Carolina Dantas Brito

Possui graduação e licenciatura plena em Ciências Sociais e Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Psicologia ? Intervenções clínicas e sociais, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Pesquisas e experiência na área da Psicologia Social, com ênfase nos seguintes temas: gênero, violência de gênero e políticas públicas. Autora do livro ?No embalo da rede: conexões e desconexões no enfrentamento da violência contras as mulheres em Belo Horizonte?. Integrante do GPFEM ? Grupo Interdisciplina de Pesquisas Feministas da PUC ? Minas. Formação em Coaghing Parental e Especialização em Terapia de Casal e Terapia Sexual Sistêmica certificada pela Episteme Centro e Scuola di Psicoterapia Sistemica - Milão/Itália, em Atendimento Infantil e Terapia de Família com Abordagem Sistêmica. Formação em Psicoterapia e Hipnose Ericksoniana - IMHE/BH. Profissionalmente trabalha como professora de Psicologia, Palestrante e Psicóloga Clínica em consultório particular com atendimento de famílias e casais, Coaching de Pais e Supervisão de Casos Clínicos. Tem experiência em atendimento de grupos de pessoas com Obesidade Mórbida, grupos de mulheres em situação de violência doméstica e de gênero e como palestrante sobre Violência Contra as Mulheres, Violência Sexual contra crianças e Sexualidade na Adolescência.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia

2013 - 2015

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: No embalo da rede: conexões e desconexões no enfrentamento da violência contra as mulheres em Belo Horizonte.,Ano de Obtenção: 2015
Maria Ignez Costa Moreira.Palavras-chave: Gênero. Violência doméstica. Rede de enfrentamento; Feminismo e Políticas Públicas.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Licenciatura em Psicologia

2010 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Psicologia

2006 - 2009

Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais

2005 - 2006

Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Ciências Sociais

2000 - 2004

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Instituições de Tratamento da Dependência Química em Belo Horizonte: uma descrição de três diferente métodos utilizados na 'recuperação' do usuário de drogas
Orientador: Eduardo Viana Vargas

Formação complementar

2018 - 2018

Comunicação Não Violenta com Filhos. , (Te Apoio) CNV com Filhos, CNV, Brasil.

2017 - 2017

Comunicação Não-Violenta. (Carga horária: 64h). , Comunicação Não Violenta - 4 módulos/BH, CNV, Brasil.

2016 - 2016

Terapia de Família e de Casal. (Carga horária: 100h). , Curso Sônia Vieria Coelho - Terapia de Família e de Casal, CSC, Brasil.

2016 - 2016

PIPO E FIFI: Prevenção de Violência Sexual para crianças. (Carga horária: 20h). , Instituto Cores, IO, Brasil.

2015 - 2015

Formação em Terapia de Casal e Terapia Sexual Sist. (Carga horária: 40h). , Episteme Centro e Scuola di Psicoterapia Sistemica, ECSPS, Itália.

2015 - 2015

Terapia Sistêmica Individual na Prática. (Carga horária: 8h). , Abrangente Terapia Breve, ATB, Brasil.

2014 - 2014

Curso Vivencial Despertar os Sonhos. (Carga horária: 7h). , Interação Sistêmica, IS, Brasil.

2014 - 2014

Grupo de Estudos Amplavisão. (Carga horária: 24h). , Interação Sistêmica, IS, Brasil.

2013 - 2013

Genograma Familiar. (Carga horária: 35h). , Interação Sistêmica, IS, Brasil.

2013 - 2013

Trabalhando com Famílias e Casais. (Carga horária: 35h). , Interação Sistêmica, IS, Brasil.

2012 - 2012

Terapia Infantil com Orientação Sistêmica. (Carga horária: 40h). , Abrangente Terapia Breve, ATB, Brasil.

2011 - 2011

O desenho como instrumento de comunicação. (Carga horária: 18h). , Centro de Estudos das Relações Espaço Gente, CEREG, Brasil.

2010 - 2010

O desenho como instrumento de comunicação. (Carga horária: 18h). , Centro de Estudos das Relações Espaço Gente, CEREG, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em SUPERA. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2009 - 2009

Mini-curso "Fundamentos em Psicofarmacologia". (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2009 - 2009

Curso de formação de Monitores em Epilepsia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2008 - 2008

Formaçã em Psicoterapia e Hipnose Ericksoniana. (Carga horária: 200h). , Instituto Milton H. Erickson de Belo Horizonte, IMHE - BH, Brasil.

2007 - 2007

MIni-curso "Introdução à Psico-Oncologia". (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2007 - 2007

Formação em Analista de Recursos Humanos. (Carga horária: 18h). , Psicologia, Análise e Transmissão, PAT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Programas de Atendimento Comunitário.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Relações Interpessoais.

Organização de eventos

BRITO, Carolina D. . II Ciclo de Debates GPFEM - Relações de Gênero e Violência, Liberdade e Responsabilidade, Teorias e Práticas na Perspectiva Feminista. 2015. (Outro).

BRITO, Carolina D. . I Ciclo de Debates GPFEM - Gênero, Violência e Crime: teorias e práticas de enfrentamento na perspectiva feminista. 2014. (Outro).

BRITO, Carolina D. ; SILVA, G. J. ; GALANTE, A. F. ; COTA, A. . Ciclo de Palestras. 2012. (Outro).

Participação em eventos

I Simpósio da Rede de Pesquisas em Narrativas, Gênero Políti.Mulheres, Travestis e Transexuais: interseções de Gênero em documentos de polítcas públicas. 2016. (Simpósio).

I Simpósio da Rede de Pesquisas em Narrativas, Gênero Políti.No embalo da rede: análise da "rota crítica" seguida pelas mulheres em situação de violência que buscam atendimento na rede de enfrentamento à violência contra as mulheres de Belo Horizonte. 2016. (Simpósio).

I Simpósio da Rede de Pesquisas em Narrativas, Gênero Política. 2016. (Simpósio).

VII Semana da Diversidade PuC MInas.Mulheres Cisgênero e Mulheres Transgênero: Interfaces na análise de políticas públicas Brasileiras. 2016. (Outra).

II Ciclo de Debates do GPFEM.FAminismo e Movimentos Feministas. 2015. (Outra).

Semana da Mulher - PUC Minas.A Violência contra a mulher em questão. 2015. (Encontro).

Workshop internacional - JUNG, PSICOGENEALOGIA E CONSTELAÇÕES FAMILIARES. 2015. (Oficina).

Workshop Terapia Sistêmica Individual na Prática. 2015. (Outra).

Gênero e Educação. 2014. (Seminário).

VI Semana da Diversidade em Psicologia.Violência: múltiplas faces. 2014. (Outra).

XIX Encontro Regional da Abrapso Minas.Conexões e Desconexões da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres: uma experiência a partir da DEAM (Betim) e do CERNA (Belo Horizonte). 2014. (Encontro).

XIX Encontro Regional da Abrapso MInas.No embalo da rede: conexões e desconexões no enfrentamento da violência contra as mulheres em Belo Horizonte. 2014. (Encontro).

Ciclo de Debates: Direitos Negados: Violências no cotidiano de travestis e transexuais.. 2013. (Outra).

Workshop Como lidar com Erros e Impasses na Psicoterapia. 2013. (Outra).

Workshop Terapia de Casal> conflitos mais comuns e Técnicas Facilitadoras s. 2013. (Outra).

Ciclo de Palestras "Vendo o sol por trás das nuvens".Ansiedade e Transtorno de Pânico. 2012. (Outra).

Worshop: O uso do desenho no trabalho clinico com crianças. 2011. (Outra).

VI Workshop Educando para Epilepsia. 2009. (Outra).

V Jornada Somiti de Psicologia: Avanços e Desafio em UTI Neonatal e Pediátrica. 2009. (Outra).

A Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes vítimas de Abuso Sexual: Desafios e Perspectivas. 2008. (Simpósio).

II Ciclo de Palestras Organizacionais e do Trabalho. 2007. (Outra).

IV Jornada Acadêmica de Saúde Mental. 2007. (Outra).

12º Congresso Brasileiro de Sociologia. DESCRIÇÃO DE TRÊS DIFERENTES MÉTODOS UTILIZADOS NA ?RECUPERAÇÃO? DO USUÁRIO DE ?DROGAS? EM BELO HORIZONTE.. 2005. (Congresso).

XXIV Congresso da Associação Brasileira de Antropologia - ABA04. 2004. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • BRITO, Carolina D. . No embalo da rede: conexões e desconexões no enfrentamento da violência contra as mulheres em Belo Horizonte. 1. ed. Curitiba: CRV, 2015. v. 120. 146p .

  • BRITO, Carolina D. ; MAYIRINK, T. S. Viviane ; SILVA, R. Anna Karla ; VIANA, O. Helga Sabrina ; CRUZ, P. Luciano ; COSTA, Rafaela ; MELLO, S. V. Roberta . Acesso a direitos na perspectiva do Centro de Defesa da Cidadania. Programa Mediação de Conflitos ? uma experiência de mediação comunitária no contexto políticas públicas.. In: Comissão Técnica de Conceitos do Programa Mediação de Conflitos - CTC - PMC. (Org.). Programa Mediação de Conflitos: uma experiência de mediação comunitária no contexto das políticas pública... 1ed.Belo Horizonte: Arraes Editores, 2011, v. IV, p. 15-198.

  • BRITO, Carolina D. . Epistemologia da violência: a Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres em Belo Horizonte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, Carolina D. . Feminismo e Movimentos Feministas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITO, Carolina D. . No embalo da rede: conexões e desconexões no enfrentamento da violência contra as mulheres em Belo Horizonte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, Carolina D. ; MESQUITA, Carolina . Conexões e Desconexões da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres: uma experiência a partir da DEAM (Betim) e do CERNA (Belo Horizonte). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, Carolina D. ; MESQUITA, Carolina . Violência: múltiplas faces. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, Carolina D. . Ansiedade e Transtorno de Pânico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, Carolina D. . DESCRIÇÃO DE TRÊS DIFERENTES MÉTODOS UTILIZADOS NA ?RECUPERAÇÃO? DO USUÁRIO DE ?DROGAS? EM BELO HORIZONTE.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

BRITO, Carolina D. . Como lidar com filhos de relacionamentos anteriores do parceiro?. 2018.

BRITO, Carolina D. . Programa Caleidoscópio - Aplicativos de Relacionamentos. 2017.

BRITO, Carolina D. . Abuso sexual infantil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BRITO, Carolina D. . Sobre o fim do ano e o perdão. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BRITO, Carolina D. . Violência contra as mulheres. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BRITO, Carolina D. . Violência contra as mulheres. 2015.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

Centro Universitário UNA

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora na Pós-graduação

Outras informações:
Professora na Pós-Graduação em Psicologia Sistêmica

2013 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Pesquisadora/Integrante, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento

Outras informações:
Integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Feministas - GPFEM

2015 - Atual

Associação Mineira de Reabilitação

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Psicóloga - Palestrante

Outras informações:
Palestras e Rodas de Conversa com adolescentes em tratamento na instituição e seus pais e/ou cuidadores.

2011 - 2011

Centro de Defesa da Cidadania

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico Psicólogo, Carga horária: 30

Outras informações:
Técnica Psicóloga do Programa Mediação de Conflitos da Secretaria de Estado de Defesa Social

2010 - 2010

Creche São José

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 2

Outras informações:
Psicóloga voluntária ? atendimento psicoterápico das crianças que frequentam a instituição.

2009 - 2010

Ambulatório Carmo-Sion

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 1

Outras informações:
Psicóloga voluntária do Grupo de Mulheres com Problemas Relacionados à Obesidade.

2008 - 2013

Instituto Milton H. Erickson de Belo Horizonte

Vínculo: Psicóloga, Enquadramento Funcional: Psicóloga da Clínica Social do Instituto, Carga horária: 12

Outras informações:
Psicóloga Clínica filiada à Clínica Social do Instituto, realiza atendimentos psicoterapêuticos destinados ao público que não pode arcar com os custos de uma consulta tabelada pelo CRP.

2010 - 2010

Faculdade São Camilo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 2

Outras informações:
Professora auxiliar de Psicologia da turma de Técnico em Enfermagem.

2005 - 2005

Colégio Municipa Marconi

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 2

Outras informações:
Professora auxiliar de Sociologia e Antropologia.