ANDRÉA REGINA MOTA MORETI

Formada em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Graduanda do curso de Licenciatura em Filosofia, pelo Instituto Mineiro de Formação Continuada - Zayn. Professora da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo e Rede Privada de Ensino da cidade de São Paulo. Professora de História do CEEJA Dona Clara Mantelli.

Informações coletadas do Lattes em 24/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Gestão e Implementação de Educação à Distância

2012 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Graduação em História

2004 - 2007

Universidade Estadual de Londrina
Título: MARIA MADALENA E A RELAÇÃO COM OS FIÉIS NA ANÁLISE DO LAUDÁRIO FIORENTINO
Orientador: ANGELITA MARQUES VISALLI

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

, Lê Razoavelmente.

Participação em eventos

Curso de Extensão Educação em Direitos Humanos. 2018. (Outra).

III Semana de História e Arquivologia e I Encontro do GT de Gênero e História. 2006. (Outra).

As imagens da Guerra Fria: o olhar dos desenhistas. 2005. (Outra).

VI Encontro Internacional de Estudos Medievais - EIEM. 2005. (Encontro).

XXIII Simpósio Nacional de História - História, Guerra e Paz. 2005. (Simpósio).

40 anos do Golpe Militar: Continuidades e Rupturas. 2004. (Outra).

IX Encontro Regional de História: Identidades e Representações. 2004. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • MORETI, Andréa Regina Mota . Maria Madalena e a relação com os fiéis na análise do Laudário Fiorentino (séculos XIII e XIV).. In: V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina, 2006, Maringá-PR. V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina, 2006.

  • MORETI, Andréa Regina Mota . Preghiamo: um estudo da intermediação dos santos na religiosidade laica presente na "Lauda d'i Morti de la Compagnia" (Laudário Fiorentino, séculos XII a XIV)>. In: IV Jornada de estudos Antigos e Medievais: Transformação Social e Educação, 2005, Maringá. IV Jornada de Estudos Antigos e Medievais: Transformação Social e Educação, 2005.

  • MORETI, Andréa Regina Mota . A intercessão dos santos da vida leiga presente na análise do Laudário Fiorentino (séculos XIII e XIV). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORETI, Andréa Regina Mota . MAria MAdalena e a relação com os fiéis na análise do Laudário Fiorentino (séculos XIII e XIV). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORETI, Andréa Regina Mota . Preghiamo: um estudo da intermediação dos santos na religiosidade laica presente na "Lauda d'i Morti de la Compagnia" (Laudário Fiorentino, séculos XII a XIV). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORETI, Andréa Regina Mota ; VISALLI, Angelita Marques . Santidade e Intercessão: a "LAuda d'i Morti de la Compagnia de San Gilio" (séculos XIII e XIV). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2006 - Atual

    Maria Madalena e a relação cm os fiéis na análise do Laudário Fiorentino (séculos XIII e XIV)., Descrição: Nosso objetivo é analisar, através do Laudário Fiorentino (sec. XIII e XIV), a relação que se estabelece entre o leigo e o santo, no caso a figura de Maria Madalena através dos pedidos de intercessão. As laudas são poesias religiosas cantadas nas confrarias- associações de leigos. Consideramos existir muito além do que apenas intercessaõ nesse contato. Maria é o exemplo de vida de santidade mais próximo do real que os cristãos tem, visto sua condição de pecadora arrependida. Logo, a figura de Maria Madalena é fundamental, segundo a pesquisa proposta, na compreensão da intercessão a Deus pelos pecados cometidos, considerando-se sentimentos como culpa e arrependimento presentes na vida dos fiéis e os caminhos que o exemplo da mesma santa abrem para que se alcance o Paraíso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréa Regina Mota Moreti - Integrante / Angelita Marques Visalli - Coordenador.

  • 2005 - 2006

    A vida que precede a morte: um estudo da Morte e do Além na religiosidade laica através das Laudas Fiorentinas (séculos XIII e XIV)., Descrição: Nosso objetivo é, através do Laudário Fiorentino, pesquisar sobre esse mundo do laicado, a atitude de vida proposta pela igreja, que legitima seu poder através das comfrarias e remete a um imaginário da Morte e uma recompensa de vida eterna, ou seja, uma visão do Além, que é conseqüência do que se fez enquanto vivo. Com isso, esperamos uma melhor compreensão da religiosidade medieval do período estabelecido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréa Regina Mota Moreti - Integrante / Angelita Marques Visalli - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Departamento de História. , Rodovia Celso Garcia Cid, campus Universitário, 86057990 - Londrina, PR - Brasil, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - 2012

Prefeitura Municipal de Sorocaba, PM/Sorocaba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 32

2012 - Atual

Secretária de Educação do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 32

2011 - 2011

curso pré-vestibular Atitude

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

2004 - 2007

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Discente

Atividades

  • 03/2005 - 03/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Letras e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

  • 01/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Integrante da Comissão Organizadora do IV Encontro Internacional de Estudos Medievais - EIEM.

  • 01/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Letras e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Integrante da Comissão Organizadora do curso: Cenas de um casamento: amor, família e sexualidade no Ocidente cristão.

2006 - 2007

Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria de História na área de Games

Outras informações:
Bolsista (CNPq) pelo Núcleo de Games da Incubadora Internacional de Empresas da Universidade Estadual de Londrina

2009 - 2011

Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

2014 - Atual

Centro Estadual para Educação de Jovens e Adultos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Historia e colaboradora em projetos interdisciplinares voltados ao ensino de jovens e adultos

2014 - 2016

Instituto de Educação Cruz de Malta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de História e Atualidades, Carga horária: 40

2018 - 2021

Instituto de Educação Santa Isabel Rainha

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de História