Aldy Mary Ilario da Silva
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (2014). Concluiu o Curso de Licenciatura em Pedagogia no polo da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) em Santa Inês. Tem experiência na área de acompanhamento escolar de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. O seu Trabalho de Conclusão de Curso foi um estudo de caso. Durante a graduação, também foi bolsista de projetos de Iniciação Científica que proporcionaram a realização de um mapeamento das casas de cultos africanos da cidade de Santa Inês, isso também permitiu a participação em eventos de grande relevância para o desenvolvimento da ciência e saberes. Os projetos tiveram renovação, pois a graduanda cumpriu todas as atividades requeridas entre elas à participação nos eventos da entidade financiadora. As pretensões são de futuramente fazer o mestrado na área de políticas publicas, já que a pouco tempo terminei uma Especialização na UFMA (Universidade Federal do Maranhão) intitulada ?Curso de Especialização Educação Pobreza e Desigualdade Social? permitindo uma discussão sobre conhecimentos científicos da pobreza, desigualdades sociais e direitos humanos, relacionados às políticas educacionais com reflexões e discussões sobre pessoas que são pobres onde os cursistas participaram de fóruns e da realização de atividades em que a política foi contemplada. Os trabalhos foram realizados em módulos e, sendo direcionados a atividades que foram desenvolvidas no ambiente escolar.
Informações coletadas do Lattes em 23/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Curso de Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social
2015 - Atual
Graduação em PEDAGOGIA
2010 - 2014
Universidade Estadual do Maranhão
Título: Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e na Escrita
Orientador: Profa. Esp. Mirian Santos Chagas
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
Seminário Internacional Carajás 30 anos:resistências e mobilizações.As manifestações religiosas e os processos de ocupação da Pré-Amazônia Maranhense.. 2014. (Seminário).
Seminário Internacional Carajás 30 anos:resistências e mobilizações. 2014. (Seminário).
Seminário Preparatório Carajás 30 anos: resistências e mobilizações. 2014. (Seminário).
Convenção nº 169 sobre Povos Indígenas e Tribais. 2013. (Oficina).
Curso de Capacitação de Sistema Global de Posicionamento(GPS). 2013. (Oficina).
Curso de Convenção 169 sobre os Povos Indígenas e Tribais da Organização Internacional do Trabalho. 2013. (Oficina).
Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Africanas. 2013. (Encontro).
I Congresso Multidisciplinar da Universidade Aberta UAB Santa Inês. 2013. (Congresso).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013/ IV Amostra Científica.As manifestações culturais e os processos de ocupação da Pré-Amazônia Maranhense.. 2013. (Outra).
V Forúm sobre Negritude.As manifestações religiosas e os processos de ocupação da Pré-Amazônia Maranhense.. 2013. (Outra).
VI Semana Acadêmica do CESSIN/UEMA - Educação em Formação. 2013. (Encontro).
VI Semana Acadêmica do CESSIN/UEMA - Educação em Formação.Produção de conhecimento de povos e comunidades tradicionais. 2013. (Encontro).
VI Semana Acadêmica do CESSIN/UEMA - Educação em Formação.As manifestações culturais e os processos de ocupação da Pré-Amazônia Maranhense.. 2013. (Encontro).
XXV Seminário de Iniciação Cientifica - SEMIC.As manifestações culturais e os processos de ocupação da Pré-Amazônia Maranhense.. 2013. (Seminário).
64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira - Mini Curso Movimento Social. 2012. (Encontro).
64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2012. (Encontro).
64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.As manifestações culturais e os processos de ocupação da Pré-Amazônia Maranhense.. 2012. (Encontro).
CESSIN: 15 anos de Educação, Saúde e Responsabilidade Social no Vale do Pindaré.As manifestações culturais e os processos de ocupação da Pré-Amazônia Maranhense. 2012. (Seminário).
CESSIN: 15 anos de Educação, Saúde e Responsabilidade Social no Vale do Pindaré. 2012. (Seminário).
Encontro Regional do Núcleo Maranhão Cartografia Social. 2012. (Encontro).
I OFICINA PREPARATÓRIA DO PROJETO MAPEAMENTO SOCIAL. 2012. (Oficina).
I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR. 2012. (Seminário).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012/ III Amostra Científica.As manifestações culturais e os processos de ocupação da Pré-Amazônia Maranhense.. 2012. (Outra).
Seminário de Políticas Ambientais no Vale do Pindaré. 2012. (Seminário).
V SEMANA ACADÊMICA DO CESSIN/UEMA: Ética e Responsabilidade Social do Educador, na condição de Palestrante..As manifestações culturais e os processos de ocupação da Pré-Amazônia Maranhense.. 2012. (Encontro).
V SEMANA ACADÊMICA DO CESSIN/UEMA: Ética e Responsabilidade Social do Educador.. 2012. (Encontro).
XIII Simpósio Nacional ABHR.?Memória e práticas religiosas na Pré-Amazônia maranhense: Um olhar sobre o município de Santa Inês?. 2012. (Simpósio).
XIII Simpósio Nacional ABHR. 2012. (Simpósio).
XIII Simpósio Nacional ABHR: ?MINICURSO 07 Mística e pluralismo religioso?. 2012. (Simpósio).
XXIV Seminário de Iniciação Científica.As manifestações culturais e os processos de ocupação da Pré-Amazônia Maranhense.. 2012. (Seminário).
III Fórum sobre a Negritude de Santa Inês - MA. 2011. (Encontro).
III SEMANA DE AMBIENTAÇÃO ACADÊMICA DO CESSIN, 40h. 2011. (Seminário).
II Jornada Academica do Polo do Sistema Universidade Aberta do Brasil Vale do Pindaré e Região: Debates Contemporâneos Sobre as Diferentes Dimensões da Relação Ensino, Pesquisa e Extensão.. 2011. (Encontro).
IX Encontro Norte e Nordeste de Estudantes de Pedagogia, Tema: Pedagogia Social: Educação, sociedade e cultura, 60h. 2011. (Encontro).
LIBRAS- SENSIBILIZAÇÃO COMO PRINCÍPIO DE INCLUÇÃO, 4h. 2011. (Oficina).
X EMEPe - Encontro Maranhense dos Estudantes de Pedagogia,. 2011. (Encontro).
XIII EMEL - A INCLUSÃO DA LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E VARIAÇÃO LINGUISTICA. 2011. (Oficina).
XIII Encontro Maranhense de Letras - EMEL:. 2011. (Encontro).
9º ENCONTRO MARANHENSE DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, TEMA: A Pedagogia Transcendendo os Muros da Escola, 40h. 2010. (Encontro).
Programa de Alfabetização- Projeto Criança alfabetizada, 120h. 2010. (Outra).
Produções bibliográficas
-
SILVA, A. M. I. ; ARAUJO, H. F. A. ; RODRIGUES, V. S. ; PAIVA, F. M. ; SILVA, M. G. F. . As manifestações culturais e os processos de ocupação da Pré-Amazônia Maranhense.. In: 64ª Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luis- MA. ?Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza?, 2012.
-
SILVA, A. M. I. ; ARAUJO, H. F. A. . Memória e práticas religiosas na Pré-Amazônia Maranhense: Um olhar sobre o Município de Santa Inês. In: XIII Simpósio Nacional da Associão Brasileira de História das Religiões - ABHR, 2012. Religião, carisma e poder: As formas da vida religiosa no Brasil.
Prêmios
2012
Menção Honrosa, Universidade Estadual do Maranhão.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Aldy Mary Ilario da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?