Maico Jeremias da Silva
Mestre em Engenharia Mecânica pela UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina (2015), graduado em Engenharia Mecânica pela UNERJ - Centro Universitário de Jaraguá do Sul (2010).
Atua na empresa WEG Equipamentos Elétricos - Motores (Jaraguá do Sul - SC) como Analista de Manutenção, desenvolvendo projetos de Industria 4.0 e estudos de alta complexidade utilizando a metodologia 6 sigma.
Atuação entre 2014 e 2017 em projetos de eficiência energética, focando em sistemas motrizes, sistemas térmicos, sistemas de bombeamento e compressão de ar.
Atuação de aproximadamente 4 anos como Analista de Projetos em Utilidades Industriais (WEG), atuando na gestão de processos de manutenção e projetos em sistemas de ar comprimido.
Atuação de aproximadamente 10 anos como mecânico de manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de usinagem para indústria metal mecânica (WEG).
Atuou 1 semestre na Faculdade Anhanguera LTDA como professor de graduação de Engenharia Mecânica nas disciplinas de, Máquinas de Fluxo, Geração e distribuição de vapor, Refrigeração, ar condicionado e ventilação.
Informações coletadas do Lattes em 02/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em ENGENHARIA MECÂNICA
2013 - 2015
Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Analise híbrida numérico-experimental da troca de calor por convecção forçada em aletas planas,Ano de Obtenção: 2015
Paulo Sergio Berving Zdanski.Coorientador: Miguel Vaz Junior. Palavras-chave: Aletas Planas; Coeficiente de convecção térmico; Método de Volumes Finitos; Método de Problemas Inversos; Método do Enxame de Partículas.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte / Especialidade: Mecânica dos Fluídos. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Simulação numérica. Setores de atividade: Fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos; Fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Graduação em Engenharia Mecânica
2003 - 2010
Centro Universitário ? Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul
Título: Análise Térmica em Forno de Tratamento Térmico
Orientador: Juliano Wilson Fonseca Heidrich
Curso técnico/profissionalizante em Aprendiz eletromecanico
1998 - 2001
Formação complementar
2017 - 2017
NR 35: Segurança para trabalhos em altura. (Carga horária: 8h). , Weg Equipamentos Elétricos - Matriz, CORPORATIVO, Brasil.
2017 - 2017
Excel. (Carga horária: 6h). , Weg Equipamentos Elétricos - Matriz, CORPORATIVO, Brasil.
2017 - 2017
Elementos Finitos voltado ao ANSYS. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário ? Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, UNERJ, Brasil.
2017 - 2017
NR 10: Segurança em instalações e serviços com eletricidade - básico. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
2016 - 2016
Solid Works - Básico. (Carga horária: 36h). , Weg Equipamentos Elétricos - Matriz, CORPORATIVO, Brasil.
2016 - 2016
Solid Works (avançado). (Carga horária: 28h). , Weg Equipamentos Elétricos - Matriz, CORPORATIVO, Brasil.
2016 - 2016
Gerenciamento de projetos. (Carga horária: 6h). , Weg Equipamentos Elétricos - Matriz, CORPORATIVO, Brasil.
2016 - 2016
PAD - Plano de auto desenvolvimento. (Carga horária: 7h). , Weg Equipamentos Elétricos - Matriz, CORPORATIVO, Brasil.
2016 - 2016
Ferramentas de análise e solução de problemas. (Carga horária: 4h). , Weg Equipamentos Elétricos - Matriz, CORPORATIVO, Brasil.
2014 - 2014
NR 12 Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. (Carga horária: 8h). , STB Segurança do Trabalho, STB, Brasil.
2014 - 2014
Eficiência energética em aplicação de motores elétricos CA. (Carga horária: 22h). , Weg Equipamentos Elétricos - Matriz, CORPORATIVO, Brasil.
2011 - 2011
Eficiência energética no uso do ar comprimido. (Carga horária: 20h). , Datte Educação e Treinamento, DATTE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Dinâmica dos Gases.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Fenômenos de Transporte/Especialidade: Transferência de Calor.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Manutenção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Ar comprimido.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Eficiência Energética.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Sistemas de Exaustão.
Participação em eventos
COMSOL Day. 2016. (Seminário).
Workshop - ganhos operacionais em fornos de indução. 2016. (Seminário).
Workshop Introdução ao COMSOL Multiphysics. 2016. (Seminário).
Workshop sobre cogeração de energia. 2016. (Seminário).
Sistemas de monitoramento contínuo de emissões atmosféricas. 2014. (Seminário).
Participação em bancas
SILVA, M. J.; ZDANSKI, P. C. B.; VAZ JUNIOR, M.. IDETIFICAÇÃO DE PARÂMETROS EM PROBLEMAS DIFUSIVOS DOMINANTES: APLICAÇÃO DO PSO À PROBLEMAS DE CONDUÇÃO DE CALOR EM REGIME TRANSIENTE UTILIZANDO O MÉTODO DE VOLUMES FINITOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
SILVA, M. J.; ZDANSKI, P. C. B.; HOAYS, H. S.. SIMULAÇÃO NUMÉRICA DA TROCA DE CALOR CONJUGADA CONDUÇÃO/CONVECÇÃO EM SUPERFÍCIES ALETADAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
Orientou
Desenvolver estudo de eficiência energética em um sistema centralizado de filtragem e bombeamento de fluido refrigerante para usinagem; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Mecânica) - Centro Universitário ? Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul; Orientador: Maico Jeremias da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, M.J. ; ZDANSKI, P.S.B. ; VAZ JR., M. . Forced convection on grey cast iron plate-fins: Prediction of the heat transfer coefficient. International Communications in Heat and Mass Transfer , v. 81, p. 1-7, 2017.
-
ZDANSKI, P. C. B. ; DAUNER, F. A. L. ; SILVA, M. J. . Análise Numérica do Escoamento Turbulento em Matrizes Tubulares com Afunilamento. In: IX Escola de Primavera de Transição e Turbulência, 2014, São Leopoldo. Anais da EPTT, 2014.
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2015
ANÁLISE HÍDRIDA NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DA TROCA DE CALOR POR CONVECÇÃO FORÇADA EM ALETAS PLANAS, Descrição: Este trabalho trata dos efeitos no coeficiente de convecção sobre as superfícies de aletas planas com a variação da velocidade do escoamento de ar e do espaçamento entre aletas. As equações diferenciais que definem a transferência de calor em aletas são discretizadas pela técnica de volumes finitos possibilitando a determinação das características térmicas da aleta como, perfil de temperatura, calor transferido e eficiência da aleta. A determinação do coeficiente de convecção, parâmetro fundamental para análises térmicas, é realizada mediante a aplicação de um método de solução inverso heurístico que opera com dados extraídos da análise experimental realizada em túnel de vento com corpo de prova simulando um conjunto de aletas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maico Jeremias da Silva - Coordenador / Paulo Cesar Berving Zdanski - Integrante / Miguel Vaz Junior - Integrante.
-
2010 - 2010
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO APLICADO PARA A MELHORIA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE SISTEMAS DE CONDICIONAMENTO DE AR, Descrição: Trabalho de pesquisa e desenvolvimento realizado durante a disciplina de estágio obrigatório do curso de graduação em Engenharia Mecânica. O estudo foi desenvolvido de forma teórica com vínculo ao Centro Universitário em que foi avaliado o ciclo de refrigeração por compressão de vapor convencionalmente utilizado para condicionamento de ar e refrigeradores, buscando implementar uma solução para aumento de eficiência do ciclo. Para tal foi projetado um trocador de calor com a finalidade de pré-resfriar o ar antes de seu contato com o evaporador do aparelho, usando para tanto a água condensada durante o processo de resfriamento do ar. As simulações apresentam resultados de 1,4% de redução da potência consumida pelo compressor com a solução proposta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maico Jeremias da Silva - Coordenador / Juliano Wilson Fonseca Heidrich - Integrante.
-
2009 - 2009
ANÁLISE TÉRMICA EM FORNO DE TRATAMENTO TÉRMICO, Descrição: O presente trabalho trata da análise térmica realizada em fornos elétricos resistivos utilizados no tratamento térmico de chapas de aço. O equipamento passou por ensaios térmicos para estabelecer a distribuição de temperatura na superfície externa do equipamento. Com o conhecimento das temperaturas superficiais e o auxilio do software EES (Engineering Equation Solver) foram calculadas as perdas energéticas por dissipação térmica utilizando os conceitos de transferência de calor. No equipamento estudado a perda energética por dissipação através das paredes do forno calculada nas condições originais é de 38,5 kWh. Para reduzir este valor foi proposta uma cobertura de chapas criando uma camada isolante de ar de 100mm entre esta e a superfície externa do forno. A redução de 13,5 kWh na dissipação térmica através das paredes do forno foi observada proporcionando retorno sobre o investimento de 5,3 meses.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maico Jeremias da Silva - Coordenador / Gabriel Ivan Medina Tapia - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
WEG Indústrias S/A - Motores. , Rua Prefeito Waldemar Grubba, 3000, Vila Lalau, 89256900 - Jaraguá do Sul, SC - Brasil, Telefone: (47) 33726925, Ramal: 6925
Experiência profissional
2014 - Atual
WEG Indústrias S/A - MotoresVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Projetos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Analista de Projetos no departamento de Manutenção atuando na avaliação de investimento em equipamentos, auxílio técnico-científico na solução de problemas críticos em sistemas mecânicos, projetos em eficiência energética com ênfase em: Sistemas de exaustão, sistemas de refrigeração, ar comprimido, geração de calor, isolamento térmico, sistemas de bombeamento. Trabalhos específicos em análise e atenuação de ruído conforme NBR 10151, análise e controle de emissões atmosférica, análise e aplicação da NR13.
2010 - 2014
WEG Indústrias S/A - MotoresVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de projetos Mecânicos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Analista de Projetos Mecânicos atuando na área de utilidades industriais responsável por projeto de sistemas de ar comprimido (geração, distribuição e utilização do ar comprimido) em todas as unidades fabris da WEG no Brasil, realizando também as atividades de gerenciamento de manutenção corretiva, preventiva e preditiva em compressores de parafusos e secadores de ar comprimido. Execução de projetos de capacitação e automação buscando aumento de eficiência energética na geração de ar comprimido.
2000 - 2010
WEG Indústrias S/A - MotoresVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Mecânico de Manutenção Industrial, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Mecânico de manutenção corretiva, preventiva e preditiva em equipamentos industriais de usinagem, tais como, tornos, fresadoras, centros de furação, retificas e centro de usinagem. Ênfase a manutenção mecânica em componentes de precisão como, cabeçotes de usinagem, fusos de esfera, guias lineares, sistemas hidráulicos e pneumáticos, atuando também em diagnóstico de problemas elétricos e eletrônicos, com habilidade em verificação de esquemas e linguagem de comando em equipamentos CNC.
1998 - 2000
WEG Indústrias S/A - MotoresVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aprendiz Eletromecânico, Carga horária: 22, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Curso profissionalizante em Mecânica de Manutenção Industrial com vinculo empregatício na empresa WEG Equipamentos Elétricos.
2010 - 2010
Centro Universitário ? Católica de Santa Catarina em Jaraguá do SulVínculo: Estágio curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10
Outras informações:
Programa de estágio curricular obrigatório do curso de engenharia mecânica realizado em parceria com o Centro Universitário de Jaraguá do Sul com o intuito de pesquisar e melhorar o sistema de refrigeração por compressão de vapores convencional.
2014 - 2014
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio em docência, Carga horária: 3
Outras informações:
Estágio em docência conforme requisito obrigatório para o curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica, realizado no Centro de Ciências Tecnológica (CCT - Joinville).
Estágio com carga horária de 30 horas sendo, 17 horas de preparação de aula, 6 horas aula em sala e 7 horas para avaliação de trabalhos de TCC.
Estágio realizado na Disciplina de Laboratório de Sistemas Térmicos II sob orientação do professor Dr. Paulo Sérgio Berving Zdanski.
2017 - 2017
Anhanguera Educacional Ltda (SC)Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de graduação, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor do curso de Engenharia Mecânica.
Disciplinas ministradas:
Máquinas de Fluxo;
Geração e Distribuição de Vapor;
Refrigeração, Ar condicionado e Ventilação;
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maico Jeremias da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?