago. 2005.

  • SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres Beger . Animais são estímulo em sala de aula. PUCRS Informação em Revista - Revista editada pela PUCRS, p. 30 - 31, 14 jul. 2004.

  • SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres Beger . Uma relação de troca. Jornal do Comércio - Porto Alegre, Caderno Viver, p. 5 - 5, 09 jul. 2004.

  • SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres Beger . Pesquisa aponta benefícios do uso de animais em sala de aula. Caderno Jornal Solidário, Assesoria de Com. Social PUCRS, 09 jul. 2004.

  • SEMINOTTI, Nedio . A dor transformada em ação: tragédias pessoais podem motivar engajamento em causas sociais. Zero Hora, Zero Hora.

  • SEMINOTTI, Nedio . A complexidade da organização social: a organização sistêmica hipercomplexa da Microssociedade Pequeno Grupo. In: III Encontro Internacional de Ciências Sociais, 2012, Pelotas. Crise e emergência de novas dinâmicas sociais. Pelotas: Universitária UFPEL, 2012. p. 1-16.

  • SEMINOTTI, Nedio ; MORAES, Maria Lúcia Andreoli de ; JOTZ, C. B. . A Invenção dos Pequenos Grupos, as teorias que os explicam / compreendem e a Complexidade Sistêmica. In: XII Encontro Regional Sul ABRAPSO - As Práticas da Psicologia Social com(o) Movimento de Resistência e Criação, 2008, Chapecó. www.fw2.com.br. Chapecó: UNOCHAPECÓ, 2008.

  • FAGUNDES, Patrícia Martins ; ROCHA, Cláudia B. da ; SEMINOTTI, Nedio . Como os Gestores se apropriam da emoção no desenvolvimento de suas competências de liderança. In: Enanpad, 2007, Rio de Janeiro. Anais do Enanpad. Rio de Janeiro: Enanpad, 2007. v. 1. p. 00-00.

  • FAGUNDES, Patrícia Martins ; SEMINOTTI, Nedio . A Brazilian Case Study of Development of Collective Management Competencies: an analysis of the Group Process. In: ECKM 2007: 8th European Conference on Knowledge Management 2007, 2007, Barcelona. ECKM 2007: 8th European Conference on Knowledge Management 2007. Dublin: Academic Conferences Limited, 2007. v. 1. p. 169-174.

  • SEMINOTTI, Nedio . O psicodrama como método de abordagem da ordem social. In: IV ABRAPSO PARANAENSE, 2005, Cascavel. IV Anais da ABRAPSO PARANAENSE, 2005. v. 4.

  • SEMINOTTI, Nedio ; ALVES, Miriam Cristiane . El pequeño grupo como sistema: reflexiones a partir de la visión de complejidad de Edgar Morin. In: XVI Congreso de la Federación Latinoamericana de Psicoterapia Analítica de Grupo e X Congreso de la Asociación Mexicana de Psicoterapia Analítica de Grupo - El imaginario en los vínculos: En el individuo, la pareja, la familia, el grupo, las instituicione, 2004, Guadalajara, México. Memorias XVI Congreso de la FLAPAG y X Congreso de la AMPAG. Guadalajara, México: FLAPAG e AMPAG, 2004. p. 572-573.

  • KRÜG, Jefferson Silva ; SEMINOTTI, Nedio . El deseo inconsciente y los grupos: una discussión teórica. In: XVI Congreso de la Federación Latinoamericana de Psicoterapia Analítica de Grupo e X Congreso de la Asociación Mexicana de Psicoterapia Analítica de Grupo - El imaginario em los vínculos: En el individuo, la pareja, la familia, el grupo, las instituicione, 2004, Guadalajara. Memórias de XVI Congresso de FLAPAG e X Congresso de AMPAG. Guadalajara, México: FLAPAG e AMPAG, 2004. p. 574-578.

  • SEMINOTTI, Nedio ; ALIATTI, Ineida . Procesos de la pertenencia al grupo. In: XVI Congreso de la Federación Latinoamericana de Psicoterapia Analítica de Grupo e X Congreso de la Asociación Mexicana de Psicoterapia Analítica de Grupo - El imaginario em los vínculos: En el individuo, la pareja, la familia, el grupo, las instituicione, 2004, Guadalajara, México. Memorias de XVI Congreso de FLAPAG e X Congreso de AMPAG. Guadalajara, México: FLAPAG e AMPAG, 2004. p. 568-571.

  • SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres Beger . A relação homem-animal: uma proposta metodológica. In: 2º Fórum de Interação Homem-Animal, 1º Fórum Internacional de Bem-estar Animal e 1ª Jornada Latino-americana de Etologia Clínica, 2004, Porto Alegre. Anais do 2º Fórum de Interação Homem-Animal, 1º Fórum Internacional de Bem-estar Animal e 1ª Jornada Latino-americana de Etologia Clínica. Porto Alegre: Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul, 2004.

  • SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres Berger . O grupo multiespécie: a criança e o animal numa vida diferente. In: 2º Fórum de Interação Homem-animal, 1º Fórum Internacional de Bem-estar Animal e 1ª Jornada Latino-americana de Etologia Clínica, 2004, Porto Alegre-RS. Anais do 2º Fórum de Interação Homem-animal, 1º Fórum Internacional de Bem-estar Animal e 1ª Jornada Latino-americanda de Etologia Clínica. Porto Alegre-RS: Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul, 2004.

  • ALIATTI, Ineida ; SEMINOTTI, Nedio . Processos Grupais Construtores da Pertença no grupo Clube da Amizade. In: XIII Encontro Latino-Americano sobre o pensamento de Donald Winnicott, 2004, Porto Alegre-RS. Anais do XIII Encontro Latino-Americano sobre o pensamento de Donald Winnicott. Porto Alegre-RS: Meio Digital, 2004.

  • SEMINOTTI, Nedio ; CARDOSO, Cassandra . Los Vínculos en participantes de un grupo psicoterapeutico en un CAPS. In: XVI Congreso de la Federación Latinoamericana de Psicoterapia Analítica de Grupo e X Congreso de la Asociación Mexicana de Psicoterapia Analítica de Grupo - El imaginario em los vínculos: En el individuo, la pareja, la familia, el grupo, las instituicione, 2004, Guadalajara, México. Memorias de XVI Congreso de FLAPAG e X Congreso de AMPAG, 2004. p. 423-425.

  • SEMINOTTI, Nedio . Pequenos grupos no ensino, clínica, empresas e comunidade: Organizadores de ambiente de aprendizagem. In: II Congresso Latino-Americano de Dinâmica de Grupos III Congresso Brasileiro de Dinâmica Interpessoal, 2003, Porto Alegre-RS. Memórias do II Congresso Latino-Americano de Dinâmica de Grupos III Congresso Brasileiro de Dinâmica Interpessoal: Pequenos Grupos, Grandes Resultados. São Paulo-SP: Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo, 2003. p. 4-6.

  • Pablo Carvalho ; SEMINOTTI, Nedio . Conhecimento Mítico e Produção de Subjetividade na Relação Sujeito-Orixá. In: IX Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2008, Porto Alegre. Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: PUCRS.

  • MORAES, Maria Lúcia Andreoli de ; SEMINOTTI, Nedio ; VIEIRA, Daiana Boanova ; CASTRO, Karen Bersano . Pequenos Grupos Informais na PUCRS: onde se realizam e quais são suas características e significados para seus membros. In: 30º Congreso Interamericano de Psicología, 2005, Buenos Aires. 30º Congreso Interamericano de Psicología. Buenos Aires: Sociedade Interamericana de Psicologia, 2005.

  • SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres Beger . Actividades en clases asistidas por animales como organizadores del grupo de alumnos: un estudio exploratorio. In: Animales de Compañía, Fuente de Salud, 2004, Barcelona. Animales de Compañía, Fuente de Salud, 2004.

  • SEMINOTTI, Nedio ; VIEIRA, Daiana Boanova ; BORMANN, Eduardo Fahas ; CASTRO, Karen Bersano de ; MORAES, Maria Lúcia Andreoli de ; GIRARDI, Michelle Arype . Pequenos grupos informais na PUCRS: onde se realizam e quais são suas características e os significados para seus membros. In: XVI Salão de Iniciação Científica e XIII Feira de Iniciação Científica, 2004, Porto Alegre-RS. Anais do XVI Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

  • SEMINOTTI, N. A. ; Pujol, L. ; PIRES, L. M. S. . PluriVox: uma estratégia para facilitar grupos no Primeira Infância Melhor (PIM). In: II Colóquio Internacional da Rede Interuniversitária Grupos Vinculos Intersubjetivos, 2018, São Paulo. PluriVox: uma estratégia para facilitar grupos no Primeira Infância Melhor (PIM), 2018.

  • ALVES, Miriam Cristiane ; SEMINOTTI, Nedio . O Pequeno Grupo Sistêmico Complexo como um Método de Produção de Saúde. In: XVI Encontro Nacional da Abrapso, 2011, Recife. Livro de resumos, 2011.

  • SEMINOTTI, Nedio ; Pablo Carvalho . O terreiro de batuque como espaço de produção de saúde mental. In: VI Jornada Estadual de Estudos Afro-Brasileiros 2008, 2008, Porto Alegre. VI Jornada Estadua de Estudos Afro-Brasileiros. Porto Alegre: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 2008. p. 34-34.

  • BECK, L. D. ; ALVES, Míriam Cristiane ; SEMINOTTI, Nedio . ACOLHIMENTO, ACONSELHAMENTO E TRATAMENTO EM SAÚDE. In: VIII Salão de Iniciação Científica, 2007, Porto Alegre. VII Salão de Iniciação Cientícica da PUCRS, 2007. p. 00-00.

  • SEMINOTTI, Nedio . The small group as the learning environment organizer. In: 16º International Congress of Group Psychoterapy, 2006, São Paulo. Abstract 16° International Congress of group Psychoterapy, 2006. v. 16. p. 27-29.

  • SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres Beger . Classroom activities assisted by animals to organize a student group: an exploratory study. In: 16º International Congress of Group Psychoterapy, 2006, São Paulo. Abstract 16º International congress of group Psychoterapy, 2006. v. 16. p. 80-80.

  • SEMINOTTI, Nedio ; MARQUES, Marcio Geller . Sociometric test for a teenager soccer team from Porto Alegre. In: 16º International Congress of Group Psychoterapy, 2006, São Paulo. Abstract 16° International Congress of group Psychoterapy, 2006.

  • SEMINOTTI, Nedio ; SALLIN, Vinícius ; SEMINOTTI, Nedio . Facções e Instituição Prisão: uma relação de cooperação na visão sistêmica. In: 7º Encontro Transdisciplinar de Ciência Penitenciária, 2006, Pelotas. Anais do 7º encontro Transdisciplinar de Ciência Penitenciária, 2006. v. 7. p. 15-15.

  • BECK, L. D. ; SEMINOTTI, Nedio . Saúde Mental e Religiões de Matriz Africana: um estudo de campo em uma comunidade terreiro. In: VII Salão de Iniciação Científica da Pucrs, 2006, Porto Alegre. VII Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2006. v. 1. p. 00-00.

  • FARACO, Ceres Beger ; SEMINOTTI, Nedio . Uma prática de intervenção com cão em sala de aula. In: Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre Diálogos, 2005, Rio de Janeiro-RJ. Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre diálogos. Niterói-RJ: Grupalfa - Grupo de Pesquisa Alfabetização dos Alunos das Classes Populares, 2005.

  • SEMINOTTI, Nedio . Facções na prisão sob o olhar da complexidade. In: 6º Encontro Transdisciplinar de Ciência Penitenciária, 2005, Pelotas. Anais do 6º Encontro Transdisciplinar de Ciência Penitenciária, 2005. p. 7-7.

  • MARQUES, Marcio G ; BECKER JR, Benno ; SEMINOTTI, Nedio ; LEHNEN, Alexandre M ; FRANZEN, Carlos . As relações interpessoais de um time de futebol de Porto Alegre. In: II Simpósio Internacional de Psicologia do Esporte e III Simpósio Paranaense de Psicologia do Esporte, 2005, Curitiba-PR. Anais do II Simpósio Internacional de Psicologia do Esporte e III Simpósio Paranaense de Psicologia do Esporte. Curitiba-PR: Centro Integrado da Psicologia do Esporte e das Ciências do Movimento Humano, 2005. p. 30-30.

  • ROCHA, Flávia Moisés ; SEMINOTTI, Nedio ; MORAIS, Maria Lúcia Andreoli de ; FAGUNDES, Adriano Bier ; PIZARRO, Roberto . Pequenos grupos informais na PUCRS: onde se realizam e quais suas características e significados para seus membros. In: VI Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2005, Porto Alegre - UFRGS. Pequenos grupos informais na pucrs: Quais suas características e significados para seus membros, 2005. p. 771-771.

  • SOUZA, Renata Curra de ; ROCHA, Flávia Moisés ; FARACO, Ceres Berger ; SEMINOTTI, Nedio . Relato de Intervenção com cães em sala de aula. In: XVII Salão de Iniciação Científica, 2005, Porto Alegre - UFRGS. Relato de intervenção com cães em sala de aula, 2005. p. 897-897.

  • SEMINOTTI, Nedio ; FAGUNDES, Patrícia Martins . Reconhecendo e discutindo diferenças no grupo: Um pré-requisito para a construção de competências coletivas de gestão. In: VI Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2005, Porto Alegre. Reconhecendo e discutindo diferenças no grupo: Um pré-requisito para a construção de competências coletivas de gestão, 2005.

  • SEMINOTTI, Nedio ; MORAES, Maria Lucia ; PINTO, Flávio . Workshop Psicodrama. In: V Congresso Latino-americano de Psicoterapia, 2004, Porto Alegre. Anais do V Congresso Latino-americano de Psicoterapia. Porto Alegre: Federação Latino-americana de Psicoterapia, 2004.

  • ALVES, Míriam Cristiane ; SEMINOTTI, Nedio . Oficina de Corporeidade e Sofrimento Psíquico: o processo terapêutico através do fazer corporal no sistema pequeno grupo. In: V Congresso Latino-Americano de Psicoterapia, 2004, Porto Alegre. Anais V Congresso Latino-Americano de Psicoterapia, 2004.

  • SEMINOTTI, Nedio ; VIEIRA, Daiana Boanova ; BORMANN, Eduardo Fahas ; CASTRO, Karen Bersano de ; MORAES, Maria Lúcia Andreoli de ; GIRARDI, Michelle Arype . Pequenos grupos informais na PUCRS: onde se realizam e quais são suas características e significados para seus membros. In: V Salão de Iniciação Científica, 2004, Porto Alegre. Anais do V Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: PUCRS, 2004. p. x-x.

  • SEMINOTTI, Nedio ; MORAES, Maria Lúcia Andreoli de . Pequenos Grupos Informais da PUCRS: onde se realizam e quais são suas características e seus significados para seus membros. In: 11º Jornada acadêmica da Faculdade de Psicologia-Psicólogo/a agente de transformação na atualidade: Formação e mercado de trabalho, 2004, Porto Alegre, 2004.

  • SEMINOTTI, Nedio ; CARDOSO, Cassandra ; ALVES, Míriam . Questionando o grupo de sala de aula. In: 1º Reunião Regional da SBPC no Rio Grande do Sul, 2004, Porto Alegre. Questionando o grupo de sala de aula, 2004. p. 6-6.

  • SEMINOTTI, Nedio ; MORAES, Maria Lucia Andreolli de ; LACERDA, Luís Felipe Barbosa ; LIMA, Francine Pujol de . Do Psicodrama da Guerra à Interação Professor(a)-aluno(a). In: XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003, Porto Alegre. Anais do XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003.

  • SEMINOTTI, Nedio ; MORAES, Maria Lucia Andreolli de ; SCARPARO, Helena Beatriz K . O olhar do grupo sobre si mesmo: engendrando sentidos. In: XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003, Porto Alegre. Anais do XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003.

  • SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres Berger . Atividades com Animais em Sala de Aula. In: Fórum Mundial da Educação, 2003, Porto Alegre, 2003.

  • SEMINOTTI, Nedio . Teoria e Prática da Pesquisa em Psicologia: Desafios Atuais. In: III Jornada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS, 2003, Porto Alegre. Teoria e Prática da Pesquisa em Psicologia: Desafios Atuais, 2003.

  • SEMINOTTI, Nedio ; MORAES, Maria Lucia ; BORGES, Beatriz ; THOMASI, Rodrigo ; BORMANN, Eduardo ; CASTRO, Karen Bersano de ; VIEIRA, Daiana Boanova . Pequenos Grupos da PUCRS: onde se realizam e quais sao suas caracteristicas e significados. In: IV Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2003, Porto Alegre. Anais do IV Salão Iniciação Científica. Porto Alegre-RS: PUCRS, 2003. p. x-x.

  • SEMINOTTI, Nedio ; MORAES, Maria Lucia ; THOMASI, Rodrigo ; BORMANN, Eduardo ; CASTRO, Karen Bersano de ; VIEIRA, Daiana Boanova ; BORGES, Beatriz . Pequenos Grupos da PUCRS: onde se realizam e quais são suas características e significados. In: XV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2003, Porto Alegre. Anais do XV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2003.

  • SEMINOTTI, Nedio . Representação Imaginária do Grupo e Representação Dramática. In: I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2002, Sâo Paulo, 2002.

  • SEMINOTTI, Nedio ; BORGES, Beatriz ; CRUZ, Jamile . A multiplicidade de organizações espontâneas dos grupos frente as tarefas de distintas complexidades. In: I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2002, Sao Paulo, 2002.

  • SEMINOTTI, Nedio . O grupo como ambiente de fomento e enterro de sonhos transformadores. In: XI Encontro Nacional da ABRAPSO, 2001, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional da ABRAPSO - Psicologia Social e Transformação da Realidade Brasileira: desafios e perspectivas para a ABRAPSO 21 anos depois. Florianópolis-SC: Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO, 2001. p. x-x.

  • PRAGE, B. ; SEMINOTTI, Nedio . Os processos de aprendizagem gerencial em uma organização hospitalar:uma abordagem sistêmico-complexa.. Negócios e Talentos , 2013.

  • SEMINOTTI, N. A. ; Pujol, L. ; PIRES, L. M. S. . PluriVox: uma estratégia para facilitar grupos no Primeira Infância Melhor (PIM). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEMINOTTI, N. A. . A Versão e a Conversação no Universo e Multiverso da Saúde Coletiva: a produção de saúde tecida em múltiplas vozes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEMINOTTI, N. ; SEMINOTTI, N. A. . O Protocolo PluriVox: uma estratégia para produzir saúde nas grupalidades.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SEMINOTTI, Nedio . La Explicación y La Descripción en La Metodología de Los Grupos Terapéuticos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVES, Míriam ; SEMINOTTI, Nedio . Pequeno Grupo Sistêmico Complexo como um Método de Produção de Saúde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FAGUNDES, Patrícia Martins ; SEMINOTTI, Nedio . A Dimensão Coletiva da Liderança. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Vinícius Sallin ; SEMINOTTI, Nedio . Grupos Organizados no interior da prisão: Um sistema social complexo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres Berger . Actividades en clases asistidas por animales como organizadores del grupo de alumnos: un estudio explotatorio. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEMINOTTI, Nedio ; BORGES, Beatriz ; CRUZ, Jamile . O Pequeno grupo organizador do ambiente de aprendizagem. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEMINOTTI, Nedio . O Grupo como Objeto de Pesquisa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres . Atividades Mediadas por Animais em Sala de Aula: repercussões psicossociais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEMINOTTI, Nedio ; MORAES, Maria Lucia ; CASTRO, Karen Bersano de ; VIEIRA, Daiana Boanova ; GIRARDI, Michelle ; BORMANN, Eduardo . Pequenos Grupos Informais na PUCRS: onde se realizam e quais são suas características e significados para seus membros. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEMINOTTI, Nedio ; MORAES, Maria Lúcia Andreoli de . As Relações Interpessoais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEMINOTTI, Nedio ; ALVES, Miriam Cristiane . El pequeño grupo como sistema: reflexiones a partir de la visión de complejidad de Edgar Morin. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KRÜG, Jefferson Silva ; SEMINOTTI, Nedio . O desejo inconsciente e os grupos: uma discussão teórica (El deseo inconsciente y los grupos: una discussión teórica). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEMINOTTI, Nedio . Os vínculos em usuários de um grupo psicoterapêutico em um CAPS: considerações preliminares. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres Berger . Pesquisa relação homem-animal: uma proposta metodológica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres Berger . O grupo multiespécie: a criança e o animal numa vida diferente. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEMINOTTI, Nedio ; MORAES, Maria Lúcia Andreoli de ; VIEIRA, Daiana Boanova ; BORMANN, Eduardo Fahas ; CASTRO, Karen Bersano de ; GIRARDI, Michelle Arype . Pequenos Grupos Informais na PUCRS: onde se realizam e quais são suas características e significados para seus membros. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEMINOTTI, Nedio ; MORAES, Maria Lucia Andreoli . Psicodrama como instrumento nas discussões de ordem social. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEMINOTTI, Nedio ; ALVES, Míriam Cristiane . Reforma Psiquiátrica e Oficinas em Saúde Mental: a produção de dispositivos em saúde.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEMINOTTI, Nedio ; BORGES, Nadia ; PUGA, Itala ; MOREIRA, Silvia Lucia B . El estudio del factor humano en la formación del piloto. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres . Apresentação de Relato na temática de educação e meio ambiente. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEMINOTTI, Nedio . O grupo operativo no curso de formação do piloto. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEMINOTTI, Nedio . O pequeno grupo como organizador do ambiente de aprendizagem. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres . Psychosocial Effects of the Intervention with animals in the Classroom.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEMINOTTI, Nedio . A multiplicidade de organizações espontâneas dos grupos frente às tarefas de distintas complexidades. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEMINOTTI, Nedio . O grupo como ambiente de fomento e enterro de sonhos transformadores. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEMINOTTI, Nedio . A Organização Dinâmica dos Pequenos Grupos: identidades e diferenças. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEMINOTTI, Nedio . Grupos Psicológicos: identidades e diferenças. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEMINOTTI, Nedio . Psicodrama. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FAGUNDES, Patricia ; SEMINOTTI, Nedio . Competências de Liderança e Competências Gerenciais: um Olhar Dialógico 2009 (Palestra).

  • SEMINOTTI, Nedio . Quando o luto adoece o coração: luto não-elaborado e infarto. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006 (Prefácio).

  • SEMINOTTI, Nedio . Resenha do livro Psicologia Comunitária no Rio Grande do Sul, de autoria de Helena Scarparo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005 (Resenha de livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SEMINOTTI, N. A. . Consultor para processos criativos coletivos em equipes e grupos de trabalho, nas organizações. 2016.

SEMINOTTI, Nedio . XVII Congresso Nacional de Sociología en Castilla-La Mancha. 2012.

SEMINOTTI, Nedio . Comissão de avaliação de projetos submetidos ao Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS. 2009.

SEMINOTTI, Nedio . Revista Psico. 2008.

SEMINOTTI, Nedio . Revista Psico. 2007.

SEMINOTTI, Nedio . Ciência Rural: Revista Científica do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria. 2004.

SEMINOTTI, Nedio . Ciência Rural: Revista Científica do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria. 2004.

SEMINOTTI, Nedio . Consultoria de Projetos e Pesquisas na Ulbra. 2003.

ANDRADE, G. K. . TiGaP. 2014.

SEMINOTTI, Nedio . PluriVox: A Saúde Tecida em Múltiplas Vozes da Grupalidade. 2014.

SEMINOTTI, N. A. . XVIII SEMEAD. 2015.

SEMINOTTI, N. A. . Projeto PluriVox: capacitação na facilitação de grupos sistêmico-complexos. 2014.

SEMINOTTI, Nedio . Interação em Psicologia. 2012.

SEMINOTTI, Nedio . Estudos de Psicologia. 2011.

SEMINOTTI, Nedio . Bolsa de Recém-Doutor (BRD). 2010.

SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres . Revista Ciência Rural. 2010.

SEMINOTTI, Nedio . Revista Psico. 2010.

SEMINOTTI, Nedio . V Mostra de Pesquisada Pós-Graduação. 2010.

SEMINOTTI, Nedio . III Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2008.

SEMINOTTI, Nedio . Revista Aletheia. 2006.

SEMINOTTI, Nedio . Revista Psicologia e Sociedade ABRAPSO. 2006.

SEMINOTTI, Nedio . Psico- USF:Revista de Psicologia da Universidade de São Francisco. 2005.

SEMINOTTI, Nedio . Revista Psico-USF: Revista de Psicologia da Universidade de São Francisco. 2004.

SEMINOTTI, Nedio ; CRUZ, Jamile Londero ; BORGES, Beatriz Giacomoni . Capacitação de Gestores Municipais. O Município na Construção do SUS. 2001.

SEMINOTTI, N. A. . Freud e os moldes de poder. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres . Relação homem-animal. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SEMINOTTI, Nedio . Comportamento. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SEMINOTTI, Nedio . Cultura na Mesa. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SEMINOTTI, Nedio . Programa Saúde Pet. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SEMINOTTI, Nedio . Crueldade com animais como indicadora de violência doméstica. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres Berger . Uma sala de aula diferente. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres ; CEMIN, Marta . Grupos Multiespecies. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres Berger . Animais em Sala de Aula. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SEMINOTTI, Nedio . PluriVox: A Saúde Tecida em Múltiplas Vozes da Grupalidade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEMINOTTI, Nedio . PluriVox: A Saúde Tecida em Múltiplas Vozes da Grupalidade. 2014. (Relatório de pesquisa).

ALVES, Miriam ; SEMINOTTI, Nedio . Concepção do ser humano e de saúde no Paradigma Civilizatório Negro-Africano: subsídios para o trabalho com comunidades tradicionais de terreiros de matriz africana. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BERGER, A. ; BUCKER, C. ; SANTOS, B. S. ; ANDRADE, G. K. ; RECH, I. ; PAULI, J. E. ; VILLWOCK, L. H. ; SANTOS, M. E. R. ; XAVIER, S. O. ; SEMINOTTI, Nedio . Oficina de Capacitação em Inovação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PIZZINATO, A. ; SCARPARO, Helena Beatriz K ; Leite, J. C. D. C. ; STREY, M. N. ; SEMINOTTI, Nedio . Psicologia Social: Territórios de pensaragir. 2010. (Editoração/Periódico).

SEMINOTTI, Nedio ; JOTZ, C. B. . Reflexão sobre o Trabalho Docente. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SEMINOTTI, Nedio ; JOTZ, C. B. . Reflexão sobre o Trabalho Docente. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SEMINOTTI, Nedio ; SEMINOTTI, Nedio ; Pablo Carvalho . Saúde Mental e Religiões de Matriz africana: um Estudo de Caso em uma Comunidade Terreiro. 2009. (Relatório de pesquisa).

SEMINOTTI, Nedio ; Vinícius Sallin ; JOTZ, C. B. ; ALVES, Miriam ; BRAGA, Flávio de F. . Grupos Socias Vistos como Fonte de Solução. 2009. (Entrevista em Revista).

SEMINOTTI, Nedio ; MANCIA, Lídia . Psicodrama: o espontâneo como dispositivo do desenvolvimento grupal. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Leite, J. C. D. C. ; SEMINOTTI, Nedio ; ALVES, Miriam Cristiane ; CEMIN, Marta ; FARACO, Ceres Beger ; RECKZIEGEL, Miro Leopoldo ; Vinícius Sallin ; FAGUNDES, Patrícia Martins . Observatório Nacional sobre Síndrome da fadiga crônica- Inglaterra. 2007. (Organizador de Aula Inaugural da Faculdade de Psicologia).

Leite, J. C. D. C. ; SEMINOTTI, Nedio ; ALVES, Míriam Cristiane ; CEMIN, Marta ; FAGUNDES, Patricia ; FARACO, Ceres Beger ; RECKZIEGEL, Miro Leopoldo . Revisão Sistemática como método de pesquisa. 2007. (Reunião Científica).

SEMINOTTI, Nedio ; FAGUNDES, Patrícia Martins ; ROCHA, Cláudia B. da ; NASCIMENTO, Belmiro ; RECKZIEGEL, Miro Leopoldo ; Vinícius Sallin ; ZANELLI, J. C. . Relações no Trabalho: Grupos e Equipes em Co-Operação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SEMINOTTI, Nedio ; CARLOS, Sérgio Antonio ; GILDENHUYS, Assie . 16ºCongresso Internacional de Psicoterapia de Grupos. Painel: Groups: What are the challenges in research. 2006. (Coordenador de Painel).

SEMINOTTI, Nedio ; FARACO, Ceres Berger . A difícil escolha em ter ou não ter um animal de estimação. 2006. (Entrevista em Revista).

SEMINOTTI, Nedio . Saúde mental - Uma outra clínica é possível? - O grupo e a clínica.. 2005. (Debatedor).

SEMINOTTI, Nedio . Painel Importância do grupo na vida de uma pessoa. 2005. (Debatedor).

SEMINOTTI, Nedio . Psicoterapia de grupo: diferentes abordagens. 2005. (Debatedor).

SEMINOTTI, Nedio . Gestão em Redes: Saberes e Práticas na Construção da Integralidade. 2005. (Ministrante de workshop).

SEMINOTTI, Nedio . Psicodrama: Espiritualidade. 2005. (Ministrante de oficina).

SEMINOTTI, Nedio ; ALIATTI, Ineida . O vínculo da amizade, os organizadores grupais e o lugar-espaço potencial como processos construtores da pertença. 2005. (Reunião Científica).

SEMINOTTI, Nedio ; CARDOSO, Cassandra ; ALVES, Miriam . Questionando o grupo em sala de aula. 2004. (Ministrante de oficina).

SEMINOTTI, Nedio . A psicoterapia no Uruguai. 2004. (Debatedor).

SEMINOTTI, Nedio ; MORAES, Maria Lúcia Andreoli de ; PINTO, Flávio Strohschoen . Psicodrama. 2004. (Ministrante de workshop).

SEMINOTTI, Nedio . O grupo como ferramenta no tratamento de pacientes psiquiátricos. 2003. (Ministrante de aula).

SEMINOTTI, Nedio ; MORAES, Maria Lúcia Andreoli de ; THOMASI, Rodrigo ; BORMANN, Eduardo ; BORGES, Beatriz . Psicodrama: E agora?! Que mundo queremos?!. 2003. (Ministrante de oficina).

SEMINOTTI, Nedio . A saúde do psicólogo e sua ação comunitária (psicodrama). 2002. (Ministrante de oficina).

SEMINOTTI, Nedio . A multiplicidade de organizações nos grupos psicológicos. 2002. (Ministrante de aula).

SEMINOTTI, Nedio . Grupoterapia: teoria e técnica, Treinamento de coordenação grupal e Sociodrama. 2002. (Ministrante de aula).

SEMINOTTI, Nedio . Dinâmica de Grupo. 2002. (Ministrante de aula).

SEMINOTTI, Nedio . Representação Imaginária do Grupo e Representação Dramática. 2002. (Ministrante de curso).

SEMINOTTI, Nedio . Treinamento de coordenação grupal. 2002. (Ministrante de aula).

SEMINOTTI, Nedio . Barataria. 2001. (Editoração/Periódico).

SEMINOTTI, Nedio . Grupoterapia: teoria e técnica. 2001. (Ministrante de aula).

SEMINOTTI, Nedio ; CARLOS, Sergio Antonio ; GILDENHUYS, Assie . Groups: What are the challenges in research. 2006 (coordenador de painel) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    O Processo de Auto-Organização de Grupos/Equipes de Trabalho mediados por Tecnologias da Informação e Comunicação, Descrição: Os trabalhos em pequenos grupos são reconhecidos pelos conhecimentos acadêmicos e comuns como um método que organiza o trabalho coletivo. As sistematizações sobre os fenômenos do grupo pressupõem que exista um padrão universal de relações, entre seus participantes, mais efetiva. Os modelos teóricos vigentes foram elaborados segundo teorias da psicologia e, para as equipes, segundo a administração. O grupo, do ponto de vista da complexidade, também supõe que haja uma organização mais efetiva, mas é levado em conta o contexto, além da universalidade, e considera a possibilidade de que o padrão possa ser o resultado da auto-organização. A pesquisa-ação é um delineamento que contempla as questões teórico-metodológicas citadas e a complexidade. Na pesquisa visamos investigar modelos de auto-organização de grupos, através de uma pesquisa-ação, mediadas por TICs. Assim, espera-se ampliar o conhecimento sobre a dinâmica de auto-organização de grupos e TI, contribuindo para a teoria e prática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nedio Antonio Seminotti - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    As Políticas Públicas de Agricultura Familiar, Habitação, Educação e Saúde e as Famílias Agricultoras, Descrição: A respeito deste cenário, em que se constatam avanços importantes em termos de políticas públicas dirigidas à agricultura familiar, é preciso dizer que os movimentos sociais apresentam análises que concordam com os ganhos políticos alcançados ao mesmo tempo em que criticam a prioridade que continua sendo dada ao agronegócio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Nedio Antonio Seminotti - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    Protocolo de Observação de Grupo: uma Tecnologia Social para Estudo da Efetividade de um Grupo de Trabalho, Descrição: Os grupos e equipes de trabalho são reconhecidos como um método que organiza com efetividade as ações coletivas, para solução de problemas. As sistematizações teóricas vigentes, segundo a psicologia, pressupõem que exista um padrão universal desejável de organização do grupo que o torne efetivo. Esta organização para equipes é entendida de acordo com teorias da administração. Contemporaneamente, o grupo, segundo a teoria da complexidade também supõe que haja uma organização mais efetiva e um melhor desempenho. Porém, nesta teoria, é considerado o contexto do grupo além da universalidade. Neste projeto objetivamos elaborar um protocolo de observação de grupo que permita identificar e descrever as propriedades de seu processo e identificar organizações dinâmicas, como totalidade, que torne o grupo mais efetivo. O protocolo será desenvolvido no Laboratório de Criatividade e Empreendedorismo da PUCRS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Nedio Antonio Seminotti - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    Protocolo de Observação de Grupo como uma Estratégia de Estudo das Propriedades do Grupo de Trabalho, Descrição: Os grupos e equipes de trabalho são reconhecidos como um método que organiza com efetividade as ações coletivas, para solução de problemas. As sistematizações teóricas vigentes, segundo a psicologia, pressupõem que exista um padrão universal desejável de organização do grupo que o torne efetivo. Esta organização para equipes é entendida de acordo com teorias da administração. Contemporaneamente, o grupo do ponto de vista da teoria da complexidade também supõe que haja uma organização mais efetiva e que viabilize ao grupo/equipe um melhor desempenho. Porém, nesta teoria, é considerado o contexto do grupo e não apenas a universalidade. Entretanto as sistematizações de grupo provêm quase todas de elaborações teóricas, e não de pesquisas empíricas. Frente a isso nos propomos elaborar um protocolo de observação de grupo que permita identificar e descrever organizadores/descritores de seu processo e compreender as organizações dinâmicas do grupo, como totalidade, que o tornem mais efetivos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Nedio Antonio Seminotti - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    Identificação de modelos de organização de grupo/equipe de trabalho mediados por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Descrição: Os trabalhos em pequenos grupos ou equipes são reconhecidos como um método que organiza as ações coletivas humanas, para solução de problemas. As sistematizações teóricas vigentes pressupõem que exista um padrão universal desejável de organização, segundo teorias diversas. Para equipes os modelos estão mais de acordo com teorias da administração. Contemporaneamente, o grupo do ponto de vista da teoria da complexidade também supõe que haja uma organização que dê ao grupo/equipe um melhor desempenho, mas é levado em conta o contexto do grupo e, portanto não crê uma organização universal e atemporal. No entanto, são sistematizações que provêm de elaborações teóricas sem o apoio de pesquisas empíricas. Este projeto de pesquisa objetiva investigar as propriedades da organização dos grupos/equipes de trabalho, através de uma pesquisa-ação que inclui, além das teorias acima citadas, recursos tecnológicos disponibilizados pelas TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Nedio Antonio Seminotti - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    As Contribuição do Pensamento Complexo à Psicologia Social e aos Pequenos Grupos, Descrição: A noção de complexidade tem sido considerada por vários autores como uma nova forma de se fazer ciência. Assim, a abordagem da complexidade vem se constituindo em um corpo coerente de ideias, teorias e métodos abrangendo disciplinas de praticamente todas as áreas do conhecimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nedio Antonio Seminotti - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    A Produção Intelectual em Artigos na Área de Psicologia Social nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS e da UFRGS, Descrição: O presente projeto pretende desenvolver um estudo voltado à pesquisa nos Programas de Psicologia Social do Rio Grande do Sul.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nedio Antonio Seminotti - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    Formação de Rede entre Organizações Não Governamentais: Um Olhar sobre os Procedimentos., Descrição: Aproximamos os dados da experiência com conceitos da complexidade de Morin, com considerações sobre cultura e relações humanas e com teorias de autores sobre a formação de redes, a fim de obtermos mais dados sobre essa circunstância.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nedio Antonio Seminotti - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    Processo Grupal na Formação de Coordenadores de Grupo, Descrição: Com a crescente complexidade da vida atual do ser humano, a maioria das necessidades precisa ser alcançada através dos grupos. Como eles são formados por pessoas diferentes, seu funcionamento é complexo. Isso tem feito com que as pessoas busquem conhecimento sobre os grupos, sobre participação, sobre como liderar os grupos de forma mais efetiva. Nesse contexto, o estudo dos pequenos grupos é uma importante oportunidade de investigação a respeito do ser humano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nedio Antonio Seminotti - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    O Pequeno Grupo como Método de Reflexão e Produção de Subjetividade, Descrição: O pequeno grupo tem sido reconhecido, através dos tempos, como um fórum para o encaminhamento de soluções aos problemas do cotidiano. No entanto, de modo geral, na academia o grupo tem recebido mais atenção como objeto de estudo e muito pouco como um método para solução dos problemas comunitários, de reflexão sobre o fazer e desenvolvimento pessoal. Nesse projeto propomos a discussão e o desenvolvimento do pequeno grupo como um método de reflexão sobre a atividade profissional e produção de subjetividade. A subjetividade e o pequeno grupo serão postos em discussão a partir do paradigma da complexidade sistêmica. Assim, subjetividade será entendida a partir da noção de sujeito de Morin, como uma estrutura estável, própria do sujeito e, ao mesmo tempo, mutável, através de sua interação com o social. E o pequeno grupo, como um sistema complexo, no qual partes e todo estão em relação num efeito recursivo e dialógico. Este projeto se justifica frente a um cenário contemporâneo, onde as demandas remetem a uma discussão sobre a subjetividade que está sendo produzida nas atuais relações de trabalho. Se de um lado, existe a necessidade de um trabalhador mais comprometido, com sentimento de pertença e identificado com a organização, capaz de compreender sistemicamente e transformar o ambiente do qual faz parte, por outro, a imprevisibilidade e incerteza são traços marcantes no contemporâneo, o que muitas vezes amplifica os antagonismos entre as demandas do contexto e a subjetividade do trabalhador. Nesse sentido, desenvolver um método de trabalho com o pequeno grupo, com essa perspectiva, constitui-se numa estratégia de reflexão da prática profissional para a produção de subjetividade, que poderá possibilitar o entendimento da mesma no atual contexto de trabalho e ainda indicar formas de lidar com as fortes injunções do ambiente organizacional atual. Essa pesquisa será realizada com princípios teórico-metodológicos qualitativos do estudo de caso, que se caracteriza pelo estud. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Nedio Antonio Seminotti - Coordenador / Cláudia Beatriz Jotz da Rocha - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2010

    (In)Visível e Concreto: Dialógica, Recursividade e Hologramaticidade dos Processos Grupais na Gestão de Equipes, Descrição: Este projeto de pesquisa visa compreender os processos grupais que ocorrem na gestão de equipes em ambiente organizacional a partir do paradigma sistêmico-complexo. Três princípios suportam este paradigma: o da dialógica, o da recursão e o da hologramática. O pensamento complexo tem se mostrado mais frutífero do que outras abordagens de psicologia de grupo para compreender a complexidade das instituições na contemporaneidade. Os três princípios se conjugam em/com a explicação-compreensão e em/com a cogitação-computação na constituição dos processos grupais nas equipes de trabalho. O objetivo da pesquisa é compreender e explicar a gestão de equipes e seus processos grupais. É um exercício objetivo e subjetivo, transitando por um espaço em que pessoas singulares estão em constante interação, em um jogo de forças, de visibilidades, de resistências e de produção de subjetividades, fazendo sua história. Os sujeitos da pesquisa são gestores e participantes de equipes, participantes de instituições de formação de coordenadores de grupo e profissionais consultores organizacionais da área. Os dados serão coletados através de entrevistas individuais e grupos focais e exame de documentos e analisados através de análise textual discursiva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nedio Antonio Seminotti - Coordenador.

  • 2007 - 2009

    Relações entre o Grupo da Segurança e as Facções no Presídio Central de Porto Alegre, Descrição: Este é um projeto de pesquisa que abordará o sistema penitenciário e, especificamente, as relações que se estabelecem entre os grupos/facções, do qual fazem parte indivíduos presos, e o constituído pela direção/equipe de segurança de uma unidade prisional do RS. A facção é um fenômeno que passou, hoje, a ter visibilidade. Estas organizações receberam notoriedade institucional a tal ponto que, em quase todas as unidades prisionais de Porto Alegre-RS e do complexo de Charqueadas-RS, os presos estão sob o controle de alguma facção e permanecendo nessas unidades apenas os que se identifiquem e colaborem com a liderança da respectiva facção. Desde 1995, a direção/segurança desta unidade é de responsabilidade da Brigada Militar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nedio Antonio Seminotti - Coordenador / Vinícius Ricardo Sallin - Integrante / Júlia Corrêa Pinto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.

  • 2006 - 2008

    A Fraternidade Marista: espaço de partilha de vivências e da espiritualidade, Descrição: A pesquisa aborda os pequenos grupos constituintes de uma rede denominada Comunidades do Movimento Champagnat da Família Marista. Este está ligado a uma Província Marista, pertencente ao Instituto Marista, uma grande rede internacional presente em 76 países. Existem sistemas orgânicos vivos nos quais estão pessoas, sistemas sociais humanos, grupos humanos. Os elementos observáveis mais comuns da estrutura de um grupo são: a composição do grupo, as posições, os estatutos e papéis, assim como o tamanho, as redes de comunicação e as normas do grupo. Na pesquisa, além do observável, será dada atenção aos laços que constituem um apoio para partilhar problemas inerentes à vida, à pertença, à promoção da cidadania e à participação em projetos comunitários. Serão utilizados dois instrumentos de coleta de dados: o questionário exploratório, aplicado a dez Fraternidades, e, depois, a técnica do Grupo Focal, aplicada a quatro. Os dados sociodemográficos levantados pelo mapeamento serão trabalhados, segundo uma estatística descritiva, pelo programa SPSS (2002). Após a codificação dos dados, uma releitura cuidadosa evidenciará os principais pontos que serão levados aos Grupos Focais e discutidos sob um enfoque qualitativo. Os aspectos consensuais e as questões polêmicas emergentes da discussão serão transformados num texto discursivo para uma interlocução posterior. Na fase final da análise do conteúdo, dar-se-á especial atenção à integração das descobertas que vão além da aparência num quadro de referência da totalidade social em que as mensagens se inserem. Estabelecidas as correlações possíveis e os entendimentos a partir das interpretações dos elementos evidenciados, serão elaboradas algumas considerações finais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nedio Antonio Seminotti - Coordenador / Miro Leopoldo Reckziegel - Integrante / João Vitor Haeberle Jaeger - Integrante., Financiador(es): PUCRS - Bolsa.

  • 2006 - Atual

    Saúde Mental e Religiões de Matriz Africana: um estudo de caso em uma comunidade terreiro, Descrição: Vários estudos têm identificado a importância das religiões na produção da saúde mental dos sujeitos. Observa-se que de modo geral os fenômenos religiosos produzem efeitos positivos na vida pessoal, nas relações sociais e no modo como os sujeitos passam a compreender a relação saúde/doença. Não obstante, quando se trata da relação entre as religiões de matriz africana e a saúde mental de seus fiéis, os cultos religiosos e os ritos que incluem a manifestação da divindade no sujeito que lhe é veículo, ainda são interpretados enquanto manifestações histéricas e psicóticas desde o ponto de vista da psicologia e da psiquiatria. O presente estudo objetiva compreender os modos de produção de saúde mental em uma comunidade terreiro. A pesquisa está sendo realizada a partir de princípios teórico-metodológicos qualitativos do estudo de caso. São participantes os sujeitos que constituem a comunidade terreiro Ylê Axê Iyemonjá Omi Olodô, localizada na Vila São José em Porto Alegre. Como instrumentos para coleta de dados estão sendo utilizados: observação participante, diário de campo, entrevista individual. Dentre os resultados preliminares podemos apontar que a comunidade terreiro é um espaço marcado por uma rede interna de acolhimento, aconselhamento e tratamento de seus fiéis para problemas ou dificuldades vividas no âmbito das relações interpessoais, profissionais, da saúde física ou psíquica. Observa-se também uma estreita relação entre o processo de resgate e de reconstrução da identidade étnica afrodescendente e a produção de saúde mental dos fies da comunidade terreiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Nedio Antonio Seminotti - Integrante / Miriam Cristiane Alves - Coordenador / Pablo Pinto Carvalho - Integrante., Financiador(es): CNPQ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2005 - 2007

    Humano-Animal: A vida no grupo Mulriespécie, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Nedio Antonio Seminotti - Coordenador / Ceres Beger Faraco - Integrante / Flávia Moisés Rocha - Integrante / Renata Curra de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1

  • 2003 - Atual

    Pequenos Grupos Informais nas Instituições: exercício da cidadania e da dimensão instituinte., Descrição: Este projeto objetiva identificar os Pequenos Grupos Informais na PUCRS, dos quais tenhamos informação da existência, descrever suas características, destacando as peculiaridades da coordenação e de seus participantes, e compreender os significados destes grupos para seus membros.Os formais são organizados a partir de uma demanda da coordenação, especialista na atividade e respaldado pela instituição na qual se realizam os grupos.Os informais se caracterizam pela significativa autonomia de seus membros em relação à estrutura da instituição à qual pertencem (que os reconhecem e os apoiam, ou não) e pela liberdade em auto-organizar-se, eleger a coordenação, definir seus objetivos e destinos.A academia ensina sobre como constituir, coordenar e interpretar os grupos formais e, sobre estes, tem um bom conhecimento.Conhece pouco, porém, sobre as peculiaridades dos grupos auto-organizados.Compreendê-los aportará um conhecimento desejável que poderá dar respostas à algumas perguntas que são suscitadas por estes grupo. Por que as pessoas se reuniriam informalmente?Buscariam um bem estar e o prazer na relação com o outro?Atenderiam à necessidade de pertencer a um grupo, encontrar aí sentido de vida, modos de participação política e de desenvolvimento de cidadania e constituição de vida psíquica?Esta pesquisa objetiva um estudo exploratório sobre os Grupos Informais e suas peculiariedades,através dos Grupos Informais em realização na PUCRS.Nesta universidade, em estudo piloto,identificamos vinte e seis Grupos Informais,isto é,que não fazem parte das rotinas de ensino, pesquisa e administração.O desenvolvimento do projeto apoia-se na Filosofia e Psicologia Social e na Psicologia dos Grupos e tem como método entrevistas individuais e um instrumento com questões abertas e fechadas tanto com os coordenadores quanto com alguns participantes dos grupos informais.Os dados quantitativos serão tratados através de análise descritiva e inferencial e os qualitativos por Análise Textual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Nedio Antonio Seminotti - Coordenador / Maria Lucia Andreolli de Moraes - Integrante / Adriano Bier Fagundes - Integrante / Flavia Moises Rocha - Integrante / Roberto Schmidt Pizarro - Integrante., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 15

  • 2001 - 2003

    A multiplicidade/diversidade de organizações espontâneas frente às tarefas de distintas complexidades, Descrição: Trazemos à consideração idéias que possam contribuir à um problema contemporâneo na Universidade. O pensamento acadêmico sugere que o professor não pode limitar-se apenas a dar aulas. É desejável que crie um ambiente de pesquisa no qual os alunos/as possam produzir conhecimento e não só reproduzi-lo, e propicie que o conhecimento dos alunos/as, sobre desenvolvimento técnico-científico, seja acompanhado por um igual crescimento de suas consciências, resultando em maior benefício social. O trabalho de grupo operativo é enfocado como um dispositivo que contempla os objetivos atuais da Universidade. O método utilizado na pesquisa é qualitativo. Os resultados indicam que as auto-organizações dos alunos/as em sala de aula, articuladas com as formais, constituem organizadores mais eficazes ao cumprimento dos desafios aludidos e, ainda, que não há uma separação nítida entre papéis e lideranças na organização do grupo, posto que todos estes, na interação humana, são lideranças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Nedio Antonio Seminotti - Coordenador / Jamile Londero Cruz - Integrante / Beatriz Giacomoni Borges - Integrante / Juliana Corte Vitória - Integrante., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Outra / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 1978 - Atual

    Mudança nos grupos à luz da teoria da complexidade, Descrição: Há estudos sobre o que os grupos fazem, sua eficácia, eficiência, como aprimorar seus resultados, o que produzem, mas menos a respeito do seu processo, o que acontece no seu desenvolvimento. Desta forma, o objetivo principal desta dissertação é compreender os fenômenos presentes no processo de mudança nos grupos, a partir dos princípios da teoria da complexidade de Edgar Morin. Construir conhecimentos com esse olhar e estudar o que ocorre com o processo grupal, ao se deslocar da realidade em que se encontra em direção ao futuro, facilitará o desenvolvimento e alcance dos resultados almejados por seus participantes, pelo grupo e pela organização ao qual faz parte, podendo contribuir para o estudo de outros pequenos grupos. O método utilizado será o Estudo de Caso de um grupo de profissionais de uma organização. Para a coleta de dados serão utilizadas as abordagens: qualitativa e quantitativa e para o desenvolvimento do processo grupal será realizada pesquisa-intervenção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Nedio Antonio Seminotti - Coordenador.

  • 1978 - Atual

    FORMAÇÃO DE REDE ENTRE ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS: UM OLHAR SOBRE OS PROCEDIMENTOS, Descrição: Redes tem sido objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento humano. Dentro da saúde, vemos estudos sobre redes de atendimento na saúde, de proteção a crianças e adolescentes, redes intersetoriais que se unem para abordar questões sociais complexas, dentre outros. Poucos são os estudos sobre redes enquanto padrão organizativo, menos ainda sobre o processo de formação dessas redes. Propomos uma pesquisa sobre formação de redes de organizações não governamentais, a fim de compreender como se ativa essa forma de organização. Para este estudo, a concepção de rede utilizada é a de um padrão organizativo, cuja dinâmica de relacionamento entre os elementos proporciona uma relação marcadamente horizontalizada, de natureza democrática e emancipatória. Parece-nos importante estudar esse processo de mudança do modelo constituído pela tradição das relações ? as relações hierárquicas - para um modelo de organização horizontal e de autorregulação, em que o poder não está centrado. Vislumbraremos esta rede também através da teoria da complexidade de Morin. Realizaremos um estudo de caso analisando os documentos de registro gerados durante o processo de formação da rede chamada Rede Concerto Social, que ocorreu de julho de 2007 a julho de 2009. Esta rede foi fomentada por uma organização financiadora de projetos sociais do Paraná e contou com a participação de dois consultores para facilitar o processo da formação da rede e de 13 responsáveis técnicos de projetos sociais financiados, representantes de ONGs do estado do Rio Grande do Sul. A intenção do estudo é identificar, descrever e analisar os procedimentos/estratégias de ativação na formação da rede.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nedio Antonio Seminotti - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Prêmio Sinepe/RS - CriaLab, 3º lugar: Gestão Pedagógica- Ensino Superior (Centro de Inovação Microsoft- PUCRS), Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado do Rio Grande do Sul.

2004

Premio Destaque da Medicina Veterinária 2004 - Interação Homem-Animal, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul.

2004

Prêmio na Área Comportamento e Bem-Estar Animal da IV Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, Associação Brasileira do Mercado Animal.

2003

Medalha Irmão Afonso, PUCRS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Consultor Independente, Enquadramento Funcional: Consultor Independente

    Outras informações:
    A partir da aposentadoria na PUCRS passei a realizar consultorias e execução de projetos em diversos campos de trabalho, especialmente na saúde pública, tendo o grupo como método de intervenção.

  • 2013 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor independente

    Atividades

    • 08/2007

      Ensino, Pós Graduação em Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Grupos Instituições e Sociedade

    • 03/2007

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Interdisciplinar em Psicologia III

    • 03/2007

      Ensino, Pós Graduação em Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O Pequeno Grupo na Comtemporaneidade

    • 01/2006

      Outras atividades técnico-científicas , Programa de Bolsa Pesquisa Para Alunos da Graduação, Programa de Bolsa Pesquisa Para Alunos da Graduação.,Atividade realizada, avaliador dos projetos de pesquisa referentes às bolsas de Iniciação Científica.

    • 08/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Psicologia, Pós Graduação Em Psicologia.,Cargo ou função, Integrante da comissão coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia.

    • 08/2004

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia dos Grupos I, Psicologia dos Grupos II

    • 03/2003

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Psicologia, Programa de Pós Graduação Em Psicologia.,Linhas de pesquisa

    • 03/2000 - 08/2006

      Ensino, Pós Graduação em Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia dos Grupos

    • 05/2006 - 05/2006

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Psicologia, Faculdade de Psicologia.,Atividade realizada, Coordenador substituto do Programa de Pós-graduação em Psicologia.

    • 03/1994 - 12/2005

      Ensino, Faculdade de Ciências Aeronáuticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Aplicada e Acompanhamento

    • 08/2000 - 08/2005

      Ensino, Curso de Pós Graduação Em Psicologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Personalidade, Psicologia das Relações Interpessoais

    • 03/1990 - 08/2004

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia dos Grupos

    • 08/2000 - 08/2003

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Psicologia I

    • 08/2000 - 12/2002

      Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral

    • 08/2000 - 12/2001

      Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Social

    • 08/2000 - 08/2001

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Psicologia

    • 03/1978 - 08/1996

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas Psicoterápicas