Camila Oliveira Macedo

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB) e em Estudos Multidisciplinares pela State University of New York (SUNY). Licenciada em Letras Português do Brasil como Segunda Língua (2010) e em Letras Espanhol pela Universidade de Brasília (2014), realizou intercâmbios acadêmicos na Pontifícia Universidade Católica da Argentina (2009) e na Universidade Jaume I na Espanha (2011). Desenvolve estudos na área de Práticas e Teorias no ensino-aprendizagem de línguas, com foco no Português como Língua Estrangeira (PLE), bem como planejamento de curso de língua estrangeira e elaboração de material didático. Atuou como professora na Escola das Nações de 2012 a 2021, foi supervisora e professora no Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (NEPPE) da UnB, ministrando cursos de extensão de PLE de 2013 a 2022. Desenvolve e organiza atividades de língua e cultura para os estudantes de PLE on-line. Desde 2013, aplica a parte oral do Exame Celpe-Bras. Participou de forma ativa do Projeto ProAcolher: Português Língua de Acolhimento que oferta Cursos de Português para Imigrantes e Refugiados(as) recém-chegados em Brasília (DF) de 2017 a 2020. Atuou como coordenadora pedagógica voluntária na ONG Vila Internacional voltada para o acolhimento de migrantes em situação de vulnerabilidade através do ensino entre 2021 a 2022. Atualmente trabalha como Leitora Brasileira do Instituto Guimarães Rosa na Universidade de São José em Macau, na China.

Informações coletadas do Lattes em 24/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Linguistica Aplicada

2015 - 2016

Universidade de Brasília, UnB
Título: (RE)PLANEJAMENTO DE CURSOS DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA: UM CAMINHO PARA POLÍTICA INSTITUCIONAL
, Ano de Obtenção: 2016.José Carlos Paes de Almeida Filho.

Mestrado em Multidiciplinary Studies

2014 - 2016

State University of New York
Título: THE EFFECT OF USING GAMES ON VOCABULARY ACHIEVEMENT OF PORTUGUESE AS A SECOND LANGUAGE (PSL) STUDENTS, Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Dr Patrice Race
Bolsista do(a): School of the Nations, EDN, Brasil. Palavras-chave: THE EFFECT OF USING GAMES; PORTUGUESE AS A SECOND LANGUAGE.

Graduação em Letras - Espanhol

2012 - 2014

Universidade de Brasília, UnB

Graduação em Letras Português do Brasil como Segunda Língua

2006 - 2010

Universidade de Brasília, UnB

Formação complementar

2021 - 2021

Projeto Ensino de Português para Línguas Distantes. (Carga horária: 6h). , Grupo Sou Brasil, GSB, Brasil.

2021 - 2021

Curso Experimental de Mandarim. (Carga horária: 15h). , Pula Muralha, PM, Brasil.

2021 - 2021

CoordenaPLAc: formação de coordenadores pedagógicos do programa Português. (Carga horária: 20h). , Vila Brasil - Língua e Cultura, VB, Brasil.

2021 - 2021

Liderança, capacidade de aprender e resiliência. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2021 - 2021

?Aulas criativas e engajadoras por meio da tecnologia no Português de Acolh. (Carga horária: 2h). , Vila Brasil - Língua e Cultura, VB, Brasil.

2020 - 2020

Abordagem cultural: produção de materiais didáticos em línguas estrangeira. (Carga horária: 60h). , Vila Brasil - Língua e Cultura, VB, Brasil.

2020 - 2020

Ensine Português. (Carga horária: 30h). , Papo de Profs, PP, Brasil.

2020 - 2020

PLAc: como oferecer um ensino de qualidade por meio do WhatsApp. (Carga horária: 2h). , Vila Brasil - Língua e Cultura, VB, Brasil.

2020 - 2020

Capacitação como trabalhar cultura em aulas de PLE. (Carga horária: 2h). , Vila Brasil - Língua e Cultura, VB, Brasil.

2020 - 2020

Capacitação Tecnologia + engajamento criativo em aulas de PLA. (Carga horária: 2h). , Vila Brasil - Língua e Cultura, VB, Brasil.

2019 - 2019

Capacitação on-line de Coordenadores, Aplicadores da Parte Escrita e Avalia. (Carga horária: 10h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe, Brasil.

2017 - 2017

Capacitação on-line de Coordenadores, Aplicadores da Parte Escrita e Avalia. (Carga horária: 13h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe, Brasil.

2016 - 2016

Capacitação on-line de Coordenadores, Aplicadores da Parte Escrita e Avalia. (Carga horária: 13h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2014 - 2016

Education Leadership. , State University of New York, SUNY, Estados Unidos.

2015 - 2015

Extensão universitária em Reflexão na Ação. (Carga horária: 17h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Encontro Pedagógico da Equipe do NEPPE. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Formação Continuada para Avaliadores das Redações. (Carga horária: 100h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2012 - 2012

Capacitação dos colaboradores CESPE. (Carga horária: 8h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2012 - 2012

Capacitação de professores de Português. (Carga horária: 20h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2011 - 2011

Intercâmbio Universitário. , Universidad Jaume I, UJI, Espanha.

2009 - 2009

Intercâmbio Universitário. , Pontificia Universidad Catolica Argentina Santa Maria de Los Buenos Aires, UCA, Argentina.

2008 - 2008

Extensão universitária em Experimente a Palavra. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Chinês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino e Aprendizagem de Línguas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Material didático de PLE.

Organização de eventos

MACEDO, C. O. ; SILVEIRA, T. L. D. S. ; REI, P. L. D. ; ALVES, A. C. . II Conecta Leitores: Desafios e perspectivas no ensino e promoção de Língua Portuguesa e Culturas Brasileiras no Exterior. 2022. (Congresso).

Barbosa, L. M. A. ; MACEDO, C. O. . II Formação de Professores de Línguas Virtual NEPPE. 2020. (Outro).

MACEDO, C. O. ; SILVA, A. C. A. . I Semana do Celpe-Bras. 2020. (Outro).

ALMEIDA FILHO, J. C. P. ; MACEDO, C. O. . I Formação de Professores de Línguas Virtual NEPPE. 2020. (Outro).

MACEDO, C. O. . I EnPLAC - I Encontro Nacional de Português como Língua de Acolhimento. 2017. (Congresso).

Participação em eventos

Conecta Leitores. 2021. (Simpósio).

XIX Webinário de Português. 2021. (Outra).

XVII Webinário de Português. 2021. (Outra).

BEOnline Brazil Summit ? Educação 4.0. 2020. (Congresso).

Capacitação on-line: Gênero e sexualidade na aula de língua estrangeira. 2020. (Outra).

IX Webinário de Português. 2020. (Outra).

VIII Webnário de Português. 2020. (Outra).

X Webinário de Português. 2020. (Outra).

XII Fórum das Licenciaturas da Universidade de Brasília. 2019. (Outra).

AASB - Association of American School in Brazil Support Services Conference. 2019. (Outra).

II Oficina de Formação de Coordenadores e Professores de Português para Estrangeiros. 2019. (Oficina).

IV Simpósio Internacional sobre Multilinguismo no Ciberespaço. 2019. (Simpósio).

Ensino de idiomas por tarefas/projetos. 2018. (Oficina).

Colóquio Especial de Verão 2016. 2016. (Outra).

Formação de Professores de Línguas: Tendências, Reflexão e Modelos de Representação",. 2016. (Outra).

Plágiar é Crime. 2016. (Outra).

PROFESSORES ÉTICOS NO SÉCULO XXI. 2016. (Outra).

Pronúncia e sotaques do português brasileiro. 2016. (Oficina).

V Encontro Mundial sobre o Ensino de Português.?A contínua adequação do material didático de PLE visando o desenvolvimento de um material comunicativo?. 2016. (Encontro).

5 Colóquio de Linguística Aplicada. 2015. (Simpósio).

I ENFOCO. 2015. (Encontro).

II Fórum da Profissionalização Docente - História, Política e Ética. 2015. (Seminário).

IX Congresso da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. 2010. (Congresso).

Curso de Atualização Docente Semana de Estudos Linguísticos ? Português Língua Estrangeira. 2009. (Outra).

VI Nacional e III Internacional de Professores de Português. 2009. (Congresso).

O ensino de Português do Brasil para aprendizes falantes de espanhol. 2008. (Oficina).

?Ensinando Português para Falantes de Espanhol no Contexto Universitário Americano?. 2006. (Oficina).

?Pensar melhor, ler melhor e escrever melhor?. 2006. (Oficina).

II Encontro Nacional do Gelco. 2006. (Congresso).

Participação em bancas

MENEZES, F. C. S.;MACEDO, C. O.. Processo seletivo Professores de Português para Estrangeiros UnB Idiomas e Finatec. 2019. Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos.

MACEDO, C. O.. Aplicadora do Exame de Proficiência em Português para Estrangeiros (Celpe-Bras). 2019. Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event.

MACEDO, C. O.. Avaliadora da avaliação da Parte Oral do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). 2019. Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event.

MACEDO, C. O.. Avaliadora da Parte Oral do Exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). 2019. Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event.

MACEDO, C. O.. Aplicadora do Exame de Proficiência em Português para Estrangeiros (Celpe-Bras). 2019.

MACEDO, C. O.. Aplicadora do Exame de Proficiência em Português para Estrangeiros (Celpe-Bras). 2018. Universidade de Brasília.

MACEDO, C. O.. Aplicadora do Exame de Proficiência em Português para Estrangeiros (Celpe-Bras). 2017. Universidade de Brasília.

MACEDO, C. O.. Aplicadora do Exame de Proficiência em Português para Estrangeiros (Celpe-Bras). 2016. Universidade de Brasília.

MACEDO, C. O.. Aplicadora do Exame de Proficiência em Português para Estrangeiros (Celpe-Bras). 2015. Universidade de Brasília.

MACEDO, C. O.. Aplicadora do Exame de Proficiência em Português para Estrangeiros (Celpe-Bras). 2014. Universidade de Brasília.

MACEDO, C. O.. Aplicadora do Exame de Proficiência em Português para Estrangeiros (Celpe-Bras). 2013. Universidade de Brasília.

Produções bibliográficas

  • MACEDO, C. O. ; Alves, K. N. ; Oliveira, I. C. P. ; Machado, G. S. N. ; FERREIRA, M. R. . REFORMULAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM UM NÚCLEO DE ENSINO E PESQUISA DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS. In: Alexandre Ferreira Martins, Tábata Quintana Yonaha, Kétina Timboni. (Org.). Produzindo materiais didáticos em português como língua adicional. 1ed.Bahia: Editora Bordogrena, 2022, v. 1, p. 1-212.

  • MACEDO, C. O. ; LOUSADA, L. ; MAIA, R. . Formalidades no ambiente de trabalho. In: ANA LUÍZA GABATTELI; MARCOS MENDONÇA. (Org.). ABORDAGEM CULTURAL Materiais didáticos em línguas estrangeiras. 1ed.Brasilia: Camila, 2021, v. 2, p. 1-38.

  • MACEDO, C. O. . Em busca da abordagem e seus arredores.. In: Mirelle da Silva Freitas / Fernanda Landucci Ortale (Orgs.). (Org.). Estudos de abordagem no ensino de línguas e formação docente.. 1ed.Campinas (SP): Pontes Editores, 2020, v. , p. 1-217.

  • MACEDO, C. O. . Oficina: Por dentro do Celpe-Bras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACEDO, C. O. . Oficina: O que você precisa saber sobre o Celpe-Bras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACEDO, C. O. ; VINECKY, V. . A contínua adequação do material didático de PLE visando o desenvolvimento de um material comunicativo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, C. O. . (RE)PLANEJAMENTO DE CURSOS DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA: UM CAMINHO PARA POLÍTICA INSTITUCIONAL 2016 (Mestrado).

Outras produções

MACEDO, C. O. . Língua e Cultura Brasileira. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VINECKY, V. ; Barbosa, L. M. A. ; MACEDO, C. O. . Material didático dos cursos de extensão do NEPPE.. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

VINECKY, V. ; Barbosa, L. M. A. ; MACEDO, C. O. . Material didático dos cursos de extensão do NEPPE.. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

VINECKY, V. ; Barbosa, L. M. A. ; MACEDO, C. O. . Material didático dos cursos de extensão do NEPPE.. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

VINECKY, V. ; Barbosa, L. M. A. ; MACEDO, C. O. . Material didático dos cursos de extensão do NEPPE.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2020

    PROACOLHER: PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO, Descrição: Trata-se de um Projeto de Pesquisa desenvolvido a partir da oferta de Cursos de Português para Imigrantes e Refugiados(as) recém-chegados em Brasília (DF). São ofertados três níveis de cursos, com materiais didáticos elaborados exclusivamente para o atendimento das necessidades dos grupos atendidos. De 2014 a 2018, passaram por esse Curso mais de 500 pessoas. Essa atividade reúne estudantes de graduação, mestrado, doutorado e Pós-doutorado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Camila Oliveira Macedo - Integrante / Lucia Maria de Assunção Barborsa - Coordenador / Bianca Andrade Leite de Moura - Integrante / REYSON TAVARES DA SILVA - Integrante / JAMILE MAEDA E SILVA - Integrante / ARIA APARECIDA NEVES DA SILVA - Integrante / MANNY MARCELLE MARRA NAVES - Integrante / Eliana Barbosa dos Santos - Integrante / Maria karoline Alves de Sousa - Integrante / REYSON TAVARES DA SILVA - Integrante / MATHEUS DOS SANTOS NOGUEIRA - Integrante / BRUNA DE CARVALHO FERNANDES - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Elaboração de material de Português para Estrangeiros e Formação de Futuros Professores, Descrição: Não é novidade o fato de que a Língua Portuguesa ganha espaço e visibilidade em diferentes partes do mundo. A iniciativa para a instalação do ensino do Português dá-se por meio de iniciativas vinculadas, em geral, a acordos com os Países onde essa a língua é falada. Nesse contexto, cresce a demanda por Cursos de Português para Estrangeiros (PLE) e, consequentemente, por formação de professores. Não é novidade que a Universidade de Brasília recebe anualmente um número considerável de estudantes de outros países que vêm em intercâmbio e outros que se estabelecem no Brasil para fazer graduação e pósgraduação. A UnB tem se destacado nesse quadro por diversas ações que vão ao encontro do atendimento dessa demanda, ao longo de mais de 20 anos seja por meio da oferta de disciplinas de PLE, seja por ações de extensão efetuadas pelo Núcleo de Português para Estrangeiros (NEPPE), vinculado ao Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET/IL), por meio de cursos para o atendimento da comunidade internacional instalada em Brasília. O NEPPE por sua vez ganha igualmente espaço e visibilidade por ser o ambiente privilegiado para que professores em formação possam atuar como estagiários e, do mesmo modo, ali atuarem profissionalmente. É nesse processo de ensino e de aprendizagem de Português como Segunda Língua (ou Língua Estrangeira) que proponho um projeto de pesquisa que culmine com a produção de material didático destinado ao ensino-aprendizagem de Português para Estrangeiros para o atendimento da demanda dos cursos de extensão da UnB e das disciplinas destinadas a estudantes em intercâmbio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Camila Oliveira Macedo - Integrante / Lucia Maria de Assunção Barborsa - Coordenador / Bianca Andrade Leite de Moura - Integrante / Maria karoline Alves de Sousa - Integrante / Maria Eduarda Modesto Clementino - Integrante.

Prêmios

2015

Certificado de honra ao mérito ao aluno destaque do Curso de Letras Espanhol 2 semestre letivo de 2014, Universidade de Brasília - UNB.

2009

Moção de Louvor pelos relevantes serviços prestados à comunidade do Distrito Federal, Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

University of Saint Joseph, USJ-Macao

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Leitora, Carga horária: 40

2018 - 2022

Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutora de Idiomas e Supervisora, Carga horária: 24

Outras informações:
Professora e supervirora dos cursos de extensão de Português para Estrangeiros do Núcleo de Ensino de Português para Estrangeiros (NEPPE) da Universidade de Brasília (UnB).

2012 - 2021

Escola das nações

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 23

2013 - 2017

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de curso de extensão, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora dos cursos de extensão de Português para Estrangeiros do Núcleo de Ensino de Português para Estrangeiros (NEPPE) da Universidade de Brasília (UnB).

Atividades

  • 01/2013 - 10/2017

    Extensão universitária , Universidade de Brasília.,Atividade de extensão realizada, Curso de Língua e Cultura Brasileira.

2021 - 2022

Vila Internacional

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica Plac, Carga horária: 10

Outras informações:
Coordenadora Pedagógica Voluntária do Português de Acolhimento da Vila Internacional.

2022 - 2022

Worldpackers

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 20

2008 - 2009

PROGRAMA DE ENSINO E PESQUISA EM PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de professor de PLE, Carga horária: 6

Atividades

  • 01/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Curso de Português para Estrangeiros