Maria Raimunda Barbosa Silva

Graduada em Historia pela Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC-UEMA), especialização em andamento em Historia do Brasil: cultura e sociedade, no Instituto de Ensino Superior franciscano (IESF) membro do grupo de Pesquisas "Histórias do Maranhão, Coordenado Pela Professora Doutora Salânia Maria Barbosa Melo.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em História Licenciatura

2010 - 2016

Universidade Estadual do Maranhão
Título: ITAPECURU: A trajetória do transporte fluvial no desenvolvimento socioeconômico de Caxias - MA, final do século XIX e início do século XX
Orientador: Salânia Maria Barbosa Melo
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2009

Centro de Ensino Santos Dumont

Formação complementar

2017 -

ESPECIALIZAÇÃO EM HISTORIA DO BRASIL:CULTURA E SOCIEDADE. , INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO, IESF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Organização de eventos

SILVA, M. R. B. . II SEMINÁRIO DE MEMÓRIA DE CAXIAS E OUTROS SABERES. 2015. (Outro).

SILVA, M. R. B. . XI seminário de de pesquisa e práticas educativas: Os desafios do ensino de história. 2013. (Outro).

Participação em eventos

COLÓQUIO DE FONTES SOBRE CAXIAS. 2016. (Simpósio).

I SEMINÁRIO DE MEMÓRIA: A PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL DE CAXIAS.Itapecuru: a trajetória do transporte fluvial no desenvolvimento socioeconômico de caxias -MA, meados dos séculos XVIII e XIX. 2014. (Seminário).

I SEMINÁRIO DE MEMÓRIA: A PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL DE CAXIAS.MONITOR. 2014. (Seminário).

I SEMANA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DO SESC/UEMA. 2013. (Outra).

XI seminario de praticas educativas: os desafios do ensino de história.Diagnósticos dos problemas educacionais na rede municipal e estadual do ensino de educação basica no municipio de caxias - Ma.. 2013. (Seminário).

III EREH-NE ENCONTRO REGIONALDE ESTUDANTES DE HISTÓRIA. 2012. (Encontro).

X SEMINÁRIO DE PESQUISAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS:OS DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA. 2012. (Seminário).

IV ENCONTRO DE HISTORIA - ANPUH/MA. 2010. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SILVA, M. R. B. . Itapecuru: a trajetoria do transporte fluvial no desenvolvimento de caxias- Ma, meados dos séculos XVIII e XIX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Diocese de Caxias Maranhão. , Praça Magalhães de Almeida, Centro, 65606060 - Caxias, MA - Brasil, Telefone: (99) 35211658

Experiência profissional

2013 - Atual

Diocese de Caxias

Vínculo: Trabalhador empresa privada, Enquadramento Funcional: AUXILIAR DE CONTABILIDADE, Carga horária: 40