Mônica Duarte Cavaignac

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Direito pelo Centro Universitário Estácio de Sá. É mestra em Educação e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Mestrado Acadêmico em Serviço Social (MASS) e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da UECE. Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE). Pró-reitora de Políticas Estudantis da UECE. Vice-coordenadora do MASS/UECE. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Exclusão Social (GEPPES/UECE).

Informações coletadas do Lattes em 31/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

2006 - 2010

Universidade Federal do Ceará
Título: Relações de trabalho e ralações no trabalho na lógica capitalista contemporânea: um olhar sobre atendentes do call center de uma empresa de telecomunicações
Alba Maria Pinho de Carvalho. Palavras-chave: Qualificação, Trabalho, Capital; trabalho, desemprego, subjetividade.

Mestrado em Educação

2001 - 2003

Universidade Federal do Ceará
Título: A subjetividade do tabalhador e a lógica capitalista de exploração do trabalho: um estudo de caso no mercado de trabalho em Fortaleza, Ano de Obtenção: 2003
Enéas Arrais Neto.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Direito

2008 - 2015

CENTRO UNIVERSITARIO ESTACIO DE SÁ

Graduação em Serviço Social

1995 - 2000

Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutorado

2017 - 2018

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Formação complementar

2024 - 2024

Metodologias quantitativas. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2024 - 2024

Aperfeiçoamento das Comissões de Heteroidentificação. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2023 - 2023

I Seminário Eleições e Políticas Públicas. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Prática docente no ensino superior: planejamento, metodologias e avaliação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2020 - 2020

Formação em ferramentas Gsuite for education. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2020 - 2020

I Oficina sobre a Política de cotas étnico-raciais nas instituições de ensi. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2019 - 2019

Double degree agreements: what, why, and how do you make?. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2018 - 2018

Avaliação Educacional. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2017 - 2017

Formação de Professores e Epistemologia da Prática. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2015 - 2015

Curso autoinstrucional Conceitos e Princípios Fundamentais do Direito Tribu. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2015 - 2015

Curso online para OAB 2ª fase - Direito Constitucional - XVII Exame de Orde. (Carga horária: 80h). , Complexo de Ensino Renato Saraiva, CERS, Brasil.

2015 - 2015

Curso autoinstrucional Reforma no CPP. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Formação de Conciliadores e Mediadores. (Carga horária: 30h). , Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FIC, Brasil.

2010 - 2010

As competências pedagógicas do professor universit. (Carga horária: 9h). , Faculdade Cearense, FAC, Brasil.

2010 - 2010

Programa de Formação Permanente de Professores. (Carga horária: 11h). , Faculdade Cearense, FAC, Brasil.

2005 - 2005

Trabalho e Sociabilidade. , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2003 - 2003

Chefia e Liderança. (Carga horária: 90h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2003 - 2003

Planejamento e Avaliação com Foco em Competências. (Carga horária: 32h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2002 - 2002

Gerência de Recursos Humanos. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

1997 - 2001

Língua Inglesa. (Carga horária: 420h). , Casa de Cultura Britânica da Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1999 - 1999

Talentos e Habilidades em Recursos Humanos. (Carga horária: 40h). , Conselho Regional de Serviço Social/CE, CRESS/CE, Brasil.

1999 - 1999

Windows/Word. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional do Ceará, SENAI/DR/CE, Brasil.

1998 - 1998

Serviço Social e Trabalho. (Carga horária: 40h). , Conselho Regional de Serviço Social/CE, CRESS/CE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Organização de eventos

MACARIO, E. ; VALE, E. S. ; CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE . Crise e Mundo do Trabalho no Brasil: desafios para a classe trabalhadora. 2018. (Outro).

Participação em eventos

Curso de Formação em Heteroidentificação do IFCE. 2022. (Encontro).

Curso de políticas afirmativas e cotas raciais.O papel das comissões de heteroidentificação. 2022. (Outra).

Semana da Integração da FAFIDAM.Vida acadêmica e saúde mental. 2022. (Outra).

XXVII Semana Universitária da UECE. 2022. (Encontro).

VI Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores: educação como prática da esperança.Educação superior e trabalho docente na lógica capitalista contemporânea. 2019. (Encontro).

XXIV Semana Universitária da UECE. 2019. (Outra).

VI Seminário CETROS. Crise e mundo do trabalho no Brasil: desafios para a classe trabalhadora.Neoliberalismo, Trabalho e Educação no Brasil: um balanço dos últimos 25 anos. 2018. (Seminário).

XXII Semana Universitária da UECE.A disciplina de Metodologia do Ensino Superior como estratégia de formação de professores: relato de experiência no Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social. 2017. (Outra).

XXII Semana Universitária da UECE.A assistência estudantil e o acesso à educação superior: um estudo com os/as estudantes do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará. 2017. (Outra).

XXI Semana Universitária da UECE.O processo de trabalho da equipe multiprofissional da assistência estudantilno Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE - Campus Crateús. 2016. (Outra).

XXI Semana Universitária da UECE.A política de assistência estudantil como instrumento de efetivação de um direito humano. 2016. (Outra).

Oficina Nacional de Graduação e Pós-Graduação da ABEPSS. 2015. (Oficina).

VII Jornada Internacional de Políticas Públicas: pra além da crise global.A política de assistência estudantil em debate: do ingresso à permanência no ensino superior. 2015. (Outra).

Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social - ENPESS.O trabalho dos/das assistentes sociais no campo sociojurídico. 2014. (Encontro).

Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Socialo.A exploração do trabalho no telemarketing: dimensões de classe, gênero e geração. 2014. (Encontro).

II Fórum Nacional de Dirteito Constitucional: a constitucionalização dos direitos específicos. 2014. (Outra).

V Fórum de Supervisores de Estágio em Serviço Social. 2014. (Outra).

XIX Semana Universitária da UECE. Interiorizar para compartilhar: a universidade e o desenvolvimento regional.O trabalho das assistentes sociais no sociojurídico: um olhar sobre a realidade de Fortaleza. 2014. (Outra).

IV Seminário CETROS.Reestruturação produtiva e mundo do trabalho. 2013. (Seminário).

IV Seminário CETROS.CRISE, RESTAURAÇÃO E TENDÊNCIAS DO CAPITAL NA CONTEMPORANEIDADE. 2013. (Seminário).

Seminário Comemorativo ao dia do(a) assistente social.Relatos de experiência: Serviço Social contra a exploração do trabalho. 2013. (Seminário).

III Fórum Estadual de Supervisores de Estágio em Serviço Social. 2012. (Encontro).

II Encontro de Estagiários do Hospital São José. 2011. (Outra).

II Encontro de Serviço Social da Faculdade Cearense.A inserção do Serviço Social na viabilização do BPC (Benefício de Prestação Continuada). 2011. (Encontro).

I Encontro de Iniciação Científica do Curso de Serviço Social da FaC.Relações de trabalho e relações no trabalho na lógica capitalista contemporânea: um olhar sobre atendentes do call center de uma empresa de telecomunicações. 2010. (Encontro).

I Encontro de Iniciação Científica do Curso de Serviço Social da FaC.A realidade social e as múltiplas faces do cotidiano. 2010. (Encontro).

Seminário A história da pobreza no Ceará.A história da pobreza no Ceará. 2010. (Seminário).

Direito 2009. 2009. (Congresso).

V Seminário RUPAL: Poder e Políticas Públicas na América Latina.A privatização da coisa pública no contexto da globalização: perspectivas dos direitos sociais e do trabalho. 2008. (Seminário).

I Encontro de Políticas Públicas e Inclusão Social.Políticas Setoriais e Inclusão Social no Brasil. 2007. (Encontro).

II Encontro de Ciências Sociais do Estado do Ceará.Cultura e Política na Modernidade: tendências atuais da sociedade capitalista. 2007. (Encontro).

I Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores.Qualificação Social e Profissional para o Primeiro Emprego: Contradições, Limites e Desafios em Tempos de Crise. 2006. (Encontro).

57ª Reunião Anual da SBPC.A Subjetividade do Trabalhador e a Lógica Capitalista de Exploração do Trabalho. 2005. (Encontro).

XI Congresso Nacional de Assistentes Sociais e III Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade. XI Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e III Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade. 2004. (Congresso).

I Encontro do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Exclusão Social.I Encontro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Exclusão Social. 2003. (Encontro).

III Seminário de Formação Continuada: Educação e Cultura no Processo de Inserção Social.III Seminário de Formação Continuada: Educação e Cultura no Processo de Inserção Social. 2003. (Seminário).

I Seminário de Educação Profissional com Inclusão Social.I Seminário de Educação Profissional com Inclusão Social. 2003. (Seminário).

Oficina de Educação Ambiental.Educação Ambiental. 2003. (Oficina).

Oficina de Práticas Pedagógicas para o Programa de Aprendizagem Comercial.Práticas Pedagógicas para o Programa de Aprendizagem Comercial. 2003. (Oficina).

V Jornada de Educação do Norte-Nordeste.V Jornada de Educação do Norte-Nordeste. 2003. (Outra).

A Crise da Sociedade do Trabalho e seus Críticos.A Crise da Sociedade do Trabalho e seus Críticos. 2001. (Seminário).

I Conferência de Saúde Mental de Fortaleza.I Conferência Municipal de Saúde Mental de Fortaleza. 2001. (Outra).

II Conferência de Saúde Mental do Ceará.II Conferência de Saúde Mental do Ceará. 2001. (Outra).

Educando através da Arte: Teatro de Bonecos.Educando através da Arte: Teatro de Bonecos. 1999. (Oficina).

IV Semana Universitária da UECE.IV Semana Universitária da UECE. 1999. (Encontro).

IX Seminário Nacional de Formação Profissional e Movimento Estudantil em Serviço Social.IX Seminário Nacional de Formação Profissional e Movimento Estudantil em Serviço Social. 1999. (Seminário).

III Semana Universitária da UECE.III Semana Universitária da UECE. 1998. (Encontro).

II Semana Universitária da UECE.II Semana Universitária da UECE. 1997. (Encontro).

Seminário Manifestações histórico-contemporâneas: repercussões no Serviço Social.Manifestações histórico-contemporâneas: repercussões no Serviço Social. 1997. (Seminário).

I Semana Universitária da UECE.I Semana Universitária da UECE. 1996. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Fernanda Venâncio Farias

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; MOURA, E. M.; MEDEIROS, M. S. S.. Cotas raciais e permanência estudantil na Universidade Estadual do Ceará: a construção do direito a ter direito. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Fernanda Venâncio Farias

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; MOURA, E. M.; MEDEIROS, M. S. S.. Cotas raciais e permanência estudantil na Universidade Estadual do Ceará: a construção do direito a ter direito. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Luiz Fernando de Sousa Martilis

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; MENEZES, K. M. G.; VALE, E. S.. O trabalho docente de assistentes sociais no ensino semipresencial: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada na cidade de Fortaleza. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Soc) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Lívia Kelly da Silva

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; MACARIO, E.; BEZERRA, L. M. P. S.. Trabalho e organização política no âmbito da assistência social: um estudo com trabalhadores(as) do SUAS participantes do Fórum Estadual de trabalhadores(as) do Sistema único de Assistência Social do Ceará (FETSUAS-CE). 2022. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: FERNANDO ANTÔNIO ALVES DOS SANTOS

CISNE, J. J. N.; MAGALHAES JUNIOR, A. G.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE. Políticas de permanência dos estudantes nas universidades públicas: análise da realidade nos cursos de graduação da Universidade Estadual do Ceará - UECE (2017-2021). 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Nathalia Furtado Gurgel

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; ALVES, G. A. P.; MACARIO, E.. Aspectos ideológicos do empreendedorismo: um estudo das condições objetivas e subjetivas de trabalho do microempreendedor individual na cidade de Fortaleza-CE. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Karine Carneiro de Oliveira Silva

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; MORENO, D.; VALE, E. S.. Trabalho e informalidade: um estudo sobre as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores da Feira Livre de Aracati-CE. 2020. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Bruna Lena Carneiro

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; AZEVEDO, E. E. B.; PEIXOTO, S. L.. Serviço Social no Campo Sociojurídico: um estudo sobre o processo de entrega legal de crianças para adoção. 2020. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Nayana Lima Santos

MACARIO, E.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; ROCHA, A. R. M. E.. A mercantilização do ensino superior e seus rebatimentos no trabalho docente nos cursos de Serviço Social das instituições privadas presenciais do estado do Ceará. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Alana Dutra do Carmo

MAGALHAES JUNIOR, A. G.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; SILVA NETA, M. L.. Avaliação no ensino e aprendizagem; aspectos cartográficos da constituição da formação, saberes e práticas de professores do Curso de Pedagogia UAB/UECE. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Carlos Marcelo Silva Patricio

MADEIRA, M. Z.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; VALE, E. S.. "Assistentes sociais cooperadas": os sentidos das relações de trabalho no contexto do cooperativismo na saúde pública. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Alessandra de Oliveira Maciel

MAGALHAES JUNIOR, A. G.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; SILVA NETA, M. L.. Cartografia da formação, saberes e práticas avaliativas de professores no Curso de Matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Flávia Gonçalves da Silva

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; ANDRADE, F. R. B.; BEZERRA, L. M. P. S.. Assistência estudantil na Universidade Estadual do Ceará (UECE): um instrumento de acesso à educação superior para os/as alunos/as do curso de Serviço Social?. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Fabricia Ferreira de Freitas

MAGALHAES JUNIOR, A. G.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; OLIVEIRA, L. G. L.. Audiência de custódia: compreendendo sua implementação no estado do Ceará. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Ludimila Façanha Lopes

ANDRADE, F. R. B.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; ARAUJO, H. L. M. R.. As contribuições da assistência estudantil para a formação inicial de professores no IFCE campus Canindé: uma análise do auxílio formação. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Shirley Aguiar Girão

MAGALHAES JUNIOR, A. G.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; OLIVEIRA, L. G. L.. Monitoramento eletrônico de egressos: implementação no Ceará. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Renata Maria Paiva da Costa

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; ANDRADE, F. R. B.; VALE, E. S.. O Serviço Social no contexto da educação: reflexões acerca dos desafios do trabalho do assistente social no IFCE. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Vania Maria Cavalcante de Sousa

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; MAGALHAES JUNIOR, A. G.; CARNEIRO, C.. Formação Pedagógica de tutores para o ensino a distância - EaD na Universidade Estadual do Ceará - UECE. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Ensino na Saúde) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Aline Araújo Martins

CAVAIGNAC, M. D.; BEZERRA, L. M. P. S.; ANDRADE, F. R. B.. A Política de Assistência Social e a promoção ao trabalho: uma análise do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC Brasil sem Miséria na percepção dos egressos. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maria Erica Ribeiro Pereira

FROTA, M. H. P.; FROTA, F. H. S.;CAVAIGNAC, M. D.. As engrenagens da terceirização na assistência social: estudo com trabalhadores do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) - Regional de Fortaleza- Ceará. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maria Auxiliadora de Araújo

ANDRADE, F. R. B.; VALE, E. S.;CAVAIGNAC, M. D.. Supervisão de estágio: desafios enfrentados pelos assistentes sociais que atuam como supervisores acadêmicos e de campo em Fortaleza/CE. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Soc) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Renata Maria Paiva da Costa

ZIENTARSKI, C.; ROCHA, A. R. M. E.; GOMES, K. M.; ANDRADE, F. R. B.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE. A assistência estudantil como política de acesso ao ensino superior no Brasil: um estudo sobre o papel do auxílio financeiro estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 2024 - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Hanuzia Pereira Ferreira

ANDRADE, F. R. B.; REDONDO, E. G.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; ALVES, G. A. P.; MARTINS, E. S.. Mundo do trabalho, nova gestão pública e a trajetória dos docentes da educação profissional no Ceará. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: José Cavalcante Arnaud

MAGALHAES JUNIOR, A. G.; LIMA, M. A. M.; VIDAL, E. M.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; PESSOA JUNIOR, J. R. C.. O financiamento do ensino médio público no contexto das políticas públicas do Ceará de 2008 a 2014. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Sarah Bezerra Luna Varela Machado

MAGALHAES JUNIOR, A. G.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; RODRIGUES, R. M.; THERRIEN, J.; LIMA, M. S. L.. Docência universitária em cursos de licenciatura na Faculdade de Educação de Itapipoca/UECE: cartografias de percursos formativos, constituição de saberes e vivências de práticas de ensino. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Lise Mary Soares Souza

GONCALVES, R. M. P.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; GOMES, V. C.; MORAES, B. M.; SEGUNDO, M. D. M.. Caminho de formação para a vida: ensinando e aprendendo com os egressos do sistema penitenciário. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: RENATA ROSA RUSSO PINHEIRO COSTA RIBEIRO

MAGALHAES JUNIOR, A. G.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; ALVES, F. C.; PEQUENO, A. M. C.; DIAS, A. M. I.. Cartografia dos percursos de formaçãodos saberes e das práticas de ensino dos professores da disciplina de Didática em cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Ceará - UECE. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: MARIA CLEIDE DA SILVA RIBEIRO LEITE

ANDRADE, F. R. B.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; ROCHA, A. R. M. E.; LIMA, M. S. L.; ALMEIDA, S. M. N.. O Projeto Professor Diretor de Turma e a profissionalidade docente no contexto da educação profissional. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Renata Maria Paiva da Costa

ZIENTARSKI, C.; ROCHA, A. R. M. E.; MONTENEGRO, D. M.; ANDRADE, F. R. B.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE. A assistência estudantil como política de acesso à educação superior no Brasil: um estudo sobre o papel do auxílio financeiro estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Mariana da Silva Gomes

BENEVIDES, M. G.; ANDRADE, F. R. B.; FONTELES FILHO, J. M.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; CARDOSO, G. C. C.. A lei de acesso à informação como instrumento de controle social. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: ELYDIANA DE SOUZA SOARES PONTES

ANDRADE, F. R. B.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; MAIA FILHO, O. N.. Assistente social docente e projeto ético-político do Serviço Social: as estratégias político-pedagógicas para a implementação das diretrizes curriculares. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Mayara Alves Loyola Pacheco

MAGALHAES JUNIOR, A. G.; SAMPAIO, J. J. C.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; MELO, F. E.; PEQUENO, A. M. C.. Formação, saberes e práticas dos professores do Curso de Medicina. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maria Auxiliadora de Araújo

ANDRADE, F. R. B.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; MORAES, A. C.. A teoria social crítica e a construção da identidade docente do(a) professor(a) do Curso de Serviço Social: um estudo de caso na Uninassau. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maria do Carmo Walbruni Lima

ANDRADE, F. R. B.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; AIRES, M. M. P.. Juventudes indígenas e Ensino Médio: aspirações e perspectivas de futuro entre jovens e estudantes Tremembé no contexto intercultural das escolas indígenas de Itarema. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: MARIA CLEIDE DA SILVA RIBEIRO LEITE

ANDRADE, F. R. B.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; LIMA, M. S. L.; ROCHA, A. R. M. E.. A política de educação profissional e o projeto Professor Diretor de Turma: um estudo de caso na escola Paulo VI em Fortaleza/CE. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: José Cavalcante Arnauld

MAGALHAES JUNIOR, A. G.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; PONTES JUNIOR, J. A. F.. Financiamento da educação: políticas públicas de investimento e gestão no estado do Ceará, período de 2007 a 2017. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: RENATA ROSA RUSSO PINHEIRO COSTA RIBEIRO

MAGALHAES JUNIOR, A. G.; MARTINS, E. S.; LACERDA, C. R.; DIAS, A. M. I.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE. Cartografia da constituição dos saberes, da formação e da prática de professores da disciplina de Didática em cursos de licenciatura. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Mariana Bessa Gurgel

MONTENEGRO, D. M.; COUTINHO, C. R.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE. A Seção Sindical de Docentes da Universidade Estadual do Ceará de 2019 a 2022: desafios e resistências. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Luiz Fernando de Sousa Martins

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; MENEZES, K. M. G.; MOURA, E. M.. O trabalho docente de assistentes sociais no ensino semipresencial: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada na cidade de Fortaleza. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: FERNANDO ANTÔNIO ALVES DOS SANTOS

CISNE, J. J. N.; MAGALHAES JUNIOR, A. G.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE. Políticas de permanência dos alunos nas universidades públicas: análise da realidade nos cursos de graduação da Universidade Estadual do Ceará - UECE. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Nara Rejane Gonçalves de Oliveira

ANDRADE, F. R. B.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; MENDESL, V. P. S.. A centralidade da atuação do setor jurídico da FUNCI junto aos Conselhos Tutelares e as demandas de crianças e adolescentes de Fortaleza. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Nayana Lima Santos

MACARIO, E.; ROCHA, A. R. M. E.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; VALE, E. S.. A mercantilização do ensino superior e seus rebatimentos no trabalho docente nos cursos presenciais de Serviço Social das instituições privadas do estado do Ceará. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Karine Carneiro de Oliveira Silva

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; VALE, E. S.; MORENO, D.. Condições de trabalho sob a informalidade: um estudo com trabalhadores da feira livre de Aracati-Ceará. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Bruna Lena Carneiro

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; AZEVEDO, E. E. B.; CASTRO, R. S.. Serviço Social no campo sociojurídico: um estudo sobre o trabalho do assistente social no processo de entrega lega de crianças para adoção. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Soc) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Alana Dutra do Carmo

MAGALHAES JUNIOR, A. G.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; SILVA NETA, M. L.. Avaliação do ensino e aprendizagem: aspectos cartográficos da formação, saberes e práticas de ensino dos professores do Curso de Pedagogia.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Shirley Aguiar Girão

MAGALHAES JUNIOR, A. G.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; OLIVEIRA, L. G. L.. Monitoramento eletrônico de presos em Fortaleza.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Uly Castro de Azevedo

MADEIRA, M. Z.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; CANUTO, O. M. C.. Judicialização da saúde: uma análise acerca das concepções dos gestores municipais da política de saúde do estado do Ceará sobre os processos judiciais na área da saúde. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Carlos Marcelo Silva Patricio

MADEIRA, M. Z.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; VALE, E. S.. As cooperadas: um estudo acerca dos sentidos do cooperativismo´para assistentes sociais vinculadas a uma cooperativa de "mão-de-obra" na saúde no município de Fortaleza. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Ludimila Façanha Lopes

ANDRADE, F. R. B.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; ARAUJO, H. L. M. R.. As contribuições do auxílio formação no processo formativo dos estudantes das licenciaturas do IFCE, Campus Canindé. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Fabricia Ferreira de Freitas

MAGALHAES JUNIOR, A. G.; OLIVEIRA, L. G. L.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE. Audiência de Custódia: compreendendo sua implementação no Estado do Ceará. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Daniele da Silva de Lima

CUNHA, 3. M.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; MORAES, E. S.. O processo de formação profissional dos estudantes trabalhadores do curso de Serviço Social da FAMETRO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Soc) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Flávia Gonçalves da Silva

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; ANDRADE, F. R. B.; BEZERRA, L. M. P. S.. A assistência estudantil na Universidade Estadual do Ceará (UECE): um instrumento de acesso à educação superior para os/as alunos/as do curso de Serviço Social?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Soc) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Alessandra de Oliveira Maciel

MAGALHAES JUNIOR, A. G.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; SILVA, M. F. G.. Cartografia da formação, saberes e práticas avaliativas de professores no Curso de Matemática.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Renata Maria Paiva da Costa

CAVAIGNAC, M. D.; ANDRADE, F. R. B.; VALE, E. S.; MACARIO, E.. Os desafios do trabalho do assistente social no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Raylka Fránklin Sousa de Freitas

MACARIO, E.; ALVARO, M. C.; AVILA, M. B. M.; MADEIRA, M. Z.;CAVAIGNAC, M. D.. Emprego doméstico e reconhecimento jurídico: uma análise sobre as alterações dos novos mecanismos legais nas relações de trabalho das empregadas domésticas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Richelly Barbosa de Medeiros

MADEIRA, M. Z.; LIMA, I. C.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE. Educação superior e sistema de cotas: a trajetória acadêmica de estudantes negros da Universidade Federal do Ceará. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Aline Araújo Martins

CAVAIGNAC, M. D.; MADEIRA, M. Z.; ANDRADE, F. R. B.. A política de assistência social e a promoção do trabalho: uma análise do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego PRONATEC Brasil sem Miséria na cidade de Fortaleza - C. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maria Auxiliadora de Araújo

VALE, E. S.; ANDRADE, F. R. B.;CAVAIGNAC, M. D.. Supervisão de estágio: desafios enfrentados pelos assistentes sociais que atuam como supervisores acadêmicos e de campo em Fortaleza/CE. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Lauriene Rodrigues Marreiro

OSTERNE, M. S. F.;CAVAIGNAC, M. D.; BONFIM, Z. A. C.. O fortalecimento de vínculos sociais: uma análise sobre os eixos estruturantes da Política de Assistência Social no município de Fortaleza/CE. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Soc) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Carla Alcyone da Silva Almeida

CAVAIGNAC, M. D.; SOUZA, L. M. S.; MADEIRA, M. Z.. Impactos do Projeto Educar para Mudar na vida dos jovens educandos egressos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Serviço Social, Políticas Públic) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Isabelle Marques Barbosa

CAVAIGNAC, M. D.; SEVERIANO, E. M. O.; SOUZA, L. M. S.. O trabalho em call center: impactos na saúde do operador de telemarketing. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social, Seguridade Social e Legislação Pre) - Ratio Faculdade Teológica e Filosófica.

Aluno: Karina Alves Sampaio

CAVAIGNAC, M. D.; SOUZA, L. M. S.; MADEIRA, M. Z.. Vendedores ambulantes dos sinais de Fortaleza: significados e condições de trabalho. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Serviço Social, Políticas Públic) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maria Zeneide de Oliveira Cruz

PIO, M. C.;CAVAIGNAC, M. D.; LIMA, S. L. C.. O trabalho infantil como expressão da questão social: um estudo das condições de vida das famílias de crianças e adolescentes inseridos ou não no PETI em Fortaleza. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Serviço Social, Políticas Públic) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maria Cleine de Oliveira Pinto

CAVAIGNAC, M. D.. A trajetória de resistência da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial - NUTEC sob a égide do "Governo das Mudanças". 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Serviço Social, Políticas Públic) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Lorena Bernardino Rodrigues

CAVAIGNAC, M. D.. Os impactos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI junto às famílias assistidas no Bairro do Pirambu. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Serviço Social, Políticas Públic) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Adriana Calaça de Paiva França

CAVAIGNAC, M. D.. Reflexões sobre a Função Social da Arte. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Arte e Educação) - Instituto Federal do Ceará.

Aluno: Thays Nobre Pereira

LIMA, J. C. C.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; SILVA, F. G.. Permanência universitária: a importância da política de assistência estudantil na Universidade Estadual do Ceará (UECE) a partir da perspectiva dos discentes do curso de Serviço Social. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Monique Ellen Rodrigues

NUNES, I. T.; ANDRADE, F. R. B.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE. Democratização da educação superior: as condições de permanência de estudantes oriundos do interior cearense na Universidade Estadual do Ceará - campus Itaperi. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Drielly Maria Cardoso de Almeida

SOUSA, K. S.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; RAMOS, R. A.. Estudantes mães do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará - UECE: perspectivas entre formação no ensino superior e maternidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maria Andreia Lima Silva

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; CARNEIRO, B. L.; MOREIRA, A. S. A.. Medidas socioeducativas em meio aberto: percepções e perspectivas da equipe interdisciplinar do CREAS Rodolfo Teófilo em Fortaleza-CE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Jade Muniz Araújo

LIMA, J. C. C.; SANTOS, J. F. A.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE. Pecursos e percalços: cenários da assistência aos jovens estudantes da Universidade Estadual do Ceará - UECE oriundos da zona rural cearense. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Natália Cesário da Silva

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; CARNEIRO, B. L.; MESQUITA, P. F. B. A.. Os desafios do Serviço Social no campo sociojurídico: um estudo sobre o fazer profissional do assistente social no Núcleo de Apoio à Jurisdição do Fórum Clóvis Beviláqua. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Larissa Maria Bezerra de Melo Félix

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; COSTA, R. M. P.; PACHECO, T. N. P.. Impactos da mercantilização do ensino superior no trabalho docente: estudo com professores do Curso de Serviço Social de IES privadas.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Égina Serra Cavalcante

MORAES, E. S.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; VALE, E. S.. A contribuição do estágio supervisionado na formação profissional do assistente social: uma análise sobre a percepção dos estagiários do campo sociojurídico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Edna Mota Loiola

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; MORAES, E. S.; ANDRADE, F. R. B.. O acesso dos jovens da região dos Sertões de Crateús ao Ensino Superior: um estudo com os alunos do IFCE - Campus Cratéus. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Angela Naomi Maeda

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; VALE, E. S.; PEREIRA, M. E. R.. O Serviço Social no campo sociojurídico e a efetivação de direitos sociais: um estudo com assistentes sociais da Defensoria Pública da União no Ceará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Scarlett Mendes Lopes de Lima

ROSA, M. A. F. P.;CAVAIGNAC, M. D.; AZEVEDO, E. E. B.. O Programa Bolsa Esporte: um estudo sobre o impacto da transferência de renda na vida de beneficiários com deficiência física em Fortaleza. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Larisse de Brito Alves

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; JALES, P. R. S.; MENEZES, K. M. G.. Supervisão de estágio em Serviço Social: desafios enfrentados pelas assistentes sociais que realizam supervisão de campo na Secretaria municipal de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (HABITAFOR). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Juliana Oliveira Araújo

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; VALE, E. S.; RIBEIRO, S. P. F.. Relações e condições de trabalho no call center: percepções dos operadores de telemarketing. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Flávia Lima da Silva

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; SANTOS, G. P. G.; FREITAS, J. A. S.. Terceirização na HABITAFOR: impactos nas condições de trabalho do assistente social. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: BRUNA LIDICY FAÇANHA LIMA

ANDRADE, F. R. B.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; SANTOS, G. P. G.. Juventude e maternidade no Brasil: o caso das mães que acompanham seus filhos no Centro de Assistência à Criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Flávia Gonçalves da Silva

ANDRADE, F. R. B.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; SANTOS, G. P. G.. Juventude e Pronatec: a avaliação do curso de pizzaiolo no Lar Fabiano de Cristo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Tarcília Silveira Peixoto Aires Martins

COSTA, F. V. C.;CAVAIGNAC, M. D.; BARROSO, H. C.. Meninas e reclusas: percepções e vivências das adolescentes envolvidas com a prática de homicídio ou latrocínio do Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Francisca Grazielle Carneiro Gonçalves

SOUSA, M. R. M.; RIBEIRO, S. P. F.;CAVAIGNAC, M. D.. Caiu na rede é gente: os movimentos sociais no Brasil na era da internet. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Rayssa Ellen Mesquita Félix

VALE, E. S.; DANTAS, M. L. C.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE. O Serviço Social do Comércio (SESC) e a qualidade de vida de trabalhadores associados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Amanda Sampaio Bezerra

CAVAIGNAC, M. D.; SOUZA, L. M. S.; JALES, P. R. S.. Trabalho e informalidade: um estudo da realidade dos trabalhadores da Feira de Artesanatos da Avenida Beira-Mar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Jéssica Alves da Silva

MORONI, I. M.; SILVA, Leiriane de Araújo;CAVAIGNAC, M. D.. Negligência familiar infantil sob a ótica dos profissionais do CREAS Regional de Fortaleza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Renata Sandy Maia Oliveira

CUNHA, R. C.;CAVAIGNAC, M. D.; JALES, P. R. S.. Os sentidos das medidas socioeducativas construídos pelas jovens em cumprimento de internação e semiliberdade no Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Audenir Tavares Xavier Moreira

CAVAIGNAC, M. D.; MACIEL, V. R.; SILVA, I. M.. (Sobre)vivendo do lixo: um estudo das condições de trabalho e de vida dos catadores de lixo do bairro Parque São José. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Cearense.

Aluno: Myllana Ramos Targino

CAVAIGNAC, M. D.; SANTOS, G. P. G.; ANDRADE, F. R. B.. O desenvolvimento do protagonismo juvenil na Escola Popular Cooperativa da Boa Vista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Elidiana Ferreira Serpa

CAVAIGNAC, M. D.; SEVERIANO, E. M. O.; SILVA, Leiriane de Araújo. Os dilemas da judicialização dos direitos sociais no contexto da DPU/CE.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Jailma de Sousa Rodrigues

CAVAIGNAC, M. D.; BENEVIDES, M. H. C.. Exploração sexual de crianças e adolescentes no bairro Genibaú: o desvelar da mercantilização dos sujeitos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Cearense.

Aluno: Aline Araújo Martins

CAVAIGNAC, M. D.; LIMA, S. C.; CARVALHO, E. N.. A Política de Assistência Social e a promoção do trabalho: uma análise do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Cearense.

Aluno: NAIANDRA LIMA PINHEIRO

SEVERIANO, E. M. O.;CAVAIGNAC, M. D.; MORONI, I. M.. As expressões da judicialização da política na Previdência Social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Nayane Felix dos Santos

MEDEIROS, M. S. S.;CAVAIGNAC, M. D.. Tribunal de rua: de geração em geração todos do bairro já conhecem essa lição. O olhar dos adolescentes autores de atos infracionais sobre a conduta policial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Cearense.

Aluno: Mirnna Vasconcelos da Silva

MEDEIROS, M. S. S.;CAVAIGNAC, M. D.; JALES, P. R. S.. A atuação profissional do assistente social no Centro de Referência Especializado de Assistência Social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Cearense.

Aluno: Maria de Jesus da Costa

ADERALDO, M. A.;CAVAIGNAC, M. D.; MACIEL, V. R.. A vida fora do convívio familiar: percepções e sentimentos de idosos acolhidos pelo Abrigo Olavo Bilac. 2013 - Faculdade Cearense.

Aluno: Laís Pinheiro Lima

MEDEIROS, M. S. S.;CAVAIGNAC, M. D.; SILVA, Leiriane de Araújo. A transferência de renda e o trabalho: um estudo do Programa Bolsa Família como substituto dos rendimentos do trabalho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Maiara Lopes da Silva

CAVAIGNAC, M. D.; LIMA, S. C.; RIO, C. P. O.; ROGERIO, R. M.. Entre a paixão e a precarização: condições do trabalho docente no contexto da mercantilização do ensino superior. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Cearense.

Aluno: Maria Camila Lima Cavalcante

FREITAS, J. M.; PEIXOTO, S. L.;CAVAIGNAC, M. D.. A mulher como responsável familiar pelo benefício do Programa Bolsa Família: um estudo de caso com as beneficiárias do bairro Granja Portugal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Cearense.

Aluno: Ana Jéssica da Costa Gonçalves

CAVAIGNAC, M. D.; DIAS, M. B.; MACIEL, V. R.. Da esperança à decepção: os limites e contradições do Programa Minha Casa Minha Vida no município de Maracanaú. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Cearense.

Aluno: Mariana Ferreira de Araújo

MARTINS, M. D. D.; SILVA, Leiriane de Araújo;CAVAIGNAC, M. D.. Responsabilidade Social Empresarial: uma análise sobre o Programa Coelece Energia Social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Julliany Cristina de Abreu Viana

SEVERIANO, E. M. O.;CAVAIGNAC, M. D.; BEZERRA, L. M. P. S.. As repercussões do auxílio-doença nas condições de vida do segurado da previdência social. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Camila Gonçalves Feitosa

CAVAIGNAC, M. D.; MARTINS, M. D. D.; SOUSA, A. M.. Trabalho infantil: um estudo sobre as percepções de crianças, adolescentes e mães do Programa "Criança Fora da Rua Dentro da Escola". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Vera Lúcia de Paiva Cordeiro

CAVAIGNAC, M. D.; SEVERIANO, E. M. O.; MORONI, I. M.. Juventude e trabalho: a experiência dos jovesn capacitados na "Escola de Vida, Sabor e Arte". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Antonia Rochelle Rodrigues Feitosa

CAVAIGNAC, M. D.; SEVERIANO, E. M. O.; MARTINS, M. D. D.. Inserção dos portadores de deficiência no mercado de trabalho: as percepções dos candidatos e funcionários do SINE/IDT. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Isabelle Marques Barbosa

CAVAIGNAC, M. D.; SILVA, Leiriane de Araújo; NOGUEIRA, M. S. L.. As transformações do mundo do trabalho e as consequências físicas e psíquicas para o trabalhador de telemarketing. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: AUGUSTA DINIZ CAVALCANTE LIMA

CAVAIGNAC, M. D.; SEVERIANO, E. M. O.; SOARES, N. L.. A inclusão de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho: um estudo na Unimed de Fortaleza. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Priscila Andreza Sales Pereira

CAVAIGNAC, M. D.; SEVERIANO, E. M. O.; PIO, M. C.. A inclusão produtiva como ação complementar do Programa Bolsa Família: um olhar de mulheres beneficiadas no município de Fortaleza. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Adriana Gilda do Nascimento

CAVAIGNAC, M. D.; MADEIRA, M. Z.; ESMERALDO BEZERRA, T.C.. Juventude, Violência e Educação: os significados da escola para os adolescentes em conflito com a lei. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Rylene Maria Fonseca da Silva

CAVAIGNAC, M. D.; MACARIO, E.; VALE, E. S.. A exploração do trabalho no setro de serviços: um estudo de caso com operadores de caixa de uma rede de farmácias na cidade de Fortaleza. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Wládia Maria Lima de Souza

CAVAIGNAC, M. D.. Qualificação Profissional e Mercado de Trabalho para Surdos na Cidade de Fortaleza. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Nisia Chaves Machado

CAVAIGNAC, M. D.; VALE, E. S.; SEVERIANO, E. M. O.. Repercussões do desemprego para o homem chefe de família na cidade de Fortaleza. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Joanna Paula Moraes Gadelha

CAVAIGNAC, M. D.; NOGUEIRA, A. I. A; CUNHA, R. C.. Adolescentes em conflito com a lei: uma análise do processo de aplicação da medida de semiliberdade no Centro de Semiliberdade Mártir Francisca e a inserção de suas famílias nesse processo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Heloísa Vieira Duarte

CAVAIGNAC, M. D.. O papel da arte na intervenção com crianças e adolescentes em situação de rua. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Ingris Rochelle Rego Nogueira

CAVAIGNAC, M. D.. Cooperativismo: Emancipação do Trabalhador?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Eveline Alves Ribeiro

CAVAIGNAC, M. D.. Cidadania, Assistência Social e Pobreza: uma análise da experiência do Programa Fome Zero em Redenção-CE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Alberlane Pereira de Matos

CAVAIGNAC, M. D.. Violência física doméstica contra crianças e adolescentes: as percepções dos educadores sociais do Programa SOS Criança de Fortaleza. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Mônica Josiane Coelho

CAVAIGNAC, M. D.. Violência doméstica contra crianças e adolescentes: um estudo em famílias de baixa renda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Adelane Teixeira de Araújo

CAVAIGNAC, M. D.. Adolescentes em conflito com a lei: uma análise das medidas sócio-educativas de Liberdade Assistida e Privaçã de Liberdade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Mayara Veras Gomes Lima

CAVAIGNAC, M. D.. As implicações da reforma curricular para a introdução de mudanças no curso de Serviço Social da UECE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Luciana Maria Nascimento da Silva

CAVAIGNAC, M. D.. Movimento social e educação: uma análise do cenário educacional do Assentamento 25 de Maio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: ANA CLEIANE CARNEIRO DE OLIVEIRA

CAVAIGNAC, M. D.. O impacto do trabalho desenvolvido pelo IPREDE na vida das crianças desnutridas e famílias assistidas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Aline Sampaio Bandeira de Melo

CAVAIGNAC, M. D.. Impactos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI na vida das crianças inseridas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Geórgia Patrícia Guimarães dos Santos

CAVAIGNAC, M. D.. A participação das universidades públicas na avaliação da formação profissional dos trabalhadores cearenses. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; MESQUITA, P. F. B. A.; BRASIL, M. G. M.. XXIV Seleção Pública para Professor Substituto. 2017. Universidade Estadual do Ceará.

SALES, C. M. S.;CAVAIGNAC, M. D.; VALE, E. S.. 19ª Seleção Pública para Professor Substituto da FUNECE. 2013. Universidade Estadual do Ceará.

SILVA, E. F.;CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE; BENEVIDES, M. G.; CISNE, J. J. N.. Comissão de seleção de novos discentes do Doutorado Acadêmico em Políticas Públicas. 2025. Universidade Estadual do Ceará.

CAVAIGNAC, M. D.. II Concurso de Teses e Dissertações da UECE. 2016. Universidade Estadual do Ceará.

ARAUJO, L. B. C.; CUNHA, A. M.;CAVAIGNAC, M. D.. Comissão de Avaliação da Produtividade Acadêmica da professora Irma Martins Moroni da Silveira. 2015. Universidade Estadual do Ceará.

ARAUJO, L. B. C.;CAVAIGNAC, M. D.; RIBEIRO, S. P. F.. Comissão de Avaliação da Produtividade Acadêmica da professora Maria Zelma de Araújo Madeira. 2015. Universidade Estadual do Ceará.

CAVAIGNAC, M. D.; MADEIRA, M. Z.; MORAES, E. S.. Comissão de Avaliação da Produtividade Acadêmica da professora Sambara Paula Francelino Ribeiro. 2015. Universidade Estadual do Ceará.

CARNEIRO, C.; FREITAS, A. A. F.;CAVAIGNAC, M. D.. Sessão de premiação da área de Ciências Sociais Aplicadas. 2015. Universidade Estadual do Ceará.

CAVAIGNAC, M. D.; ARAUJO, L. B. C.; OLIVEIRA, L. C.. Comissão de Seleção do Processo Seletivo para a Turma 2015 do Colegiado do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social. 2014. Universidade Estadual do Ceará.

CAVAIGNAC, M. D.; FROTA, H.. Seleção de bolsista para o Programa de Educação Tutorial - PET. 2013. Universidade Estadual do Ceará.

CAVAIGNAC, M. D.; MENEZES, A.. Seleção de monitores para as disciplinas Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I e III. 2013. Universidade Estadual do Ceará.

COSTA, L. F. A.; CAMARA, S. F.;CAVAIGNAC, M. D.. Sessão de Premiação da área de Ciências Sociais Aplicadas. 2013. Universidade Estadual do Ceará.

CAVAIGNAC, M. D.; PEIXOTO, S. L.; OLIVEIRA, T. S.; QUEIROZ, F. M. G.. Seleção de docente para o Curso de Serviço Social. 2011. Faculdade Cearense.

CAVAIGNAC, M. D.; OLIVEIRA, T. S.; QUEIROZ, F. M. G.; FREITAS, J. M.. Seleção de docente para o Curso de Serviço Social. 2011. Faculdade Cearense.

CAVAIGNAC, M. D.; OLIVEIRA, T. S.; QUEIROZ, F. M. G.. Seleção de docente para o Curso de Serviço Social. 2011. Faculdade Cearense.

CAVAIGNAC, M. D.; FREITAS, J. M.; OLIVEIRA, T. S.; PEIXOTO, S. L.. Seleção de docente para o Curso de Serviço Social. 2011. Faculdade Cearense.

CAVAIGNAC, M. D.; PEIXOTO, S. L.; QUEIROZ, F. M. G.; OLIVEIRA, T. S.. Seleção de docente para o Curso de Serviço Social. 2011. Faculdade Cearense.

CAVAIGNAC, M. D.; OLIVEIRA, T. S.; QUEIROZ, F. M. G.. Seleção de docente para o Curso de Serviço Social. 2011. Faculdade Cearense.

CAVAIGNAC, M. D.; OLIVEIRA, T. S.; QUEIROZ, F. M. G.; GONCALVES, R. C. M.. Seleção de docente para o Curso de Serviço Social. 2010. Faculdade Cearense.

CAVAIGNAC, M. D.; OLIVEIRA, T. S.; QUEIROZ, F. M. G.; GONCALVES, R. C. M.. Seleção de docente para o Curso de Serviço Social. 2010. Faculdade Cearense.

CAVAIGNAC, M. D.. Seleção de Bolsistas para o Programa de Educação Tutorial - PET do Curso de Serviço Social. 2006. Universidade Estadual do Ceará.

CAVAIGNAC, M. D.. Seleção de monitores para a disciplina Teoria e Metodologia do Serviço Social I. 2005. Universidade Estadual do Ceará.

CAVAIGNAC, M. D.. Seleção de Monitores para a disciplina Teoria e Metodologia do Serviço Social I. 2004.

Orientou

Demétrio Saker Neto

A efetividade da política de cotas raciais na UECE: do ingresso no ensino superior até a inserção no mercado de trabalho; Início: 2023; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas) - Universidade Estadual do Ceará; (Orientador);

Fernanda Venâncio Farias

Cotas raciais e permanência estudantil na Universidade Estadual do Ceará: a construção do direito a ter direito; 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Luiz Fernando de Sousa Martilis

O trabalho docente de assistentes sociais no ensino semipresencial: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada na cidade de Fortaleza; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Soc) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Lívia Kelly da Silva

Trabalho e organização política no âmbito da assistência social: um estudo com trabalhadores(as) do SUAS participantes do Fórum Estadual de trabalhadores(as) do Sistema único de Assistência Social do Ceará (FETSUAS-CE); 2022; Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Nathalia Furtado Gurgel

Aspectos ideológicos do empreendedorismo: um estudo das condições objetivas e subjetivas de trabalho do microempreendedor individual na cidade de Fortaleza-CE; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Karine Carneiro de Oliveira Silva

Trabalho e informalidade: um estudo sobre as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores da Feira Livre de Aracati-CE; 2020; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Bruna Lena Carneiro

Serviço Social no Campo Sociojurídico: um estudo sobre o processo de entrega legal de crianças para adoção; 2020; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Flávia Gonçalves da Silva

1; Assistência estudantil na Universidade Estadual do Ceará (UECE): um instrumento de acesso à educação superior para os/as alunos/as do curso de Serviço Social?; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Soc) - Universidade Estadual do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Renata Maria Paiva da Costa

O Serviço Social no contexto da educação: reflexões acerca dos desafios do trabalho do assistente social no IFCE; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Aline Araújo Martins

A política de assistência social e a promoção ao trabalho: uma análise do programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC Brasil sem Miséria na percepção dos egressos; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q) - Universidade Estadual do Ceará, ; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Carla Alcyone da Silva Almeida

Impactos do Projeto Educar para Mudar na vida dos jovens educandos eqgressos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Serviço Social, Políticas Públic) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Isabelle Marques Barbosa

O trabalho em call center: impactos na saúde do operador de telemarketing; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social, Seguridade Social e Legislação Pre) - Ratio Faculdade Teológica e Filosófica; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Karina Alves Sampaio

Vendedores ambulantes dos sinais de Fortaleza: significados e condições de trabalho; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Serviço Social, Políticas Públic) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Maria Zeneide de Oliveira Cruz

O trabalho infantil como expressão da questão social: um estudo das condições socioeconômicas das crianças assistidas pelo PETI; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Serviço Social, Políticas Públic) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Lorena Bernardino Rodrigues

Os Impactos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI junto às Famílias Assistidas no Bairro do Pirambu; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Serviço Social, Políticas Públic) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Maria Cleine de Oliveira Pinto

A Trajetória de Resistência da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial - NUTEC sob a Égide do "Governo das Mudanças"; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Serviço Social, Políticas Públic) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Maria Andreia Lima Silva

Medidas socioeducativas em meio aberto: percepções e perspectivas da equipe interdisciplinar do CREAS Rodolfo Teófilo em Fortaleza-CE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Natália Cesário da Silva

Os desafios do Serviço Social no campo sociojurídico: um estudo sobre o fazer profissional do assistente social no Núcleo de Apoio à Jurisdição do Fórum Clóvis Beviláqua; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Larissa Maria Bezerra de Melo Félix

1; Impactos da mercantilização do ensino superior no trabalho docente: estudo com professores do Curso de Serviço Social de IES privadas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Edna Mota Loiola

O acesso dos jovens da região dos Sertões de Crateús ao Ensino Superior: um estudo com os alunos do IFCE - Campus Cratéus; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Angela Naomi Maeda

O Serviço Social no campo sociojurídico e a efetivação de direitos sociais: um estudo com assistentes sociais da Defensoria Pública da União no Ceará; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Juliana Oliveira Araújo

Relações e condições de trabalho no call center: percepções dos operadores de telemarketing; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Flávia Lima da Silva

Terceirização na HABITAFOR: impactos nas condições de trabalho do assistente social; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Amanda Sampaio Bezerra

Trabalho e informalidade: um estudo da realidade dos trabalhadores da Feira de Artesanatos da Avenida Beira-Mar; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Audenir Tavares Xavier Moreira

(Sobre)vivendo do lixo: um estudo das condições de trabalho e de vida dos catadores de lixo do bairro Parque São José; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Cearense; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Maiara Lopes da Silva

Entre a paixão e a precarização: condições do trabalho docente no contexto da mercantilização do ensino superior; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Cearense; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Ana Jéssica da Costa Gonçalves

Da esperança à decepção: os limites e contradições do Programa Minha Casa, Minha Vida no município de Maracanaú; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Cearense; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Maria Camila Lima Cavalcante

A mulher como responsável familiar pelo benefício do Programa Bolsa Família: um estudo de caso com as beneficiárias do bairro Granja Portugal; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade Cearense; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Mariana Ferreira de Araújo

Responsabilidade Social Empresarial: uma análise sobre o Programa Coelce Energia Social; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Vera Lúcia de Paiva Cordeiro

Juventude e trabalho: a experiência dos jovens capacitados na "Escola de Vida, Sabor e Arte"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Camila Gonçalves Feitosa

Trabalho infantil: um estudo sobre as percepções de crianças, adolescentes e mães do Programa "Criança Fora da Rua e Dentro da Escola"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Isabelle Marques Barbosa

As condições de trabalho no mundo do call center: impactos na saúde do operador de telemarketing; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Antonia Rochelle Rodrigues Feitosa

Inserção dos portadores de deficiência no mercado de trabalho: as percepções dos candidatos e funcionários do SINE/IDT; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

AUGUSTA DINIZ CAVALCANTE LIMA

A inclusão de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho: um estudo na Unimed de Fortaleza; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Priscila Andreza Sales Pereira

A inclusão produtiva como ação complementar do Programa Bolsa Família: um olhar de mulheres beneficiadas no município de Fortaleza; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Raylene Maria Fonseca da Silva

A exploração do trabalho no setor de serviços: um estudo de caso com operadores de caixa de uma rede de farmácias na cidade de Fortaleza; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Nisia Chaves Machado

Impactos do Desemprego na Vida de Homens Chefes de Família na Cidade de Fortaleza; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Joanna Paula Moraes Gadelha

Adolescentes em conflito com a lei: uma análise do processo de aplicação da medida de semiliberdade aos adolescentes no Centro de Semiliberdade Martir Francisca e a inserção de suas famílias nesse processo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Mônica Josiane Coelho

Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes: um estudo em famílias de baixa renda; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Alberlane Pereira de Matos

Violência Física Doméstica contra Crianças e Adolescentes: as percepções dos educadores sociais do SOS Criança de Fortaleza; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Adelane Teixeira de Araújo

Adolescentes em Conflito com a Lei: uma análise das medidas sócio-educativas de Liberdade Assistida e Privação de Liberdade; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

ANA CLEIANE CARNEIRO DE OLIVEIRA

O impacto do trabalho desenvolvido pelo IPREDE na vida das crianças desnutridas e famílias assistidas; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Aline Sampaio Bandeira de Melo

Impactos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI na vida das crianças inseridas; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Maria Andreia Lima Silva

Trabalho e questão social no Brasil contemporâneo: expressões na realidade cearense e nos espaços ocupacionais do Serviço Social; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Vanessa da Costa Bezerra

Monitoria da disciplina Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II; 2013; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará, Programa de Monitoria Acadêmica; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Gabriel Moreira Mamede

Monitoria da disciplina Teoria e Metodologia do Serviço Social I; 2005; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Geisa Viana Cavalcante

Monitoria da disciplina Teoria e Metodologia do Serviço Social I; 2004; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Mônica Duarte Cavaignac;

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, F. R. B. ; CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE ; PACHECO, T. N. P. ; MARTINS, G. R. . Precarização do trabalho e saúde mental dos(as) assistentes sociais. Revista Katalysis , v. 26, p. 242-242, 2023.

  • CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE ; VASCONCELOS, A. I. T. ; LOPES, M. S. V. . Impactos da assistência estudantil na permanência universitária: um estudo com estudantes das IES estaduais do Ceará em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Revista Elite , v. 1, p. 1-15, 2023.

  • CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE ; ANDRADE, F. R. B. . Serviço Social e universidade em tempos de ensino remoto. SERVIÇO SOCIAL & SOCIEDADE , v. 1, p. 1-15, 2022.

  • CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE ; MAEDA, A. N. . O trabalho do assistente social e a efetivação de direitos sociais. REVISTA LIBERTAS , v. 19, p. 104-123, 2019.

  • SILVA, F. G. ; CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE ; COSTA, R. M. P. . Assistência estudantil e acesso à educação superior: um estudo na UECE. EM PAUTA (RIO DE JANEIRO) , v. 17, p. 65-81, 2019.

  • CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE ; LOIOLA, E. M. . A assistência estudantil e o acesso dos jovens da região do sertão de Crateús ao Ensino Superior: um estudo com alunos do IFCE. Boletim Técnico do Senac , v. 44, p. 167-189-189, 2018.

  • CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE ; MAGALHAES JUNIOR, A. G. . Formação de professores: limites e desafios na educação superior. CADERNOS DE PESQUISA (UFMA) , v. 48, p. 902-920, 2018.

  • CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE ; COSTA, R. M. P. . Serviço Social, assistência estudantil e 'contrarreforma' do Estado. TEMPORALIS , v. 17, p. 411-435, 2017.

  • MARTINS, A. A. ; CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE . A Política de Assistência Social e a promoção ao trabalho: uma análise do PRONATEC BSM com base em um estudo com egressos em Fortaleza-CE. Revista Brasileira de Politicas Publicas , v. 6, p. 139-154, 2016.

  • CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE . As estratégias de resistência dos operadores de telemarketing frente às ofensivas do capital. Revista Katálysis (Impresso) , v. 16, p. 155-164, 2013.

  • CAVAIGNAC, M. D. . Sindicalismo em tempos difíceis: reflexões sobre a organização política de uma classe trabalhadora cada vez mais fragmentada. Revista Labor , v. 1, p. 48-63, 2012.

  • CAVAIGNAC, M. D. ; SILVA, Maiara Lopes da . A seca como expressão da questão social e fator político de construção da história do Ceará. Faculdade Cearense em Revista , v. 4, p. 1-5, 2011.

  • CAVAIGNAC, M. D. . Precarização do trabalho e operadores de telemarketing. Perspectivas: Revista de Ciências Sociais (UNESP. Araraquara. Impresso) , v. 39, p. 47, 2011.

  • ANDRADE, F. R. B. (Org.) ; SANTOS, G. P. G. (Org.) ; CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE (Org.) . Educação em debate. Reflexões sobre Ensino Superior, Educação Profissional e Assistência Estudantil. 1. ed. Fortaleza: EdUECE, 2016. v. 1. 243p .

  • CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE ; MOURA, E. M. . Docência na educação superior: epistemologia dos saberes, desafios da formação docente e contribuições da disciplina Metodologia do ensino superior do Mass. In: Estenio Ericson Botelho de Azevedo; Laura Maria Cunha; Luciana Pinheiro de Alencar; Maria Zelma de Araújo Madeira; Virzângela Paula Sandy Mendes. (Org.). Serviço Social, Trabalho e Questão social: 10 anos do MASS/UECE. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2024, v. 1, p. 104-140.

  • CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE ; MACIEL, M. J. C. . Curso Prática Docente no Ensino Superior: princípios, concepções e abordagens. In: MACIEL, Maria José Camelo; LIMA, Jaqueline Rabelo de; VARELA, Sarah Bezerra Luna; CARVALHO, Marília Nogueira. (Org.). Prática docente no ensino superior : bases, relatos e memórias da formação.. 1ed.Fortaleza: Editora da UECE, 2022, v. 1, p. 17-34.

  • CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE ; SILVA, L. K. . Política de assistência social durante a pandemia do novo coronavírus: redesenhos e perspectivas. In: Brenda Gonçalves de Sales Costa; Fernanda Gomes Duarte Cavalcante Anselmo, Lívia Kelly da Silva, Maria Juliana Soares. (Org.). Desafios do ensino e da pesquisa na pós-graduação em tempos de pandemia. 1ed.Fortaleza: Editora da UECE, 2022, v. 1, p. 39-61.

  • CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE ; SILVA, K. C. O. ; SILVA, M. A. L. . Informalidade e pandemia: um olhar sobre trabalhadores da feira livre de Aracati-Ce. In: Ana Samily Alexandre Moreira et all. (Org.). Covid-19, questão social e respostas à crise capitalista. 1ed.Fortaleza: Editora da UECE, 2022, v. 1, p. 203-234.

  • ANDRADE, F. R. B. ; SILVA, F. G. ; CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE . Para além dos muros da universidade: a contrarreforma da educação superior e seus impactos no trabalho e formação docente. In: Rodrigo Manuel Dias da Silva; César Riboli. (Org.). Políticas Educacionais: abordagens, experiências e dilemas contemporâneos. 1ed.Erechim: Deviant, 2019, v. 1, p. 79-89.

  • CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE ; LIMA, S. G. A. . Reflexões acerca da formação profissional e do estágio supervisionado como processo educativo. In: Conselho Regional de Serviço Social - CRESS 3ª Região/CE. (Org.). Desafios atuais ao trabalho do assistente social no contexto da ética profissional. 1ed.Fortaleza: Socialis Editora, 2019, v. 1, p. 148-159.

  • ANDRADE, F. R. B. ; CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE . Educação superior e trabalho docente na lógica capitalista contemporânea. In: MACÁRIO, Epitácio; DIAS, Edilyanne; MEDEIROS, Richelly Barbosa de; ALEXANDRE, Tainara.. (Org.). Dimensões da crise brasileira: dependência, trabalho e fundo público. 1ed.Fortaleza: EdUECE, Projeto Editorial PRAXIS, 2018, v. 1, p. 151-165.

  • ANDRADE, F. R. B. ; SANTOS, G. P. G. ; CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE . Ingresso e permanência no Ensino Superior: a assistência estudantil em debate. In: Francisca Rejane Bezerra Andrade; Geórgia Patrícia Guimarães dos Santos; Mônica Duarte Cavaignac.. (Org.). Educação em debate. Reflexões sobre Ensino Superior, Educação Profissional e Assistência Estudantil. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2017, v. 1, p. 15-42.

  • SANTOS, G. P. G. ; CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE . Formação profissional x Inserção no mercado de trabalho: o discurso governamental diante do desemprego e da precarização do trabalho no Brasil. In: Ana Elizabeth Neirão Reymão; Suzy Elizabeth Cavalcante Koury. (Org.). Desenvolvimento,Trabalho e Políticas Públicas. 1ed.Salvador: JusPODIVM, 2017, v. 1, p. 173-203.

  • CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE ; ARAUJO, J. O. . Dimensões da exploração do trabalho no universo do call center. In: Francisca Rejane Bezerra Andrade. (Org.). Serviço Social: uma profissão, distintos olhares. 1ed.Fortaleza: Eduece, 2017, v. 1, p. 82-103.

  • CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE ; SOUSA, R. B. . Tendências do capital e configurações da questão social na contemporaneidade. In: Epitácio Macário; Erlênia Sobral do Vale; Natan Rodrigues Jr.. (Org.). Neodesenvolvimentismo, trabalho e questão social. 1ed.Fortaleza: Espressão Gráfica e Editora, 2016, v. , p. 157-178.

  • CAVAIGNAC, M. D. . Capitalismo contemporâneo, mudanças nas relações Estado x sociedade civil e a construção de novas formas de sociabilidade. In: Elza Franco Braga. (Org.). Estado e Políticas Públicas: vivências e criticidades. Fortaleza: UFC, 2008, v. , p. -.

  • CAVAIGNAC, M. D. ; SANTOS, G. P. G. . Desemprego, informalidade e precarização: tendências atuais do mercado de trabalho.. Trabalho, Filosofia e Educação no Espectro da Modernidade Tardia.. Fortaleza: UFC, 2007, v. , p. -.

  • CAVAIGNAC, M. D. . A subjetividade do trabalhador e a lógica capitalista de exploração do trabalho. In: Arrais Neto, Enéas; Oliveira, Elenilce Gomes de; Vasconcelos, José Gerardo. (Org.). Mundo do Trabalho Debates Contemporâneos. 1ed.Fortaleza: Editora UFC, 2004, v. , p. 11-22.

  • ANDRADE, F. R. B. ; CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE . Educação superior e trabalho docente na lógica capitalista contemporânea. In: VI Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores: educação como prática da esperança, 2019, Fortaleza. Anais do VI Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores: educação como prática da esperança, 2019. v. 1.

  • MAEDA, A. N. ; CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE . O trabalho do assistente social e a efetivação de direitos sociais. In: 16 Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2019, Brasília. Anais do 16 Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. Brasília: CFESS, 2019. v. 1.

  • ANDRADE, F. R. B. ; SANTOS, G. P. G. ; CAVAIGNAC, M. D. . A política de assistência estudantil em debate: do ingresso à permanência no ensino superior. In: VII Jornada Internacional de Políticas Públicas. Para além da crise global: experiências e antecipações concretas, 2015, São Luís. Anais da VII Jornada Internacional de Políticas Públicas. Para além da crise global: experiências e antecipações concretas. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, 2015.

  • LOIOLA, E. M. ; SOUZA, K. M. ; CAVAIGNAC, M. D. . A educação superior como espaço sócio-ocupacional do assistente social. In: VII Jornada Internacional de Políticas Públicas. Para além da crise global: experiências e antecipações concretas, 2015, São Luís. Anais da VII Jornada Internacional de Políticas Públicas. Para além da crise global: experiências e antecipações concretas. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, 2015.

  • CAVAIGNAC, M. D. ; SOUZA, M. J. B. ; MOURA, F. B. R. ; SOUZA, K. M. . O trabalho dos/das assistentes sociais no campo sociojurídico. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social - ENPESS, 2014, Natal. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social - ENPESS. Lutas Sociais e Produção do Conhecimento, 2014.

  • CAVAIGNAC, M. D. . A exploração do trabalho no telemarketing: dimensões de classe, gênero e geração. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social - ENPESS, 2014, Natal. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social - ENPESS. Lutas Sociais e Produção do Conhecimento, 2014.

  • CAVAIGNAC, M. D. . A privatização da coisa pública no contexto da globalização: perspectivas dos direitos sociais e do trabalho. In: V Seminário RUPAL: Poder e Políticas Públicas na América Latina, 2008, Fortaleza. Anais do V Seminário RUPAL: Poder e Políticas Públicas na América Latina. Fortaleza: UFC, 2008.

  • CAVAIGNAC, M. D. . Cultura e Política na Modernidade: tendências atuais da sociedade capitalista.. In: II Encontro de Ciências Sociais do Estado do Ceará, 2007, Sobral. Anais do II Encontro de Ciências Sociais do Estado do Ceará, 2007.

  • CAVAIGNAC, M. D. ; SOUZA, M. J. B. ; COSTA, C. C. C. . O trabalho das assistentes sociais no sociojurídico: um olhar sobre a realidade de Fortaleza. In: XIX Semana Universitária da UECE, 2014, Fortaleza. Anais da XIX Semana Universitária da UECE. Interiorizar para compartilhar: a universidade e o desenvolvimento regional, 2014.

  • CAVAIGNAC, M. D. . Cultura e política na modernidade: tendências atuais da sociedade capitalista global. In: VI Congresso Português de Sociologia. Mundos sociais: saberes e práticas, 2008, Lisboa. Livro do Congresso, 2008.

  • CAVAIGNAC, M. D. . Crise do Capital, mudanças no mundo do trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores. In: 18 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. Anais do 18 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Maceió: UFAL, 2007.

  • CAVAIGNAC, M. D. . Qualificação Social e Profissional para o Primeiro Emprego: Contradições, Limites e Desafios. In: I Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores, 2006, Fortaleza. I Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 53-53.

  • CAVAIGNAC, M. D. . A Subjetividade do Trabalhador e a Lógica Capitalista de Exploração do Trabalho: Um Estudo de Caso no Mercado de Trabalho em Fortaleza. In: 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza. Anais da 57ª Reunião anual da SBPC, 2005.

  • CAVAIGNAC, M. D. . A instabilidade no novo mundo do trabalho: repercussões sobre a materialidade e a subjetividade do trabalhador desempregado. In: V Encontro de Pesquisadores e VIII Encontro de Iniciação Científica da UECE, 1999, Fortaleza. IV Semana Universitária da UECE Anais do VIII Encontro de Iniciação Científica, 1999. v. 1. p. 344-344.

  • CAVAIGNAC, M. D. ; JACOB, C. R. R. ; SILVA, N. R. ; VASCONCELOS, P. D. ; AZEVEDO, R. C. ; ASSIS, R. L. M. ; PEIXOTO, S. L. . Impacto do projeto de capacitação profissional em panificação na vida dos jovens da Comunidade do Sossego. In: V Encontro de Pesquisadores e VIII Encontro de Iniciação Científica da UECE, 1999, Fortaleza. IV Semana Universitéria da UECE Anais do VIII Encontro de Iniciação Científica, 1999. v. 1. p. 359-359.

  • CAVAIGNAC, M. D. . Instabilidade no novo mundo do trabalho: repercussões sobre a materialidade e a subjetividade do trabalhador desempregado. In: IV Encontro de Pesquisadores e VII Encontro de Iniciação Científica da UECE, 1998, Fortaleza. III Semana Universitária da UECE Anais do VII Encontro de Iniciação Científica, 1998. v. 1. p. 349-349.

  • CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE . Pedagogia universitária: o exercício da docência no ensino superior e os novos docentes na UECE. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAEDA, A. N. ; CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE . O trabalho do assistente social e a efetivação de direitos sociais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, F. R. B. ; CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE . Educação superior e trabalho docente na lógica capitalista contemporânea. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE ; MACARIO, E. . A disciplina de Metodologia do Ensino Superior como estratégia de formação de professores: relato de experiência no Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, F. G. ; CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE . A assistência estudantil e o acesso à educação superior: um estudo com os/as estudantes do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • XAVIER, R. P. ; CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE ; SANTOS, R. B. ; ROMAO, I. A. P. . Experiência do primeiro estágio no Instituto Dr. José Frota. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MELO, K. K. B. ; CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE . Relato de experiência sobre o estágio I no Hospital Universitário Walter Cantídio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, A. A. ; CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE . O Pronatec Brasil sem Miséria como estratégia de superação dapobreza e da extrema pobreza: um estudo realizado em Fortaleza-Ce. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, F. G. ; CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE . A política de assistência estudantil como instrumento de efetivação de um direito humano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARRUDA, B. D. L. V. ; LOIOLA, E. M. ; CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE . O processo de trabalho da equipe multiprofissional da assistência estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE - Campus Crateús. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA FILHO, F. C. G. ; CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE . Experiência estagiária no Projeto Lembrar do Serviço Social do Núcleo de Atenção Médica Integrada - NAMI - UNIFOR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MIGUEIS, D. G. ; CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE ; RIBEIRO, M. A. C. . O processo de formação profissional do assistente social no âmbito hospitalar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE . Dimensões da crise brasileira: dependência, trabalho e fundo público. Fortaleza, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • CAVAIGNAC, M. D. . Caminhos Por Onde Andei. Fortaleza, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE ; CAVALLARO, J. ; SALDANHA, J. M. L. ; BEZERRA, C. F. S. . Grandes debates. 2021.

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE . O PET/MEC e sua contribuição na vida acadêmica e profissional: relatos de experiências. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CAVAIGNAC, MÔNICA DUARTE ; MAGALHAES JUNIOR, A. G. ; MACIEL, M. J. C. . Prática docente do ensino superior: planejamento, metodologias e avaliação da aprendizagem. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAVAIGNAC, M. D. . Estado Questão Social e Transformações Contemporâneas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CAVAIGNAC, M. D. . Contexto Econômico e Mercado de Trabalho. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CAVAIGNAC, M. D. . Contexto Econômico e Mercado de Trabalho. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CAVAIGNAC, M. D. . Qualificação Profissional para a Juventude: um novo espaço de atuação do assistente social. 2007. .

CAVAIGNAC, M. D. . Seminário de Serviço Social: busca e descoberta de uma nova prática. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAVAIGNAC, M. D. . Capacitação em Serviço Social e Políticas Sociais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAVAIGNAC, M. D. . Atualização em Serviço Social e Políticas Sociais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAVAIGNAC, M. D. . Capacitação em Serviço Social e Políticas Sociais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAVAIGNAC, M. D. . Questão Social e Políticas Públicas: Dimensões Interventivas e Investigativas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAVAIGNAC, M. D. . As Transformações Sócio-históricas e Econômicas Contemporâneas: reflexões sobre as múltiplas expressões da questão social, o redimensionamento das políticas sociais e seus impactos no trabalho social. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    O fenômeno da uberização/plataformização do trabalho no capitalismo contemporâneo, Descrição: O presente projeto de pesquisa é atividade proposta pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Exclusão Social (GEPPES) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ao qual está vinculada a pesquisadora proponente, em parceria com o Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (CETROS). Faz parte de um projeto mais amplo submetido e aprovado no edital Pró-humanidades da FUNCAP (2023), que tem como objetivo investigar o fenômeno da uberização/plataformização, com ênfase em três categorias de trabalhadores: motoristas de aplicativos, assistentes sociais e influenciadores digitais. Nesta pesquisa, interessa-nos compreender o fenômeno da uberização/plataformização em quatro dimensões: 1) as tendências gerais do padrão neoliberal de acumulação de capital como necessidade posta pela crise do capitalismo contemporâneo; 2) as formas materiais de precarização do trabalho proporcionadas pela uberização/plataformização; 3) os processos de subjetivação de trabalhadores inseridos nessas formas de trabalho; 4) as estratégias individuais e coletivas destes sujeitos, tendo em vista a conquista de garantias e direitos trabalhistas. Para tanto, parte-se da apropriação de bibliografia especializada nesses temas; coleta de dados em bancos de dados de órgãos como Dieese e IBGE, bem como em reportagens e análises divulgadas em jornais; e pesquisa de campo, que inclui aplicação de questionários, observação e entrevistas com assistentes sociais que atuam com plataformas digitais. Tal projeto estará articulado com projeto de pesquisa sobre a mesma temática desenvolvido no âmbito do Mestrado Acadêmico em Serviço Social (MASS), sob orientação dessa pesquisadora, cujos sujeitos são assistentes sociais que trabalham como analistas do seguro social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Fortaleza. Desse modo, pretende-se promover a integração entre graduação e pós-graduação no âmbito do Serviço Social e dos estudos sobre o mundo do trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Mônica Duarte Cavaignac - Coordenador / Pedro Henrique Costa da Penha - Integrante / Kaio Vinícius Ribeiro Campina - Integrante.

  • 2023 - 2024

    Acesso à educação superior e permanência universitária na Universidade Estadual do Ceará (UECE), Descrição: O presente projeto de pesquisa faz parte das atividades propostas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Exclusão Social (GEPPES) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ao qual está vinculada a pesquisadora proponente, uma das líderes do Grupo. Tem como objetivo investigar as condições de permanência universitária de estudantes que ingressaram na Universidade por meio da política de cotas sociais, inscritos no CadFecop, cadastro realizado pela Pró-reitoria de Políticas estudantes para que discentes com renda familiar per capta de até meio salário mínimo tenham acesso Programa de Bolsas de estudo financiado com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP). Tal projeto estará articulado com projeto de pesquisa sobre a mesma temática desenvolvido no âmbitodo Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS), sob orientação dessa pesquisadora. Desse modo, pretende-se promover a iniciação científica de estudantes do Curso de Serviço Social da UECE, contribuindo com seu desenvolvimento profissional e com a elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e, ao mesmo tempo, favorecer o aprofundamento dos estudos e a qualificação dos projetos de dissertação de mestrandos, a partir da integração entre graduação e pós-graduação. O projeto ora apresentado se propõe a compreender, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e exploratória de campo, quais as dificuldades e os desafios enfrentados por estudantes cotistas,bem como as ações de assistência estudantil de que fazem uso para permanecerem na Universidade, tendo em vista que se trata de discentes egressos(as) de escolas públicas, com baixa renda, entre os(as) quais negros(as) pretos(as) ou pardos(as). O(a) bolsista selecionado(a) deverá articular as atividades de iniciação científica ao seu trabalho de conclusão de curso (TCC), elaborando um relatório final sobre a pesquisa, a partir de um referencial teórico-metodológico comum com aquele abordado na pesquisa de mestrado orientada pela pesquisadora proponente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Mônica Duarte Cavaignac - Coordenador / Thays Nobre Pereira - Integrante / Fernanda Venâncio Farias - Integrante.

  • 2022 - 2023

    Assistência estudantil e permanência universitária na Universidade Estadual do Ceará (UECE), Descrição: O presente projeto de pesquisa faz parte das atividades propostas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Exclusão Social (GEPPES) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ao qual está vinculada a pesquisadora proponente, uma das líderes do Grupo. Tem como objetivo investigar os impactos da política de assistência estudantil da UECE, especialmente do Programa de Bolsas de estudo financiado com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), nas condições de permanência universitária de estudantes bolsistas do Curso de Serviço Social. Tal projeto estará articulado com projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS), intitulado Assistência estudantil na UECE: a construção do direito a ter direito,proposto pela mestranda Fernanda Venâncio Farias, sob orientação dessa pesquisadora. Desse modo, pretende-se promover a iniciação científica de estudantes do Curso de Serviço Social da UECE, contribuindo com seudesenvolvimento profissional e com a elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e, ao mesmo tempo, favorecer o aprofundamento dos estudos e a qualificação dos projetos de dissertação de mestrandos, a partir da integração entre graduação e pós-graduação. O projeto ora apresentado se propõe a compreender, por meio de pesquisabibliográfica, documental e exploratória de campo, como as ações, programas e projetos de assistência estudantil ofertados pela UECE, sobretudo por meio da Pró-reitoria de Políticas Estudantis (PRAE) - cuja gestão atual tem à frente a pesquisadora proponente - têm contribuído para a permanência universitária de estudantes bolsistas do Curso de ServiçoSocial, tendo em vista que grande parte dos estudantes deste curso vive em situação de pobreza, conforme dados da PRAE. O(a) bolsista selecionado(a) deverá articular as atividades de iniciação científica ao seu trabalho de conclusão de curso (TCC), elaborando, em conjunto com a referida mestranda, um relatório final sobre a pesquisa ora proposta, a partir de um referencial teórico-metodológico comum.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Mônica Duarte Cavaignac - Coordenador / Thays Nobre Pereira - Integrante / Fernanda Venâncio Farias - Integrante.

  • 2020 - 2021

    Expressões do trabalho e da questão social no Brasil contemporâneo: a precarização do trabalho no âmbito das políticas públicas e dos espaços ocupacionais do assistente social., Descrição: O presente projeto tem como objetivo investigar, por meio de pesquisas bibliográfica, documental e de campo, as formas de realização do trabalho e as expressões da questão social na realidade cearense e nos espaços ocupacionais do Serviço Social, a partir da articulação com projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS). Aborda as condições de trabalho e a organização política dos trabalhadores da política de assistência social em Fortaleza.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Mônica Duarte Cavaignac - Coordenador / Maria Andréia Lima Silva - Integrante / Lívia Kelly da Silva - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Trabalho e questão social no Brasil contemporâneo: expressões na realidade cearense e nos espaços ocupacionais do Serviço Social, Descrição: O projeto faz parte das atividades propostas Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Exclusão Social (GEPPES), liderado pela professora coordenadora. Tem como objetivo investigar as formas de realização do trabalho e as expressões da questão social na realidade cearense e nos espaços ocupacionais do Serviço Social, a partir da articulação com projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social - MASS, sob orientação da coordenadora do projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Mônica Duarte Cavaignac - Coordenador / Bruna Lena Carneiro - Integrante / Karine Carneiro de Oliveira Silva - Integrante / Maria Andréia Lima Silva - Integrante / Natália Cesário da Silva - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Juventude e Assistência Estudantil: do direito social à efetivação de uma política pública democrática no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Mônica Duarte Cavaignac - Integrante / Geórgia Patrícia Guimarães Santos - Integrante / Francisca Rejane Bezerra Andrade - Coordenador / Flávia Gonçalves da Silva - Integrante / Renata Maria Paiva da Costa - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Serviço Social, processos de trabalho e políticas sociais: desafios para a formação profissional, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Mônica Duarte Cavaignac - Coordenador / Karine Maciel de Souza - Integrante / Edna Mota Loiola - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Serviço Social e Processos de Trabalho: desafios para a formação profissional do assistente social, Descrição: Resumo: O presente projeto de pesquisa faz parte das propostas do grupo de pesquisa ?Trabalho, Sociabilidade e Lutas Sociais?, desenvolvido pelo Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (CETROS), e, mais precisamente, da linha de pesquisa ?Trabalho, Formação Profissional e Instrumentalidade em Serviço Social?, à qual está vinculada a pesquisadora proponente. A partir desta proposta pretende-se investigar os processos de trabalho do Serviço Social como profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho na sociedade capitalista contemporânea, identificando suas particularidades e seu significado social em diferentes áreas de atuação e espaços sócio-ocupacionais do assistente social; as relações e condições em que seu trabalho se realiza; suas competências, atribuições, atividades, objetos de intervenção e instrumentos de trabalho. Por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, junto ao Conselho Regional de Serviço Social (CRESS- 3ª Região), a instituições e profissionais da área, serão abordados aspectos que configuram o perfil profissional e as competências teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas requisitados na contemporaneidade, de modo a apontar desafios e subsidiar a formação profissional. Palavras-chaves: Serviço Social; Processos de trabalho; Formação Profissional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Mônica Duarte Cavaignac - Coordenador / Claudeíza Coelho Carvalho da Costa - Integrante / Edna Mota Loiola - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pró-reitora de Políticas Estudantis, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - Atual

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadora de Estágio do Curso de Serviço Social; professora do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e questão social - MASS

2018 - 2021

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pró-reitora de Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Sociologia Clássica; Introdução ao Serviço Social; Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I e II; Pesquisa em Serviço Social I; Serviço Social e Processos de Trabalho; Desenvolvimento Capitalista e Questão Social.

2004 - 2006

Universidade Estadual do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta

Outras informações:
Disciplinas ministradas: História do Serviço Social I; Teoria e Metodologia do Serviço Social I e III; Estágio Supervisionado em Serviço Social I; orientação de TCC.

Atividades

  • 06/2016

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Graduação.,Cargo ou função, Coordenadora da Célula de Assessoramento Pedagógico.

  • 04/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa.,Cargo ou função, Membro da Câmara de Pesquisa.

  • 08/2014

    Ensino, Mestrado Acadêmico em Serviço Social, trabalho e q, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior

  • 07/2013 - 06/2016

    Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados.,Cargo ou função, Coordenadora de Estágio do Curso de Serviço Social.

  • 06/2013 - 02/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Sociais Aplicados.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD/UECE.

  • 02/2004 - 02/2006

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Serviço Social II, Teoria e Metodologia do Serviço Social I e III, Estágio Supervisionado I, Orientação de Trabalho de Coclusão de Curso (TCC)

  • 02/2005 - 01/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Centro de Estudos Sociais Aplicados.,Atividade realizada, Orientação de Monitoria, Disciplinas História do Serviço Social II, Teoria e Metodologia do Serviço Social I e III.

2009 - 2013

FACULDADES CEARENSES

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Seminário de Serviço Social I; Capitalismo e Questão Social; Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I e II; Serviço Social e Processos de Trabalho; Questão Social no Ceará; Fundamentos de TCC; orientação de monografias.

2002 - 2004

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnica em Educação Profissional, Carga horária: 40

Atividades

  • 11/2002 - 03/2004

    Serviços técnicos especializados , Unidade de Suporte Técnico-Pedagógico.,Serviço realizado, Assessora pedagógica: planejamento, acompanhamento e avaliação de cursos de educação profissional em diferentes níveis (básico, técnico) e áreas de atuação (comércio, gestão, saúde, turismo e hospitalidade, informática etc.); elaboração de projetos;.

  • 06/2002 - 11/2002

    Serviços técnicos especializados , Unidade de Suporte Técnico-Pedagógico.,Serviço realizado, Coordenadora do Programa de Desenvolvimento de Educadores (PRODE): planejamento e acompanhamento de cursos e oficinas de capacitação para educadores, supervisores e coordenadores de diferentes áreas de atuação.

2001 - 2002

instituto de medicina infantil

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 28

Atividades

  • 06/2001 - 04/2002

    Serviços técnicos especializados , Serviço Social.,Serviço realizado, Atendimento a usuários de serviços de saúde; visitas e encaminhamentos; orientações a pacientes e familiares; trabalhos interdisciplinares para humanização do atendimento; planejamento e acompanhamento de atividades sócio-educativas.

  • 09/2001 - 11/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Serviço Social, Serviço Social.,Atividade realizada, Supervisora de Estágio em Serviço Social.