Norma Rosane Mangueira Cabral
Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena, possui Mestrado em Ciências da Educação (2003). Possui vasta experiência docente em graduação e pós-graduação(Especialização e MBA) da Faculdade Pio Décimo, da Universidade Tiradentes, da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE), bem como das Faculdades Integradas de Patos/PB e do Instituto Superior de Educação Nossa Senhora de Lourdes(ISED)-Porto Seguro/BA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Pré-Escolar, Orientação Educacional, Psicologia Social, Dinâmica de Grupo, Relações Interpessoais e a Comunicação Humana, Arte-Educação e Ludicidade e como escritora/conferencista/ministrante de cursos, seminários, palestras, workshops e congressos nas áreas supracitadas.
Informações coletadas do Lattes em 24/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências da Educação
2000 - 2003
Universidade Internacional-Lisboa
Orientador: Doutora Maria Adelaide Pires
Palavras-chave: contexto escolar; Dinâmica de Grupo,; emoções,puberdade,familia; fenomenologia; ferramenta pedagógica,construção do ser,valorizaçã; prática docente,mudanças curriculares. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento / Especialidade: Orientação Educacional. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Relações Interpessoais. Setores de atividade: Educação.
Especialização em Educação no Terceiro Mundo
1986 - 1988
Universidade Federal de Sergipe
Orientador: Adelci Figueiredo
Formação complementar
1994 - 1998
Extensão universitária em Psicologia do Adolescente. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Participação em eventos
I Seminário de Estudos do Curso de Epecalização em Alfabetização e Linguagem. 2012. (Seminário).
Cantinho da Arte da Unimed Sergipe.Homenageada na qualidade de Escritora do Ano 2010 - Sergipe. 2010. (Outra).
I Semana do Servidor do Ministério Público Federal - Procuradoria da República no Estado de Sergipe.Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho da Procuradoria da República do Estado de Sergipe. 2008. (Encontro).
III Encontro de Gestores Federais de Sergipe- Gerência Regional de Administração do Ministério da Fazenda.Relações Interpessoais e Harmonização no ambiente de trabalho. 2008. (Encontro).
IV Seminário de Orientação Educacional e Ocupacional - ASAS/UVA.Competência para desenvolver competências - Os aspectos metodológicos em questão. 2006. (Seminário).
IV Seminário de Orientação Educacional e Ocupacional.Quem sou eu? O autoconhecimento como alternativa para as relações saudáveis na escola. 2006. (Seminário).
Qualificação Profissional.Relações Humanas no Trabalho. 2006. (Encontro).
Participação em bancas
CABRAL, N. R. M.. Perspectivas Democráticas de Avaliação, Aprendizagem e Cidadania: Proposta de um novo olhar. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.
CABRAL, N. R. M.. Drogas no contexto escolar: Reflexões e alerta. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.
CABRAL, N. R. M.. Relacionamentos Interpessoais: Novas Perspectivas para efetivação da Cidadania numa escola da rede pública. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.
CABRAL, N. R. M.. A comunicação no contexto das relações interpessoais no Colégio Djenal Queiroz: Proposta democrática de melhoria. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.
CABRAL, N. R. M.. Ética e Direitos Humanos: Proposta de novos paradigmas para Gestão Democrática. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.
CABRAL, N. R. M.. Inclusão e Gestão Democrática: Novas perspectivas para uma escola estadual. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.
CABRAL, N. R. M.. Comunicação e Gestão de Qualidade: O papel da comunicação interna em uma gestão de qualidade. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.
CABRAL, N. R. M.. Gestão Escolar e Motivação. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.
CABRAL, N. R. M.. Ramos.Auto-Estima: Fator primordial no processo ensino-aprendizagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pio Décimo.
CABRAL, N. R. M.. A educação feminina em Sergipe no século XIX: Memória e história. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pio Décimo.
CABRAL, N. R. M.. A Dinâmica de Grupo no contexto escolar. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pio Décimo.
CABRAL, N. R. M.. A importância dos brinquedos cantados no desenvolvimento da criança na Pré-escola. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pio Décimo.
CABRAL, N. R. M.. A importância do lúdico na Educação Infantil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pio Décimo.
CABRAL, N. R. M.. Dinâmica de Grupo. 2006. Faculdade Pio Décimo.
Orientou
A auto-estima no ambiente de trabalho como catalisadora da harmonização das relações; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dinâmica de Grupo) - Faculdade Pio Décimo; Orientador: Norma Rosane Mangueira Cabral;
Gravidez na adolescência: Causas e consequências; Influência dos conflitos familiares na gravidez dos adolescentes; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialista em Educação para Pais) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Norma Rosane Mangueira Cabral;
Liderança Formal e sua influência na motivação da equipe: Uma proposta e um desafio para o TRT 20ª Região; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe; Orientador: Norma Rosane Mangueira Cabral;
Motivação e Aprendizagem: A influência da motivação no processo ensino-aprendizagem; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe; Orientador: Norma Rosane Mangueira Cabral;
Despertando para o mundo no embalo da leitura: A realidade da escola municipal Cecília Barros Gomes; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe; Orientador: Norma Rosane Mangueira Cabral;
Perspectivas democráticas de avaliação, aprendizagem e cidadania: proposta deum novo olhar; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe; Orientador: Norma Rosane Mangueira Cabral;
Drogas no contexto escolar: reflexões e alerta; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe; Orientador: Norma Rosane Mangueira Cabral;
Relacionamentos Interpessoais: novas perspectivas para efetivação da cidadania numa escola de rede pública; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe; Orientador: Norma Rosane Mangueira Cabral;
A comunicação no contexto das Relações Interpessoais no Colégio Djenal Queiroz: Proposta democrática de melhora; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe; Orientador: Norma Rosane Mangueira Cabral;
Ética e direitos humanos: propostas de novos paradigmas para gestão; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe; Orientador: Norma Rosane Mangueira Cabral;
Inclusão e Gestão democrática: novas perspectivas para a Escola Estadual Senador Leite Neto; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe; Orientador: Norma Rosane Mangueira Cabral;
Comunicação e gestão de qualidade: o papel da comunicação interna em uma gestão de qualidade; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe; Orientador: Norma Rosane Mangueira Cabral;
Gestão Escolar e Motivãção; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe; Orientador: Norma Rosane Mangueira Cabral;
Ramos; Auto-estima: Fator Primordial no Processo Ensino -Aprendizagem; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Pio Décimo; Orientador: Norma Rosane Mangueira Cabral;
A educação feminina em Sergipe no século XIX: Memória e história; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Pio Décimo; Orientador: Norma Rosane Mangueira Cabral;
A Dinâmica de Grupo no contexto escolar; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Pio Décimo; Orientador: Norma Rosane Mangueira Cabral;
A importância dos brinquedos cantados cantados no desenvolvimento da criança na Pré-escola; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Pio Décimo; Orientador: Norma Rosane Mangueira Cabral;
A importância do lúdico na Educação Infantil; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Pio Décimo; Orientador: Norma Rosane Mangueira Cabral;
Produções bibliográficas
-
CABRAL, N. R. M. . Dinâmica Relacional etc e tal - Breves reflexões pontuais sobre o universo das relações. 1ª. ed. Aracaju: Triunfo, 2007. v. 2000. 516p .
-
CABRAL, N. R. M. . Dinâmica de Grupo: Uma abordagem sistêmica. 1ª. ed. Aracaju: J. Andrade, 1996. v. 2000. 77p .
-
CABRAL, N. R. M. . Liderança e Dinâmica de Grupo. Aracaju: Pio Décimo, 1987.
-
CABRAL, N. R. M. . A invasão do Terminal Rodoviário de Aracaju: Um processo de desfavelamento. Aracaju: AGB - Núcleo de Aracaju - Proex-UFS Programa Editorial, 1986.
-
CABRAL, N. R. M. . Colégio Francisco Figueiredo. Gazeta de Sergipe, Aracaju/SE.
-
CABRAL, N. R. M. . Repensar a questão indígena é mister. Jornal da Manhã, Aracaju/SE.
-
CABRAL, N. R. M. . O mito da democracia racial: A questão do negro em Sergipe. Jornal da Manhã, Aracaju/SE.
-
CABRAL, N. R. M. . Educação Primordial direito humano. Gazeta de Sergipe, Aracaju/SE.
-
CABRAL, N. R. M. . 60 minutos de amor e poesia. Aracaju, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
CABRAL, N. R. M. . III Fórum de Ensino Superior da Faculdade Pio Décimo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CABRAL, N. R. M. . Simpósio de Dinâmica de Grupo/ Construção Pedagógica da Auto-Estima. 2002 (Simpósios).
CABRAL, N. R. M. . Simpósio de Dinâmica de Grupo. 2001 (Simpósios).
CABRAL, N. R. M. . Simpósio de Dinâmica de Grupo/ Cultivo da vida: Educação e cultura da sabedoria. 2001 (Simpósios).
CABRAL, N. R. M. . Simpósio de Dinâmica de Grupo/ Educar com o coração. 2000 (Simpósios).
CABRAL, N. R. M. . Siimpósio de Dinâmica de Grupo/Amor-Escola da Vida. 1999 (Simpósios).
CABRAL, N. R. M. . Simpósio de Dinâmica de Grupo/ O desafio dos relacionamentos humanos. 1998 (Simpósios).
Prêmios
2010
Moção de Congratulações como Educadora Exemplar do Estado de Sergipe, Assembléia Legislativa de Sergipe.
2010
Comenda Mulher Destaque do Ano, Assembléia Legislativa de Sergipe.
2009
Cidadania Aracajuana, Câmara Municipal de Aracaju.
1990
Comenda Cavaleiro da Ordem do Mérito Cenecista, Camapanha Nacional de Escolas da Comunidade-Cnec.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Escola Estadual Senador Leite Neto. , Rua Humberto Pinto s/n, Grageru, 49000000 - Aracaju, SE - Brasil, Telefone: (79) 31794032
Experiência profissional
1986 - Atual
Associação de Ensino e Cultura Faculdade Pio DécimoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do Curso de Pedagogia Disciplina: Dinâmica de Grupo de 1986 até 2010
Atividades
-
01/2008
Ensino, Didática do Ensino Superior, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmica de Grupo nas Relações de Docência do Ensino Superior
-
01/2008
Ensino, Dinâmica do Grupo e Relações Humanas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmica de Grupo e sua aplicabilidade na Comunidade
-
02/1986
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte-Educação e Ludicidade, Dinâmica de Grupo, Dinâmica de Grupo e Relações Interpessoais, Fundamentos de Arte-Educação, Liderança e Dinâmica de Grupo, Recreação, Jogos e Brincadeiras na E. Infantil e no E. Fundamental
1980 - Atual
Escola Estadual Senador Leite NetoVínculo: Educação, Enquadramento Funcional: Especialista em Educação, Carga horária: 40
Outras informações:
Orientadora Educacional
Atividades
-
04/1980
Serviços técnicos especializados , Escola Estadual Senador Leite Neto, .,Serviço realizado, Orientadora Educacional.
1987 - Atual
EScola Municipal de Educação Infantil Júlio Prado VasconcelosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora de Educação Infantil
Atividades
-
06/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, EMEI Júlio Prado Vasconcelos, .,Cargo ou função, Presidente do Conselho Escolar.
-
07/1987 - 01/2009
Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Infantil
-
06/2005 - 06/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, EMEI Júlio Prado Vasconcelos, .,Cargo ou função, Presidente do Conselho Escolar.
2003 - 2008
Faculdade de Administração e Negócios de SergipeVínculo: Educação, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora dos Cursos de Pós-Graduação nas áreas de Saúde, Educação , MBA e Psicopedagogia Disciplinas: Relações Interpessoais e a Comunicação Humana; Dinâmica de Grupo; Neurolingüística e a Sistematização do Conhecimento; O Lúdico e a Dinâmica de Grupo na Construção da Aprendizagem
Atividades
-
08/2003 - 12/2008
Ensino, Especialização em Saúde Pública e da Família, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Relações Interpessoais e a Comunicação Humana
-
07/2008 - 10/2008
Ensino, Jornalismo e Relações Públicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia das Relações
-
03/2007 - 10/2008
Ensino, MBA em Gestão de Petróleo e Gás, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Relações Interpessoais e a Comunicação Humana
-
03/2003 - 09/2008
Ensino, Urgência e Emergência, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Relações Interpessoais e a Comunicação Humana
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Assessoria de Comunicação e Imprensa, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Relações Interpessoais e a Comunicação Humana
-
08/2007 - 11/2007
Ensino, Marketing Empresarial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmica de Grupo Empresarial
-
08/2007 - 10/2007
Ensino, Gestão Governamental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Relações Interpessoais e a Comunicação Humana
-
03/2005 - 10/2007
Ensino, Auditoria em Serviços e Sistemas de Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Relações Interpessoais e a Comunicação Humana
-
06/2003 - 08/2007
Ensino, MBA em Gestão de Pessoas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Relações Interpessoais e a Comunicação Humana
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmica de Grupo e a construção da aprendizagem
-
08/2006 - 10/2006
Ensino, Coordenação Pedagógica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Ensino/Aprendizagem, Relações Interpessoais e a Comunicação Humana
1990 - 1991
Universidade TiradentesVínculo: Educação, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do Curso de Graduação em Administração de Empresas Disciplinas: Sociologia Geral e Sociologia Aplicada à Administração
Atividades
-
01/2008
Ensino, MBA em Marketing e Propaganda, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Comunicação Organizacional
-
01/2008
Ensino, Administração Hospitalar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Relações Interpessoais e a Comunicação Humana
-
02/1990 - 01/1991
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Geral
-
02/1990 - 01/1991
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia aplicada à Administração
2005 - 2006
Faculdades Integradas de PatosVínculo: Educação, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do Curso de Pós- Graduação em Dinâmica de Grupo Disciplinas: Introdução à Abordagem Holística da Dinâmica de Grupo; Dinâmica de Grupo para grandes eventos.
Atividades
-
03/2005 - 03/2006
Ensino, Dinâmica de Grupo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Dinâmica de Grupo para grandes eventos, Introdução a Dinâmica de Grupo e Relações Interpessoais
2010 - 2010
Instituto Superior de Educação N. Sra. de LourdesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviços, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrou a disciplina O Lúdico na construção da aprendizagem no curso de Especialização em Psicopedagogia
Atividades
-
03/2010 - 04/2010
Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicopedagogia nas Relações Interpessoais
2001 - 2001
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Educação, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do Curso de Pedagogia, Pólo Aracaju/SE Disciplina: Psicologia da Aprendizagem
Atividades
-
02/2001 - 07/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Aprendizagem
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Norma Rosane Mangueira Cabral e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?