Sandro Pereira da Silva

Iniciou carreira em 1991 na TRW Automotive South América como Ajustador Mecânico, passando em 1993 à Ferramenteiro. Como Estagiário Técnico em Processos (1994), atuou nas áreas de Usinagem, Forjaria, Estampagem, Montagens e Tratamento Térmico. Posteriormente, em 1996, assumiu a Liderança e Supervisão da área de Montagem ?Full Integral Gear? - Caixa de Direção (Powertrain) para veículos pesados. A partir de Abril de 2001, assumiu a Supervisão da área de Montagem de Mecanismos Mecânicos e Hidráulico para veículos leves. Possui sólidos conhecimentos na implementação dos Sistemas ISO9000, QS9000 e ISO/TS16949, atuando como Auditor Interno de Qualidade e administrando treinamento aos funcionários de Chão de Fabrica. Em Dezembro de 2003 participou do encerramento das Operações da Planta TRW Mauá e posterior transferência para TRW Limeira, unificando as Operações. Em Julho de 2006 assumiu a Supervisão da Engenharia de Manufatura para Sistemas de Direção Veiculares Manuais e Hidráulicos. Possui experiência internacional em desenvolvimento de processos de fabricação na França, Polônia, Canadá, Portugal, Austrália, EUA e Suiça. Participou de um programa de treinamento de sistemas de direção elétrica na planta TRW Polônia durante 3 meses. Desde 2003 atua como docente em escolas como Senai, Senac, Unip, Universidade de Lavras - Unilavras e Faculdade Eisntein, sendo este último como coordenador de curso para as engenharias de produção, mecânica e civil, lecionando disciplinas de Metrologia, Desenho Mecânico, Logística, Engenharia de Fabricação Mecânica, Engenharia de Produção, Projeto de Fábrica, Inovação Tecnológica, Introdução a Engenharia de Produção, Mecânica e Civil, Desenho Arquitetônico entre outras. É graduado em Engenharia Civil, Especialista em Administração da Produção, MBA em Gestão Industrial, Psicanalista Clínico, Mestre em Engenharia Mecânica e Doutor em Engenharia Mecânica. Atualmente é Professor Adjunto A na Universidade Federal de Lavras - UFLA no departamento de Engenharia Mecânica para as disciplinas de Processos de Fabricação e Metrologia Industrial. Tem atuado no desenvolvimento de tecnologia voltada a reabilitação humana, tecnologia assistiva e processos inteligentes aplicados em máquinas especiais.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Mecânica

2011 - 2015

Universidade de São Paulo
Título: Contribuição para a modelagem da operação de retificação cilíndrica externa de mergulho.
Reginaldo Teixeira Coelho. Coorientador: Eraldo Jannone da Silva. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Retificação; Centelhamento; Rigidez de processo; Ciclo de retificação; Deformação de máquina.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Mecânica - Processo de Fabricação. Setores de atividade: Fabricação de máquinas e equipamentos.

Mestrado em Engenharia Mecânica - Proc. transf. metal mec.

2009 - 2010

Universidade Federal de São João Del-Rei
Título: Otimização do Processo de Honing para pinhões do sistema de direção utilizando a técnica de superfície de resposta,Ano de Obtenção: 2010
Lincoln Cardoso Brandão.Palavras-chave: Honing; Retificação; Engrenamento.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias.

Especialização em Psicanálise Clínica

2006 - 2008

WCCA
Título: Atendimento Psicanalítico Supervisionado
Orientador: Dra. Márcia Izaura

Especialização em Gestão Industrial

2004 - 2005

Fundação Getúlio Vargas - SP
Título: Produção de Adubo Orgânico
Orientador: Prof. Doutora Maria Helena

Especialização em Administração de Produção

2002 - 2003

Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnol
Título: Mapeamento Fluxo de Valor na Usinagem Cremalheiras
Orientador: Prof. Mestre André Delphi

Graduação em Engenharia Civil

1997 - 2001

Universidade Bandeirante de São Paulo
Título: Falhas de fabricação em pavimentos rígidos
Orientador: Prof. Doutor Hélio Costa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

TopSolid Design Básico 7.10. (Carga horária: 40h). , Missler Software Brasil, MISSLER, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, S. P. ; DURAO, J. R. ; NERI, A. C. . Feira de Maquinas e Ferramentas - FEIMEC. 2018. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. VII Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. 2011. (Congresso).

VI - Congresso de Educação do Unilavras - CONED. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Lincoln Maia Teixeira

DA SILVA, SANDRO P.BRANDAO, L.C; MALAFAIA, A. M. S.. Estudo do processo de rosqueamento externo por conformação usando cabeçote laminador na liga de alumínio 7075-T6. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica - Proc. transf. metal mec.) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Thiago Castro Freitas

BRANDAO, L.C; NEVES, F. O.;SILVA, S. P.. Monitoramento de esforços de corte e rugosidade no processo de torneamento de aço endurecido. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica - Proc. transf. metal mec.) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Cinthia Cristina Fonseca Coelho

BRANDAO, L. C.; NEVES, F. O.;SILVA, S. P.. Estudo dos esforços de rosqueamento na liga de alumínio 7075-T6 com diferentes cabeçotes de rosqueadores. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica - Proc. transf. metal mec.) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Breno Santos de Siqueira

BRANDAO, L. C.; MALAFAIA, A. M. S.;SILVA, S. P.. Comparação dos esforços de rosqueamento no aço SAE1020 com machos de corte de diferentes geometrias. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica - Proc. transf. metal mec.) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Juliano Aparecido de Oliveira

BRANDAO, L. C.; MALAFAIA, A. M. S.;SILVA, S. P.. Estudo do Processo de Rosqueamento por Conformação na Liga de Alumínio 7075-T6. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica - Proc. transf. metal mec.) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Edmilson da Silva Zambaldi

MAGALHAES, R. R.; BARBOSA, B. H. G.; VITOR, G. B.;SILVA, S. P.. Controle Automático de Fornos para Tratamento Térmico em Aços. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas e Automação) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Marcelo Oliveira Gomes

BRANDAO, L. C.SILVA, S. P.; MALAFAIA, A. M. S.. Estudo da influência dos parâmetros de corte no processo de retificação plana tangencial do aço SAE52100 utilizando rebolo de carbeto de silício. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica - Proc. transf. metal mec.) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Simone Aparecida de Melo

SILVA, S. P.; MALAFAIA, A. M. S.; SOUSA, G. R.. Minimização dos erros micro e macro geométricos em peças torneadas usando a metodologia de superfície de resposta. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica - Proc. transf. metal mec.) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Jamile Mariane Yanase

SILVA, S. P.; FARDIN, E.; CORRER, I.. A automação industrial em prol da produtividade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.

Aluno: Jose Luiz Stival Ghirardini

SILVA, S. P.; CORRER, I.; FARDIN, E.. Aumento da produtividade aplicando a metodologia Seis Sigma. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.

Aluno: Matheus Fett dos Prazeres

SILVA, S. P.; FARDIN, E.; CORRER, I.. Desenvolvimento software para medição de força isométrica máxima. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.

Aluno: Gabriel Vinicius de Oliveira

SILVA, S. P.; FARDIN, E.; CORRER, I.. Hardware para teste de medição de força isométrica máxima. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.

Aluno: Rafael Rosário Sanches

SILVA, S. P.; FARDIN, E.; CORRER, I.. Projeto e construção da cadeira para teste de força isométrico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.

Aluno: Rogério Fernando Fornasi

SILVA, S. P.; FARDIN, E.; CORRER, I.. Requalificação da água de descarte no processo de fabricação de suco cítrico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.

Aluno: Felipe Guilherme Guido dos Santos

SILVA, S. P.; FARDIN, E.; CORRER, I.. Teste de Rigidez em retificadora plana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.

Aluno: Rafael Cintra

SILVA, S. P.; FARDIN, E.; CORRER, I.. Aplicação da filosofia "Lean" na fabricação de componentes não seriados em uma indústria metalúrgica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.

Aluno: Izabel Cara

SILVA, S. P.; FARDIN, E.; CORRER, I.. Aplicação da filosofia 5'S em uma célula de manufatura, com propósito de alavancar a produtividade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.

Aluno: Paulo Graciliano

SILVA, S. P.; CORRER, I.; FARDIN, E.. Aplicação da metodologia seis sigma para aumento da produtividade em uma indústria metalúrgica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.

Aluno: Emerson Rangel

SILVA, S. P.; FARDIN, E.; CORRER, I.. Otimização do processo de torneamento através da técnica DOE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.

Aluno: Paulo Amaral

SILVA, S. P.; FARDIN, E.; CORRER, I.. Processo decisório multicritério para seleção de fornecedores em empresas de transformação metalmecânica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.

Aluno: Juliana Nicoletto

SILVA, S. P.; FARDIN, E.; CORRER, I.. Análise comparativa da Lei 12.619 em operadores logísticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.

Aluno: Marcelo Antunes

SILVA, S. P.; FARDIN, E.; CORRER, I.. Análise comparativa, por teste de hipótese, do processo de mandrilamento e alargamento em ferro fundido. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.

Aluno: Josie Ket

SILVA, S. P.; CORRER, I.; FARDIN, E.. Análise holística da aplicação da sustentabilidade em processos de empresa transformadora de termoplásticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.

Aluno: Marcelo Glauber

SILVA, S. P.; FARDIN, E.; CORRER, I.. Avaliação da influência dos parâmetros de processo de furação em aço SAE1045 com aplicação da ferramenta DOE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.

Aluno: Bruno Pontes

SILVA, S. P.; FARDIN, E.; CORRER, I.. Mapeamento, padronização e gerenciamento de facilidades implantadas na indústria alimentícia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira.

SILVA, S. P.; SUYAMA, D. I.; NERI, A. C.; MELCHIORI, A. P. P.; SILVEIRA, H. L.. Processo de Fabricação Mecânica. 2017. Universidade Federal de Lavras.

MAGALHAES, R. R.; SANTOS, F. L.;SILVA, S. P.; SOUZA, S. M.;BRANDAO, L.C. Processo de Fabricação Mecânica. 2016. Universidade Federal de Lavras.

NERI, A. C.; VELOSO, A. V.;SILVA, S. P.; MELCHIORI, A. P. P.; DURAO, J. R.. Desenho Técnico Assistido por Computador. 2016. Universidade Federal de Lavras.

NERI, A. C.;SILVA, S. P.; SILVA, G. A. E.; MELCHIORI, A. P. P.; DURAO, J. R.. Desenho Técnico Desenho Mecânico e Desenho Assistido por Computador. 2016. Universidade Federal de Lavras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Andréa Cristiane dos Santos Delfino

BRANDÃO, L. C.; RUBIO, J.C.C.;DELFINO, A. C. S.. Otimização de processo de honing em pinhões de direção utilizando a metodologia de superfície de resposta. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

[Nome removido após solicitação do usuário]

AZEVEDO, Mácia Xavier de;ALBERNAZ, Lister F.. Contrato Eletrônico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Eraldo Jannone da Silva

Silva, E.J.COELHO, R. T.BIANCHI, Eduardo Carlos; ABRAO, A. M.; VIEIRA, J. M.. Contribuição para a modelagem da operação de retificação cilíndrica externa de mergulho. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos (USP).

Eraldo Jannone da Silva

COELHO, R. T.Silva, Eraldo Jannone daBIANCHI, Eduardo Carlos. Contribuição para a modelagem da operação de retificação cilíndrica externa de mergulho. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos (USP).

Alexandre Mendes Abrão

SILVA, E. J.;COELHO, R. T.; BIANCHI, E. C.;ABRAO, A. M.; VIEIRA, J. M.. Contribuição para a modelagem da operação de retificação cilíndrica externa de mergulho. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

Reginaldo Teixeira Coelho

Coelho, R. T.BIANCHI, E. C.SILVA, E. J.. Estratégias de retificação centerless em peças automotivas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em engenharia mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos.

Juan Carlos Campos Rubio

CAMPOS RUBIO, J.; BRANDAO, L. C.; DELFINO, A. C. S.. Otimização do Processo de Honing em Pinhões de Direção utilizando a Metodologia da Superficie de Resposta. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Eduardo Carlos Bianchi

SILVA, Eraldo Jannone daCOELHO, Reginaldo Teixeira; Alexandre Mendes Abrão;Bianchi, E. C.; Jalon de Morais Vieira. Contribuição para a modelagem da operação de retificação cilíndrica externa de mergulho. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

Eduardo Carlos Bianchi

COELHO, Reginaldo TeixeiraSILVA, Eraldo Jannone daBianchi, E. C.. Proposta: Estudo da rigidez de processo na operação de retificaçào tangencial externa por mergulh. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Carla Cruz Rocha

MODELAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE UMA ÓRTESE DE TORNOZELO APLICADO A REABILITAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM A MARCHA COMPROMETIDA PROVENIENTE DE ACIDENTES VASCULARES ENCEFÁLICOS; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Lavras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Mohamed Zorkot

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO VIRTUAL 3D DE ÓRTESE DE TORNOZELO APLICADO A REABILITAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM MARCHA COMPROMETIDA PROVENIENTE DE ACIDENTES VASCULARES ENCEFÁLICOS; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Lavras, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Gabriel Vinicius de Oliveira

Hardware para teste de medição de força isométrica máxima; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Sandro Pereira da Silva;

Felipe Guilherme Guido dos Santos

Teste de Rigidez em retificadora plana; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Sandro Pereira da Silva;

Matheus Fett dos Prazeres

Desenvolvimento software para medição de força isométrica máxima; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Sandro Pereira da Silva;

Jose Luiz Stival Ghirardini

Aumento da produtividade aplicando a metodologia Seis Sigma; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Sandro Pereira da Silva;

Rogério Fernando Fornasi

Requalificação da água de descarte no processo de fabricação de suco cítrico; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Sandro Pereira da Silva;

Rafael Rosário Sanches

Projeto e construção da cadeira para teste de força isométrico; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Sandro Pereira da Silva;

Jamile Mariane Yanase

A automação industrial em prol da produtividade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Sandro Pereira da Silva;

Paulo Graciliano

Aplicação da metodologia seis sigma para aumento da produtividade em uma indústria metalúrgica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Sandro Pereira da Silva;

Rafael Cintra

Aplicação da filosofia "Lean" na fabricação de componentes não seriados em uma indústria metalúrgica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Sandro Pereira da Silva;

Paulo Amaral

Processo decisório multicritério para seleção de fornecedores em empresas de transformação metalmecânica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Sandro Pereira da Silva;

Emerson Rangel

Otimização do processo de torneamento através da técnica DOE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Sandro Pereira da Silva;

Izabel Cara

Aplicação da filosofia 5'S em uma célula de manufatura, com propósito de alavancar a produtividade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Sandro Pereira da Silva;

Bruno Pontes

Mapeamento, padronização e gerenciamento de facilidades implantadas na indústria alimentícia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Sandro Pereira da Silva;

Josie Ket

Análise holística da aplicação da sustentabilidade em processos de empresa transformadora de termoplásticos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Sandro Pereira da Silva;

Marcelo Glauber

Avaliação da influência dos parâmetros de processo de furação em aço SAE1045 com aplicação da ferramenta DOE; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Sandro Pereira da Silva;

Marcelo Antunes

Análise comparativa, por teste de hipótese, do processo de mandrilamento e alargamento em ferro fundido; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Sandro Pereira da Silva;

Juliana Nicoletto

Análise comparativa da Lei 12; 619 em operadores logísticos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Sandro Pereira da Silva;

Natani Silva Nogueira

Desenvolver, validar, aferir e testar método para medir a força isométrica da musculatura inferior e posterior de membros inferiores através da cadeira isométrica; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira, Faculdade Integradas Einstein Limeira; Orientador: Sandro Pereira da Silva;

Thais Cristina Duppre

Análise experimental para determinação dos parâmetros ideais do processo de fabricação de sal cálcico de ácido graxo de palma utilizando a metodologia seis sigma; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Faculdades Integradas Einsten de Limeira; Orientador: Sandro Pereira da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

[Nome removido após solicitação do usuário]

Contrato Eletrônico; 2004; 33 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Lister de Freitas Albernaz;

Eraldo Jannone da Silva

Contribuição para a modelagem da operação de retificação cilíndrica externa de mergulho; 2015; Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Mecânica) - Escola de Engenharia de São Carlos (USP),; Orientador: Eraldo Jannone da Silva;

Túlio Hallak Panzera

Otimização de processo de honing em pinhões de direção utilizando a metodologia de superfície de resposta; 2009; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João Del-Rei,; Coorientador: Túlio Hallak Panzera;

Lincoln Cardoso Brandão

Otimização de processo de honing em pinhões de direção utilizando a metodologia de superfície de resposta; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de São João del Rei,; Orientador: Lincoln Cardoso Brandão;

Reginaldo Teixeira Coelho

Estratégias de retificação centerless em peças automotivas; 2012; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de São Carlos,; Orientador: Reginaldo Teixeira Coelho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ZAMBALDI, EDIMILSON ; MAGALHÃES, RICARDO R. ; BARBOSA, BRUNO H.G. ; DA SILVA, SANDRO P. ; FERREIRA, DANTON D. . Lowcost automated control for steel heat treatments. APPLIED THERMAL ENGINEERING , v. 114, p. 163-169, 2017.

  • DA SILVA, SANDRO PEREIRA ; FILHO, SÉRGIO LUIZ MONI RIBEIRO ; BRANDÃO, LINCOLN CARDOSO . Particle swarm optimization for achieving the minimum profile error in honing process. PRECISION ENGINEERING-JOURNAL OF THE INTERNATIONAL SOCIETIES FOR PRECISION ENGINEERING AND NANOTECHNOLOGY , v. 38, p. 759, 2014.

  • SILVA, S. P. ; SILVEIRA, Z. C. ; BRANDAO, L. C. ; GALLICCHIO, L. H. . Finishing process analysis between honing and hard hobbing in pinion gears applied to a steering system. ENERGY PROCEDIA , v. 14, p. 2-8, 2012.

  • SILVA, S. P. ; BRANDAO, L.C ; PEREIRA, R.F.P. . Evaluation of Quality of Steering Systems Using the Honing Process and Surface Response Methodology. ADVANCED MATERIALS RESEARCH (ONLINE) , v. 223, p. 821-825, 2011.

  • SILVA, S. P. ; ZORKOT, M. ; DURAO, J. R. ; CASTRO, F. B. ; CAMPOS, M. S. . Desenvolvimento da cadeira isométrica acoplado a um sistema inteligente para aferição da força muscular posterior e inferior da coxa. In: ENEBI 2018 - Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica, 2018, Águas de Lindóia - SP. VI Congresso brasileiro de Engenharia Biomecânica - ENEBI, 2018. v. VI.

  • SILVA, S. P. ; BRANDAO, L.C ; FREITAS, T. C. ; MAGALHAES, R. R. ; NERI, A. C. . Aplicação do método de superfície de resposta para determinar os parâmetros ideais de processo na retificação cilíndrica tangencial externa. In: 9.Cobef 2017, 2017, Joinville - SC. Congresso brasileiro de engenharia de fabricação, 2017.

  • SILVA, S. P. ; ZORKOT, M. ; ROCHA, C. C. ; CARVALHO, D. O. ; LIMA NETO, A. C. . Projeto e desenvolvimento de uma cadeira isométrica para aferição da força do grupo muscular posterior e inferior da coxa. In: V Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia / X Simpósio de Engenharia Biomédica, 2017, Uberlândia. V Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia / X Simpósio de Engenharia Biomédica, 2017. v. V.

  • SILVA, S. P. ; ZORKOT, M. ; CARVALHO, D. O. ; ROCHA, C. C. ; LIMA NETO, A. C. . Hardware e software para aplicação em cadeira de aferição da força isométrica. In: V Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia / X Simpósio de Engenharia Biomédica, 2017, Uberlândia. V Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia / X Simpósio de Engenharia Biomédica, 2017. v. V.

  • LEOPOLDO, C. O. ; CODO, C. R. B. ; FONTEBASSO, J. K. ; CODO, M. ; SILVA, S. P. . Análise holística da aplicação da sustentabilidade em processos de empresa transformadora de termoplásticos.. In: VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014, Uberlândia. VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014.

  • CODO, M. ; GREGORIO, D. ; CODO, C. R. B. ; LEOPOLDO, C. O. ; SILVA, S. P. . Modelo 3D de hélice (rotor) baseada na observação da natureza. In: VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014, Uberlândia. VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014.

  • SILVA, S. P. ; ZUNTINI, A. ; GHIRARDINI, J. L. ; DUPPRE, T. C. . Análise experimental para determinação dos parâmetros ideais do processo de fabricação de sal cálcico de ácido graxo de palma utilizando a metodologia seis sigma. In: XXXIV Encontro nacional de engenharia de produção, 2014, Curitiba - PR. XXXIV Encontro nacional de engenharia de produção - ENEGEP, 2014.

  • SILVA, S. P. ; BRANDAO, L. C. ; LEOPOLDO, C. O. ; FONTEBASSO, J. K. ; SOUZA, L. M. . Análise estatítica simples com teste de hipótese para comparação da qualidade dos processos de usinagem por fresamento e honing.. In: XXXIV Encontro nacional de engenharia de produção, 2014, Curitiba - PR. XXXIV Encontro nacional de engenharia de produção - ENEGEP, 2014.

  • SILVA, S. P. ; OLIVEIRA, J. A. ; RIBEIRO FILHO, S. L. M. ; MACIEL, D. T. ; BRANDÃO, LINCOLN CARDOSO . Estudo do processo de furação profunda com brocas helicoidais no aço AISI H13 endurecido. In: VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014, Uberlândia. VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014. v. VIII.

  • SILVA, S. P. ; BRANDAO, L.C ; LEOPOLDO, C. O. ; FONTEBASSO, J. K. ; SOUZA, L. M. . Análise do acabamento baseado nos erros de forma em pinhões de sistemas de direção. In: In: III Congressos das Engenharias de Universidade Federal de São João Del Rei - COEN, 2013, São João del Rei. III Congressos das Engenharias de Universidade Federal de São João Del Rei - COEN. São João Del Rei: da UFSJ, 2013. v. III. p. 33-42.

  • SILVA, S. P. ; BRANDAO, L. C. ; Rafael Pereira ; ABREU, G.A. . Estudo do tratamento térmico horizontal por indução de cremalheiras do mecanismo de direção hidráulico. In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2011, Caxias do Sul. COBEF. São Paulo: Editora da ABCM, 2011. v. 1. p. 1-6.

  • SILVA, S. P. ; GALLICCHIO, L. H. ; PEREIRA, R.F.P. ; BRANDAO, L. C. . Análise da influência dos parâmetros de dressagem na qualidade de eixos de entrada utilizando superfície de resposta. In: XI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Industrial, 2011, Porto Alegre - RS. XI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Industrial, 2011.

  • SILVA, S. P. ; SILVEIRA, Z. C. ; GALLICCHIO, L. H. . Metodologia seis sigma aplicada à redução do refugo no processo de conformação a frio, para sistemas de direção automotiva. In: XXXI Encontro nacional de engenharia de produção, 2011, Belo Horizonte - MG. XXXI Encontro nacional de engenharia de produção - ENEGEP, 2011.

  • SILVA, S. P. ; BRANDAO, L. C. ; SOUZA, M. S. ; RIBEIRO FILHO, S. L. M. ; OLIVEIRA, J. A. . Análise de um sistema ecológico universal de qualificação do fluído refrigerante em operações de retificação. In: XI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Industrial, 2011, Porto Alegre - RS. XI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Industrial.

  • SILVA, S. P. ; BRANDAO, L. C. ; PEREIRA, R. ; ABREU, G.A. . Estudo comparativo entre os processos de indução vertical e horizontal em cremalheiras de sistemas de direção. In: V Conferência Brasileira sobre Temas de Tratamento Térmico, 2010, Atibaia. Metallum - Eventos Técnicos e Científicos, 2010. v. 1. p. 1-12., 2010.

  • SILVA, S. P. ; BRANDAO, L. C. ; PEREIRA, R. ; ABREU, G.A. . Machining Optimization of Sleeve and Valves of Hydraulic Steering System.. In: The 2010 International Conference of Manufacturing Engineering and Engineering Management, 2010, Londres. IAENG, 2010. v. 1. p. 10-16., 2010.

  • SILVA, S. P. ; BRANDAO, L. C. ; PEREIRA, R. ; ABREU, G.A. . Investigation of dressing conditions using diamond pyramid and conglomerate dresser in through-feed centerless grinding. In: 1st International Conference of Sustainable Life In Manufacturing (SLIM 2010), 2010, Egidir. ISPARTA-TURKEY : Suleyman Demirel University, 2010. v. 1. p. 1-7., 2010.

  • SILVA, S. P. ; BRANDAO, L. C. ; PEREIRA, R. ; ABREU, G.A. . A metodologia seis sigma aplicada à redução do refugo de cremalheiras para sistemas de direção.. In: ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2010, São Carlos. ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2010.

  • SILVA, S. P. ; BRANDAO, L. C. ; PEREIRA, R. ; ABREU, G.A. . Avaliação da retornabilidade em sistemas de direção utilizando o processo honing. In: USINAGEM 2010, 2010, São Paulo. USINAGEM 2010, 2010. v. 1. p. 1-10.

  • BORBA, R. B. ; SILVA, S. P. ; BRANDAO, L. C. ; ABREU, G.A. . Acabamento da liga de alumínio SAE 306 utilizada em carcaças de sistemas de direção. In: USINAGEM 2010, 2010, São Paulo. USINAGEM 2010. São Paulo: Aranda, 2010. v. 1. p. 21-30.

  • SILVA, S. P. ; BRANDAO, L. C. ; LIMA, P. C. ; ABREU, G.A. . O processo de acabamento em pinhões de sistemas de direção. In: COBEF - Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2009, Belo Horizonte. COBEF - Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação. São Paulo: ABCM - Associação Brasileira de Ciências Mecânicas, 2009. v. 1. p. 11-20.

  • SILVA, S. P. ; BRANDAO, L. C. ; BORBA, R. . Analysis of induction in the process of components of aluminum. In: 20th International Congress of Mechanical Engineering, 2009, Gramado,. 20th International Congress of Mechanical Engineering. São Paulo: Associação Brasileira de Ciências Mecânicas, 2009. v. 1. p. 1-10.

  • VIOLIN, I. C. A. C. ; ALMEIDA, R. J. ; SILVA, S. P. ; BRANDAO, L. C. . A filosofia 5's aplicada em uma indústria do ramo de autopeças como propulsora do aumento da produtividade.. In: Congreso Brasileiro de Engenharia de Fabricação, 2015, Salvador. Congreso Brasileiro de Engenharia de Fabricação - 8° COBEF, 2015.

  • SILVA, S. P. ; ANTUNES, M. ; GOBATO, N. C. . Análise comparativa, por teste de hipótese tipo 'T', do processo de mandrilamento e alargamento em ferro fundido. In: XI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Industrial, 2014, Uberlândia. XI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Industrial, 2014.

  • SILVA, S. P. ; DURAO, J. R. ; NERI, A. C. ; SILVA, A. P. ; ZORKOT, M. . INVESTIGATION OF DRESSING CONDITIONS USING DIAMOND PYRAMID AND CONGLOMERATE DRESSER IN THROUGH-FEED CENTERLESS GRINDING. International Journal of Mechanics and Materials in Design , 2018.

  • SILVA, S. P. ; DURAO, J. R. ; NERI, A. C. ; SILVA, A. P. ; ZORKOT, M. . CONTRIBUTION IN THE DEVELOPMENT OF THE 3D HELIX MODEL BASED ON THE OBSERVATION OF NATURE. Journal of Manufacturing Processes , 2018.

  • SILVA, S. P. ; DURAO, J. R. ; NERI, A. C. ; SILVA, A. P. ; ZORKOT, M. . THE LUBRI-REFRIGERANT EFFECT IN THE OPERATION OF TURNING WHEN USED MINIMUM FLUID QUANTITY (MFQ). International Journal of Mechanics and Materials in Design , 2018.

  • SILVA, S. P. ; MAGALHAES, R. R. ; NERI, A. C. ; CASTRO, J. O. ; MOURA, G. B. . Lean design combined tool for machining of steering system components. Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research , 2017.

  • SILVA, S. P. . Evolução do sistema produtivo, um enfoque prático. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, S. P. . Processo de fabricação com ênfase em manufatura enxuta. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, S. P. ; DURAO, J. R. ; RESENDE, U. ; VICTA, J. F. M. . Desenvolvimento Rim Biônico - Artificial. 2018.

SILVA, S. P. ; ZORKOT, M. ; DURAO, J. R. ; LIMA NETO, A. C. . Desenvolvimento de equipamento para aliviar a restrição de marcha: suspensão humana inteligente para auxiliar na reabilitação motora. 2018.

SILVA, S. P. ; LIMA, P. C. . PROCESSO PARA ACABAMENTO DE PINHOES DE SISTEMAS DE DIREÇAO NO CONCEITO DE HONING. 2009.

SILVA, S. P. ; GALLICCHIO, L. H. . Desenvolvimento de mecanismos de transmissão elétrico aplicado em sistemas de direção veicular. 2015.

SILVA, S. P. ; DURAO, J. R. ; OLIVEIRA, A. . A jornada de um Engenheiro de Produção. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Rigidez Processo de Fabricação - Cunha Indefinida de Corte, Descrição: Apesar de muitas pesquisas serem direcionadas em retificação, ainda existem lacunas a serem exploradas na compreensão da rigidez do processo em especial na separação das deformações de contato entre ferramenta abrasiva, sistemas de fixações e na própria peça obra. Tal compreensão tem como objetivo a redução do tempo de processo mantendo os padrões de qualidade requeridos em desenho de produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Sandro Pereira da Silva - Coordenador / Lincoln Cardoso Brandão - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2016 - Atual

    Bioengenharia Aplicada a Reabilitação Humana - BERH, Descrição: O projeto em bioengenharia aplicada a reabilitação humana surge com a missão de desenvolver pesquisas e protótipos a baixo custo, através de sistemas eletromecânicos integrados em órteses e afins para auxiliar indivíduos com necessidades especiais. Atualmente existem modelos adaptáveis e com bom desempenho, entretanto nem sempre são acessíveis a população de baixa renda. Neste sentido o projeto de pesquisa nesta grande área de conhecimento além de desenvolver e aprimorar modelos voltados à reabilitação humana, visa torná-lo mais acessíveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) . , Integrantes: Sandro Pereira da Silva - Coordenador / Lincoln Cardoso Brandão - Integrante / Antonio Carlos Néri - Integrante / Mohamed Zorkot - Integrante / Laiz Helena de Castro Toledo Guimarães - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2018 - 2018

    Biomaker Battle, Descrição: Competição científica que busca a aplicação de projetos e pesquisas em inovação e empreendedorismo. Oportunidade de ir além das bancadas do laboratório e se envolver com a Cultura Maker e o universo de Startup's.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (50) . , Integrantes: Sandro Pereira da Silva - Coordenador / Joelma Rezende Durão - Integrante / Mohamed Zorkot - Integrante / Carla Cruz Rocha - Integrante / Antonio Carlos Lima Neto - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Desenvolvimento de Hardware para o auxílio de marcha comprometida por um AVC, Descrição: O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é uma das principais causas de morte e de sequelas. A doença cerebrovascular atinge 16 .milhões de pessoas ao redor do globo a cada ano e dessas, seis milhões morrem. Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a adoção de medidas urgentes para a prevenção e tratamento da doença (BRASIL, 2012). Pode-se citar dentre os disturbios pós AVC, a alteração de funções motoras, a qual está incluso a alteração do tonus que se torna baixo e impossibilitando o início do movimento, levando a ausência da consciencialização e de perda de padrões de movimento do hemicorpo afectado, bem como a padrões inadequados do lado não afetado (BOBATH,1990). Surge, então, a necessidade de pesquisas e desenvolvimentos de sistemas eletromecânicos que possam auxiliar indivíduos com tais dificuldades. Neste sentido, a proposta de estudo nesta pesquisa é desenvolver um sistema de aquisição de sinais musculares de membros não afetadas, que após processados sejam transferidos com um delay para um sistema de içamento de pessoas com comprometimento de marcha, através de sistemas embarcados, com interface homem máquina de biofeedback acoplado a um eletromiógrafo. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sandro Pereira da Silva - Coordenador / Ricardo Rodrigues Magalhães - Integrante / Joelma Rezende Durão - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Desenvolvimento de equipamento para aliviar a restrição de marcha: suspensão humana inteligente para auxiliar na reabilitação motora, Descrição: O uso do Suporte de Peso Corporal (SPC) possibilita a reabilitação da marcha de indivíduos por meio da sustentação parcial do seu peso sobre os membros inferiores. Existem diversas causas para a anormalidade na marcha. Dentre elas, é possível citar o acidente vascular encefálico (AVE), em que cerca de 40% a 50% dos indivíduos que sofrem AVE chegam ao óbito em aproximadamente um período de seis meses, e a maioria dos sobreviventes exibirá deficiências neurológicas significativas, tornando, assim, o AVE a primeira causa de incapacidade funcional observada no mundo. Essas deficiências incapacitam o indivíduo ao comportamento motor normal devido ao dano no sistema nervoso central, que altera a capacidade integrativa do cérebro. O uso do SPC possibilitará a reabilitação da marcha de indivíduos por meio da sustentação parcial do seu peso sobre os membros inferiores. O projeto desenvolvido no conceito de bioengenharia aplicada à reabilitação humana visa a criação de um sistema inteligente, de custo mais reduzido, capaz de reconhecer padrões de comportamento no desenvolvimento do processo de marcha a indivíduos que tiveram a marcha comprometida em razão de causas acidentais ou fisiológicas. Esse sistema inteligente baseia-se no desenvolvimento de um Suporte de Peso Corporal (SPC) com tecnologia inteligente embarcada, acoplado a esteiras eletromecânicas, para pacientes com deficiência de marcha. A meta é torná-los apto a desenvolver a marcha normalmente. Os modelos existentes que atendem à essa demanda são de custo elevado e totalmente dependentes de ajustes manuais, muitas vezes imprecisos. O projeto a ser desenvolvido visa preencher essa lacuna, sendo um equipamento de baixo custo, portanto com maior amplitude de alcance as camadas da sociedade de baixa renda, com tecnologia inteligente que permita maior retorno no desempenho da marcha, a concepção do SPC pode ser exemplificada por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=wVOZ8gdgLSw onde tem-se mais claro a aplicação, abrangência e importância do projeto de pesquisa. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Sandro Pereira da Silva - Coordenador / Ricardo Rodrigues Magalhães - Integrante / Joelma Rezende Durão - Integrante / Bruno Henrique Groenner Barbosa - Integrante / FERREIRA, DANTON D. - Integrante.

  • 2017 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO VIRTUAL 3D DE ÓRTESE DE TORNOZELO APLICADO A REABILITAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM A MARCHA COMPROMETIDA PROVENIENTE DE ACIDENTES VASCULARES ENCEFÁLICOS, Descrição: De acordo com a Organização Mundial de Saúde(OMS), o Acidente Vascular Encefálico (AVE), também conhecido como derrame, é uma das principais responsáveis de sequelas no Brasil e no mundo. A nível mundial, a doença atinge 16 milhões de pessoas a cada ano. Baseado nestes dados, o projeto de pesquisa visa o desenvolvimento de uma estratégia adaptativa, através das ciências exatas, para indivíduos que apresentam comprometimento motor proveniente do acidente. Prevendo melhoria nas condições de vida deste, propõe-se então o desenvolvimento de uma órtese para a execução da marcha, reduzindo os impactos causados pelo acidente. A estratégia é formulada no desenvolvimento de uma órtese adaptada ao tornozelo humano, que permita ao indivíduo, melhorar seu desempenho ao locomover-se. Esse ganho pode ser parcial ou total sob auxílio do sistema adaptado a órtese. Tal fato torna-se possível quando a órtese for acoplando fisicamente ao dispositivo eletromecânico com capacidade de assimilar, através de sensores elétricos, os movimentos da perna não afetada pelo AVE e reproduzir os mesmos sinais ao lado com déficit. À medida que a órtese esteja exercendo sua devida funcionalidade, é previsto que, em decorrência do estímulo muscular possibilitado pela mesma, o indivíduo seja cada vez menos dependente do aparelho motor e, consequentemente, apresente progresso nas condições do seu sistema motor, promovendo então a reintegração do indivíduo ao convívio social.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sandro Pereira da Silva - Coordenador / Ricardo Rodrigues Magalhães - Integrante / Joelma Rezende Durão - Integrante.

  • 2018 - 2018

    Biomaker Battle, Descrição: Competição científica que busca a aplicação de projetos e pesquisas em inovação e empreendedorismo. Oportunidade de ir além das bancadas do laboratório e se envolver com a Cultura Maker e o universo de Startup's.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (50) . , Integrantes: Sandro Pereira da Silva - Coordenador / Joelma Rezende Durão - Integrante / Mohamed Zorkot - Integrante / Carla Cruz Rocha - Integrante / Antonio Carlos Lima Neto - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Desenvolvimento de equipamento para aliviar a restrição de marcha: suspensão humana inteligente para auxiliar na reabilitação motora, Descrição: O uso do Suporte de Peso Corporal (SPC) possibilita a reabilitação da marcha de indivíduos por meio da sustentação parcial do seu peso sobre os membros inferiores. Existem diversas causas para a anormalidade na marcha. Dentre elas, é possível citar o acidente vascular encefálico (AVE), em que cerca de 40% a 50% dos indivíduos que sofrem AVE chegam ao óbito em aproximadamente um período de seis meses, e a maioria dos sobreviventes exibirá deficiências neurológicas significativas, tornando, assim, o AVE a primeira causa de incapacidade funcional observada no mundo. Essas deficiências incapacitam o indivíduo ao comportamento motor normal devido ao dano no sistema nervoso central, que altera a capacidade integrativa do cérebro. O uso do SPC possibilitará a reabilitação da marcha de indivíduos por meio da sustentação parcial do seu peso sobre os membros inferiores. O projeto desenvolvido no conceito de bioengenharia aplicada à reabilitação humana visa a criação de um sistema inteligente, de custo mais reduzido, capaz de reconhecer padrões de comportamento no desenvolvimento do processo de marcha a indivíduos que tiveram a marcha comprometida em razão de causas acidentais ou fisiológicas. Esse sistema inteligente baseia-se no desenvolvimento de um Suporte de Peso Corporal (SPC) com tecnologia inteligente embarcada, acoplado a esteiras eletromecânicas, para pacientes com deficiência de marcha. A meta é torná-los apto a desenvolver a marcha normalmente. Os modelos existentes que atendem à essa demanda são de custo elevado e totalmente dependentes de ajustes manuais, muitas vezes imprecisos. O projeto a ser desenvolvido visa preencher essa lacuna, sendo um equipamento de baixo custo, portanto com maior amplitude de alcance as camadas da sociedade de baixa renda, com tecnologia inteligente que permita maior retorno no desempenho da marcha, a concepção do SPC pode ser exemplificada por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=wVOZ8gdgLSw onde tem-se mais claro a aplicação, abrangência e importância do projeto de pesquisa. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Sandro Pereira da Silva - Coordenador / Ricardo Rodrigues Magalhães - Integrante / Joelma Rezende Durão - Integrante / Bruno Henrique Groenner Barbosa - Integrante / FERREIRA, DANTON D. - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Desenvolvimento de Hardware para o auxílio de marcha comprometida por um AVC, Descrição: O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, é uma das principais causas de morte e de sequelas. A doença cerebrovascular atinge 16 .milhões de pessoas ao redor do globo a cada ano e dessas, seis milhões morrem. Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a adoção de medidas urgentes para a prevenção e tratamento da doença (BRASIL, 2012). Pode-se citar dentre os disturbios pós AVC, a alteração de funções motoras, a qual está incluso a alteração do tonus que se torna baixo e impossibilitando o início do movimento, levando a ausência da consciencialização e de perda de padrões de movimento do hemicorpo afectado, bem como a padrões inadequados do lado não afetado (BOBATH,1990). Surge, então, a necessidade de pesquisas e desenvolvimentos de sistemas eletromecânicos que possam auxiliar indivíduos com tais dificuldades. Neste sentido, a proposta de estudo nesta pesquisa é desenvolver um sistema de aquisição de sinais musculares de membros não afetadas, que após processados sejam transferidos com um delay para um sistema de içamento de pessoas com comprometimento de marcha, através de sistemas embarcados, com interface homem máquina de biofeedback acoplado a um eletromiógrafo. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sandro Pereira da Silva - Coordenador / Ricardo Rodrigues Magalhães - Integrante / Joelma Rezende Durão - Integrante.

  • 2017 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO VIRTUAL 3D DE ÓRTESE DE TORNOZELO APLICADO A REABILITAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM A MARCHA COMPROMETIDA PROVENIENTE DE ACIDENTES VASCULARES ENCEFÁLICOS, Descrição: De acordo com a Organização Mundial de Saúde(OMS), o Acidente Vascular Encefálico (AVE), também conhecido como derrame, é uma das principais responsáveis de sequelas no Brasil e no mundo. A nível mundial, a doença atinge 16 milhões de pessoas a cada ano. Baseado nestes dados, o projeto de pesquisa visa o desenvolvimento de uma estratégia adaptativa, através das ciências exatas, para indivíduos que apresentam comprometimento motor proveniente do acidente. Prevendo melhoria nas condições de vida deste, propõe-se então o desenvolvimento de uma órtese para a execução da marcha, reduzindo os impactos causados pelo acidente. A estratégia é formulada no desenvolvimento de uma órtese adaptada ao tornozelo humano, que permita ao indivíduo, melhorar seu desempenho ao locomover-se. Esse ganho pode ser parcial ou total sob auxílio do sistema adaptado a órtese. Tal fato torna-se possível quando a órtese for acoplando fisicamente ao dispositivo eletromecânico com capacidade de assimilar, através de sensores elétricos, os movimentos da perna não afetada pelo AVE e reproduzir os mesmos sinais ao lado com déficit. À medida que a órtese esteja exercendo sua devida funcionalidade, é previsto que, em decorrência do estímulo muscular possibilitado pela mesma, o indivíduo seja cada vez menos dependente do aparelho motor e, consequentemente, apresente progresso nas condições do seu sistema motor, promovendo então a reintegração do indivíduo ao convívio social.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sandro Pereira da Silva - Coordenador / Ricardo Rodrigues Magalhães - Integrante / Joelma Rezende Durão - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Lavras, Departamento de Engenharia, Engenharia Mecânica. , Av. Doutor Sylvio Menicucci, 1001, Kennedy, 37200000 - Lavras, MG - Brasil, Telefone: (35) 38291485, Ramal: 1485, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal de Lavras

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Adjunto A no departamento de engenharia - DEG da Universidade Federal de Lavras - UFLA. Habilitação em Desenho Técnico e Processos de Fabricação - transformação metal mecânica.

  • 2006 - 2014

    TRW Automotive Ltda.

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor de Engenharia de Manufatura, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    ? Elaboração de processos de fabricações, desenvolvimentos de ferramental e para confecção e controle de produtos; ? Try-Out de protótipos e controle de produtos de produção seriada, análise de demanda e programação de linhas de produção; ? Conhecimentos profundos em Processos de Montagens, Usinagem, Processos Especiais (Tratamento Térmico (Indução e Resistência) e Solda; ? Métodos de trabalho (Fluxo de uma peça, Produção enxuta (Lean Manufacture), O. E. (Operation Excellence) etc.), com ênfase em melhorias contínuas de equipamentos e processos; ? Realização de Workshop (Kaizen) nas linhas de produção para otimizar a produtividade e desempenho; ? Utilização da metodologia 6 Sigma para resolução de problemas de qualidade, ferramentas de medição e levantamento de dados (FMEA, Espinha de Peixe, Árvore de Falhas, Controles Estatísticos de Processo, Ações Preventivas e Corretivas (8D)); ? Auditorias e acompanhamentos de processos, Sistemas, Poka-Yoke?s; ? Logística, desempenho junto a programação de linha e entrega aos clientes; ? Desenvolvimento de Produto e Aplicação, validação experimental e no cliente; Atuando no departamento de Engenharia de Manufatura: ? Coordenação de equipe para desenvolvimento do processo de fabricação de novos produtos; ? Fui responsável por desenvolvimento de linhas de montagem e usinagem de componetes de suspensão e direção; ? Coordenação desenvolvimento de protótipos, amostras e lotes iniciais de produção; ? Participação em trabalhos de melhoria contínua aplicando lean manufacturing, promovendo alterações de processo objetivando ganhos de tempo, modificação de lay-out, otimização de processos; ? Projeto de dispositivos e ferramentas para usinagem e montagem utilizando softwares como Pro-e e Auto-Cad; ? Responsavel pelo levantamento de dados de capacidade fabril instalada e avaliação da necessidade de ampliação desta capacidade; ? Contato direto com cliente: report do status de projeto, acompanhamento em auditorias para vali

  • 2001 - 2006

    TRW Automotive Ltda.

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor de Produção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Responsável pela fabricação de sistemas de direções para carros de passeio. Sob responsabilidade de 180 mão de obras diretas e 10 diretas. Vasto conhecimento em toda dinâmica de fábrica com processos especiais e gestão de qualidade.

  • 1997 - 2001

    TRW Automotive Ltda.

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Líder de Produção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Lider de Produção, responsável pela fabricação de caixas de direções para caminhões.

  • 1996 - 1997

    TRW Automotive Ltda.

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auditor de Qualidade, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Auditor de Qualidade para os processos de fabricações de sistemas de direções. Aplicando auditorias de 2° parte as normas ISO TS 16949, (Antiga QS9000). ISO 9001, ISO 14000.

  • 1991 - 1996

    TRW Automotive Ltda.

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Ferramenteiro, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Corte, dobra, repuxo. Manutenção de dispositivos e construção de novos meios de controle para suportar produção.

  • 2011 - 2015

    Faculdades Integradas Einsten de Limeira

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20

  • 2007 - 2010

    Centro Universitário de Lavras

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador Engenharia, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Coordenador dos cursos de engenharia Civil e Engenharia de Produção. Docente das disciplinas de Introdução a Engenharia de Produção, Introdução a Engenharia Civil e Engeharia de Produção, Engenharia de Fabricação Mecânica, Inovação Tecnológica e Desenho Arquitetônico.

  • 2011 - 2012

    Universidade Paulista

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor universitário no curso de Engenharia de Automação, responsável pelas disciplinas de Pneumática e Hidráulica.

  • 2015 - 2015

    Centro Universitário Senac

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor no curso de Pós-Graduação em Sistemas de Gestão integrada lecionando as disciplinas Fundamentos da Qualidade e Gestão da Qualidade.

  • 2014 - 2014

    Centro Universitário Senac

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor no curso de Pós-Graduação em Sistemas de Gestão integrada lecionando as disciplinas Fundamentos da Qualidade e Gestão da Qualidade.

  • 2005 - 2006

    Centro Universitário Senac

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9

    Outras informações:
    Professor de Logistica Integrada e Planejamento e Controle e Produção.

  • 2003 - 2003

    SENAI - A. Jacob Lafer

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Técnico, Carga horária: 14

    Outras informações:
    Professor de Metrologia e Desenho Técnico Mecânico I

  • 2011 - 2015

    MMF Engenharia e Segurança do Trabalho Ltda. - ME

    Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Engenheiro Civil, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Atuação como prestador de serviços na MMF Engenharia e Segurança do Trabalho Ltda. ? ME sob o CNPJ 17.111.551/0001-25 tendo como principais responsabilidades: ? Planejar, organizar, executar e controlar projetos na área da construção civil, realizar investigações e levantamentos técnicos, definir metodologia de execução, revisar e aprovar projetos, especificar equipamentos, materiais e serviços. ? Realizar projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações prediais hidráulico sanitárias. ? Orçar a obra, compor custos unitários de mão de obra, equipamentos, materiais e serviços, apropriar custos específicos e gerais da obra. ? Executar obra de construção civil, controlar cronograma físico e financeiro da obra, fiscalizar obras, supervisionar segurança e aspectos ambientais da obra. ? Prestar consultoria técnica, periciar projetos e obras (laudos e avaliações), avaliar dados técnicos e operacionais, programar inspeção preventiva e corretiva e avaliar relatórios de inspeção. ? Controlar a qualidade da obra, aceitar ou rejeitar materiais e serviços. ? Elaborar normas e documentação técnica, procedimentos, projetos prediais e especificações técnicas.