Alfredo Canhoto
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Paraíba(1981), especialização em Suprimento em Chefia e Liderança pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial(1976), especialização em Materiais Poliméricos de Uso na Engenharia pelo Projeto de Preparação de Especialista Para o Setor Aeroespacial(1994), especialização em Medidas Físicas II pelo Centro Técnico Aeroespacial(1998), especialização em Dimensionamento e Fabricação das Estruturas de Aer pelo Projeto de Preparação de Especialista Para o Setor Aeroespacial(1990), especialização em Cad Cam Ems I E II pelo Centro Técnico Aeroespacial(1994), especialização em Materiais Aeronáuticos pelo Projeto de Preparação de Especialista Para o Setor Aeroespacial(1987), especialização em DRAFTING e I/FEM pelo Centro Técnico Aeroespacial(1994), especialização em Tecnologia dos Materiais pelo Projeto de Preparação de Especialista Para o Setor Aeroespacial(1988), especialização em Materiais Plásticos Reforçados com Fibras I pelo Projeto de Preparação de Especialista Para o Setor Aeroespacial(1986), especialização em Aperfeiçoamento Aeronáutico pelo Centro Técnico Aeroespacial(1994), especialização em Metodologia de Ensaio de Alijamento de Cargas Exte pela Aeritália(1984), especialização pela Central Aerohydrodynamic Institute(2001), especialização em Confiabilidade Metrológica pelo Centro Técnico Aeroespacial(1994), especialização em Subsonic and Transonic Aerodynamic Wind Tunnel Tes pela EADS-CASA AERODYNAMICS DEPARTMENT(2007), especialização em Melhores Práticas Fast Track to Pro/Engineer Wildf pela PARTNERVISION(2010) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico Mecânico pela Escola Técnica Professor Everardo Passos(1976). Atualmente é Tecnologista Senior do Centro Técnico Aeroespacial. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em projeto de modelos para ensaio aerodinâmico.
Informações coletadas do Lattes em 21/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Subsonic and Transonic Aerodynamic Wind Tunnel Tes
2007 - 2007
EADS-CASA AERODYNAMICS DEPARTMENT
Orientador: ----
Especialização em Materiais Poliméricos de Uso na Engenharia
1994 - 1994
Projeto de Preparação de Especialista Para o Setor Aeroespacial
Especialização em Confiabilidade Metrológica
1994 - 1994
Centro Técnico Aeroespacial
Orientador: -----
Especialização em Dimensionamento e Fabricação das Estruturas de Aer
1990 - 1990
Projeto de Preparação de Especialista Para o Setor Aeroespacial
Especialização em Tecnologia dos Materiais
1988 - 1988
Projeto de Preparação de Especialista Para o Setor Aeroespacial
Especialização em Materiais Aeronáuticos
1987 - 1987
Projeto de Preparação de Especialista Para o Setor Aeroespacial
Especialização em Materiais Plásticos Reforçados com Fibras I
1986 - 1986
Projeto de Preparação de Especialista Para o Setor Aeroespacial
Especialização em Suprimento em Chefia e Liderança
1976 - 1976
Curso técnico/profissionalizante em Técnico Mecânico
1972 - 1976
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: projeto de modelos para ensaio aerodinâmico.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Fundamentos Gerais de Projetos das Máquinas.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Estruturas Metálicas.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Processos Construtivos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Matrizes e Ferramentas.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Controle de Sistemas Mecânicos.
Outras produções
CANHOTO, A. . Especificação técnica para fabricação de modelo padrão aeronáutico. 2011.
CANHOTO, A. . BRAÇO PARA MOVIMENTAÇÃO DE MODELOS-PROJETO E ACEITAÇÃO. 2007.
CANHOTO, A. . TESTE ESTÁTICO E DINÂMICO DO MASTRO MOTORIZADO DO TA-2 PARA VERIFICAÇÃO DA FUNCIONALIDADE CONFORME ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA. 2006.
CANHOTO, A. . ESPECIFICAÇÃO PARA MELHORIAS NA MÁQUINA DE CALIBRAÇÃO DE CÉLULAS DE CARGA DO LBF. 2005.
CANHOTO, A. . ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA ADEQUAÇÃO DE MASTRO ÚNICO MOTORIZADO DO TA-2. 2005.
CANHOTO, A. . MODERNIZAÇÃO DA PONTE ROLANTE DO TA-2. 2005.
CANHOTO, A. . Especificação técnica para o mastro motorizado do túnel de vento n2. 2004.
CANHOTO, A. ; CORRA, JOÃO APARECIDO . Especificação do Sistema de manipulação das câmeras para visualizaçaõ a laser no túnel de vento n2. 2004.
CANHOTO, A. ; SADAHAKI UYENO . Especificação do serviço de modernização da balança de seis componentes do túnel de vento n2 e do sistema de calibração de células de carga. 1997.
Projetos de desenvolvimento
-
2010 - 2012
PROJETO DE MODELO PADRÃO AERONÁUTICO, Descrição: O modelo padrão consiste em comparar dados de ensaios de cargas aerodinâmicas em túneis de ventos sub-sônicos para analisar a confiabilidade metrológica dos ensaios realizados no túnel de vento número 2 do CTA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alfredo Canhoto - Coordenador / MARIA LUÍSA COLLUCCI DA COSTA REIS - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Técnico Aeroespacial, Instituto de Aeronáutica e Espaço, Túnel de Vento. , Praça Marechal do Ar Eduardo Gomes,50 IAE/ASA-L (Túnel de Vento), sala 225., Vila das Acácias, 12228904 - São José dos Campos, SP - Brasil, Telefone: (12) 39476483, Fax: (12) 39476505, URL da Homepage:
Experiência profissional
1976 - Atual
Centro Técnico AeroespacialVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Tecnologista Senior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/1999
Serviços técnicos especializados , Instituto de Aeronáutica e Espaço, Subdivisão de Aerodinâmica.,Serviço realizado, Modernização da Balança do Túnel de Vento.
-
09/1997
Serviços técnicos especializados , Instituto de Aeronáutica e Espaço, Subdivisão de Aerodinâmica.,Serviço realizado, Desenvolvimento de um Sistema para Calibração de Sensores de Força.
-
06/1995
Serviços técnicos especializados , Instituto de Aeronáutica e Espaço, Subdivisão de Aerodinâmica.,Serviço realizado, Desenvolvimento de um Dispositivo para Calibração de Anemômetros.
-
09/1976
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Aeronáutica e Espaço, Subdivisão de Aerodinâmica.,Linhas de pesquisa
-
09/1976
Serviços técnicos especializados , Instituto de Aeronáutica e Espaço, Subdivisão de Aerodinâmica.,Serviço realizado, Projeto e Fabricação de Modelos e Dispositivos para Ensaios Aerodinâmicos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alfredo Canhoto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?