Dálete da Costa Camara

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (2002) e graduação em Letras com habilitação em Lingua e Literatura Portuguesa e espanhola pela Universidade do Tocantins (2010). Atualmente é professora da educação básica - Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

2004 - 2005

Universidade Salgado de Oliveira
Orientador: NILZA VIEIRA

Graduação em Letras - Português e Espanhol

2007 - 2010

Universidade do Tocantins

Graduação em Pedagogia

1999 - 2002

Universidade Estadual do Maranhão
Orientador: Rosangela Lima

Formação complementar

2011 - 2011

LENGUA Y CULTURA ESPAÑOLAS. (Carga horária: 60h). , MINISTÉRIO DE EDUCACIÓN ESPAÑOLA.

2006 - 2007

Comunicación Oral y Escrita. (Carga horária: 80h). , CCAA.

2004 - 2005

TEMAS DIVERSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 120h). , PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA SALTO PARA O FUTURO DA TV ESCOLA.

2003 - 2003

LENGUA ESPAÑOLA - ELEMENTAL. (Carga horária: 80h). , PBF - ESPAÑOL.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

FORMAÇÃO DE GESTORES E EDUCADORES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIREITO À DIVERSIDADE.. 2010. (Oficina).

5ª Semana Acadêmica de Letras: Práticas Interdisciplinares de Ensino e Pesquisa de. 2009. (Encontro).

CURSO EXTENSÃO "LEITURA E INTERPRETAÇÃO: FUNDAMENTAL EM TODAS AS PROFISSÕES - ESPECIAL LETRAS.. 2008. (Seminário).

IV SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE LETRAS. 2008. (Encontro).

CURSO PARA ALFABETIZADORES DO PROGRAMA.ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA. 2002. (Oficina).

CURSO PARA ALFABETIZADORES DO PROGRAMA "ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA".ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA. 2002. (Oficina).

22º ENEPe. 2002. (Encontro).

I ENCONTRO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CESB..Relatos de experiências docentes.. 2002. (Encontro).

I SEMINÁRIO SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR..ALFABETIZAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA.. 2001. (Seminário).

CURSO PARA ALFABETIZADORES DO PROGRAMA "ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA". 2001. (Oficina).

1º SEMINÁRIO SOBRE APRENDER E ENSINAR CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DOS PCN'S.OFICINA - PRÁTICA DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS.. 2001. (Oficina).

XXI ENEPe.A Educação na contemporaneidade: desafios e perspectivas em busca da identidade do educador.. 2001. (Encontro).

II SEMANA UNIVERSITÁRIA DO CESB/ UEMA.. 2000. (Seminário).

V SEMINÁRIO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA UEMA.A ALFABETIZAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA.. 1999. (Seminário).

XIX - ENEPe. 1999. (Encontro).

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - Atual

Secretaria da Educação e Cultura

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - Atual

Colégio Unipositivo

Vínculo: PROFESSORA REGENTE, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 8

2006 - 2010

Educandário Objetivo de Araguaína

Vínculo: PROFESSORA REGENTE, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2004 - 2005

Escola Estadual João XXIII

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA PEDAGÓGICA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2003

COLÉGIO VANI AMORIM

Vínculo: PROFESSORA REGENTE, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2002

Instituto Educacional Domingos Sávio

Vínculo: PROFESSORA REGENTE, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 16

2002 - 2002

Instituto Educacional Balão Mágico

Vínculo: PROFESSORA REGENTE, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 10