Pedro Julio Almeida Neto

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) e Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ), graduado também em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Desenvolve trabalho pedagógico em regime estatutário desde 2009 na SECRETARIA MUNICIPAL DE BELFORD ROXO, atuando como Professor do primeiro segmento (2009-2016) mais tarde como Assessor pedagógico da EJA (Janeiro de 2017 a Janeiro de 2021). Ainda na Rede Municipal de Belford Roxo, desempenhou função como Coordenador Pedagógico em uma escola de EJA( janeiro de 2021 a março de 2022), Atualmente é Professor Regente no ensino fundamental (desde março de 2022). Tem experiência na área de Educação e em pesquisas com ênfase em Interdisciplinaridade, Currículo, Formação de Professores, Formação de Professores dos anos iniciais e em Filosofia, Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo.

Informações coletadas do Lattes em 24/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação Agrícola

2019 - 2022

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: BELFORD ROXO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE QUE ATENDE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ÁREAS IDENTITÁRIAS RURAIS, Ano de Obtenção: 2022
LIA MARIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA.Palavras-chave: EJA; Interdisciplinaridade; Educação do Campo; Formação de Professores; Belford Roxo.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Graduação em Filosofia

2015 - 2021

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA: Reflexões a partir do Programa Residência Pedagógica
Orientador: Bruno Cardoso de Menezes Bahia

Graduação em Pedagogia

2009 - 2013

Universidade do Grande Rio

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Instituto de Educação Rangel Pestana

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: INTERDISCIPLINARIDADE.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Periferias Urbanas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia.

Organização de eventos

LEITE, Sandra Regina ; ALMEIDA NETO, P. J. . ?IV Dia Mundial da Filosofia - CTUR 2020: Que tempos são estes, em que precisamos defender o óbvio?. 2020. (Outro).

ALMEIDA NETO, P. J. . IV SEMANA ACADÊMICA DE ESTUDANTES DE FILOSOFIA UFRRJ - A FILOSOFIA QUE TE USA E A FILOSOFIA QUE VOCÊ USA. 2018. (Congresso).

ALMEIDA NETO, P. J. . III SEMANA ACADÊMICA DE ESTUDANTES DE FILOSOFIA UFRRJ - DA ANTIGUIDADE A ATUALIDADE, DA ÁGORA A SALA DE AULA - ÉTICA, JUSTIÇA DEMOCRACIA E SOCIEDADE, OS DESAFIOS DO FILÓSOFO NO MUNDO ATUAL. 2016. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA NETO, P. J. . Justiça: ?A conveniência do mais forte? ? Reflexões da fala de Trasímaco e a visão da justiça na atualidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA NETO, P. J. . JUSTIÇA: ?A CONVENIENCIA DO MAIS FORTE? - REFLEXÕES DA FALA DE TRASÍMACO E A VISÃO DA JUSTIÇA NO ESPAÇO SOCIAL, POLÍTICO E HISTÓRICO NO CENÁRIO ATUAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA NETO, P. J. . A educação na República de Platão e reflexões sobre o sistema educacional atual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMEIDA NETO, P. J. . COMO TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA NETO, P. J. . COMO TRABALHAR A INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA? Os desafios que a Escola enfrenta na Busca por um processo interdisciplinar de educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA NETO, P. J. . Roda de diálogo: Educação Infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA NETO, P. J. . MESA REDONDA SOBRE 'SITUAÇÃO POLÍTICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA NETO, P. J. . Degradação do Profissional da Educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2021

Secretaria Municipal de Belford Roxo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEDAGOGO, Carga horária: 20

2014 - 2016

Escola Municipal Albertino Lopes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEDAGOGO, Carga horária: 20

2009 - 2011

ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS DORES FUJJIÍ DA SILVA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da educação básica, Carga horária: 20

2011 - 2011

Escola Municipal Albert Sabin

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE SALA DE RECURSO, Carga horária: 20

2012 - 2013

FUNDAÇÃO ESCOLA SOLIDÁRIA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA, Carga horária: 20

2011 - 2011

Colégio Cultura e Arte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA, Carga horária: 16

2021 - 2022

Escola Municipal Alejandro Fernández Nuñez

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Turno, Carga horária: 20

2022 - Atual

Escola Municipal José Mariano dos Passos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 20