Maiara Bulhão de Souza
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (2015). Possui pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Instituto De Ensino Superior Franciscano IESF (2017). Pós-graduanda em Gestão Escolar pela UEMANET. Pós-graduanda em Educação Especial e Inclusiva pela FACUMINAS. Atualmente atua como Professora Suporte Pedagógico - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS. e como coordenadora pedagógica na creche-escola Encanto do Saber. Tem experiência na área de Educação, com ênfase Gestão Escolar e Educação Especial e Inclusiva, Ens. Fundamental Anos Iniciais e Finais, Formação de Professores e Pedagogia Social.
Informações coletadas do Lattes em 22/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Educação Especial e Inclusiva
2025 - Atual
Especialização em andamento em Especialização em Gestão Escolar
2025 - Atual
Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica
2015 - 2017
Instituto de Ensino Superior Franciscano
Título: A INFLUÊNCIA DA ROTINA PARA A EFICÁCIA DA MEMÓRIA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR: um estudo de caso psicopedagógico
Orientador: Lizilene Araújo Neves
Graduação em Pedagogia
2011 - 2015
Universidade Estadual do Maranhão
Título: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: um relato de experiências do Projeto Escola de Educadores na Rede Leitora ?Ler pra Valer? em São Luís
Orientador: Profª. Msc. Terezinha de Jesus Amaral da Silva
Formação complementar
2025 - 2025
Extensão universitária em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2024 - 2025
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI). (Carga horária: 20h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS, SEMED, Brasil.
2023 - 2023
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SUPORTE PEDAGÓGICO 2023 - ANOS FINAIS. (Carga horária: 60h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS, SEMED, Brasil.
2023 - 2023
Diálogos Socioemocionais. (Carga horária: 16h). , Instituto Ayrton Senna, AYRTON SENNA, Brasil.
2022 - 2022
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SUPORTE PEDAGÓGICO 2022. (Carga horária: 56h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS, SEMED, Brasil.
2020 - 2020
Curso de Desenvolvimento Humano e Educação. , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Curso de Extensão em Educação, Pobreza e Desigualdade Social. , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2018 - 2018
Project Management for Development Professionals (PMD Pro) Level 1 Examinat. , APMG International, APMG, Inglaterra.
2017 - 2017
Curso de Educadores Sociais. , CURSOS ABELINE, ABELINE, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Introdução à Informática. , FUNDACAO BRADESCO, FB, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Direitos Humanos. , BUZZERO.COM, BUZZERO, Brasil.
2015 - 2015
Curso de TI na Educação. , FUNDACAO BRADESCO, FB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Musicalização para a Educação Básica. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.
Organização de eventos
SOUZA, Maiara B. de ; SÁ, Leyland Carla Pinheiro . CURSO INTENSIVO DE PEI PARA EDUCADORES. 2025. (Outro).
Participação em eventos
X SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. 2025. (Simpósio).
6º CBEU ? Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Escola de Educadores: apoio e assistência pedagógica a educadores sociais e escolares na Rede Leitora em São Luís. 2014. (Congresso).
7ª Jornada de Extensão Universitária ? JOEX: A UEMA EM DIÁLOGOS EXTENSIVOS: caminhos percorridos na interface de saberes. (.Escola de Educadores: apoio e assistência pedagógica a educadores sociais e escolares na Rede Leitora em São Luís. 2014. (Outra).
7ª Jornada de Extensão Universitária ? JOEX: A UEMA EM DIÁLOGOS EXTENSIVOS: caminhos percorridos na interface de saberes. (. 2014. (Outra).
Roda de diálogos ?Mídia e Consumismo Infantil?. 2014. (Outra).
Seminário de Integração e Socialização de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Especialização em Educação de Jovens, Adultos e Idosos ? CEPEJAI - UEMA. 2014. (Seminário).
III Congresso Internacional do Envelhecimento Humano. 2013. (Congresso).
IV Semana de Pedagogia da Uema. 2013. (Outra).
32º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia - ENEPe.ntr. 2012. (Encontro).
5ª Jornada de Extensão da Uema - JOEX. 2012. (Outra).
O XXIV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E IV SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UEMA. 2012. (Seminário).
Participação em bancas
SOUZA, Maiara B. de; SÁ, Leyland Carla Pinheiro. AUTISMO NA ESCOLA: uma análise bibliográfica sobre as barreiras, os desafios e as estratégias para inclusão escolar. 2025 - Núcleo de Tecnologias para a Educação.
SOUZA, Maiara B. de; SÁ, Leyland Carla Pinheiro. INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: utopia ou realidade?. 2025 - Núcleo de Tecnologias para a Educação.
SOUZA, Maiara B. de; SÁ, Leyland Carla Pinheiro. OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 2025 - Núcleo de Tecnologias para a Educação.
SOUZA, Maiara B. de; SÁ, Leyland Carla Pinheiro. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: desafios para inclusão. 2025 - Núcleo de Tecnologias para a Educação.
SOUZA, Maiara B. de; SÁ, Leyland Carla Pinheiro. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: análise da relação familiar no processo do diagnóstico. 2025 - Núcleo de Tecnologias para a Educação.
SOUZA, Maiara B. de; SILVA, R. J. P.; PEREIRA, F. S.. AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um olhar no cotidiano da UEB Josefina Serrão. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
Orientou
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um olhar no cotidiano da UEB Josefina Serrão; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Maiara Bulhão de Souza;
Produções bibliográficas
-
BALBINO, J. ; SOUZA, Maiara B. de . O DIREITO DE APRENDER COM O OUTRO: A INCLUSÃO COMO EXPERIÊNCIA COLETIVA E NÃO INDIVIDUAL. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , v. 7, p. 1-9, 2025.
-
SOUZA, Maiara B. de ; SÁ, Leyland Carla Pinheiro . O PEI COMO ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA. In: Gerviz Fernandes de Lima Damasceno; Cleudiana Lima da Cunha; Francisco Hélio Damasceno Ferreira. (Org.). MÚLTIPLOS OLHARES: EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS. 1ed.Itapiranga: Editora Schreiben, 2025, v. 1, p. 123-133.
-
SOUZA, Maiara B. de ; SÁ, Leyland Carla Pinheiro . CURSO INTENSIVO DE PEI PARA EDUCADORES. 2025. .
Prêmios
2014
Prêmio Jovem Extensionista, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
secretaria municipal de educação de são luísVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Suporte Pedagógico, Carga horária: 24
2025 - Atual
Instituto Social da Cidadania Juscelino KubitschekVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Formadora
2018 - 2020
Plan International Brasil, PlanVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - 2017
Serviço Social da IndústriaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista I - Pedagoga, Carga horária: 40
2015 - 2016
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico Institucional, Carga horária: 20
2017 - 2018
Núcleo de Tecnologias para a EducaçãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente do Curso de Pedagogia, Carga horária: 40
2015 - 2015
Qualis Consultoria e EventosVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Instrutora na Jornada Pedagógica ? Educação Infantil, no município de Mirinzal, com a temática: Cultura Afro Brasileira.
2014 - 2014
Qualis Consultoria e EventosVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutora, Carga horária: 20
Outras informações:
Instrutora na Semana Pedagógica ? Educação Infantil, no município de Presidente Juscelino, com atividades relacionadas à Psicogênese da Escrita, Avaliação Diagnóstica na Alfabetização e Planejamento.
2015 - 2015
Espaço Integrado de Educação e SaúdeVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Acompanhamento Pedagógico, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maiara Bulhão de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?