Ediane Gomes Duarte

Graduada em Letras - Licenciatura Plena ( Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Pelotas (2003/UFPEL) e Especialista em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (2008/ IF-SUL). Atualmente, Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Pelotas (2017/UFPEL/PPGE). Concursada e nomeada no Município de Pelotas, lotada no Colégio Municipal Pelotense desde 2006. Também concursada e nomeada no Município de Rio Grande, lotada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Helena Small.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Educação

2017 - Atual

Universidade Federal de Pelotas
Título: O Uso da WebQuest na prática docente como instrumento na formação continuada do professor,Orientador:
Maristani Polidori Zamperetti.Palavras-chave: WebQuest; Prática Docente; Formação Continuada; Mídia.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Linguagens Verbais e Visuais e suas Tecnologias

2006 - 2008

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense
Título: DESMITIFICAÇÃO DA DIFERENÇA ENTRE O ENSINO PÚBLICO E PARTICULAR , BASEADO NOS ELEMENTOS DA NARRATIVA.
Orientador: Catarina Maitê Macedo Machado Barbosa

Graduação em Letras - Português

1997 - 2002

Universidade Federal de Pelotas
Título: Estudo comparativo entre escolas públicas e particulares de Pelotas, sobre o procedimento didático do docente para o ensino dos elementos da narrativa, por amostragem
Orientador: Cíntia Schwantes

Graduação interrompida em 1997 em Letras - Português e Francês

1997 - interrompida

Universidade Federal de Pelotas
Ano de interrupção: 1997

Graduação interrompida em 1997 em Geografia

1996 - interrompida

Universidade Federal de Pelotas
Ano de interrupção: 1997

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em GESTÃO DE PESSOAS: DA SELEÇÃO À NEGOCIAÇÃO. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS BÁSICOS I. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em XXIII SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE LETRAS - O QUE PODE ESSA PROFISSÃO. (Carga horária: 40h). , Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.

1991 - 1991

INTRODUÇÃO À ATIVIDADE EMPRESARIAL. (Carga horária: 60h). , INSTITUTO TÉCNICO DE PESQUISA E ASSESSORIA, ITEPA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Produção Textual.

Participação em eventos

4º SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE - COMPOSIÇÕES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. 2009. (Seminário).

9º PODER ESCOLAR. 2009. (Encontro).

8° PODER ESCOLAR. 2008. (Encontro).

7º PODER ESCOLAR. 2007. (Encontro).

JORNADA PEDAGÓGICA "EDUCAÇÃO A MIL". 2007. (Outra).

V SENALE - TEORIAS LINGUISTICAS E ENSINO: POSSIBILIDADES E LIMITES. 2007. (Seminário).

CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRATICA PEDAGÓGICA. 2006. (Congresso).

VII ENCONTRO DO CELSUL. 2006. (Encontro).

IV SENALE -ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DO TEXTO FALADO. 2005. (Seminário).

3° PODER ESCOLAR - SALA DE AULA ONDE O NADA ACONTECE TUDO. 2003. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • DUARTE, E. G. ; ZAMPERETTI, M. P. . POSSIBILIDADES DA WEBQUEST NA CONSTRUÇÃO DO PROFESSOR COMO PESQUISADOR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DUARTE, E. G. . WebQuest - Orientando o docente da área da História para o uso.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DUARTE, E. G. . Palestra de Incentivo - DESAFIO. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2006 - Atual

Colégio Municipal Pelotense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora P II 3°s do Médio, 7ºs do fund., Carga horária: 20

2018 - Atual

Escola Municipal de Ensino Fundamental Helena Small

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora PII 7ºs Anos, Carga horária: 20

2013 - 2013

Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Ozanan

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor P II 7ºs e 8ºs anos, Carga horária: 20

2004 - 2005

Escola de Educação Profissional Estilo

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 90

Outras informações:
Aulas de produção textual ministradas no Curso Técnico de Segurança do Trabalho.

2001 - 2001

Catedral São Francisco de Paula

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 1

Outras informações:
Trabalho voluntário no Instituto de Menores / Centro de orientação Profissional / Mitra Diocesana de Pelotas. Atividade: Professora de Língua Portuguesa