Clarissa Costa e Silva
Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, 2011.Especialista em Ensino da Língua Inglesa, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, 2008. Graduada em Letras Inglês, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, 2006. Educação básica, Escola Estadual Professor Plinio Ribeiro. Professora de inglês em curso de idiomas e em escolas públicas regulares de ensino, 2005-2008. Aluna visitante, University of Saskatchewan, Saskatoon - SK, Canadá (como parte do curso de mestrado). Fulbright Foreign Language Teaching Assistant e aluna visitante, University of Iowa, Iowa City - IA, USA, 2011-2012. Atualmente, professora assistente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB e doutoranda em Estudos Linguisticos, UFMG.
Informações coletadas do Lattes em 23/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
2025 - Atual
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Um estudo de narrativas de aprendizagem de LEs: um olhar de(s)colonial de histórias e memórias
Andréa Machado de Almeida Mattos.
Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS
2008 - 2011
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Interdisciplinaridade, planejamento e as histórias de duas professoras de inglês: vamos dialogar?
, Ano de Obtenção: 2011.Prof. Dra. Dilma Maria de Mello.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Ensino de Língua Inglesa; Currículo; escola pública.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.
Especialização em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos
2007 - 2008
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Projeto Final - The World and You
Formação complementar
2012 - 2012
Topics in Second Language Acquisition: Speaking. , University of Iowa, UIOWA, Estados Unidos.
2012 - 2012
French for Travelers. , University of Iowa, UIOWA, Estados Unidos.
2011 - 2011
Seminar on Research in Teacher Education. , University of Iowa, UIOWA, Estados Unidos.
2011 - 2011
Second Language Classroom Learning. , University of Iowa, UIOWA, Estados Unidos.
2010 - 2010
Advanced Spoken English Curse. , University of Saskatchewan, U of S, Canadá.
2010 - 2010
Advanced Writing Course. , University of Saskatchewan, U of S, Canadá.
2010 - 2010
Narrative Inquiry. , University of Saskatchewan, U of S, Canadá.
2010 - 2010
Teacher Education. (Carga horária: 42h). , University of Saskatchewan, U of S, Canadá.
2002 - 2005
Upper Proficiency Course. , Wizard Idiomas, WIZARD, Brasil.
2000 - 2002
English First Proficiency Level. , Wizard Idiomas, WIZARD, Brasil.
1999 - 1999
Digitação. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educacao.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguistica Aplicada.
Organização de eventos
SILVA, C. C. . First Series of Lectures and Round Tables on EFL Teaching and Learning. 2013. (Outro).
SILVA, C. C. . VIII SEPELLA ? Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada. 2010. (Outro).
SILVA, C. C. . X Congresso Internacional da ABECAN. 2009. (Congresso).
SILVA, C. C. . Exposição de Gravuras Canadenses. 2008. (Exposição).
SILVA, C. C. . Colóquio em Geopóetica das Alteridades. 2008. (Outro).
Participação em eventos
II SILAR - II Simpósio Internacional: Lingua(gem), Ação e Reflexão. 2025. (Simpósio).
IX Encontro: Educação, Línguas & Culturas. 2025. (Seminário).
II Semana de Pedagogia - UESB: Educacao, Pesquisa e Ensino.O aspecto da formação identitária de professores de inglês em formação: diálogos traçados no Communication Café. 2024. (Seminário).
IX Seminario Nacional V Seminario Internacional Politicas publicas, gestao e praxis educacional - Politicas e Praticas educacionais do contexto de base a difusao internacional.(Re)pensando formas de comunicacao: a perspectiva multimodal nas experiencias do Communication Cafe. 2024. (Seminário).
XV Coloquio Nacional VIII Coloquio Internacional do Museu Pedagógico.Diálogos sobre a experiência do ensino de inglês: reflexões de dois discentes no Communication Café. 2024. (Outra).
4 Seminário de Multiletramentos, Hipermídia e Ensino.(RE)PENSANDO SPEAKING NO COMMUNICATION CAFÉ: REFLEXÕES DE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO. 2023. (Seminário).
III Colóquio Internacional Educação e Interculturalidade e a X Jornada de Políticas Públicas e Gestão Educacional. A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DO FAZER INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE INGLÊS COMO LE: (RE)CRIANDO PONTES, ROMPENDO FRONTEIRAS. 2023. (Congresso).
II Congresso Mundial de Bilinguismo e Línguas de Herança e o II Congresso Brasileiro de Português Língua de Herança. Bilinguismo e tecnologia: experiências de aprendizagem de estudantes de um curso de Ciências da Computação. 2022. (Congresso).
Sol in English and Other Languages - Series of Lectures in English and Other Languages.Musical aptitude and pronunciation skills: Is there a relationship?. 2020. (Seminário).
X Congresso Nacional de Pesquisa em Educacao - COPED. Aprendizagem colaborativa em um espaço de conversação em lingua inglesa: realidades e perspectivas. 2020. (Congresso).
SOLinEnglish and other languages: series of lectures in FL teaching and learning.Communication Cafe presents: the puzzle over speaking English in Brazil. 2019. (Outra).
VII Seminario Nacional e III Internacional - Politicas públicas, gestão e práxis educacional ed.REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGEM DE INGLÊS E SUBJETIVIDADE NO COMMUNICATION CAFÉ. 2019. (Seminário).
I ENALTE - I Encontro de Narrativas de Aprendizagem de Linguas e de Tecnologias.O Communication Café discute: historias de ensinar e aprender em colaboração. 2018. (Encontro).
I CMBELH - Congresso Mundial de Bilinguismo e Línguas de Herança. Globalização e ensino de inglês: reflexões traçadas no Communication Café. 2017. (Congresso).
II SEVALING - II Seminario de Variação e Mudança Linguística.O Communication Café debate: variações linguísticas ocasionadas por estrangeirismos no português e o Fenômeno World Englishes. 2017. (Seminário).
II SEVALING - Seminario de Variacao e Mudanca Linguistic.Registros de world englishes: variações do inglês e implicações no processo ensino e aprendizagem. 2017. (Seminário).
III SEFELI - III Seminario Formacao de Professores e Ensino de Lingua Inglesa.Communication Café: um projeto de extensão, seus temas e histórias. 2015. (Seminário).
First Series of Lectures and Round Tables on EFL Teaching and Learning.Apresentação de palestrante. 2013. (Encontro).
IV Gepráxis: seminário do grupo de pesquisa em políticas públicas, gestão e práxis educacionais. 2012. (Seminário).
Fulbright Foreign Language Teaching Assistant Conference. 2011. (Encontro).
Canadian Day.Saskatoon: The City of Living Skies. 2010. (Encontro).
Celebration of Research.English language and Interdisciplinary: living and telling stories about an activity designing process. 2010. (Seminário).
III CLAFPL - Congresso Latino-americado de Formação de Professores de Línguas. A Construção de um Planejamento Curricular de duas professoras de inglÊs: histórias e experiências. 2010. (Congresso).
III CLAFPL - Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. Histórias de Conhecimento Pessoal e Profissional em Saskatoon: The City of Living Skies. 2010. (Congresso).
III Seminário Municipal de Literatura e Língua Portuguesa e I Seminário de Avaliação.Paradigmas Avaliativos e a Experiência de Analisar Questões de Língua Inglesa em Exames Nacionais. 2010. (Seminário).
VIII SEPELLA.Língua Inglesa e Interdisciplinaridade: a elaboração de um planejamento na construção de diálogos e histórias. 2010. (Seminário).
A Teoria Gerativa. 2009. (Outra).
Colóquio sobre Gêneros Textuais. 2009. (Encontro).
Hume e os procedimentos de uso válido da linguagem. 2009. (Outra).
Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. 2009. (Seminário).
Intercâmbio em Pesquisa de Linguística Aplicada - Inpla. Mediação: um estudo de caso em um espaço de conversação em língua inglesa. 2009. (Congresso).
O Funcionalismo. 2009. (Outra).
O Interacionismo. 2009. (Outra).
Processamento de Sentidos como Sistema Complexo. 2009. (Outra).
Seminário Sobre Avaliação Escolar no Ensino Fundamental: aspectos pedagógicos e psicológicos da avaliação educacional. 2009. (Seminário).
VII SEPELLA.Língua Inglesa e Interdisciplinaridade: uma atividade curricular na construção de diálogos e histórias. 2009. (Seminário).
X Congresso Internacional da ABECAN. Tea Break E-Forum Space: ampliando espaços de interação. 2009. (Congresso).
X Congresso Internacional da ABECAN. Um estudo sobre a compreensão da paisagem escolar sob o ponto de vista dos alunos: suas histórias e experiências. 2009. (Congresso).
5 Semana Acadêmica e 4 Semana do Servidor da UFU. 2008. (Outra).
Colóquio em Geopoética das Alteridades. 2008. (Outra).
Expressões Idiomáticas: traços culturais nas construções identitárias. 2008. (Encontro).
O aparelho formal da enunciação de Émile Benveniste: a subjetividade na linguagem. 2008. (Encontro).
SELET. 2008. (Outra).
Semana Acadêmica. 2008. (Oficina).
VI SEPELLA.Por um ensino interdisciplinar: um diálogo entre disciplinas, pessoas, lugares e histórias. 2008. (Seminário).
XI English Teacher Annual Seminar. 2006. (Seminário).
Longman ELT Reflections. 2005. (Seminário).
Tangibility x Fun: maintaning student's interest in their course and meaningful teaching. 2005. (Seminário).
PDP- Projeto de Desenvolvimento Profissional de Educadores.Projeto de Desenvolvimento Profissional de Educadores. 2004. (Outra).
Participação em bancas
SILVA, C. C.; ANJOS, F. A.; KUPSKE, F.F.. Banca de Concurso Publico de provas e titulos (Edital 079/2022). 2022. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SILVA, C. C.. Seleção de Monitor para cursos de línguas do PRAE/UESB. 2018. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
CRUZ, G. F.; DIAS, M. D. S.;SILVA, C. C.. Banca de Teste de Nivelamento. 2016. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SILVA, C. C.; CRUZ, G. F.; DIAS, M. D. S.. Banca de Teste de Nivelamento. 2016. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SILVA, C. C.. Seleção de Monitor para cursos de línguas do PRAE/UESB. 2016. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SILVA, C. C.; MARIA, A.. Seleção de Monitor para cursos de línguas do PRAE/UESB. 2013. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Produções bibliográficas
-
PEREIRA, C. M. B. ; SILVA, C. C. ; SODRE, G. D. R . Looking forward: reflexoes de duas futuras-professoras de ingles sobre a pratica da conversacao no Communication Cafe. REVISTA EXTENSÃO & CIDADANIA , v. 12, p. 43-59, 2024.
-
MAGALHAES, Ana Ketilly Manhaes ; SILVA, Alice Vasconcelos ; SILVA, CLARISSA COSTA E ; SOUZA NETO, Fernando Goncalves de ; SILVA, Mateus Freire Santana . A literatura no ensino de ingles como lingua estrangeira: dialogos no Communication Cafe. REVISTA EXTENSÃO & CIDADANIA , v. 9, p. 65-80, 2021.
-
SILVA, CLARISSA COSTA E ; MAGALHÃES, ANA KETILLY MANHÃES ; ALENCAR, LUCAS VIANA ; BRANDÃO, VICTOR MOREIRA ROCHA ; NETO, FERNANDO GONÇALVES DE SOUZA . O Communication Café discute: o desenvolvimento da habilidade de conversação em inglês. REVISTA EXTENSÃO & CIDADANIA , v. 8, p. 23-39, 2020.
-
SILVA, C. C. ; PEREIRA, C. A. . Tecnologia e aprendizagem de língua inglesa: diálogos no projeto de extensão Communication Café. REVISTA EXTENSÃO & CIDADANIA , v. 4, p. 1-12, 2017.
-
SILVA, C. C. . Mediação: Um estudo de caso em um espaço de conversação em língua inglesa. EDUCAÇÃO, ESCOLA E SOCIEDADE , v. 4, p. 69-90, 2015.
-
BRANDÃO, Ana C. de L. ; SILVA, C. C. . Histórias de colaboração em um Projeto de Conversação em Língua Inglesa vinculado ao Núcleo de Estudos Canadenses. INTERFACES BRASIL/CANADÁ (IMPRESSO) , v. 11, p. 271-287, 2011.
-
SILVA, C. C. ; PEREIRA, C. M. B. ; SODRE, G. D. R . (Re)pensando formas de comunicação: a perspectiva multimodal nas experiências do Communication Café. In: Arlete Ramos dos Santos; Berta Leni Costa Cardoso; Claudio Pinto Nunes; Ricardo Alexandre Castro. (Org.). Politicas educacionais e trabalho docente: perspectivas e desafios. 01ed.Senhor do Bonfim: Nova Terra Editora, 2025, v. 01, p. 329-343.
-
SILVA, C. C. . O pesquisador entrando no campo de pesquisa caminhando por entre as histórias. In: Professora Dra. Dilma Maria de Mello. (Org.). Pesquisa Narrativa: Experiência e História em Pesquisa Qualitativa. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2011, v. 1, p. 5-250.
-
SILVA, C. C. ; MURPHY, M. S. . A Narrative Inquiry Research into Two EFL Teachers? Curriculum Making Experience. Revista de Estudos Canadenses, Revista Online, 16 nov. 2011.
-
SILVA, C. C. . Global Warming's Wild Victims. Newsweek, New York, p. 24 - 24, 11 dez. 2006.
-
SILVA, C. C. . Reflexoes sobre aprendizagem de ingles e subjetividade no Communication Cafe. In: Seminario Gepraxis: VII Seminario Nacional e III Seminario Internacional: politicas publicas, gestao e praxis educacional, 2019, Vitoria da Conquista. VII Seminário Nacional e III Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional. Vitoria da Conquista: Seminario Gepraxis, 2019. v. 7. p. 6686-6697.
-
SILVA, C. C. . Communication Café: um projeto de extensão, seus temas e histórias. In: III SEFELI - Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa, 2016, São Cristóvão. ANAIS ELETRÔNICOS DO III SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. Sao Cristovao/SE: Universidade Federal de Sergipe, 2016. v. 3. p. 64-77.
-
SILVA, C. C. ; AGUIAR, J. C. S. ; ALBUQUERQUE, L. M. ; PEIXOTO, P. G. ; SOUSA, R. B. . Lingua Inglesa: um direito na educacao, desafios e perspectivas. In: VI Seminario Direitos, Pesquisa e Movimentos Sociais, 2016, Vitoria da Conquista. ANAIS DO VI SEMINARIO DIREITOS, PESQUISA E MOVIMENTOS SOCIAIS. Brasilia: Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais ? IPDMS, 2016. v. 23. p. 679-689.
-
SILVA, C. C. ; BRANDÃO, Ana C. de L. . Paradigmas Avaliativos e a Experiência de Analisar Questões de Língua Inglesa em Exames Nacionais. In: III Seminário Municipal de Literatura e Língua Portuguesa ? I Seminário Regional de Avaliação Fundamentos, Políticas e Práticas de Avaliação Educacional: Contextos e Modalidades, 2010, Uberlândia. Publicações (online), 2010.
-
SILVA, C. C. ; OLIVEIRA, V. M. S. ; CARREGOSA, A. L. A. . O aspecto da formação identitária de professores de inglês em formação: diálogos traçados no Communication Café. In: II Semana de Pedagogia, 2024, Vitoria da Conquista. 2024: Anais da II Semana de Pedagogia. Vitoria da Conquista: UESB, 2024. v. 2. p. 370-374.
-
SILVA, C. C. ; CARREGOSA, A. L. A. ; OLIVEIRA, V. M. S. . Diálogos sobre a experiência de Ensino de Inglês: reflexões de dois discentes no Communication Café. In: XV Colóquio Nacional e VIII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico da UESB, 2024, Vitoria da Conquista. Anais do XV Colóquio Nacional e VIII Colóquio Internacional do Museu Pedagógico da UESB. Vitoria da Conquista: UESB, 2024. v. 2. p. 1945-1950.
-
SILVA, C. C. . A formacao docente a partir do fazer interdisciplinar no ensino de ingles como lingua estrangeira: (re)criando pontes, rompendo fronteiras. In: III Congresso Ibero-americano de Educação, Sociedade e Cultura; III Colóquio Internacional Educação e Interculturalidade; X Jornada de Políticas Públicas e Gestão Educacional, 2023, Maringa. ANAIS DO III CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA III COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE X JORNADA DE POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL - Educação intercultural: histórias, políticas e práticas. Maringa: Biblioteca Central - UEM, Maringa - PR., Brasil, 2023. p. 935-940.
-
SILVA, C. C. . RE)PENSANDO SPEAKING NO COMMUNICATION CAFÉ: REFLEXÕES DE DUAS PROFESSORAS EM FORMAÇÃO. In: 4 Seminario Internacional - Multiletramentos, hipermidia e ensino - Politicas Brasileiras Linguisticas: identidades e tecnologias, 2023, Campinas. Caderno de Resumos do IV Seminário Multiletramentos, Hipermídia e Ensino . Campinas: GRUPO DE PESQUISA (MULTI)LETRAMENTOS NA ESCOLA POR MEIO DA HIPERMÍDIA, 2023. v. 04. p. 16-16.
-
SILVA, C. C. . Interacoes Online no Communication Cafe: rompendo fronteiras e (re)pensando oportunidades de aprendizagem de ingles. In: 3 Seminario de Multiletramento, Hipermidia e Ensino, 2021, Campinas. Anais do 3 Seminario de Multiletramento, Hipermidia e Ensino. Campinas: IEL - Unicamp, 2021. v. 03. p. 32-32.
-
SILVA, C. C. . O Communication Café discute: histórias de ensinar e aprender em colaboração. In: I ENALTE - I Encontro sobre Narrativas de Aprendizagens de Linguas e de Tecnologias, 2018, Belo Horizonte. I ENALTE, 2018. v. 1. p. 44-44.
-
SILVA, C. C. . O Communication Café debate: variações linguísticas ocasionadas por estrangeirismos no português e o fenômeno World Englishes. In: II SEVALING, 2017, Vitoria da Conquista. ÁREAS TEMÁTICAS E SIMPÓSIOS - Resumos gerais, 2017.
-
SILVA, C. C. . A Construção de um Planejamento Curricular de Duas Professoras de Inglês: Histórias e Experiências. In: III Congresso Latino-Americo de Formação de Professores de Línguas - CLAFPL, 2010, Taubaté. Caderno de Resumos, 2010.
-
SILVA, C. C. . Língua Inglesa e Interdisciplinaridade: a elaboração de um planejamento na construção de diálogos e histórias. In: VIII SEPELLA ? Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada, 2010, Uberlândia. Caderno de Resumos, 2010.
-
SILVA, C. C. . Histórias de Conhecimento Pessoal e Profissional em Sasktoon: The City of Living Skies. In: III Congresso Latino-Americo de Formação de Professores de Línguas - CLAFPL, 2010, Taubaté. Caderno de Resumos, 2010.
-
SILVA, C. C. . Mediação: um estudo de caso em um espaço de conversação em língua inglesa. In: Intercâmbio em Pesquisa de Linguística Aplicada - Inpla, 2009, São Paulo. Caderno de Resumos.
-
SILVA, C. C. . Tea Break e-Forum: ampliando espaços de interação. In: X Congresso internacional da ABECAN, 2009, Goiânia. Caderno de Resumos, 2009.
-
SILVA, C. C. . Língua Inglesa e Interdisciplinaridade: uma atividade curricular na construção de diálogos e histórias. In: VII SEPELLA, 2009, Uberlândia. Caderno de Resumos, 2009.
-
SILVA, C. C. . Um estudo sobre a compreensão da paisagem escolar sob o ponto de vista dos alunos: suas histórias e experiências. In: X Congresso internacional da ABECAN, 2009, Goiânia. Carderno de Resumos.
-
SILVA, C. C. . Por um ensino interdisciplinar: um diálogo entre disciplinas, pessoas, lugares e histórias. In: SEPELLA, 2008, Uberlândia. Caderno de Resumos SEPELLA 2008, 2008.
-
SILVA, C. C. ; LIMA, D. C. . Inglês como língua franca: desafios e possibilidades no ensino. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. C. ; LIMA, D. C. . Reflexões sobre o ensino e aprendizagem de inglês: perspectivas e experiências. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, C. C. . Por uma reflexão histórico-linguística: (re)construindo caminhos na compreensão do ato político de aprender/ensinar inglês. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. C. . O Poder das Historias na Compreensão dos processos de aprender/ensinar LE: (re)pensando caminhos de formação docente. 2025. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SODRE, G. D. R ; PEREIRA, C. M. B. ; SILVA, C. C. . (Re)pensando formas de comunicacao: a perspectiva multimodal nas experiencias do Communication Cafe. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. C. ; SODRE, G. D. R . Looking forward: vamos (re) pensar a realidade da prática da conversação em inglês (speaking) no Brasil?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, C. C. ; CARREGOSA, A. L. A. ; OLIVEIRA, V. M. S. . Diálogos sobre a experiência de ensino de inglês: reflexões de dois discentes no Communication Café. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. C. ; CARREGOSA, A. L. A. ; OLIVEIRA, V. M. S. . O aspecto da formação identitária de professores de inglês em formação: diálogos traçados no Communication Café. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. C. . O formação docente a partir do fazer interdisciplinar no ensino de ingles como LE: (re)criando pontes, rompendo fronteiras. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. C. . (Re)Pensando Speaking no Communication Cafe: reflexoes de duas professoras em formacao. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. C. . Bilinguistmo e Tecnologia: experiencias de aprendizagem de alunos de um curso de Ciencias da Computacao. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, CLARISSA COSTA E . Interações online no Communication Cafe: rompendo fronteiras e (re)pensando oportunidades de aprendizagem de ingles. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. C. . Aprendizagem colaborativa em um espaço de conversação em lingua inglesa: realidades e perspectivas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, C. C. . Reflexoes sobre aprendizagem de ingles e subjetividade no Communication Cafe. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. C. . Communication Café presents: the puzzle over speaking English in Brazil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, C. C. . O Communication Café discute: historias de ensinar e aprender em colaboração. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. C. . O Communication Cafe debate: variacoes linguisticas ocasionadas por estrangeirismos e o fenemeno World Englishes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, C. C. . Registros de World Englishes: variacoes do ingles e implicacoes no processo ensino e aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. C. . Globalização e ensino de inglês: reflexões críticas traçadas no Communication Café. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. C. ; AGUIAR, J. C. S. ; ALBUQUERQUE, L. M. ; PEIXOTO, P. G. . Lingua Inglesa: um direito na educacao, desafios e perspectivas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. C. . Communication Cafe: um projeto de extensao, seus temas e historias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. C. . Presentation on Brazil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, C. C. . English language and interdisciplinary: living and telling stories about an activity designing process. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. C. . VIII SEPELLA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. C. . Histórias de Conhecimento Pessoal e Profissional em Saskatoon: The City of Living Skies. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. C. . Paradigmas Avaliativos e a Experiência de Analisar Questões de Língua Inglesa em Exames Nacionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. C. . Um estudo sobre a compreensão da paisagem escolar sob o ponto de vista dos alunos: suas histórias e experiências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, C. C. . Tea Break E-Forum Space: ampliando espaços de interação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, C. C. . Por um ensino interdisciplinar: um diálogo entre disciplinas, pessoas, lugares e histórias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. C. . Língua Inglesa e Interdisciplinaridade: uma atividade curricular na construção de diálogos e histórias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, C. C. . My English Learning History 2007 (Narrativas On-line).
Outras produções
SILVA, C. C. ; SODRE, G. D. R . Entrevista - Divulgacao do projeto de extensao Communication Cafe. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, C. C. . Entrevista sobre 'Communication Café' exibida em agosto de 2017. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LIMA, C. ; SILVA, C. C. . Caale: um espaco democratico para o conhecimento de novas linguas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
SILVA, C. C. . Materia sobre o projeto COMMUNICATION CAFE exibida em agosto de 2016. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - Atual
Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - 2011
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Monitora (voluntária), Enquadramento Funcional: Monitora de Projeto de Extensão, Carga horária: 2
Outras informações:
Fui monitora do Projeto de Extensão Tea Break, espaço de conversação em língua inglesa sobre temas canadenses da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, coordenado pela Prof. Dra. Dilma Maria de Mello, patrocinado pelo NEC - Núcleo de Estudos Canadenses, desta mesma instituição.
2011 - 2012
University of IowaVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Foreign Language Teaching Assistant, Carga horária: 6
Outras informações:
Foreign Language Teaching Assistant - Portuguese.
2007 - 2007
Escola Estadual Professor Plínio RibeiroVínculo: Servidor público/Efetivada, Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 6
Outras informações:
Nesse período lecionei aulas de inglês em turmas de primeiro e terceiro ano do ensino médio nesta instituição.
2004 - 2004
Escola Estadual Professor Plínio RibeiroVínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 2
Outras informações:
Nesse período lecionei aulas de inglês em uma turma de sexta série do ensino fundamental e participei do Projeto Escola Refêrencia e GDP - Grupo de desenvolvimento Profissional promovido pelo governo do estado de Minas Gerais.
2008 - 2008
Escola Estadual Professora Cristina GuimarãesVínculo: Servidor Público/Efetivada, Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 6
Outras informações:
Nesse período lecionei aulas de inglês em três turmas EJA - Educação para Jovens e Adultos nesta institção.
2005 - 2008
Wizard IdiomasVínculo: Professora de inglês, Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 6
Outras informações:
Nesse período lecionei aulas de inglês no Instituto de Idiomas Wizard em Montes Claros - MG e também auxiliei na coordenação de uma das duas franquias da escola.
2005 - 2005
Wizard IdiomasVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6
Outras informações:
Nesse período como estagiária no Instituto de Idiomas Wizard em Montes Claros - MG, lecionei aulas de inglês, auxiliei no desenvolvimento de projetos pedagógicos, monitoria, montagem de aulas extras e acompanhamento de fichas de frequência.
2007 - 2007
Colegio Marista São José Montes ClarosVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 6
Outras informações:
Nesse período lecionei aulas de inglês em turmas de quinta, sexta e sétima séries do ensino fundamental, substituindo a professora regente da turma nesta instituição.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Clarissa Costa e Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?