Ricardo Azevedo Fernandes

Atualmente atuo como Advogado Coordenador de escritório jurídico, anteriormente atuei como professor em escola de curso técnico, ministrando aulas de direito, legislação aplicada e gestão da qualidade, para turmas de técnico em segurança do trabalho e técnico em administração, Consultor Jurídico, Administrativo e Financeiro em empresa privada e quando advogado na ultima empresa, exerci as funções de Gestor de Contratos, elaboração, acompanhamento físico - financeiro, analise, desde a contratação até o encerramento. Gestão de Contratos, Controladoria e Auditoria, Licitação, Elaboração de Contratos, Acompanhamento de Medições, Suprimentos. Assessoria direta a Diretoria Administrativa e Operacional, na gestão de orçamentos, planejamento estratégico, gestão de projetos. Acompanhamento, manutenção e preparo de documentação para emissão de Licenças Operacionais, Condicionantes, Certidões, Cadastros em órgãos Federais, Estaduais, Municipais e Autarquias Governamentais. Regularização de Imóveis, matriculas, escritura, titulo definitivo, (CDI, Cartórios, SDU). Atuando também mas com menos intensidade em defesas à reclamações trabalhistas e rotinas jurídicas. Pós Graduado "lato sensu" - Especialização em Direito do Trabalho, com Didática e Prática do Ensino Superior. Graduação em DIREITO pela Universidade Paulista (2003). Advogado, inscrito na OAB/GO nº 52.157, OAB/PA nº 16.582-b, OAB/SP nº 264.609. 2º Grau Técnico em Contabilidade - inscrito no CRC/SP nº 1SP190.307/0.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em ESPECIALISTA EM DIREITO DO TRABALHO

2007 - 2007

Centro Universitário Fieo
Título: OS CREDITOS TRABALHISTAS NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E DE FALENCIA
Orientador: PROFESSOR MESTRE OSVALDO DIAS ANDRADE

Aperfeiçoamento em Desenvolvimento Gerencial

2011 - 2011

Cohros - Soluções Integradas de Gestão de Negócios e Pessoas
Título: Desenvolvimento Gerencial de Gestão e Liderança. Ano de finalização: 2011
Orientador: ACADEM. DE DESENV. DE COMPETENCIAS DE GESTÃO E LIDERANÇA

Aperfeiçoamento em Contratos: Visão Negocial e Prática

2009 - 2009

Fundação Getúlio Vargas
Título: CONTRATOS: VISÃO NEGOCIAL E PRÁTICA. Ano de finalização: 2009
Orientador: Marcelo Carrapatoso

Aperfeiçoamento em A PRATICA DO DIREITO IMOBILIARIO NO MERCADO ATUAL

2008 - 2008

ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA DA OABSP
Título: A PRATICA DO DIREITO IMOBILIARIO NO MERCADO ATUAL. Ano de finalização: 2008
Orientador: MARCELO MANHÃES DE ALMEIDA

Aperfeiçoamento em CURSO DE CONTRATOS IMOBILIÁRIOS-TEORIA E PRATICA

2008 - 2008

Legale Cursos Jurídicos
Título: CONTRATOS IMOBILIÁRIOS -TEORIA E PRATICA. Ano de finalização: 2008
Orientador: EDISON MALUF

Aperfeiçoamento em CALCULOS TRABALHISTAS - ROTINAS DO DP E LIQUIDAÇÃO

2008 - 2008

CENOFISCO CENTRO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
Título: CÁLCULOS TRABALHISTAS-ROTINAS DO DP E LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA. Ano de finalização: 2008
Orientador: CARLOS ALBERTO TAVEIRA

Graduação em DIREITO

1999 - 2003

Universidade Paulista

Ensino Médio (2º grau)

1992 - 1994

COLEGIO ESTADUAL VITA DE OLIVEIRA

Formação complementar

2018 - 2018

Curso de Férias: A reforma trabalhista e o direito material do trabalho - A. (Carga horária: 10h). , Escola Superior de Advocacia do Estado de Goiás, ESA-GO, Brasil.

2018 - 2018

REFLEXOS DO NOVO CPC NOS RECURSOS DO PROCESSO TRABALHISTA. (Carga horária: 8h). , Escola Superior de Advocacia do Estado de Goiás, ESA-GO, Brasil.

2018 - 2018

Dia do Advogado Trabalhista ? Coquetel palestra e lançamento do livro. (Carga horária: 3h). , Escola Superior de Advocacia do Estado de Goiás, ESA-GO, Brasil.

2018 - 2018

III SEMANA DE ESTUDOS TRABALHISTAS. (Carga horária: 9h). , Escola Superior de Advocacia do Estado de Goiás, ESA-GO, Brasil.

2008 - 2008

DIREITO IMOBILIARIO E REGISTRAL. (Carga horária: 8h). , ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO, AASP, Brasil.

2006 - 2006

INCORPORAÇÃO IMOBILIARIA COM BASE NO REG.AFETAÇÃO. (Carga horária: 8h). , Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo, SINDUSCON/SP, Brasil.

2004 - 2004

FORMA.LICITAÇÃO IMPUG.REC.REPRES.MEDIDAS JUDICIAIS. (Carga horária: 8h). , RHS LICITAÇÕES, RHS, Brasil.

2003 - 2003

Curso Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2002 - 2002

ALTERAÇÕES DO CODIGO DE PROCESSO CIVIL. (Carga horária: 4h). , Ordem dos Advogados do Brasil São Paulo, OAB-SP, Brasil.

2002 - 2002

CONTRAD.INQ.POLICIAL E DELAÇÃO NOS INTERROG.CIVIS. (Carga horária: 4h). , Ordem dos Advogados do Brasil São Paulo, OAB-SP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão de Contratos / Controladoria.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Direito Comercial.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Direito do Trabalho.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Direito Administrativo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Direito Processual Civil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Auditoria.

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - 2013

MINERAÇÃO BURITIRAMA S/A

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: ADVOGADO, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
GESTOR DE CONTRATOS CONTROLE ADMINISTRATIVO AUDITORIA ASSESSORIA JURIDICA

2015 - 2016

CENTRO DE FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DE MARABÁ

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor de Curso Técnico. Técnico em Segurança do Trabalho Técnico em Administração Aulas de Gestão da Qualidade, Direito e Legislação

2013 - 2016

Norte Brasil Reciclagem e Tratamento de Metais Ltda

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultor Administrativo, Jurídico e Financei, Carga horária: 10

Outras informações:
Consultoria Jurídica, Administrativa e Financeira

2016 - Atual

F3 INVEST ASSESSORIA EMPRESARIAL JURIDICO E TRIBUTARIO EIRELI

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Gestor Jurídico, Carga horária: 44