Vicente Manuel Moreira Júnior
Possui graduação em Ciência da Computação (1989) e Mestrado em Ciência da Computação (1992), ambos pela Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande. Diploma de Estudos Avançados em Administração Pública na Universidade Complutense de Madrid e Universidade Salvador - UNIFACS (2002). Bacharelado em Direito pela Faculdade Baiana de Direito (2012) (Advogado).
Tem experiência em Gestão de Empresas de Tecnologia. Gestão Acadêmica de Instituições de Ensino (graduação, mestrado e doutorado).
Atua principalmente com os seguintes temas: gestão empresarial e acadêmica, banco de dados, empreendedorismo, tecnologia da informação e modernização administrativa.
Informações coletadas do Lattes em 11/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciência da Computação
1990 - 1992
Universidade Federal da Paraíba
Título: Detectando ambigüidade em consultas conceituais
Orientador: Marcus Costa Sampaio
, Ano de Obtenção: 1992.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Banco de Dados; Consultas Conceituais a Banco de Dados; Ambiguidade.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Atividades de Banco de Dados.
Aperfeiçoamento em Estudos Avançados em Administração Pública
2001 - 2005
Universidad Complutense de Madrid
Título: Qualidade na Prestação de Serviços Públicos. Ano de finalização: 2005
Orientador: Blanca Olías de Lima Gete
Graduação em Direito
2008 - 2012
Faculdade Baiana de Direito
Título: Reflexos no processo administrativo disciplinar da sentença absolutória por falta de provas
Orientador: Thais Bandeira
Graduação em Ciência da Computação
1985 - 1989
Universidade Federal da Paraíba
Título: Banco de Dados para Diagnóstico sobre Câncer e Lesões Canceráveis - Sistema de Treinamento e Consulta
Orientador: Joseluce de Farias Cunha
Formação complementar
2023 - 2024
Extensão universitária em CURSO DE FORMAÇÃO EAD/UNEAD 2024.1. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2023 - 2024
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA TUTORES. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2021 - 2021
INTRODUÇÃO À REDAÇÃO DE PATENTES. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Didática no Ensino Superior. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Moodle Professores e Tutores da EaD. (Carga horária: 34h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Produção de Jogos com Blender. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2014 - 2014
1º encontro sobre Educação Científica e TIC: práticas inovadoras na Educaçã. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2012 - 2012
Produção científica: novos olhares na construção do conhecimento. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2012 - 2012
Elaboração de Vídeos de Bolso. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação Docente Continuada. (Carga horária: 31h). , Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão Acadêmica de Instituições de Ensino.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Empreendedorismo.
Participação em eventos
INTRODUÇÃO À REDAÇÃO DE PATENTES. 2021. (Oficina).
Patentes de produtos e impressão 3D. 2021. (Seminário).
REALIDADE AUMENTADA: Experiências e possibilidades para a Educaçã. 2021. (Seminário).
1º Encontro sobre Educação Ciência e TIC: Práticas Inovadoras na Educação Básica. 2014. (Encontro).
Curso: Produção de Jogos com Blender. 2014. (Outra).
Elaboração de vídeos de bolso. 2012. (Oficina).
IV Encontro Nacional de Direito Civil e Processo Civil. 2012. (Encontro).
Produção Científica: novos olhares na construção do conhecimento. 2012. (Oficina).
III- Seminários Integrados - Faculdade Ruy Barbosa.Empreendedorismo e Incubadora de Empresas. 2000. (Seminário).
3ª Semana de Informação Profissional - Colégio Integral.Formação do Profissional de Informática. 1993. (Seminário).
I Jornada Norte-Nordeste de Atualização em Informática. 1990. (Seminário).
5ª Simpósio de Informática de Campina Grande. 1989. (Simpósio).
IV Congresso de Odontologia do Rio Grande do Norte. Banco de Dados sobre Câncer e Lesões Cancerizáveis - Sistema de Treinamento e Consulta. 1989. (Congresso).
4ª Simpósio de Informática de Campina Grande. 1987. (Simpósio).
Participação em bancas
MOREIRA JÚNIOR, Vicente Manuel. Suíte de aplicativos móveis para Saúde - SAMS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.
MOREIRA JÚNIOR, Vicente Manuel. Prototipação de um jogo digital para recurso didático no ensino da química orgânica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.
MOREIRA JÚNIOR, Vicente Manuel. Comodato: Sistema para reserva de recursos pedagógicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.
MOREIRA JÚNIOR, Vicente Manuel; MORAES, C. V. B.; LIMA, W. M.. Lima..Proposta de um Roteiro de TI Verde para Empresas que Atuam no Mercado Baiano.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Salvador.
MOREIRA JÚNIOR, Vicente Manuel; Carvalho, V.. CEMOB ? Caderneta Eletrônica Utilizando PAD?S com Tecnologia Wi-Fi. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Salvador.
MOREIRA JÚNIOR, Vicente Manuel; AMORIM, A. D.; OLIVEIRA, H. J. A.. PN-e ? Plano de Négocio Eletrônico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Salvador.
MOREIRA JÚNIOR, Vicente Manuel; KEHEM, R. D. A.; MOREIRA, S. P.. Um Framework para Construções de SIG?S Utilizando Arquitetura Integrada de Gerência de Dados.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Salvador.
MOREIRA JÚNIOR, Vicente Manuel; SANTANA, A. C. A.; GOMES, A. J. T. S.. Santana e Antônio José Di Túlio S. Gomes..Auditoria de Sistemas de Informação um Enfoque em Análise de Acesso.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Salvador.
MOREIRA JÚNIOR, Vicente Manuel; BARBOSA, A. B. C.; REUTTIMANN, L.. Ambiente de Desenvolvimento para Planejamento de Trajetórias de Rôbos Móveis. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Salvador.
MOREIRA JÚNIOR, Vicente Manuel; JESUS, C. P. S.; Marques, D. C.. [CO3]: Uma Proposta de Sistema Integrado para Auxiliar a Gestão Colaborativa de Projetos à Distância. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Salvador.
MOREIRA JÚNIOR, Vicente Manuel; NASCIMENTO, A. L. C.. Cadastro de Alunos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Salvador.
MOREIRA JÚNIOR, Vicente Manuel; ARAUJO, R. C. S.; TEIXEIRA, T. P.. Soluções Integradas de Condomínio - SIC. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Salvador.
MOREIRA JÚNIOR, Vicente Manuel; QUEIROZ, L. B.; SANTOS, M. C.; BORGES, R. C. B.. Queiroz,Mário César Santos e Rodrigo C. B. Borges.Explorando Tecnologia Broadband (ADSL) no Apoio ao Ensino à Distância.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Salvador.
MOREIRA JÚNIOR, Vicente Manuel; Araújo dos Santos, Alexandre; Novaes de Queiroz, Irka; Reis de Barros, Renata M.. CORE MIDDLEWARE: Características e Aplicações. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Salvador.
Orientou
Tecnologia da Informação e Educação no Estado da Bahia: Um olhar sobre a introdução da Tecnologia da Informação na Modernização Administrativa e Pedagógica do Sistema Educacional do Estado da Bahia; 2002; 154 f; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia, ; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
Modelo de Aplicação da Tecnologia de Comunicação sem Fio - Bluetooth - para Acompanhamento de Enfermos; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação com ênfase em Análise Sist; ) - Universidade Salvador; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
Gestão Empresarial Baseada na Análise da Demanda no Varejo; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação com ênfase em Análise Sist; ) - Universidade Salvador; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
SAM - Sistema de Apoio Médico - Acompanhamenro de Enfermos; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação com ênfase em Análise Sist; ) - Universidade Salvador; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
Gestão do Conhecimento e Novas Tecnologias na Administração Pública; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação com ênfase em Análise Sist; ) - Universidade Salvador; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
Análise do Sistema de Informação do SAC (serviço de Atendimento ao Cidadão) com enfoque no Serviço de emissão da Carteira de Identidade; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação com ênfase em Análise Sist; ) - Universidade Salvador; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
Avaliação de Sistemas de Informação na Prestação de Serviços Públicos; 2001; 53 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação com ênfase em Análise Sist; ) - Universidade Salvador; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
Incubadora de Empresas; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação com ênfase em Análise Sist; ) - Universidade Salvador; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
Modelagem de um Sistema Ortodôntico; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação com ênfase em Análise Sist; ) - Universidade Salvador; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
C; Dias; Multimídia com Atividades Físicas; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação com ênfase em Análise Sist; ) - Universidade Salvador; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
Gestão para o desenvolvimento tecnológico?; ; 2022; Orientação de outra natureza; (Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
O uso das tdic na aprendizagem colaborativa; 2022; Orientação de outra natureza; (Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
A importância da videoaula e dos benefícios de utilizar avatares, visando o novo ambiente que é o metaverso; 2022; Orientação de outra natureza; (Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
Educação Digital: o uso de plataformas e ferramentas digitais na educação básica como meio permanente na prática de ensino do professor em sala de aula; 2022; Orientação de outra natureza; (Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
Evolução da educação: da era presencial à digital, desafios e perspectivas; 2022; Orientação de outra natureza; (Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
Desafios e Perspectivas: a didática do professor no momento pandêmico; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
Desafios e Perspectivas: a didática do professor no momento pandêmico; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
?As tecnologias educacionais no ensino básico?; ; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
Os impactos da tecnologia: as vivências, os desafios e as formas de superação para o alcance da educação digital; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
?Educação infantil e as dificuldades do processo de ensino aprendizagem em uma escola do campo em tempos de pandemia; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
desigualdades educacionais: aspectos restritivos no processo de ensino aprendizagem durante o ensino remoto emergencial; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
Tecnologias digitais e comunicação como ferramenta mediadora do aprendizado dos nativos digitais; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
evolução da educação: da era presencial à digital, desafios e perspectivas; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
A aprendizagem através da contribuição das tecnologias digitais; 2021; Orientação de outra natureza; (Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Vicente Manuel Moreira Júnior;
Produções bibliográficas
-
MOREIRA JÚNIOR, Vicente Manuel ; SAMPAIO, M. C. ; NICOLLETI, P. S. ; TURNELL, M. F. . Detectando Ambiguidade em Consultas Formais. In: 7º SBBD (Simpósio Brasileiro de Banco de Dados) Porto Alegre - RS, 1992, Porto Alegre. 7º SBBD - Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, 1992. p. 207-220.
-
MOREIRA JÚNIOR, Vicente Manuel . Banco de Dados sobre Câncer e Lesões Canceráveis - Sistema de Treinamento e Consulta. In: XXII Congresso Brasileiro de Odontologia, VII Congresso de Odontologia, VII Congresso Nordestino de Odontologia, 2º Seminário Internacional de Odontopediatria e Odontologia Preventiva e Social do Ceará., 1989, Fortaleza, 1989.
-
MOREIRA JÚNIOR, Vicente Manuel . Banco de Dados sobre Câncer e Lesões Cancerizáveis. In: V Congresso de Odontologia do Rio Grande do Norte, 1989, Natal. 4 IV Congresso de Odontologia do Rio Grande do Norte, promovido pela Associação Brasileira de Odontologia-Seção do Estado do Rio Grande do Norte., 1989.
-
MOREIRA JÚNIOR, Vicente Manuel . Allunos da Educação de JOvens e Adultos no Contexto das tecnologias educacionais. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOREIRA JÚNIOR, Vicente Manuel . Banco de Dados para Auxílio e Diagnóstico de Câncer Bucal. 1989. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Prêmios
2013
Aprovação em 1º Lugar no Concurso Público para Prof. Substituto - Edital Nº 89/2013, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Catú.
2011
Aprovação em Concurso Público para Professor Assistente - PORTARIA Nº 2919/2011, UNEB - Universidade do Estado da Bahia.
2002
Diploma de Honra ao Mérito, Universidade Salvador - UNIFACS.
2002
Diploma de Estudos Avançados em Administração Pública, Universidade Complutense de Madrid e Universidade Salvador - UNIFACS.
1992
Aprovado em 1º Lugar na Seleção Pública para o cargo de Professor da disciplina ARQUITETURA DE COMPUTADORES do Curso de Informática, Universidade Católica do Salvador - UCSAL.
1989
Aprovado em Concurso Público para o cargo de Programador I, Nível 57, PRODEB - Companhia de Processamento do Estado da Bahia..
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2015
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia BaianoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Lecionei as disciplinas do curso, como: Sistemas Operacionais, Algoritmos e Estrutura de Dados, Empreendedorismo Aplicado à Informática, Ética e Direito Aplicado à Informática, Estágio Supervisionado II, Interface Homem-Máquina em Projetos de Websites, Tópicos Avançados em Análise de Sistemas de Informação e disciplinas de Informática para cursos do Ensino Médio.
2011 - 2012
Centro Universitário Jorge AmadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral da Pós-Graduação e Educação, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenador Geral da Pós-Graduação e Educação Continuada.
1992 - 2008
Universidade SalvadorVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
10/2003 - 10/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Sistemas de Informação.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Sistemas de Informação.
-
03/1998 - 08/2007
Direção e administração, Departamento de Ciências Exatas.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
03/2002 - 07/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consepe Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão.,Cargo ou função, Membro do Consepe, como representante dos Chefes de Departamento.
-
10/1999 - 10/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Matemática.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Matemática.
-
03/1998 - 03/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSUNI - Conselho Universitário.,Cargo ou função, Membro do CONSUNI - Conselho Universitário, como representante ds Chefes de Departamento.
-
08/1992 - 03/1998
Direção e administração, Departamento de Ciências Exatas, Curso de Informática.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
1999 - 2000
Provedor InternetVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Operações, Carga horária: 30
Outras informações:
Após a venda da empresa da qual era sócio-gerente e
Atividades
-
09/2000 - 06/2001
Direção e administração, Empresa Privada.,Cargo ou função, Diretor Comercial.
1995 - 1999
ServNet - Serviços de Informática e de Comunicação LTDaVínculo: Sócio-Gerente, Enquadramento Funcional: Diretor Comercial
Outras informações:
Sócio fundador do Provedor de Acesso à Internet ServNet. Atuando como Diretor Comercial .
Atividades
-
05/1995 - 09/1999
Direção e administração, ServNet - Serviços de Informática e de Comunicação LTDa.,Cargo ou função, Diretor Comercial.
1992 - 1993
Faculdade Ruy BarbosaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Lecionando a disciplina Arquivos e Banco de Dados, com carga horária de 60 horas.
1987 - 1992
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina ICC, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitor da Disciplina Introdução à Ciência da Computação - ICC
Curso de Ciência da Computação
1988 - 1989
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina DBASE PPLUS, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitor da Disciplina Banco de Dados - DBASE PLUS
Curso de Ciência da Computação
1987 - 1988
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina ICC - PASCAL, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitor da Disciplina Introdução à Ciência da Computação - LINGUAGEM PASCAL
Curso de Ciência da Computação
2022 - 2023
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador / Orientador, Carga horária: 20
Outras informações:
Atividades Exercidas na Especialização em Educação Digital /UNEB Correção de Artigo - 30 horas - 2022.1 (10/04 - 07/06) Trabalho Final de Trilha 2 - Educação Digital 30 horas 2022.2Trabalho Final de Trilha 3 Paper: Abordagens sobre o uso das Competências Digitais 30 horas 2023.1Trabalho Final de Trilha 4 Educação Digital - Portifólio em Plataforma Digital 30 horas 2023.2
2014 - 2015
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Professor pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador, Carga horária: 4
Outras informações:
Curso de Licenciatura em Ciências da Computação, na modalidade EAD, vinculado ao Programa UAB - Universidade Aberta do Brasil/CAPES. Lecionando a disciplina Estágio Supervisionado I.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vicente Manuel Moreira Júnior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?