Carla Galvão Pereira

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais com Concentração em Ciência Política pela Universidade Federal da Bahia. É especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia. É Mestre e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisa no âmbito da Ciência Política, com ênfase na área de comportamento político na Bahia contemporânea. É Professora do Departamento de Ciência Política da UFBA e é Pesquisadora do grupo de Pesquisa em Política: Teoria, Pensamento e Insituições e do Núcleo Regional de Pesquisa do INCT Rede Observatório das Metrópoles, ambos no CRH/FFCH/UFBA.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Sociais

2009 - 2014

Universidade Federal da Bahia
Título: Renovação como Estratégia de Preservação: ACM Neto e a tradição carlista
Paulo Fábio Dantas Neto. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: elites,instituições políticas,geografia do voto; ACM Neto, carlismo, estratégia política, tradição; alianças políticas, repertório simbólico.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Ciências Sociais

2004 - 2007

Universidade Federal da Bahia
Título: Continuidade ou Mudança? Análise Comparativa entre o Governo de Antônio Carlos Magalhães (1971-1974) e (1991-1995),Ano de Obtenção: 2007
Orientador: Maria Victória Espiñeira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: AUTORITARISMO; DEMOCRACIA; REGIONALISMO POLÍTICO.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa,Extensão Educação

2003 - 2005

Universidade do Estado da Bahia
Título: O papel político da Escola: A comparação de Gramsci e Althusser
Orientador: Luciano Sérgio Ventin Bomfim

Graduação em Bacharelado Em Ciências Sociais Concentração Em Ci

1998 - 2004

Universidade Federal da Bahia
Título: Autoritarismo Instrumental e Regionalismo Político:ACM e a modernização da Bahia (1971-1975)
Orientador: Maria Victória Espiñeira
Bolsista do(a): Pibic Cadct, PIBIC-CADCT, Brasil.

Graduação em Licenciatura Em Ciências Sociais

1998 - 2003

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Extensão universitária em Aspectos Cognitivos de metodologia de Survey. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Introdução à Estatística I-A. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em SPSS. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2010 - 2010

Minicurso:Elites Políticas na Bahia Contemporânea. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2000 - 2001

Extensão universitária em ATIVIDADE CURRICULAR EM COMUNIDADE. , Pró-Reitoria de Extensão da UFBA, PROEX-UFBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PEREIRA, CARLA GALVÃO . Seminário Agenda Atual da Ciência Política. 2010. (Outro).

PEREIRA, CARLA GALVÃO . IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAUDE DE SALVADOR. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminários Intermediários da SBS. 2019. (Seminário).

42o. Encontro Anual ANPOCS. 2018. (Congresso).

Congresso 20 anos do Observatório das Metrópoles. PODER POLÍTICO E DESENVOLVIMENTO URBANO EM SALVADOR. 2018. (Congresso).

Curso "Interseccionalidade, política e produção de conhecimento".Interseccionalidade, política e produção de conhecimento- a questão urbana. 2018. (Outra).

II Seminário de Reforma Curricular de Ciso-UFBA.A proposta de Reforma Curricular. 2018. (Seminário).

Seminário de Pesquisadores do CRH.Apresentação do Projeto de Pesquisa : ACM Neto e a questão urbana. 2018. (Seminário).

18o. CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA. Participante. 2017. (Congresso).

41o. Encontro Anual ANPOCS. Renovação com Estratégia de preservação: ACM Neto e a tradição carlista. 2017. (Congresso).

I Seminário de Reforma Curricular de Ciso-UFBA.A proposta de Reforma Curricular. 2017. (Seminário).

ABCP. Participante. 2016. (Congresso).

15. ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NORTE E NORDESTE.Participante. 2012. (Encontro).

ALACIP. Um novo/velho ator político: estratégias políticas de ACM Neto 2002.2010. 2012. (Congresso).

ALAS. Estratégia Política e comportamento eleitoral:uma análise sobre as motivações do voto de ACM Neto. 2011. (Congresso).

II Encontro dos Programas de Pós Graduação de São Lázaro.Estratégia Política e Comportamento Eleitoral: um estudo sobre ACM Neto nas elições de 2008 e 2010. 2011. (Encontro).

Encontro dos Programas de Pòs Graduação de de São Lázaro.Continuidade ou Mudança-de ACm à ACM Neto: um estudo sobre a estratégia política e o comportamento eleitoral nas eleições municipais de Salvador em 2008. 2010. (Encontro).

Seminário Agenda Atual da Ciência Política.Participante. 2010. (Seminário).

XIV CISO ? ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE DESIGUALDADE E JUSTIÇA SOCIAL: Regiões , Classes e Identidades no Mundo Globalizado..REPRESENTAÇÃO SOCIAL E COMPORTAMENTO ELEITORAL: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ELEITORES DE SALVADOR QUANTO À SEMELHANÇA ENTRE O DISCURSO DE ACM E ACM NETO.. 2009. (Encontro).

XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA: SOCIOLOGIA: CONSENSOS E CONTROVÉRSIAS-. A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ACM EM SALVADOR-BA E SUAI NFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO POLÍTICO ELEITORAL.. 2009. (Congresso).

13. Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais.. ?Permanência ou Mudança?: Análise comparativa entre as estratégicas de Antônio Carlos Magalhães em 1971-1975 e 1991-1995. 2007. (Congresso).

III SEMINÁRIO DE CIÊNCIA POLÍTICA DA UFPE.O REGIONALISMO POLÍTICO NO DISCURSO DE ACM 1971-1975 E 1991-1995. 2007. (Seminário).

VI Encontro Internacional do Fórum Universitário Mercosul ?FOMERCO..?Continuidade ou Mudança?: Análise comparativa entre os Governos de Antônio Carlos Magalhães em 1971-1975 e 1991-1995. 2007. (Encontro).

VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação.Análise comparativa dos governos de Antônio Carlos Magalhães :1971-1975 e 1991-1995.. 2005. (Seminário).

XII Congresso Brasileiro de Sociologia. ACM e a Modernização Conservadora na Bahia (1971-1975). 2005. (Congresso).

IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação-XXII Seminário Estudantil de Pesquisa ..Autoritarismo Instrumental e Regionalismo Político: ACM e a Modernização Conservadora na Bahia (1971 ? 1975). 2004. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação-XX Seminário Estudantil de Pesquisa..Fracassos e Êxitos: Uma análise sobre a trajetória carlista em momentos modernizantes da indústria baiana e da economia nacional. 2002. (Seminário).

I Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação-XIX Seminário Estudantil de Pesquisa.O discurso regionalista do carlismo na política local e nacional. 2000. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Priscila Cabral Dibai

PEREIRA, CARLA GALVÃO; ALMEIDA, A. J. F. S.; JAMBEIRO, O.. ?A Direita Radical no Brasil pós-redemocratização: O caso de Jair Bolsonaro,. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Waneska Cunha dos Anjos

PEREIRA, CARLA GALVÃO; SANCHES FILHO, A.; OLIVEIRA, C. L. P.; DANTAS NETO, Paulo Fábio; TAROUCO, G.. O Jardim Secreto das Eleições: Processos partidários para Elaboração das Listas de Candidatos a Vereador nas Eleições de 2016 em Salvador.. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Waneska Cunha dos Anjos

PEREIRA, CARLA GALVÃO; SANCHES FILHO, A.; DANTAS NETO, Paulo Fábio; OLIVEIRA, C. L. P.. ?Recrutamento legislativo por partidos políticos: a seleção de candidatos a vereador em Salvador nas eleições de 2016?. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Aline Farias de Souza

PEREIRA, CARLA GALVÃO; CORREA, P.; CARDOSO, L.. A construção do carlismo no primeiro governo estadual de Antônio Carlos Magalhães ( 1971-1975).. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História Regional e Local) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Priscila Cabral Dibai

PEREIRA, CARLA GALVÃO; ALMEIDA, A. J. F. S.; JAMBEIRO, O.. A direita radical no Brasil pós-redemocratização: o caso Jair Bolsonaro.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: André Luis de Albuquerque Lima Bezerra

PEREIRA, CARLA GALVÃO; AMORIM, S. M.; SOUZA, C. A.. PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL EM INSTITUIÇÕES PARTICIPATIVAS: O caso do Plano Diretor Municipal de Salvador - BA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Júlia Teixeira Hirschl

PEREIRA, CARLA GALVÃO; IAMAMOTO, S. A.; MANO, M. K.. Significados em conflito:um estudo da representação política a partir do discurso das vereadoras da Câmara Municipal sobre os direitos fundamentais(2017-2018). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ruy Augusto Fagundes de Azevedo

PEREIRA, CARLA GALVÃO; ALMEIDA, A. J. F. S.; SOUZA, A. R. S.. Ascensão chinesa no século XXI: Uma análise da estratégia de desenvolvimento a partir do processo histórico pós-revolução. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rani Thaline de Alcantara Teles

PEREIRA, CARLA GALVÃO; IAMAMOTO, S. A.; ANJOS, W. C.. Raça, Gênero e representação política: uma análise da atuação política e da trajetória de parlamentares negras na Câmara Municipal de Salvador ( 2017-2020). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Izabela Graziani Alves Simas

PEREIRA, CARLA GALVÃO; IAMAMOTO, S. A.; FRANSCISQUINI, R.. Uma nova face dos movimentos sociais: a direita vai às ruas e às redes. 2019.

Aluno: Natália Paiva Alves Ferreira

PEREIRA, CARLA GALVÃO; FRANSCISQUINI, R.; ALMEIDA, A. J. F. S.. Entre mediação e agência: uma análise do discurso dos editoriais da Folha de São Paulo e Estadão sobre o impeachment de Dilma ( 2015-2016). 2019.

Aluno: Igor Almeida Bomfim de Araujo

PEREIRA, CARLA GALVÃO; SANCHES FILHO, A.; CINTRA, W. A.. Democracia e Desconfiança: STF e o afastamento de parlamentares na nova república. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Markus Vinícius do Rego Monteiro

PEREIRA, CARLA GALVÃO; ALMEIDA, A. J. F. S.; AMORIM, S. M.. Os efeitos da democracia em times de futebol: a evolução da gestão profissional do Esporte Clube Bahia pós intervenção. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Alex Agra

PEREIRA, CARLA GALVÃO; ALMEIDA, A. J. F. S.. dispositivo autocrático de segurança:a real natureza da violência policial no capitalismo brasileiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Tânia Maria Souza Andrade

PEREIRA, CARLA GALVÃO. A participação política dos cidadãos de Amargosa-Ba Graduação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em sociologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS.

Aluno: MOACIR DOS SANTOS

PEREIRA, CARLA GALVÃO. O Comportamento eleitoral no município de Cruz das Almas- Ba. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em sociologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS.

Aluno: Daniela Pereira Guerra

PEREIRA, CARLA GALVÃO; FERREIRA, S. A. S.. EDUCAÇÃO EEXUAL: OS PRECONCEITOS E ESTERIÓTIPOS CRIADOS PELA COMUNIDADE DO AREAL -BA SOBRE ADOLESCENTES COM GRAVIDEZ PRECOCE. 2007 - FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS.

Aluno: Júlio Cesar dos Santos Cardim

PEREIRA, CARLA GALVÃO; FERREIRA, S. A. S.. Religiosidade e Afro-descendência: Um estudo sobre identidade negra em igrejas neo-pentecostais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em sociologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS.

Aluno: Mitza Carla de Sousa Passos

PEREIRA, CARLA GALVÃO; FERREIRA, S. A. S.. Olhares sobre o PETI. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em sociologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS.

Aluno: Simone de Souza Carvalho

PEREIRA, CARLA GALVÃO. Trabalho, emprego e desemprego entre os jovens da cidade de Ubaíra-Ba. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em sociologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS.

Aluno: Carlos José Freitas Machado

PEREIRA, CARLA GALVÃO. Políticas públicas de assistência social para os portadores de deficiência física em Santo Antônio de Jesus- Ba. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em sociologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS.

Aluno: Cícero Niury Oliveira da Silva

PEREIRA, CARLA GALVÃO. A Responsabilidade Social da panificadora Flor do Vale, empresa de médio porte no município de Mutuípe- Ba. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em sociologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS.

PEREIRA, CARLA GALVÃO. Processo Seletivo Simplificado para Professor Temporário de Sociologia. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Pereira, Carla Galvão;PEREIRA, CARLA GALVÃO. Processo Seletivo Simplificado para Professor Temporário de Sociologia. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gilberto Wildberger de Almeida

DANTAS, P. F.; ESPINEIRA, M. V.;ALMEIDA, G. W.. Continuidade ou Mudança? Análise comparativa entre os governos de ACM em 1971-1975 e 1991-1995. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Gilberto Wildberger de Almeida

ALMEIDA, G. W.; DANTAS, P. F.; ESPINEIRA, M. V.. Autoritarismo Instrumental e Regionalismo Político: ACM e a Modernização Conservadora na Bahia. 2004 - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFBA.

Valdemar Ferreira de Araujo Filho

Dantas Neto, Paulo Fabio;ARAUJO FILHO, V. F.; Sanches Filho, Alvino Oliveira; BONFIM, W. L. S.. Renovação como Estratégia de Preservação: ACM Neto e a Tradição Carlista. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Valdemar Ferreira de Araujo Filho

Dantas Neto, Paulo Fabio; Sanches Filho, Alvino Oliveira;ARAUJO FILHO, V. F.. Renovação como Estratégia de Preservação: ACM Neto e a Tradição Carlista. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Alvino Oliveira Sanches Filho

SANCHES FILHO, A. O.; DANTAS NETO, P. F.; ARAUJO, V.; ANASTASIA, F.; BONFIM, W.. Renovação como estratégia de preservação: ACM Neto e a tradição carlista. 2014. Tese (Doutorado em Programa e Pós-graduação em Ciências Sociais) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBa.

Alvino Oliveira Sanches Filho

SANCHES FILHO, A. O.; DANTAS NETO, P. F.; Araújo F. , Valdemar. As estratégias políticas de ACM Neto nas eleições de 2002, 2006 e 2010.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais UFBa..

Maria Victória Espiñeira González

ALMEIDA, Gilberto;DANTAS, Paulo FábioESPIEIRA GONZALEZ, M. V.. Continuidade ou Mudança? Análise comparativa entre os governos de Antonio Carlos Magalhaes em 1971-1975 e 1991-1995. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Maria Victória Espiñeira González

ESPIEIRA GONZALEZ, M. V.; ALMEIDA, Gilberto;DANTAS, Paulo Fábio. ACM e a modernização conservadora na Bahia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Paulo Fábio Dantas Neto

GONZALEZ, M. V. E.; ALMEIDA, Gilberto Wildberger;DANTAS NETO, P. F.. Continuidade ou mudança? Análise comparativa entre os governos de Antonio Carlos Magalhães em 1971-1975 e 1991-1995. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Paulo Fábio Dantas Neto

DANTAS NETO, P. F.. Renovação como estratégia de preservação: ACM Neto e a tradição carlista. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Paulo Fábio Dantas Neto

DANTAS NETO, P. F.. Um novo/velho ator na política baiana: As estratégias políticas de ACM Neto nas eleições de 2002,2006 e 2010. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Paulo Fábio Dantas Neto

DANTAS NETO, P. F.; ESPIERA, Maria Victória; ALMEIDA, Gilberto Wildberger. Autoritarismo instrumental e regionalismo político: ACM e a modernização conservadora na Bahia (1971-1975). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Daniele Silva

Representação e Qualidade da Democracia : análise da Frente Parlamentar Evangélica; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Victória Martins de Souza Alicrim

Analise da Nova Direita na Câmara de Vereadores de Salvador em 2018; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Joseane Correia de Carvalho

O protagonismo do PSD nas eleições estaduais de 2018; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Victória Martins de Souza Alicrim

Analise da Nova Direita na Câmara de Vereadores de Salvador em 2018; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Joseane Correia de Carvalho

ACM Neto e o empreendedorismo urbano: uma análise das PPP na gestão municipal de Salvador (2013-2018); Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Pibic Cadct; (Orientador);

Victória Martins de Souza Alicrim

Poder Político e Desenvolvimento Urbano- um estudo sobre o papel legislativo municipal entre 2013 e 2018; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Pibic Cadct; (Orientador);

Márcia Regina Conceição de Jesus

Polícia X Comunidade: Avaliandoa segurança pública através da qualidade dos serviços prestados pela polícia militar no município de Valença-BA; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em sociologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS; Orientador: Carla Galvao Pereira;

Isabel Cristina Ribeiro Pacheco

Tempo, Sabedoria e Silêncio: Análise da Inserção do Idoso na sociedade castroalvense; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em sociologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS; Orientador: Carla Galvao Pereira;

André Luis de Albuquerque Lima Bezerra

PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL EM INSTITUIÇÕES PARTICIPATIVAS: O caso do Plano Diretor Municipal de Salvador - BA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Carla Galvao Pereira;

MOACIR DOS SANTOS

O Comportamento eleitoral no município de Cruz das Almas- Ba; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em sociologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS; Orientador: Carla Galvao Pereira;

Tânia Maria Souza Andrade

A participação política dos cidadãos de Amargosa-Ba; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em sociologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS; Orientador: Carla Galvao Pereira;

Mariá Andrade Silva de Aragão

A criminalidade entre jovens e adolescentes de classe média da cidade de Castro Alves- Ba; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em sociologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS; Orientador: Carla Galvao Pereira;

José Carlos Jesus Santos Silva

A Fabricação clandestina de fogos como alternativa de emprego no município de Muniz Ferreira ? Bahia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em sociologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS; Orientador: Carla Galvao Pereira;

Simone de Souza Carvalho

Trabalho, emprego e desemprego entre os jovens da cidade de Ubaíra-Ba; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em sociologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS; Orientador: Carla Galvao Pereira;

Carlos José Freitas Machado

Políticas públicas de assistência social para os portadores de deficiência física em Santo Antônio de Jesus- Ba; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em sociologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS; Orientador: Carla Galvao Pereira;

Marise Borges Ferreira

A responsabilidade social na irmandade da santa casa de misericórdia no município de Nazaré -Ba; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em sociologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS; Orientador: Carla Galvao Pereira;

Inez Maria Batista Gomes

A participação política dos cidadãos fora da época de eleição no município de Muritiba-Ba; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em sociologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS; Orientador: Carla Galvao Pereira;

Joseane Correia de Carvalho

ACM Neto e as eleições de 2018: principais apelos de campanha; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Pibic Cadct; Orientador: Carla Galvao Pereira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Victória Espiñeira González

Autoritarismo instrumental e Regionalismo: ACM e a Modernização Conservadora na Bahia (1971-1975); 2004; 70 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Maria Victória Espieira González;

Maria Victória Espiñeira González

Continuidade ou Mudança? Análise comparativa entreo Governo de ACM em 1971-1975 e 1991-1996; 2004; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Maria Victória Espieira González;

Paulo Fábio Dantas Neto

Renovação como estratégia de preservação: ACM Neto e a tradição carlista; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Paulo Fábio Dantas Neto;

Paulo Fábio Dantas Neto

Fracassos e êxitos: uma análise sobre a trajetória carlista em momentos modernizantes da indústria baiana e da economia nacional; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Fábio Dantas Neto;

Paulo Fábio Dantas Neto

O discurso regionalista do carlismo na política local e nacional; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Paulo Fábio Dantas Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, CARLA GALVÃO . O JOGO ENTRE ELITES E INSTITUIÇÕES: as estratégias políticas de ACM Neto e a tradição carlista. Cadernos CRH (Online) , v. 30, p. 237-255, 2017.

  • ARANTES, Rafael de Aguiar ; PEREIRA, CARLA GALVÃO . Gramsci e o sentido da política: materialismo histórico, recusas dos dogmas economicistas e das ilusões 'ideologistas'. Revista Prelúdios , v. 2, p. 45-71, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PEREIRA, CARLA GALVÃO ; AGUIARARANTES, R. ; CORSO, G. . Desafios da Governança Urbana e Salvador. 2019.

PEREIRA, CARLA GALVÃO ; Neiva, Luiz Paulo ; Motta, Aline ; FONSECA, E. G. ; Soares, Lais ; Silva, Iza A. C. ; Diz, Alexandre Martins ; Miranda, Marta Rosa Farias de Almeida ; Costa, Patrícia Lessa Santos ; Avena, Armando ; Tavares, A. P. W. M. ; Santos, D. N. . Relatório de Atividades da Universidade do Estado da Bahia -2008. 2008.

PEREIRA, CARLA GALVÃO ; Lyra, Altair . Relatório da IX Conferência Municipal de Saúde de Salvador. 2007.

Bezerra, Rosana ; Galvão, Mary Lúcia ; PEREIRA, CARLA GALVÃO ; Pacheco, Sandra Simone . Roda da Saúde: Capacitação de Lideranças de Conselheiros de Saúde do Distrito Cabula Beiru- Salvador/BA. 2005.

PEREIRA, CARLA GALVÃO . Porto Sul: Oficina com Gestores e Técnicos Municipais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, CARLA GALVÃO . Porto Sul: Oficina com Gestores e Técnicos Municipais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    O recente desenvolvimento urbano de Salvador: uma análise do poder político municipal 2013-2020, Descrição: sse projeto se configura como desdobramento do Projeto de Pesquisa que está em andamento pela pesquisadora sobre o empresariamento urbano em Salvador. O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a configuração do poder político municipal na Salvador contemporânea e suas vinculações com o desenvolvimento urbano da cidade. Mais especificamente o trabalho tentará analisar o papel do poder executivo e do legislativo municipal, assim como a relação entre esses poderes no que envolve o desenvolvimento urbano da cidade. Busca-se compreender as estratégias da prefeitura municipal e sua relação com a coalizão de interesses privados, especialmente dos chamados capitais do urbano (MARQUES, 2016). As transformações ocorridas nas últimas décadas, com a reestruturação produtiva, a globalização e o neoliberalismo, tiveram grande repercussão no funcionamento das grandes cidades, em sua estrutura econômica, urbana, social e política. Assim, a pesquisa buscará responder a seguinte questão: Como tem se comportado o poder público municipal no que tange ao tipo de desenvolvimento urbano que caracteriza Salvador entre 2013-2020? O trabalho será se fundamentará em pesquisa bibliográfica, a fim de compreender as características gerais da gestão urbana em Salvador desde o seu processo de modernização, assim como as especificidades do poder local. Se fundamentará também análise qualitativa de fontes secundárias (documentos, relatórios de gestão, projetos de lei, planos de desenvolvimento, portais de notícias e jornais), que servirão à compreensão dos principais aspectos do desenvolvimento urbano no período 2013-2020.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carla Galvao Pereira - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    ACM Neto e o empresariamento urbano em Salvador, Descrição: O estudo trata das estratégias políticas de empresariamento urbano ACM Neto - atual prefeito de Salvador, Bahia - durante o período de 2013-2018. O projeto de pesquisa ora proposto busca compreender como ACM Neto mobilizou suas estratégias para tratar das questões urbanas da cidade, quais suas principais prioridades, metas e ações. Dessa forma, tem como objetivo central analisar as ações do poder público municipal frente ao desenvolvimento urbano de Salvador? estudadas a partir de pesquisa no acervo do Jornal A TARDE no período de 2013-2018, bem como da análise dos projetos de lei referentes à questão urbana aprovados em Salvador. O trabalho investigará ainda como se travou a relação entre o poder executivo e o legislativo municipal para a discussão dessa questão em Salvador.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carla Galvao Pereira - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    ACM Neto e as eleições de 2018: principais estratégias políticas, Descrição: O estudo trata da estratégia política de ACM Neto - atual prefeito de Salvador, Bahia - nas eleições de 2018. Vincula-se teoricamente ao estudo da relação entre elites e instituições políticas em democracias contemporâneas. Mais especificamente aos estudos sobre esses atores e os sistemas político-partidários. O objetivo desse trabalho é analisar as principais estratégias de ACM Neto frente à corrida eleitoral para o Governo de Estado da Bahia em 2018. O foco de análise será o detalhamento do seu movimento frente ás alianças políticas e partidárias no âmbito, municipal, estadual e federal. O trabalho será feito com o estudo do acervo do Jornal A TARDE de outubro de 2017 à julho de 2018 quando espera-se que as chapas para eleições de 2018 já estejam inscritas no TRE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carla Galvao Pereira - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    Poder político municipal e o desenvolvimento urbano de Salvador., Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a configuração do poder político municipal na Salvador contemporânea e suas vinculações com o desenvolvimento urbano da cidade. Mais especificamente o trabalho tentará analisar o papel do poder executivo e do legislativo municipal, assim como a relação entre esses poderes no que envolve o desenvolvimento urbano de Salvador. Busca-se compreender as estratégias da prefeitura municipal e sua relação com a coalizão de interesses privados, especialmente dos chamados ?capitais do urbano? (MARQUES, 2016). As transformações ocorridas nas últimas décadas, com a reestruturação produtiva, a globalização e o neoliberalismo, tiveram grande repercussão no funcionamento das grandes cidades, em sua estrutura econômica, urbana, social e política. Assim, a pesquisa buscará responder a seguinte questão: Como tem se comportado o poder público municipal no que tange ao tipo de desenvolvimento urbano que caracteriza Salvador? O trabalho será se fundamentará em pesquisa bibliográfica, a fim de compreender as características gerais da gestão urbana em Salvador desde o seu processo de modernização, e na análise qualitativa de fontes secundárias (documentos, relatórios de gestão, projetos de lei, planos de desenvolvimento, portais de notícias e jornais), que servirão à compreensão dos principais aspectos do desenvolvimento urbano no período 2013-2020. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carla Galvao Pereira - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    ACM Neto e a tradição carlista: um estudos sobre suas estratégias políticas, 2012-2016, Descrição: Projeto PIBIC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carla Galvao Pereira - Coordenador / Joseane Correa - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 2

Outras informações:
Participa do Grupo de Pesquisa : Instituições Políticas Subnacionais - CRH-UFBA

2012 - 2014

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto - Dep.Ciência Política, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora das seguintes disciplinas: Política Estado e Sociedade, Política III , Análise de Políticas Públicas, Metodologia de Projeto de Intervenção. Cursos: Serviço Social e Ciências Sociais

2014 - 2015

Facnorte

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora Visitante do Mestrado em em Ciências da Educação e Multidisplinariedade Disciplinas: Educação e Diversidade Cultural e Formação Humana e Ciências Sociais em Educação

2006 - 2009

Faculdade Anísio Teixeira

Vínculo: PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora de Sociologia Geral para o Curso de Direito.32h de Carga Horária Mensal

2009 - 2009

Faculdade de Artes, Ciências e Tecnologias

Vínculo: PRESTADOR DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 9

Outras informações:
Docente da Disciplina Sociologia Geral para o Curso de Direito.Carga Horária Mensal de 36 horas.

2004 - 2007

Faculdade de Ciéncias Educacionais

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 4

Outras informações:
PROFESSORA DAS SEGUINTES DISCIPLINAS: ? Sociologia ? Sociologia Contemporânea ? Ciência Política ? Formação do Estado Moderno ? Ciência Política Contemporânea ? Antropologia ? Projeto de Pesquisa ? Orientação Monografia

2010 - 2010

Faculdade de Tecnologia e Ciência

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA ORIENTADORA-EAD, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso-EAD

2011 - 2011

Faculdade Metropolitana de Camaçari

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: dOCENTE, Carga horária: 10

2007 - 2007

Faculdade Nobre

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora de Ciência Política e Teoria Geral de Estado

2011 - 2015

Faculdade Ruy Barbosa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora das seguintes disciplinas: Ciências Humanas e Sociais, Sociologia do Direito e Ciência Política e Teoria Geral do Estado. Curso : Direito

2006 - 2008

Faculdade Vasco da Gama

Vínculo: PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora de Antropologia e Ciência Política para o curso de Serviço Social. Professora de Sociologia no curso de Administração

2005 - 2006

Instituto Campus

Vínculo: PRESTADOR DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR

Outras informações:
Trabalho de pesquisa: Teste do Sistema de Consultas para o Projeto Orçamento Cidadão - Governo do Estado da Bahia Realização: Instituto Campus Período: Fevereiro de 2005 Trabalho de pesquisa: Opinião pública do eleitorado de Salvador sobre o Governo do Estado Realização: Instituto Campus Período: Abril de 2005 Trabalho de Consultoria como Cientista Política para análise de Pesquisa sobre a Opinião pública do Eleitorado de Salvador sobre o Governo do Estado. Periodo: Outubro de 2006

2002 - 2003

Pró-Reitoria de Extensão da UFBA

Vínculo: prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Projeto Sociedade Civil na Bahia: O Papel das Organizações na Elaboração, Implantação e Controle de Políticas Públicas.(Questionários, Entrevistas, Triagem e Análise dos Dados) Trabalho realizado nos Municípios de Jequié, Itiruçu e Ipiaú/ Ba

2010 - 2010

RH Max Consultoria de Ensino e Capacitação Docente

Vínculo: Prestadora de Serviço, Enquadramento Funcional: Professora de Pós Graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora do Curso de Especialização em História Contemporânea(360h)no Município de Coité- Ba. Ministrou a disciplina Capitalismo e Industrialização. Carga Horária: 20h

2009 - 2009

RH Max Consultoria de Ensino e Capacitação Docente

Vínculo: PRESTADOR DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE PÓS GRADUAÇÃO

Outras informações:
Docente da disciplina Gestão Escolar e Planejamento Pedagógico, Módúlo de 40h Curso de Pós Graduação em Gestão Escolar,em Coité-BA

2009 - 2009

RH Max Consultoria de Ensino e Capacitação Docente

Vínculo: Prestação de Srviço, Enquadramento Funcional: Professora de Pós Graduação, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora do Curso de Especialização em Gestão Escolar (360h) no Município de Coité- Ba. . Ministrou a Disciplina Gestão e Planejamento Pedagóico. carga Horária: 40h

2009 - 2009

RH Max Consultoria de Ensino e Capacitação Docente

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professora de Pós Graduação, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora do Curso de Especialização em Educação e Gestão Ambiental. Ministrou a disciplina Meio Ambiente e Educação: Uma visão anropológica. Carga Horária: 40h

2008 - 2008

RH Max Consultoria de Ensino e Capacitação Docente

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE PÓS GRADUAÇÃO, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora do Curso de Especialização em Gestão Escolar(360h) em Conceição de Coité-Ba. Disciplina : Educação e Contemporaneidade. Carga Horária: 20h

2008 - 2008

RH Max Consultoria de Ensino e Capacitação Docente

Vínculo: PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE PÓS GRADUAÇÃO, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora no Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucioanl,(360h) em Conceiçõ do Coité- Ba.Ministrou a disciplina: Relação Pedagógica e Familiar. Carga Horária- 20h

2008 - 2008

RH Max Consultoria de Ensino e Capacitação Docente

Vínculo: Preatação de Serviiço, Enquadramento Funcional: Professora de Pós Graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora do Curso de Especilização em Gestão de Pessoas ( 360h) .Ministrou a disciplina inteligência Emocional .Carga Horária: 20h

2007 - 2007

Secretaria Municipal de Saúde de Salvador

Vínculo: CARGO DE CONFIANÇA, Enquadramento Funcional: ASSESSORA POLÍTICA, Carga horária: 40

Outras informações:
Assessora do Gabinete - Responsável pela Gestão Participativa Trabalho com os Conselhos de Saúde para o fortalecimento do Controle Social do Sus

2013 - 2014

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 2

Outras informações:
Professora do Curso de Pós Graduação em Educação Profissional Disciplina- Pressupostos históricos, filosóficos, políticos e sociais da Educação Profissional

2010 - 2011

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: BOLSISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSOR FORMADOR, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora de Antropologia da Plataforma Freire no curso de Formação em Pedagogia no município de Iaçu-Ba

2010 - 2010

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador-EAD, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora Colaboradora - Curso de Administração EAD

2008 - 2009

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Cargo de Confiança, Enquadramento Funcional: Assessoria de Avaliação e Acompanhamento, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividade de assessoria para avaliação e acompanhamento dos processos e atividade da UNEB, ligada à Assessoria Técnica responsável pelo Planejamento e Orçamento da Instituição.

2005 - 2009

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COLABORADORA, Carga horária: 4

Outras informações:
Projeto de Extensão Roda da Saúde ? Elaboradora, Colaboradora e Instrutora do Curso de Capacitação de Lideranças e Conselheiros de Saúde no distrito Cabula-Beiru.Salvador/Ba Temática Trabalhada: Associativismo, Políticas Públicas, Controle Social em Saúde , participação e Cidadania.