Micarla Duarte de Lima

Assistente Social com Mestrado em Serviço Social e Direitos Sociais e pós-graduação em Gestão da Saúde, Saúde Pública e Impactos da Violência na Saúde. Possui experiência profissional em Saúde Pública, Assistência Social, Educação Socioambiental e Reassentamento Populacional. Perfil para trabalhos com mobilização social, formação de grupos multiplicadores, realização de palestras, oficinas e mini-cursos, gestão de equipe e elaboração de pareceres e relatórios técnicos. Comunicativa, propositiva, criativa, multidisciplinar e aberta a novas experiências profissionais.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Serviço Social e Direitos Sociais

2020 - 2023

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: Reassentamento da comunidade Barra de Santana: o olhar do Movimento dos Atingidos pela construção da Barragem Oiticica em Jucurutu/RN, Ano de Obtenção: 2023
Prof.ª Dr.ª Gilcélia Batista de Góis.Palavras-chave: Barragem Oiticica; Reassentamento Involuntário; Direitos Sociais.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Gestão em Saúde

2013 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Controle Social no SUS: a atuação do Conselho de Saúde no processo decisório da política de saúde
Orientador: Lindijane de Souza Bento Almeida

Aperfeiçoamento em Impactos da Violência na Saúde

2012 - 2013

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Título: -------. Ano de finalização: 2013
Orientador: Liana Wernersbach Pinto

Aperfeiçoamento em Curso Qualificação de Gestores do SUS

2009 - 2010

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Título: -----. Ano de finalização: 2010
Orientador: Irís do Céu Clara Costa

Aperfeiçoamento em SAÚDE PÚBLICA COM ÊNFASE EM SAÚDE DA FAMÍLIA

2006 - 2008

Universidade Castelo Branco
Título: -----. Ano de finalização: 2008
Orientador: Rosa Maria Souza de Pastrana

Formação complementar

2020 - 2020

Proteção Física e Psicossocial no no enfrentamento à COVID-19. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

Água em Curso - Multiplicadores. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2016 - 2016

Formação de agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar. (Carga horária: 180h). , Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.

2013 - 2013

Curso Novos Formulários do CadÚnico - Capacitação de Entrevistadores. (Carga horária: 32h). , Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, SETHAS, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Envelhecimento e a Atenção Int. à Saúde do Idoso. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Violência e Abusos: Prevenção e Intervenção com Crianças, Adolescentes, Fam. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2011 - 2011

Acesso e Acolhimento com Qualidade no SUS. (Carga horária: 80h). , Núcleo de Educação em Saúde Coletiva, NESCON, Brasil.

2010 - 2010

Gestão de Pessoas na Administração Pública. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2010

Sistema de Informação de Agravos de Notificação em Saúde do Trabalhador. (Carga horária: 8h). , Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador, CEREST, Brasil.

2008 - 2008

Curso Pré-Natal - Ações Educativas para clientes. (Carga horária: 8h). , Bem-estar Familiar no Brasil, BEMFAM, Brasil.

2006 - 2006

Curso Atualização em sexualidade: diversidade sexu. (Carga horária: 8h). , Bem-estar Familiar no Brasil, BEMFAM, Brasil.

2006 - 2006

Curso de Sensibilização em Violência de Gênero. (Carga horária: 16h). , Bem-estar Familiar no Brasil, BEMFAM, Brasil.

2006 - 2006

Curso de atualização em sexualidade na terceira idade. (Carga horária: 8h). , Bem-estar Familiar no Brasil, BEMFAM, Brasil.

2004 - 2004

Direitos Humanos e Qualidade de Vida. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Assistência Social.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Reassentamento Populacional.

Organização de eventos

LIMA, Micarla Duarte. ; Lidja Kalliny Gomes dos Santos . Campanha Março Mulher. 2011. (Outro).

LIMA, Micarla Duarte. ; Lidja Kalliny Gomes dos Santos . Oficina para a Elaboração do Plano Municipal de Saude. 2011. (Outro).

LIMA, Micarla Duarte. ; Lidja Kalliny Gomes dos Santos . Semana do Bebê. 2011. (Outro).

LIMA, Micarla Duarte. ; Lidja Kalliny Gomes dos Santos . III Conferência Municipal de Saúde de Jucurutu. 2011. (Outro).

LIMA, Micarla Duarte. . Campanha Jucurutu Solidário: Doe Sangue, Doe Vida. 2010. (Outro).

Participação em eventos

Seminário de investigação Qualitativa com apoio do webQDA. 2021. (Seminário).

X Jornada Internacional de Políticas Públicas.Trajetória de luta e resistência do movimento dos atingidos pela construção da Barragem Oiticica em Jucurutu/RN. 2021. (Outra).

Aborto, direito de escolha e Serviço Social. 2020. (Outra).

II Bioexpresso: violência contra a mulher e atualização da Covid-19. 2020. (Outra).

I Jornada online Serviço Social na linha de frente. 2020. (Outra).

I Simpósio Municipal de Serviço Social de Jucurutu. 2019. (Simpósio).

5ª Conferência Municipal de Saúde de Jucurutu/RN.O Desafio na consolidação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. 2017. (Outra).

Conferência "A voz resiste, a luta insiste: O Serviço Social em tempos de retrocessos e desmonte de direitos". 2017. (Outra).

Seminário Escassez Hídrica e Controle de Perdas em Sistema de Abastecimento de Água. 2017. (Seminário).

Seminário Regional sobre o Trabalho do/a Assistente Social na Assistência Estudantil. 2017. (Seminário).

15º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Atuação da Equipe Socioambiental da KL Engenharia na Barragem Oiticica - Jucurutu/RN. 2016. (Congresso).

I Encontro Regional de Assistentes Sociais do Seridó. 2016. (Encontro).

VI Conferência Municipal das Cidades. 2016. (Outra).

4º Conferência Municipal de Saúde de São Rafael.Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro. 2015. (Outra).

5º Conferência Municipal de Saúde do Município de São Fernando-RN.Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro. 2015. (Outra).

IV Conferência Municipal de Saúde de Jucurutu/RN. 2015. (Outra).

VIII Conferência Municipal de Assistência Social. 2015. (Outra).

14º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Violência e Saúde Pública: desafios e possibilidades no município de Jucurutu-RN. 2013. (Congresso).

I Fórum Municipal de Formação de Crianças e Adolescentes Multiplicadores. 2013. (Outra).

Mostra de Trabalhos Profissionais da Semana do Assistente Social.Combate a Violência e Implantação da Cultura de Paz. 2013. (Encontro).

V Conferência Municipal das Cidades do Município de Jucurutu/RN. 2013. (Outra).

V Conferência Municipal de Assistência Social de Triunfo Potiguar/RN. 2013. (Outra).

VII Conferência Municipal de Assistência Social de Jucurutu. 2013. (Outra).

I Seminário de Direitos Humanos do Seridó - Tecendo uma Cultura de Respeito à Dignidade Humana. 2012. (Seminário).

Oficina temática de combate a violência e implantação da cultura de paz. 2012. (Oficina).

Seminário Nacional de Serviço Social na Educação. 2012. (Seminário).

Seminário Organização da Saúde: pactos interfederativos e as novas normativas do SUS. 2012. (Seminário).

Capacitação em Humanização Hospitalar. 2011. (Oficina).

I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. 2011. (Outra).

III Conferência Municipal de Saúde de Jucurutu. 2011. (Outra).

Primeiro Fórum Regional de Humanização da Atenção e da Gestão em Saúde. 2011. (Outra).

VI Conferência Municipal de Assistência Social. 2011. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e não-violência. 2011. (Congresso).

VIII Conferência Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Norte. 2011. (Outra).

XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. 2011. (Congresso).

Oficina Sistema de Informação de Agravos de Notificação em Saúde do Trabalhador (SINAN-NET). 2010. (Oficina).

Seminário de Implantação da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem. 2010. (Seminário).

Sessão Temática "Gestão da Atenção à Saúde no Município. 2010. (Encontro).

V Conferência Municipal de Assistência Social. 2009. (Outra).

II Conferência Municipal de Saúde. 2007. (Outra).

IV Conferência Municipal de Assistência Social. 2007. (Outra).

Produções bibliográficas

  • LIMA, Micarla Duarte. . Trajetória de luta e resistência do Movimentos dos Atingidos pela construção da Barragem Oiticica em Jucurutu/RN. Trajetória de luta e resistência do Movimentos dos Atingidos pela construção da Barragem Oiticica em Jucurutu/RN. 1ed.São Paulo: Dialética Editora, 2022, v. 1, p. 285-299.

  • LIMA, Micarla Duarte. . Trajetória de luta e resistência do movimento dos atingidos pela construção da Barragem Oiticica em Jucurutu/RN. In: X Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2021, Maranhão. Classes Sociais, Lutas Sociais e Políticas Públicas, 2021.

  • LIMA, Micarla Duarte. . Atuação da Equipe Socioambiental da KL Engenharia na Barragem Oiticica - Jucurutu/RN. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, Micarla Duarte. ; FREITAS, K. B. ; AZEVEDO, S. H. . Combate a Violência e implantação da Cultura de Paz. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, Micarla Duarte. ; MONTEIRO, F. F. B. . Violência e Saúde Pública: desafios e possibilidades no município de Jucurutu-RN. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, Micarla Duarte. . Profissionais da saúde e educação lidando com a Violência no cotidiano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, Micarla Duarte. . VIOLÊNCIA: conceito, causas, consequências e notificação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, Micarla Duarte. . Envelhecimento e Qualidade de Vida - Centro de Saúde de Candelária. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, Micarla Duarte. . Idosos diabéticos e-ou hipertensos: perspectivas de qualidade de vida - Centro de Saúde de Candelária. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, Micarla Duarte. ; Ana Jarves de Lucena Fernandes Gonçalves ; NUNES, F. R. M. . A precarização da saúde no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, Micarla Duarte. . Qualidade de vida: consolidando a cidadania na terceira idade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Prêmios

2005

Mensão Honrosa - Monografia do Curso de Serviço Social, Universidade Federal do rio Grande do Norte - Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2021

Prefeitura Municipal de Jucurutu

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora Administrativa do Hospital, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2013

Prefeitura Municipal de Jucurutu

Vínculo: Contrato Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Secretaria Municipal de Assistência Social, Carga horária: 30

2006 - 2012

Prefeitura Municipal de Jucurutu

Vínculo: Contrato Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Secretaria Municipal de Saúde, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2011 - 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Saúde de Jucurutu.Cargo ou função, Presidenta.

2018 - 2018

Prefeitura Municipal de São Fernando

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 20

2018 - 2019

KL Engenharia e Consultoria Ambiental

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Social Senior, Carga horária: 40

2017 - 2018

KL Engenharia e Consultoria Ambiental

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica Socioambiental, Carga horária: 40

2013 - 2017

KL Engenharia e Consultoria Ambiental

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica Socioambiental, Carga horária: 40

2021 - Atual

Quanta Consultoria

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30