Rafaele Aline da Silva Colares
Acadêmica em Odontologia na Universidade Federal de Alfenas (2009/2 - não concluído), Rafaele Aline da Silva Colares tem 21 anos.
Informações coletadas do Lattes em 23/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Odontologia
2009 - Atual
Universidade Federal de Alfenas
Orientador: Daniela Coelho de Lima
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia.
Participação em eventos
CIOSP 2013. 2013. (Congresso).
Semana Odontológica - UNIFAL-MG. 2013. (Simpósio).
CIOSP 2012. 2012. (Congresso).
V CIOSC. 2012. (Congresso).
IV Jornada Científica e XIII Mostra de Extensão da UNIFAL-MG.AUTOPERCEPÇÃO E PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE BUCAL DOS IDOSOS DA UNATI DA CIDADE DE ALFENAS/MG.. 2012. (Simpósio).
5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2011. (Congresso).
IV Jornada Científica e XIII Mostra de Extensão."Sorrir com saúde não tem idade". 2011. (Outra).
Produções bibliográficas
-
SWERTS, A. A. ; LIMA, D. C. ; FERNANDES, L. A. ; COLARES, R. A. S. . Condutas dos dentistas de Alfenas/MG frente à avulsão dentária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARBOSA, D. D. ; LIMA, D. C. ; FERNANDES, L. A. ; COLARES, R. A. S. . Condutas dos diretores de ensino frente à avulsão dentária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COLARES, R. A. S. . SORRIR COM SAÚDE NÃO TEM IDADE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COLARES, R. A. S. . ' Sorrir com saúde não tem idade '. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2012
Autopercepção e perfil epidemiológico das condições de saúde bucal dos idosos da UNATI da cidade de Alfenas/MG, Descrição: O aumento da população idosa ocorre rapidamente em todo o mundo sendo consequência do fenômeno do envelhecimento populacional. Esta crescente demanda de idosos não representa apenas uma conquista da sociedade, devido à melhoria na qualidade de vida e ao avanço da medicina levando a uma maior longevidade, mas, em muitas partes do mundo têm se mostrado como um problema. Isso se deve principalmente ao despreparo do sistema de saúde para receber este grande contingente de idosos, uma vez que possuem inúmeras particularidades devido às alterações fisiológicas que o envelhecimento causa e às doenças crônicas degenerativas comuns nessa faixa etária. No presente estudo, avaliou-se a autopercepção das condições de saúde bucal de um grupo de idosos participantes da UNATI da Unifal MG, com o objetivo de conhecer características e opiniões quanto à saúde bucal, interferência da mesma na auto-estima, necessidade e aceitação de tratamento odontológico especializado. Foi realizado também um levantamento epidemiológico levando em considerações índices de CPO-D, CPI e PIP. Dentre os idosos entrevistados, a maioria considerou sua saúde bucal boa (39%), entretanto a necessidade de tratamento odontológico foi apontada por 92% dos participantes, sendo o periodontal, protético e restaurador os mais citados. Cerca de 27,28% dos idosos apresentavam dentes obturados sem cárie e apenas 0,4% dentes cariados, em relação as condições periodontais a pesquisa apontou que 24,16% apresentavam sangramento e 15,33% cálculo, já a perda de inserção apenas 9,01% do público examinados apresentaram perda acima de 5 mm, sendo que 33,33% apresentou perda de 0 a 3 mm e 22,67% 4 a 5 mm. Através dos resultados obtidos, percebe-se que a autopercepção dos idosos da UNATI/UNIFAL - MG não foram condizente com suas condições de saúde bucal, mesmo se tratando de uma parcela diferenciada da terceira idade, por permanecer ativa na comunidade através da participação nas oficinas da UNATI.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Rafaele Aline da Silva Colares - Integrante / DANIELA COELHO LIMA - Integrante / LEANDRO ARAÚJO FERNANDES - Coordenador / LAURA FERREIRA SILVA - Integrante / MARINA REIS OLIVEIRA - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
Histórico profissional
Experiência profissional
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rafaele Aline da Silva Colares e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?