Lucio Sergio de Oliveira Vilar

Lúcio Sérgio de Oliveira Vilar tem Mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP/1995), na área de Rádio e TV e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da mesma instituição (2015). É docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lotado no departamento de Mídias Digitais. É jornalista, com passagem pelo jornal Correio da Paraíba, além de produtor audiovisual onde assinou direção, roteiro e produção dos documentários: "O menino e a bagaceira", "Pastor de Ondas", "Aruandando", "Camará - O que eu sei contar é isso!", "Kohbac - A maldição da câmera vermelha" e os perfis "Doc Correio- 60 anos" e "O homem é Pedro!"; foi fundador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Produção Audiovisual (Neppau), em 2002, secretário de Cultura do município de João Pessoa (Diretor Executivo da Fundação Cultural/Funjope), no ano de 2012, e atua na coordenação e produção-executiva do Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro que esse ano chega à sua 11ª edição.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de pós-Graduação em Meios e Processos Audiovsiuais

2010 - 2015

Universidade de São Paulo
Título: O primeiro cineasta: cinea silencioso na Paraíba - marco zero de uma cinematografia fundada no real - no contexto do cinema brasileiro dos anos 1920
Marília da Silva Franco. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciências da Comunicação

1991 - 1995

Universidade de São Paulo
Título: Janelas do Cotidiano Estudo sobre Cultura e Comunicação em uma cidade do Nordeste,Ano de Obtenção: 1995
Mauro Wilton de Sousa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cultura da imagem.Setores de atividade: Outros Setores.

Graduação em Licenciatura Plena em Arte-Educação

1982 - 1985

Universidade Federal da Paraíba

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VILAR, L. S. O. . 10º Fest-Aruanda do Audiovisual Brasileiro. 2015. (Festival).

VILAR, L. S. O. . Seminário Diálogos Aruanda/BNB de Cinema. 2014. (Festival).

VILAR, L. S. O. . 9º Fest-Aruanda do Audiovisual Brasileiro. 2014. (Festival).

VILAR, L. S. O. . 8º Fest-Aruanda do Audiovisual Brasileiro. 2013. (Festival).

VILAR, L. S. O. . Seminário Diálogos Aruanda de Cinema & Vídeo. 2013. (Festival).

VILAR, L. S. O. . 7º Fest-Aruanda do Audiovisual Brasileiro. 2011. (Festival).

VILAR, L. S. O. . VI Fest-Aruanda do Audiovisual Brasileiro. 2010. (Festival).

VILAR, L. S. O. . V Fest-Aruanda do Audiovisual Universitário Brasileiro. 2009. (Festival).

VILAR, L. S. O. . IV Fest-Aruanda do Audiovisual Universitário Brasileiro. 2008. (Festival).

VILAR, L. S. O. . FestCine Digital do Semi-Árido. 2008. (Festival).

VILAR, L. S. O. . III Festival Aruanda do Audiovisual Universitário Brasileiro. 2007. (Festival).

VILAR, L. S. O. . II Festival Aruanda do Audiovisual Universitário Brasileiro. 2006. (Festival).

VILAR, L. S. O. . I Festival Aruanda do Audiovisual Universitário Brasieliro. 2005. (Festival).

VILAR, L. S. O. . Seminário Cinema da Retomada. 2005. (Outro).

VILAR, L. S. O. . Cineclube Cartaz de Cinema. 2004. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Mostra Aruanda de Curta Metragem.Perspectivas para o Cinema Paraibano em 2015. 2015. (Encontro).

I JORNADA ACADÊMICA DISCENTE - PPGMPA-ECA/USP.Gênese de uma cinematografia do real na contemporaneidade. 2010. (Encontro).

Seminário Nacional Diálogos Aruanda I.Nouvelle Vague, 50 anos. 2010. (Seminário).

Seminário Memória e Cultura em José Lins do Rego.A obra de José Lins do Rego no Cinema: documentário e possibilidades pegagógicas. 2008. (Seminário).

XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. As Ciências da Comunicação na Paraíba. 2008. (Congresso).

III Festival Latino-Americano de Curta Metragem de Canoa Quebrada.Membro do Júri Oficial do festival. 2007. (Outra).

III Festival Latino-Americano de Curta Metragem de Canoa Quebrada-CE.Turismo, Cultura, Cinema e Gastronomia. 2007. (Simpósio).

Gilberto Freyre Produção, circulação e efeitos sociais de suas idéias.Regionalismo nordestino e cinema brasileiro. 2006. (Simpósio).

II Seminário de Pesquisa do Departamento de Comunicação e Turismo.Fotogramas perdidos: entre o celulóide, a ficção e a bagaceira da vida real. 2006. (Seminário).

Mostra Sesc Eletrônica Arte - Série Depoimentos.A estética documental no olhar do realizador audiovisual. 2005. (Seminário).

37° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.Exibição do documentário "O menino e a bagaceira" e cobertura jornalística. 2004. (Outra).

Encontro Nacional de Cursos de Cinema e Audiovisual. 2004. (Encontro).

Globalização no Jornalismo. 2002. (Seminário).

Um olhar crítico sobre as produções do Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo.Produção de filmes documentários cearenses; estética e identidade regional. 2002. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Eriberto Gama da Silva Neto

Marcos Nicolau;VILAR, L. S. O.. Operário da Charge. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Onézimo Felix de Souza

Matheus Andrade;VILAR, L. S. O.. Intenções Virtuais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Marina Maria Lima de Almeida

Marcos Nicolau;VILAR, L. S. O.. O Furo: a voz alternativa na imprensa paraibana. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Mislene Santos/Chistine Ferreira Barboza

Matheus Andrade;VILAR, L. S. O.. Coragem Mulher (Documentário). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Jony Cláudio Melo da Silva

Marcos Nicolau;VILAR, L. S. O.. Nas ondas do sexo (programa radiofônico). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Ângelo Ramalho de Souza

Marcos Nicolau;VILAR, L. S. O.. Adaptação de filmes para deficientes visuais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Emilyn Janaina Correia de Vasconcelos

Marcos Nicolau;VILAR, L. S. O.. Voz do Brasil: primeiro ano de reeleição do governo Lula. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Lúcio César Fernandes

VILAR, L. S. O.; Olga Maria Tavares. Televisão e Educação: Relações e conflitos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Vanessa Cristina Menezes Braz

Marcos Nicolau;VILAR, L. S. O.. (Programa de TV) Ponto de Partida. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Denise Cristina Meller Lemos/Genivalda Oliveira de Vasconcel

Marcos Nicolau;VILAR, L. S. O.. (Programa de TV) Católicos sem dúvidas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Thyego Lopes Ferreira

VILAR, L. S. O.; Shirley Martins. (Vídeo Documentário) Seu Pita. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Carlos José Nascimento

Marcos Nicolau;VILAR, L. S. O.. Manualdemídia.com.br. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Cybele Machado Hott

VILAR, L. S. O.; Luiz Antonio Mousinho. Questões Agrárias no Litoral Sul da PB. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Luciana Palmeira Dias

Marcos Nicolau;VILAR, L. S. O.. Balila Palmeira: Vida de obra da Dama das Letras. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Alexandre Freire/Alexandre Quintans

Marcos Nicolau;VILAR, L. S. O.. Caboclo Sonhador (Documentário). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Gerilânia Alves de Sousa/Gerlane dos Santos Pereira

Moacir Barbosa de Sousa;VILAR, L. S. O.. Os 65 banos da Rádio Tabajara. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maíra Fernandes Martins Nunes

Wellington Pereira;VILAR, L. S. O.. O público em pauta - Matéria Pública. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Giovanna Vilar Frazão/Vanderlei Dias de Pontes

Bertrand Lira;VILAR, L. S. O.. Implantação de um jornal comunitário na comunidade Maria de Nazaré. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Josicélia Brito de Aquino

Bertrand Lira;VILAR, L. S. O.. Difusora Rádio Cajazeiras. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Sarita Pereira de Farias

Cláudio Paiva;VILAR, L. S. O.. Um olhar sobre o cinema à luz da concepção platônica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Lys Sá Antunes Matos

Marcos Nicolau;VILAR, L. S. O.. Construção do Marketing Pessoal p/ a prática jornalística. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Miriam Palmeira Maranhão

Moacir Barbosa de Sousa;VILAR, L. S. O.. Implantação de um Jornal Mural p/ a escola de Música Antenor Navarro. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Mabel Dias dos Santos

VILAR, L. S. O.; Bertrand Lira. Irmã de Cela. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Jocenilda Carvalho da Silva

Marcos Nicolau;VILAR, L. S. O.. A moda no meio rural através da Televisão. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba.

VILAR, L. S. O.. Edital de Desenvolvimento de Roteiros Cinematográficos, Inéditos, de Longa-Metragem, do Gênero Ficção. 2008. Ministério da Cultura.

VILAR, L. S. O.. Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal (Setembro de 2012), dentro do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. 2012.

VILAR, L. S. O.. Mostra Competitiva de TV Universitária do VI Fest-Aruanda do Audiovisual Brasileiro. 2010. Universidade Federal da Paraíba.

VILAR, L. S. O.. 11ª Expocom - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. 2004. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Bruno Hingst

HINGST, B.. O Primeiro Cineasta: cinema silencioso na Paraíba - Marco zero de uma cinematografia fundada no real - no contexto do cinema brasileiro dos anos 1920. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais) - EScola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Mauro Wilton de Sousa

VILAR, L. S. DE O.;SOUSA, M. W.. TV e janelas da vida cotidiana. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Mauro Wilton de Sousa

FRANCO, M. S.;SOUSA, M. W.; MORETTIN, E. V.; BRITO, F. S.; SILVA, V. C.. O primeiro cineasta: cinema silencioso na Paraíba - marco zero de uma cinematografia fundada no real - no contexto do cinema brasileiro dos anos 1920. 2015. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Flavio de Souza Brito

FRANCO, Marília da Silva; SILVA, V. C.; SOUSA, M. W.; MORETTIN, E. V.;BRITO, F. S.. O primeiro cineasta: cinema silencioso na Paraíba. 2015. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Eduardo Victorio Morettin

MORETTIN, E. V.; FRANCO, M. S.; SOUSA, M. W.; SILVA, V. C.; BRITO, F. S.. O primeiro cineasta: cinema silencioso na Paraíba ? marco zero de uma cinematografia fundada no real ? no contexto do cinema brasileiro dos anos 1920. 2015. Tese (Doutorado em MEIOS E PROCESSOS AUDIOVISUAIS) - Universidade de São Paulo.

Eduardo Victorio Morettin

Morettin, Eduardo Victorio; FRANCO, M. S.; BRITO, F. S.. O primeiro cineasta: cinema silencioso na Paraíba ? marco zero de uma cinematografia fundada no real. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais) - Universidade de São Paulo.

Marilia da Silva Franco

FRANCO, Marilia; MORETTIN, Eduardo; BRITO, Flavio de Souza; SOUSA, Mauro Wilton de; CARVALHO, Vladimir. O primeiro cineasta: cinema silencioso na Paraíba - marco zero de uma cinematografia fundada no real - no contexto do cinema brasileiro dos anos 1920.. 2015. Tese (Doutorado em Meios e processos audiovisuais) - Escola de Comunicações e Artes.

Marilia da Silva Franco

FRANCO, Marilia; MORETTIN, Eduardo; BRITO, Flávio de Souza. O primeiro cineasta: cinema silencioso na Paraíba - marco zero de uma cinematografia fundada no real no contexto do cinema brasileiro dos anos 1920. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Meios e processos audiovisuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Dayse de Fátima Amarante Brandão/Mayara Lobo

Por um momento (vídeo de ficção); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Gláucia Magalhães/Niedja Melo

Mata Sete - Uma questão de honra; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Maria Jouse Cesario

Vida (programa radiofônico); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

André Leite de Melo Ruffo/Thiago Marcel de Araújo Silva

(Vídeo Documentário) Planeta Lan House; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Paloma Cordeiro de Sousa

(Vídeo Documentário) Anayde; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Pollyanna Batista Lúcio

(Vídeo Documentário) Viração; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Emerson Cedraz V

da Silveira/Marcos Galdino da Cunha; (Programa de TV) Pé na Tábua; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Yoster Queiroga Alves

(Programa de TV) Sistema Interno de Informação por Televisão; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Humberto Borges

(Vídeo Documentário) Stúdio da Iurd; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Diovani Abílio Viana Filho/Rodrigo Martins da Silva

Uma fé sem tamanho (Documentário); 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Laena Vieira Rocha

Arte e Resist~encia (Documentário); 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Daslei Emerson Bandeira

O Escudo Machado - Um herói em tempo de guerra; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Renilson Sousa Freitas

Telejornal em Braile; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Cristina Vila Nova

Mulheres que curam (Documentário); 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Gilson de Sousa Galvão

Publicidade: A outra Face; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Emanuela Enéas/Olívia Maria da Costa

Nascer da Paraíba (Documentário); 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Virgínia de Lourdes Lima

Gente da minha rua; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Rogério Monteiro Borba

Telejornalismo em Pauta; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Daniela Pimentel

Pelos caminhos do coco; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Andrey Sandro/Jânio Araújo

Porto de Turismo (Documentário Institucional); 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Karla Janaina/Fabiana Kelly

Ave Guia (Documentário); 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

João Batista Alves

A repercussão de uma rádio comunitária na cidade de Mari-PB; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Izabella de Lima Aranha

Vencendo Barreiras (Vídeo Institucional); 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Atahan Anderson Solon

Análise da estética na publicidade (monografia); 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Joelma Abrantes Guedes

Uma revista de Ecoturismo; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Dayse Cristina Oliveira

Juventude em Pauta (revista); 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Candice Candeia

Moda: Uma forma de Comunjicação e expressão; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Juliana Cavalcanti Carneiro da Cunha

Portfólio da produtora Convídeo (Institucional); 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

David Araújo Monteiro da Franca

Xuxa, um símbolo sexual para os baixinhos; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Aroldo Vieira/José Carlos Nascimento

Alta Rotação; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Maria Ferreira Diniz

O perfil do anunciante no Rádio Paraibano; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Angelita Lucas dos Santos

Criança-positiva: Série Radiofônica sobre AIDS infantil na PB; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Riane Costa de Oliveira

O espaço virtual do Clube da Gravura da PB; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Erikson Alexandre

Projeto Cinema BR em Movimento/supervisão do aluno Erickson Alexandre; 2005; Orientação de outra natureza; (Curso de Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Lucio Sergio de Oliveira Vilar;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mauro Wilton de Sousa

Tv e Janela do Cotidiano; ; 1995; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mauro Wilton de Sousa;

Marilia da Silva Franco

O primeiro cineasta: cinema silencioso na Paraíba - marco zero de uma cinematografia fundada no real - no contexto do cinema brasileiro dos anos 1920; ; 2015; Tese (Doutorado em Meios e processos audiovisuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP,; Orientador: Marilia da Silva Franco;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VILAR, L. S. O. . DocTV - Operação de Rede. 1ed. ed. Sao Paulo: Instituto Cinema em Transe, 2012. v. 1. 287p .

  • VILAR, L. S. O. . O Documentário Paraibano no Cinema Brasileiro. 1ª. ed. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2007. v. 300. 52p .

  • VILAR, L. S. O. . Menino de Engenho 40 anos depois. 1ª. ed. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2006. v. 800. 270p .

  • VILAR, L. S. O. . TV e Janelas da Sedução Cotidiana Estudo sobre Cultura e Comunicação. 1ª. ed. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 1997. v. 700. 210p .

  • VILAR, L. S. O. . Jurássicos, a geração 80 e os meninos do século 21. In: Maria do Rosário Caeatno. (Org.). ABD 30 Anos Mais que uma Entidade, um Estado de Espírito. 1ªed.João Pessoa: Instituto Cinema em Transe, 2005, v. 302, p. 15-302.

  • VILAR, L. S. O. . A interlocução possível, 40 anos depois. In: Lúcio Sérgio de O. Vilar; Antonio Vicente Filho. (Org.). Menino de Engenho 40 anos depois. 1ªed.João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2004, v. 1, p. 17-153.

  • VILAR, L. S. O. . Para que serve o cinema?. CORREIO DA PARAÍBA, JOÃO PESSOA, 16 mar. 2011.

  • VILAR, L. S. O. . A Bahia perdeu!. CORREIO DA PARAÍBA, JOÃO PESSOA, 09 mar. 2011.

  • VILAR, L. S. O. . Brasil no Oscar. Será?.... CORREIO DA PARAÍBA, 23 fev. 2011.

  • VILAR, L. S. O. . Deu no ESTADÃO. CORREIO DA PARAÍBA, 05 jan. 2011.

  • VILAR, L. S. O. . Fertilização "aruandeira". CORREIO DAPARAÍBA, JOÃO PESSOA, 29 dez. 2010.

  • VILAR, L. S. O. . ARUANDA 2010. CORREIO DA PARAÍBA, JOÃO PESSOA, 22 dez. 2010.

  • VILAR, L. S. O. . Parem as máquinas!. CORREIO DA PARAÍBA, JOÃO PESSOA, 01 set. 2010.

  • VILAR, L. S. O. . Saudáveis discrepâncias. CORREIO DA PARAÍBA, JOÃO PESSOA, 28 ago. 2010.

  • VILAR, L. S. O. . Paulínia: Indústria & arte. CORREIO DAPARAÍBA, JOÃO PESSOA, 28 jul. 2010.

  • VILAR, L. S. O. . Céu & inferno de Godard-Truffaut. CORREIO DA PARAÍBA, CORREIO DA PARAÍBA, 09 jul. 2010.

  • VILAR, L. S. O. . "Suspirando" de inveja dos argentinos. CORREIO DA PARAÍBA, JOÃO PESSOA, 10 mar. 2010.

  • VILAR, L. S. O. . Cine Nordeste. CORREIO DA PARAÍBA, JOÃO PESSOA, 02 mar. 2010.

  • VILAR, L. S. O. . Cineastas quebram o silêncio! (*). CORREIO DA PARAÍBA, JOÃO PESSOA, 10 fev. 2010.

  • VILAR, L. S. O. . A Crítica precisa sair do armário! - II. CORREIO DA PARAÍBA, JOÃO PESSOA, 27 jan. 2010.

  • VILAR, L. S. O. . A crítica precisa sair do armário!. CORREIO DA PARAÍBA, JOÃO PESSOA, 20 jan. 2010.

  • VILAR, L. S. O. . Lula vai 'virar' blockbuster?. CORREIO DAPARAÍBA, JOÃO PESSOA, 21 out. 2009.

  • VILAR, L. S. O. . Academia Paraibana de Cinema. CORREIO DA APARAÍBA, JOÃO PESSOA, 01 abr. 2009.

  • VILAR, L. S. O. . Vladimir Carvalho e o rock dos 80. CORREIO DA PARAÍBA, JOÃO PESSOA, 03 nov. 2008.

  • VILAR, L. S. O. . A polêmica... ainda pulsa!. CORREIO DA PARAÍBA.

  • VILAR, L. S. O. . Paulo Emílio e a 'inelutável' teimosia paraibana. In: Festival de Brasilia do Cinema Brasileiro, 2012, Brasília-DF. Paulo Emílio Salles Gomes - O homem que amava o cinema e nós que o amávamos tanto. Brasília: Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal, 2012.

  • VILAR, L. S. O. . Linduarte Noronha e o Cinema do Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VILAR, L. S. O. . Gênese de uma cinematografia do real na contemporaneidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VILAR, L. S. O. . Nouvelle Vague, 50 anos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VILAR, L. S. O. . DIÁLOGOS ARUANDA III - CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA: HISTÓRIA, IMPASSES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VILAR, L. S. O. . As Ciências da Comunicação na Paraíba. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VILAR, L. S. O. . Apresentação do documentário "O menino e a bagaceira" e lançamento do livro "Menino de Engenho - 40 anos depois". 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VILAR, L. S. O. . Apresentação do documentário "O menino e a bagaceria". 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VILAR, L. S. O. . Apresentação do documentário "O menino e a bagaceira" e do livro "Menino de Engenho - 40 anos depois". 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VILAR, L. S. O. . ABD 30 Anos Mais que uma Entidade, um Estado de Espírito. Brasília-DF: Instituto Cinema em Transe, 2005 (Colaborador).

  • VILAR, L. S. O. . Comunicação e Cidades: Entre Meios e Medos. São Paulo: Gráfica ECA-USP, 1998. (Tradução/Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VILAR, L. S. O. . Cine Zelins - Cinema & Literatura na Escola. 2008.

VILAR, L. S. O. . DVD Neppau 5 Anos. 2007.

VILAR, L. S. O. . Estação Universitária. 2008. (Programa de rádio ou TV/Outra).

VILAR, L. S. O. . Revista Fest-Aruanda. 2014. (Editoração/Outra).

VILAR, L. S. O. . Correio das Artes Especial Fest-Aruanda. 2013. (Editoração/Outra).

VILAR, L. S. O. . Comunicação e Processos Midiáticos (Rádio e TV). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILAR, L. S. O. . Comunicação e Processos Midáticos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILAR, L. S. O. . Curso de Comunicação - Noções Básicas de Vídeo para Documentário. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILAR, L. S. O. . Comunicação e processos midiáticos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILAR, L. S. O. . Comunicação e Processos Midiáticos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VILAR, L. S. O. ; Bertrand Lira . Programa Estação Universitária. 2010.

VILAR, L. S. O. . Kohbac - A maldição da câmera vermelha. 2009 (Documentário).

VILAR, L. S. O. . O fio da memória. 2008 (Documentário).

VILAR, L. S. O. . Camará O que eu sei contar é isso!. 2007 (Documentário).

VILAR, L. S. O. . Aruandando. 2005 (Documentário).

VILAR, L. S. O. . O menino e a bagaceira. 2004 (Documentário).

VILAR, L. S. O. . Pastor de Ondas. 2003 (Documentário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    O Primeiro Cineasta - Cinema Silencioso paraibano - marco zero de uma cinematografia fundada na estética do real - no contexto do cinema brasileiro dos anos 1920., Descrição: Projeto de pesquisa que ancora doutoramento na ECA-USP e que busca a gênese da cinematografia paraibana a partir das experiências com o Cinema Silencioso, no início do século XX, e que influenciaram decisivamente sobre a vertente documental como gênero que tronou-se hegemônico até o dias atuais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucio Sergio de Oliveira Vilar - Coordenador.

  • 2007 - 2010

    Memória Audiovisual do Departamento de Comunicação, Descrição: Inventário da produção videoggráfica no período 1980-2007. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Lucio Sergio de Oliveira Vilar - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Prêmio Machado Bittencourt Melhor Documentário (Vídeo Kohbac..."), Festival Comunicurtas de Campina Grande-PB.

2009

Prêmio Melhor Direção (Vídeo "Kohbac - A maldição da câmera vermelha"), Festival Comunicurtas de Campina Grande.

2006

Melhor Vídeo Nordestino (Vídeo "O menino e a bagaceira"), Quanta/CINE PE Festival do Audiovisual do Recife.

2005

Melhor Vídeo Universitário Brasileiro (Vídeo "O Menino e a bagaceira"), Quanta/XIII Gramado Cine Vídeo.

2005

Melhor Vídeo Nacional (Vídeo "O menino e a bagaceira"), Quanta/28° Festival de Cinema Guarnicê.

2005

Moção de Aplauso para o documentário "O menino e a bagaceira", Assembléia Legislativa da Paraíba.

2004

3° Lugar/XII Festival Vídeo Teresina, Casa da Cultura.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I. , Conjunto Humanistico Bloco IV, Cidade Universitaria, 58059900 - Joao Pessoa, PB - Brasil, Telefone: (83) 32167200, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2012

    Fundação Cultural de João Pessoa

    Vínculo: Diretor Executivo da Fundação, Enquadramento Funcional: Comissionado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2002 - Atual

    Universidade Federal da Paraíba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ProfessorAssistente, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ensino, Comunicação Social; nível Graduação Disciplinas ministradas - Lab. de Telecinejornalismo - Tópicos Especiais em Telejornalismo - Técnicas e Mercadologia de Rádio e TV - Direção de Programa de TV II - Rádio no Brasil - Direção de Rádio I

  • 2006 - 2008

    Universidade Federal da Paraíba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Comunicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - 2006

    Universidade Federal da Paraíba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Comunicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2005 - 2006

    Universidade Federal da Paraíba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Comunicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2002 - 2006

    Universidade Federal da Paraíba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão de Estágio Curricular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2004 - 2005

    Universidade Federal da Paraíba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Chefe do Departamento de Comunicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1996 - 1996

    PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS

    Vínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Secretário de Cultura, Esportes e Turismo