Ariane de Andrade da Silva

Doutoranda em Letras (Literatura Portuguesa) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/CAPES). Mestre em Letras (UERJ/CNPq), Especialista em Literatura Brasileira (UERJ) e Especialista em Literaturas Portuguesa e Africanas (UFRJ). Licenciada em Letras (Português/Literaturas) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com período sanduíche e dupla diplomação na Universidade de Coimbra (UC/Portugal, 2011-2013), com bolsa do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI/CAPES). Interessa-se principalmente por Literatura Portuguesa, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, com foco nos temas pós-memória, cidade, corporalidades, diáspora negra e autoria feminina. É Professora efetiva de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (SME/RJ) e tutora à distância no curso de graduação em Letras (CEDERJ/UFF). Integra o Grupo de Pesquisa ALDEIA - Artes, Linguagens, Decolonialidades e Epistemologias Indígenas, Afrodiaspóricas e de África (UEMG/CNPq). É co-criadora do Grupo de Estudos Contemporaneidades Literárias - Fenda Literária (2020-2022). E-mail: arianeandsilva@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 03/08/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Letras

2020 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Negro, diaspórico, deslocado: experiências do corpo em narrativas de Djaimilia Pereira de Almeida
Cláudia Maria de Souza Amorim. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Corpo negro; Diáspora Africana; Espaços de trânsito; Literatura Afro-portuguesa; Djaimilia Pereira de Almeida.

Mestrado em Letras

2016 - 2018

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Imagem-nação: nação imaginada: memória, história e identidade em Os Memoráveis, de Lídia Jorge, Ano de Obtenção: 2018
Cláudia Maria de Souza Amorim.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em Literaturas Portuguesa e Africanas

2022 - 2023

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Geografias da palavra: corpo, voz e negritude na poética de Raquel Lima
Orientador: Maria Teresa Salgado Guimarães da Silva

Especialização em Especialização em Literatura Brasileira

2019 - 2020

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Costuras no tempo: Sobre-viventes!, uma leitura das crônicas de Cidinha da Silva
Orientador: Marcus Vinícius Soares

Graduação em Letras Português Literaturas

2010 - 2015

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Mulheres em guerra: a construção identitária das personagens femininas no romance A Costa dos Múrmúrios, de Lídia Jorge
Orientador: Carlos Eduardo Soares da Cruz
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Formação complementar

2022 - 2022

Extensão universitária em Amílcar Cabral e a Literatura Guineense. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2022 - 2022

Extensão universitária em Fernando Pessoa: Plural e Singular. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

2022 - 2022

Formação em EAD com Ênfase na Tutoria CEDERJ. (Carga horária: 90h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em José Saramago: aspectos essenciais do romance. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Literatura e Paisagem: Cidades Escritas. (Carga horária: 30h). , Real Gabinete Português de Leitura, RGPL, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Olhar, experiência e memória, silêncios: Oficina de Criação Literária. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Gravação de videoaulas para professores. (Carga horária: 30h). , Colégio Pedro II, CP II, Brasil.

2020 - 2020

Tutoria na plataforma Moodle/CEDERJ. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Introdução às Literaturas Afro-brasileira e Afro-americana. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2019 - 2019

Curso de Capacitação à Distância para Avaliação de Redações do ENEM 2019. (Carga horária: 93h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Capacitação à Distância para Avaliação de Redações do ENEM 2018. (Carga horária: 93h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Capacitação à Distância para Avaliação de Redações do ENEM 2017. (Carga horária: 90h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Capacitação à Distância para Avaliação de Redações do ENEM 2016. (Carga horária: 90h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Crítica Literária.

Organização de eventos

SILVA, A. A. ; SANTANNA, F. V. . Simpósio Temático "Circulando saberes, decolonizando espaços: Literaturas Afro-brasileiras e Indígenas", na 23ª JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários da UNIOESTE. 2021. (Outro).

SILVA, A. A. ; SILVA, D. A. P. ; VIEIRA, F. ; CRIVANO, A. ; CALDEIRA, B. ; NUNES, G. ; DIAS, R. A. ; VOITOVITCH, S. . XI SAPUERJ ? Seminário das Alunas e dos Alunos da Pós-Graduação em Letras da UERJ. 2020. (Outro).

SILVA, A. A. ; VIANNA, J. M. ; RODRIGUES, F. F. X. . Simpósio de Literaturas Afrocontemporâneas. 2019. (Outro).

SILVA, A. A. ; VIEIRA, F. ; MIRANDA, G. F. ; FIGUEIREDO, P. S. ; SILVA, D. A. P. ; HACKEL, T. ; POYAES, A. L. ; AFFONSO, N. ; GASPAR, T. ; GALEAZZI, A. E. ; VIEIRA, M. H. C. ; SPOLIDORO, R. . VIII SAPUERJ ? Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Letras da UERJ. 2017. (Outro).

Participação em eventos

VI Semana de Letras e I Encontro de Egressas e Egressos da UEMG-Divinópolis.Ministrou a Oficina Escrita Acadêmica, com carga horária de 1h30min.. 2021. (Oficina).

XII SAPUERJ - Seminário das alunas e dos alunos do programa de pós-graduação em Letras da UERJ.Mediação da Mesa 37 | Relações étnico-racias e decolonialidade: perspectivas em diálogo. 2021. (Seminário).

XVII ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada | Diálogos Transdiciplinares. Comunicação Oral no Simpósio 85 - Usos políticos da memória e da história nas literaturas de língua portuguesa. 2021. (Congresso).

XXVIII ABRAPLIP - Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesurda. Uma história de retornos em Estuário (2018), de Lídia Jorge. 2021. (Congresso).

SAPUERJ - XI Seminário de Pós Graduação dos Alunos de Pós Graduação em Letras da UERJ J.Mediação da Mesa Redonda de Encerramento ?Entre parentas: territórios do saber das Literaturas Indígenas?, com a participação de Márcia Wayna Kambeba e Fernanda Vieira.. 2020. (Outra).

Simpósio de Literaturas Afrocontemporâneas.Mediação da Mesa Redonda de Abertura "Intelectualidades Afetivas: Diálogos e Práticas em Literatura Comparada, no Simpósio de Literaturas Afrocontemporâneas", com o Prof. Dr. João Cezar de Castro Rocha e o Prof. Dr. Felipe Fanuel Rodrigues. 2019. (Simpósio).

SAPUERJ - IX Seminário de Pós Graduação dos Alunos de Pós Graduação em Letras da UERJ J.'Transformar lágrimas em resistência': as escrevivências em Olhos d'água de Conceição Evaristo. 2018. (Seminário).

ABRALIC - XV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. O labirinto lisboeta: revisitando a cidade no romance História Do Cerco De Lisboa (1989), de José Saramago. 2017. (Congresso).

ABRALIC - XV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. Forjada pelo fogo: memórias do colonialismo, em Caderno de memórias coloniais (2009), de Isabela Figueiredo. 2017. (Congresso).

ABRAPLIP - XXVI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (a. ?Aquele she era eu?: a (im)possibilidade de narrar, em Os Memoráveis, de Lídia Jorge. 2017. (Congresso).

SAPUERJ ? VIII Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Letras da UERJ, realizado no Instituto de Letras da UERJ.Memórias do Colonialismo Português, em Caderno de Memórias Coloniais (2009), de Isabela Figueiredo. 2017. (Seminário).

SAPUERJ ? VIII Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Letras da UERJ, realizado no Instituto de Letras da UERJ.Mediação da mesa "Cartografias Identitárias". 2017. (Seminário).

SAPUERJ ? VIII Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Letras da UERJ, realizado no Instituto de Letras da UERJ.Mediação da mesa "Em torno de José Saramago". 2017. (Seminário).

ABRALIC - XV Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada. Vozes Inquietas: (des)construções identitárias no romance 'Os memoráveis', de Lídia Jorge. 2016. (Congresso).

SAPUERJ - VII Seminário dos Alunos de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado o Rio de Janeiro.Murmúrios Marginais: percursos identitários, no romance Os Memoráveis (2014), de Lídia Jorge. 2016. (Seminário).

IV Semana de Letras da UFRRJ/IM.A construção identitária das personagens femininas no romance A Costa dos Murmúrios, de Lídia Jorge. 2013. (Seminário).

Viagens do Carnaval. Do clássico ao popular: uma visão do Momo. 2012. (Exposição).

Participação em bancas

Aluno: Laura Lobato Araujo

SANTANNA, F. V.;SILVA, A. A.; GUIMARÃES, M.. A Representação da deficiência na obra What Katy Did (1872), de Susan Coolidge. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português - Inglês) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

SILVA, A. A.. Banca de Correção da prova de Redação do Exame Único do Vestibular Estadual 2022. 2022. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SILVA, A. A.. Banca de Correção da prova de Redação do Exame Único do Vestibular Estadual 2021. 2021. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SILVA, A. A.. Banca de Correção da prova de Língua Portuguesa e Literaturas do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2020. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SILVA, A. A.. Banca Avaliadora de Redações ENEM. 2019. Fundação Getúlio Vargas.

SILVA, A. A.. Banca Avaliadora de Redações ENEM. 2018. Fundação Getúlio Vargas.

SILVA, A. A.. Banca Avaliadora de Redações ENEM. 2017. Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista.

SILVA, A. A.. Banca Avaliadora de Redações ENEM. 2016. Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event.

Orientou

Raphaella Machado Borges

Pesquisa & Extensão em Literatura Afro-brasileira e Afro-americana; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ariane de Andrade da Silva;

Marcelly Torres Macedo

Pesquisa em Literatura Afro-brasileira e Afro-americana; 2019; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ariane de Andrade da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, A. A. . A História da literatura brasileira, de Silvio Romero: breves olhares sobre o método etnográfico. Palimpsesto , v. 22, p. 185-196, 2023.

  • SILVA, A. A. . Império-minuto: (im)pactos da memória em A noite das mulheres cantoras, de Lídia Jorge. REVISTA CONVERGÊNCIA LUSÍADA , v. 33, p. 133-149, 2022.

  • SILVA, A. A. . Corpo-fala-falatório: a poética de Stella do Patrocínio. REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA, CULTURA E ALTERIDADE - IGARAPÉ , v. 14, p. 62-74, 2021.

  • SILVA, A. A. . Escrita-enigma: A cidade de Ulisses (2011), de Teolinda Gersão. REVISTA CONVERGÊNCIA LUSÍADA , v. 41, p. 62-70, 2019.

  • SILVA, A. A. ; CRUZ, C. E. S. . Mulheres em guerra: a construção identitária das personagens femininas no romance 'A costa dos murmúrios' de Lídia Jorge. MEMENTO (TRÊS CORAÇÕES) , v. 06, p. 01-20, 2015.

  • SILVA, A. A. . Ruídos de um tempo-quando. Revista MoV, Espírito Santo, p. 30 - 31, 21 jun. 2021.

  • SILVA, A. A. . Murmúrios Marginais: uma leitura do romance Os memoráveis (2014), de Lídia Jorge. In: VII Seminário de Alunos do Programa de Pós Graduação em Letras da UERJ, 2019, Rio de Janeiro. Anais do 7 seminário de alunos da pós-graduação em letras da UERJ. São Paulo: Monomito Editorial, 2019. v. 1. p. 150-159.

  • SILVA, A. A. . Forjada pelo fogo: Memórias Do Colonialismo, Em Caderno De Memórias Coloniais (2009), de Isabela Figueiredo. In: XV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC, 2017, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do XV Congresso Internacional da ABRALIC, 2017. v. 1. p. 1055-1064.

  • SILVA, A. A. . O Labirinto Lisboeta: Revisitando a cidade no romance História Do Cerco De Lisboa (1989), De José Saramago. In: XV CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC, 2017, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do XV Congresso Internacional da ABRALIC, 2017. v. 3. p. 5811-5817.

  • SILVA, A. A. . ?Aquele she era eu?: a (im)possibilidade de narrar, em Os Memoráveis, de Lídia Jorge. In: XXVI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP), 2017, Curitiba - PR. Anais do XXVI Congresso Internacional da ABRAPLIP, 2017. v. 1. p. 132-141.

  • SILVA, A. A. . Vozes Inquietas:(Des) construções identitárias, no romance Os Memoráveis, de Lídia Jorge. In: ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2016, Rio de Janeiro. XV ENCONTRO ABRALIC: Experiências Literárias, Textualidades Contemporâneas, 2016. p. 5729-5736.

  • SILVA, A. A. . Geografias da palavra: a poética de Raquel Lima. In: XVIII Encontro ABRALIC, 2022, Salvador/BA. XVIII Encontro Internacional ABRALIC: Mundos com_partilhados. Porto Alegre/RS: ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2022. p. 209-209.

  • SILVA, A. A. . Corpo-fala-falatório: a poética de Stella do Patrocínio. In: XII SAPUERJ - Seminário de Alunas e Alunos da Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2021, Rio de Janeiro. Caderno de resumos: XII SAPUERJ LETRAS. Rio de Janeiro: SAPUERJ LETRAS, 2021. p. 136-137.

  • SILVA, A. A. . Literatura contemporânea de autoria negra: diálogos afro-atlântico entre Brasil e Portugal. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. A. . Literaturas Afro-brasileiras e Afro-portuguesas: diálogos possíveis. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. A. . Geografias da palavra: a poética de Raquel Lima. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. A. . Literatura de autoria negra em Portugal: breves olhares para a ficção contemporânea. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. A. . Espaços de trânsito e diáspora africana em Luanda, Lisboa, Paraíso, de Djaimilia Pereira de Almeida. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. A. . Império-minuto: (im)pactos da memória em A noite das mulheres cantoras, de Lídia Jorge. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. A. . Corpo-fala-falatório: a poética de Stella do Patrocínio. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. A. . ?Ismália?, de Emicida e 'para este país', de Lubi Prates: diálogos para uma educação literária antirracista. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. A. . Uma história de retornos em Estuário (2018), de Lídia Jorge. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. A. ; OLIVEIRA, M. L. W. . Na tessitura do tempo: mitos e memórias na obra de Lídia Jorge. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, A. A. ; VIEIRA, F. . Circulando saberes, decolonizando espaços. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. A. . Literaturas de língua portuguesa de autoria de mulheres na contemporaneidade. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. A. ; VIEIRA, F. . 'Transformar lágrimas em resistência': as escrevivências em Olhos d'água de Conceição Evaristo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. A. . O labirinto lisboeta: revisitando a cidade no romance História Do Cerco De Lisboa (1989), de José Saramago. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. A. . Forjada pelo fogo: memórias do colonialismo, em Caderno de memórias coloniais (2009), de Isabela Figueiredo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. A. . ?Aquele she era eu?: a (im)possibilidade de narrar, em Os Memoráveis, de Lídia Jorge. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. A. . Memórias do colonialismo português, em Caderno De Memórias Coloniais (2009), de Isabela Figueiredo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. A. . Vozes Inquietas: (des)construções identitárias no romance 'Os memoráveis', de Lídia Jorge. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. A. . Murmúrios Marginais: uma leitura do romance Os memoráveis (2014), de Lídia Jorge. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, A. A. . Geografias da palavra: corpo, voz e negritude na poética de Raquel Lima 2023 (Monografia).

  • SILVA, A. A. . Costuras no tempo: Sobre-viventes!, uma leitura das crônicas de Cidinha da Silva. 2020 (Monografia).

  • SILVA, A. A. . Tradução de poemas para o evento Rio Slam Poetry, parte da FLUP - Festa Literária das Periferias 2019 (Supervisão de Tradução).

  • SILVA, A. A. . Mulheres em guerra: a construção identitária das personagens femininas no romance A Costa dos Múrmúrios, de Lídia Jorge 2015 (Monografia).

Outras produções

SILVA, A. A. . Avaliação ad hoc de artigo científico para a revista Antares: Letras e Humanidades - 12.05.2023. 2023.

SILVA, A. A. ; MATOS, L. R. O. ; COSTA, M. C. ; OTSUKA, N. G. ; SOUZA, R. C. G. . Fenda - Grupo de Estudos em Contemporaneidades Literárias. 2020; Tema: Literaturas, Culturas e outras representações artísticas diversas em diálogo. (Site).

SOUZA, R. C. G. ; SILVA, A. A. . Prática Pedagógica: Estudos Literários. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curadoria de Material Didático).

SILVA, A. A. . Projeto Tradução Rio Poetry Slam - FLUP (Festa Literária das Periferias). 2019. (Apoio Técnico).

SILVA, A. A. . Projeto Tradução Rio Poetry Slam - FLUP (Festa Literária das Periferias). 2018. (Apoio Técnico).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Sujeitos em deslocamento na ficção portuguesa do século XXI, Descrição: Esse projeto de certo modo dá sequência ao projeto anterior, intitulado "Sujeito, espaço e identidade nas literaturas de língua portuguesa e galega". Com novo foco investigativo, a nova etapa da pesquisa está centrada na produção ficcional portuguesa do século XXI que retome o tema dos chamados retornados em Portugal, focalizando a história recente do país e a difícil adaptação dos regressados dos países africanos a Portugal logo após a Revolução dos Cravos. A nova geração de escritores que retoma esse acontecimento histórico dá pelo viés literário outros contornos ao tema, privilegiando as relações entre memória e ficção e redimensionando as questões identitárias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ariane de Andrade da Silva - Integrante / Claudia Maria de Souza Amorim - Coordenador / Mayara Matos - Integrante / Luis Carlos Alves de Melo - Integrante / Renata M Tavela - Integrante / Keuryn Stéfane Barbosa de Araújo - Integrante.

Prêmios

2011

Moção de Aplausos concedida em reconhecimento de competência e talento na trajetória acadêmica, Vereadora Sandra Gomes Simões e unanimidade da Câmara Municipal de Piraí / RJ.

2011

Contemplada com Bolsa CAPES de Graduação Sanduíche - Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI/CAPES), na Universidade de Coimbra (Portugal), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - Universidade de Coimbra (UC).

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 40

Outras informações:
Bolsista CAPES do Programa de Pós Graduação em Letras - DOUTORADO, Estudos de Literatura, na Especialidade Literatura Portuguesa.

2018 - 2020

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PROATEC/UERJ, Carga horária: 40

Outras informações:
Bolsista PROATEC/UERJ - Programa de Apoio Técnico às Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERJ, no Escritório Modelo de Tradução Ana Cristina César (Instituto de Letras/UERJ).

2016 - 2018

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista CNPq do Programa de Pós Graduação em Letras - MESTRADO, Estudos de Literatura, na Especialidade Literatura Portuguesa.

Atividades

  • 08/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Letras.,Linhas de pesquisa

2011 - 2013

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PLI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista CAPES do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI/CAPES), na Universidade de Coimbra (UC/Portugal).

Atividades

  • 09/2011 - 09/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Reitoria, Instituto Multidisciplinar.,Linhas de pesquisa

2011 - 2013

Universidade de Coimbra

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista CAPES do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI/CAPES), na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FL.UC/Portugal).

2021 - 2021

Universidade São Francisco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Curadora e Revisora Textual, Carga horária: 5

Outras informações:
Curadora e Revisora de material didático intitulado "PRÁTICA PEDAGÓGICA: ESTUDOS LITERÁRIOS" para o Curso de Letras Português/Inglês da Universidade São Francisco (USF/EaD).

2015 - 2016

Prefeitura Municipal de Barra Mansa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente I, Carga horária: 22

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II - 6 ao 9 anos, aprovada em Concurso Público.

2022 - Atual

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria à distância, Carga horária: 10

Outras informações:
Mediadora à Distância da disciplina Bases da Cultura Ocidental no Curso de Graduação em Letras do Consórcio CEDERJ / Universidade Federal Fluminense (UFF).

2020 - 2021

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria à distância, Carga horária: 10

Outras informações:
Mediadora à Distância da disciplina Literatura Portuguesa I no Curso de Graduação em Letras do Consórcio CEDERJ / Universidade Federal Fluminense (UFF).

2015 - 2019

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria presencial, Carga horária: 8

Outras informações:
Mediadora Presencial do Pré Vestibular Social (PVS/CEDERJ), em que ministrou aulas na disciplina de Redação para Vestibulares.

2017 - 2020

Curso Preparatório Passei

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Horista, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora das disciplinas de Redação e Língua Portuguesa em Curso Preparatório com foco nos principais vestibulares nacionais e ENEM.

2021 - Atual

Universidade do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisadora associada a Grupo de Pesquisa, Carga horária: 5

Atividades

  • 10/2021

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Letras - Divinópolis.,Linhas de pesquisa

2022 - 2023

Prefeitura Municipal de Volta Redonda

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente I, Carga horária: 14

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II - 6 ao 9 anos, aprovada em Concurso Público.

2023 - Atual

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEF - Língua Portuguesa, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II - 6 ao 9 anos, aprovada em Concurso Público (Edital CVL/SUBSC n103 de 16 de maio de 2019).