Sara Nayara da Silva Hage

Sara, Engenheira Ambiental pela Universidade do Estado do Pará - UEPA e Engenheira de Segurança do Trabalho pela Faculdade FIBMG; Esp. Em Auditória, Perícia e Licenciamento Ambiental; Esp. Em Engenharia Geotécnica, Esp. Em Engenharia de Produção e Gerenciamento de Projetos e MBA em Direito da Mineração, Ambiental e ESG no Instituto Minere. Atuou na área ambiental a serviço do IDEFLOR-bio no Parque Estadual Monte Alegre e APÁ Paytuna. Ingressou no serviço público como Engenheira Ambiental Fiscal na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará- SEMAS, onde atuou em fiscalização de atividade mineraria, segurança de barragens, aterro sanitário, indústria, e por fim, no licenciamento ambiental de atividades minerarias, realizando a análise de atendimento de condicionantes, acompanhamento de programas ambientais do meio físico, analisando Relatório de Controle Ambiental - RCA e respectivo Plano de Controle Ambiental - PCA; realizava fiscalização de estruturas de barramentos e diques, assim como participava de reuniões com os diferentes stakeholders. Atuou como Engenheira Ambiental em empreendimento minerário, onde atuava na condução da elaboração de EIA/RIMA, RCA/PCA, projetos de engenharia com fins a implantação do empreendimento, acompanhamento e gestão de condicionantes e estudos ambientais etc., finalizou como coordenadora de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho. Sara teve a grande satisfação em atuar como Engenheira Ambiental na MCA Auditoria e Gerenciamento a serviço da Vale S.A. Na gestão ambiental da implantação da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), e atualmente, é Analista de Meio Ambiente Master, sendo responsável pela gestão ambiental de obras da implantação da Nova Ponte sobre o Rio Tocantins, conduzindo processos de licenciamento ambiental na esfera Municipal, Estadual e Federal. Determinação, competência, proatividade e força de vontade são pontos chaves, assim como sua busca incansável por conhecimento. Melhoria contínua, sentimento de dono, empoderamento com comprometimento, obsessão por segurança e diálogo aberto e transparentes são alguns de seus comportamentos chave.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado interrompido em 2023 em Engenharia Mineral

2022 - Atual

Universidade Federal de Ouro Preto
Coorientador: NA. Ano de interrupção: 2023

Especialização em MBA Direito da Mineração, Ambiental e ESG

2023 - 2024

Instituto Minere
Título: Gestão de Riscos em Declaração de Recursos e Reservas em Projetos de Mineração de Pequeno Porte.

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2021 - 2023

IBRA EDUCACIONAL
Título: A Segurança contra incêndio e explosões no ambiente de trabalho

Especialização em Engenharia de Produção e Gerenciamento de Projetos

2021 - 2022

Faculdades Prominas

Especialização em Engenharia Geotécnica

2021 - 2021

Faculdades Prominas

Especialização em Auditória, Perícia e Licenciamento Ambiental

2021 - 2021

Faculdades Prominas

Graduação em Engenharia Ambiental

2013 - 2018

Universidade do Estado do Pará
Título: A Usina Hidrelétrica de Belo Monte, o reassentamento Urbano Coletivo e a Avaliação de Impactos Ambientais
Orientador: Antônio Pereira Junior

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Francisco Nobre de Almeida

Formação complementar

2025 - 2025

Sistema de Monitoramento e Alerta como Suporte à Gestão Local de Riscos e D. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2025 - 2025

Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais (LAIA). (Carga horária: 40h). , Vale S.A., Vale, Brasil.

2025 - 2025

Geoinformação na SPU - conceitos, fundamentos e tecnologias. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2025 - 2025

Geoprocessamento: Passo a Passo para Atender às Notificações do CAR. (Carga horária: 40h). , Serviço Florestal Brasileiro (SFB), SFB/MMA, Brasil.

2025 - 2025

Recomposição de Vegetação Nativa em APP e ARL. (Carga horária: 40h). , Serviço Florestal Brasileiro (SFB), SFB/MMA, Brasil.

2025 - 2025

Introdução a Recomposição da Vegetação com ênfase nas Florestas Tropicais. (Carga horária: 40h). , Serviço Florestal Brasileiro (SFB), SFB/MMA, Brasil.

2023 - 2023

Licenciamento Ambiental Federal de Infraestrutura de Transportes. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2022 - 2022

MTR na prática. (Carga horária: 6h). , Sinergya Treinamentos, ST, Brasil.

2022 - 2022

Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2022 - 2022

Hidrologia Geral. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Agente de Gestão de Resíduos Sólidos. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2021 - 2021

Inspeção de Segurança de Barragens. (Carga horária: 45h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2021 - 2021

Introdução ao Gerenciamento de Áreas Contaminadas. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP, Senac Registro, Brasil.

2020 - 2021

Introdução ao Manejo Florestal. (Carga horária: 40h). , Serviço Florestal Brasileiro (SFB), SFB/MMA, Brasil.

2020 - 2020

Guia de Orientação e Formulários do Plano de Ação de Emergência - PAE. (Carga horária: 30h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2020 - 2020

Guia de Orientação e Formulário para Inspeção de Segurança de Barragens. (Carga horária: 30h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2020 - 2020

Politicas e Práticas de Segurança de Barragens para Entidades Fiscalizadora. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2020 - 2020

Meio Ambiente e Gestão Ambiental. (Carga horária: 120h). , Instituto Nacional de Ensino, INEEAD, Brasil.

2018 - 2018

Tornar a unidade de conservação visível: estratégia para promover articulaç. (Carga horária: 25h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2018 - 2018

Conflitos em unidades de conservação: estratégias de enfrentamento e mediaç. (Carga horária: 25h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2018 - 2018

Reuso da Água Agrícola e Florestal. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Água em Curso: Multiplicadores. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Alternativas organizacionais para a gestão dos recursos hídricos. (Carga horária: 30h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Cobrança pelo uso dos recursos hídricos. (Carga horária: 30h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Qualidade da Água em Rios e Reservatórios. (Carga horária: 60h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Monitoramento da Qualidade da Água em Rios e Reservatórios. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2018 - 2018

Práticas Mecânicas de Conservação de Água e Solo. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Avaliação de Impactos Ambientais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Engenharia de Minas.

Participação em eventos

1° Seminário do Mexilhão Dourado no Estado do Pará. 2025. (Seminário).

II Workshop Ambiental entre as Concessionárias de Ferrovia.Do Projeto à Prática: Gestão e Medidas de Controle Ambiental em Obras Ferroviárias. 2025. (Seminário).

2° Workshop Licenciamento Ambiental na Área da Mineração para Consultores Ambientais. 2022. (Encontro).

A Segurança contra incêndio e explosões no ambiente de trabalho.A Segurança contra incêndio e explosões no ambiente de trabalho. 2022. (Encontro).

Empoderamento Feminino na Mineração.Empoderamento Feminino na Mineração. 2022. (Encontro).

Remediação de Locais Contaminados por Hidrocarbonetos em Áreas Remotas. 2022. (Encontro).

Webinário Segurança de Barragens em Alagoas. 2022. (Outra).

X Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral.Um novo horizonte para a Pesquisa Mineral Brasileira. 2022. (Simpósio).

1° Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens do Rio Grande do Sul.Segurança de Barragens. 2021. (Simpósio).

2° Seminário Estadual de Segurança de Barragens. 2021. (Seminário).

A Expertise Começa com Preparo e Conhecimento em Engenharia Legal. 2021. (Encontro).

II Semana de Integração do Meio Ambiente. 2013. (Outra).

Produções bibliográficas

  • ALVES, LUCAS DOS SANTOS ; HAGE, SARA NAYARA DA SILVA ; PEREIRA JÚNIOR, ANTÔNIO . A Usina Hidrelétrica de Belo Monte (Altamira, Estado do Pará, Norte do Brasil), o reassentamento urbano coletivo e a avaliação de impactos ambientais. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE , v. 5, p. 49-74, 2018.

Outras produções

HAGE, S. N. S. ; PEREIRA, T. S. . Relatório Técnico de Vistoria para subsidiar L. ambiental de atividade de lavra experimental de ouro. 2022.

MENEZES, M. M. P. ; HAGE, S. N. S. ; SOUSA, L. A. M. ; CORREA, F. S. . Relatório Técnico de Vistoria do empreendimento BEMISA - GU de 50.000 toneladas para lavrar ouro. 2021.

NOGUEIRA, B. A. ; FERNANDES, C. L. ; HAGE, S. N. S. ; HAGE, SARA NAYARA DA SILVA . Relatório Técnico de Vistoria para prorrogação de Licença de Instalação. 2021.

ROCHA, A. L. ; SOUSA, R. G. ; SOUZA, M. C. ; HAGE, S. N. S. ; HAGE, SARA NAYARA DA SILVA . Relatório Técnico de Vistoria das Barragens Buritirama - Jun/2021. 2021.

SOUSA, L. A. M. ; TRINDADE, S. F. ; HAGE, S. N. S. . Relatório Técnico de Acompanhamento de Simulado de Ruptura Hipotética de Barragens. 2021.

NOGUEIRA, B. A. ; FERNANDES, C. L. ; HAGE, S. N. S. . Parecer Técnico para subsidiar prorrogação de Licença Ambiental e Concessão de LIO de Posto de Combustível e Usina de Concreto. 2021.

HAGE, S. N. S. ; SOUZA, L. A. M. ; MENEZES, M. M. P. . Parecer Técnico para concessão de Licença Ambiental da atividade de pesquisa mineral com lavra experimental. 2021.

HAGE, S. N. S. ; PEREIRA, E. M. B. . Relatório Técnico de Fiscalização para subsidiar Auto de Infração em empreendimento de extração mineral de bauxita. 2021.

HAGE, S. N. S. . Relatório Técnico de Fiscalização para Subsidiar Auto de Infração em empreendimento de mineração por não apresentação do RIAA. 2021.

HAGE, S. N. S. . Relatório Técnico de Fiscalização para Subsidiar Auto de Infração em empreendimento de mineração por descumprir condicionantes. 2021.

HAGE, S. N. S. . Relatório Técnico de Fiscalização para Subsidiar Auto de Infração em empreendimento de mineração em face de captar água subterrânea sem Outorga. 2021.

HAGE, S. N. S. . Relatório Técnico de Fiscalização para Subsidiar Auto de Infração em empreendimento de mineração por depositar resíduos sólidos de qualquer natureza a céu aberto sem o devido tratamento. 2021.

HAGE, S. N. S. . Relatório Técnico de Fiscalização para Subsidiar Auto de Infração em empreendimento de mineração por contribuir com a Poluição Atmosférica. 2021.

HAGE, S. N. S. . Utilização de Kit de Emergência Ambiental. 2022. .

Prêmios

2018

Prêmio Melhor TCC 2017/2018, Universidade do Estado do Pará.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Vale S.A., VALE. , Rodovia Transamazônica - até km 1,500, Amapá, 68502185 - Marabá, PA - Brasil, Telefone: (91) 984316588

Experiência profissional

2020 - 2022

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica em Gestão de Meio Ambiente, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2020

Moura Engenharia, Projetos e Consultoria Ambiental

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Engenheira Ambiental, Carga horária: 40

2018 - 2019

Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Par

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviços na Área Ambiental, Carga horária: 30

2017 - 2018

Consórcio Infracon Completa Conata Rfonseca

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Inspetora de Controle de Qualidade, Carga horária: 40

2016 - 2017

Norte Energia - Matriz

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Assistente de Meio Ambiente III, Carga horária: 40

2014 - 2015

Teixeira & Costa LTDA - ME

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviços na Área Ambiental, Carga horária: 40

2013 - 2013

Secretaria Municipal de Educação de Altamira

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 30

Outras informações:
Programa Mais Educação

2022 - 2023

Recursos Minerais do Brasil

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Coordenadora de SSMA, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2022 - 2022

Recursos Minerais do Brasil

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Engenheira Ambiental, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2023 - 2024

MCA Auditoria e Gerenciamento Ltda

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Privado, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestão Ambiental das obras de implantação da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste - FICO - Projeto Vale S.A.

2024 - Atual

Vale S.A., Vale

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: clt, Carga horária: 40