Michelle Cardoso Chagas Morsch

Possui graduação em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Concluiu o Mestrado em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro em março de 2012. Concluiu o Doutorado em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro em julho de 2022. Possui experiência profissional no mercado, com ênfase no ensino de língua portuguesa e literaturas brasileira, portuguesa e africanas. Atualmente, é professora de língua portuguesa e literaturas do Estado do Rio de Janeiro.

Informações coletadas do Lattes em 23/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)

2018 - 2022

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Uma dança entre mulheres: uma visão introdutória da sororidade em "Niketche - Uma História de Poligamia"
Maria Teresa Salgado Guimarães da Silva. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

2010 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Letras, sons e ecos: a musicalidade na Poesia de José Craveirinha, Ano de Obtenção: 2012
Maria Teresa Salgado Guimarães da Silva.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Letras; Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas / Especialidade: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Letras

2005 - 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas/Especialidade: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Participação em eventos

I Encontro Internacional Escritas do Corpo Feminino.Uma dança entre mulheres: a sororidade em "Niketche". 2018. (Encontro).

III Mostra de Cinema Africano: Encontro com Luís Carlos Patraquim. 2017. (Encontro).

IX Seminário de Teses e Dissertações em Andamento."Letras, sons e ecos: a musicalidade na Poesia de José Craveirinha". 2011. (Seminário).

Música e Literatura: entrelaçamentos possíveis. 2011. (Seminário).

A República das Letras e a República nas Letras. 2010. (Congresso).

IV Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.A musicalidade na poesia de José Craveirinha. 2010. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • CHAGAS, M. C. . Os sotaques musicais na poesia de José Craveirinha. Mulemba , v. 01, p. 01, 2012.

  • CHAGAS, M. C. . Xigubo e Karingana ua Karingana: os sotaques musicais na poesia de José Craveirinha. In: Lola Geraldes Xavier. (Org.). Ecos de Moçambique: um século de José Craveirinha. 1ed.São Paulo: Blucher, 2022, v. 268, p. 25-.

  • CHAGAS, M. C. . Uma dança entre mulheres: a sororidade em 'Niketche'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHAGAS, M. C. . Letras, sons e ecos: a musicalidade na poesia de José Craveirinha. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHAGAS, M. C. . A musicalidade na poesia de José Craveirinha. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CHAGAS, M. C. . Letras, sons e ecos: a musicalidade na Poesia de José Craveirinha 2012 (Dissertação de mestrado).

  • CHAGAS, M. C. . Vozes Poéticas Moçambicanas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras. , Avenida Horácio Macedo, 2151, Ilha do Fundão, 21941917 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25989745

Experiência profissional

2010 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Mestrado, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 6

2012 - 2014

Colégio Pedro II

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Literatura, Carga horária: 40

2015 - Atual

Colégio Estadual Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Literaturas, Carga horária: 12

2010 - 2014

Colégio Estadual Professora Sônia Regina Scudese

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de língua portuguesa e literaturas, Carga horária: 12

2019 - Atual

Colégio Estadual Heitor Lira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Práticas Pedagógicas, Carga horária: 16

2011 - 2012

Colégio Estadual Heitor Lira

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Alfabetização e Letramento, Carga horária: 6

2012 - 2012

Escola Pio XII

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 15

2011 - 2011

Colégio e Curso PROSPER

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora de língua portuguesa e literatura, Carga horária: 4

2009 - 2010

Centro Educacional Nova Luz

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de língua portuguesa, Carga horária: 12

2008 - 2008

Centro Educacional Rosa Chama

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 4

2007 - 2007

Curso Estudo Mais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora de Língua Portuguesa, Carga horária: 10