Josino da Silva Malagueta
Possui titulação de Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2008), momento em que desenvolveu pesquisas na área da economia Amazônica ilustradas em sua dissertação, a qual se intitula: A Aventura Econômica na Amazônia: um estudo dos projetos de desenvolvimento econômico e social para o estado do amazonas nos últimos 30 anos; graduação em Ciências Sociais pela Universidade Norte do Parana (1991); graduação em Ciências Religiosas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1985). Atualmente exerce os cargos de professor efetivo na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus com 20 horas semanais e na Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino como Professor Ministrante do Centro de Mídias de Educação do Amazonas também com 20 horas semanais. Atuou ainda como professor formador do curso de Professores Indígenas na Universidade do Estado do Amazonas e atua como Professor formador nos Cursos de Pedagogia e Licenciatura em História no Plano Nacional de professores da Educação Básica - Parfor, pela Universidade do Estado do Amazonas.
Informações coletadas do Lattes em 17/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2006 - 2008
Universidade Federal do Amazonas
Título: Uma aventura econômica na Amazônia: um estudo dos projetos de desenvolvimento econômico e social para o Estado do Amazonas nos últimos 30 anos.,Ano de Obtenção: 2008
Selma Suely Baçal de Oliveira.Palavras-chave: Desenvolvimento; Educação; Zona Franca de Manaus; Amazônia.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Metodologia do Ensino Superior
2004 - 2004
[Nome removido após solicitação do usuários]
Título: A Evasão Escolar e a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Orientador: Roberto Mubarac Sobrinho
Graduação em Ciências Religiosas
1984 - 1985
Pontifícia Univerdade Católica do Paraná
Título: Comunidades eclesiais de base - esperança de uma nova sociedade
Orientador: Percy / Irineu
Formação complementar
2009 - 2011
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA FORMADORES. (Carga horária: 108h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, COPPE/UFRJ, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Tutoria On-line. (Carga horária: 80h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - AM, SENAC/AM, Brasil.
2002 - 2002
Programa de Formação Continuada de Professores do. (Carga horária: 120h). , Centro Universitário Luterano de Manaus, CEULM, Brasil.
1999 - 1999
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO. (Carga horária: 20h). , QUALYNORTE CONSULTORIA E TREINAMENTO, QN, Brasil.
1993 - 1993
ENCONTRO DE DIRETORES DE UNIDADES EDUCACIONAIS DO. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino, SEDUC, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em O CAMINHO HISTÓRICO DO MÉTODO. (Carga horária: 16h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em EDUCAÇÃO EM PERSPECTIVA. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Univerdade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em HISTÓRIA DO PENSAMENTO FILOSÓFICO OCIDENTAL. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1985 - 1985
CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS EM PASTORAL DAS COMUNICAÇÕ. , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1980 - 1980
Energia, Perspectivas, Pesquisas e Projetos da Ama. (Carga horária: 28h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política.
Participação em eventos
17º Congresso Internacional de Educação a Distãncia. Ensino de química a distância para alunos de ensino médio da região amazônica com mediação presencial pela plataforma IP.TV. 2011. (Congresso).
8º Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação.Educação, Modernidade e Pós-Modernidade: um olhar sobre a história da ocupação econômica da Amazônia. 2006. (Seminário).
Encontro de Educação no Estado do Amazonas-Exigências para a Educação na Pós-Modernidade. 2004. (Encontro).
I Seminário Nacional de História, Geografia, Filosofia e Ensino Religioso. 1999. (Seminário).
16º Congresso Nacional de Educação. 1998. (Congresso).
A LDB 9394/96 e as Políticas da Educação Brasileira. 1998. (Seminário).
Conferência Nacional de Educação Para Todos. 1994. (Outra).
3º Congresso Estadual de Sociólogos. 1989. (Congresso).
VII Semana Teológica - O Momento Atual da Teologia Latino-Americana. 1985. (Outra).
Participação em bancas
MALAGUETA, J. S.. Conhecimento, Cultura e Ressignificação: Uma Prática Pedagógica em Educação Ambiental. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação ambiental) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - AM.
MALAGUETA, J. S.. Educação Ambiental: Uma abordagem sobre a visão dos educadores da 9º ano do Centro Educacional Barão do Rio Rio Branco quanto ao problema do lixão. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação ambiental) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - AM.
MALAGUETA, J. S.. Educação Ambiental X Lixo Hospitar no município de Itaituba. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação ambiental) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - AM.
MALAGUETA, J. S.. Melhoria da Qualidade Ambiental através da educação e planejamento da escola IBEVE. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação ambiental) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - AM.
MALAGUETA, J. S.. Educação Ambiental aplicada no transporte fluvial do rio Tapajós. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação ambiental) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - AM.
MALAGUETA, J. S.. Educação Ambiental e Interdisciplinaridade: Ciclo de Palestras direcionadas à docência na Escola Estadual Luiza Vidal Borges Daniel. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação ambiental) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - AM.
BEZERRA, Rita de Cassia Eutropio Mendonça;MALAGUETA, J. S.. Dificuldade na aprendizagem da leitura na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Francisco Canindé Cavalcante. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
MALAGUETA, J. S.. Formação para os professores da educação de Jovens e Adultos no município de Maués - PROEJA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
BEZERRA, Rita de Cassia Eutropio Mendonça;MALAGUETA, J. S.. A prática pedagógica na modalidade Educação de Jovens e Adultos: limites e possibilidades. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
BEZERRA, Rita de Cassia Eutropio Mendonça;MALAGUETA, J. S.. Formação continuada: limites e possibilidades para a prática pedagógica da Educação de Jovens e Adultos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
BEZERRA, Rita de Cassia Eutropio Mendonça;MALAGUETA, J. S.. Educação de Jovens e Adultos: a importância da leitura no 1º Seguimento do Ensino Fundamental. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
BEZERRA, Rita de Cassia Eutropio Mendonça;MALAGUETA, J. S.. Hábitos de leitura na Educação de Jovens e Adultos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
BEZERRA, Rita de Cassia Eutropio Mendonça;MALAGUETA, J. S.. Os desafios da prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: como ensinar a leitura e a escrita de forma significativa. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
BEZERRA, Rita de Cassia Eutropio Mendonça;MALAGUETA, J. S.. Os desafios da prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: como ensinar a leitura e a escrita de forma significativa. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
BEZERRA, Rita de Cassia Eutropio Mendonça;MALAGUETA, J. S.. As práticas de leitura na 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Francisco Canindé Cavalcante. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
BEZERRA, Rita de Cassia Eutropio Mendonça;MALAGUETA, J. S.. Evasão Escolar na Educação de Jovens e Adultos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
BEZERRA, Rita de Cassia Eutropio Mendonça;MALAGUETA, J. S.. Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos:. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
BEZERRA, Rita de Cassia Eutropio Mendonça;MALAGUETA, J. S.. O processo ensino aprendizagem da leitura na Escola Municipal Francisco Canindé Cavalcante. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
BEZERRA, Rita de Cassia Eutropio Mendonça;MALAGUETA, J. S.. Educação de Jovens e Adultos: limites e possibilidades no ensino da leitura. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
BEZERRA, Rita de Cassia Eutropio Mendonça;MALAGUETA, J. S.. Rosa. O professor da Educação de Jovens e Adultos e seu percurso formativo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
BEZERRA, Rita de Cassia Eutropio Mendonça;MALAGUETA, J. S.. Evasão escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
Produções bibliográficas
-
MALAGUETA, J. S. . Ciências humanas e suas tecnologias, cardeno I: cultura, sociedade, política e território. I. ed. rio de janeiro: memvavmem, 2010. v. I. 35p .
-
MALAGUETA, J. S. . Ciências Humans e suas Tecnologias, caderno de estudo II: cultura, sociedade,política e território. I. ed. Rio de Janeiro: Memvavmem, 2010. v. II. 41p .
-
MALAGUETA, J. S. . Educação, Modernidade e Pós-Modernidade: um olhar sobre a história da ocupação econômica da Amazônia. In: 8º Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 2006, Manaus. 8º Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Manaus: EDUA, 2006. v. 8.
-
MALAGUETA, J. S. . A evasão escolar noturna e a educação de jovens e adultos (EJA). In: I Mostra de Pesquisa e Pós-Graduação da FSDB, 2004, Manaus. Resumos da I Mostra de Pesquisa e Pós-Graduação da FSDB. Manaus: FSDB, 2004. v. 1.
-
MALAGUETA, J. S. . ENSINO DE QUÍMICA A DISTÂNCIA PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DA REGIÃO AMAZÔNICA COM MEDIAÇÃO PRESENCIAL PELA PLATAFORMA IP.TV. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MALAGUETA, J. S. . Curso Técnico de Agentes Comunitários Indígenas de Saúde - Nível Médio. Rio de janeiro: MEMVAMEM, 2011 (Caderno).
-
MALAGUETA, J. S. . Curso Técnico de Agentes Comunitários Indígenas de Saúde - Nível Médio. Rio de janeiro: MEMVAMEM, 2011 (Caderno).
-
MALAGUETA, J. S. . Curso Técnico de Agentes Comunitários Indígenas de Saúde - Nível Médio. Rio de janeiro: MEMVAMEM, 2011 (Caderno).
Outras produções
MALAGUETA, J. S. . Curso Técnico de Agentes Comunitários Indígenas de Saúde. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria de Estado da Educação e da Qualidade de Ensino, Centro de Mídias de Educação do Amazonas. , Av. Valdomiro Lustoza, 250, Japiim - II, 69000000 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (092) 36131005
Experiência profissional
2008 - 2008
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - AMVínculo: Professor/Tutor, Enquadramento Funcional: Professor/Tutor, Carga horária: 30
2006 - 2006
faculdade martha falcãoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
2007 - 2007
Faculdade de Tecnologia FASE do AmazonasVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
2008 - 2008
Colégio LavinienseVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
1991 - 1991
Instituto Filosófico de ApucaranaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CONTRATO, Carga horária: 12
1982 - Atual
Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do EnsinoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EFETIVO, Carga horária: 20
1999 - Atual
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de ManausVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: EFETIVO, Carga horária: 20
2017 - Atual
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
2014 - Atual
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - Atual
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Bolsita - Parfor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60
Outras informações:
Ministrou aulas da disciplina de Sociologia da Educação I, no Curso de Graduação em Lincenciatura em Pedagogia, do Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR.
2016 - 2016
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60
2016 - 2016
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço, Carga horária: 60
Outras informações:
Atuei como professor Bolsista, ministrando a disciplina: Estrutura e Funcionamento da Ensino Básico - 60 horas, na data de 20/06 a 28/06/2016, 5º Período (Semestre 2014/2), no Curso Licenciatura e História, na Universidade do Estado do Amazonas.
2015 - 2015
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60
Outras informações:
Professor da disciplina de História na Educação Infantil e Anos Iniciais no Ensino Fundamental, para no curso de Pedagogia no município de Maraã pelo Parfor.
2014 - 2014
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 45
Outras informações:
Atuei como professor BOLSISTA, ministrando a disciplina - 45 horas, na data de 17/02 a 01/03.2014 turno vespertino, 2º Período (Semestre 2014/1), no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, ofertado no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara - UEA
2014 - 2014
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 45
Outras informações:
Disciplina: Metodologia Científica- 45h Curso Superior de Tecnologia em Alimentos
2014 - 2014
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço, Carga horária: 45
Outras informações:
Atuei como professor BOLSISTA, ministrando a disciplina: Metodologia do Trabalho Científico ? 45 horas, na data de 17/02 a 01/03/2014, turno vespertino, 1º Período (Semestre 2014/2), no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, ofertado no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara - UEA.
2013 - 2013
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 60
2013 - 2013
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 45
2013 - 2013
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 45
2011 - 2011
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docência Superior, Carga horária: 20
2010 - 2010
Universidade do Estado do AmazonasVínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Serviço Prestado, Carga horária: 495
Outras informações:
Atuação como Professor Assistente no Curso de Pedagoria - Licenciatura Intercultural Indígena. Ocurso é realizado via Plataforma do IPTV pelo professor Ministrante e o Professor atua na sala de aula diretamente com os alunos.
Atividades
-
08/2013
Ensino, Produção Pesqueira, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de Vivência em Produção Pesqueira
-
02/2014 - 03/2014
Ensino, Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica 45hs
-
11/2013 - 11/2013
Ensino, Produção Pesqueira, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científica
-
10/2013 - 10/2013
Ensino, Produção Pesqueira, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização de Workshop e Avaliação de TCC
-
07/2013 - 07/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental
-
02/2013 - 02/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental
-
07/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas e Legislação da Educação Básica
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Josino da Silva Malagueta e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?