Guilherme Henrique Barbosa
Possui graduação em Direito pela Universidade de Uberaba (2019). Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. , atuando principalmente nos seguintes temas: ações afirmativas, educação e étnico-racial.
Informações coletadas do Lattes em 18/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em andamento em Educação Tecnológica
2021 - Atual
Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Otaviano José Pereira
Especialização em DIREITOS HUMANOS E QUESTÕES ÉTNICO ? SOCIAIS
2019 - 2020
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: A Constitucionalidade das políticas públicas voltadas para as comunidades quilombolas
Graduação em Direito
2017 - 2019
Universidade de Uberaba
Título: As políticas públicas promocionais voltadas para as comunidades quilombolas
Orientador: Thaísa Haber Faleiros
Graduação interrompida em 2014 em Direito
2010 - Atual
Universidade Federal de Uberlândia
Ano de interrupção: 2014
Formação complementar
2001 - 2002
Introdução à Informática, Internet e Digitação. (Carga horária: 35h). , TreinaSoft Escola de Informática, TREINASOFT, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Organização de eventos
BARBOSA, G. H. . "Curso de Reciclagem em Mamografia. 2018. (Outro).
BARBOSA, G. H. . " X Encontro Científico de Técnicos em Enfermagem de Uberaba e Região - Trajetórias, Contribuições e Desafios para a Enfermagem. 2018. (Outro).
BARBOSA, G. H. . Jornada Jurídica 2011 - O Direito em Consonância com a realidade: Construindo a Democracia rumo à Justiça Social. 2011. (Congresso).
Participação em eventos
I Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Uberlândia.As políticas públicas promocionais voltadas para as comunidades quilombolas: igualdade, diferença, distribuição e reconhecimento. 2014. (Encontro).
20 Simpósio Internacional de iniciação Científica.Patrimônio: Uma comunidade negra se descobrindo como Quilombo Urbano. 2012. (Simpósio).
GT n 2 - Teoria, Metodologia e Filosofia do Direito; GT n 3 - Teoria do Estado, diálogos institucionais e legitimidade. 2012. (Seminário).
I Congresso Internacional de Filosofia Jurídica e Política da Universidade Federal de Uberlândia. O princípio da igualdade nos programas de ação afirmativa que discriminam positivamente no. 2012. (Congresso).
II Seminário de Direitos Humanos da FENED. 2012. (Seminário).
Jornada Jurídica 2012: A função e os limites do Direito na consolidação de um Estado Social-Democrático: do direito do Estado ao Estado de Direito. O paradigma da politização no ensino jurídico no Brasil. 2012. (Congresso).
Jornada Jurídica 2012:A função e os limites do Direito na consolidação de um Estado Social-Democrático: do direito do Estado ao Estado de Direito.. 'Direito, Cidadania e Relações Etnicorraciais: as inovações das leis n 10.639/03 e 12.288/10'. 2012. (Congresso).
Jornada Jurídica 2012: A função e os limites do Direito na consolidação de um Estado Social-Democrático: do direito do Estado ao Estado de Direito.. 2012. (Congresso).
Palestra - Violência Contra as Mulheres: Entre as Raças, Etnias e Classes Sociais. 2012. (Outra).
VIII Seminário Racismo e Educação e VII Seminário Gênero, Raça e Etnia. 2012. (Seminário).
VIII Seminário Racismo e Educação e VII Seminário Gênero, Raça e Etnia.?Cidadania para o ensino das relações étnico raciais?. 2012. (Encontro).
32 Encontro Nacional de Estudantes de Direito.O Paradigma da Politização no Ensino Jurídico no Brasil. 2011. (Encontro).
32 Encontro Nacional de Estudantes de Direito. 2011. (Encontro).
32 Encontro Nacional de Estudantes de Direito - ENED. O paradigma da politização no ensino jurídico no Brasil. 2011. (Congresso).
A Globalização e seus reflexos multidimensionais na América do Sul. 2011. (Oficina).
I Congresso Internacional de Direito e Marxismo. 2011. (Congresso).
Incentivo ao uso de meios alternativos de pacificação social: conciliação e mediação. 2011. (Oficina).
Jornada Jurídica 2011 - O Direito em consonância com a realidade: Construindo a Democracia rumo à Justiça Social. 2011. (Congresso).
Jornada Jurídica 2011 - O Direito em consonância com a realidade: Contruindo a Democracia rumo à Justiça Social. O paradigma da politização no ensino jurídico no Brasil. 2011. (Congresso).
Jornada Jurídica 2011 - O Direito em consonância com a realidade: Contruindo a Democracia rumo à Justiça Social.O PARADIGMA DA POLITIZAÇÃO DO ENSINO JURÍDICO NO BRASIL. 2011. (Seminário).
VI Cine-Debate Democracia e Justiça de Transição - "Cabra marcado para morrer". 2011. (Oficina).
XXII Semana Jurídica - UNESP.Macro Observação das Ações Afirmativas. 2011. (Outra).
A Proteção dos Direitos Humanos e o Sistema de Justiça.MARXISMO & DIREITO: O FENÔMENO JURÍDICO NA INTRODUÇÃO À CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA. 2010. (Seminário).
A Proteção dos Direitos Humanos e o Sistema de Justiça. 2010. (Seminário).
I Encontro Regional de Iniciação Científica da Pesquisa Jurídica.Apontamentos críticos sobre o direito nas obras de Marx & Engels. 2010. (Encontro).
II Cine Debate Sobre Democracia e Justiça de Transição. 2010. (Outra).
III Cine Debate Sobre Democracia e Justiça de Transição. 2010. (Outra).
IX Seminário da Pesquisa Jurídica."Observações do Fenômeno da Politização no Meio Universitário". 2010. (Seminário).
Jornada Jurídica 2010 - Expansão Jurídica e Transformação Social: O Direito como Instrumento da Coletividade. 2010. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
BARBOSA, G. H. . MARXISMO E DIREITO: A PERCEPEÇÃO DO FENÔMENO JURÍDICO NA INTRODUÇÃO À CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA. REVISTA DO CAAP , v. 2, p. 95-114, 2011.
-
BARBOSA, G. H. ; OLIVEIRA, H. D. ; FREITAS, L. A. . CIDADANIA E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NA ESCOLA. In: VIII Seminário Racismo e Educação & VII Seminário de Gênero, Raça e Etnia, 2012, Uberlândia. Anais / VIII Seminário Racismo e Educação & VII Seminário de Gênero, Raça e Etnia. Uberlândia: Sistema de Bibliotecas da UFU, 2012. v. I. p. 1-92.
-
BARBOSA, G. H. ; FERREIRA, E. ; MACEDO, L. B. . Apontamentos críticos sobre o Direito nas obras de Marx & Engels. In: Seminário 'A Proteção dos Direitos Humanos e o Sistema de Justiça', 2010, Rio de Janeiro. Anais do Seminário "A Proteção dos Direitos Humanos e o Sistema de Justiça". Rio de Janeiro: Gramma Livraria e Editora, 2010. v. 1. p. 1-79.
-
BARBOSA, G. H. . As políticas públicas promocionais voltadas para as comunidades quilombolas: igualdade, diferença, distribuição e reconhecimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARBOSA, G. H. . Patrimônio: Uma comunidade negra se descobrindo como Quilombo Urbano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BARBOSA, G. H. . O princípio da igualdade nos programas da ação afirmativa que discriminam positivamente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, G. H. . As ações afirmativas como instrumento de efetivação das comunidades quilombolas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARBOSA, G. H. . O paradigma da politização no ensino jurídico no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARBOSA, G. H. . Direito, Cidadania e Relações Etnicorraciais: as inovações das leis n 10.639/03 e 12.288/10. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, G. H. ; FREITAS, L. A. . Cidadania para o ensino das relações étnico raciais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARBOSA, G. H. . O Paradigma da politização no Ensino Jurídico no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARBOSA, G. H. . O paradigma da politização no ensino jurídico no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, G. H. . Macro Observação das Ações Afirmativas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARBOSA, G. H. . Apontamentos críticos sobre o direito nas obras de Marx & Engels. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARBOSA, G. H. ; FERREIRA, E. ; MACEDO, L. B. . MARXISMO & DIREITO: O FENÔMENO JURÍDICO NA INTRODUÇÃO À CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARBOSA, G. H. ; MUNIZ FILHO, J. C. . Observações do Fenômeno da Politização no Meio Universitário. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2014
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de IC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsita do Projeto "Políticas públicas voltadas para as comunidades quilombolas: Igualdade, Diferença, Distribuição e Reconhecimento", orientado pelo Prof. Dr. Helvécio Damis de Oliveira Cunha.
2012 - 2012
Programa Institucional de Bolsa de ExtensãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
2011 - 2013
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12
2010 - 2011
Diretório Acadêmico XXI de AbrilVínculo: membro, Enquadramento Funcional: Comissão de Assuntos Acadêmicos, Carga horária: 20
2017 - Atual
Universidade Federal do Triângulo MineiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 30
Outras informações:
Gestor de Fiscalização de Contrato - Portaria 15 de 08 de fevereiro de 2019
Membro efetivo do Colegiado - 2017 - atual
2015 - 2017
Escritório Jurídico Laura AntônioVínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: Assessor jurídico, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Guilherme Henrique Barbosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?