Anny Santiago Oliveira Jetlund
Engenheira Agrônoma formada em 2015 pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (campus da USP em Piracicaba/SP). Curso e experiência profissional com ênfase em culturas hortícolas.
Informações coletadas do Lattes em 22/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Arquitetura Paisagística
2018 - 2021
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: RECUPERAÇÃO PAISAGÍSTICA E AMBIENTAL DE ÁREAS DEGRADADAS PELA IMPLANTAÇÃO DE TORRES DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, Ano de Obtenção: 2021
Orientador: Marco Aurelio Passos Louzada
Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza / Especialidade: Recuperação de Areas Degradadas. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
Especialização em Meio Ambiente
2019 - 2021
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O BIOMA MATA ATLÂNTICA NO ESTADO E MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO A PARTIR DO PONTO DE VISTA DA ECOLOGIA DE PAISAGENS
Orientador: Profª. Andréa Souza Santos
Graduação em Engenharia Agronômica
2010 - 2015
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
Título: Percepção do consumidor na comparação de cultivares de batata próprias para cozimento, fritura em palitos e em chips (Solanum tuberosum L.)
Orientador: Dr. Hermes Moretti Ribeiro da Silva
Formação complementar
2019 -
MBA em Meio Ambiente. (Carga Horária: 360h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Perícia Judicial e Ambiental. (Carga horária: 21h). , Denise Baptista Alves, DBA, Brasil.
2007 - 2008
Técnico em Turismo. (Carga horária: 1500h). , Escola Técnica de São Paulo, ETESP, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
Organização de eventos
ALBERTI, M. F. ; OLIVEIRA, A. C. S. . IX Feira de Carreiras - ESALQ/USP. 2013. (Exposição).
LAN, C. L. ; OLIVEIRA, A. C. S. . VIII Feira de Carreiras - ESALQ USP. 2012. (Exposição).
OLIVEIRA, A. C. S. ; LIMA, A. D. ; MOLINA, G. . Evento Folclórico no Parque da Luz. 2008. (Exposição).
OLIVEIRA, A. C. S. ; SHIMIZU, C. ; REIS, R. C. . Exposição de Imigração Japonesa. 2008. (Exposição).
Participação em eventos
Campeonato Nacional ENACTUS. 2013. (Outra).
Simpósio de Empreendedorismo e Marketing.Simpósio de Empreendedorismo e Marketing. 2013. (Simpósio).
Encontro Nacional de Empresas Juniores.Encontro Paulista de Empresas Juniores. 2012. (Encontro).
PRIME - Programa de Relacionamento Monsanto Escola.Recursos Humanos - focado na política da empresa. 2012. (Encontro).
PRIME - Programa de Relacionamento Monsanto Escola.Marketing Estratégico. 2012. (Encontro).
PRIME - Programa de Relacionamento Monsanto Escola.Cana-de-açúcar e como funciona o setor na empresa. 2012. (Encontro).
PRIME - Programa de Relacionamento Monsanto Escola.Hortaliças. 2012. (Encontro).
PRIME - Programa de Relacionamento Monsanto Escola.Logística. 2011. (Encontro).
PRIME - Programa de Relacionamento Monsanto Escola.Alimentação para o futuro - Propostas Monsanto. 2011. (Encontro).
PRIME - Programa de Relacionamento Monsanto Escola.Marketing. 2011. (Encontro).
Orientou
Percepção do consumidor na comparação de cultivares de batata próprias para cozimento, fritura em palitos e em chips (Solanum tuberosum L; ); 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Agronômica) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"; Orientador: Anny Santiago Oliveira Jetlund;
Estágio Supervisionado em Economia, Administração, Ciências Humanas e Extensão; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Universidade de São Paulo; Orientador: Anny Santiago Oliveira Jetlund;
Estágio Supervisionado em Economia, Administração, Ciências Humanas e Extensão; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Universidade de São Paulo; Orientador: Anny Santiago Oliveira Jetlund;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, A. C. S. . Publicação na Revista Batata Show. 'Produção Mundial de Batata. Por que a produção cresce em todos os países, exceto no Brasil?', Itapetininga, SP, p. 40 - 43, 01 set. 2015.
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2013
Gestão de construções em mutirão em Piracicaba, SP: o papel das ONGs (Organizações não governamentais locais), Descrição: O programa ?Ensinar com Pesquisa? investe no ensino de graduação dentro da USP, e dessa forma, elaborou-se a proposta para realizar um projeto de pesquisa exploratória e qualitativa, explicativa e interdisciplinar junto à disciplina ?Introdução à Gestão Ambiental?, fundamentada em uma abordagem descritiva da realidade reinante em área de estudo de caso a ser definida (bairro) intitulada Gestão de construções em mutirão em Piracicaba, SP: o papel das ONGs (Organizações não governamentais locais). A análise será baseada em dados secundários (levantamento e revisão da bibliografia) e também haverá coleta de dados primários, obtidos por meio de questionários e entrevistas, como técnicas de investigação. Foi feito um levantamento dos principais problemas enfrentados por pessoas e grupos envolvidos com construção de habitações populares em mutirão, sistematizando-se as informações obtidas de maneira objetiva em ?processo cognitivo centralizado no objeto [...], analisado segundo as leis do raciocínio lógico-dedutivo [ ...]? SPOSITO (2001, p.100). O propósito era elaborar um conjunto de sugestões de melhoria de gestão desses empreendimentos sociais, considerando os aspectos socioeconômicos, territoriais e ambientais. Justificativa (face aos objetivos do Programa) A ESALQ faz inúmeras atividades técnicas, acadêmicas e educacionais, considerada um grande núcleo de desenvolvimento científico brasileiro e com reconhecimento internacional. Incentiva a criação de grupos de estudos, a realização de estágios na própria escola e em outras Instituições (nacionais e internacionais), ligados a diversas temáticas, principalmente relacionados aos seus cursos de Agronomia, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Florestais e Ciências Econômicas. Realizar um trabalho dentro do programa ?Ensinar com Pesquisa? sobre Gestão de construções em mutirão em Piracicaba, SP: o papel das ONGs (Organizações não governamentais locais) trará subsídios interessantes. O conhecimento resultante desta pesquisa contribuiu, de forma relevante, com implicações práticas que, provavelmente, transcenderão para uma ampla gama de problemas vivenciados pelos gestores públicos municipais, justificando-se, plenamente, a atual proposta. O estudo dos procedimentos de gestão de construção em mutirão foi baseado em experiências concretas de ONGs locais, experiências bem e mal sucedidas, destacando que o êxito de um empreendimento como este está amarrado à uma conjuntura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anny Santiago Oliveira Jetlund - Coordenador / Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz - Integrante., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - 2011
Grupo de Estudos e Práticas em OlericulturaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8
Outras informações:
? Cultivo de culturas hidropônicas folhosas;
? Cultivo de tomate, beterraba, cenoura, pepino, pimentão, pimenta, mini melancia e gerbera
(campo e estufa);
? Preparo de soluções hidropônicas e uso de fertirrigação.
2011 - 2013
ESALQ Jr. ConsultoriaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Diretora de RH, Carga horária: 16
Outras informações:
? Atuação na área de Recursos Humanos, primeiramente como gerente e depois como
diretora tendo a oportunidade de desenvolver as habilidades interpessoais e de
comunicação;
? Participação da Diretoria Executiva e desenvolvimento de ações estratégicas e táticas para
a empresa;
? Criação e organização de eventos, dentre eles a Feira de Carreiras (ocorre anualmente na
ESALQ e conta com a participação de grandes empresas);
2014 - 2014
CAB InternationalVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
? Condução de projeto no ramo de controle biológico realizado por meio de fungos
entomopatogênicos junto à equipe de Biopesticidas;
? Auxiliar de pesquisa em outros projetos no laboratório;
? Manutenção de populações de insetos para experimentos;
? Pesquisa no escritório/biblioteca no desenvolvimento de artigos científicos e auxílio a outras
equipes como a do grupo Plantwise e a do setor de Plantas Daninhas em atividades
pontuais.
? Auxílio no cultivo de algumas culturas no herbário e na construção de um politúnel.
2015 - 2015
Stoller do BrasilVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
? Forte atuação junto aos distribuidores da região;
? Acompanhamento de vendedores das revendas em visitas a clientes;
? Instalação e condução de campos demonstrativos e experimentais;
? Avaliações de dados coletados em campo;
? Suporte ao Representante Técnico de Vendas da empresa em eventos e pesquisas;
? Acompanhamento do Representante Técnico de Vendas em visitas a clientes.
2015 - 2017
DuPontVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Comercial Sr., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
? Suporte ao departamento administrativo de vendas no atendimento aos Representantes
Comerciais, Clientes, Gerentes Distritais, Gerentes de Contas Estratégicas e Gerentes de
Vendas;
? Monitoramento de solicitações de pedidos e acompanhamento a fim de que os mesmos
sejam entregues adequadamente;
? Gestão interna da carteira de clientes buscando otimização dos processos internos
relacionamento com os principais clientes diretos e distribuidores da região;
? Participação de reuniões regionais junto ao time de campo;
? Alta utilização do sistema SAP;
? Atuação na análise de mercado e planejamento da demanda de produtos.
? Controle de relatórios e pedidos em carteira, de estoque e faturamentos.
2018 - 2018
World Wide Opportunities on Organic FarmsVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntariado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
? Plantio de diversas variedades de hortaliças como repolho, tomate, brócoli, couve-flor,
batata, cenoura, entre outras;
? Plantio orgânico em larga escala (primeiramente em estufas com posterior transplantio para
campo);
? Utilização de técnicas de fertilização orgânica.
2022 - 2023
Instituto Nacional de TecnologiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Inspetor de Certificação (Produtos Orgânicos), Carga horária: 40
Outras informações:
- Participação do processo de avaliação da conformidade de produtos orgânicos através do desenvolvimento, validação e atualização das informações documentadas do SGQ do OCP no INT;- Participação no monitoramento da publicação de regulamentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), normas técnicas nacionais e internacionais;- Participação de reuniões de decisão da certificação e de reuniões da Comissão Técnica de Certificação para produtos orgânicos, objetivando a emissão do Certificado de Conformidade;- Elaboração e atualização de planilhas de controle de clientes do escopo de produtos orgânicos;- Participação no planejamento e na realização de auditorias realizadas pelo OCP/INT para o escopo de produtos orgânicos;- Apoio na elaboração de projetos de pesquisa para produtos orgânicos e agricultura familiar a serem submetidos ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA);- Elaboração do relatório final relativo às atividades desenvolvidas durante a vigência da bolsa.
2019 - 2019
Instituto Nacional de TecnologiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Inspetor de Certificação (Produtos Orgânicos), Carga horária: 40
Outras informações:
- Participação do processo de avaliação da conformidade de produtos orgânicos através do desenvolvimento, validação e atualização das informações documentadas do SGQ do OCP no INT;- Participação no monitoramento da publicação de regulamentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), normas técnicas nacionais e internacionais;- Participação de reuniões de decisão da certificação e de reuniões da Comissão Técnica de Certificação para produtos orgânicos, objetivando a emissão do Certificado de Conformidade;- Elaboração e atualização de planilhas de controle de clientes do escopo de produtos orgânicos;- Participação no planejamento e na realização de auditorias realizadas pelo OCP/INT para o escopo de produtos orgânicos;- Apoio na elaboração de projetos de pesquisa para produtos orgânicos e agricultura familiar a serem submetidos ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA);- Elaboração do relatório final relativo às atividades desenvolvidas durante a vigência da bolsa; - Auxílio na elaboração de um artigo científico em horta orgânica no Carioca Shopping com espécies de espinafre (medição de poluentes advindos da região de cultivo e absorção pelas plantas).
2018 - 2019
Instituto Nacional de TecnologiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Inspetor de Certificação da Produção Orgânica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação na Divisão de Certificação de Produtos Orgânicos, realizando o acompanhamento de auditores e inspetores em processos de manutenção, certificação e recertificação de produtos orgânicos, dentro dos escopos de produção primária vegetal e processamento de origem vegetal;
Participação em feiras e eventos voltados para a produção de orgânicos e agricultura familiar. Treinamento no entendimento das normativas que regem o processo de produção de produtos orgânicos;
Assistente de pesquisa na instalação e condução de experimentos relacionados à absorção de metais pesados por plantas localizadas em horta orgânica urbana.
2019 - Atual
Instituto BioFAOVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Engenheira Agrônoma, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desenvolvimento de produto (acompanhamento de campos demonstrativos em produtores, com avaliações frequentes de performance e sumarização de resultados; acompanhamento da Metodologia BioFAO e de sua aplicação nos cultivos agrícolas);
Desenvolvimento de mercado (treinamentos e apresentações para produtores, distribuidores e grupos de compra; participações em feiras, simpósios e congressos representando o Instituto);
Geração de demanda e conteúdo para ações de divulgação e marketing;
Execução da representação técnico-comercial para o BioFAO na Agricultura (prospecção de clientes e negociação);
Assistência técnica em pré e pós-venda ao cliente (produtores orgânicos);
Consultoria técnica;
Estabelecimento de parcerias com Instituições de Pesquisa & Desenvolvimento;
Recrutamento e treinamento de Representantes Comerciais da Metodologia BioFAO;
Desenvolvimento de projetos socioambientais.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Anny Santiago Oliveira Jetlund e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?