Michel Rômulo dos Santos Couto

Michel Couto é Tecnólogo de Gestão Ambiental e Técnico em Pesca. Tem experiência na área de pesca industrial e Monitoramento Ambiental Oceanográfico. Começou como observador de bordo em 2000 e trabalhou por 8 anos em navios nacionais e estrangeiros participando em numerosas viagens em embarcações de pesca pelágica e demersal. De 2008 a 2012, trabalhou como Técnico de Projeto do Grupo de Estudos Pesqueiros do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar), da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - Itajaí / SC, onde atuou por três anos em pesquisa de campo do setor de pesca industrial de SC, assistência e apoio logístico aos programas de observadores de pesca nacional e local. De 2012 a 2015 , trabalhou como técnico ambiental, compondo equipe técnica em navios oceanográficos de monitoramento ambiental no setor de petróleo e gás. No mesmo ano retornou a trabalhar como observador científico na pesca.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental

2009 - 2011

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Curso técnico/profissionalizante

1998 - 2000

Escola Técnica Federal do Pará

Formação complementar

2009 - 2009

2ºCurso de Capacitação de Observadores Científicos. (Carga horária: 40h). , CONVÊNIO SEAP/PR/ UNIVALI, SEAP/PR/UNIVALI, Brasil.

2009 - 2009

Capacitação de Observadores Científicos. (Carga horária: 48h). , CONVÊNIO SEAP/PR/ UNIVALI, SEAP/PR/UNIVALI, Brasil.

2007 - 2007

Especializ p/ Observadores de Bordo-Aves Marinhas. (Carga horária: 16h). , Projeto Albatroz, PROJETO ALBATROZ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Monitoramento Ambiental Oceanográfico.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Monitoramento Pesqueiro.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Recursos Pesqueiros Marinhos.

Organização de eventos

WAHRLICH, R. ; LOPES, F. R. A. ; BAIL, G. C. ; COUTO, MICHEL R. S. . Curso de Capacitação de Observadores Científicos. 2009. (Outro).

WAHRLICH, R. ; LOPES, F. R. A. ; BAIL, G. C. ; COUTO, MICHEL R. S. . 2º Curso de Capacitação de Observadores Científicos. 2009. (Outro).

SANTANA, João Vicente Mendes ; COUTO, MICHEL R. S. ; e outros . I Fórum de Debate Sobre Pesca e Aquicultura. 1999. (Outro).

Participação em eventos

II Simpósio Internacional de Aquicultura e Pesca do Brasil.Análise Preliminar das Operações da Frota Industrial de Potes nas Regiões Sudeste e Sul do Brasil. 2011. (Simpósio).

XIV Congresso Latino Americano de Ciências do Mar. Análise Preliminar das Operações da Frota Industrial de Potes nas Regiões Sudeste e Sul do Brasil. 2011. (Congresso).

XIV Congresso Latino Americano de Ciências do Mar. Monitoramento da Pesca Industrial Através de Observadores Científicos. 2011. (Congresso).

XIV Congresso Latino Americano de Ciências do Mar. Dez Anos do Programa de Observadores de Bordo na Frota Arrendada - PROA. 2011. (Congresso).

FEIRA INTERNACIONAL DA PESCA E AQUICULTURA.HISTÓRICO DE MONITORAMENTO DO PROGRAMA DE OBSERVADORES DE BORDO NAS FROTAS DO SUDESTE E SUL DO BRASIL. 2010. (Outra).

FEIRA INTERNACIONAL DA PESCA E AQUICULTURA.TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO PESQUEIRA INDUSTRIAL EM SANTA CATARINA NO NOVO MILÊNIO (2000 ? 2009). 2010. (Outra).

FEIRA INTERNACIONAL DA PESCA E AQUICULTURA.MONITORAMENTO DA PESCA COSTEIRA INDUSTRIAL POR OBSERVADORES CIENTÍFICOS. 2010. (Outra).

FEIRA INTERNACIONAL DA PESCA E AQUICULTURA.IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE COLETA DE DADOS A BORDO DAS EMBARCAÇÕES ARRENDADAS ATRAVÉS DE OBSERVADORES. 2010. (Outra).

2º Curso de Capacitação de Observadores Científicos.Atividades. 2009. (Outra).

2º Curso de Capacitação de Observadores Científicos.Procedimentos Gerais. 2009. (Outra).

2º Curso de Capacitação de Observadores Científicos.Amostragem a bordo das embarcações de Cerco. 2009. (Outra).

A Pesca Oceânica e a Segurança no Mar - AQUATRANS V. 2009. (Seminário).

Curso de Capacitação de Observadores Científicos.Amostragem a bordo das embarcações de polvo. 2009. (Outra).

Curso de Capacitação de Observadores Científicos.Procedimentos Gerais. 2009. (Outra).

Programa de Treinamento Ambiental dos Trabalhadores da Petrobras.Programa de Observadores de Bordo do Projeto Albatroz. 2008. (Outra).

Curso de Programas de Observadores de Bordo com ênfase nas atividades a bordo do Projeto Albatroz.Observadores de Bordo. 2007. (Outra).

Curso de Programas de Observadores de Bordo com ênfase nas atividades a bordo do Projeto Albatroz.Associação Brasileira de Observadores de Bordo. 2007. (Outra).

I Fórum de Debate Sobre Pesca e Aquicultura. 1999. (Outra).

XI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca e I Congresso Latino Americano de Engenharia de Pesca. 1999. (Congresso).

4º Congresso de Ecologia do Brasil. 1998. (Congresso).

V Encontro Nacional de Educação Ambiental em Áreas de Manguezal. 1998. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • COUTO, MICHEL R. S. . Procedimentos de registro de dados de pesca: Capturas das espécies-alvo; Captura da fauna acompanhante e incidental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COUTO, MICHEL R. S. . Procedimentos Gerais & Amostragem a bordo das embarcações de polvo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COUTO, MICHEL R. S. . Atividades. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COUTO, MICHEL R. S. . Programa de Observadores de Bordo do Projeto Albatroz. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COUTO, MICHEL R. S. . Associação Brasileira de Observadores de Bordo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2016

Centro Nacional de Pesq. e Cons. da Biodivers. Marinha do Sudeste e Sul

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador Científico, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto - Monitoramento da Biodiversidade Marinha no Sudeste e Sul do Brasil -Trabalho a bordo nas modalidades de pesca de Emalhe e Arrasto de parelha; - Registro das operações de pesca; - Identificação das espécies capturadas; - Biometria de elasmobrânquios ameaçados de extinção - Características da embarcação; - Coleta de dados bióticos e abióticos; -Relatório técnico

2015 - 2015

Gardline Marine Sciences do Brasil SA

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Técnico de Operações, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realizou uma viagem, compondo a equipe técnica no setor operacional de convés (Deckhand), a bordo de navio oceanográfico onde realizava lançamento e recolhimento dos equipamentos oceanográficos, registros de uso e necessidade de manutenção dos mesmos (Box Corer, van Veen, Rossete/CTD e garrafas de coleta de água dos tipos Go-Flo e Niskin).

2015 - 2015

Astramaris Consultoria, Vistorias e Treinamentos

Vínculo: Contrato de trabalho, Enquadramento Funcional: Técnico Ambiental, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
I) Como Deckhand leader (setor operacional de convés), onde realizava lançamento e recolhimento dos equipamentos oceanográficos, registros de uso e necessidade de manutenção dos mesmos (Drop Câmera, Box Corer, Rossete, CTD, garrafas de coleta de água do tipo Go-Flo). Elaborou procedimentos operacionais; realizou confeção de terminação de cabo de aço do tipo mecânico e eletromecânico; II) Laboratorista, onde realizava descontaminação de instrumentos do Laboratório; medição de pH e Oxigênio Dissolvido de amostras de água (com instrumentos de bancada HANNA); coleta de amostras de plâncton, água e sedimento; processamento (filtração) de clorofila; coleta e preservação de bacterioplâncton; armazenamento das amostras; III) Atuou como Trainee de laboratório e operador de guincho.

2014 - 2014

PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS E CONSULTORIAS INDEPENDENTES

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Observador Científico

Outras informações:
I) Universidade do Vale do Itajaí ? UNIVALI, como observador científico, onde realizou uma viagem em barco de cerco, no período de 25 a 30 de Outubro de 2014, com o objetivo de coletar informações e amostras de Sardinha-verdadeira (S. brasiliensis); II) Universidade do Vale do Itajaí ? UNIVALI, como observador científico no Projeto ?Inovação e Interdisciplinaridade aplicadas à gestão e ao desenvolvimento sustentável da indústria pesqueira marinha das regiões sudeste e sul do Brasil ? IGEPESCA?, onde realizou uma viagem em barco de arrasto duplo (de fundo), no período de 16 de Setembro a 04 de Outubro de 2014, onde acompanhou as atividades pesqueiras e realizou instalação de câmera (Trawl Camera) para filmagem da rede de pesca em operação; III) Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região SINDIPI / Universidade do Vale do Itajaí ? UNIVALI, como observador científico no ?Projeto Castanha?, onde realizou três viagens em barco de arrasto simples de fundo, no período de 16 de Julho a 02 de Setembro de 2014. Onde caracterizou esta modalidade de pesca específica para a Castanha, Umbrina canosai; realizou testes com equipamentos: 1) NOTUS (monitora abertura da rede), 2) Trawl Camera (Filmagem da rede de pesca em operação, 3) EnduroFlow? EF11 (Fluxômetro Ultrassônico, que monitora o consumo de combustível da embarcação).

2013 - 2014

BRAVANTE

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico Ambiental, Carga horária: 84, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuou na equipe técnica do setor de Survey/Deck a bordo do navio de monitoramento ambiental, onde as principais atividades exercidas foram: Preparo, operação e manutenção de equipamentos oceanográficos de coleta de amostras (Box- Corer, van Veen, Rossete, Garrafas Niskin e Go-flo, Drop Câmera, Multinet, Redes para plânctons). Controle e organização de materiais e insumos essenciais aos trabalhos. Catalogação e descrição operacional dos equipamentos. Auxílio na rotina de coleta do laboratório.

2013 - 2013

Consórcio Brasbunker/Ambipetro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico Ambiental, Carga horária: 84, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuou na equipe técnica do setor de Survey/Deck a bordo do navio de monitoramento ambiental, onde as principais atividades exercidas foram: Comissionamento da embarcação, relativos ao setor operacional no deck. Preparo, operação e manutenção de equipamentos oceanográficos de coleta de amostras (Box-Corer, van Veen, Rossete, Garrafas Niskin e Go-flow, Drop Câmera, Multinet, Redes para plânctons). Controle e organização de materiais e insumos essenciais aos trabalhos. Catalogação e descrição operacional dos equipamentos.

2012 - 2012

CPMAIS Servicos de Consultoria em Meio Ambiente

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico Ambiental Pleno, Carga horária: 84

Outras informações:
Atuou no "deck" em embarcação de monitoramento ambiental oceanográfico, operando equipamentos para coleta de amostra de sedimento, água e biológica assim como no auxílio de coleta de amostras para o laboratório.

2010 - 2012

Convênio MPA/UNIVALI (039/2009)

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico de Projeto, Carga horária: 40

Outras informações:
Realizava atividades de apoio, organização e realização dos cursos de capacitação de observadores de bordo; preparo e organização dos materiais de trabalho a bordo; organização e sistematização de dados, informações, fotografias e materiais coletados por observadores de bordo; pesquisa de campo para estatística pesqueira.

2008 - 2010

CONVÊNIO SEAP/PR/UNIVALI (027/2007)

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico de Projeto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
-Pesquisa de campo para estatística pesqueira; -Apoio logístico e operacional para o programa de observadores de Bordo e Científico; -Apoio na organização e realização dos cursos de capacitação de Observadores de Bordo e Científicos; - Preparo e organização dos materiais de trabalho a bordo; - Organização e sistematização de dados, informações, fotografias e materiais coletados por observadores de Bordo e Científicos.

2008 - 2008

Convênio SEAP/PR/ UNIVALI (027/2007)

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador Científico, Carga horária: 168

Outras informações:
Participante do Programa Nacional de Observadores de Bordo da Frota Pesqueira - PROBORDO. Viajou em embarcação de pesca nacional e contratado pela UNIVALI para atuar como Observador Científico para permissionamento especial de pesca; Modalidade de pesca: arrasto duplo (para camarão); total de viagens: 1; dias de mar: 31

2008 - 2008

Projeto TAMAR / ICMBio

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador Científico, Carga horária: 168

Outras informações:
Viajou em embarcação de pesca nacional contratado pelo Projeto TAMAR / ICMBio para atuar como Observador Científico com o objetivo de aplicar e acompanhar testes de medidas mitigadoras na faina de pesca; Modalidade de pesca: espinhel pelágico; total de viagens: 1; dias de mar: 30

2008 - 2008

Projeto TAMAR / ICMBio

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador Científico, Carga horária: 168

Outras informações:
Viajou em embarcação de pesca nacional contratado pelo Projeto TAMAR / ICMBio para atuar como Observador Científico com o objetivo de aplicar e acompanhar testes de medidas mitigadoras na faina de pesca; Modalidade de pesca: espinhel pelágico; total de viagens: 1; dias de mar: 16

2008 - 2008

Projeto TAMAR / ICMBio

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador Científico, Carga horária: 168

Outras informações:
Viajou em embarcação de pesca nacional contratado pelo Projeto TAMAR / ICMBio para atuar como Observador Científico com o objetivo de aplicar e acompanhar testes de medidas mitigadoras na faina de pesca; Modalidade de pesca: espinhel pelágico; total de viagens: 1; dias de mar: 09

2008 - 2008

Projeto Albatroz

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador Científico, Carga horária: 168

Outras informações:
Viajou em embarcação de pesca nacional contratado pelo Projeto Albatroz para atuar como Observador Científico com o objetivo de aplicar e acompanhar testes de medidas mitigadoras na faina de pesca; Modalidade de pesca: espinhel pelágico; total de viagens: 1; dias de mar: 12

2008 - 2008

Projeto Albatroz

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador Científico, Carga horária: 168

Outras informações:
Viajou em embarcação de pesca nacional contratado pelo Projeto Albatroz para atuar como Observador Científico com o objetivo de aplicar e acompanhar testes de medidas mitigadoras na faina de pesca; Modalidade de pesca: espinhel pelágico; total de viagens: 1; dias de mar: 16

2007 - 2007

Projeto Albatroz

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador Científico, Carga horária: 168

Outras informações:
Viajou em embarcação de pesca nacional contratado pelo Projeto Albatroz para atuar como Observador Científico com o objetivo de aplicar e acompanhar testes de medidas mitigadoras na faina de pesca; Modalidade de pesca: espinhel pelágico; total de viagens: 1; dias de mar: 24

2007 - 2007

Projeto Albatroz

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador Científico, Carga horária: 168

Outras informações:
Viajou em embarcação de pesca nacional contratado pelo Projeto Albatroz para atuar como Observador Científico com o objetivo de aplicar e acompanhar testes de medidas mitigadoras na faina de pesca; Modalidade de pesca: espinhel pelágico; total de viagens: 1; dias de mar: 21

2007 - 2007

Projeto Albatroz

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador Científico, Carga horária: 168

Outras informações:
Viajou em embarcação de pesca nacional contratado pelo Projeto Albatroz para atuar como Observador Científico com o objetivo de aplicar e acompanhar testes de medidas mitigadoras na faina de pesca; Modalidade de pesca: espinhel pelágico; total de viagens: 1; dias de mar: 27

2007 - 2007

Projeto Tamar / IBAMA

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador Científico, Carga horária: 168

Outras informações:
Viajou em embarcação de pesca nacional contratado pelo Projeto TAMAR / IBAMA para atuar como Observador Científico com o objetivo de aplicar e acompanhar testes de medidas mitigadoras na faina de pesca; Modalidade de pesca: espinhel pelágico; total de viagens: 1; dias de mar: 25

2007 - 2007

Projeto Tamar / IBAMA

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador Científico, Carga horária: 168

Outras informações:
Viajou em embarcação de pesca nacional contratado pelo Projeto TAMAR / IBAMA para atuar como Observador Científico com o objetivo de aplicar e acompanhar testes de medidas mitigadoras na faina de pesca; Modalidade de pesca: espinhel pelágico; total de viagens: 1; dias de mar: 24

2006 - 2006

Projeto Albatroz / Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Observador Científico, Carga horária: 168

Outras informações:
Viajou em embarcação de pesca nacional contratado pelos Projetos Albatroz / N.E.M.A. para atuar como Observador Científico com o objetivo de acompanhar testes de medidas mitigadoras realizadas na faina de pesca; Modalidade de pesca: espinhel pelágico; total de viagens: 2; dias de mar: 44

2008 - 2008

CONVÊNIO SEAP/PR/ UNIVALI

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador de Bordo, Carga horária: 168

Outras informações:
Participante do Programa Nacional de Observadores de Bordo da Frota Pesqueira - PROBORDO. Viajou em embarcação de pesca nacional e contratado por esta para atuar como Observador de Bordo; Modalidade de pesca: potes (para polvo); total de viagens: 1; dias de mar: 16

2007 - 2007

CONVÊNIO SEAP/PR/ UNIVALI

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador de Bordo, Carga horária: 168

Outras informações:
Participante do Programa de Observadores de Bordo na Frota Arrendada - PROA. Viajou em embarcação de pesca espanhola arrendada por empresa nacional e contratado por esta para atuar como Observador de Bordo; Modalidade de pesca: arrasto simples (para camarão de profundidade); total de viagens: 1; dias de mar: 49

2006 - 2006

CONVÊNIO SEAP/PR/ UNIVALI

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador de Bordo, Carga horária: 168

Outras informações:
Participante do Programa de Observadores de Bordo na Frota Arrendada - PROA. Viajou em embarcação de pesca espanhola arrendada por empresa nacional e contratado por esta para atuar como Observador de Bordo; Modalidade de pesca: covos (para caranguejo de profundidade); total de viagens: 1; dias de mar: 81

2006 - 2006

CONVÊNIO SEAP/PR/ UNIVALI

Vínculo: Preatador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador de Bordo, Carga horária: 168

Outras informações:
Participante do Programa de Observadores de Bordo na Frota Arrendada - PROA. Viajou em embarcação de pesca espanhola arrendada por empresa nacional e contratado por esta para atuar como Observador de Bordo; Modalidade de pesca: arrasto simples (para camarão de profundidade); total de viagens: 1; dias de mar: 50

2005 - 2005

CONVÊNIO SEAP/PR/ UNIVALI

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador de Bordo, Carga horária: 168

Outras informações:
Participante do Programa de Observadores de Bordo na Frota Arrendada - PROA. Viajou em embarcação de pesca espanhola arrendada por empresa nacional e contratado por esta para atuar como Observador de Bordo; Modalidade de pesca: arrasto simples (para camarão de profundidade); total de viagens: 1; dias de mar: 75

2005 - 2005

CONVÊNIO SEAP/PR/ UNIVALI

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador de Bordo, Carga horária: 168

Outras informações:
Participante do Programa de Observadores de Bordo na Frota Arrendada - PROA. Viajou em embarcação de pesca espanhola arrendada por empresa nacional e contratado por esta para atuar como Observador de Bordo; Modalidade de pesca: covos (para caranguejo de profundidade); total de viagens: 1; dias de mar: 60

2005 - 2005

CONVÊNIO SEAP/PR/ UNIVALI

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador de Bordo, Carga horária: 168

Outras informações:
Participante do Programa de Observadores de Bordo na Frota Arrendada - PROA. Viajou em embarcação de pesca japonesa arrendada por empresa nacional e contratado por esta para atuar como Observador de Bordo; Modalidade de pesca: Espinhel Pelágico; total de viagens: 1; dias de mar: 64

2004 - 2005

CONVÊNIO SEAP/PR/ UNIVALI

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador de Bordo, Carga horária: 168

Outras informações:
Participante do Programa de Observadores de Bordo na Frota Arrendada - PROA. Viajou em embarcação de pesca espanhola arrendada por empresa nacional e contratado por esta para atuar como Observador de Bordo; Modalidade de pesca: arrasto simples (para camarão de profundidade); total de viagens: 1; dias de mar: 47

2004 - 2004

CONVÊNIO SEAP/PR/ UNIVALI

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Observador de Bordo, Carga horária: 168

Outras informações:
Participante do Programa de Observadores de Bordo na Frota Arrendada - PROA. Viajou em embarcação de pesca russa arrendada por empresa nacional e contratado por esta para atuar como Observador de Bordo; Modalidade de pesca: covos (para caranguejo de profundidade); total de viagens: 2; dias de mar: 48

2004 - 2004

CONVÊNIO SEAP/PR/ UNIVALI

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador de Bordo, Carga horária: 168

Outras informações:
Participante do Programa de Observadores de Bordo na Frota Arrendada - PROA. Viajou em embarcação de pesca japonesa arrendada por empresa nacional e contratado por esta para atuar como Observador de Bordo; Modalidade de pesca: covos (para caranguejo de profundidade); total de viagens: 1; dias de mar: 70

2004 - 2004

CONVÊNIO SEAP/PR/ UNIVALI

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador de Bordo, Carga horária: 168

Outras informações:
Participante do Programa de Observadores de Bordo na Frota Arrendada - PROA. Viajou em embarcação de pesca espanhola arrendada por empresa nacional e contratado por esta para atuar como Observador de Bordo; Modalidade de pesca: covos (para caranguejo de profundidade); total de viagens: 1; dias de mar: 55

2003 - 2003

CONVÊNIO SEAP/PR/ UNIVALI

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Observador de Bordo, Carga horária: 168

Outras informações:
Participante do Programa de Observadores de Bordo na Frota Arrendada - PROA. Viajou em embarcação de pesca espanhola arrendada por empresa nacional e contratado por esta para atuar como Observador de Bordo; Modalidade de pesca: covos (para caranguejo de profundidade); total de viagens: 1; dias de mar: 46

2003 - 2003

CONVÊNIO DPA / UNIVALI

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Observador de Bordo, Carga horária: 168

Outras informações:
Participante do Programa de Observadores de Bordo na Frota Arrendada - PROA. Viajou em embarcação de pesca espanhola arrendada por empresa nacional e contratado por esta para atuar como Observador de Bordo; Modalidade de pesca: covos (para caranguejo de profundidade); total de viagens: 2; dias de mar: 103

2002 - 2003

CONVÊNIO DPA / UNIVALI

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Observador de Bordo, Carga horária: 168

Outras informações:
Participante do Programa de Observadores de Bordo na Frota Arrendada - PROA. Viajou em embarcação de pesca espanhola arrendada por empresa nacional e contratado por esta para atuar como Observador de Bordo; Modalidade de pesca: covos (para caranguejo de profundidade); total de viagens: 3; dias de mar: 80

2002 - 2002

CONVÊNIO DPA / UNIVALI

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador de Bordo, Carga horária: 168

Outras informações:
Participante do Programa de Observadores de Bordo na Frota Arrendada - PROA. Viajou em embarcação de pesca espanhola arrendada por empresa nacional e contratado por esta para atuar como Observador de Bordo; Modalidade de pesca: emalhe de fundo; total de viagens: 1; dias de mar: 85

2002 - 2002

CONVÊNIO DPA / UNIVALI

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador de Bordo, Carga horária: 168

Outras informações:
Participante do Programa de Observadores de Bordo na Frota Arrendada - PROA. Viajou em embarcação de pesca chinesa arrendada por empresa nacional e contratado por esta para atuar como Observador de Bordo; Modalidade de pesca: arrasto simples de fundo; total de viagens: 1; dias de mar: 14

2001 - 2001

CONVÊNIO DPA / UNIVALI

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador de Bordo, Carga horária: 168

Outras informações:
Participante do Programa de Observadores de Bordo na Frota Arrendada - PROA. Viajou em embarcação de pesca espanhola arrendada por empresa nacional e contratado por esta para atuar como Observador de Bordo; Modalidade de pesca: emalhe de fundo; total de viagens: 2; dias de mar: 125

2001 - 2001

CEPNOR/IBAMA

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Técnico-Pesquisador, Carga horária: 168

Outras informações:
Viagem em barco pesqueiro, brasileiro, modalidade de pesca de covos (para peixe), perfazendo um total de 17 dias de mar.

2000 - 2000

CONVÊNIO DPA / UFRPE

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Observador de Bordo, Carga horária: 168

Outras informações:
Participante do Programa de Observadores de Bordo na Frota Arrendada - PROA. Viajou em embarcação de pesca espanhola arrendada por empresa nacional; Modalidade de pesca: emalhe de fundo; total de viagens: 4; dias de mar: 205

1999 - 2000

Frigorífico, Gelo e Pesca

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou nos setores de higiene e segurança no trabalho, manipulação, beneficiamento, estocagem e expedição de pescado e controle de qualidade.

1999 - 1999

B/P CIBRADEPE VII

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Estagiário voluntário, Carga horária: 168

Outras informações:
Viagem em barco pesqueiro, brasileiro, modalidade de arrasto de parelha, perfazendo um total de 13 dias de mar.