Marcelo Leolino da Silva
Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor de educação básica da Escola Particular Castelo Branco, professor concursado do Governo do Estado de São Paulo, professor de educação básica II do Colégio Galileu - Frutal, professor parcial do Faf - Faculdade Frutal e professor universitário da Faculdade Barretos. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, racismo e escravidão.
Informações coletadas do Lattes em 03/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em História
2004 - 2007
Universidade Estadual de Campinas
Título: A História no discurso do Movimento Negro Unificado: os usos políticos da História como estratégia de combate ao racismo
, Ano de Obtenção: 2007.Prof. Dr. Luiz Fernando F. Rosa Ribeiro..Bolsista do(a): Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil. Palavras-chave: Identidade; Movimento Negro; Racismo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História dos Movimentos Sociais. Setores de atividade: Educação.
Graduação em História
1999 - 2003
Universidade Estadual de Campinas
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Formação complementar
2016 - 2016
Licenciatura em História. (Carga horária: 4h). , Faculdade Barretos, FB, Brasil.
2012 - 2012
Direito. (Carga horária: 32h). , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2012 - 2012
Educação para as águas: numa perspectiva interdis. (Carga horária: 16h). , Fundação Hidroex, HIDROEX, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
Organização de eventos
SILVA, Marcelo Leolino da . III Semana Acadêmica da Faculdade Frutal -FAF. 2016. (Outro).
SILVA, Marcelo Leolino da . II Semana Acadêmica da Faculdade Frutal. 2015. (Outro).
SILVA, Marcelo Leolino da . IV Jornada Interna da Uemg. 2012. (Outro).
Participação em eventos
III Mostra científica e III Roda de Conversa do Curso de Serviço Social.. 2016. (Outra).
1 Seminário de Políticas Públicas.1 Seminário de Políticas Públicas.. 2015. (Seminário).
II Semana Acadêmica da Faculdade Frutal. 2015. (Outra).
I Mostra Cultural: arte no olhar, arte nas mãos e arte no coração.. 2015. (Exposição).
I Semana Acadêmica da Faculdade Frutal. 2014. (Outra).
4ª Olímpiada Nacional em História do Brasil. 4ª Olímpiada Nacional em História do Brasil. 2012. (Olimpíada).
I Fórum de Discussão e Conscietização da Juventude Frutalense.I Fórum de Discussão e Conscientização da Juventude Frutalense. 2012. (Outra).
O Pontal do Triângulo em Movimento."Encontro sobre Práticas Sociais, Cidadania e Processos de Libertação". 2012. (Encontro).
3ª Olímpiada Nacional de História do Brasil. 3ª Olímpiada nacional de História do Brasil. 2011. (Olimpíada).
Congresso Internacional Sobre Desenvolvimento Social. Projeto de Extensão de Formação continuada para professores sobre História da África. 2011. (Congresso).
Projeto Consciência Negra.A história do movimento negro e a Lei 10639/2003. 2011. (Outra).
Conferência Nacional de Educação.Delegado da Conferência Nacional de Educação - Etapa do Estado de São Paulo. 2009. (Outra).
X Encontro de Estudos Jurídicos. 2008. (Encontro).
XVII Encontro Regional de História. 2004. (Encontro).
Primeiro Encontro de Pesquisa em Ciências Humanas..A Visão do MNU sobre a história dos negros e as implicações deste sobre a Identidade Ética.. 2002. (Encontro).
Seminário Internacional: o historiador na literatura e o literário na história na obra de Sérgio Buarque de Holanada. 2002. (Seminário).
IX Congresso Interno de Iniciação Científica. BIBLIOTECA VIRTUAL SOBRE A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO NA ÁREA DE HISTÓRIA DO COMPUTADOR E DEMAIS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO. 2001. (Congresso).
Participação em bancas
SILVA, Marcelo Leolino da; CABRAL, F. L.. República das Oligarquias - Historiografia da República Velha (1889-1930). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Barretos.
SILVA, Marcelo Leolino da; SOUZA, L. J. A.;BREVIGLIERI, E. M. B.. Aposentadoria da mulher trabalhadora rural: a previdência rural e a condição da mulher. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
SILVA, Marcelo Leolino da; SOUZA, L. J. A.;BREVIGLIERI, E. M. B.. O princípio da função social da propriedade e a desapropriação para fins de reforma agrária. 2014 - Faculdade Barretos.
SOUZA, L. J. A.;BREVIGLIERI, E. M. B.SILVA, Marcelo Leolino da. A responsabilidade tributária dos sócios e administradores nas sociedades limitadas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
SILVA, Marcelo Leolino da. Divergência e Convergência das Ditaduras Militares, brasileira e chilena a partir da análise dos filmes:Pra frente Brasil e Dawson, Ilha 10. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Barretos.
SILVA, Marcelo Leolino da. Formação do Garimpo do Bandeira-MG pós 1989. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Barretos.
SILVA, Marcelo Leolino da. A prisão em flagrante à luz da Lei 12.403/2011. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
SILVA, Marcelo Leolino da. Análise do conteúdo jurídico dos Programas Nacionais de Direitos Humanos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
SILVA, Marcelo Leolino da. Adoção à brasileira: análise da (im)possibilidade de sua desconstituição. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
SILVA, Marcelo Leolino da. Cotas étnicas-raciais para ingresso no ensino superior: uma visão principiológica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
SILVA, Marcelo Leolino da. Famílias: um novo conceito várias estruturas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
SILVA, Marcelo Leolino da. Uma proposta neokantiana da igual consideração da dignidade entre seres animais humanos e não humanos em âmbito internacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
PORTARI, R. D. L.;SILVA, Marcelo Leolino da; PEDRINI, I. A. D.. P.Giuseppe, E. do Amorim Neto, M.R.Canteiro, R.M.Monteiro.Documentário Histórico-Fotográfico de Frutal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
SILVA, Marcelo Leolino da. A formação de Monte Azul Paulista a partir do instituto da Enfiteuse. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Barretos.
SOUZA, L. J. A.; GARCIA, Glauber C. G.;SILVA, Marcelo Leolino da. O Direito Educacional e os problemas e dúvidas jurispedagógicos - direitos e deveres na educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
GARCIA, Glauber C. G.;SILVA, Marcelo Leolino da; SOUZA, L. J. A.. Justiça Militar Brasileira - organização e competências. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
GARCIA, Glauber C. G.;SILVA, Marcelo Leolino da; SOUZA, L. J. A.. Terceirização do setor elétrico: as consequências para o trabalhador. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
GARCIA, Glauber C. G.;SILVA, Marcelo Leolino da; SOUZA, L. J. A.. Perdão Judicial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
GARCIA, Glauber C. G.;SILVA, Marcelo Leolino da; SOUZA, L. J. A.. Lei Maria da Penha e sua aplicabilidade na cidade de Frutal-MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
GARCIA, Glauber C. G.;SILVA, Marcelo Leolino da; SOUZA, L. J. A.. A Democracia e o Sistema Representativo Brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
SILVA, Marcelo Leolino da. A história de um deficiente auditivo em uma escola de ensino regular. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Barretos.
SILVA, Marcelo Leolino da. Baú de jogos: o lúdico como estratégia de ensino para as aulas de História.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Barretos.
SILVA, Marcelo Leolino da. A História em quadrinhos no ensino de História e sua importância para o aprendizado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Barretos.
SILVA, Marcelo Leolino da. Novas perspectivas de ensino. Expedições culturais: caminhos para a reflexão de conceitos aos estudos históricos.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Barretos.
SILVA, Marcelo Leolino da. A música enquanto Arte, História e Instrumento Político. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Barretos.
SILVA, Marcelo Leolino da. O Museu de Armas, Veículos e Máquinas Eduardo Matarazzo de Bebedouro (SP) : A construção do conhecimento através da educação patrimonial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Barretos.
SILVA, Marcelo Leolino da. A implantação mercadológica na conscientização ambiental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Frutal.
SILVA, Marcelo Leolino da. Marketing nas empresas e micro-empresas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Frutal.
SILVA, Marcelo Leolino da. Estratégias para fidelização de clientes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Frutal.
SILVA, Marcelo Leolino da. A importância da Comunicação Mercadológica na construção da marca. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Frutal.
SILVA, Marcelo Leolino da. Psicologia Organizacional e a Teoria Comportamental Aplicada a gestão de Organização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Frutal.
SILVA, Marcelo Leolino da. O papel do Marketing nas micro e pequenas empresas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Frutal.
SILVA, Marcelo Leolino da. Concepção de Ensino nos PCN's do Ensino Fundamental Ciclo 1: O Ensino da História e Cultura Afro-brasileira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Frutal.
SILVA, Marcelo Leolino da. Avaliação Pedagógica na Escola Municipal Antônio Aparecido de Queiroz. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Frutal.
SILVA, Marcelo Leolino da. O conceito de Emancipação no PCN's: Introdutório. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Frutal.
SILVA, Marcelo Leolino da. Avaliação: Uma questão técnica ou uma arte delicada. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Frutal.
SILVA, Marcelo Leolino da; Menezes, Jean Paulo Pereira (Orientador); SEVERINO, Claudio F.. Contribuições a cerca da sexualidade, sua sociabilidade e sua relação com a educaçãoinfantil.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Frutal.
MENEZES, J. P. P.;SILVA, Marcelo Leolino da; GARCIA, Glauber C. G.. Inclusão Social na Instituição CEMEI Norica de Souza e Silva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Frutal.
SILVA, Marcelo Leolino da. Comissão Avaliadora de Projetos de Pesquisa. 2014. Universidade do Estado de Minas Gerais.
SILVA, Marcelo Leolino da. IV Jornada Interna da Uemg. 2012. Universidade do Estado de Minas Gerais.
SILVA, Marcelo Leolino da. 12º Seminário de Iniciação Científica e Extensão da UEMG. 2010. Universidade do Estado de Minas Gerais.
Orientou
A música raiz e suas transformações - Uma análise feita sob o olhar do caipira barretense; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Barretos; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
Skinheads: a primeira subcultura multirracial e seus desdobramentos políticos de 1970 a 2014; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Barretos; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
Luta pela sobrevivência: os trabalhadores de Barretos e o comunismo enquanto fator de identidade de classe (1980-1945); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Barretos; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
O processo de formação da República Oligárquica (1894-1930) e as transformações sociais na classe trabalhadora no governo provisório de Getúlio Vargas (1930-1945); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Barretos; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
Capilarização do Discurso Ideológico da Ditadura Militar durante o Governo Médici no Jornal ?Estadinho? da Escola Estadual Paulina Nunes de Morais (1973-1976); ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Barretos; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
Integração do negro à sociedade barretense; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Barretos; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
A escravidão no noroeste paulista; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Barretos; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
A evolução dos direitos da criança e do adolescente: de objeto a sujeito de direitos; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
A eficácia do Bolsa Família e a contrapartida educaciona: os imapctos educacionais dos mecanismos de distribuição e renda em frutal-MG; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Frutal; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
Dificuldades de aprendizagem na educação especial; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Frutal; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
História da Educação no Brasil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Frutal; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
O ensino de História nos anos iniciais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Frutal; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
da Silva; O ensino de História nas séries iniciais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Frutal; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
Aristóteles em sua obra Ética à Nicômico: uma face da Justiça e da Ética como um legado para o presente; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
A atuação policial e a tutela dos direitos humanos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
A Lei Nº 10; 639/03 como um caminho para a superação do preconceito racial; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Barretos; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
História e Inclusão: aspectos e dificuldades enfrentadas no contexto da educação inclusiva na cidade de Barretos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Barretos; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
A formação da criança e da família no contexto escolar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Grupo Educacional UNIESP; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
A gestão democrática nas escolas públicas frutalenses; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Grupo Educacional UNIESP; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
História social do trabalho de Miguelópolis: do campo ao urbano; A transformação das relações de trabalho, desenvolvimento econômico de uma região; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Barretos; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
A Luta dos Operários do Frigorífico Anglo S/A: Contribuição para o Estudo do Movimento Operáriode Barretos nas greves de 1931 e 1951; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Barretos; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
A influência das mulheres na poética pessoal de Pablo Picasso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Barretos; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
Perfil do egresso do curso de Pedagogia da Faculdade Frutal; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Frutal; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
Ocultação da má qualidade do ensino; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Frutal; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
A História da África nas escolas estaduais de Barretos-SP; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Barretos; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
História da escravidão em sala de aula; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Barretos; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
Loucura: Apontamento no Asilo Dr; Mariano Dias, Barretos/SP; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Barretos; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
Políticas públicas de enfrentamento ao racismo e ao preconceito: uma discussão direcionada ao ambiente escolar; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Frutal; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
Os direitos sociais como direitos humanos de segunda geração; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
A divina comédia do Direito Burguês; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
Movimento Estudantil Brasileiro; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Barretos; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
A história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Fronteria-MG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Frutal; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
Histórico dos processos infracionais de crianças e adolescentes em situação de risco na Cidade de Frutal-MG entre 1979 e 2010; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
Entre o universalismo e o diferencialismo: Uma desconstrução pós-moderno ou a construção da diversidade?; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Leolino da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, Marcelo Leolino da ; OLIVEIRA, M. F. L. . Entre o universalismo e o diferencialismo: uma desconstrução pós-moderna ou a construção da diversidade?. Gnose em revista , v. III, p. 113-120, 2013.
-
SILVA, Marcelo Leolino da . A África e a diáspora no discurso do Movimento Negro Unificado. Gnose em revista , 2014.
-
SILVA, Marcelo Leolino da ; OLIVEIRA, M. F. L. . Entre o universalismo e o diferencialismo: uma desconstrução pós-moderna ou a construção da diversidade?. Gnose em revista , 2013.
-
SILVA, Marcelo Leolino da . Políticas Públicas em Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, Marcelo Leolino da . A Conscientização da Juventude Frutalense.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, Marcelo Leolino da . Conferência Nacional de Educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Marcelo Leolino da . BIBLIOTECA VIRTUAL SOBRE A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO NA ÁREA DE HISTORIA DO COMPUTADOR E DEMAIS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
SILVA, Marcelo Leolino da . 1 Congresso de Iniciação à Pesquisa Científica da Faculdade Barretos. 2015.
SILVA, Marcelo Leolino da . Avaliação de Projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica. 2012.
SILVA, Marcelo Leolino da . Comissão de Avaliação de Projetos no Edital 02/2012 - PIBIC/UEMG/CNPq. 2012.
SILVA, Marcelo Leolino da . As diversas faces da violência na contemporaneidade. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, Marcelo Leolino da . O dia da consciência negra. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, Marcelo Leolino da ; HUMBERTO, A. . Política e Cidadania. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, Marcelo Leolino da . Facebook. 2012; Tema: Rede social. (Rede social).
SILVA, Marcelo Leolino da . O campo acadêmico e a Pedagogia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, Marcelo Leolino da . História da África e sua conexão com o Brasil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, Marcelo Leolino da . Etno racial. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, Marcelo Leolino da . Educando pela diferença para a Igualdade. 2007. .
Prêmios
2007
Mestrado em História Cultural, Universidade Estadual de Campinas.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira, Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira. , Rua João Pinheiro, Princesa Isabel, 38200264 - Frutal, MG - Brasil, Telefone: (34) 34218685
Experiência profissional
2008 - Atual
Colégio Objetivo de FrutalVínculo: Professsor, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II, Carga horária: 6
Atividades
-
02/2015
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
-
04/2008 - 07/2009
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia
2019 - Atual
Minas Gerais EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 27
2017 - Atual
Escola Particular Presidente VargasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 9
2020 - Atual
Clube de CiênciasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
2008 - 2010
Clube de CiênciasVínculo: Professor de História Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Atividades
-
04/2008 - 08/2010
Ensino,,Disciplinas ministradas, História
2009 - 2020
FACULDADE BARRETOSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2010
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da África, História da América I, História da Arte, Historiografia, Políticas Públicas em Educação, Teoria da História
2015 - 2019
Escola Particular Castelo BrancoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 3
2010 - 2019
Faculdade FrutalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Parcial, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo da realidade contemporânea, Fundamentos e Práticas do Ensino de História, História da Educação, História e cultura Afro-brasileira e Indígena., Inclusão Social, Sociologia, Educação, Comunicação e Tecnologias
-
08/2010
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação Sócio-Histórica do Brasil, Sociologia
-
02/2010 - 07/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia, Sociologia
-
02/2010 - 07/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante de Administração e Pedagogia.
-
02/2011 - 11/2011
Extensão universitária , Faculdade de Pedagogia - Faf.,Atividade de extensão realizada, História da África e sua conecção com o Brasil. Curso extensão ministrado à professores..
-
02/2010 - 11/2010
Extensão universitária , Faculdade de Pedagogia - Faf.,Atividade de extensão realizada, Projeto étnico-racial.
2004 - 2017
Governo do Estado de São PauloVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Concursado, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2004 - 01/2017
Ensino,,Disciplinas ministradas, História
2008 - 2014
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2009 - 12/2014
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia, Filosofia, Regionalização do Espaço Mundial, Sociologia
-
03/2008 - 12/2014
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia, Filosofia, Metodologia de Trabalho de Pesquisa Jurídica
-
08/2008 - 12/2013
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia, História das Ideias Políticas, Econômicas e Sociais no Brasil, História das Ideias Políticas, Econômicas e Sociais no Mundo, Metodologia do Trabalho Ciêntífico, Sociologia
-
03/2008 - 07/2009
Ensino, Tecnologias e Processamento Sucroalcooleiro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia
2009 - 2011
Colégio BarretosVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Prof. de Educação Básica II, Carga horária: 6
Atividades
-
04/2009
Ensino,,Disciplinas ministradas, História
2008 - 2021
Colégio Galileu - FrutalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 15
Atividades
-
07/2008
Ensino,,Disciplinas ministradas, História
-
07/2008
Ensino,,Disciplinas ministradas, História
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelo Leolino da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?