Daniela Valentim dos Santos
Possui graduação em Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Especialista em Gestão Pública da Saúde pela Faculdade da Santa Casa de São Paulo. Mestra em Ciências da Saúde pela na Faculdade de Enfermagem da Unicamp. Foi integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Práticas de Enfermagem e Saúde - GEPEPES. Tem experiência em Enfermagem, atuando em saúde da família, saúde do trabalhador, atenção a pessoas em situação de violência, vigilância em saúde e educação em saúde. Atuou como docente da graduação em Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP Sorocaba). Atualmente é Enfermeira no Centro Municipal de Atenção Especializada da Prefeitura de Sorocaba, atuando na testagem e aconselhamento para pessoas que realizam exames para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis.
Informações coletadas do Lattes em 10/11/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Enfermagem
2012 - 2014
Universidade Estadual de Campinas
Título: A enfermagem na Atenção Primária à Saúde e o enfrentamento da violência contra a mulher.,Ano de Obtenção: 2014
Eliete Maria Silva.Palavras-chave: Saúde da Família; Prevenção da Violência Sexual; Violência e Saúde; Enfermagem.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Especialização em Gestão Pública da Saúde
2008 - 2010
Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Título: A análise da mortalidade por violência no município de Sorocaba - SP
Orientador: Edson Mamoru Tamaki
Aperfeiçoamento em Impactos da Violência na Saúde
2009 - 2010
Escola Nacional de Saúde Pública
Título: Impactos da Violência na Saúde. Ano de finalização: 2010
Orientador: Tutora Carla Cazelli
Graduação em Enfermagem Bacharelado e Licenciatura
1996 - 1999
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Sistematização da Assistência de Enfermagem ao paciente vítima de queimaduras com enfoque nas lesões cutâneas.
Orientador: Carmen Lúcia Cipullo Gardenal
Bolsista do(a): Bolsa de Iniciação Científica, PIBIC-CEPE, Brasil.
Formação complementar
2013 - 2013
Treinamento de Vigilância Epidemiológica Dengue. (Carga horária: 90h). , Coordenadoria de Controle de Doenças, CCD, Brasil.
2013 - 2013
Competências Interpessoais. (Carga horária: 48h). , Dale Carnegie Training, DC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Fé na Prevenção - Prevenção do Uso de Drogas. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2012 - 2012
Tabulação Básica com Tabwin. (Carga horária: 30h). , Departamento de Informática do SUS, DATASUS, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de Formação de Tutores. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2011 - 2011
Violência Abuso Sexual - Avaliação e Tratamento. (Carga horária: 12h). , Instituto de Psiquiatria HCFMUSP, IPQ HCFMUSP, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Capacitação para Conselheiros Municipais. (Carga horária: 75h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2010 - 2010
Oficina Preparação para Banca Examinadora. (Carga horária: 16h). , Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, PLANEJAMENTO, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Vigilância de Violências e Acidentes. (Carga horária: 24h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2008 - 2008
Cursos Prevenção de Violências e Acidentes. (Carga horária: 24h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2002 - 2002
Treinamento Introdutório para Equipes do PSF. (Carga horária: 50h). , Secretaria de Estado da Saúde São Paulo, SESSP, Brasil.
2000 - 2000
Hansenologia. (Carga horária: 36h). , Instituto Lauro de Souza Lima, ILSL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Violência e Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde do Trabalhador.
Organização de eventos
SANTOS, D. V. . Conferencia Municipal de Saúde. 2013. (Outro).
SANTOS, D. V. ; CAMPOS, M.A.M.R. ; Projeto Vencer . IV Semana Municipal de Combate a Pedofilia. 2011. (Outro).
SANTOS, D. V. ; Comissão Intersetorial . 7ª Sempat - Semana Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho. 2011. (Outro).
SANTOS, D. V. ; Comissão Intersetorial ; Teixeira, I.C.B. . 6ª Semana Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho. 2010. (Outro).
SANTOS, D. V. ; Projeto de Apoio à Cidadania e a Infância ; Projeto Vencer . III Semana Municipal de Combate a Pedofilia. 2010. (Outro).
SANTOS, D. V. ; Projeto de Apoio à Cidadania e a Infância ; Secretaria da Juventude . II Semana Municipal de Combate a Pedofilia. 2009. (Outro).
SANTOS, D. V. ; MATIELLO, C. T. W. . I Semana Municipal de Combate a Pedofilia. 2008. (Outro).
SANTOS, D. V. ; MATIELLO, C. T. W. ; CAMPOS, M.A.M.R. ; VIVOT, C. C. . Fórum Municipal de Enfrentamento de Violência se Acidentes. 2007. (Outro).
Participação em eventos
Apresentação do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual.Histórico da Comissão Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual. 2013. (Outra).
Curso de Capacitação de Promotoras Legais Populares.Prevenção da violência contra crianças e adolescentes. 2013. (Outra).
I Encontro de Pesquisa Qualitativa HCor. 2013. (Encontro).
I Encontro Regional da Rede de Atenção Psicossocial. 2013. (Encontro).
64 Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3 Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem. PRÁTICA DO ENFERMEIRO EM SAÚDE COLETIVA - ANÁLISE DA MORTALIDADE. 2012. (Congresso).
8ª Semana Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho de Sorocaba. 2012. (Outra).
VI Congresso Científico dos Estudantes de Enfermagem. 2012. (Congresso).
VI Congresso Científico dos Estudantes de Enfermagem - Cocenf. 2012. (Congresso).
6 Fórum paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes. 2011. (Outra).
Capacitação dos agentes multiplicadores no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. 2011. (Encontro).
Ergonomia - Em que ela pode ajudar na sua vida. 2011. (Outra).
V Encontro Nacional da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador - Renast.Regionalização e Intersetorialidade: o desafio se torna ação para o avanço da saúde do trabalhador. 2011. (Encontro).
VI Conferência Municipal de de Saúde. 2011. (Outra).
5 Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate a Violência contra Crianças e Adolescentes. 2010. (Outra).
II Seminário sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde. 2010. (Seminário).
Mais Segurança - NR32 e NTEP/FAP. 2010. (Outra).
Prevenção de Acidentes e Violência e Promocão de Cultura de Paz. 2010. (Seminário).
VI Encontro Nacional da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador. 2010. (Encontro).
XXIV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. VIVA Sorocaba: o olhar da saúde para a violência. 2010. (Congresso).
4 Forum Paulista de prevenção de Acidentes e Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes. 2009. (Outra).
I Congresso Sulbrasileiro de DST. 2009. (Congresso).
II Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial. 2009. (Outra).
Oficina de Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis. 2009. (Oficina).
1 Fórum Regional Enfrentamento da Violência Sexual. 2008. (Outra).
3 Congresso sobre a Juventude - Workshop Prevenção da Violência com Jovens de Nova Iguaçu. 2008. (Congresso).
Conhecendo o Perfil da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. 2008. (Outra).
Violência: uma epidemia silenciosa. 2008. (Seminário).
Participação em bancas
Moreno E; Silva MS;SANTOS, D. V.. As politicas públicas de Saúde do trabalhador nos municípios brasileiros. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz.
SANTOS, D. V.. Premio Sorocaba da Gestão Pública. 2011. Prefeitura de Sorocaba.
SANTOS, D. V.. Prêmio Sorocaba da Gestão Pública. 2010. Prefeitura de Sorocaba.
Orientou
As políticas públicas de Saúde do Trabalhador nos municípios brasileiros; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Daniela Valentim dos Santos;
Utilização dos sistemas de informação em saúde para a construção de informes sobre a violência; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniela Valentim dos Santos;
Utilização dos sistemas de informação em saúde para a construção de informes sobre a violência; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniela Valentim dos Santos;
Utilização dos sistemas de informação em saúde para a construção de informes sobre a violência; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniela Valentim dos Santos;
Produções bibliográficas
-
SOUZA, M. A. ; TESTI, C. V. ; SANTOS, D. V. ; Silva EM . REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS DE TRABALHO DA ENFERMAGEM. In: 17 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem - SENPE, 2013, Natal. Anais do 17 SENPE, 2013. v. 1.
-
SANTOS, D. V. ; Silva RC ; Silva EM . Pratica do enfermeiro em saúde coletiva- análise da mortalidade por homicídios como fator de fortalecimento local.. In: Apresentado no 64 Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3 Colóquio Latino-Americano de História de Enfermagem - 'Empoderamento da Enfermagem na aliança com o usuário', 2012, Porto Alegre/RS. Anais Digital, 2012.
-
SANTOS, D. V. . O olhar da saúde para a violência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, D. V. . Violência sob o olhar da saúde. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, D. V. ; Teixeira, I.C.B. . Regionalização e Intersetorialidade: o desafio se torna ação para o avanço da saúde do trabalhador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, D. V. ; MATIELLO, C. T. W. . VIVA Sorocaba: o olhar da saúde para a violência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, D. V. ; GARDENAL, C. L. C. . Curativo do Paciente Queimado: relação qualidade-custo. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
SANTOS, D. V. . Sorocaba está em alerta para o combate à dengue. 2014.
SANTOS, D. V. . Casos de dengue em Sorocaba, SP, ultrapassam 600 confirmações. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, D. V. . Casos de dengue não param de aumentar em Sorocaba (SP). 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, D. V. . Vigilância Sanitária fecha laboratório de análises clínicas em Sorocaba.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, D. V. . Vigilância Sanitária pede repetição de exames feitos por laboratório fechado. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, D. V. ; CAMPOS, M.A.M.R. . Atenção As pessoas em situação de violência: guia para profissionais. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).
Prêmios
2014
Troféu João de Camargo - Premio Destaque Responsabilidade Social, Centro Cultural Quilombinho de Sorocaba. Prefeitura de Sorocaba.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura de Sorocaba, Secretaria de Saúde. , Rua Manoel Lopes, 220, Vila Hortência, 18020218 - Sorocaba, SP - Brasil, Telefone: (15) 32322200, URL da Homepage:
Experiência profissional
2015 - 2016
Universidade PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1, Carga horária: 8
2001 - Atual
Prefeitura de SorocabaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro 1, Carga horária: 30
2013 - 2015
Prefeitura de SorocabaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Área de Vigilância em Saúde, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2013
Direção e administração, Vigilância em Saúde.,Cargo ou função, Diretora de Área.
-
04/2011 - 03/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.,Cargo ou função, Conselheira.
-
03/2011 - 03/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Direitos da Mulher.,Cargo ou função, Conselheira.
-
05/2010 - 03/2012
Direção e administração, CEREST Sorocaba.,Cargo ou função, Coordenadora.
-
04/2009 - 03/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Saúde de Sorocaba.,Cargo ou função, Conselheira.
-
03/2009 - 02/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Direitos da Mulher.,Cargo ou função, Conselheira.
-
06/2008 - 03/2009
Direção e administração, Vigilância Epidemiológica.,Cargo ou função, Chefe de Seção.
-
12/2004 - 10/2007
Serviços técnicos especializados , Unidade Pré-Hospitalar Zona Norte.,Serviço realizado, Enfermeira de Serviço de Urgência e Emergência.
-
02/2001 - 04/2004
Serviços técnicos especializados , Centro de Saúde Vitória Régia.,Serviço realizado, Enfermeira de Equipe Saúde da Família.
2012 - 2014
Ministério da SaúdeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Preceptora, Carga horária: 8
Outras informações:
Preceptora do PET - bolsa família PUCSP/PMS Ptojeto: Clínica Ampliada para a população assistida pelo Bolsa Família: desenvolvimento da rede de atenção à saúde.
2012 - 2013
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações:
Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana
2012 - 2012
Centro de Formação e Desenvolvimento de Recursos HumanosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
2008 - 2008
Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de CampinasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Entrevistadora, Carga horária: 4
2000 - 2001
Comunidade Cristã PilarenseVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Curso de Auxiliar de Enfermagem, Carga horária: 20
Outras informações:
Implantação e coordenação de Classe Descentralizada do CEFORH Pariquera-Açu na cidade de Pilar do Sul.
1999 - 2000
Oficina de EnfermagemVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora Curso Auxiliar de Enfermagem, Carga horária: 0
2000 - 2001
Prefeitura da Instância Turística de ItuVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira PSF, Carga horária: 40
2000 - 2000
Prefeitura de Pilar do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 30
Outras informações:
Responsável pela Vigilância Epidemiológica e PACS - Programa de Agentes Comunitários de Saúde
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Daniela Valentim dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?