Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues
Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão (1990), mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão (2004) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2010). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação Mestrado e do Curso de graduação em Geografia da Universidade Federal do Maranhão. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa Ambientais (NEPA) da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia da Geografia, Geografia da Saúde, Indicadores Urbanos, Violência de Gênero. https://orcid.org/0000-0001-5398-6123
Informações coletadas do Lattes em 25/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Geografia (Geografia Humana)
2006 - 2010
Universidade de São Paulo
Título: Sistema de indicadores e desigualdade socioambiental intraurbana de São Luis-MA
Orientador: em Universidade de Coimbra ( Ana Paula Santana Rodrigues)
com , Ano de obtenção: 2010. Wagner Costa Ribeiro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sistema de indicadores intraurbanos; São Luis-MA; Desigualdades socioambientais; Gabinete de Investigação em Geografia da Saúde; Geografia. Saúde. Ciencia.Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
Mestrado em Saúde e Ambiente
2002 - 2004
Universidade Federal do Maranhão
Título: Geografia da saúde e o espaço urbano de São Luís-MA: interfaces da relação saúde e ambiente no período de 1854-1954
Orientador: José Ribamar Trovão e István van Deursen Varga
, Ano de Obtenção: 2004.Palavras-chave: Ambiente urbano. Geografia da saúde.; Crescimento urbano de São Luís; Saúde, ambiente, crescimento urbano; Teoria miasmática. Teoria microbiana.Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Especialização em Gestão em Saúde
2015 - 2016
Universidade Estadual do Maranhão
Título: Transição epidemiológica em São Luís: indicadores de morbimortalidade
Especialização em Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental
1991 - 1993
Pós-doutorado
2026
Pós-Doutorado. , Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde (PPGPPS) /Brasília, FIOCRUZ/BRASILIA, Brasil.
Formação complementar
2006 - 2006
Geografia. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2002 - 2002
Jornada de campo ao sul do Maranhão. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2002 - 2002
Caracterização sócio-ambiental dos Lençois-MA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2000 - 2000
Concepção e elaboração de projetos de pesquisa. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
1999 - 1999
Educação ambiental no ensino médio e fundamental. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
1999 - 1999
Análise Geográfica do Clima. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
1995 - 1995
Oficina de Capacitação em Ecoturismo. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
1990 - 1990
Técnicas Quantitativas Aplicadas à Geografia. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.
Organização de eventos
RODRIGUES, Z. M. R. ; ARAUJO, R. R. ; FEITOSA, A. C. ; PACHECO, J. B. ; SOUSA, U. D. V. ; MENDONCA, J. A. C. ; MASULLO, Y. /. G. . VI Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e III Fórum Internaciona de Geografia da Saúde. 2013. (Outro).
RODRIGUES, Z. M. R. . V Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e II Fórum Internacional de Geografia da Saúde. 2011. (Congresso).
Participação em eventos
III Congresso de Geografia da Saúde de Países de Língua Portuguesa. Politica de atenção e promoção a saúde de comunidades tradicionais. 2024. (Congresso).
XI Simpósio Nacional de Geografia da Saúde.Geografia e Gênero: prioridades nas pesquisas. 2023. (Simpósio).
I Encontro Maranhense de Geografia.Contribuições dos Estudos Geográficos no cenário da pandemia de Covid19. 2021. (Encontro).
X Simpósio Nacional de Geografia da Saúde.Geografia Médica no Brasil: reflexões históricas e fundamentos teóricos. 2021. (Seminário).
Encontro de Geógrafos da América Latina.Indicadores de qualidade da água para consumo humano em municipios da Baixada Maranhense-MA, Brasil. 2017. (Encontro).
VII SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SÁÚDE E IV FORUM INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDEDE.ANÁLISE ESPACIAL DA DENGUE E SEUS DETERMINANTES SOCIOAMBIENTAIS EM SÃO LUÍS, MARANHÃO, BRASIL. 2015. (Simpósio).
VII SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SÁÚDE E IV FORUM INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDEDE.DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE (DSS) NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO LAGO-AÇU-MA/BRASIL. 2015. (Simpósio).
VII SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SÁÚDE E IV FORUM INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDEDE.ANÁLISE DO TERRITÓRIO DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA POR MEIO DO GEOPROCESSAMENTO. 2015. (Simpósio).
X CONGRESSO NACIONAL DE ECOTURISMO - CONECOTUR E V. Coordenou a apresentação dos trabalhos científicos, comunicação oral. 2015. (Congresso).
III Encontro Acadêmico Internacional Interdisciplinar nas universidades brasileiras - resultados e desafios iras. 2014. (Encontro).
Conferência Regional sobre Determinantes Sociais em Saúde. 2013. (Outra).
III Semana Meio Ambiente, Saúde e Trabalho do COLUN/UFMA.Indicadores Ambientais de São Luís-MA. 2013. (Outra).
I Simpósio Interdisciplinar Regional de Saúde e Ambiente.Perspectivas na pesquisa e na formação de recursos humanos na área interdisciplinar: interface saúde e ambiente. 2013. (Simpósio).
VI Jornada Internacional de Políticas Públicas - VIJOINPP.Desigualdades Intraurbanas dos indicadores de saneamento em São Luís-MA. 2013. (Outra).
XIV Encontro de Geógrafos da América Latina.Indicadores sociais na Região Metropolitana da Grande São Luís : segurança, emprego e renda.. 2013. (Encontro).
XVI Semana de Psicologia.Psicologia social dialogando com outros saberes. 2013. (Outra).
IV Congresso Internacional de Geografia da Saúde. DETERMINANTES SOCIAIS EM SAÚDE E TRANSIÇÃO EPIDEMIOLÓGICA NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR-MA, BRASIL (2000-2009). 2012. (Congresso).
V SIMPOSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE.Formação das regiões em saúde no estado do Maranhão: discussão metodológica e histórica. 2011. (Simpósio).
XIII Encontro de Geógrafos da Ámerica Latina.Sistema de Indicadores e desigualdade socioambiental intraurbana de São Luís-Ma, Brasil. 2011. (Encontro).
X Encontro Humanístico.O AMBIENTE, O ESTADO, A CIDADE, A POESIS E A LINGUAGEM NO MARANHÃO. 2010. (Encontro).
II Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico.Geografia da Saúde no Maranhão: pressupostos e origens. 2009. (Encontro).
III Reunião Plenária do Fórum de Desenvolvimento Sustentável.Indicadores intra-urbanos de São Luis-MA: avaliando a qualidade ambiental urbana. 2008. (Outra).
IV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade.Precursores do movimento ambientalista maranhense: as críticas do médico Felicíssimo Rodrigues Fernandes. 2008. (Encontro).
Palestra.Palestra. 2008. (Outra).
WIPIS 2008 Workshop Internacional de Pesquisas em Indicadores de Sustentabilidade. 2008. (Outra).
3ª Conferência Regional sobre Mudanças Globais. 2007. (Encontro).
I Encontro Internacional: Governança da Água na América Latina. 2007. (Encontro).
II Fórum Internacional de Geografia da Saúde.A implementaçao de Politicas Públicas para sustentabilidade urbana de São Luis-MA. 2007. (Simpósio).
III Simpósio Nacional de Geografia da Saúde.A implementação de Políticas Públicas para sustentabilidade urbana de São Luis-MA. 2007. (Simpósio).
IX Colóquio Internacional de Geocrítica. 2007. (Outra).
XI Encontro de Geógrafos da América Latina.A saúde urbana de São Luis (MA): percepções e conflitos. 2007. (Encontro).
Curso Internacional em Indicadores de Sustentabilidade. 2006. (Oficina).
WIPIS 2006 - Workshop Internacional de Pesquisa em Indicadores de Sustentabilidade. 2006. (Outra).
WIPIS-2006 Workshop Internacional Pesquisa em Indicadores de Sustentabilidade. 2006. (Oficina).
II Simpósio Nacional de Geografia da Saúde.II Simpósio Nacional de Geografia da Saúde. 2005. (Simpósio).
V Encontro Humanístico.V Encontro Humanístico. 2005. (Encontro).
X Encontro de Geógrafos da América Latina.X Encontro de Geógrafos da América Latina. 2005. (Encontro).
XI Simpósio Nacional de Geografia Fisica Aplicada.XI Simpósio Brasileiro de Geografia Fisica Aplicada. 2005. (Simpósio).
IV ENCONTRO HUMANISTICO.IV Encontro Humanístico. 2004. (Encontro).
Avaliação do Processo Seletivo para ingreso de alunos na UFMA.Avaliação do Processo Seletivo para ingresso de alunos na UFMA. 2003. (Seminário).
I Jornanda Internacional de Políticas Públicas. 2003. (Outra).
I Simpósio Nacional de Geografia da Saúde.I Simpósio Nacional de Geografia da Saúde. 2003. (Simpósio).
Seminário Construindo o Projeto Pedagógico da UFMA.Construindo o Projeto Pedagógico da UFMA. 2003. (Seminário).
IV Simpósio Nacional de Geomorfologia.IV Simpósio Nacional de Geomorfologia. 2002. (Simpósio).
V Fórum Internacional de Direito Ambiental.V Fórum Internacional de Direito Ambiental. 2002. (Outra).
XIII Encontro Nacional de Geógrafos.Raimundo Lopes e o conceito de regiao. 2002. (Encontro).
I Ciclo de debates sobre a cidade de São Luís: o urbanismo a serviço da vida. 2001. (Outra).
II Fórumde Reforma Curricular do Nordeste. 2001. (Outra).
XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste.XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste. 2001. (Encontro).
Percepção de Paisagens.Percepção de paisagens em ambientes de clima tropical e semi-árido. 2000. (Outra).
XXIV SAESUNN e V SAESCO.XXIV Seminário de Acesso ao Ensino Superior das Universidades do Norte/Nordeste e V Seminário de Acesso ao Ensino Superior das Universidades do Centro-Oeste. 2000. (Seminário).
V Semana da Geografia.V Semana da Geografia. 1999. (Outra).
XI Encontro Nacional dos Estudantes de Geografia.XI Encontro Nacional dos Estudantes de Geografia. 1998. (Encontro).
8º Encontro Nacional de Geógrafos.8º Encontro Nacional de Geógrafos. 1990. (Encontro).
II Seminário nacional em defesa da amazônia. 1990. (Seminário).
7º Encontro Nacional de Geógrafos.7º Enconto Nacional de Geógrafos. 1988. (Encontro).
Participação em bancas
FERREIRA, A. J. A.; SODRE, R. B.;RODRIGUES, Z. M. R.. INDICADORES SOCIAIS DA COMUNIDADE VILA MARANHÃO, ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2022, NO CONTEXTO DA EXPANSÃO DO PORTO DO ITAQUI EM SÃO LUIS - MARANHÃO. 2025. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, A. J. A.;RODRIGUES, Z. M. R.; SILVA, E. V.; FREITAS, C. A. L. L.. TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL NO PROJETO DE ASSENTAMENTO ÁRVORES VERDES, BREJO - MA. 2025. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
AQUINO JUNIOR, J.; SARDINHA, A. H. L.;RODRIGUES, Z. M. R.. ANÁLISE ESPACIAL DOS TRANSTORNOS DO HUMOR, NO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
SARDINHA, A. H. L.;VARGA, I. V. D.RODRIGUES, Z. M. R.; AYRES, D. D. J.. RISCO CARDIOVASCULAR EM PESSOAS NEGRAS ASSISTIDAS PELAATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. 2025. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; PETRUS, J. K. B.; LIMA, C. C.. VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES EM CONTEXTO DE DESIGUALDADE SOCIAL: um estudo da Área Itaqui- Bacanga. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
OLIVEIRA, A. B.; MATTOS JUNIOR, J. S.;RODRIGUES, Z. M. R.. USO CORPORATIVO DO TERRITÓRIO POR SERVIÇOS DE SAÚDE E SEUS REFLEXOS NA PANDEMIA DE COVID-19 NA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE IMPERATRIZ, MARANHÃO, BRASIL. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, M. N. S.; FERREIRA, M. M.; AQUINO JUNIOR, J.;RODRIGUES, Z. M. R.. GEOGRAFIA FEMINISTA E POLÍTICAS PÚBLICAS: um recorte para a produção do conhecimento científico no Brasil e para a Rede de Enfrentamento no combate à violência de gênero no Nordeste. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
AQUINO JUNIOR, J.; SILVA, M. N. S.; ALMENDRA, R. J. M.;RODRIGUES, Z. M. R.. ANÁLISE ESPACIAL DOS TRANSTORNOS MENTAIS NO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
SILVA, M. N. S.;RODRIGUES, Z. M. R.; MARTINS, C. W. S.; SILVA, M.. LUGARES DA QUALIRAGEM NA ?ILHA DO AMOR": DISSIDÊNCIAS LGBTQIAPN+ NO ESPAÇO URBANO DE SÃO LUÍS ? MA. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, A. J. A.;RODRIGUES, Z. M. R.; SOUZA, L. E. S.. A Praça das Mercês: análise de um espaço livre público no Centro Histórico de São Luís (MA. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
SALVADOR, E. P.; REIS, A. D.; MENDES, T. T.; BEZERRA, A. F. S.;RODRIGUES, Z. M. R.. ANÁLISE DE ASSOCIAÇÃO ENTRE PERCEPÇÃO AMBIENTAL E O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM TRABALHADORES UNIVERSITÁRIOS. 2024. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS) - Universidade Federal do Maranhão.
NASCIMENTO NETO, P.; SOUZA, F. T.; HINO, A. A. F.; SILVA, F. D. A.;RODRIGUES, Z. M. R.. MOBILIDADE URBANA E BEM-ESTAR PSICOLÓGICO: ASSOCIAÇÃO ENTRE MODAIS DE TRANSPORTE E SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES ADOLESCENTES EM CURITIBA - PR. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana ? PPGTU) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
AQUINO JUNIOR, J.; SOARES, L. S.;RODRIGUES, Z. M. R.; BASTOS, L. S.. EDUCACAO AMBIENTAL E AS DOENCAS DE VEICULACAO HIDRICA: A RELACAO ENTRE SAUDE E AMBIENTE.. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
SARDINHA, A. H. L.;VARGA, I. V. D.RODRIGUES, Z. M. R.; PADILHA, L. L.. Impacto nutricional de pacientes em quimioterapia. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
PETRUS, J. K. B.;RODRIGUES, Z. M. R.; LIMA, T. P.. O BUMBA-MEU-BOI DE MATRACA: uma abordagem geografica sobre o Festejo de Sao Marcal no Bairro do Joao Paulo em Sao Luis ? MA.. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
CELERI, M. J.;RODRIGUES, Z. M. R.; SODRE, R. B.; ZIGLIO, L. A. I.. A GESTAO E O GERENCIAMENTO DOS RESIDUOS SOLIDOS NO MUNICIPIO DE SAO LUIS-MA: os impactos gerados pela pandemia de Covid-19 nos Ecopontos.. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
SILVA, E. N.; PINTON, L. G.;RODRIGUES, Z. M. R.. O TERRITÓRIO USADO E A SAÚDE NAS CIDADES PEQUENAS: um estudo de caso sobre o Departamento Regional de Saúde de Sorocaba entre 2008 e2018. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos.
MATTOS JUNIOR, J. S.; OLIVEIRA, A. B.;RODRIGUES, Z. M. R.. ANÁLISE SOBRE 1 ANO DE PANDEMIA: reflexões sobre a saúde pública aos casos de covid-19 na zona rural de São Luís- MA. 2022. Dissertação (Mestrado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço) - Universidade Estadual do Maranhão.
PETRUS, J. K. B.;RODRIGUES, Z. M. R.; PEREIRA JUNIOR, M. V.. NAO E APENAS UMA GRIPEZINHA: relacoes entre a difusao da covid-19 e as dinamicas das interacoes socioespaciais no estado do Maranhao. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
CELERI, M. J.;RODRIGUES, Z. M. R.; SODRE, R. B.; DIAS, L. C.. A TEMATICA DOS RESIDUOS SOLIDOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: uma analise por meio de Livros Didaticos e da Base Nacional Comum Curricular. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, S. J. D.;RODRIGUES, Z. M. R.; LIMA, R. M. B. F.. QUESTAO AGRARIA E AS EXPERIENCIAS DA EDUCACAO DO CAMPO NAS ESCOLAS DO ASSENTAMENTO PALMEIRAL VIETNA EM ESPERANTINOPOLIS-MA. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
AQUINO JUNIOR, J.; RIBEIRO, H.; CELERI, M. J.;RODRIGUES, Z. M. R.. DINÂMICA AMBIENTAL DO MERCADO DO PEIXE DO PORTINHO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE ? SÃO LUIS, MARANHÃO. 2021. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
ROSA, I. G.;RODRIGUES, Z. M. R.; LIMA, A. S.; SILVA, N. C. S.; CATANHEDE, S. P. D.; PEREIRA FILHO, A. A.. Estudo do potencial biológico de Ricinus communis L. (EUPHORBIACEAE) como proposta de combate à esquistossomose. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
VARGA, I. V. D.; VIANA, R. L.;RODRIGUES, Z. M. R.; BATISTA, L. E.. MULHERES QUILOMBOLAS: direitos sexuais e reprodutivos e o acesso à saúde. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
AQUINO JUNIOR, J.; NUNES, J. L. S.; SANTOS, A. L. S.; FUSHIMI, M.; RODRIGUES, T. C. S.;MÁRITA RIBEIRO RODRIGUES, ZULIMAR. Vulnerabilidade Socioambiental á desastres hidrológicos em áreas costeiras: Estudo de caso das condicionantes aos eventos de inundação do Município de São Luís, Maranhão, Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
FARIA, R. M.; BENADUCE, G. M. C.;RODRIGUES, Z. M. R.. PRIVAÇÃO AO SANEAMENTO E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE DA POPULAÇÃO DA VILA LÍDIA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA, RS. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria.
CASTRO, A. C. L.;RODRIGUES, Z. M. R.; SOARES, L. S.; MOUCHREK FILHO, V. E.; SILVA, I. S.. Qualidade da água de corpos hídricos localizados no Distrito Sanitário do Itaqui-Bacanga e os seus efeitos na saúde da população do entorno. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
BRANCO, M. R. F. C.;RODRIGUES, Z. M. R.; GONCALVES, E. G. R.; QUEIROZ, R. C. S.; MEDEIROS, M. N. L.. Análise espacial de casos prováveis de dengue no município de São Luís, Maranhão, Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
FEITOSA, M. M.; OLIVEIRA, R. C.;RODRIGUES, Z. M. R.. A perspectiva do espaço e os conflitos pós-modernos em Mário de Carvalho. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Maranhão.
CASTRO, A. C. L.;RODRIGUES, Z. M. R.; AZEVEDO, J. W. J.; SOARES, L. S.. Qualidade da água do baixo curso do rio Itapecuru e as implicações na saúde humana e usos multiplos. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
SILVA, A. R.; AQUINO, JOSÉ; FARIAS FILHO, M. S.; GONCALVES, E. G. R.;RODRIGUES, Z. M. R.. Aspectos da dinâmica socioambiental da hanseníase no municipio de Buriticupu, estado do Maranhão, Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; ARAUJO, R. R.; SARDINHA, A. H. L.. Avaliação da Política de construção dos Planos Municipais de Saneamento Básico no estado do Maranhão. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
MELO, S. N.; SANTOS, L. C. A.;RODRIGUES, Z. M. R.. Riscos de incêndios: diagnósticos do município de São José de Ribamar-MA. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço) - Universidade Estadual do Maranhão.
SARDINHA, A. H. L.; BRANCO, M. R. F. C.; BARBOSA, R. I.;RODRIGUES, Z. M. R.. A autoeficácia da insulinoterapia em portadores do Diabetes Mellitus. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
ROSA, I. G.; MORAES, D. F. C.; CANTANHEDE, S. P. D.;RODRIGUES, Z. M. R.. Esquistossomose Mansônica: fatores ambientais e fisico-quimicos que contribuem para ocorrência da doença no Sá Viana, em. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
BRANCO, M. R. F. C.; AQUINO JUNIOR, J.; QUEIROZ, R. C. S.;RODRIGUES, Z. M. R.; GONCALVES, E. G. R.. Análise espaço-temporal de casos de dengue por distrito sanitário, São Luís, Maranhão, Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
FEITOSA, A. C.;RODRIGUES, Z. M. R.; FARIAS FILHO, M. S.; FREITAS, A. C. R.. Segurança alimentar urbana da Baixada Maranhense: o caso do municipio de Arari. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
BARBIERI, R.; PINHEIRO, C. U. B.;RODRIGUES, Z. M. R.. O Barômetro da sustentabilidade como instrumento de análise do desenvolvimento no município de Bacabeira - Maranhão. 2015. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas) - Universidade Federal do Maranhão.
NUNES, J. L. S.;RODRIGUES, Z. M. R.; COSTA, L. F. C.; TORRES JUNIOR, A. R.. Sazonalidade da presença e envenenamentos por caravelas Physalia physalis (LINNAEUS, 1758) em praias de São Luís ? MA, Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
LIMA, S. C. V. S.; BEZERRA, A. F. S.;RODRIGUES, Z. M. R.VARGA, I. V. D.. Política de promoção da saúde e a instituicionalização das práticas corporais/ atividade física na cidade de São Luís ? MA. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
SILVA, A. R.; GONCALVES, E. G. R.; BRANDAO, M. D. S.;RODRIGUES, Z. M. R.. Saúde e Ambiente de trabalho do servidor público federal do Maranhão: visão da perícia médica. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
VARGA, I. V. D.; VIANA, R. L.; CARVALHO, C. M. B.;RODRIGUES, Z. M. R.. Adequação da casa de saúde do índio de São Luís ? MA ao contexto intercultural de seus usuários: organização, humanização e ambiência.. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
FEITOSA, A. C.; YAURI, W. L. M.;RODRIGUES, Z. M. R.. A geologia da paisagem aplicada à sustentabilidade ambiental na área da Lagoa do Bacuri, Magalhães de Almeida - Maranhão. 2014. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas) - Universidade Federal do Maranhão.
CASTRO, A. C. L.; NOGUEIRA, M. M. C.; NASCIMENTO, A. R.;RODRIGUES, Z. M. R.. Transformações territoriais e efeitos na saúde dos núcleos populacionais localizados no entorno da usina termelétrica do Itaqui, São Luís ? MA. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
VARGA, I. V. D.; SARDINHA, A. H. L.;RODRIGUES, Z. M. R.; BATISTA, L. E.. Fatores individuais e ambientais nas práticas preventivas do câncer de mama em mulheres. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
ZANNONI, C.; FERREIRA, L. A.;VARGA, I. V. D.RODRIGUES, Z. M. R.. Entre médicos e voduns: os cuidados com a saúde em um terreiro de tambor de mina em São Luís/MA. 2014. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
ZANNONI, C.;RODRIGUES, Z. M. R.; CAVALCANTE, K. S. B.. CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: enfoque sobre saúde e ambiente de trabalho. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
SARDINHA, A. H. L.; MONTEIRO, R. B.;VARGA, I. V. D.RODRIGUES, Z. M. R.. Idosos remanescentes de quilombo no município de Alcântara ? MA. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
BRANCO, M. R. F. C.; CAVALCANTE, K. S. B.; CARVALHO, A. L. A.;RODRIGUES, Z. M. R.. Reciclagem de resíduos sólidos no município de São Luís, Maranhão: implicações no contexto saúde e ambiente. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
NUNES, J. L. S.; SILVA, A. J. P.; SARDINHA, A. H. L.;RODRIGUES, Z. M. R.. Diagnóstico situacional do descarte de pilhas, baterias de celulares e automotivas em São Luís ? MA. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
CASTRO, A. C. L.; DIAS, R. S.; COSTA NETO, J. P.;RODRIGUES, Z. M. R.. Saúde e Ambiente no cenário de implantação da Refinaria Premium I em Bacabeira - MA. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
FEITOSA, A. C.;VARGA, I. V. D.TROVAO, J. R.RODRIGUES, Z. M. R.. Condições socioambientais favoráveis ao desenvolvimento de vetores e epidemias de dengue e leishmaniose visceral, na sub-bacia do rio Anajá em Paço do Lumiar-MA. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
GONÇALVES, Eloisa da Graça do Rosário; SILVA, Ana Lúcia Abreu; SILVA, Antonio Rafael da;RODRIGUES, Z. M. R.. Estudo epidemiológico da leishmaniose tegumentaramericana no municipio de Buriticupu, Maranhão, Brasil, de 2005 a 2010.. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
SANTOS, Márcio Costa Fernandes Vaz dos; CASTRO, Antonio Carlos Leal de; COELHO, Maria Terezinha de Medeiros;RODRIGUES, Z. M. R.. Determinação do índice de qualidade de vida urbana na área de influência da sub-bacia da Jansen. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
CASTRO, Antonio Carlos Leal de; LOPES, Ana Teresa Lira; NASCIMENTO, Adenilde Ribeiro;RODRIGUES, Z. M. R.. Qualidade Ambiental e Situação da Saúde do Município de Bacabeira e nos municipios do entorno da Refinaria Premium I - MA. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
DIAS, M. J. S.; PEREIRA, M. E. F. D.; LIMA, C. C.; RIBEIRO, M. R. C.;RODRIGUES, Z. M. R.. PARTO HUMANIZADO NO BRASIL: AVALIAÇÃO POLÍTICA DO PROGRAMA DE HUMANIZAÇÃO NO PRÉ-NATAL E NASCIMENTO. 2021. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão.
SILVA, A. L. A.; CARDOSO, F. O.; SOUSA, E. M.; AQUINO JUNIOR, J.;RODRIGUES, Z. M. R.. Análise das Vulnerabilidades Ambientais da Leishmaniose Visceral Humana e Prevalência da Doença Canina em Municípios da Baixada Maranhense. 2021. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal do Maranhão.
CASTRO, H. A.; MARTINS, A. S.; MAGALHAES, M. A. F. M.;RODRIGUES, Z. M. R.; MOREIRA, M. F. R.; HACON, S. S.. Internações por doenças respiratórias associadas à vulnerabilidade social e aos níveis de poluição atmosférica em Açailândia- MA, Brasil. 2021. Tese (Doutorado em Doutorado Acadêmico em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
RISSO, L. C.; FEITOSA, A. C.; MARANDOLA JUNIOR, E. J.;RODRIGUES, Z. M. R.; MOURA, J. D. P.. SENTIDOS DE LUGAR E GEOGRAFICIDADES EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA: reverberações a partir das vivências de moradores da Área de Proteção Ambiental de Maracanã, São Luís - MA, Brasil. 2020. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SARDINHA, A. H. L.;RODRIGUES, Z. M. R.; AQUINO JUNIOR, J.. ANÁLISE ESPACIAL DOS TRANSTORNOS DO HUMOR, NO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL.. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
SARDINHA, A. H. L.;VARGA, I. V. D.; LIMA JUNIOR, J. R. M.;RODRIGUES, Z. M. R.. RISCO CARDIOVASCULAR EM PESSOAS NEGRAS ASSISTIDAS PELAATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, A. J. A.;RODRIGUES, Z. M. R.; SOUZA, L. E. S.. A PRAÇA ENQUANTO ESPAÇO LIVRE PÚBLICO: UMA ANÁLISE DA PRAÇA DAS MERCÊS EM SÃO LUÍS (MA). 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; PETRUS, J. K. B.; LIMA, C. C.. "VULNERABILIDADES SOCIAIS E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ENTRE AS MULHERES DA ÁREA ITAQUI-BACANGA. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
CELERI, M. J.;RODRIGUES, Z. M. R.; DINIZ, J. S.. GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE VIANA, MARANHÃO: O uso da técnica iconográfica como ferramenta de análise espacial de impactos socioambientais. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; FARIAS FILHO, M. S.; SANTOS, L. E. N.. ATIVIDADE PORTUÁRIA E RELAÇÃO PORTO-CIDADE NO ESPAÇO GEOGRÁFICO: os projetos sociais do Porto do Itaqui na região Itaqui-Bacanga em São Luís/MA como instrumento de mitigação dos impactos socioambientais. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
SARDINHA, A. H. L.; AQUINO JUNIOR, J.; OLIVEIRA, P. S.;RODRIGUES, Z. M. R.. Análise espacial da tuberculose pulmonar na população negra no estado do Maranhão de 2010 a 2024. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
OLIVEIRA, A. B.;RODRIGUES, Z. M. R.; MATTOS JUNIOR, J. S.. USO CORPORATIVO DO TERRITÓRIO POR SERVIÇOS DE SAÚDE E SEUS REFLEXOS NA PANDEMIA DE COVID-19 NA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE IMPERATRIZ, MARANHÃO, BRASIL. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
CELERI, M. J.; FARIAS FILHO, M. S.;RODRIGUES, Z. M. R.; SODRE, R. B.. Atuação dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis a partir da experiência da ASCAMAR em São Luís-MA. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; FERREIRA, A. J. A.; SODRE, R. B.. INDICADORES SOCIAIS DA COMUNIDADE VILA MARANHÃO, ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2022, NO CONTEXTO DA EXPANSÃO DO PORTO DO ITAQUI EM SÃO LUIS ? MARANHÃO. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
SILVA, M. N. S.;RODRIGUES, Z. M. R.; SILVA, M.; MARTINS, C. W. S.. O lugar da população LGBTQIAPN+ no espaço urbano de São Luís. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
MARTINES, M. R.; PINTON, L. G.;RODRIGUES, Z. M. R.. O TERRITÓRIO USADO E A SAÚDE NAS CIDADES PEQUENAS: um estudo de caso sobre o Departamento Regional de Saúde de Sorocaba entre 2008 e 2018. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal de São Carlos.
PETRUS, J. K. B.;RODRIGUES, Z. M. R.; LIMA, T. P.. O BUMBA-MEU-BOI DE MATRACA: UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA SOBRE O FESTEJO DE SÃO MARÇAL NO BAIRRO DO JOÃO PAULO EM SÃO LUÍS ? MA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
AQUINO JUNIOR, J.; PEREIRA, D. C. A.;RODRIGUES, Z. M. R.. DINÂMICA ESPACIAL DO MERCADO DO PEIXE DO PORTINHO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE ? SÃO LUIS, MARANHÃO. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
MATTOS JUNIOR, J. S.;RODRIGUES, Z. M. R.; OLIVEIRA, A. B.. ANÁLISE SOBRE 1 ANO DE PANDEMIA: do acesso a saúde pública aos casos de covid-19 na zona rural de São Luís- MA.. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, F. D. A.; HINO, A. A. F.;RODRIGUES, Z. M. R.. A INFLUÊNCIA DA MOBILIDADE URBANA NA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Gestão Urbana) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
PETRUS, J. K. B.; PEREIRA JUNIOR, M. V.;RODRIGUES, Z. M. R.. RELAÇÕES ENTRE A DISSEMINAÇÃO DA COVID-19 E AS DINÂMICAS DAS INTERAÇÕES ESPACIAIS NO ESTADO DO MARANHÃO. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, S. J. D.; LIMA, R. M. B. F.;RODRIGUES, Z. M. R.. EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO ASSENTAMENTO PALMEIRAL VIETNÃ EM ESPERANTINÓPOLIS-MA.. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
VARGA, I. V. D.; VIANA, R. L.;RODRIGUES, Z. M. R.. MULHERES QUILOMBOLAS: direitos sexuais e reprodutivos e o acesso à saúde. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
BRANCO, M. R. F. C.;RODRIGUES, Z. M. R.; GONCALVES, E. G. R.; QUEIROZ, R. C. S.; MEDEIROS, M. N. L.. Análise espacial de casos prováveis de dengue no município de São Luís, Maranhão, Brasil. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.VARGA, I. V. D.; ARAUJO, R. R.. Avaliação da política de construção dos planos municipais de saneamento básico no Estado do Maranhão. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
SILVA, A. R.; GONCALVES, E. G. R.;RODRIGUES, Z. M. R.; FIGUEIREDO, I. A.; FARIAS FILHO, M. S.. Análise socioambiental da ocorrência da hanseníase em Buriticupu-Maranhão. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
CASTRO, A. C. L.;RODRIGUES, Z. M. R.; AZEVEDO, J. W. J.; SOARES, L. S.. Qualidade da água do rio Itapecuru e seus efeitos no ambiente e na comunidade do entorno do município de Itapecuru - MA. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
FARIA, R. M.;RODRIGUES, Z. M. R.; BENADUCE, G. M. C.. PRIVAÇÃO AO SANEAMENTO E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE DA POPULAÇÃO DA VILA LÍDIA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA, RS. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria.
CASTRO, A. C. L.; MOUCHREK FILHO, V. E.;RODRIGUES, Z. M. R.; SOARES, L. S.; SILVA, I. S.. Qualidade da água de corpos hídricos localizados no Distrito Sanitário do Itaqui-Bacanga e os seus efeitos na saúde da população do entorno. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
VARGA, I. V. D.; VIANA, R. L.;RODRIGUES, Z. M. R.. Adequação da casa de saúde do índio de São Luís ? MA ao contexto intercultural de seus usuários: organização, humanização e ambiência. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
BEZERRA, V. L. A. R.; AQUINO JUNIOR, J.;RODRIGUES, Z. M. R.. Segurança alimentar e produção agrícola em área suscetível a desertificação: um estudo o município de Humberto de Campos, Maranhão, Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; COSTA, M. R. S. R.; CASTRO, A. C. L.. Qualidade do ar e suas implicações na saúde da comunidade de Vila Maranhão, São Luís (MA). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; WARDEN, C. F.. Conhecimento, práticas e percepção de risco em relação à logística reversa e descarte de lâmpadas fluorescentes em São Luís ? MA. 2014 - Fundação Oswaldo Cruz - MINTER/IFMA.
BARBIERI, R.; PINHEIRO, C. U. B.;RODRIGUES, Z. M. R.. O Barômetro da sustentabilidade como instrumento de análise do desenvolvimento no município de Bacabeira - Maranhão. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Sustentabilidade de Ecossistemas) - Universidade Federal do Maranhão.
CASTRO, A. C. L.; NOGUEIRA, M. M. C.;RODRIGUES, Z. M. R.. Transformações territoriais e efeitos na saúde dos núcleos populacionais localizados no entorno da usina termelétrica do Itaqui, São Luís ? MA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
VARGA, I. V. D.; SARDINHA, A. H. L.;RODRIGUES, Z. M. R.. Práticas preventivas do câncer de mama em mulheres de uma comunidade de São Luís, Maranhão. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; LIMA, S. C. V. S.. Análise do território da estratégia saúde da família por meio do geoprocessamento. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
NUNES, J. L. S.; COSTA, L. F. C.;RODRIGUES, Z. M. R.. Envenenamento pelo cnidário Physalia physalis (caravela portuguesa) registrados em praias de São Luís, Maranhão ? Brasil.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
CASTRO, A. C. L.; SOUSA, M. T. C.;RODRIGUES, Z. M. R.. Implicações jurídico-ambientais da água de lastro no Complexo Portuário da Baía de São Marcos em São Luís ? MA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
LIMA, S. C. V. S.; BEZERRA, A. F. S.;RODRIGUES, Z. M. R.. Política de promoção da saúde e a instituicionalização das práticas corporais/ atividade física na cidade de São Luís ? MA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
VARGA, I. V. D.; FERREIRA, L. A.;RODRIGUES, Z. M. R.. Entre médicos e voduns: os cuidados com a saúde em um terreiro de tambor de mina em São Luís/MA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, A. J. A.; BURNETT, F.;RODRIGUES, Z. M. R.. A AVALIAÇÃO DA DINÂMICA ESPACIAL A DENGUE EM RELAÇÃO AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS NO DISTRITO SANITÁRIO DA COHAB NO MUNIICÍPIO DE SÃO LUIS - MA. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Socioespacial e regional) - Universidade Estadual do Maranhão.
ZANNONI, C.; CAVALCANTE, K. S. B.;RODRIGUES, Z. M. R.. Catadores de materiais recicláveis: enfoque sobre saúde e ambiente de trabalho. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
CAVALCANTE, Z. G.; ZANNONI, C.;RODRIGUES, Z. M. R.. Prática de exercícios físicos em áreas verdes e áreas fechadas: percepções dos beneficiários e professores dos pólos de atividade física de São Luís - MA. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
BRANCO, M. R. F. C.; CAVALCANTE, K. S. B.;RODRIGUES, Z. M. R.. Reciclagem de resíduos sólidos no município de São Luís, Maranhão: implicações no contexto saúde e ambiente. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
NUNES, J. L. S.; SILVA, A. J. P.;RODRIGUES, Z. M. R.. Diagnóstico situacional do descarte de pilhas, baterias de celulares e automotivas em São Luís ? MA. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
CARVALHO, A. L. A.; FERNANDES, F. S. F.;RODRIGUES, Z. M. R.. Caracterização da formação ambiental dos graduandos da área da saúde da Universidade Federal do Maranhão. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
SARDINHA, A. H. L.; BATISTA, R. F. L.;RODRIGUES, Z. M. R.. Adesão à terapia imunossupressora em transplantados renais. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão.
AQUINO JUNIOR, J.; ARAUJO, R. R.;RODRIGUES, Z. M. R.. IMPACTOS URBANOS, QUALIDADE DE VIDA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM MICROESCALA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, A. J. A.; ARAUJO, R. R.;RODRIGUES, Z. M. R.. ANÁLISE GEOESPACIAL Desenvolvimento espacial e econômico do bairro Cidade Operaria em São Luis, Maranhão. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
SOARES, A. P. L.; AQUINO JUNIOR, J.;RODRIGUES, Z. M. R.. O SIS ? FRONTEIRA E A RELAÇÃO TERRITORIAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: Uma abordagem reflexiva do princípio da universalização nas políticas de inclusão. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
PINHEIRO, J. M.; AQUINO JUNIOR, J.;RODRIGUES, Z. M. R.. CÂNCER DE PELE NÃO MELANOMA NO BRASIL: Exposição à Radiação UV,Fatores de Risco e Estratégias de Prevenção em Regiões de Climas Tropicais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
OLIVEIRA, D. S.; FEITOSA, A. C.;RODRIGUES, Z. M. R.. ESPAÇO E MEMÓRIA: ORGANIZAÇÃO SOCIOESPACIAL DA ÁREA DO BONFIM, SÃO LUÍS-MARANHÃO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
CUTRIM JUNIOR, V.; AQUINO JUNIOR, J.;RODRIGUES, Z. M. R.. ANÁLISE AMBIENTAL NA APA DO ITAPIRACÓ: IMPACTOS DO USO E DA OCUPAÇÃO URBANA NA ÁREA DE ENTORNO. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal do Maranhão.
GOMES, I. B. A.; MARINHO, S. C.;RODRIGUES, Z. M. R.. DESAFIOS SOCIOECONÔMICOS E EDUCACIONAIS: IMPACTO DA ESCASSEZ DE RECURSOSPÚBLICOS NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL EM GOVERNADOR NEWTONBELLO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura) - Universidade Federal do Maranhão.
CASTRO, G. C. S.; SODRE, R. B.;RODRIGUES, Z. M. R.. ESPELHOS EOFUSCAÇÃO: Piratarias, territórios e globalizações. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
AQUINO JUNIOR, J.; ARAUJO, R. R.;RODRIGUES, Z. M. R.. INDICADORES SOCIAIS E VULNERABILIDADES EM SÃO JOÃO DO CARÚ ? MA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
SANTOS, I. G.; SANTOS, J. H. S.;RODRIGUES, Z. M. R.. PERCEPÇÃO AMBIENTAL: QUALIDADE DAÁGUA NO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO DO MARANHÃO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
CASTRO, G. C. S.; AQUINO JUNIOR, J.; SODRE, R. B.;RODRIGUES, Z. M. R.. DIFUSÃO ESPACIAL DA PANDEMIA DE COVID-19 NOSMUNICÍPIOS DA ILHA DO MARANHÃO NO PERÍODO ENTRE MARÇO DE 2020 E MARÇODE 2021: aspectos geográficos e estatísticos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
PACHECO, J. B.; AQUINO JUNIOR, J.;RODRIGUES, Z. M. R.. SUICÍDIO NO NORDESTE BRASILEIRO (2011-2020): Uma análise da distribuiçãoespacial, tendências e risco associado com foco no estado do Maranhão. 2023.
FERREIRA, A. J. A.; AQUINO JUNIOR, J.;RODRIGUES, Z. M. R.. QUESTÃO URBANA E MODIFICAÇÃO DA PAISAGEM: UM OLHARPERCEPTIVO NO BAIRRO VILA LUIZÃO, SÃO LUÍS ?MARANHÃO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
JARDIM, R. O.; RANGEL, M. E. S.;RODRIGUES, Z. M. R.. MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS E ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE: espacialização dos deslocamentos dos pacientes hemodialíticos do HUUFMA entre 2011 e 2016. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
FARIAS FILHO, M. S.; ARAUJO, R. R.;RODRIGUES, Z. M. R.. O ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO CONTEXTO PANDÊMICO DE COVID 19: Considerações acerca do acesso áágua e saneamento básico para os moradores de periferias em São Luís- MA,. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
FARIAS FILHO, M. S.; ARAUJO, R. R.;RODRIGUES, Z. M. R.. A PANDEMIA DA COVID-19: Análise dos números de casos e óbitos na Microrregião do Litoral Ocidental Maranhense nos 12 primeiros meses. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
PINHEIRO, J. M.; ARAUJO, R. R.;RODRIGUES, Z. M. R.. A IMPORTÂNCIA DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTALPARA A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO: ESTUDO DECASO DA APA DO ITAPIRACÓ, SÃO LUÍS - MA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
SANTOS, I. G.; CELERI, M. J.;RODRIGUES, Z. M. R.. ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DOS ECOPONTOS NOS BAIRROS DA CIDADEOPERÁRIA E JARDIM AMÉRICA COMO MEDIDA DE PREVENÇÃO NA PROLIFERAÇÃO DO AEDES AEGYPT. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
FARIAS FILHO, M. S.; MARTINS, R. F. D.;RODRIGUES, Z. M. R.. PROIBIDO ROUBAR NA COMUNIDADE: TERRITORIALIZAÇÃO DO CRIME ORGANIZADO E MINIMIZAÇÃO DO ESTADO NO BAIRRO TRIZIDELA DA MAIOBA EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR ?MA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
FEITOSA, A. C.; LIMA, R. M. B. F.;RODRIGUES, Z. M. R.. A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE URBANO SANTOS, ESTADO DO MARANHÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
AQUINO JUNIOR, J.;RODRIGUES, Z. M. R.; LIMA, R. M. B. F.. O ENSINO MODERNO DE GEOGRAFIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: REGISTROS DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE BURITICUPU - MA.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
AQUINO JUNIOR, J.;RODRIGUES, Z. M. R.; SANTOS, S. C.. O USO DA LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM BURITICUPU - MA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
AQUINO JUNIOR, J.;RODRIGUES, Z. M. R.; FARIAS FILHO, M. S.. O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma análise nas turmas do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
FEITOSA, A. C.; CELERI, M. J.;RODRIGUES, Z. M. R.. A DINÂMICA DO ESPAÇO URBANO: a contribuição da empresa Suzano no município de Urbano Santos, estado do Maranhão. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, S. J. D.; FEITOSA, A. C.;RODRIGUES, Z. M. R.. OS INDICADORES SOCIOEDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO URBANO SANTOS - MA ENTRE OS ANOS DE 2014 A 2017. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, S. J. D.; LIMA, R. M. B. F.;RODRIGUES, Z. M. R.. ESCUTANDO OS PROFESSORES E ALUNOS ACERCA DA METODOLOGIA DE ENSINO USADAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, S. J. D.;RODRIGUES, Z. M. R.; LIMA, R. M. B. F.. ENSINO DE GEOGRAFIA: FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS E PRÁTICA DOCENTE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
FEITOSA, A. C.;RODRIGUES, Z. M. R.; ARAUJO, R. R.. PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL DO MUNICÍPIO DE URBANO SANTOS-ESTADO DO MARANHÃO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; AQUINO JUNIOR, J.; FERNANDES, L. S.. Análise da insalubridade ambiental na feira do bairro Anjo da Guarda, São Luís-MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
AQUINO JUNIOR, J.;RODRIGUES, Z. M. R.; FERREIRA, A. J. A.. Gestão Urbana e Ambiental no município de São Luís. MA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
CELERI, M. J.;RODRIGUES, Z. M. R.; CORREIA, F. P.. A cidade, o mangue e os resíduos sólidos: estudo de caso do manguezal vinhais na via expressa em São Luís-MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
FEITOSA, A. C.;RODRIGUES, Z. M. R.; FARIAS FILHO, M. S.. Impactos socioambientais no rio Itapecuru, na sede do municipio de Mirador-MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
FEITOSA, A. C.; BARRETO, H. N.;RODRIGUES, Z. M. R.. Análise socioambiental do povoado Munim-Mirim, município de Axixá - Maranhão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
FEITOSA, A. C.; REGO, J. L.;RODRIGUES, Z. M. R.. Processo de organização do espaço político administrativo da Baixada Maranhense. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
PINHEIRO, J. M.; ARAUJO, R. R.;RODRIGUES, Z. M. R.. Climatologia aplicada ao estudo da dengue em São Luís do Maranhão, Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, A. J. A.; FARIAS FILHO, M. S.;RODRIGUES, Z. M. R.. Aspectos geográficos acerca do alimento não processado em São Luís do Maranhão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
ARAUJO, R. R.;RODRIGUES, Z. M. R.; RANGEL, M. E. S.. SAZONALIDADE DA LEPTOSPIROSE ESPACIALIZADA NA CIDADE DE SÃO LUÍS-MARANHÃO NO PERÍODO DE 2014-2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
FERREIRA, A. J. A.;RODRIGUES, Z. M. R.. Indicadores sociais e a prática do turismo no Polo Florestas dos Guarás, Maranhão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, J. S.; ARAUJO, R. R.;RODRIGUES, Z. M. R.. A produção orizícola e sua relação com os solos hidromórficos na Baixada Maranhense. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, J. S.; FERREIRA, A. J. A.;RODRIGUES, Z. M. R.. Avaliação da pressão urbana no entorno imediato da APA do Itapiracó-MA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
FIGUEIREDO, I. P.; PINHEIRO, J. M.;RODRIGUES, Z. M. R.. DINÂMICA SOCIOAMBIENTAL EM ÁREAS AFETADAS PELAS ENCHENTES DO RIO MEARIM NA CIDADE DE SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
FEITOSA, A. C.;RODRIGUES, Z. M. R.; DINIZ, J. S.. Qualidade Ambiental do povoado "Jamary dos Pretos", municipio de Turiaçu-Maranhão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; RIBEIRO, W. C.. A gestão do sistema aquifero quarani no Brasil e na Argentina. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
RODRIGUES, Z. M. R.; DINIZ, J. S.; SANTOS, J. R. C.. Análise Sócio-econômica do muncipio de São Luís(MA) como indicador para elaboração de cenários futuros. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; SANTOS, J. R. C.; FEITOSA, A. C.. Consequencias da interferência humana no médio curso do rio Munim, área do municipio de Chapadinha-MA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; SANTOS, J. R. C.; DINIZ, J. S.. Condição financeira e estrutura habitacional na periferia de São Luís: o caso do Sá Viana. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; DINIZ, J. S.; RANGEL, M. E. S.. Urbanismo turistico, crescimento urbano e os impactos sócio-ambientais na Laguna da Jansen e áreas de entorno (São Luís-MA). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; C. SOBRINHO, J. P.; PACHECO, J. B.. Produção socioespacial da Vila Santa Júlia no contexto da bacia do rio Anil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; ARAUJO, R. R.; COSTA, B. J. R.. Impactos sócio-ambientais provocados pela pesca artesanal no municipio de Cedral-MA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; ARAUJO, R. R.; DINIZ, J. S.. O ensino de geografia no Centro de Ensino Fundamental e Médio São José Operário. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; DINIZ, J. S.; SILVA NETO, A. M.. Violência, pobreza e segregação sócio-espacial em São Luís: caso do bairro do Coroadinho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; FEITOSA, A. C.; FONSECA, A. V. L.. Percepção ambiental do Parque Estadual do Bacanga por alunos e professores da Escola COEDUC e pessoal do Batalhão de Polícia Ambiental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; SANTOS, J. R. C.; ARAUJO, R. R.. A problemática ambiental dos resíduos sólidos no bairro Jardim São Cristovão II - São Luís - MA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; FONSECA, A. V. L.; ARAUJO, R. R.. Leitura geoambiental do municipio de São José de Ribamar através de mapas temáticos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; PACHECO, J. B.; DINIZ, J. S.. Imagnes, memórias e significados múltiplos: a paisagem urbana no bairro do Monte Castelo em São Luís - Ma. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RIBEIRO, W. C.;RODRIGUES, Z. M. R.; ALVES, G. A.. O lazer nas piscinas públicas da zona leste da cidade de São Paulo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de São Paulo.
RODRIGUES, Z. M. R.. Educação ambiental: técnicas de projetos aplicados no ensino fundamental no muncípio de São Luís. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Análise crítico-reflexiva dos projetos de educação ambiental do Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Médio Benedito Leite. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. A problemática do êxodo rural e seu reflexo no crescimento urbano na cidade de São Luís: o caso do bairro do Anjo da Guarda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Processo de produção do espaço urbano no município de Carolina-MA: relações socioespaciais e economicas de produção e declínio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. O limite dos municípios da ilha do Maranhão: a situação do Parque Vitória. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Praia Grande: a (re)habitação como alternativa de redinamização urbana. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.TROVAO, J. R.; ARAUJO, M. N. F.. Potencialidades Turisticas Geoambientais no Município de Icatú-MA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; ARAUJO, R. R.; FEITOSA, A. C.. Potencialidades e usos do manguezal das ilhas de Lençõis e Maiú, Cururupu-MA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; COSTA, B. J. R.; DINIZ, J. S.. Análise sobre o ensino e aprendizagem de Geografia para deficientes auditivos no ensino fundamental (5ª a 8ª séries): escolas CEEFM Gov. Edson Lobão e Colégio Apoio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; PACHECO, J. B.; FIGUEIREDO, I. P.. Utilização dos PCNs de Geografia nas escolas São Vicente de Paulo e Centro Integrado Rio Anil- CINTRA no municipio de São Luis. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; PACHECO, J. B.; ARAUJO, R. R.. A salubridade da "Atenas Brasileira": a problemática do lixo urbano em São Luís-MA, na segunda metadade do século XIX (1850-1890). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; COSTA, B. J. R.; C. SOBRINHO, J. P.. A violência sob a ótica da educação no contexto do Complexo Educacional Governador Edison Lobão: período 1999 a 2004. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; PACHECO, J. B.; DINIZ, J. S.. Análise socioespacial do bairro do São Cristovão a partir da incidência/prevalência de doenças. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; ARAUJO, R. R.; MENDONCA, J. K. S.. A relação do clima com a incidência de casos de leptospirose na cidade de São Luís-MA no período de 2000 a 2005. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; PACHECO, J. B.; DINIZ, J. S.. Expansão comercial do conjunto habitacional Cohatrac I: São Luís-MA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; DINIZ, J. S.; SANTOS, J. R. C.. O processo de ocupação anômalo no bairro Jardim Tropical I e suas repercusões sócio-ambientais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; SANTOS, J. R. C.; DIAS, L. J. B. S.. Educação ambiental: coleta seletiva de resíduos sólidos como alternativa de geração de renda no centro comercial de São Luís-MA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; C. SOBRINHO, J. P.; DINIZ, J. S.. Breve abordagem da geografia no contexto da política educacional para jovens e adultos no Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Gonçalves.Problemas ambientais na área do município de Raposa-MA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Levantamento dos principais focos de impactos ambientais na bacia do rio Anil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. CVDR (A locomotiva dos grandes projetos) e o crescimento de São Luís. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. A produção do espaço urbano em São Luís (MA): a periferia como expressão da pobreza. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. A cidade Olímpica como expressão de áreas de ocupação na região metropolitana da grande São Luís. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. O processo de (re)produção e (re)valorização espacial da laguna da Jansen. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. A produção e a valorização do espaço e sua influência no processo de periferização: caso renascença x ilhinha. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Análise da dinâmica sócio-espacial do bairro do sacavém em São Luís-MA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Impactos sócio-ambientais urbanos no alto curso do rio das Bicas: contextualizando o bairro Coroadinho. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. A interdisciplinaridade do ensino da geografia na rede pública municipal do ensino fundamental de 5ª a 8ª séries na cidade de São Luís - MA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Educação ambiental: um projeto aplicado na escola 1º de maio nas séries do 2º ciclo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. A lógica capitalista da produção do espaço urbano em São Luís de 1999 a 2003. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Problemas ambientais decorrentes do uso e ocupação do solo no muncípio de Paço do Lumiar-MA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. As organizações não-governamentais e a problemática ambiental: controvérsias e benefícios. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Um ensaio sobre o processo de ocupação das comunidades inseridas na área Itaqui-Bacanga. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. O trabalho de campo como instrumento para prática da educação ambiental: o caso do Centro Educacional Colméia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Realidade ambiental, social, cultural e econômica do município de São João dos Patos-MA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. A constituição geográfica do município de Cândido Mendes-MA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. A representação social do conceito de território. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. A importância do geoprocessamento e sua aplicação no curso de Geografia da UFMA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Expansão e evolução sócio-econômico e ambiental da Vila Mangue Seco, no bairro da Liberdade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Caracterização de impactos ambientais em ecossistemas costeiro ao norte da ilha do Maranhão: avenida litorânea. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Impactos da poluição sonora no centro urbano de São Luís-MA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Pescadores da Bacia Hidrográfica do Bacanga: aspectos sócio-econômicos e percepção ambiental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. A pedagogia de projetos, uma pespectiva para o ensino da Geografia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Uma análise do processo avaliativo em geografia: Escola Major José Augusto Mochel. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Caracterização sócio-ambiental do município de Vargem Grande-MA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Sistema Integrado de transporte de São Luís: necessidade ou delírio?. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Impactos Ambientais recentes na área da bacia do rio Santo Antonio, Paço do Lumiar-MA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Pobreza urbana e sua relação com a segregação socioespacial em São Luís(MA): a ocupação Cidade Olímpica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Educação ambiental no ensino de 5ª a 8ª séries e os problemas ambientais no município de Guimarães-MA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Balneário do rio Una: do turismo de fim de semana ao perigo de degradação ambiental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Carvalho.Ensaios sobre a realidade do ensino de geografia nas primeiras séries do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) na rede escolar de São Luís-MA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. A geografia e a educação ambiental: uma prática pedagógica nas séries iniciais do ensino fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Centro Histórico de São Luís: passado, presente e perspectivas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Sítio do Tamancão: produtor de energia pelas mares ou escola de carpintaria naval?. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. A importância da tecnologia da informação para o exercício do profissional de geografia: o caso da listageografia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Fatores desencadeadores de processos erosivos: uma abordagem conceitual. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. População excluída no espaço urbano: Cidade Olímpica no município de São Luís-MA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Origem e dinâmicas das voçorocas no Sítio Santa Eulália - São Luís-MA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. O ensino da Geografia e sua importância para a formação da cidadania. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Acomodações urbanas periféricas e suas consequências ambientais e sócio-econômicas: o caso do Jardim América. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Caracterização e problemática ambiental dos rios Anil, Bacanga e Tibiri no município de São Luís-MA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Caracterização ambiental da bacia do rio das Bicas, São Luís-MA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Perfil sócio-econômico do município de Icatu. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Pororoca Historiografica: um balanço da contribuição de Raimundo Lopes à Geografia do Maranhão. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Mendes.Problema Ambientais na área da Bacia do Rio Calhau, São Luís-MA. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. O migrante no espaço rural pesqueiro do Litoral Ocidental do Maranhão: o cao da Ilha do Peru. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Estudo sobre a abordagem teórico-metodológica do ensino de Geografia do grau fundamental no Colégio Universitário. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Uso do mapa no ensino fundamental de 5ª a 8ª séries nas escolas da rede pública estadual na cidade de São Luís-MA. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Uma proposta metodológica de Geografia para o 3º ciclo do Ensino Fundamental no Município de São Luís. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. O processo de ocupação do Bairro Trizidela - São José de Ribamar - Ma. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. O ensino de Geografia através da oficina pedagógica em São Luís: análise e perspectiva. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Diagnóstico Ambiental e sócio-econômico do Município de Buriti Bravo - MA. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. A migração nordestina a serviço da ocupação do médio vale do Mearim: o caso do município de Lago Verde no Maranhão. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. O ensino e aprendizagem da Geografia e a correlação escola/professor, do Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Médio Professor Barjonas Lobão. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. A agroindustria Rizicola na Economia de Bacabal nos anos de 1960 a 1990. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Tecnologia Educacional e qualidade do ensino-aprendizagem, tendo em vista as mudanças tecnológicas. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Oliveira.A importância da informática para a educação e sua utilização nas séries do ensino fundamental. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Estudo de áreas em processo de assentamento: o caso preguiça no município Matinha. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Técnicas de captura da fauna marinha no município Raposa: uma estratégia de sobrevivência. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Evolução Geológica da Terra: uma análise da criticidade do professor de Geografia em São Luis. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Problemas ambientais na área da Bacia do Rio Pimenta, São Luís - MA. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. O ensino da Geografia por televisão a experiência da TV educativa no Maranhão. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. da Silva.Laguna da Jansen São Luís - MA; uma análise de sua importância para a comunidade local. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Marques.Um estudo sobre a abordagem teórico metodológica de Geografia nas escolas do SESI - MA. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Diagnóstico preliminar sobre o lixo no Bairro Vila Palmeira. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Pedreiras: o meio ambiente físico e sócio-econômico. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Ferreira.Implantação do Curso de Geografia em Licenciatura na Universidade Estadual do Maranhão. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. V. Ribeiro.Ocupação do Bairro José Câmara no Município de São José de Ribamar/MA. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Polary Junior.Organização sócio-espacial rural do municipio de Anajatuba. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. O processo de ocupação desordenada no municipio de São Luís: o caso da ocupação do Recanto do Bequimão no Bairro do Bequimão. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. A criação: palco da revelação divina e astronômica. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão.
FIGUEIREDO, R. M. B.; MELO, M. A.;RODRIGUES, Z. M. R.. Concurso Público para ingresso de Docentes da Geografia UFMA. 2013. Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.. Concurso Público para carreira do Magistério Superior. 2000. Universidade Estadual do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; ARAUJO, R. R.; MELO, M. C. M. A.. Renovação do Reconhecimento do Curso de Geografia Licenciatura. 2024. UEMA SUL _ Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras.
ARAUJO, R. R.;RODRIGUES, Z. M. R.; MELO, M. C. M. A.. Reconhecimento do Curso de Geografia Licenciatura do Programa de Formação Docente_ENSINAR. 2022. Universidade Estadual do Maranhão.
ARAUJO, R. R.;RODRIGUES, Z. M. R.; MELO, M. C. M. A.. Renovação de Reconhecimento do Curso de Geografia Bacharelado. 2021. Universidade Estadual do Maranhão.
ARAUJO, R. R.;RODRIGUES, Z. M. R.; MELO, M. C. M. A.. Reconhecimento do Curso de Geografia Licenciatura - Modalidade EaD. 2021. Centro de Estudos Superiores de Caxias - Universidade Estadual do maranhão.
FEITOSA, A. C.;RODRIGUES, Z. M. R.; MELO, M. C. M. A.. Comissão verificadora para renovação de reconhecimento do Curso de Geografia Licenciatura do Centro de Estudos Superiores de Caxias,da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. 2019. Universidade Federal do Maranhão.
RODRIGUES, Z. M. R.; REIS, R. J.. Processo seletivo para professo substituto na área de Geografia do Colégio Universitário -COLUN. 2014. Colégio Universitário - UFMA.
RODRIGUES, Z. M. R.. Processo seletivo para professor substituto do Magistério Superior. 2003. Universidade Federal do Maranhão.
Orientou
A relação porto-cidade no espaço geográfico e os projetos sociais do Porto do Itaqui na Região Itaqui-Bacanga em São Luís-MA; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
VULNERABILIDADES SOCIAIS E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ENTRE AS MULHERES DA ÁREA ITAQUI BACANGA; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
INDICADORES SOCIAIS DA VILA MARANHÃO, ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2022, NO CONTEXTO DA EXPANSÃO DO PORTO DO ITAQUI EM SÃO LUIS ? MARANHÃO; 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, ; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
ANALISE ESPACIAL DOS TRANSTORNOS MENTAIS NO ESTADO DO MARANHAO, BRASIL; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, ; Coorientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
GEOGRAFIA FEMINISTA E POLITICAS PUBLICAS: um recorte para a producao do conhecimento cientifico no Brasil e para a Rede de Enfrentamento no Nordeste; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
ANÁLISE ESPACIAL DOS AGRAVOS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO NA CIDADE DE SÃO LUÍS-MA; ; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
?A ESPACIALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM SÃO LUÍS; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
RISCOS OCUPACIONAIS NA EXTRAÇÃO DE MARISCOS NO MUNICIPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - MA; 2021; Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão, ; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Análise espacial de casos prováveis de dengue no município de São Luís, Maranhão, Brasil; 2019; Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão, ; Coorientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Avaliação da Política de construção dos Planos Municipais de Saneamento Básico no estado do Maranhão; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL E DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA NOS MUNICÍPIOS DE MATINHA E MONÇÃO ? MARANHÃO; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Incidência de Doenças Diarreicas Agudas no município de São Luís, Maranhão, Brasil; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão, ; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
DISTRIBUIÇÃO DE CARAVELAS (Physalia physalis) E ENVENENAMENTOS HUMANOS NAS PRAIAS URBANAS DE SÃO LUÍS, MARANHÃO ? BRASIL; 2017; Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão, ; Coorientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Análise espacial dos idosos cadastrados pela Estratégia de Saúde da Familia em São Luís-MA; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Fatores de riscos no trabalho associado à saúde dos agentes comunitários do Distrito Sanitário da Vila Esperança em São Luis-MA; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Indicadores de qualidade de água para consumo humano em municipios da Baixada Maranhense; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
ANÁLISE DO TERRITÓRIO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILIA POR MEIO DO GEOPROCESSAMENTO; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão, ; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
IDOSOS HIPERTENSOS: acesso e utilização dos serviços de saúde; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão, ; Coorientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
QUALIDADE DO AR E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE DA COMUNIDADE DE VILA MARANHÃO, SÃO LUÍS (MA); ; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Prática de exercícios físicos em áreas verdes e ambientes fechados: percepções de beneficiários e professores dos pólos de atividade física de São Luís - MA; 2013; Dissertação (Mestrado em Saúde e Ambiente) - Universidade Federal do Maranhão, ; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Análise das Vulnerabilidades Ambientais da Leishmaniose Visceral Humana e Prevalência da Doença Canina em Municípios da Baixada Maranhense; 2021; Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal do Maranhão, ; Coorientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Gestão Ambiental e Turistica no municipio de São Jose de Ribamar - MA; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia aplicada a questão ambiental) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
INDICADORES SOCIAIS E VULNERABILIDADES EM SÃO JOÃO DO CARÚ - MA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
IMPACTOS URBANOS, QUALIDADE DE VIDA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM MICROESCALA: uma análise dos indicadores sociais no bairro Coroado ? São Luís (MA) entre os anos 2000 a 2022; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
O SIS ? FRONTEIRA E A RELAÇÃO TERRITORIAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: Uma abordagem reflexiva do princípio da universalização nas políticas de inclusão; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
ANÁLISE GEOESPACIAL Desenvolvimento espacial e econômico do bairro Cidade Operaria em São Luís, Maranhão; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Difusão espacial da pandemia de Covid-19 nos municipios da Ilha do Maranhão no período entre março de 2020 a março de 2021: aspectos geográficos e estatísticos; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Percepção ambiental: qualidade da água no municipio de Santo Amaro do Maranhão; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Questão Urbana e modificação da paisagem: um olhar perceptivo no bairro Vila Luizão, São Luís-Maranhão; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
MOVIMENTOS MIGRATORIOS E ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE: espacialização dos deslocamentos dos pacientes hemodialiticos do HUUFMA entre 2011 e 2016; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
O ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO CONTEXTO PANDÊMICO DE COVID 19: Considerações acerca do acesso á água e saneamento básico para os moradores de periferias em São Luís- MA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DOS ECOPONTOS NOS BAIRROS DA CIDADEOPERÁRIA E JARDIM AMÉRICA COMO MEDIDA DE PREVENÇÃO NA PROLIFERAÇÃO DO AEDES AEGYPT; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS EM URBANO SANTOS-MA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA PRODUÇÃO DE FARINHA E OUTROS DERIVADOS DA MANDIOCA NO MUNICÍPIO DE URBANO SANTOS-MA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
GEOGRAFIA E TURISMO: as riquezas naturais e históricas do município de Urbano Santos/MA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO FUNDAMENTAL MENOR; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
METODOLOGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA NO C; E; E; M; ESTER FLORA DE ARAÚJO NO MUNICÍPIO DE URBANO SANTOS, MA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
A CRIAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NOS ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO DE URBANO SANTOS - MA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
UTILIZAÇÃO DO QUESITO RAÇA/COR PARA A ANÁLISE DO IMPACTO DA COVID-19 NA POPULAÇÃO NEGRA EM SÃO LUÍS- MA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
O ensino de Geografia nas séries finais do fundamental I: escola "Instituto Infantil O Pequeno Príncipe"; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
O ENSINO DE GEOGRAFIA NO 5o ANO DA U; E; B CHAGAS ARAÚJO ? URBANO SANTOS-MA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
ENSINO DE GEOGRAFIA: uma análise no Ensino Fundamental (anos finais) na escola Instituto Infantil ?O Pequeno Príncipe? no município de Urbano Santos-MA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
DINÂMICA POPULACIONAL DO MUNICÍPIO DE URBANO SANTOS-MA ENTRE OS ANOS DE 1990, 2000 E 2010; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
OS ENTRAVES DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Estação de tratamento de esgoto e o impacto na saúde: o caso do Distrito Sanitário do Bequimão em São Luís-MA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Análise dos Determinantes Sociais de Saúde no Distrito Sanitário do Bequimão; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Prática do xadrez e o ensino da Geografia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Análise espacial da distribuição dos crimes violentos contra a mulher em São Luís-MA nos anos de 2014 a 2017; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Relação da rotina de trabalho academico e os aspectos que afetam a saúde dos professores: estudo de caso da Universidade Federal do Maranhão; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Análise da insalubridade ambiental na feira do bairro Anjo da Guarda, São Luís-MA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Climatologia aplicada ao estudo da dengue em São Luís do Maranhão, Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Caracterização socioeconômica e ambiental do município de Santo Amaro do Maranhão-MA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
A Percepção ambiental entre moradores e visitantes: o caso do Centro Histórico de São Luís-MA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Monitoramento da qualidade ambiental intraurbana de São Luís-MA: indicadores de saneamento e habitação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
CRÉDITO SOLIDÁRIO- Autogestão na Política Habitacional Maranhense: um estudo de caso ?Residencial Maria Firmina I e II? em Paço do Lumiar-MA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Estudo da "Escola Casa Familiar Rural" de São Luis e sua proposta pedagógica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Prevalência de doenças infecto-parasitárias no bairro da Liberdade:uma análise sócio-espacial; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
A organização espacial em áreas de assentamentos rurais: o caso do Cumbique em Paço do Lumiar/MA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
A questão ambiental em relação a grandes projetos em São Luís-Ma: o Caso Alcoa; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Organização administrativa e socieconômica maranhense: o caso do municipio de Pedreiras; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Qualidade Ambiental Urbana na percepção dos moradores do Conjunto Jardim América em São Luís-MA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia Bacharelado) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Geografia da Fome: uma analise nas áreas de maiores indices de pobreza no espaço maranhense; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Distribuição espacial da dengue hemorrágica em São Luís-MA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
A participação da mulher na economia do município de Paraíbano-MA; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Geoprocessamento e saúde: distribuição espacial da esquistossomose mansoni em São Luís-MA, no período de 1997 a 2004; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Cidade e cidadania no Maranhão: uma relação adversa; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Espaço Cohab-Anil: conjunto ou bairro?; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Aspectos sócioeconômicos das palafitas do bairro da Alemanha; São Luís-MA; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Problemas ambientais na área da microbacia do rio Urucutiua - Paço do Lumiar/MA; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Auto-segregação residencial: o caso do jardins dos Faraós - São Luís - MA; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
As práticas pedagógicas do professor de geografia na sala de educação especial: um estudo de caso no ensino fundamental do Colégio Apoio; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Principais causas do processo migratório dos habitantes do bairro da Vila Palmeira - São Luís -MA; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Livro didático em Geografia: sua utilização no processo de ensino-aprendizagem nas escolas de ensino médio em São Luís; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
O ensino interdisciplinar da educação ambiental na Unidade Escolar Cruzeiro do Sul, em São Luís; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Monografia na Licenciatura em Geografia: uma análise do referencial teórico-metodológico; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Festejos de São José de Ribamar: uma visão sócio-econômica da festa do padroeiro do Maranhão; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
O ensino da Geografia na Unidade Escolar "Manoel Beckman" São Luís-MA: realidade e perspectivas; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
O ensino de Geografia na 5ª série do ensino fundamental em São Luís-MA; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Um estudo sobre abordagem teórico-metodológica do ensino fundamental (5ª a 8ª séries); 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Abordagem Metodológica do Ensino de Geografia no 3º e 4º ciclos do ensino fundamental do Centro Integrado do Rio Anil; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Análise evolutiva das propostas de regionalização do estado Maranhão; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
O Conjunto Habitacional Vinhais e a dinâmica urbana; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Evolução social e econômica da Vila Cascavel; ; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
A praia da Ponta D'Areia enquanto alternativa de verticalização em São Luís-Ma; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
ANÁLISE DOS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO ESTADO DO MARANHÃO,; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Qualidade do ar e impactos na saúde urbana; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Praças promovendo saúde e qualidade ambiental urbana; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
ANÁLISEINTRAURBANA DOS AGRAVOS RESPIRATÓRIOS EM SÃO LUÍS-MA; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Saúde Urbana de São Luís: áreas verdes e praças; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
ANÁLISE INTRAURBANA DOS AGRAVOS RESPIRATÓRIOS EM SÃO LUÍS-MA; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
RISCOS E VULNERABILIDADES ÀS DOENÇAS DO APARELHO RESPIRATÓRIO EM SÃO LUÍS (MA); 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
INIQUIDADES SOCIAL AO ACESSO DA ÁGUA: IMPLICAÇÕES PARA ASAÚDE E O AMBIENTE NO MUNICIPIO DE SANTO AMARO - MA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
INIQUIDADES SOCIAL AO ACESSO DA ÁGUA: IMPLICAÇÕES PARA ASAÚDE E O AMBIENTE NO MUNICIPIO DE SANTO AMARO - MA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
INIQUIDADES SOCIAL AO ACESSO DA ÁGUA: IMPLICAÇÕES PARA ASAÚDE E O AMBIENTE NO MUNICIPIO DE SANTO AMARO - MA; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
São Luís no cenário CLIMAURBANO E DENGUE NAS CIDADES BRASILEIRAS: RISCOS E CENÁRIOS EM FACEDAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Observatório da Baixada Maranhense: indicadores de saúde; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Clima e dengue na cidade de São Luís; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Observatório da Baixada Maranhense: indicadores de saúde; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Clima e dengue na cidade de São Luís; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Observatório da Baixada Maranhense: indicadores socioeconômicos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Clima e dengue na cidade de São Luís; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
INDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE SÃO LUÍS-MA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
INDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL DOS MUNICÍPIOS DA BAIXADA MARANHENSE: Coleta e análise dos indicadores de Segurança, Emprego e Renda; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
INDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL DOS MUNICÍPIOS DA BAIXADA MARANHENSE: Indicadores de Saúde e Educação; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
; PERCEPÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL E URBANA COMO SUBSIDIOS A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CAMPUS DO BACANGA, SÃO LUIS-MA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
QUALIDADE AMBIENTAL INTRAURBANA DE SÃO LUÍS-MA: indicadores de saneamento e habitação; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
GESTÃO AMBIENTAL E DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DO CAMPUS DO BACANGA, SÃO LUÍS-MARANHÃO; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
INIQUIDADES SOCIAL AO ACESSO DA ÁGUA: IMPLICAÇÕES PARA ASAÚDE E O AMBIENTE NO MUNICIPIO DE SANTO AMARO - MA; 2019; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
NDICADORES AMBIENTAIS INTRA URBANOS DE SÃO LUÍS: SANEAMENTO AMBIENTAL E HABITALIDADE; Uso do geoprocessamento; 2013; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Indústria siderúrgica e seus impactos ambientais no município de Bacabeira - Caso Margusa; 2003; Orientação de outra natureza; (Geografia Bacharelado) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues;
Produções bibliográficas
-
BARBOZA, I. R. ; VIANA, L. L. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. . ANÁLISE DOS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NOS CASOS DEVIOLÊNCIA DOMÉSTICA NOS MUNICÍPIOS DE CAXIAS EIMPERATRIZ, MARANHÃO. REVISTA HOMEM, ESPAÇO E TEMPO , v. 1, p. 145-165, 2025.
-
RODRIGUES, Z. M. R. . GEOGRAFIA MÉDICA NO BRASIL: REFLEXÕES HISTÓRICAS E FUNDAMENTOS TEÓRICOS. Hygeia : Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde , v. 21, p. 1-17, 2025.
-
OLIVEIRA, WALLYSON RANGEL RIBEIRO ; BARROS, POLLYANA CORDEIRO ; VIANA, MARLY VIEIRA ; RODRIGUES, ZULIMAR MÁRITA RIBEIRO . Riscos ocupacionais inerentes a extração de mariscos na cidade de São José de Ribamar - MaranhãoOccupational risks in seafood extraction in the municipality of São José de Ribamar - Maranhão. Revista Saúde e Pesquisa , v. 18, p. e13240-e13087, 2025.
-
ACRUCHI, A. S. E. G. ; CELERI, M. J. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; SODRE, R. B. . Uma Pós-Graduação em geografia etransformação social: o impacto doPPGGEO/UFMA na produção científica e nodesenvolvimento regional do Maranhão. REVISTA DA ANPEGE , v. 21, p. 1-16, 2025.
-
SOUSA, S. M. F. ; SARDINHA, A. H. L. ; RODRIGUES, Z. M. R. . RISCO DE QUEDAS EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2. Hygeia.Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde , v. 4, p. 1-10, 2024.
-
ARAUJO, ADRIANA ; RODRIGUES, ZULIMAR ; SOARES, THALITA ; NETO, JOSÉ ; JUNIOR, JOSÉ . Análise espacial de casos prováveis de Zika em São Luís, Maranhão, Brasil. Estrabão , v. 5, p. 266-275, 2024.
-
AMBROSIO, H. T. M. J. ; AQUINO JUNIOR, J. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Doenças de veiculação hídrica, saneamento e educação ambiental: uma revisão sistemática. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 22, p. 1-22, 2024.
-
FRANCA, C. D. V. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; CRUZ, R. F. M. . SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E INDICADORES DE DESEMPENHO DA ATIVIDADE BOMBEIRO MILITAR NA ILHA DO MARANHÃO. FORMAÇÃO (ONLINE) , v. 30, p. 211-236, 2023.
-
FRANCA, C. D. V. ; SILVA, Y. S. ; AQUINO JUNIOR, J. ; RODRIGUES, Z. M. R. . NDICADORES DE MONITORAMENTO DOS RISCOS AO PATRIMÔNIO HISTÓRICO: o caso de São Luís-MA. INTERESPAÇO: REVISTA DE GEOGRAFIA E INTERDISCIPLINARIDADE , v. 9, p. 1-18, 2023.
-
SANTOS, I. G. ; SILVA, I. P. ; RODRIGUES, Z. M. R. . ANÁLISE INTRAURBANA DA DINÂMICA ESPAÇO-TEMPORAL E FATORES ASSOCIADOS DOS CRIMES LETAIS E NÃO LETAIS CONTRA AS MULHERES EM SÃO LUÍS - MA. Caminhos de Geografia , v. 24, p. 121-139, 2023.
-
FRANÇA, CARLOS DAVID VEIGA ; SILVA, MATHEUS CAVALCANTE ; RIBEIRO, ZULIMAR MARITA ; TEIXEIRA, MARCELO RASSY ; ALMEIDA, FABIANO DOS SANTOS ; DOS SANTOS, WANDERSON BRAGA ; DA SILVA, WELLIGNTON CARDOSO ; CANTANHEDE, YURI LUIS PINHEIRO ; MONTELES, LUANA DE ARAÚJO ANTONIO . Proteção e defesa civil: sob a perspectiva de atendimentos no território maranhense. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 21, p. 25171-25188, 2023.
-
MARQUES, L. R. ; MORAES, S. L. ; MORATO, R. G. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Clima e casos de dengue em São Luís, Maranhão, Brasil. REVISTA DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA (USP) , v. 43, p. 1-14, 2023.
-
SILVA, Y. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Uso de Geoprocessamento nas análises de Geografia da Saúde. Geoconexões online , v. 1, p. 189-199, 2022.
-
JARDIM, R. O. ; PEREIRA, C. R. P. ; RODRIGUES, Z. M. R. . ROTAS DA COVID-19 NO ESTADO DO MARANHÃO, BR. Hygeia.Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde , v. 18, p. 14-28, 2022.
-
FRANÇA, CARLOS DAVID VEIGA ; RODRIGUES, ZULIMAR MARITA RIBEIRO ; ANTOS, WANDERSON BRAGA DOS ; SILVA, WELLINGTON CARDOSO DA . Monitoramento de manifestações patológicas aplicado ao Patrimônio Cultural do município de Caxias - MA. The Journal of Engineering and Exact Sciences , v. 8, p. 14171-01e, 2022.
-
COSTA, F. R. V. ; BRANCO, M. R. F. C. ; AQUINO JUNIOR, J. ; COSTA, S. S. B. ; ARAUJO, A. S. ; CAMARA, A. P. B. ; SILVA, M. S. ; QUEIROZ, R. C. S. ; SILVA, A. A. M. ; SANTOS, A. M. ; RIBEIRO RODRIGUES, ZULIMAR MÁRITA ; SOEIRO, V. M. S. . ANÁLISE ESPACIAL DE CASOS PROVÁVEIS DE DENGUE NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS, MARANHÃO, BRASIL. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR , v. 26, p. 693-704, 2022.
-
BEZERRA, A. R. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Violência contra mulheres: o perfil da vítima e do agressor em São Luís-MA. REVISTA DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA (USP) , v. 41, p. 1-14, 2021.
-
FONSECA COELHO GALVÃO, ANA PATRÍCIA ; FREITAS CARVALHO BRANCO, MARIA DOS REMÉDIOS ; CRISTINA VIANA SILVA., SILVIA ; HÉLIA DE LIMA SARDINHA, ANA ; BRUNA ARRUDA ARAGÃO, FRANCISCA ; MÁRITA RIBEIRO RODRIGUES, ZULIMAR . Fatores de riscos à saúde dos agentes comunitários na vila esperança em São Luís, Maranhão. SAÚDE COLETIVA (BARUERI) , v. 11, p. 9065-9082, 2021.
-
MOREIRA, E. P. B. ; BRANCO, M. R. F. C. ; GARCEZ JUNIOR, A. ; DIAS JUNIOR, J. J. ; COSTA, S. S. B. ; SOEIRO, V. M. S. ; SILVA, M. S. ; ALMEIDA, R. S. ; SANTOS, A. V. D. ; SANTOS, A. M. ; QUEIROZ, R. C. S. ; AQUINO JUNIOR, J. ; RODRIGUES, Z. M. R. . ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DE CASOS DE DENGUE, SÃO LUÍS, MARANHÃO, BRASIL. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 11, p. 1-5, 2021.
-
TORRES, M. A. N. ; RIBEIRO, P. C. ; GARCES JUNIO, A. R. ; RODRIGUES, ZULIMAR MÁRITA RIBEIRO ; AQUINO JUNIOR, J. . CLIMATOLOGIA APLICADA AO ESTUDO DA DENGUE NA CIDADE DE SÃO LUÍS, MARANHÃO, BRASIL.. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA , v. 14, p. 3842-3856, 2021.
-
CAVALCANTE, MAYANA MENDES E SILVA ; RODRIGUES, ZULIMAR MÁRITA RIBEIRO ; HAUSER-DAVIS, RACHEL ANN ; SICILIANO, SALVATORE ; HADDAD JÚNIOR, VIDAL ; NUNES, JORGE LUIZ SILVA . Health-risk assessment of Portuguese man-of-war (Physalia physalis) envenomations on urban beaches in São Luís city, in the state of Maranhão, Brazil. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. REVISTA , v. 53, p. 1-7, 2020.
-
FERREIRA, M. G. R. ; SOUSA, N. R. ; FRAZAO, J. M. F. ; RODRIGUES, Z. M. R. . ÁREAS COM POTENCIAL PARA CONSERVAÇÃO DE RECURSOS DA BACABA (Oenocarpus distichus) NO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL. INTERESPAÇO: REVISTA DE GEOGRAFIA E INTERDISCIPLINARIDADE , v. 6, p. 1-18, 2020.
-
VERZARO, P. M. ; SARDINHA, A. H. L. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; VARGA, I. V. D. ; ARAUJO, M. S. M. ; KENNELLY, A. S. . Spatial analysis of cervical cancer cases in elderly women in the Brazilian northeast of 2010 to 2013. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 09, p. 25934-25940, 2019.
-
NUNES DO REGO E SILVA, GUILHERME ; FREITAS CARVALHO BRANCO, MARIA DOS REMÉDIOS ; RIBEIRO RODRIGUES, ZULIMAR MÁRITA ; MIRANDA DOS SANTOS, ALCIONE ; MENDES PEREIRA, PAULO ROBERTO ; DA SILVA, MARIA DO SOCORRO ; DE SOUSA NUNES, ANA TEREZA ; RIBEIRO GARCÊS JÚNIOR, AUDIVAN ; LIMA MEDEIROS, MARIA NILZA ; PEDROZO E SILVA DE AZEVEDO, CONCEIÇÃO DE MARIA ; QUEIROZ, REJANE CHRISTINE DE SOUSA ; AQUINO JUNIOR, JOSÉ . Toxoplasmosis outbreak in Brazil, 2006 - Revisited. Parasite Epidemiology and Control , v. 7, p. e00117, 2019.
-
SARDINHA, A. H. L. ; ARAGAO, F. B. A. ; SILVA, C. M. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; REIS, A. D. ; VARGA, I. V. D. . Quality of life of elderly quilombolas in the Brazilian northeast. REVISTA BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA , v. 22, p. 1-10, 2019.
-
VISSOCI, JOÃO RICARDO NICKENIG ; ROCHA, THIAGO AUGUSTO HERNANDES ; SILVA, NÚBIA CRISTINA DA ; DE SOUSA QUEIROZ, REJANE CHRISTINE ; THOMAZ, ERIKA BÁRBARA ABREU FONSECA ; AMARAL, PEDRO VASCONCELOS MAIA ; LEIN, ADRIANA ; BRANCO, MARIA DOS REMÉDIOS FREITAS CARVALHO ; AQUINO, JOSÉ ; RODRIGUES, ZULIMAR MÁRITA RIBEIRO ; DA SILVA, ANTÔNIO AUGUSTO MOURA ; STATON, CATHERINE . Zika virus infection and microcephaly: Evidence regarding geospatial associations. PLoS Neglected Tropical Diseases , v. 12, p. e0006392, 2018.
-
PEREIRA, PAULO ROBERTO MENDES ; RODRIGUES, ZULIMAR MÁRITA RIBEIRO ; GARCÊS JÚNIOR, AUDIVAN RIBEIRO ; RODRIGUES, TAÍSSA CAROLINE SILVA . ÍNDICE INTRAURBANO DE BEM-ESTAR EM SÃO LUÍS-MA, BRASIL. Caminhos de Geografia) , v. 19, p. 205-218, 2018.
-
COSTA, SILMERY DA SILVA BRITO ; BRANCO, MARIA DOS REMÉDIOS FREITAS CARVALHO ; AQUINO JUNIOR, JOSÉ ; RODRIGUES, ZULIMAR MÁRITA RIBEIRO ; QUEIROZ, REJANE CHRISTINE DE SOUSA ; ARAUJO, ADRIANA SORAYA ; CÂMARA, ANA PATRÍCIA BARROS ; SANTOS, POLYANA SOUSA DOS ; PEREIRA, EMILE DANIELLY AMORIM ; SILVA, MARIA DO SOCORRO DA ; COSTA, FLÁVIA REGINA VIEIRA DA ; SANTOS, AMANDA VALÉRIA DAMASCENO DOS ; MEDEIROS, MARIA NILZA LIMA ; ALCÂNTARA JÚNIOR, JOSÉ ODVAL ; VASCONCELOS, VITOR VIEIRA ; SANTOS, ALCIONE MIRANDA DOS ; SILVA, ANTÔNIO AUGUSTO MOURA DA . Spatial analysis of probable cases of dengue fever, chikungunya fever and zika virus infections in Maranhao State, Brazil. REVISTA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO , v. 60, p. 1-10, 2018.
-
SILVA, MARIA DO SOCORRO DA ; BRANCO, MARIA DOS REMÉDIOS FREITAS CARVALHO ; AQUINO JUNIOR, JOSÉ ; QUEIROZ, REJANE CHRISTINE DE SOUSA ; BANI, EMANUELE ; MOREIRA, EMNIELLE PINTO BORGES ; MEDEIROS, MARIA NILZA LIMA ; RODRIGUES, ZULIMAR MÁRITA RIBEIRO . Spatial-temporal analysis of dengue deaths: identifying social vulnerabilities. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. REVISTA , v. 50, p. 104-109, 2017.
-
NUNES, A. T. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; FREITAS JUNIOR, L. M. . Vigilância sanitária no setor de alimentos em São Luís/MA, Brasil. ESPACIOS (CARACAS) , v. 38, p. 01-12, 2017.
-
GALVAO, A. P. F. C. ; FONTENELE, R. M. ; RODRIGUES, Z. M. R. . STRESS: FATORES SITUACIONAIS NA CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CLIENTE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. JMPHC. JOURNAL OF MANAGEMENT AND PRIMARY HEALTH CARE , v. 8, p. 27-38, 2017.
-
SOARES CONCEIÇÃO, FRANCELEIDE ; MÁRITA RIBEIRO RODRIGUES, ZULIMAR . GEOGRAFIA DA SAÚDE: CONTEXTO DAS DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BOA HORA, MUNICÍPIO DE URBANO SANTOS, MA. Hygeia.Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde , v. 13, p. 148-155, 2017.
-
BANI, E. ; FEITOSA, A. C. ; RODRIGUES, Z. M. R. . URBAN ENVIRONMENT AND HEALTHY EATING CULTURE: THE CASE OF ARARI CITY, MARANHÃO STATE (BRAZIL). Journal of Geospatial Modelling , v. 2, p. 1, 2017.
-
BASTOS, L. S. ; ALVES, L. M. C. ; MOTA, A. A. ; AQUINO JUNIOR, J. ; RODRIGUES, Z. M. R. . QUALITY OF WATER FOR HUMAN CONSUMPTION AND ASSOCIATION WITH THE MUNICIPAL HUMAN DEVELOPMENT INDEX AT BAIXADA MARANHENSE, BRAZIL. Journal of Geospatial Modelling , v. 2, p. 36-44, 2017.
-
RODRIGUES, Z. M. R. ; PEREIRA, A. M. R. ; AQUINO JUNIOR, J. . SPATIAL REORGANIZATION OF HEALTH MICRO-AREAS WITH THE USE OF GEOPROCESSING. Journal of Geospatial Modelling , v. 2, p. 45-53, 2017.
-
GARCES JUNIO, A. R. ; BRASIL, G. V. S. ; FERREIRA, L. C. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; AQUINO JUNIOR, J. . ANÁLISE DE CASOS DE LEISHMANIOSE VISCERAL UTILIZANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO. Journal of Health Informatics , v. 8, p. 929-938-938, 2016.
-
MIRANDA, A. K. P. ; AQUINO JUNIOR, J. ; CARVALHO, A. L. A. ; RODRIGUES, Z. M. R. . DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS EM USUÁRIOS DE UM PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA DE SÃO LUÍS ? MA, BRASIL 1. Hygeia : Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde (Uberlândia) , v. 12, p. 100-110, 2016.
-
ASSUNCAO, M. M. S. ; BARRETO, L. N. ; ADDUM, F. M. ; FEITOSA, A. C. ; RODRIGUES, Z. M. R. . DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DE UMA POPULAÇÃO RIBEIRINHA URBANA DO RIO PINDARÉ, ESTADO DO MARANHÃO. INTERESPAÇO: REVISTA DE GEOGRAFIA E INTERDISCIPLINARIDADE , v. 2, p. 96-114, 2016.
-
FERNANDES, D. R. ; SANTOS, E. A. ; ARAUJO, A. F. D. V. ; ZANNONI, C. ; SARDINHA, A. H. L. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Epidemiologia da dengue em São Luís - Maranhão - Brasil, 2000 a 2007. Cadernos de Pesquisa , v. 20, p. 68-75, 2013.
-
ARAUJO, A. F. D. V. ; ZANNONI, C. ; LIMA, D. B. S. ; SANTOS, E. A. ; DIAS, I. C. L. ; RODRIGUES, Z. M. R. . IDENTIFICAÇÃO DE FATORES DE RISCOS OCUPACIONAIS NO PROCESSO DE ABATE DE BOVINOS. Cadernos de Pesquisa , v. 19, p. 79-89-89, 2012.
-
RODRIGUES, Z. M. R. . SISTEMA DE INDICADORES E DESIGUALDADE SOCIOAMBIENTAL INTRAURBANA DE SÃO LUÍS-MA; BRASIL. Revista Geografica de America Central (Online) , v. 02, p. 1-15, 2011.
-
ZANIRATO, S. H. ; RAMIRES, J.Z.S ; AMICCI, A. G. N. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; RIBEIRO, W. C. . SENTIDOS DO RISCO: INTERPRETAÇÕES TEÓRICAS. Biblio 3w (Barcelona) , v. XVIII, p. 01-12, 2008.
-
RODRIGUES, Z. M. R. ; TROVAO, J. R. ; VARGA, I. V. D. . Geografia da Saúde e o Espaço Urbano de São Luís: interfaces da relação saúde e ambiente no período de 1854-1954. Ciências Humanas em Revista (UFMA) , São Luís, v. 03, p. 047-065, 2005.
-
RODRIGUES, Z. M. R. ; FEITOSA, M. M. (Org.) . Singularidades do espaço urbano em São Luís: toponimia, memória, ressignificação. 1ª. ed. Teresina-PI: Cancioneiro, 2022. v. 1. 298p .
-
RODRIGUES, Z. M. R. . Geografia da Saúde e o Espaço Urbano de São Luís:interfaces da relação saúde e ambiente no período de 1854-1954. 1ª. ed. São Luís: Editora da Universidade Federal do Maranhão -EDUFMA, 2014. v. 01. 234p .
-
FEITOSA, A. C. (Org.) ; ARAUJO, R. R. (Org.) ; SOUSA, U. D. V. (Org.) ; RODRIGUES, Z. M. R. (Org.) . Anais do VI Simpósio Nacional e III Fórum internacional de Geografia da Saúde. 1. ed. São Luís: EDUFMA, 2013. v. 1. 1169p .
-
CONCEICAO, L. S. ; RUBIM, P. R. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. . EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE: análise do Projeto Pedagógico Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Maranhão Pós-reforma Curricular. In: SANTOS, Irecer Portela Figueiredo; CELERI, Marcio Jose; SODRE, Ronaldo Barros. (Org.). Diálogos sobre o ensino de Geografia do Maranhão. 1ªed.SÃO LUÍS: EDUFMA, 2025, v. 1, p. 60-72.
-
FLORENCIO, A. G. ; SILVA, K. S. ; MONTEIRO, S. S. C. ; RODRIGUES, Z. M. R. . O ESTADO CONTRATUALISTA EM ROUSSEAU E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS MODERNAS. In: FAÇANHA, Luciano da Silva; CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de; FREITAS, Jacira de; MOSCATELI, Renato.. (Org.). E-book do XI Colóquio Internacional Rousseau, III Congresso Internacional Rousseau x Kant ? UFMA, do V Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau ? UFMA e do III Congresso Nacional Kant ? UFMA: razão e sensibilidade. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2025, v. 1, p. 314-322.
-
FRANCA, C. D. V. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; CALDAS, C. M. . AVALIAÇÃO DE RISCO DE DESABAMENTO DOS CASARÕES NO CENTRO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS, MA. In: Andreza dos Santos Louzeiro; Luiz Carlos Araújo dos Santos. (Org.). GEOGRAFIA NA PÓS-GRADUAÇÃO NATUREZA E DINÂMICA DO ESPAÇO. 1ed.São Luís: Editora da Universidade Estadual do Maranhão, 2024, v. , p. 84-102.
-
BARROS, I. P. ; CASTRO, M. T. ; RODRIGUES, Z. M. R. . ÁREAS VERDES E PRAÇAS: INDICADORES PARA A QUALIDADE DE VIDA URBANA EM SÃO LUÍS - MARANHÃO. In: José Sampaio de Mattos Junior; Eduarda Marques da Costa; Vanderson Viana Rodrigues; Marly Silva de Morais. (Org.). GEOSAUDE 2024. 1ªed.SÃO LUÍS: EDITORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - uema, 2024, v. 1, p. 96-102.
-
CARVALHO, L. E. S. ; CONCEICAO, L. S. ; RUBIM, P. R. S. ; VIANA, L. L. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. . TOPOFILIA, SAÚDE E AMBIENTE: IMPACTOS DO DESLOCAMENTO FORÇADO EM COMUNIDADES TRADICIONAIS - O CASO DA COMUNIDADE ESPERA, ALCÂNTARA- MA. In: José Sampaio de Mattos Junior; Eduarda Marques da Costa; Vanderson Viana Rodrigues; Marly Silva de Morais. (Org.). GEOSAUDE 2024. 1ªed.SÃO LUÍS: EDITORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - uema, 2024, v. 1, p. 68-73.
-
RIBEIRO, P. C. ; RUFINO, D. C. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; RIBEIRO, P. C. . ANÁLISE GEOGRÁFICA DOS ÍNDICES DE SUICÍDIO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS ENTRE OS ANOS DE 2011-2020. In: José Sampaio de Mattos Junior; Eduarda Marques da Costa; Vanderson Viana Rodrigues; Marly Silva de Morais. (Org.). GEOSAUDE 2024. 1ªed.SÃO LUÍS: EDITORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - uema, 2024, v. 1, p. 292-299.
-
VIANA, L. L. S. ; CONCEICAO, L. S. ; SOARES, T. L. M. ; RODRIGUES, Z. M. R. . DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS CASOS DE NEOPLASIAS MALIGNA DOS BRÔNQUIOS E PULMÕES EM SÃO LUÍS - MA. In: José Sampaio de Mattos Junior; Eduarda Marques da Costa; Vanderson Viana Rodrigues; Marly Silva de Morais. (Org.). GEOSAUDE 2024. 1ªed.SÃO LUÍS: EDITORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - uema, 2024, v. 1, p. 306-310.
-
SILVA, I. P. ; SANTOS, I. G. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; ALMENDRA, R. ; FERNANDES NETO, J. A. S. . ANÁLISE ESPACIAL DAS INTERNAÇÕES POR TRANSTORNOS MENTAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS. GEOSAUDE 2024. 1ªed.SÃO LUÍS: EDITORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - uema, 2024, v. 1, p. 366-372.
-
RUBIM, P. R. S. ; OLIVEIRA, S. A. R. S. ; SOARES, T. L. M. ; RODRIGUES, Z. M. R. . A SAÚDE DOS TRABALHADORES DA PESCA EM RAPOSA ? MA. In: José Sampaio de Mattos Junior; Eduarda Marques da Costa; Vanderson Viana Rodrigues; Marly Silva de Morais. (Org.). GEOSAUDE 2024. 1ªed.SÃO LUÍS: EDITORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - uema, 2024, v. 1, p. 606-612.
-
BARBOZA, I. R. ; RUFINO, D. C. ; CELERI, M. J. ; RODRIGUES, Z. M. R. . ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DOS ECOPONTOS NOS BAIRROS DA CIDADE OPERÁRIA E JARDIM AMÉRICA COMO MEDIDA DE PREVENÇÃO NA PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE EM SÃO LUÍS-MA. In: José Sampaio de Mattos Junior; Eduarda Marques da Costa; Vanderson Viana Rodrigues; Marly Silva de Morais. (Org.). GEOSAUDE 2024. 1ªed.SÃO LUÍS: EDITORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - uema, 2024, v. 1, p. 863-869.
-
BASTOS, L. S. ; MATOS JUNIOR, M. E. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. . AÇÕES DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PARA O CONTROLE DA LEISHMANIOSE VISCERAL EM MUNICIPIOS DA BAIXADA MARANHANHENSE. In: José Sampaio de Mattos Junior; Eduarda Marques da Costa; Vanderson Viana Rodrigues; Marly Silva de Morais. (Org.). GEOSAUDE 2024. 1ªed.SÃO LUÍS: EDITORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - uema, 2024, v. 1, p. 883-888.
-
BASTOS, L. S. ; MATOS JUNIOR, M. E. S. ; JESUS, G. S. ; PEREIRA, G. J. ; BEZERRA, N. P. C. ; RODRIGUES, Z. M. R. . INIQUIDADES SOCIAIS AO ACESSO DA ÁGUA: IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE E O AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO ? MA. In: José Sampaio de Mattos Junior; Eduarda Marques da Costa; Vanderson Viana Rodrigues; Marly Silva de Morais. (Org.). GEOSAUDE 2024. 1ªed.SÃO LUÍS: EDITORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - uema, 2024, v. 1, p. 889-895.
-
MUNIZ, M. F. ; BARROS, M. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; BORGES, H. R. S. . MOBILIDADE ESPACIAL E O ACESSO GEOGRÁFICO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE PÚBLICOS MARANHENSES. In: Flávio Luiz de Castro Freitas; Luciano da Silva Façanha; Ronaldo Barros Sodré. (Org.). EBOOK DO XVII ENCONTRO HUMANÍSTICO DA UFMA Ciências, Humanidades e Reconstrução Democrática. 1ªed.São Luís-MA: Editora da Universidade Federal do Maranhão - EDUFMA, 2023, v. 1, p. 3732-3747.
-
RODRIGUES, Z. M. R. ; AQUINO JUNIOR, J. ; MARQUES, L. R. . Praças promovendo a saúde: o caso da Praça da "Camboa" em São Luís-Ma. In: RODRIGUES, Zulimar Márita Ribeiro; FEITOSA, Márcia Manir Miguel. (Org.). Singularidades do espaço urbano em São Luís: toponimia, memória, ressignificação. 1ªed.Teresina-PI: Cancioneiro, 2022, v. 1, p. 247-263.
-
JARDIM, R. O. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; AQUINO JUNIOR, J. ; SILVA, Y. S. ; SILVA, I. P. ; SANTOS, I. G. ; CORDEIRO, E. C. . PANORAMA DA COVID-19 NO ESTADO DO MARANHÃO. In: ALBUQUERQUE, MIGUEL; GANDRA, TIAGO. (Org.). PANORAMA DA COVID-19 NO BRASIL. 1ªed.Curitiba - PR: Editora CRV, 2022, v. 1, p. 137-146.
-
SILVA, Y. S. ; JARDIM, R. O. ; SILVA, I. P. ; SANTOS, I. G. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; AQUINO JUNIOR, J. ; CORDEIRO, E. C. . ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS CASOS DE COVID-19 NO ESTADO DO MARANHÃO: aplicação da Densidade de Kernel. In: ALBUQUERQUE, MIGUEL; GANDRA, TIAGO. (Org.). PANORAMA DA COVID-19 NO BRASIL. 1ªed.Curitiba - PR: Editora CRV, 2022, v. 1, p. 417-426.
-
BASTOS, L. S. ; MATOS JUNIOR, M. E. S. ; BASTOS, A. S. ; JESUS, G. S. ; SILVA, A. ; PEREIRA, G. J. ; SILVA, R. C. V. ; SOEIRO, F. C. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. . PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CARTILHA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A DISCUSSÃO DO CONSUMO DA ÁGUA. In: Ana Luiza Caldas Diniz; Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta. (Org.). Ensino de Biologia na atualidade: tendências e perspectivas. 1ed.São Luís-MA: i-EDUCAM - Instituto de Educação Continuada e Consultoria Ambiental, 2022, v. 1, p. 55-67.
-
BEZERRA, A. R. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; NASCIMENTO, W. J. N. . Caminhos trilhados no combate a violência de gênero e a construção das políticas públicas em São Luís-MA. In: MELO, Silas Nogueira; MASULLO, Yata Anderson Gonzaga; CARVALHO, Dionatan Silva. (Org.). Crime e território: estudos e experiências de segurança pública e análise criminal. 1ªed.São Luís: IMESC-Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos Cartográficos, 2021, v. 1, p. 183-203.
-
AQUINO JUNIOR, J. ; RODRIGUES, ZULIMAR MÁRITA RIBEIRO ; GARCES JUNIO, A. R. . São Luís/MA: Urbanização, condições socioambientais e dengue numa cidade insular. In: MENDONÇA, FRANCISCO. (Org.). A Dengue no Brasil: uma perspectiva geográfica. 1ªed.Curitiba: CVR, 2021, v. 1, p. 199-223.
-
GARCES JUNIO, A. R. ; AQUINO JUNIOR, J. ; TORRES, M. A. N. ; ALVES, L. V. A. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; MENDONCA, F. A. . Saúde e ambiente: análise da dengue no município de São Luís/MA. In: Pedro Germano dos Santos Murara;Natacha Cíntia Regina Aleixo.. (Org.). Clima e Saúde no Brasil. 1ed.Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2020, v. 1, p. 223-246.
-
BASTOS, L. S. ; SANTOS, A. L. S. ; SOEIRO, S. Y. S. ; FERREIRA, F. S. S. ; MATOS, M. E. S. ; PEREIRA, P. R. M. ; RODRIGUES, Z. M. R. . ANÁLISE DOS CASOS NOTIFICADOS DA LEISHMANIOSE VISCERAL HUMANA NA ILHA DO MARANHÃO DE 2007 A 2017. In: Eduardo Augusto Werneck Ribeiro; Carolina Beceyro; Flávia de Oliveira Santos. (Org.). Abordagens Geográficas da Vigilância, Prevenção e Promoção da Saúde. 1ed.Blumenau - SC: Instituto Federal Catarinense, 2019, v. 1, p. 66-72.
-
BASTOS, L. S. ; FERREIRA, F. S. S. ; SOEIRO, S. Y. S. ; JESUS, G. S. ; AQUINO JUNIOR, J. ; RODRIGUES, Z. M. R. . DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA CONSUMIDA EM CONCEIÇÃO DE LAGO AÇU ? MA. In: Eduardo Augusto Werneck Ribeiro; Carolina Beceyro; Flávia de Oliveira Santos. (Org.). Abordagens Geográficas da Vigilância, Prevenção e Promoção da Saúde. 1ed.Blumenau - SC: Instituto Federal Catarinense, 2019, v. 1, p. 160-167.
-
MARQUES, L. R. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; BASTOS, L. S. . QUALIDADE DA ÁGUA E DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA EM MUNICÍPIOS DE BAIXO E MÉDIO IDHM. In: Lidriana de Souza Pinheiro; Adryane Gorayeb. (Org.). Geografia Física e as Mudanças Globais. 1ed.Fortaleza - CE: Edições UFC, 2019, v. 1, p. 1-12.
-
ASSUNCAO, M. M. S. ; CARVALHO, E. C. C. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; FEITOSA, A. C. . VULNERABILIDADE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO EM MUNICÍPIOS DA BAIXADA MARANHENSE. In: Giselle Medeiros da Costa One; Helder Neves de Albuquerque. (Org.). VULNERABILIDADE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO EM MUNICÍPIOS DA BAIXADA MARANHENSE. 1ªed.CAMPINA GRANDE - PB: Instituto Bioeducação, 2017, v. v. 1, p. 530-548.
-
RODRIGUES, Z. M. R. ; AQUINO JUNIOR, J. ; BRANCO, M. R. F. C. . CAMINHOS E PERSPECTIVAS DA GEOGRAFIA DA SAÚDE NO ESTADO DO MARANHÃO. In: Sandra Célia Muniz Magalhães; Martha Priscila Bezerra Pereira,. (Org.). Pesquisa e extensão em Geografia da Saúde: entre a teoria e a prática. 1ªed.Montes Claros - MG: UNIMONTES, 2017, v. 1, p. 227-238.
-
PEREIRA, P. R. M. ; CUTRIM JUNIOR, V. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Monitoramento da qualidade ambiental intraurbana de São Luís - MA no período intracensitário 2000/2010: indicadores de saneamento e habitação.. In: Marcelino Silva Farias Filho. (Org.). Geografia da ilha do Maranhão. 1ªed.São Luís: EDUFMA, 2015, v. 1, p. 35-55.
-
RODRIGUES, Z. M. R. ; AQUINO JUNIOR, J. ; MARQUES, L. R. ; PEREIRA, O. S. . Saberes tradicionais e saúde na comunidade de Ponta do Mangue. In: Antonio Cordeiro Feitosa. (Org.). Lençois maranhenses: relações homem ambiente na comunidade Ponta do Mangue, Barreirinhas -Maranhão. 1ªed.São Luís: Editora da Universidade Federal do Maranhão, 2015, v. 01, p. 139-152.
-
RODRIGUES, Z. M. R. . Contradições e complementaridade dos indicadores urbanos de São Luís. In: FERREIRA, Antonio J. de A.; LIMA, Roberta M. B. de Figueiredo. (Org.). Estudos de Geografia do Maranhão. 1ªed.São Luís: EDUFMA, 2013, v. 1, p. 15-40.
-
RODRIGUES, Z. M. R. ; FEITOSA, M.M.M ; ALVES, I. F . A música e a percepção do lugar: São Luis, uma. In: ALVES, Ida Ferreira; FEITOSA, Marcia Manir Miguel. (Org.). Literatura e paisagem: perspectivas e diálogos. 1ªed.Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2010, v. 01, p. 219-232.
-
RODRIGUES, Z. M. R. . Geografia da Saúde no Maranhão: pressupostos e origens. In: BONFIM, Paulo Roberto Albuquerque; SOUSA NETO, Manoel Fernandes. (Org.). Geografia e pensamento geográfico no Brasil. 1ªed.São Paulo: Annablume, 2010, v. 1, p. 307-320.
-
CARVALHO, C. C. ; RODRIGUES, Z. M. R. . MANUTENÇÃO EM PORTOS: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO APLICADA PARA ATIVIDADES PREVENTIVAS NA ÁREA DO PORTO ORGANIZADO DO ITAQUI-MA -DADOS DO ANO DE 2022. In: VI SIMPÓSIO DE GESTÃO PORTUÁRIA: SUSTENTABILIDADE E ESG, 2023, SÃO LUIS-MA. ANAIS DO VI SIMPÓSIO DE GESTÃO PORTUÁRIA. São Luís-MA: Editora da Universidade Federal do Maranhão - EDUFMA, 2023. v. 1. p. 192-204.
-
SILVA, Y. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. . USO DO GEOPROCESSAMENTO NAS ANÁLISES DA GEOGRAFIA DA SAÚDE. In: X SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE: : dimensões geográficas dos impactos e desafios das pandemias., 2021, Campina Grande-PB. ANAIS DO X SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE. Campina Grande-PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2021. v. 1. p. 243-253.
-
BASTOS, L. S. ; GONCALVES, L. S. ; AQUINO JUNIOR, J. ; RODRIGUES, Z. M. R. . ESPACIALIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM MUNICÍPIOS DA BAIXADA MARANHENSE. In: VIII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e V Fórum Internacional de Geografia da Saúde, 2017, Dourados - MS. Anais do VIII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e V Fórum Internacional de Geografia da Saúde. Dourados-MS: Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), 2017. v. 01. p. 387-400.
-
CONCEICAO, F. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. . GEOGRAFIA DA SAÚDE: CONTEXTO DAS DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BOA HORA, MUNICÍPIO DE URBANO SANTOS, MA. In: VIII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e V Fórum Internacional de Geografia da Saúde, 2017, Dourados-MS. Anais do VIII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e V Fórum Internacional de Geografia da Saúde. Dourados-MS: Universidade Federal da Grande Dourados, 2017. v. 01. p. 431-438.
-
GARCEZ JUNIOR, A. ; ARAUJO, A. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; MARQUES, L. R. ; TORRES, M. A. N. ; ALVES, L. V. A. ; AQUINO JUNIOR, J. . ANÁLISE ESPAÇO TEMPORAL DOS PRIMEIROS CASOS SUBNOTIFICADOS DE ZIKA EM SÃO LUÍS - MARANHÃO. In: VIII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e V Fórum Internacional de Geografia da Saúde, 2017, Dourados-MS. Anais doVIII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e V Fórum Internacional de Geografia da Saúde. Dourados-MS: Universidade Federal da Grande Dourados, 2017. v. 01. p. 440-454.
-
SILVA, G. V. ; BORGES, H. B. V. ; SILVA, J. S. ; JESUS JUNIOR, L. A. ; FERREIRA, F. S. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. . ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILIA E O ACOMPANHAMENTO DO PERFIL E AGRAVOS A SAÚDE EM UMA COMUNIDADE DA PERIFERIA DE SÃO LUÍS ? MA. In: VIII S impósio Nacional de Geografia da Saúde e V Fórum Internacional de Geografia da Saúde, 2017, Dourados - MS. Anais do VIII S impósio Nacional de Geografia da Saúde e V Fórum Internacional de Geografia da Saúde. Dourados - MS: Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), 2017. v. 01. p. 1468-1479.
-
RODRIGUES, Z. M. R. ; AQUINO JUNIOR, J. ; MARQUES, L. R. ; PEREIRA, O. S. . SABERES TRADICIONAIS E A SAÚDE NA COMUNID ADE PONTA DO MANGUE ? MA. In: VIII S impósio Nacional de Geografia da Saúde e V Fórum Internacional de Geografia da Saúde, 2017, Dourados - MS. Anais do VIII S impósio Nacional de Geografia da Saúde e V Fórum Internacional de Geografia da Saúde. Dourados - MS: Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), 2017. v. 01. p. 1664-1672.
-
BASTOS, L. S. ; AQUINO JUNIOR, J. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; SARDINHA, A. H. L. ; ALVES, L. M. C. ; GONCALVES, L. S. . INDICADORES DE QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO EM MUNICÍPIOS DA BAIXADA MARANHENSE-MA, BRASIL. In: XVI ENCUENTRO DE GEÓGRAFOS DE AMÉRICA LATINA, 2017, La Paz. Anais do XVI ENCUENTRO DE GEÓGRAFOS DE AMÉRICA LATINA, 2017.
-
SOUZA, J. O. ; SOARES, L. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Caracterização socioeconômica e ambiental da comunidade de marisqueiras de Raposa, Maranhão. In: V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, 2016, Fortaleza - CE. Anais do V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, 2016.
-
PEREIRA, A. M. R. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; CUTRIM JUNIOR, V. . ANÁLISE DO TERRITÓRIO DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA POR MEIO DO GEOPROCESSAMENTO. In: VII SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE E IV FORUM INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE, 2015, BRASÍLIA. Anais do VII GeoSaúde 2015.. BRASILIA: UNIVERSIDADE DE BRASILIA - UNB, 2015. v. 01. p. 001-1286.
-
MARQUES, L. R. ; FERREIRA, F. S. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. . DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE (DSS) NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO LAGO AÇÚ ? MA/BRASIL. In: VII SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE E IV FORUM INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE, 2015, BRASILIA. ANAIS DO GEOSAUDE 2012. BRASILIA: UNIVERSIDADE DE BRASILIA - UNB, 2015. v. 01. p. 1-1286.
-
BANI, E. ; MOREIRA, E. P. B. ; SILVA, M. S. ; QUEIROZ, R. C. S. ; BRANCO, M. R. F. C. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; AQUINO JUNIOR, J. . ANÁLISE ESPACIAL DA DENGUE E SEUS DETERMINANTES SOCIOAMBIENTAIS EM SÃO LUÍS, MARANHÃO, BRASIL. In: VII SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE E IV FORUM INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE, 2015, BRASILIA. ANAIS DO GEOSAUDE 2015. BRASILIA: UNIVERSIDADE DE BRASILIA - UNB, 2015. v. 01. p. 1-1286.
-
RABELO, T. O. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Indicadores sociais na Região Metropolitana da Grande São Luís : segurança, emprego e renda.. In: XIV Encontro de Geógrafos da América Latina - EGAL, 2013, Lima. Anais do XIV Encontro de Geógrafos da América Latina - EGAL, 2013. v. 01. p. 01-16.
-
NASCIMENTO, E. S. ; COSTA, C. M. C. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Uma urbanização invertida: peculiaridades do crescimento urbano do município de Paço do Lumiar, Estado do Maranhão-Brasil.. In: XIV Encontro de Geógrafos da América Latina - EGAL, 2013, Lima. Anais do XIV Encontro de Geógrafos da América Latina - EGAL, 2013. v. 01. p. 01-16.
-
PEREIRA, P. R. M. ; RODRIGUES, Z. M. R. . DESIGUALDADES INTRAUBANAS DOS INDICADORES DE SANEAMENTO EM SÃO LUÍS-MA. In: VI Jornada Internacional de Políticas Públicas VI JOINPP, 2013, São Luís. Anais da VI Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2013. v. 01. p. 01-12.
-
BASTOS, L. S. ; RIBEIRO, R. S. ; BRAGA, E. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Qualidade Microbiológica da água para consumo humano como promoção da saúde no municiipio de São Luís-MA. In: VI Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e III Fórum Internacional de Geografia da Saúde, 2013, São Luís. Anais do VI Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e III Fórum Internacional de Geografia da Saúde, 2013. v. 01.
-
PEREIRA, P. R. M. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Análise dos indicadores de saneamento ambiental urbano de São Luís-MA. In: VI Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e III Fórum Internacional de Geografia da Saúde, 2013, São Luís. Anais do VI Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e III Fórum Internacional de Geografia da Saúde, 2013. v. 01.
-
RODRIGUES, Z. M. R. ; MENDONCA NETO, O. . DETERMINANTES SOCIAIS EM SAÚDE E TRANSIÇÃO EPIDEMIOLÓGICA NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR-MA, BRASIL (2000-2009). In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE, 2012, Presidente Prudente - SP. Anais IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE, 2012.
-
MIRANDA, A. K. P. ; SILVA, C. M. ; SANTOS, E. A. ; ARAUJO, A. F. D. V. ; SILVA, E. M. ; RODRIGUES, Z. M. R. . DILEMAS DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CENÁRIO ESCOLAR DO MUNCÍPIO DE SÃO LUÍS-MA E AS CONSEQUÊNCIAS REFLETIDAS NA SAÚDE DOS ALUNOS. In: VIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, 2012, São Luís. SIEFLAS - Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, 2012. v. 01.
-
RODRIGUES, Z. M. R. . Formação das regiões em saúde no estado do Maranhão: discussão metodológica e histórica. In: V Simpósio Nacional de Geografia da Saúde, 2011, Recife. Anais do V Simpósio Nacional de Geografia da Saúde, 2011. v. 01. p. 01-10.
-
RODRIGUES, Z. M. R. . Geografia da Saúde no Maranhão: pressupostos e origens. In: II Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico, 2009, São Paulo. II Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico, 2009.
-
RODRIGUES, Z. M. R. . A implementação de Políticas Públicas para sustentabilidade urbana de São Luis-MA. In: II Fórum Internacional de Geografia da Saúde, 2007, Curitiba-PR. II Fórum Internacional de Geografia da Saúde, 2007.
-
RODRIGUES, Z. M. R. . A implementação de Políticas Públicas para sustentabilidade urbana de São Luis. In: III Simpósio Nacional de Geografia da Saúde, 2007, Curitiba-PR. III Simpósio Nacional de Geografia da Saúde, 2007.
-
RODRIGUES, Z. M. R. ; ARAUJO, A. M. . Geografia da saúde: o saneamento ambiental como fator de saúde no município de São Luís-MA. In: X Encontro de Geógrafos da América Latina, 2005, São Paulo. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina, 2005. v. 01.
-
RODRIGUES, Z. M. R. ; ARAUJO, R. R. . "Geographia Médica e Climatologia do Estado do Maranhão": Uma interpretação da obra do médico Nosôr Galvão sobre a relação clima e saúde. In: XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2005, São Paulo9. Anais do XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2005. p. 4235-4243.
-
RODRIGUES, Z. M. R. . A contribuição de Raimundo Lopes ao conceito de região. In: XIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2002, João Pessoa. XIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2002.
-
RODRIGUES, Z. M. R. . Os conceitos chaves da Geografia nos PCN's: uma abordagem histórica. In: XV EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste, 2001, São Luís - MA. XV EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste, 2001.
-
RODRIGUES, Z. M. R. . O pensamento geográfico maranhense. In: I Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico, 1999, Rio Claro. I Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico, 1999.
-
ARAUJO, A. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; SOARES, T. L. M. ; FERNANDES NETO, J. A. S. ; AQUINO JUNIOR, J. . Análise espacial de casos prováveis de Zika em São Luís, Maranhão, Brasil. In: XI SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE, 2023, Manaus-AM. Anais do Simpósio Nacional de Geografia da Saúde (2023), 2023. v. 1. p. 35-35.
-
SILVA, Y. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Análise espaço-temporal das doenças respiratórias em São LuísMaranhão, no período de 2008 a 2018. In: XI SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE, 2023, Manaus-AM. ANAIS DO XI SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA DA SAÚDE, 2023. v. 1. p. 92-92.
-
MARQUES, L. R. ; BASTOS, L. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Índices de Desenvolvimento Social na Baixada Maranhense. In: I Seminário Norte e Nordeste Saúde e Ambiente: interdisciplinaridade em foco, 2016, São Luis. Anais do I Seminário Norte e Nordeste Saúde e Ambiente: interdisciplinaridade em foco, 2016.
-
TORRES, M. A. N. ; GARCES JUNIO, A. R. ; MARQUES, L. R. ; ALVES, L. V. A. ; AQUINO JUNIOR, J. ; RODRIGUES, Z. M. R. . O clima de São Luís-MA e suas relações com a incidência dos casos de dengue.. In: I Seminário Norte e Nordeste Saúde e Ambiente: interdisciplinaridade em foco, 2016, São Luís-MA. ANAIS do I Seminário Norte e Nordeste Saúde e Ambiente: interdisciplinaridade em foco, 2016.
-
GARCES JUNIO, A. R. ; SILVA, G. V. ; FERREIRA, L. C. ; TORRES, M. A. N. ; MARQUES, L. R. ; BASTOS, L. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; AQUINO JUNIOR, J. . Análise espacial de casos Leishmaniose Visceral no Oeste Maranhense. In: I Seminário Norte e Nordeste Saúde e Ambiente: interdisciplinaridade em foco, 2016, São Luís - MA. Anais do I Seminário Norte e Nordeste Saúde e Ambiente: interdisciplinaridade em foco, 2016.
-
ARAUJO, A. S. ; AQUINO JUNIOR, J. ; BRANCO, M. R. F. C. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Análise espaço-temporal de casos de vírus zika por distrito sanitário, São Luís, Maranhão, Brasil.. In: I Seminário Norte e Nordeste Saúde e Ambiente: interdisciplinaridade em foco, 2016, São Luís - MA. ANAIS do I Seminário Norte e Nordeste Saúde e Ambiente: interdisciplinaridade em foco, 2016.
-
GARCEZ JUNIOR, A. ; RODRIGUES, J. B. ; SILVA, W. N. ; RODRIGUES, Z. M. R. . A prática de atividades físicas de escolares: análise dos dados da PeNSE (2012) de São Luís, Maranhão. In: I Simpósio Maranhense sobre Determinantes Sociais da Saúde, 2015, São Luís - MA. Anais do I Simpósio Maranhense sobre Determinantes Sociais da Saúde, 2015.
-
MARQUES, L. R. ; FERREIRA, F. S. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Desigualdades em saúde no Município de Conceição do Lago-Açú, MA. In: I Simpósio Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde, 2015, São Luís. Anais do I Simpósio Maranhense Sobre Determinantes Sociais da Saúde, 2015.
-
DIAS JUNIOR, J. J. ; SILVA, G. V. ; SILVA, M. S. ; QUEIROZ, R. C. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; BRANCO, M. R. F. C. ; AQUINO JUNIOR, J. . Análise de casos de dengue segundo gravidade, São Luís, Maranhão, Brasil. In: I Simpósio Maranhense sobre Determinantes Sociais da Saúde, 2015, São Luis. Anais do I Simpósio Maranhense Sobre Determinantes Sociais da Saúde, 2015.
-
RODRIGUES, Z. M. R. ; BANI, E. . Doenças Tropicais:fatalidade climática ou desigualdade em saúde?. In: I Congresso de Geografia da Saúde dos Países de Língua Portuguesa, 2014, Coimbra. I Congresso de Geografia da Saúde dos Países de Língua Portuguesa (GeoSaúde 2014): A Geografia da Saúde no cruzamento de saberes. Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra, Portugal, 2014. v. 01. p. 215-218.
-
RODRIGUES, Z. M. R. ; MIRANDA, A. K. P. . Exercios Físicos: áreas verdes e espaços fechados, percepções de beneficiários e professores dos pólos de atividades físicas de São Luís-MA. In: I Congresso de Geografia da Saúde dos Países de Língua Portuguesa(GeoSaúde 2014),A Geografia da Saúde no cruzamento de saberes, 2014, Coimbra. Congresso de Geografia da Saúde dos Países de Língua Portuguesa (GeoSaúde 2014). Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra, Portugal, 2014. v. 01. p. 658-660.
-
VIANA, M. V. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Clima e implicações à saúde: análise das internações por doenças respiratórias em São Luís, Maranhão. In: 2º Simpósio Brasileiro de Saúde & Ambiente (2ºSIBSA ), 2014, Belo Horizonte. Anais do 2º Simpósio Brasileiro de Saúde & Ambiente (2ºSIBSA ), 2014. v. 01.
-
BASTOS, L. S. ; RIBEIRO, E. B. ; GARINO JUNIOR, F. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Avaliação da Qualidade Microbiológica da Água de Uma Estação de Tratamento no Município de São Luís ? MA. In: 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente, 2014, Belo Horizonte - MG. ANAIS ELETÔNICO DO 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente, 2014.
-
FERREIRA, M. G. R. ; SOUSA, N. R. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; FRAZAO, J. M. F. . CHARACTERIZATION OF NATURAL OCCURRENCE OF Oenocarpus distichus IN THE STATE OF MARANHÃO, BRAZIL. In: XI SIMPOSIO INTERNACIONAL DE RECURSOS GENÉTICOS PARA LAS AMÉRICAS Y EL CARIBE, 2017, Guadalajara - México. Guadalajara. Resúmenes... Guadalajara: [s. n.], 2017. p. 159. XI SIRGEAC., 2017.
-
SILVA, M. S. ; BANI, E. ; QUEIROZ, R. C. S. ; BRANCO, M. R. F. C. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; AQUINO JUNIOR, J. . ANÁLISE ESPACIAL DOS ÓBITOS CONFIRMADOS POR DENGUE EM SÃO LUÍS, MARANHÃO, DE 2002 A 2013: IDENTIFICAÇÃO DAS ÁREAS VULNERÁVEIS.. In: 51º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2015, FORTALEZA - CE. ANAIS DO MEDTROP, 2015.
-
PEREIRA, A. M. R. ; CUTRIM JUNIOR, V. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Análise da Estratégia Saúde da Família por meio do Geoprocessamento. In: 13º CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, 2015, NATAL - RN. ANAIS DO 13º CBMFC, 2015.
-
SILVA, M. S. ; BRANCO, M. R. F. C. ; BANI, E. ; QUEIROZ, R. C. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; AQUINO JUNIOR, J. . ANÁLISE ESPACIAL DOS ÓBITOS CONFIRMADOS POR DENGUE EM SÃO LUÍS, MARANHÃO, DE 2002 A 2013: IDENTIFICAÇÃO DAS ÁREAS VULNERÁVEIS.. In: 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2015, GOIÂNIA-GO. ANAIS 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2015.
-
BASTOS, L. S. ; RIBEIRO, E. B. ; VASCONCELOS, O. L. S. ; ALVES, L. M. C. ; RODRIGUES, Z. M. R. . PADRÃO MICROBIOLÓGICO DE POTABILIDADE DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO EM BAIRROS DO MUNICIPIO DE SÃO LUÍS-MA. In: 66ª Reunião Anual da SBPC, 2014, Rio Branco. Anais da 66ª Reunião Anual da SBPC, 2014.
-
RODRIGUES, Z. M. R. ; ARAUJO, R. R. . "Geographia Médica e Climatologia do Estado do Maranhão": Uma interpretação da obra do médico Nosôr Galvão sobre a relação clima e saúde. In: XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2005, São Paulo. Anais do XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2005. p. 85-85.
-
RODRIGUES, Z. M. R. . Origem e contribuiçõs para a Geografia Médica no Maranhão. In: II Simpósio Nacional de Geografia da Saúde, 2005, Rio de Janeiro. Anais do II Simpósio Nacional de Geografia da Saúde, 2005.
-
RODRIGUES, Z. M. R. . I Encontro Luso-brasileiro de Geografia da Saúde. In: I Encontro Luso-brasileiro de Geografia da Saúde, 2005, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Luso-brasileiro de Geografia da Saúde, 2005.
-
RODRIGUES, Z. M. R. ; ARAUJO, R. R. ; BORGES, A. C. ; BASTOS, A. S. ; CARVALHO, A. M. A. ; SANTOS, C. E. B. ; NUNES, E. B. ; LIRA, E. C. ; RIBEIRO, F. V. ; CAMPOS, M. J. . Estudo de caso do comportamento termo-higrométrico em áreas intra-urbanas de São Luís-MA. In: VI Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2004, Goiânia. Caderno de resumos dos VI Congresso Brasileiro de Geógrafoas, 2004.
-
RODRIGUES, Z. M. R. . Geografia da Saúde e saneamento urbano em São Luís. In: I Simpósio Nacional de Geografia da Saúde, 2003, Presidente Prudente - SP. I Simpósio Nacional de Geografia da Saúde, 2003.
-
RUBIM, P. R. S. ; OLIVEIRA, S. A. R. S. ; SOARES, T. L. M. ; RODRIGUES, Z. M. R. . A saúde dos trabalhadores da pesca em Raposa ? MA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BASTOS, L. S. ; MATOS JUNIOR, M. E. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; ABREU-SILVA, A. L. . AÇÕES DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PARA O CONTROLE DA LEISHMANIOSE VISCERAL EM MUNICIPIOS DA BAIXADA MARANHANHENSE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOZA, I. R. ; SANTOS, K. A. ; RUFINO, D. C. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; CELERI, M. J. . ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DOS ECOPONTOS NOS BAIRROS DA CIDADE OPERÁRIA E JARDIM AMÉRICA COMO MEDIDA DE PREVENÇÃO NA PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, I. P. ; SANTOS, I. G. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; ALMENDRA, R. J. M. ; FERNANDES NETO, J. A. S. ; AQUINO JUNIOR, J. . Análise Espacial das internações por transtornos mentais no município de São Luís. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIANA, L. L. S. ; CONCEICAO, L. S. ; SOARES, T. L. M. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Distribuição espacial dos casos de neoplasias maligna dos brônquios e pulmões em São Luís - MA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARROS, I. P. ; SANTOS, M. T. C. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Áreas verdes e praças: Indicadores para a qualidade de vida urbana em São Luís ? Maranhão. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BASTOS, L. S. ; MATOS JUNIOR, M. E. S. ; JESUS, G. S. ; PEREIRA, G. J. ; RODRIGUES, Z. M. R. . INIQUIDADES SOCIAIS AO ACESSO DA ÁGUA: IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE E O AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO ? MA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AMBROSIO, H. T. M. J. ; AQUINO JUNIOR, J. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; BASTOS, L. S. . Panorama das doenças de veiculação hídrica em São Luís/MA: Uma perspectiva focada no ambiente escolar. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, L. E. S. ; CONCEICAO, L. S. ; RUBIM, P. R. S. ; VIANA, L. L. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. . TOPOFILIA, SAÚDE E AMBIENTE: IMPACTOS DO DESLOCAMENTO FORÇADO EM COMUNIDADES TRADICIONAIS - O CASO DA COMUNIDADE ESPERA, ALCÂNTARAMA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, Z. M. R. . SAÚDE ÚNICA: UMA ABORDAGEM INTEGRADA ENTRE SAÚDE E AMBIENTE.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Z. M. R. . Geografia e Gênero: prioridades nas pesquisas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Y. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Análise espaço-temporal das doenças respiratórias em São LuísMaranhão, no período de 2008 a 2018. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RODRIGUES, Z. M. R. . Geografia Médica no Brasil: reflexões históricas e fundamentos teóricos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARQUES, L. R. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; BASTOS, L. S. . QUALIDADE DA ÁGUA E DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA EM MUNICÍPIOS DE BAIXO E MÉDIO IDHM. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BASTOS, L. S. ; SANTOS, A. L. S. ; SOEIRO, S. Y. S. ; FERREIRA, F. S. S. ; MATOS, M. E. S. ; PEREIRA, P. R. M. ; RODRIGUES, Z. M. R. . ANÁLISE DOS CASOS NOTIFICADOS DA LEISHMANIOSE VISCERAL HUMANA NA ILHA DO MARANHÃO DE 2007 A 2017 / ANALYSIS OF THE NOTIFIED CASES OF HUMAN VISCERAL LEISHMANIOSIS IN THE ISLAND OF MARANHÃO FROM 2007 TO 2017.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BASTOS, L. S. ; FERREIRA, F. S. S. ; SOEIRO, S. Y. S. ; JESUS, G. S. ; AQUINO JUNIOR, J. ; RODRIGUES, Z. M. R. . DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA CONSUMIDA EM CONCEIÇÃO DE LAGO AÇU ? MA / SPACE DISTRIBUTION OF THE MICROBIOLOGICAL QUALITY OF WATER CONSUMED IN LAKE AÇU - MA CONCEPTION. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PEREIRA, E. D. A. ; NASCIMENTO, C. C. ; RANGEL, M. E. S. ; CAMARA, A. P. B. ; COSTA, F. R. V. ; SILVA, M. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; QUEIROZ, REJANE CHRISTINE DE SOUSA ; SANTOS, A. M. ; AQUINO JUNIOR, J. ; BRANCO, M. R. F. C. ; SILVA, A. A. M. . Análise espacial pelo Satscan dos casos prováveis de febre de chikungunya no Maranhão, Brasil.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, E. D. A. ; NASCIMENTO, C. C. ; COSTA, S. S. B. ; ARAUJO, A. S. ; CAMARA, A. P. B. ; SANTOS, A. M. ; COSTA, F. R. V. ; SILVA, M. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; QUEIROZ, R. C. S. ; AQUINO JUNIOR, J. ; BRANCO, M. R. F. C. ; SILVA, A. A. M. . Análise espacial pelo Índice de Moran de casos prováveis de febre de chikungunya no Maranhão, Brasil.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, E. D. A. ; NASCIMENTO, C. C. ; COSTA, S. S. B. ; ARAUJO, A. S. ; CAMARA, A. P. B. ; COSTA, F. R. V. ; SILVA, M. S. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; QUEIROZ, R. C. S. ; SANTOS, A. M. ; AQUINO JUNIOR, J. ; BRANCO, M. R. F. C. ; SILVA, A. A. M. . Análise Temporal dos casos prováveis de febre de chikungunya no Maranhão, Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GARCEZ JUNIOR, A. ; BRASIL, G. ; FERREIRA, L. C. ; AQUINO JUNIOR, J. ; RODRIGUES, Z. M. R. . ANÁLISE DOS CASOS DE LEISHMANIOSE VISCERAL UTILIZANDO TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ASSUNCAO, M. M. S. ; CARVALHO, E. C. C. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; FEITOSA, A. C. . VULNERABILIDADE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO EM MUNICÍPIOS DA BAIXADA MARANHENSE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUSA, J. O. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; SOARES, L. S. . Caracterização socioeconômica e ambiental da comunidade de marisqueiros de Raposa, Maranhão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, M. S. ; BANI, E. ; QUEIROZ, R. C. S. ; BRANCO, M. R. F. C. ; RODRIGUES, Z. M. R. ; AQUINO JUNIOR, J. . Análise espacial dos óbitos confirmados por dengue em São Luís, Maranhão, de 2002 a 2013: identificação das áreas vulneráveis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BASTOS, L. S. ; RIBEIRO, E. B. ; GARINO JUNIOR, F. ; RODRIGUES, Z. M. R. . Avaliação da Qualidade Microbiológica da Água de Uma Estação de Tratamento no Município de São Luís ? MA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RODRIGUES, Z. M. R. . DETERMINANTES SOCIAIS EM SAÚDE E TRANSIÇÃO EPIDEMIOLÓGICA NO MUNICÍPIO DE PAÇO DO LUMIAR-MA, BRASIL (2000-2009). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, Z. M. R. . Sistema de indicadores e desigualdade intraurbana de São Luís-MA; Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Z. M. R. . Formação das regiões em saúde no estado do Maranhão: discussõ metodológica e histórica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RODRIGUES, Z. M. R. . Precursores do movimento ambientalista maranhense: as críticas do médico Felicíssimo Rodrigues Fernandes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, Z. M. R. . A saúde urbana de São Luis: percepções e conflitos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, A. R. ; RODRIGUES, Z. M. R. . A colonização agrícola de Buriticupu: a história contada por quem a viveu. São Luís, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
RODRIGUES, Z. M. R. . Observatório Social de São Luis e a Política de Informação sobre a cidade 2009 (Artigo).
Outras produções
RODRIGUES, Z. M. R. . Consultor/Parecerista - Edital FAPEMA 12/2015. 2015.
RODRIGUES, Z. M. R. . Consultor/Parecerista Ad Hoc, AREC-01052/14, FAPEMA nº 03/2014-2ºSemestre. 2014.
RODRIGUES, Z. M. R. . Avaliador/Parecerista Ad Hoc. REVISTA HYGEIA- REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA MÉDICA E DA SAÚDE -2014-26395. 2014.
RODRIGUES, Z. M. R. . Avaliador/Parecerista Ad Hoc. REVISTA GeoUECE- REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA MÉDICA DA UECE - PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA. 2014.
RODRIGUES, Z. M. R. . Consultor/Parecerista Ad Hoc IC-JR-01160/13. FAPEMA nº008/ 2013. 2013.
RODRIGUES, Z. M. R. . Consultor/Parecerista Ad Hoc, SCT-01770/13, FAPEMA nº 09/2013. 2013.
RODRIGUES, Z. M. R. . Consultor/Parecerista Ad Hoc, AREC-01626/2013. FAPEMA nº 17/2013. 2013.
RODRIGUES, Z. M. R. . Consultor/Parecerista Ad Hoc, PRÊMIO-0233/2013. FAPEMA nº 14/2013 PRÊMIO PESQUISADOR JÚNIOR - PJ. 2013.
RODRIGUES, Z. M. R. . Consultor/Parecerista Ad Hoc, SCT-03206/12. FAPEMA Nº 37/2012. 2012.
RODRIGUES, Z. M. R. . Consultor/Parecerista Ad Hoc, SCT-03070/2012, FAPEMA nº 07/2012. 2012.
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
ANÁLISE DOS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO ESTADO DO MARANHÃO, Descrição: O projeto norteia-se, primeiramente, pela escassez de estudos que analisem e associem a ciência geográfica aos impactos da pandemia de COVID-19 nos registros de casos de violência doméstica na escala regional do Maranhão. Observa-se, assim, que cada estado brasileiro apresenta suas particularidades, principalmente nos mecanismos e medidas tomadas para coibir esses crimes no período de isolamento e distanciamento social. Portanto, o objetivo principal do projeto é analisar os impactos da pandemia de COVID-19 nos registros oficiais de violência de gênero nas Regiões de Saúde de São Luís, Caxias, Barra do Corda e Imperatriz, no período de 2019 a 2022, no Maranhão. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues - Coordenador / Jose Aquino Júnior - Integrante / Amanda Ribeiro Bezerra - Integrante / Isaias Pereira da Silva - Integrante / Izani Gonçalves dos Santos - Integrante / Marcos Nicolau Santos da Silva - Integrante / Aichely Rodrigues da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2018 - Atual
ATLAS SOCIOAMBIENTAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES, Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo elaborar um Atlas Socioambiental dos Lençóis Maranhenses. Pelo seu conteúdo temático e territorial especifico, este atlas pode ser classificado na categoria dos atlas regionais especiais (SALITCHEV, 1979). A região carece de um estudo multidisciplinar organizado na forma de atlas, que represente cartograficamente e realize uma análise geográfica da hiperdinâmica ambiental e social da região dos Lençóis, que é caracterizada por dois períodos distintos, o chuvoso (em que as lagoas ficam cheias) e o período sem chuvas (em que ocorre a mobilidade das dunas), pela presença de populações tradicionais que se movimentam, plantam, pescam e estabelecem uma relação única com o lugar. Para a elaboração do Atlas Socioambiental dos Lençóis Maranhenses, outros objetivos foram traçados, tais como: Utilizar técnicas de Cartografia aliadas as geotecnologias para mapear os diferentes elementos da paisagem na área de estudo (dunas, lagoas, vegetação, uso e ocupação do solo); adequar à metodologia Cybercartographic Atlas (TAYLOR, 2005) compreendendo os fluxos e usos nesta região. A região dos Lençóis e dos Pequenos Lençóis embora seja popular e atrativa do ponto de vista turístico, possui uma significativa porção do seu território que foi declarada oficialmente como Parque Nacional em 02 de junho de 1981 (BRASIL, 1981), porém a região dos Lençóis se estende além da área protegida pelo Parque Nacional (TSUJI, 2002) e inclui porções das áreas de outras Unidades de Conservação, tais como: a APA dos Pequenos Lençóis e a APA Upaon-Açu-Miritiba que se sobrepõe a zona de amortecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Assim, elaborar uma Atlas Socioambiental da região dos Lençóis Maranhenses permitirá aos moradores, turistas, planejadores, gestores e demais interessados o acesso a um valioso arcabouço de informações sobre a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues - Integrante / Antonio Cordeiro Feitosa - Integrante / Jose Aquino Júnior - Integrante / André Luis Silva dos Santos - Integrante / Reinaldo Paul Pérez Machado - Coordenador / JURANDYR LUCIANO SANCHES ROSS - Integrante / SUELI ANGELO FURLAN - Integrante / Alfredo Pereira de Queiroz Filho - Integrante / Julio César Suzuki - Integrante / Ligia Vizeu Barrozo - Integrante / Rúbia Gomes Morato - Integrante / Fernando Shinji Kawakubo - Integrante / Emerson Galvani - Integrante / Pablo Luiz Maia Nepomuceno - Integrante / Benedito Souza Filho - Integrante / Daniel Nial Donoghue - Integrante / Nadal Junqueira Villela - Integrante / Jorge Hamilton Souza dos Santos - Integrante / Rita de Cássia Ariza da Cruz - Integrante / Larissa Valencia da Silva - Integrante / Antonio Carlos Colangelo - Integrante / Michelle Odete dos Santos - Integrante / Ulisses Denache Vieira Souza - Integrante / William Cabral de Miranda - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2018
INDICADORES DE QUALIDADE DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO EM MUNICIPIOS DA BAIXADA MARANHENSE, Descrição: As doenças relacionadas com a contaminação da água de consumo humano são frequentes e de responsabilidade e importância para a saúde pública. A qualidade da água indica o nível de poluição ambiental, avalia a potabilidade da água consumida quanto à presença de indicadores microbiológicos e físico-químicos, sua relação com as doenças de veiculação hídrica assim como proporciona dados para se verificar os indicadores socioeconômicos regionais. Com o objetivo de se conhecer as características higiênicossanitárias e os parâmetros físico-químicos da água de consumo humano em municípios da Baixada Maranhense MA, principalmente aqueles com menores índices de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal IDHM. O objetivo principal do projeto é avaliar a potabilidade de água para consumo humano em municípios da Baixada Maranhense MA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues - Coordenador / Luciana da Silva Bastos - Integrante / Marly Vieira Viana - Integrante / Otiniel Santos Pereira - Integrante / Lúcia Maria Coelho Alves - Integrante / Eliane Braga Ribeiro - Integrante / Jose Aquino Júnior - Integrante / Arlene dos Santos da Silva - Integrante / Emanuelle Bani - Integrante / Lorena Santos Gonçalves - Integrante / Greiciene dos Santos de Jesus - Integrante / Fabiana de Cássia Santos Soeiro Trindade - Integrante.
-
2014 - 2018
CLIMA URBANO E DENGUE NAS CIDADES BRASILEIRAS: RISCOS E CENÁRIOS EM FACE DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS., Descrição: As mudanças climáticas globais constituem tema da mais alta relevância na sociedade contemporânea. Suas repercussões sobre o futuro do planeta, especialmente no que concerne aos impactos do clima sobre a sociedade, é um dos temas de maior preocupação de cientistas e políticos do presente momento. Dentre as várias questões colocadas pelos cenários futuros de mudanças climáticas no mundo destacam-se aquelas relacionadas aos efeitos do aquecimento climático sobre a saúde da população (riscos e vulnerabilidades da saúde humana aos cenários futuros do clima). O clima urbano desperta especial atenção notadamente quando se analisa o campo termodinâmico (ICs - ilhas de calor) pois estima-se (Relatório MCC/Brasil, 2013) que as condições de calor nas grandes cidades brasileiras serão mais intensas que na atualidade. Considerando-se a influencia do clima (calor e umidade) na proliferação da dengue (especialmente do Aedes aegypti) ? uma das principais doenças tropicais negligenciadas (OMS, 2012) indaga-se, neste projeto, se a associação entre a intensificação das ICs nas cidades brasileiras se fará acompanhar pela elevação dos casos de dengue no país. Para tanto a presente pesquisa objetiva investigar a conformação atual do clima urbano de 10 (dez) grandes cidades brasileiras, e modelizar os cenários futuros das mesmas em conformidade às perspectivas do IPCC (AR5/2013). Ao mesmo tempo serão identificados e analisados os registros de casos de dengue nas mesmas cidades que, ao serem correlacionados com os cenários futuros do clima urbano, permitirão definir cenários para a dinâmica desta doença no futuro das cidades do país. Os resultados poderão contribuir para a construção de políticas públicas de controle da doença (redução de riscos e vulnerabilidade) a partir de intervenções de mitigação e adaptação da sociedade (e do vetor da doença) aos cenários do clima urbano no âmbito das mudanças climáticas globais... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues - Integrante / Francisco de Assis Mendonça - Coordenador / Wilson Flávio Feltrim ROSEGHINI - Integrante / Edson Fialho - Integrante / Daniel Canavese - Integrante / Ranyere Nobrega - Integrante / Erika Collishon - Integrante / Gustavo Armani - Integrante / Maria Elisa Zanella Verissimo - Integrante / Elisa Steinke - Integrante / Reinaldo Correa Costa - Integrante.
-
2014 - 2016
OBSERVATÓRIO DA BAIXADA MARANHENSE: Monitoramento de indicadores socioambientais dos municípios da Baixada Maranhense, Descrição: A Baixada Maranhense é uma importante região do estado do Maranhão, suas belezas naturais e recursos socioeconômicos demonstram sua singularidade e valor. Compreende-se que por seu valor econômico, social e ambiental esta região necessita de estudos mais específicos e informações que caracterizem sua situação atual e subsidie um planejamento ambiental futuro. O presente projeto de pesquisa adotará a divisão oficial da Baixada Maranhense composto por 23 (vinte e três) municípios, a saber: Anajatuba, Arari, Bela Vista do Maranhão, Cajari, Conceição do Lago-Açu, Igarapé do Meio, Matinha, Monção, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Penalva, Peri-Mirim, Pinheiro, Presidente Sarney, Santa Helena, São Bento, São João Batista, São Vicente de Ferrer, Viana e Vitória do MearimOs objetivos da pesquisa são: Elaborar um sistema de indicadores de qualidade ambiental de forma a organizá-los e sistematiza-los em um Observatório da Baixada Maranhense que possam servir de parâmetro na avaliação de características socioambientais da Região da Baixada Maranhense;Efetuar a formatação de dados fisiogeográficos que possa subsidiar a elaboração de indicadores de qualidade ambiental;Sistematizar informações disponíveis sobre dados de saúde e os serviços e equipamentos urbanos, de modo a avaliar qualidade ambiental urbana dos municípios e Mobilizar gestores e sociedade civil organizada para a necessidade de avaliar e monitorar os indicadores, como prática de gestão ambiental. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues - Coordenador / Antonio Cordeiro Feitosa - Integrante / Thiara Oliveira Rabelo - Integrante / Ulisses Denache Vieira Sousa - Integrante / José Fernando Rodrigues Bezerra - Integrante / Luciana Carla Silva Freitas - Integrante / Taissa Caroline Silva Rodrigues - Integrante / Josué Carvalho Viegas - Integrante / Messias Modesto dos Passos - Integrante / Nayara Marques Santos - Integrante / Andreza dos Santos Louzeiro - Integrante / Naiara dos Reis Ribeiro - Integrante / Valdir Cutrim Júnior - Integrante / Daylla de Cássia Seguins Passinho - Integrante / Larissa Rodrigues Marques - Integrante / Fernanda Borges Pinho - Integrante / Fernanda Teresa Marques Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2017
VULNERABILIDADES DO ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO DISTRITO SANITÁRIO DE VILA ESPERANÇA ? São Luís (MA)., Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar os indicadores de acesso aos serviços de saúde no Distrito Sanitário de Vila Esperança; ? Realizar o diagnóstico da cobertura do Programa Estratégia Saúde da Família-ESF, no Distrito Vila Esperança; Caracterizar o perfil dos Agentes da ESF;Investigar a atuação dos Agentes da Estratégia Saúde da Familia - ESF. O Distrito Sanitário de Vila Esperança é o maior distrito, em dimensões geográficas, e abrange uma parte da Zona Urbana e toda a Zona Rural. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde ? SEMUS, em 2007, o Programa ESF no Distrito Sanitário de Vila Esperança, tinha um total de 57.206 de usuários cadastrados; 12 Unidades de Saúde; e 17 Equipes. Em 2013 o número de usuários cadastrados diminuiu para 51.254; com os mesmos números de Unidades de Saúde e Equipes. Segundo Nicolau (2008), em 2007, o Programa ESF, tinha uma cobertura de 65%, no Distrito da Vila Esperança. Portanto, considerando o incremento da população total de São Luís e a redução do número de usuários cadastrados no Distrito; podemos inferir que a cobertura do supracitado Programa ainda é deficiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues - Integrante / Ana Hélia de Lima Sardinha - Coordenador / Kátia Maria Marques Sousa de Deus - Integrante / Marly Vieira Viana - Integrante / Nilgicy Maria de Jesus Amorim - Integrante.
-
2012 - 2014
Qualidade Ambiental Urbana em São Luís-MA, Descrição: A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que as maiores incidências de doenças estão relacionadas hoje à baixa qualidade de vida urbana. Acrescente-se que, no quadro da saúde, as populações das cidades são acometidas por antigas e novas formas de doenças, ou ainda pelas chamadas ?doenças da pobreza? e as ?doenças da riqueza?. Pressões cotidianas impostas aos citadinos, ausência de infraestrutura básica e de políticas públicas inadequadas, completam o quadro dos fatores que proporcionam baixa qualidade de vida nos grandes centros urbanos. São Luís, a capital maranhense, é um exemplo de como a falta de planejamento e gestão socioambientais ocasionam problemas na vida de seus moradores em diferentes aspectos como a carência nos serviços de saúde e educação que atentam a demanda populacional; violência urbana; congestionamentos nas ruas e avenidas; supressão das áreas verdes, déficit nas redes de abastecimento de água e esgoto, dentre outros. O projeto tem como objetivos analisar a qualidade ambiental urbana de São Luís através dos índices de cobertura vegetal e de qualidade da água para consumo humano; Identificar as áreas de cobertura vegetal e/ou espaços verdes, através de imagens de satélites, para cálculo do índice de cobertura vegetal do espaço urbano de São Luís; Realizar um diagnóstico da qualidade da água destinada ao consumo humano segundo a portaria 518/04 do Ministério da Saúde, através da base de dados da Secretaria Municipal de Saúde;Georreferenciar e mapear as áreas de cobertura vegetal e/ou espaços verdes e, os pontos de coleta da água, nas 06 (seis) Estações de Tratamento de água que abastecem o município de São Luís e Realizar análise correlativa entre, os índices de cobertura vegetal e da qualidade da água, e possíveis implicações na saúde da população. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues - Coordenador / Ana Karine Pires Miranda - Integrante / Ana Hélia de Lima Sardinha - Integrante / Thiara Oliveira Rabelo - Integrante / Elizeu Silva do Nascimento - Integrante / Cleynice Maria Cunha Costa - Integrante / Luciana da Silva Bastos - Integrante / Otiniel Santos Pereira - Integrante.
Prêmios
2025
Prêmio Josué de Castro, XII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde.
2024
Prêmio Jovem Investigador com o trabalho "Panorama das doenças de Veiculação Hídrica em São Luís-Ma: uma perspectiva focada no ambiente escolar", Comissão Organizadora do III Congresso de Geografia da Saúde dos Países de Língua Portuguesa.
2024
Homenagem a contribuição para a Geografia da Saúde no Maranhão, Comissão Organizadora do III Congresso de Geografia da Saúde dos Países de Língua Portuguesa.
2024
Homenagem a contribuição e fortalecimento ao Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente através do 3º SENNESA.
2023
Palmas Universitárias, Universidade Federal do Maranhão.
2013
Prêmio FAPEMA 2013 - Orientadora na categoria Jovem Cientista, FAPEMA.
2010
Prêmio FAPEMA 2010 - Tese de Doutorado, FAPEMA.
2008
1º Prêmio de Desenvolvimento Sustentável de São Luis-MA, Prefeitura de São Luis-MA e Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciencias Humanas - CCH. , Av. dos Portugueses,1966, Bacanga, 65085580 - São Luís, MA - Brasil, Telefone: (98) 32728306
Experiência profissional
2019 - Atual
Programa de Pós=graduação em Saúde e AmbienteVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Mestrado em Geografia da UFMA
2011 - Atual
Programa de Pós=graduação em Saúde e AmbienteVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora Permanente, Carga horária: 10
2011 - 2015
Programa de Pós=graduação em Saúde e AmbienteVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Mestrado em Saúde e Ambiente, Carga horária: 20
2009 - Atual
Núcleo de Estudos e Pesquisas AmbientaisVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40
1998 - Atual
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2015
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Coordenação de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Programa de Pós-Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Federal do Maranhão -UFMA
Atividades
-
08/2010
Pesquisa e desenvolvimento, NEPA - Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais.Linhas de pesquisa
-
08/2010
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geografia Regional do Mundo, Geografia da Saúde, Planejamento e Gestão Ambiental
-
09/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, ICE - Instituto de Cidadania Empresarial - Observatório Social de São Luis.Cargo ou função, Conselheira do Observatório Social de São Luís-MA.
-
09/2005 - 07/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Vestibular - COPEVE.
-
12/2004 - 07/2006
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução ao Estudo da Geografia, Organização Regional do Espaço Terrestre
-
08/2004 - 07/2006
Estágios , Centro de Ciencias Humanas - CCH.Estágio realizado, Supervisora Docente do Estágio Bacharelado.
-
03/2005 - 03/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciencias Humanas - CCH.Cargo ou função, Participa como membro da Comissão de Reforma Curricular do Curso de Geografia.
-
01/2006 - 02/2006
Outras atividades técnico-científicas , NEC - Núcleo de Eventos e Concursos, NEC - Núcleo de Eventos e Concursos.Atividade realizada, Elaboração das provas de geografia dos processos seletivos: Vestibular e Programas de Seleção Gradual (PSG).
-
08/1998 - 08/2005
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geografia Econômica, Geografia Humana IV, Geografia Regional I, Introdução ao Estudo da Geografia, Organização do Sistema Urbano Brasileiro, Planejamento e Regionalização
-
08/2002 - 04/2005
Direção e administração, Centro de Ciencias Humanas - CCH.Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
08/2002 - 04/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciencias Humanas - CCH.Cargo ou função, Membro do Conselho do Centro de Ciências Humans.
-
01/2005 - 02/2005
Outras atividades técnico-científicas , NEC - Núcleo de Eventos e Concursos, NEC - Núcleo de Eventos e Concursos.Atividade realizada, Participou como membro da comissão de elaboração das provas de Geografia do Vestibular 2005 e Processo Seletivo Gradual 2004/2006.
-
12/2004 - 12/2004
Ensino, Geografia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geografia Regional II
-
09/2002 - 10/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenadoria dos Órgãos Suplementares.Cargo ou função, Membro Suplente nos Conselhos Universitário e de Administração.
-
03/2003 - 04/2003
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação ambiental
-
08/2000 - 08/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciencias Humanas - CCH.Cargo ou função, Membro do Conselho do Centro de Ciências Humanas.
-
05/2000 - 08/2002
Direção e administração, Centro de Ciencias Humanas - CCH.Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
01/2002 - 01/2002
Outras atividades técnico-científicas , NEC - Núcleo de Eventos e Concursos, NEC - Núcleo de Eventos e Concursos.Atividade realizada, Participou como membro da equipe de elaboração da prova de Geografia do Programa de Seleção Gradual - PSG 1998/200.
-
10/2001 - 12/2001
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação Ambiental
-
10/2001 - 12/2001
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação Ambiental
-
11/1998 - 11/1998
Extensão universitária , Centro de Ciencias Humanas - CCH.Atividade de extensão realizada, Ministrou curso de extensão: Planejamento Ambiental.
2019 - Atual
Programa de pós-graduação em geografiaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Docente Permanente
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Zulimar Márita Ribeiro Rodrigues e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?