Dabit Gustavo Sonoda

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011) e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajuba (2015), ambas com ênfase em Sistemas de Potência. Atualmente é Engenheiro Eletricista na Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil, atuando principalmente nas seguintes áreas: desenvolvimento em projetos de pesquisa aplicados ao setor de energia (automação, controle e proteção), execução de testes em simulador digital de tempo real (RTDS) e modelagem e análise de sistemas elétricos. Desde 2017 participa do programa de doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo - São Carlos.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Engenharia Elétrica

2017 - Atual

Universidade de São Paulo
José Carlos de Melo Vieira Junior.

Mestrado em Engenharia Elétrica

2012 - 2015

Universidade Federal de Itajubá
Título: Localização e Classificação de Faltas em Sistemas de Distribuição com a Presença de Geração Distribuída Baseado em Sistemas Imunológicos Artificiais,Ano de Obtenção: 2015
Antonio Carlos Zambroni de Souza.Coorientador: Paulo Márcio da Silveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sistemas Imunológicos Artificiais; Geração Distribuída; Localização e Classificação de Faltas.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Eletricidade, gás e outras utilidades.

Graduação em Engenharia elétrica

2007 - 2011

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Regulação Secundária de Tensão na Usina de Itaipu - Análise so Uso da Impedância de Compensação de Queda de Tensão
Orientador: Romeu Reginatto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

LabVIEW Core III e Real-Time I. (Carga horária: 40h). , National Instruments Brazil, NIB, Brasil.

2015 - 2015

LabVIEW Core I e II. (Carga horária: 40h). , National Instruments Brazil, NIB, Brasil.

2011 - 2011

Modelagem de transitórios no software ATP. (Carga horária: 20h). , Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil, FPTI-BR, Brasil.

2010 - 2010

Pequenas Centrais Hidrelétricas. (Carga horária: 10h). , II Semana Acadêmica das Engenharias, II SAE, Brasil.

2009 - 2009

Análise e controle de estabilidade a peq. pert.. (Carga horária: 4h). , IV Congresso da Academia Trinacional de CIências, IV C3N, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Japonês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Medição, Controle, Correção e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Microrredes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IX Workshop Internacional sobre Transformadores de Potência, Equipamentos, Subestações e Materiais.Particularidades da atualização tecnológica do sistema de monitoramento dos transformadores das unidades geradoras da usina hidrelétrica de Itaipu. 2018. (Outra).

VI Seminário Internacional do Setor de Energia Elétrica. 2011. (Seminário).

XX Encontro Anual de Iniciação Científica.Modelagem do Sistema de Controle Secundário de Tensão da Usina de Itaipu. 2011. (Encontro).

XIX Encontro Anual de Iniciação Científica.Influências de Características do Ponto de Conexão na Inserção de Geração Eólica com Aerogeradores de Indução de Dupla Alimentação. 2010. (Encontro).

IV Congresso da academia trinacional de ciências. 2009. (Congresso).

III Congresso da acadeia trinacional de ciências. Análise da aplicação didática de um simulador de fases da lua. 2008. (Congresso).

II Congresso da Academia Trinacional de Ciências. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Henrique Colacino Neto

BRANDT, M. H. M.; MARTINS, G. F. A.; MOTA, C. G. S.;SONODA, DABIT. Análises de Contingências no Sistema de Transmissão Itaipu 765 kV/60 Hz Considerando a Entrada em Operação do Quinto Banco de Autotransformadores na SE Foz do Iguaçu - Furnas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro Universitário Dinâmica das Cataratas.

Aluno: Robson Speck

BRANDT, M. H. M.; MOTA, C. A. G. S.;SONODA, D. G.. Análises de Contingências Utilizando o Critério N-1 no Subsistema da Região Sul do Brasil com Vistas à Exportação de Energia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro Universitário Dinâmica das Cataratas.

Aluno: Henrique Benitez de Freitas

ALMEIDA, A. B.; MOTTER, D.;SONODA, D. G.. Estudo e avaliação do desempenho de métodos não-iterativos para a solução do fluxo de potência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Christian Felipe Schneider

ALMEIDA, A. B.; MOTTER, D.;SONODA, D. G.; MOTA, C. A. G. S.. Metodologia de Inspeção Termográfica para Complementar as Inspeções Operativas em Itaipu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Sharon Emiko Hasegawa

MOTTER, D.; BATTISTELLA, S.;SONODA, D. G.. Identificação e localização de faltas em um sistema de distribuição de energia elétrica utilizando redes neurais artificiais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Robson Almir de Oliveira

OLIVEIRA, Robson Almir de. Regulação Secundária de tensão na usina de Itaipu- Análise do uso da impedância de compensação de queda de tensão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Romeu Reginatto

REGINATTO, R.; OLIVEIRA, R. A.;LOTERO, R. C.. Regulação Secundária de Tensão na Usina de Itaipu - Análise do Uso da Impedância de Compensação de Quada de Tensão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Paulo Fernando Ribeiro

SOUZA, A. C. Z.SILVEIRA, P. M.RIBEIRO, PAULO F.SILVA, R. J. G. C.. Localização e Classificação de Faltas em Sistemas de Distribuição com a Presença de Geração Distribuída Baseado em Sistemas Imunológicos Artificiais. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá.

Rodrigo Andrade Ramos

LEAO, Fábio Bertequini;RAMOS, Rodrigo Andrade; VIEIRA JÚNIOR, José Carlos de Melo. Análise de Técnicas de Controle Descentralizado para Operação de Microrredes com Múltiplos Geradores. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

Paulo Márcio da Silveira

Correa da Silva R.J.G;Ribeiro, P. F.DA SILVEIRA, PAULO MARCIO; ZAMBRONI, A. C.. Localização de Faltas baseado em Sistemas Imunológicos Artificiais. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Anderson Lot Roman

Desenvolvimento de modelos para estudos de topologia de eletroposto bidirecional; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Dabit Gustavo Sonoda;

Leonardo Santolin Anzileiro

Relatório Final de Estágio Supervisionado; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Dabit Gustavo Sonoda;

Éric Kauati Saito

Relatório Final de Estágio Supervisionado; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Dabit Gustavo Sonoda;

Felipe Crestani dos Santos

Análise Autom atica de Oscilogra fia e Qualidade de Energia com Medi ção Fasorial Sincronizada; 2015; Orientação de outra natureza - Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil, Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil; Orientador: Dabit Gustavo Sonoda;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Janer Vilaça

Análise da Aplicação Didática de um Simulador de Fases da Lua; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Janer Vilaça;

José Carlos de Melo Vieira Junior

Desenvolvimento de sistemas de gerenciamento para operação ilhada de microrredes; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo; (Orientador);

Romeu Reginatto

Regulação Secundária de Tensão na Usina de Itaipu ? Análise do Uso da Impedância de Compensação de Queda de Tensão; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Romeu Reginatto;

Romeu Reginatto

Influência do Desbalanceamento na Inserção de Geração Eólica com Aerogeradores de Indução de Dupla Alimentação; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PTI - Ciência e Tecnologia; Orientador: Romeu Reginatto;

Romeu Reginatto

Influência de Características do Ponto de Conexão na Inserção de Geração Eólica com Aerogeradores de Indução de Dupla Alimentação; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em PPG Engenharia de Sistemas Dinâmicos e Energéticos) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Romeu Reginatto;

Daniel Iria Machado

Divulgando a Astronomia no Pólo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu; 2008; Orientação de outra natureza; (Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Programa de Desenvolvimento Tecnológico Avançado/ Parque Tecnológico Itaipu; Orientador: Daniel Iria Machado;

Ana Carolina Sala Moreno

Supervisão das atividades de estágio na área de eficiência energética em sistemas de iluminação e refrigeração do Parque Tecnológico Itaipu; 2009; Orientação de outra natureza; (ENGENHARIA ELÉTRICA) - Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil, Fundação Parque Tecnológico Itaipu; Orientador: Ana Carolina Sala Moreno;

Antonio Carlos Zambroni de Souza

Localização e Classificação de Faltas em Sistemas de Distribuição com a Presença de Geração Distribuída Baseado em Sistemas Imunológicos Artificiais; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza;

Paulo Márcio da Silveira

Localização e Classificação de Faltas em Sistemas de Distribuição com a Presença de Geração Distribuída baseado em Sistemas Imunológicos Artificiais; 2015; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Paulo Márcio da Silveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SONODA, DABIT ; DE SOUZA, A.C. ZAMBRONI ; DA SILVEIRA, PAULO MÁRCIO . Fault identification based on artificial immunological systems. ELECTRIC POWER SYSTEMS RESEARCH , v. 156, p. 24-34, 2018.

  • DA SILVA, RUI JOVITA G.C. ; ZAMBRONI DE SOUZA, A.C. ; LEME, RAFAEL C. ; SONODA, DABIT . Decentralized secondary voltage control using voltage drop compensator among power plants. INTERNATIONAL JOURNAL OF ELECTRICAL POWER & ENERGY SYSTEMS , v. 47, p. 61-68, 2013.

  • SONODA, D. G. ; SILVA, R. J. ; REGINATTO, R. ; de Souza, A. C. Z. . Proposta para o Controle Secundário de Tensão de Itaipu 60 Hz Considerando a LT 500 kV Foz do Iguaçu-Cascavel Oeste. In: Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão Elétrica, 2012, Rio de Janeiro. XII Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão Elétrica, 2012.

  • REGINATTO, R. ; SONODA, D. G. ; NASCIMENTO, B. . Influence of Unbalanced Operation on the Minimum SCR for Grid Interconnection of Wind Farms with Doubly-Fed Induction Generators. In: IX Congress Latin American on Electricity Generation and Transmission, 2011, Mar del Plata. THE 9TH LATIN-AMERICAN CONGRESS ON ELECTRICITY GENERATION AND TRANSMISSION - CLAGTEE 2011, 2011.

  • SONODA, D. G. ; MACHADO, D. I. ; VILACA, J. . Análise da Aplicação Didática de um Simulador de Fases da Lua. In: III Congresso da academia trinacional de ciências, 2008, Foz do Iguaçu. III Congresso da academia trinacional de ciências, 2008.

  • SONODA, D. G. ; REGINATTO, R. ; SILVA, R. J. . Modelagem do Sistema de Controle Secundário de Tensão da Usina de Itaipu. In: XX Encontro Anual de Iniciação Científica, 2011, Ponta Grossa. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom), 2011.

  • SONODA, D. G. ; REGINATTO, R. . Influências de Características do Ponto de Conexão na Inserção de Geração Eólica com Aerogeradores de Indução de Dupla Alimentação. In: XIX Encontro Anual de Iniciação Científica, 2010, Guarapuava. XIX Encontro Anual de Iniciação Científica, 2010.

  • SONODA, D. G. ; SUNE, J. ; SILVA, F. P. ; OTTO, R. B. ; FARIAS, F. C. B. ; MOSCHKOWICH, F. ; DAVI, A. R. ; LEITE, A. G. . Particularidades da atualização tecnológica do sistema de monitoramento dos transformadores das unidades geradoras da usina hidrelétrica de Itaipu. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SONODA, D. G. ; SILVA, R. J. . Regulação Secundária de Tensão na Usina de Itaipu - Análise do Uso da Impedância de Compensação de Queda de Tensão. 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2017 - Atual

    DESENVOLVIMENTO NACIONAL DE SISTEMA DE ARMAZENAMENTO PADRÃO DE ENERGIA COM BATERIAS RESIDENCIAIS (SÓDIO-NÍQUEL) E CONTROLE INTELIGENTE PARA O ARMAZENAMENTO DISTRIBUÍDO EM REDES DE BAIXA TENSÃO, Descrição: O projeto propõe o desenvolvimento nacional de arranjo técnico de um Sistema de Armazenamento Padrão (SAP) constituído de baterias residenciais e controle inteligente para a gestão autônoma da produção e consumo local de energia em unidades conectadas às redes de baixa tensão, garantindo assim, a continuidade no fornecimento de energia com qualidade e segurança. O SAP constituirá de baterias de sódio-níquel, inversor híbrido bidirecional e sistema de controle. As unidades SAP utilizando as baterias sódio-níquel, que são de elevada densidade de energia, terão potência nominal de 6 kW e capacidade de armazenamento de 18 kWh, permitindo acréscimo de energia e potência dependendo da aplicação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Dabit Gustavo Sonoda - Coordenador / Romeu Reginatto - Integrante / Daniel Motter - Integrante / André Pedretti - Integrante / Cleverson Luiz da Silva Pinto - Integrante / Flávio Aparecido dos Reis - Integrante / Gerson Alcântara Andrade - Integrante / Paulo Eliseu Portella - Integrante / Zeno Luiz Iensen Nadal - Integrante / ALLAN VICENTE SCHEID - Integrante / ANDRÉ DA SILVA BARBOSA - Integrante / ARTUR BOHNEN PIARDI - Integrante / DANIEL AUGUSTO CANTANE - Integrante / ELSON COSTA GOMES - Integrante / FELIPE PINHEIRO SILVA - Integrante / FLÁVIO RYOICHI NIKKUNI - Integrante / GUILHERME ZAT - Integrante / HELTON FERNANDO SCHERER - Integrante / OSWALDO HIDEO ANDO JUNIOR - Integrante / TALES GOTTLIEB JAHN - Integrante / Luis Fernando de Lima - Integrante / Marcio Biehl Hamerschmidt - Integrante / Oscar Kim Júnior - Integrante / Rodrigo Antônio Peniche - Integrante / Daniel Hoffmann Favreto - Integrante / Emerson Ricardo Rezende - Integrante / ANA CAROLINA SALA MORENO - Integrante / RODRIGO BUENO OTTO - Integrante / JORGE JAVIER GIMENEZ LEDESMA - Integrante / SAMUEL NELSON MELEGARI DE SOUZA - Integrante., Financiador(es): Copel Distribuicão - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    SISTEMA NACIONAL DE ARMAZENAMENTO E GESTÃO ENERGÉTICA PARA ELETROPOSTO BIDIRECIONAL, Descrição: Este projeto tem como finalidade o desenvolvimento de um sistema de supervisão de eletropostos veiculares para o controle do fluxo de carga e descarga de forma bi-direcional, atuando na gestão do lado da demanda. Para isso, serão desenvolvidos ambientes de simulação constituídos por dispositivos de armazenagem e seus periféricos, tais como baterias veiculares, inversores bi-direcionais entre outros, de modo a ser possível analisar seus impactos no sistema de distribuição. Os resultados obtidos a partir do ambiente de testes serão utilizados para a análise de diversos cenários, onde diferentes níveis de penetração e características poderão ser avaliados, permitindo o desenvolvimento de um sistema de supervisão que atenda as necessidades específicas encontradas na rede da distribuidora.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Dabit Gustavo Sonoda - Coordenador / André Pedretti - Integrante / Cleverson Luiz da Silva Pinto - Integrante / Flávio Aparecido dos Reis - Integrante / Gerson Alcântara Andrade - Integrante / Paulo Eliseu Portella - Integrante / Zeno Luiz Iensen Nadal - Integrante / ALLAN VICENTE SCHEID - Integrante / ANDRÉ DA SILVA BARBOSA - Integrante / ARTUR BOHNEN PIARDI - Integrante / DANIEL AUGUSTO CANTANE - Integrante / ELSON COSTA GOMES - Integrante / FELIPE PINHEIRO SILVA - Integrante / FLÁVIO RYOICHI NIKKUNI - Integrante / GUILHERME ZAT - Integrante / HELTON FERNANDO SCHERER - Integrante / OSWALDO HIDEO ANDO JUNIOR - Integrante / TALES GOTTLIEB JAHN - Integrante., Financiador(es): Copel Distribuicão - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Prospecção Tecnológica no Âmbito do Desenvolvimento de Funções de Localização de Faltas, Descrição: O projeto de pesquisa consta da pesquisa e desenvolvimento de localizadores de faltas a ser implantando no Registrador de Perturbações e Medição Fasorial (RPMF) desenvolvido pelo Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (LASSE). Como características gerais, o algoritmo localizador deverá ser capaz de operar em sistemas elétricos de características genéricas e ser capaz de diminuir as fontes de erro provenientes do métodos de localização baseados em componentes fundamentais contendo medições de um único terminal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Dabit Gustavo Sonoda - Integrante / ALLAN VICENTE SCHEID - Integrante / ARTUR BOHNEN PIARDI - Coordenador / GUILHERME ZAT - Integrante / Felipe Vigolvino Lopes - Integrante / João Paulo Gomes Ribeiro - Integrante / Eduardo Jorge Silva Leite Junior - Integrante.

  • 2017 - Atual

    DESENVOLVIMENTO NACIONAL DE SISTEMA DE ARMAZENAMENTO PADRÃO DE ENERGIA COM BATERIAS RESIDENCIAIS (SÓDIO-NÍQUEL) E CONTROLE INTELIGENTE PARA O ARMAZENAMENTO DISTRIBUÍDO EM REDES DE BAIXA TENSÃO, Descrição: O projeto propõe o desenvolvimento nacional de arranjo técnico de um Sistema de Armazenamento Padrão (SAP) constituído de baterias residenciais e controle inteligente para a gestão autônoma da produção e consumo local de energia em unidades conectadas às redes de baixa tensão, garantindo assim, a continuidade no fornecimento de energia com qualidade e segurança. O SAP constituirá de baterias de sódio-níquel, inversor híbrido bidirecional e sistema de controle. As unidades SAP utilizando as baterias sódio-níquel, que são de elevada densidade de energia, terão potência nominal de 6 kW e capacidade de armazenamento de 18 kWh, permitindo acréscimo de energia e potência dependendo da aplicação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Dabit Gustavo Sonoda - Integrante / Romeu Reginatto - Integrante / Daniel Motter - Integrante / André Pedretti - Integrante / Cleverson Luiz da Silva Pinto - Integrante / Flávio Aparecido dos Reis - Integrante / Gerson Alcântara Andrade - Integrante / Paulo Eliseu Portella - Integrante / Zeno Luiz Iensen Nadal - Integrante / ALLAN VICENTE SCHEID - Integrante / ANDRÉ DA SILVA BARBOSA - Integrante / ARTUR BOHNEN PIARDI - Integrante / DANIEL AUGUSTO CANTANE - Coordenador / ELSON COSTA GOMES - Integrante / FELIPE PINHEIRO SILVA - Integrante / FLÁVIO RYOICHI NIKKUNI - Integrante / GUILHERME ZAT - Integrante / HELTON FERNANDO SCHERER - Integrante / OSWALDO HIDEO ANDO JUNIOR - Integrante / TALES GOTTLIEB JAHN - Integrante / Luis Fernando de Lima - Integrante / Marcio Biehl Hamerschmidt - Integrante / Oscar Kim Júnior - Integrante / Rodrigo Antônio Peniche - Integrante / Daniel Hoffmann Favreto - Integrante / Emerson Ricardo Rezende - Integrante / ANA CAROLINA SALA MORENO - Integrante / RODRIGO BUENO OTTO - Integrante / JORGE JAVIER GIMENEZ LEDESMA - Integrante / SAMUEL NELSON MELEGARI DE SOUZA - Integrante., Financiador(es): Copel Distribuicão - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    SISTEMA NACIONAL DE ARMAZENAMENTO E GESTÃO ENERGÉTICA PARA ELETROPOSTO BIDIRECIONAL, Descrição: Este projeto tem como finalidade o desenvolvimento de um sistema de supervisão de eletropostos veiculares para o controle do fluxo de carga e descarga de forma bi-direcional, atuando na gestão do lado da demanda. Para isso, serão desenvolvidos ambientes de simulação constituídos por dispositivos de armazenagem e seus periféricos, tais como baterias veiculares, inversores bi-direcionais entre outros, de modo a ser possível analisar seus impactos no sistema de distribuição. Os resultados obtidos a partir do ambiente de testes serão utilizados para a análise de diversos cenários, onde diferentes níveis de penetração e características poderão ser avaliados, permitindo o desenvolvimento de um sistema de supervisão que atenda as necessidades específicas encontradas na rede da distribuidora.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Dabit Gustavo Sonoda - Integrante / André Pedretti - Integrante / Cleverson Luiz da Silva Pinto - Integrante / Flávio Aparecido dos Reis - Integrante / Gerson Alcântara Andrade - Integrante / Paulo Eliseu Portella - Integrante / Zeno Luiz Iensen Nadal - Integrante / ALLAN VICENTE SCHEID - Integrante / ANDRÉ DA SILVA BARBOSA - Integrante / ARTUR BOHNEN PIARDI - Coordenador / DANIEL AUGUSTO CANTANE - Integrante / ELSON COSTA GOMES - Integrante / FELIPE PINHEIRO SILVA - Integrante / FLÁVIO RYOICHI NIKKUNI - Integrante / GUILHERME ZAT - Integrante / HELTON FERNANDO SCHERER - Integrante / OSWALDO HIDEO ANDO JUNIOR - Integrante / TALES GOTTLIEB JAHN - Integrante., Financiador(es): Copel Distribuicão - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Prospecção Tecnológica no Âmbito do Desenvolvimento de Funções de Localização de Faltas, Descrição: O projeto de pesquisa consta da pesquisa e desenvolvimento de localizadores de faltas a ser implantando no Registrador de Perturbações e Medição Fasorial (RPMF) desenvolvido pelo Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (LASSE). Como características gerais, o algoritmo localizador deverá ser capaz de operar em sistemas elétricos de características genéricas e ser capaz de diminuir as fontes de erro provenientes do métodos de localização baseados em componentes fundamentais contendo medições de um único terminal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Dabit Gustavo Sonoda - Integrante / ALLAN VICENTE SCHEID - Integrante / ARTUR BOHNEN PIARDI - Coordenador / GUILHERME ZAT - Integrante / Felipe Vigolvino Lopes - Integrante / João Paulo Gomes Ribeiro - Integrante / Eduardo Jorge Silva Leite Junior - Integrante.

  • 2017 - Atual

    SISTEMA NACIONAL DE ARMAZENAMENTO E GESTÃO ENERGÉTICA PARA ELETROPOSTO BIDIRECIONAL, Descrição: Este projeto tem como finalidade o desenvolvimento de um sistema de supervisão de eletropostos veiculares para o controle do fluxo de carga e descarga de forma bi-direcional, atuando na gestão do lado da demanda. Para isso, serão desenvolvidos ambientes de simulação constituídos por dispositivos de armazenagem e seus periféricos, tais como baterias veiculares, inversores bi-direcionais entre outros, de modo a ser possível analisar seus impactos no sistema de distribuição. Os resultados obtidos a partir do ambiente de testes serão utilizados para a análise de diversos cenários, onde diferentes níveis de penetração e características poderão ser avaliados, permitindo o desenvolvimento de um sistema de supervisão que atenda as necessidades específicas encontradas na rede da distribuidora.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Dabit Gustavo Sonoda - Integrante / André Pedretti - Integrante / Cleverson Luiz da Silva Pinto - Integrante / Flávio Aparecido dos Reis - Integrante / Gerson Alcântara Andrade - Integrante / Paulo Eliseu Portella - Integrante / Zeno Luiz Iensen Nadal - Integrante / ALLAN VICENTE SCHEID - Integrante / ANDRÉ DA SILVA BARBOSA - Integrante / ARTUR BOHNEN PIARDI - Coordenador / DANIEL AUGUSTO CANTANE - Integrante / ELSON COSTA GOMES - Integrante / FELIPE PINHEIRO SILVA - Integrante / FLÁVIO RYOICHI NIKKUNI - Integrante / GUILHERME ZAT - Integrante / HELTON FERNANDO SCHERER - Integrante / OSWALDO HIDEO ANDO JUNIOR - Integrante / TALES GOTTLIEB JAHN - Integrante., Financiador(es): Copel Distribuicão - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    DESENVOLVIMENTO NACIONAL DE SISTEMA DE ARMAZENAMENTO PADRÃO DE ENERGIA COM BATERIAS RESIDENCIAIS (SÓDIO-NÍQUEL) E CONTROLE INTELIGENTE PARA O ARMAZENAMENTO DISTRIBUÍDO EM REDES DE BAIXA TENSÃO, Descrição: O projeto propõe o desenvolvimento nacional de arranjo técnico de um Sistema de Armazenamento Padrão (SAP) constituído de baterias residenciais e controle inteligente para a gestão autônoma da produção e consumo local de energia em unidades conectadas às redes de baixa tensão, garantindo assim, a continuidade no fornecimento de energia com qualidade e segurança. O SAP constituirá de baterias de sódio-níquel, inversor híbrido bidirecional e sistema de controle. As unidades SAP utilizando as baterias sódio-níquel, que são de elevada densidade de energia, terão potência nominal de 6 kW e capacidade de armazenamento de 18 kWh, permitindo acréscimo de energia e potência dependendo da aplicação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Dabit Gustavo Sonoda - Integrante / Romeu Reginatto - Integrante / Daniel Motter - Integrante / André Pedretti - Integrante / Cleverson Luiz da Silva Pinto - Integrante / Flávio Aparecido dos Reis - Integrante / Gerson Alcântara Andrade - Integrante / Paulo Eliseu Portella - Integrante / Zeno Luiz Iensen Nadal - Integrante / ALLAN VICENTE SCHEID - Integrante / ANDRÉ DA SILVA BARBOSA - Integrante / ARTUR BOHNEN PIARDI - Integrante / DANIEL AUGUSTO CANTANE - Coordenador / ELSON COSTA GOMES - Integrante / FELIPE PINHEIRO SILVA - Integrante / FLÁVIO RYOICHI NIKKUNI - Integrante / GUILHERME ZAT - Integrante / HELTON FERNANDO SCHERER - Integrante / OSWALDO HIDEO ANDO JUNIOR - Integrante / TALES GOTTLIEB JAHN - Integrante / Luis Fernando de Lima - Integrante / Marcio Biehl Hamerschmidt - Integrante / Oscar Kim Júnior - Integrante / Rodrigo Antônio Peniche - Integrante / Daniel Hoffmann Favreto - Integrante / Emerson Ricardo Rezende - Integrante / ANA CAROLINA SALA MORENO - Integrante / RODRIGO BUENO OTTO - Integrante / JORGE JAVIER GIMENEZ LEDESMA - Integrante / SAMUEL NELSON MELEGARI DE SOUZA - Integrante., Financiador(es): Copel Distribuicão - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil. , ITAIPU Binacional, Itaipu, 85866900 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil, Telefone: (45) 35767116

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Fundação Parque Tecnológico Itaipu

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Como engenheiro eletricista do Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (LASSE) da Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil, atua em atividades nas seguintes áreas principais: desenvolvimento em projetos de pesquisa aplicados ao setor de energia, execução de ensaios em simulador digital de tempo real (RTDS) e modelagem e análise de sistemas elétricas utilizando as plataformas Matlab/SImulink, ATP, Anarede e Anatem.

  • 2014 - 2014

    Instituto ITAI

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuação na análise de normas e regulamentações de concessionárias de energia elétrica relacionadas a conexão de geração distribuída nas modalidades de mini e microgeração.

  • 2012 - 2014

    Universidade Federal de Itajubá

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Realização de estudos relacionados à estabilidade de tensão em sistemas de transmissão e distribuição. Avaliação de novas filosofias de controle tensão em sistemas de transmissão. Pesquisa envolvendo análise de faltas em sistemas de distribuição com diferentes níveis de penetração de geração distribuída. Orientador: Antonio Carlos Zambroni de Souza.

  • 2011 - 2011

    Itaipu Binacional

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio realizado na divisão de estudos e normas - superintendência de operação. A maior parte do trabalho foi dedicado à modelagem e simulação do controle automático de tensão da usina. Também foram conduzidos estudos para avaliar a filosofia de controle baseada na impedância de compensação de queda de tensão.

  • 2009 - 2009

    Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    O estágio foi desenvolvido para auxiliar na análise de projetos elétricos com o objetivo de avaliar sua compatibilidade com os conceitos de eficiência energética do Procel e propor adequações.

  • 2010 - 2010

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Vínculo: Aluno de iniciação científica, Enquadramento Funcional: Aluno de iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Iniciação científica com o projeto intitulado "Influência de características do ponto de conexão na inserção de geração eólica com aerogeradores de indução de dupla alimentação", sob a orientação de Romeu Reginatto.

  • 2008 - 2008

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno de projeto de extensão, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Projeto de extensão intitulado "Promovendo o ensino informal de física e astronomia na estação ciência do Parque Tecnológico Itaipu".