Roberto Segre

Possui graduação em - Universidad de Buenos Aires (1960), doutorado em História da Arte pela Universidade de Havana (1990) e doutorado em Urbanismo pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (1997). Atualmente é conselheiro consultivo da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: historia da arquitetura, urbanismo, teoria da arquitetura e urbanismo, historia do urbanismo e arquitetura contemporanea. Desde o ano 1994 está inserido no PROURB/FAU/UFRJ como professor titular visitante, e obteve em 1998 a vaga de Professor Titular na FAU/UFRJ. Como bolsista do CNPq desde o ano 1995, desenvolveu uma série de pesquisas sobre a cidade do Rio de Janeiro e de Havana. Com a criação do LAURD (Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital), foram elaborados diversos CDRom, sobre o centro colonial das duas cidades citadas; uma análise de 15 intervenções da Prefeitura do Rio de Janeiro no Programa Favela Bairro (1999); e um estudo sobre o Ministério da Educação e Saúde (MES), contido em um CDRom (2005). Também foi elaborado o conteúdo teórico do dossiê que apresentará o IPHAN para solicitar a UNESCO a declaratória de Patrimônio Cultural da Humanidade (2009). No LAURD, se desenvolveram várias pesquisas sobre o centro do Rio, o Morro do Castelo e a Avenida Getúlio Vargas, assim como um trabalho de fotogrametria nos prédios da Praça XV. Foram publicados 62 livros e folhetos, assim como 400 artigos sobre a arquitectura e o urbanismo da América Latina e o Caribe. Em 2005, o professor Segre foi aposentado compulsóriamente na FAU/UFRJ, e continúa ministrando aulas no Mestrado e no Doutorado do PROURB.É professor titular consultante da Faculdade de Arquitetura do Instituto Politécnico de Havana. Ministrou cursos e conferências em universidades de América Latina, Estados Unidos e Europa. Em 2009 ministrou um curso na Universidade de Auckland, Nova Zelândia. Organizou o 8o Seminário Nacional DOCOMOMO Brasil, com 500 participantes e 11 convidados estrangeiros.Pesquisador 1A do CNPq. Pesquisador emérito da FAPERJ 2010-2011.

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Urbanismo

1995 - 1997

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Título: Arquitetura Antilhana no Século XX
Orientador: Denise Pinheiro Machado

Doutorado em História da Arte

1985 - 1990

Universidade de Havana
Título: As estruturas ambientais na América Latina
Orientador: Fernando Salinas Mendive

Graduação

1953 - 1960

Universidad de Buenos Aires

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1995 - 1997

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2º Encontro Docomomo-Rio. Arquivos de arquitetura moderna: fontes e acervos para a preservação do patrimônio fluminense . 2012. (Seminário).

1º Colóquio sobre Arquitetura Religiosa promovido pelo Departamento de História e Teoria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Considerações a respeito de um insólito objeto sagrado . 2012. (Seminário).

1º Seminário do NPGAU sobre As transformações da cidade. Ícones arquitetônicos e espaços públicos na cidade contemporânea . 2012. (Seminário).

XII SHCU, Seminário da História da Cidade e do Urbanismo, A circulação das ideias na construção da cidade: uma via de mão dupla. O Largo da Carioca no Rio de Janeiro: complexidades de um espaço urbano . 2012. (Seminário).

7ª Semanarq, Rio de Janeiro, cidade em transformação , no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro. A vitalidade social do espaço público urbano". 2012. (Seminário).

III Seminário Internacional, Cidades, Futuros Possíveis, organizado pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da UFRJ, e o Laboratório de Estudos Urbanos/CPDOC-FGV, Rio de Janeiro, realizado na Casa da Ciência da UFRJ. O espaço público na cidade contemporânea . 2012. (Seminário).

Curso de Arquitetura e Urbanismo, na Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC. Arquitetura e Urbanismo em Espaços Públicos . 2012. (Seminário).

Seminário PERSPECTIVAS, Qualidade e inovação no ensino da FAU/UFRJ, na FAU/UFRJ. Laboratório de Análise Gráfica e Representação Digital, LAURD-PROURB . 2012. (Seminário).

2º Enanparq, organizado pela ANPARQ, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Rio Grande do Norte.temas A Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro: um insólito objeto sagrado na Esplanada de Santo Antônio ; e O sacro e o profano: um diálogo difícil na cidade do Rio de Janeiro . 2012. (Seminário).

8º Congresso Internacional Cidade Virtual e Território. O Morro e a Esplanada de Santo Antônio no Rio de Janeiro: as propostas urbanísticas utópicas ,. 2012. (Outra).

The Brazil Lectures ministradas na The University of Miami School of Architecture. Brazilian Architecture Between 20th & 21st Century ; The Brazilian Modern Movement, 1930-60 , e Favelas: Informal Settlements in Rio de Janeiro . 2012. (Outra).

Festival Internacional de Cinema BAFICI.Apresentação do filme norte-americano Unfinished Spaces sobre as Escolas Nacionais de Arte de Havana, Cuba. 2012. (Outra).

54 Congresso Internacional de Americanistas e Symposium. The architecture of cities: historical centers as cultural artifacts / Paradoxos da cultura urbana na centralidade do Rio de Janeiro / Construyendo Diálogos en las Américas . 2012. (Outra).

9º Seminário Docomomo Brasil.A perda de um ícone do Movimento Moderno carioca: Hospital Universitário da UFRJ. 2011. (Seminário).

1º Seminario Ciudad Abierta "Poiesis & Innovación, El Aparecer de la Forma.Niemeyer 103: la poética de una experimentación creadora. 2011. (Seminário).

XI Congresso Mundial do Art Déco.Déco na cidade de Havana. 2011. (Seminário).

V Semana da Arquitetura e Urbanismo.Panorama da arquitetura brasileira no século XXI. 2011. (Seminário).

7º Fórum de Pesquisa FAU-MACKENZIE.Os projetos para o Morro de Santo Antônio no Rio de Janeiro: diálogo entre academia e modernidade. 2011. (Seminário).

Internacional Interlocuções Brasil-Itália: a presença italiana na arquitetura das cidades brasileiras.da cultura italiana na história da arquitetura latino-americana. 2011. (Seminário).

2º Seminário Ibero-Americano. Arquitetura e Documentação.O edifício e a praça: o Paço Imperial e a Praça XV de Novembro, Rio de Janeiro. 2011. (Seminário).

2º Seminário Ibero-Americano. Arquitetura e Documentação.Os projetos de alinhamento da Prefeitura do Distrito Federal (1900-1930): uma história oculta do Morro de Santo Antônio no centro do Rio de Janeiro. 2011. (Seminário).

XIV Seminário de Arquitetura Latino-Americana.América Latina: la renovación arquitectónica del siglo XXI. 2011. (Seminário).

XIV Seminário de Arquitetura Latino-Americana.Porto no centro histórico do Rio de Janeiro. 2011. (Seminário).

XIV Encontro Nacional do ANPUR.Brasília 50 anos: da cidade ideal à cidade real. 2011. (Encontro).

XIV Encontro Nacional do ANPUR.A cidade Ibero-Americana: história, cultura e urbanismo. 2011. (Encontro).

Interlocuções Arquitetura Moderna no Brasil. O caso de Goiânia e outras modernidades..Arquitetura Moderna no Brasil. 2011. (Encontro).

Aula Magna - Doutorado Interinstitucional.Arquitetura Contemporânea Brasileira. 2011. (Outra).

Semana de Arquitetura IAB/MG "Inclusão pela arquitetura".Arquitetura Contemporânea e sustentabilidade. 2011. (Outra).

Docomomo-Rio e a cultura arquitetônica fluminense.Docomomo-Rio e a cultura arquitetônica fluminense. 2011. (Outra).

P&D Design 2010 - 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. A Interface Viva Centro: interdisciplinaridade e análise urbana . 2010. (Congresso).

I ENANPARQ, Arquitetura, Cidade, Paisagem e Território: percursos e perspectivas. Camadas fotográficas da arquitetura na América Latina . 2010. (Congresso).

11th International Docomomo Conference. The Campus of the Federal University of Rio de Janeiro: na Endless Story . 2010. (Congresso).

Reidy, às quartas. Palestra inaugural do curso Reidy, às quartas em ocasião da exposição Reidy no Centro de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

5º Encontro de Pesquisa A Cidade Iberoamericana: História, Cultura e Urbanismo. Urbanismo e urbanistas na América do Sul: de Buenos Aires ao Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

XI Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.Avenida Central no Rio de Janeiro e Avenida de Maio em Buenos Aires: coincidências e divergências de duas histórias paralelas . 2010. (Seminário).

6º Fórum de Pesquisa FAU-Mackenzie, Pesquisa em Arquitetura e Design: Interlocuções e Perspectiva. Levantamento das características de uma edificação e do seu entorno empregando fotogrametria de curta distância e digitalização por Laser 3D . 2010. (Seminário).

Temas Urbanos Contemporáneos. Visión Del patrimônio y La arquitectura pública . 2010. (Seminário).

Arquitetos Contemporâneos - Casa do Saber.Rem Koolhaas e Herzog & de Meuron. 2010. (Seminário).

5º Encontro de Pesquisa A Cidade Iberoamericana: História, Cultura e Urbanismo.Urbanismo e urbanistas na América do Sul: de Buenos Aires ao Rio de Janeiro. 2010. (Seminário).

Grandes Arquitetos Contemporâneos.Palestras Rem Koolhaas e Herzog & Meuron. 2010. (Seminário).

Semana da Arquitetura 2010.Panorama da Arquitetura Brasileira no Século XXI. 2010. (Simpósio).

IV Semana de Arquitetura Conceito em Arquitetura e Urbanismo - UNINORTE.Arquitetura, historiografia e gráfica digital. 2010. (Simpósio).

IV Semana de Arquitetura Conceito em Arquitetura e Urbanismo - UNINORTE.Brasil, a geração do século XXI. 2010. (Simpósio).

IV Semana de Arquitetura Conceito em Arquitetura e Urbanismo - UNINORTE.Arquitetura e sustentabilidade. 2010. (Simpósio).

II Encontro de Comités Científicos do Século XX da América Latina.Panorama da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil no Século XX. 2010. (Simpósio).

5º Encontro de Pesquisa "A Cidade Ibero-Americana: História, Cultura e Urbanismo".Urbanismo e urbanistas na América do Sul: de Buenos Aires ao Rio de Janeiro. 2010. (Encontro).

Palestra inaugural do curso de arquitetura na Faculdade de Arquitetura do Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría. Arquitectura y Sustentabilidad . 2010. (Outra).

Sociedad Nacional de Arquitectura, Unión Nacional de Arquitectos e Ingenieros de la Construcción de Cuba (UNAICC). Tendencias actuales de la arquitectura latinoamericana . 2010. (Outra).

Habanaradio. Historiografía de La arquitectura em Cuba . 2010. (Outra).

Encontro Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.A cidade Ibero-Americana: história, cultura e urbanismo. 2010. (Outra).

XIII ENAnpur, Encontro Nacional da Anpur. Mestres e discípulos no urbanismo latino-americano (1920-1960). Buenos Aires e Havana: duas cidades paradigmáticas . 2009. (Congresso).

Mini-edição 8º Seminário DOCOMOMO Brasil. Paradoxos arquitetônicos no projeto de Niemeyer para o Palácio do Congresso em Brasília. 2009. (Congresso).

8º Seminário DOCOMOMO_Brasil: Cidade Moderna e Contemporânea : Síntese e Paradoxo das Artes. Palestra inaugural como coordenador. 2009. (Congresso).

8º Seminário DOCOMOMO_Brasil. "O Mistério da Educação e Saúde Pública (1935-1945)". 2009. (Congresso).

8º DOCOMOMO_Brasil. "Do Coração da Cidade de Otterloo (1951-59): discussões e trangressoras de ruptura. A semente das novas direções Pós-CIAM". 2009. (Congresso).

"Olhares sobre Niemeyer".A dinâmica projetual de Niemeyer para o congresso de Brasília. 2009. (Seminário).

"O modernismo na Arquitetura da Saúde"."Novos caminhos, Antigos espaços: A Lógica do Moderno e da Saúde na Arquitetura". 2009. (Seminário).

III Semana de Arquitetura e Urbanismo "Sustentabilidade na arquitetura e urbanismo. Tendências e reflexões".As múltiplas significações na arquitetura moderna. 2009. (Seminário).

SemanaAU.Arquitetura Contemporânea na América Latina. 2009. (Seminário).

Cross-Currents: Modern Architecture in Latin America & the Caribbean.El Caribe: Globalización de la arquitetura tropical. 2009. (Seminário).

VII Seminário de Arquitectura y Urbanismo.Sociedad y Espacio Público en América Latina. 2009. (Seminário).

VII Seminário de Arquitectura y Urbanismo.Arquitectura Brasileña Contemporânea; Maestros y Discípulos. 2009. (Seminário).

Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico, e VIII Internationl Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, Graphica´09. A Interface Gráfica Viva Centro Niterói/ RJ: Interdisciplinaridade e Análise Urbana. 2009. (Simpósio).

"a rua é nossa... é de todos nós".Participação como moderador. 2009. (Outra).

Palestra: "Arquitectura Latino-Americana Contemporânea"."Arquitectura Latino-Americana Contemporânea". 2009. (Outra).

Workshop MO_MO_CON.Palestra Inaugural. 2009. (Outra).

"Imagen y Espacio urbano".Los Proyetos de Niemeyer para el Congreso Nacional de Brasília. 2009. (Outra).

Latin American Architecture and Cities Workshop.Orcar Niemeyer and Lucio Costa in Brasilia: Genealogy of the Congress Palace. 2009. (Outra).

Latin American Architecture and Cities Workshop.The Ministry of Education and Health in Rio de Janeiro. An incon og Brazilian Modern Movement (1935-1945). 2009. (Outra).

Latin American Architecture and Cities Workshop.Latin American Cities: Is There a Future for an Urbanized World?. 2009. (Outra).

Cities Memories and the Challenges of the Future: An Interdisciplinary Symposium on Latin America..Havana: A City as a Museum. Historical Relationship between Art, Architecture and Urbanism. 2009. (Outra).

Cities Memories and the Challenges of the Future: An Interdisciplinary Symposium on Latin America..Formal and Informal City in Rio de Janeiro: New Integration. Interventions in "Favelas" Poor Settlements.. 2009. (Outra).

NZIA Public Lecture.New Trends in Contemporary Latin American Architecture. 2009. (Outra).

NZIA Public Lecture.New Trends in Contemporary Latin American Architecture. 2009. (Outra).

26th International SAHANZ Conference.Colonial Tradition, Historicism, and Modernism: a Particular View of Brazilian Architectural Heritage. 2009. (Outra).

20th Century Great Events: International Symposium.Rio de Janeiro (1922). L´Esposizione Internazionale per il Centenário dell´Independenza del Brasile. 2009. (Outra).

Palestra na Unión de Escritores y Artistas de Cuba.As Favelas no Rio de Janeiro. 2009. (Outra).

Palestra na Faculdade de Arquitetura do Instituto Superior Politécnico."Evolución de la vivienda social en el mundo y en América Latina". 2009. (Outra).

Palestra no curso de doutorado organizado pela Universidade de Granada."Patrimônio Arquitetónico brasileño: ecletismo, movimiento moderno y contemporaneidad". 2009. (Outra).

Prince Claus Awards 2009.Pacecerista consultor do Prince Claus Awards 2009. 2009. (Outra).

Prince Claus Awards 2009.Pacecerista consultor do Prince Claus Awards 2009. 2009. (Outra).

Concurso Internacional "Arquitectum", City Tower in Front of Copacabana Beach.Menbro do Juri. 2009. (Outra).

VI Congreso Internacional de Historia de la Arquitectura Moderna Española: Miradas cruzadas. Intercâmbios entre Latinoamerica y España em la arquitectura española del siglo XX. Un ménage á trois urbanístico: José Luis Sert en La Habana ,. 2008. (Congresso).

XII Congresso Internacional de Gráfica Digital, XII SIGRADI. "Panoramas Multi-Layer e Computação Gráfica: Uma 'outra' interpretação para a História Urbana". 2008. (Congresso).

XII Congresso Internacional de Gráfica Digital, XII SIGRADI. Transfiguraciones urbanas y arquitectónicas de la Avenida Rio Branco en Rio de Janeiro y de la Avenida de Mayo en Buenos Aires en el siglo XX. 2008. (Congresso).

XII Congresso Internacional de Gráfica Digital, XII SIGRADI. Processos Colaborativos na Construção do Conhecimento Urbano: A Interface Viva Centro, Cidade de Niterói, Brasil. 2008. (Congresso).

X Seminário de História da Cidade e do Urbanismo."Os últimos anos do Morro do Castelo (1918-1924): Rupturas na configuração do centro do Rio de Janeiro". 2008. (Seminário).

3rd. International Alvar Aalto Meeting on Modern Architecture, Building, Designing, Thinking. Oscar Niemeyer and Lucio Costa in Brasília: Genealogy of the Congress Palace . 2008. (Encontro).

Os 70 anos da pedra fundamental do Ministério da Educação e Saúde.Os 70 anos da pedra fundamental do Ministério da Educação e Saúde. 2007. (Outra).

Arquitetura Brasileira Contemporânea.Arquitetura Brasileira Contemporânea. 2007. (Outra).

Contemporary Architecture in Brasil.Contemporary Architecture in Brasil. 2007. (Outra).

Oscar Niemeyer: um arquitecto joven de cien años.Oscar Niemeyer: um arquitecto joven de cien años. 2007. (Outra).

Arte no espaço público de Havana.Arte no espaço público de Havana. 2007. (Outra).

Século XX e suas interfaces: arte e cultura no Brasil. Surgimento da arquitetura da vanguarda brasileira nos anos 20 e Tendências estéticas da arquitetura contemporânea brasileira,. 2006. (Congresso).

Curso Multidisciplinar, promovido pelo Centro de Letras e Artes.Arte Moderna no Brasil: Rupturas e desdobramentos. 2006. (Seminário).

A Dialogue of Cities: A Celebration of Museum in the Metrópolis and the Metrópolis as Museum.Habana: the City as a Museum. 2006. (Seminário).

1º Seminário Acontecimientos Arquitectónicos.Arquitectura Brasileña Contemporánea: el método de proyecto de Oscar Niemeyer. 2006. (Seminário).

IX EREA LESTE.Patrimônio Moderno e Inserção do Modernismo no Ensino de Arquitetura. 2006. (Encontro).

Jovens Arquitetos: Apresentação de Projetos.Jovens Arquitetos: Apresentação de Projetos. 2006. (Outra).

Distinción Especial del Ministro de Educación Superior por la destacada labor científica durante el año 2005.Mes. 2006. (Outra).

Premio Anual de la Academia de Ciencias de Cuba.livro Arquitectura Antillana del Siglo XX. 2006. (Outra).

Nomeação Profesor De Mérito na Faculdade de Arquitetura do Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría.Profesor De Mérito. 2006. (Outra).

Palestra: A Nova Casa.A Nova Casa. 2006. (Outra).

Ato de criação do DOCOMOMO-Rio.Exposição O Salão do Ano 31 . 2006. (Outra).

15o. Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia. 2005. (Seminário).

ELACAC 2005 (Encuentro Latino Americano de Conforto en el Ambiente Construido).Categorização de Cidades Sustentátveis nos Trópicos: Rio de Janeiro e Havana. 2005. (Outra).

Encal 2005 (Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído)."Categorização de Cidades Sustentátveis nos Trópicos: Rio de Janeiro e Havana". 2005. (Outra).

18o . Taller Internacional de Cartagena.Intervenciones Modernas en los Centros Históricos de América Latina. 2004. (Simpósio).

11th. International Planning History Conference.Comitê Científico - "Planning Models and the Culture of Cities". 2004. (Encontro).

Arquitetura Sustentável.II Bienal Nacional de Estudiantes de Architetura. 2004. (Encontro).

XXI ELEA - Encuentro Latinoamericano de Estudiantesde Arquitectura.Palestra Magistral: Intervenciones en las Favelas de la Ciudad de Rio de Janeiro. 2004. (Encontro).

Debates no Paço Imperial.Patrimônio Histórico, Patrimônio Público, Preservação e Utilização. 2004. (Outra).

Jornada Científica (PIBIC).Jornada Científica (PIBIC). 2004. (Outra).

International Planning History Conference.Habana, Cuba and Camden, New Jerjey, USA; Building Partnerships for Effective Urban Revitalization and Historic Preservation Planning. 2004. (Outra).

Solicitações das professoras doutoras Liliana Carmona e Cecília Pontes para serem admitidas no.Comissão Julgadora. 2004. (Outra).

Sello Ciudad Universitaria José Antonio Echeverría.Fundador do Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría . 2004. (Outra).

Congresso Brasileiro de Arquitetos. A Trajetoria da Arquitetura Latino-Americana. 2003. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiros de Arquitetos. Experiencias da habitação coletiva na América Latina. 2003. (Congresso).

Arquitetura e Urbanismo do Movimento Moderno no Centro do Rio de Janeiro.Os paradoxos do espaço público no Movimento Moderno: da Ville Radieuse ao MESP no Rio de Janeiro. 2003. (Seminário).

Interfaces Latino-Americanas. A pesquisa sobre a América Latina.Os caminhos da arquitetura contemporânea na América Latina. 2003. (Seminário).

Seminario Iberoamericano de politicas de vivienda.INtervenciones urbanas y arquitectonicas en las favelas de Rio de Janeiro. 2003. (Seminário).

III Encontros Internacionais de Arquitectura..América Latina, escalas da pobreza. As intervenções nas favelas do Rio de Janeiro. 2003. (Encontro).

A invenção da cidade na América Latina.O espaço público urbano na América Latina: utopias e realidades. 2003. (Outra).

.Os caminhos da arquitetura contemporânea na América Latina. 2003. (Outra).

5ª Bienal Internacional de Arquitetura e Urbanismo.5ª Bienal Internacional de Arquitetura e Urbanismo. 2003. (Outra).

Provost's Distinguished Visitor.Cities and Architecture in Latin America: Rio de Janeiro, Buenos Aires, Havana. 2003. (Outra).

Projeto CAPES/COFECUB.Arquitetura na América Latina, A cidade de Havana, Rio de Janeiro e as intervenções nas favelas. 2003. (Outra).

Projeto CAPES/COFECUB.INtervenções arquitetônicas nas favelas do Rio de Janeiro. 2003. (Outra).

Projeto CAPES/COFECUB.El arquitecto y las Favelas. 2003. (Outra).

.5 palestras na Colombia. 2003. (Outra).

VII Congresso Internacional SiGraDi, Cultra Digital & Diferenciacão.O MES no Rio de Janeiro. Um work in progress da arquitetura modernista carioca. 2003. (Outra).

Um Século de Lúcio Costa.Lúcio Costa: Estética e Ideologia. 2002. (Seminário).

Seminário Internacional " Um século de Lúcio Costa".MESP: início da arquitetura modernista. 2002. (Seminário).

Seminário Visões Contemporâneas de Sítios e Centros Históricos.Os centros históricos na América Latina. 2002. (Seminário).

VII Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.O MESP no Rio de Janeiro: Início do Urbanismo Modernista. 2002. (Seminário).

Paradigmas de la Arquitectura Latinoamericana.Quatro palestras realizadas em Seminário. 2002. (Seminário).

Procesos Urbanos en Ciudades Latinoamericanas.Quatro palestras realizadas em Seminário. 2002. (Seminário).

III Bienal Iberoamericana de Arquitectura e Ingeniería Civil.América latina: urbanidad del siglo XXI. Subúrbios, periferias, franjas y archipiélagos. 2002. (Seminário).

I Encontro com História e Geografia..Arquitetura da Revolução Cubana. 2002. (Encontro).

Primeira Bienal Internacional de Arquitectura de La Habana.Intervenções urbanas nas favelas do Rio de Janeiro. 2002. (Encontro).

Celebração do dia Mundial do Urbanismo.Espacios y Tiempos de Buenos Aires. 2002. (Outra).

Palestra no curso de Arquitetura e Urbanismo.Arquitetura na América Latina e no Brasil. 2002. (Outra).

Palestra no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.Dois Arquitetos Latino-americanos. 2002. (Outra).

Palestrano curso de especialização " Patrimônio Arquitetônico: preservação e restauro".Intervenções nos Centros Históricos da América Latina. 2002. (Outra).

Palestra.El Edifício del Ministério de Educación y Salud la modernidade en Brasil. 2002. (Outra).

Palestra.Intervenções Urbanas nas Favelas do Rio de Janeiro. 2002. (Outra).

Palestra.Integración entre ciudad formal y ciudad informal (Lãs Favelas de Rio de janeiro ). 2002. (Outra).

Windsor Fórum on Design Education.O ensino do Urbanismo na América Latina. 2002. (Outra).

Congresso Internacional " Vivencias de la Vivienda"."El diálogo entre ciudad formal y ciudad informal. Experiencias del hábitat marginal en Rio de Janeiro" e "Joven arquitectura cubana". 2002. (Outra).

Palestra.Intervención arquitectónica contemporánea en las Favelas de Rio. 2002. (Outra).

Palestra.Urbanismo. O Programa Favela-Bairro. 2002. (Outra).

Palestra.Articulaciones entre espacio formal e informal. Lãs favelas de Rio de Janeiro. 2002. (Outra).

IX Encontro Nacional da ANPUR. Ícones Arquitetônicos da Democracia: A Nova Monumentalidade. 2001. (Congresso).

Jornadas de Arquitectura Contemporánea. Estrategias sobre el Habitar.Ciudad formal y ciudad informal en Rio de Janeiro: la integración de las "favelas". 2001. (Seminário).

IV Seminário DOCOMOMO-Brasil.Mutações, fluxos e metáforas de um ícone urbano: o Ministério de Educação e Saúde no Rio de Janeiro (1935-1945). 2001. (Seminário).

Geometry and Geography Seminar.Geography and Geometry in Latn America: Nature, Architecture and Society. 2001. (Seminário).

Problemáticas Comunes? Nuestras Ciudades en Foco..Ciudad y su Representación en Gráfica digital. 2001. (Seminário).

Forum Arte das Américas - Seminário: " Américas: territórios e experiências.Tendências atuais na arquitetura da América Latina. 2001. (Seminário).

Seminário internacional: "Urbanismo em Questão".O prédios do Mês no rio de Janeiro. Un work in progress. 2001. (Seminário).

Curso sobre "Arquitetcturas y Ciudades al Fin de Milenio: Antíteses e Identidades"."Arquitetcturas y Ciudades al Fin de Milenio: Antíteses e Identidades". 2001. (Oficina).

Fórum Arte das Américas.Arquitectura y Urbanismo en América Latina: amanecer del siglo XXI. 2001. (Outra).

.El Ministério de educación y Salud de Rio de Janeiro. Un Work in Progress de Niemeyer, Costa y Le Corbusier. 2001. (Outra).

Ciclo " Ciutats del Segle XXI.Intervenciones en el Habitát de la Pobreza de Rio de Janeiro: Construir vivendas o construir Ciudad?. 2001. (Outra).

.El Ministério de Educación y Salud de Rio de Janeiro. Un work in progress de Nimeyer, Costa y Le corbusier. 2001. (Outra).

.El Ministério de educationa y Salud de rio de Janeiro. Un work in progress de Niemeyer, Lucio Costa e Le Corbusier. 2001. (Outra).

Palestra.el Ministério de Educación y Salud de Rio de Janeiro (1935 - 1945): un work in progress de Lucio Costa, Osacr Niemeyer y Le corbusier". 2001. (Outra).

Palestra.El Ministerio de educación y Salud de Rio de Janeiro (1935-1945): un work in progress de Lucio Costa, Osacr Niemeyer y Le Corbusier. 2001. (Outra).

Arquitetura contemporânea internacional.Arquitetura contemporânea internacional. 2000. (Seminário).

.Arquitetura moderna no Barsil. 2000. (Seminário).

.Arquitetura contemporanea no fim do século. 2000. (Seminário).

.As transformações urbanísticas e arquitetônicas nas favelas do Rio de Janeiro. 2000. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Carlos Eduardo Spencer

SEGRE, R.BARKI, J.; FERREIRA, F.; Miyamoto, V.. Mosaico da Cidade. Limites e fronteiras no Rio de Janeiro. 2011 - Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

Aluno: Maria Lucia Pecly

SEGRE, R.BARKI, J.; Santos, M.. Desenho Urbano do Espaço intermediário na habitação. 2011 - Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

Aluno: Clarissa Fontes Paes

SEGRE, R.VILAS BOAS, N. B.; DUARTE, C.. O futuro do passado: o papel da herança cultural na cidade contemporânea: o caso da Rua do Lavradio. 2011 - Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

Aluno: Pilar Macarena Trejo Baeza

BARKI, J.SEGRE, R.; MURAD, C.; PEIXOTO, G. R.. A imagem da degradação urbana: Lapa, Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago Leitão de Souza

SEGRE, R.BARKI, J.; NUNES FERREIRA, C. E.; PEREIRA, M. S.. O Panorama: da representação pictórico-espacial às experiências digitais. 2009. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

Aluno: Leila Maria da Silva Barboza

SEGRE, R.. "Mosaico do lugar: investigações sobre uma intervenção artística coletiva em um espaço público". 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Frederico Braida Rodrigues de Paula,

SEGRE, R.; KOS, J. R.. Passagens em rede: a dinâmica das galerias comerciais e dos calçadões nos centros de Juiz de Fora e de Buenos Aires . 2008. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

Aluno: Leila Barboza

SEGRE, R.; OLIVEIRA, B. S.; Oliveira, Luiz Sérgio de. Mosaico do lugar: investigações sobre a intervenção artística e coletiva em espaço público . 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Oscar Corbella

SEGRE, R.. Perspectivas sustentáveis: desafíos para o desenvolvimento urbano-ambiental. 2007 - Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

Aluno: Dely Soares Bentes

SEGRE, R.; OLIVEIRA, B. S.. Arquitetura Prêt-à-Porter: Casas de primeira ocupação na Barra de Tijuca, 1997-2005 . 2006. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura.

Aluno: Alexandre Pessoa

SEGRE, R.. Manguinhos como pôde ser. 2006. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

Aluno: Maria Cecilia Pereira tavares

SEGRE, R.; CABRAL, C. P. C.; SILVA, E.. Ruy Ohtake: arquitetura residencial dos anos 1960-1970. 2005. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - UFRS.

Aluno: Marisol Rodríguez

SEGRE, R.; MACHADO, D. P.; GUIMARAES, C.. Havana e Rio de Janeiro. A escola francesa de urbanismo nos centros Latino-americanos. 2004. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pablo Mastropasqua

SEGRE, R.; MACHADO, D. P.; CONDURU, R.. A utopia no sul. Arquitetura e Urbanismo na obra de Sérgio Bernardes e Amancio Williams. 2004. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mirian Keiko Luz Ito Rovo de Souza Lima

SEGRE, R.; OLIVEIRA, B. S.; RHEINGATZ, P. A.. Aldeia SOS do Amazonas e o lugar da adequação em Severiano Porto. 2004. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Simeone Barbosa

SEGRE, R.. Cidade Interativa: uma alternativa de inclusão do usuário no processo de projeto urbano. 2003. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marisol Rodruguez

SEGRE, R.. Havana e Rio de Janeiro. Academia e movimento moderno nos centros urbanos. 2003. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pablo Mastropasqua

SEGRE, R.. Modernidade e Utopia na América do Sul. A procura da cidade nos projetos de Sérgio Bernardes e Amâncio Williams. 2003. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mirian Keiko Luz Ito Rovo de Souza Lima

SEGRE, R.. O projeto e o Canteiro em Severiano Porto. 2003. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucia Vianna Pecly

SEGRE, R.. Arpoador. Uma paisagem na cidade.. 2003. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana Sansão

SEGRE, R.. desenho de intervenções polifuncionais na cidade atual. 2003. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Wanda Vilhena Freire

SEGRE, R.; AZEVEDO, M.;BARKI, J.; COSTA, L.; Saleiro, M.; Faratt, Ivete. Dos cafés parisienses aos botequins cariocas dinâmica das calçadas. 2011 - Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

Aluno: Inês El-Jack Andrade

SEGRE, R.; MARX, Murillo; Mattei Faggin, Carlos Augusto; Sandeville Junior, Euler; MARIANO, C. R.. "Dimensão ambiental do patrimônio verde público urbano: o impacto do entorno nos jardins de interesse público". 2009. Tese (Doutorado em arquitetura e urbanismo) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

Aluno: Ana Luiza de Souza Nobre

NOBRE, A. L. S.;SEGRE, R.. Fios Cortantes: Projetos e produto, arquitetura e design no Rio de Janeiro (1950-70) . 2008. Tese (Doutorado em História Social) - Pontíficia Universidade Católica.

Aluno: Carlos Eduardo Nunes-Ferreira

NUNES FERREIRA, C. E.;SEGRE, R.. Barra da Tijuca. Um exemplo híbrido da cidade contemporânea. Da Ville Contemporânea a Generic City . 2008. Tese (Doutorado em arquitetura e urbanismo) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

Aluno: Marisol Rodriguez Sosa

Rodriguez Sosa, M;SEGRE, R.. A Guanabara de Doxiadis e a Havana de Sert. Ekistics e Urban Design: novas direções na ruptura do CIAM . 2008. Tese (Doutorado em arquitetura e urbanismo) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

Aluno: Mariela Brazon Hernández

SEGRE, R.. Os diálogos entre a obra de Jesús Soto e o conhecimiento científico: percepção, participação e persquisa. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Escola de Belas Artes.

Aluno: Pedro da Luz Moreira

SEGRE, R.; MACHADO, D. P.; LEITAO, J.. Projeto, Ideologia e Hegemonia. Em busca de uma conceituação para a cidade como representação da civilização . 2007 - Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

Aluno: James S

SEGRE, R.. Miyamoto. Os grandes eventos esportivos e a requalificação urbana. 2006. Tese (Doutorado em arquitetura e urbanismo) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

Aluno: Andréa Pessoa Borde

SEGRE, R.. Vazios urbanos: perspectivas contemporâneas. 2006. Tese (Doutorado em arquitetura e urbanismo) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

Aluno: Luiz Antônio Pitanga do Amparo

SEGRE, R.; YURGUEL, M.. A vanguarda russa e seus protagonistas nas artes e na arquitetura, conseqüências e desdobramentos, o caráter supremalista de algumas obras do arquiteto. 2004. Tese (Doutorado em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vitor José Baptista Campos

SEGRE, R.. O Art Déco e a construção do imaginário mopderno: Um estudo de linguagem arquitetônica.. 2003. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mariana Puga

SEGRE, R.. Peripécias do Moderno em Latino América. Diálogos entre Brasil e Argentina: Anos 1920-1940. 2003. Tese (Doutorado em História Social) - Pontíficia Universidade Católica.

Aluno: José Barki

SEGRE, R.. O risco e a invenção: um estudo dobre as notações gráficas de concepção do projeto. 2003. Tese (Doutorado em arquitetura e urbanismo) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

Aluno: José Barki

SEGRE, R.. O risco e a invenção: Um estudo sobre as notações gráficas de concepção do projeto. 2003. Tese (Doutorado em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eliel Américo Santana da Silva

SEGRE, R.BARKI, J.; VAZ, L. F.. Teoria e realidade no Plano Piloto de Brasília (1957-2010): a dinâmica de um desenho". 2010. Exame de qualificação (Doutorando em arquitetura e urbanismo) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

Aluno: Flávia da Silva Teixeira

SEGRE, R.. "Intervenção urbana na barra da Tijuca :Pólo Aquarium". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcella Cristina Pereira Dias

Pereira Dias, Marcella Cristina;SEGRE, R.. Parque Beira Rio . 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Natália Duffles

SEGRE, R.. Mercado Popular de Uruguaiana . 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Braga Baptista Xavier

SEGRE, R.. Re-habilitação do Mercado Popular de Uruguaiana . 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Renato da G

SEGRE, R.. Barandier Júnior.Estação Hidroviária do Mourisco. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SEGRE, R.. Membro da Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Titular do Departamento de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e do Urbanismo. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

SEGRE, R.. "Havana e Rio de Janeiro. A escola frances de urbanismo nos centros urbanos Latino-americanos".. 2004.

SEGRE, R.. "A vanguarda Russa e seus protagonistas nas artes e na arquitetura, consequências e desdobramentos, o caráter suprematista de algumas obras do arquiteto.". 2004. Universidade de São Paulo.

SEGRE, R.. "A utopia no sul. Arquitetura e urbanismo na obra de Sérgio Bernardes e Amancio Williams".. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SEGRE, R.. Äldeia SOS do Amazonas e o lugar da adequação em Severiano Porto".. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SEGRE, R.. Membro suplente na Banca Examinadora do Concurso para Professor Adjunto. 2010. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ.

SEGRE, R.. Professor Adjunto do Departamento de Planejamento de Arquitetura. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SEGRE, R.. Membro Titular da banca do Concurso Público de Titulos e Provas para professor Adjunto de Setor de Expressão Gráfica. 2003. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SEGRE, R.. Concurso "Ideas Urbanas para Santo Domingo 2002". 2002.

SEGRE, R.. Membro titular da banca do concurso público de títulos e provas para professor adjunto do Setor de Expressão Gráfica no Departamento de Análise e representação da forma.. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SEGRE, R.. 1ª. Premiação Internacional de Arquitetura Paisagística, da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas. 2006.

SEGRE, R.. Avaliação de Trabalhos do Centro de Letras e Artes na XXVIII da Jornada de Iniciação científica e XIII Jornada de Iniciação Artística e Cultural na Fau/UFRJ. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SEGRE, R.. Participação como membro titular de banca de mestrado da Arq. Tatiana da Terry. 2002. Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

SEGRE, R.; COUTINHO, R.; PEREIRA, M. S.; COSTA, L.. Exame de Qualificação do Doutorado de José Barqui. 2002. Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

SEGRE, R.. Banca final de Graduação da Escola de Arquitetura. 2002. Universidade Estácio de Sá.

SEGRE, R.. Exame de Qualificação de tese de mestrado da arquiteta Mariana Pulga. 2000. Pontíficia Universidade Católica.

SEGRE, R.. Julgamento da Tese de Doutorado do arq. Roberto Conduru. 2000. Universidade Federal Fluminense.

SEGRE, R.. Membro suplente da banca para julgar o concurso de Profesor Regular Adjunto. 2012. Universidad de Buenos Aires.

SEGRE, R.. Membro da banca examinadora na apresentação da tese de doutorado de Maria Lucia Pecly. 2012. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ.

SEGRE, R.. Membro da banca examinadora do exame de qualificação da tese de doutorado de Andressa Martinez. 2012. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ.

SEGRE, R.. Membro da banca examinadora na apresentação da dissertação de mestrado de Clarissa Fontes Paes. 2012. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ.

SEGRE, R.. Membro da banca examinadora do exame de qualificação da tese de doutorado de Denise Vianna Nunes. 2012. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ.

SEGRE, R.. Membro da banca examinadora na apresentação da dissertação de mestrado de Renata Marina Pinheiro Machado Canton. 2012. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ.

SEGRE, R.. Membro da banca examinadora do exame de qualificação da tese de doutorado de Joy Helena Worms Till. 2012. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ.

SEGRE, R.. Membro da banca examinadora na apresentação da tese de doutorado de Eliel Américo Santana da Silva. 2012. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ.

SEGRE, R.. Membro da banca examinadora na apresentação da dissertação de mestrado de Violeta Pires Vilas Boas. 2012. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ.

SEGRE, R.. Membro da banca examinadora do exame de qualificação da tese de doutorado de Paulo Jardim de Moraes. 2012. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ.

SEGRE, R.. Membro da banca de avaliação do Trabalho Final de Graduação (TGV-2012-2) na FAU/UFRJ, de Paula Puppo Cossenza. 2012. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ.

SEGRE, R.. Membro da banca examinadora do exame de qualificação da dissertação de mestrado de Erico Peixoto Araújo. 2011. Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

SEGRE, R.BARKI, J.; PEIXOTO, G. R.; MURAD, C.. Membro da Banca Examinadora da defesa da dissertação de Mestrado de Pilar Macarena Trejo Baeza. 2010. Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

PINHEIRO, H.; ANASTASSAKIS, D.; MORATO, U.; VILELA, S.;SEGRE, R.. Presidente do Júri para o julgamento de trabalhos de arquitetura apresentados na 12ª Premiação de Arquitetura IAB,. 2010. Instituto de Arquitetos do Brasil MG.

SEGRE, R.; AMORIM, S. L.; GOMES, M. A. A. F.. Membro do Júri para o julgamento da categoria artigo científico , no Primeiro Encontro Nacional de ANPARQ. 2010. Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

SEGRE, R.. Relatório (Desk Review) sobre a Fagus Factory (Germany) para julgar a solicitação para a sua nomeação no World Heritage List 2011, UNESCO. 2010. UNESCO.

SEGRE, R.. Membro da banca examinadora de qualificação de mestrado de Carlos Eduardo Spencer Vasconcellos. 2009. Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

SEGRE, R.. Membro da banca examinadora de qualificação de mestrado de Pilar Tejero Baeza. 2009. Programa de Pós-graduação em Urbanismo.

SEGRE, R.. "Planning Models and the Culture of Cities" - 11th. International Planning History Conference. 2004.

SEGRE, R.. "Régimen de Dedicación Total". 2004.

SEGRE, R.. Concurso de posters científicos da IX Semana de Planejamento Urbano e Regional. 2003. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SEGRE, R.. Membro do Comitê Externo do CNPq. para avaliação do programa de bolsas de iniciação cientifica. 2003. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

SEGRE, R.. Idéias urbanas para Santo Domingo - 2002. 2002.

SEGRE, R.. Construire la ville outre-mer; modes d'habiter et architectures tropicales. 2000.

SEGRE, R.. Concurso profissional de arquitetura e urbanismo . O modelo europeu de cidade. História , vivência e projeção do futuro. Contrastes na Iberoamérica.. 2000.

SEGRE, R.. Concurso profissional de arquitetura e urbanismo. O modelo europeu de cidades. História, vivência e projeção do futuro. Contrastes na Ibeoamérica - Etapa Final. 2000.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Ribeiro Furtado

FURTADO, C. R.. Banca de Diplomação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Clarissa Fontes Paes

O papel da herança cultural na cidade contemporânea; O caso do centro do Rio de Janeiro: as ruas de Lavradio e da Carioca; Início: 2010; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Eliel Américo Santana da Silva

Do risco à Brasília revisitada: idéias que configuram a capital do Brasil; Início: 2011; Tese (Doutorado em arquitetura e urbanismo) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo; (Orientador);

Clarissa Fontes Paes

O papel da herança cultural na cidade contemporânea; O caso do centro do Rio de Janeiro: as ruas do Lavradio e da Carioca; Início: 2011; Tese (Doutorado em arquitetura e urbanismo) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo; (Orientador);

Joy Till

Paisagem Gráfica da Cidade; Início: 2011; Tese (Doutorado em arquitetura e urbanismo) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo; (Orientador);

Thiago Leitão de Souza

Os Panoramas Multi-Layer: uma nova representação digital das tranformações espaciais da história da cidade; Início: 2010; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Mauro Santoro Campello

Não existe arquitetura sem urbanismo: a paisagem e o lugar na obra de Eduardo Affonso Reidy; Início: 2010; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Mauro Santoro Campello

Não existe arquitetura sem urbanismo: a paisagem e o lugar na obra de Eduardo Affonso Reidy; Início: 2010; Tese (Doutorado em arquitetura e urbanismo) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo; (Orientador);

Eliel Américo Santana da Silvia

"Do risco à Brasília revitada: idéias que configuram a capital do Brasil"; Início: 2009; Tese (Doutorado em arquitetura e urbanismo) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo; (Orientador);

Joy Till

Paisagem Gráfica da Cidade: um olhar sobre o Rio de Janeiro; Início: 2009; Tese (Doutorado em arquitetura e urbanismo) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo; (Orientador);

JONAS ABREU DA SILVA

Paisagem Gráfica Carioca: Um Olhar sobre o Centro da Cidade; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em FAU) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo; (Orientador);

JULIETE REICHERT

O Morro de Santo Antônio e a Rua da Carioca: Investigação Digital sobre a Forma Urbana no Século XIX; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em FAU) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo; (Orientador);

ANDRÉA BARAN VILLELA PEDRAS

Paisagem Gráfica Carioca: Um Olhar sobre o Centro da Cidade; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em FAU) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo; (Orientador);

MARIANA MARINS ALVARES

Paisagem Gráfica Carioca: Um Olhar sobre o Centro da Cidade; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em FAU) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo; (Orientador);

LUÍSA DA CUNHA TEIXEIRA

O Morro de Santo Antônio e a Rua da Carioca: Investigação Digital sobre a Forma Urbana no Século XIX; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em FAU) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo; (Orientador);

BIANCA MARIA CASALE

O Morro de Santo Antônio e a Rua da Carioca: Investigação Digital sobre a Forma Urbana no Século XIX; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em FAU) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo; (Orientador);

MARIA ELISA REGADAS REIS VIANNA

O Morro de Santo Antônio e a Rua da Carioca: Investigação Digital sobre a Forma Urbana no Século XIX; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em FAU) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo; (Orientador);

FERNANDA DE OLIVEIRA LOUREIRO

De D; João VI a D; Pedro II: O Caminho das Lanternas no Rio de Janeiro (1808-1852); Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em FAU) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo; (Orientador);

LUÍSA RODRIGUES VIEIRA GONÇALVES

De D; João VI a D; Pedro II: O Caminho das Lanternas no Rio de Janeiro (1808-1852); Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em FAU) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo; (Orientador);

MARIA ELISA REGADAS REIS VIANNA

De D; João VI a D; Pedro II: O Caminho das Lanternas no Rio de Janeiro (1808-1852); Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em FAU) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo; (Orientador);

BIANCA MARIA CASALE

Projetos Urbanos para o Morro de Santo Antônio no Rio de Janeiro (1900-1950): Levantamento e Organização Iconográfica; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em FAU) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo; (Orientador);

GABRIELA VARGAS FREITAS PLACIDO

Projetos Urbanos para o Morro de Santo Antônio no Rio de Janeiro (1900-1950): Levantamento e Organização Iconográfica; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em FAU) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo; (Orientador);

Luiza Sertã de Castro

Projetos Urbanos para o Morro de Santo Antônio no Rio de Janeiro (1900-1950): Levantamento e Organização Iconográfica; Início: 2011; Iniciação científica (Graduando em FAU) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo; (Orientador);

Fernanda Loreiro

Espaços públicos da área urbana central do Rio de Janeiro: história, centralidades e morfologias; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Tiago Vieira Maciel

Espaços públicos da área urbana central do Rio de Janeiro: história, centralidades e morfologias; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Luisa Rodrigues

Espaços públicos da área urbana central do Rio de Janeiro: história, centralidades e morfologias; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Maurício Wilson Camilo da Silva

Arquitetura e Urbanismo do Período colonial em Guiné Bissau; Da herança histórica e da criação do Gabinete de Urbanismo Colonial; ; Início: 2011; Orientação de outra natureza; Real Gabinete Português de Leitura; Fundação Calouste Gulbenkian; (Orientador);

Cesar Jordão

Espaços públicos da área urbana central do Rio de Janeiro: história, centralidades e morfologias; Início: 2010; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Clarissa Fontes Paes

O papel da herança cultural na cidade contemporânea; O caso do centro do Rio de Janeiro: as ruas de Lavradio e da Carioca; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Segre;

Thiago Leitão de Souza

O Panorama: da representação pictórico-espacial às experiências digitais; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Segre;

Frederico Mazziotti

Vias urbanas, vidas humanas; Tipologia, morfologia e sociedade; Estudo de caso: a Rua 1º de Março no Rio de Janeiro; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Segre;

Alice Carvalho Vieira da Silva

Desvendando o Saara: renovando espaços na área central do Rio de Janeiro; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Roberto Segre;

Duarte Vaz Guedes e Silva

Transformação e remodelação do centro da cidade do Rio de Janeiro; 2004; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Segre;

Adriana Simeone Barbosa

Cidade Interativa; Uma alternativa de inclusão do usuário no processo de projeto urbano; 2003; Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Segre;

Pablo Mastropasqua

Modernidade e Utopia na América do Sul; 2003; Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo,; Orientador: Roberto Segre;

Marisol Rodrígez

Havana e Rio de Janeiro; Academia e Movimento Moderno nos centros urbanos; 2003; Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo,; Orientador: Roberto Segre;

Eduardo Horta

Análise tipológica das estruturas comerciais urbanas; Relação entre público e o espaço privado; ; 2000; Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Segre;

Alder Catunda

As exposições internacionais como elemento de desenvolvimento urbano; 2000; Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Segre;

Tatiana Terry

O espaço público da praia de Copacabana; Forma, uso e significado; 2000; Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Segre;

Claudia Miranda

As avenidas: formas, usos, contexto e significados; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Segre;

Vera Lúcia Rodrigues Caraim

Os Parques Públicos No Rio de Janeiro; Estudo de Casos; ; 1997; Dissertação - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Segre;

Eliel Américo Santana da Silva

Do risco à Brasília revisitada: idéias que configuram a capital do Brasil; ; 2012; Tese (Doutorado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Segre;

Joy Till

Paisagem Gráfica da Cidade - Um olhar sobre o Rio de Janeiro; ; 2012; Tese (Doutorado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Segre;

Thiago Leitão de Souza

Os Panoramas Multi-Layer: uma nova representação digital das transformações espaciais da história da cidade; 2012; Tese (Doutorado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Segre;

Estela Maris de Souza

O diálogo urbano entre sacro e profano na cidade do Rio de Janeiro; ; 2012; Tese (Doutorado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Segre;

Eduardo Horta

O urbanismo flexível: o lugar das estruturas de uso misto; ; 2012; Tese (Doutorado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Segre;

Thiago Leitão de Souza

Os panoramas Multi-Layer: uma nova representação digital das transformações espaciais da história da cidade; 2011; Tese (Doutorado em arquitetura e urbanismo) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo,; Orientador: Roberto Segre;

Pablo Mastropasqua

Ciudad y utopia en la modernidad latinoamericana; Rio de Janeiro y Buenos Aires como laboratórios urbanos; 2010; Tese (Doutorado em Arquitetura) - Universidade Pablo de Olavide,; Orientador: Roberto Segre;

Carlos Eduardo Nunes-Ferreira

Barra da Tijuca; Um exemplo híbrido da cidade contemporânea; Da Ville Contemporânea a Generic City; 2008; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Segre;

Marisol Rodríguez

A Guanabara de Doxiadis e a Havana de Sert; Ekistics e Urban Design: novas direções na ruptura do CIAM; 2008; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Segre;

Naylor Barbosa Vilas Boas

A Explanada do Castelo: Fragmentos de uma História Urbana; 2007; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Segre;

Andréa Pessoa Borde

Vazios urbanos: perspectivas contemporâneas; 2006; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Roberto Segre;

José Barki

O risco e a inveção: um estudo sobre as notações gráficas da concepção no projeto; ; 2003; Tese (Doutorado em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Segre;

José Renato da G

Barander Júnior; Estação Hidroviária do Mourisco; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Segre;

Ivan Belmonte

Intervenção urbana e arquitetônica na Cidade Nova, Rio de Janeiro; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Università degli Studi di Milano; Orientador: Roberto Segre;

Arthur Naressi Junior e Jorge Vinícius Gabriel Silva

Mapeamento Social do Morro do Castelo: Aproximações através da Gráfica Digital; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em FAU) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Segre;

Karina Comissanha de Carvalho; Vanessa Bossi Ribeiro

Dinâmicas Sociais nos Espaços do Morro do Castelo: Desafios e Estratégias para a Representação Gráfica Digital; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Segre;

Maria Laura Rosenbusch; Flavia Teixeira

Comparação entre a Avenida de Mayo em Buenos Aires e a Avenida Central no Rio de Janeiro; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Segre;

Nathalia Trindade Alcantara; Maria Laura Rosenbusch

As contradições da Avenida Central Carioca no Ideário Estético do Urbanismo Acadêmico; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Segre;

Daniela Ortiz; Vinicius Mattos

; Praça Mauá e Cinelândia: comparação entre as duas praças; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Segre;

Thiago Leitão de Souza; Daniela Ortiz; Vinicius Matos

Interpretações Iconográficas das Centralidades Urbanas do Rio de Janeiro: análise do Espaço Público da Cinelândia e Praça Mauá; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Segre;

Thiago Leitão de Souza; Natália Duffles; Rosely Chefer;

A Exposição Internacional de 1922: Crepúsculo do Espaço Público Acadêmico no Rio de Janeiro; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Segre;

Thiago Leitão de Souza; Vinicius Constantino; Luis Sobral

O Morro do Castelo: Sua Significação no Sistema de Centralidades Urbanas do Rio de Janeiro; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Segre;

Thiago Leitão de Souza; Natália Duffles

O Panorama Digital Interativo no Estudo da Arquitetura; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Segre;

Itaci Aragão; Rossana Beck; Fagner das Neves

A utilização do Banco de Dados na Pesquisa da Arquiteura; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Segre;

Thiago Leitão, Natalia Duffles, Fagner das Neves de Oliveira

Work in Progress da Arquitetura Moderna Brasileira; Ministério da Educação e Saúde 1936-1945; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Segre;

Mário Magalhães; Márcio Nisenbaum

Categorias inéditas na interpretação do Ministério da Educação e Cultura (1936-1945); 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Roberto Segre;

Ana Esteban Maluenda

Arquitetura Moderna no Brasil: a sua influência na Espanha; 2010; Orientação de outra natureza - Universidade Politecnica de Madrid; Orientador: Roberto Segre;

César Augusto Montella Jordão

Supervisão e auxílio no desenvolvimento das pesquisas do LAURD; 2010; Orientação de outra natureza; (FAU) - Programa de Pós-graduação em Urbanismo, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Roberto Segre;

João Paulo Pope

Composição; 2004; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Segre;

Fabrício rezende Fontelenelle

Monitoria em PA I; 2003; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Segre;

Emanuelle Nagem Moore

Monitoria em PA I; 2002; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Segre;

Victor Alves de Oliveira

Monitoria em PA I; 2002; Orientação de outra natureza; (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Segre;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rachel Coutinho Marques da Silva

2012; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Rachel Coutinho Marques da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SEGRE, R. . Entrevista com Fernando Serapião. Projeto Design , v. 371, p. 17-17, 2011.

  • SEGRE, R. . Espaços Versáteis. Centro de Exposições Expominas, Gustavo Penna.. Projeto Design , v. 371, p. 76-77, 2011.

  • SEGRE, R. . A modernidade decepada. O Hospital Universitário da UFRJ: utopia, distopia ou miopia?. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 202, p. 62-64, 2011.

  • SEGRE, R. ; ROSENBUSCH, M. L. . Historias Paralelas: coincidencias e divergencias. Avenida Central en Rio de Janeiro y Avenida de Mayo em Buenos Aires. Summa + (Buenos Aires) , v. 114, p. 52-59, 2011.

  • SEGRE, R. . Isay Weinfeld. A procura de uma estética do desejo. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 209, p. 66-68, 2011.

  • SEGRE, R. . Fuller (1895-1983): Um projeto redentor para a nave Terra. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 212, p. 87-91, 2011.

  • SEGRE, R. . Mario Schjetnan. Paisajismo mexicano: mito, desierto y bosque. Summa + (Buenos Aires) , v. 117, p. 78-83, 2011.

  • SEGRE, R. . Centroamérica y el Caribe: imágenes de un espejo astillado. AAA. Archivos de Arquitectura Antillana , v. 040, p. 14-18, 2011.

  • SEGRE, R. . Niemeyer: la poética de uma experimentación creadora. Arquitectura y Urbanismo , v. XXXII, p. 8-17, 2011.

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. . Oscar Niemeyer e Lucio Costa: a genealogia do edifício do Congresso Nacional . AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 192, p. 74-78, 2010.

  • SEGRE, R. . Razão e sentimento: Museu da Memória e dos Direitos Humanos. Santiago de Chile . Projeto Design , v. 361, p. 54-55, 2010.

  • SEGRE, R. . Arquitectura argentina del siglo XX . AAA. Archivos de Arquitectura Antillana , v. 036, p. 8-15, 2010.

  • SEGRE, R. ; CHOY, J. A. ; VEKSTEIN, C. . Plaza Memorial Che Guevara ,. AAA. Archivos de Arquitectura Antillana , v. 036, p. 148-150, 2010.

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. . Oscar Niemeyer y Lucio Costa. La genealogia del Palacio del Congreso em Brasília . Summa + (Buenos Aires) , v. 108, p. 42-47, 2010.

  • SEGRE, R. . El adiós del maestro a su discípula. Eliana Cárdenas (La Habana 1951 - Madrid 2010). Archipiélago , v. 1, p. 61-62, 2010.

  • SEGRE, R. . Forewell to the master´s discipline Eliana Cárdenas. DOCOMOMO Journal , v. 1, p. 122-123, 2010.

  • SEGRE, R. . Medio siglo de arquitectura cubana (1953-2003): variaciones sobre el tema del comunismo. Revista de Historia y Teoria de la Arquitectura , v. 1, p. 6-27, 2010.

  • SEGRE, R. . Nostalgia del paraíso. Centenario de Roberto Burle Marx, paisajista de Brasil. Arquitectura Viva , v. 1, p. 71-73, 2010.

  • SEGRE, R. . Mergulho na máquina do tempo: construindo o futuro. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 1, p. 43-45, 2010.

  • SEGRE, R. . Zé Carioca Olímpico: Disneyworld no Rio de Janeiro. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 1, p. 10-12, 2010.

  • SEGRE, R. . Miguel Angel Roca (1940). A cidade como uma casa grande; a casa como uma cidade pequena. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 1, p. 73-77, 2010.

  • SEGRE, R. . José Antonio Choy. A vanguarda solitária. AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 1, p. 67-71, 2010.

  • SEGRE, R. . Brasilia 50 años. Archipiélago (Pamplona) , v. 1, p. 59-61, 2010.

  • SEGRE, R. . La gráfica digital como instrumento de investigación en la historiografia urbano-arquitectónica. Arquitectura y Urbanismo , v. XXXI, p. 8-17, 2010.

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. . El campus de la Universidad Federal de Río de Janeiro. Arquitectônica , v. 18-19, p. 207-222, 2010.

  • SEGRE, R. . "Flávio Ferreira. Transgressões ao modernismo carioca". AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 182, p. 61-67, 2009.

  • SEGRE, R. . "Um sonho utópico ainda vivo". Projeto Design , v. 351, p. 86-89, 2009.

  • SEGRE, R. . "Dos Pritzker en acción". Summa + (Buenos Aires) , v. 101, p. 30-31, 2009.

  • SEGRE, R. . "Paisagismo mexicano: mito, deserto e floresta". AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 186, p. 71-75, 2009.

  • SEGRE, R. . Médio siglo de arquitectura cubana (1953-2003): variaciones sobre el tema del comunismo . Revista de Historia y Teoria de la Arquitectura , v. 9, p. 06-27, 2009.

  • SEGRE, R. . Nostalgia del paraíso. Centenario de Roberto Burle Marx, paisajista de Brasil . Arquitectura Viva , v. 128, p. 71-73, 2009.

  • SEGRE, R. . La gráfica digital como instrumento de investigación en la historiografia urbano-arquitectónica. Registros (Mar del Plata) , v. 6, p. 25-37, 2009.

  • SEGRE, R. . Fênix socialista . Projeto Design , v. 335, p. 14-17, 2008.

  • SEGRE, R. ; Falbel, A. . Entrevista a Jean-Louis Cohen . Projeto Design , v. 335, p. 8-11, 2008.

  • SEGRE, R. . "Jardim tropical cobre empena da caixa de tijolos suspensa . Projeto Design , v. 340, p. 82-93, 2008.

  • SEGRE, R. . Miradas cruzadas entre Espana y América . Summa + (Buenos Aires) , v. 94, p. 128-128, 2008.

  • SEGRE, R. . "Fruto Vivas. As árvores para viver . AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 172, p. 89-95, 2008.

  • SEGRE, R. . Jovens rebeldes?. Reflexões sobre a arquitetura na América Latina e os caminhos das novas gerações . AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 172, p. 84-87, 2008.

  • SEGRE, R. . "La virtualidad de lãs comunicaciones. Centro Cultural OI Futuro . Summa + (Buenos Aires) , v. 96, p. 16-21, 2008.

  • SEGRE, R. . "Joaquim Guedes. O enfant terrible da arquitetura paulista . Projeto Design , v. 343, p. 18-19, 2008.

  • SEGRE, R. . "Oscar Niemeyer en sus cien años". Archipiélago (Pamplona) , v. 59, p. 55-57, 2008.

  • SEGRE, R. . "Paradojas estéticas de um Niemeyer definitivo". A&V Monografías , v. 125, p. 6-13, 2008.

  • SEGRE, R. . "Museum Iberê Camargo, Álvaro Siza". Icon (Epping) , v. 62, p. 28-30, 2008.

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. . "Niemeyer jovem: o amor à linha reta". Projeto Design , v. 345, p. 90-97, 2008.

  • SEGRE, R. ; COYULA, M. . "Las icógnitas de La Habana". Encuentro de la Cultura Cubana , v. 50, p. 120-125, 2008.

  • SEGRE, R. . "Home Delivery: Hogar e Industrial en el MOMA". Arquitectura Viva , v. 122, p. 17-27, 2008.

  • SEGRE, R. . "Rio de Janeiro:una vocación histórica policéntrica". Centro-H (Quito. Impresa) , v. 2, p. 25-36, 2008.

  • SEGRE, R. . "Vivienda y ciudad en América Latina. El programa Favela-Bairro en Rio de Janeiro". Temas (Ciudad de La Habana) , v. 58, p. 13-20, 2008.

  • SEGRE, R. . Bruno Stagno. Três propostas para uma estética ecológica na América Central. Projeto Design , v. 323, p. 62-71, 2007.

  • SEGRE, R. . Miguel Ángel Roca. Projeto Design , v. 326, p. 10-12, 2007.

  • SEGRE, R. . Um prisma mágico. Oscar Niemeyer. Auditório de Ibirapuera . Summa + (Buenos Aires) , v. 86, p. 4-11, 2007.

  • SEGRE, R. . Le Corbusier y Alejo Carpentier: simetrias y asimetrías especulares . Revolución y Cultura , v. 5, p. 22-25, 2007.

  • SEGRE, R. . Paradojas estéticas de um Niemeyer definitivo . Arquitectura Viva , v. 125, p. 6-13, 2007.

  • SEGRE, R. . Brasil. Política y arquitectura: um diálogo ambíguo. Arquitectura y Urbanismo , v. 1, p. 75-76, 2007.

  • SEGRE, R. . Oscar Niemeyer. Um joven centenário. Arquitectura y Urbanismo , v. 1, p. 10-23, 2007.

  • SEGRE, R. . Identidades caribeñas reveladas: diez años de AAA . AAA. Archivos de Arquitectura Antillana , v. 024, p. 46-61, 2006.

  • SEGRE, R. . Le Corbusier´s contradictory projects for the MES in Rio de Janeiro (1936) . DOCOMOMO Journal , v. 34, p. 78-83, 2006.

  • SEGRE, R. . Um Caribe ainda desconhecido . Projeto (São Paulo) , v. 312, p. 36, 2006.

  • SEGRE, R. . Sérgio Ferro. Uma teoria de mão única . Projeto (São Paulo) , v. 314, p. 16-19, 2006.

  • SEGRE, R. . Paulo Mendes da Rocha, Um modernista nostálgico . Projeto (São Paulo) , v. 316, p. 66-75, 2006.

  • SEGRE, R. . O duplo perfil da arquitetura latino-americana . Continente Multicultural , v. 65, p. 34-39, 2006.

  • SEGRE, R. . Paolo Portoghesi. Do pós-modernismo à geoarquitetura . Projeto (São Paulo) , v. 319, p. 92-95, 2006.

  • SEGRE, R. . Mario Roberto Álvarez. Deus está nos detalhes: à procura da perfeição . AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 150, p. 55-61, 2006.

  • SEGRE, R. . A razão construtiva nas escolas paulistas ,. Projeto (São Paulo) , v. 321, p. 80-83, 2006.

  • SEGRE, R. . A Babel do século 21 . AU. Arquitetura e Urbanismo , v. 153, p. 54-59, 2006.

  • SEGRE, R. . Una miniescala en el planeamiento brasileño . Ciudad y Territorio, Estudios Territoriales , v. 147, p. 193-195, 2006.

  • SEGRE, R. . Conservación de centros históricos en las ciudades brasileñas . Ciudad y Territorio, Estudios Territoriales , v. 148, p. 500-503, 2006.

  • SEGRE, R. . "Medio Siglo de urbanismo habanero: entrevista a Mario Coyula". Ciudad y Territorio, Estudios Territoriales , Madri, v. XXXVII, p. 209-221, 2005.

  • SEGRE, R. . "Arquitetura perenne lança luzes sobre a efemeridade da vida". Projeto Design , São Paulo, v. 302, p. 62-67, 2005.

  • SEGRE, R. . "O´German, de la pasión heróica al intimismo surrealista". El País, Babelia, Madri, v. 711, p. 20-20, 2005.

  • SEGRE, R. . "O eterno vazio. Mito e realidade na arquitetura brasileira". AU - Arquitetura & Urbanismo , São Paulo, v. 137, p. 48-61, 2005.

  • SEGRE, R. . "Un Brasil oculto: la razón minimalista". Summa + (Buenos Aires) , Buenos Aires, v. 73, p. 84-93, 2005.

  • SEGRE, R. . "Letras perfuradas em placa de concreto indentificam instituição". Projeto Design , São Paulo, v. 307, p. 76-83, 2005.

  • SEGRE, R. . "Rogerio Salmona. A estética do tijolo na arquitetura colombiana". AU - Arquitetura & Urbanismo , São Paulo, v. 138, p. 61-66, 2005.

  • SEGRE, R. . "A sede do Ministério da Educação: Ícone Urbano da Modernidade Carioca (1935-1945)". ARQTEXTO (UFRGS) , Porto Alegre, v. 6, p. 28-41, 2005.

  • SEGRE, R. . Brasil siglo XXI: desafíos de la participación popular en el desarrollo territorial y urbano . Ciudad y Territorio, Estudios Territoriales , v. 37, p. 617-619, 2005.

  • SEGRE, R. . "Argentina y Cuba: sueños e ilusiones de la generación de los 60". AAA. Archivos de Arquitectura Antillana , Santo Domingo, n.17, p. 166-173, 2004.

  • SEGRE, R. . "Fernando Salinas. Os sonhos da utopia comunista cubana". AU. Arquitetura e Urbanismo , São Paulo, n.118, p. 53-59, 2004.

  • SEGRE, R. . "A ortodoxia corbusieriana na obra de Jorge Machado Moreira". Projeto (São Paulo) , São Paulo, n.289, p. 20-24, 2004.

  • SEGRE, R. . "Geografia y geometria en América Latina: nataruleza, arquitectura y sociedad". dau, documentos de arquitectura y urbanismo, Lima, n.05, p. 72-83, 2004.

  • SEGRE, R. . "Fuego en la casa del puente". Babelia, El Pais, Madri, n.671, p. 19-19, 2004.

  • SEGRE, R. . "A perda de um ícone do modernismo argentino". Projeto (São Paulo) , São Paulo, v. 296, n.Fevereiro, p. 22-22, 2004.

  • SEGRE, R. . "Multiplas vozes em Barcelona". Projeto (São Paulo) , São Paulo, v. 296, n.Outubro, p. 110-113, 2004.

  • SEGRE, R. . "Entrevista a Roberto Segre". Projeto (São Paulo) , São Paulo, v. 297, n.Novembro, p. 6-9, 2004.

  • SEGRE, R. . "Homenage a Oscar Niemeyer". Archipiélago , México D.F., v. 44, n.Abril-Junh, p. 61-62, 2004.

  • SEGRE, R. . "En este mundo tan revuelto hasta los valores estéticos se han perdido". La Capital, Mar del Plata, n.12/Set, p. 10-10, 2004.

  • SEGRE, R. . "Fiesta de la aquitectura colombiana". Summa + (Buenos Aires) , Buenos Aires, v. 69, n.Novembro, p. 144-144, 2004.

  • SEGRE, R. . "Arquitectura Reciente en la República Dominicana". Arquitextos - Revista de la Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad "Ricardo Palma", Lima, v. 18, p. 84-91, 2004.

  • SEGRE, R. . "Agua y Fuego en la casa del puente". Arquine - Revista Internacional de Arquitectura y Deseño , México D.F., v. 30, p. 9-10, 2004.

  • SEGRE, R. . "La Cruel utopia de la ciudad latinoamericana". Ciudad y Territorio, Estudios Territoriales , Madrid, v. XXXVI, p. 463-465, 2004.

  • SEGRE, R. . "2004: conmemoraciones urbanas brasileñas". Ciudad y Territorio, Estudios Territoriales , Madri, v. XXXVII, p. 693-695, 2004.

  • SEGRE, R. . "El urbanismo: teorias, prácticas e historiografia em América Latina". Ciudad y Territorio, Estudios Territoriales , Madri, n.135, p. 200-208, 2003.

  • SEGRE, R. . "Difícil diálogo entre mundos distantes". AU. Arquitetura e Urbanismo , n.115, p. 32-32, 2003.

  • SEGRE, R. . "Alvorada roja em Brasília. El urbanismo como expresión democrática". tpG - Tipográfica Revista de Diseño , Buenos Aires, n.58, p. 06-07, 2003.

  • SEGRE, R. . "Book Review. Valerie Frazer: Building the New World. Studies in the Modern Architecture of Latin America, 1930-1969". Planning Perspectives , Abingdon UK, n.4, p. 423-425, 2003.

  • SEGRE, R. . "Megalópolis y utopías del bienestar". AU, Arquitectura y Urbanismo , Havana, n.2, p. 68-74, 2003.

  • SEGRE, R. . "Alborada roja em Brasília". AU, Arquitectura y Urbanismo , Havana, n.2, p. 07-08, 2003.

  • SEGRE, R. . "Rio de Janeiro Metropolitano: añoranzas de la "Cidade Maravilhosa". Arquitectura Z , n.2, p. 46-49, 2003.

  • SEGRE, R. . Platón tropical: Oscar Niemeyer em la Bahía de Guanabara. AU/Arquitectura y Urbanismo No. 1/2002, Vol. XXIII , 2002.

  • SEGRE, R. . World Trade Center (1973-2001). Fragilidad de um ícono urbano. AU/Arquitectura y Urbanismo No. 1/2002, Vol. XXIII , Havana, p. 48-51, 2002.

  • SEGRE, R. . Lucio Costa. Arquitecto, urbanista, pensador. AU/Arquitectura y Urbanismo No. 2/2002, Vol. XXIII, 2002.

  • SEGRE, R. . É Hora de reconhecer o pai do modernismo. Jornal do Brasil - Caderno B, 2002.

  • SEGRE, R. . Megalópolis y utopias del bienestar. CyTET, Ciudad y Territorio. Estudios Territoriales No. 129, Vol. XXXIII, 2002.

  • SEGRE, R. . Guias de la arquitectura carioca. CyTET, Ciudad y Território. Estudios Territoriales No.130, Vol. XXXIII, 2002.

  • SEGRE, R. . Le Corbusier and the Continual Revolution in Architecture. Cadernos IPPUR, No.1, Ano XV, 2002.

  • SEGRE, R. . Charles Jencks: un critique sans pitié. SUMMA+ No. 53, 2002.

  • SEGRE, R. . Humanismo, técnica e estética: Lucio Costa pensador. Projeto-Design No. 265, 2002.

  • SEGRE, R. . Beleza no subúrbio. O Globo, ano LXXVIII, No. 25.306, 2002.

  • SEGRE, R. . Novas Tipologias Urbanas no Subúrbio Carioca. Jornal SEARJ No. 96, ano XV, 2002.

  • SEGRE, R. . El puerto de Rio de Janeiro : titubeos, realismos y formalismos. CyTET, Ciudad y Territorio. Estudios Territoriales No. 131, Vol.XXXIV, 2002.

  • SEGRE, R. . Lucio costa: Arquitecto, urbanista, pensador. CyTET, Ciudad y Territorio. Estudios Territoriales No. 131, Vol. XXXIV, 2002.

  • SEGRE, R. . propuestas y reflexiones urbanísticas: Santo Domingo y Rio de janeiro: planificación o proyecto urbano?. CyTET, Ciudad y Territorio. Estudios Territoriales No. 132, Vol. XXXIV, 2002.

  • SEGRE, R. . propuestas y reflexiones urbanísticas: Santo Domingo y Rio de janeiro: planificación o proyecto urbano?. CyTET, Ciudad y Territorio. Estudios Territoriales No. 132, Vol. XXXIV, 2002.

  • SEGRE, R. . "El ascentismo de Paulo Mendes da Rocha, premiado em el Mies 2000". SUMMA+, 2001.

  • SEGRE, R. . "Debate. A arquitetura brasileira avançou, apesar des dificuldade impostas pela globalização".. Projeto-Design, 2001.

  • SEGRE, R. . "Modelo, tipología y creatividad periférica".. Pasajes, 2001.

  • SEGRE, R. . "El Anti-Hero de la Ciudad del Terce Mundo. Archipiélago, 2001.

  • SEGRE, R. . "El paraíso recuperado. Hoteles en cuba: la obra de Abel Garcia". Revolución y Cultura, 2001.

  • SEGRE, R. . "La Escula de Arquitectura, 1960-1975. AU/ Arquitectura y Urbanismo, 2001.

  • SEGRE, R. . "Osmundo Machado Ventura". AU/ Arquitectura y Urbanismo, 2001.

  • SEGRE, R. . "Antonio Quitana in memoriam. AU/ Arquitectura y Urbanismo, 2001.

  • SEGRE, R. . " Piranesi: Delirium Romae". Dialoghi: Rivista di Studi Italici, 2001.

  • SEGRE, R. . "Los héroes urbanos del Tecer Mundo. Ciudad y Territorio, Estudios Territoriales, 2001.

  • SEGRE, R. . "Geografia y geometria em América Latina: naturaleza, arquitectura y sociedad". Ciudad y Territorio, Estudios Teritorales, 2001.

  • SEGRE, R. . "Arquitectura en Quisqueya: amanecer al siglo XXI". Architectura Antillana, 2001.

  • SEGRE, R. . "Geografia y geometria em América Latina. Naturaleza, arquitectura y sociedad". Casa de las Américas, 2001.

  • SEGRE, R. . "La memoria mutiada. El WTC comosigno de fragilidad urbana". Arquitectura Viva, 2001.

  • SEGRE, R. . "Aniedades de Ciudad Subjetiva". Enlance. Arquitectura &Diseño, 2001.

  • SEGRE, R. . "Carmen Portinho. (1903-2001). Sufragette de la Arquictura Basileña. Enlace. Arquitectura y Deseño, 2001.

  • SEGRE, R. . "Carmem Portinho (1903-2001). Enalce. Arquitectura y Diseño, 2001.

  • SEGRE, R. . "La Escuela e Arquitectura". AU/ Arquitectura y Urbanismo, 2001.

  • SEGRE, R. . Antonio Quintana in mermorial. El nexo entre cultura y sociedad". AU/ Arquitectura y Urbanismo, 2001.

  • SEGRE, R. . Los olvidados de siempre. Críticos de la arquitectura Latinoamericana. SCA Noticias , Buenos Aires, p. 25-26, 2000.

  • SEGRE, R. . "La ciudad de las torres". Obras - Panorama de la Construcción, México, v. 325, n.XXVII, p. 66-69, 2000.

  • SEGRE, R. . "Bruno Zevi: Quixote da arquitetura orgânica". Boletim Óculum, São Paulo, v. n 40, n.Ano 5, p. 1-1, 2000.

  • SEGRE, R. . "Refúgios periféricos". El País, Madrid, v. n 434, p. 20-20, 2000.

  • SEGRE, R. . "Arquitectura y Enseñanza hacia el nuevo milenio: incógnitas y esperanzas". Astrálago , Alcalá de Henares, p. 129-145, 2000.

  • SEGRE, R. . "El modelo europeo de ciudad en América Latina". Revista de Occidente , Madrid, v. n 230, p. 7-10, 2000.

  • SEGRE, R. . "Porqué hablar de modelo europeo de ciudade en América Latina?". Revista de Occidente , Madrid, v. n 231, p. 11-24, 2000.

  • SEGRE, R. . "Buenos Aires en sus treintas. Los profetas de la modernidad porteña: Gardel y Le Corbusier". Suelo Americano, Santiago de Chile, v. n 2, p. 32-45, 2000.

  • SEGRE, R. . "La Arquitectura antillana del siglo XX. Realidades y esperanzas en las décadas recientes". AAA. Archivos de Arquitectura Antillana , Santo Domingo, v. n 10, p. 65-110, 2000.

  • SEGRE, R. . "La Habana Miami. 40 años, 90 millas y una cubanía". AAA. Archivos de Arquitectura Antillana , Santo Domingo, p. 11-113, 2000.

  • SEGRE, R. . "Los espacios del hombre pleno. Entrevista a fernando Salinas (1988-1922). AAA. Archivos de Arquitectura Antillana , Santo Domingo, p. 134-142, 2000.

  • SEGRE, R. . "Estética y finanzas en la Habana del siglo XXI: la sede del Banco Financiero Internacional". AAA. Archivos de Arquitectura Antillana , Santo Domingo, p. 170-175, 2000.

  • SEGRE, R. . Entrevista a Oscar Niemeyer. "Rio de Janeiro. La naturaleza que resiste a la perversión de la metrópolis". Contextos, Revista de la FADU, UBA, Buenos Aires Argentina , p. 50-57, 2000.

  • SEGRE, R. . "The city shaped by community hope. Viva Rio, Rio de Janeiro, Brazil". Archis (Deventer) , Rotterdam, p. 40-43, 2000.

  • SEGRE, R. . "Peregrinos urbanos"; "Alcaldes y ciudades en América Latina". El País, Madrid, p. 21-21, 2000.

  • SEGRE, R. . "El ascetismo de paulo Mendes da Rocha, premiado en el Mies 2000". Summa + (Buenos Aires) , Madrid, p. 168, 2000.

  • SEGRE, R. . "Pedro Martinez Inclán(1883-1957). Primer urbanista cubano". Ciudad y Territorio. Estudios Territoriales, 2000.

  • SEGRE, R. . Ciudades de América Latina: Visón digital. Ciudad y Territorio. Estudios Territoriales, 2000.

  • SEGRE, R. . "Cerdá em el Mar del Caribe". Ciudad y Territorio, 2000.

  • SEGRE, R. . Carmen Gavira. Habanera de Corazón. Ciudad y Territorio. Estuios Territoriales, 2000.

  • SEGRE, R. . "Dificiles premios. Sobre el Premio Mies Van der Roche em América Latina. AU/ Arquitectura y Urbanismo, 2000.

  • SEGRE, R. . "Bruno Zevi. El Quijote e la arquitectura orgánica. AU/ Arquitectura y Urbanismo, 2000.

  • SEGRE, R. . "Centroamérica: tropico, función, identidad. Arquitecturas de Bruno Stagno. AU/ Arquitectura y Urbanismo, 2000.

  • SEGRE, R. . Arquitectura y enseñanza hacia el nuveo milenio: incógnitas y esperanzas". AU/ Arquitectura y Urbanismo, 2000.

  • SEGRE, R. . "Pedro Martinez Inclán. El primer urbanista.". AU/ Arquitectura y Urbanismo, 2000.

  • SEGRE, R. . Roberto Segre y las ciudades latinas bajo la lente. Existe un modelo urbano? . Propuesta Urbana, Córdoba, v. 1, n.3, p. 16-18, 1999.

  • SEGRE, R. . El paraíso recuperado. Obras - Panorama de la Construcción , México D.F., v. XXVI, n.315, p. 78-87, 1999.

  • SEGRE, R. . Corbu carioca. Oculum (Campinas) , internet, n.28, p. 2-2, 1999.

  • SEGRE, R. . Quando premiar é difícil. Oculum (Campinas) , internet, n.29, p. 2-2, 1999.

  • SEGRE, R. . Ascetismo Clássico Brasileiro. Jorge Machado Moreira (1904-1992). Oculum (Campinas) , internet, n.31, p. 2-2, 1999.

  • SEGRE, R. . Olhares do leste europeu sobre o Rio de Janeiro. Oculum (Campinas) , internet, n.35, p. 2-2, 1999.

  • SEGRE, R. . Propuestas urbanas para el siglo XXI. Obras - Panorama de la Construcción , n.321, p. 57-63, 1999.

  • SEGRE, R. . L'Avana postmoderna. Capitolium, n.7, p. 83-87, 1999.

  • SEGRE, R. . Costuras urbanas. Río de Janeiro: el programa 'Favela-Bairro'. Sca Revista de Arquitetura , n.194, p. 80-85, 1999.

  • SEGRE, R. . Le Corbusier vuelve a Río de Janeiro. Arquitectura Viva , n.65, p. 80-80, 1999.

  • SEGRE, R. . Delirious Rome. Piranesi, ruínas e fantasias. Oculum (Campinas) , n.36, p. 2-2, 1999.

  • SEGRE, R. . Difíciles premios: el galardón Mies van der Rohe a la arquitectura latinoamericana. AAA. Archivos de Arquitectura Antillana , n.9, p. 29-29, 1999.

  • SEGRE, R. . Encrucijadas de la arquitectura en Cuba: realismo mágico, realismo socialista y realismo crítico . AAA. Archivos de Arquitectura Antillana , n.9, p. 56-73, 1999.

  • SEGRE, R. . Arquitectura antillana del siglo XX. Regionalismo y modernidad. AAA. Archivos de Arquitectura Antillana , n.9, p. 98-110, 1999.

  • SEGRE, R. . La pasión del monumento. Obras - Panorama de la Construcción , v. XXVI, n.323, p. 64-72, 1999.

  • SEGRE, R. . Favela Bairro: intervenções nas favelas do Rio de Janeiro. Oculum (Campinas) , n.38, p. 2-2, 1999.

  • SEGRE, R. . Miradas mitteleuropeas sobre Río de Janeiro. Gala, n.4, p. 10-11, 1999.

  • SEGRE, R. . Os esquecidos de sempre: críticos da arquitetura latino-americana. Oculum (Campinas) , n.39, p. 3-3, 1999.

  • SEGRE, R. . Vías cubanas hacia el siglo XXI. Estación terminal de trenes en Santiago de Cuba. Revolutión y Cultura , n.2/3, p. 102-106, 1999.

  • SEGRE, R. . Urbanidad subjetiva. La regeneración de las favelas de Río de Janeiro. Arquitectura Viva , n.68, p. 80-81, 1999.

  • SEGRE, R. . Respuesta a los olvidos de una visión distante. Arquitectura Viva , n.68, p. 86-87, 1999.

  • SEGRE, R. . Los olvidados de siempre: críticos de la arquitectura latinoamericana. Summa + (Buenos Aires) , n.40, p. 191-192, 1999.

  • SEGRE, R. . La vocación 'porteña'de Buenos Aires. Con Eñe Revista de Cultura Hipanoamericana , n.7, p. 24-29, 1999.

  • SEGRE, R. . La Arquitectura Antillana Del Siglo Xx: Realidades Y Esperanzas En Las Décadas Recientes. Capítulo 7.3/ Sección Dedicada A Puerto Rico. AAA, Archivos de Arquitectura Antillana, Santo Domingo, n.6, p. 097-106, 1998.

  • SEGRE, R. . Las Huellas Caribeñas de Aldo Rossi. AAA, Archivos de Arquitectura Antillana, Santo Domingo, n.6, p. 37-52, 1998.

  • SEGRE, R. . Vias Cubanas Para El Siglo Xxi. Obras, Panorama de la Construccion, México, v. 26, n.305, p. 76-83, 1998.

  • SEGRE, R. . El Paraíso de Los Sin Techo. Archipiélago. Revista Cultural de Nuestra América, México, n.15, p. 57-59, 1998.

  • SEGRE, R. . Caracas: El Rescate de La Cuadrícula. Circular 48, GALA, Grupo de Arquitectos Latinoamericanos, Berlim, 1998.

  • SEGRE, R. . Marina Waisman: Una Visión Ecuánime Del Entorno. DANA, Documentos de Arquitectura Nacional y Americana, Buenos Aires, p. 24-24, 1998.

  • SEGRE, R. . Folhas esparsas: a herança de Le Corbusier em Brasília. Arquitetura e Conhecimento, Brasília, n.6, p. 84-95, 1998.

  • SEGRE, R. . CyTET. Ciudad y Territorio. Ciudad y Territorio, Estudios Territoriales , Madri, v. 1, n.116, p. 351-379, 1998.

  • SEGRE, R. . Río de Janeiro. Símbolos urbanos: centralidad y poder; periferia y comunidad. Ciudad y Territorio, Estudios Territoriales , Madri, n.117-118, p. 697-708, 1998.

  • SEGRE, R. . Memorias y olvidos en la nueva Babel. Imagen, Cuenca, n.3, p. 13-17, 1998.

  • SEGRE, R. . A Havana "Cidade Santa". AP, Revista de Arquitetura, Belo Horizonte, MG, v. 1, n.8, p. 67-71, 1997.

  • SEGRE, R. . La Habana: Un Espacio Saturado de Incógnitas. OBRAS Panorama de la Construcción, Cidade do México, v. 15, n.291, p. 38-42, 1997.

  • SEGRE, R. . La Arquitectura Antillana Del Siglo Xx. Capítulo 1 - Raíces de Universo Antillano, Capítulo 2 - El Síndrome de La Plantación. AAA - Archivos de Arquitectura Antillana, Santo Domingo, v. 2, n.4, p. 100-109, 1997.

  • SEGRE, R. . La Obra Del Arquitecto Brasileño Ruy Othake. Las Formas, Una Pasión. CLARÍN - Suplemento de Arquitectura, Ingenieria, Planeamiento y Diseño, v. 1, n.1, p. 4-5, 1997.

  • SEGRE, R. . Stadtsymbole. Stadt Bauwelt, Berlim, n.134, p. 1360-1363, 1997.

  • SEGRE, R. . Natur Stärker Als Die Stadt; Rio-Cidade. Städttebau Im Kilometertakt. Stadt Bauwelt, Berlim, n.134, p. 1402-1403, 1997.

  • SEGRE, R. . La Arquitectura Antillana Del Siglo Xx: Realidades Y Esperanzas En Las Décadas Recientes. Capítulo 7.3/ Sección Dedicada A Puerto Rico. AAA - Archivos de Arquitectura Antillana, Santo Domingo, v. 2, n.5, p. 114-116, 1997.

  • SEGRE, R. . Platón Tropical. Oscar Niemeyer En La Bahía de Guanabara. GALA - Grupo de Arquitetos Latinoamericanos, Berlim, v. 6, n.5-44, p. 3-6, 1997.

  • SEGRE, R. . La "Cidade Maravilhosa". OBRAS Panorama de La Construcción, Cidade do México, v. 15, n.298, p. 46-52, 1997.

  • SEGRE, R. . Alvaro Vital Brazil. Arquitetura IAB/RJ, Rio de Janeiro, v. 1, n.80, p. 30-30, 1997.

  • SEGRE, R. . Presencias Y Ausencias. Arquitectura Regional Espanola En La Habana. REVOLUCION Y CULTURA, HAVANA, v. 35, n.1, p. 30-33, 1996.

  • SEGRE, R. . Brasilia Refundada: Los Desfios Del Nuevo Milenio. ENLACE, ARQUITECTURA & DISENO, CIDADE DO MEXICO, v. 6, n.1, p. 54-56, 1996.

  • SEGRE, R. . Havana Deco: Alquimia Urbana de La Primera Modernidad. ARCHIVOS DE ARQUITECTURA ANTILLANA, SANTO DOMINGO, v. 1, n.1, p. 58-63, 1996.

  • SEGRE, R. . Exposiciones Urbanas. Las Megaciudades Del Tercer Mundo Ante El Proximo Milenio. ARQUITECTURA VIVA, MADRI, n.40, 1995.

  • SEGRE, R. . Cotillon Urbano. de Brasilia A Rio: El Nuevo Ano, Una Fiesta de La Democracia. EL PAIS, SUPLEMENTO LITERARIO BABELIA, 14/01/95, MADRI, p. 17, 1995.

  • SEGRE, R. . Hotel Santiago de Cuba. ESCALA, BOGOTA, v. 29, n.168, p. 46-49, 1995.

  • SEGRE, R. . Arquitectura Latinoamericana: Los Caminos de La Critica. ENLACE, CIDADE DO MEXICO, v. 5, n.5, p. 72-73, 1995.

  • SEGRE, R. . Formalizar Lo Informal. ECONOMIA HOY, 06/05/95, CARACAS, p. 12-13, 1995.

  • SEGRE, R. . Formalizar Lo Informal. CIUDAD Y TERRITORIO, ESTUDIOS TERRITORIALES, MADRI, v. 3, n.104, p. 415-418, 1995.

  • SEGRE, R. . Formalizar Lo Informal. ENLACE, ARQUITECTURA & DISENO, CIDADE DO MEXICO, v. 5, n.9, p. 68-70, 1995.

  • SEGRE, R. . Difficult Simplicity. A Tropical Paradox. Antillean Rationalism In The Caribbean. DOCOMOMO INTERNATIONAL JOURNAL, NETHERLANDS, n.13, p. 51-53, 1995.

  • SEGRE, R. . Ruy Ohtake. Um Artesao Na Metropole Contemporanea. ARQUITETURA E URBANISMO, SAO PAULO, v. 10, n.61, p. 61-71, 1995.

  • SEGRE, R. . Un Compromiso No Tan Oculto. CIUDAD Y TERRITORIO, ESTUDIOS TERRITORIALES, MADRI, v. 3, n.103, p. 229-231, 1995.

  • SEGRE, R. . Mercaderes Estaticos. Calcadao dos Moscates (Camelodromo). ENLACE, ARQUITECTURA & DISENO, CIDADE DO MEXICO, v. 5, n.4, p. 63-69, 1995.

  • SEGRE, R. . Copacabana 1994/95 - The Party For Brazilian Democracy. TRIALOG, KARLSRUHE, n.46, p. 64-65, 1995.

  • SEGRE, R. . Brasilia Fin de Siglo: Moderna O Postmoderna. CIUDAD Y TERRITORIO, ESTUDIOS TERRITORIALES, MADRI, v. 3, n.105, p. 645-647, 1995.

  • SEGRE, R. . El Entorno Urbano de Latinoamerica: Transculturacion, Sincretismo Y Mimesis. ENLACE, ARQUITECTURA & DISENO, CIDADE DO MEXICO, v. 5, n.12, p. 10-17, 1995.

  • SEGRE, R. . La Habana de Sert: Ciam, Ron Y Cha Cha Cha. DANA, BUENOS AIRES, n.37, p. 120-124, 1995.

  • SEGRE, R. . Paraisos En La Metropoli. Roberto Burle Marx, 1909-1994. ARQUITECTURA VIVA, MADRI, n.37, p. 72-74, 1994.

  • SEGRE, R. . E La Nave Va. Un Buque Anclado En El Suburbio de Barcelona. Arquitectura de Emilio Donato. ENLACE, ARQUITECTURA & DISENO, CIDADE DO MEXICO, v. 4, n.3, p. 106-113, 1994.

  • SEGRE, R. . Las Sinuosas Huellas de La Modernidad En America Latina. LOQUEVENGA, HAVANA, v. 2, n.1, p. 63-65, 1994.

  • SEGRE, R. . Tres Decadas de Arquitectura Cubana: La Herencia Historica Y El Mito de Lo Nuevo. REVOLUCION Y CULTURA, HAVANA, v. 33, n.3, p. 36-45, 1994.

  • SEGRE, R. . El Paraiso Perdido En La Metropoli Contemporanea: Roberto Burle Marx, 1909-1994. LA GACETA DE CUBA, HAVANA, v. 32, n.5, p. 26-27, 1994.

  • SEGRE, R. . El Alba de La Razon de Don Antonio Fernandez. ANTHROPOS, REVISTA DE DOCUMENTACION CIENTIFICA DE LA CULTURA, MADRI, n.152, p. 77-78, 1994.

  • SEGRE, R. . El Paraiso de Los Sin Techo. REENCUENTRO, BUENOS AIRES, v. 2, n.4, p. 23-24, 1994.

  • SEGRE, R. . Bolivia. A Modernidade No Altiplano Milenario. ARQUITETURA E URBANISMO, SAO PAULO, v. 10, n.57, p. 63-70, 1994.

  • SEGRE, R. . Entre La Montana Y El Mar. Balneario Dado Darom, Haifa, Israel. Proyecto de Perla Kaufman. ENLACE, CIDADE DO MEXICO, v. 4, n.5, p. 74-81, 1994.

  • SEGRE, R. . Burle Marx, Um Legado Para El Futuro. ESCALA, BOGOTA, v. 28, n.166, p. 105-107, 1994.

  • SEGRE, R. . Viva Rio: Violencia Y Belleza. CIUDAD Y TERRITORIO. ESTUDIOS TERRITORIALES, MADRI, v. 2, n.102, p. 667-668, 1994.

  • SEGRE, R. . Jorge Enrique Hardoy (1926-1993). La Marea Urbana En El Tercer Mundo. ARQUITECTURA Y URBANISMO, HAVANA, v. 15, n.1, p. 9-18, 1994.

  • SEGRE, R. . La Modernidad En El Altiplano Boliviano. OBRAS, PANORAMA DE LA CONSTRUCCION, CIDADE DO MEXICO, v. 24, n.258, p. 32-37, 1994.

  • SEGRE, R. . La Habana: Modernidad Socialista En El Centro Historico. CADERNOS IPPUR, RIO DE JANEIRO, v. 8, n.2, p. 107-120, 1994.

  • SEGRE, R. . Carlos Gomez de Llarena. Realismo e Abstracao No Centro de Caracas. ARCHITECTI, LISBOA, n.23, p. 64-91, 1994.

  • SEGRE, R. . Paraisos En La Metropoli. Roberto Burle Marx 1909-1994. ARQUITECTURA VIVA, MADRI, n.37, p. 72-74, 1994.

  • SEGRE, R. . Hotel Santiago de Cuba. Identidad Ambiental: Complejo, Ilusion Y Fantasia. ARQUITECTURA Y URBANISMO, HAVANA, v. 16, n.1, p. 29-35, 1993.

  • SEGRE, R. . Pedro Martinez Inclan. La Vigilia Academica de La Habana Tropical. ARQUITECTURA Y URBANISMO, HAVANA, v. 14, n.3, p. 37-47, 1993.

  • SEGRE, R. . Cuba Anos 80: La Construccion de La Esperanza. INMUEBLUES, CARACAS, v. 2, n.9, p. 16-77, 1993.

  • SEGRE, R. . Sombras e Intermedios En La Arquitectura Latinoamericana: La Obra de Luis Malaussena. DIMENSION: REVISTA DE ARQUITECTURA, CARACAS, v. 112, n.12, p. 3-5, 1993.

  • SEGRE, R. . Sincretismo En La Arquitectura Centroamericana: Trayectoria de Bruno Stagno. REVOLUCION Y CULTURA, CUBA, v. 4, n.1, p. 43-47, 1993.

  • SEGRE, R. . El Centro Historico: Presencia Y Ausencia de La Fiesta Urbana. ENLACE, ARQUITECTURA Y DISENO, MEXICO, v. 3, n.3, p. 74-78, 1993.

  • SEGRE, R. . El Habitat de Richard Neutra: Fragmentos Terrenales Del Paraiso. PROA. REVISTA DE ARQUITECTURA, BOGOTA, n.415, p. 50-61, 1993.

  • SEGRE, R. . O Habitat de Richard Neutra: Fragmentos Terrenais do Paraiso. OBRADOIRO - REVISTA DE ARQUITETURA, ESPANHA, n.22, p. 16-24, 1993.

  • SEGRE, R. . Mito Y Realidad Del Entorno Antillano. OBRAS, MEXICO, v. 21, n.241, p. 58-68, 1993.

  • SEGRE, R. . O Sincretismo Na Arquitetura Centro-Americana: A Trajetoria de Bruno Stagno. PROJETO, SAO PAULO, n.147, p. 69-79, 1992.

  • SEGRE, R. . Eclecticismo Cubano: La Arquitectura de Las Vacas Gordas. EXCELSCOR, MEXICO, n.1, p. 1-3, 1992.

  • SEGRE, R. . Tropico Deconstruido: Una Terminal Aerea En Santiago de Cuba. ARQUITECTURA VIVA, MADRI, v. 8, n.22, p. 46-48, 1992.

  • SEGRE, R. . En Defensa de La Utopia Ambiental Latinoamericana: Fernando Saunas. ARQUITECTURA Y URBANISMO, HAVANA, v. 13, n.2, p. 76-79, 1992.

  • SEGRE, R. . En El Labirinto de La Identidad. ARQUITECTURA Y URBANISMO, HAVANA, v. 13, n.1, p. 9-16, 1992.

  • SEGRE, R. . Savia Nueva En Odres Viejos: La Continuidad Del Talento. ARQUITECTURA, HAVANA, v. 41, n.375, p. 7-14, 1992.

  • SEGRE, R. . La Plaza de Armas: Simbolismo Originario Y Figuras Del Poder. DANA, BUENOS AIRES, n.31, p. 113-118, 1992.

  • SEGRE, R. . Ministério da Educação e Saúde. icone Urbano Da Modernidade Carioca 1935-1945. 1. ed. Sâo Paulo: Romano Guerra, 2012. v. 1. 459p .

  • SEGRE, R. . Museus Brasileiros Contemporâneos. 1. ed. Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2010. v. 1. 200p .

  • SEGRE, R. (Org.) ; AZEVEDO, M. (Org.) ; GAMA-ROSA, R. (Org.) ; EL-JAICK, I. (Org.) . Arquitetura + Arte + Cidade. Um debate Internacional. 8º Docomomo Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2010. v. 1. 402p .

  • SEGRE, R. . Casas Brasileiras. 1. ed. Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2010. v. 1. 200p .

  • SEGRE, R. ; CÁRDENAS, Eliane ; ARUCA, Lohania . "Historia del la Arquitectura y el Urbanismo: América Latina y Cuba". Havana: Editorial Félix Varela, 2009.

  • SEGRE, R. . "Rio de Janeiro: Guais de Arquitectura Latinoamericana". Buenos Aires: Clarín Arquitectura, 2009.

  • SEGRE, R. . "Gustavo Penna". Rio de Janeiro: Editora Viana & Mosley, 2009. 139p .

  • LOBO, Maria da Silveira ; SEGRE, R. . Congresso Internacional Extraordinário de Críticos de Arte. Cidade Nova: Síntese das Artes. Rio de Janeiro: UFRJ/FAU/Docomomo-Rio, 2009. 180p .

  • SEGRE, R. . "Tributo a Niemeyer". Rio de Janeiro: Viana & Mosley Editora. 2009, 2009. 175p .

  • SEGRE, R. . Arquitectura y Urbanismo del la Revolución Cubana. Havana: Editorial Félix Varela, 2008.

  • SEGRE, R. . Casas Brasileiras. Brazilian Houses. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Viana & Mosley, 2006. v. 1. 224p .

  • SEGRE, R. . Rio de Janeiro. Guia da arquitetura contemporânea.. Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2005. 118p .

  • SEGRE, R. . Arquitectura y Urbanismo Modernos. Capitalismo y Socialismo. Havana: Editorial Félix Varela, 2005. v. 2. 531p .

  • SEGRE, R. . Edifícios Hoteleiros. Hotel Unique de Ruy Ohtake. São Paulo: Atelié Editorial, C4, 2005. 70p .

  • SEGRE, R. . Geografia e Geometria na América Latina: Natureza, Arquitetura e Sociedade. 1. ed. São Paulo: Memorial da América Latina, 2005. v. 1. 30p .

  • SEGRE, R. . Tres décadas de reflexiones sobre el Hábitat latinoamericano. 1. ed. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, Facultad de Artes, 2005. v. 1. 172p .

  • SEGRE, R. . Brasil. Jovens Arquitetos. Rio de Janeiro: Editora Viana & Mosley, 2004. 232p .

  • SEGRE, R. . Arquitectura Antillana del Siglo XX. Havana: Editorial de Arte y Literatura, 2003. 434p .

  • SEGRE, R. . Arquitetura Brasileira Contemporânea. Petrópolis: Editora Viana & Mosley, 2003. 203p .

  • SEGRE, R. . Índio da Costa. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. 247p .

  • SEGRE, R. . Havana. Two Faces of the Antillean Metropolis. Carolina do Norte: , 2002.

  • SEGRE, R. . João Diniz . Arquiteturas. Belo Horizonte: AP Cultural, 2002.

  • SEGRE, R. . Havana. Two Faces of the Antillean Metropolis. , 2002. 464p .

  • SEGRE, R. . João Diniz. Arquiteturas. Belo Horizonte: c/arte, 2002. 215p .

  • SEGRE, R. . Guia da Arquitetura Moderna no Rio de Janeiro. , 2001.

  • SEGRE, R. . Arquitectura en la ciudad de La Habana. Primera Modernidad (com Carlos Sambricio). 0. ed. Madri: Electa, 2000. v. 1. 237p .

  • SEGRE, R. ; RYCKERT, J. ; CIRIANI, H. ; GLUSBERG, J. . Miguel Angel Roca 1990/2000. Obras elegidas. Buenos Aires: SUMMA+ Livros, 2000. v. 1. 200p .

  • SEGRE, R. (Org.) . Guia da Arquitetura Moderna no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Centro de Arquitetura e Urbanismo. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2000. v. 1. 40p .

  • SEGRE, R. . América Latina, Fin de Milenio. Raíces y perspectivas de su arquitectura . 1. ed. Havana: Editorial Arte y Literatura, 1999. v. 1. 333p .

  • SEGRE, R. . Ruy Ohtake. Contemporaneidade da arquitetura brasileira. 1. ed. São Paulo: Asociação Brasileira de Cimento Portland, 1999. v. 1. 207p .

  • SEGRE, R. . Encyclopedia of Latin American Art & Caribbean Art . 1. ed. Nova Iorque: Macmillan/Grove's Dictionaries, 1999. v. 1.

  • SCARPACI, J. ; SEGRE, R. ; COYULA, M. . Havana. Two Faces Of The Antillean Metropolis. 1. ed. Chichester: Jhon Wiley & Sons, 1997. 400p .

  • SEGRE, R. . America Latina Fim de Milenio, Raizes e Perspectivas de Sua Arquitetura. SAO PAULO: NOBEL, 1991. 326p .

  • SEGRE, R. . Lectura Critica Del Entorno Cubano. HAVANA: LETRAS CUBANA, 1990. 463p .

  • SEGRE, R. . Materialidade do objeto: interface entre homem e natureza. In: Gustavo Rocha-Peixoto; Lais Bronstein; Beatriz Santos de Oliveira; Guilherme Lassance. (Org.). Leituras em teoria da arquitetura. 3 Objetos.. 0ed.: , 2012, v. 1, p. 9-18.

  • SEGRE, R. . Teoria e prática no urbanismo hispano-americano: um diálogo histórico. In: José Francisco Bernardino Freitas; Eneida Maria Souza Mendonça. (Org.). A construção da cidade e do urbanismo: ideias têm lugar?. 0ed.Vitória, ES: EDUFES, 2012, v. 1, p. 57-73.

  • SEGRE, R. . Cidade e moradia: as incógnitas do século XXI. In: Pablo Benett. (Org.). Habitação social e ciudade. Desafios para o ensino de projecto.. 0ed.Rio de Janeiro: PROURB-Rio Books, 2012, v. 1, p. 9-13.

  • SEGRE, R. . Mario Schjetnan. Paisajismo mexicano: mito, desierto y floresta. In: Jimena Martignoni. (Org.). Mario Schjetnan. Entorno urbano y paisaje.. 0ed.México D.F.: Editora Arquine, 2012, v. 1, p. 6-25.

  • SEGRE, R. . La Habana, 1925-1965. Del brillo académico a la opaca modernidad. In: Carlos Sambricio. (Org.). Ciudad y vivienda en América Latina. 1930-1960.. 0ed.Madrid: Lampreave Editor, 2012, v. 1, p. 285-314.

  • SEGRE, R. . A persistência dos símbolos. In: Alberto Xavier; Julio Katinsky. (Org.). Brasília. Antologia Crítica. 0ed.São Paulo: Cosac Naify, 2012, v. 1, p. 236-241.

  • SEGRE, R. . Oscar Niemeyer 1907-2012: Typologies and Plastic Freedom. In: González-Casanovas; Roberto J.. (Org.). Reconfiguring Brazil: Interdisciplinary Essays.. -ed.: Auckland: New Zealand Centre for Latin American Studies (NZCLAS), 2012, v. , p. 102-111.

  • SEGRE, R. . Jovens Rebeldes?. Entrevistas. Revista AU. 0ed.São Paulo: Editora Pini, 2012, v. 1, p. 231-239.

  • Zappa, R ; Britto, A ; SEGRE, R. . Paulo Casé: sociedade, cultura, arquitetura e cidade. Paulo Casé. 80 anos: vida, obra, pensamento. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2011, v. , p. 190-212.

  • SEGRE, R. . Cinemas Art Déco: um diálogo entre cultura e cidade . Salas de cinema art déco no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011, v. , p. 9-20.

  • SEGRE, R. . América Latina: la renovación arquitectónica del siglo XX. Seminarios de Arquitectura Latinoamericana (SAL). Haciendo camino al andar. 1985-2011. Buenos Aires: CEDODAL, 2011, v. , p. 123-143.

  • SEGRE, R. . "Apresentação à Edição Brasileira". In: José Ramón Alonso Pereira. (Org.). Introdução à História da Arquitetura. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2010, v. 1, p. 5-6.

  • BORDE, A. ; SEGRE, R. . Havana, Cuba. In: Andrés Borthagaray. (Org.). Conquistar a Rua!. Compartilhar sem dividir. 1ed.São Paulo: Romano Guerra Editora, 2010, v. 1, p. 160-.

  • SEGRE, R. . Formal-informal Connections in the Favelas of Rio de Janeiro: The Favela-Bairro Programme. In: Felipe Hernández, Peter Kellett, Lea K. Allen. (Org.). Retihinking the Informal City: Critical Perspectives from Latin America. 1ed.Oxford: Berghahn Books, 2010, v. 1, p. 163-178.

  • AZEVEDO, M. ; SEGRE, R. . 8º Seminário Docomomo_Brasil. Um diálogo entre modernidade e contemporaneidade. In: Roberto Segre, Marlice Azevedo, Renato Gama-Rosa Costa, Inês El-Jaick Andrade. (Org.). Arquitetura + Arte + Cidade: um debate internacional. 1ed.Rio de Janeiro: PROURB/ Viana & Mosley, 2010, v. 1, p. 7-13.

  • SEGRE, R. ; Rodriguez Sosa, M . Discussões transgressoras na última fase dos CIAM: raízes de direções pós-CIAM e de questões ainda contemporâneas. In: Roberto Segre, Marlice Azevedo, Renato Gama-Rosa Costa, Inês El-Jaick Andrade. (Org.). Arquitetura + Arte + Cidade: um debate internacional. 1ed.Rio de Janeiro: PROURB/ Viana & Mosley, 2010, v. 1, p. 319-333.

  • SEGRE, R. . Notas sobre a historiografia da arquitetura na América Hispânica. In: Guilherme Lassance, Gustavo Rocha-Peixoto, Laís Bronstein, Beatriz Santos de Oliveira. (Org.). Leituras em Teoria da Arquitetura 2: Textos. 1ed.Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2010, v. 1, p. 74-93.

  • SEGRE, R. . Un espejo astilhado. América Central y el Caribe, las sombras de la política.. Arquitecturas del siglo XXI. : , 2010, v. , p. 130-140.

  • SEGRE, R. . A Splintered Mirror, Central America and the Caribbean, the Shadows of Politics. In: Fundação BBVA. (Org.). Architectures of the 21th Century. : , 2010, v. , p. 130-140.

  • SEGRE, R. . "El valor estético del entorno construído". Décima bienal del la Habana, Integración y resistência en la era global. Havana: Artecubano ediciones Y Centro de Arte Contemporâneo Wilfredo Lam, 2009, v. , p. 70-72.

  • SEGRE, R. ; SERAPIÃO, Fernando ; ORTIZ DOS SANTOS, Daniela ; LEITÃO DE SOUZA, Thiago . "O resgate da unidade perdida: o teatro do Museu de Arte Moderna de Affonso Eduardo Reidy". In: Carlos Eduardo Comas, Marta Peixoto, Sergio M. Marques. (Org.). O moderno já passado; o passado no moderno. Porto Alegre: Editora UniRitter, 2009, v. , p. 139-152.

  • SEGRE, R. . "Introdução". Caderno de Resumos: 8 Seminário Docomomo Brasil. Cidade Moderna e Contemporânea: Síntese e Paradoxo das Artes. Rio de Janeiro: Docomomo-Rio, 2009, v. , p. 2-.

  • SEGRE, R. . "A espiral da História". In: MAria da Silveira Lobo e Roberto Segre. (Org.). Congresso Internacional Extraordinário de Críticos de Arte. Cidade Nova: Síntese das Artes. Rio de Janiero: UFRJ/FAU?Docomomo-Rio, 2009, v. , p. 12-13.

  • SEGRE, R. . "Mestres e discípulos no urbanismo latino-americano (1920-1960): Buenos Aires e Havana, duas cidades paradigmáticas". In: Marco Aurélio A. de Figueiras Gomes. (Org.). Urbanismo na América di Sul. Circulação de idéias e constituição do campo. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2009, v. , p. 93-118.

  • SEGRE, R. . Prólogo ,. In: Arturo Almandoz. (Org.). Entre libros de historia urbana. 17ed.Caracas: Editorial Equinoccio, 2009, v. , p. -13.

  • SEGRE, R. . "Oscar Niemeyer, cem anos de solidão". In: Roberto Segre. (Org.). "Tributo a Niemeyer". 110ed.Rio de Janeiro: Viana & Mosley Editora, 2009, v. , p. -107.

  • SEGRE, R. . "Oscar Niemeyer: tipologias e liberdade plástica". In: Roberto Segre. (Org.). "Tributo a Niemeyer". Rio de Janeiro: Viana & Mosley Editora, 2009, v. , p. 163-175.

  • SEGRE, R. . La Habana, Cuba. In: Andrés Borthagaray. (Org.). Ganar la calle: compartir sin dividir. 1ed.Buenos Aires: Infinito, 2009, v. 1, p. 122-129.

  • SEGRE, R. . A liberdade de um aço versátil. In: Portfolio Brasil Arquitetura. (Org.). Steel Life: Arquiteturas em Aço. 1ed.São Paulo: J.J. Carol Editora, 2009, v. 1, p. 6-8.

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. . A arquitetura monumental de Brasília: os projetos de Oscar Niemeyer e Lucio Costa para o Palácio do Congresso Nacional. In: Denise Pinheiro Machado. (Org.). Tipo e Urbanismo: Novas Espacialidades no Século XX. 1ed.Porto Alegre: Marcavisual, 2009, v. 1, p. 83-94.

  • SEGRE, R. . As curvas paulistas de Ruy Ohtake. In: Ricardo Ohtake. (Org.). Ruy Ohtake. Arquitetura e Cidade. 1ed.São Paulo: : Instituto Tomie Ohtake, 2009, v. 1, p. 298-299.

  • SEGRE, R. . Verbetes:Arquitectura, Brasília, Castillo Velazco, Fernando, Caveri, Cláudio, Costa Lúcio, Dieste, Eladio, Fruto Vivas, José Fructuoso, González Lobo, Carlos, Niemeyer, Oscar, Salinas, Fernando, Salmona, Rogelio, Testa, Clorindo , Urbanismo, Villanueva, Carlos Raúl. In: Emir Sader. (Org.). Enciclopedia Contemporânea de América Latina y el Caribe. 1ed.Madrid: Editorial Akal, 2009, v. 1, p. -.

  • SEGRE, R. ; VILAS BOAS, N. B. ; CORBELA, O. . O edifício do Ministério da Educação e Saúde. Propostas Climáticas e Ambientais. In: Eficiência Energética nas Edificações/ Edificações Administrativas. (Org.). Caderno de Boas Práticas em Arquitetura. 1ed.Rio de Janeiro: ELETROBRÁS - IAB/ RJ, 2009, v. 13, p. 5-8.

  • SEGRE, R. . Pampulha Church, Niemeyer . Encyclopedia of 20th. Century Architecture. Nova York, Londres: Fitzroy Dearborn, Routledge, 2008, v. , p. 973-974.

  • SEGRE, R. . Iconic Voids and Social Identity in a Polycentric City: Havana from the Ninetheenth to the Twentieth Century . Ordinary Places, Extraordinary Events.. : , 2008, v. , p. -.

  • SEGRE, R. . Un ménage à trois urbanístico: José Luis Sert em La Habana . In: Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad de Navarra, Pamplona. (Org.). Miradas cruzadas, intercâmbios entre Latinoamérica y Espana em la Arquitectura española del siglo XX. : , 2008, v. , p. -.

  • SEGRE, R. . "Oscar Niemeyer 100 anos: uma eterna juventude . In: Universidade Federal de Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes,. (Org.). Niemeyer 100 anos.. : , 2008, v. , p. 7-14.

  • SEGRE, R. . Le Corbusier, um jeune et vieux Brésilien . Le Corbusier. Moments biographiques. : , 2008, v. , p. 199-201.

  • SEGRE, R. . Surrealismo e Architettura . O Surrealismo. São Paulo: Editora Perspectiva, 2008, v. , p. 543-565.

  • SEGRE, R. . Oscar Niemeyer and Lucio Costa in Brasília: Genealogy of the Congress Palace . Building, Designing, Thinking. : , 2008, v. , p. 94-101.

  • SEGRE, R. . O Plano de Alfred Agache para o Rio de Janeiro (1927-1930): Diálogos com a Escola Francesa de Urbanismo no Final dos Anos 1920 . In: Élson Manoel Pereira. (Org.). Planejamento Urbano no Brasil, Conceitos, diálogos e práticas. Chapecó: Editora Argos, 2008, v. , p. 73-107.

  • SEGRE, R. . Metáforas Corporais . Fundação Iberé Camargo. Álvaro Siza. São Paulo: Cosacnaify, 2008, v. , p. 106-125.

  • SEGRE, R. ; VILAS BOAS, N. B. . Os últimos anos do Morro do Castelo (1918-1924): Rupturas na Configuração do Centro do Rio de Janeiro . Anais do Seminário (CDRom). X Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, Cidade, território e urbanismo: heranças e inovações. : , 2008, v. , p. -.

  • SEGRE, R. . "Favela". Encyclopedia of 20th. Century Architecture. Nova York, Londres: Fitzroy Dearborn, Routledge, 2008, v. , p. 446-447.

  • SEGRE, R. . "Mario Romañach". Encyclopedia of 20th. Century Architecture. Nova York, Londres: Fitzroy Dearborn, Routledge, 2008, v. , p. 1127-1128.

  • SEGRE, R. . "National Art Schools, Havana". Encyclopedia of 20th. Century Architecture. Nova York, Londres: Fitzroy Dearborn, Routledge, 2008, v. , p. 901-902.

  • SEGRE, R. . "Clorindo Testa". Encyclopedia of 20th. Century Architecture. Nova York, Londres: Fitzroy Dearborn, Routledge, 2008, v. , p. 1322-1324.

  • SEGRE, R. . "Panoramas Multi-Layer e Computação Gráfica: Uma 'outra' interpretação para a História Urbana". XII Congresso Internacional de Gráfica Digital, SIGRADI. Havana: ISPJAE, 2008, v. , p. -.

  • SEGRE, R. . "Transfiguraciones urbanas y arquitectônicas de la Avenida Rio Branco en Rio de Janeiro y de la Avenida de Mayo en Buenos Aires en el siglo XX". XII Congresso Internacional de Gráfica Digital, SIGRADI. Havana: ISPJAE, 2008, v. , p. -.

  • SEGRE, R. . "Processos Colaborativos na Construção do Conhecimento Urbano: A Interface Viva Centro, Cidade de Niterói, Brasil". XII Congresso Internacional de Gráfica Digital, SIGRADI. Havana: , 2008, v. , p. -.

  • SEGRE, R. ; Ribeiro, P. E. V. L. . "O uso de recursos de multimídia como instrumento de análise de estruturas urbanas e arquitetônicas". Ofcina de Estudos de Preservação, Coletânea I. Rio de Janeiro: IPHAN-RIO, 2008, v. , p. 129-135.

  • SEGRE, R. . Rio de Janeiro, Brazil: The Articulation between Formal and Informal City. Understanding Meaningful Environments. Amsterdam: Delft University Press, 2008, v. 4, p. 77-91.

  • SEGRE, R. ; ORTIZ DOS SANTOS, Daniela . Praça Mauá: um portal dinâmico da Cidade Maravilhosa. In: Lílian Fessler Vaz, Luciana da Silva Andrade, Max Welch Guerra. (Org.). Os Espaços Públicos nas Políticas Urbanas: estudos sobre o Rio de Janeiro e Berlim. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2008, v. 1, p. 149-165.

  • SEGRE, R. . Arte. Cultura y educación em el espacio público: Brasil, México y Venezuela . In: María Luisa Bellido Gant. (Org.). Aprendiendo de Latinoamérica. El museo como protagonista. : Ediciones Trea, Gijón, Asturias, 2007, v. , p. 101-125.

  • SEGRE, R. . Qual futuro para um mundo urbanizado na América Latina . In: Denise Barcellos Pinheiro Machado. (Org.). Sobre Urbanismo. Rio de Janeiro: Editora Viana & Mosley, 2007, v. , p. 241-257.

  • SEGRE, R. ; VILAS BOAS, N. B. . Os caminhos Projetuais até Agache: Propostas para Ocupação da Esplanada do Castelo no rio de Janeiro (1920-1928). Anais do XII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR). 25ed.Belém: , 2007, v. , p. 21-.

  • SEGRE, R. . Ahí está mirando pasar el tiempo: el Faro de Colón . In: Dirección General de Arquitectura y Vivienda. (Org.). Guía de Arquitectura de Santo Domingo. 1ed.Sevilha: Fomento de la Arquitectura, 2006, v. 1, p. 418-427.

  • SEGRE, R. . Os paradoxos do espaço público no Movimento Moderno: da Ville Radieuse ao MESP no Rio de Janeiro ,. In: Cêça Guimaraens. (Org.). Arquitetura e Movimento Moderno. 1ed.Rio de Janeiro: Coleção Proarq-Prourb, FAU/UFRJ, 2006, v. 1, p. 1-2.

  • SEGRE, R. . Culture, Tradition and Modernity in the Latin American City. Some Recent Experiences ,. In: Javier Monclús & Manuel Guardia. (Org.). Culture, Urbanism and Planning. Ashgate: Javier Monclús & Manuel Guardia, 2006, v. , p. 255-270.

  • SEGRE, R. . Exuberância e rigor sobre o sol antilhano: Gustavo Luis Moré . In: Louise Noelle. (Org.). Arquitetos Ibero-americanos. Século XXI. México D.F: Fomento Cultural Banamex, 2006, v. , p. 348-359.

  • SEGRE, R. . "The Pearl of the Antilles: Havana´s Tropical Shadows and Utopias". In: Jean-François Lejeune. (Org.). Cruelty & Utopia. Cities ans landscapes in Latin America. Nova Iorque: Princeton Architectural Press, 2005, v. , p. 134-145.

  • SEGRE, R. . "Buenos Aires en sus treinta. Los profetas de la modernidad porteña: Gardel y Le Corbusier". In: Maria Cristina Pons; Claudia Sonia. (Org.). Delirios de grandeza. Los mitos argentinos: memoria, identidad, cultura.. Rosario: Beatriz Viterbo Editora, 2005, v. , p. 289-307.

  • SEGRE, R. . "Architeture - Brazil" (verbete). In: Michael Francis. (Org.). Iberia and the Americas. Culture, Politics and History. Santa Barbara, California: ABC-CLIO Editors, 2005, v. , p. 70-74.

  • SEGRE, R. . "Architeture - Colonial Spanish America" (verbete). In: Michael Francis. (Org.). Iberia and the Americas. Culture, Politics and History. Santa Barbara, California: ABC-CLIO Editors, 2005, v. , p. 74-77.

  • SEGRE, R. . "Architeture - Modern Spanish America" (verbete). In: Michael Francis. (Org.). Iberia and the Americas. Culture, Politics and History. Santa Barbara, California: ABC-CLIO Editors, 2005, v. , p. 77-81.

  • SEGRE, R. . Le Corbusier y Alejo Carpentier: simetrías y asimetrías especulares. In: Associació d´Idees, VEGAP, Fondation Le Corbusier. (Org.). Annuaire d´Études Corbuseennes. 1ed.Massilia: Fondation Le Corbusier, 2005, v. 1, p. 114-119.

  • SEGRE, R. . "The Latin American Model". In: Stephanie E. Bothwell, Andrés M. Duany, Steven W. Hurtt, Dhiru A. Thadani. (Org.). Windsor Forum on Design Education: Toward an Ideal Curriculum to Reform Architetural Education". Vero Beach, Florida: Coral Gables Florida: New Urban Press, 2004, v. , p. 162-167.

  • SEGRE, R. . "Antillean Architeture on the First Modernity: 1930-1945". In: Carlos Brillembourg. (Org.). Latin American Architeture 1929-1960. New York: The Monacelli Press, 2004, v. , p. 116-135.

  • SEGRE, R. . "America Latina Urbana. El Colapso de los Modelos em la Crisis de la Modernidad". In: Escola Técnica Superior d'Arquitetura del Vallés (Universitat Politécnica de Catalunya). (Org.). Conference Book. The 11th. International Planning History Conference 2004. Planning Models and the Culture of Cities. Barcelona: Escola Técnica Superior d'Arquitectura del Vallés, 2004, v. , p. 57-70.

  • SEGRE, R. . "Ideologia e Estética no Pensamento de Lúcio Costa". In: Ana Luiza Nobre, João Masao Kamita, Otávio Lenídio, Roberto Conduru. (Org.). Lucio Costa. Um modo de ser moderno.. São Paulo: Cosac & Naify, 2004, v. , p. 104-117.

  • SEGRE, R. . "Mutações, Fluxos e Metáforas de um Ícone Urbano: O Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro, 1935-1945". In: Denise Barcellos Pinheiro Machado, Margareth da Silva Pereira, Rachel Coutinho Marques da Silva. (Org.). Urbanismo em Questão. Rio de Janeiro: Editora PROURB/UFRJ, 2004, v. , p. 173-192.

  • SEGRE, R. . "O Ministério de Educação e Saúde (1935-1945): Um ícone da Renovação Arquitetônica e Urbanística no Rio de Janeiro". In: Luiz Manoel Cavalcanti Gazzaneo e Suzana Barros Corrêa Saraiva - Proarq 2003. (Org.). A República no Brasil 1889-2003. Ideário e Realizações. Rio de Janeiro: Editora Papel, 2003, v. 1, p. 205-221.

  • SEGRE, R. . "Los Caminos de la Arquitetura Latinoamericana". In: Louise Noelle. (Org.). Regionalismo - Cuaderno de Arquitectura 10. Cidade do México: Instituto Nacional de Belas Artes, 2003, v. , p. 75-77.

  • SEGRE, R. . La Habana siglo XX: espacio dilatado y tiempo contraído. Arquitectura cubana. Metamorfosis, pensamiento y crítica. Selección de Textos. Havana: Artecubano Ediciones, 2002, v. , p. -.

  • SEGRE, R. . Havana, from Tacón to Forestier. Planning Latin America´s Capital cities 1850-1950. : , 2002, v. , p. -.

  • SEGRE, R. . América latina: Urbanidad del siglo XXI. Suburbios, periferias, franjas y archipiélagos. Arquitectura Iberoamérica 2002-2002. III Bienal Iberoamericana de Arquitectura. : , 2002, v. , p. -.

  • SEGRE, R. . Le Corbusier en Rio de Janeiro (1936). Los proyectos del Ministério de Educación y Salud: Santa Luzia y Castelo. Massilia 2002. Anuario de estudios Lecorbusierianos. : , 2002, v. , p. -.

  • SEGRE, R. . "La Escuela de Arquitectura , 1960-1975. Los ´años de fuego` de la cultura arquitectónica cubana" e "Antonio Quintana In Memoriam. El nexo entre cultura y sociedad". Un siglo de enseñanza de la arquitectura en Cuba. : , 2002, v. , p. -.

  • SEGRE, R. . "Prólogo. Entre sueños y pesadillas telúricas". Utopía de Cristal. D.F.: , 2002, v. , p. 10-17.

  • SEGRE, R. . Architecture and City in the Caribbean: The Reinvention of Paradise. In: Alexander Tzonis; Liane Lefaivre; Bruno Stagno. (Org.). Tropical Architecture. Critical Regionalism in the Age of Globalization. Chichester: John Wiley & Sons, 2001, v. 1, p. 113-153.

  • SEGRE, R. . Rigor geométrico, plasticidade criadora. Gustavo Penna Architetto. : , 2001, v. , p. 23-29.

  • SEGRE, R. . Rio de Janeiro: Favela Bairro. La outra arquitectura. Ciudad, vivienda y patrimonio. : , 2001, v. , p. 125-129.

  • SEGRE, R. . Classicismo Antillano. Historia del arte Iberoamericana. : , 2001, v. , p. 150-.

  • SEGRE, R. . Architecture and City in the Caribbean: The Reivention of Paradise. Tropical Architecture. Critical Regionalism in the age of Globalization. : , 2001, v. , p. 113-153.

  • SEGRE, R. . Latin America 200. architecture at the Crossroads. International Architecture Yearbook No. 7. : , 2001, v. , p. 14-15.

  • SEGRE, R. . Ensaio de Apresentação. Guia da Arquitetura Moderna no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2001, v. , p. 05-22.

  • SEGRE, R. . Rigor geométrico, plasticidade criadora. Gustavo Penna arquiteto. Belo Horizonte: Cal;icanto, 2000, v. 1, p. 23-29.

  • SEGRE, R. . Rio de Janeiro: "Favela-Bairro". El rescate de la ciudad informal.. In: Ramón Gutiérrez. (Org.). La otra arquitectura. Ciudad, vivienda y patrimonio.. Milão: Jaca Book, 2000, v. 1, p. 125-129.

  • SEGRE, R. . Tangos en el Mar de las Antillas. In: FADU, UBA. (Org.). Anales - Instituto de Arte Americano e Investigaciones Estéticas. 1ed.Buenos Aires: UBA, 1999, v. 31-32, p. 161-176.

  • SEGRE, R. . El Individuo Y Su Memoria. In: Secretaria de Cultura - Porto Alegre. (Org.). Memorias y olvidos en la nueva Babel. 1ed.Havana: Association Française d´Action Artistique, 1997, v. , p. 64-69.

  • SEGRE, R. . Symbol And Cultural Expression In de Urban Scenary Of Latin America. In: por Rod Burgess, Marisa Carmona e Theo K. (Org.). The Challenge of Sustenaible Cities. Neoliberalism and Urban Strategies In Developing Coutries. Londres: Zed Book, 1997, v. , p. 125-135.

  • SEGRE, R. . Havana Déco: Alquimia Urbana da Primeira Modernidade. In: Centro de Arquitetura - RIo de Janeiro. (Org.). Art Déco na América Latina. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - PUC/RJ, 1997, v. , p. 36-43.

  • SEGRE, R. . O Sonho da Modernidade Na América Latina: Divergências e Consonâncias do Ideal Racionalista. In: DOCOMOMO - BAHIA. (Org.). (Re) discutindo o Modernismo. Universalidade e Diversidade do Movimento Moderno em Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Salvador, BA: DOCOMOMO, Universidade Federal da Bahia, 1997, v. , p. 35-51.

  • SEGRE, R. . Memorias Y Olvidos En La Nueva Babel. In: Centro Wilfredo Lam. (Org.). El Individuo y su memoria. Paris: Association Française d´Action Artistique, 1996, v. , p. 64-69.

  • SEGRE, R. . Preludio A La Modernidad: Convergencias Y Divergencias En El Contexto Caribeno (1900-1950). In: Aracy Amaral. (Org.). ARQUITECTURA NEOCOLONIAL, AMERICA LATINA, CARIBE, ESTADOS UNIDOS. SAO PAULO: FUNDACAO MEMORIAL DA AMERICA LATINA, 1994, v. , p. 95-112.

  • SEGRE, R. . Architektur Und Stadtebau In Revolutionaren Kuba. das Historische Erbe Un Der Mythos Des Neuen. In: Kósta Mathei. (Org.). PHANOMEN CUBA, ALTERNATIVE WEGE IN ARCHITEKTUR, STADTENWICKWUNG UND OKOLOGIE. KARLSRUHE: KARLSRUHER STADTEBAULICHE SCHRIFTER, 1994, v. , p. 1-19.

  • SEGRE, R. . En Defensa de La Utopia Ambiental Latinoamericana. In: SAL. (Org.). FERNANDO SALINAS: DISENO, AMBIENTE Y ESPERANZA. MEXICO: UNAM, 1994, v. , p. 298-302.

  • SEGRE, R. . Los Epigonos Historicistas Del Capitalismo Tardio Y Continuidad O Crisis Del Movimiento Moderno?. In: Gerardo Mosquera. (Org.). DEL POP AL POST. UNA ANTOLOGIA SOBRE LA PLASTICA Y LA ARQUITECTURA OCCIDENTAL. HAVANA: ARTE Y LITERATURA, 1993, v. , p. 513-551.

  • SEGRE, R. . Havana: O Resgate Social da Memoria. In: Secretaria de Cultura - Sao Paulo. (Org.). O DIREITO A MEMORIA: PATRIMONIO HISTORICO E CIDADANIA. SAO PAULO: DEPARTAMENTO DO PATRIMONIO HISTORICO, 1992, v. , p. 101-111.

  • SEGRE, R. . Continuidad Y Renovacion de Las Tradiciones Vernaculas En El Ambiente Caribeno. In: SAL. (Org.). ARQUITECTURA LATINOAMERICANA: PENSAMENTO Y PROPUESTA. MEXICO: UNIVERSIDAD AUTONOMA MEXICO, 1991, v. , p. 100-113.

  • SEGRE, R. . I Caraibi: Porto Rico, Reppublica Dominicana. In: Francisco Liernur. (Org.). AMERICA LATINA, ARCHITETTURA, GLI ULTIMI VENT'ANNI. MILAO: ELECTA EDITRICE, 1990, v. , p. 96-107.

  • SEGRE, R. . Archivos de Arquitectura Antillana. AAA. Archivos de Arquitectura Antillana, Santo Domingo, 01 abr. 2010.

  • SEGRE, R. . Carmen Gavira. Habanera de corazón. Ciudad y Território. Estudios Territoriales. No. 126, tercera Época, Madri, p. 634 - 634, 01 dez. 2001.

  • SEGRE, R. . El paraíso recuperado. Hoteles en Cuba: la obra de Abel García. Revolución y Cultura Época IV, Havana, p. 12 - 14, 01 mar. 2001.

  • SEGRE, R. . Modelo, tipología y creatividad periférica. Pasajes, Madri, p. 6 - 6, 01 fev. 2001.

  • SEGRE, R. . Osmundo Machado Ventura. AU/ Arquitectura y Urbanismo, Havana, p. 23 - 23, 01 fev. 2001.

  • SEGRE, R. . Antonio Quintana in memoriam. El nexo entre cultura y sociedad. AU/ Arquitectura y Urbanismo, Havana, p. 26 - 29, 01 fev. 2001.

  • SEGRE, R. . El ascetismo de Paulo Mendes da Rocha, premiado em el Mies 2000. SUMMA +, Buenos Aires, p. 168 - 168, 01 jan. 2001.

  • SEGRE, R. . Debate. A arquitetura barsileira avançou apesar das dificuldades?. Projeto-Design, São Paulo, p. 46 - 47, 01 jan. 2001.

  • SEGRE, R. . Pedro Martínez Inclán. El primer urbanista. AU/ Arquitectura y Urbanismo, Havana, p. 30 - 30, 01 jan. 2001.

  • SEGRE, R. . La aescuela de Arquitectura, 1960-1975. Los "Años de Fuego"de la cultura arquitectônica cubana. AU/ Arquitectura y Urbanismo, Havana, p. 71 - 79, 01 jan. 2001.

  • SEGRE, R. . Ciudades da América Latina: visión digital. Ciudad y Território. Estudios Territoriales No. 124, Tercera Época, Madri, p. 365 - 367, 01 dez. 2000.

  • SEGRE, R. . El Anti-Hero de la Ciudad del Tercer Mundo. Archipélago Revista Cultural Nuestra América Ano 6, México D.F., p. 59 - 59, 01 out. 2000.

  • SEGRE, R. . Cerdá en el Mar del Caribe. Ciudad y Território. Estudios Territoriales. No. 125, Tercera Época, Madri, p. 571 - 575, 01 set. 2000.

  • SEGRE, R. . Pedro Martínez Inclán (1883-1957). Primer urbanista cubano. Ciudad y Territorio. Estudios Territoriales. No. 123, Tercera Época, Madri, p. 122 - 125, 01 mar. 2000.

  • SEGRE, R. . Arquitectura y enseñanza hacia el nuevo milenio: incógnitas y esperanzas. AU/ Arquitectura y Urbanismo, Havana, p. 35 - 48, 01 mar. 2000.

  • SEGRE, R. . Centroamérica: trópico, función, identidad. Arquitecturas de Bruno Stagno. Regionalimo vs. Globalización. AU/ Arquitectura y Urbanismo, Havana, p. 60 - 65, 01 fev. 2000.

  • SEGRE, R. . Bruno Zevi (1918-2000). "El Quijote" de la arquitectura orgánica. AU/ Arquitectura y Urbanismo, Havana, p. 55 - 55, 01 jan. 2000.

  • SEGRE, R. . Piranesi: Delirium Romae. Revista Dialoghi, Rio de Janeiro, p. 145 - 148, 01 jan. 2000.

  • SEGRE, R. . Habitat Latino-Americano. Fogo e sombra, opulência e precariedade. . Cadernos de Arquitetura Ritter dos Reis, Porto Alegre, , v. 1, p. 1 - 84, 15 maio 1999.

  • SEGRE, R. . Difíciles premios. Sobre el Premio Mies Van der Rohe em América Latina. AU/ Arquitetura y Urbanismo, Havana, p. 94 - 94, 01 jan. 1999.

  • SEGRE, R. . Revista "Ciudad y territorio. Estudios Territoriales". Revista "Ciudad y territorio. Estudios Territoriales".

  • SEGRE, R. . Revista "AAA (Archivos de Arquitectura Antillana)". "AAA (Archivos de Arquitectura Antillana)".

  • SEGRE, R. . Revista "Ambiente. Ética y estética para el ambiente construído". "Ambiente. Ética y estética para el ambiente construído".

  • SEGRE, R. . Revista " au.la. Arquitectura y Urbanismo en las Américas". " au.la. Arquitectura y Urbanismo en las Américas", Califórnia.

  • SEGRE, R. . Nova York: verão 2008. O resgate do modernismo alternativo .. Arquitextos (São Paulo).

  • SEGRE, R. . Um Benévolo ansioso no século XXI . Arquitextos (São Paulo).

  • SEGRE, R. . Olhares cruzados entre Espanha e América Latina . Arquitextos (São Paulo).

  • SEGRE, R. . Jovens rebeldes?. Reflexões sobre a arquitetura na América Latina e os caminos das novas gerações . AU Arquitetura & Urbanismo.

  • SEGRE, R. . Jardim tropical cobre empena da caixa de tijolos suspensa . Projeto/Design.

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. . Niemeyer jovem: o amor à linha reta . Projeto (São Paulo).

  • SEGRE, R. . Brasil 2008: dos Pritzker em acción . Vitruvius.

  • SEGRE, R. . "58 referências bibliográficas". Casas Reales, p. 368 - 371.

  • SEGRE, R. . The impact of Caribbean Modern Architecture. "DOCOMOMO Seminar on Modern architecture", p. 7 - 8.

  • SEGRE, R. ; KOATZ, G. D. . O edifício e a praça. O Paço Imperial e a Praça XV de Novembro, Rio de Janeiro. Anais ... Seminário Latino-Americano Arquitetura & Documentação.

  • SEGRE, R. ; VILAS BOAS, N. B. . Os projetos de alinhamento da Prefeitura do Distrito Federal (1900-1930): uma história oculta do Morro de Santo Antônio no centro do Rio de Janeiro. Anais ... Seminário Latino-Americano Arquitetura & Documentação.

  • SEGRE, R. . José Antonio Choy: La vanguardia solitária. Revolución y Cultura, Havana, Cuba, p. 31 - 37.

  • SEGRE, R. . Conversas latino-americanas. Arquitetura na América Latina: Ave Fénix. AU. Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, p. 60 - 63.

  • SEGRE, R. . Ricardo Legorreta. Perdas e ganhos arquitetônicos. AU. Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, p. 63 - 67.

  • SEGRE, R. . A Cidade Aberta em Valparaíso, Chile. Uma persistente utopia. AU. Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, , v. 1, p. 74 - 77.

  • SEGRE, R. . Conversas urbanas. Miami: capital da América Latina. AU. Arquitetura e Urbanismo, p. 68 - 71.

  • SEGRE, R. . Centroamérica y el Caribe: fragmentos arquitectónicos. Arte por Excelencia. Revista de las Américas y el Caribe, Havana, p. 52 - 59.

  • SEGRE, R. . Brasil, arquitectura hacia el siglo XXI. Arte por Excelencia. Revista de las Américas y el Caribe, Havana, p. 26 - 29.

  • SEGRE, R. . Diez pies de foto para Ernesto Fernández. Unión, Revista de Literatura y Arte, Havana, p. 10 - 11.

  • SEGRE, R. . Corrientes cruzadas: Arquitectura moderna en América Latina y el Caribe. Boletín CCA, Boletín Informativo de la Comisión Nacional de Cultura, Ciudad y Arquitectura de la Unión de Escritores y Artistas de Cuba (UNEAC), Havana, p. 125 - 139.

  • SEGRE, R. . Racionalismo resistente. Mario Roberto Álvarez, 1913-2011. Arquitectura Viva, Madrid, p. 72 - 73.

  • SEGRE, R. . Cariocas o paulistas. El Movimiento Moderno em Brasil, 1930-1960. Arquitectura Viva, Madrid, p. 15 - 19.

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. . Niemeyer 103: la poética de uma experimentación creadora. A+C, Arquitectura y Cultura /'Patrimônio , Revista de la Universidad de Santiago de Chile, Santiago de Chile, p. 10 - 25.

  • SEGRE, R. . La Habana Déco: renovación estética de los années folles. Archipiélago, Revista Cultural de Nuestra América, Cidade do México, p. 59 - 62.

  • SEGRE, R. . Festivos andaimes cariocas. Monolito, São Paulo, p. 84 - 84.

  • SEGRE, R. . Rio+20: un fugaz Pompidou. Summa + (Buenos Aires), Buenos Aires, p. 144 - 144.

  • SEGRE, R. . Utopias inacabadas do urbanismo carioca. Projeto Design, São Paulo, p. 98 - 101.

  • SEGRE, R. . Miami. Puerta de América Latina. Arte por Excelencia. Revista de las Américas y el Caribe, Havana, Cuba, p. 20 - 24.

  • SEGRE, R. . 30ª Bienal de Arte de San Pablo. La inminencia de las poéticas. Arte por Excelencia. Revista de las Américas y el Caribe, Havana, Cuba, p. 40 - 43.

  • SEGRE, R. . Metáforas Imagéticas. Revista Monolito, São Paulo, p. 62 - 65.

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. ; VILAS BOAS, N. B. ; LEITÃO DE SOUZA, Thiago . The Lost Capital City. In: 15th IPHS Conference, Cities, Nations & Regions in Planning History, 2012, São Paulo. 15 IPHS Conference. São Paulo, 2012. v. 2.

  • SEGRE, R. ; KOATZ, G. D. ; VILAS BOAS, N. B. . The Center of Rio de Janeiro: Urban Cultural Paradoxes. In: 15th IPHS Conference, Cities, Nations & Regions in Planning History, 2012, São Paulo. 15 IPHS Conference, 2012. v. 2.

  • SEGRE, R. ; KOATZ, G. D. . Paradoxos da cultura urbana na centralidade do Rio de Janeiro. In: Symposium The architecture of cities: historical centers as cultural artifacts , no 54 Congresso Internacional de Americanistas, Construyendo Diálogos en las Américas, 2012, Viena, Áustria. Simpósio A arquitetura das cidades: centros históricos como artefatos culturais.. Niterói: PPGAU/UFF, 2012.

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. . O sacro e o profano: um diálogo difícil na cidade do Rio de Janeiro. In: II Enanparq, 2012, Natal/R. Anais do II Enanparq., 2012.

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. . A Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro: um insólito objeto sagrado na Esplanada de Santo Antônio. In: II Enanparq, 2012, Natal/RN. II Enanparq, 2012.

  • SEGRE, R. ; VILAS BOAS, N. B. ; KOATZ, G. D. ; TILL, J. . O Largo da Carioca no Rio de Janeiro: complexidades de um espaço urba. In: XII SHCU, Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, A circulação das ideias na construção da cidade: uma via de mão dupla, 2012, Porto Alegre. XII SHCU. Porto Alegre: UFRGS, 2012.

  • SEGRE, R. ; LEITÃO DE SOUZA, Thiago . O Panorama sequencial: um passeio virtual pela Rua da Carioca no Rio de Janeiro nos séculos XIX-XX. In: SIGRADI 2012, XVI Conference of Iberoamerican Society of Digital Graphics, 2012, Fortaleza. Sigradi2012, 2012. p. 419-422.

  • SEGRE, R. ; SILVA, E. A. S. . Brasília 50 anos: da cidade ideal à cidade real. In: XIV Encontro Nacional da ANPUR, 2011, Rio de Janeiro. XIV Encontro Nacional da ANPUR, 2011.

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. . A perda de um ícone do Movimento Moderno carioca: Hospital Universitário da UFRJ. In: 9º Seminário Docomomo Brasil, 2011, Brasília. 9º Seminário Docomomo Brasil, 2011.

  • SEGRE, R. . Camadas fotográficas da arquitetura na América Latina. In: I ENANPARQ, Arquitetura, Cidade, Paisagem e Território: percursos e perspectivas, 2010, Rio de Janeiro. I ENANPARQ. Rio de Janeiro: PROURB, 2010. v. 1.

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. . The Campus of the Federal University of Rio de Janeiro: na Endless Story. In: 11th Intrnational Docomomo Conference: Living in the Urban Modernity, 2010, Cidade do México. Docomomo-Mexico City 2010. Cidade do México: DOCOMOMO, México, 2010. v. 1.

  • SEGRE, R. ; ROSENBUSCH, M. L. R. . Avenida Central no Rio de Janeiro e Avenida de Maio em Buenos Aires: coincidências e divergências de duas histórias paralelas. In: XI SHCU - XI Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2010, Vitória. CD do XI SHCU. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2010. v. 1.

  • BARKI, J. ; SEGRE, R. . O Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro: uma história sem fim. In: XI SHCU - XI Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, 2010, Vitória. CD do XI SHCU. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2010. v. 1.

  • KOATZ, G. D. ; SEGRE, R. . Levantamento das características de uma edificação e do seu entorno empregando fotogrametria de curta distância e digitalização por Laser 3D. In: 6º Fórum de Pesquisa FAU- Mackenzie, Pesquisa em Arquitetura e Design: Interlocuções e Perspectiva, 2010, São Paulo. Fórum de Pesquisa FAU-Mackenzie. São Paulo: FAU-Mackenzie, 2010. v. 1.

  • SEGRE, R. . Trabalhos Apresentados no XII Congresso Internacional de Gráfica Digital. In: 14 Convención Científica de Ingenería y Arquitectura, 2008, Havana. Anais do seminário, 2008.

  • SEGRE, R. ; VILAS BOAS, N. B. . "Os últimos anos do Morro do Castelo (1918-1924) Rupturas na Configuração do Centro do Rio de Janeiro". In: X Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, Cidade, território e urabanismo: heranças e inovações., 2008, Recife. Anais do Seminário, 2008.

  • SEGRE, R. . Dos Habanas del siglo XX: iconos y utopías de la urbanidad socialista.. In: X Encontro Nacional do ANPUR, encruzilhadas do planejamento, 2003, Belo Horizonte. Cidade, planejamento e gestão urbana: história das idéias, das práticas e das representações., 2003.

  • SEGRE, R. . La Habana : Historia e centralidade diâmica . Peninsulares y crillos en "La Perla de las Antillas". In: Visões Contemporâneas dos Sítios e Centros Históricos - Seminário, 2002, Rio de janeiro. Visões Contemporâneas dos Sítios e Centros Históricos., 2002.

  • SEGRE, R. . "Modern Architecture in Latin America". In: Proceedings of ICAM 10, 2000, Rio de Janeiro. International Confederation of Architectural Museums. Rio de Jnaeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Jnaeiro, 2000. p. 13-20.

  • SEGRE, R. . Arquitectura y ciudad en América Latina. Centros y bordes en las urbes difusas. In: UDUAL, 1999, Cuenca, 1999.

  • SEGRE, R. . Rio de Janeiro. Urban Symbols: Centrality, Power And Community. In: Constructing new Worlds. Proceedings of dthe 1998 ACSA International Conference, 1998. Rio de Janeiro. urban Symbols: Centrality, power and community. Washington. p. 006-010.

  • SEGRE, R. . Rio de Janeiro. Urban Symbols: Centrality, Power and Community. In: Constructing New Worlds. Proceedings of the 1998 ACSA International Conference, 1998, Washington D.C.. Constructing New Worlds. Proceedings of the 1998 ACSA International Conference, 1998. p. 6-10.

  • SEGRE, R. . Houston-Caracas. Duas Imagens da Centralidade Urbana.. In: VII Encontro Nacional da ANPUR, 1997. Novos recortes territoriais, novos sujeitos sociais: desafios ao planejamento. Recife, PE. v. 1. p. 606-635.

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. ; VILAS BOAS, N. B. ; LEITÃO DE SOUZA, Thiago . O ministério da Educação e Saúde Pública (1935-1945). In: Docomomo_Brasil, 2009, Rio de Janeiro. Anais do 8º Seminário Docomomo_Brasil, 2009.

  • Rodriguez Sosa, M ; SEGRE, R. . Do coração da cidade a Otterloo (1951-59): discussões e transgressoras de ruptura. As sementes das novas direções Pós-CIAM. In: Docomomo Brasil, 2009, Rio de Janeiro. Anais do 8º seminário Docomomo_Brasil, 2009.

  • SEGRE, R. ; VILAS BOAS, N. B. ; TILL, J. ; PARAIZO, R. C. ; SILVA, E. M. . A Interface Gráfica Viva Centro-Niterói/RJ Interdisciplinaridade e Análise Urbana. In: GRAPHICA2009-XIX Simpósio Nacional de Geometris Descritiva e Desenho Técnico e VIII Internacional Conference on Graphics Engeneering of Arts and Design, 2009, Bauru, SP. GRAPHICA'09 LINGUAGENS E ESTRATÉGIAS DA EXPRESSÃO GRÁFICA: COMUNICAÇÃO E CONHECIMENTO, 2009.

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. ; VILAS BOAS, N. B. ; LEITÃO DE SOUZA, Thiago . Os Panoramas Multi-Layer: um Hiperdocumento Iconográfico da História da Cidade do Rio de Janeiro. In: SIGraDI 2009 "Do moderno ao Digital: Desafios de uma Transição", 2009, São Paulo. SIGRADI - anais, 2009. p. 260-263.

  • SEGRE, R. . "Espacios y tiempos de Buenos Aires". In: IV Congresso Ibero-Americano de Gáfica Digital, 2000, Rio deJaneiro. "Construindo (n) o Espaço Digital". Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. v. IV. p. 147-148.

  • SEGRE, R. . Abstract FAvela Bairro Program. In: ACADIA 2000, 2000, Washington. ACADIA 2000, Eternity, Infinity and Virtuality, 2000. p. 26-26.

  • SEGRE, R. . O Ministério da Educação e Saúde. MÊS e a UNESCO: um diálogo difícil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . Latin America Dimensions of Urban Poverty Rio de Janeiro Favelas Intervention. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . Questões metodológicas envolvidas nas pesquisas em Produção e Gestão de Ambiente Urbano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . Apresentação do filme norte-americano Unfinished Spaces sobre as Escolas Nacionais de Arte de Havana, Cuba. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. ; ROSENBUSCH, M. L. R. . Avenida Central no Rio de Janeiro e Avenida de Maio em Buenos Aires: coincidências e divergências de duas histórias paralelas . 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. . "O Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro: uma história sem fim . 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SEGRE, R. ; VILAS BOAS, N. B. ; TILL, J. ; PARAIZO, R. C. ; MUNIZ, E. . A Interface Viva Centro: interdisciplinaridade e análise urbana . 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEGRE, R. ; VILAS BOAS, N. B. ; TILL, J. ; PARAIZO, R. C. ; MUNIZ, E. . A Interface Viva Centro: interdisciplinaridade e análise urbana . 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. . The Campus of the Federal University of Rio de Janeiro: na Endless Story . 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEGRE, R. ; VILAS BOAS, N. B. ; TILL, J. ; MUNIZ, E. ; PARAIZO, R. C. . A Interface Gráfica Viva Centro Niterói/ RJ: Interdisciplinaridade e Análise Urbana". 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SEGRE, R. . Arquitetura Brasileira Contemporânea . 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. . Arquitetura Contemporânea na América Latina . 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. . Arquitetura Brasileira Contemporânea . 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. . Panorama da Arquitetura Contemporânea na América Latina . 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. . Interpretações artísticas e literárias da cidade de Havana . 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. . Os últimos anos do Morro do Castelo (1918-1924): Rupturas na Configuração do Centro do Rio de Janeiro . 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SEGRE, R. . "Panoramas do Moderno Fluminense: presente e futuro". 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. . "Fundação Iberê Camargo de Álvaro Siza". 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. . "La obra del arquiteto Fruto Vivas". 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "La obra del arquitecto Fernando Salinas". 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "A Obra de Oscar Niemeyer: 100 anos". 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "La gráfica digital como instrumento de investigación en la historiografía urbano-arquitectônica". 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . Trabalho produzidos no LAURD Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SEGRE, R. ; BORDE, A. ; VILAS BOAS, N. B. . Intervenções nos espaços públicos do centro do Rio de Janeiro 1906-2006. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SEGRE, R. . O Plano de Alfred Agache para o Rio de Janeiro: Diálogos com a Escola Francesa de Urbanismo no final dos anos 1920. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SEGRE, R. . "Ministério da Educação e Saúde (1935-1945). Ícone Urbano da Modernidade Carioca.". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "Arquitetura na América Latina". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. ; KOS, J. R. ; BARKI, J. ; VILAS BOAS, N. B. . "A Exposição Internacional de 1922: Crepúsculo do Espaço Público Acadêmico no Rio de Janeiro". 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. ; VILAS BOAS, N. B. ; KOS, J. R. ; BARKI, J. . "O Morro do Castelo: Sua Significação no Sistema de Centralidades Urbanas no Rio de Janeiro.". 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. ; KOS, J. R. ; VILAS BOAS, N. B. . "O edifício do Ministério da Educação e Saúde (1936-1945): Museu "vivo" da arte moderna brasileira". 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. ; KOS, J. R. ; VILAS BOAS, N. B. . "El Ministério de Educación y Salud (1936-1945): Integración, Interacción y Sintesis en la Dialéctica del Proyecto y Equipo de Trabajo". 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. ; KOS, J. R. ; VILAS BOAS, N. B. . "O edifício do Ministério da Educação e Saúde (1936-1945): Transgredindo a monumentalidade". 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SEGRE, R. ; ZEIN, R. V. ; KONIGSBERGER, J. . "O Futuro do Espaço Urbano". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "Arquitetura Contemporânea Brasileira". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "Architecture of Hispanic America in the Last Decade of the XXth. Century". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "Historical Evolution of Housing in Cuba". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "La Crise d´un modéle et la frustation intime de Le Corbusier. Les deux projects du Ministére de l´Éducation et de la Santé á Rio de Janeiro (1936)". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "Regional Indentity in Latin America Shanty Towns. Spontaneous Growth, Social Participation and Architect´s Design Responses". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "El Ministerio de Educación y Salud en Rio de Janeiro (1935-1945). 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "Arquitectura Contemporánea en Brasil". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "Arquitectura de la década de los años 90 en America Latina". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "Evolución de la vivienda en Cuba". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "Cuál futuro urbano para América Latina en el siglo XXI". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "El Ministerio de Educacion y Salud de Rio de Janeiro". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "La arquitectura contemporánea Latinoamericana". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "Inserciones contemporáneas en los Centros Históricos". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "La arquitectura contemporánea en el Brasil". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "El Ministerio de Educacion y Salud de Rio de Janeiro (1935-1945)". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "Arquitectura contemporánea Brasileña". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . O edif[icio do Ministerio da educao - um work in progress da moderna arquitetura brasileira. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. . O centro historico na America Latina. Historia, Memoria e identidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . Panorama da Arquitetura na America Hispanica nos anos 90. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . Palestra sobre a obra do arquiteto Holandes Rem Koolhaas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . Panorama da arquitetura recente na América Latina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "As Escalas da Pobreza na América Latina. O resgate da Cidade informal no Rio de Janeiro. O programa Favela-Bairro". 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "História do Centro Histórico de Havana". 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "un work-in-progress della modernitá brasiliana: il Ministero dell´Educazione e della Salute a Rio de Janeiro e il ruolo di Le Corbusier, 1936-1945". 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "Intervenções nas Favelas do Rio de Janeiro". 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "Cittá e Architettura in América Latina. Gli interventi nelle Favelas di Rio de Janeiro". 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "Movimento Moderno in Brasile: dal Ministero dell´Educazione di Rio de Janeiro a Brasília". 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . Homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEGRE, R. . Espaços Públicos Recentes nas Cidades da América Latina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "A cidade em questão: qual o futuro para o mundo urbanizado?". 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "A cidade em 3D: perspectivas contemporâneas da história da cidade". 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SEGRE, R. . La Crisis de los Modelos en el Urbanismo de America Latina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "Arquitetura Antillana del Silgo XX". 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . Las Intervenciones en las favelas de Rio de Janeiro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . Experiencias recientes en el urbanismo de América Latina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . Tendencias actuales del urbanismo en America Latina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . Jóvenes architectos brasileños. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . ?Cuál futuro urbano para el siglo XXI? El mundo y America Latina. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . Jóvenes Arquitectos Brasileños. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SEGRE, R. . "Arquitetura contemporânea internacional". 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. . "Arquitetura moderna no Brasil". 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. ; MARTINEZ, G. H. ; KÓS, J. R. ; GÁLVEZ, M. F. R. ; DRAGO, N. D. ; SILVA, E. M. ; BARBOSA, A. S. ; PARAIZO, R. C. ; BARKI, J. . "Hérois Urbanos do Terceiro Mundo". 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. . "Arquitetura Moderna no Brasil". 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. . " Arquitetura contemporânea no fim do século". 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. . "As transformações urbanísticas e arquitetônicas nas favelas do Rio de Janeiro". 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. . "Arquitetura Moderna na América Latina". 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. . "Arquitetura Contemporânea na América Latina". 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. . Arquitetura Brasileira: Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SEGRE, R. . "Arquitetura e Urbanismo: Madri capital exemplar. O sucesso de Barcelona". 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. . "Arquitetura: ética e necessidade social". 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. . "Espacios y Tiempos de Buenos Aires. Volumen 1". 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. . "La Arquitectura y el urbanismo en ibeoamérica". 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. . "E! paradigma de la Ciudad Europea en América Latina". 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. . Intervenciones en los Centros históricos de América latina. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. . Favelas Brasileiras. Do insulamento à integração na cidade formal 2012 (Resenhas).

  • SEGRE, R. . Jean-Louis Cohen e a arquitetura da guerra. Um vazio na história da arquitetura: 1939-1945 2012 (Resenhas).

  • SEGRE, R. . Dennis Sharp, um modernista dialético 2012 (Resenhas).

  • SEGRE, R. . Havana Déco em Cuba. A renovação estética dos années folles. Arquitextos, Vitruvius, 2012 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Zaha Hadid e Patrik Schumacher na FAU/UFRJ. Parametrização é um novo estilo na arquitetura?. Drops, Vitruvius, 2012 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Pavilhão Humanidade 2012. Uma arquitetura frágil e sustentável no evento Rio+20. Projetos, Critica, Vitruvius, 2012 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Londres. Além das Olimpíadas de 2012. Minha Cidade, Vitruvius, 2012 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Oscar Niemeyer. Tipologias e liberdade plástica. Arquitextos, Vitruvius, 2012 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Fotogrametria e laser 3D: unidos para imagens de grande precisão 2011 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Corrientes cruzadas: arquitectura moderna em América Latina y el Caribe. San José - Costa Rica: Instituto de Arquitectura Tropical, 2011 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . XXI: A Síndrome do Patrimônio 2011 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . O regate estético dos Excluídos 2011 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Trade Center (1973-2001). Fragilidade de um icone urbano 2011 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. . New York é uma festa 2011 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Amereida em Valparaíso: um sueño utópico del siglo XX 2011 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . O adeus do mestre à discípula. Eliana Cárdenas (Havana 1951- Madri 2010)". São Paulo: Drops, Vitruvius, 2010 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Arquitetura no Brasil: a geração do século XXI. São Paulo: Arqbacana, Seção Arquitetura e Urbanismo, 2010 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Roberto Segre: apresentação da Expo Reidy. Rio de Janeiro: Cidade Inteira, 2010 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . el adiós del maestro a su discípula: Eliana Cárdenas em Cuba (La Habana 1951- Madrid 2010). Roma: Archivo, 2010 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . La imagen icônica de uma ciudad moderna. Buenos Aires: Clarin.com, 2010 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Affonso Eduardo Reidy (1). São Paulo: Drops, Vitruvius, 2010 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Brasília 50 anos. São Paulo: Minha Cidade, Vitruvius, 2010 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Rio de Janeiro, século 21: atualidade do Plano Agache (1927-1930)". São Paulo: Resenhas online, Vitruvius, 2010 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . José Antonio Choy. A vanguarda solitária. São Paulo: AU, Arquitetura e Urbanismo, 2010 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Entrevista. São Paulo: ARQU!BACANA:Retrospectiva, 2010 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. ; BARKI, J. . Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi demolido neste domingo, 19 de Dezembro 2010 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Século XXI: a síndrome do patrimônio. São Paulo: Vitruvius, 2010 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Resenha sobre o livro. Austin - Texas: Jornal of Latin American Geography, 2010 (Resenhas).

  • SEGRE, R. . Resenha sobre o livro " Roberto Burle Marx 100 anos. A permanência do instável" e "Modernidade Verde. Jardins de Burle Marx". Madri - Espanha: Arquitectura Viva, 2010 (Resenhas).

  • BARKI, J. ; SEGRE, R. . Niemeyer jovem: o amor à linha reta 2009 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . A massa falida da arquitetura carioca. A descaracterização do Jornal do Brasil de Henrique Mindlin 2009 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Brasil 2008: dos Pritzker em acción 2009 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Nova York: verão 2008. O resgate do modernismo alternativo" 2008 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Um Benévolo ansioso no século XXI" 2008 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Olhares Cruzados entre Espanha e América Latina" 2008 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Jovens Rebeldes? Reflexões sobre a arquitetura na América Latina e os caminhos das novas gerações" 2008 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Jardim Tropical cobre empena da caixa de tijolos suspensa" 2008 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Medio siglo de arquitectura cubana (1953-2003): variaciones sobre el tema del comunismo". Roma 2006 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Medio siglo de urbanismo habanero: Entrevista al arquitecto Mario Coyula 2006 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Le Corbusier: los viajes al Nuevo Mundo. Cuerpo, Naturaleza y Abstracción 2006 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Política y arquitectura em Brasil 2006 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Política y arquitectura en Brasil 2006 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Política y arquitectura en Brasil 2006 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. ; KOS, J. R. ; BARKI, J. ; VILAS BOAS, N. B. . O edifício do Ministério da Educação e Saúde (1936-1945): museu vivo da arte moderna brasileira 2006 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Ameaçado um ícone do modernismo uruguayo. A hospedaria e restaurante Solana del Mar em Punta del Este 2006 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Um modernista nostálgico 2006 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Meio século de urbanismo havanês. Entrevista com o Mario Coyula 2006 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "America Latina em evidência. A presença da arquitetura Latino-americana nos Estados Unidos". São Paulo 2005 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Espaço público e democracia: experiências recentes nas cidades de América Hispânica". São Paulo 2005 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "A biblioteca latina do inesgotável Le Corbusier". São Paulo 2005 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Medio siglo de urbanismo habanero. Entrevista al arquitecto Mario Coyula". Buenos Aires 2005 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Medio siglo de urbanismo habanero. Entrevista al arquitecto Mario Coyula". Roma 2005 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Rio de Janeiro metropoilitano: saudades da Cidade Maravilhosa". São Paulo 2004 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Novos Contornos para a Arquitetura Brasileira Contemporânea" 2004 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "A experiência do Favela-Bairro: modelo para o habitat da pobreza no século XXI" 2004 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Ciudad y Território. Estudios Territoriales. Madri 2003 (Membro correspondente).

  • SEGRE, R. . AAA (Archivos de Architectura Antiliana). São Domingos 2003 (Membro correspondente).

  • SEGRE, R. . A/mbiente. Ética y estética para el ambiente construído. La Plata 2003 (Membro correspondente).

  • SEGRE, R. . AU/Arquitectura y Urbanismo. Havana 2003 (Membro correspondente).

  • SEGRE, R. . AU LA Arquitectura y Urbanisno en las Americas. Berkley 2003 (Membro correspondente).

  • SEGRE, R. . Cuaderno Urbano. Espacio, Cultura y Sociedad. Chaco: Faculdade de Arquitetura da UNNE, 2003 (Membro correspondente).

  • SEGRE, R. . "Argentina y Cuba: sueños e ilusiones de la generación de los 60", parte I e parte II 2003 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Uma visão fragmentário do "outro" : arquitetura latino-americana 1930-1960 2003 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Zevi e Rykwert: messianismo, misticismo e paixão arquitetônica 2003 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Alvorada vermelha em Brasília ( editorial ) 2003 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Arquitetura hispano-americana na mudança de milênio . A globalização fragmentada: idioma comum, caminhos divergentes 2003 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Crônicas Européias. Produção arquitetônica e eventos culturais no circuito Paris-Bruxelas em maio de 2003 2003 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Alvorada roja em Brasília 2003 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Arquitectura y ciudad en américa latina. centros y bordes en las urbes difusas 2003 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Arquitectura Antillana del siglo XX: Fernando Salinas, a identidade ante o espelho". São Paulo 2003 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "A cruel utopia da cidade latino-ameraicana" 2003 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Geografia y Geometria em América Latina: Naturaleza, Arquitectura y Sociedad 2002 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Charles Jencks : um critique sans petié 2002 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . A crítica de arquitetura 2002 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Sergio Bernardes ( 1919 - 2002 ) . Entre el regionalismo y el High Tech 2002 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Eolo Maia ( 1942 - 2002 ) . A perda do "gambá" maior 2002 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Milionários e Revolucionários em Windsor: um debate urbanístico 2002 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Paixão Decó 2002 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Arquitetura em Belo Horizonte. Sylvio Emrich de Podestá, o "gambá" bem humorado 2002 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Entrevista a Oscar Niemeyer: la Naturaleza resiste a la perversión de la metrópolis 2002 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Platón Tropical: Oscar Niemeyer em la Bahia de Guanabara 2002 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Geografia y geometria em América Latina: Naturaleza, Arquitectura y Sociedad" 2002 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Charles Jencks: um critique sans pitié 2002 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Sergio Bernardes (1919-2002). Entre el regionalismo y el High Tech 2002 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Eolo Maia (1942-2002). A perda do "gambá" maior. São Paulo 2002 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Milionários e revolucionários em Windsor: um debate urbanístico". São Paulo 2002 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Paixão Déco". São Paulo 2002 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Arquitetura em Belo Horizonte. Sylvio Emrich de Podestá, o "gambá" bem humorado". São Paulo 2002 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Entrevista a Oscar Niemeyer: la Naturaleza resiste a la perversión de la metrópolis". Buenos Aires 2002 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Platón tropical: Oscar Niemeyer em la Bahía de Guanabara". Buenos Aires 2002 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Encurajando de la arquitectura em Cuba" 2001 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Arquitectura Antillana el Siglo XX" 2001 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . Raíces el Universo Antillano 2001 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "El Sindrome de la Plantacion 2001 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "América Latina 2000. Arquitetura na Encruzilhada 2001 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "modelo, Tiplologia e Criatividade periférica. Ou concurso urbanístico de Santiago de Compostela para América Latina 2001 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Word Trade Center (1973-2001): fragilidade de um ícone urbano" 2001 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Carmem Portinho(1973-2001). Sufragista da arquitetura brasileira (Editorial) 2001 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Paolo Soleri e Arcosanti: o laboratório da utopia" 2001 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Tomás Sanabria: um arquiteto venezuelano da velha-guarda" 2001 (Textos em Sites na Internet).

  • SEGRE, R. . "Word Trade Center (1973-2001): fragilidade de um ícone urbano" 2001 (Textos em Sites na Internet).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SEGRE, R. ; BARKI, J. ; KOS, J. R. ; VILAS BOAS, N. B. . "El Ministerio da Educacion y Salud (1936-1945): Integración, Interacción y Sintesis en la Dialéctica del Proyecto y Equipo de Trabajo". 2005.

SEGRE, R. ; BORDE, A. ; KÓS, J. R. ; BARKI, J. . "Ícones urbanos e arquitônicos do Rio de Janeiro no século XX: contribuição aos sistemas simbolicos da cidade no século XX". 2003.

SEGRE, R. ; BORDE, A. ; KÓS, J. R. ; BARKI, J. ; PARAIZO, R. C. ; DRAGO, N. D. ; GÁLVEZ, M. F. R. . Urban Heroes of the Third World. 2000.

SEGRE, R. ; PARAIZO, R. C. ; VAZ, L. F. . Evolução histórica do Rio de Janeiro. 1999.

SEGRE, R. ; KÓS, J. R. ; BARBOSA, A. S. ; PARAIZO, R. C. ; SILVA, E. M. ; GÁLVEZ, M. F. R. ; PEREIRA, M. C. ; NATIVIDADE, V. G. ; DRAGO, N. D. . Programa Favela-Bairro. 1999.

SEGRE, R. . Espacios y tiempos de Buenos Aires . 1999.

KÓS, J. R. ; SEGRE, R. ; BARBOSA, A. S. ; KRYKHTINE, C. ; BUCK, C. R. B. ; EGGER, C. ; SILVA, E. M. ; BEDOYA, F. ; SCHMIDT, G. ; MARTINEZ, G. H. ; MARGON, H. ; ANDRADE, M. V. ; VUGMAN, M. ; DIAS, P. R. R. ; PARAIZO, R. C. ; COSTA, T. C. . Havana Colonial - Evolução dos Sistemas Simbólicos da Cidade Latino Americana. 1997.

SEGRE, R. ; VEKSTEIN, C. ; CHOY, J. A. . Praça Che Guevara. 2008.

SEGRE, R. . Membro do Comitê Assessor da Revista Cuaderno Urbano. Espacio y Sociedad. 2002.

SEGRE, R. . História e Teoria do Urbanismo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEGRE, R. . Seminário Teórico Avançado II/FAA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEGRE, R. . História e Teoria do Urbanismo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEGRE, R. . América Latina Hispânica: arquitetos, tipologias e tendências. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEGRE, R. . História da Arte Moderna e Contemporânea. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEGRE, R. . Arquitetura e Urbanismo no Brasil ontem e hoje. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEGRE, R. . História e Teoria do Urbanismo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEGRE, R. . História da Arte Moderna e Contemporânea. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEGRE, R. . Intervención Urbano Arquitectónica en América Latina. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGRE, R. . Tendencias actuales de la arquitectura en América Latina. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGRE, R. . 12 arquitetos da América Latina. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEGRE, R. . Seminário avançados. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEGRE, R. . História e Teoria do Urbanismo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEGRE, R. . Variaciones brasileñas sobre la arquitectura y el urbanismo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEGRE, R. . História e Teoria do Urbanismo. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEGRE, R. . Seminários Avançados - Conceitos e ideologias no pensamento urbanístico do século XX. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEGRE, R. . 12 arquitetos da América Latina. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEGRE, R. . Arquitetos de América Hispânica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SEGRE, R. . Preservacao do Patrimonio Historico na America Latina. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SEGRE, R. . "Arquitectura y urbanismo del Movimiento Moderno al Posmodernismo". 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SEGRE, R. . Debates no Paco Imperial. 2004. (Mesa Redonda).

SEGRE, R. . Chefe de redação da revista Arquitectura/Cuba, Centro Técnico Superior de la Construcción.. 1972. (Chefe de Redação).

SEGRE, R. . Diretor da Colección de Historia de la Arquitectura y del Arte, Cuadernos del Taller, Ediciones 3, Buenos Aires.. 1963. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Direção de Coleção de Revistas).

SEGRE, R. . Curso: "Arquitetura Latino-Americana". 2005 (CURSO) .

SEGRE, R. . Curso: "New trends and historical back-ground in Latin American architeture". 2005 (Curso) .

SEGRE, R. . Curso: "Arquitectura y Urbanismo en America Latina". 2005 (Curso) .

SEGRE, R. ; BARKI, J. ; KOS, J. R. ; BORDE, A. ; VILAS BOAS, N. B. . Pesquisa: "Centralidade Urbana do Rio de Janeiro: iconicidade, poiesis e sociabilidade nos espaços públicos". 2005 (TRABALHO DE PESQUISA - Coordenação) .

SEGRE, R. . Professor do curso de Composição de Arquitetura - FAU/UFRJ. 2004 (Graduação) .

SEGRE, R. . Professor do curso de História e Teoria do Urbanismo - PROURB/FAU/UFRJ (Mestrado). 2004 (Pós-Graduação (Mestrado)) .

SEGRE, R. . Professor do Curso de Seminários Avançados - PROURB/FAU/UFRJ (Doutorado). 2004 (Pós-Graduação (Doutorado)) .

SEGRE, R. . Curso ministrado na Maestria del Hábitat-Estúdios en Vivienda. 2004 (Pós-Graduação) .

SEGRE, R. . Curso "Vivienda y Architetura en America Latina". 2004 (Pós -Graduação (Mestrado)) .

SEGRE, R. . Consultor AD HOC. 2003 (CONSULTOR AD HOC DO CNPQ) .

SEGRE, R. . Consultor "ad hoc" - FAPERJ. 2003 (CONSULTOR AD HOC) .

SEGRE, R. . Consultor "ad hoc" - FAPECE. 2003 (CONSULTOR AD HOC) .

SEGRE, R. . Consultor " ad hoc" - SABE, CNPq. 2003 (CONSULTOR AD HOC) .

SEGRE, R. . Coordenador do PROURB - UFRJ. 2003 (COORDENAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA) .

SEGRE, R. . Membro da Comissão de Doutorado do PROURB / FAU / UFRJ. 2003 (MEMBRO DA COMISSÃO DE DOUTORADO) .

SEGRE, R. . Membro da congregação da FAU / UFRJ. 2003 (Membro da Congregação) .

SEGRE, R. . MEMBRO DE COLEGIADO do DPA / FAU. 2003 (MEMBRO DE COLEGIADO) .

SEGRE, R. . MEMBRO DE COLEGIADO do PROURB / FAU. 2003 (MEMBRO DE COLEGIADO) .

SEGRE, R. . MEMBRO DO CORPO DE PROFESSORES DO DOUTORADO , FAU / ISPJAE, Havana, Cuba. 2003 (MEMBRO DO CORPO DE PROFESSORES DO DOUTORADO) .

SEGRE, R. . Parecer sobre a Solicitação de publicação de um livro para a EDUSP. 2003 (PARECER) .

SEGRE, R. . Parecer sobre a solicitação de publicação de um livro para a Editora Elsevier. 2003 (PARECER) .

SEGRE, R. . Ciudad y Territorio. Estudios Territoriales. 2002 (MEMBRO CORRESPONDENTE DAS REVISTAS) .

SEGRE, R. . AAA ( Archivos de Arquitectura Antillana ). 2002 (MEMBRO CORRESPONDENTE DAS REVISTAS) .

SEGRE, R. . A/mbiente. Ética y estética para el ambiente construído. 2002 (MEMBRO CORRESPONDENTE DAS REVISTAS) .

SEGRE, R. . Membro da Congregação da FAU/UFRJ. 2002 (Membro da Congregação) .

SEGRE, R. . Coordenador do PROURB - UFRJ. 2002 (COORDENAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA) .

SEGRE, R. . Membro da Congregação do DPA/FAU-UFRJ. 2002 (Membro da Congregação) .

SEGRE, R. . Membro da Congregação do PROURB/FAU-UFRJ. 2002 (Membro da Congregação) .

SEGRE, R. . MEMBRO DA COMISSÃO DE DOUTORADO do PROURB/UFRJ. 2002 (MEMBRO DA COMISSÃO DE DOUTORADO) .

SEGRE, R. . MEMBRO DO CORPO DE PROFESSORES DO DOUTORADO, FAU/ISPJAE. 2002 (MEMBRO DO CORPO DE PROFESSORES DO DOUTORADO) .

SEGRE, R. . CONSULTOR AD HOC do CNPq, FAPERJ ( Rio de Janeiro ) , FAPECE(Pernambuco). 2002 (CONSULTOR AD HOC) .

SEGRE, R. . CONSULTOR AD HOC do Sistema de Acompanhamento e Avaliação do Programa de Bolsas no Exterior (SABE), do CNPq. 2002 (CONSULTOR AD HOC) .

SEGRE, R. . Ícones urbanos e arquitetônicos no Rio de Janeiro no século XX: Contribuição aos Sistemas Simbólicos da Cidade no Século XX. 2002 (TRABALHO DE PESQUISA - Coordenação) .

SEGRE, R. . Categorização de cidades sustentáveis nos trópicos: Rio de Janeiro e Havana. 2002 (TRABALHO DE PESQUISA - Participação e Colaboração) .

SEGRE, R. . A concepção do Ministério de educação e Saúde (1935-1945). A Análise Digital de uma Década de Work in Progress. 2002 (TRABALHO DE PESQUISA) .

SEGRE, R. . AU/Arquitectura y Urbanismo. Revista Científica del Instituto Superior Politécnico "José Antonio Echeverría". 2002 (MEMBRO CORRESPONDENTE DAS REVISTAS) .

SEGRE, R. . au.la. Arquitectura y Urbanismo en las Américas. Centre for Environmental Design Research. 2002 (MEMBRO CORRESPONDENTE DAS REVISTAS) .

SEGRE, R. . Cidades e Arquiteturas na virada do milênio. 2001 (CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO) .

SEGRE, R. . Architecture in Cuba. 2001 (PALESTRA) .

SEGRE, R. . Geography and Geometry in Latin America : Nature, Architecture and Society. 2001 (PALESTRA) .

SEGRE, R. . Cidades e Arquiteturas no Início do Milênio : Problemas e Esperanças. 2001 (PALESTRA) .

SEGRE, R. . Rio de Janeiro : Ministério da Educação e Saúde. Costa / Niemeyer / Le Corbusier. Ícone da Modernidade Latino-americana. 2001 (PALESTRA) .

SEGRE, R. . Rio de Janeiro: el programa de Intervención Pública en los Barrios de Favelas. 2001 (PALESTRA) .

SEGRE, R. . Ciudad Formal y Ciudad Informal en Rio de Janeiro: la Integración de las favelas. 2001 (PALESTRA) .

SEGRE, R. . Membro de congregação de FAU/UFRJ. 2001 (Membro da Congregação) .

SEGRE, R. . Membro da Congregação do DPA/FAU. 2001 (Membro da Congregação) .

SEGRE, R. . Membro da Congregação do PROURB/UFRJ. 2001 (Membro da Congregação) .

SEGRE, R. . Membro da Comissão de Doutorado do PROURB/UFRJ. 2001 (MEMBRO DA COMISSÃO DE DOUTORADO) .

SEGRE, R. . Membro do corpo de Professores do Doutorado FAU/ISPJAE, Havana, Cuba. 2001 (MEMBRO DO CORPO DE PROFESSORES DO DOUTORADO) .

SEGRE, R. . Consultor " ad hoc" do CNPq FAPERJ;FAPECE. 2001 (CONSULTOR AD HOC DO CNPQ) .

SEGRE, R. . Consultor "ad hoc" do Sistema de acompanhamento e Avaliação de Bolsas no Exterior ( SABE) do CNPq. 2001 (CONSULTOR AD HOC DO CNPQ) .

SEGRE, R. . Membro do Comitê Academico do Vcongresso Idero-Americano de Gráfica Digita, Concepcion, Chile. 2001 (MEMBRO DO COMITÊ ACADEMICO) .

SEGRE, R. . Membro correspondente da revista AAA ( Archivos de arquitetura Antiliana), São Domingo, Republica Dominicana. 2001 (MEMBRO CORRESPONDENTE DAS REVISTAS) .

SEGRE, R. . Membro correspondente da revista Ambiente. Ética y estética para el ambiente construid, La Plata , Argentina. 2001 (MEMBRO CORRESPONDENTE DAS REVISTAS) .

SEGRE, R. . Membro correspondente da revista Ciuddad y Territorio. EstudiosTerritoriales , Madri, Espanha. 2001 (MEMBRO CORRESPONDENTE DAS REVISTAS) .

SEGRE, R. . Membro od Comitê Editorial de au.la. Arqiuitectura y Urbanismo en las Américas. 2001 (MEMBRO DO COMITÊ EDITORIAL DE AU.LA) .

SEGRE, R. . "Icones Arquitetonicos da democracia: a nova Monumentalidade". 2001 (APRESENTAÇÃO DE MULTIMÍDIA) .

SEGRE, R. . Icones Urbanos e arquitetonicos no Rio de Janeiro no seculo XX: Contribuição aos Sistemas Simblicos da Cidade no Século XX". 2001 (TRABALHO DE PESQUISA) .

SEGRE, R. ; CORBELA, O. . Categorização de cidades sustentáveis nos Trópicos. 2001 (Participação em pesquisas) .

SEGRE, R. ; ECHEVERRIA, J. A. . Pesquiza realizada sobre o clima nos bairros da cidade, em colaboração com os professores da Faculdade de Arquitetura. 2001 (TRABALHO DE PESQUISA) .

SEGRE, R. . Anasis do IX Encontro Nacional da ANPUR. 2001 (Anais) .

SEGRE, R. . Mutações, fluxos e metáforas de um ícone urbano: o Ministério de Educação e Saúde no Rio e Janeiro (1935-19454). 2001 (Anais) .

SEGRE, R. . AU/ Arquitectura y Urbanismo. 2001 (MEMBRO CORRESPONDENTE DAS REVISTAS) .

SEGRE, R. . Arquitetura Moderna na América Latina. 2000 (PALESTRA) .

SEGRE, R. . Arquitetura Contemporânea na América Latina. 2000 (PALESTRA) .

SEGRE, R. . Arquitetura : ética e necessidade social.. 2000 (Aula Inaugural) .

SEGRE, R. . Espacios y Tiempos de Buenos Aires. Volumen 1. 2000 (APRESENTAÇÃO DE MULTIMÍDIA) .

SEGRE, R. . Arquitetura e Urbanismo: Madri capital exemplar. O sucesso de Barcelona. 2000 (PALESTRA) .

SEGRE, R. . La Arquitectura y el urbanismo en Iberoamérica. 2000 (PALESTRA) .

SEGRE, R. . El Paradigma de la Ciudad Europea en América Latina. 2000 (PALESTRA) .

SEGRE, R. . Intervenciones en los centros históricos de América Latina. 2000 (PALESTRA) .

SEGRE, R. . Apresentação da arquitetura Brasileira: Brasilia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. 2000 (PALESTRA) .

SEGRE, R. . Membro da Congregação da FAU/UFRJ. 2000 (Membro da Congregação) .

SEGRE, R. . Membro da Congregação da DPA/FAU. 2000 (Membro da Congregação) .

SEGRE, R. . Membro da Congregação da PROURB/UFRJ. 2000 (Membro da Congregação) .

SEGRE, R. . MEMBRO DA COMISSÃO DE DOUTORADO DO PROURB/UFRJ. 2000 (MEMBRO DA COMISSÃO DE DOUTORADO) .

SEGRE, R. . MEMBRO DO CORPO DE PROFESSORES DO DOUTORADO DO FAU/ISPJAE. 2000 (MEMBRO DO CORPO DE PROFESSORES DO DOUTORADO) .

SEGRE, R. . CONSULTOR " AD HOC" DO CNPQ: FAPERJ ( RIO DE JANEIRO); FAPECE ( PERNAMBUCO). 2000 (CONSULTOR " AD HOC" DO CNPQ) .

SEGRE, R. . MEMBRO DO COMITÊ ACADEMICO do IV Congreeo Idero-americano de Gráfica Digital, Rio de Janeiro. 2000 (MEMBRO DO COMITÊ ACADEMICO) .

SEGRE, R. . Membro correspondente da revista Ciuddad y Territorio. EstudiosTerritoriales , Madri, Espanha. 2000 (MEMBRO CORRESPONDENTE DAS REVISTAS) .

SEGRE, R. . Membro correspondente da revista AAA ( Archivos de arquitetura Antiliana), São Domingo, Republica Dominicana. 2000 (MEMBRO CORRESPONDENTE DAS REVISTAS) .

SEGRE, R. . Membro correspondente da revista Ambiente. Ética y estética para el ambiente construid, La Plata , Argentina. 2000 (MEMBRO CORRESPONDENTE DAS REVISTAS) .

SEGRE, R. . Membro do Comotê de Au.la. Arquitetura e Urbanismo en las americas. Center for Evironmental Design Research, University or California, Berkeley, USA. 2000 (MEMBRO DO COMITÊ EDITORIAL DE AU.LA) .

SEGRE, R. . Ícones Urbanos e Arquitetonicos no Rio de Janeiro. 2000 (Participação em pesquisas) .

SEGRE, R. ; CORBELA, O. . Categorização de cidades sustentáveis nos Trópicos. 2000 (Participação em pesquisas) .

SEGRE, R. . Oscar Niemeyer. La juventud de los 90. 1999 (CONFERÊNCIA) .

SEGRE, R. . O novo século na arquitetura Latino-americana: heranças e desafios. 1999 (CONFERÊNCIA) .

SEGRE, R. . Paradojas de la ciudad latinoamericana. Formal-informal: antítesis o integración. 1999 (PARTICIPAÇÃO EM SIMPÓSIO) .

SEGRE, R. . Formal e informal no Rio de Janeiro: Projeto Favela-Bairro. 1999 (CONFERÊNCIA) .

SEGRE, R. . Evolução da Cidade Latino-Americana: Havana,Buenos Aires. 1998 (PALESTRAS (6) NO CURSO DE HISTÓRIA URBANA NA PÓS-GRADUAÇÃO DO PROURB) .

SEGRE, R. . Arquitetura Art Déco Na América Latina. 1998 (PALESTRA NA FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA- FUMEC - BELO HORIZONTE) .

SEGRE, R. . Intervenção Urbana e Arquitetônica Na Cidade Nova, Rio de Janeiro. 1998 (ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO DO ALUNO IVAN BELMONTE DO POLITÉCNICO DE MILÃO) .

SEGRE, R. . Membro de Banca Para Concurso de Professor Auxiliar. 1998 (CONCURSO PARA PROFESSOR DE TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO NA UNIV. FEDERAL DE VIÇOSA) .

SEGRE, R. . Membro de Banca de Concurso Internacional. 1998 (CONCURSO UNESCO, WEB PRIZE) .

SEGRE, R. . Evolução dos Sistemas Simbólicos Nas Cidades Latino- Americanas . 1998 (COORDENAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA) .

SEGRE, R. . Oscar Niemeyer, La Juventud de Los Noventa. 1998 (PALESTRA NA FACULDADE DE ARQUITETURA E URB. DO INST. SUP. POLITÉCNICO DA CIDADE DE SANTIAGO DE CUBA) .

SEGRE, R. . Centros Y Bordes En Las Urbes Difusas de América Latina. 1998 (PALESTRA NA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DO INST. SUPERIOR POLITÉCNICO DE SANTIAGO DE CUBA) .

SEGRE, R. . Centros Y Bordes En Las Urbes Difusas de América Latina. 1998 (PALESTRA NA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DO INST. SUPERIOR POLITÉCNICO DA CIDADE DE HAVANA) .

SEGRE, R. . Evolução dos Sistemas Simbólicos Na Cidade Latino-Americana. 1998 (APRESENTAÇÃO DE MULTIMÍDIA NO CENTRO CULTURAL LUDWICK - HAVANA) .

SEGRE, R. . Urbanismo Atual Na América Latina. 1998 (PALESTRA MAGISTRAL NO III SIMPOSIUM INTERCONTINENTAL DE CIÊNCIAS NO INST. TEC. DE CHETUMAL, MÉXICO) .

SEGRE, R. . Anual Meeting. 1998 (CONVIDADO PELA SOCIETY OF ARCHITECTURAL HISTORIANS - LOS ANGELES - EUA) .

SEGRE, R. . America Latina: Centro Y Periferia. 1998 (PALESTRA DE INAUG. NO CURSO PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE ARQUITETURA TROPICAL CARIBENHA -REPÚBLICA DOMINICANA) .

SEGRE, R. . Rio de Janeiro. Urban Symbols; Centrality, Power And Community . 1998 (PALESTRA MAGISTRAL NO 1998 ACSA INTERNATIONAL CONFERENCE) .

SEGRE, R. . As Cidades Na América Latina: Objetos Arquitetônicos e Fragmentos Urbanos. 1997 (MATÉRIA ELETIVA NA GRADUÇÃO) .

SEGRE, R. . Introdução Histórica do Urbanismo. 1997 (PALESTRAS (5) NO CURSO DA GRADUAÇÃO PLANEJAMENTO URBANO 1, MINISTRADO POR LILIAN FESSLER VAZ) .

SEGRE, R. . Orientação Em Projeto de Graduação. 1997 (ORIENTAÇÃO DO PROJETO DE GRADUAÇÃO DA ALUNA LIANE VITAL BRAZIL) .

SEGRE, R. . Teoria da Forma Urbana. 1997 (CURSO OFERECIDO AOS ALUNOS DE MESTRADO DO PROURB) .

SEGRE, R. . História e Teoria do Urbanismo. 1997 (PALESTRAS (7) NO CURSO DE HISTÓRIA E TEORIA DO URBANISMO OFERECIDO AOS ALUNOS DE MESTRADO DO PROURB) .

SEGRE, R. . Atelier Ii. 1997 (CURSO OFERECIDO AOS ALUNOS DE MESTRADO DO PROURB) .

SEGRE, R. . Arquitetura e Urbanismo Nas Antilhas No Século Xx. 1997 (SEGUNDO DOUTORADO - DOUTOR EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL) .

SEGRE, R. . O Impacto da Ponte Rio-Niterói No Desenvolvimento da Cidade. 1997 (MEMBRO DE BANCA PARA JULGAMENTO DE DOUTORADO) .

SEGRE, R. . A Dimensão Regional do Turismo No Rio de La Plata. 1997 (MEMBRO DE BANCA PARA JULGAMENTO DE MESTRADO) .

SEGRE, R. . História da Arquitetura. 1997 (MEMBRO DE BANCA PARA CONCURSO DE PROFESSOR ASSISTENTE) .

SEGRE, R. . Evolução dos Sistemas Simbólicos da Cidade Latino-Americana. 1997 (TRABALHO DE PESQUISA) .

SEGRE, R. . Membro do Colegiado do Prourb. 1997 (MEMBRO DE COLEGIADO) .

SEGRE, R. . Membro do Colegiado do Dpur. 1997 (MEMBRO DE COLGIADO) .

SEGRE, R. . Dreams, Hopes And Utopias In The Caribbean Paradise. 1997 (SYMPOSIA SERIES "SOUTH TO NORTH, NORTH TO SOUTH) .

SEGRE, R. . Architecture And Politics In The Caribbean: Influences And Opportunities. 1997 (PARTICIPAÇÃO EM SIMPÓSIO) .

SEGRE, R. . On Social-Political And Cultural Issues In Architecture And Urban Design. 1997 (CONFERÊNCIA) .

SEGRE, R. . Fragmentos Arquitetônicos Na Cidade Latino-Americana. 1997 (CONFERÊNCIA) .

SEGRE, R. . Centralidade Urbana Na América Latina. 1997 (CONFERÊNCIA) .

SEGRE, R. . Fragmentação e Dispersão Na Metrópole Contemporânea. 1997 (CONFERÊNCIA) .

SEGRE, R. . Fragmentos Arquitetônicos Na Centralidade Urbana da América Latina. 1997 (CONFERÊNCIA) .

SEGRE, R. . As Cidades Na Colônia Hispano-Americana. 1997 (PALESTRA) .

SEGRE, R. . O Processo de Transferência Tecnológica Para O Continente Americano. 1997 (CONFERÊNCIA) .

SEGRE, R. . Houston-Caracas: Duas Cidades do Petróleo. 1997 (APRESENTAÇÃO DE TRABALHO) .

KÓS, J. R. ; SEGRE, R. ; BARBOSA, A. S. ; KRYKHTINE, C. ; BUCK, C. R. B. ; EGGER, C. ; SILVA, E. M. ; BEDOYA, F. ; SCHMIDT, G. ; MARTINEZ, G. H. ; MARGON, H. ; ANDRADE, M. V. ; VUGMAN, M. ; DIAS, P. R. R. ; PARAIZO, R. C. ; COSTA, T. C. . Havana Colonial - Evolução dos Sistemas Simbólicos da Cidade Latino Americana. 1997 (APRESENTAÇÃO DE MULTIMÍDIA) .

SEGRE, R. . Cidades e Objetos Arquitetônicos No Golfo do México. 1997 (CURSO) .

SEGRE, R. . Cidades Latino-Americanas. 1997 (CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO) .

SEGRE, R. . La Habana Siglo Xx. 1997 (CONFERÊNCIA) .

SEGRE, R. . Houston-Caracas, Duas Cidades do Petróleo. 1997 (PALESTRA) .

SEGRE, R. . Le Corbusier e L´Espirit Nouveau. 1997 (CONFERÊNCIA - FAU - UFRJ - COLÓQUIO BRASIL 170 ANOS DE ARQUITETURA) .

SEGRE, R. . Centros Y Bordes En Las Ciudades Difusas. 1997 (CONFERÊNCIA MAGISTRALM - CLEFA, UNIVERSIDAD DE CUENCA - EQUADOR) .

SEGRE, R. . Oscar Niemeyer, La Juventud de Los Noventa. 1997 (CONFERÊNCIA - FAU - UNIVERSIDAD DE CUENCA - EQUADOR) .

SEGRE, R. . Fragmentos Arquitetónicos En La Ciudad Latinoamericana. 1997 (CURSO PÓS-GRADUAÇÃO (20HS)SOCIEDADE DE ARQUITETOS DE CUENCA - EQUADOR) .

SEGRE, R. . Fragmentos Arquitetónicos En La Ciudad Latinoamericana. 1997 (CURSO PÓS-GRADUAÇÃO (20HS) NA UNIÓN DE INGENIEROS Y ARQUITECTOS DE LA REPÚBLICA DE CUBA) .

SEGRE, R. . Modernidade e Tradição No Déco Latino Americano. 1997 (PALESTRA NO CENTRO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2011

    Cultura Aumentada, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberto Segre - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    Evolução histórica do morro e da esplanada de Santo Antônio, Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe analisar e representar o Morro de Santo Antônio, sua ocupação e transformação desde o período colonial até o século XX. Assim como a evolução dos projetos urbanísticos e arquitetônicos acontecidos como consequência de seu arrasamento e a consequente transformação de sua esplanada,caracterizada pela presença de um grupo de edifícios governamentais sem uma estrutura coerente de espaços públicos. No conjunto de morros que limitaram a expansão da área central do Rio de Janeiro - São Bento, Conceição, Castelo e Santo Antônio -, os dois primeiros permaneceram, os outros foram eliminados para criar as novas centralidades do século XX. E o morro Santo Antônio foi o último a criar um grande espaço vazio no coração da cidade. Como neste século XXI continuam semeando-se altas torres de escritórios; e com o fortalecimento do centro da cidade e do porto com os projetos previstos para o Mundial de Futebol (2014) e as Olimpíadas (1016), é fundamental estabelecer as bases conceituais e metodológicas para o futuro deste importante espaço urbano, praticamente banido para a circulação e uso público dos habitantes. O objetivo fundamental da pesquisa é fazer um levantamento das transformações do Morro antes da sua eliminação; e posteriormente analisar, comparar e representar as propostas de urbanização da Esplanada de Santo Antônio com os diferentes projetos elaborados ao longo do século XX. Assim demonstrar o caráter fragmentário e inacabado das sucessivas soluções urbanísticas, e elaborar uma análise da realidade atual da Esplanada, tanto na sua configuração urbanística quanto nos elementos arquitetônicos que a compõem, utilizando as técnicas de leitura e representação facilitadas pela gráfica digital e pelos sistemas de panoramas digitais e interativos. A pesquisa vai ter desdobramentos em dissertações de mestrado e teses de doutorado. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberto Segre - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Transformações dos espaços públicos no centro do Rio de Janeiro: o morro e a esplanada de Santo Antônio, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberto Segre - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Mapeamento Social do Morro do Castelo: Aproximação através da Gráfica Digital, Descrição: 3ª Menção Honrosa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Roberto Segre - Coordenador / Naylor Barbosa Vilas Boas - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Arquitetura Moderna no Brasil: a sua influência na Espanha, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberto Segre - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    A Cidade Iberoamericana: História,cultura e urbanismo. Passagens do ideário urbanístico entre Buenos Aires, Rio de Janeiro e São Paulo, Descrição: Análise comparativa da evolução histórica ao longo do século XX da cidade de Buenos Aires, São Paulo e Rio de Janeiro. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Roberto Segre - Coordenador / Cândido Malta Campos Neto - Integrante.

  • 2008 - 2011

    Espaços públicos da área urbana central do Rio de Janeiro: história, centralidades e morfologias, Descrição: Esta pesquisa busca desenvolver o sistema de centralidades e espaços públicos criados a partir do século XIX, com a chegada da Corte portuguesa à cidade, em torno do novo eixo urbano interligando o Paço Imperial (Praça XV) à Residência Real (São Cristóvão). Constitui um eixo perpendicular ao eixo colonial estruturado ao longo da Rua Primeiro de Março e pontuado das centralidades exercidas pelos seguintes espaços públicos: Praça XV, Largo do Carioca, Praça Tiradentes e Campo de Santana. A partir daí até a Quinta de Boa Vista, não se observa propriamente uma centralidade organizada em torno de espaços públicos notáveis, mas áreas com desenvolvimento urbano posterior ao do núcleo urbano original. São áreas como a Cidade Nova e a via que no século XX foi consolidada pela Avenida Presidente Vargas. Se o primeiro eixo definia a consolidação da estrutura compacta da cidade, este abria o caminho da expansão suburbana, com as suas diferentes caracterizações funcionais, sociais e culturais. Esta análise permitirá completar o estudo iniciado sobre as centralidades e os espaços públicos na área central do Rio de Janeiro. O estudo do percurso real, e a particularidade do entorno urbanístico e arquitetônico - não desenvolvido até agora -, é importante pela coincidência com as comemorações dos 200 anos da chegada da Corte ao Rio. A pesquisa compreende a procura dos documentos históricos e iconográficos que permitam construir a evolução das praças citadas. Com os mapas históricos da cidade, realizados nos séculos XIX e XX, se definirão as camadas históricas para a reconstrução em 3D da evolução formal, funcional e estética das praças até o início do século XXI. O estudo e a verificação da realidade atual permitirão elaborar um diagnóstico sobre as mudanças possíveis a concretizar para resgatar a significação social e cultural dos espaços públicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Roberto Segre - Coordenador / José Barki - Integrante / Andrea Borde - Integrante / José Ripper Kós - Integrante / Naylor Barbosa Vilas Boas - Integrante / Gilson Dimenstein - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2007 - 2010

    O uso de metodologias tridimensionais para o estudo das ruas, edificações e espaços públicos no Rio de Janeiro, Descrição: Incluído no programa "Pensa Rio - Apoio ao Estudo de Temas Relevantes e Estratégicos para o Estado do Rio de janeiro. Com o uso dos computadores foi possível desenvolver sofisticados sistemas de relevamento dos prédios históricos através das novas técnicas da fotogrametria. Com estes sistemas, que requerem sofisticados equipamentos e métodos de cálculo especializado, é possível desenvolver com absoluta precisão o levantamento das fachadas de um prédio. Devido à complexidade do tema, na pesquisa somente foi possível desenvolver o levantamento do Paço Imperial. Esta experiência permitiu verificar as possibilidades existentes neste campo inexplorado até agora no Brasil, e que significa uma nova linha de pesquisa dentro do LAURD/PROURB. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Roberto Segre - Coordenador / Gilson Dimenstein Koatz - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.

  • 2005 - 2008

    Centralidade urbana do Rio de Janeiro: Iconicidade, poiesis, e sociabilidade nos espaços públicos, Descrição: Esta pesquisa foi desenvolvida em múltiplas direções, para estudar diferentes espaços urbanos do centro do Rio de Janeiro. Para compreender a diversidade de caminhos e configurações estabelecidas no centro da cidade, se começou com o Morro do Castelo. Nunca tinha sido estudada a sua configuração, a sua estrutura funcional, espacial, urbana e arquitetônica, com antecedência a sua demolição. Assim, como os instrumentos da gráfica digital foi reconstruída a sua imagem em 3D, e também, o processo de demolição acontecida nos anos vinte. Posteriormente, se desenvolveu o estudo da Esplanada do Castelo com todos os projetos urbanos realizados até o Plano de Agache, que consolidou a configuração da área, e que marcou os regulamentos urbanos aplicados nas edificações dos anos trinta e quarenta. Foi uma exceção, a proposta de Reidy para a Esplanada que também se representou em 3D. Um tema que definiu o desenvolvimento da Esplanada no seu início foi a Exposição do Centenário da Independência, que estabeleceu o caráter do limite da Esplanada na beira da baía. Mas o estudo mais relevante da pesquisa foi desenvolvido no eixo da Avenida Central (Avenida Rio Branco), com uma análise detalhado do seu desenvolvimento ao longo do século XX, e a particularidade das duas praças que definem os extremos da Avenida: a Praça Marechal Floriano (Cinelândia) e a Praça Mauá. Tem uma leitura, não somente das suas características morfológicas - arquitetônicas e urbanísticas -, mas das funções sociais que se desenvolveram nelas. Vários dos ícones contemporâneos do centro de Rio foram publicados na Guia da Arquitetura Contemporânea no Rio de Janeiro , editada em 2005. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Roberto Segre - Coordenador / José Barki - Integrante / Andrea Borde - Integrante / José Ripper Kós - Integrante / Naylor Barbosa Vilas Boas - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2001 - 2003

    Categorização de cidades sustentáveis nos Trópicos: Rio de Janeiro e Havana., Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as formas dos edifícios e a estrutura da cidade, em relação com as condições climáticas. Foram selecionadas Havana e Rio de Janeiro porque as duas cidades estão colocadas no mesmo meridiano, ou seja, em semelhantes condições climáticas, da faixa tropical. A pesquisa foi dividida em duas partes bem definidas. O professor Corbella, fez todos os estudos técnicos sobre o condicionamento climático nas duas cidades, e eu com a equipe do LAURD, e com a participação da professora Eliana Cárdenas, da Faculdade de Arquitetura do Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría , em Havana, Cuba, elaboramos as análises morfológicas dos prédios e da estrutura urbana ao longo da sua história. Foram definidos tipos de edificações e de malhas urbanas, que foram elaboradas em função do clima tropical. A pesquisa foi concluída com a elaboração de um CD-Rom em que se desenvolveu uma comparação entre as duas cidades. Em Havana, foi apresentado na Faculdade de Arquitetura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Roberto Segre - Coordenador / José Barki - Integrante / Andrea Borde - Integrante / Oscar Corbela - Integrante / José Ripper Kós - Integrante / Naylor Barbosa Vilas Boas - Integrante / Carlos Eduardo Vasconcellos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2000 - 2004

    Ícones Urbanos e arquitetônicos no Rio de Janeiro no século XX: contribuição aos sistemas simbólicos da cidade no século XX, Descrição: A análise dos ícones arquitetônicos no Rio de Janeiro se concentrou no estudo detalhado do Ministério da Educação e Saúde, com uma equipe de professores da FAU/UFRJ, formado por José Ripper Kós, José Barki, Eduardo Vasconcellos, Naylor Vilas Boas e Andréa Borde. Por uma parte se levou ao máximo detalhamento a procura de documentos, planos, materiais iconográficos, textos, nos arquivos das diferentes instituições no Rio de Janeiro: IPHAN, Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, Fundação Getúlio Vargas, Museu Nacional de Belas Artes, IAB, Clube de Engenharia, Biblioteca Paulo Santos, Biblioteca da FAU, Museu D. João VI, Escola Nacional de Belas Artes, Museu da Imagem e do Som, Museu de Arte Moderna de Rio de Janeiro, etc. A documentação recolhida foi organizada no banco de dados do recém formado LAURD (Laboratório de Análise Urbano e de Representação Digital) , e logo transformada nas representações criadas no computador com as técnicas da gráfica digital. Com o material da pesquisa, foi elaborado um CD-Rom com a história do prédio, os seus antecedentes, o relacionamento do MES com a cidade de Rio de Janeiro, e as suas conseqüências nacionais e internacionais. Desdobramentos desta pesquisa foram desenvolvidos em inúmeros congressos, seminários e eventos científicos, nacionais e internacionais. Também o material reunido no LAURD serviu de embasamento para a elaboração do dossiê solicitado pelo IPHAN para apresentar a solicitação na UNESCO de declarar o Ministério da Educação e Saúde, Patrimônio Cultural da Humanidade (2009). Em 2010, se obteve o apoio da Lei Rouanet para a edição do livro com os resultados da pesquisa. Também, no ano 2000, com a equipe da pesquisa se aprontou o material para a Guia da Arquitetura Moderna no Rio de Janeiro , editada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Roberto Segre - Coordenador / José Barki - Integrante / Andrea Borde - Integrante / José Ripper Kós - Integrante / Naylor Barbosa Vilas Boas - Integrante / Carlos Eduardo Vasconcellos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1995 - 1999

    Evolução histórica das cidades de Havana e Rio de Janeiro no período colonial, Descrição: Convidado pela UFRJ para colaborar com a formação do PROURB em 1993, chegou ao Rio de Janeiro o professor Segre, Professor Titular e pesquisador ao longo de 30 anos na Faculdade de Arquitetura de Havana, Cuba. Para aproveitar a sua experiência e conhecimentos sobre a cidade de Havana, concretizados em livros e ensaios, foi criado uma equipe de pesquisa, sob a direção dele e de José Ripper Kós, com a participação de Lílian Fessler Vaz, Rachel Coutinho e Eduardo Vasconcellos, e bolsistas de iniciação científica do CNPq, para desenvolver uma análise comparativa da evolução das cidades de Havana e de Rio de Janeiro durante o período colonial (desde as origens até o século XIX). A originalidade desta pesquisa esteve baseada na utilização dos instrumentos da gráfica digital para representar as transformações morfológicas dos espaços urbanos e da arquitetura que os definem, assim como a transformação deles ao longo do tempo. Esta integração entre os dados históricos e a sua representação dinâmica em 3D, desenvolvida em um CDRom facilitou a compreensão dos fenômenos urbanos, impossíveis de assimilar com os instrumentos tradicionais de representação contidos nos livros e ensaios sobre o tema.: textos, fotos, planos. O caráter inovador desta pesquisa, a permitiu receber o Prêmio Moebius do Brasil, e o CDRom foi levado ao Concurso Internacional que aconteceu na UNESCO de Paris em 1997. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Roberto Segre - Coordenador / Lilian Fessler Vaz - Integrante / Raquel Coutinho - Integrante / José Ripper Kós - Integrante / Carlos Eduardo Vasconcellos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1963 - 1994

    Seminário de Arquitetura Latinoamericana, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberto Segre - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Menção Honrrosa, categoria Organização de Coletânea, pelo livro Arquitetura+Arte+Cidade. Um debate internacional. 8º Docomomo-Brasil, ANPARQ 2012.

2012

Prêmio ANPARQ pelo capítulo América Latina: la renovación aquitectónica del siglo XXI do livro Seminarios de Arquitectura Latinoamericana (SAL). Haciendo camino al andar (1985-2011), ANPARQ 2012.

2012

9ª Colocação do Prêmio Jabuti, Prêmio Jabuti.

2012

3º Lugar na Premiação dos Pôsteres, 2º Encontro Docomomo-Rio.

2012

Menção Honrosa na XXXIV Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, FAU/UFRJ.

2012

Menção de Incentivo do Centro de Letras e Artes(CLA), na XXXIV Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, UFRJ.

2012

1º Prêmio na na XXXIV Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ com o trabalho Modelagem Digital da Esplanada de Santo Antônio: Desafios e Estrategia, UFRJ.

2011

Membro do Comitê Científico do XV Congresso do SIGRADI, Facultad de Arquitectura y Diseño, Universidad Nacional de Litoral, Santa Fé, Argentina.

2011

Membro do Comitê Científico do XIV Seminário de Arquitetura Latinoamericana, Instituto de Artes/UNICAMP.

2011

Membro da Comissão de Avaliação do PROURB, PROURB.

2011

Membro do Comité Editorial da Rede de Políticas Públicas do Rio de Janeiro, RPP/IPPUR/UFRJ.

2011

Menção Honrosa no The CICA Pierre Vago Journalism AWARD 2011, Comité International dês Critiques d´Architecture.

2011

Primeiro lugar do trabalho de pesquisa Projetos Urbanos para o Morro de Santo Antônio no Rio de Janeiro (1900-1950), FAU/UFRJ.

2010

Coordenador do Núcleo Regional do Rio de Janeiro do DOCOMOMO, UFRJ/PROURB.

2010

Consultor Ad Hoc, CAPES, CNPq, FAPERJ e Ediora EDUSP.

2010

Educador Destacado del siglo XX em Cuba, Asociación de Pedagogos de Cuba.

2010

Menção Honrosa com a melhor tese de doutorado; de Marisol Rodríguez Sosa e orientada por Roberto Segre; intitulado A Guanabara de Doxiadis e a Havana de Sert. Ekistics e Urban Design,, I ANANPARQ - I Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e.

2010

Surrealismo e Arquitetura, I Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

2010

Prêmio ANPARQ, Capítulo de Livro, ANPARQ.

2009

Diploma de "Testimonio de Bienvenida", Conselho Municipa l- Ordenanza Municipal No.3980/2009 entregue pelo Prefeito de Cochabamba.

2009

Menção Honrosa com a melhor tese de doutorado; de Marisol Rodríguez Sosa e orientada por Roberto Segre; intitulado A Guanabara de Doxiadis e a Havana de Sert. Ekistics e Urban Design,, CAPES/ UFRJ/ Programa de Pós-Graduação em Urbanismo.

2008

Prêmio CAPES de Teses: Distinção às melhores teses concluídas em 2006 e seus orientadores, CAPES.

2008

Menção Honrosa na X Bienal de Arquitectura Mexicana, Premios em Publicaciones, Investigaciones y Tesis no livro - "Arquitectos Iberoamericanos Siglo XXI", Sociedade Mexicana de Arquiteto.

2008

Melhor Expositor de Trabalhos no XII Congresso Internacional de Gráfica Digital, SIGRADI, Faculdade de Arquitetura, ISPJAE, Havana, Cuba.

2008

Membro da Unión de Escritores y Artistas de Cuba, UNEAC.

2008

Membro do Conseil International de Critiques d'Architecture, CICA.

2008

Membro do Instituto do Arquitetos do Brasil, RJ, IAB-RJ.

2008

Membro do Conselho Assessor da revista "Cuaderno Urbano". Espacio, Cultura y Sociedad., Universidad Nacional del Nordeste, Resistencia, Chaco, Argentina.

2008

Membro do Conselho Editorial da revista Archipiélago, Revista cultural de Nuestra América. México DF..

2008

Membro do Comitê Científico de PARC (Pesquisa em Arquitetura), UNICAMP, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Campinas.

2008

Membro do Conselho Assessor do Site Arquitexto, Portal www.vitruvius.com.br, São Paulo, Brasil.

2007

Doutor Honoris Causa, Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría, Havana, Cuba.

2007

Premio Publicación especializada em artes visuales/libro - "Banco Central:60 años de Historia, Arquitectura y Arte", Associación Dominicana de Crítico de Arte (ADCA).

2007

Membro do Comitê Científico do Seminário Nacional do DOCOMOMO, UFRGS, Porto Alegre.

2007

Membro do Comitê Científico do II Seminário "Produção Arquitetônica Contemporânea no Brasil", Universidade São Judas Tadeu, São Paulo.

2007

Parecerista da Solicitação das Bolsas PIBIC, UFRJ.

2005

Sello Ciudad Universitaria José Antonio Echeverría, Instituto Superior Politécnico.

2005

Trabalho de pesquisa e CD-Rom sobre o Ministério da Educação e Saúde, 43a Premiação Anual IAB.

2004

Membro do Comitê de Avaliação do CNPQ, na Jornada Científica (PIBIC), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes-RJ.

2004

Membro Titular do Conselho Consultivo, nomeado pelo Reitor da Universidade, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes-RJ.

2004

Visitante Ilustre de la Ciudad de Mar del Plata pelo Decreto número 185, Honorable Consejo Deliberante de la Municipalidad del Partido General Puerredón.

2004

Primeiro Prêmio na Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo pelo livro, Universidad Nacional de Colombia, Bogotá..

2003

Menção Honrosa pelo livro, IAB/RJ - Instituto de Arquitetos do Brasil. (41a. Premiação Anual).

2000

mencion en el premio a la mejor publicación. Livro "América Latina fin de milenio"., II BienalIberoamericana de Arquitectura e Ingenieria Civil. Madrid. Mexico..

2000

MENCIÓN EN EL PREMIO AL MEJOR AUDIOVISUAL. "La Habana colonial. Sistemas simbólicos de la ciudad latinoamericana, ÏI Bienal Iberoamericana de Arquitectura e Ingeniería Civil. España-México..

2000

Menção honrosa ao livro, Madrid.

2000

Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo, XII Bienal de Arquitectura de Quito BAQ' 2000.

1998

Choice's Outstanding Academic Titles, Choice Current Reviews for Academic Libraries.

1997

Prêmio no concurso Prix Möbius-Brasil, Prix-Mobius- América Latina.

1997

Visiting Critic, Department of Architecture, Miami University, Oxford, Ohio.

1997

Membro Correspondente, AAA, Archivos de Arquitectura Antillana.

1995

Cullinan Professor, School of Architecture, Rice University, Houston, Texas.

1994

Sello por la Extensión Universitária,, Ministério de EducaçãoSuperior da República de Cuba.

1994

Orden Frank País II Grado, peloConsejo de Estado de la República de Cuba.

1994

Membro do Colegiado do PROURB, PROURB - Universidadde Federal do Rio de Janeiro.

1994

Membro Correspondente da Ciudad y Territorio, Estudios Territoriales, Ministerio de Obras Públicas, Transportes y Medio Ambiente, Madrid.

1993

Diploma de Mérito, Facultad de Arquitectura, ISPJAE, pela ocasião da XV CLEFA, Havana.

1993

Professor Honorário, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Maior de San Andrés, La Paz, Bolívia.

1993

Professor Honorário, Faculdade de Arquitetura da Universidade Católica de Salta, Argentina.

1992

Diploma de Honra, Facultad de Arquitectura, ISPJAE, Havana.

1992

Menção Honrosa, VIII Bienal de Arquitetura de Quito, Equador.

1991

Membro do Conselho Acadêmico Iberoamericano, Universidades de Camagüey, Cuba e de Guadalajara, México.

1991

Membro do Conselho Editorial da Arquitectura, Cuaderno de ensayo y crítica, Ciudad de México.

1990

Medalha José Tey, Consejo de Estado de la República de Cuba..

1990

Distinção Rafael María de Mendive, Sindicato de la Educación, la Ciencia y el Deporte.

1990

Acessor Especial do Conselho Editorial de Cuadernos de Arquitectura Latinoamericana, publicado pela Universidad Autónoma Metropolitana;, Universidad Autónoma de Puebla y Universidad Autónoma de Sinaloa, México.

1989

Distinção e Medalha Por la Educación Cubana, Ministerio de Educação Superior - Cuba.

1989

Distinção e Medalha Raúl Gómez Garcí, Sindicato de Trabajadores de la Cultura - Cuba.

1989

Membro Consultor do Grupo Para el Desarrollo Integral de la Capital, , Poder Popular de Ciudad de La Habana.

1989

Membro do Conselho Editorial da revista UNION, Unión de Escritores y Artistas de Cuba, La Habana..

1989

Prêmio da Crítica, Capítulo cubano de la AICA, (Asociación Internacional de Críticos de Arte.

1989

Prêmio Medalla de Oro, Bienal Mundial de Arquitetura, INTERARCH/89, Sofía, Bulgária.

1989

Prêmio pela palestra Las fortificaciones coloniales; una relectura estética del sistema defensivo de La Habana, VII Simposio de la Cultura en la Ciudad de La Habana.

1988

Delegado, no IV Congresso de la Unión de Escritores y Artistas de Cuba (UNEAC).

1988

Membro do Conselho Científico, Facultad de Artes y Letras, Universidad de La Habana.

1988

Presidente da seção de Crítica, Asociación de Artistas Plásticos, Unión de Escritores y Artistas de Cuba (UNEAC)..

1988

Distinção e Medalha Por la Cultura Nacional, Ministerio de Cultura, Havana, Cuba.

1988

Prêmio da Crítica Arquitetônica, Joaquín E. Weiss, Centro Nacional de Conservación, Restauración y Museología; la Unión Nacional de Arquitectos e Inge.

1988

Prêmio Resultado de Mayor Aporte al Desarrollo Social, ISPJAE, Ministerio de Educación Superior - cuba.

1987

Membro e Secretário, Consejo Científico de la Facultad de Arquitectura, ISPJAE..

1987

Membro do Conselho Artístico, Centro Wifredo Lam, Ministério de Cultura, Havana.

1987

Professor Honorário, Faculdade de Arquitetura, Universidade Ricardo Palma, Lima, Peru.

1986

Professor Honorário, Facultad de Arquitectura de la Universidad Ricardo Palma, Lima, Peru.

1986

Visitante distinguido, Municipalidade da Cidade de Cusco, Peru.

1986

Membro convidado, Comisión Provincial de Monumentos, Poder Popular de la Ciudad de La Habana.

1986

Prêmio Abril 1986, Editora Abril.

1985

Membro Correspondiente, CODIA, Colegio Dominicano de Ingenieros, Arquitectos y Agrimensores, Santo Domingo, República Domini.

1985

Professor Honorário, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Santo Domingo, Primada de América, República Dominican.

1984

Membro Fundador do Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría, Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría.

1983

Membro do Conselho Técnico Assessor do Centro Provincial de artes Plásticas y Diseño, Poder Popular de Ciudad de La Habana.

1982

Adjunct Professor, Graduate School of Architecture & Planning, Columbia University, New York.

1979

Prêmio Ensaio no Concurso 13 de Marzo, Departamento de Actividades Culturales de la Universidad de La Habana.

1976

Prêmio Ensaio no Concurso 13 de Marzo, Departamento de Actividades Culturales, Universidad de La Habana.

1976

Membro do Conselho Científico da Facultad de Construcciones, , Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría.

1973

Membro Especialista do Consejo Científico de la Escuela de Arquitectura (CCEA, Universidad de La Habana.

1969

Experto da UNESCO, UNESCO.

1965

Membro do Consejo de Redacción de la revista Arquitectura/Cuba, Colegio Nacional de Arquitectos, La Habana.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo. , Prédio da FAU - Reitoria - Cidade Universitária, Ilha do Fundão, 21949-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25981991, Fax: (21) 25981991

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2011

Universidad Nacional del Litoral

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê

2010 - 2010

Universidade Salgado de Oliveira

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Titular Visitante, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor no Mestrado de História da Arte Moderna e Contemporânea, na Universidade Salgado de Oliveira, Universo, Niterói. Curso sobre Manifestos do Século XX. 5 aulas de 6 horas: 30 horas (primeiro semestre)

2010 - 2010

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Titular Visitante, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro. Curso de Ateliê de Urbanismo. 8 horas por 5 semanas: 40 horas. Curso de História e Teoria do Urbanismo. 8 horas por 5 semanas: 40 horas.

2010 - Atual

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 20

2003 - Atual

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Vínculo: Coselho Consultivo, Enquadramento Funcional: Conselheiro Consultivo

Atividades

  • 06/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Integrante do Comitê CNPq para avaliação do PIBIC.

  • 07/2003 - 07/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Integrante do Comitê CNPq para avaliação do PIBIC.

1994 - 1999

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Titular visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor no curso de História e Teoria do Urbanismo (Mestrado no PROURB).

Atividades

  • 03/2004

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição

  • 03/2004

    Ensino, Arquitetura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de História e Teoria de Urbanismo

  • 03/2004

    Ensino, Arquitetura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, curso de Seminários Avançados

  • 03/1994

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação Em Urbanismo.,Linhas de pesquisa

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tipologias Arquitetônicas e Urbanas na América Latina

  • 03/2003 - 07/2003

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura 1

  • 04/2003 - 05/2003

    Ensino, Urbanismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de Seminários Avançados

  • 03/2003 - 05/2003

    Ensino, Urbanismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de História e Teoria de Urbanismo

  • 10/2002 - 01/2003

    Ensino, Urbanismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de Teoria da Forma Urbana

  • 07/2002 - 01/2003

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura 1

  • 10/2002 - 11/2002

    Ensino, Urbanismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópico Especial 2

  • 05/2002 - 09/2002

    Ensino, Urbanismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de Seminários Avançados de Pesquisa 1

  • 04/2002 - 09/2002

    Ensino, Urbanismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de História e Teoria do Urbanismo

  • 05/2002 - 07/2002

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura 1

  • 08/2001 - 04/2002

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura 1

  • 08/2001 - 04/2002

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura 1

  • 08/2001 - 04/2002

    Ensino, Urbanismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de Ícones Urbanos : Interpretação e representação

  • 08/2001 - 04/2002

    Ensino, Urbanismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de Ícones Urbanos na Cidade : Interpretação e representação

  • 10/2001 - 01/2002

    Ensino, Urbanismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de Ícones na Cidade : Interpretação e representação

  • 03/2001 - 07/2001

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura 1

  • 05/2001 - 06/2001

    Ensino, Urbanismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de História Urbana

  • 09/2000 - 12/2000

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura 1

  • 05/2000 - 06/2000

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Palestras Teóricas nos cursos de Projeto de Arquitetura : " As praças no espaço urbano moderno " , " A cabana primitiva na arquiteturacontemporânea"

  • 05/2000 - 06/2000

    Ensino, Urbanismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de História Urbana

  • 06/1999 - 08/1999

    Ensino, Urbanismo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Forma Urbana, História Urbana

  • 01/1999 - 06/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Projeto de Arquitetura I

  • 01/1995 - 01/1998

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História da Arquitetura da América Latina

1963 - 1994

Universidade de Havana

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1977 - 02/1994

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História da Arquitetura

  • 01/1965 - 01/1990

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História do Desenho Ambiental

1963 - 1994

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Visitante